Boa tarde Professor, tive um problema com a terceirizada da Energisa na hora da ligação do padrão de entrada. Eles informaram que não poderiam executar a ligação pois os condutores que utilizamos eram Flexíveis (eram do tipo Hepr). Revirei a NDU 001 e em nenhum lugar achei falando que precisam ser rígido. Obs: 1 - a entrada é subterrânea e com mureta para a caixa de medição 2 - utilizamos cabo nu para o aterramento 3 - o padrão de entrada é o tipo trifásico
CARA AQUI NA ENERGIA PARAIBA ELES PERMITEM CABO FLEXIVEL 1KV OBS Condutores podem ser com encordoamento classe 5 (flexível), desde que seja utilizado pino tubular ilhos nas extremidades É SO USAR OS TERMINAIS ILHOS TUBULAR DO DIAMETRO DO CABO.
Olá, Professor! A casa já tem seu padrão instalado. Foi construída uma cozinha nos fundos da residência com intuito comercial. É de interesse que a parte elétrica desta cozinha seja separa da casa, com outro padrão instalado na frente da casa, para que haja separação das contas de energia e por uma necessidade de potência maior, porém monofásica. É possível? Necessita mexer no padrão antigo da casa?
Boa noite Professor, me tira uma dúvida, por favor. Para o padrão de entrada energisa, do tipo monofásico é preciso instalar os cabos do ramal de entrada (Da caixa de medição até o “rack”) ou isso seria apenas para o tipo trifásico ?
Marcelo, bom dia! O que você chama de "rack". Vou tentar esclarecer: Os condutores do ramal de ligação, geralmente em alumínio, são fornecidos e instalados pela concessionária (no nosso caso Energisa). Os condutores do ramal de entrada, em cobre, são fornecidos e instalados pelo cliente. Os condutores de saída do quadro de medição até o quadro de distribuição, que se localiza dentro da edificação, são fornecidos e instalados pelo cliente. Respondido?
Boa noite!! Eu chamo de “rack” o • Armação Secundária e Isolador Roldana (Rack)•. Aínda estou na dúvida 🤣🤣🤣, do isolador até o disjuntor (que fica no quadro de medição ) o monofásico deve ser em alumínio ? E no trifásico também em alumínio? Isso é descrito na NDU 001 energisa? Desde já agradeço Marcelo
@@ProfessorRonimack Bom dia, vou tentar esclarecer a minha dúvida. Do “Isolador roldana” até o disjuntor, tem diferença no tipo do cabo (e por consequência, quem vai fazer a ligar) para os tipos Mono e Tri ??
Excelente instruções. Muito obrigado.
Canal top! já inscrito e like dado...
Obrigado Jair!
Boa tarde Professor, tive um problema com a terceirizada da Energisa na hora da ligação do padrão de entrada. Eles informaram que não poderiam executar a ligação pois os condutores que utilizamos eram Flexíveis (eram do tipo Hepr). Revirei a NDU 001 e em nenhum lugar achei falando que precisam ser rígido.
Obs:
1 - a entrada é subterrânea e com mureta para a caixa de medição
2 - utilizamos cabo nu para o aterramento
3 - o padrão de entrada é o tipo trifásico
CARA AQUI NA ENERGIA PARAIBA ELES PERMITEM CABO FLEXIVEL 1KV OBS Condutores podem ser com encordoamento classe 5
(flexível), desde que seja utilizado pino tubular ilhos nas
extremidades É SO USAR OS TERMINAIS ILHOS TUBULAR DO DIAMETRO DO CABO.
Boa tarde professor! Qual bitola de cabo uso na entrada do padrão se usar 2 medidores trifásicos 100a?
Professor o Senhor disponibiliza os blocos e materiais pra autocad e revit?
Olá, Professor!
A casa já tem seu padrão instalado.
Foi construída uma cozinha nos fundos da residência com intuito comercial.
É de interesse que a parte elétrica desta cozinha seja separa da casa, com outro padrão instalado na frente da casa, para que haja separação das contas de energia e por uma necessidade de potência maior, porém monofásica.
É possível? Necessita mexer no padrão antigo da casa?
Boa noite Professor, me tira uma dúvida, por favor.
Para o padrão de entrada energisa, do tipo monofásico é preciso instalar os cabos do ramal de entrada (Da caixa de medição até o “rack”) ou isso seria apenas para o tipo trifásico ?
Marcelo, bom dia! O que você chama de "rack". Vou tentar esclarecer: Os condutores do ramal de ligação, geralmente em alumínio, são fornecidos e instalados pela concessionária (no nosso caso Energisa). Os condutores do ramal de entrada, em cobre, são fornecidos e instalados pelo cliente. Os condutores de saída do quadro de medição até o quadro de distribuição, que se localiza dentro da edificação, são fornecidos e instalados pelo cliente.
Respondido?
Boa noite!!
Eu chamo de “rack” o •
Armação Secundária e Isolador Roldana (Rack)•.
Aínda estou na dúvida 🤣🤣🤣, do isolador até o disjuntor (que fica no quadro de medição ) o monofásico deve ser em alumínio ? E no trifásico também em alumínio?
Isso é descrito na NDU 001 energisa?
Desde já agradeço
Marcelo
@@ProfessorRonimack Bom dia, vou tentar esclarecer a minha dúvida. Do “Isolador roldana” até o disjuntor, tem diferença no tipo do cabo (e por consequência, quem vai fazer a ligar) para os tipos Mono e Tri ??
@@marcelodias6779 Olá! Do pontalete até o quadro de medição deve ser cabo de cobre. O trecho de alumínio é somente entre o poste e o pontalete.