Papo CNV | Como é a Comunicação Não-Violenta no trabalho?
HTML-код
- Опубликовано: 4 дек 2024
- Pensar em uma Comunicação Não-Violenta, ou Comunicação Consciente, te faz temer pela agilidade dos processos e pelo alcance dos resultados na empresa? A Liliane Sant'Anna fala sobre esse medo comum no primeiro contato com a CNV, e traz 4 elementos práticos para que a CNV possa ser vivida no trabalho, contribuindo para melhores relações e, consequentemente, melhores resultados.
A prática da Comunicação Não-Violenta é essencial para sua incorporação e para a mudança para melhor da sua realidade, seja no trabalho ou na vida pessoal. Conheça nossos treinamentos: www.institutocnvbrasil.com.br/treinamentos
Para conhecer mais sobre a Comunicação Não-Violenta, continua essa conversa com a gente em:
/ institutocnvbrasil
/ nstitutocnvbrasil
www.institutoc...
institutocnvb@gmail.com
Empatia, desapego à solução, pertencimento e confiança !!!!
empatia, desapego à solução, pertencimento e confiança :) adorei!
Oi, Carolina! É muito bom saber que essas dicas foram úteis pra você :) E também uma alegria ter você com a gente! Abraços!
Puxa... eu estava um pouco resistente em tudo que você estava falando. Mas quando você disse sobre a necessidade de fazer a vida de todo mundo melhor, eu me rendi. É isso mesmo, afinal. Ficar confortável, apesar dos conflitos. Obrigada!
Oi Jacqueline! Brigada por nos contar da sua experiência e de como a mensagem acabou fazendo sentido pra você. Seguimos juntas! Um abraço
Eh mas, tomar cuidado com o altíssimo risco de tentar "agradar" a todos, deixando voce sem autenticidade, perigosamente tambem sendo interpretado como "falso(a)". Mas sim, claro que precisamos praticar sempre pois nao vale a pena julgar e absorver tudo que nos é dito..
agradecido,
A metáfora do tubo me ajudou a entender mais ainda sobre o que é empatia.
Oi, Neto! Que bom que essa metáfora fez sentido pra você! A empatia é uma habilidade incrível, e a nossa experiência é que a conexão que vem por meio dela torna a qualidade da relação muito melhor. Ficamos felizes em te ter nos acompanhando por aqui. Abraços!
Liliane, você é maravilhosa sempre! Adoro ouvi-la, amo sua clareza e didática! Obrigado por essa entrega! 🤗♥️
Brilhante a metáfora dos lenços no tubo 👏🏼👏🏼👏🏼 Precisamos demais desse tipo conteúdo!
Ótimo conteúdo! Certamente faz toda diferença. Parabéns!
Parabéns, muito construtivo.
Acabei de participar de um treinamento do Instituto na empresa onde trabalho. Simplesmente demais! Na vida profissional e pessoal, as pessoas hj não se importam em simplesmente ouvir e compreentender o outro, mas querem ser ouvidas e compreentendidas.
Oi Si! Celebramos muito que o treinamento esteja ressoando pra você! E, com a sua fala, nos chega uma vontade de mais reciprocidade nos relacionamentos, uma vontade de ser ouvida e compreendida da mesma forma que as pessoas anseiam por isso, faz sentido? Algo que a prática da CNV nos faz perceber é que muitas vezes estamos em conversas para responder, e não para compreender. E, pensando na forma como a maior parte de nós foi educada, estamos treinados para dar a resposta certa. O que faz com que às vezes a gente não se atente ao que é realmente importante para a outra pessoa né? A prática da CNV apoia no fortalecimento dos músculos da empatia. E ficamos felizes em te ter com a gente nessa prática! Conta com a gente nesse caminho de aprendizado! Um abraço!
Ótimo conteúdo, com naturalidade ao falar. Muito bom.
Felizes que lhe serviu, Jones!!
Excelente! Parabéns pelo conteúdo!
Excelente vídeo! Sou Mediadora de Conflitos e Professora e tenho um canal que abordo temas relacionados a comunicação, relacionamentos, e reforço sempre que a comunicação é a base das nossas relações e de enorme importância fortalecê-la através da empatia, da escuta ativa.
Parabéns pelo canal e pelo conteúdo!
Oi, Alessandra! Gratidão pelas palavras! Por aqui também acreditamos no poder da comunicação para transformar vidas 🧡
E a pergunta da vida : existe algum lugar onde se trabalhe dessa forma, com esse pensamento?
Ótimo conteúdo 👏👏👏
maravilhoso, sua voz acalma e trás a paz!
i dont mean to be so off topic but does anyone know a tool to get back into an Instagram account??
I was dumb forgot the login password. I would love any assistance you can give me
@Angel Korbyn Instablaster :)
@Arian Finnegan i really appreciate your reply. I got to the site on google and Im in the hacking process atm.
Seems to take quite some time so I will reply here later with my results.
@Arian Finnegan It did the trick and I now got access to my account again. I'm so happy!
Thank you so much, you really help me out !
@Angel Korbyn happy to help :)
Adorei o conteúdo, de fato todos esses passos contribuem para a expressão do indivíduo na sua totalidade. Fiquei muito curiosa com a proposta do check-in, você poderia dar um exemplo, queria implementar isso na equipe😊
Gostei!!!!!!! Muito legal, aprendi bastante!!!!
Que bom, Mauricio! Ficamos muito felizes que as mensagens do vídeo tenham contribuído pra você! Seguimos juntos! Abraços!
Que vídeo incrível!
Excelente; o que mais admiro na CNV é que ela me traz à conexão em mim pra chegar no outro também com conexão; existe uma intenção aí; compreensão de si e do outro; essa verdade das relações é libertadora e gera esse pertencimento! A única dualidade que existe é o estar bem para os dois lados e isso é muito! Gratidão! CNV na vida!
Que lindo depoimento, Goreti! Gratidão por compartilhar e por nos acompanhar nessa jornada de transformação das relações! Um abraço!
@@InstitutoCNVBrasil gratidão pelo Feedback!
Adorei o conteúdo! Gratidão!
Excelente! Meus parabéns, deveria ter milhoes de visualizações. Parabéns continue, extremamente produtivo esse vídeo obrigada;)
Oi, Graziela! É muito bom ler a sua mensagem! Nos atende em propósito e contribuição. Conta com a gente na sua exploração da CNV. Abraços!
Grata
Preciso muito exercitar essa forma de CNV, pois na maioria das vezes não sei me expressar corretamente falando de como estou me sentindo.
Vídeo importante e maravilhoso.
❤
Muito bom , amei
ESTOU AMANDO/ERMINDA 25CRE/SOLEDADE/RS
Brigada por contar, Erminda! Felizes em ter você aqui com a gente!
Muito obrigado por compartilhar essas 4 dicas, super pertinente nos dias atuais e para nós líderes cabe a missão de provocar ainda mais a cnv no ambiente de trabalho
Oi, Fernando! Ficamos muito felizes que o vídeo tenha contribuído para você e para sua atuação no trabalho. Acreditamos muito que a CNV é uma prática que pode transformar a forma como trabalhamos, com mais colaboração e fluidez. Que bom ter você com a gente nessa jornada! Abraços!
Simplesmente incrível!!!!
Ficamos felizes que a mensagem do vídeo fez sentido pra você, Valeska!
Ótimo conteúdo parabéns 👏👏👏
Topop
Amei!
Gostei muito
Muito bom! Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Gratidão, Célia!
Excelente 👏👏👏
Que bom que fez sentido pra você, Rosemary! Vamos juntas! Abraços!
Maravilhoso
E se eu tento conexão em um grupo e não consigo fazer essa ponte?
Oi Ester! Com um grupo pode ser mais desafiador garantir que as pessoas confiam que foram compreendidas, certo? Em um grupo que trabalha junto regularmente, como em uma equipe, podem ser realizadas atividades de construção de confiança, já que com mais confiança, as pessoas sentem-se mais seguras em incluir sua voz. Em grupos para trabalhos pontuais, uma estratégia é trazer convites como "Gostaria de escutar resistências ao que está sendo proposto", ou abrir um momento específico para dúvidas, escutando com interesse genuíno as resistências e questões que forem levantadas, atenta ao que cada um quer preservar. Aqui são só algumas dicas para um tema que trabalhamos mais a fundo nos nossos treinamentos corporativos. Nesse episódio do nosso podcast exploramos mais o tema: open.spotify.com/episode/6VKJq3QKxRrM1cUonm03Kx?si=Iz8F5X5rTROEhgQk9n4bjg&dl_branch=1
Depois nos conta se o que trazemos lhe apoiou de alguma forma? Um abraço!
Então na CNV não tem muito sentido em separar lado pessoal do profissional?
Oi, JVS! Sim e não. Fico curiosa para entender mais sobre o que motivou a sua pergunta para trazer uma resposta que mais lhe sirva, então se quiser contar mais, será ótimo. Enquanto isso, te conto que na CNV, buscamos entender o que está vivo em nós, momento a momento, para ter mais consciência e escolha, e agir conectados à nossa motivação humana e mais profunda. Mas isso não significa atender as nossas necessidades a todo momento. No ambiente de trabalho, nem sempre vamos encontrar estratégias para cuidar de necessidades que podem ser melhor cuidadas com ações que estão no âmbito das nossas vidas pessoais, e vice versa. Mas reconhecer que essas necessidades estão vivas pode mudar a nossa forma de agir em uma situação, saindo de um modo reativo e entrando em um modo consciente. No ambiente de trabalho, queremos alcançar resultados, certo? E há momentos em que reconhecer que estamos cansados e precisando de apoio pode ser o mais estratégico para chegar nos resultados. Em outros momentos, pode ser que reconheçamos que precisamos cuidar de aspectos da nossa vida pessoal, para então estarmos inteiras no trabalho. Faz sentido pra você o que trago aqui?
CVN para atendentes? Atendimento ao público
Brigada por trazer, Fabiola! Vamos colocar como tema para trazermos em nossos conteúdos.
alguém sabe o que mais cai em concurso público sobre esse assunto?
Como se colocar no lugar do outro, quando esse outro é alguém que prejudica o andamento do trabalho, desenvolve suas atividades com qualidade ruim e não atende às orientações do escritório? Reiteradamente.
Oi Rose! Chega uma frustração e uma desesperança com o que está vivendo, faz sentido? É desafiador mesmo esse olhar para a situação do outro quando precisamos de empatia para os impactos de suas ações na nossa experiência. Algo que pode ajudar é você pedir para ser escutada com empatia por um(a) colega de trabalho ou alguém próximo. Essa escuta ajuda muito a termos mais espaço para nos expressar e para escutar o outro, como sugerimos com a metáfora do tubo no vídeo. Como te chega o que trazemos aqui? Abraços!
Assisti o vídeo e fiquei refletindo, se não estamos usando a empatia pra passar pano em situações que, as vezes, o outro não quer ceder, ou o outro leva tudo pro pessoal. Por exemplo, a questão acima. Reli várias vezes e não entendi a resposta. Me pareceu evaziva e não trouxe uma solução prática.
Mas entendi que usar os termos ‘faz sentido?’ e ‘como te chega até aqui?’ São expressões para atenuar, melindrar o diálogo. Faz parecer legal. Não fica parecendo algo ensaiado? Noto esses termos em algumas conversas e sinto falta em permitir que o outro seja autêntico, não? Já vi situações em que a ‘empatia’ em um expressão: ‘Ah te entendo.’ em alguns casos parece cinismo. Como evitar que isso ocorra?
Olá, tb achei a resposta um pouco evasiva, quando um funcionário não quer fazer mais parte do time, porém não sai porque precisa do salário, e acaba prejudicando a equipe com suas atitudes desmotivadoras, qual seria a melhor forma de demonstrar empatia neste caso?
@@samantabs6783 empatia é compreender o outro e entender o que ele sente. Se você se aproximar do seu colega e compreender o motivo pelo qual ele não está feliz no time (sem julgá-lo), quais são os medos e anseios (dica: um medo você já sabe...ficar sem salário...pode ser um meio pra vc se aproximar dele...mostrando que entende o quanto é difícil pra ele pensar em ficar desamparado financeiramente)...será que ele se acha incapaz de encontrar outro emprego? será q ele se sente insuficiente para as pessoas do time, acredita que todos tem potencial e ele não?!! várias hipóteses podem surgir desta frase que você apresentou. Espero ter te ajudado.. um abraço
@@samantabs6783 Entendo que esta situação gere em você raiva. E é natural que gere mesmo...rs...Talvez, te ajude não ir falar com ele "brava" por ele estar prejudicando a equipe....vá para compreendê-lo e ajudá-lo de alguma forma..não tente salvar o moço nem o time...entenda qual a necessidade sua em relação a ele que não está sendo suprida (necessidade de cooperação? Necessidade de justiça? Necessidade motivação? etc...)...sendo assim, tente compreender as necessidades dele....
Não estou aqui dizendo que é fácil...mas, exige um certo treino..rs...na faculdade de psicologia somos "treinados" a suspendermos nossos julgamentos e olhar o outro com compaixão...estou há anos fazendo isso na prática clínica. Não é fácil, mas um trabalho contínuo em nós mesmos e com as pessoas que trabalhamos. Espero de coração ter te ajudado tentando explicar.. um bj
Não tem como ser empatico, quando alguém grita com voce no trabalho .
Amei