INSTRUMENTO COM RUIDO?! - Dica M@t4dora.
HTML-код
- Опубликовано: 17 ноя 2024
- Siga no Insta: @alexandre.cesar.luthier
CONTATO COMERCIAL
(EXCLUSIVO PARA ORÇAMENTOS E AFINS)
alexcesarluthier@gmail.com
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
NÃO PRESTAMOS SERVIÇO DE CONSULTORIA.
NÃO É POSSÍVEL TIRAR DÚVIDAS SOBRE OS VÍDEOS AQUI POSTADOS VIA: TELEFONE, WHATSAPP, FACE, INSTAGRAM E/OU QUALQUER MÍDIA SOCIAL.
#Luthier #alexandrecesarluthier #LuthierRJ
@Davi Motta
Mas falando sério, eu sou técnico de som num teatro, e lá temos o projetor de imagens numa fiação (uma fase específica no disjuntor), a mesa de som em outra fiação (outra fase), e o notebook vai ligado numa tomada que se bobear tá em outra fase também. Pra ajudar, o teatro é antigo e não tem aterramento. Teve um dia que deu algum problema na rede elétrica e se criou uma diferença de potencial grande entre as fases. O que aconteceu? a energia correu pelo cabo de áudio que ligava o computador à mesa de som. O cabo literalmente pegou fogo. Desintegrou em chamas. Até hoje o teatro não tem aterramento... o que faço é usar um isolador pro áudio (com transformador isolado), pra não ter mais nada ligado entre essas fases que sei que podem ser problemáticas. Tenho certeza que a corrente que queimou o fio poderia matar uma pessoa que estivesse segurando o fio.
Nossa, isso é sério.
Um profissional, muito bom.
Tá certíssimo, muito obrigado por ter uma voz que fala verdadeiramente, a opinião de um especialista, parabéns meu irmão.
Olha, não conhecia esse artifício pq estou movendo do acústico pro elétrico agora (estúdio) e estava aqui procurando dicas pra diminuir o ruído. Bom demais já começar encontrando a informação correta em um canal sério. Muito obrigada 🥰
Essa ideia pode até não ser matadora, mas é chocante.
😂
😂😂
A melhor parte do vídeo foi o rage do Alex no final, falando q se o cara é adulto e faz uma m.... dessa tem q tomar choque msm!! Hahahahahahah
Ola. Uma dica para os instrumentos e microfones dando pequenos choques é só inverter a tomada, ou seja desconectar a tomada e virar ela,.para os polos inverteram. Abçs.
Cara minha guitarra dava muito ruído. Resolvi trocar o cabo. E para minha surpresa sumiu o ruído. Coloquei um cabo Santo Ângelo. Confesso, nunca imaginei a importância da qualidade do cabo em relação ao ruído.
Valeu pela informação, tmj!
ideia matadora mesmo.... kkkkk já vi gente usando tipo uma pulseira, com o braço amarrado num fio e o fio preso na ponte kkkk
uma solução melhor seria ligar o fiozinho em alguma estrutura aterrada se não tiver aterramento no lugar....
Se tem um assunto que todo mundo é "especialista" no Brasil (tirando futebol e política), é eletricidade. Chega ao ponto de quem isola fio com sacola e diz que termo retrátil destempera o fio e que beira a magia, querer desdizer quem realmente estudou e sabe do que fala, (já vi isso ao vivo kkkk) e se falando de guitarra então, já viu. Se vc dizer q ao fazer essa gambiarra o maluco corre risco de levar uma lambida do 220, ele ainda vai te zombar e dizer que vc não sabe de nada. Mas estamos no Brasil, na cabeça desse pessoal, ir pelo caminho certo é ir pelo caminho errado...
Rapaz!!! o cara que inventou esse recurso é realmente um "Zé Ruela" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente!
Impossível não ter entendido
Cara, eu tenho um APX e faço isso direto, e também já tomei choque demais, vou parar então. Valeu irmão!
Tratamento de choque, muito bom, vc não vai ter problemas com surtos psicóticos, brincadeiras a parte isso é serio de mais, toco a anos nunca fiz isso, reduz o ruído, mas pode te mandar pra vala!
Há 40 anos eu tocava num grupo aqui no norte de Portugal e tendo eu conhecimentos razoáveis de eletricidade sugeri logo à banda que usássemos uma barra de cobre enterrando-a no solo e ligada por cabo de terra à nossa energia sempre que íamos tocar ao ar livre nas festas locais e assim estávamos tranquilos.
Em nossas casas nem sempre as tomadas elétricas têm aterramento ligado e quando quero fazer uma gravação mais cuidadosa ligo um cabobde terra diretamente à ficha do fogão na cozinha porque esse tem de certeza aterramento. 😅
Já fiz isso várias vezes sim. Justamente com um violão Yamaha APX. Em estúdio, inclusive, é bem comum essa "técnica" para reduzir o ruído e isso é chamado de "Jacaré", porque se usava aqueles jacarezinhos metálicos pra prender em alguma parte do terra da guitarra e a outra ponta do fio livre encostada na pele do guitarrista. Tem estúdio que já tem até esse fio pronto pra isso. Entretanto, vale o aviso quanto ao risco de um choque elétrico para prevenir que alguém se machuque. Valeu!
Nunca tinha visto alguém fazer isso 😂😂😂 porém funcionará sem risco se o músico utilizar transmissor sem fios, inclusive a popularização do mesmo nos anos 70 pela Schaffer Vega foi pela proteção dos músicos contra sobrecargas que eram muito comuns.
eu já levei um choque de guitarra mas já levei um choque num baixo q era como estar botando a mão direto na tomada. a dica q eu dou é um transmissor p10 sem fio, é 100% seguro q n vai tomar choque, mas n sei se tira esse ruido do terra
Cara, eu faço esse truque com uma cobaia. Quando toco em casa, ligo uma ponta do fio no plug da guitarra e a outra ponta em um prego que fica fincado em um cacto grande que tenho em um vaso. Já ajuda bem... kkkk
Realmente é uma solução muito arcaica e perigosa. Porém, para quem ainda quer continuar usando esse método, acredito que o ideal seria fazer o aterramento do plugue que entra na pedaleira,ou pedais ou amplificador e fazer o aterramento no chão mesmo. Mas como vc falou, são vários fatores que se somam para um instrumento ter ruído. O correto mesmo é ir corrigindo e eliminando esses fatores
Os pinos de três pontas é mais complicado, porém, há alguns anos eu tinha um Crate g60. Quando eu colocava o plug, digamos , pino "A" furo "A" pino " B" furo "B" , por exemplo chiava , dava um hum, quando pisava no chão era um choque escroto, daí o meu irmão falou, inverta o sentido: pino A, duro B, pino B ,furo A. Porém isso nos amplificadores antigos como esse Create, só girei a tomada. Mas se ajudar alguém essa dica, massa. Para mim funcionou um tempo. A voltagem em minha cidade é 220. Grande abraço a todos e fiquemos com Deus sempre 🙏
Resolvi esse problema instalando um treble bleed G&l direto no Jack de saída da guitarra. Não anulou totalmente, mas reduziu 80% do ruido.
Se a descarga elétrica do aterramento da ponte já mata. Imagina com essa dica?
Lembro de um cantor de sertanejo que morreu dessa forma, sem aterrar com o própio corpo
que cabo eh esse? e como vc fez para juntar na ruela? alguma cola?
Adorei a dica de aterramento deve ser maravilhosa por vários motivos, o melhor disso tudo é o camarada que faz essa gambiarra ainda economiza na saúde fazendo tratamento de choque gratuito quase sempre que toca, muito bom pro bolso por que não vai gastar com remédios e muito mal pro cérebro por que vai queimar seu neurônios todos, com isso o amigo que gosta de viver a vida loca, não vai ter problemas mais com surtos psicóticos por causa da gambiarra que vai destruir os seus neurônios, pois vai matar o caboclo!
Brincadeiras a parte isso é serio demais, toco a anos nunca fiz isso, claro que reduz o ruído, mas pode também mandar pra vala mais cedo o camarada, a compensação é que ele vai ficar aterrado eternamente e tudo vai ficar sem ruídos mesmo!
Muito bom ! Realmente o risco existe e principalmente em locais ao ar livre onde a alimentação é diretamente do quadro. Uma coisa que não se deve fazer nessa situação é manter contato com quem está perto do palco com a mão no instrumento ou segurando microfone com fio, fica a dica.
Já aconteceu comigo, a sorte foi que só encostei pra pegar o pedido de música.
Existem vários tipos de ruídos atualmente que mesmo com este “recurso” não são eliminados, então faça uma avaliação e identifique a fonte como propôs o amigo.
Guitarra elétrica 😅 já não se usa nem o termo ! Abs
Eu já tive ruído tocando em casa por causa do cabo HDMI de baixa qualidade que ligava o monitor ao laptop. Alexandre que aguentou meu desespero, até eu desligar o monitor e retirar o cabo!!!
Vc acertou até o violão: era um APX yamaha. Com banda diziam que eu estava com o cateter na cintura. O cara que consertou meu amplificador que me deu esse cabinho. Hoje em dia não uso mais.
Um dos melhores vídeos mano
Ótima dica Ale
Imagina se o transformador do equipamento entra em curto é o mesmo é aterrado na carcaça, na falta do terceiro pino (terra) adivinha quem fará a ponte entre terra e equipamento! Principalmente aqui no Brasil que a maioria dos lugares não tem aterramento e quando tem o terceiro pino é arrancado, Excelente video Alexandre
É verdade. É imagina se.o equipamento é valvulado, hehehehe. Abçs.
@@joaopacheco6544 abraço amigo
Eu conheço alguém que já desmaiou , a estrutura da rede eléctrica do evento foi feita na correria para o evento ser realizado e todas as bandas reclamaram durante todo evento , mais teve um músico que infelizmente deu azar .
Salve Alexandre
Nunca tinha ouvido falar dessa técnica, e olha que toco guitarra a muitos anos. O que já ouvi eh o que todo mundo sabe, qualidade da parte elétrica, do cabo, do amplificador, dos pedais, tudo ligado certinho, aterrado e tals. Porém, como temos milhões de coisas ao nosso redor, que emitem diversas frequências, eh normal ter ruído. Mas assim, sejamos realistas neh, um ruidinho tbm não vai estragar tudo, a não ser que seja aquele ruído de cabo desconectado, parte elétrica feita errada e tals, aí realmente num dá. Agr, um ruidinho de leve, devido as várias interferências que temos ao nosso redor, aí eh de boa tbm.
Quer tocar sem ruído, então toca.... enfim, deixa pra lá kkkkkk
Grande abraço mano!!!
Sem ruído só acústico kkkkkk
Cara eu vi o vídeo que citou e pensei a mesma coisa que vc, aqui no sul tivemos um óbito de um músico que tocava baile e recebeu uma descarga elétrica
matadora mesmo. se medir vai ver que o ruido é uma diferença de potencial. no multimetro e ela pode ser minima ou em caso de disturbios fatal
eu já tinha visto esse tipo de dica, mas como eu já levei mais de 1 choque tocando guitarra ou baixo eu fiquei com medo enorme disso, talvez não seja comum tomar choque assim pros cara dar umas dica dessa
Ja fui tocar banjo num circo com uma banda de Blue Grass em Goiânia. Durente o ensaio, eu de chinelo, dei um passo para trás e meu pé saiu do chinelo e pisei com tudo no chão e tomei o maior choque da minha vida. Dei um berro que acharam que eu tava zoando na passagem de som. Com um esforço absurdo eu consegui levantar o pé e pisar no chinelo mais uma vez, larguei o instrumento e fui embora da passagem de som, só voltei depois que aterraram propriamente o lugar. Ta maluco! Hoje eu dou risada, mas no dia foi paia KKKKKKKKK
Agora entendi porque os vocalistas tiram a cara do mic kkkkk, achava que feeling ou pra dar uma efeito estético na performance kkkkk, mas é só que ele tomou um choque mesmo kkkk
Que ideia de doidão kkkkkkkkkkkkkk, quem ta dano essas dicas quer manda alguns concorrentes pro outro mundo 😂😂😂😂😂 só pode 😂😂😂
aki em casa pra gravar qualquer coisa eu fiz um aterramento provisório e levo o cabo desencapado e enrolo no jack do cabo na entrada da pedaleira, pronto resolveu tudo kkkk, zero ruido, qualquer surto na rede eletrica vai ser desviado pra terra e não pra mim.
Retirar ruído sem qualquer custo, 1. Use o knob de Tonalidade; 2. Use pedal equalizador cortando as baixas e altas 100 pra baixo e 6k pra cima já ajuda eu corto 5k kkk daí em diante vc já sabe, blindagem, bons cabos....
Para os neuróticos como eu, dá vontade de pegar todas as conexões e colocar spagethi termoretratil em tudo. Até no baixo todo kkkkk
Eu já tomei um choque muito forte qdo tinha uns 12 anos. Minha mãe tinha um salão com um daqueles banners iluminados. Eu tava escalando e encostei naquilo, eu literalmente flutuei quando escostei naquilo. Minha mão soltou do negócio mas eu continuava grudado até me jogar pra longe.
Não assisti o tal vídeo, o RUclips não me recomendou nada do tipo, mas confesso que sempre pensei em fazer algo assim (o que não me surpreende, mentes "brilhantes" pensam parecido kkkk) mas realmente, é brincar com o perigo. Blindagem é a única solução apropriada, o resto é gambiarra.
Corda Elixir nova diminui a capacidade do terra por causa da película. As vezes o cara bota a mão na corda pensando que está aterrando e não está. Sugiro de tiver usando elixir aterrar, quando não estiver tocando, na ponte! Pelo menos no Baixo, na guitarra eu não sei. Cheers
já pensou o cara toma um choque no lombo???? kkkkkkkkkkkkkkk
Já vi vários músicos ( principalmente alguns de mais idade e tempo de música) usando esse artifício. É um risco muito grande! Quem bem souber investe numa boa blindagem do instrumento. Com certeza custa muuuuuito menos que uma vida.
Ja ate sei, quem fez a dicakkkjkkkkk
Eu tinha visto num tiozinho dos "cometas"
MELHOR FAZER BLINDAGEM DA GUITARRA COM FITA DE COBRE. É O QUE FIZ COM MINHAS GUITARRAS!
Kkkkkkkkkkk quem nunca fez!!!!! Vai trincar os dentes!já levei de tremendão! Valvulado! Não morri por sorte!
Num home studio beleza, mas na igreja, no pub ou qualquer situação ao vivo um ruidinho por segundos nao vai ser nem percebido
Eu usei essa idéia matadora até levar um esporro do meu professor de lutheria e nunca mais usei 🤣🤣🤣
Não fiz! Já vi gente fazendo! E já pensei em fazer!
Hehehehe
No minuto 2:55 abre aspas " Você passa a Arruela Aqui no Cabo" Lá ele... Kkkkkkk
Eu tô com um problema numa stratocaster chinesa quando eu abro o volume no máximo utilizando a chave seletora em qualquer posição que seja somente 1 cap ligado pos1 ,3 ou 5 no caso do cap sozinho da ponte não dá nem pra tocar, fica um som forte de taquara rachada, principalmente se eu toco forte nas cordas, eu troquei os caps coloquei uns wilkinson WVS60, melhorou o som dela mais o problema continuou, troquei as cordas tbem não adiantou....se puder me ajudar eu agradeço....vlw abraço
O cara que teve essa "grande ideia" poderia conectar a ruela à própria ruela, quem sabe com o choque não pára de inventar moda?!? PS: Gloriosa é pé quente ... Seremos campeões!!! Sugiro uma gloriosa por ano pra garantirmos ao menos um título por temporada kkkk
Melhor pagar 200 reais e sair dessa gambiarra.
Literalmente estão colocando o fio terra no plugue anual. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
🤔
Deus me livre!!!! Nem sonhando.
Melhor fazer uma blindagem, é mais seguro!!
O aterramento que e essa gambiarra faz é o mesmo aterramento no qual a ponte está aterrada e por consequência as cordas que o músico está encostando ao tocar com os dedos. O choque vem igual. Existe uma forma de minimizar o efeito da corrente que causa o choque: um resistor em série entre o cabo conecta a ponte e o terra do circuito. Pesquisa aí e vai se proteger de choque eventuais que vem da rede elétrica ou de um equipamento com problemas.
Bem lembrado Alexandre! No entanto se o dispositivo tiver um fusível para que no caso de uma sobre carga, proteja o guitarrista, pode ser seguro.
Um abraço.
Vai colocando a arruela na arruela, acaba um dia queimando a rosca kkkkk😂😂😂
Se for uma caixinha de som a bateria tá de boa
Single coill sem ruído não existe. Pra resolver só captador noiseles. E olhe lá. Kkkkkkkk
Se o PA e o instrumento estiverem aterrados, adequadamente, problemas dessa natureza não ocorrerão.
"SE", e tão somente "SE"...
Se o "se" deixar, né?!🤣
Na grande maioria das vezes,o aterramento é inexistente.
No som ao vivo o ruido de guitarra é o menor dos casos, eu diria pra colocar um fusível no meio desse fio 😂 mas é sério esse assunto. Não faça isso
Vai tocar um choquinho de leve kkkk. Eu já tomei só escoltando sem querer
Obrigado, infelizmente o RUclips nos dá a oportunidade de assistir canais sérios como o seu e de pessoas que não tem conhecimento, mas se acha professor pardal
Minha guitarra tem ruido quando eu abaixo o volume e ate hj eu n sei pq disso kkkkkk
😂😂😂😂 faz a fiação fazer o fio terra uma ferramenta que tava😂😂
O problema do choque elétrico, em alguns casos, não é a voltagem e sim a amperagem. Alguém já tomou choque em motor de carro (apenas 12 volts)?
O que é "voltagem"? É algo como TENSÃO?
@@sandro7525 Tensão elétrica é a medida em volts e a amperagem é medida da corrente elétrica.
@@retokearte7948 e "voltagem"?
@@sandro7525 sim, tensão elétrica é medida de voltagem
@@retokearte7948 pois então, no meu curso foi ensinado que o termo "voltagem" não existe, tecnicamente. Que se trata de uma linguagem popular criada por pessoas que trabalham na área mas não possuiam estudo específico. O correto seria TENSÃO, sempre. Mas no Brasil é tudo assim.
Já tomei inúmeros choques em microfone e algumas vezes fazendo isso. Não recomendo não, pois uma vez estava exatamente assim como no vídeo e era um choque agudo bem incômodo e ficou marcada a buzanfa. Hahahahahahaa. Técnica velha até com cordas mizinha.
PQP, esperava uma dica mais técnica, sobre aterramento, colocar capacitores, trocar fios, inverter polaridades e etc.,
Sou eletricista e técnico em eletrônica, só de ver o fio com as arruelas já entendi tudo, ou seja, ideia suicida.
Obrigado pelo video
Yamaha é crônico !
Dica: enfiar a ponta do fio na terra também funciona.
dica matadora literalmente kkkkkk
Se bater um raio próximo ou na rede eletrica ja era
Vídeo muito importante.
Mudando de assunto, onde vc ciproi essa Correia customizada?
Loucura....faz o aterramento normal com fita de cobre nas cavidades e vamos q vamos...nao quer barulho vai tocar violino
Meu Deus como existe retardado Alexandre. Primeira questão é que esse povo não estuda nada e sai dando dicas achando que vão inventar a roda… esse papo de ruído e blindagem, aterramento eu sempre digo que não precisa de nada disso se você estiver um aterramento para áudio no lugar.. mas como ninguém se importa com projeto a maioria dos lugares não tem o aterramento correto.. E perfeito o que você disse pois em uma descarga ou surto com o corpo conectado no circuito ele será um excelente condutor e sim pode levar a morte, não é exagero.
Lá ele kkkkkkkkkkkk
Leva no Luthier seus fela kkkkk
DICA MATADORA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Mano de Deus, essa gambiarra já faço há muito tempo no violão. Kkkkk
Ampli valvulado com trafo de saida entrando em curto, ai ai ai! vai arrepiar os cabelos do "fio fô" kkkk. Meu Deus!
Então já cansei de falar, e ainda comentei nesse vídeo, essa seu alerta é meteórico
kkkk
Que doidera, noise gate de pobre kkkkkk
quando tocava na rua ou em outro local, sempre levava um pedaço de barra de aterramento e uma marreta pequena, era só alegria
colocar a arruela na arruela 🤣🤣
Com essa arroela o p10 nao se encaixa no meu baixo
RESUMINDO: O NOSSO CORPO FAZ O ATERRAMENTO!😃🤣
O problema é lidar com as captações fishman matrix cujos rastilhos perdem a película, o que tira o aterramento, e aí não se consegue usar exceto usando essa técnica. O rastilho novo é caríssimo e, se não fizer o fiozinho, inutiliza a captação, que é muito boa. Tem que tentar reblindar o rastilho, mas aí só sendo macgiver
Pegue uma franela, mole ela, e coloque a ruela no meio, pronto, resolvido
perfeito
Bem... além desses itens que o Alexandre falou, é necessário aterramento. Infelizmente os locais, como bares e casa de shows, muitas vezes não tem aterramento adequado. O interessante é exigir no minimo que o proprietário do lugar providencie um aterramento legal... se ninguém pedir e continuar tocando mesmo assim, aí que se fod*
Aterramento não só diminui ruídos... mas é um item de segurança. A primeira coisa que muitos fazem é retirar o pino de aterramento do cabo de força... bem... se retirar, que se fod*
Outra imbecilidade que fazem muito... é usar o neutro como aterramento dos pontos de tomada... Pq normalmente o neutro é aterrado. Isso sim é idéia de gênio. Se fizer... que se fod*.
Nos bares ainda usam o mesmo terra dos congeladores e fornos elétricos, junto com o equipamento de áudio... aterramento para o áudio deve ser individual, e deve-se analisar e testar para verificar a existência de loop de terra.
Já fiz muito isso, hoje, prefiro fazer um aterramento da caixa , puxo um fiozinho da entrada do plug ,coloco um preguinho no cantinho da parede e pronto, resolvido o chiado.
Esposa é phoda!😂