Esse "medo de ser pobre" que você citou é muito real na vida de estudantes jovens de classe média, que não tiveram privilégios de fácil acesso a certas coisas mas puderam estudar com o apoio da família. Gera uma ansiedade muito grande, porque vem de um sentimento de suprir não só nossas expectativas mas também os investimentos e a esperança de retribuir os esforços da nossa família.
"Medo de ser pobre" ...proonto a verdade é essa. Acredito que a carga maior que move o estudante de baixa renda é essa mesmo. Sem hipocrisia e romantização.
Quando criança, já fui muito pobre, muito mesmo. Ao ponto de passar 3 meses sem comer uma fruta e/ou pelo menos sentir o cheiro de carne. Era uma situação muito complicada... Meus pais conseguiram ascender socialmente, graças a Deus, e hoje me dão a oportunidade de estar estudando, sem precisar trabalhar, sem precisar fazer nada além de estudar mesmo. Tenho 20 anos, e um dos meus maiores medos são perder minha família e ficar pobre. Só quem já passou por isso sabe o quão ruim é você sentir vontade de ter algo, comer algo e não ter cinco centavos no bolso. Eu nasci pobre, mas não irei morrer pobre. Tenho essa certeza dentro de mim. Vejo a medicina como uma porta para novos caminhos que eu quero seguir. Eu amo a área da saúde, mas ela servirá principalmente como uma ponte para onde eu quero chegar.
@@nahidiontaveira578 sim, tem muita gente mesmo. Eu, inclusive, achava que iria cursar por amor (HAHAHAHAHHA). O que importa é você ser um excelente profissional, respeitar a profissão, fazer tudo de acordo com a legislação e ter ética. E cá entre nós, amor não enche barriga. Medicina será a porta de entrada para tudo que eu quero construir.
@@jainaralopes6386 penso igual a vc, e n vejo nenhum problema em falar que 99% da minha decisão de fazer medicina é pelo retorno financeiro! trabalhando com ética, empatia e educação, está tudo certo
@@gabrielf4528 Minha família eu tenho medo de perder por ser minha base, meu tudo. E qual o problema de ter medo de ser pobre? Só quem já esteve na miséria sabe do que eu estou falando. Você acha legal não ter nada na sua geladeira para vc e sua família se alimentar? Porque eu, não.
Essa é uma conversa que, praticamente, só quem passou entende cada nuance sobre o que é e como é a vida. 26 anos nas costas, uma faculdade de engenharia na federal e o entendimento de que a minha realização pessoal e profissional não está lá. Eu te entendo, Susane. Entendo não porque sou sábio, mas pq estou passando por isso. Desejo vida longa a ti, pois a habilidade que você tem causa um impacto grande e bastante positivo na vida de muita gente. Desejo tbm que essa galera mais nova consiga entender realmente o significado de cada frase sua. Tem muita lição de vida aí. Tudo compactado em menos de 10 min. Sensacional. Parabéns!
Muito obrigada Edson! Gostei muito do seu comentário, encontrar o caminho da realização pessoal e profissional não é fácil, especialmente quando a gente decide fazer algo diferente e contra o senso comum, mas uma hora a gente se encontra fazendo algo que gosta. :) Obrigada pelas palavras
@@SusaneRibeiro Até complemento o que você disse. Encontrar o caminho de realização pessoal e profissional ainda no ensino médio é uma das coisas mais difíceis que um adolescente vai lidar. Ainda mais para aqueles que têm "facilidade" em várias áreas.
Meu sonho já foi passar no ITA, mas o que deu foi Física Computacional na USP e não me arrependo nem um pouco de ter “desistido” da engenharia aeroespacial, porque, no fim, não era realmente meu sonho. Me encontrei na ciência de dados e hoje, depois de muito esforço dos meus pais para me sustentar na faculdade, trabalho como cientista de dados em uma consultoria, encontrei meu flow e sou bem remunerada pelo que faço. Tem seus altos e baixos, mas me sinto aliviada de não ter me matado de estudar pra entrar no ITA só por ser o vestibular de exatas mais difícil do Brasil. Às vezes o mais difícil ou o que parece mais legal pode não ser o que te deixará mais feliz.
Eu estou tendo este tipo de pensamento agora mesmo... Eu penso em fazer ITA não por eu me ver exercendo a área, mas sim por questão de ego :/... Me sinto meio blé pelas as outras pessoas diminuírem os outros concursos. E você está certa.
Adorei o vídeo! Estudo pro ITA, não só pelo dinheiro, quero estabilidade (medo de ser pobre), mas tbm gosto de engenharia, e sei que lá dentro vou conhecer pessoas incríveis e vou ter oportunidades pra seguir outros caminhos.
Não conhecia teu canal, mas o algoritmo do RUclips de alguma forma me recomendou este vídeo enquanto eu assistia uma aula de biologia para o vestibular. Parece que para me motivar rsrsrs. Sou formada em engenharia na Poli-USP, com duplo diploma na Alemanha. Trabalhei 10 anos como engenheira na Petrobras nos maiores projetos do país. Ganhei dinheiro e adiei a decisão de sair justamente por medo de passar os mesmos perrengues que vivi quando pequena. Pensava muito que tinha sido difícil sair de uma escola pública para o emprego dos sonhos dentro da engenharia no Brasil. Tinha medo de ficar pobre novamente. Sai da Petrobras, fui trabalhar na Suíça e na França e via que o problema não era o emprego, mas a engenharia. Larguei um salário muito bom para recomeçar. Aqui estou eu assistindo vídeos de mitocôndrias, romantismo e rochas magmáticas para passar no vestibular novamente. Mas quando se toma uma decisão como essas, é preciso aprender a focar no caminho e não no destino. Pequenas belezas tem que ser apreciadas. Pois, bem, achei uma pequena beleza do dia: teu vídeo.
Pois bem , se a decisão de recomeçar partindo de uma área que não oferece perspectivas de bom salário já é difícil e conflituosa, imagine quando se parte de um emprego estável e bem remunerado. Cada vez mais me convenço de que a vida exige coragem.
2 года назад+6
Pra vc "renascer" precisou do dinheiro antes. Fez é certo.
Ai Su, quase chorei!!! Meu namorado faz engenharia aeroespacial na UNB e pensa em não trabalhar na área. Acho que é muito disso que você falou. A vida é uma grande aventura. Eu também, fazendo medicina na UNIFAP, penso em muitas outras coisas, como transferir a faculdade, ir morar em outro lugar… parece doidice aos olhos de outras pessoas, mas sonho é sonho e a vida tá frequentemente se renovando. Muito obrigada por esse vídeo. Entrei nele por acaso e mudou minha perspectiva. ♥️
Fazer o que gosta é lindo mas no final precisamos pagar as contas, é o que a maioria dos adolescentes não entendem, inclusive não entendem pq os pais bancam, quando forem a vez deles de sustentar uma casa e prover para uma família irão entender rapidinho. Eu fiz um curso por "amor", foram anos de estudo em uma federal, pegando 6 onibus por dia, lidando com professores narcisistas e no final fiquei desempregado. Escolhi outro curso puramente por dinheiro e agora ganho bem. Sou muito mais feliz hoje do que eu seria se estivesse desempregado fazendo o que "amo" ou ganhando uma mixaria. Aprendi a amar o que eu faço, e não a fazer o que amo. E engana se acha que vc será "ruim" só pq escolheu um curso por dinheiro, isso depende de cada um, eu sou muito bom no que faço, e também era muito bom no outro, a diferença é que um me deu retorno financeiro e o outro não.
@@thenicollas A graça é você pagar as contas básicas e ainda ter dinheiro pra bens materiais, ou pra providenciar uma boa qualidade de vida pra sua familia.
Legal, Suzane. Eu estou com 24 anos, tentei vários anos passar no ENEM em medicina, mas não consegui, estava cursando engenharia química e não gostei desse curso, então decidi novamente tentar o ENEM. No entanto, estava me sentindo desconfortável por estar com essa idade e ainda não ter uma profissão, mas, vendo o seu vídeo, percebi que não preciso me cobrar dessa forma, pois posso desfrutar desse momento e retirar ao máximo de aprendizagem das coisas que passei, sem levar em conta as pressões da sociedade, afinal cada um tem o seu tempo, o seu ritmo, as suas dificuldades, a sua história. Obrigado por compartilhar sua trajetória. Abraço
Companheiro, tenha uma fonte de renda para lhe sustentar. O complicado é ignorar as pressões, principalmente a que impomos a nós mesmos. Eu ligo a palavra "profissão" a "professar" e a "professor", divulgar o que você sabe. Quando você encontrar uma coisa em que você se destaca dos demais, isso pode ser sua profissão e nem por isso você vai gostar dela. Então, o importante é sobreviver e tentar se encontrar. Pense que muita gente desiste e passa a viver de outros tipos de trabalho, muitas vezes mal remunerados. E quanto à sua idade: passei dos 50, mas ainda não desisti de fazer uma segunda graduação.
estudo pro ita desde o meu primeiro ano do em, sempre foi um negócio q eu fiz com vontade e gosto, são poucos os momentos q eu tive q me forçar a estudar algo relacionado ao vestibular, eu amo exatas de coração e me preparo a 3 anos e essa vontade nunca passou, sinto como se estivesse no meu devido lugar, mesmo (ainda) não dentro do ita
Ter medo de ser pobre é excelente motivação para não o ser. Fui pobre e não recomendo. Estar infeliz com dinheiro é melhor que ser infeliz sendo pobre.
Kkkkkkkk no final é isso aí. Pergunta pra ela, se preferia ser pobre e feliz, ou rica e triste, Só q esse teu comentário n ia dar margem pra fazer um vídeo bonitinho
Eu fiz a mesma coisa, só que na Unicamp, mestrado e doutorado kkk Só no doutorado descobri que a carreira acadêmica é só pressão e depressão. Agora tô tentando sair dessa furada. Mas é difícil viu! Aos poucos estou conseguindo sair da armadilha. Mesmo assim, não me arrependo nem por un momento de ter me formado engenheira pela Unicamp e Mestre. O que eu aprendi (tecnicamente e também em experiências de vida) me fez a pessoa que sou hoje. Boas faculdades públicas forjam pessoas que não caem com qualquer pancada. Aprendemos a lidar com o estresse, com a decepção, aprendemos que somos capazes de muito mais do que achamos no início. E tudo faz parte do nosso caminho. Pode parecer que não, mas tudo se encaixa. A experiência científica que eu tive (e tenho pois ainda estou no doutorado) me faz uma pessoa melhor em todos os sentidos. Mais humilde, mais forte, mais resiliente, mais criativa, mais racional, pouco manipulável, mais eu.
Meus parabéns pela coragem. Eu fiz a mesma coisa esse ano, comecei meu doutorado em imunologia na USP, onde tinha acabado de fazer meu mestrado. Desisti no primeiro ano, não vale a pena todo o desgaste pra esbarrar com o desemprego no futuro.
Te desejo todo o sucesso do mundo e tenha certeza que as habilidades científicas que você desenvolveu serão utilizadas em qualquer profissão em maior ou menor grau, isso ninguém te tira.
Venho de família pobre e meus pais sempre priorizaram meus estudos. Segui uma carreira que me trouxe muita satisfação pessoal mas infelizmente pouco retorno financeiro. Chega uma época da vida que a conta é cobrada pra quem é pobre, acabei desistindo de tudo e estou mudando para uma área com maior rentabilidade no mercado. Muitas pessoas me julgam "quer medicina por dinheiro", mas são esses mesmos indivíduos que nunca experimentaram na vida a sensação de que cada real a mais REALMENTE CONTA NO FIM DO MÊS. O que importa é você ser ser ético e buscar a excelência se tem ou não amor nisso, seu paciente nem vai perceber.
@@gabizugh Concordo contigo, chega uma hora que a conta vai chegar. Fiz biologia, tenho mestrado na USP e desisti de tudo porque é um caminho com pouca absorção no mercado de trabalho brasileiro. Foi muito difícil realizar a mudança mas venho de família pobre e não posso me dar ao luxo de viver com base somente no amor. Busquei um equilíbrio em algo que ainda gosto mas me dá mais ganho financeiro.
@@gabizugheu ia fazer psicologia por amor mas, eu vi que depende muito de outras pessoas e tudo mais nenhuma profissão é meu sonho eu simplesmente só quero trabalhar em algo que me dê um futuro bom estável saber investir e tudo mais e é o sonho de quase todo mundo ter pelo menos como sobreviver
Fiz engenharia, mas não concluí. Fui pras humanas, e hoje curso doutorado. Uma das principais razões que me fez mudar foi a percepção de que a mentalidade das exatas não era a minha. Aquela coisa do X = Y, rígida, e sem margem de discussão. Comecei a perceber que me interessava por questões que a física e o cálculo não abordavam: política, sociedade, filosofia, o meu papel no mundo enquanto ser humano etc. No fim, senti que aprender todas aquelas fórmulas e equações não era quem eu sou. Hoje, estou bem mais feliz, mas tal como você, tenho a ideia de olhar para outros campos do saber e do ser humano, para além das minhas áreas de pesquisa atuais. Parabéns pelo vídeo!
Acho que essa é uma mentalidade criada pela fragmentação do conhecimento humano em caixinhas. Eu sou engenheira e não gosto quando escuto colegas dizendo "isso é coisa do pessoal das humanas". Mas nas aulas que eu via na faculdade como ouvinte em cursos de outras áreas sempre escutava: "faz a conta ai porque sou de humanas".
Quanto mais aprendo na área das exatas mais claro é que muitas equações tem suas limitações e não são exatas como tanto pregam. Inclusive vários professores cursaram pensando que tudo seria tão exato e perceberam que não é assim.
E Eu achando que a Susane estivesse na área aeroespacial. O ITA continua fornecendo mão de obra especializada para grandes empresas, bancos e força aérea. Infelizmente as grandes universidades brasileiras ainda não fizeram nosso país decolar por inteiro. Enquanto isso, busquemos nossa felicidade e corramos da mediocridade. Excelente vídeo! Abraço!
Realmente eu acredito nisso!! Trabalhei em várias áreas, hoje me sinto desafiado com o canal no RUclips, pois atingi os objetivos de está professor de Instituto, parece que estou me divertindo quando vou trabalhar!!! Muito bom, mas... Sem Deus na caminhada tudo se torna vazio...
Você é um dos maiores exemplos que conheço de como podemos ser extremamente sinceros e pé no chão e, ao mesmo tempo, leves, gentis e generosos. Vc é um ser de muita luz e muita classe!
Su esse vídeo veio em um momento tão certo, estou no segundo ano do ensino médio e aquele peso de escolher alguma profissão já está na minha cabeça a um bom tempo. Fico muito dividida entre o "fazer por amor" ou "por uma renda melhor" e não só pensando em ser rica, mas ter uma vida estável. Fico pensando no curso de economia por conta das oportunidades de emprego, mas acredito que isso não vai me fazer feliz; em contrapartida o meu grande amor é a faculdade de história para dar aula, sinto prazer em ensinar, mas sempre ouço aquela conversa de que professores não são valorizados e etc...Ainda sim, sei que tbm não vou ficar parada em só uma faculdade, pretendo me aventurar em muitas outras áreas do conhecimento !!
Decidir esse caminho é uma das coisas mais difíceis da vida! Gosto muito dessa frase do Jim Carrey: "Eu aprendi muitas grandes lições de meu pai, você pode falhar no que você não quer, então você pode muito bem ter uma chance de fazer o que você ama."" original: I learned many great lessons from my father, not the least of which is that you can fail at what you don't want, so you might as well take a chance on doing what you love."
Oi Gabi! Sei bem como é essa angústia! Me formei ano passado e comecei uma faculdade de engenharia aleatória pensando na renda, resultado? Fiz um semestre e tranquei porque não me via trabalhando na área. Se você ama história tenho certeza que terá uma carreira excelente! Pode também dar aulas e cursos online e se tornar uma mulher bem conceituada na área! Como disse a Susane, encontre o seu flow😉
Oii gabi!! Tô no 1° ano do Ensino Médio e também tô na dúvida do que fazer, sei um pouco do quanto esse sentimento pode ser ruim. Sobre ser professora, infelizmente é uma profissão pouco valorizada no Brasil pelas pessoas de um modo geral, e na rede privada realmente é complicado, tenho uma tia super dedicada que trabalhava em diversas funções em uma escola particular, era professora e coordenadora ao msm tempo, não recebia um salário tão alto mesmo trabalhando de manhã a noite, mas mesmo assim foi demitida depois de um tempo por necessidade de corte de gastos. É complicado. Mas existem boas oportunidades de emprego pra professor tambem!! Não são muitas, mas existem. Pesquise sobre concursos para professores federais (escolas da rede Federal, institutos federais, até universidades federais). Os salários costumam ser razoáveis. Eu estudo em colégio militar, e lá tem professores que passaram em um concurso chamado QCO, daí vc teria uma carreira estável, plano de saúde do exército e vários benefícios e um salário legal. Ent é isso, não desanime! Se é o que vc realmente quer, procure conversar com professores de história e pesquise as oportunidades!! Perdão pelo texto longo kkkkkkkkk
Não decida por impulso... faculdade pra ganhar muito dinheiro... infelizmente é só medicina... não faça outra mediana... que os salários são horriveis.. trabalhe e guarde dinheiro e depois viaje
Eu sou Iteano tb e a parte financeira realmente mudou bastante na minha vida. Mas o que mais vale é a realização pessoal, saber que você foi útil e resolveu algum problema de determinada área. No meu entendimento, isso não tem preço! Ainda me dedico a aprender a ser feliz no presente, de forma que tb seja feliz no futuro.
Su, o trabalho que você faz pelos estudantes é primoroso e eu, verdadeiramente, não consigo imaginar alguém que pudesse desempenhar esse papel com tanta maestria e brilhantismo quanto você. Muito obrigado! ❤️
Hoje é dia 20 de outubro de 2024. Estou firmando publicamente meu propósito, diante de Deus e dos homens, de seguir esse itinerário! Simplesmente tenho me apaixonado por tudo que tenho descoberto sobre o ITA! E este vídeo me ENCHEU e impactou muuuito positivamente! Muito obrigado, Susane! Breve estarei aqui para atualizar meus propósitos! Deus te abençoe! ❤
Conselho aos jovens de um piloto de linha área de 50 anos. Escolha um trabalho de que vc possa: 1- dormir quando quiser e que seja entre 21:00 e 06:00 2- Comer em horários regulares 3-Poder ir ao banheiro em horários regulares 4-Ter tempo de lazer regularmente e diariamente 5- Ter tempo para datas comemorativas sociais com a familia sempre 6-Saber que quem paga mais cobra mais e tudo citado a cima nao será possível Se o emprego nao preenche os itens acima, vc estará entrando na armadilha que todos entram e dai a “felicidade” citada no video, apesar de ser um estado interno, NÃO SERÁ POSSÍVEL, pois até ela necessita de uma BASE.
Falou tudo! Gostei da inumeração, pois mostra a forma racional como opera o seu cérebro. Pena que a "criançada" só vai se aperceber da mensagem daqui uma dezenas de anos :(
@@thiagohenriquesoutopereira3143 vc considera algum item acima como "privilégio"??? Isso é triste pois confirma que coisas BÁSICAS e SIMPLES da vida são consideradas "privilégios"
Sou de são José dos Campos e já ouvi diversos relatos sobre estudantes do ITA. Desde os que conseguem emprego na Facebook no Vale do Silício até os que ficam malucos de verdade de tanto estudar... Lendas do ITA 🤷🏻♀️
Não vi o vídeo ainda, mas não vejo problema algum em escolher profissão por dinheiro. Existe essa cultura de propósito, missão e salário emocional que martelaram na cabeça da nossa geração que só fodeu legal nossa percepção. Precisamos, antes de tudo, garantir nossa existência e de nossos pares. E a escolha de carreira entra nisso.
" ... Cultura de propósito, missa e salário emocional ... " Valeu por traduzir oq me angustiou por muito tempo kkkkkkkk Hoje é bem isso, ganhar dinheiro pra viver uma vida tranquila e ser reconhecido no que fizer. " O trabalho dignifica o homem. "
@@noisyboy7443 entendo seu ponto de vista, mas irei acrescentar mais uma vertente. Talvez não seja necessário concordar com oq ela disse, podemos ter nossos próprios pensamentos. Ela é uma pessoa nota 1000, mas ainda assim não precisamos usar a mesma linha de raciocínio dela Abraço lek
@@joanderluciano1634 sim, ninguém é obrigado a concordar com ela. Eu não disse isso. Porém, escutei uma frase uma vez que me impactou: "A vida é sua, estrague-a como quiser". Por mais simples que seja, a frase transmite uma sensatez muito grande. Assim como o rapaz do comentário, já ouvi outras pessoas dizerem coisas do tipo: "prefiro chorar numa ferrari em paris do que chorar num casebre e ser pobre". Discordo desses pensamentos porque eu não prefiro ser infeliz em lugar nenhum, sob nenhuma circunstância. Eu não entendo por que eu deveria viver em função do dinheiro, se isso não é o que faz a minha vida ter sentido. Enfim, deu pra entender. Abraços e sucesso!
Susane, esse é um dos melhores vídeos que já assisti. Muito obrigado por compartilhar a sua trajetória, é muito inspiradora. É exatamente o conteúdo que eu precisava assistir nesse momento da minha vida. Muito obrigado!! ❤❤
Seus vídeos são dádivas que sempre chegam no momento mais necessário! A incerteza de qual profissão seguir deixa muito estudante preocupado. É tranquilizador saber que podemos recalcular a rota quando sentirmos que é preciso...
Qu elindo o seu video, acho que todos nós iteanos não poderíamos concordar mais com todos os pontos que você levantou! Me senti absolutamente representada! Obrigada! De sua bixete da T20
Susane, vc é uma inspiração para mim! Obrigada por ser você! Por ser tão generosa conosco. Por nos ajudar nessa trajetória árdua que é lutar pela realização de um sonho, no meu caso, do meu maior sonho que é ser médica.
Sem dinheiro é pior. Vivi os dois lados. Hoje tô no lado de baixo. Se eu fosse corajosa já teria partido pro "mundo do pé junto", nessa atual fase, mas sou medrosa. A real é que os dois lados têm sempre problemas, mas prefiro ter problemas com dinheiro no bolso.
Muito obrigado pelo vídeo! Venho pensando muito em que faculdade eu deveria estudar ou em que curso seguir e não havia me apercebido de que tudo girava em torno do quanto eu ganharia. Após refletir bastante, eu decidi que vou atrás do meu verdadeiro sonho, o MIT, e quem sabe um dia me formar em física.
@Susane, Nunca tinha visto seu canal aqui no RUclips. Gostei muito de sua maneira íntegra e inteligente de mostrar as pessoas que a vida acontece no agora. Ganhou mais um membro no canal!! Deus nos abençoe!
O dinheiro não trás felicidade,ele trás apenas a oportunidade de você ser mais feliz. O dinheiro é o potencializador e o que você faz com ele que determina
Você é apenas maravilhosa, Susane. Teus vídeos, um material com poucos minutos, trazem TANTO conteúdo, tanto enriquecimento, eles são verdadeiros divisores de águas nas vidas de nós estudantes. Te acompanho já há um tempo e vc só tem impactado positivamente na minha existência. Tenho uma gratidão tão profunda e genuína a vc. Enfim, me empolguei rs, mas acho importante que vc saiba. Apenas obrigada ♥️
Quando comecei a te seguir me encantei por sua inteligência cognitiva. Agora me encantei com sua inteligência emocional... Parabéns!!! A vida sem propósito é perdida.
Que inspirador, Susane! Tanto para aqueles que ainda não trilharam o caminho da universidade, quanto para pessoas, como eu, q está está revendo a rota, assim como vc fez ! Obrigada! ☺️
Colega, sou doutor em engenharia (IME-RJ) e você só falou verdades! Estou pensando em largar tudo para fazer Educação física, aos 38 anos e quase 15 anos na área! Excelente vídeo!
Oi Suzane, tem algumas coisas muito legais no seu discurso, certamente raro e muito mais relevante que o conteúdo médio, e outras talvez nem tanto. Ia ser realmente interessante se vc tivessemos a oportunidade de trocar uma idéia, nem q fosse por aqui... Concordo 1000% com o "medo de ser pobre" (muito bem colocado), atender as expectativas e investimento da família, com a descoberta que a felicidade está no caminho (nunca retilíneo como na concepção adolescente, por sinal) e em entender a vida como "uma grande aventura"... Eu sou um pouco mais velho e cheguei nos exatos mesmos pontos... Saí do Ceará para fazer engg na Unicamp, pq era o melhor centro de engg biomedica. Já havia trabalhado com uma pessoa na área e sabia q teria retorno financeiro. Trabalhava 40h no HC desde o 3 ano da graduação. Fiz doutorado na area e um MBA. Fiquei lá por 5 anos na area de saúde da Unicamp. Tive uma oportunidade financeira melhor e em função disso, simplesmente mudei de area de e fui ser arquiteto de sistemas master na antiga Sony Ericsson e LG (fui fazer software de celulares). Passei quase 10 anos nisso (de jr a master) e por um headhunter simplesmente mudei de area de novo e fui ser quantitativo nas maiores tesourarias LATAM, já faz uns 12 anos... O caminho não foi uma reta. Toda a ansiedade do "chegar lá", "dar certo" se desfez a muitos anos, provavelmente qdo ainda estava em sistemas... Mas houve um ponto interessante na minha jornada pessoal: enquanto a maioria estava lutando pelo status, cargos e posições (e com toda a ansidade q isso causa) eu principalmente estava me divertindo no trabalho... Desde criança gosto de quebra-cabeças e vc conhece a beleza que existe na matemática e em criar... E fazendo assim, paradoxalmente, acho q crescia mais... Não que não existam coisas desinteresses, sem propósito, muita política e competição destrutiva... Tem diferentes graus, mas isso tudo é universal... O trabalho é como "um treino de musculação"... De início, pode não parecer q não te faz bem (te machuca), mas vc vai construindo uma consciência com o tempo e coisas q não faziam sentido passam a ter... E fica óbvio q te faz bem, mas vc tem q fazer e persistir p acontecer... Existe um limite onde vc está "pensando demais"... Reflexão é ótimo, mas até certo ponto... "Keep it simple" tb é fundamental... Ter uma faculdade de 1a linha (ITA, Unicamp, etc) ajuda muito em obter o primeiro emprego. Mas muito rápido perde totalmente a importância. O fundamental passa a ser a experiência: o "onde vc trabalhou"... A "busca pelo propósito" pode ser uma bela armadilha... Mesmo passar em medicina pode ser bem irrelevante na sua vida se vc não REALIZAR com isso... Um R1 não é muita coisa, embora se ache... Kkkk. A experiência clínica e residências desafiadoras é q constroem um médico top, e daí q se consolida a beleza... O exercer com mestria... Senão, foi apenas um vislumbre... Uma ilusão... O que estou dizendo é que qdo se passa muito tempo "estudando", e se atinge um certo nível de conhecimento, pode se cair numa armadilha de "não aplicar"... Fica a reflexão do que é se encontrar e do que é fuga... Claro q é preciso ter "conhecimento pelo conhecimento" (pois sua função muitas vezes não é óbvia de imediato), mas observe como existem pessoas que constrem muito com relativamente muita pouca bagagem... Existe um ponto muito interessante aí... Cuidado p não ficar paralisada pelo excesso de reflexão ou pela falta de "mão na massa" sobre toda a bagagem q vc adquiriu... Ou seja, uma parte fundamental da jornada é "sujar as mãos"... Muito do propósito está ai... E na família, claro. Eu tenho uma filha de 9 anos... E MUITO do sentido está nela e na minha mulher... Enfim, grande abraço!
Oi Suzane, o youtube me levou a esse vídeo seu e escrevi o comentário de prontidão, sob o impacto da identificação com algumas coisas... Mas agora o algoritmo tb me direcionou a outros vídeos e dai sim entendi a extensão da sua inciativa. Ignore minhas colocações. Keep going. Excelente projeto. Super consistente.
O melhor vídeo "motivacional". Já assisti várias vezes, sempre que preciso de uma dose de esperança, retorno neste vídeo - q por sinal está salvo nos favoritos. "A vida não é uma linha reta". Obrigada 💛
Que mensagem incrível! Estava precisando ouvir isso. 💖 Parabéns por tanta delicadeza e ousadia em ser diferente e buscar/reconhecer o que realmente faz sentido a quem é ou a quem deseja ser.
Obrigado por confirmar que pode dar muito muito dinheiro 👍 minha motivação pra estudar aumentou mais ainda kkkkkkk que já tava boa, ficou ainda melhor 🙂
Depoimento super necessário, Susane! Pena que a gente só tem maturidade pra pensar que a nossa vida não é um caminho linear e sim um mundo de possibilidades depois de adulto. Eu mesma, por exemplo, nunca prestei vestibular pra medicina pq tive muito medo da frustração. Hoje sou jornalista, mas sei que um dia posso mudar de profissão e prestar vestibular novamente.
Eu tenho um" Q" por liberdade, poder escolher o dia e horário a trabalhar, as profissões não me seduzem. Não sou apaixonado por nenhuma...mas a tal liberdade, ah, essa eu sou apaixonado!!!
Ai Su que vídeo necessário!! obrigada por suas palavras, a gente que é mais jovem precisa ouvir palavras sábias até mesmo para melhorar nossa mentalidade sobre a vida e a área profissional ❤️❤️
Susane tenho vontade fazer o ITA tenho 21 anos, estou fazendo faculdade de Ciência da Computação porém, não gosto da minha universidade. Tenho muita vontade de tentar ITA mas o que me impede é o medo de não passar nos 3 anos restantes que tenho.
Não tenha medo! Se você está com medo, isso significa que você não está aproveitando o seu caminho... Imagino a sua angústia, porque eu também estudo para o ITA (quero engenharia aeronáutica), mas a realização de passar lá vai ser só uma recompensa do seu esforço nessa caminhada. Então, no fim das contas, do que vale traçar a vitória se o percurso te dá medo? Vá em frente, você está no seu objetivo. Te vejo no ITA.
EAE, o que fizeram? Estou na mesma, faço s.i. Já trabalho na área, faço 20 anos de idade mês que vem. Tenho muita, muita mesmo, facilidade em aprender. Sinceramente, acho que passaria sim, mas essa angústia de largar tudo é foda
Susane, que video sensacional. Esses dias estava pensando nisso de realização profissional porque eu me sentia frustrado por não está me sentindo realizado após me formar na faculdade. E realmente escolher uma profissão pelo retorno financeiro é muito comum, mais do que deveria até. E é um alento ver que existem pessoas que passam ou passaram por experiências parecidas e que, atualmente, após mudarem a forma de encarar a vida, por assim dizer, se re-descobriram. Te desejo tudo de bom.
ja considerou a área de TI? tenho amigos que nem se formaram e já receberam propostas de emprego tamanha é a procura por programadores, com salários de 7k até 10k pra profissionais júnior!
@@whiterunguard3246 Isso aí é mentira cara. Junior não ganha isso nunca. No máximo uma exceção da excessão. O famoso (Quem Indica). Fora que pra se colocar nesse mercado iniciante é uma concorrência enorme
@@whiterunguard3246 Sou. Depende. Se você gosta dos dois, é novo e tem tempo pra estudar pra vestibular ou enem, não tem família pra sustentar e só estuda e os pais cuidam do resto: Medicina. Se já tem uma certa idade, ex: 25+, mora sozinho e é provedor - TI
@@infogames1946 Ja estou matriculado em medicina, gosto da área, tenho muito networking (tio dono de hospital) mas eu também curto muito a aérea de TI, fora que eu acho que medicina já tá saturando com tanta gente. O problema é que se eu largar a medicina pra ser o “carinha que mexe em computador” minha família me deserda. Não sei bem o que faço, mas enquanto não tomo decisão eu continuo estudando nas horas livres (atualmente estudo Python e lógica se programação)
Esse vídeo caiu perfeitamente bem hoje. Estou pesquisando sobre o ITA pois acho uma escolha muito interessante e também estou sendo encorajada a seguir esse caminho. 🙂
" Eu sou pobre e escolhi engenharia por causa do dinheiro e me frustrei se eu soubesse teria feito medicina." " O motivacional do pobre é o dinheiro !" Por isso digo: " se você é pobre faça medicina."
Não acredito que vc é de Macapá 🤩 morei 6 anos lá e tenho muita sdds. Já te acompanho a tempos e fiquei feliz de saber disso kkk . Vc é um exemplo 👏🏽👏🏽
O problema é q somos um país dominado principalmente pelos Eua. Então não temos pesquisa científica praticamente e estamos sempre em crise econômica. Sou Engenheiro eletricista, porém a área de foguetes sempre me fascinou. Até hoje não possuímos um foguete próprio. Talvez vc pudesse contribuir para esta obtenção e se sentiria plenamente realizada profissionalmente.
@@vaniabr7261 Então ser roubado pelos Eua tudo bem para vc? Por Cuba vc não quer ser roubada? Além do mais Cuba é muito pequena e pobre. Porém não é dominada por ninguém. É um país verdadeiramente soberano.
Parabéns pela conquista e por não ter medo de expor sua opinião e história. 👏👏👏. PARA QUEM ESTÁ LENDO = Nunca é tarde. Me formei em medicina com 35 anos. Foram anos de luta no pré vestibular para poder ser aprovado. Consegui com muita persistencia e resiliência. Sou 100% feliz?? Profissionalmente falando, não sei. Eu tinha medo de ser pobre?? Claro!! Tenho um amigo de 24 anos que, com uma brilhante ideia já se tornou milionário (faturamento mensal da presa dele é de R$4M ao mês). Minha conclusão disso tudo é: Correr atrás do dinheiro é relativo. Muitas vezes ele corre de você.
Quase segui o mesmo caminho. O AVC do meu pai, pouco antes s inscrição, mudou meus planos e me acovardou em estar longe no momento que ele mais precisasse.
Video show em muitos sentidos. Compartilhei com amigos e parentes que acho que precisam ouvir sua mensagem de tentar descobrir o próprio caminho. "A personalidade começa quando terminam as comparações - Karl lagerfeld"
Só tenho a agradecer a você, pelo conteúdo incrível que me proporcionou e esclareceu minhas dúvidas... O mais surpreendente foi o momento em que estou assistindo esse vídeo, próximo a data do concurso em que realizarei e, com a gravação de hoje, pude sentir certa leveza e confiança pra seguir em frente! Acho que falta isto! Deixar a minha marca e os meus estudos registrados no mundo.
Meu sonho é fazer medicina, acho que não me enxergo mais fazendo outra coisa, e estou com medo porque o Enem mudar depois do ano que vem, eu melhorei muito do ano passado para cá. Mas ainda não foi o suficiente, talvez mais um ano me faça passar, talvez não, e acabo de aceitar, dinheiro é importante. Minha nota provavelmente vai dar para cursar um bom curso que vai me garantir segurança financeira. Obrigado Susane, as coisas viram no seu tempo, se vir ano que vem ótimo! Se não, preciso de um porto seguro. 🥰 Sou a pessoa que cê falou, se vê na "vocação", vou segui-la, não sei quanto tempo vai levar, mas chegarei lá. Estou vendo vários vídeos seus, suas dicas são maravilhosas, obrigado por esse trabalho maravilhoso! 🥰
Se o amor é cego. Os sonhos também! Depositamos a felicidade é todo sentimento bom em um propósito. Porém quando chegamos ao ápice, temos um choque de realidade. Passei por isso, estudei e no final não identifiquei com a área de estudo. Não encontrei sentimentos positivos.
Você é uma inspiração, Suzane! Com certeza, você ainda nos dará por longos anos muitos motivos para aprendermos a nos refazer e construir a história da nossa felicidade.
Só simplesmente de mais, cheguei aqui completamente de paraquedas, mas apenas um vídeo foi suficiente para me cativar!, Eu me resumo a essa busca, a busca por um sonho no meu caso entrar na Marinha do Brasil; sonho de criança que hoje está mais da metade concluído, consegui ser aprovado esse ano depois de 8 reprovações, mas cheguei até aqui, atualmente estou trabalhando no IBGE, mas como eu disse, para mim MB é um sonho!
Esse "medo de ser pobre" que você citou é muito real na vida de estudantes jovens de classe média, que não tiveram privilégios de fácil acesso a certas coisas mas puderam estudar com o apoio da família. Gera uma ansiedade muito grande, porque vem de um sentimento de suprir não só nossas expectativas mas também os investimentos e a esperança de retribuir os esforços da nossa família.
Resumiu exatamente o q eu vivo
Comentário perfeito, resumiu tudo que eu vivo no momento
Exatamente
Perfeito comentário. Parabéns
Disso tudo!!!
"Medo de ser pobre" ...proonto a verdade é essa. Acredito que a carga maior que move o estudante de baixa renda é essa mesmo. Sem hipocrisia e romantização.
Quando criança, já fui muito pobre, muito mesmo. Ao ponto de passar 3 meses sem comer uma fruta e/ou pelo menos sentir o cheiro de carne. Era uma situação muito complicada... Meus pais conseguiram ascender socialmente, graças a Deus, e hoje me dão a oportunidade de estar estudando, sem precisar trabalhar, sem precisar fazer nada além de estudar mesmo. Tenho 20 anos, e um dos meus maiores medos são perder minha família e ficar pobre. Só quem já passou por isso sabe o quão ruim é você sentir vontade de ter algo, comer algo e não ter cinco centavos no bolso.
Eu nasci pobre, mas não irei morrer pobre. Tenho essa certeza dentro de mim.
Vejo a medicina como uma porta para novos caminhos que eu quero seguir. Eu amo a área da saúde, mas ela servirá principalmente como uma ponte para onde eu quero chegar.
acho que tem muito gente que julga esse """medicina por dinheiro""", mas com certeza essas pessoas não entendem
@@nahidiontaveira578 sim, tem muita gente mesmo. Eu, inclusive, achava que iria cursar por amor (HAHAHAHAHHA). O que importa é você ser um excelente profissional, respeitar a profissão, fazer tudo de acordo com a legislação e ter ética.
E cá entre nós, amor não enche barriga.
Medicina será a porta de entrada para tudo que eu quero construir.
@@jainaralopes6386 penso igual a vc, e n vejo nenhum problema em falar que 99% da minha decisão de fazer medicina é pelo retorno financeiro! trabalhando com ética, empatia e educação, está tudo certo
@@sophia-nm4kz exatamente!!;
@@gabrielf4528
Minha família eu tenho medo de perder por ser minha base, meu tudo.
E qual o problema de ter medo de ser pobre? Só quem já esteve na miséria sabe do que eu estou falando.
Você acha legal não ter nada na sua geladeira para vc e sua família se alimentar? Porque eu, não.
Essa é uma conversa que, praticamente, só quem passou entende cada nuance sobre o que é e como é a vida. 26 anos nas costas, uma faculdade de engenharia na federal e o entendimento de que a minha realização pessoal e profissional não está lá. Eu te entendo, Susane. Entendo não porque sou sábio, mas pq estou passando por isso.
Desejo vida longa a ti, pois a habilidade que você tem causa um impacto grande e bastante positivo na vida de muita gente.
Desejo tbm que essa galera mais nova consiga entender realmente o significado de cada frase sua. Tem muita lição de vida aí. Tudo compactado em menos de 10 min.
Sensacional. Parabéns!
Muito obrigada Edson! Gostei muito do seu comentário, encontrar o caminho da realização pessoal e profissional não é fácil, especialmente quando a gente decide fazer algo diferente e contra o senso comum, mas uma hora a gente se encontra fazendo algo que gosta. :) Obrigada pelas palavras
@@SusaneRibeiro Até complemento o que você disse. Encontrar o caminho de realização pessoal e profissional ainda no ensino médio é uma das coisas mais difíceis que um adolescente vai lidar. Ainda mais para aqueles que têm "facilidade" em várias áreas.
Tmj, Édson!
@@edsonborges7167 qual engenharia Edson?
"A felicidade está na jornada, não no destino", essa frase sempre me deixa mais calmo quando fico ansioso estudando :)
Amei essa frase ❤️
Hunter x hunter último episodio
@@calvocromado jura???? que tudoooooo, eu real nao sabia disso nao osakaoskaksok
Meu sonho já foi passar no ITA, mas o que deu foi Física Computacional na USP e não me arrependo nem um pouco de ter “desistido” da engenharia aeroespacial, porque, no fim, não era realmente meu sonho. Me encontrei na ciência de dados e hoje, depois de muito esforço dos meus pais para me sustentar na faculdade, trabalho como cientista de dados em uma consultoria, encontrei meu flow e sou bem remunerada pelo que faço. Tem seus altos e baixos, mas me sinto aliviada de não ter me matado de estudar pra entrar no ITA só por ser o vestibular de exatas mais difícil do Brasil. Às vezes o mais difícil ou o que parece mais legal pode não ser o que te deixará mais feliz.
Eu estou tendo este tipo de pensamento agora mesmo... Eu penso em fazer ITA não por eu me ver exercendo a área, mas sim por questão de ego :/... Me sinto meio blé pelas as outras pessoas diminuírem os outros concursos. E você está certa.
quero ciencia de dados na USP de SC, será que dá pra entrar na área não tendo mais 20 anos?
Eu sou o contrário, trabalho com dados em uma multinacional mas não me sinto realizado e sempre fui louco por aviação.
Tem um livro chamado “o jeito Harvard de ser feliz” que diz que o sucesso está atrelado a ser feliz durante o processo.
Adorei o vídeo! Estudo pro ITA, não só pelo dinheiro, quero estabilidade (medo de ser pobre), mas tbm gosto de engenharia, e sei que lá dentro vou conhecer pessoas incríveis e vou ter oportunidades pra seguir outros caminhos.
Não conhecia teu canal, mas o algoritmo do RUclips de alguma forma me recomendou este vídeo enquanto eu assistia uma aula de biologia para o vestibular. Parece que para me motivar rsrsrs. Sou formada em engenharia na Poli-USP, com duplo diploma na Alemanha. Trabalhei 10 anos como engenheira na Petrobras nos maiores projetos do país. Ganhei dinheiro e adiei a decisão de sair justamente por medo de passar os mesmos perrengues que vivi quando pequena. Pensava muito que tinha sido difícil sair de uma escola pública para o emprego dos sonhos dentro da engenharia no Brasil. Tinha medo de ficar pobre novamente. Sai da Petrobras, fui trabalhar na Suíça e na França e via que o problema não era o emprego, mas a engenharia. Larguei um salário muito bom para recomeçar. Aqui estou eu assistindo vídeos de mitocôndrias, romantismo e rochas magmáticas para passar no vestibular novamente. Mas quando se toma uma decisão como essas, é preciso aprender a focar no caminho e não no destino. Pequenas belezas tem que ser apreciadas. Pois, bem, achei uma pequena beleza do dia: teu vídeo.
Que comentário top
Que sua jornada seja repleta de aprendizados, belezas e superações.
Qual área você pretende?
Pois bem , se a decisão de recomeçar partindo de uma área que não oferece perspectivas de bom salário já é difícil e conflituosa, imagine quando se parte de um emprego estável e bem remunerado. Cada vez mais me convenço de que a vida exige coragem.
Pra vc "renascer" precisou do dinheiro antes. Fez é certo.
Ai Su, quase chorei!!! Meu namorado faz engenharia aeroespacial na UNB e pensa em não trabalhar na área. Acho que é muito disso que você falou. A vida é uma grande aventura. Eu também, fazendo medicina na UNIFAP, penso em muitas outras coisas, como transferir a faculdade, ir morar em outro lugar… parece doidice aos olhos de outras pessoas, mas sonho é sonho e a vida tá frequentemente se renovando. Muito obrigada por esse vídeo. Entrei nele por acaso e mudou minha perspectiva. ♥️
Infelizmente acontece.
Tu é de mcp.?
@@LucasSantos-hq9fq simm
Fazer o que gosta é lindo mas no final precisamos pagar as contas, é o que a maioria dos adolescentes não entendem, inclusive não entendem pq os pais bancam, quando forem a vez deles de sustentar uma casa e prover para uma família irão entender rapidinho.
Eu fiz um curso por "amor", foram anos de estudo em uma federal, pegando 6 onibus por dia, lidando com professores narcisistas e no final fiquei desempregado.
Escolhi outro curso puramente por dinheiro e agora ganho bem. Sou muito mais feliz hoje do que eu seria se estivesse desempregado fazendo o que "amo" ou ganhando uma mixaria. Aprendi a amar o que eu faço, e não a fazer o que amo. E engana se acha que vc será "ruim" só pq escolheu um curso por dinheiro, isso depende de cada um, eu sou muito bom no que faço, e também era muito bom no outro, a diferença é que um me deu retorno financeiro e o outro não.
Vc fez quais cursos?
@@raquelguimaraes9475 1º Arquitetura. 2º Contábeis focado pra concursos.
Que graça tem a vida se você vai passar a maior parte dela fazendo algo que despreza, simplesmente pelo comodismo do dinheiro?
@@thenicollas A graça é você pagar as contas básicas e ainda ter dinheiro pra bens materiais, ou pra providenciar uma boa qualidade de vida pra sua familia.
@@guilhermevitor5179 Não me parece muito convincente
Legal, Suzane. Eu estou com 24 anos, tentei vários anos passar no ENEM em medicina, mas não consegui, estava cursando engenharia química e não gostei desse curso, então decidi novamente tentar o ENEM. No entanto, estava me sentindo desconfortável por estar com essa idade e ainda não ter uma profissão, mas, vendo o seu vídeo, percebi que não preciso me cobrar dessa forma, pois posso desfrutar desse momento e retirar ao máximo de aprendizagem das coisas que passei, sem levar em conta as pressões da sociedade, afinal cada um tem o seu tempo, o seu ritmo, as suas dificuldades, a sua história. Obrigado por compartilhar sua trajetória. Abraço
24 anos e se acha velho? Mano, imagine uma pessoa de 30 lendo esse absurdo. 24 anos está mt novo.
Eu tenho 37 e estou estudando para o vestibular novamente. Sou formada na USP em Engenharia Química. Idade cronológica é uma limitação da nossa mente.
Minha esposa está no segundo semestre de medicina e tem 38 anos.
Amigo vc é MT novo kkkk
Companheiro, tenha uma fonte de renda para lhe sustentar. O complicado é ignorar as pressões, principalmente a que impomos a nós mesmos. Eu ligo a palavra "profissão" a "professar" e a "professor", divulgar o que você sabe. Quando você encontrar uma coisa em que você se destaca dos demais, isso pode ser sua profissão e nem por isso você vai gostar dela. Então, o importante é sobreviver e tentar se encontrar. Pense que muita gente desiste e passa a viver de outros tipos de trabalho, muitas vezes mal remunerados. E quanto à sua idade: passei dos 50, mas ainda não desisti de fazer uma segunda graduação.
estudo pro ita desde o meu primeiro ano do em, sempre foi um negócio q eu fiz com vontade e gosto, são poucos os momentos q eu tive q me forçar a estudar algo relacionado ao vestibular, eu amo exatas de coração e me preparo a 3 anos e essa vontade nunca passou, sinto como se estivesse no meu devido lugar, mesmo (ainda) não dentro do ita
Boa sorte!
E continue trabalhando pro seu sonho
Tu passou?
Passou?
E aí?
Ter medo de ser pobre é excelente motivação para não o ser. Fui pobre e não recomendo. Estar infeliz com dinheiro é melhor que ser infeliz sendo pobre.
Se existe a opção de escolha, por que ser infeliz só por causa do dinheiro?
Kkkkkkkk no final é isso aí. Pergunta pra ela, se preferia ser pobre e feliz, ou rica e triste, Só q esse teu comentário n ia dar margem pra fazer um vídeo bonitinho
Eu fiz a mesma coisa, só que na Unicamp, mestrado e doutorado kkk Só no doutorado descobri que a carreira acadêmica é só pressão e depressão. Agora tô tentando sair dessa furada. Mas é difícil viu! Aos poucos estou conseguindo sair da armadilha.
Mesmo assim, não me arrependo nem por un momento de ter me formado engenheira pela Unicamp e Mestre. O que eu aprendi (tecnicamente e também em experiências de vida) me fez a pessoa que sou hoje. Boas faculdades públicas forjam pessoas que não caem com qualquer pancada. Aprendemos a lidar com o estresse, com a decepção, aprendemos que somos capazes de muito mais do que achamos no início.
E tudo faz parte do nosso caminho. Pode parecer que não, mas tudo se encaixa.
A experiência científica que eu tive (e tenho pois ainda estou no doutorado) me faz uma pessoa melhor em todos os sentidos.
Mais humilde, mais forte, mais resiliente, mais criativa, mais racional, pouco manipulável, mais eu.
Meus parabéns pela coragem. Eu fiz a mesma coisa esse ano, comecei meu doutorado em imunologia na USP, onde tinha acabado de fazer meu mestrado. Desisti no primeiro ano, não vale a pena todo o desgaste pra esbarrar com o desemprego no futuro.
Te desejo todo o sucesso do mundo e tenha certeza que as habilidades científicas que você desenvolveu serão utilizadas em qualquer profissão em maior ou menor grau, isso ninguém te tira.
Venho de família pobre e meus pais sempre priorizaram meus estudos. Segui uma carreira que me trouxe muita satisfação pessoal mas infelizmente pouco retorno financeiro. Chega uma época da vida que a conta é cobrada pra quem é pobre, acabei desistindo de tudo e estou mudando para uma área com maior rentabilidade no mercado. Muitas pessoas me julgam "quer medicina por dinheiro", mas são esses mesmos indivíduos que nunca experimentaram na vida a sensação de que cada real a mais REALMENTE CONTA NO FIM DO MÊS. O que importa é você ser ser ético e buscar a excelência se tem ou não amor nisso, seu paciente nem vai perceber.
desculpa a pergunta, mas o que você cursou?
@@claraschannelxo Eu sou biólogo e depois fiz mestrado, entrei no doutorado mas desisti no primeiro ano.
Eu também entrei na minha profissão atual por necessidade e hoje estou buscando meu sonho de fazer medicina. Seus vídeos são terapêuticos! Parabéns!
Susane foi super sincera! A maioria dos estudantes escolhem profissões por status e dinheiro, mas poucos assumem.
Aquele papo de "por amor" geralmente é a maior furada. Poucos conseguem achar sua profissão dos sonhos que supre a questão financeira.
@@gabizugh as vezes da para atrelar o que você gosta com o que dá dinheiro, e quando as peças se encaixam isso é muito bom!
@@gabizugh Concordo contigo, chega uma hora que a conta vai chegar. Fiz biologia, tenho mestrado na USP e desisti de tudo porque é um caminho com pouca absorção no mercado de trabalho brasileiro. Foi muito difícil realizar a mudança mas venho de família pobre e não posso me dar ao luxo de viver com base somente no amor. Busquei um equilíbrio em algo que ainda gosto mas me dá mais ganho financeiro.
@@gabizugheu ia fazer psicologia por amor mas, eu vi que depende muito de outras pessoas e tudo mais nenhuma profissão é meu sonho eu simplesmente só quero trabalhar em algo que me dê um futuro bom estável saber investir e tudo mais e é o sonho de quase todo mundo ter pelo menos como sobreviver
Fiz engenharia, mas não concluí. Fui pras humanas, e hoje curso doutorado. Uma das principais razões que me fez mudar foi a percepção de que a mentalidade das exatas não era a minha. Aquela coisa do X = Y, rígida, e sem margem de discussão. Comecei a perceber que me interessava por questões que a física e o cálculo não abordavam: política, sociedade, filosofia, o meu papel no mundo enquanto ser humano etc. No fim, senti que aprender todas aquelas fórmulas e equações não era quem eu sou. Hoje, estou bem mais feliz, mas tal como você, tenho a ideia de olhar para outros campos do saber e do ser humano, para além das minhas áreas de pesquisa atuais. Parabéns pelo vídeo!
Acho que essa é uma mentalidade criada pela fragmentação do conhecimento humano em caixinhas. Eu sou engenheira e não gosto quando escuto colegas dizendo "isso é coisa do pessoal das humanas". Mas nas aulas que eu via na faculdade como ouvinte em cursos de outras áreas sempre escutava: "faz a conta ai porque sou de humanas".
Quanto mais aprendo na área das exatas mais claro é que muitas equações tem suas limitações e não são exatas como tanto pregam. Inclusive vários professores cursaram pensando que tudo seria tão exato e perceberam que não é assim.
E Eu achando que a Susane estivesse na área aeroespacial. O ITA continua fornecendo mão de obra especializada para grandes empresas, bancos e força aérea. Infelizmente as grandes universidades brasileiras ainda não fizeram nosso país decolar por inteiro. Enquanto isso, busquemos nossa felicidade e corramos da mediocridade. Excelente vídeo! Abraço!
Realmente eu acredito nisso!! Trabalhei em várias áreas, hoje me sinto desafiado com o canal no RUclips, pois atingi os objetivos de está professor de Instituto, parece que estou me divertindo quando vou trabalhar!!! Muito bom, mas... Sem Deus na caminhada tudo se torna vazio...
Você é um dos maiores exemplos que conheço de como podemos ser extremamente sinceros e pé no chão e, ao mesmo tempo, leves, gentis e generosos. Vc é um ser de muita luz e muita classe!
Su esse vídeo veio em um momento tão certo, estou no segundo ano do ensino médio e aquele peso de escolher alguma profissão já está na minha cabeça a um bom tempo. Fico muito dividida entre o "fazer por amor" ou "por uma renda melhor" e não só pensando em ser rica, mas ter uma vida estável. Fico pensando no curso de economia por conta das oportunidades de emprego, mas acredito que isso não vai me fazer feliz; em contrapartida o meu grande amor é a faculdade de história para dar aula, sinto prazer em ensinar, mas sempre ouço aquela conversa de que professores não são valorizados e etc...Ainda sim, sei que tbm não vou ficar parada em só uma faculdade, pretendo me aventurar em muitas outras áreas do conhecimento !!
Decidir esse caminho é uma das coisas mais difíceis da vida! Gosto muito dessa frase do Jim Carrey: "Eu aprendi muitas grandes lições de meu pai, você pode falhar no que você não quer, então você pode muito bem ter uma chance de fazer o que você ama."" original: I learned many great lessons from my father, not the least of which is that you can fail at what you don't want, so you might as well take a chance on doing what you love."
Oi Gabi! Sei bem como é essa angústia! Me formei ano passado e comecei uma faculdade de engenharia aleatória pensando na renda, resultado? Fiz um semestre e tranquei porque não me via trabalhando na área. Se você ama história tenho certeza que terá uma carreira excelente! Pode também dar aulas e cursos online e se tornar uma mulher bem conceituada na área! Como disse a Susane, encontre o seu flow😉
Oii gabi!! Tô no 1° ano do Ensino Médio e também tô na dúvida do que fazer, sei um pouco do quanto esse sentimento pode ser ruim. Sobre ser professora, infelizmente é uma profissão pouco valorizada no Brasil pelas pessoas de um modo geral, e na rede privada realmente é complicado, tenho uma tia super dedicada que trabalhava em diversas funções em uma escola particular, era professora e coordenadora ao msm tempo, não recebia um salário tão alto mesmo trabalhando de manhã a noite, mas mesmo assim foi demitida depois de um tempo por necessidade de corte de gastos. É complicado. Mas existem boas oportunidades de emprego pra professor tambem!! Não são muitas, mas existem. Pesquise sobre concursos para professores federais (escolas da rede Federal, institutos federais, até universidades federais). Os salários costumam ser razoáveis. Eu estudo em colégio militar, e lá tem professores que passaram em um concurso chamado QCO, daí vc teria uma carreira estável, plano de saúde do exército e vários benefícios e um salário legal. Ent é isso, não desanime! Se é o que vc realmente quer, procure conversar com professores de história e pesquise as oportunidades!! Perdão pelo texto longo kkkkkkkkk
@@leticiadelgado4657 agradeço muito pelas palavras e informações ♥️
Não decida por impulso... faculdade pra ganhar muito dinheiro... infelizmente é só medicina... não faça outra mediana... que os salários são horriveis.. trabalhe e guarde dinheiro e depois viaje
Eu sou Iteano tb e a parte financeira realmente mudou bastante na minha vida. Mas o que mais vale é a realização pessoal, saber que você foi útil e resolveu algum problema de determinada área.
No meu entendimento, isso não tem preço!
Ainda me dedico a aprender a ser feliz no presente, de forma que tb seja feliz no futuro.
Você é luz. Parabéns.
Su, o trabalho que você faz pelos estudantes é primoroso e eu, verdadeiramente, não consigo imaginar alguém que pudesse desempenhar esse papel com tanta maestria e brilhantismo quanto você. Muito obrigado! ❤️
Todos os vídeos da Susane são uma injeção de motivação e autoconhecimento!
Hoje é dia 20 de outubro de 2024. Estou firmando publicamente meu propósito, diante de Deus e dos homens, de seguir esse itinerário! Simplesmente tenho me apaixonado por tudo que tenho descoberto sobre o ITA! E este vídeo me ENCHEU e impactou muuuito positivamente! Muito obrigado, Susane! Breve estarei aqui para atualizar meus propósitos! Deus te abençoe! ❤
Sou professor e por isso vídeo já sei que encontrarei aqui muito material útil para meus alunos e para mim também.
Conselho aos jovens de um piloto de linha área de 50 anos. Escolha um trabalho de que vc possa:
1- dormir quando quiser e que seja entre 21:00 e 06:00
2- Comer em horários regulares
3-Poder ir ao banheiro em horários regulares
4-Ter tempo de lazer regularmente e diariamente
5- Ter tempo para datas comemorativas sociais com a familia sempre
6-Saber que quem paga mais cobra mais e tudo citado a cima nao será possível
Se o emprego nao preenche os itens acima, vc estará entrando na armadilha que todos entram e dai a “felicidade” citada no video, apesar de ser um estado interno, NÃO SERÁ POSSÍVEL, pois até ela necessita de uma BASE.
Falou tudo!
Gostei da inumeração, pois mostra a forma racional como opera o seu cérebro.
Pena que a "criançada" só vai se aperceber da mensagem daqui uma dezenas de anos :(
@@drbulltrader9107 ou não vai. Isso eu falaria para um filho. Como não tenho. Falo aqui.
Bem forte essa mensagem...
E qual profissão oferece tantos privilégios?
@@thiagohenriquesoutopereira3143 vc considera algum item acima como "privilégio"??? Isso é triste pois confirma que coisas BÁSICAS e SIMPLES da vida são consideradas "privilégios"
Sou de são José dos Campos e já ouvi diversos relatos sobre estudantes do ITA. Desde os que conseguem emprego na Facebook no Vale do Silício até os que ficam malucos de verdade de tanto estudar... Lendas do ITA 🤷🏻♀️
Sério? Alguem ficou maluco lá
Imagina que triste se foder de estudar e ser mandado pra trabalhar no facebook
@@gr1evin não é na plataforma, é na empresa Facebook que fica no Vale do Silício nós Estados Unidos.
@@gr1evin ta doido?
@@Ta-ed4ns Eu entendi
Não vi o vídeo ainda, mas não vejo problema algum em escolher profissão por dinheiro. Existe essa cultura de propósito, missão e salário emocional que martelaram na cabeça da nossa geração que só fodeu legal nossa percepção. Precisamos, antes de tudo, garantir nossa existência e de nossos pares. E a escolha de carreira entra nisso.
" ... Cultura de propósito, missa e salário emocional ... " Valeu por traduzir oq me angustiou por muito tempo kkkkkkkk
Hoje é bem isso, ganhar dinheiro pra viver uma vida tranquila e ser reconhecido no que fizer.
" O trabalho dignifica o homem. "
Evidente que você não viu o vídeo. Simplesmente passou por cima de tudo o que ela falou com esse comentário
@@noisyboy7443 entendo seu ponto de vista, mas irei acrescentar mais uma vertente. Talvez não seja necessário concordar com oq ela disse, podemos ter nossos próprios pensamentos. Ela é uma pessoa nota 1000, mas ainda assim não precisamos usar a mesma linha de raciocínio dela
Abraço lek
@@joanderluciano1634 sim, ninguém é obrigado a concordar com ela. Eu não disse isso. Porém, escutei uma frase uma vez que me impactou: "A vida é sua, estrague-a como quiser". Por mais simples que seja, a frase transmite uma sensatez muito grande. Assim como o rapaz do comentário, já ouvi outras pessoas dizerem coisas do tipo: "prefiro chorar numa ferrari em paris do que chorar num casebre e ser pobre". Discordo desses pensamentos porque eu não prefiro ser infeliz em lugar nenhum, sob nenhuma circunstância. Eu não entendo por que eu deveria viver em função do dinheiro, se isso não é o que faz a minha vida ter sentido. Enfim, deu pra entender. Abraços e sucesso!
@@noisyboy7443 justo, entendi oq tu quis dizer
vc e show!!!!!!!!!!!!. passei 26 anos no brasil na Marinha. hoje tou em Israel em mestrado de neurobiologia, com 60 anos
O que eu acho incrível dessa menina é que ela fez um pouco de tudo e conseguiu tudo que ela desejou. Simplesmente uma inspiração🤗
Susane, esse é um dos melhores vídeos que já assisti. Muito obrigado por compartilhar a sua trajetória, é muito inspiradora. É exatamente o conteúdo que eu precisava assistir nesse momento da minha vida. Muito obrigado!! ❤❤
Muito obrigada Tairone 🙏
@@SusaneRibeiroNada, eu que agradeço 🥰
Obrigada por existir, Susane🤍 Você foi e ainda é uma das minhas motivações pra entrar no ITA
Passou?
Seus vídeos são dádivas que sempre chegam no momento mais necessário! A incerteza de qual profissão seguir deixa muito estudante preocupado. É tranquilizador saber que podemos recalcular a rota quando sentirmos que é preciso...
Obrigado por ter gravado este vídeo.
Qu elindo o seu video, acho que todos nós iteanos não poderíamos concordar mais com todos os pontos que você levantou! Me senti absolutamente representada! Obrigada! De sua bixete da T20
Muito obrigada Jaqueline! Não sabia que tinha bixetes por aqui, que honra 😊
Susane, vc é uma inspiração para mim! Obrigada por ser você! Por ser tão generosa conosco. Por nos ajudar nessa trajetória árdua que é lutar pela realização de um sonho, no meu caso, do meu maior sonho que é ser médica.
A susane terminou a faculdade de medicina?
@@taniaabdo9818 terminou não
Sem dinheiro é pior.
Vivi os dois lados. Hoje tô no lado de baixo.
Se eu fosse corajosa já teria partido pro "mundo do pé junto", nessa atual fase, mas sou medrosa.
A real é que os dois lados têm sempre problemas, mas prefiro ter problemas com dinheiro no bolso.
Ela é um ícone, ela é o momento e a história.
Essa habilidade de ensinar e encantar as pessoas com sua essência, coragem, propósito, inteligência e outras mil coisas, só você, Susane, tem!! ❤️✨
🙏 muito obrigada Natalia
Muito obrigado pelo vídeo! Venho pensando muito em que faculdade eu deveria estudar ou em que curso seguir e não havia me apercebido de que tudo girava em torno do quanto eu ganharia. Após refletir bastante, eu decidi que vou atrás do meu verdadeiro sonho, o MIT, e quem sabe um dia me formar em física.
@Susane, Nunca tinha visto seu canal aqui no RUclips.
Gostei muito de sua maneira íntegra e inteligente de mostrar as pessoas que a vida acontece no agora.
Ganhou mais um membro no canal!!
Deus nos abençoe!
Aperta o coração ouvir você falar de Macapá, existem amapaenses talentosos, que ficam aqui e não chegam a explorar seu verdadeiro talento e potencial.
O currículo dessa moça é impecável
Que vídeo lindo, quantas pessoas precisando ouvir essa experiência e agir na vida, me emocionei.Parabéns pelo conteúdo!
Faz um tempo que não assisto um vídeo dela e a mensagem tem melhorado com o passar do tempo - mais madura e, sempre, com bom conteúdo!
O dinheiro não trás felicidade,ele trás apenas a oportunidade de você ser mais feliz. O dinheiro é o potencializador e o que você faz com ele que determina
Você é apenas maravilhosa, Susane. Teus vídeos, um material com poucos minutos, trazem TANTO conteúdo, tanto enriquecimento, eles são verdadeiros divisores de águas nas vidas de nós estudantes. Te acompanho já há um tempo e vc só tem impactado positivamente na minha existência. Tenho uma gratidão tão profunda e genuína a vc. Enfim, me empolguei rs, mas acho importante que vc saiba. Apenas obrigada ♥️
Quando você falou sobre o 1 milhão de inscritos eu tomei um susto, jurava que esse canal já tinha batido pelo menos uns 700k. Profetizei em
Quando comecei a te seguir me encantei por sua inteligência cognitiva. Agora me encantei com sua inteligência emocional... Parabéns!!! A vida sem propósito é perdida.
Mas como sou fã da Suzane Ribeiro!! Grata!!! O mundo precisa de mais gente como você. Espírito de Luz.
Que inspirador, Susane! Tanto para aqueles que ainda não trilharam o caminho da universidade, quanto para pessoas, como eu, q está está revendo a rota, assim como vc fez ! Obrigada! ☺️
Obrigada! Nós precisávamos e precisamos dessa sua habilidade Su. Não é fácil o caminho,mas é possível,é desafiante e vale a pena aprender.
Colega, sou doutor em engenharia (IME-RJ) e você só falou verdades! Estou pensando em largar tudo para fazer Educação física, aos 38 anos e quase 15 anos na área! Excelente vídeo!
Minha mente acabou de fazer. BOOOOM 😮🎉 você me deu todas as respostas, que passei meses procurando. Obrigado!
Oi Suzane, tem algumas coisas muito legais no seu discurso, certamente raro e muito mais relevante que o conteúdo médio, e outras talvez nem tanto. Ia ser realmente interessante se vc tivessemos a oportunidade de trocar uma idéia, nem q fosse por aqui...
Concordo 1000% com o "medo de ser pobre" (muito bem colocado), atender as expectativas e investimento da família, com a descoberta que a felicidade está no caminho (nunca retilíneo como na concepção adolescente, por sinal) e em entender a vida como "uma grande aventura"... Eu sou um pouco mais velho e cheguei nos exatos mesmos pontos...
Saí do Ceará para fazer engg na Unicamp, pq era o melhor centro de engg biomedica. Já havia trabalhado com uma pessoa na área e sabia q teria retorno financeiro. Trabalhava 40h no HC desde o 3 ano da graduação. Fiz doutorado na area e um MBA. Fiquei lá por 5 anos na area de saúde da Unicamp. Tive uma oportunidade financeira melhor e em função disso, simplesmente mudei de area de e fui ser arquiteto de sistemas master na antiga Sony Ericsson e LG (fui fazer software de celulares). Passei quase 10 anos nisso (de jr a master) e por um headhunter simplesmente mudei de area de novo e fui ser quantitativo nas maiores tesourarias LATAM, já faz uns 12 anos...
O caminho não foi uma reta. Toda a ansiedade do "chegar lá", "dar certo" se desfez a muitos anos, provavelmente qdo ainda estava em sistemas... Mas houve um ponto interessante na minha jornada pessoal: enquanto a maioria estava lutando pelo status, cargos e posições (e com toda a ansidade q isso causa) eu principalmente estava me divertindo no trabalho... Desde criança gosto de quebra-cabeças e vc conhece a beleza que existe na matemática e em criar... E fazendo assim, paradoxalmente, acho q crescia mais... Não que não existam coisas desinteresses, sem propósito, muita política e competição destrutiva... Tem diferentes graus, mas isso tudo é universal... O trabalho é como "um treino de musculação"... De início, pode não parecer q não te faz bem (te machuca), mas vc vai construindo uma consciência com o tempo e coisas q não faziam sentido passam a ter... E fica óbvio q te faz bem, mas vc tem q fazer e persistir p acontecer... Existe um limite onde vc está "pensando demais"... Reflexão é ótimo, mas até certo ponto... "Keep it simple" tb é fundamental...
Ter uma faculdade de 1a linha (ITA, Unicamp, etc) ajuda muito em obter o primeiro emprego. Mas muito rápido perde totalmente a importância. O fundamental passa a ser a experiência: o "onde vc trabalhou"... A "busca pelo propósito" pode ser uma bela armadilha... Mesmo passar em medicina pode ser bem irrelevante na sua vida se vc não REALIZAR com isso... Um R1 não é muita coisa, embora se ache... Kkkk. A experiência clínica e residências desafiadoras é q constroem um médico top, e daí q se consolida a beleza... O exercer com mestria... Senão, foi apenas um vislumbre... Uma ilusão...
O que estou dizendo é que qdo se passa muito tempo "estudando", e se atinge um certo nível de conhecimento, pode se cair numa armadilha de "não aplicar"... Fica a reflexão do que é se encontrar e do que é fuga... Claro q é preciso ter "conhecimento pelo conhecimento" (pois sua função muitas vezes não é óbvia de imediato), mas observe como existem pessoas que constrem muito com relativamente muita pouca bagagem... Existe um ponto muito interessante aí... Cuidado p não ficar paralisada pelo excesso de reflexão ou pela falta de "mão na massa" sobre toda a bagagem q vc adquiriu... Ou seja, uma parte fundamental da jornada é "sujar as mãos"... Muito do propósito está ai... E na família, claro. Eu tenho uma filha de 9 anos... E MUITO do sentido está nela e na minha mulher... Enfim, grande abraço!
Oi Suzane, o youtube me levou a esse vídeo seu e escrevi o comentário de prontidão, sob o impacto da identificação com algumas coisas... Mas agora o algoritmo tb me direcionou a outros vídeos e dai sim entendi a extensão da sua inciativa. Ignore minhas colocações. Keep going. Excelente projeto. Super consistente.
Na verdade TB você fez pq vc é fod@! Parabéns! Sucesso
O melhor vídeo "motivacional". Já assisti várias vezes, sempre que preciso de uma dose de esperança, retorno neste vídeo - q por sinal está salvo nos favoritos. "A vida não é uma linha reta". Obrigada 💛
me vejo em você, pois fiz uma boa grana em um negócio mas depois a vida ficou cinza, não é o dinheiro que vai acabar com certas emoções ou trazer...
Suzane é a minha professora da vida 🙌
Essa mulher é gênia!
Uma inteligência privilegiada!
Tem um leque de opções a sua mercê!
Tudo que vc fez no passado tornou vc essa pessoa maravilhosa que é hoje.
Que mensagem incrível! Estava precisando ouvir isso. 💖 Parabéns por tanta delicadeza e ousadia em ser diferente e buscar/reconhecer o que realmente faz sentido a quem é ou a quem deseja ser.
Essa mulher é iluminada.
Obrigado por confirmar que pode dar muito muito dinheiro 👍 minha motivação pra estudar aumentou mais ainda kkkkkkk que já tava boa, ficou ainda melhor 🙂
Susane você é uma
Benção e inspiração para meu filho de 12 anos! Abraço! Sucesso também na fotografia.
Esse video me arrepiou muito Susane nem sei como agradecer, suas palavras são bem diretas e muito bem preparadas pra chegar direto no coração ❤
Depoimento super necessário, Susane! Pena que a gente só tem maturidade pra pensar que a nossa vida não é um caminho linear e sim um mundo de possibilidades depois de adulto. Eu mesma, por exemplo, nunca prestei vestibular pra medicina pq tive muito medo da frustração. Hoje sou jornalista, mas sei que um dia posso mudar de profissão e prestar vestibular novamente.
Te acompanho desde o início, foi um dos melhores vídeos, se não o melhor!
Eu tenho um" Q" por liberdade, poder escolher o dia e horário a trabalhar, as profissões não me seduzem. Não sou apaixonado por nenhuma...mas a tal liberdade, ah, essa eu sou apaixonado!!!
Ai Su que vídeo necessário!! obrigada por suas palavras, a gente que é mais jovem precisa ouvir palavras sábias até mesmo para melhorar nossa mentalidade sobre a vida e a área profissional ❤️❤️
Susane tenho vontade fazer o ITA tenho 21 anos, estou fazendo faculdade de Ciência da Computação porém, não gosto da minha universidade. Tenho muita vontade de tentar ITA mas o que me impede é o medo de não passar nos 3 anos restantes que tenho.
Estou na mesma. Tenho 20 anos e estou estudando pra o ITA.
Não tenha medo! Se você está com medo, isso significa que você não está aproveitando o seu caminho... Imagino a sua angústia, porque eu também estudo para o ITA (quero engenharia aeronáutica), mas a realização de passar lá vai ser só uma recompensa do seu esforço nessa caminhada. Então, no fim das contas, do que vale traçar a vitória se o percurso te dá medo? Vá em frente, você está no seu objetivo. Te vejo no ITA.
EAE, o que fizeram? Estou na mesma, faço s.i. Já trabalho na área, faço 20 anos de idade mês que vem. Tenho muita, muita mesmo, facilidade em aprender. Sinceramente, acho que passaria sim, mas essa angústia de largar tudo é foda
Susane, que video sensacional. Esses dias estava pensando nisso de realização profissional porque eu me sentia frustrado por não está me sentindo realizado após me formar na faculdade. E realmente escolher uma profissão pelo retorno financeiro é muito comum, mais do que deveria até. E é um alento ver que existem pessoas que passam ou passaram por experiências parecidas e que, atualmente, após mudarem a forma de encarar a vida, por assim dizer, se re-descobriram.
Te desejo tudo de bom.
é muito bom trabalhar com quem a gente é fã... 😁😁😁😁
😄😄😄
Esse vídeo foi incrível. Tenho 35 anos e tento a 5 passar em medicina. Então continuaremos testando. Obrigado!
ja considerou a área de TI? tenho amigos que nem se formaram e já receberam propostas de emprego tamanha é a procura por programadores, com salários de 7k até 10k pra profissionais júnior!
@@whiterunguard3246 Isso aí é mentira cara. Junior não ganha isso nunca. No máximo uma exceção da excessão. O famoso (Quem Indica). Fora que pra se colocar nesse mercado iniciante é uma concorrência enorme
@@infogames1946 Voce é programador? To em dúvida entre medicina ou TI. Qual você indica?
@@whiterunguard3246 Sou. Depende. Se você gosta dos dois, é novo e tem tempo pra estudar pra vestibular ou enem, não tem família pra sustentar e só estuda e os pais cuidam do resto: Medicina. Se já tem uma certa idade, ex: 25+, mora sozinho e é provedor - TI
@@infogames1946 Ja estou matriculado em medicina, gosto da área, tenho muito networking (tio dono de hospital) mas eu também curto muito a aérea de TI, fora que eu acho que medicina já tá saturando com tanta gente. O problema é que se eu largar a medicina pra ser o “carinha que mexe em computador” minha família me deserda. Não sei bem o que faço, mas enquanto não tomo decisão eu continuo estudando nas horas livres (atualmente estudo Python e lógica se programação)
Enjoy the ride. Felicidade está em você e se você não aproveitar o caminho, você apenas irá tolerar o destino.
Esse vídeo caiu perfeitamente bem hoje. Estou pesquisando sobre o ITA pois acho uma escolha muito interessante e também estou sendo encorajada a seguir esse caminho.
🙂
" Eu sou pobre e escolhi engenharia por causa do dinheiro e me frustrei se eu soubesse teria feito medicina." " O motivacional do pobre é o dinheiro !" Por isso digo: " se você é pobre faça medicina."
Simples assim kkkkkkkkkkk
Exato
Tão simples assim? KKKKKKKKKK
Putz, excelente abordagem..vejo poucas pessoas com esta noção sobre o quão importante eh trabalhar com o que realmente gosta.. parabéns!
Não acredito que vc é de Macapá 🤩 morei 6 anos lá e tenho muita sdds.
Já te acompanho a tempos e fiquei feliz de saber disso kkk .
Vc é um exemplo 👏🏽👏🏽
O problema é q somos um país dominado principalmente pelos Eua. Então não temos pesquisa científica praticamente e estamos sempre em crise econômica. Sou Engenheiro eletricista, porém a área de foguetes sempre me fascinou. Até hoje não possuímos um foguete próprio. Talvez vc pudesse contribuir para esta obtenção e se sentiria plenamente realizada profissionalmente.
Pelo menos não somos um
pais dominado por Cuba ou outros países , pq aí vc não poderia postar essa sua insatisfação . Percebe ?
@@vaniabr7261 Então ser roubado pelos Eua tudo bem para vc? Por Cuba vc não quer ser roubada? Além do mais Cuba é muito pequena e pobre. Porém não é dominada por ninguém. É um país verdadeiramente soberano.
Parabéns pela conquista e por não ter medo de expor sua opinião e história. 👏👏👏.
PARA QUEM ESTÁ LENDO = Nunca é tarde. Me formei em medicina com 35 anos. Foram anos de luta no pré vestibular para poder ser aprovado. Consegui com muita persistencia e resiliência. Sou 100% feliz?? Profissionalmente falando, não sei. Eu tinha medo de ser pobre?? Claro!! Tenho um amigo de 24 anos que, com uma brilhante ideia já se tornou milionário (faturamento mensal da presa dele é de R$4M ao mês). Minha conclusão disso tudo é: Correr atrás do dinheiro é relativo. Muitas vezes ele corre de você.
Cara se o seu amigo ficou milionário com um negócio não foi o dinheiro que correu atrás dele viu!! Foi ele que correu!
Quase segui o mesmo caminho. O AVC do meu pai, pouco antes s inscrição, mudou meus planos e me acovardou em estar longe no momento que ele mais precisasse.
Se a situação do país fosse outra, existiriam mt mais possibilidades ou até msm mais ITAs da vida digamos
Video show em muitos sentidos. Compartilhei com amigos e parentes que acho que precisam ouvir sua mensagem de tentar descobrir o próprio caminho. "A personalidade começa quando terminam as comparações - Karl lagerfeld"
Você inspira! Obrigada por compartilhar, com verdade e com "a habilidade que só você tem" 💙
Só tenho a agradecer a você, pelo conteúdo incrível que me proporcionou e esclareceu minhas dúvidas...
O mais surpreendente foi o momento em que estou assistindo esse vídeo, próximo a data do concurso em que realizarei e, com a gravação de hoje, pude sentir certa leveza e confiança pra seguir em frente!
Acho que falta isto! Deixar a minha marca e os meus estudos registrados no mundo.
Meu sonho é fazer medicina, acho que não me enxergo mais fazendo outra coisa, e estou com medo porque o Enem mudar depois do ano que vem, eu melhorei muito do ano passado para cá. Mas ainda não foi o suficiente, talvez mais um ano me faça passar, talvez não, e acabo de aceitar, dinheiro é importante. Minha nota provavelmente vai dar para cursar um bom curso que vai me garantir segurança financeira. Obrigado Susane, as coisas viram no seu tempo, se vir ano que vem ótimo! Se não, preciso de um porto seguro. 🥰 Sou a pessoa que cê falou, se vê na "vocação", vou segui-la, não sei quanto tempo vai levar, mas chegarei lá. Estou vendo vários vídeos seus, suas dicas são maravilhosas, obrigado por esse trabalho maravilhoso! 🥰
Tmr q dê certo ❤
Como esta hoje?
Esse vídeo foi recomendado em uma hora certa. Susane, muito obrigado por tranquilizar a minha mente
Eu não fiz ITA porque eu tinha medo de ser outra pessoa normal. Preferi estudar tudo que existe do que hiper focar em 1 assunto.
Meu Deus você é muito foda, facilmente teria um poster seu no meu quarto do lado das pessoas que me inspiram ♥
Mulher de um personalidade fantástica difícil achar alguém assim.
Uma inspiração e um poço de sabedoria
Obrigado Susane❤️
Se o amor é cego. Os sonhos também! Depositamos a felicidade é todo sentimento bom em um propósito. Porém quando chegamos ao ápice, temos um choque de realidade.
Passei por isso, estudei e no final não identifiquei com a área de estudo. Não encontrei sentimentos positivos.
Você é uma inspiração, Suzane! Com certeza, você ainda nos dará por longos anos muitos motivos para aprendermos a nos refazer e construir a história da nossa felicidade.
Que vídeo surreal de bom!!!
Só simplesmente de mais, cheguei aqui completamente de paraquedas, mas apenas um vídeo foi suficiente para me cativar!, Eu me resumo a essa busca, a busca por um sonho no meu caso entrar na Marinha do Brasil; sonho de criança que hoje está mais da metade concluído, consegui ser aprovado esse ano depois de 8 reprovações, mas cheguei até aqui, atualmente estou trabalhando no IBGE, mas como eu disse, para mim MB é um sonho!