Jhonny, muito obrigado pela aula. Analisando um pouco da filosofia moderna, você pode me esclarecer, resumidamente, quais são as principais diferenças das discussões e objetos de estudo dos filósofos modernos e da filosofia antiga. Parece-me que no período antigo, como o pré-socrático, os filósofos buscavam compreender a origem do universo, as tansformações, cidadania, democracia etc; Já no período moderno, buscam entender a relação de cultura, governo, humanismo, o uso da razão. Agradeço pelo retorno!
Sua percepção não é errada. Está correto em grande parte. No início o grande interesse dessas mentes magníficas era entender o todo, o nome disso é Metafísica. Mas a partir de Aristóteles, em torno do século IV a.C., as explicações dele foram quase que universalmente aceitas como "verdades absolutas", como os conceitos de causa e consequência e de realidade. A filosofia continuou, mas enfraqueceu muito. Passou a focar na ética e na política, também na epistemologia, que é o estudo do conhecimento. E por cerca de 1.800 anos permaneceu assim, e todos que tentavam ir contra eram recriminados ou excluídos, se não pior. No século XIX, depois de George Wilhelm Friedrich Hegel e Karl Marx, a importância com a história e o mundo físico passou a ser muito mais forte, e isso repercute até hoje. Porém surgiram gigantes metafísicos como Schopenhauer, Nietzsche e Heidegger, entre outros. Então a filosofia original não morreu, ela só se encaminhou demais para um dos "tipo mil" caminhos que ela outrora, um dia, enxergou e enunciou. Será que eu consegui ajudar um pouquinho? Muito obrigado pela pergunta! ☺️ 🙏
Prof querido❤ obrigada pela aula❤❤❤
Aaaaaah! De nada! Eu também agradeço... Obrigado! 😊
Jhonny, muito obrigado pela aula.
Analisando um pouco da filosofia moderna, você pode me esclarecer, resumidamente, quais são as principais diferenças das discussões e objetos de estudo dos filósofos modernos e da filosofia antiga.
Parece-me que no período antigo, como o pré-socrático, os filósofos buscavam compreender a origem do universo, as tansformações, cidadania, democracia etc;
Já no período moderno, buscam entender a relação de cultura, governo, humanismo, o uso da razão.
Agradeço pelo retorno!
Sua percepção não é errada. Está correto em grande parte. No início o grande interesse dessas mentes magníficas era entender o todo, o nome disso é Metafísica. Mas a partir de Aristóteles, em torno do século IV a.C., as explicações dele foram quase que universalmente aceitas como "verdades absolutas", como os conceitos de causa e consequência e de realidade. A filosofia continuou, mas enfraqueceu muito. Passou a focar na ética e na política, também na epistemologia, que é o estudo do conhecimento. E por cerca de 1.800 anos permaneceu assim, e todos que tentavam ir contra eram recriminados ou excluídos, se não pior. No século XIX, depois de George Wilhelm Friedrich Hegel e Karl Marx, a importância com a história e o mundo físico passou a ser muito mais forte, e isso repercute até hoje. Porém surgiram gigantes metafísicos como Schopenhauer, Nietzsche e Heidegger, entre outros. Então a filosofia original não morreu, ela só se encaminhou demais para um dos "tipo mil" caminhos que ela outrora, um dia, enxergou e enunciou. Será que eu consegui ajudar um pouquinho? Muito obrigado pela pergunta!
☺️
🙏
Boa tarde prof.
Que aula gostosa! Estou amando demais. Que Deus o abençoe grandemente sua vida prof.🙌😀
Puxa 🥹... Muito obrigado! Eu fico muito feliz em poder ajudar.
😊
Obrigado, Viviani.
😊