Por favor parem de normalizar a cunha, em Portugal à muita gente honesta, eu próprio recorri ao privado para tratar a minha filha sem recorrer a cunha! Se pude pagar foi porque, abdiquei de muitos luxos para poupar dinheiro para o que importa!
@@1974794com posses é dizer pouco. Se o pai deve mais de 70 milhões de euros ao Estado Brasileiro, por fuga ao fisco e ocultação de lucros... imaginem o dinheiro que não terão em offshores .
@@Marina_C44, exatamente! Se, como dizem, as miúdas tinham direito ao medicamento, se não passaram á frente de ninguém e se tinham possibilidades financeiras, porquê então a necessidade do uso de cunhas?
@@1974794 porque as meninas tinham 1 ano para poder tomar o medicamento. Entre marcação das primeiras consultas em portugal até à autorização da toma do medicamento, sabemos que 1 ano é muito pouco tempo para o SNS. Daí a urgência. Não vou opinar sobre se as meninas têm ou não direito ao medicamento porque não sei. Mas é lamentável ter que se recorrer a cunhas para situações destas, e claro que se gera um sentimento de revolta, sabendo das dificuldades de acesso ao SNS para portugueses residentes em Portugal, e que as meninas não residiam no país...
Mas as centenas e centenas de portugueses à espera de consultas e à espera de operações urgentes, não contam para nada???? Que vergonha que os governos anteriores..
Finalmente alguém que vai ao âmago da questão!! Agradeço Dra Helena Matos. Já cheguei a pensar que seria eu a "allien". Não, não sou!! Ninguém julga atitude desesperada desta mãe. Envergonha-me ter um PR que não é capaz de assumir que se excedeu perante o grito de ajuda... Talvez todos compreendessem.... Assim, é difícil!! Julgamos um "dono disto tudo" mas afinal há mais....
Salvou se a Helena. No restante, é fantástico como as pessoas são boas e solidárias qundo se trata do dinheiro público. Ou seja, dinheiro daquele povo em lista de espera no sns
Pelos comentários do JMF e jornalista do Sol, no problem. O medicamento foi aprovado nos USA em 2019. A família tem posses. Os seguros não cobrem a totalidade, mas podem cobrir parcialmente. Quais os descontos dos pais para o nosso sistema de segurança social?
De boas intenções está o inferno cheio. Os procedimentos são para ser cumpridos e as cunhas não são normais nem saudáveis. E não, não podemos excluir a existência de corrupção.
O que eu não entendo é porque a linha de investigação é deliberadamente ignorada em prol da doença das crianças, a linha de investigação é simplesmente para desenrolar uma teia de influências que foi abusivamente utilizada, o fim não justifica os meios, houve pessoas que ultrapassaram as suas competências e teimam ignorar o respeito pelo colectivo.
Eu sou Português e gosto de transparência, pôr isso acho absurdo estarem a falar em nome de todos os Portugueses, acredito em fazer tudo pelos filhos mas mentir ao parlamento Português, para mim e um crime…
Sou da opinião que as pessoas que trabalham fora e que o pais que as acolhe não pague os seus tratamentos cá, devam pagar uma mensalidade para terem acesso ao SNS
O CHEGA!! O CHEGA!! O CHEGA!!! FDS!!! MAS QUEM E' QUE MENTIU!!! MAS QUEM ABUSOU DO PODER?!?! MAS QUEM COMETEUY CRIMES?!?!? MAS QUEM NAO FALA PARA NAO SE AUTO INCRIMINAR?!?! EU JA SEI Q O TUGA E' BURRO!!! MAS ISTO E' DEMAIS!!!
Pois é o CHEGA encomoda os ladrões , seguramente sem ele isto ficava abafado como tantos outros casos que passaram por de baixo da mesa 👎 👎 e andamos nós a pagar impostos para esta escumalha desfrutar💩💰🦅💩
Desta vez, oJMF esteve muito mal. O que o CPI deve querer saber é a verdade, é todos os factos relacionados com este "pistolão". Houve favorecimento, tráfico de inflências, corrupção? Talvez? Se não sabemos, deveríamos saber. Daí a CPI! Parece que o problema parece ter sido que a CPI tenha sido de iniciativa do Chega.
Qualquer dia dizem que as cunhas foram por parte do chega , ja que agora tudo que acontece é culpa do chega 😂 opa este país esta por a hora da morte e esta gente vive numa bolha , so pode ... portugal tem demasiados comentadores , é tipo os cafes. Em cada esquina um 😂
O Zé Manel Fernandes defendeu uma das coisas que deixa este país de pantanas há séculos: há regras, mas são para cumprir consoante o coração chora mais ou chora menos com a sua aplicação. Lembra aquela frase nojenta do Almeida Santos que dizia "para os amigos tudo, para os inimigos nada, para os outros todos a lei". É lamentável que esta mentalidade ainda funcione.
Os que defendem as mentiras da mãe não têm ética nenhuma e se querem fazer caridade façam do vosso bolso. Normalizar a cunha que neste caso implicou um prejuízo e uma injustiça para os contribuintes portugueses é só mesmo de pessoas sem moral.
@@YouJGSousaestão a tentar relativizar o que aconteceu porque foi o Chega que pediu a CPI se fosse o PSD o JMF não tinha esta postura. Mas os cidadãos sabem que é gravíssimo pq envolve as mais altas instituições do Estado em burlar o povo português qdo muitos morrem nas listas de espera.
"Todos já metemos cunhas" diz o JM Fernandes. Mas e no país dos outros? Algum português vai ao Brasil receber tratamento de 4 milhões? Eu também tenho um avô que nasceu no Brasil e não me ocorreria e se me ocorresse acho que ia adiantar
Nao adianta , esta gente vive na estratosfera, para dizer tanta porcaria da boca para fora . Nao houve prejuizo ? Nao , so temos falta de material nos hospitais, idosos com falta de medicação, de médicos. Urgencias fechadas , etc . 4 milhoes davam para investir na saude por exmplo , nao é muito ? Mas é algum . Depois essa senhora levou nega do estado brasileiro e recorreu a cunha em portugal. Alias quando temos a santa casa envolvida com uma facção criminosa brasileira, esta tudo dito ...
Bem o JMF e outros que falem por eles, eu nunca meti uma cunha nem tal me passaria pela cabeça, da mesma forma que não quero ser prejudicada pelas cunhas dos outros, também não me sentiria bem com a minha consciência pensar que teria prejudicado alguém que tem os mesmos direitos que eu sem me pesar na consciência, menos ainda prejudicar gente de outro pais para meu beneficio. Gentinha egoísta que não vê mais longe que o seu próprio umbigo.
Geralmente gosto de ouvir o José Manuel Fernandes, desta vez não. Ele tenta desculpar a cunha. Não acredito que não haja pessoas prejudicadas por estas gémeas terem passado à frente.
Mas... a cunha é universal! Qualquer Ser humano já meteu e recebeu "cunhas". Na meninice, infância, puberdade, adolescência, adulto, sénior. P*rr* !!! São relacionamentos entre a espécie humana.
Raramente o gosto de ouvir, aliás já o ouvi a passar-se com o resto da redação em direto (diz muito dele)! Mas aqui está a tentar fazer-nos passar por parvos! Parvo será ele!!! E sim, também já recorri a cunhas, que existem em todo o mundo, já agora!!
Para a senhora Abecassis se o compadrio for feito por aqueles que mandam nisto tudo não há problema nenhum. O problema é o Chega que tem 50 deputados... Simplesmente ridículo
Tantos portugues a precisar de apoios da seguranca social de fazer cirurgias e ninguem quer saber porque carga de agua os meus impostos tem de pagar isto .
O problema não é ajudar, o problema é: Agora toda a gente quer o mesmo tratamento nos processos! Porquê que para uns basta enviar um email para resolver um problema de saude e para outros tem que esperar anos por uma mera consulta ou nao serem tratados por burocracias...?
A situação das gémeas envergonha-nos a nós portugueses como se fala do assunto. Quanto a mim, o que está em causa, não é o comportamento da "senhora ",ela procurou os seus interesses, quer fosse a nacionalização, quer fosse o fugir a justiça brasileira quer fosse a melhoria da saúde das filhas, isso não nos interessa, aquilo que é importante a meu como portuguesa é isso sim, o comportamento daqueles que me governam, que tendo no meu país pessoas a morrer com falta de assistência, vão dar milhões a quem não necessita. Estes governantes não merecem o meu voto para não dizer outra coisa.
Vemos um conluio tuga à volta de previlégios de poder ilegítimos, práticas comuns de corrupção e manifestamente uma frente barulhenta de pessoas que quer manter ista normalização corruptiva e corruptora.
As crianças não são portuguesas nem os pais são portugueses não nasceram cá! Para mim não são nem os aceito como tal veem cá buscar à nacionalidade usam o nosso SNS pago por nós e foram se embora, nunca descontaram nunca contribuíram para nada no país para mim não tinham direito!
@@Felipe_Silva-f3p O Jorge Pereira é português e tem todo o direito de manifestar a sua aceitação ou não de estrangeiros como concidadãos ou compatriotas. O seu comentário é ridículo e tendencioso. Parece que gostou de ser enganada, mais, roubada. 4 milhões de euros oferecidos pelo herário público português a uma família previligiada, com dinheiro para, muito provavelmente, conseguir essa importância para tratar as crianças. 4 milhões de euros que serviriam para tratar muitos portugueses em risco de vida, muitos deles crianças. Fico sempre "sensibilizada" pela extrema ignorância e os "acenos de virtude" de algumas pessoas.
É tudo uma questão de princípio, o que não se entende é porque são os impostos dos portugueses a pagar medicamentos, consultas e outros serviços associados a tratamentos a alguém que não vive no País e que não contribui para o Sistema Nacional de Saúde Português, não venham com a história das bebes ou seja de quem seja, é uma questão de princípio. Outra coisa que não se entende porque se dá nacionalidades a pessoas que não nasceram em Portugal, independentemente serem netos, bisnetos, ou filhos de portugueses já radicados em outros países e, com isso, ter direito a nacionalidade e ser tratado pelo nosso Sistema de Saúde e, consequentemente, ter direito ao nosso passaporte. Isto não tem nada a ver com gêmeas ou seja quem seja, como acima referi, é uma questão de princípio. Tudo isto não é mais que um convite ao turismo de saúde à conta do laxismo das nossas Leis e, consequentemente, do contribuinte português.
@@Felipe_Silva-f3p Pelo SUS??? Qual dinheiro??? Acontece que os 4 milhões de euros que se gastaram no tratamento, pelo SNS, resulta das contribuições que os portugueses fizeram e, portanto, pertence aos portugueses. Não apareceu por obra e graça do Espírito Santo. A familia das crianças tinha acesso parcial ao dinheiro através de seguros e, supostamente, a crédito bancário que lhes permitiria tratar as crianças. Mas, assim, quem pagou fomos nós e a família previligiada poupou uma nota preta à custa do povo português, cuja maioria luta para ter dinheiro para viver o dia a dia. Acho que o assunto ficou falado e o encontro de contas pesou para um dos lados da balança que não é de certeza a da justiça.
Ridículos este sr que falou atacou o chega ? Mas isto é normal ?? Mas estamos a falar do caso das Gémeas ou a fazer um campanha contra o Chega ?? Isto começa a meter nojo .. vocês de facto façam o que vos compete que é informar agora não é ataque constante !
A Helena Matos é a pessoa mais isenta e que comenta em Portugal com mais bom senso e que mais se baseia em factos... Gosto muito de ouvir o José Manuel Fernandes, mas às vezes parace que não toma os comprimidos pela manhã... O que é que está em causa, principalmente, neste assunto? Não são as miúdas, obviamente, que nem deviam vir para o debate! Não é a mãe, que fez o que qualquer pai ou mãe faria, podendo, pelos seus filhos... Podemos debater depois as consequências do que fez mas nunca o que fez! Só um pai/mãe desnaturado, podendo, não tentaria tudo para salvar as filhas... O que está aqui em causa é a maneira como os políticos se movem e acham que estão acima de tudo e todos... Ó JMF, uma cunha pode ou não ser um problema. Se eu meter uma cunha a um amigo para que o meu filho seja tratado na empresa particular dele, é uma coisa. Um politico meter uma cunha para um serviço do Estado, é outra coisa completamente diferente e que não se pode comparar. O Estado somos nós todos e vive do dinheiro de nós todos... Se o comum português tem de se sujeitar às regras e ao funcionamento do Estado - seja o que vota nestes merdas que destroem o país, seja quem quer um país melhor - porque raio uma pessoa que vive no Brasil pode ter um tratamento diferente e ser beneficiada - sim, beneficiada por uma cunha e sabe-se lá se mais alguma coisa? Eu tive um enfarte aqui há uns anos, fui tratado muito bem no H. Beatriz Ângelo, e fui seguido muito bem durante um ano, até a Morte Tremida ter acabado com a PPP que havia no Hospital... Daí para cá, zero acompanhamento, e se não vou ao particular provavelmente podia já ter morrido... Posso então falar com o filho do Marcelo, ou com o Marcelo, para ter consultas como acontecia antes da Marta Temido ter dado cabo do SNS? Não posso! Tenho de me sujeitar! Tenho de recorrer ao privado, até a cunhas no privado, porque se estiver à espera do SNS, bem que já podia ter batido a bota! E você, JMF, não percebe isto? Não percebe que um político não pode meter cunhas em serviços do Estado? O Marcelo, por exemplo, pode meter uma cunha num médico amigo para que alguém seja tratado na sua clínica privada. Não tem problema nenhum. O Presidente pode meter uma cunha no SNS para alguém ser tratado... Ponto. E, ou você entende isto, ou não lhe reconheço qualquer credibilidade para estar aqui todos os dias a comentar situações - porque se deturpa o básico, eu fico a pensar que fará o mesmo noutras coisas mais complexas! Além disso, JMF, se isto fosse aquilo que o senhor diz - um caso sem importância - não se via toda a gente envolvida cheia de problemas em assumirem o que fizeram. Todos mentem mas é um caso sem significado? Tenha juízo! Tenha decência! Sinceramente, nem o reconheço pois costuma ser uma pessoa também com algum bom senso - não tanto como a Helena Matos mas com algum, o que falta à esmagadora maioria do jornalismo hoje em dia! Só o facto de Marcelo, de Costa, do Lacerda, da mãe das miúdas e do filho do Marcelo terem a postura que têm tido ao longo destes meses todos, mostra que isto não é uma coisa insignificante e que o Chega, mais uma vez, tem razão em querer apurar quem deu a ordem para o tratamento ser feito. Talvez você ainda não tenha percebido mas nenhuma dessas pessoas, que nomeei acima e estão ligadas ao caso, é dono do SNS para poder fazer o que quer! Quanto à mãe, a Helena Matos tem TODA a razão. Compreende-se mas não se pode aceitar, nem pode passar impune! E digo mais, eu, podendo, faria o mesmo que ela fez, mas depois teria a dignidade de assumir isso e sujeitar-me às consequências... Nem vou entrar no facto de ser muito questionável que uma pessoa que NUNCA descontou para a SS portuguesa, que não vive no país, que nem nasceu cá, possa vir beneficiar do SNS português sem pagar... Portugueses à espera de consultas há mais de 1 ano, à espera de cirurgias há 2 anos ou mais, e tem-se um tratamento de 4M€ aprovado e feito em meia dúzia de meses a uma pessoa que nem vive cá, nem desconta cá, e que viu recusado o mesmo tratamento no seu país de origem? Estão a dar cabo de Portugal, e a maioria dos portugueses nem querem saber!
Essa Abecassis a dizer que o Chega perdeu com esta CPI 😂😂😂😂😂😂! É só ver os comentários nas redes sociais para tirar ilações 😂😂😂❤️! Ela errada não está! Errado esteve o psiquiatra que lhe deu alta👌👌
Mais do que a normalização da cunha, acho que estamos a perder uma oportunidade muito grande para discutir o acesso ao SNS por parte de emigrantes, pessoas com a nacionalidade portuguesa a viver fora de Portugal e estrangeiros.
Como pai, tenho que admitir que a mãe fez tudo o que podia para salvar as suas filhas, eu próprio o faria, isso nao está em causa O problema é serm uns covardes sem eles no sítio. Assumam que pediram, assumam que foi mais rápido por causa dos conhecimentos, assumam que interferiram. Mas nao, é sempre melhor continuar a atirar areia para os olhos, dos portugueses, que para está gentalha são meros peões, estou farto de ser peão, e estou farto de me julgarem burro, e está comunicado social, em vez de ser imparcial e ir ao que interessa, anda com rodeios para justificar o injustificável ainda hoje vi uma família na televisão a angariar fundos para o homem se tratar, de certeza que nenhum portugues iria ficar indiferente ao sofrimento de duas crianças, agora não nos tomem por burros ou parvos. PS- não votei, nem voto CHEGA, só para virem já aí de ponta afiada.
Não está em causa o tratamento e a necessidade, agora o que está em causa é quantos portugueses que precisam de uma resposta urgente e com tempo limitado seja por doença for e que façam os mesmos passos de enviar e-mails para as competencias, tem uma resposta em tempo util, quantos chegam mesmo a ter alguma ajuda , quantos infelizmente padecem da doença sem sequer ter uma resposta. Façam um levantamento a esses pedidos e depois cheguem a conclusões
Andre Ventura esteve muito bem, parabéns pelo seu contributo em defender os interesses do povo português pq todos os outros partidos são cúmplices desta corrupção.
Marcelo VAI PRA RUA corrompeste. Portaste muito mal. SAI .. não podes estar aí . ACABOU-SE RUA. 😊 Salvaste duas crianças, parabéns. Agora por favor põe-te NO OLHA DA RUA 😊
Raras vezes vi um programa tão mau e prejudicial aos interesses do país, salvo a intervenção de Helena Matos que tentou salvar a honra do convento. O JMF confessou em directo que usa cunhas , o que significa que também é permeável a cunhas. Isso significa, e o programa de hoje confirma-o, que, sendo JMF quem é no Observador, este é permeável a ceder a interesses , portanto pode-se concluir que o Observador é permeável aos interesses de Marcelo, do PSD e do PS, contra o chega. Será que desta vez o Observador vai ser beneficiário das ajudas que estão a ser estudadas para a comunicação social? Com que cara falará no futuro sobre o fecho de urgências e falta de verbas no SNS? Ó JMF, sendo eu um provinciano que não conheço ninguém relevante, e uma vez que sanciona as cunhas e admite generosidades com o dinheiro dos outros, talvez me possa ajudar a resolver um problema que tenho com a administração pública aí da capital. Fico de passar aí um dia destes para conversarmos sobre isso. Levo daqui uns vinhos, queijos e um presunto como sinal da minha amizade, tal como no tempo do Salazar se fazia para passar o filho na escola. Grande abraço. Para terminar, deixo este episódio do contra corrente de há seis meses. Um pouco diferente do de hoje, principalmente a sua conclusão, mas 6 meses é um eternidade nos dias que correm. ruclips.net/user/liveaDpJoFerwL8?si=uwSsUOSn04CDIn7Z
Costa resolveu fazer um favor a Marcelo para ele ficar em divida. Isto parece evidente. Só falta aparecer uma escuta que prove isso. E saber se houve ou não contrapartidas em água de coco ou outras coisas para o Dr. Nuno...
Obrigado pelo vídeo. Eu não contesto a posição da Mãe das gémeas. Acho que qualquer Pai ou Mãe faria o mesmo para salvar os seus filhos. Acho que a Senhora tenta encobrir quem salvou as filhas, contesto sim quem autorizou e também a maneira como foi conseguida a medicação para as meninas.
33 crianças foram tratadas desde 10/ 2023 e na epoca qual era a fila de espera que eu saiba ate época so tinham sido tratada 2. Sera que nao que nao passaram mesmo à frente? Só quero o meu dinheiro no meu Pais. 4 milhoes para cá upa, essa brasileira nunca sera portuguesa.
ESTAMOS TODOS AQUI PARA AGIRMAR QUE O VENTURA ESTÁ CORRECTISSIMO! VENTURA NAO DESITA. E MALHE NESSES CORRUPTOS TODOS ESTAMOS AQUI FIRMES E HIRTOS AO SEU LADO! E NAO AREDAMOS O PÉ DAQUI. AGORA OBSERVADOR NAO SE ESQUECAM DE FALAREM QUE O VENTURA ESTA SOZINHO. NAO TA NÃO BASTA LEREM OS COMENTÁRIOS.
Como é possivel voces estarem a falar sempre tao mal do Ventura e a falar pelos seus eleitores? Eu sou portuguesa e SIM, quero mesmo que esse caso nao pare. Eu cá adorei ver as perguntas do Ventura! Essa gaja tentou passar a todos portugueses um atestado de burros. Elsa brasileira deveria ser proibida de voltar a entrar no País. Quando nos vamos ao estrangeiro por algum tratamento inovador temos de pagar tudo. Porque aqui nesta merda de Pais tem de ser diferente? Nao vale a pena falar em nome eleitores do CHEGA, porque firmes e hirtos ao lado do VENTURA. E já agora ela que fosse para os Estado Unidos, e sabem porque nao foi? Porque lá nao tinha cunhas nem sequer o tratamento seria gratuito.
Então se não se passou à frente de ninguém por que é que foi preciso a cunha? Eu tenho uma explicação: para seguir as vias normais era preciso ir para a fila e gente rica não pode ir para a fila. Nisto a bolha mediática também está de acordo. Um dos seus não podia ir para a fila porque para a fila vão os pobres... Logo era preciso evitar que um dos seus passasse por esse vexame que era ir para a fila!!!
só falam no tratamento para desculpar o caso , mas há a questão das cadeiras que elas recebem no valor de 15 mil euros cada uma que mais nenhuma criança que foi tratada com esse tipo de doença recebeu , é preciso apurar isso também, o porque das gémeas terem tido direito as cadeiras
Se esta questão das gémeas brasileiras amigas do filho do PR português não ficar muiiiiito clarinha, receio Marcelo não tenha outro remedio senão apresentar sua demissão de PR e que o seu substituto convoque eleições presidenciais logo se chegar a um impasse. Ventura que certamente se apresentará ao lugar ,dificilmente não ganhará o lugar.
Excelente intervenção do doutor Carlos Palmela. Fica então por responder o quarto ponto que colocou para se perceber se foi efetivamente legítimo o uso do SNS neste caso.
Boa tarde, só estou a ouvir o programa agora à tarde. Devo dizer com todos os argumentos que desvalorizaram este caso mas penso que há uma situação que pode e tenho a certeza que revolta muitos Portugueses, e não só que utilizam o Serviço Nacional de Saúde, é constantemente irem ao seu médico de família e confrontarem-se com a não prescrição de determinados exames medicos por falta de orçamento. E a rapidez é facilidade com que este tratamento foi feito, incluindo todo o processo burocrático é que revolta. Não pode haver cidadãos de primeira e outros de segunda! Obrigado.
Dá-lhe Ventura, chega de sermos roubados dentro do país, os nosso antepassados lutaram pela liberdade, um sistema de saúde, um sistema de ensino, pagamos impostos que nem uns animais e vêm estes gajos pra cá consumir recursos sem contribuir com um cêntimo. Estou-me bem a cagar se elas vivem ou morrem, não tenho de pagar os tratamentos de quem nunca cá pagou nada, e ainda por cima roubou e usou o que pagamos com sacrifício!!!
JMF esteve péssimo!! Ele disse e cito de cor; esta cunha evitou aos pais das crianças o calvário da burocracia de acesso ao tratamento em questão. Pois, é exactamente esse o pecado original.
Como não tenho acesso a miséria da sociedade,os políticos! Devo ter um seguro de saúde para sobreviver e vocês miseráveis dizem que devemos dar prioridade a cunhas. Tristeza JMF😊
A Helena Matos falou tudo, o facto de ser mae nao vale tudo. Senao as mães que matassem para defender o seus filhos também nao deveriam ser condenadas. O problema neste é que ja virou terra de todos menos dis portugueses. Por isso venham todos e façam os que lhes der ba real gana, porque aqui nada vos acontece, só os portugueses é que têm de ser julgados pelo seus actos.
[…e o culpado é o do costume!] Ouvi em diferido os opinadores Armando Barata do algarvio Partido Aliança; o André Abrantes do Amaral, colunista e o Rui Pedro Antunes, editor de politica do Observador e conclui que o culpado é o CHEGA.
É so malta politicamente correta. Ja cheira mal. Sejam honestos e verdadeiros. O que ta mal ta mal se a verdade é chata azar... Ventura apesar de as vezes se exceder (para o meu gosto)no tom representa me perfeitamente no parlamento. O problema n é a mãe tentar tudo para salvar as filhas é vir mentir a quem lhe pagou o tratamento das filhas. Admitam e digam a vdd. Simples ja são crescidinhos. Tudo de bom
O Brasil nao é rico? Que portugal tem haver com o assunto? Porque carga de agua usam os meus impostos para beneficiar a quem nunca descontou nada para o SNS ? Que estupidez! Queres ajudar Marcelo e Nuno paga tu! ! Usa o teu dinheiro!
Nao deve parar não! Primeiro estão os nossos depois os outros e os estrangeiros sao os outros! Ate podemos nos fazermos valer das "cunhas" mas essas nao custam mais de 4 milhões. Quero continuar a ver a comissão. VENTURA NAO DEIXE QUE O CALEM.
As opiniões de muitas pessoas neste programa (José Manuel Fernandes e idem idem) só podem significar alguma vergonha na cara e relativa parcimónia para não incorrer numa hipocrisia. Esquecem-se, estas pessoas, que o país não é Lisboa, e que a "rede" da maior parte dos portugueses (principalmente os mais pobres, desprotegidos e do interior) não inclui os Betos super mega bem relacionados com as elites políticas deste Portugal dos pequenitos. O José Manuel Fernandes pergunta o que é que era suposto que o PR e demais governantes fizessem ao receberem um pedido de ajuda. Eu sugeria que começassem por não exibir os seus apelidos para conseguirem tratamento privilegiado, já que está por provar que qualquer "Silva" ou "Oliveira" deste país tivesse tamanha atenção e comoção por parte das elites políticas. Normalmente os "Silvas" ou "Oliveiras" deste país, não conseguem que lhes abram a porta da forma como ela foi aberta neste caso... pelo contrário, têm de ir para as redes sociais e comunicação social, têm de expor fotos da criança para apelar à sensibilidade dos destinatários da mensagem (sem que haja quem esteja preocupado com a sua imagem) e talvez assim consigam reunir um volume significativo de donativos. Achar que a atuação do André Ventura nesta CPI prejudicou o Chega é a prova de que nem os jornalistas e comentadores mais atentos e "fora da caixa" compreenderam o que aconteceu nas últimas eleições legislativas.
É um escandalo porra. Claro que os pais que rentaram tudo pelos seus filhos não tem culpa, eu acho anormal pensar que é normal isto eu tive com a minha filha das 23.30 as 6 da manha no hospital público o comum portugues é assim que é tratado e vem estes comentadores dizer que isto é normal, isto é revoltante
Parabéns à Helena Matos, pelo discurso lúcido, isento e assertivo! De resto, temos mais do mesmo: políticos e jornalistas mais preocupados em apontar o dedo ao Chega, do que apurar a verdade! Vergonhoso!
Que programa vergonhoso; a normalização e apoio descarado à razão porque o nosso país está na lama há décadas. Houve favorecimento de uma familia que não vive em Portugal, nunca descontou para o SNS e voltou imediatamente ao Brasil depois do tratamento. Pessoas que nunca viveram nem descontaram em Portugal, não devem ter acesso grátis em PT, muito menos acesso preferencial.
Inacreditável... Desculpar esta linha de comportamento e excluí-lo do âmbito da corrupção é, no mínimo, uma irresponsabilidade. Só quem tem amigos em lugares decisivos é capaz de semelhante abstração. A normalização da cunha dá-lhes muito jeito. Mais inacreditável é estarem a demonizar o comportamento de alguém que está a querer expor a verdade (ou a mentira) e isso nada tem a ver com as crianças e o tratamento. Chame-se ele André Ventura ou, quiçá, Marcelo Rebelo de Sousa que teve um comportamento absolutamente reprovável. Quanto às crianças serem portuguesas, isso, para além de ser uma falácia não justifica o uso do dinheiro pago pelas nossas contribuições, a filhos de quem não contribuiu com um tostão para o bem estar e a saúde do nosso país e ainda se comporta da forma que esta mãe se comportou com os profissionais de saúde que atenderam as filhas. Esta família é uma família é previligiada e é gente com uma situação financeira que, muito provavelmente, lhes permitiria ter acesso a crédito do dinheiro para o tratamentos das crianças, coisa a que muitos portugueses recorrem. Portanto, como de costume, entre os portugueses o pensamento crítico é inexistente e a vénia às "classes superiores" continua a ser hábito e costume. Este caso é efectivamente um escândalo e uma vergonha, retirando a parte humanitária. A mãe estava muito "emocionada" quando foi interrogada, mas não se coibiu de ser uma pedante arrogante para com os profissionais de saúde do Hospital de Santa Maria, de não ter respeito pelas leis do meu país e de mentir descaradamente numa comissão parlamentar, tenha ela sido da iniciativa de qualquer partido político com assento parlamentar, portanto, votado pelos portugueses. Nem se coíbe de declarar-se vítima de uma emboscada jornalistica que a apanhou na verdadeira "luz que a ilumina", mostrando a sua vaidade e a sua "gabarolice". Enfim... há formas e formas de agir. Umas são virtuosas porque são vestidas de ética e humildade, outras são desvirtuadas pela pretensão e arrogância com que se enfeitam. Deixo a escolha destas opções na presente situação, a quem efectivamente tem neurónios, para além de "coração" e "virtudes". Ainda mais quando somos informados, en passant, que há muita gente que recorre ao nosso SNS apesar de nunca terem contribuído com um tostão para o mesmo, enquanto milhares de portugueses morrem nas listas de espera operatórias com doenças fatais que podiam ser debeladas ou prolongada a sua esperança de vida através dessas operações, havendo mesmo a recusa de alguns tratamentos, como foi o caso, por exemplo, do tratamento mais eficaz e curativo à Hepatite C (bastante inferior a 2 milhões de euros, que neste caso até foi a dobrar) e que só era disponibilizado por cunha ou por dinheiro.
Se eu fosse jovem fugia deste País, mas sou velha tenho que ficar por aqui a assistir a espetáculos vergonhosos de corruptos sem vergonha nem respeito pelo povo português.
JMF a favor da Cunha. Asco. Tudo normal, tudo razoável . “A Portugal é assim”. Ele próprio confessa , já usou a Cunha . Todos fizeram? Não. Eu não fiz.
O Brasil terra das crianças não quis pagar e não quis saber delas. Portugal foi obrigado a pagar sem consultar os contribuintes.As crianças portuguesas nascem nas ambulâncias com a ajuda dos bombeiros. Nem a médico têm direito.
A senhora Abecassis que veja o video do pistolao. A postura da brasileira de deboche diz tudo. Por isso o advogado brasileiro não deixou passar. Os brasileiros mandam na política portuguesa.
Por favor parem de normalizar a cunha, em Portugal à muita gente honesta, eu próprio recorri ao privado para tratar a minha filha sem recorrer a cunha! Se pude pagar foi porque, abdiquei de muitos luxos para poupar dinheiro para o que importa!
Até porque a família das miúdas é uma família de posses....
@@1974794com posses é dizer pouco. Se o pai deve mais de 70 milhões de euros ao Estado Brasileiro, por fuga ao fisco e ocultação de lucros... imaginem o dinheiro que não terão em offshores .
@@Marina_C44, exatamente! Se, como dizem, as miúdas tinham direito ao medicamento, se não passaram á frente de ninguém e se tinham possibilidades financeiras, porquê então a necessidade do uso de cunhas?
Mais um moralista da treta.
@@1974794 porque as meninas tinham 1 ano para poder tomar o medicamento. Entre marcação das primeiras consultas em portugal até à autorização da toma do medicamento, sabemos que 1 ano é muito pouco tempo para o SNS. Daí a urgência. Não vou opinar sobre se as meninas têm ou não direito ao medicamento porque não sei. Mas é lamentável ter que se recorrer a cunhas para situações destas, e claro que se gera um sentimento de revolta, sabendo das dificuldades de acesso ao SNS para portugueses residentes em Portugal, e que as meninas não residiam no país...
Helena Matos, a sua análise, absolutamente brilhante!
Mas as centenas e centenas de portugueses à espera de consultas e à espera de operações urgentes, não contam para nada???? Que vergonha que os governos anteriores..
Finalmente alguém que vai ao âmago da questão!! Agradeço Dra Helena Matos. Já cheguei a pensar que seria eu a "allien". Não, não sou!! Ninguém julga atitude desesperada desta mãe. Envergonha-me ter um PR que não é capaz de assumir que se excedeu perante o grito de ajuda... Talvez todos compreendessem.... Assim, é difícil!! Julgamos um "dono disto tudo" mas afinal há mais....
E as crianças portuguesas e portugueses não crianças que têm morrido por falta de tratamento?
Salvou se a Helena. No restante, é fantástico como as pessoas são boas e solidárias qundo se trata do dinheiro público. Ou seja, dinheiro daquele povo em lista de espera no sns
Pelos comentários do JMF e jornalista do Sol, no problem. O medicamento foi aprovado nos USA em 2019. A família tem posses. Os seguros não cobrem a totalidade, mas podem cobrir parcialmente. Quais os descontos dos pais para o nosso sistema de segurança social?
De boas intenções está o inferno cheio. Os procedimentos são para ser cumpridos e as cunhas não são normais nem saudáveis. E não, não podemos excluir a existência de corrupção.
O que eu não entendo é porque a linha de investigação é deliberadamente ignorada em prol da doença das crianças, a linha de investigação é simplesmente para desenrolar uma teia de influências que foi abusivamente utilizada, o fim não justifica os meios, houve pessoas que ultrapassaram as suas competências e teimam ignorar o respeito pelo colectivo.
Eu sou Português e gosto de transparência, pôr isso acho absurdo estarem a falar em nome de todos os Portugueses, acredito em fazer tudo pelos filhos mas mentir ao parlamento Português, para mim e um crime…
Sou da opinião que as pessoas que trabalham fora e que o pais que as acolhe não pague os seus tratamentos cá, devam pagar uma mensalidade para terem acesso ao SNS
Plenamente de acordo 👍
O CHEGA!! O CHEGA!! O CHEGA!!!
FDS!!! MAS QUEM E' QUE MENTIU!!! MAS QUEM ABUSOU DO PODER?!?! MAS QUEM COMETEUY CRIMES?!?!? MAS QUEM NAO FALA PARA NAO SE AUTO INCRIMINAR?!?!
EU JA SEI Q O TUGA E' BURRO!!! MAS ISTO E' DEMAIS!!!
Concordo, isto mete nojoooo
O "tuga" não é burro! Temos é uma classe política e jornalística, mais preocupada em apontar o dedo ao Chega, do que apurar a verdade!
Pois é o CHEGA encomoda os ladrões , seguramente sem ele isto ficava abafado como tantos outros casos que passaram por de baixo da mesa 👎 👎 e andamos nós a pagar impostos para esta escumalha desfrutar💩💰🦅💩
Desta vez, oJMF esteve muito mal. O que o CPI deve querer saber é a verdade, é todos os factos relacionados com este "pistolão". Houve favorecimento, tráfico de inflências, corrupção? Talvez? Se não sabemos, deveríamos saber. Daí a CPI! Parece que o problema parece ter sido que a CPI tenha sido de iniciativa do Chega.
Qualquer dia dizem que as cunhas foram por parte do chega , ja que agora tudo que acontece é culpa do chega 😂 opa este país esta por a hora da morte e esta gente vive numa bolha , so pode ... portugal tem demasiados comentadores , é tipo os cafes. Em cada esquina um 😂
Ele próprio explica . Ele já usou da Cunha. A Cunha é natural para os Portugueses, nunca vamos sair deste pântano.
é incrivel todos acham normal.. o nosso sns agr é como a migraçao porta aberta atendes tudo e todos e o tuga paga
Exatamente isso
Completamente
O Zé Manel Fernandes defendeu uma das coisas que deixa este país de pantanas há séculos: há regras, mas são para cumprir consoante o coração chora mais ou chora menos com a sua aplicação. Lembra aquela frase nojenta do Almeida Santos que dizia "para os amigos tudo, para os inimigos nada, para os outros todos a lei". É lamentável que esta mentalidade ainda funcione.
Os que defendem as mentiras da mãe não têm ética nenhuma e se querem fazer caridade façam do vosso bolso. Normalizar a cunha que neste caso implicou um prejuízo e uma injustiça para os contribuintes portugueses é só mesmo de pessoas sem moral.
Melhor resposta 👏👏
Os que defendem a mãe já fizeram o mesmo como o próprio JMf já fez, e depois diz “todos fazem.”
Não, nem todos fazem, mas ele dorme melhor assim.
@@YouJGSousaestão a tentar relativizar o que aconteceu porque foi o Chega que pediu a CPI se fosse o PSD o JMF não tinha esta postura. Mas os cidadãos sabem que é gravíssimo pq envolve as mais altas instituições do Estado em burlar o povo português qdo muitos morrem nas listas de espera.
JMF, nunca precisou do sns, pois não? Normalizar o que aconteceu é uma aberração.
"Todos já metemos cunhas" diz o JM Fernandes. Mas e no país dos outros? Algum português vai ao Brasil receber tratamento de 4 milhões? Eu também tenho um avô que nasceu no Brasil e não me ocorreria e se me ocorresse acho que ia adiantar
Um país com o SNS falido, onde nem as pobres mães têm onde fazer o parto?
Como não houve prejuízo para outrém?
não ia adiantar ...
Nao adianta , esta gente vive na estratosfera, para dizer tanta porcaria da boca para fora . Nao houve prejuizo ? Nao , so temos falta de material nos hospitais, idosos com falta de medicação, de médicos. Urgencias fechadas , etc . 4 milhoes davam para investir na saude por exmplo , nao é muito ? Mas é algum . Depois essa senhora levou nega do estado brasileiro e recorreu a cunha em portugal. Alias quando temos a santa casa envolvida com uma facção criminosa brasileira, esta tudo dito ...
Bem o JMF e outros que falem por eles, eu nunca meti uma cunha nem tal me passaria pela cabeça, da mesma forma que não quero ser prejudicada pelas cunhas dos outros, também não me sentiria bem com a minha consciência pensar que teria prejudicado alguém que tem os mesmos direitos que eu sem me pesar na consciência, menos ainda prejudicar gente de outro pais para meu beneficio. Gentinha egoísta que não vê mais longe que o seu próprio umbigo.
Geralmente gosto de ouvir o José Manuel Fernandes, desta vez não. Ele tenta desculpar a cunha. Não acredito que não haja pessoas prejudicadas por estas gémeas terem passado à frente.
Mas... a cunha é universal! Qualquer Ser humano já meteu e recebeu "cunhas". Na meninice, infância, puberdade, adolescência, adulto, sénior. P*rr* !!! São relacionamentos entre a espécie humana.
Raramente o gosto de ouvir, aliás já o ouvi a passar-se com o resto da redação em direto (diz muito dele)! Mas aqui está a tentar fazer-nos passar por parvos! Parvo será ele!!! E sim, também já recorri a cunhas, que existem em todo o mundo, já agora!!
Discurso alinhado com o "status quo ", branqueando o oportunismo de "portugueses" que só se lembram de o ser quando lhes convém.
Para a senhora Abecassis se o compadrio for feito por aqueles que mandam nisto tudo não há problema nenhum. O problema é o Chega que tem 50 deputados... Simplesmente ridículo
Eles vivem da cunha e do jeito. É normal para eles.
Os que não têm amigos nos sítios certos que esperem na fila .
Grande Helena 👏👏👏👏👏👏
Tantos portugues a precisar de apoios da seguranca social de fazer cirurgias e ninguem quer saber porque carga de agua os meus impostos tem de pagar isto .
O problema não é ajudar, o problema é: Agora toda a gente quer o mesmo tratamento nos processos! Porquê que para uns basta enviar um email para resolver um problema de saude e para outros tem que esperar anos por uma mera consulta ou nao serem tratados por burocracias...?
A beasileira deveria ser presa por falsas declarações e proibida de voltar a entrar no MEU País. Eu estou ao lado meu Chega e do Ventura sempre!!
A situação das gémeas envergonha-nos a nós portugueses como se fala do assunto. Quanto a mim, o que está em causa, não é o comportamento da "senhora ",ela procurou os seus interesses, quer fosse a nacionalização, quer fosse o fugir a justiça brasileira quer fosse a melhoria da saúde das filhas, isso não nos interessa, aquilo que é importante a meu como portuguesa é isso sim, o comportamento daqueles que me governam, que tendo no meu país pessoas a morrer com falta de assistência, vão dar milhões a quem não necessita. Estes governantes não merecem o meu voto para não dizer outra coisa.
Vemos um conluio tuga à volta de previlégios de poder ilegítimos, práticas comuns de corrupção e manifestamente uma frente barulhenta de pessoas que quer manter ista normalização corruptiva e corruptora.
É mesmo deprimente ver estas pseudo elites a defender isto.
Mais uma razão para não assinar o Observador. Mais do mesmo
As crianças não são portuguesas nem os pais são portugueses não nasceram cá! Para mim não são nem os aceito como tal veem cá buscar à nacionalidade usam o nosso SNS pago por nós e foram se embora, nunca descontaram nunca contribuíram para nada no país para mim não tinham direito!
@@Felipe_Silva-f3p O Jorge Pereira é português e tem todo o direito de manifestar a sua aceitação ou não de estrangeiros como concidadãos ou compatriotas. O seu comentário é ridículo e tendencioso. Parece que gostou de ser enganada, mais, roubada. 4 milhões de euros oferecidos pelo herário público português a uma família previligiada, com dinheiro para, muito provavelmente, conseguir essa importância para tratar as crianças. 4 milhões de euros que serviriam para tratar muitos portugueses em risco de vida, muitos deles crianças. Fico sempre "sensibilizada" pela extrema ignorância e os "acenos de virtude" de algumas pessoas.
É tudo uma questão de princípio, o que não se entende é porque são os impostos dos portugueses a pagar medicamentos, consultas e outros serviços associados a tratamentos a alguém que não vive no País e que não contribui para o Sistema Nacional de Saúde Português, não venham com a história das bebes ou seja de quem seja, é uma questão de princípio. Outra coisa que não se entende porque se dá nacionalidades a pessoas que não nasceram em Portugal, independentemente serem netos, bisnetos, ou filhos de portugueses já radicados em outros países e, com isso, ter direito a nacionalidade e ser tratado pelo nosso Sistema de Saúde e, consequentemente, ter direito ao nosso passaporte. Isto não tem nada a ver com gêmeas ou seja quem seja, como acima referi, é uma questão de princípio. Tudo isto não é mais que um convite ao turismo de saúde à conta do laxismo das nossas Leis e, consequentemente, do contribuinte português.
Deveria ser condenada a devolver ao Pais o dinheiro que foi gasto com o tratamento.
@@Felipe_Silva-f3p Pelo SUS??? Qual dinheiro???
Acontece que os 4 milhões de euros que se gastaram no tratamento, pelo SNS, resulta das contribuições que os portugueses fizeram e, portanto, pertence aos portugueses. Não apareceu por obra e graça do Espírito Santo. A familia das crianças tinha acesso parcial ao dinheiro através de seguros e, supostamente, a crédito bancário que lhes permitiria tratar as crianças. Mas, assim, quem pagou fomos nós e a família previligiada poupou uma nota preta à custa do povo português, cuja maioria luta para ter dinheiro para viver o dia a dia. Acho que o assunto ficou falado e o encontro de contas pesou para um dos lados da balança que não é de certeza a da justiça.
O Fernandes repete o que todos nós já sabemos, queremos saber quem ajudou na Cunha, redundâncias para nos entreter.
Ridículos este sr que falou atacou o chega ? Mas isto é normal ?? Mas estamos a falar do caso das Gémeas ou a fazer um campanha contra o Chega ?? Isto começa a meter nojo .. vocês de facto façam o que vos compete que é informar agora não é ataque constante !
A única pessoa verdadeiramente inteligente aqui é Helena Matos.
Concordo. Ela faz sempre boas análises. Sobretudo quando ela coloca o Chega no seu lugar de ridículo.
Tb não gosto da mulher, parece que atravessa um período de excitação prolongado... mas aqui ainda não ouvi as pérolas dela!
sim alguém foi prejudicado meu caro!
A Helena Matos é a pessoa mais isenta e que comenta em Portugal com mais bom senso e que mais se baseia em factos...
Gosto muito de ouvir o José Manuel Fernandes, mas às vezes parace que não toma os comprimidos pela manhã...
O que é que está em causa, principalmente, neste assunto?
Não são as miúdas, obviamente, que nem deviam vir para o debate!
Não é a mãe, que fez o que qualquer pai ou mãe faria, podendo, pelos seus filhos... Podemos debater depois as consequências do que fez mas nunca o que fez! Só um pai/mãe desnaturado, podendo, não tentaria tudo para salvar as filhas...
O que está aqui em causa é a maneira como os políticos se movem e acham que estão acima de tudo e todos...
Ó JMF, uma cunha pode ou não ser um problema.
Se eu meter uma cunha a um amigo para que o meu filho seja tratado na empresa particular dele, é uma coisa. Um politico meter uma cunha para um serviço do Estado, é outra coisa completamente diferente e que não se pode comparar. O Estado somos nós todos e vive do dinheiro de nós todos... Se o comum português tem de se sujeitar às regras e ao funcionamento do Estado - seja o que vota nestes merdas que destroem o país, seja quem quer um país melhor - porque raio uma pessoa que vive no Brasil pode ter um tratamento diferente e ser beneficiada - sim, beneficiada por uma cunha e sabe-se lá se mais alguma coisa?
Eu tive um enfarte aqui há uns anos, fui tratado muito bem no H. Beatriz Ângelo, e fui seguido muito bem durante um ano, até a Morte Tremida ter acabado com a PPP que havia no Hospital... Daí para cá, zero acompanhamento, e se não vou ao particular provavelmente podia já ter morrido... Posso então falar com o filho do Marcelo, ou com o Marcelo, para ter consultas como acontecia antes da Marta Temido ter dado cabo do SNS?
Não posso!
Tenho de me sujeitar!
Tenho de recorrer ao privado, até a cunhas no privado, porque se estiver à espera do SNS, bem que já podia ter batido a bota!
E você, JMF, não percebe isto?
Não percebe que um político não pode meter cunhas em serviços do Estado?
O Marcelo, por exemplo, pode meter uma cunha num médico amigo para que alguém seja tratado na sua clínica privada. Não tem problema nenhum. O Presidente pode meter uma cunha no SNS para alguém ser tratado... Ponto.
E, ou você entende isto, ou não lhe reconheço qualquer credibilidade para estar aqui todos os dias a comentar situações - porque se deturpa o básico, eu fico a pensar que fará o mesmo noutras coisas mais complexas!
Além disso, JMF, se isto fosse aquilo que o senhor diz - um caso sem importância - não se via toda a gente envolvida cheia de problemas em assumirem o que fizeram. Todos mentem mas é um caso sem significado? Tenha juízo! Tenha decência! Sinceramente, nem o reconheço pois costuma ser uma pessoa também com algum bom senso - não tanto como a Helena Matos mas com algum, o que falta à esmagadora maioria do jornalismo hoje em dia!
Só o facto de Marcelo, de Costa, do Lacerda, da mãe das miúdas e do filho do Marcelo terem a postura que têm tido ao longo destes meses todos, mostra que isto não é uma coisa insignificante e que o Chega, mais uma vez, tem razão em querer apurar quem deu a ordem para o tratamento ser feito. Talvez você ainda não tenha percebido mas nenhuma dessas pessoas, que nomeei acima e estão ligadas ao caso, é dono do SNS para poder fazer o que quer!
Quanto à mãe, a Helena Matos tem TODA a razão. Compreende-se mas não se pode aceitar, nem pode passar impune!
E digo mais, eu, podendo, faria o mesmo que ela fez, mas depois teria a dignidade de assumir isso e sujeitar-me às consequências...
Nem vou entrar no facto de ser muito questionável que uma pessoa que NUNCA descontou para a SS portuguesa, que não vive no país, que nem nasceu cá, possa vir beneficiar do SNS português sem pagar... Portugueses à espera de consultas há mais de 1 ano, à espera de cirurgias há 2 anos ou mais, e tem-se um tratamento de 4M€ aprovado e feito em meia dúzia de meses a uma pessoa que nem vive cá, nem desconta cá, e que viu recusado o mesmo tratamento no seu país de origem?
Estão a dar cabo de Portugal, e a maioria dos portugueses nem querem saber!
Essa Abecassis a dizer que o Chega perdeu com esta CPI 😂😂😂😂😂😂! É só ver os comentários nas redes sociais para tirar ilações 😂😂😂❤️!
Ela errada não está! Errado esteve o psiquiatra que lhe deu alta👌👌
Corrupção até ao tutano e está tudo bem. 👏
Mais do que a normalização da cunha, acho que estamos a perder uma oportunidade muito grande para discutir o acesso ao SNS por parte de emigrantes, pessoas com a nacionalidade portuguesa a viver fora de Portugal e estrangeiros.
Muitos parabéns Dra. Helena. Estão a fazer dos portugueses uns trouxas!!
Como pai, tenho que admitir que a mãe fez tudo o que podia para salvar as suas filhas, eu próprio o faria, isso nao está em causa
O problema é serm uns covardes sem eles no sítio. Assumam que pediram, assumam que foi mais rápido por causa dos conhecimentos, assumam que interferiram. Mas nao, é sempre melhor continuar a atirar areia para os olhos, dos portugueses, que para está gentalha são meros peões, estou farto de ser peão, e estou farto de me julgarem burro, e está comunicado social, em vez de ser imparcial e ir ao que interessa, anda com rodeios para justificar o injustificável ainda hoje vi uma família na televisão a angariar fundos para o homem se tratar, de certeza que nenhum portugues iria ficar indiferente ao sofrimento de duas crianças, agora não nos tomem por burros ou parvos.
PS- não votei, nem voto CHEGA, só para virem já aí de ponta afiada.
E não recorram a gabarolice, arrogância e vitimização como fez a mãe que ainda se atreve a declarar que sofreu uma "emboscada jornalística".
Não está em causa o tratamento e a necessidade, agora o que está em causa é quantos portugueses que precisam de uma resposta urgente e com tempo limitado seja por doença for e que façam os mesmos passos de enviar e-mails para as competencias, tem uma resposta em tempo util, quantos chegam mesmo a ter alguma ajuda , quantos infelizmente padecem da doença sem sequer ter uma resposta. Façam um levantamento a esses pedidos e depois cheguem a conclusões
Andre Ventura esteve muito bem, parabéns pelo seu contributo em defender os interesses do povo português pq todos os outros partidos são cúmplices desta corrupção.
O melhor deputado de sempre 👏👏👏! Sem dúvida o único que colocou o dedo na ferida 👏👏
Subscrevo. O VENTURA ESTA MUITO BEM. SIMMMMMMM!!
Marcelo VAI PRA RUA corrompeste. Portaste muito mal. SAI .. não podes estar aí . ACABOU-SE RUA. 😊
Salvaste duas crianças, parabéns.
Agora por favor põe-te NO OLHA DA RUA 😊
Rua sim, mas antes devolver os 4milhoes aos portugueses. Nao importa como.
Raras vezes vi um programa tão mau e prejudicial aos interesses do país, salvo a intervenção de Helena Matos que tentou salvar a honra do convento. O JMF confessou em directo que usa cunhas , o que significa que também é permeável a cunhas. Isso significa, e o programa de hoje confirma-o, que, sendo JMF quem é no Observador, este é permeável a ceder a interesses , portanto pode-se concluir que o Observador é permeável aos interesses de Marcelo, do PSD e do PS, contra o chega. Será que desta vez o Observador vai ser beneficiário das ajudas que estão a ser estudadas para a comunicação social?
Com que cara falará no futuro sobre o fecho de urgências e falta de verbas no SNS?
Ó JMF, sendo eu um provinciano que não conheço ninguém relevante, e uma vez que sanciona as cunhas e admite generosidades com o dinheiro dos outros, talvez me possa ajudar a resolver um problema que tenho com a administração pública aí da capital. Fico de passar aí um dia destes para conversarmos sobre isso. Levo daqui uns vinhos, queijos e um presunto como sinal da minha amizade, tal como no tempo do Salazar se fazia para passar o filho na escola. Grande abraço. Para terminar, deixo este episódio do contra corrente de há seis meses. Um pouco diferente do de hoje, principalmente a sua conclusão, mas 6 meses é um eternidade nos dias que correm.
ruclips.net/user/liveaDpJoFerwL8?si=uwSsUOSn04CDIn7Z
Se isto nao é corrupção! É o que?
Costa resolveu fazer um favor a Marcelo para ele ficar em divida. Isto parece evidente. Só falta aparecer uma escuta que prove isso. E saber se houve ou não contrapartidas em água de coco ou outras coisas para o Dr. Nuno...
Obrigado pelo vídeo. Eu não contesto a posição da Mãe das gémeas. Acho que qualquer Pai ou Mãe faria o mesmo para salvar os seus filhos. Acho que a Senhora tenta encobrir quem salvou as filhas, contesto sim quem autorizou e também a maneira como foi conseguida a medicação para as meninas.
Meus Senhores o Serviço Nacional de Saúde Português é conhecido como "BAR ABERTO "
33 crianças foram tratadas desde 10/ 2023 e na epoca qual era a fila de espera que eu saiba ate época so tinham sido tratada 2. Sera que nao que nao passaram mesmo à frente? Só quero o meu dinheiro no meu Pais. 4 milhoes para cá upa, essa brasileira nunca sera portuguesa.
ESTAMOS TODOS AQUI PARA AGIRMAR QUE O VENTURA ESTÁ CORRECTISSIMO! VENTURA NAO DESITA. E MALHE NESSES CORRUPTOS TODOS ESTAMOS AQUI FIRMES E HIRTOS AO SEU LADO! E NAO AREDAMOS O PÉ DAQUI. AGORA OBSERVADOR NAO SE ESQUECAM DE FALAREM QUE O VENTURA ESTA SOZINHO. NAO TA NÃO BASTA LEREM OS COMENTÁRIOS.
Como é possivel voces estarem a falar sempre tao mal do Ventura e a falar pelos seus eleitores? Eu sou portuguesa e SIM, quero mesmo que esse caso nao pare. Eu cá adorei ver as perguntas do Ventura! Essa gaja tentou passar a todos portugueses um atestado de burros. Elsa brasileira deveria ser proibida de voltar a entrar no País. Quando nos vamos ao estrangeiro por algum tratamento inovador temos de pagar tudo. Porque aqui nesta merda de Pais tem de ser diferente? Nao vale a pena falar em nome eleitores do CHEGA, porque firmes e hirtos ao lado do VENTURA. E já agora ela que fosse para os Estado Unidos, e sabem porque nao foi? Porque lá nao tinha cunhas nem sequer o tratamento seria gratuito.
O problema foi ter-se demonstrado que no SNS , quem tem cunha passa à frente dos outros! Welcome to reality!
JMF a mostrar a massa de que é feito: podre. Abecassis: muito podre. Helena Matos: sensata, vertical e brilhante.
De Helena de Matos a única que vê como as coisas aconteceram . Parabéns pela sua objetividade e coerência
Então se não se passou à frente de ninguém por que é que foi preciso a cunha? Eu tenho uma explicação: para seguir as vias normais era preciso ir para a fila e gente rica não pode ir para a fila. Nisto a bolha mediática também está de acordo. Um dos seus não podia ir para a fila porque para a fila vão os pobres... Logo era preciso evitar que um dos seus passasse por esse vexame que era ir para a fila!!!
Como é que o Manuel Fernandes sabe que não houve corrupção!? Explique là então o motivo de haver um empresàrio no CC dos mails então!
só falam no tratamento para desculpar o caso , mas há a questão das cadeiras que elas recebem no valor de 15 mil euros cada uma que mais nenhuma criança que foi tratada com esse tipo de doença recebeu , é preciso apurar isso também, o porque das gémeas terem tido direito as cadeiras
Não dá para ouvir mais... percebe-se agora porque vivemos num país de merda..
Se esta questão das gémeas brasileiras amigas do filho do PR português não ficar muiiiiito clarinha, receio Marcelo não tenha outro remedio senão apresentar sua demissão de PR e que o seu substituto convoque eleições presidenciais logo se chegar a um impasse. Ventura que certamente se apresentará ao lugar ,dificilmente não ganhará o lugar.
Excelente intervenção do doutor Carlos Palmela. Fica então por responder o quarto ponto que colocou para se perceber se foi efetivamente legítimo o uso do SNS neste caso.
Marcelo o maior traidor do país
Boa tarde, só estou a ouvir o programa agora à tarde. Devo dizer com todos os argumentos que desvalorizaram este caso mas penso que há uma situação que pode e tenho a certeza que revolta muitos Portugueses, e não só que utilizam o Serviço Nacional de Saúde, é constantemente irem ao seu médico de família e confrontarem-se com a não prescrição de determinados exames medicos por falta de orçamento. E a rapidez é facilidade com que este tratamento foi feito, incluindo todo o processo burocrático é que revolta. Não pode haver cidadãos de primeira e outros de segunda! Obrigado.
Ainda mesmo quando são feitos cidadãos de forma controversa, para não dizer ilegal.
Dá-lhe Ventura, chega de sermos roubados dentro do país, os nosso antepassados lutaram pela liberdade, um sistema de saúde, um sistema de ensino, pagamos impostos que nem uns animais e vêm estes gajos pra cá consumir recursos sem contribuir com um cêntimo. Estou-me bem a cagar se elas vivem ou morrem, não tenho de pagar os tratamentos de quem nunca cá pagou nada, e ainda por cima roubou e usou o que pagamos com sacrifício!!!
Força CHEGA contra os corruptos gatunos lutar lutar
JMF esteve péssimo!! Ele disse e cito de cor; esta cunha evitou aos pais das crianças o calvário da burocracia de acesso ao tratamento em questão.
Pois, é exactamente esse o pecado original.
Calvário a que todos os portugueses são sujeitos, de alguma forma. Alguns acabam na cruz antes do tempo.
Helena Matos sempre assertiva!
Como não tenho acesso a miséria da sociedade,os políticos!
Devo ter um seguro de saúde para sobreviver e vocês miseráveis dizem que devemos dar prioridade a cunhas.
Tristeza JMF😊
A Helena Matos falou tudo, o facto de ser mae nao vale tudo. Senao as mães que matassem para defender o seus filhos também nao deveriam ser condenadas. O problema neste é que ja virou terra de todos menos dis portugueses. Por isso venham todos e façam os que lhes der ba real gana, porque aqui nada vos acontece, só os portugueses é que têm de ser julgados pelo seus actos.
Quem é o avô das gémeas?
Pois pous eu cá nao digo é nada. 🤣🤣🤣🤣 exames de ADN jaaaaaa.
[…e o culpado é o do costume!]
Ouvi em diferido os opinadores
Armando Barata do algarvio Partido Aliança; o André Abrantes do Amaral, colunista e o Rui Pedro Antunes, editor de politica do Observador e
conclui que o culpado é o CHEGA.
Os intervinientes digam a verdade do que se passou
Resumindo a continuar assim o Observador vai perder alguns assinantes...ja que mentem no que dizem...
A lata deste Manuel Fernandes vir defender a cunha é demais. Levas um "dislike" e menos um espetador do teu canal.
A culpa é sempre do Chega 🤣🤣🤣! Jornalada da pior espécie
Se fossemos um pais sério não era só o Chega a querer a verdade! Deveriamos ser todos os contribuintes a querer saber a verdade.
Chega ✌️🇵🇹 Força !
É so malta politicamente correta. Ja cheira mal. Sejam honestos e verdadeiros. O que ta mal ta mal se a verdade é chata azar... Ventura apesar de as vezes se exceder (para o meu gosto)no tom representa me perfeitamente no parlamento. O problema n é a mãe tentar tudo para salvar as filhas é vir mentir a quem lhe pagou o tratamento das filhas. Admitam e digam a vdd. Simples ja são crescidinhos. Tudo de bom
O Brasil nao é rico? Que portugal tem haver com o assunto? Porque carga de agua usam os meus impostos para beneficiar a quem nunca descontou nada para o SNS ? Que estupidez! Queres ajudar Marcelo e Nuno paga tu! ! Usa o teu dinheiro!
Nao deve parar não! Primeiro estão os nossos depois os outros e os estrangeiros sao os outros! Ate podemos nos fazermos valer das "cunhas" mas essas nao custam mais de 4 milhões. Quero continuar a ver a comissão. VENTURA NAO DEIXE QUE O CALEM.
As opiniões de muitas pessoas neste programa (José Manuel Fernandes e idem idem) só podem significar alguma vergonha na cara e relativa parcimónia para não incorrer numa hipocrisia. Esquecem-se, estas pessoas, que o país não é Lisboa, e que a "rede" da maior parte dos portugueses (principalmente os mais pobres, desprotegidos e do interior) não inclui os Betos super mega bem relacionados com as elites políticas deste Portugal dos pequenitos.
O José Manuel Fernandes pergunta o que é que era suposto que o PR e demais governantes fizessem ao receberem um pedido de ajuda. Eu sugeria que começassem por não exibir os seus apelidos para conseguirem tratamento privilegiado, já que está por provar que qualquer "Silva" ou "Oliveira" deste país tivesse tamanha atenção e comoção por parte das elites políticas. Normalmente os "Silvas" ou "Oliveiras" deste país, não conseguem que lhes abram a porta da forma como ela foi aberta neste caso... pelo contrário, têm de ir para as redes sociais e comunicação social, têm de expor fotos da criança para apelar à sensibilidade dos destinatários da mensagem (sem que haja quem esteja preocupado com a sua imagem) e talvez assim consigam reunir um volume significativo de donativos.
Achar que a atuação do André Ventura nesta CPI prejudicou o Chega é a prova de que nem os jornalistas e comentadores mais atentos e "fora da caixa" compreenderam o que aconteceu nas últimas eleições legislativas.
Simples: trata_se de transparencia
José Manuel Fernandes, Versão, "manhoso" (10::45)
jmf vergonha
Boa! Vamos todos ser corruptos!
Que belo país!
É um escandalo porra. Claro que os pais que rentaram tudo pelos seus filhos não tem culpa, eu acho anormal pensar que é normal isto eu tive com a minha filha das 23.30 as 6 da manha no hospital público o comum portugues é assim que é tratado e vem estes comentadores dizer que isto é normal, isto é revoltante
Parabéns à Helena Matos, pelo discurso lúcido, isento e assertivo!
De resto, temos mais do mesmo: políticos e jornalistas mais preocupados em apontar o dedo ao Chega, do que apurar a verdade! Vergonhoso!
Que programa vergonhoso; a normalização e apoio descarado à razão porque o nosso país está na lama há décadas. Houve favorecimento de uma familia que não vive em Portugal, nunca descontou para o SNS e voltou imediatamente ao Brasil depois do tratamento. Pessoas que nunca viveram nem descontaram em Portugal, não devem ter acesso grátis em PT, muito menos acesso preferencial.
Não é condenável? eu ouço de tudo destes comentadores 🫠
Se todos dissessem a verdade este assunto não chegaria ao nível que chegou ou vai chegar…
Marcelo fica na História de Portugal 🇵🇹 como traidor da PÁTRIA.
Vende - nos às colónias e endivida - nos!
Para além de todos os escândalos percebo que também não soube educar o filho.
Inacreditável... Desculpar esta linha de comportamento e excluí-lo do âmbito da corrupção é, no mínimo, uma irresponsabilidade. Só quem tem amigos em lugares decisivos é capaz de semelhante abstração. A normalização da cunha dá-lhes muito jeito.
Mais inacreditável é estarem a demonizar o comportamento de alguém que está a querer expor a verdade (ou a mentira) e isso nada tem a ver com as crianças e o tratamento. Chame-se ele André Ventura ou, quiçá, Marcelo Rebelo de Sousa que teve um comportamento absolutamente reprovável.
Quanto às crianças serem portuguesas, isso, para além de ser uma falácia não justifica o uso do dinheiro pago pelas nossas contribuições, a filhos de quem não contribuiu com um tostão para o bem estar e a saúde do nosso país e ainda se comporta da forma que esta mãe se comportou com os profissionais de saúde que atenderam as filhas. Esta família é uma família é previligiada e é gente com uma situação financeira que, muito provavelmente, lhes permitiria ter acesso a crédito do dinheiro para o tratamentos das crianças, coisa a que muitos portugueses recorrem.
Portanto, como de costume, entre os portugueses o pensamento crítico é inexistente e a vénia às "classes superiores" continua a ser hábito e costume.
Este caso é efectivamente um escândalo e uma vergonha, retirando a parte humanitária. A mãe estava muito "emocionada" quando foi interrogada, mas não se coibiu de ser uma pedante arrogante para com os profissionais de saúde do Hospital de Santa Maria, de não ter respeito pelas leis do meu país e de mentir descaradamente numa comissão parlamentar, tenha ela sido da iniciativa de qualquer partido político com assento parlamentar, portanto, votado pelos portugueses. Nem se coíbe de declarar-se vítima de uma emboscada jornalistica que a apanhou na verdadeira "luz que a ilumina", mostrando a sua vaidade e a sua "gabarolice".
Enfim... há formas e formas de agir. Umas são virtuosas porque são vestidas de ética e humildade, outras são desvirtuadas pela pretensão e arrogância com que se enfeitam.
Deixo a escolha destas opções na presente situação, a quem efectivamente tem neurónios, para além de "coração" e "virtudes". Ainda mais quando somos informados, en passant, que há muita gente que recorre ao nosso SNS apesar de nunca terem contribuído com um tostão para o mesmo, enquanto milhares de portugueses morrem nas listas de espera operatórias com doenças fatais que podiam ser debeladas ou prolongada a sua esperança de vida através dessas operações, havendo mesmo a recusa de alguns tratamentos, como foi o caso, por exemplo, do tratamento mais eficaz e curativo à Hepatite C (bastante inferior a 2 milhões de euros, que neste caso até foi a dobrar) e que só era disponibilizado por cunha ou por dinheiro.
Se eu fosse jovem fugia deste País, mas
sou velha tenho que ficar por aqui a assistir
a espetáculos vergonhosos de corruptos sem vergonha nem respeito
pelo povo português.
JMF a favor da Cunha. Asco. Tudo normal, tudo razoável . “A Portugal é assim”.
Ele próprio confessa , já usou a Cunha . Todos fizeram? Não. Eu não fiz.
Tenho 60 anos nunca tive direito a médico de família.
Isto agora é que era happy end, não é pessoal? Assim é que era para fazer manchete no dia das eleições francesas.
O Brasil terra das crianças não quis pagar e não quis saber delas.
Portugal foi obrigado a pagar sem consultar os contribuintes.As crianças portuguesas nascem nas ambulâncias com a ajuda dos bombeiros.
Nem a médico têm direito.
A senhora Abecassis que veja o video do pistolao. A postura da brasileira de deboche diz tudo. Por isso o advogado brasileiro não deixou passar.
Os brasileiros mandam na política portuguesa.
Bolas, por isso eu gosto de ouvir a Helena!