Inspeção e Tecnologia De Suínos - Questões comentadas - Concursos Veterinários - Aula 03

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 сен 2024
  • Nesta aula a Professora Lara Bonfim vai explicar o processo de escaldagem por meio de questões de concurso. De acordo com o art. 116 do RIISPOA, sempre que for entregue para o consumo com pele, é obrigatória a depilação completa de toda a carcaça de suídeos pela prévia escaldagem em água quente ou processo similar aprovado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem animal.
    É obrigatória a renovação contínua da água nos sistemas de escaldagem dos suínos. Pode ser autorizado o emprego de coadjuvantes de tecnologia na água de escaldagem, conforme critérios definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, como produtos químicos para melhorar o processo e clarear a pele.
    A escaldagem é realizada em tanques de escaldagem metálicos ou de outro material aprovado pelo DIPOA (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Eles devem ser providos de termômetro para controle da temperatura, que deve estar entre 62° C a 72° C, dependendo da pelagem do animal. O tempo de escaldagem é de 2 a 5 minutos.
    O art. 116 dispõe que a operação depilatória pode ser completada manualmente ou com a utilização de equipamento apropriado e as carcaças devem ser lavadas após a execução do processo.
    O chamuscamento é feito para remover os pelinhos que permanecem na carcaça de áreas mais difíceis de remover no processo de depilação, entretanto, é proibido o chamuscamento de suínos sem escaldagem e depilação prévias.
    Além, disso ao final da aula, a Professora Lara Bonfim vai explanar acerca dos objetivos da Inspeção ante-morten listados no Capítulo VII da Portaria MAPA n° 711/95, explorando mais uma questão de concurso sobre o tema.
    Passe no MAPA e outros concursos veterinários com quem realmente aprova!
    Curso para AGENTE DE INSPEÇÃO: goo.gl/qwSCrT

Комментарии •