Trabalhei por 8 anos no Japão em serviços pesados, diga-se "peão de fábrica", apertar parafusos mesmo, rsrs. Quando voltei pro Brasil com quase 30 anos, coloquei na cabeça que passaria em um concurso público bom. Esqueci os jogos e tudo aquilo que tiraria meu foco naquele objetivo. Resultado: Passei na Receita Federal estudando 6 meses (porém quase 12 hs de qualidade por dia), e 2 anos depois consegui entrar em um Tribunal Federal que era o meu foco principal. Parecia incrível que alguém que estava levando cagada de frango em um abatedouro 8 meses antes, agora estava em um serviço estável, limpo e completamente diferente. "Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor. " (Johann Goethe)
Só adicionando mais uma coisa. Nesse tempo que me dediquei, o que mais aparecia eram pessoas dizendo pra eu desistir, que concurso era carta marcada, que tem muita gente que estuda há 4 anos e não passa. Desse jeito, eu que fiquei 8 anos longe dos estudos não teria a mínima chance, coisas desse tipo... Então gente, não importa o seu objetivo, façam a sua parte e se dediquem, sempre aparecerão aqueles que irão tentar diminuir a sua fé, o seu sonho, mas não dê ouvidos. Saibam que não existe esforço e dedicação que não seja recompensado. Há 4 anos atrás fui diagnosticado com Leucemia, no início do tratamento teve quimio, UTI, etc, passei por um transplante de medula em 2016, e hoje essa é a minha batalha e estou cada vez melhor... A vida é assim mesmo, cheia de desafios. Aproveitem ao máximo!!
Olha a fic até parece que é tão fácil assim estudei 10 horas pra prova da unicamp todos os dias e a única coisa que isso me trouxe foi uma enorme depressão e dermatite atopica, passar muito tempo fazendo a mesma coisa e deixando o entretenimento de lado só trás um enorme stress
Nossa Ton! Me identifiquei com vc. Tmb trabalhei lá por 2 anos mas morei 8 anos de 1997 - 2005 dos 10 aos 18 anos, não me adaptei na sociedade. Então voltei pra cá estudei, passei no vestibular em história na Unifesp. Hoje trabalho na área, com restauração de documentos históricos. Mas infelizmente a área que escolhi, arte, cultura e educação no Brasil não é nada valorizada 😓 Agora aos 35 quero mudar de área, estudar programação e ir pro mercado de tecnologia.
@@thallesaguiar3544 Isso é complicado mesmo, mas acredite no seguinte; "Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Eclesiastes 3:1", e tudo vai dar certo. Boa sorte.
Preciso assistir este vídeo todos os dias!!! hehehe Muita gente (inclusive eu) tem vergonha do esforço e sente que não "é pra aquilo" logo na primeira tentativa frustrada.. Aprender a programar é uma luta, mas vamos seguir o baile com fé porque uma hora chegaremos em algum lugar! heheheh Abraço!
Realmente. Eu cheguei a achar que não era da area de ti pq sempre fui de processos, testes. Quando cheguei nas materias de programação da faculdade me desesperei. Ja atuava na area porem nunca havia mexido com programação e quando tentei me vi paralisada. Não saia nada, não tinha logica. Comecei então com o curso de lógica do Guanabara, logo depois fui pra Python, e quando vi ja estava programando em c e c++ pela faculdade. Simplesmente amo hoje em dia e agora estou na jornada JavaScript.
Caraca que massa! Eu to começando o curso de lógica do Guanabara, tenho muito medo de não aprender e de não conseguir aprender a programar, mas comentários assim me motivam kkkkkk
Felipe vc poderia me dar um conselho por favor. Eu to fazendo o curso em vídeo de python e já estou em módulos/ pacotes, minha duvida é, eu ainda não consigo criar os programas de cabeça, por exemplo faço os exercícios, mas vejo que eles estão muito brutos e longos, eu queria saber se posso mergulhar de cabeça em coisas novas, ou eu devo ficar mastigando o básico até decorar tudo (que é o que ando fazendo e ja está enjoativo).
Essa é uma boa pergunta, eu no começo atropelava tudo porque queria chegar logo no resultado final. Ver o impacto de verdade me animava para continuar, mas ao mesmo tempo é um tradeoff, pois eu pulei muita coisa importante com isso. Experimente, avance um pouco, vê o que acontece, volte... você está numa situação flexível, não tem o que dar errado ao se experimentar, você estará aprendendo como funciona a sua natureza (e talvez isso seja até mais importante que aprender a programar)
Sabe aquele pensamento besta que sozinho não parece nada demais e quando você realmente reflete sobre a luz de alguém que explique com calma, fam MUITO sentido? Tranformar o tempo em variável e não o resultado é FE NO ME NAL!
Com certeza Filipe, eu aprendi a programar, em Java, usar JavaFX, aprendi Python, Django, aprendi a cortar cabelo, aprendi a desenhar, tudo não necessariamente na mesma ordem. E todas essas coisas tem algo em comum, quando estava tentando aprender eu achava que não iria conseguir, achava que não poderia conseguir aprender, mas sempre fui teimoso e fiquei insistindo porque ou precisava ou simplesmente gostava e queria aprender a qualquer custo, nunca me dei conta do tempo que levava para aprender uma coisa ou outra, mas no final percebi que já tinha aprendido sem me dar conta. Você falou algo interessante, todos tem seu próprio ritmo de aprendizagem, além também de cada um funcionar melhor com uma metodologia de aprendizagem diferente de outros, mas no final todos conseguem, em tempos diferentes, mas conseguem.
Eu também tive esse mesmo pensamento, hoje aceito meu próprio ritmo, vou estudando um pouco por dia. É legal que depois de um tempo você reconhece o próprio avanço, pode ser pequeno aos olhos de alguns, mas ao seu próprio você percebe o quanto evoluiu só de não desistir. Hoje estou estudando Java, por conta que a maioria das empresas da região usam aqui, então é uma possibilidade maior de conseguir o primeiro trampo na area de programação. Me formei em desenvolvimento de sistemas no fim de 2018, a faculdade em si, sinto que foi um desastre, aprendi a fazer pouco, quase nada em várias linguagens. Foi só agora depois de um desemprego que me atingiu há 2 meses( não era na area de Ti), que pude pensar e focar, bom tenho que aprender algo de verdade pra poder evoluir, foi onde aceitei meu ritmo e assim cada dia aprendo um pouco, de Abril pra ca ja foi uma boa evolução. Eu sei que o caminho é longo, e aceitar isso, e aceitar sua própria evolução de aprendizagem, tornam as coisas muito melhores.
@@russo8205 Desenterrou o post aqui kkk, no outro mês completei 3 anos trabalhando com Oracle Retail, quando consegui o trampo tive que mudar os cursos, porque o desafio era outro dos que eu planejava, to curtindo, mas o OR é bem complexo, todo dia aprendo algo diferente. Mas a aceitação ainda é a mesma de ir aprendendo as coisas no meu ritmo
@@mrflames13 milhagreeeee. , alguém dentre centenas apareceu dizendo que ainda está na área kkkk. Faz parte . Está nas expectativas de 1 em cada 100 ingressam no mercado de trabalho desta área . Um milagre kkkkkkk
Filipe, isso tudo que você falou é verdade. Eu tenho 38 anos fiz 2 períodos de física em universidade Federal, mas tive que desistir por conta com trabalho. Outros caminhos (bons caminhos) me levaram a Fazer Direito. Hoje sou sdvogado e estou bem no mercado. No final do ano passado me deu vontade de fazer um site de venda para um brechó virtual para minha esposa e também queria fazer um APP. Então cair dentro, estudei, estudei , estudei e fiz o Site de venda e ganhei gosto pela programação, já me matriculei em uma faculdade de CC e já fui chamado para trabalhar em duas empresa (remoto), não fui pois não me sinto preparado ainda. Isso q eu escrevi e vivenciei serve para corroborar as suas ideias em que é possível aprender tudo. TUDO É QUESTÃO DE TEMPO.
É exatamente esse o meu caso! Faz anos que tento aprender a programar... Iniciei tentando VBA para otimizar as análises que precisava em excel, não entrava na minha cabeça de jeito nenhum!! Estava engessado com a forma que o excel trabalha com as fórmulas e não abria a mente para como as "macros" funcionam. Hoje tenho um avanço muito grande com o Python para essas análises e aplicar diretamente o resultado no dashboard que preciso apresentar em excel. Querer de verdade e não desistir é a chave!
As vezes me deparo com alguns pensamentos negativos, pois infelizmente tive e tenho que aprender tudo sozinho. não tenho condições financeiras. mas isso nunca me impediu e nem vai. seus vídeos me dão a luz para não desistir! Cara, muito obrigado mesmo!
Eu gostaria de deixar um relato... Durante minha infância eu era um menino um tanto quanto problemático, eu era um garoto bagunceiro, não fazia lição, e vivia me metendo em brigas na escola. Eu sentia uma insônia que não me permitia dormir, e como eu acordava 4:00 da madruga para ir à escola, em média eu dormia 2 horas e meia por noite... Não preciso nem dizer que isso era o maior potencializador da minha improdutividade, eu chegava na escola e copiava apenas o cabeçalho, depois dormia, a única coisa que eu tinha muita energia para fazer era pra bater nos coleguinhas kkkkk Durante a 5° série eu comecei a estudar de tarde, e minha situação melhorou bastante. Eu sempre senti que eu era uma pessoa inteligente, lembro que fui um dos primeiros da minha sala a aprender a ler, os professores até ficaram impressionados com isso, porém eu só era assim com o que me interessava (e a escola não era uma dessas coisas), mas ainda sim, eu tinha uma dificuldade enorme para aprender coisas em geral e para atividades matemáticas, eu terminei a 2° colegial sem saber fazer uma conta de divisão... Mas a partir do 3° ano eu comecei a tomar um rumo diferente. A pesar de todos os meus problemas, eu era uma pessoa com sede de conhecimento, e durante algum tempo estudando sobre neurociência e desenvolvimento pessoal eu comecei a perceber que o rumo que minha vida estava tomando iria me levar para onde a maioria das pessoas vão, e eu sempre odiei ser comparado com a maioria, sempre tive um sentimento de querer ser superior em meus atributos (apesar de ser um sentimento puramente proveniente do meu ego, ainda sim ele me ajudou, pois foi ele que me fez dar um rumo em minha vida). Então comecei a estudar, decidi que queria passar no Enem entre os melhores, então comecei a pesquisar tudo sobre Enem, e em seguida marquei em um caderno todas as coisas que eu ia me comprometer a fazer. Decidi também aprender inglês, e no começo eu me senti muito impotente, pois meu cérebro já estava adaptado ao meu ritmo cognitivo de antes. Mas existe uma coisa chamada "neuroplasticidade", que é a capacidade do cérebro de mudar sua estrutura física para se adaptar ao uso que damos à ele. E com isso, percebi que quanto mais eu insistia em aprender, mais eu tinha facilidade de aprender. Nesse tempo comecei também a me envolver bastante também com estudos sobre política e economia, eu olhava as pessoas falando sobre o assunto e ficava fascinado, eu não queria ficar para trás nisso (novamente meu ego me empurrando para tentar ser melhor que as outras pessoas), então foi nesse período que percebi que eu não chegaria no nível deles se eu não lesse livros (eu não tinha hábito de leitura), então foi nesse período que comecei a ler livros dos autores libertários que me recomendavam, e com auxílio do curso de leitura dinâmica e memorização que fiz consegui ter um ótimo começo. Enfim, ocorreram muitas coisas nesse tempo, mas resumindo, eu parti de um ponto onde eu realmente não conseguiria aprender as coisas que aprendi hoje, mas que com o tempo, a neuroplasticidade de meu cérebro foi estimulada a conseguir graças à minha persistência e determinação em não ser uma pessoa na média das outras. Comecei a estudar lógica, matemática e Programação, e depois de muito esforço e injeções de ânimo nos momentos que parecia que eu não iria conseguir nunca, finalmente sinto que consigo aprender qualquer coisa, consigo ler qualquer coisa, consigo resolver qualquer problema, e isso graças à minha determinação. O mesmo serve para todos vocês, o cérebro de vocês tem capacidade para aprender qualquer coisa, mas vocês precisam condicionar ele à isso, então corram atrás dos seus sonhos, não sejam pessoas médias, sejam a melhor versão de sí mesmos!
Lucas, que comentário fenomenal!!!! E obrigado pelo termo "neuroplasticidade" não conhecia e é exatamente isso que eu procurava sobre "reorganizar a química no cérebro"
@@FilipeDeschamps show! Até arrumei alguns erros de ortografia que cometi, já que estava escrevendo com pressa para voltar aos estudos ksksks parabéns pelo seu trabalho, você me inspira e motiva muito!
Quando comecei na faculdade d engenharia, eu era um péssimo aluno, tinha um cara, q já estava se formando, q chegou ao fim da faculdade com índice d rendimento acadêmico 96 (a pior nota do cara foi 9 d zero a dez). Fiquei curioso sobre isso e ficava me perguntando pq eu estudava tanto e ia mal nas provas. Percebi q td se tratava d encontrar qual seria, pelo menos para mim, a melhor técnica d estudo. E aliás, essa coisa d ser "fora de séria", se trata mais d assumir essa postura do q ja ter nascido com "talentos". Me lembro q uma vez, a um ano atrás eu pesquisei sobre "vale a pena ou não fazer um curso EAD". Joguei isso no google e encontrei muita coisa, porém o mais interessante q eu encontrei foi um texto d um professor (se me lembro bem, d Harvard). Infelizmente nunca mais encontrei esse texto no google. O professor dessa universidade super renomada e elitista, desenvolvia em seu texto a importância d se disponibilizar conhecimento na internet tornando esse conhecimento acessível ao máximo d pessoas possíveis, que no caso dele, estava disponibilizando o mesmo curso que ele dava na universidade gratuitamente pela internet, ou seja, qualquer pessoa que tivesse interesse e acesso a internet poderia fazer o curso/faculdade, etc... O resultado, para ele foi algo surpreendente: para o espanto dele, as maiores notas eram d alunos vindos dos bairros mais pobres dos EUA, alunos vulneráveis socialmente. O que ele aprendeu com essa experiência do EAD, foi que, existem muitas pessoas q por algum motivo não podem ou não conseguem ter acesso às universidades, seja por falta d dinheiro ou qualquer outro problema social, no fim, existem pessoas fantásticas e muito talentosas por aí, q não podem frequentar uma universidade presencialmente e q segundo ele, as universidades deveriam se esforçar para encontrar essas pessoas fantásticas. infelizmente não encontrei mais esse artigo, com o nome do tal professor, mas lembro q se tratava d um curso d alto nível oferecido por uma universidade gigante, tipo uma Harvard. Esse texto serviu para me mostrar q faculdade, seja ead ou presencial, é algo q depende muito mais do aluno. Desde então larguei mão desse preconceito, saí da minha faculdade presencial (q era mais um problema q uma solução para o meu futuro) e decidi começar um curso d TI EAD e fazer vários cursos livres na área d programação e no tempo livre assistir aos vídeos do Deschamps hehe!
Sensacional Bruno, muito obrigado por colocar isso nos comentários. Eu não conheço esse artigo, mas fiquei super curioso e faz total sentido sim 👍 abração meu caro e vamo que vamo 🤝
Exatamente isso que eu fiz pra não desistir dos estudos e carreira na programação, estou no início tenho muitas dificuldades, mas coloquei na minha cabeça que não importa o tempo q leve eu vou alcançar meus objetivos, ninguém aprende ou se torna bom em nada de um dia pro outro, ainda mais em algo tão complexo como programar... Parabéns pelo conteúdo, ótimo vídeo pra motivar quem está começando como eu!!
Tô amando aprender a programar, cada comando novo, cada coisa que eu consigo fazer funcionar, seja aparecer um texto na tela ou resolver uma equação eu fico cada vez mais animado!!!
Excelente vídeo Filipe, vou ver se passo a ter esse pensamento, meu pensamento está totalmente equivocado, estou querendo aprender em um tempo mínimo, só que eu não consigo aprender nesse tempo, vou esquecer o tempo e focar no aprendizado (y), valeu meu querido
Muito bem, é possivel aprender tudo mas a seu tempo. Muita gente pensa que aprender é memorizar, mas aprender é observar e praticar até o cerebro assimilar o conteudo. Concordo com a tua dica é preciso dar tempo ao tempo 😉
Acertou em cheio no vídeo, ganhou mais um inscrito e minha gratidão por ter feito essa reflexão. Vejo muita gente se sentindo assim e eu também já pensei até em desistir por me sentir assim, pois algumas pessoas até mais novas na área possuíam mais facilidade de aprendizado e lógica do que eu. Porém, complementando o que você pontuou muito bem, basta ter paciência e persistência que conseguimos aprender qualquer coisa!
Isso que você falou de estudar sem se importar com o tempo é uma coisa que de certa forma eu já faço na minha vida. E eu realmente aprendo melhor assim. Por outro lado, eu fico frustado e desanimado com a faculdade justamente porque não tenho essa liberdade para aprender no meu tempo. Geralmente o aluno tem um pouco mais de um mês para aprender um assunto e fazer uma prova. Se não aprendeu direito, tira uma nota ruim e desanima mais ainda. Por isso que eu vejo muitos alunos empenhados em tirar boas notas, não necessariamente em aprender. Eu tenho várias críticas a esse modelo de ensino baseado em dar aula e fazer prova e essa questão do tempo é uma delas. A internet revolucionou o modo como ensinamos e aprendemos mas as escolas e até o nível superior ainda captou direito essa revolução.
Estou aprendendo linguagem C em uma matéria do meu curso é tudo muito novo nunca tive contato com a programação e na primeira prova fui muito mal, talvez eu tenha zerado. Não consugo fazer as listas que são passadas de jeito nenhum e fico muito frustrado, alguns colegas q já tiverem contato com programação fazem uma lista em 2 hrs enquanto eu levo uma semana pra terminar uma lista. Eu não sei oq fazer eu estudo e reestudo o conteúdo diversas vezes, mas não consigo.😂
@@CarlosAlexandre-oy3fj Se você nunca teve contato com programação, começar com linguagem C pode ser um choque mesmo. Creio que sua faculdade deu algorítimos antes. Talvez você tenha que estudar um pouco mais a base de algoritmos para ficar um mais tranquilo com C.
@Filipe Deschamps, muito obrigado pelo último comentário sobre o "aprender a programar" pois tenho bloqueio ao aprender a programar. É graças a mensagem do vídeo me motivei a focar em aprender não importa o tempo e me desprender do pensamento não produtivo que eu tinha antes! 👍🏻✌🏻🤟🏻👏🏻
Caramba isso é muito verdade, Estudo programação funcional faz algum tempo, mas só agora levei a sério e consegui implementar uma função Currying, com minhas próprias mãos, sem ter que pesquisar. É realmente gratificante, parabéns pelo trabalho velho!
Filipe voltando ao assunto da parceria do "curso em video" .. o video 1 de Python é bem motivacional e fala sobre alguns mitos na hora de aprender a programar .. achei bacana acho q vale a pena dar uma olhada
Olá Felipe, conheci seus vídeos a pouco tempo, e olha que nunca vi um canal que me desse tanto prazer em acompanhar como o seu. Sucesso pra vc!!! Não falo isso pra te exaltar, mas continua com essa simplicidade e dedicação que só vc tem e te garanto vc vai ser exemplo para muito. Um grande abraço e fica com Deus.
Filipe muito obrigado pelas palavras motivadoras velho! Lembro-me de estar aprendendo javascript e ter empacado no conceito "this" dos objetos, fiquei uma longa semana tentando entender porque essa BAGAÇA!! tinha que existir, pode parecer simples e fácil para algumas pessoas, mas eu tive uma extrema dificuldade de assimilar. Deve ter levado 2 minutos pra maioria entender! por mais que fosse complexo consegui em uma semana! :D, é tudo questão de tempo! Abraços! continue o excelente trabalho!
Em 3:08 apesar do relógio, a percepção individual de tempo é relativo, sinto que a minha infância passou rápido, porque não tinha rotinas diárias quando eu era criança, mas hoje em dia, parece que o tempo não passa e vai demorar muito............ mas muito.............muito..........muito tempo....... para aprender a programar, porque tenho rotinas diárias de trabalho. Não posso esperar a aposentadoria chegar! Já comecei meus estudos. rsrsrs. :)
Cara, além das ideias serem muito boas, você tem uma postura positiva e alegre! Parabéns, continue assim. O final disso é sucesso meu irmão. Um grande abraço.
Show Filipe!! Na equacao do tempo para aprender, um modelo mais completo poderia incluir a variável "entusiasmo". Entusiasmo para aprender algo eh tão variável de pessoa para pessoa quanto o tempo para aprender aquele algo. Se o entusiasmo for menor que o tempo, essa pessoa não vai aprender, e vai explicar isso dizendo "eh muito difícil, eh demais pra mim, etc" Lembrando que o entusiasmo pode ser influenciado, tanto para aumenta-lo quanto para, infelizmente, diminui-lo. Abraços o/
Concordo 100% Sergio, matou a pau!!! Interesse/entusiasmo é um belo divisor de águas, perdi a chance de adicionar isso no conteúdo do vídeo, mas obrigado por complementar aqui!
Mas eu faço uma faculdade e tenho esse defeito, não consigo aprender rápido, e na faculdade se eu não aprendo rápido. Eu fico para trás e não consigo bolsas boas na faculdades e trabalhos....E as pessoas ao eu redor são insana programando.
@Filipe, é possível criar conteúdos explorando o leetcode. Vi que muitas gigantes como google, facebook entre outras algumas vezes exploram o conteúdo desse site para recrutar seus candidatos. Acho que seria um tema interessante para explorarmos também aqui nos vídeos. Valeu!
Eu havia conversado com meu marido, e pesquisei "não consigo aprender nada", e me deparei com esse vídeo, de um youtuber que eu consumo muito o conteúdo. Tenho muita dificuldade em aprender a programar, e hoje eu acordei com o pensamento de que iria mudar minha forma de pensar, e esse vídeo foi essencial para isso. Reformulando... Eu não tenho dificuldade em aprender a programar, eu só demoro um pouco mais pra poder aprender, mas consigo! Esse vídeo foi uma luz na minha vida! Obrigada.
@@allanrafael4878 meus estão indo bem. Estou na quarta semana de um curso de python, já fiz 9 programas (básicos) de soma, calcular média, de conversão, e tô fazendo um agora pra calcular a distância entre dois pontos. Bom q é um curso de introdução a linguagem. Tô gostando muito e me esforçando ao máximo. 😁
Obrigado pelo conselho sobre deixar o tempo de aprendizado como variável, o mal costume de se comparar com os outros faz muito mal em todas as areas da vida. Vou focar em me lembrar disso todos os dias.
Essa mensagem me impactou também! Eu tenho uma software house a 6 anos e não sei programar, mas estou no caminho estudando dia após dia, esse ano vou ver se consigo fazer algo.
Cara!! Parece que vc é um guru, oraculo.. toda vez que to eu fico meio desmotivado o youtube me indica um video seu e vc fala realmente oque eu precisava ouvir. #thexampsguru
Eu me pergunto sempre que com tanta evolução, qual linha de aprendizado tomar e porque na maioria das vezes não damos foco e acabamos estudando varias coisas ao mesmo. Filipe gosto bastante dos seus videos e por causa de alguns estou me dedicando a JS e programar melhor para mim mesmo e a tratar minha ansiedade. Obrigado!
ficava louca olhando grupo de amigos da faculdade, alguém que ha 6 anos não estudava, de repente faz engenharia de software, percebi o mesmo que você, eu posso, mas no meu tempo. sempre penso, eu vou aprender, eu posso. Seus videos são muita motivação, parabéns a vcs dois. muita sorte.
o problema de aprender a programa é a falta de ideia, eu sei a sintaxe, sei como funciona, só não consigo pensar no que fazer pra por isso em pratica, não me vem nenhuma ideia na cabeça, só me falam em fazer calculadora. todo list, etc
Não existe isso somente de leitura, tem q ter a prática. Eu li bastante sobre programação na hora de criar alguma coisa dava um branco, pq eu n tinha ideia do q programar. Então comece de pequeno, calculadora, formulários, comparadores. Qnd for criar algo grande vc vai lembrar de cada detalhe q aprendeu na prática
Você é demais! Obrigado por publicar tantos vídeos bacanas e que agregam muito conhecimento. Eu estou passando por isso neste momento. Atualmente estou estudando linguagens Front End (por enquanto estou em HTML/CSS), e me sinto desmotivado pois está demorando pra começar JS, e as linguagens de programação em si. Com este vídeo eu me senti mais tranquilo sobre aprender, mesmo que leve um tempo.. Obrigado por existir kk
Faz anos que estou tentando programar e não saio do básico da linguagem tento aprender POO, mas acabo me dispersando. Obrigado por motivar e fazer da dos códigos algo mais divertido. Agora cada letra do código é uma alegria. Continue assim!!!
Nossa, muito abrigada. Eu me sinto péssima cercada de pessoas que aprendem super rápido. O que eles aprendem em 1 dia eu levo 1 semana pra entender, já estava achando que eu não levava jeito com programação mesmo
Eu também percebi há algum tempo que o meu aprendizado precisa ser no meu tempo. Também ficava nessa de me comparar aos outros ou seguir cronogramas de ensino muito apertados(não criticando o cronograma, muitos cursos de fato ensinam a realidade da carreira). Mas com o tempo, vc acaba bolando estratégias que atendem a sua própria necessidade de aprendizado.
Uma das pessoas mais inteligentes que já conheci, pessoalmente tbm, e está me ajudando muito com vídeos de programação quando estou ressignificando minha carreira de jornalista para design de interação ou como a grande massa conhece UX design. PS. Seus vídeos estão circulando muito na galera de design em geral, parabéns.
Estou fazendo curso de programação no Senai. Cara, estou amando o mundo da programação, porém, estou tendo muuita dificuldade na interpretação de texto (interpretação do programa a ser feito). Minha mente ainda não consegue fazer o raciocínio do que é variável e a interpretação lógica do problema, enfim.. Esse vídeo me ajudou muuito, tirei realmente um peso das minhas costas, pois me cobro muito. Vou dar tempo ao tempo e continuar a praticar e ficar fera, pois eu sei que sou capaz.
Filipe, vc curou minha depressão, não é piada, é apenas para dizer que o que me incentiva a querer sempre o melhor e não deixar ser passado pelas frustrações são seus conselhos, conselhos que nunca pensei que poderia ser ouvido por alguém, porque infelizmente nem todos aconselham, e sim criticam, sei que o vídeo é de 2019 mas estou em 2022 aqui agradecendo por ser esse cara legal kkk, parabéns e espero o melhor para seu conteúdo, estarei acompanhando.
Felipão!!! O que você falou sobre conseguir aprender é MaraviGold! Eu acredito muito nisso, porque já passei 19 anos ensinando matemática e física para Crianças e adolescentes. E o que ficou na minha cabeça em relação a alunos é: Sim verdade, todos podem aprender a física e a matemática, só que cada um tem um gatilho diferente. O jeito que você entende a como montar uma matriz, ou qual o significado do vetor na natureza, é diferente do gatilho que disparou o meu entendimento para tal assunto. Até pouco tempo atrás eu pensava assim: "Não é possível, jamais programarei como esse cara!". Via videos, após vídeos, aulas após aulas, exemplos após exemplos. E quando eu tentava desenvolver meu próprio código, travava, e tinha que ficar vendo exemplos, então fiz do RUclips a minha moleta de programação. Ainda hoje, não sou auto-suficiente, entretanto, já consegui desenvolver algumas lógicas que, eu em pouco tempo atrás, afirmava categoricamente que não conseguiria. E o Filipe Deschamps, o Diego Fernandes, me mostraram coisas tão complexas de um modo tão rápido, prático, que fizeram-me acreditar: "SI, Se puede!" e parti para prática, hoje ainda passo 1 ou 2 dias para fazer algo, que nos vídeos eles levam 5 minutos, mas estou colocando na minha cabeça é: "Quanto tempo eles levaram para preparar esse conteúdo de qualidade?", "Quanto tempo eles têm de prática de programação e fazendo códigos complexos?", "Quantas vezes passaram por este mesmo problema?" E aí o gatilho foi apertado no meu cérebro, na época da faculdade de engenharia elétrica eu levava 5 dias para resolver uma lista de exercício de Física, na parte de eletricidade, e mais de 10 dias para exercícios de física moderna. Aí repetia, repetia aquela lógica em minha cabeça, e eu comecei a dar aulas de monitoria, e os mesmos exercícios eu resolvia em, pasmem, 2 horas. Então, você disse tudo. O objetivo é fixo, mas assim como em várias situações da física, o tempo é variável. E assim vamos para frente! MARAVILHOSO O VÍDEO e o resumo deste vídeo, é o mesmo que o comentário no início dele: PROGRAMAR É VIDA. aprender, tropeçar levantar e alcançar o sucesso se persistir.
Eu to aqui em prantos nesse comentário...depois de 1 ano estudando consegui minha primeira vaga....e olho pro código e não consigo fazer nada, to muito desesperada, pq parece que nada que pedem eu sei fazer, de fato estou pensando se é pra mim, pq não me sinto capaz!
Filipe, muito bom o conteudo cara. Sou da Adm mas comecei a ver alguns conceitos de programação agora, ainda estou engatinhando mesmo, vendo logica, algoritmo, treinando no visualg. Enfim, sempre que converso ou vou a um meetup e falo com alguém de TI me sentia deslocado, parecia que eu ainda estava muito longe de aprender a codar. Mas agora invertendo as variaveis como vc disse, vou ver as coisas de outra maneira. Continue com o canal e os vídeos, vc tem muito carisma apresentando. Parabens e um forte abraço.
Uma das coisas que acho difícil na programação é escolher em qual linguagem/framework devor me dedicar... Algo que venho aprendendo é escolher uma escola/mentor e seguir ele, outra coisa é se estou em dúvida entre PHP e JAVA, estude um pouco dos dois e veja qual se identifica mais. Excelente canal.
Filipe boa tarde! Acredito que muita gente como está começando a aprender programar por conta própria tem uma certa dificuldade em saber o que estudar. Eu por exemplo achava que era só saber lógica de programação e uma linguagem, depois descobri que coisas como "Modelagem de dados", "Expressões regulares", "Git", "Clean Code", entre outras coisas fazem falta para se fazer um bom código e se organizar melhor. Que tal fazer um vídeo sobre estas matérias que poucas pessoas falam mas ajudam muito o programador?
Excelente vídeo! Outra coisa, além do tempo, a FORMA como você aprende também importa muito. Sou uma pessoa que gosta muito de rabiscar, escrever e desenhar. Uso isso ao meu favor para aprender e ensinar!
Fala Filiipe tudo bem? Gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho que você faz, tanto na área de programação quanto na área de Motivação. Acrescentando, tu leva muito jeito para essa pegada da motivação. Além de abordar assuntos de suma importância para a formação dessa galerinha mais joven, você transmite uma segurança fora do comum. Pois da para perceber o quão gente boa tu é. Um grande abraço, continue com esse maravilhoso tabalho e fique com D-US!
Dale Filipe...seu canal e show!!...tu sabe como desenvolve uns paineis indicadores como aqueles 3 d q tem na redeglobo e tantos outros canais na TV....seria legal um video sobre!!..gde abraco!!
Seria legal você fazer um video sobre tecnicas de aprendizagem. Isso faz muita diferença depois que voce descobre quais as tecnicas funcionam melhor pra voce. Você consegue aprender mais facilmente e consequentemente mais rapidamente.
mestre muito massa, tenho dificuldade em aprender fico muito tempo tentando aprender varias coisas e no fim não aprendo nada, ultimamente foquei só em algumas stacks node e react, e aos poucos estou me soltando mais nelas, demoro para entender mas vamos que vamos
Não consigo aprender programação que maldição 🤬 começo a socar meu próprio rosto de tanta raiva que passo. Tentei ser autodidata vários livros ao lado do PC mas não sei o que fazer, gastei dinheiro com pós graduação, ensino superior, cursos extra curriculares todos na área de tecnologia mas é tudo CTRL+C e CTRL+V não entra na cabeça
Tai aí pior coisa é si comparar com os outros cada um tem seu ritimo estou procrastinando a alguns dias achando que não é pra mim, esse vídeo mim reanimou vou voltar com tudo nos estudos thank you so much
Cara seu canal é muito bom". Eu pensava isso todos os dias, porém percebi que consigo aprender melhor a noite melhorou meu desempenho até mesmo na escola!
Excelente. Principalmente a "fórmula do aprendizado". Fica mais uma dica: o que chamamos de "dom", vulgarmente, é a junção de vontade + possibilidade de praticar + recurso (seja físico ou mental), sendo que muitas vezes o lado subjetivo ou indireto da vida já deu um atalho a alguns... atalho superável pelo empenho. Qualquer um pode se tornar um especialista se tiver vontade, disciplina, paciência e dedicar umas 20 mil horas (para a maioria das coisas). Todas estas coisas se exercitam aos poucos... o Kaiten e a Técnica Feynman são metodologias que ajudam muuuuuuuuuuuuuuuito. Se parecer que são muitas horas, pare e veja quantas horas você gastou com um joguinho bobo de celular nos últimos meses... Vai perceber que, se você se animar, vai ser muito mais fácil do que este bicho assombroso que imaginamos.
*PERA!!!!!* - Antes de ler os comentários, olha que *massinha* que ficou meu *Curso de Programação* curso.dev To muito orgulhoso, sério 👍 👍 👍
Trabalhei por 8 anos no Japão em serviços pesados, diga-se "peão de fábrica", apertar parafusos mesmo, rsrs. Quando voltei pro Brasil com quase 30 anos, coloquei na cabeça que passaria em um concurso público bom. Esqueci os jogos e tudo aquilo que tiraria meu foco naquele objetivo. Resultado: Passei na Receita Federal estudando 6 meses (porém quase 12 hs de qualidade por dia), e 2 anos depois consegui entrar em um Tribunal Federal que era o meu foco principal. Parecia incrível que alguém que estava levando cagada de frango em um abatedouro 8 meses antes, agora estava em um serviço estável, limpo e completamente diferente. "Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.
" (Johann Goethe)
Só adicionando mais uma coisa. Nesse tempo que me dediquei, o que mais aparecia eram pessoas dizendo pra eu desistir, que concurso era carta marcada, que tem muita gente que estuda há 4 anos e não passa. Desse jeito, eu que fiquei 8 anos longe dos estudos não teria a mínima chance, coisas desse tipo... Então gente, não importa o seu objetivo, façam a sua parte e se dediquem, sempre aparecerão aqueles que irão tentar diminuir a sua fé, o seu sonho, mas não dê ouvidos. Saibam que não existe esforço e dedicação que não seja recompensado. Há 4 anos atrás fui diagnosticado com Leucemia, no início do tratamento teve quimio, UTI, etc, passei por um transplante de medula em 2016, e hoje essa é a minha batalha e estou cada vez melhor... A vida é assim mesmo, cheia de desafios. Aproveitem ao máximo!!
Antonio, esse seu comentário , pode mudar vidas ! Vlw
Você é um guerreiro parabéns
Olha a fic até parece que é tão fácil assim estudei 10 horas pra prova da unicamp todos os dias e a única coisa que isso me trouxe foi uma enorme depressão e dermatite atopica, passar muito tempo fazendo a mesma coisa e deixando o entretenimento de lado só trás um enorme stress
Nossa Ton! Me identifiquei com vc.
Tmb trabalhei lá por 2 anos mas morei 8 anos de 1997 - 2005 dos 10 aos 18 anos, não me adaptei na sociedade. Então voltei pra cá estudei, passei no vestibular em história na Unifesp. Hoje trabalho na área, com restauração de documentos históricos. Mas infelizmente a área que escolhi, arte, cultura e educação no Brasil não é nada valorizada 😓 Agora aos 35 quero mudar de área, estudar programação e ir pro mercado de tecnologia.
Isso me inspirou; "tudo eu consigo a aprender, só não sei o tempo que vou levar", parabéns pelo conteúdo.
Exato 👍
cara adorei essa frase, eu vou até escreve-lá bem grande pra colocar no meu quarto. Vlw
eu sofro com um probleminha de ansiedade, quero aprender tudo muito rápido e isto está me prejudicando na vida pessoal, profissional e educacional.
@@thallesaguiar3544 Isso é complicado mesmo, mas acredite no seguinte; "Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.
Eclesiastes 3:1", e tudo vai dar certo. Boa sorte.
@@AngeloGums baaaaah muito obrigado pelas suas palavras meu amigo, me ajudou mt. Obrigado msm!
Loja de camisetas do Filipe, em breve pré-venda da camiseta "Programação é vida".
Kkkkkkk se for essa frase acho q compro :v
Puts, ter uma lojinha de camisetas seria fenomenal!!!! Como será que eu faço?
@@FilipeDeschamps verdade, também acho
@@FilipeDeschamps Vamos mexer isso ai. o Pedro Loss Ciencia todo Dia trabalha com o doppelstore .com.br - Nunca comprei, mas parece que é bom
@@rafaellang9 A Doppel é a lojinha do Pirula, muito legal mesmo! :)
Preciso assistir este vídeo todos os dias!!! hehehe
Muita gente (inclusive eu) tem vergonha do esforço e sente que não "é pra aquilo" logo na primeira tentativa frustrada..
Aprender a programar é uma luta, mas vamos seguir o baile com fé porque uma hora chegaremos em algum lugar! heheheh
Abraço!
Estou começando e já me sentindo assim. Fico me perguntado se sou "pra isso"... Meses já e boiando em muitas coisas. Mas vamos em frente..!
E ai MN, como está ?? Eu tô na mesma, parece que o conteúdo de programação não entra na cabeça.@@fabiolmd
como está hoje em dia?
@@allanrafael4878 depois de quebrar a cabeça várias vezes, começei a entender programação.
O chroma key é tão bom que funciona até a impressora. Incrível!
KKKKKKKKKKKKKK não mano
AAHHAHAHA calma, isso é vídeo de estoque que gravei em SP, só tem mais um de estoque :)
Nas
Nss
Realmente. Eu cheguei a achar que não era da area de ti pq sempre fui de processos, testes. Quando cheguei nas materias de programação da faculdade me desesperei. Ja atuava na area porem nunca havia mexido com programação e quando tentei me vi paralisada. Não saia nada, não tinha logica. Comecei então com o curso de lógica do Guanabara, logo depois fui pra Python, e quando vi ja estava programando em c e c++ pela faculdade. Simplesmente amo hoje em dia e agora estou na jornada JavaScript.
Hj faço faculdade de ti. Estava querendo parar, mas vou continuar.
Caraca que massa! Eu to começando o curso de lógica do Guanabara, tenho muito medo de não aprender e de não conseguir aprender a programar, mas comentários assim me motivam kkkkkk
Estou passando por esse dilema...
Se tiver mais dicas eu aceito...
@@geilamartinscomo está agora ???
🔥 *SE INSCREVA PARA ATIVAR 100% DA CAPACIDADE DO SEU CÉREBRO* 🔥
Felipe vc poderia me dar um conselho por favor. Eu to fazendo o curso em vídeo de python e já estou em módulos/ pacotes, minha duvida é, eu ainda não consigo criar os programas de cabeça, por exemplo faço os exercícios, mas vejo que eles estão muito brutos e longos, eu queria saber se posso mergulhar de cabeça em coisas novas, ou eu devo ficar mastigando o básico até decorar tudo (que é o que ando fazendo e ja está enjoativo).
Essa é uma boa pergunta, eu no começo atropelava tudo porque queria chegar logo no resultado final. Ver o impacto de verdade me animava para continuar, mas ao mesmo tempo é um tradeoff, pois eu pulei muita coisa importante com isso. Experimente, avance um pouco, vê o que acontece, volte... você está numa situação flexível, não tem o que dar errado ao se experimentar, você estará aprendendo como funciona a sua natureza (e talvez isso seja até mais importante que aprender a programar)
@@FilipeDeschamps VLW pela dica!
🤣
inscrito
Excelente mensagem! Muitas vezes nos sabotamos mentalmente por comparar com outras pessoas que tem um grau maior de experiência/conhecimento.
Sabe aquele pensamento besta que sozinho não parece nada demais e quando você realmente reflete sobre a luz de alguém que explique com calma, fam MUITO sentido? Tranformar o tempo em variável e não o resultado é FE NO ME NAL!
Com certeza Filipe, eu aprendi a programar, em Java, usar JavaFX, aprendi Python, Django, aprendi a cortar cabelo, aprendi a desenhar, tudo não necessariamente na mesma ordem. E todas essas coisas tem algo em comum, quando estava tentando aprender eu achava que não iria conseguir, achava que não poderia conseguir aprender, mas sempre fui teimoso e fiquei insistindo porque ou precisava ou simplesmente gostava e queria aprender a qualquer custo, nunca me dei conta do tempo que levava para aprender uma coisa ou outra, mas no final percebi que já tinha aprendido sem me dar conta.
Você falou algo interessante, todos tem seu próprio ritmo de aprendizagem, além também de cada um funcionar melhor com uma metodologia de aprendizagem diferente de outros, mas no final todos conseguem, em tempos diferentes, mas conseguem.
estou nessa fase de achar que não consigo aprender uma coisa, mas esse vídeo me ajudou.
Eu também tive esse mesmo pensamento, hoje aceito meu próprio ritmo, vou estudando um pouco por dia. É legal que depois de um tempo você reconhece o próprio avanço, pode ser pequeno aos olhos de alguns, mas ao seu próprio você percebe o quanto evoluiu só de não desistir. Hoje estou estudando Java, por conta que a maioria das empresas da região usam aqui, então é uma possibilidade maior de conseguir o primeiro trampo na area de programação. Me formei em desenvolvimento de sistemas no fim de 2018, a faculdade em si, sinto que foi um desastre, aprendi a fazer pouco, quase nada em várias linguagens. Foi só agora depois de um desemprego que me atingiu há 2 meses( não era na area de Ti), que pude pensar e focar, bom tenho que aprender algo de verdade pra poder evoluir, foi onde aceitei meu ritmo e assim cada dia aprendo um pouco, de Abril pra ca ja foi uma boa evolução. Eu sei que o caminho é longo, e aceitar isso, e aceitar sua própria evolução de aprendizagem, tornam as coisas muito melhores.
Aposto que hoje 2023 vc se quer terminou os cursos de programação de 3 anos atrás ,fala aí ? Kkkkk
@@russo8205 Desenterrou o post aqui kkk, no outro mês completei 3 anos trabalhando com Oracle Retail, quando consegui o trampo tive que mudar os cursos, porque o desafio era outro dos que eu planejava, to curtindo, mas o OR é bem complexo, todo dia aprendo algo diferente. Mas a aceitação ainda é a mesma de ir aprendendo as coisas no meu ritmo
@@mrflames13 milhagreeeee. , alguém dentre centenas apareceu dizendo que ainda está na área kkkk. Faz parte . Está nas expectativas de 1 em cada 100 ingressam no mercado de trabalho desta área . Um milagre kkkkkkk
Olá Felipe!
Ajude a galera iniciante em programação com "um guia de estudos". Descomplique a vida dos gafanhotos!
Filipe, isso tudo que você falou é verdade. Eu tenho 38 anos fiz 2 períodos de física em universidade Federal, mas tive que desistir por conta com trabalho. Outros caminhos (bons caminhos) me levaram a Fazer Direito. Hoje sou sdvogado e estou bem no mercado. No final do ano passado me deu vontade de fazer um site de venda para um brechó virtual para minha esposa e também queria fazer um APP. Então cair dentro, estudei, estudei , estudei e fiz o Site de venda e ganhei gosto pela programação, já me matriculei em uma faculdade de CC e já fui chamado para trabalhar em duas empresa (remoto), não fui pois não me sinto preparado ainda. Isso q eu escrevi e vivenciei serve para corroborar as suas ideias em que é possível aprender tudo. TUDO É QUESTÃO DE TEMPO.
Que massaaaaaaaaaa
É exatamente esse o meu caso! Faz anos que tento aprender a programar... Iniciei tentando VBA para otimizar as análises que precisava em excel, não entrava na minha cabeça de jeito nenhum!! Estava engessado com a forma que o excel trabalha com as fórmulas e não abria a mente para como as "macros" funcionam. Hoje tenho um avanço muito grande com o Python para essas análises e aplicar diretamente o resultado no dashboard que preciso apresentar em excel. Querer de verdade e não desistir é a chave!
As vezes me deparo com alguns pensamentos negativos, pois infelizmente tive e tenho que aprender tudo sozinho. não tenho condições financeiras. mas isso nunca me impediu e nem vai. seus vídeos me dão a luz para não desistir! Cara, muito obrigado mesmo!
Programar significa transformar sonhos em realidade...
só me falta um pouco de criatividade...hehe
Eu gostaria de deixar um relato... Durante minha infância eu era um menino um tanto quanto problemático, eu era um garoto bagunceiro, não fazia lição, e vivia me metendo em brigas na escola. Eu sentia uma insônia que não me permitia dormir, e como eu acordava 4:00 da madruga para ir à escola, em média eu dormia 2 horas e meia por noite... Não preciso nem dizer que isso era o maior potencializador da minha improdutividade, eu chegava na escola e copiava apenas o cabeçalho, depois dormia, a única coisa que eu tinha muita energia para fazer era pra bater nos coleguinhas kkkkk
Durante a 5° série eu comecei a estudar de tarde, e minha situação melhorou bastante. Eu sempre senti que eu era uma pessoa inteligente, lembro que fui um dos primeiros da minha sala a aprender a ler, os professores até ficaram impressionados com isso, porém eu só era assim com o que me interessava (e a escola não era uma dessas coisas), mas ainda sim, eu tinha uma dificuldade enorme para aprender coisas em geral e para atividades matemáticas, eu terminei a 2° colegial sem saber fazer uma conta de divisão...
Mas a partir do 3° ano eu comecei a tomar um rumo diferente. A pesar de todos os meus problemas, eu era uma pessoa com sede de conhecimento, e durante algum tempo estudando sobre neurociência e desenvolvimento pessoal eu comecei a perceber que o rumo que minha vida estava tomando iria me levar para onde a maioria das pessoas vão, e eu sempre odiei ser comparado com a maioria, sempre tive um sentimento de querer ser superior em meus atributos (apesar de ser um sentimento puramente proveniente do meu ego, ainda sim ele me ajudou, pois foi ele que me fez dar um rumo em minha vida).
Então comecei a estudar, decidi que queria passar no Enem entre os melhores, então comecei a pesquisar tudo sobre Enem, e em seguida marquei em um caderno todas as coisas que eu ia me comprometer a fazer. Decidi também aprender inglês, e no começo eu me senti muito impotente, pois meu cérebro já estava adaptado ao meu ritmo cognitivo de antes. Mas existe uma coisa chamada "neuroplasticidade", que é a capacidade do cérebro de mudar sua estrutura física para se adaptar ao uso que damos à ele. E com isso, percebi que quanto mais eu insistia em aprender, mais eu tinha facilidade de aprender. Nesse tempo comecei também a me envolver bastante também com estudos sobre política e economia, eu olhava as pessoas falando sobre o assunto e ficava fascinado, eu não queria ficar para trás nisso (novamente meu ego me empurrando para tentar ser melhor que as outras pessoas), então foi nesse período que percebi que eu não chegaria no nível deles se eu não lesse livros (eu não tinha hábito de leitura), então foi nesse período que comecei a ler livros dos autores libertários que me recomendavam, e com auxílio do curso de leitura dinâmica e memorização que fiz consegui ter um ótimo começo.
Enfim, ocorreram muitas coisas nesse tempo, mas resumindo, eu parti de um ponto onde eu realmente não conseguiria aprender as coisas que aprendi hoje, mas que com o tempo, a neuroplasticidade de meu cérebro foi estimulada a conseguir graças à minha persistência e determinação em não ser uma pessoa na média das outras. Comecei a estudar lógica, matemática e Programação, e depois de muito esforço e injeções de ânimo nos momentos que parecia que eu não iria conseguir nunca, finalmente sinto que consigo aprender qualquer coisa, consigo ler qualquer coisa, consigo resolver qualquer problema, e isso graças à minha determinação.
O mesmo serve para todos vocês, o cérebro de vocês tem capacidade para aprender qualquer coisa, mas vocês precisam condicionar ele à isso, então corram atrás dos seus sonhos, não sejam pessoas médias, sejam a melhor versão de sí mesmos!
Lucas, que comentário fenomenal!!!! E obrigado pelo termo "neuroplasticidade" não conhecia e é exatamente isso que eu procurava sobre "reorganizar a química no cérebro"
@@FilipeDeschamps show! Até arrumei alguns erros de ortografia que cometi, já que estava escrevendo com pressa para voltar aos estudos ksksks parabéns pelo seu trabalho, você me inspira e motiva muito!
Quando comecei na faculdade d engenharia, eu era um péssimo aluno, tinha um cara, q já estava se formando, q chegou ao fim da faculdade com índice d rendimento acadêmico 96 (a pior nota do cara foi 9 d zero a dez). Fiquei curioso sobre isso e ficava me perguntando pq eu estudava tanto e ia mal nas provas. Percebi q td se tratava d encontrar qual seria, pelo menos para mim, a melhor técnica d estudo. E aliás, essa coisa d ser "fora de séria", se trata mais d assumir essa postura do q ja ter nascido com "talentos". Me lembro q uma vez, a um ano atrás eu pesquisei sobre "vale a pena ou não fazer um curso EAD". Joguei isso no google e encontrei muita coisa, porém o mais interessante q eu encontrei foi um texto d um professor (se me lembro bem, d Harvard). Infelizmente nunca mais encontrei esse texto no google. O professor dessa universidade super renomada e elitista, desenvolvia em seu texto a importância d se disponibilizar conhecimento na internet tornando esse conhecimento acessível ao máximo d pessoas possíveis, que no caso dele, estava disponibilizando o mesmo curso que ele dava na universidade gratuitamente pela internet, ou seja, qualquer pessoa que tivesse interesse e acesso a internet poderia fazer o curso/faculdade, etc... O resultado, para ele foi algo surpreendente: para o espanto dele, as maiores notas eram d alunos vindos dos bairros mais pobres dos EUA, alunos vulneráveis socialmente. O que ele aprendeu com essa experiência do EAD, foi que, existem muitas pessoas q por algum motivo não podem ou não conseguem ter acesso às universidades, seja por falta d dinheiro ou qualquer outro problema social, no fim, existem pessoas fantásticas e muito talentosas por aí, q não podem frequentar uma universidade presencialmente e q segundo ele, as universidades deveriam se esforçar para encontrar essas pessoas fantásticas. infelizmente não encontrei mais esse artigo, com o nome do tal professor, mas lembro q se tratava d um curso d alto nível oferecido por uma universidade gigante, tipo uma Harvard. Esse texto serviu para me mostrar q faculdade, seja ead ou presencial, é algo q depende muito mais do aluno. Desde então larguei mão desse preconceito, saí da minha faculdade presencial (q era mais um problema q uma solução para o meu futuro) e decidi começar um curso d TI EAD e fazer vários cursos livres na área d programação e no tempo livre assistir aos vídeos do Deschamps hehe!
Sensacional Bruno, muito obrigado por colocar isso nos comentários. Eu não conheço esse artigo, mas fiquei super curioso e faz total sentido sim 👍 abração meu caro e vamo que vamo 🤝
Exatamente isso que eu fiz pra não desistir dos estudos e carreira na programação, estou no início tenho muitas dificuldades, mas coloquei na minha cabeça que não importa o tempo q leve eu vou alcançar meus objetivos, ninguém aprende ou se torna bom em nada de um dia pro outro, ainda mais em algo tão complexo como programar... Parabéns pelo conteúdo, ótimo vídeo pra motivar quem está começando como eu!!
Tô amando aprender a programar, cada comando novo, cada coisa que eu consigo fazer funcionar, seja aparecer um texto na tela ou resolver uma equação eu fico cada vez mais animado!!!
Aposto que hoje 2023 vc se quer terminou os cursos de programação de 3 anos atrás ,fala aí ? Kkkkk
"A prática leva a perfeição"
Excelente vídeo Filipe, vou ver se passo a ter esse pensamento, meu pensamento está totalmente equivocado, estou querendo aprender em um tempo mínimo, só que eu não consigo aprender nesse tempo, vou esquecer o tempo e focar no aprendizado (y), valeu meu querido
Muito bem, é possivel aprender tudo mas a seu tempo. Muita gente pensa que aprender é memorizar, mas aprender é observar e praticar até o cerebro assimilar o conteudo. Concordo com a tua dica é preciso dar tempo ao tempo 😉
Acertou em cheio no vídeo, ganhou mais um inscrito e minha gratidão por ter feito essa reflexão. Vejo muita gente se sentindo assim e eu também já pensei até em desistir por me sentir assim, pois algumas pessoas até mais novas na área possuíam mais facilidade de aprendizado e lógica do que eu. Porém, complementando o que você pontuou muito bem, basta ter paciência e persistência que conseguimos aprender qualquer coisa!
Isso que você falou de estudar sem se importar com o tempo é uma coisa que de certa forma eu já faço na minha vida. E eu realmente aprendo melhor assim. Por outro lado, eu fico frustado e desanimado com a faculdade justamente porque não tenho essa liberdade para aprender no meu tempo. Geralmente o aluno tem um pouco mais de um mês para aprender um assunto e fazer uma prova. Se não aprendeu direito, tira uma nota ruim e desanima mais ainda. Por isso que eu vejo muitos alunos empenhados em tirar boas notas, não necessariamente em aprender. Eu tenho várias críticas a esse modelo de ensino baseado em dar aula e fazer prova e essa questão do tempo é uma delas. A internet revolucionou o modo como ensinamos e aprendemos mas as escolas e até o nível superior ainda captou direito essa revolução.
Estou aprendendo linguagem C em uma matéria do meu curso é tudo muito novo nunca tive contato com a programação e na primeira prova fui muito mal, talvez eu tenha zerado. Não consugo fazer as listas que são passadas de jeito nenhum e fico muito frustrado, alguns colegas q já tiverem contato com programação fazem uma lista em 2 hrs enquanto eu levo uma semana pra terminar uma lista. Eu não sei oq fazer eu estudo e reestudo o conteúdo diversas vezes, mas não consigo.😂
@@CarlosAlexandre-oy3fj Se você nunca teve contato com programação, começar com linguagem C pode ser um choque mesmo. Creio que sua faculdade deu algorítimos antes. Talvez você tenha que estudar um pouco mais a base de algoritmos para ficar um mais tranquilo com C.
Como é possível alguém da um deslike nesse vídeo ? Vc mandou bem Telózinho 👏👏👏
@Filipe Deschamps, muito obrigado pelo último comentário sobre o "aprender a programar" pois tenho bloqueio ao aprender a programar. É graças a mensagem do vídeo me motivei a focar em aprender não importa o tempo e me desprender do pensamento não produtivo que eu tinha antes! 👍🏻✌🏻🤟🏻👏🏻
Show!!!!!!
Ótimo ponto de vista, com relação a variável de não vou conseguir e vou conseguir. Parabéns. Você é nota 10
Caramba isso é muito verdade,
Estudo programação funcional faz algum tempo, mas só agora levei a sério e consegui implementar uma função Currying, com minhas próprias mãos, sem ter que pesquisar.
É realmente gratificante, parabéns pelo trabalho velho!
Esse vídeo é CURA. Obrigado!
Filipe voltando ao assunto da parceria do "curso em video" .. o video 1 de Python é bem motivacional e fala sobre alguns mitos na hora de aprender a programar .. achei bacana acho q vale a pena dar uma olhada
Olá Felipe, conheci seus vídeos a pouco tempo, e olha que nunca vi um canal que me desse tanto prazer em acompanhar como o seu. Sucesso pra vc!!! Não falo isso pra te exaltar, mas continua com essa simplicidade e dedicação que só vc tem e te garanto vc vai ser exemplo para muito. Um grande abraço e fica com Deus.
Que massaaaa Gerson!!! Valeu pelo comentário :)
Sensacional a analogia !!!
const java = require('javalesson')
var skill = ""
if (!programo) { java.read(skill, function(programo) } else { console.log(skill) }
Corrige ai pessoal !
Filipe muito obrigado pelas palavras motivadoras velho! Lembro-me de estar aprendendo javascript e ter empacado no conceito "this" dos objetos, fiquei uma longa semana tentando entender porque essa BAGAÇA!! tinha que existir, pode parecer simples e fácil para algumas pessoas, mas eu tive uma extrema dificuldade de assimilar. Deve ter levado 2 minutos pra maioria entender! por mais que fosse complexo consegui em uma semana! :D, é tudo questão de tempo! Abraços! continue o excelente trabalho!
Valeu Felipe. Muito obrigado pelo conselho.
Em 3:08 apesar do relógio, a percepção individual de tempo é relativo, sinto que a minha infância passou rápido, porque não tinha rotinas diárias quando eu era criança, mas hoje em dia, parece que o tempo não passa e vai demorar muito............ mas muito.............muito..........muito tempo....... para aprender a programar, porque tenho rotinas diárias de trabalho. Não posso esperar a aposentadoria chegar! Já comecei meus estudos. rsrsrs.
:)
Cara, além das ideias serem muito boas, você tem uma postura positiva e alegre!
Parabéns, continue assim. O final disso é sucesso meu irmão. Um grande abraço.
Você parece que entra na minha mente e responde minhas mais temidas perguntas hahah.. obrigado, você é necessário! 🙏
Ótimo Conteúdo,cada um leva seu tempo para aprender
Show Filipe!!
Na equacao do tempo para aprender, um modelo mais completo poderia incluir a variável "entusiasmo". Entusiasmo para aprender algo eh tão variável de pessoa para pessoa quanto o tempo para aprender aquele algo. Se o entusiasmo for menor que o tempo, essa pessoa não vai aprender, e vai explicar isso dizendo "eh muito difícil, eh demais pra mim, etc"
Lembrando que o entusiasmo pode ser influenciado, tanto para aumenta-lo quanto para, infelizmente, diminui-lo.
Abraços o/
Concordo 100% Sergio, matou a pau!!! Interesse/entusiasmo é um belo divisor de águas, perdi a chance de adicionar isso no conteúdo do vídeo, mas obrigado por complementar aqui!
Caramba! Até deu aquele 'click' na cabeça com esse seu pensamento acerca do aprendizado! SHOW!!!
Mas eu faço uma faculdade e tenho esse defeito, não consigo aprender rápido, e na faculdade se eu não aprendo rápido. Eu fico para trás e não consigo bolsas boas na faculdades e trabalhos....E as pessoas ao eu redor são insana programando.
@Filipe, é possível criar conteúdos explorando o leetcode. Vi que muitas gigantes como google, facebook entre outras algumas vezes exploram o conteúdo desse site para recrutar seus candidatos. Acho que seria um tema interessante para explorarmos também aqui nos vídeos. Valeu!
Ahhhh boa!!! Valeu pela sugestão :)
@@FilipeDeschamps medium.com/@jayshah_84248/google-interview-part-1-ed4f25634a81
Melhor dica de todas! Temos que nos aceitar como somos! Com persistência e paciência aprendemos qualquer coisa!
Eu havia conversado com meu marido, e pesquisei "não consigo aprender nada", e me deparei com esse vídeo, de um youtuber que eu consumo muito o conteúdo.
Tenho muita dificuldade em aprender a programar, e hoje eu acordei com o pensamento de que iria mudar minha forma de pensar, e esse vídeo foi essencial para isso. Reformulando... Eu não tenho dificuldade em aprender a programar, eu só demoro um pouco mais pra poder aprender, mas consigo!
Esse vídeo foi uma luz na minha vida! Obrigada.
Programação é vida! Eu aqui com quase 40 anos, aprendendo a programar 😁 nunca é tarde pra começar haha ❤
Eu idem..41 anos
Aprendendo java..C...html...css e design gráfico
Quase enlouqueço tem hr
hahahahhah que massa turma!!!!!!
Como anda os estudos?
@@allanrafael4878 meus estão indo bem. Estou na quarta semana de um curso de python, já fiz 9 programas (básicos) de soma, calcular média, de conversão, e tô fazendo um agora pra calcular a distância entre dois pontos. Bom q é um curso de introdução a linguagem. Tô gostando muito e me esforçando ao máximo. 😁
@@allanrafael4878 excelente brow
Obrigado pelo conselho sobre deixar o tempo de aprendizado como variável, o mal costume de se comparar com os outros faz muito mal em todas as areas da vida. Vou focar em me lembrar disso todos os dias.
Exatamente isso!!! Boa :)
Piá tu é brabo. Cheguei por acaso em um vídeo teu e me inscrevi pelo canal. Parabéns pelo trabalho!
Opa Filipe, gosto bastante dos seus vídeos e esse tipo de vídeo me faz ficar mais motivado no mundo da programação... vlw forte abraço.
Se programção é vida, alguem hackeou a minha! kkk
Víde inspirador de mais!!
Essa mensagem me impactou também! Eu tenho uma software house a 6 anos e não sei programar, mas estou no caminho estudando dia após dia, esse ano vou ver se consigo fazer algo.
Cara!! Parece que vc é um guru, oraculo.. toda vez que to eu fico meio desmotivado o youtube me indica um video seu e vc fala realmente oque eu precisava ouvir. #thexampsguru
ahhahhaahhahaha show!!!!!
Eu me pergunto sempre que com tanta evolução, qual linha de aprendizado tomar e porque na maioria das vezes não damos foco e acabamos estudando varias coisas ao mesmo. Filipe gosto bastante dos seus videos e por causa de alguns estou me dedicando a JS e programar melhor para mim mesmo e a tratar minha ansiedade. Obrigado!
Vc é bom, anima as pessoas que acha que não consegue nada, eu parei na quinta série estou conseguindo, se eu estou conseguindo vcs também vão.
Que masssaaaaaa!!!
ficava louca olhando grupo de amigos da faculdade, alguém que ha 6 anos não estudava, de repente faz engenharia de software, percebi o mesmo que você, eu posso, mas no meu tempo. sempre penso, eu vou aprender, eu posso.
Seus videos são muita motivação, parabéns a vcs dois. muita sorte.
Cara, que visão sensacional sobre a troca de variáveis! Isso serve pra tanta coisa. Foda!
o problema de aprender a programa é a falta de ideia, eu sei a sintaxe, sei como funciona, só não consigo pensar no que fazer pra por isso em pratica, não me vem nenhuma ideia na cabeça, só me falam em fazer calculadora. todo list, etc
Copia alguma outra idéia que já exista e tente melhorar um pouco ela. Se você perceber, várias "invenções" foram feitas assim.
Não existe isso somente de leitura, tem q ter a prática. Eu li bastante sobre programação na hora de criar alguma coisa dava um branco, pq eu n tinha ideia do q programar. Então comece de pequeno, calculadora, formulários, comparadores. Qnd for criar algo grande vc vai lembrar de cada detalhe q aprendeu na prática
Ou seja, o tempo é muito precioso. Vamos tentar escolher com sabedoria onde vamos investi-lo.
Excelente vídeo. Estou com 27 anos e mudei de área para entrar no mundo da programação. Uma resposta como essa serve como inspiração para continuar
Você é demais! Obrigado por publicar tantos vídeos bacanas e que agregam muito conhecimento. Eu estou passando por isso neste momento. Atualmente estou estudando linguagens Front End (por enquanto estou em HTML/CSS), e me sinto desmotivado pois está demorando pra começar JS, e as linguagens de programação em si.
Com este vídeo eu me senti mais tranquilo sobre aprender, mesmo que leve um tempo..
Obrigado por existir kk
Massaaa Victor!!! Tamo junto nessa :)
Faz anos que estou tentando programar e não saio do básico da linguagem tento aprender POO, mas acabo me dispersando. Obrigado por motivar e fazer da dos códigos algo mais divertido. Agora cada letra do código é uma alegria. Continue assim!!!
Nossa, muito abrigada. Eu me sinto péssima cercada de pessoas que aprendem super rápido. O que eles aprendem em 1 dia eu levo 1 semana pra entender, já estava achando que eu não levava jeito com programação mesmo
Falou tudo cara :D muito bom!
Nossa, muito obrigado. Fiquei motivado em aprender a programar e a crescer mais e mais.
Obrigado! Filipe, assisto aos teus vídeos sorrindo do mesmo jeito que você os grava!!! :)
Massaaa Marcus :)
Eu também percebi há algum tempo que o meu aprendizado precisa ser no meu tempo. Também ficava nessa de me comparar aos outros ou seguir cronogramas de ensino muito apertados(não criticando o cronograma, muitos cursos de fato ensinam a realidade da carreira). Mas com o tempo, vc acaba bolando estratégias que atendem a sua própria necessidade de aprendizado.
Uma das pessoas mais inteligentes que já conheci, pessoalmente tbm, e está me ajudando muito com vídeos de programação quando estou ressignificando minha carreira de jornalista para design de interação ou como a grande massa conhece UX design.
PS. Seus vídeos estão circulando muito na galera de design em geral, parabéns.
Que massaaaaa Fabrício, que bom te ver aqui cara!!!!!
MDS que video maravilhoso do começo ao fiiimmm. Estava precisando ouvir isso Filipe! Obrigada por existir haha
Estou fazendo curso de programação no Senai. Cara, estou amando o mundo da programação, porém, estou tendo muuita dificuldade na interpretação de texto (interpretação do programa a ser feito). Minha mente ainda não consegue fazer o raciocínio do que é variável e a interpretação lógica do problema, enfim.. Esse vídeo me ajudou muuito, tirei realmente um peso das minhas costas, pois me cobro muito. Vou dar tempo ao tempo e continuar a praticar e ficar fera, pois eu sei que sou capaz.
Deschamps
tem poder de falar em quase 3 min e ser mais util que qualquer coisa no meu dia
😍
Você, Guanabara e o Pietro sao minhas referências ❤️❤️
Filipe, vc curou minha depressão, não é piada, é apenas para dizer que o que me incentiva a querer sempre o melhor e não deixar ser passado pelas frustrações são seus conselhos, conselhos que nunca pensei que poderia ser ouvido por alguém, porque infelizmente nem todos aconselham, e sim criticam, sei que o vídeo é de 2019 mas estou em 2022 aqui agradecendo por ser esse cara legal kkk, parabéns e espero o melhor para seu conteúdo, estarei acompanhando.
Esse video chegou na hora certa, muito obrigado mesmo, estava quase desistindo. Parabéns pelo conteúdo!!
Muito obrigado Filipe
Precisava ouvir isso
Vou persistir
Vlw, Felipe, muito bom, obrigado.
Felipão!!! O que você falou sobre conseguir aprender é MaraviGold! Eu acredito muito nisso, porque já passei 19 anos ensinando matemática e física para Crianças e adolescentes. E o que ficou na minha cabeça em relação a alunos é: Sim verdade, todos podem aprender a física e a matemática, só que cada um tem um gatilho diferente. O jeito que você entende a como montar uma matriz, ou qual o significado do vetor na natureza, é diferente do gatilho que disparou o meu entendimento para tal assunto. Até pouco tempo atrás eu pensava assim: "Não é possível, jamais programarei como esse cara!". Via videos, após vídeos, aulas após aulas, exemplos após exemplos. E quando eu tentava desenvolver meu próprio código, travava, e tinha que ficar vendo exemplos, então fiz do RUclips a minha moleta de programação.
Ainda hoje, não sou auto-suficiente, entretanto, já consegui desenvolver algumas lógicas que, eu em pouco tempo atrás, afirmava categoricamente que não conseguiria. E o Filipe Deschamps, o Diego Fernandes, me mostraram coisas tão complexas de um modo tão rápido, prático, que fizeram-me acreditar: "SI, Se puede!" e parti para prática, hoje ainda passo 1 ou 2 dias para fazer algo, que nos vídeos eles levam 5 minutos, mas estou colocando na minha cabeça é: "Quanto tempo eles levaram para preparar esse conteúdo de qualidade?", "Quanto tempo eles têm de prática de programação e fazendo códigos complexos?", "Quantas vezes passaram por este mesmo problema?"
E aí o gatilho foi apertado no meu cérebro, na época da faculdade de engenharia elétrica eu levava 5 dias para resolver uma lista de exercício de Física, na parte de eletricidade, e mais de 10 dias para exercícios de física moderna.
Aí repetia, repetia aquela lógica em minha cabeça, e eu comecei a dar aulas de monitoria, e os mesmos exercícios eu resolvia em, pasmem, 2 horas.
Então, você disse tudo. O objetivo é fixo, mas assim como em várias situações da física, o tempo é variável.
E assim vamos para frente! MARAVILHOSO O VÍDEO e o resumo deste vídeo, é o mesmo que o comentário no início dele: PROGRAMAR É VIDA.
aprender, tropeçar levantar e alcançar o sucesso se persistir.
Fernando, que comentário SENSACIONAL!!! É exatamente isso!!! Muito obrigado meu caro!!!!
@@FilipeDeschamps obrigado meu amigo!!
Faz total sentido, vc começa a dominar os conhecimentos sem nem perceber
Muito obrigado, eu precisava muito desta mensagem. Muito obrigado mesmo. Parabéns rapaz!
Eu to aqui em prantos nesse comentário...depois de 1 ano estudando consegui minha primeira vaga....e olho pro código e não consigo fazer nada, to muito desesperada, pq parece que nada que pedem eu sei fazer, de fato estou pensando se é pra mim, pq não me sinto capaz!
O problema continuou?
Preciso muito levar isso como verdade, pois cada dia que passa eu continuo mas parece que o vazio só aumenta!
Filipe, muito bom o conteudo cara. Sou da Adm mas comecei a ver alguns conceitos de programação agora, ainda estou engatinhando mesmo, vendo logica, algoritmo, treinando no visualg. Enfim, sempre que converso ou vou a um meetup e falo com alguém de TI me sentia deslocado, parecia que eu ainda estava muito longe de aprender a codar. Mas agora invertendo as variaveis como vc disse, vou ver as coisas de outra maneira. Continue com o canal e os vídeos, vc tem muito carisma apresentando. Parabens e um forte abraço.
Uma das coisas que acho difícil na programação é escolher em qual linguagem/framework devor me dedicar... Algo que venho aprendendo é escolher uma escola/mentor e seguir ele, outra coisa é se estou em dúvida entre PHP e JAVA, estude um pouco dos dois e veja qual se identifica mais. Excelente canal.
Filipe boa tarde!
Acredito que muita gente como está começando a aprender programar por conta própria tem uma certa dificuldade em saber o que estudar.
Eu por exemplo achava que era só saber lógica de programação e uma linguagem, depois descobri que coisas como "Modelagem de dados", "Expressões regulares", "Git", "Clean Code", entre outras coisas fazem falta para se fazer um bom código e se organizar melhor.
Que tal fazer um vídeo sobre estas matérias que poucas pessoas falam mas ajudam muito o programador?
Total Sergio!!!!!
Parabéns pelo conteúdo, sempre em boa hora, realmente preciso mudar a constante e a variável!!! VLWWWWWW
Parabéns pelo video! Ótima mensagem.
Excelente vídeo!
Outra coisa, além do tempo, a FORMA como você aprende também importa muito.
Sou uma pessoa que gosta muito de rabiscar, escrever e desenhar. Uso isso ao meu favor para aprender e ensinar!
"Eu posso aprender qualquer coisa, só não sei quanto tempo vou precisar...". 1 milhão de anos depois...
:(
Fala Filiipe tudo bem? Gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho que você faz, tanto na área de programação quanto na área de Motivação. Acrescentando, tu leva muito jeito para essa pegada da motivação. Além de abordar assuntos de suma importância para a formação dessa galerinha mais joven, você transmite uma segurança fora do comum. Pois da para perceber o quão gente boa tu é. Um grande abraço, continue com esse maravilhoso tabalho e fique com D-US!
Valeuuuuu Rodrigo!!!!!!
Shoow!! injeção de ânimo depois desse video, disse tudo !! Faz um video falando sobre big data pfvr !!
Dale Filipe...seu canal e show!!...tu sabe como desenvolve uns paineis indicadores como aqueles 3 d q tem na redeglobo e tantos outros canais na TV....seria legal um video sobre!!..gde abraco!!
Seria legal você fazer um video sobre tecnicas de aprendizagem. Isso faz muita diferença depois que voce descobre quais as tecnicas funcionam melhor pra voce. Você consegue aprender mais facilmente e consequentemente mais rapidamente.
mestre muito massa, tenho dificuldade em aprender fico muito tempo tentando aprender varias coisas e no fim não aprendo nada, ultimamente foquei só em algumas stacks node e react, e aos poucos estou me soltando mais nelas, demoro para entender mas vamos que vamos
O Filipe é incrível. Obg moço.
Não consigo aprender programação que maldição 🤬 começo a socar meu próprio rosto de tanta raiva que passo.
Tentei ser autodidata vários livros ao lado do PC mas não sei o que fazer, gastei dinheiro com pós graduação, ensino superior, cursos extra curriculares todos na área de tecnologia mas é tudo CTRL+C e CTRL+V não entra na cabeça
Tai aí pior coisa é si comparar com os outros cada um tem seu ritimo estou procrastinando a alguns dias achando que não é pra mim, esse vídeo mim reanimou vou voltar com tudo nos estudos thank you so much
Obrigado Filipe! Vc é um cara fantástico! Muito inspirador seu vídeo! Forte abraço!
Valeuuuuu Silvio, tamo junto meu caro!!!!!
Cara seu canal é muito bom". Eu pensava isso todos os dias, porém percebi que consigo aprender melhor a noite melhorou meu desempenho até mesmo na escola!
Excelente. Principalmente a "fórmula do aprendizado".
Fica mais uma dica: o que chamamos de "dom", vulgarmente, é a junção de vontade + possibilidade de praticar + recurso (seja físico ou mental), sendo que muitas vezes o lado subjetivo ou indireto da vida já deu um atalho a alguns... atalho superável pelo empenho.
Qualquer um pode se tornar um especialista se tiver vontade, disciplina, paciência e dedicar umas 20 mil horas (para a maioria das coisas). Todas estas coisas se exercitam aos poucos... o Kaiten e a Técnica Feynman são metodologias que ajudam muuuuuuuuuuuuuuuito.
Se parecer que são muitas horas, pare e veja quantas horas você gastou com um joguinho bobo de celular nos últimos meses... Vai perceber que, se você se animar, vai ser muito mais fácil do que este bicho assombroso que imaginamos.