Entre para o Clube VIP Fala Baixista e tenha acesso a muitas exclusividades, brindes e concorra a uma camiseta e um jogo de cordas Elixir, entre no link abaixo e conheça os planos: apoia.se/falabaixista
Toco a 34 anos e na minha humilde opinião tocar com palheta é pra quem sabe, é muito difícil ter controle sem que ela escape da mão por exemplo, tocando metal...mas entre uma infinidades de técnicas, tocar com palhetas requer treino rítmico assim como as palhetadas que guitarristas dão para determinados estilos... cavalgadas , ou substituir a técnica de 3 dedos de um pizzicato requer muito treino. Por exemplo, tente tocar com os dedos Children of the grave e depois tente com palheta...a diferença é enorme. Algumas músicas funcionam melhor com dedos e outras com palheta. O baixista completo é aquele que funde as duas técnicas.
Sempre toquei Children of The Grave com o pizzicato e saiu du karalho, meus alunos tocam nas audições pra treinar o pizzicato e soa muito bem, é questão de gosto meu amigo, pode soar ruim pra você e bom para os outros. No mais concordo com tudo que vc falou.
A melhor linha de baixo já tocada na minha opinião foi feita pelo baixista Willy Verdaguer, música Amor do secos e molhados foi feito com palheta , é simplesmente maravilhoso.
@@AlexandrePanta valeu cara , acabei de ver , o Willy além de ser um baixista incrível é muito gente boa , divertido , alto astral , muito boa a entrevista e vcs tiraram um som animal no início do vídeo. Muito da hora.
Falou tudo, não existe certo e errado e sim facilidade e adaptação, se instrumento musical fosse só para músicos formados, com certeza iriam exigir o certificado de músico no ato da compra. Se divirtam galera toquem com o dedo, com palheta, com os pés enfim o que importa é se sentir bem extraindo um som de seu instrumento.
bom demais!! Quando fui tocar no We Will rock you, eu fiquei na duvida se tocava Under Pressure com palheta ou não, aí o diretor musical Stuart Morley mandou um e mail para o Neil Fairclough, baixista do QUEEN pra perguntar. A partir daí só toco ela com palheta!
Paul McCartney toca baixo de palheta e é considerado um gênio, ou seja, isso é um mito antiquado, e não faz sentido. Tem músicas que ficam melhor com palheta, e outras que ficam melhor com os dedos, depende do som que você busca.
Muito bom esse vídeo, gosto também do som da palheta, para mim agregou conhecimento, e acredito para outras pessoas também, Professor esse baixo Music Man é muito bonito, não sabia que tinha este modelo com 2 captadores.
Isso é uma utopia criada por caras que não tem noção musical, acham que tudo é um padrão, ser músico é muito além. Tem que saber tirar o melhor de cada recurso, tudo é válido, tudo é legal si souber usar.
O que posso dizer... Por experiência própria... palheta é coisa que só faço perder... ñ é tão simples de usar quanto dizem. É uma opção, uma técnica e principalmente uma solução pra obter timbres diferentes no bass. Eu, kkkk só apanho da palheta... E perco todas. Curto vários baixistas que tocam com palhetas.
Amei o vídeo grande Alexandre Panta eu Custumo usar os pizzicato e palheta a palheta ajuda muito,faça um vídeo falando sobre o Thumbrest nos Baixos,não vejo vídeos falando sobre
Eu toco guitarra também e mesmo tendo facilidade com a palheta, nunca me acostumei com ela no contrabaixo. A dinâmica é totalmente diferente. Eu mesmo nao curto tocar com palheta mas admiro quem consegue tirar um sonzão com ela no baixo, vide Paul MCartney e Duff McKagan por exemplo.
Acredito que esse mito de que "quem toca baixo com palheta não sabe tocar" é só uma suposição totalmente errônea, bem como, um preconceito instaurado, porque grande parte dos baixistas que tocam com palheta, não tiveram o baixo como primeiro instrumento.
Mais um baita VLOG, grande Panta!!! A galera tem que perde esse preconceito e aprender que não existe técnica ruim desde que o músico consiga extrair o melhor do seu instrumento e conseguir o timbre desejado. Como disse o Dieegão aí embaixo, melhor que isso só desenhando...kkkk. Abraço irmão!!
Panta, também dá pra tocar de forma mais suave com a palheta, sem usar todo esse ataque. Eu também costumo tocar com a palheta em regiões diferentes da corda, as vezes mais perto da ponte, outras vezes mais longe da ponte, o que me dá uma gama muito grande de sonoridades. Outra dica é usar também um pouco de abafamento com a mão da palheta, como se fosse um palm mute, mas de forma mais suave.
Já tentei tocar com palheta, mas acabo me perdendo nas cordas e toco a corda errada, prefiro o pizzicato, acho mais viável, mas acho muito tri quem toca com palheta. Muito bom o vídeo!
Palheta no baixo dá uma acidez gostosa de mais no timbre ❤❤ Tantas linhas e introduções de baixo fodas que usam palhetada... Essa linha do início inclusive, que ficou linda de mais. Mano, vídeos como esse não deveriam mais ser necessários @.@ Como que pode o pessoal ainda frescar com isso ?? 😂😂 Tanto debate sobre, e ainda é preciso repetir que não tem nada errado de tocar de palheta. Essa frescura é só no Brasil, né ?? @.@ Eu como um ouvinte de punk, grunge e alternativo sou apaixonado não só por baixo palhetado mas tbm distorcido.
Byll Wyman, Jason Newsted, Nikki Sixx, Phil Lynott, Duff McKagan, Francis Bucholz, Rick Savage, Cliff Williams, Alec John Such, Bobby Dall, Michael Anthony, Gene Simmons, Mike Inez entre outros!
Infelizmente ainda existe a "maldição do preconceito",essas pessoas deveriam ensinar seus conhecimentos e também aprenderem mais ao invés de desprezarem,criticarem e até ridicularizarem quem toca com palheta,despejando toneladas de mi mi mis. Eu gosto e admiro todas as técnicas para o contrabaixo elétrico e inclusive o arco no contrabaixo acústico.Eu toco com Palheta,Pizzicato, um pouco de Slap, etc,enfim,cada um/uma tem sua técnica,seu estilo,ouça seu coração,seus ouvidos,sua alma.Deixar de usar ou ficar com receio de sua técnica para fazer seu som por causa de "opiniões corretas e emputecidas" dos outros, é melhor abandonar tudo, você perdeu sua Identidade Musical.Mesmo tendo grandes Astros e Estrelas na História da Música,no caso aqui o Rock, a "maldição persiste" e é um verdadeiro estigma.Só para citar um exemplo li uma vez um artigo sobre críticas a Jason Newsted (ex-Metallica) pelo fato dele tocar com palheta, então foi mais ou menos assim : "um dos discos mais tocados nas paradas americanas e no mundo", "Lançou o Metallica para um enorme sucesso e um estrelato gigante"", "e o Kara tocava de Palheta".Adorei. Pow!!! MI MI MI é atraso de vida,cultura e conhecimento,finalizando RESPEITAR A TODOS OS ESTILOS E TÉCNICAS.Grande abraço a todos e viva a Música!!!
Puta vídeo, Panta, valeu! Queria pedir uma ajuda: Tenho psoríase, uma doença de pele que atacou os dedos da minha mão direita. Tive que abandonar o pizzicato e começar a trocar de palheta, o que funciona super bem para rock e metal, mas acho que o timbre fica muito estranho para tocar jazz ou o qualquer estilo com menos força, já que o estalo da palheta fica sempre no timbre. Tem alguma dica pra conseguir um timbre mais suave, próximo do dedo com a palheta? Obrigado pelo vídeo!
5 лет назад+1
Brou, eu já toquei jazz com palheta. o segredo está na força de ataque da palheta nas cordas. como o jazz exige mais da mao esquerda do que da direita, vc pode ir mais suave, e com isso o som característico da palheta pode até desaparecer. haaa, usando um compressor e um equalizer, ajudam muito nisso. Po, sei que a pergunta foi pra ele, mas como eu já toquei jazz com palheta quis ajudar. boa sorte ae.
@ Valeuzão, pela resposta, cara! Vou tentar adaptar um pouco mais a pegada, quem sabe ajuda um pouco. Compressor é sempre essencial, né? Gostaria que mais baixistas entendessem isso. Sobre equalizador, será que vale a pena cortar os agudos pra tentar tirar o estalo?
5 лет назад
João Vítor o compressor é ferramenta de trabalho! Kkk eu não toco sem! Já o equalizador..então esse vc deve tomar cuidado, e explico o pq....vc vai encontrar muitos desenhos prontos na internet, mas vc deve levar em consideração seu instrumento e ampli. Assim, vc geralmente toca com os pickups em paralelo? Ou prefere usar o do braço? Ou da ponte? E seu ampli, está todo fletado? Então, antes de usar o equalizador, vc deve conhecer seu equipo e tirar dele o melhor som, deixando pra o equalizer o refino! 🤘🏼
Na minha visão: Palheta tem de ser um recurso, nunca uma "muleta" ! Há de se dominar a técnica em todas as vertentes de forma de tocar! 😊👏👏👏 Concordo, Panta!
Eu admiro quem toca com palheta, as vezes quando toco uma música com palheta, minha mão já não tá aguentando mais, um show inteiro pra mim então, é impossível.
A palheta é apenas uma forma simplificada de tocar. É um iniciante e quer aprender a tocar mais rápido? Toque de palheta. Toco há mais de 20 anos e sei que há ótimos baixistas que tocam de palheta. Tocar de palheta não te fará um baixista pior, mas te fará um músico com limitações. Fazer slap, two hands, dedilhado e pizzicato na mesma música, só é possível sem a palheta.
Parabéns Panta pelo o canal e seu conteúdo relevante!!! Bem toco a algum tempo mais ou menos uns 20 anos e nas 90% das musicas que toco uso palheta até por para metal acima de 190 BPM para mim é impossível tocar de dedo. Hoje em dia prefiro a palheta pelo timbre, definição de notas que ela proporciona. Adaptei a técnica de guitarra (metal) para o baixo e consegui desenvolver minha própria técnica, onde uso a palheta levemente inclinada para cima para obter velocidade sem muito esforço e praticamente faço todos os abafamentos com a mão direita. Realmente ainda sou um pouco descriminado inclusive por minha banda kkkkkkkk pois quando toco com 3 dedos eles gostam mais.... Será por que a maioria dos baixista toca de dedo, com isso não se criou uma especie de condicionamento no ouvido dos músicos? deixo a pergunta... Parabéns pelo video!!!
Pô mano, gosto de tocar com palheta eu tenho mais velocidade so de vez em quando toco com os dedos, mas eu tambem tenho agilidade com os dedos, na minha opinião é uma técnica pra conforto, e tbm pelo fato que eu canto e toco
Alexandre Panta, parabéns pelo Canal Mano. Sobre a questão levantada, seria muita pretensão minha julgar as técnicas em si. O importante é o resultado e a satisfação do músico que as usa. Quando eu comecei a tirar som no baixo era com a palheta porque eu não tinha menor ideia se teria condições de usar o pizzicato, mas hoje não só não sinto mais nenhum conforto na palheta, como acho que o pizzicato me dá mais liberdade de acesso a técnicas diferentes, principalmente porque gosto de som mais funk 70´s e R&B. Mas isso é o meu gosto, não quer dizer que é lei. 🤘🎸🇧🇷
Não quer dizer que seja ruim. Entendo que tocar com palheta é mais uma técnica que no mesmo modo exige treino. O que vale é o som galera. Bons grooves!
Fala Alexandre, beleza? Eu acostumei tanto com o pizzicato que quando toco com a palhe no dia seguinte doi muito meu metacarpo, trata se de um atributo que modifica o timbre do bass, princilmente no rock, mais no meu caso me atrapalha com relacao a dor
Sou baixista a 20 anos, pra mim a palheta é mais um recurso, depende do timbre que preciso, é outra técnica para mão direita. Prefiro tocar sem, mas tem musica que soa muito melhor com palheta. Perfeito seu vídeo parabéns.
Eu não consigo entender esse certo preconceito que a galera tem contra a palheta no Baixo, eu aprendi a tocar com palheta e com o passar do tempo adotei o Pizzicato , pra uma pessoa que não entende muito dos timbres ela vai ter esse tipo preconceito. (Que é absolutamente bobagem)
Como vim da guitarra pro baixo.. Palhetada eu tenho.. Eu uso a palheta pra tocar umas coisas do angra com minha banda.. Estou treinando pizzicato de 3 dedos.. Mas ainda não tenho resistência pra isso. Cara.. Chega doer o punho.. Então a palheta salva o show.. Enfim.. O que eu quero mesmo é tocar com os dedos, porque acho que o timbre casa muito mais com o bumbo, essa estalada da palheta eu não sou fã no baixo.. pra mim perde muuuito.. Mas não é por isso que vou deixar de tocar.. Dou um jeito. kkk
Fui tocar highway star do Deep Purple apenas no com os dedos, não ficou legal, agora vou aprender a tocar com palheta, pois a pressão das notas soam bem diferentes. Em alguns estilos tocar de palheta da uma baita presença no baixo. Ex: hardcore, punk rock e em várias musicas de hard rock. A questão muitas vezes não é apenas gosto pessoal. No meu caso, que toco em uma banda de cover de rock internacional, certas músicas precisam soar um pouco próxima das versões originais (ex: highway star do Deep Purple), pois se não ficarem com uma pegada forte, ficam uma porcaria. Por fim, cito dois bons baixistas que tocavam de palheta: jamie stewart do the cult e Phil Lynott do Thin lizzy. kinley wolfe, roca com os dedos e palheta. Esse cara é fodão ! ruclips.net/video/mjJDqnhAkyM/видео.html
F*D@ Panta! Bom papo, hein?! A galera tem q se ligar q oq importa é o som, é a música q manda. Se ela pede um baixo palhetado, é palhetado q deve ser. Se a parada é slap, ai não adianta palhetar. Se fica fera no pizzicato, não adianta meter slap e por aí vai. RESPEITO SEMPRE
Ótimo vídeo muito bom uso muito a palheta! E um belo exemplo de baixista que usa palheta Bill Wyman do Rolling Stones. Podem conferir nesse vídeo o que ele faz: ruclips.net/video/fp-YvsVqtbE/видео.html
Entre para o Clube VIP Fala Baixista e tenha acesso a muitas exclusividades, brindes e concorra a uma camiseta e um jogo de cordas Elixir, entre no link abaixo e conheça os planos:
apoia.se/falabaixista
Toco a 34 anos e na minha humilde opinião tocar com palheta é pra quem sabe, é muito difícil ter controle sem que ela escape da mão por exemplo, tocando metal...mas entre uma infinidades de técnicas, tocar com palhetas requer treino rítmico assim como as palhetadas que guitarristas dão para determinados estilos... cavalgadas , ou substituir a técnica de 3 dedos de um pizzicato requer muito treino. Por exemplo, tente tocar com os dedos Children of the grave e depois tente com palheta...a diferença é enorme. Algumas músicas funcionam melhor com dedos e outras com palheta. O baixista completo é aquele que funde as duas técnicas.
Sempre toquei Children of The Grave com o pizzicato e saiu du karalho, meus alunos tocam nas audições pra treinar o pizzicato e soa muito bem, é questão de gosto meu amigo, pode soar ruim pra você e bom para os outros. No mais concordo com tudo que vc falou.
A melhor linha de baixo já tocada na minha opinião foi feita pelo baixista Willy Verdaguer, música Amor do secos e molhados foi feito com palheta , é simplesmente maravilhoso.
Tem entrevista com ele aqui no canal !
@@AlexandrePanta valeu cara , acabei de ver , o Willy além de ser um baixista incrível é muito gente boa , divertido , alto astral , muito boa a entrevista e vcs tiraram um som animal no início do vídeo. Muito da hora.
Falou tudo, não existe certo e errado e sim facilidade e adaptação, se instrumento musical fosse só para músicos formados, com certeza iriam exigir o certificado de músico no ato da compra. Se divirtam galera toquem com o dedo, com palheta, com os pés enfim o que importa é se sentir bem extraindo um som de seu instrumento.
Ouvir o som do Fender Precision palhetado eu acho sensacional...
Quem já escutou Chris Squire acha essa questão encerrada. Execução e sonoridade lindas e impactantes!
Eu uso palheta e realmente percebo um estranhamento por outros baixistas... kkkkkk
eu toco de palheta e tenho que aturar baixistas incidentes e intermediário ignorantes que fazem piada com baixistas de palheta
Só toco com palheta devido a influência que tive na guitarra ..
bom demais!!
Quando fui tocar no We Will rock you, eu fiquei na duvida se tocava Under Pressure com palheta ou não, aí o diretor musical Stuart Morley mandou um e mail para o Neil Fairclough, baixista do QUEEN pra perguntar. A partir daí só toco ela com palheta!
ele toca com palheta o início. Outro cara que tem uma técnica foda é o Cliff Williams do AC/DC um monstro!
Paul McCartney toca baixo de palheta e é considerado um gênio, ou seja, isso é um mito antiquado, e não faz sentido.
Tem músicas que ficam melhor com palheta, e outras que ficam melhor com os dedos, depende do som que você busca.
Disse tudo, eu toco muito punk rock e 90% desse estilo usa muita palheta, já quando eu toco as músicas de raul seixas, toco de dedo.
RESPEITO É A PALAVRA. PARABÉNS
FATO!
Né não?
Só isso.
Uso palheta graças a minha maior inspiração no baixo, Paul McCartney
Excelente abordagem Panta! Sou teu fã bixo!
Muito bom esse vídeo, gosto também do som da palheta, para mim agregou conhecimento, e acredito para outras pessoas também, Professor esse baixo Music Man é muito bonito, não sabia que tinha este modelo com 2 captadores.
Parabéns pelo conteúdo. Lembrando que até Paul McCartney usa a palheta no baixo.
Só com esse vídeo eu finalmente descobri porque os caras colocam o polegar na corda kkkkk
Isso é uma utopia criada por caras que não tem noção musical, acham que tudo é um padrão, ser músico é muito além. Tem que saber tirar o melhor de cada recurso, tudo é válido, tudo é legal si souber usar.
Panta, qual a palheta que você usa ou indica?
Dunlop 1.14 mm, são ótimas
Muito bom🎸🎸🎸
O que posso dizer... Por experiência própria... palheta é coisa que só faço perder... ñ é tão simples de usar quanto dizem.
É uma opção, uma técnica e principalmente uma solução pra obter timbres diferentes no bass. Eu, kkkk só apanho da palheta... E perco todas. Curto vários baixistas que tocam com palhetas.
Amei o vídeo grande Alexandre Panta eu Custumo usar os pizzicato e palheta a palheta ajuda muito,faça um vídeo falando sobre o Thumbrest nos Baixos,não vejo vídeos falando sobre
Eu toco guitarra também e mesmo tendo facilidade com a palheta, nunca me acostumei com ela no contrabaixo. A dinâmica é totalmente diferente. Eu mesmo nao curto tocar com palheta mas admiro quem consegue tirar um sonzão com ela no baixo, vide Paul MCartney e Duff McKagan por exemplo.
Acredito que esse mito de que "quem toca baixo com palheta não sabe tocar" é só uma suposição totalmente errônea, bem como, um preconceito instaurado, porque grande parte dos baixistas que tocam com palheta, não tiveram o baixo como primeiro instrumento.
Mais um baita VLOG, grande Panta!!! A galera tem que perde esse preconceito e aprender que não existe técnica ruim desde que o músico consiga extrair o melhor do seu instrumento e conseguir o timbre desejado. Como disse o Dieegão aí embaixo, melhor que isso só desenhando...kkkk. Abraço irmão!!
Você tem curso online Panta?
Em breve vai rolar !
@@AlexandrePanta vou ficar no aguardo Mano, estou a procura de algo focado no metal , e acho que voce é o PROFESSOR .
Panta, também dá pra tocar de forma mais suave com a palheta, sem usar todo esse ataque. Eu também costumo tocar com a palheta em regiões diferentes da corda, as vezes mais perto da ponte, outras vezes mais longe da ponte, o que me dá uma gama muito grande de sonoridades. Outra dica é usar também um pouco de abafamento com a mão da palheta, como se fosse um palm mute, mas de forma mais suave.
Toco há quase 15 anos e desde sempre uso palheta, sem palheta fico bem limitado kkkkkkkk
Palheta e um acessório fundamental pq e um timbre único! Mas tem baixista que é limitado e fica dando desculpas
Parabéns, Panta! Melhor que isso só desenhando! Sucesso sempre! Abraços!
Já tentei tocar com palheta, mas acabo me perdendo nas cordas e toco a corda errada, prefiro o pizzicato, acho mais viável, mas acho muito tri quem toca com palheta. Muito bom o vídeo!
Excelente vídeo! Você é muito bom, cara. Tô com vontade de tocar baixo por conta de você e do Renato Leite
Depende do objetivo da musica
Caramba que da hora esse baixo, qual o modelo ?
Music Man StingRay 4 HH
Foda mesmo é o miyavi que faz slap na guitarra como se realmente fosse um baixo kkkk
Palheta no baixo dá uma acidez gostosa de mais no timbre ❤❤ Tantas linhas e introduções de baixo fodas que usam palhetada... Essa linha do início inclusive, que ficou linda de mais.
Mano, vídeos como esse não deveriam mais ser necessários @.@ Como que pode o pessoal ainda frescar com isso ?? 😂😂 Tanto debate sobre, e ainda é preciso repetir que não tem nada errado de tocar de palheta. Essa frescura é só no Brasil, né ?? @.@
Eu como um ouvinte de punk, grunge e alternativo sou apaixonado não só por baixo palhetado mas tbm distorcido.
Kkkkkkkkkk
Pode crer!
Duff Mackagan, dominava ou domina esse estilo.
Ainda bem que Jimi hendrix era guitarrista pq se ele fosse baixista essa turma que chora Por conta de uma palheta iria infarta!!! Meu Deus!
cody wright e bobby vega, duas referencias de palheta no baixo, alem do incrivel glenn hughes!
Outro monstrão que é daqui mesmo mano, Andria Busic
Byll Wyman, Jason Newsted, Nikki Sixx, Phil Lynott, Duff McKagan, Francis Bucholz, Rick Savage, Cliff Williams, Alec John Such, Bobby Dall, Michael Anthony, Gene Simmons, Mike Inez entre outros!
Quem fala isso precisa urgentemente estudar a história do instrumento.
Tocar com palheta nada mais e que um recurso e opcional .
Palheta no metal pra mim é Jason Newsted, e minha maior influência ;9
Toco baixo a vinte e três anos e sempre uso palheta que me adaptei muito bem 🎶
Top
Parabéns pelo canal..baixista com palheta muito bom e o Nate Mendel foo fighters!
Grande aula mestre Panta! Show!
Desculpa a ignorancia mas existe palheta específica para baixo ou se usa a da guitarra ? Grato pela resposta
ate existem palhetas pra baixo mas nao vale tao a pena comprar ja que tanto faz a palheta
Infelizmente ainda existe a "maldição do preconceito",essas pessoas deveriam ensinar seus conhecimentos e também aprenderem mais ao invés de desprezarem,criticarem e até ridicularizarem quem toca com palheta,despejando toneladas de mi mi mis. Eu gosto e admiro todas as técnicas para o contrabaixo elétrico e inclusive o arco no contrabaixo acústico.Eu toco com Palheta,Pizzicato, um pouco de Slap, etc,enfim,cada um/uma tem sua técnica,seu estilo,ouça seu coração,seus ouvidos,sua alma.Deixar de usar ou ficar com receio de sua técnica para fazer seu som por causa de "opiniões corretas e emputecidas" dos outros, é melhor abandonar tudo, você perdeu sua Identidade Musical.Mesmo tendo grandes Astros e Estrelas na História da Música,no caso aqui o Rock, a "maldição persiste" e é um verdadeiro estigma.Só para citar um exemplo li uma vez um artigo sobre críticas a Jason Newsted (ex-Metallica) pelo fato dele tocar com palheta, então foi mais ou menos assim : "um dos discos mais tocados nas paradas americanas e no mundo", "Lançou o Metallica para um enorme sucesso e um estrelato gigante"", "e o Kara tocava de Palheta".Adorei. Pow!!! MI MI MI é atraso de vida,cultura e conhecimento,finalizando RESPEITAR A TODOS OS ESTILOS E TÉCNICAS.Grande abraço a todos e viva a Música!!!
Puta vídeo, Panta, valeu! Queria pedir uma ajuda: Tenho psoríase, uma doença de pele que atacou os dedos da minha mão direita. Tive que abandonar o pizzicato e começar a trocar de palheta, o que funciona super bem para rock e metal, mas acho que o timbre fica muito estranho para tocar jazz ou o qualquer estilo com menos força, já que o estalo da palheta fica sempre no timbre. Tem alguma dica pra conseguir um timbre mais suave, próximo do dedo com a palheta?
Obrigado pelo vídeo!
Brou, eu já toquei jazz com palheta. o segredo está na força de ataque da palheta nas cordas. como o jazz exige mais da mao esquerda do que da direita, vc pode ir mais suave, e com isso o som característico da palheta pode até desaparecer. haaa, usando um compressor e um equalizer, ajudam muito nisso. Po, sei que a pergunta foi pra ele, mas como eu já toquei jazz com palheta quis ajudar. boa sorte ae.
@ Valeuzão, pela resposta, cara! Vou tentar adaptar um pouco mais a pegada, quem sabe ajuda um pouco. Compressor é sempre essencial, né? Gostaria que mais baixistas entendessem isso. Sobre equalizador, será que vale a pena cortar os agudos pra tentar tirar o estalo?
João Vítor o compressor é ferramenta de trabalho! Kkk eu não toco sem! Já o equalizador..então esse vc deve tomar cuidado, e explico o pq....vc vai encontrar muitos desenhos prontos na internet, mas vc deve levar em consideração seu instrumento e ampli. Assim, vc geralmente toca com os pickups em paralelo? Ou prefere usar o do braço? Ou da ponte? E seu ampli, está todo fletado? Então, antes de usar o equalizador, vc deve conhecer seu equipo e tirar dele o melhor som, deixando pra o equalizer o refino! 🤘🏼
Cara, ja vi uma galera tocando de luva, e dá um timbre bem interessante. Tenta experimentar.
Carol Kayne é a lenda do baixo em tocar com palheta diversos estilos. Dá uma pesquisada.
Na minha visão: Palheta tem de ser um recurso, nunca uma "muleta" ! Há de se dominar a técnica em todas as vertentes de forma de tocar! 😊👏👏👏 Concordo, Panta!
Os baixista de Punk Rock agradecem,Dee Dee Ramone,Cj Ramone entre outros!!!
Mike Dirnt
Mark hoppus,Peter hook...
que som maravilhoso desse baixo... esse agudinho dele é lindo
É um music Man
Eu admiro quem toca com palheta, as vezes quando toco uma música com palheta, minha mão já não tá aguentando mais, um show inteiro pra mim então, é impossível.
A palheta é apenas uma forma simplificada de tocar. É um iniciante e quer aprender a tocar mais rápido? Toque de palheta. Toco há mais de 20 anos e sei que há ótimos baixistas que tocam de palheta. Tocar de palheta não te fará um baixista pior, mas te fará um músico com limitações. Fazer slap, two hands, dedilhado e pizzicato na mesma música, só é possível sem a palheta.
Parabéns Panta pelo o canal e seu conteúdo relevante!!! Bem toco a algum tempo mais ou menos uns 20 anos e nas 90% das musicas que toco uso palheta até por para metal acima de 190 BPM para mim é impossível tocar de dedo.
Hoje em dia prefiro a palheta pelo timbre, definição de notas que ela proporciona. Adaptei a técnica de guitarra (metal) para o baixo e consegui desenvolver minha própria técnica, onde uso a palheta levemente inclinada para cima para obter velocidade sem muito esforço e praticamente faço todos os abafamentos com a mão direita. Realmente ainda sou um pouco descriminado inclusive por minha banda kkkkkkkk pois quando toco com 3 dedos eles gostam mais.... Será por que a maioria dos baixista toca de dedo, com isso não se criou uma especie de condicionamento no ouvido dos músicos? deixo a pergunta... Parabéns pelo video!!!
Pô mano, gosto de tocar com palheta eu tenho mais velocidade so de vez em quando toco com os dedos, mas eu tambem tenho agilidade com os dedos, na minha opinião é uma técnica pra conforto, e tbm pelo fato que eu canto e toco
Alexandre Panta, parabéns pelo Canal Mano. Sobre a questão levantada, seria muita pretensão minha julgar as técnicas em si. O importante é o resultado e a satisfação do músico que as usa. Quando eu comecei a tirar som no baixo era com a palheta porque eu não tinha menor ideia se teria condições de usar o pizzicato, mas hoje não só não sinto mais nenhum conforto na palheta, como acho que o pizzicato me dá mais liberdade de acesso a técnicas diferentes, principalmente porque gosto de som mais funk 70´s e R&B. Mas isso é o meu gosto, não quer dizer que é lei. 🤘🎸🇧🇷
Não quer dizer que seja ruim. Entendo que tocar com palheta é mais uma técnica que no mesmo modo exige treino. O que vale é o som galera. Bons grooves!
Fala Alexandre, beleza? Eu acostumei tanto com o pizzicato que quando toco com a palhe no dia seguinte doi muito meu metacarpo, trata se de um atributo que modifica o timbre do bass, princilmente no rock, mais no meu caso me atrapalha com relacao a dor
Sou baixista a 20 anos, pra mim a palheta é mais um recurso, depende do timbre que preciso, é outra técnica para mão direita. Prefiro tocar sem, mas tem musica que soa muito melhor com palheta. Perfeito seu vídeo parabéns.
Ótimo assunto e muito bem falado
Eu não consigo entender esse certo preconceito que a galera tem contra a palheta no Baixo, eu aprendi a tocar com palheta e com o passar do tempo adotei o Pizzicato , pra uma pessoa que não entende muito dos timbres ela vai ter esse tipo preconceito. (Que é absolutamente bobagem)
Como vim da guitarra pro baixo.. Palhetada eu tenho.. Eu uso a palheta pra tocar umas coisas do angra com minha banda.. Estou treinando pizzicato de 3 dedos.. Mas ainda não tenho resistência pra isso. Cara.. Chega doer o punho.. Então a palheta salva o show.. Enfim.. O que eu quero mesmo é tocar com os dedos, porque acho que o timbre casa muito mais com o bumbo, essa estalada da palheta eu não sou fã no baixo.. pra mim perde muuuito.. Mas não é por isso que vou deixar de tocar.. Dou um jeito. kkk
Mano fiquei muito curioso, deve ser dahora tocar coisas do Angra de palheta, vou testar!
Isso aí Panta! A falta de preconceito faz toda a diferença!
Excelente vídeo, eu era um dos que tinha preconceito a essa técnica.
Ruim não é ,mas o baixista que toca com palheta é incapaz porque baixo tem que ter dedo, paleta é só para speed
Paul McCartney só toca com palheta, e as músicas dos Beatles só funcionam com palheta. Entao não é só velocidade, é timbre tbm.
A palheta é mais uma técnica que todo baixista deve seber.Um abraço e até a próxima
Fui tocar highway star do Deep Purple apenas no com os dedos, não ficou legal, agora vou aprender a tocar com palheta, pois a pressão das notas soam bem diferentes. Em alguns estilos tocar de palheta da uma baita presença no baixo. Ex: hardcore, punk rock e em várias musicas de hard rock. A questão muitas vezes não é apenas gosto pessoal. No meu caso, que toco em uma banda de cover de rock internacional, certas músicas precisam soar um pouco próxima das versões originais (ex: highway star do Deep Purple), pois se não ficarem com uma pegada forte, ficam uma porcaria. Por fim, cito dois bons baixistas que tocavam de palheta: jamie stewart do the cult e Phil Lynott do Thin lizzy.
kinley wolfe, roca com os dedos e palheta. Esse cara é fodão ! ruclips.net/video/mjJDqnhAkyM/видео.html
Deve ser ruim feito o Cris Square. Kkkkkkk
No More Tears foi gravada com palheta e não há argumento maior que esse haha
BOA TARDE PANTA! MINHA REFERÊNCIA DE BAIXO COM PALHETA E COM CERTEZA DE MUITOS É O MR. GLENN HUGLES. DISPENSA COMENTÁRIOS. 👏🤘
Valeu meu amigo muito bom vídeo
F*D@ Panta! Bom papo, hein?!
A galera tem q se ligar q oq importa é o som, é a música q manda. Se ela pede um baixo palhetado, é palhetado q deve ser. Se a parada é slap, ai não adianta palhetar. Se fica fera no pizzicato, não adianta meter slap e por aí vai.
RESPEITO SEMPRE
Eu particularmente acho massa o som da palheta
Amei .... A aula
Ótimo vídeo muito bom uso muito a palheta! E um belo exemplo de baixista que usa palheta Bill Wyman do Rolling Stones. Podem conferir nesse vídeo o que ele faz:
ruclips.net/video/fp-YvsVqtbE/видео.html
Poucos que tocam com palheta me agradam... Por exemplo Cris Square... Mas pra mim contrabaixo é com dedo