O movimento interrompido: a falta que faz a mamãe

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Neste vídeo Alex fala sobre o movimento interrompido, um trauma originado pelo afastamento da mãe em relação ao bebê, provocando nele uma sensação de desconforto, raiva e posteriormente apatia. Ele quebra o vínculo de confiança com a mãe, pode disparar um processo de ausência de sentimentos e sensibilidade até física (devido à perda do contato de pele com a mãe) e quando adulto, carrega esta sensação de não confiar e nem se entregar a relações mais íntimas. Tem medo do contato e talvez medo do abandono. Insegurança em relação a não ter ninguém que apoie, ampare e cuide. Às vezes, o movimento interrompido tem a ver com um período de doença do bebê ou criança, que precisou ficar internado e afastado da mãe (em alguns casos, do pai). Ou o afastamento pode ser devido à doença da mãe, às vezes de familiares. Ou por viagens e mudanças. Quem sabe ainda pela morte.
    Ao final do vídeo, Alex aponta 3 possibilidades de reconexão para as pessoas que sentem esta separação e os sintomas acima relatados, sempre lembrando que, em casos complexos, o auxílio de um terapeuta ou psicólogo é muito bem vindo!
    Conheça o trabalho de Alex Possato acessando:
    Site e blog: www.alexpossato...
    Instagram: / alexpossatooficial
    Facebook: / alexpossatooficial

Комментарии • 83

  • @janetevaleriano3199
    @janetevaleriano3199 11 месяцев назад

    Excelente. Obrigada

  • @manumariz
    @manumariz 5 лет назад +13

    A sensação que tenho é que minha mãe nunca esteve disponível, mesmo estando presente fisicamente. Sinto como se fosse um peso pra ela levar

    • @alexpossato
      @alexpossato  5 лет назад +9

      Oi Emmanuelle! Nossos pais carregam os pesos deles. Nós carregamos os nossos pesos. Procure separar isso, e ficará mais fácil você olhar para a sua vida, esquecendo (no bom sentido!) mãe e pai... Às vezes é importante tirarmos o foco deles...

    • @cristinapereira3779
      @cristinapereira3779 10 месяцев назад

      Eu vivi isso, não havia uma disponibilidade emocional. Ela também não recebeu, portanto não conhecia! HJ eu busquei o conhecimento para entender isso! Gratidão pelo seu trabalho ❤

  • @Lilian_Canuto
    @Lilian_Canuto 5 лет назад +5

    Gratidão profunda e parabéns por não ter desistido de você. Pois graças a isso, hoje você é um terapeuta incrível!! :)

  • @navemaesimonepaixao225
    @navemaesimonepaixao225 3 года назад +5

    Como é difícil se conectar com a nossa criança interior. Hoje estou me reescrevendo pq percebi o quanto preciso curar minha criança pra daí ter um bom relacionamento com meus filhos.

  • @RoxaBorboleta
    @RoxaBorboleta 5 лет назад +3

    Excelente vídeo. Cairam fichas que eu nunca tinha imaginado. Gratidão.

  • @sandra.macielalves
    @sandra.macielalves 3 года назад +2

    Muito obrigada por seus vídeos, por dividir sua sabedoria conosco. Esse e outros vídeos seus bateram profundo aqui.

  • @saffira753
    @saffira753 11 месяцев назад

    Grata

  • @elisabetebarbosa6526
    @elisabetebarbosa6526 2 года назад +1

    Meu Deus! Creio que tive essa atitude ...Qdo trabalhava muito.

  • @claudiamiranda5110
    @claudiamiranda5110 5 лет назад +2

    Gratidão, vc me fez chorar... sentir o abraço de mãe é pai qndo criança me deu forças. Claudia. Flores de Goiás.

  • @paulohenrioficial
    @paulohenrioficial 5 лет назад +2

    Muito bom, Alex! Gratidão pela partilha.

  • @raquelbandeira
    @raquelbandeira 10 месяцев назад

    Olá Alex, boa noite. Gratidão por esta partilha. Foi muito esclarecedora. Você fala com tanta segurança e amorosidade que vou tomar liberdade de questionar se eu posso fazer algum movimento pelos meus filhos também. Isso porque, nesta busca de mim mesma, acabei por descobrir que posso ter causado algum movimento interrompido nos meus filhos. Será que vou a tempo? Isso é possível?
    Gratidão por existires, por eu te ter encontrado e por ter sido de tamanha ajuda para mim.
    Um abraço carinhoso

  • @RenataKindle
    @RenataKindle 4 года назад +1

    Excelente explicação! Gratidão!!

  • @jackiefernandesterapeuta5572
    @jackiefernandesterapeuta5572 5 лет назад +8

    Poxa como fui solitária com o a partida de minha mãe ! Mais como sofria maus tratos eu sabia q ela foi mais me amava...cresci sem ela e quando retornou foi como se nunca tivesse partido .

  • @BrunaLeal5
    @BrunaLeal5 5 лет назад +7

    É tão bom curar nossa criança interior, que muitas vezes tá muito ferida!😄🙆

  • @claudetesantosdasilva5427
    @claudetesantosdasilva5427 5 лет назад +5

    E com dói a falta da mãe,más aos pouco a minha consciência está entendendo 🙏estou colocando em prática as minhas vivências 😃e me sentindo mais leve 💛gratidão Alex 😙

  • @SouBrunaCampelo
    @SouBrunaCampelo 4 года назад +1

    Amei o vídeo! Parabéns!!!

  • @josepassos1019
    @josepassos1019 5 лет назад +1

    Excelente! Gratidão!

  • @telmaprimarius3245
    @telmaprimarius3245 3 года назад +4

    Olá! Amo seus vídeos.
    Esse tipo de trauma pode nos impedir de prosperar, agir, ter atitudes na vida adulta?
    E qdo isso vai passando de geração p geração, se repetido, como devemos proceder? Somente através de mim pode-se dissolver tudo?
    Gratidão por tudo

    • @alexpossato
      @alexpossato  3 года назад +2

      Sim, Telma! O movimento interrompido nos dá uma sensação de carência muito grande, e por isso, no íntimo, não queremos prosperidade. Só queremos um colo, alguém que cuide de nós. Indico sempre que olhemos para os problemas que estão mais imediatos na nossa vida. Falta de motivação? Problemas financeiros? Medos? É importante começar com aquilo que a vida está apresentando a si. E aí, ao investigar os sentimentos seus que estão envolvidos, você irá seguindo esta pista. Lidar com o emocional, de forma mais distanciada e madura. Você consegue, assim, ir focando em mudar comportamentos e hábitos. É um passo a passo. Ao mudar, você estará de alguma forma beneficiando o sistema familiar. Mas o mais importante é a sua mudança.

    • @telmaprimarius3245
      @telmaprimarius3245 3 года назад

      @@alexpossato Disse tudo! Isso q sinto no meu íntimo. Gratidão e sucesso!!!

  • @alaircristinainacio5481
    @alaircristinainacio5481 3 года назад +1

    No caso de mãe com deficiência afetiva que impossibilita abraços, toques. Onde não há lembrança de algo do tipo. Como imaginar algo que nem consigo vislumbrar? E é até o contrário, não de muita aproximação?Essa imagem mental fica difícil de formar por conta da realidade de uma vida. Até dá pra formar, mas é artificial. Sabendo ser falsa ainda assim resolve? obrigada.

    • @alexpossato
      @alexpossato  3 года назад

      Oi Alair, não é exatamente imaginar. Criar algo na mente. O trabalho de autoconhecimento nos leva para a introspecção, para a investigação profunda das nossas emoções. Por isso, sentir é mais importante. E quando entrarmos em contato com os sentimentos, os primeiros que vêm são os dolorosos. Vamos nos aprofundando, percebendo que eles são algo do passado... aos poucos, e isso levará anos, o centro emocional vai se abrindo... Em algum momento, resgatamos o prazer do toque. Não com nossa mãe, mas com outras pessoas...

  • @lucycrivellari
    @lucycrivellari 5 лет назад +7

    Olá Alex, muito bom esse vídeo! Aceitando o seu convite de sugestão de temas eu quero pedir pra vc falar um pouco mais sobre a relação pai/filha. Eu já assisti seu vídeo sobre a filhinha do papai mas se puder falar um pouco mais será bom. Recentemente fiz um movimento que me mostrou que eu estou na esfera do pai. Sou adulta, casada, tenho uma filha de 19 anos, estou passando por intenso processo de cura e o movimento me traz essa informação. Fala um pouco por favor. Sou muito grata por sua disponibilidade e pelo seu canal. Abraços.

    • @alexpossato
      @alexpossato  5 лет назад +3

      Oi Lucy! Que bom que você sugeriu! Sim, farei outro (outros) vídeos falando desta relação pai/filha. Usarei a sua referência para esse vídeo! Gratidão pelo comentário! Abraços!!!

    • @lucycrivellari
      @lucycrivellari 5 лет назад +1

      Olá Alex, que bom. Ficarei aguardando. Gratidão. Abraços.

  • @monicarodrigues2397
    @monicarodrigues2397 5 лет назад +2

    Fui casada por 10 anos e engravidei e qdo estava com 5 meses meu primeiro marido faleceu, meu filho já constelou a morte do pai e sentiu uma melhora muito grande na dor que ele sentia, porém senti falta do Pai, assistindo seu vídeo agora acredito que encontrei um caminho pra ajudar meu amado filho
    Gratidão 🙏

  • @dilmaeliano2460
    @dilmaeliano2460 5 лет назад +1

    Obrigada, adorei!

  • @vanessawalmetzer7839
    @vanessawalmetzer7839 3 года назад +1

    E quando vc sente que seu filho sofre este movimento interrompido

    • @alexpossato
      @alexpossato  3 года назад

      Quando o filho é adulto, ele terá que buscar suas soluções. Como mãe, o mais importante é continuar numa postura de mãe, com autoridade e sem muita dó em relação ao filho. Pois isso irá enfraquecê-lo muito mais! Nós, pais, não somos responsáveis pela felicidade dos filhos, assim como nossos pais não foram em relação a nós. Esse é um aprendizado duro, mas necessário, que a constelação sistêmica traz.

  • @elisabetebarbosa6526
    @elisabetebarbosa6526 2 года назад

    🙏

  • @cchgmkt1745
    @cchgmkt1745 5 месяцев назад

    E se eu sou a mãe e reconheço que houve esse movimento interrompido.

  • @valeriamichelena1721
    @valeriamichelena1721 3 года назад +1

    Oiii fale sobre homosexualidade

  • @carusouto
    @carusouto 4 года назад +2

    Alex, gratidão por essa entrega necessária! Se sentir que cabe explique um pouco sobre a reincidência em necessitar desses movimentos, é natural precisar olhar periodicamente para uma dor em terapias e ferramentas diferentes? Será que não tem sido efetivo? Será que não tenho me dedicado como deveria? Ocorre que mesmo olhando diversas vezes pra certas feridas toda vez é diferente, mas será que será sempre ser vista?

    • @alexpossato
      @alexpossato  4 года назад +5

      Agradeço seu comentário! Inclusive farei um vídeo sobre o tema, pois é algo que ainda não falei. Costumo usar uma analogia simples. Imaginemos que as dores e traumas nos prendem e que, naturalmente, queremos andar para frente. Vamos soltando os nós aos poucos e em algum momento, nos sentimos prontos para andar. Acredito que o trabalho interno precisa vir acompanhado de objetividade. O que desejo na vida? Pra onde eu quero ir? Quando? Como? Tenho os recursos suficientes? Porque quando sabemos o que queremos, iremos trabalhar somente aquilo que nos prende naquele momento. E então, andamos. É preciso entender que até terapia pode viciar. Entramos num entendimento de que "estou me trabalhando" e isso serve de argumento para não irmos atrás dos sonhos. Dos desejos. Por isso é importante às vezes parar a terapia e se analisar com clareza. Quais são meus objetivos? Quem sabe já de pra dar um passo e seguir? Problemas sempre teremos. E às vezes o andar já resolve um montão deles...

  • @lisandraandreis2444
    @lisandraandreis2444 Год назад

    Isso pode atrapalhar no desenvolvimento do amor próprio? Como por exemplo ter restrições quanto ao autocuidado?

  • @mariadocarmobrito5014
    @mariadocarmobrito5014 5 лет назад +1

    Gratidão!!!

  • @gabrielperalta6964
    @gabrielperalta6964 3 года назад +1

    como fazer esse movimento durante uma constelação, se aparecer? normalmente i tem que ser em ouro momento

    • @alexpossato
      @alexpossato  3 года назад

      O movimento interrompido é uma técnica usada em momento diferente da constelação. Pois inclui respiração e precisa tempo.

  • @roseolivieh6239
    @roseolivieh6239 3 года назад +1

    Alex.... e quando a gente não conhece o nosso pai? O meu caso é assim.... Nunca vi meu pai... meus pais apenas namoravam por um breve período e depois perderam o contato.

    • @alexpossato
      @alexpossato  3 года назад +1

      A falta do pai tem um peso diferente. Em alguns casos, provoca o filho a se tornar mais "masculino", quer dizer, ele acaba buscando ser realizador, racional, muitas vezes se responsabiliza pelo cuidado da mãe. E isso pode ser prejudicial porque ele acaba não se sentindo merecedor de cuidados. Em alguns casos, não consegue estabelecer relações saudáveis com homens. De qualquer forma, é importante perceber se realmente vc vive problemas devido à falta do pai, ou conseguiu superar. A busca sempre se inicia nas partes da sua vida que não estão bem, e aí é um processo vagaroso, de investigação e mudança.

    • @roseolivieh6239
      @roseolivieh6239 3 года назад

      @@alexpossato gratidão Alex. Esclareceu um ponto muito importante..... merecedor de cuidados.

  • @shirleyxavierdossantosmarq7769

    Alex como proceder quando identificamos o amor interrompido numa criança 11 anos, ele perdeu o pai num acidente e a mãe surtou ele tinha 8 meses, ela o abandonou emocionalmente durante o luto
    Hj ele mente muito, tenta char atenção e está fazendo pequenos furtos, como trabalhar com ess criança?

  • @bibi39320
    @bibi39320 3 года назад +1

    Quando a mãe para de amamentar pq engravidou? Como superar isso? Tenho muitos problemas de relacionamento e de personalidade, depressão, ansiedade, não tive filhos nem me casei. Me sinto vazia e indigna. Ontem perguntei e minha mãe disse que parou de me amamentar com 1 ano pq engravidou mas esse meu irmão morreu pouco depois de nascer

    • @alexpossato
      @alexpossato  3 года назад

      O caminho do autoconhecimento nos leva a olhar para essas dores de infância. Que nos mantém presos a um passado que já foi. É importante esse andar, olhando para as dores e deixando-as, aos poucos. O passado não irá mudar, e devagar, é possível olhar para outros objetivos. Continue na busca, se observe... em algum momento, as dores vão perdendo o sentido.

  • @hortenciamarinho1968
    @hortenciamarinho1968 5 лет назад +2

    Meu esposo tinha mãe até os 6 anos, ela simplesmente foi embora e deixou ele mais duas irmãs menores. Sinto que ele tem muita dificuldade em se socializar. Depois de casados senti que ele as vezes se afasta, como se a gente fosse dois estranhos.
    Meus sogros são vivos, mas não dão o braço a torcer. Difícil!
    Eu poderia dá um abraço nele de mãe, mas queria saber se isso poderia interferir em nosso relacionamento amoroso?
    Desde já agradeço!

    • @alexpossato
      @alexpossato  5 лет назад +3

      No fundo, o seu aprendizado é viver com um parceiro que sente carência de mãe. Possivelmente uma história vivida pelo seu pai ou avô.... Sempre entramos numa relação para olhar algo da nossa própria história. A história dele, será ele que deverá olhar. e a sua, será a sua parte... Lidar com um homem carente e distante... talvez frágil...

  • @wandarosa-midia8249
    @wandarosa-midia8249 2 года назад

    No casa quando a mãe mora em outro estado e nunca tive pai, como fazer o movimento de volta?

  • @oldairdias82
    @oldairdias82 5 лет назад +3

    Showw Alex !!! Você tem algum material falando sobre o assunto : Vc fez as terapias e td piorou !! Pode ser alguma crença ??

    • @alexpossato
      @alexpossato  5 лет назад +3

      Blz, Oldair! Sim, posso falar sobre este tema! Aguarde!

  • @cleidivale9040
    @cleidivale9040 2 года назад

    Minha mãe não consegue demostrar amor ou atencao para c as filhas e os filhos ela tem todo atencao por que isso qual movimento tem que se feito?

  • @julianalemosinteligenciasi6453
    @julianalemosinteligenciasi6453 5 лет назад +2

    Olá Alex, de que forma esse trauma traz consequências ou como ele costuma aparecer também nos contextos de carreira/profissão e sucesso? Grata

    • @alexpossato
      @alexpossato  5 лет назад +5

      O trauma do movimento interrompido gera medo, desconfiança, falta de vínculo. O adulto pode nunca ficar bem em um lugar, mudar muito. Ou não ter força para ir atrás do que deseja. Mas também existe o contrário: a pessoa se acha "abandonada" e vai pra vida com muita raiva. Nunca se sente realmente em paz com o que conquista... Cada caso é interessante analisar detalhadamente

    • @julianalemosinteligenciasi6453
      @julianalemosinteligenciasi6453 5 лет назад

      @@alexpossato Obrigada! : )

    • @denisealves4762
      @denisealves4762 4 года назад

      O movimento interrompido pode ser associado à maternidade de uma pessoa com diagnóstico de bipolaridade do tipo um, por exemplo, em que os filhos não podem contar com uma "mãe válida" varios meses por anos a fio (mas não necessariamente nos períodos pós parto)? Vc já tratou em algum material sobre familias com casos graves de bipolaridade, suicídios e silenciamento dessas situações? Arigatou!

  • @mariafernanda6168
    @mariafernanda6168 4 года назад +2

    A minha mãe e presente e sempre foi, mas sempre senti uma carencia, rejeição e falta do seu amor comigo e com minha irmã. Ela e uma pessoa mais fria e tem dificuldade de espressar amor em forma de afeto, ela perdeu o primeiro filho, não sei se isso são coisas da geração dela ou algo da vida dela. Mas tenho os sentimentos exatamente como descrito no vídeo sinto raiva mesmo entendendo que ela não tem como dar algo que ela não tem .

    • @alexpossato
      @alexpossato  4 года назад +3

      Este é um longo processo. O autoconhecimento ajuda a ir digerindo estas dores. A raiva, que também é força para ir para a vida, em algum momento pode ser reconhecida como algo bom que resultou de uma história difícil... E aí deixamos de olhar a mãe com tanto peso. Talvez seja difícil se dar bem com ela, e não tem problema... Andamos, cuidamos de nós, e o passado vai se acalmando.

  • @soniacarreiro940
    @soniacarreiro940 4 года назад +1

    Olá Alex, vc descreveu meu filho ele tem 24 anos e parece congelado. O pai foi sempre muito ausente e apesar de hj ter 53 anos ele ainda é muito imaturo, não consegue expressar amor (até pq ele não teve isso na família dele) e pra piorar há 4 anos a gente se divorciou por motivos de traições da parte dele. Oque posso fazer pra ajudar meu filho? Visto que ele é um adulto. Já tentei conversar sobre ir ao psicólogo, mas ele diz que não precisa disso e que não vai falar da vida dele com ninguém. Se puder me dá um retorno 🙏🙏🙏 gratidão.

    • @alexpossato
      @alexpossato  4 года назад +1

      Oi Sonia, neste caso realmente precisa ter a vontade dele. Nenhum tratamento ou terapia funciona, quando a pessoa não procura com a própria vontade. E às vezes, nosso papel é estar bem conosco, cuidando das nossas coisas, nossos projetos, mostrando ao outro que é possível viver bem... quem sabe isso incentive a alguma mudança?

    • @soniacarreiro940
      @soniacarreiro940 4 года назад

      @@alexpossato, obrigada Alex estou fazendo isso que VC falou. Fazendo terapia e resignificando a minha vida depois do divórcio, que bom que através desse movimento meu filho tbm pode ser atingido. Gratidão 🦋🙏

  • @LaetittiaBraz
    @LaetittiaBraz 5 лет назад +3

    Eu quero fazer uma sessão contigo 🌸

    • @alexpossato
      @alexpossato  5 лет назад

      Por favor, dê uma olhada nesta agenda, e qualquer coisa, entre em contato, ok? Grande abraço! alexpossato.com/agenda/

  • @leilareginaD
    @leilareginaD 5 лет назад +1

    Oi, Alex! Excelente vídeo! É possível um vídeo falando sobre os filhos caçulas e sua arrogância perante o sistema, tipo, querer resolver as questões familiares ou posar de grande conselheiro e imperador nas relações? Gratidão, querido!

    • @alexpossato
      @alexpossato  5 лет назад +2

      Oi Leila! que legal, vou dar uma pesquisada nos conteúdos sobre filhos caçulas, sob o olhar da constelação, neste aspecto que você está trazendo, ok? E farei o vídeo sim! Gratidão pela sugestão!

  • @lilianebarcelos2565
    @lilianebarcelos2565 5 лет назад +2

    Faz um vídeo ensinando, como nos mesmos podemos consertar essas questões sistêmicas em geral. Nem todos tem acesso a um terapeuta que faça constelação. Eu fiz com a minha na folha de papel, pus as mãos como numa moldura e ela foi desenhando. Bem diferente da com bonecos que já vi. No dia q imprimi o boleto pra fazer essa com bonecos, fui demitida do nada. Isso que eu chamo de não conseguir seguir com a vida...

    • @alexpossato
      @alexpossato  5 лет назад +6

      Oi Liliane! Alguns movimentos podem ser feitos sozinhos, vou aos poucos colocando algumas sugestões. Porém, como algumas coisas que estão em nosso inconsciente provocam dores, medos, angústias, culpa, etc., é bem comum que iremos boicotar o nosso próprio processo. Costumo dizer que, se queremos trabalhar questões profundas, é mais difícil acessarmos sem auxílio terapêutico. A questão que você disse, de ser demitida, é um indício de que havia algo pesado para ser visto. mesmo assim, sozinho ou com a ajuda de um terapeuta, não será tão fácil. Já tive clientes que constelaram e perderam o emprego, entraram em conflito com a família, etc. Por isso, fazer terapia exige perseverança, porque o objetivo da terapia é olhar para nossas dores e bloqueios, em primeiro lugar. O alívio e melhora vem com o tempo. Mas aquilo que der para colocar como exercício, colocarei sim!

  • @fabianadourado9949
    @fabianadourado9949 2 года назад

    Excelentes vídeos! Gostaria de saber o lugar da madrasta, quando a mãe morreu e a madrasta tem o papel de mãe (inclusive é chamada de mãe). Obrigada.

  • @brunaayres8264
    @brunaayres8264 5 лет назад +2

    Alex, tudo bem?
    Fiquei com uma dúvida, como fica o caso de ter acontecido o amor interrompido entre minha mãe e minha avó, para minha vida e gerações seguintes? Ela já trabalhou isso e não sentiu vínculo nenhum com a mãe dela.
    Falando resumidamente de mim nesse processo, não me sinto bem, se for pra resumir em uma palavra, seria raiva.

    • @alexpossato
      @alexpossato  5 лет назад +5

      Oi Bruna, quando a mãe não sente conexão com a própria mãe (sua avó), ela de alguma forma também não consegue se colocar como mãe sua. Fica infantilizada em algum aspecto. Terá dificuldades de acolher, prover, nutrir, passar confiança... No caso dela, ela terá que arcar com as dores da desconexão com a própria mãe. É um processo longo esta história, porque exige investigarmos profundamente nossos sentimentos e irmos desatando nós, um depois do outro. Se os pais não cuidaram de uma forma adequada, isso é um fato. Não dará para fantasiar com houve cuidados suficientes. E lidar com esta "verdade" e redescobrir o amor de filha em relação à mãe que há por detrás destas dores será um longo processo para ela.
      Esse é o mesmo processo seu. É bom acessar a raiva. É a raiva da criança que não teve a mãe. Naturalmente haverá raiva. É preciso deixar esta raiva existir, até que se esgote ou acalme. Aí virá outro sentimento. E outro. E em algum momento, você reencontrará o amor... naturalmente...

  • @luizcpalmeida
    @luizcpalmeida 4 года назад

    Olá, minha mãe faleceu quando tinha 10 anos e junto tbm irmão mais novo. Por dó ou pena ninguem me falou, fui descobrindo com tempo.... Meu pai sempre foi provedor, então, a perda pra ele foi muito dolorosa e ele tbm se tornou ausente, tanto q casou novamente para ter uma mulher em casa pra cuidar de mim.
    Então, se trata de amor interrompido? Muito obrigado

    • @alexpossato
      @alexpossato  4 года назад +2

      Oi Luiz Claudio Sim, é um amor interrompido sem dúvida. Você perdeu na realidade 3 pessoas fundamentais na vida: mãe, irmão e pai. É um trauma que não tem como não deixar marcas. De qualquer forma, sempre falo que são nas dores mais difíceis que descobrimos o amor mais forte. Os traumas das perdas de pessoas próximas nos levam a buscar, buscar, buscar... Queremos encontrar um lugar de acolhimento, conforto, e muitas vezes mergulhamos fundo no nosso "eu". Isso pode se dar através de buscas espirituais, de autoconhecimento, terapia, sentido de vida, etc... E em algum momento, encontramos o Amor que tanto buscávamos. Percebemos que a fonte de Amor não era a mãe que perdemos, mas algo que está além e acima... E isso nos abastece plenamente. Nem todos conseguem realizar esta jornada. Mas alguns, sim... E estes se transformam em transmissores deste amor, pois ao descobri-lo, não há como contê-lo somente em nós...

  • @regianealcantara3527
    @regianealcantara3527 5 лет назад +1

    Olá Alex, estou adorando seus vídeos e esse vídeo fez muito sentindo para mim, mas tenho uma dúvida: essa interrupção se encaixa com a depressão pós parto? Caso não, fica uma sugestão sobre o assunto! Grata!

    • @alexpossato
      @alexpossato  5 лет назад +2

      Sim, Regiane! Se encaixa. A mãe em depressão se afasta do bebê, e para o bebê, funciona como um abandono. Mas poderei falar sobre a depressão pós-parto em um momento oportuno!

  • @daisybarbosa9288
    @daisybarbosa9288 5 лет назад +1

    Boa noite, Alex gosto muito de vc,e tenho gratidão.sou Baiana vivo em Portugal, á 18ános.tenho dois filhos do primeiro casamento, com um amigo que eu não amava e casei.. hoje já casei novamente com um português muito bom.e eu afastei. Realmente me sinto culpada por os fracassos dos meus casamentos..meus pais eram saparados..fiz três abortos e vejo que meu filho mais novo é indeciso e parado, como pode me ajudar ???

    • @alexpossato
      @alexpossato  5 лет назад

      Em relação a um filho adulto, ele precisará buscar ajuda, caso ache necessário. Os pais ajudam deixando-os se virar, e permitindo que eles façam seus acertos e erros. Em relação à sua questão (culpa pelos casamentos fracassados e abortos) aí é importante olhar de forma terapêutica. Para que, em algum momento, você fique em paz com o passado. Fazemos o que fazemos, e assumimos as consequências. Carregamos os pesos das nossas ações. Assim, crescemos. Todos crescem. Mas um detalhe: jamais somos nós os culpados pelo começo e nem pelo fim dos relacionamentos. Existem muito mais coisas que aproximam e afastam as pessoas, e ao olhar sistêmico, as relações tem um período de vida, e depois, muitas vezes, morrem... isso faz parte. É importante despedir das relações que se foram...

  • @mariaelisamonteiro2720
    @mariaelisamonteiro2720 4 года назад +1

    Olá Alex. Poderia falar um pouco sobre um pré adolescente q se torna diabético tipo 1 aos 13 anos e é p toda a vida! Obr

    • @alexpossato
      @alexpossato  4 года назад

      Oi Maria! Não sou muito especialista em doenças e suas causas... aí acho que não posso acrescentar muito!

  • @flaviokerstingmalheiros6466
    @flaviokerstingmalheiros6466 4 года назад +1

    👏👏🌞