Os comerciais que não da pra aturar, um time pede tempo tome comercial, volta do comercial, 2 minutos de jogo, time leva uma run de 10 a 0, pede tempo, mais comercial. Eu não consigo assistir isso mais.
Você falou uma coisa que eu tinha sentido, mas não sabia dizer o que é. Eu gosto da NBA, mas ultimamente não tenho acompanhado mais. Quando fui ver uma partida do Warriors temporada passada acabou que foi essa sensação mesmo: 2h de publicidade para uns 5 minutos de jogo de verdade. Está sem graça de assistir.
Eu fui ver a partida entre os Hawks e os Timberwolves e Jesus Cristo como era insuportável. Eles simplesmente enfiavam o máximo de anúncios possíveis, um segundo sequer de parada e já vinha anúncio da Door dash, Bet e bla bla, isso sem falar dos narradores anunciando no meio da partida
A NBA se tornou uma frescura. Outro dia o Giannis fez uma enterrada e ele encarou um rival, SEM DIZER NADA, e tomou falta tecnica por isso. Isso deixou o jogo insuportável de assistir.
@@Neto_EM Sem falar em levar cartão amarelo por tirar a camisa para comemorar. Os atletas passam o jogo todo se xingando e provocando uns aos outros, tirar a camisa é o de menos kkk. Cartão era pra ser apenas para faltas e algo algo muito desrespeitoso que passasse do limite, tipo cuspir na cara de outro jogador.
Pra mim maior problema da NBA é os anúncios nas transmissões, é mais tempo vendo anúncio ou o jogo parado do que o jogo em si, 80 jogos por temporada tambem é loucura
Penso que o que está acontecendo na NBA pode se aplicar pro futebol europeu, que depende das grandes estrelas pro consumo, mas no futebol brasileiro não é a mesma coisa porque aqui o consumo está ligado mais aos clubes do que aos jogadores, até porque a rotatividade aqui é muito alta. Poderia ter uma queda se Flamengo e Palmeiras mantivessem a hegemonia recente que estavam tendo, mas na verdade o sucesso deles fez os rivais investirem mais e aumentou a competitividade, por isso o futebol daqui está numa crescente quanto à valorização do produto.
Assisto NBA e tem alguns fatores que fazem cair na audiência: - as pessoas preferem ver melhores momentos do que parar pra assistir o jogo; - pirataria; - A NBA esta completamente tomada pela bola de 3, o que tira a beleza do jogo (seria o mesmo se todo mundo só chutasse de fora da area no futebol sem fazer jogadas); - E por último, o público da NBA é muito mais apegado as estrelas do jogo do que os times em si ( diferente de outros esportes que as pessoas são apegadas aos times ) o que faz cair a audiência quando não temos um Jordan, Kobe ou Lebron no auge jogando
hoje em dia não dá pra fazer mais nada na nba, árbitros pensam que são donos de tudo, qualquer coisa é falta técnica, não pode ter mais competitividade e provocações, jogadores não defendem mais, bola de 3 pra todo canto…tá ridículo
Nunca gostei de basquete, sempre achei um esporte chato de assistir, talvez as pessoas estejam vendo q é só um esporte de Status. Onde as pessoas assistem pra ver jogador e não o time!
@@brunosilva828 por isso geral fica arremessando de três, pq é mais fácil atualmente, até pivôr arremessa de três, pq fazer jogadas no garrafão são mais difíceis, valem menos pontos e correm risco de lesões, e erros de arbitragem, uma falta besta, fora as paralisações dos técnicos que param para entrar comercial
11:44 isso da pirataria na NBA é bem forte , inclusive tem uma foto do Lebron assistindo a NBA num serviço de stream pirata que viralizou tem mais de um ano, lembro q nos comentários gringos era geral falando que tbm usava stream pirata e falando “se nem o Lebron paga pq a gente telespectador vai pagar ?!”
A verdade é que as pessoas eram obrigadas a consumir apenas o entretenimento que a TV proporcionava e agora que temos mil e uma formas de conteúdos para consumir, não sobra tempo para ficar preso a único entretenimento. Só quem é fã vai tirar tempo pra isso. Mas não é de hoje que os fãs são a base dos esportes, se eles não se renovam com as gerações atuais a audiência vai cair mesmo. Antigamente as pessoas queriam ser atletas de sucesso, hoje a maioria quer ser "influencer digital", até os atletas kkkk.
O problema da pirataria é intrinsecamente ligado ao problema dos serviços de streaming, a vasta maioria das pessoas que assistem jogos seja da NBA ou de futebol pela pirataria o fazem porque falta acesso, seja pra assistir pessoalmente ou por algum streaming, é difícil justificar o preço por algo que pra realidade da maioria, é supérfluo.
Oq fode é eles ficarem dividindo cota, se fosse pra exibir NBA em streaming, tinha q vender pra uma e só, se n fica essa putaria q é hj, tinha q fazer tipo a Champions se quer assistir TD assina a Max q vai ter TD lá
Não dá pra fazer comparação. A NBA é basicamente ENTRETENIMENTO. O público de futebol NÃO. O que move o público é a PAIXÃO por seu clube. Um público de entretenimento precisa de novos motivos todos os dias e NUNCA estará plenamente satisfeito. O futebol NÃO É apenas um produto.
o Futebol como esporte não, agora esse Futebol profissionalizado que vc vê pela televisão é um produto sim , onde quem realmente tem benefícios com isso são máfias e facções de todos os tipos imagináveis, desde técnicos corruptos numa escolinha de Futebol , até monarquias do oriente médio , aqui no Brasil por exemplo o futebol está caindo pq ele é lapidado por empresários que lucram em cima de um monte de jogadores horríveis e os vendem como joias , e ainda tem esses Bruno Formiga da vida pra defender esse tal Futebol moderno , que na verdade a única coisa moderna nele é uma corrupção mais ampla e dinâmica do era antigamente
Exatamente! É paixão! E paixão SE ACABA! Esvai-se pelo tempo... Por isso larguei o futebol há muito tempo... não dou audiência a jogos de hoje como antigamente... Sou nostálgico... e o futebol (para mim) era melhor no passado do que é hoje... futebol sem salários astronômicos... sem mídias e coberturas 24h... e principalmente: sem Bet's!
Pelo que vi os americanos falando, tem tambem a questão de que as formas de assistir são ruins, apenas tv fechada em alguns casos. Então boa parte da audiencia desiste/vai para pirataria
tem dois tipos de contrato: locais e nacionais. A partir da temporada que vem teremos nos contratos nacionais Prime Video, ABC/ESPN e NBC/Peacock. No mínimo aí são três streamings pra assinar, isso pra você ver as transmissões nacionais. Fora ter que assinar tv a cabo ou mais um streaming local pra ver a maioria das transmissões do seu time, que tem um bloqueio de praça rigidíssimo, as famosas RSN em inglês (canais esportivos regionais). Um modelo que está em grave crise, já que o grupo proprietário da maioria delas tá numa pindaíba danada, acho que está em chapter 11 (equivalente a nossa recuperação judicial) ABC e NBC são tv's abertas, mas atreladas a um canal fechado (ESPN) e streaming (Peacock). Peacock tem exclusividade nos jogos de segunda feira, ESPN nos jogos de quarta, e as TV's abertas só transmitem de vez (e no fim de semana) a partir do natal. E falando em natal, que pra quem é mais velho sabe que era um feriado sagrado de jogos da NBA, a NFL começou a atacar o natal, e nos EUA ela é imbatível. Fez um acordo de exclusividade mundial com a Netflix pra ter dois jogos no natal ao custo de 150 milhões de dólares/ano, já valendo exatamente hoje. O que não ajuda em nada a NBA.
День назад+66
No futebol brasileiro, a quantidade de tempo perdido no jogo mata a dinâmica. Já se tornou comum pra mim estar passando o jogo na TV e eu ficar mexendo no celular
Pode parecer loucura regada a vinhos natalinos da minha parte kk. Mas poderia se discutir o Tempo das partidas. 90 minutos e acréscimos infinitos eu acho muito. 30 minutos em cada tempo talvez e cronômetro parado quando a bola não estiver em jogo.
A diferença é que o futebol pode se reinventar em formatos de torneios, regras, jogadas, técnicas, ou seja, o que em outros esportes pode ser considerado monótono, no futebol você pode sempre ver algo novo.
Sobre as bolas de 3: Acho q um bom paralelo seria imaginar um cenário onde na nova geração os jogadores batam falta incrivelmente bem. E aí a dinâmica do futebol mude e o jogo inteiro vire os jogadores cavando falta para fazer gol de falta. Por mais que seja uma evolução técnica ao aumentar a assertividade, muda a dinâmica de jogo para algo menos atrativo.
é aquela coisa: não é ruim ter bola de 3, é ruim ter bola de 3 toda hora, todo jogo, o jogo todo. Você ter um jogo de sei lá, 20 faltas, é uma coisa. De 70 faltas é outra perspectiva. A NBA recentemente teve jogo com quase 80 tiros de 3 errados, aro apanhou mais que mulher de malandro. E adiciono mais ao que você disse: teríamos um cenário onde temos alguém que cobraria falta maravilhosamente bem e todo mundo copia a estratégia sem necessariamente ter um cobrador, aliás, a maioria tendo cobradores que não sabem chutar uma bola. É tentar executar a estratégia sem ter o pessoal. seria um time ter o R10 e os outros terem um bando de peladeiros bêbados, a grosso modo.
Não acompanho muito basquete, mas acredito que seria como se no futebol o gol de fora da area valesse 2 gols. Isso iria matar cruzamento e varias jogadas que invadam a area. Os times priorizariam chutar de fora da area e ficaria chato.
Parei com NBA por causa dos horários dos jogos e o horário que terminavam por serem muito arrastados. E outro fator é a arbitragem, muito chato ver qualquer contato ser marcado falta. Jogo parava toda hora. E claro, a quantidade de jogos. Impossível pra quem tem que trabalhar, fazer alguma outra coisa, conseguir acompanhar minimamente os times.
No fim o debate não é sobre o futebol é sobre o lucro pelo futebol. As mudanças que hoje fizeram do futebol desestimulante aos espectadores são exatamente em prol da indústria, agora a indústria sofre com as consequências e nós tratamos como se o esporte estivesse em crise. Infelizmente o esporte que amamos se tornou só um meio e não o fim.
Os comentaristas falam o tempo todo de como o futebol é um negócio. Mas se espantam quando ele é esperemido até o bagaço pra dar lucro, como todo negócio.
oq pega mais é a inflação. Pós fim do padrao ouro a inflação aumentou muito. Moeda desvaloriza e afastou que tem menos do esporte. Restou pra essas ligas focar pra ser um evento mais caro como um show
Tem o fato do público ter mudado. Hoje a gente tem um celular com um monte de coisa pra olhar. É difícil ficar 2h vendo um jogo sem perder o foco. Tem que diminuir o tempo dos jogos para eles ficarem mais intensos...
Eu sou leigo em NBA, o que sempre me incomodou muito são as quantidades absurdas de faltas durante os jogos, pra galera é normal, mas sempre em inconodou demais e me afastou do esporte.
Eu conheci a NBA e a NFL no antigo Esporte Interativo com as narrações fantásticas do André Hening e hoje ainda assisto NFL e gosto demais teve até jogo no Brasil esse ano na Neo Química Arena.
Entre 2015-2018 acompanhava NBA, gostava demais, tive o privilégio de ver aquele time do Warriors (Era novidade aquele estilo de jogo dando tão certo) Mas aí os anos se passaram, e o interesse diminuiu, jogos parecidos demais os times com estratégias semelhantes (Todo mundo arremessa de longe) as propagandas que são em excesso, jogos sem relevância (Wild Card que aumentou a quantidade de vagas e diminuiu ainda mais a relevância da quantidade absurda de jogos da temporada regular). Enfim, em 2019 entendi mais sobre o futebol americano e viciei, jogo sensacional Traz muito mais entretenimento que o basquete (Maaas muito mais), tem um excesso de propagandas também, mas ainda sim vc fica vidrado aguardando o reinicio pois a quantidade de jogadas e possibilidades é absurda. Junta se o fato da quantidade absurda de estrelas tanto nas defesas como ataques, talentos geracionais como Mahomes e tantos outros. Tá louco, falaria horas sobre NFL, jogo apaixonante demais, muito mais interessante que o basquete que tanto me agradou antes, agora não assisto nada da NBA (Uma pena)
A NBA é a liga dos sonhos de qualquer esporte, milionários brincando de basquete, não tem pressão, não tem cobrança, se perder ok , se ganhar ok tbm , não tem nenhuma graça assistir um esporte que não tem competitividade
Principais problemas da NBA: - 2 min de jogo e 10 horas de comercial - regras que não favorecem o contato, deixando a defesa mais vazada onde tudo é falta
Acho jorge que deveriam ter a Nfl como referência. 1 jogo por semana de cada Time dá saudade no Torcedor. Playoofs rápidos e se cria toda a expectativa para o Super Bowl .
Isso ocorre na NFL por toda a questão do desgaste do elenco, mas eu entendo que "a escassez torna o produto mais valioso". Lembro que havia uma época em que a FIFA especulou sobre transformar a Copa do Mundo em um evento que ocorreria a cada 2 anos, o que estragaria a Copa do Mundo pois ela deixaria de ser rara
Sobre a Champions. Fazem anos que não assisto. A ultima que assisti (poucos jogos) foi na época da dupla Benzema & Vinícius. Desde então, só vejo melhores momentos de jogos importantes.
Das várias causas, vejo que o porquê inicial é subestimar o consumidor. Isso serve para toda indústria do entretenimento. Tem ter QUALIDADE em oferecer o melhor PRODUTO PRINCIPAL e EXPERIÊNCIA. Pra isso, o profissional TÉCNICO, o que entende o esporte e como é consumido, tem que prevalecer sobre o marketing e publicidade. Menos anúncio,showzinho de intervalo e "influencers", mais análise tática, emoção, criatividade, vivência do estádio. Qualidade é superior a quantidade.
O futebol é feito pros torcedores de cada clube envolvido. Essa paixão nunca vai acabar. Quem é realmente apaixonado pelos clubes nunca vai deixar de ver.
Realmente, por pior que meu time esteja, estou lá assistindo. Mas eu sou uma jovem senhora, a nova geração não é assim não. E mesmo no meu caso, que curto muito futebol e parava para assistir qualquer jogo, hoje já não faço mais isso. As transmissões e paralisações durante o jogo estão insuportáveis.
NBA tem muitos problemas. A arbitragem é escrota, estão minando cada vez mais rivalidades e confrontos. O excesso de jogos em período curto também é bem ruim, são OITENTA E DOIS jogos em temporada regular, não tem motivo pra você assistir isso tudo. Deixar de assistir uns 20 jogos não vai mudar nada.
Abre brecha até para um debate antigo que era sobre o ataque ter ficado melhor ou as defesas terem piorado, os jogos da NBA no quesito estratégia declinaram muito, e os anúncios e a arbitragem não coraboram pro jogo que fica muito estático, realmente só tem válido a pena assistir os playoffs e a corrida pra ver que fica com uma última vaga direta pro playoff
@@viniciusbarrosdossantos898definitivamente é a defesa que piorou, pelo simples fato de que agora defender é basicamente proibido, pra permitir as jogadas de 3 pontos e o placar ficar alto. É tipo se o goleiro hoje em dia pudesse só defender com os pés, aí todo jogo termina 5x4, 6x5, só com gols fora da área.
@@MrSaintedPepsi Sim,mas em contrapartida a defesa do perímetro deveria ser melhor não concorda? Defender o garrafão é basicamente dar a oportunidade do adversário fazer dois pontos por conta do lance livre, já que a cesta de 3 é algo requisitado com frequência, porque a defesa do perímetro não acompanhou essa evolução? E apesar do número crescente de chutadores de 3, eles não têm um padrão de continuidade já que em um jogo eles acertam 5/8 e em outra acertam 1/7
Eu concordo com 100% do que você falou Jorge Iggor, inclusive, eu queria muito essa diminuição de jogos (Está totalmente saturado!). E também até mesmo colocar 10 minutos em cada quarto, e também 5 timeout em cada tempo (5 Timeouts para o primeiro e segundo quarto, e 5 Timeouts para o terceiro e para o quarto quarto). O jogo iria ficar muito mais dinâmico e querendo ou não essas diferenças técnicas seriam diminuídas já que teriam que ter mais substituições e os jogos seriam mais rápidos devido a menos tempo. Mas, pensando por outro lado, será que os magnatas estão preocupados com isso, ou o dinheiro vale mais? Eis a questão!
Jogo basquete desde os 14, e acompanho NBA desde os 12, hj com 23 pra 24 anos, digo que a principal critica ao jogo atual, são em relação as inúmeras punições ao "trash talk", que é algo que sempre fez parte da competição. A provocação sem discriminação é valida, mas me parece que o administrador da liga, não pensa desse jeito. O esporte americano antes de ser competitivo precisa gerar entretenimento.
Nesse cenário acho que o futebol brasileiro ainda está melhor do que na europa. Aqui o nível dos times e das contratações vem melhorando muito (compare o elenco do seu time atualmente com o elenco de 2017), fora a competitividade absurda. Futebol europeu antes acompanhava semanalmente, hoje em dia, apenas champions league em fase de mata mata.
futebol brasileiro é pessimo. O artilheiro do brasileirao teve 15 gols e foi o yuri alberto. Fora o calendario lixo que n permite uma intensidade maior nas partidas. Realmente feio de assistir
@@peterson79 Meu ponto é que melhorou muito em relação ao que era, enquanto o futebol europeu está cada vez mais sem graça de assistir. Mas eu concordo que a infraestrutura, beleza do jogo e experiência do torcedor europeu no matchday é infinitamente superior ao futebol daqui
@@arthurcarvalho7382 Isso sim. A decada passada foi tenebrosa no futebol brasileiro. Sobre entreterimento, eu inclusive acho o fut brasileiro dos anos 80 e 90 mais divertido do mundo. Ja viu o camp italiano que tinha os grandes craques da época? O jogo era muito defensivo. Teve 2 campeões da serie A com menos de um gol por jogo no campeonato. A copa de 90 e 94 sao o simbolo do futebol defensivo da epoca que seguiu assim até guardiola chegar ao barcelona....
O jogo da NBA é um anuncio que tem esporte no meio, é óbvio o motivo da queda de audiência, ninguém aguenta ficar três horas pra ver quarenta minutos de esporte, é ridículo
Cara, pior que esportes americanos sempre foram assim. Acho que bolas de 3 em demasia, falta de rivalidade, regras que não permitem uma defesa mais pegada são os motivos mais relevantes. Tem também o fato de que hoje podemos ver os highlights...
Falou bem demais Jorge, bem demais, a audiência do futebol brasileiro aumenta no segundo turno do brasileirão, seja pelo ânimo das finais que se aproximam (libertadores, copa do brasil) ou pela proximidade do desfecho do brasileirão. Tem muita gente que vai ignorar completamente os jogos iniciais do ano simplesmente pq nao tem relevancia alguma
NFL tem vários dos mesmos problemas principalmente a duração dos jogos mas acho que o efeito tá sendo o contrário por causa da escassez de jogos. o Futebol Americano Universitário (NCAAF) se não me engano já é mais assistida do que a NBA(pelo menos nos EU), se não me engano.
college é mais visto que a NFL em muitos estados, principalmente estados que não tem times da NFL (apesar da maioria deles serem estados menores). E acredite, mesmo na NFL há reclamações devido o recente aumento pra 17 jogos e já se estar falando num 18°, essa foi a primeira vez (acho) que o aumento de jogos não foi decorrente do aumento de times na liga.
Falo como parte do público da NBA aqui no Brasil que: • É impossível você conseguir assistir 82 jogos de temporada regular, número que poderia ser reduzido a 58. • Muitas paralisações de faltas, comercias e pedidos te tempo longuíssimos. O jogo dura apenas 48 minutos, porém com comerciais e paralisações esse número é elevado a 2h30m. • Não temos mais grandes rivalidades na liga, jogadores de hoje são todos amigos entre si. • Arbitragem gosta muito de se aparecer, dando faltas técnicas pra todo lado, além de todo tipo de contato é marcado. • Exagero na quantidade de bolas de três pontos arremessadas, tendo menos jogadas trabalhadas. • Protecionismo de grandes estrelas por parte da NBA.
confesso que é uma vantagem da NFL, apesar de decorrer de uma necessidade. Ela sabia que não poderia ter jogo toda hora devido as questões físicas do jogo, e achou a janela perfeita pra fazer sua temporada. na NFL você não tem o luxo e a sensação de que sempre haverá amanhã, que uma temporada de 82 jogos indubitavelmente dá. Na NBA de 82 se você vencer 40 provavelmente pega uma vaga de playoffs. na NFL se você tiver cerca de 50% de aproveitamento tem que rezar pra sua divisão ser ainda pior que você, porque por campanha pura você não pega uma vaga. E é no mínimo 4 dias entre jogos. A temporada te dá poucas chances, são 6 de 17 jogos contra seus rivais de divisão (basicamente seria jogar 6 clássicos em 17 jogos, qualquer pessoa te fala que 6 clássicos em 17 jogos é dureza), sem falar que o calendário, fora da sua divisão, tem parte dele sendo feito com base na classificação do ano anterior. O vencedor de uma divisão pega o vencedor de uma outra divisão dentro da conferência, se seu calendário foi mole num ano, no outro será, a princípio, complicado.
Jorge, excelente vídeo! Eu acredito que os nossos talentos estão trabalhando de motoboy ou como balconista no comércio. Eu já de perto aqui no Rio de Janeiro 03 casos reais de adolescentes que tiveram que desistir do prosseguir na carreira de jogador. O motivo foi o mesmo nos 03 casos para assinar o contrato o Pai do jogador precisa pagar R$ 30.000,00.
Tenho 26 e comecei a acompanhar NBA lá pra 2017/18. Já cheguei a assinar o League Pass (tipo o Premiere deles), mas hoje em dia vejo apenas o último mês da temporada regular e os playoffs (talvez eu veja algum jogo hoje por ser rodada de Natal) As pausas e o fato de ter 82 jogos por time é bizarro e entendiante, mas provavelmente os jogadores não vão querer diminuir o salário deles pra tirar alguns jogos do calendário. Feliz Natal a todos ❤🎄
Além da quantidade de comerciais é realmente insuportável. E ainda tem o detalhe que, como a temporada regular é gigante, os jogadores chegam muito machucados para jogar as finais, onde deveria ser o ápice da forma física deles. Eu sou bem fã da NBA, mas depois de assistir outras ligas, vc percebe que tem muitas coisas chatas no campeonato americano.
6h de anúncio por jogo Os jogadores enterram: Não pode segurar o aro = falta técnica Não pode encarar após a cesta = falta técnica. Além dos juizes quererem ser mais do que os jogadores, muito erro!
Anúncio é insuportável, eu msm, uso adtanana com vpn e dns anti tanana, em tudo. Ninguém gosta de anuncio, "ain, é importante pras marcas", doq adianta? Se o anúncio do produto é insuportável, pq eu iria comprá-lo?!!! Ninguém gosta, ninguém quer e as empresas ainda não perceberam que ninguém vai comprar um carro novo ou uma Pepsi pq viu um anúncio na TV ou pior no serviço de streaming, elas vão comprar pq elas querem comprar o produto, com ou sem anúncio.
@@samdasneves69finalmente achei alguém que pensa igual eu kkkkkkkk também não entendedo onde tá a lógica por trás do Marketing. Eu mesmo não vou comprar um tênis porque numa publicidade x tem um famoso falando para comprar, vou comprar apenas se eu quiser e achar necessário kkkkk
A "baixa" na audiência dos esportes, é ativamente influenciada pela pirataria e isso é culpa das organizações sim, mas principalmente dos serviços de streaming. Hoje para acompanhar todos os jogos do seu time, você precisa assinar alguns streamings, pois cada competição passa em um lugar diferente (as vezes a mesma competição é transmitida com jogos exclusivos em serviços diferentes), então, torna-se caro para muitas pessoas pagar todos esses serviços que cada vez ficam mais caros. Inclusive, muitos serviços têm ficado mais caros devido a incorporação de produtos no catálogo que são pouco relevantes mas permitem que o preço do serviço tenha um aumento. Ações como essas fazem com que pessoas que querem assistir apenas jogos, paguem por um preço desproporcional por varios serviços, onde não vão usufruir de grande parte.
Torço pra que cresça ainda mais aqui no Brasil. Tô cansado de ser zuado pelas pessoas e parecendo um esquizofrênico quando falo que gosto e acompanho futebol americano :(
Exato, assisto NFL também, o que me pega mais são comerciais exagerados também, mas eles criaram a NFL Redzone que justamente é um contraponto a isso. Eu geralmente deixo uma tela no jogo que quero assistir e outra na NFL Redzone, para aproveitar o produto e não ficar sofrendo com pausas comerciais a cada 3 minutos. E a NFL tem a escassez também, já que a temporada tem apenas 5 meses. Esporte sem cera, sem enrolação, direto e reto, recomendo a todos. Único lado negativo é a arbitragem que tem que melhor e muito, de resto, melhor esporte para se assistir hoje!
@@MrSaintedPepsi NFL é muito bom. É uma cultura muito foda. Esses caras sabem valorizar o produto. Espero que cada vez cresça mais. Mesmo os Raiders sendo um lixo
@@kaiovinny sim.. parece que a arbitragem é ruim em todos os esportes. As zebras não ficam atrás. Muito baixo nível. Porém, eles sabem valorizar o produto. Daqui a pouco vamos ter mais jogos no Brasil. Está ficando cada vez mais famoso
Na minha opinião, eu diria que a quantidade de interrupções e anúncios somados a arbitragem que simplesmente acaba com a competitividade, rivalidade dos jogos na temporada regular acabam afastando o público. Um simples jogo dura mais de 2 horas com vários minutos de comerciais, os jogadores não podem mais enterrar, provocar, buscarem contato físico que tomam faltas técnicas e são expulsos.
O grande problema nba é o excesso de picotwmento do jogo que é utilizado pelas empresas para ganharem dinheiro. Ninguém suporta a mesma propaganda o tempo todo e perde o interesse de tanto comercial que passa. O futebol tbm é picotado e incomoda, mas enquanto está parado você ainda está focado no jogo, não vendo receita de frango e PRONTO.
O maior ponto acho que é esse mesmo o excesso de jogos, satura qualquer um, outro ponto mais agora voltado ao futebol é o baixíssimo nível técnico em muito campeonatos, mas creio que o 1° ponto também interfira nisso.
Pelo fato de a temporada ter uns 16 jogos , cada um desses jogos conta então deixa o produto final muito mais interessante, na NBA tem 82 jogos, então acaba ficando cansativo e repetitivo, muito jogo que nao tem importância
Exato. Temporada com 17 jogos por time em 18 semanas e mata-mata sempre com jogos únicos, que já é lor si só um diferencial em relação às outras ligas americanas e até ao nosso futebol.
Fala Jorge. Comentando aqui no começo do vídeo ainda só para não esquecer. A questão das bolas de 3 não é pelo fato de ser uma evolução natural do jogo, o que realmente é. O problema que ela trouxe, que no futebol não temos, é que virou previsível a forma como se vai ganhar o jogo. Ou seja, hoje basicamente para você ganhar o jogo vc tem que acertar mais bolas de 3 do que o adversário. Isso virou a base do basquete na nba. Com isso, os times cada vez mais procuram arremessar um volume maior de bolas de 3, fazendo com que todos os times tentem ganhar o jogo aplicando o mesmo estilo. Seria como se no futebol, todos os times tentassem aplicar o estilo do guardiola. Seria legal por um tempo, mas chega uma hora que ver sempre a mesma coisa fica chato. Acho que esse é o grande ponto sobre as bolas de 3 que se discute
O pior do basquete é vc assistir mais propaganda do que o jogo. Jogo para toda hora. Tudo é falta. 20 milhoes de pause tecnico. Jogos sem importância nenhuma. Rivalidades cade vez mais fracas.
Isso do público se conectar mais com os jogadores doq com os clubes ou times eh uma tremenda inversão de valores (o escudo na frente da camisa smp eh mais importante q o nome e número nas costas) 😑👌🏼
Ja assistir muito NBA,mais realmente parei um pouco, muitos jogos irrelevantes, muitos comerciais, muitas faltas , ainda acompanho o Knicks mais bem menos q antes
É vdd, na temporada regular os caras não se esforçam… chega no 3º ou 4º quarto e com uma vantagem grande do outro time, os técnicos tiram o time inteiro de quadra, é o mesmo que pedir pra desistir. O jogo acaba antes do tempo final. Vira quase um treino no final do jogo.
Só um adendo. Caiu a audiência no mercado de TV a cabo nos EUA. Publico e renda nas arenas, audiência em streaming, redes sociais e TV internacionais, tudo vem aumentando. Mas que há pontos que eu gostaria que melhorasse, não há duvidas.
é uma verdade, a NBA ataca mais e a mais tempo o mercado internacional, principalmente porque a NFL é imbatível nos EUA. Esse foi o movimento de gênio do finado David Stern que gerou todos os outros.
Olá Jorge, feliz Natal pra vc e sua Família. Tem de todo um pouco. desde a falta de figuras importantes até O JOGO. A diretoria da NBA está acabando com o jogo. Os Arremessos de três, como fim e não como um aspecto do jogo, é uma das principais razões, porque existem as regras que a NBA impôs, onde o menor contato físico é falta, a ausência de um jogo interior que deu muito “tempero” ao jogo, hoje não existe mais, etc....
No Reddit, eu vi muita gente falando sobre os problemas do League Passa da NBA, desde problemas com a conexão, até a NBA vendendo direito de exclusividade pra TV e não transmitindo o jogo na próprio aplicativo e nos EUA as transmissões 'corsárias' tem uma excelente qualidade.
eu sou de 99, comecei a acompanhar futebol em meados de 2006/07, completamente vidrado, de ver esporte interativo, assistir aos campeonatos português, inglês, ter uma enciclopédia de futebol na cabeça sobre jogadores, estatísticas, ter álbuns de figurinhas, completar revistas com os placares de série A, B, C, D, só jogar jogos de futebol no videogame, enfim, complemente lunatico por futebol e conforme fui crescendo fui perdendo muito o interesse, seja por conhecer histórias sobre quem se tornava profissional molhando mão de empresários, vendo que a mesma paixão que eu sentia não era compartilhada pelos jogadores… É um amontoado de explicações, mas passa muito, também, pelo acúmulo de jogos que não valem nada, campeonatos fracos, etc etc etc. É um assunto bem complexo e legal de se debater. O tempo passa, as coisas mudam e é interessante ver que isso vem se refletindo na cadeia inteira e não é só no futebol. Novas tecnologias, novas maneiras de acompanhar, acesso muito fácil a tudo e um conteúdo muito cansativo, dando pra contar nos dedos os jogos que assisti do início ao fim do meu time do coração. Mudanças precisam ser feitas e essa discussão estar em pauta já é um bom início. Baita vídeo, Jorge.
A quem tiver interesse, recomendo procurarem o vídeo do Bola Presa sobre o assunto. Eles mostram que a situação não é tão grave quanto parece e que as pessoas estão fazendo uma "tempestade em copa d'água"
O excesso de jogos está ligado a escassez de grandes ídolos do esporte e por conta disso o produto fica cada vez mais deteriotado. As vezes o menos é mais.
Que tema foda! Parabéns Jorge! Eu acompanho bastante a NBA, e concordo que está chato nessa temporada, é só trocação de 3 pts, não tem mais jogadas, sem contar a arbitragem, que por qualquer motivo da falta técnica, hj em dia não se pode olhar diferente para o adversário que já é falta, a turma do politicamente correto tá acabando até com o esporte. Jorge vc já narrou algum jogo de basquete/NBA? Abraço, feliz natal, Deus abençoe
Tbm na nba eles dão muito palco pros jogadores americanos e deixam de lado os melhores jogadores que são estrangeiros e isso acaba minando tbm um pouco a narrativa dos jogos
Há certas "cenas lamentáveis" no futebol que eu adoro ver, que eu acho é bom. Esses dias o Max Verstappen foi punido pq tava falando muito palavrão. Na NFL hoje em dia provocar o adversário é falta. Querem transformar os jogadores em santos. Esse movimento é geral e eu não tô curtindo
Sobre as tais cenas lamentáveis: aquele empurra pra lá, empurra pra cá, dedo na cara, xingar de tudo que é nome é legal demais. Desde que não role soco e esse tipo de coisa, pra mim tá valendo
Como fã de basquete digo que o principal fator seja um jogo de 48 minutos demorar até 3h. Tem hora que tô vendo o jogo vem um comercial e começo ver vídeo no Instagram, quando voltar já está tendo outro intervalo
NBA e NFL são difíceis de assistir, porém a NFL ainda é mais digestivel que a NBA. a NBA está insuportávele saturado. Trazendo para o futebol, não existe identidade nos times, todo mundo quer ser Pep Guardiola, assim como na NBA, todo mundo quer ser Stephen Curry.
A distribuição de jogos do seu time de coração em varias plataformas de streaming também influenciam demais. Fica complicado assinar 3-4 p assistir meu São Paulo, por exemplo
Eu tentei assistir a final da NBA recentemente e achei horroso. Os caras pausam no meio do jogo DO NADA, toda hora. Como ainda tem brasileiro que não gosta de futebol mas suporta assistir isso? Tem que ser muito bb ovo de americano kkkk
o jogo em si costumava ser até legal de assistir mas essa parte das pausas toda hora me desanimaram muito, hoje eu não assisto e mesmo as transmissões grátis no YT eu não tenho ânimo de ver mais kkkkkk fd os cara consegue destruir até oq sobra de bom do esporte, futebol idem, só reserva em campo td hora pq tem 900 partidas por ano tá difícil viu to desanimando é de esporte, acho que vou começar a assistir série pprt kkkkk
@@gustaaavo Por isso não consegue ver a chatice que é o esporte. Até final de Copa do Mundo, os 20 minutos finais um time sempre desiste de jogar futebol
futebol se adaptou através do tempo e tornar e vejo que para continuar relevante terá que continuar se adaptando, deixar tempos de 30 minutos com o relógio parado ao não ter a bola em jogo seria massa, a graça do futebol é que um time ruim pode vencer um bom as mudanças tem que manter isso
Lembro que teve um momento quando a FIFA se perguntava como lucrar mais e esse negócio de colocar propaganda entre as pausas e faltas que nem na NBA virou uma sugestão, tá aí o que resulta: uma partida de basquete dura 48 min jogados + 2h de propaganda ninguém aguenta ver isso, propaganda a todo momento, qualquer toque ou encarada é falta, todos os jogadores que as pessoas querem ver tão se lesionando mais e mais. O futebol pode acabar nesse mesmo caminho se o calendário não diminuir, se a arbitragem continuar piorando, etc.
Exatamente tem muitos fatores e esse de 82 jogos é um dos principais em jogos decisivos no final da temporada muito provavelmente a audiência será o normal mas na temporada regular tanto jogo perde a relevância. E a NBA assim como o futebol olhar torto, tirar uma onda após uma cesta/gol o cara é punido e isso deixa chato.
Em breve esportes mais dinâmicos e rápidos tendem a ganhar holofotes por causa do imediatismo que temos, principalmente causado pela internet. Um chute que tenho (só chute mesmo) é o que o futsal tende a crescer nos próximos anos por causa disso
Lá fora não sei, mas acho difícil aqui no Brasil se continuar do msm jeito.. As transmissões do futsal muitas vezes parece q vc tá assistindo uma pelada, e não é pela qualidade do jogo.. e sim do produto em si, quadras e uniformes lotados de patrocínio diferentes num espaço tão curto, vira uma poluição visual, tem quadra q tu vê anúncio escrito no meio da zona de jogo, isso é ridículo
Acho exatamente o contrário, se o futebol de campo cair o futsal vai junto. Até pq futsal só é legal pra quem joga, não existe muitos atrativos nesse esporte pra quem assiste por que não existe "surpresas". São jogos muito padronizados, até o gol não tem tanta emoção no futsal
futsal que não tem “times de camisa” disputando o campeonato? onde tem 2 torneios nacionais diferentes ? vai cair e muito. talvez a Kings Leguea de F7 do Piquet que domine o mercado
eu tentei assistir NFL, mas é um saco ter TANTA PAUSA pra colocar propaganda, pra mudar a posição dos jogadores, pro tempo correr de forma mais "justa". São 3 horas e pouca em q vc sente q "perdeu" 2 horas (já q de útil só tem 1 hora). Imagino q NBA seja igual
essa do jogo contar mais, ser mais importante, aconteceu comigo esse ano pro corinthians... não acompanhava à fio há anos... começou o streak, assisti todos, ou no mínimo, acompanhava no google o jogo + concorrentes
Acho que uma queda no futebol é improvável, já que o esporte segue crescendo, inclusive em mercados como o dos EUA. Além disso, mesmo que o masculino enfrente alguma saturação, o feminino está em plena ascensão, especialmente em lugares como os EUA, onde sempre teve grande destaque.
Jorge, concordo com quase tudo e principalmente com a parte da escassez (que hoje praticamente inexiste no futebol), com a duração longa do jogo para o público mais jovem e atento para outro ponto: as fórmulas de campeonatos não estão acompanhando o que as pessoas buscam e querem assistir. O que a Champions league fez, por exemplo, demorou anos! E creio que ainda não será o ideal, entendo que para os campeonatos o viés do mata-mata, propriamente dito, tem que estar presente para dar mais enredo as competições
É muito jogo em pouco tempo. Ou diminui os jogos ou poderiam espaçar mais a temporada. Parece que os times escolhem quando vão jogar a valer ou cumprir tabela. Mas, particularmente, tenho assistido menos pq a Disney transmite a maioria dos jogos só no pacote Master plus mega Power e eu não vou pagar 62 pila por mês pra isso.
Falo como fã de nba que está insuportavel assistir 80 jogos sem relevância de 48 minutos jogados e 2 horas de comercial.
Os comerciais que não da pra aturar, um time pede tempo tome comercial, volta do comercial, 2 minutos de jogo, time leva uma run de 10 a 0, pede tempo, mais comercial. Eu não consigo assistir isso mais.
Você falou uma coisa que eu tinha sentido, mas não sabia dizer o que é. Eu gosto da NBA, mas ultimamente não tenho acompanhado mais. Quando fui ver uma partida do Warriors temporada passada acabou que foi essa sensação mesmo: 2h de publicidade para uns 5 minutos de jogo de verdade. Está sem graça de assistir.
Eu fui ver a partida entre os Hawks e os Timberwolves e Jesus Cristo como era insuportável. Eles simplesmente enfiavam o máximo de anúncios possíveis, um segundo sequer de parada e já vinha anúncio da Door dash, Bet e bla bla, isso sem falar dos narradores anunciando no meio da partida
Realmente é chato mesmo, assisti alguns jogos do Spurs, mas não aturo os intervalos comerciais que são praticamente A TODO MOMENTo, chatão.
É, mas só descobri o quanto isso era insuportável quando assisti um jogo pelo gaules, q não tinha intervalo
na NBA vc assiste anuncio com pausa para assistir basqueste
Pra mim é o pior fator
Mas todo esporte famoso la é desse jeito. O futebol n é popular nos EUA, porque só tem uma única pausa d 15 min para anuncio.
Mas isso é normal nos esportes americanos, vê nfl pra tu ver como insuportável é
@@gustavoventura8069 Sim, NFL é a mesma coisa
O descanso dos comerciais é o próprio jogo.
A NBA se tornou uma frescura. Outro dia o Giannis fez uma enterrada e ele encarou um rival, SEM DIZER NADA, e tomou falta tecnica por isso. Isso deixou o jogo insuportável de assistir.
Esse afrescalhamento acaba com o esporte. No futebol ta acontecendo a mesma coisa, quem não lembra do Neymar tomando cartão amarelo por driblar? 😅
@@Neto_EM Sem falar em levar cartão amarelo por tirar a camisa para comemorar. Os atletas passam o jogo todo se xingando e provocando uns aos outros, tirar a camisa é o de menos kkk.
Cartão era pra ser apenas para faltas e algo algo muito desrespeitoso que passasse do limite, tipo cuspir na cara de outro jogador.
Você é a mulher do cara?
@@wilsongabriel6235isso aí é por causa de patrocinador
@@silva7206e tu, é a mulher do que levou a encarada? 🤣🤣🤣
Uma coisa que eu venho desanimando tbm é que hoje para assistir um campeonato você tem que assinar 2/3 streamings e a conta fica alta.
Ou até mais! Aí complica.
Passa dos 130$ brincando, eu amo o Corinthians mas pagar isso nem fodendo. Só se fosse transmissão do clube e olhe lá hein...
É facil po, cria uma TV e compra o direito de todos campeonatos possiveis...
@@AlanAugustoDev Lacrou. Mas não muda o fato de ser um saco e caro
@@AlanAugustoDev qual é teu objetivo com esse comentario exatamente?
Pra mim maior problema da NBA é os anúncios nas transmissões, é mais tempo vendo anúncio ou o jogo parado do que o jogo em si, 80 jogos por temporada tambem é loucura
Em partidas disputadas até o último segundo é ainda pior, 30s de cronômetro gera 20 minutos sendo que desse tempo metade ou mais é só de comerciais.
sempre foi 80 jogos.
Comercial não é o maior argumento, NFL tem mais e a audiência aumenta todo ano
NBA virou um esporte lixo é perda de tempo assistir isso.
@@PedroAlmeida-js2nc mas pra quem não assiste NFL e assiste só NBA, o excesso de propaganda tem um peso muito grande no desinteresse.
Penso que o que está acontecendo na NBA pode se aplicar pro futebol europeu, que depende das grandes estrelas pro consumo, mas no futebol brasileiro não é a mesma coisa porque aqui o consumo está ligado mais aos clubes do que aos jogadores, até porque a rotatividade aqui é muito alta. Poderia ter uma queda se Flamengo e Palmeiras mantivessem a hegemonia recente que estavam tendo, mas na verdade o sucesso deles fez os rivais investirem mais e aumentou a competitividade, por isso o futebol daqui está numa crescente quanto à valorização do produto.
Feliz Natal, Jorge. Quando Curry, Durant e Lebron se aposentarem, vai cair ainda mais a audiência.
Assisto NBA e tem alguns fatores que fazem cair na audiência:
- as pessoas preferem ver melhores momentos do que parar pra assistir o jogo;
- pirataria;
- A NBA esta completamente tomada pela bola de 3, o que tira a beleza do jogo (seria o mesmo se todo mundo só chutasse de fora da area no futebol sem fazer jogadas);
- E por último, o público da NBA é muito mais apegado as estrelas do jogo do que os times em si ( diferente de outros esportes que as pessoas são apegadas aos times ) o que faz cair a audiência quando não temos um Jordan, Kobe ou Lebron no auge jogando
Descordo da bola de três, e tbm incluí as paralisações, o jogo para demais e ninguém suporta mais tida hora parando, tudo é falta, tudo o jogo para
@RUclipsumamerda sim, é verdade . Qualquer contato ser falta também é ruim. O jogo antigamente era bem mais físico e pegado
hoje em dia não dá pra fazer mais nada na nba, árbitros pensam que são donos de tudo, qualquer coisa é falta técnica, não pode ter mais competitividade e provocações, jogadores não defendem mais, bola de 3 pra todo canto…tá ridículo
Nunca gostei de basquete, sempre achei um esporte chato de assistir, talvez as pessoas estejam vendo q é só um esporte de Status. Onde as pessoas assistem pra ver jogador e não o time!
@@brunosilva828 por isso geral fica arremessando de três, pq é mais fácil atualmente, até pivôr arremessa de três, pq fazer jogadas no garrafão são mais difíceis, valem menos pontos e correm risco de lesões, e erros de arbitragem, uma falta besta, fora as paralisações dos técnicos que param para entrar comercial
11:44 isso da pirataria na NBA é bem forte , inclusive tem uma foto do Lebron assistindo a NBA num serviço de stream pirata que viralizou tem mais de um ano, lembro q nos comentários gringos era geral falando que tbm usava stream pirata e falando “se nem o Lebron paga pq a gente telespectador vai pagar ?!”
sim, LeBron assistindo streameast foi uma coisa de maluco.
A indústria não aceita que os jovens tão largando mão da televisão pra ficar nas redes sociais e na internet
Como que você assiste NBA que tem mais tempo de anúncio do que de jogo
Nada a ver
A verdade é que as pessoas eram obrigadas a consumir apenas o entretenimento que a TV proporcionava e agora que temos mil e uma formas de conteúdos para consumir, não sobra tempo para ficar preso a único entretenimento. Só quem é fã vai tirar tempo pra isso. Mas não é de hoje que os fãs são a base dos esportes, se eles não se renovam com as gerações atuais a audiência vai cair mesmo. Antigamente as pessoas queriam ser atletas de sucesso, hoje a maioria quer ser "influencer digital", até os atletas kkkk.
@@guilhermemar3961CR7 já conseguiu 😂😂
@@BrunoPiocoppiNos EUA isso é normal
Futebol americano, basebol, basquete, até o futebol é meio assim
Um anúncio a cada 2 minutos kkkk
O problema da pirataria é intrinsecamente ligado ao problema dos serviços de streaming, a vasta maioria das pessoas que assistem jogos seja da NBA ou de futebol pela pirataria o fazem porque falta acesso, seja pra assistir pessoalmente ou por algum streaming, é difícil justificar o preço por algo que pra realidade da maioria, é supérfluo.
Pra você ter acesso a entretenimento hoje em dia tem que assinar no mínimo 6 streaming.
Oq fode é eles ficarem dividindo cota, se fosse pra exibir NBA em streaming, tinha q vender pra uma e só, se n fica essa putaria q é hj, tinha q fazer tipo a Champions se quer assistir TD assina a Max q vai ter TD lá
Não dá pra fazer comparação. A NBA é basicamente ENTRETENIMENTO. O público de futebol NÃO. O que move o público é a PAIXÃO por seu clube. Um público de entretenimento precisa de novos motivos todos os dias e NUNCA estará plenamente satisfeito. O futebol NÃO É apenas um produto.
A comparação com o futebol americano de faculdade faz mas sentido. Mas mesmo assim não se compara.
o Futebol como esporte não, agora esse Futebol profissionalizado que vc vê pela televisão é um produto sim , onde quem realmente tem benefícios com isso são máfias e facções de todos os tipos imagináveis, desde técnicos corruptos numa escolinha de Futebol , até monarquias do oriente médio , aqui no Brasil por exemplo o futebol está caindo pq ele é lapidado por empresários que lucram em cima de um monte de jogadores horríveis e os vendem como joias , e ainda tem esses Bruno Formiga da vida pra defender esse tal Futebol moderno , que na verdade a única coisa moderna nele é uma corrupção mais ampla e dinâmica do era antigamente
Mas isso tá mudando também. Gurizada nova prefere "torcer" pra time europeu e muda de time toda vez que o jogador que gostam muda...
Exatamente! É paixão! E paixão SE ACABA! Esvai-se pelo tempo... Por isso larguei o futebol há muito tempo... não dou audiência a jogos de hoje como antigamente... Sou nostálgico... e o futebol (para mim) era melhor no passado do que é hoje... futebol sem salários astronômicos... sem mídias e coberturas 24h... e principalmente: sem Bet's!
Realmente. O futebol pode não gerar a mesma receita mas tem um modelo mais orgânico a longo prazo
Pelo que vi os americanos falando, tem tambem a questão de que as formas de assistir são ruins, apenas tv fechada em alguns casos. Então boa parte da audiencia desiste/vai para pirataria
Eu vou de pirataria 😂
tem dois tipos de contrato: locais e nacionais.
A partir da temporada que vem teremos nos contratos nacionais Prime Video, ABC/ESPN e NBC/Peacock.
No mínimo aí são três streamings pra assinar, isso pra você ver as transmissões nacionais. Fora ter que assinar tv a cabo ou mais um streaming local pra ver a maioria das transmissões do seu time, que tem um bloqueio de praça rigidíssimo, as famosas RSN em inglês (canais esportivos regionais). Um modelo que está em grave crise, já que o grupo proprietário da maioria delas tá numa pindaíba danada, acho que está em chapter 11 (equivalente a nossa recuperação judicial)
ABC e NBC são tv's abertas, mas atreladas a um canal fechado (ESPN) e streaming (Peacock). Peacock tem exclusividade nos jogos de segunda feira, ESPN nos jogos de quarta, e as TV's abertas só transmitem de vez (e no fim de semana) a partir do natal.
E falando em natal, que pra quem é mais velho sabe que era um feriado sagrado de jogos da NBA, a NFL começou a atacar o natal, e nos EUA ela é imbatível. Fez um acordo de exclusividade mundial com a Netflix pra ter dois jogos no natal ao custo de 150 milhões de dólares/ano, já valendo exatamente hoje. O que não ajuda em nada a NBA.
No futebol brasileiro, a quantidade de tempo perdido no jogo mata a dinâmica. Já se tornou comum pra mim estar passando o jogo na TV e eu ficar mexendo no celular
Pow.mano nem fala só libertadores que os jogos tem sido mais corridos
@@nicolasosterno1666isso quando o jogo não e do teu time ne
Hoje em dia a galera prefere ver só os melhores momentos doque assistir uma partida de 2 horas pra acabar num 0 a 0
Pode parecer loucura regada a vinhos natalinos da minha parte kk.
Mas poderia se discutir o Tempo das partidas.
90 minutos e acréscimos infinitos eu acho muito.
30 minutos em cada tempo talvez e cronômetro parado quando a bola não estiver em jogo.
@@vitorabreutorres6924 Aí o jogo vai durar mais que 90min...
@@vitorabreutorres6924 60 minutos de jogo com paragem de cronômetro ia dar a mesma coisa ou até mais que um jogo atualmente.
A diferença é que o futebol pode se reinventar em formatos de torneios, regras, jogadas, técnicas, ou seja, o que em outros esportes pode ser considerado monótono, no futebol você pode sempre ver algo novo.
@@vitorabreutorres6924Te falar que não acho ruim essa ideia não, viu
Sobre as bolas de 3:
Acho q um bom paralelo seria imaginar um cenário onde na nova geração os jogadores batam falta incrivelmente bem. E aí a dinâmica do futebol mude e o jogo inteiro vire os jogadores cavando falta para fazer gol de falta.
Por mais que seja uma evolução técnica ao aumentar a assertividade, muda a dinâmica de jogo para algo menos atrativo.
é aquela coisa: não é ruim ter bola de 3, é ruim ter bola de 3 toda hora, todo jogo, o jogo todo. Você ter um jogo de sei lá, 20 faltas, é uma coisa. De 70 faltas é outra perspectiva. A NBA recentemente teve jogo com quase 80 tiros de 3 errados, aro apanhou mais que mulher de malandro.
E adiciono mais ao que você disse: teríamos um cenário onde temos alguém que cobraria falta maravilhosamente bem e todo mundo copia a estratégia sem necessariamente ter um cobrador, aliás, a maioria tendo cobradores que não sabem chutar uma bola. É tentar executar a estratégia sem ter o pessoal.
seria um time ter o R10 e os outros terem um bando de peladeiros bêbados, a grosso modo.
Variedade de jogadas, esse é todo o ponto, foi uma comparação ruim do Jorge iggor
Não acompanho muito basquete, mas acredito que seria como se no futebol o gol de fora da area valesse 2 gols. Isso iria matar cruzamento e varias jogadas que invadam a area. Os times priorizariam chutar de fora da area e ficaria chato.
Parei com NBA por causa dos horários dos jogos e o horário que terminavam por serem muito arrastados. E outro fator é a arbitragem, muito chato ver qualquer contato ser marcado falta. Jogo parava toda hora.
E claro, a quantidade de jogos. Impossível pra quem tem que trabalhar, fazer alguma outra coisa, conseguir acompanhar minimamente os times.
Cara tem jogo que começa às 23:00 tarde demais.
Concordo plenamente
Tem jogo q começa 00:30 e termina umas 3 da manhã
@@kaiosilva3151 Mas querendo ou não é por conta dos fusos horários.
No fim o debate não é sobre o futebol é sobre o lucro pelo futebol. As mudanças que hoje fizeram do futebol desestimulante aos espectadores são exatamente em prol da indústria, agora a indústria sofre com as consequências e nós tratamos como se o esporte estivesse em crise. Infelizmente o esporte que amamos se tornou só um meio e não o fim.
exatamente, hoje você vê anúncios com alguns momentos de esporte
Os comentaristas falam o tempo todo de como o futebol é um negócio. Mas se espantam quando ele é esperemido até o bagaço pra dar lucro, como todo negócio.
oq pega mais é a inflação. Pós fim do padrao ouro a inflação aumentou muito. Moeda desvaloriza e afastou que tem menos do esporte. Restou pra essas ligas focar pra ser um evento mais caro como um show
É chato mesmo. É insuportável assistir aos jogos do campeonato brasileiro com esses laterais horríveis e os caras com preguiça
Tem o fato do público ter mudado. Hoje a gente tem um celular com um monte de coisa pra olhar. É difícil ficar 2h vendo um jogo sem perder o foco. Tem que diminuir o tempo dos jogos para eles ficarem mais intensos...
Jorge, faltou mencionar esse MONTE de lesão, rompimento de LCA que tá rolando no futebol por conta desse excesso de jogos no calendário.
Eu sou leigo em NBA, o que sempre me incomodou muito são as quantidades absurdas de faltas durante os jogos, pra galera é normal, mas sempre em inconodou demais e me afastou do esporte.
Times de futebol tem torcedores fiéis!
Até NBA entrou na pauta, que maravilha é assistir o Jorge Iggor no almoço de Natal.
cara, eu concluí que o mundo inteiro tá falando desse assunto de um jeito ou outro, ao menos o mundo dos criadores de conteúdo ligado ao esporte
Eu conheci a NBA e a NFL no antigo Esporte Interativo com as narrações fantásticas do André Hening e hoje ainda assisto NFL e gosto demais teve até jogo no Brasil esse ano na Neo Química Arena.
Entre 2015-2018 acompanhava NBA, gostava demais, tive o privilégio de ver aquele time do Warriors (Era novidade aquele estilo de jogo dando tão certo)
Mas aí os anos se passaram, e o interesse diminuiu, jogos parecidos demais os times com estratégias semelhantes (Todo mundo arremessa de longe) as propagandas que são em excesso, jogos sem relevância (Wild Card que aumentou a quantidade de vagas e diminuiu ainda mais a relevância da quantidade absurda de jogos da temporada regular).
Enfim, em 2019 entendi mais sobre o futebol americano e viciei, jogo sensacional
Traz muito mais entretenimento que o basquete (Maaas muito mais), tem um excesso de propagandas também, mas ainda sim vc fica vidrado aguardando o reinicio pois a quantidade de jogadas e possibilidades é absurda.
Junta se o fato da quantidade absurda de estrelas tanto nas defesas como ataques, talentos geracionais como Mahomes e tantos outros.
Tá louco, falaria horas sobre NFL, jogo apaixonante demais, muito mais interessante que o basquete que tanto me agradou antes, agora não assisto nada da NBA (Uma pena)
A NBA é a liga dos sonhos de qualquer esporte, milionários brincando de basquete, não tem pressão, não tem cobrança, se perder ok , se ganhar ok tbm , não tem nenhuma graça assistir um esporte que não tem competitividade
NBA com dois milhões de anúncios por jogo é sacanagem, tem como assistir aquilo não.. sempre reclamei disso
Emocionante ver o Jorge se preocupando com nosso almoço de Natal..... Liberou o almoço galera kkk Feliz Natal a todos
Principais problemas da NBA:
- 2 min de jogo e 10 horas de comercial
- regras que não favorecem o contato, deixando a defesa mais vazada onde tudo é falta
Acho jorge que deveriam ter a Nfl como referência. 1 jogo por semana de cada Time dá saudade no Torcedor. Playoofs rápidos e se cria toda a expectativa para o Super Bowl .
Isso ocorre na NFL por toda a questão do desgaste do elenco, mas eu entendo que "a escassez torna o produto mais valioso". Lembro que havia uma época em que a FIFA especulou sobre transformar a Copa do Mundo em um evento que ocorreria a cada 2 anos, o que estragaria a Copa do Mundo pois ela deixaria de ser rara
Sobre a Champions.
Fazem anos que não assisto. A ultima que assisti (poucos jogos) foi na época da dupla Benzema & Vinícius. Desde então, só vejo melhores momentos de jogos importantes.
Trás mais temas da NBA mano, mesmo não sendo a sua área de expertise, gosto muito da suas opiniões/análises. Abraços de Luanda, Angola.
Das várias causas, vejo que o porquê inicial é subestimar o consumidor. Isso serve para toda indústria do entretenimento. Tem ter QUALIDADE em oferecer o melhor PRODUTO PRINCIPAL e EXPERIÊNCIA. Pra isso, o profissional TÉCNICO, o que entende o esporte e como é consumido, tem que prevalecer sobre o marketing e publicidade. Menos anúncio,showzinho de intervalo e "influencers", mais análise tática, emoção, criatividade, vivência do estádio. Qualidade é superior a quantidade.
O futebol é feito pros torcedores de cada clube envolvido. Essa paixão nunca vai acabar. Quem é realmente apaixonado pelos clubes nunca vai deixar de ver.
É mas isso é minoria, o grande público hj em dia só acompanha o time quando ta ganhando e olhe lá ksksks
@viniciuscosta07 esses que acompanham só quando ganham não gostam do time. Gostam de ganhar. Eu gosto do meu time e assisto ele sendo ruim ou bom
Realmente, por pior que meu time esteja, estou lá assistindo. Mas eu sou uma jovem senhora, a nova geração não é assim não. E mesmo no meu caso, que curto muito futebol e parava para assistir qualquer jogo, hoje já não faço mais isso. As transmissões e paralisações durante o jogo estão insuportáveis.
Só não se esqueça que apaixonados também falecem
@diegohaphia idaí? Que comentário tosco kkkk
NBA tem muitos problemas. A arbitragem é escrota, estão minando cada vez mais rivalidades e confrontos. O excesso de jogos em período curto também é bem ruim, são OITENTA E DOIS jogos em temporada regular, não tem motivo pra você assistir isso tudo. Deixar de assistir uns 20 jogos não vai mudar nada.
Outra coisa: o festival de 3 pontos mina a basquete realmente jogado, as jogadas trabalhadas, partidas pra cesta, etc
Abre brecha até para um debate antigo que era sobre o ataque ter ficado melhor ou as defesas terem piorado, os jogos da NBA no quesito estratégia declinaram muito, e os anúncios e a arbitragem não coraboram pro jogo que fica muito estático, realmente só tem válido a pena assistir os playoffs e a corrida pra ver que fica com uma última vaga direta pro playoff
@@viniciusbarrosdossantos898definitivamente é a defesa que piorou, pelo simples fato de que agora defender é basicamente proibido, pra permitir as jogadas de 3 pontos e o placar ficar alto. É tipo se o goleiro hoje em dia pudesse só defender com os pés, aí todo jogo termina 5x4, 6x5, só com gols fora da área.
@@MrSaintedPepsi Sim,mas em contrapartida a defesa do perímetro deveria ser melhor não concorda? Defender o garrafão é basicamente dar a oportunidade do adversário fazer dois pontos por conta do lance livre, já que a cesta de 3 é algo requisitado com frequência, porque a defesa do perímetro não acompanhou essa evolução? E apesar do número crescente de chutadores de 3, eles não têm um padrão de continuidade já que em um jogo eles acertam 5/8 e em outra acertam 1/7
@@viniciusbarrosdossantos898hj as regras/arbitragem impede jogadores de defender, qualquer coisinha é falta, aí o esforço dos jogadores é mínimo.
Eu concordo com 100% do que você falou Jorge Iggor, inclusive, eu queria muito essa diminuição de jogos (Está totalmente saturado!). E também até mesmo colocar 10 minutos em cada quarto, e também 5 timeout em cada tempo (5 Timeouts para o primeiro e segundo quarto, e 5 Timeouts para o terceiro e para o quarto quarto). O jogo iria ficar muito mais dinâmico e querendo ou não essas diferenças técnicas seriam diminuídas já que teriam que ter mais substituições e os jogos seriam mais rápidos devido a menos tempo. Mas, pensando por outro lado, será que os magnatas estão preocupados com isso, ou o dinheiro vale mais? Eis a questão!
Basquete e o jogo que mais mudou em 10 anos isso trás um impacto muito grande nas pessoas que gostavam do jogo
Jogo basquete desde os 14, e acompanho NBA desde os 12, hj com 23 pra 24 anos, digo que a principal critica ao jogo atual, são em relação as inúmeras punições ao "trash talk", que é algo que sempre fez parte da competição. A provocação sem discriminação é valida, mas me parece que o administrador da liga, não pensa desse jeito. O esporte americano antes de ser competitivo precisa gerar entretenimento.
acho que se muita gente, eu incluído, falar o que pensa do Adam Silver vai ser considerado antissemita
@otaviofrnazario Não faça isso mano, embora ele acumule inúmeras infelicidades ditas e praticadas como o nome por trás da NBA.
Nesse cenário acho que o futebol brasileiro ainda está melhor do que na europa. Aqui o nível dos times e das contratações vem melhorando muito (compare o elenco do seu time atualmente com o elenco de 2017), fora a competitividade absurda. Futebol europeu antes acompanhava semanalmente, hoje em dia, apenas champions league em fase de mata mata.
😃😃😃
futebol brasileiro é pessimo. O artilheiro do brasileirao teve 15 gols e foi o yuri alberto. Fora o calendario lixo que n permite uma intensidade maior nas partidas. Realmente feio de assistir
@@peterson79 Meu ponto é que melhorou muito em relação ao que era, enquanto o futebol europeu está cada vez mais sem graça de assistir. Mas eu concordo que a infraestrutura, beleza do jogo e experiência do torcedor europeu no matchday é infinitamente superior ao futebol daqui
@@arthurcarvalho7382 Isso sim. A decada passada foi tenebrosa no futebol brasileiro. Sobre entreterimento, eu inclusive acho o fut brasileiro dos anos 80 e 90 mais divertido do mundo. Ja viu o camp italiano que tinha os grandes craques da época? O jogo era muito defensivo. Teve 2 campeões da serie A com menos de um gol por jogo no campeonato. A copa de 90 e 94 sao o simbolo do futebol defensivo da epoca que seguiu assim até guardiola chegar ao barcelona....
@@peterson79 Não cheguei a acompanhar, comecei a assistir futebol em 2004. Mas pelo que meu pai fala, realmente era outro nível
NBA virou show de lances de 3 pontos😢
O jogo da NBA é um anuncio que tem esporte no meio, é óbvio o motivo da queda de audiência, ninguém aguenta ficar três horas pra ver quarenta minutos de esporte, é ridículo
Cara, pior que esportes americanos sempre foram assim. Acho que bolas de 3 em demasia, falta de rivalidade, regras que não permitem uma defesa mais pegada são os motivos mais relevantes. Tem também o fato de que hoje podemos ver os highlights...
E os preços dos streamings no brasil???
Falou bem demais Jorge, bem demais, a audiência do futebol brasileiro aumenta no segundo turno do brasileirão, seja pelo ânimo das finais que se aproximam (libertadores, copa do brasil) ou pela proximidade do desfecho do brasileirão. Tem muita gente que vai ignorar completamente os jogos iniciais do ano simplesmente pq nao tem relevancia alguma
FELIZ NATAL JORGE IGOR, obg por alegrar o meu almoço todos os dias um feliz natal pra você e pra sua família!!!
NFL tem vários dos mesmos problemas principalmente a duração dos jogos mas acho que o efeito tá sendo o contrário por causa da escassez de jogos.
o Futebol Americano Universitário (NCAAF) se não me engano já é mais assistida do que a NBA(pelo menos nos EU), se não me engano.
college é mais visto que a NFL em muitos estados, principalmente estados que não tem times da NFL (apesar da maioria deles serem estados menores).
E acredite, mesmo na NFL há reclamações devido o recente aumento pra 17 jogos e já se estar falando num 18°, essa foi a primeira vez (acho) que o aumento de jogos não foi decorrente do aumento de times na liga.
Falo como parte do público da NBA aqui no Brasil que:
•
É impossível você conseguir assistir 82 jogos de temporada regular, número que poderia ser reduzido a 58.
•
Muitas paralisações de faltas, comercias e pedidos te tempo longuíssimos. O jogo dura apenas 48 minutos, porém com comerciais e paralisações esse número é elevado a 2h30m.
•
Não temos mais grandes rivalidades na liga, jogadores de hoje são todos amigos entre si.
•
Arbitragem gosta muito de se aparecer, dando faltas técnicas pra todo lado, além de todo tipo de contato é marcado.
•
Exagero na quantidade de bolas de três pontos arremessadas, tendo menos jogadas trabalhadas.
•
Protecionismo de grandes estrelas por parte da NBA.
Problema é que as casas de apostas precisam de jogo todo dia para alimentar o mercado.
Não terminei o vídeo ainda, mas tem gente que fala que a NFL são poucos jogos (não acompanho) e isso melhora muito o produto
confesso que é uma vantagem da NFL, apesar de decorrer de uma necessidade. Ela sabia que não poderia ter jogo toda hora devido as questões físicas do jogo, e achou a janela perfeita pra fazer sua temporada.
na NFL você não tem o luxo e a sensação de que sempre haverá amanhã, que uma temporada de 82 jogos indubitavelmente dá. Na NBA de 82 se você vencer 40 provavelmente pega uma vaga de playoffs. na NFL se você tiver cerca de 50% de aproveitamento tem que rezar pra sua divisão ser ainda pior que você, porque por campanha pura você não pega uma vaga. E é no mínimo 4 dias entre jogos. A temporada te dá poucas chances, são 6 de 17 jogos contra seus rivais de divisão (basicamente seria jogar 6 clássicos em 17 jogos, qualquer pessoa te fala que 6 clássicos em 17 jogos é dureza), sem falar que o calendário, fora da sua divisão, tem parte dele sendo feito com base na classificação do ano anterior. O vencedor de uma divisão pega o vencedor de uma outra divisão dentro da conferência, se seu calendário foi mole num ano, no outro será, a princípio, complicado.
Jorge, excelente vídeo!
Eu acredito que os nossos talentos estão trabalhando de motoboy ou como balconista no comércio.
Eu já de perto aqui no Rio de Janeiro 03 casos reais de adolescentes que tiveram que desistir do prosseguir na carreira de jogador.
O motivo foi o mesmo nos 03 casos para assinar o contrato o Pai do jogador precisa pagar R$ 30.000,00.
Tenho 26 e comecei a acompanhar NBA lá pra 2017/18. Já cheguei a assinar o League Pass (tipo o Premiere deles), mas hoje em dia vejo apenas o último mês da temporada regular e os playoffs (talvez eu veja algum jogo hoje por ser rodada de Natal)
As pausas e o fato de ter 82 jogos por time é bizarro e entendiante, mas provavelmente os jogadores não vão querer diminuir o salário deles pra tirar alguns jogos do calendário. Feliz Natal a todos ❤🎄
Rodada de Natal tem algo de diferente? (Sou leigo no basquete)
@@Rodrigotosomandouvcsefodersim mano, esse rodada teve curry x lebron na rodada de natal. Tipo um Barcelona e real Madrid, dada as devidas proporções.
@@guilhermemello3474 ah justo! Meio que eles deixam reservada a data para ter um jogo mais foda, isso?
Além da quantidade de comerciais é realmente insuportável. E ainda tem o detalhe que, como a temporada regular é gigante, os jogadores chegam muito machucados para jogar as finais, onde deveria ser o ápice da forma física deles. Eu sou bem fã da NBA, mas depois de assistir outras ligas, vc percebe que tem muitas coisas chatas no campeonato americano.
6h de anúncio por jogo
Os jogadores enterram: Não pode segurar o aro = falta técnica
Não pode encarar após a cesta = falta técnica.
Além dos juizes quererem ser mais do que os jogadores, muito erro!
Anúncio é insuportável, eu msm, uso adtanana com vpn e dns anti tanana, em tudo. Ninguém gosta de anuncio, "ain, é importante pras marcas", doq adianta? Se o anúncio do produto é insuportável, pq eu iria comprá-lo?!!! Ninguém gosta, ninguém quer e as empresas ainda não perceberam que ninguém vai comprar um carro novo ou uma Pepsi pq viu um anúncio na TV ou pior no serviço de streaming, elas vão comprar pq elas querem comprar o produto, com ou sem anúncio.
@@samdasneves69finalmente achei alguém que pensa igual eu kkkkkkkk também não entendedo onde tá a lógica por trás do Marketing. Eu mesmo não vou comprar um tênis porque numa publicidade x tem um famoso falando para comprar, vou comprar apenas se eu quiser e achar necessário kkkkk
A "baixa" na audiência dos esportes, é ativamente influenciada pela pirataria e isso é culpa das organizações sim, mas principalmente dos serviços de streaming. Hoje para acompanhar todos os jogos do seu time, você precisa assinar alguns streamings, pois cada competição passa em um lugar diferente (as vezes a mesma competição é transmitida com jogos exclusivos em serviços diferentes), então, torna-se caro para muitas pessoas pagar todos esses serviços que cada vez ficam mais caros. Inclusive, muitos serviços têm ficado mais caros devido a incorporação de produtos no catálogo que são pouco relevantes mas permitem que o preço do serviço tenha um aumento. Ações como essas fazem com que pessoas que querem assistir apenas jogos, paguem por um preço desproporcional por varios serviços, onde não vão usufruir de grande parte.
Enquanto isso, a NFL só cresce cada vez mais. Indo pra mais países.
E olha que o futebol americano para demais
Torço pra que cresça ainda mais aqui no Brasil. Tô cansado de ser zuado pelas pessoas e parecendo um esquizofrênico quando falo que gosto e acompanho futebol americano :(
Exato, assisto NFL também, o que me pega mais são comerciais exagerados também, mas eles criaram a NFL Redzone que justamente é um contraponto a isso. Eu geralmente deixo uma tela no jogo que quero assistir e outra na NFL Redzone, para aproveitar o produto e não ficar sofrendo com pausas comerciais a cada 3 minutos. E a NFL tem a escassez também, já que a temporada tem apenas 5 meses. Esporte sem cera, sem enrolação, direto e reto, recomendo a todos. Único lado negativo é a arbitragem que tem que melhor e muito, de resto, melhor esporte para se assistir hoje!
@@MrSaintedPepsi NFL é muito bom. É uma cultura muito foda. Esses caras sabem valorizar o produto. Espero que cada vez cresça mais. Mesmo os Raiders sendo um lixo
@@kaiovinny sim.. parece que a arbitragem é ruim em todos os esportes. As zebras não ficam atrás. Muito baixo nível. Porém, eles sabem valorizar o produto. Daqui a pouco vamos ter mais jogos no Brasil. Está ficando cada vez mais famoso
Na minha opinião, eu diria que a quantidade de interrupções e anúncios somados a arbitragem que simplesmente acaba com a competitividade, rivalidade dos jogos na temporada regular acabam afastando o público. Um simples jogo dura mais de 2 horas com vários minutos de comerciais, os jogadores não podem mais enterrar, provocar, buscarem contato físico que tomam faltas técnicas e são expulsos.
17:29 Sim, eu gosto de laranja.
🥰
Suco de laranja ?? 👀😂
O grande problema nba é o excesso de picotwmento do jogo que é utilizado pelas empresas para ganharem dinheiro. Ninguém suporta a mesma propaganda o tempo todo e perde o interesse de tanto comercial que passa. O futebol tbm é picotado e incomoda, mas enquanto está parado você ainda está focado no jogo, não vendo receita de frango e PRONTO.
O maior ponto acho que é esse mesmo o excesso de jogos, satura qualquer um, outro ponto mais agora voltado ao futebol é o baixíssimo nível técnico em muito campeonatos, mas creio que o 1° ponto também interfira nisso.
Excelente reflexão. Infelizmente dificilmente essa discussão vai ser feita pelas lideranças...quando forem ver já vai ser tarde!
A NFL são pouquíssimos jogos, e as audiências são ABSURDAS
Pelo fato de a temporada ter uns 16 jogos , cada um desses jogos conta então deixa o produto final muito mais interessante, na NBA tem 82 jogos, então acaba ficando cansativo e repetitivo, muito jogo que nao tem importância
Exato. Temporada com 17 jogos por time em 18 semanas e mata-mata sempre com jogos únicos, que já é lor si só um diferencial em relação às outras ligas americanas e até ao nosso futebol.
NBA sempre foi 82 jogos, só agora que estão pagando de doido e reclamando kkkk
Fala Jorge. Comentando aqui no começo do vídeo ainda só para não esquecer. A questão das bolas de 3 não é pelo fato de ser uma evolução natural do jogo, o que realmente é. O problema que ela trouxe, que no futebol não temos, é que virou previsível a forma como se vai ganhar o jogo. Ou seja, hoje basicamente para você ganhar o jogo vc tem que acertar mais bolas de 3 do que o adversário. Isso virou a base do basquete na nba. Com isso, os times cada vez mais procuram arremessar um volume maior de bolas de 3, fazendo com que todos os times tentem ganhar o jogo aplicando o mesmo estilo. Seria como se no futebol, todos os times tentassem aplicar o estilo do guardiola. Seria legal por um tempo, mas chega uma hora que ver sempre a mesma coisa fica chato. Acho que esse é o grande ponto sobre as bolas de 3 que se discute
O pior do basquete é vc assistir mais propaganda do que o jogo. Jogo para toda hora. Tudo é falta. 20 milhoes de pause tecnico. Jogos sem importância nenhuma. Rivalidades cade vez mais fracas.
Isso do público se conectar mais com os jogadores doq com os clubes ou times eh uma tremenda inversão de valores (o escudo na frente da camisa smp eh mais importante q o nome e número nas costas) 😑👌🏼
Ja assistir muito NBA,mais realmente parei um pouco, muitos jogos irrelevantes, muitos comerciais, muitas faltas , ainda acompanho o Knicks mais bem menos q antes
É vdd, na temporada regular os caras não se esforçam… chega no 3º ou 4º quarto e com uma vantagem grande do outro time, os técnicos tiram o time inteiro de quadra, é o mesmo que pedir pra desistir. O jogo acaba antes do tempo final. Vira quase um treino no final do jogo.
Depois da Internet meu interesse pelo futebol diminuiu muito, fico mais na Internet.
Se nem os jogadores se impostam com o jogo, mesmo sendo o ganha pão deles, pq diabos EU iria me importar??? 😂😂
Só um adendo. Caiu a audiência no mercado de TV a cabo nos EUA. Publico e renda nas arenas, audiência em streaming, redes sociais e TV internacionais, tudo vem aumentando. Mas que há pontos que eu gostaria que melhorasse, não há duvidas.
é uma verdade, a NBA ataca mais e a mais tempo o mercado internacional, principalmente porque a NFL é imbatível nos EUA. Esse foi o movimento de gênio do finado David Stern que gerou todos os outros.
Olá Jorge, feliz Natal pra vc e sua Família. Tem de todo um pouco. desde a falta de figuras importantes até O JOGO. A diretoria da NBA está acabando com o jogo. Os Arremessos de três, como fim e não como um aspecto do jogo, é uma das principais razões, porque existem as regras que a NBA impôs, onde o menor contato físico é falta, a ausência de um jogo interior que deu muito “tempero” ao jogo, hoje não existe mais, etc....
Feliz Natal pra Você e família, Jorge!
No Reddit, eu vi muita gente falando sobre os problemas do League Passa da NBA, desde problemas com a conexão, até a NBA vendendo direito de exclusividade pra TV e não transmitindo o jogo na próprio aplicativo e nos EUA as transmissões 'corsárias' tem uma excelente qualidade.
O campeonato francês já vivi algo parecido.
sim, lá foi a maior luta pra fecharem um contrato de tv local
Mas não afetou o futebol em geral
eu sou de 99, comecei a acompanhar futebol em meados de 2006/07, completamente vidrado, de ver esporte interativo, assistir aos campeonatos português, inglês, ter uma enciclopédia de futebol na cabeça sobre jogadores, estatísticas, ter álbuns de figurinhas, completar revistas com os placares de série A, B, C, D, só jogar jogos de futebol no videogame, enfim, complemente lunatico por futebol e conforme fui crescendo fui perdendo muito o interesse, seja por conhecer histórias sobre quem se tornava profissional molhando mão de empresários, vendo que a mesma paixão que eu sentia não era compartilhada pelos jogadores… É um amontoado de explicações, mas passa muito, também, pelo acúmulo de jogos que não valem nada, campeonatos fracos, etc etc etc. É um assunto bem complexo e legal de se debater. O tempo passa, as coisas mudam e é interessante ver que isso vem se refletindo na cadeia inteira e não é só no futebol. Novas tecnologias, novas maneiras de acompanhar, acesso muito fácil a tudo e um conteúdo muito cansativo, dando pra contar nos dedos os jogos que assisti do início ao fim do meu time do coração. Mudanças precisam ser feitas e essa discussão estar em pauta já é um bom início.
Baita vídeo, Jorge.
NFL dando um pau na NBA
nos EUA sempre foi assim, mas a NFL começou a querer dominar o mundo de uns anos pra cá, aí a gente tá vendo agora
NFL sempre foi maior e deu mais lucro. NBA e basquete sempre foi nicho nos EUA, igual o beisebol.
A quem tiver interesse, recomendo procurarem o vídeo do Bola Presa sobre o assunto. Eles mostram que a situação não é tão grave quanto parece e que as pessoas estão fazendo uma "tempestade em copa d'água"
O excesso de jogos está ligado a escassez de grandes ídolos do esporte e por conta disso o produto fica cada vez mais deteriotado. As vezes o menos é mais.
Que tema foda! Parabéns Jorge!
Eu acompanho bastante a NBA, e concordo que está chato nessa temporada, é só trocação de 3 pts, não tem mais jogadas, sem contar a arbitragem, que por qualquer motivo da falta técnica, hj em dia não se pode olhar diferente para o adversário que já é falta, a turma do politicamente correto tá acabando até com o esporte.
Jorge vc já narrou algum jogo de basquete/NBA?
Abraço, feliz natal, Deus abençoe
4:50 aqui o áudio ficou 🆗 novamente
Tbm na nba eles dão muito palco pros jogadores americanos e deixam de lado os melhores jogadores que são estrangeiros e isso acaba minando tbm um pouco a narrativa dos jogos
Há certas "cenas lamentáveis" no futebol que eu adoro ver, que eu acho é bom. Esses dias o Max Verstappen foi punido pq tava falando muito palavrão. Na NFL hoje em dia provocar o adversário é falta.
Querem transformar os jogadores em santos. Esse movimento é geral e eu não tô curtindo
Sobre as tais cenas lamentáveis: aquele empurra pra lá, empurra pra cá, dedo na cara, xingar de tudo que é nome é legal demais.
Desde que não role soco e esse tipo de coisa, pra mim tá valendo
Como fã de basquete digo que o principal fator seja um jogo de 48 minutos demorar até 3h. Tem hora que tô vendo o jogo vem um comercial e começo ver vídeo no Instagram, quando voltar já está tendo outro intervalo
Eu mesmo, aí. 😅😅😅
NBA e NFL são difíceis de assistir, porém a NFL ainda é mais digestivel que a NBA. a NBA está insuportávele saturado. Trazendo para o futebol, não existe identidade nos times, todo mundo quer ser Pep Guardiola, assim como na NBA, todo mundo quer ser Stephen Curry.
No time do Boston Celtics msm Na estatística da temporada atual é o que tem mais acertos de Bola de 3.
Acho que na NBA oq tá matando é que são 48min de jogo e 1 hora e meia de anúncios repetitivos. Isso especificamente nunca vai acontecer com o futebol
Essa Perda De Audiência Da NBA é muito estranha visto que a NBA É um dos torneios que +geram receitas no Mundo
Tem anúncio enfiado em todo buraco,por isso tem uma receita tão alta
Feliz Natal pra você Jorge ygor e pra todos aqui
As regras também
A começar pelos juízes
A distribuição de jogos do seu time de coração em varias plataformas de streaming também influenciam demais. Fica complicado assinar 3-4 p assistir meu São Paulo, por exemplo
Eu tentei assistir a final da NBA recentemente e achei horroso. Os caras pausam no meio do jogo DO NADA, toda hora. Como ainda tem brasileiro que não gosta de futebol mas suporta assistir isso? Tem que ser muito bb ovo de americano kkkk
o jogo em si costumava ser até legal de assistir mas essa parte das pausas toda hora me desanimaram muito, hoje eu não assisto e mesmo as transmissões grátis no YT eu não tenho ânimo de ver mais kkkkkk fd os cara consegue destruir até oq sobra de bom do esporte, futebol idem, só reserva em campo td hora pq tem 900 partidas por ano tá difícil viu to desanimando é de esporte, acho que vou começar a assistir série pprt kkkkk
O futebol brasileiro também para cada vez a cada 2 minutos
Falou um fã de futebol que TODOS OS JOGOS, quando um time está ganhando os últimos 20 minutos da partida os jogadores param de jogar e viram atores
@@Kaio_INCEL poha de "fã de futebol" mlk, eu sou torcedor
@@gustaaavo Por isso não consegue ver a chatice que é o esporte. Até final de Copa do Mundo, os 20 minutos finais um time sempre desiste de jogar futebol
futebol se adaptou através do tempo e tornar e vejo que para continuar relevante terá que continuar se adaptando, deixar tempos de 30 minutos com o relógio parado ao não ter a bola em jogo seria massa, a graça do futebol é que um time ruim pode vencer um bom as mudanças tem que manter isso
NBA = Anuncio que de vez em quando pausa pra passar basquete.
Lembro que teve um momento quando a FIFA se perguntava como lucrar mais e esse negócio de colocar propaganda entre as pausas e faltas que nem na NBA virou uma sugestão, tá aí o que resulta: uma partida de basquete dura 48 min jogados + 2h de propaganda ninguém aguenta ver isso, propaganda a todo momento, qualquer toque ou encarada é falta, todos os jogadores que as pessoas querem ver tão se lesionando mais e mais.
O futebol pode acabar nesse mesmo caminho se o calendário não diminuir, se a arbitragem continuar piorando, etc.
80 jogos e uma loucura
Exatamente tem muitos fatores e esse de 82 jogos é um dos principais em jogos decisivos no final da temporada muito provavelmente a audiência será o normal mas na temporada regular tanto jogo perde a relevância. E a NBA assim como o futebol olhar torto, tirar uma onda após uma cesta/gol o cara é punido e isso deixa chato.
Em breve esportes mais dinâmicos e rápidos tendem a ganhar holofotes por causa do imediatismo que temos, principalmente causado pela internet.
Um chute que tenho (só chute mesmo) é o que o futsal tende a crescer nos próximos anos por causa disso
Lá fora não sei, mas acho difícil aqui no Brasil se continuar do msm jeito..
As transmissões do futsal muitas vezes parece q vc tá assistindo uma pelada, e não é pela qualidade do jogo.. e sim do produto em si, quadras e uniformes lotados de patrocínio diferentes num espaço tão curto, vira uma poluição visual, tem quadra q tu vê anúncio escrito no meio da zona de jogo, isso é ridículo
Acho exatamente o contrário, se o futebol de campo cair o futsal vai junto. Até pq futsal só é legal pra quem joga, não existe muitos atrativos nesse esporte pra quem assiste por que não existe "surpresas". São jogos muito padronizados, até o gol não tem tanta emoção no futsal
futsal que não tem “times de camisa” disputando o campeonato? onde tem 2 torneios nacionais diferentes ? vai cair e muito. talvez a Kings Leguea de F7 do Piquet que domine o mercado
Molecada quer vê influenciador fingindo que joga alguma coisa no PC
Bom ponto👏👏👏
eu tentei assistir NFL, mas é um saco ter TANTA PAUSA pra colocar propaganda, pra mudar a posição dos jogadores, pro tempo correr de forma mais "justa". São 3 horas e pouca em q vc sente q "perdeu" 2 horas (já q de útil só tem 1 hora). Imagino q NBA seja igual
Impossível assistir nba pra quem acorda cedo, sem sacanagem eu prefiro ver NBB, aprendo muito mais assistindo o nacional
essa do jogo contar mais, ser mais importante, aconteceu comigo esse ano pro corinthians... não acompanhava à fio há anos... começou o streak, assisti todos, ou no mínimo, acompanhava no google o jogo + concorrentes
os times ja conseguiram decifrar o basquete. o jogo ficou facil. precisa de alguma revoluçao
Por isso adoro NFL, na offseason a gente só falta subir pelas paredes de saudade pq são poucas semanas
Acho que uma queda no futebol é improvável, já que o esporte segue crescendo, inclusive em mercados como o dos EUA. Além disso, mesmo que o masculino enfrente alguma saturação, o feminino está em plena ascensão, especialmente em lugares como os EUA, onde sempre teve grande destaque.
Jorge, concordo com quase tudo e principalmente com a parte da escassez (que hoje praticamente inexiste no futebol), com a duração longa do jogo para o público mais jovem e atento para outro ponto: as fórmulas de campeonatos não estão acompanhando o que as pessoas buscam e querem assistir. O que a Champions league fez, por exemplo, demorou anos! E creio que ainda não será o ideal, entendo que para os campeonatos o viés do mata-mata, propriamente dito, tem que estar presente para dar mais enredo as competições
NBA FALIU. raiam santos já tinha avisado.
Faliu aonde ?
É muito jogo em pouco tempo. Ou diminui os jogos ou poderiam espaçar mais a temporada. Parece que os times escolhem quando vão jogar a valer ou cumprir tabela. Mas, particularmente, tenho assistido menos pq a Disney transmite a maioria dos jogos só no pacote Master plus mega Power e eu não vou pagar 62 pila por mês pra isso.