Desenvolvimento Sustentável

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • #Biologia #Desenvolvimentosustentável #Ecologia
    Aula voltada para o Ensino Médio e estudantes do ENEM sobre desenvolvimento sustentável.
    Roteiro logo abaixo.
    Devido a falta de espaço não é possível colocar a bibliografia do vídeo, caso queira, entre em contato e eu envio.
    Roteiro do vídeo:
    Essa é a cereja do bolo de qualquer ONG ligada a preservação ambiental. A caveira de cristal para qualquer conservacionista (referência do Indiana Jones), a Martha de todo Superman e Batman dos amantes da natureza, o famoso desenvolvimento sustentável.
    Esse conceito surgiu em 1972 durante uma conferência das nações unidas sobre o meio ambiente em Estolcomo, como forma de harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Literalmente achar um meio termo entre essas duas coisas.
    Claro que isso não é tarefa fácil, e podemos dizer que até agora não encontramos uma fórmula ideal para isso, pois cada país, cada cidade, tem seus próprios problemas sua própria configuração de conservação. Mas em essência estamos falando do seguinte:
    Imagina você como um país na década de 70, emergente e precisando cada vez mais aprimorar sua economia, um programa de conservação da natureza não é algo que você pode se dar ao luxo de fazer certo? Afinal Para um país crescer, ele precisa desenvolver suas tecnologias, sua infraestrutura como rodovias, agricultura, indústrias etc. e ainda por cima proporcionar espaço e conforto para sua população. Tudo isso demanda espaço e de onde se tira esse novo espaço? Bom, das florestas. Afinal, florestas não servem para muita coisa certo? Errado.
    Antigamente se pensava assim, podem depois de muito se pesquisar sobre o assunto, vimos que as florestas têm muita importância a nível local e global, então é importante preservá-las. Mas como disse antes, não desmatar significa não crescer. Logo precisamos encontrar uma resposta para poder equilibrar essas duas coisas contrapostas.
    Logo muitas pesquisas e propostas foram feitas para tentar equilibrar as coisas, mas algo interessante foi elaborado em 2002. Durante a cúpula Mundial sobre o desenvolvimento sustentável em Joanesburgo, foi determinado três pilares centrais para a prática do desenvolvimento sustentável: o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.
    No desenvolvimento econômico devemos produzir, distribuir e oferecer os produtos de forma que exista uma competição justa com os concorrentes, sem danificar os demais pilares durante seu processo, ou seja, sem desmatar ou danificar o meio ambiente ao redor e sem utilizar de exploração no trabalho.
    No desenvolvimento social temos os funcionários de uma empresa, que devem desenvolver ações sustentáveis dentro das empresas, criando relações entre si saudáveis e legitimas, favorecendo o desenvolvimento pessoal e coletivo.
    Já a proteção ambiental se refere as condutas adotadas para impactos diretos ou indiretos no meio ambiente, a médio ou longo prazo, minimizando o máximo os impactos que podem ser causados no meio ambiente.
    Temos que destacar que existe uma certa confusão com desenvolvimento sustentável e sustentabilidade dentro de várias empresas, então vamos entender a diferença delas:
    Se uma empresa fornece recursos de qualquer tipo para preservação do meio ambiente, de animais ou plantas, mas que sejam ações pontuais para uma determinada coisa, chamamos isso de sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável é algo a longo prazo e não envolve apenas medidas de fomento a preservação, mas também planos de crescimento da empresa que não danifiquem o ambiente.
    Para os países avaliarem outros países ou empresas se estão fazendo um bom trabalho no desenvolvimento sustentável, foi criado um índice em 1995 chamado de indicadores de desenvolvimento sustentável. Ele foi realmente publicado em 1996 porém foi revisto em 2001 e 2007 para se adequar a situação do mundo na época. Funciona assim, existem temas fundamentais que devem ser observados por esses órgãos a fim de criar um ranking com o nível de sustentabilidade. Esses temas são divididos em 14 tópicos, sendo que cada um deles tem subtópicos, e como são muitos, vou colocar na tela aqui para você.
    1. Pobreza
    2. Perigos naturais
    3. O desenvolvimento econômico
    4. Governação
    5. Ambiente
    6. Estabelecer uma parceria global económica
    7. Saúde
    1. Terra
    2. Padrões de consumo e produção
    3. Educação
    4. Os oceanos, mares e costas
    5. Demografia
    6. Água potável, Escassez de água e Recursos hídricos
    7. Biodiversidade
    E é claro que não acabou por ai, na verdade esse tema do desenvolvimento sustentável vem constantemente sendo adaptado e sendo criado novas estratégias para poder realiza-lo com maior eficácia. Para isso os países se encontram de tempos em tempos para debater essas informações e criar novas táticas, e explicamos esses encontros em uma outra aula aqui do canal, depois da uma olhadinha lá. (TUMB Conferências).

Комментарии • 11