Diminuir a dependencia de importados deveria ser a prioridade do governo, chega de dizer: Que as pessoas lá fora são melhores que nós brasileiros, a unica coisa em que eles são melhores é o fato de investirem em conhecimento e capacidade tecnica da sua população, quando o Brasil fizer isto iremos dar um salto tecnologico imenso, por que muita da materia prima, e pessoal, exportamos para outros paises fazerem o que depois compramos de forma carissima ....
Meu colega, tem que fingir que o governo não existe, no momento em que você cria a ideia, ele só vai vir quando a ideia estiver pronta e gerando valor, se nosso Brasil focar em melhorar as nossas tecnologias, vamos fazer o tudo o que os asiáticos já fazem e mais um pouco, eles já tem ditadores no lombo todo o dia, e mesmo assim conseguem tirar leite de pedra "silicio", e não falo no brasil em pais, mas sim nos nossos brasucas que tem um enorme interesse em eletrônica, pessoal tem que parar de olhar pro governo como se fosse uma parede governo não é impedimento se não todos ficaremos parados ou engessados pra sempre
Governo não produz nada. Se quiser que haja produção brasileira tera que dar condições de liberdade econômica e segurança jurídica pra que se haja motivos pra alguém investir bilhões pra produzir algo decente.
O Brasil precisa investir nessa área. A hora é agora, que o setor está em crise e podemos fazer algo inovador, podemos crescer nessa área e temos condições para isso, inclusive matéria prima e pessoal.
que Brasil? Aquele que fechou a que a gente tinha? CEITEC foi fechada por dar prejuizo sem ter sido levado em conta essa visão estrategica foram 180 funcionarios qualificados sendo mandados pro exterior...
@@WellingtonSBispo Brasileiro pode ser competente mas os governos brasileiros são incompetentes e entreguistas. Visão estratégica zero, só pensam em se reeleger e manter a mamata para si e para filhos e familiares. Com nossos governantes o Brasil não chega a lugar nenhum e é um milagre que o país ainda não tenha virado uma Somália.
@@WellingtonSBispo Nossa😢😢😢quê situação...😔😔😔 Se o Estado não tinha a capacidade de manter aquela empresa, então por que eles não à privatizaram ao invés de fecha-la e mandar todo mundo embora ???🤔🤔🤔
Precisamos de gente nova no poder , que pense no futuro, para todos. E que valorize o melhor de nós, o conhecimento, o dinheiro e uma conseqüência dos nossos feitos.
PARABÉNS, INFELIZMENTE O GOVERNO NÃO INCENTIVA QUEM TRAZ CUSTO BENEFÍCIO PARA O PAÍS, GOVERNO DEVERIA DAR ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA ESSE SEGMENTO. 12/08/22
Temor de Deus, educação e pesquisa continua e constante deveria ser a máxima do nosso governo, senadores e deputados federais isso deveria sempre eztar presente na pautas de vocês, sabedoria para aplicar no futuro e persistência! deveria estar no programa de todos os governos que fossem eleitos.
Os semicondutores são a base para essas e praticamente todas as fábricas do mundo. Já existe sim fábricas de painéis solares e carros elétricos no Brasil.
O Brasil tem pesquisas na área desde a década de 70 nas universidades, mas na indústria ficou para trás porque não teve incentivo , e uma indústria que demanda altos investimentos e escala de produção e preço , e os asiáticos são imbatíveis nesse quesito, nem os EUA consegue bater eles
Veja o exemplo da China, está conseguindo sua independência tecnológica graças ao Estado forte que investe pesadamente em tecnologia e inovação. Todas as principais empresas da China são do Estado. E eles estão dominando todas as áreas. É dever sim do Estado brasileiro também investir em educação ciências e inovação tecnológica para junto com o setor privado gerar valor agregado em suas matérias primas com indústrias de transformação gerando assim empregos e fomentando a economia.
Cara, vc é muito burro, os chips que a China usa são todos importados, a China monta equipamentos. Se Taiwan, Intel é Samsung deixarem de fornecer chips para a China, a indústria chinesa praticamente acaba. Huawei usa chip importado ,sem chip não existe celular, placas solares chinesas tbm não teria. A China sabe montar e roubar tecnologia, só. Não produz nada de novo, tudo É roubado e dependente de países livres.
@@cristianrahmeier4255 vc é muito leigo infantil ou desinformado. O que a China quer eles produzem . Agora mesmo em maio de 2021 a China bateu recorde mundial em produção de chips, 30 bilhões. Apenas nesse ano foram mais de 140 bilhões de chips. Só sendo muito leigo mesmo pra achar que um país que exporta e envia satélites para o espaço, que tem sondas em Marte, que construiu o maior rádio telescópio do mundo, que construiu um sol artificial etc etc. Vai depender de tecnologia de terceiros?? Pode até usar mas não depende! Vc é muito leigo, procure se atualizar... A internet tá ai pra isso
a china não está conseguindo sua independência tecnológica justamente por concentrar tudo nas mãos do estado. eles gastam biliões mas não conseguem justamente por isso. e quando a china conseguir fazer um processador eletrónico convencional. os países livres já estará na computação quântica produzindo processadores quânticos.
Mesmo a China, com esse "Estado Forte que investe pesadamente em tecnologia e inovação..." ela ainda não conseguiu superar as tecnologias dos semicondutores de empresas *PRIVADAS* de países como os EUA, Coréia do Sul, Holanda e Taiwan😂😂😂😂
Ceitec, a única empresa de semicondutores da América Latina, e estatal brasileira, foi fechada pelo governo em 2019. Montadoras pararam a produção por falta desse componente. Meses depois a eNsilica diz que vai começar a produzir no Brasil admitindo funcionário da antiga estatal brasileira CEITEC. Coincidência não?
@@Josemario-jc5my fechou porque esse desgoverno das trevas não quer investir em ciência e tecnologia deixando o Brasil dependente. Com apenas dois neurônios esse mito não poderia estar ocupando a cadeira de presidente.
não, o governo que chamou o investimento em pesquisa e desenvolvimento de prejuizo fechou a estatal brasileira que tinha projeçao pra começar a se pagar em 2023 e espantou qualquer empresa que poderia se beneficiar de ter componentes nacionais e não depender inteiramente da china
Quando o Brasil exporta metais para produção de semicondutores no mundo, é por baixo preço mas, quando esses produtos são importados, produzidos com o que importaram daqui, não compensa o custo elevado para obtenção do mesmo se o que precisamos aqui é tão somente de mão-de-obra e investimentos privados nacionais, no setor.
PARABÉNS !!! BRASIL : NEW - SEMICONDUCTOR : FABRICADO NO : BRASIL ; ESCALA : INDUSTRIAL : FUTURO : CHEGOU : NO : BRASIL : SEMICONDUCTOR : BRASIL : ESTÁ : DE : PARABÉNS !!! ; 2023 .
Um processador é um circuito integrado formado por milhares de semicondutores. Existem vários tipos de semicondutores - um transistor, por exemplo, um amplificador de áudio, são semicondutores tb.
Vim do futuro para dizer que o governo federal está liquidando uma das poucas empresas de semi condutores, a CEITEC. Uma vergonha. Partiu Brasil fazendão
Então por isso Cuba é potencia né, lá eles incentivam kkkk, vc vive numa bolha? Olha o exemplo do Japão, Alemanha, Coreia , o estado não produz nada , tudo é privado , aí sim com incentivo do governo, e concordo que está faltando isso aqui no Brasil e não é de hoje, vc nasceu quando?
Que independência é essa se essa Qualcomm é uma multinacional, infelizmente ainda estamos muito longe de ver nossos governantes investirem em indústrias que sejam 100% nacionais. Essas multinacionais só vem aqui para lucrarem por conta de subsídios, mais fácil acesso a matéria prima e mão de obra barata. Se brincar ainda conseguem vender o produto final para seus países de origem de forma bem mais em conta do que se tivessem a indústria no próprio país.
. . . "a diferença está na capacidade de testar o produto final e na escala de produção" e aí o video termina. Quem é que fabrica a máquina! Alguem conhece a história do cara que foi lá nos orientais importar uma máquina injetora de plástico de última geração, Ficou doido com uma máquina top mas o vendedor disse: Ah essa aí a gente não pode vender não mas tem essa aqui da segunda geração com pouco uso e ainda está boazinha.
Sou Engenheiro Eletrônico e trabalhei (1981) numa fábrica de semicondutores em Contagem/MG. Fazíamos todo o processo (difusão, encapsulamento e teste final). A fábrica era uma jointventure da RCA-Philco, que depois virou a SID Microeletrônica. O grande problema era que o produto final (transistor, circuito integrado, etc) tem um preço final muito pequeno em relação ao enorme investimento em maquinário e mão de obra altamente qualificada. Ou seja, as vendas/demandas teriam que ser muiiitoooo grandes. Coisa que não aconteceu e nunca vai acontecer com a produção no Brasil.
E outra se fizer o chip aqui vai ficar mais caro ainda pir causa dos impostos do Br não podemos esquecer que temos que bancar uns 100000 políticos coronéis filhas de coronéis e vai por aí
o que vc chama de prejuizo pessoas do setor chamariam de investimentos, esse ano governos do mundo todo anunciaram investimentos de bilhões de dolares em pesquisa e desenvolvimento no setor, a CEITEC já tinha projeções de autossuficiência a partir de 2023, mesmo só tendo entrado no mercado em meados de 2017 e sem ajuda substancial do governo, parte das maquinas eram doadas e esse "prejuizo" era só os gastos pra manter funcionando, nunca tiveram investimento estratégico pra crescer e comprar equipamentos de ponta, o próprio governo fez eles desenvolverem o chip do passaporte eles criaram o chip e o software com certificação internacional de segurança que só 10 empresas no mundo tem e quando ficou pronto a casa da moeda comprou de outra empresa sem essa certificação.
@@WellingtonSBispo o governo investiu mais de 600 milhões na ceitec, e durante sua fundação até o momento NUNCA foi capaz de caminhar com as próprias pernas e acumula mais de 127 milhões em dívidas. Somado a isso é uma empresa que não possui competitividade e NAO ia atingir suficiência em 2023. Ela mal consegue se manter em pé sozinha. Existem setores que são verdadeiros oligopolios como é o caso desse setor e o Brasil perdeu o Time onde dificilmente conseguiria se estabelecer no mercado global. Esses outros países já possuem domínio da tecnologia de ponta, possui competitividade, possui preço para concorrer e uma escala de produção considerável. Ceitec cometeu tbm erros que contribuir para essa situação, colocaram na diretoria acadêmicos e não profissionais que acabaram tomando decisões muito ruins para a empresa, essa galera é muito boa para fazer pesquisa ou algo mais científico/técnico mas não possui competência, formação e sobre tudo experiência profissional para tocar uma empresa. Nunca administraram nada e vão administrar logo uma empresa com investimento multi milionário? Deu no que deu.
@@mamemicg cara, o objetivo principal nem era ser uma empresa lucrativa e sim centro de pesquisa e desenvolvimento, no qual vinha cumprindo sua tarefa com excelência, pode ver que os profissionais descartados pelo governo foram pra multinacionais desenvolver pra fora, e mesmo assim R$600 milhões em mais de 10 anos é dinheiro de pinga no setor, me desculpe mas divulgam esses números dessa forma crua pra fazer apoiadores defender pq individualmente vemos isso como um valor inalcançável ao individuo comum, mas em uma canetada liberam BILHÕES pro fundo eleitoral pra comprar votos e perdoaram divida de mais BILHÕES das igrejas pra ter apoio da bancada evangélica, tudo em um único ano, a CEITEC só começou a trabalhar no mercado privado em meados de 2017 depois da casa da moeda dar pra trás no acordo do chip do passaporte depois de pronto, daí pra frente ela vem dobrando o faturamento, esse tipo de setor demanda muito investimento e tem muita complexidade, o plano nunca foi competir com empresas de escala global, mas sim fomentar o desenvolvimento e formar profissionais localmente e fazer com que o setor cresça no país diminuindo a dependência de importação, mesmo assim já em 2019 eles tinham patente até com a Pirelli do Brasil com chances de exportar num futuro próximo. 127 milhões de reais de prejuízo? isso é só aporte, em desenvolvimento cientifico isso não conta como prejuízo e sim investimento, esse ano pra quebrar a dependência da china os EUA deram subsidio de 50 bilhões de dólares pra produção local do setor, todos os países que hoje tem fabricação de larga escala começaram com pequenos institutos, pois empresas privadas não tem capital pra iniciar esses projetos e formar profissionais, e as que tem não arriscam 1 centavo sem garantias dos governos locais. E não adianta comparar com as grandes pq elas não competem, a intel não vai investir em sensores simples com o mercado bilionário de microprocessadores nas mãos.
@@WellingtonSBispo a ceitec foi concebida para ser uma empresa de mercado e competir com o mercado e simplesmente ela não consegue nem ganhar uma licitação perdendo para uma empresa italiana. Certos setores não adianta quando se perde o Time dificilmente consegue se recuperar, o Brasil não é conhecido muito por ser um país competitivo e não seria diferente num setor do qual o país se quer tem domínio e ainda tenta fazer isso com equipamentos que não são os mais modernos hoje na atualidade. Foi feito estudo e se verificou que a ceitec dificilmente poderia decolar, numa situação de escassez de recursos e pessoas revirando o lixo á procura de ossos é meio contra producente colocar dinheiro em algo que não dá retorno e ainda é mal administrado
@@mamemicg não fera, a CEITEC foi feita pra ajudar na formação de profissionais do setor, tanto é que foi a federalização de uma sociedade civil formada pelas faculdades da área, sendo o único lugar onde projetos das mesmas poderiam ser testados e produzidos em escala o simples fato de que ela poderia produzir no futuro o suficiente pra não precisar de aporte pra continuar abriria espaço pra grandes investimentos públicos e privados, e como eu disse, não tem como competir com uma intel da vida, mas a intel não perde tempo fazendo os produtos nos quais a CEITEC atuava, um bom exemplo são os chips pra identificação de carros, usados pra passar em pedagios e estacionamentos sem parar em cancelas, a CEITEC já era capaz de produzir, já tinha sensores pra monitoramento de pneus patenteados com a pirelli com isso em torno de 40 patentes, vc pode justificar uma OS ou abertura pra capital, mas liquidação foi a coisa mais burra que poderiam ter feito, eram 180 funcionários de ponta, mais da metade com mestrado e pós graduação não era uma dessas empresas cheias de sobrinho de vereador assinando papel.
Por isso os Estados Unidos afundo quebro o Erik batista. Ele ia fábrica este tipo de chips. Para o Brasil fica na mão deles. A veja ficou encarregada de denucia ele. E quebra ele. No meu vê foi isso porque tudo começo na veja
Os componentes eletrônicos são produzidos na China, você quis dizer. O custo é baixo porque a mão de obra lá é escrava. Mas preocupar com isso p/ quê, não é mesmo??!!
foi do tempo já amigo, o salário médio do trabalhador lá já é maior que o do Brasileiro.. e olha que lá tem muito mais gente. E se você for ver as grandes fábricas de semicondutores da China é 95% automatizada, no nível Qualcomm, Intel ou Apple. Mas os chineses ainda não dominam a tecnologia de processadores no nível dos EUA, o que é uma questão de tempo apenas. Infelizmente nessa corrida, foi o Brasil e os Brasileiros que se perderam no tempo. Principalmente pelo fato de só eleger cara merd@ depois da redemocratização e ter militares mais burros ainda durante o regime militar (com raras exceções).. o ultimo governo com projeto de nação de verdade que o Brasil teve foi o gov. Juscelino, e isso já tem mais de 60 anos. Ali entre a decada de 70~80, o Brasil tinha mais produção que China, Japão e Coreia somados, com bem menos população, hoje em dia não temos nem uma fração da produção da China.
Escravo nada. O cara trabalha mais horas, ganha mais. Eles trabalham mais porque gostam e querem. Aqui é uma bosta, nem você querendo consegue trabalhar mais. Eu estou com minha casa para construir, quero trabalhar mais horas porém o R.H. não deixa, mesmo havendo tarefas que poderiam ser aceleradas, melhoradas e que darão valor agregado ao produto. Também não podem me pagar mais pois se aumentar meu salário tem que aumentar dos outros, mesmo minha produtividade sendo mais alta, porém tem lei que se for o mesmo cargo tem que pagar igual.
Espero que a nossa indústria de semicondutores e supercondutores se torne cada dia mais eficiente.
Precisamos mesmo
@@afonsosantos8775iau como a indústria tá andando pq ano passado pelo visto estados unidos investiu um milhão de dólares nesse setor no Brasil
Parabéns a esses empresários.
Exato. Um investimento que certamente trará retorno, devido a modernização de quase tudo a nossa volta.
Pra cima Brasil ziiiillll.
O Brasil precisa dar mais importância às tecnologias de alta qualidade e educação!
Que orgulho em saber que o país está caminhando para independência de algo tão complexo assim, parabéns aos envolvidos
Q voz dessa mulher hein, fantástico 😍
Semicondutores é ouro ... Principalmente hoje em dia... Parabéns a estes que implantam a tecnologia no Brasil... Caminho do futuro...
Diminuir a dependencia de importados deveria ser a prioridade do governo, chega de dizer: Que as pessoas lá fora são melhores que nós brasileiros, a unica coisa em que eles são melhores é o fato de investirem em conhecimento e capacidade tecnica da sua população, quando o Brasil fizer isto iremos dar um salto tecnologico imenso, por que muita da materia prima, e pessoal, exportamos para outros paises fazerem o que depois compramos de forma carissima ....
Eles lá de fora sabem do nosso potencial, tanto que nos sabotam através do STF.
Meu colega, tem que fingir que o governo não existe, no momento em que você cria a ideia, ele só vai vir quando a ideia estiver pronta e gerando valor, se nosso Brasil focar em melhorar as nossas tecnologias, vamos fazer o tudo o que os asiáticos já fazem e mais um pouco, eles já tem ditadores no lombo todo o dia, e mesmo assim conseguem tirar leite de pedra "silicio", e não falo no brasil em pais, mas sim nos nossos brasucas que tem um enorme interesse em eletrônica, pessoal tem que parar de olhar pro governo como se fosse uma parede governo não é impedimento se não todos ficaremos parados ou engessados pra sempre
Cultura Sertaneja Comunista enfraquece esses investimentos
Verdade Daniel, *pior nosso governo fechou única fábrica* invés de investir em estudos. Esse governo é atrasado muito grande pra país
Governo não produz nada. Se quiser que haja produção brasileira tera que dar condições de liberdade econômica e segurança jurídica pra que se haja motivos pra alguém investir bilhões pra produzir algo decente.
Brasileiro é fogo mesmo, seremos os melhores.
TEMOS ótimos Engenheiros parabéns BRASIL!
Parabéns o Brasil precisa investir nesta tecnologia .
Lindo
a automação destes processos é fantástico temos que partir para fabricação das maquinas que fazem o que os humanos não conseguem fazer
Parabens Sucesso é Brasil
Ótima reportagem!
Devemos mesmo redobrar apoio à indústria nacional.
Obrigado ao "Eneismo Cultural" a população está com visão estratégica😍
Que orgulho do Nosso Brasil!❤👏 Que muitas conquistas venha pra o nosso pais em Todos os setores.
Parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾
Tecnologia de Ponta.
Mecatrônica e Automação.
O Brasil precisa investir nessa área. A hora é agora, que o setor está em crise e podemos fazer algo inovador, podemos crescer nessa área e temos condições para isso, inclusive matéria prima e pessoal.
que Brasil? Aquele que fechou a que a gente tinha? CEITEC foi fechada por dar prejuizo sem ter sido levado em conta essa visão estrategica foram 180 funcionarios qualificados sendo mandados pro exterior...
@@WellingtonSBispo Brasileiro pode ser competente mas os governos brasileiros são incompetentes e entreguistas. Visão estratégica zero, só pensam em se reeleger e manter a mamata para si e para filhos e familiares. Com nossos governantes o Brasil não chega a lugar nenhum e é um milagre que o país ainda não tenha virado uma Somália.
@@WellingtonSBispo Nossa😢😢😢quê situação...😔😔😔
Se o Estado não tinha a capacidade de manter aquela empresa, então por que eles não à privatizaram ao invés de fecha-la e mandar todo mundo embora ???🤔🤔🤔
Vai nessa Brasil. 👩🏻💻👩🏻💻
Avante Brasil !
Excelente !
Essa e uma Mina de ouro.
Espero que der certo, sonho com o dia em que o Brasil se tornará um país de relevância mundial.
Faltou dizer o nome do desse fabricante, para que aprendamos a valorizar o que é nosso, mesmo assim like!!!!!!!!!!!!!!!
SMART Modular Technologies
Precisamos de gente nova no poder , que pense no futuro, para todos. E que valorize o melhor de nós, o conhecimento, o dinheiro e uma conseqüência dos nossos feitos.
Parabéns
90% dos comentários, dando os parabéns aos brasileiros!! Queee jóia
que coisa boa, tem tecnologia no brasil também.
Olhar Digital. Vocês são demais! ☆☆☆☆☆
PARABÉNS, INFELIZMENTE O GOVERNO NÃO INCENTIVA QUEM TRAZ CUSTO BENEFÍCIO PARA O PAÍS, GOVERNO DEVERIA DAR ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA ESSE SEGMENTO. 12/08/22
Puxa! Estou em 2022 e não sabia que existia fábricas assim no Brasil e até agora à pouco eu sonhava com isso.
Fantástico essa indústria de semicondutores. High techonogy
Temor de Deus, educação e pesquisa continua e constante deveria ser a máxima do nosso governo, senadores e deputados federais isso deveria sempre eztar presente na pautas de vocês, sabedoria para aplicar no futuro e persistência! deveria estar no programa de todos os governos que fossem eleitos.
Por que a reportagem nao citou a CEITEC?
CEITEC? Deve ser algum cabide de emprego....
@@aldorenatosoares4875 Pesquise
@@aldorenatosoares4875 Ignorância é foda KKKK o cara gosta de ser burro
@@aldorenatosoares4875 kkkkkk
Ela fechou...
DEVERIA ERA TER FABRICAÇÃO DE PAINÉIS SOLAR NO BRASIL.
URGENTE...
E FABRICAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO GERAL..
Bananil só fabrica jogador de futebol.
Os semicondutores são a base para essas e praticamente todas as fábricas do mundo.
Já existe sim fábricas de painéis solares e carros elétricos no Brasil.
@@eudansouza7 Não existe, somos apenas montador, *única fabrica de semicondutores governo fechou*
@@ficmat existe sim, mas ele se referiu a fábricas de carros elétricos e painéis solares.
@@ficmat então tal fábrica (painéis solares e carros elétricos) existem.
O Brasil tem pesquisas na área desde a década de 70 nas universidades, mas na indústria ficou para trás porque não teve incentivo , e uma indústria que demanda altos investimentos e escala de produção e preço , e os asiáticos são imbatíveis nesse quesito, nem os EUA consegue bater eles
Precisamos de menos impostos e burocracia para termos fábricas.
Isso mesmo
Se fosse tão simples assim a China não seria o polo da tecnologia global
Ah claro, não existe uma guerra entre duas potencias por semicondutores... é só uma questão de imposto...
Me espanta a ingenuidade do brasileiro médio
@@Corp.G Ué, mas a China possui isso mesmo que o cara falou !!! Porém, nas ZEE's (Zonas Econômicas Especiais)
o brasil tem capacida, governo e impostos que impossibilitam
Isso a globo nao mostra
Importa silício ainda 😥 depende de outro ainda 😲 maís é um bom começo 🙏🇧🇷✍️
Importante investir na formação e isso começa lá base com fomentação de qualidade no aprendizado de ciências. Esse é o futuro.
Veja o exemplo da China, está conseguindo sua independência tecnológica graças ao Estado forte que investe pesadamente em tecnologia e inovação. Todas as principais empresas da China são do Estado. E eles estão dominando todas as áreas.
É dever sim do Estado brasileiro também investir em educação ciências e inovação tecnológica para junto com o setor privado gerar valor agregado em suas matérias primas com indústrias de transformação gerando assim empregos e fomentando a economia.
O estado chinês e o estado chinês o brasileiro é um lixo e só serve pra tocar o povo cala sua boca seu verme comunista
Cara, vc é muito burro, os chips que a China usa são todos importados, a China monta equipamentos. Se Taiwan, Intel é Samsung deixarem de fornecer chips para a China, a indústria chinesa praticamente acaba. Huawei usa chip importado ,sem chip não existe celular, placas solares chinesas tbm não teria. A China sabe montar e roubar tecnologia, só. Não produz nada de novo, tudo É roubado e dependente de países livres.
@@cristianrahmeier4255 vc é muito leigo infantil ou desinformado.
O que a China quer eles produzem .
Agora mesmo em maio de 2021 a China bateu recorde mundial em produção de chips, 30 bilhões.
Apenas nesse ano foram mais de 140 bilhões de chips.
Só sendo muito leigo mesmo pra achar que um país que exporta e envia satélites para o espaço, que tem sondas em Marte, que construiu o maior rádio telescópio do mundo, que construiu um sol artificial etc etc.
Vai depender de tecnologia de terceiros??
Pode até usar mas não depende!
Vc é muito leigo, procure se atualizar... A internet tá ai pra isso
a china não está conseguindo sua independência tecnológica justamente por concentrar tudo nas mãos do estado. eles gastam biliões mas não conseguem justamente por isso. e quando a china conseguir fazer um processador eletrónico convencional. os países livres já estará na computação quântica produzindo processadores quânticos.
Mesmo a China, com esse "Estado Forte que investe pesadamente em tecnologia e inovação..." ela ainda não conseguiu superar as tecnologias dos semicondutores de empresas *PRIVADAS* de países como os EUA, Coréia do Sul, Holanda e Taiwan😂😂😂😂
Ceitec, a única empresa de semicondutores da América Latina, e estatal brasileira, foi fechada pelo governo em 2019. Montadoras pararam a produção por falta desse componente. Meses depois a eNsilica diz que vai começar a produzir no Brasil admitindo funcionário da antiga estatal brasileira CEITEC. Coincidência não?
Legal, teremos chips com capacidade de duas décadas atrás nos nossos veículos
Maldito Minto. Foi esse lix0 humano, analfabeto, que fechou e CEITEC.
E outra uma coisa é fechar outra coisa e privatizar.
@@Josemario-jc5my fechou porque esse desgoverno das trevas não quer investir em ciência e tecnologia deixando o Brasil dependente. Com apenas dois neurônios esse mito não poderia estar ocupando a cadeira de presidente.
Brasil deveria ter pedido uma ajudinha para o pessoal de taiwan. Hoje lascou tudo
Isso é algo vital.
Estamos em agosto de 2021. O sonho virou realidade?
Não. Tornou-se pesadelo.
não, o governo que chamou o investimento em pesquisa e desenvolvimento de prejuizo fechou a estatal brasileira que tinha projeçao pra começar a se pagar em 2023 e espantou qualquer empresa que poderia se beneficiar de ter componentes nacionais e não depender inteiramente da china
Acho que essas empresas precisam abrir suas portas para que outras novas sejam criadas democratizando a produção em território nacional
Requer profissionais de várias especializações?? Poxa que ótimo, teremos muitos empregos e aquecimentos na economia. Isso é excelente.
tomara q tenha o mesmo destino da embraer.
Tudo que e da microeletronica e meio oculto, vc nunca fica sabendo de tudo. Nem mesmo se pesquisar a fundo na internet sobre assunto.
OLHAR DIGITAL.
Quando o Brasil exporta metais para produção de semicondutores no mundo, é por baixo preço mas, quando esses produtos são importados, produzidos com o que importaram daqui, não compensa o custo elevado para obtenção do mesmo se o que precisamos aqui é tão somente de mão-de-obra e investimentos privados nacionais, no setor.
queria saber como montar uma empresa dessa eu mesmo, alguém sabe? alguma dica?
3 poderes do Brasil,precisamos investir urgentemente em tecnologia de semi-condutores e chips modernos.Nao tem retorno imediato,más futuramente sim.
PARABÉNS !!! BRASIL :
NEW - SEMICONDUCTOR :
FABRICADO NO : BRASIL ;
ESCALA : INDUSTRIAL :
FUTURO : CHEGOU : NO :
BRASIL : SEMICONDUCTOR :
BRASIL : ESTÁ : DE :
PARABÉNS !!! ; 2023 .
a IBM anunciou um de 2 nanômetros em 2021
2022 crise falta de componentes
Falta de mão de obra não é, tanto engenheiro formado no Brasil
Se nessa crise dos chips essa empresa Brasileira ainda depender de produtos de outros países de nada adianta para nosso país
👍👍👍👍🇧🇷
O Agronegócio é muito importante. Porém o motor da economia de todo país deve ser a INDÚSTRIA.
Tá aí uma área para a qual o governo deveria olhar com muito mais carinho.
Temos que acabar com o fundo eleitoral e fundo partidário e investir em tecnologia!
Não precisa, apenas vote em quem pensa no Brasil em primeiro lugar
Concordo.
Um semi condutor é um processador ???
Um processador é um circuito integrado formado por milhares de semicondutores.
Existem vários tipos de semicondutores - um transistor, por exemplo, um amplificador de áudio, são semicondutores tb.
não é brasileira, é estrangeira.... como as indústrias automotivas não são brasileiras, só a gurgel seria brasileira, então não é de se dar orgulho.
As fabricantes do material de silício estão com a produção vendida ate 2028..
Vim do futuro para dizer que o governo federal está liquidando uma das poucas empresas de semi condutores, a CEITEC. Uma vergonha. Partiu Brasil fazendão
Estatal não funciona meu caro, negócio é privatizar pra evoluir.
o governo não deve ter fabrica de nada ele precisa apenas incentivar a iniciativa privada
@@carloshilario33 Sim, no universo paralelo é assim que desenvolve uma nação
@@wenio32 Pode ser, pode icentivar, mas nem isso o governo Brasileiro quer.
Então por isso Cuba é potencia né, lá eles incentivam kkkk, vc vive numa bolha? Olha o exemplo do Japão, Alemanha, Coreia , o estado não produz nada , tudo é privado , aí sim com incentivo do governo, e concordo que está faltando isso aqui no Brasil e não é de hoje, vc nasceu quando?
poxa, não falou o nome da fabricante nacional, joia hein!
Pelo que parece e a qualcon
Symetrix Systems em São Carlos
SMART Modular Technologies
Que independência é essa se essa Qualcomm é uma multinacional, infelizmente ainda estamos muito longe de ver nossos governantes investirem em indústrias que sejam 100% nacionais. Essas multinacionais só vem aqui para lucrarem por conta de subsídios, mais fácil acesso a matéria prima e mão de obra barata. Se brincar ainda conseguem vender o produto final para seus países de origem de forma bem mais em conta do que se tivessem a indústria no próprio país.
#TODASASTELASDELETRONICOSTEMQUESERFEITASDEOLEDOUAMOLED
. . . "a diferença está na capacidade de testar o produto final e na escala de produção" e aí o video termina. Quem é que fabrica a máquina! Alguem conhece a história do cara que foi lá nos orientais importar uma máquina injetora de plástico de última geração, Ficou doido com uma máquina top mas o vendedor disse: Ah essa aí a gente não pode vender não mas tem essa aqui da segunda geração com pouco uso e ainda está boazinha.
Sou Engenheiro Eletrônico e trabalhei (1981) numa fábrica de semicondutores em Contagem/MG. Fazíamos todo o processo (difusão, encapsulamento e teste final). A fábrica era uma jointventure da RCA-Philco, que depois virou a SID Microeletrônica.
O grande problema era que o produto final (transistor, circuito integrado, etc) tem um preço final muito pequeno em relação ao enorme investimento em maquinário e mão de obra altamente qualificada. Ou seja, as vendas/demandas teriam que ser muiiitoooo grandes. Coisa que não aconteceu e nunca vai acontecer com a produção no Brasil.
Não deixem de pagar os Royalts aos povos originários. Além disso, protejam o meio ambiente, obrigada.
Ah pá poha..
E outra se fizer o chip aqui vai ficar mais caro ainda pir causa dos impostos do Br não podemos esquecer que temos que bancar uns 100000 políticos coronéis filhas de coronéis e vai por aí
deixando pra fazer no ultimo dia ne ELE3a kkkkkkkk
Tsmc asml Samsung
Quem aqui veio saber mais sobre semicondutores depois que os estados unidos aplicaram essas novas sanções contra a china?
Essa empresa aí já era!!!
Uma só seu prejuízo e a outra não decola. Foi tudo para o saco.
o que vc chama de prejuizo pessoas do setor chamariam de investimentos, esse ano governos do mundo todo anunciaram investimentos de bilhões de dolares em pesquisa e desenvolvimento no setor, a CEITEC já tinha projeções de autossuficiência a partir de 2023, mesmo só tendo entrado no mercado em meados de 2017 e sem ajuda substancial do governo, parte das maquinas eram doadas e esse "prejuizo" era só os gastos pra manter funcionando, nunca tiveram investimento estratégico pra crescer e comprar equipamentos de ponta, o próprio governo fez eles desenvolverem o chip do passaporte eles criaram o chip e o software com certificação internacional de segurança que só 10 empresas no mundo tem e quando ficou pronto a casa da moeda comprou de outra empresa sem essa certificação.
@@WellingtonSBispo o governo investiu mais de 600 milhões na ceitec, e durante sua fundação até o momento NUNCA foi capaz de caminhar com as próprias pernas e acumula mais de 127 milhões em dívidas.
Somado a isso é uma empresa que não possui competitividade e NAO ia atingir suficiência em 2023. Ela mal consegue se manter em pé sozinha.
Existem setores que são verdadeiros oligopolios como é o caso desse setor e o Brasil perdeu o Time onde dificilmente conseguiria se estabelecer no mercado global.
Esses outros países já possuem domínio da tecnologia de ponta, possui competitividade, possui preço para concorrer e uma escala de produção considerável.
Ceitec cometeu tbm erros que contribuir para essa situação, colocaram na diretoria acadêmicos e não profissionais que acabaram tomando decisões muito ruins para a empresa, essa galera é muito boa para fazer pesquisa ou algo mais científico/técnico mas não possui competência, formação e sobre tudo experiência profissional para tocar uma empresa. Nunca administraram nada e vão administrar logo uma empresa com investimento multi milionário?
Deu no que deu.
@@mamemicg cara, o objetivo principal nem era ser uma empresa lucrativa e sim centro de pesquisa e desenvolvimento, no qual vinha cumprindo sua tarefa com excelência, pode ver que os profissionais descartados pelo governo foram pra multinacionais desenvolver pra fora, e mesmo assim R$600 milhões em mais de 10 anos é dinheiro de pinga no setor, me desculpe mas divulgam esses números dessa forma crua pra fazer apoiadores defender pq individualmente vemos isso como um valor inalcançável ao individuo comum, mas em uma canetada liberam BILHÕES pro fundo eleitoral pra comprar votos e perdoaram divida de mais BILHÕES das igrejas pra ter apoio da bancada evangélica, tudo em um único ano, a CEITEC só começou a trabalhar no mercado privado em meados de 2017 depois da casa da moeda dar pra trás no acordo do chip do passaporte depois de pronto, daí pra frente ela vem dobrando o faturamento, esse tipo de setor demanda muito investimento e tem muita complexidade, o plano nunca foi competir com empresas de escala global, mas sim fomentar o desenvolvimento e formar profissionais localmente e fazer com que o setor cresça no país diminuindo a dependência de importação, mesmo assim já em 2019 eles tinham patente até com a Pirelli do Brasil com chances de exportar num futuro próximo. 127 milhões de reais de prejuízo? isso é só aporte, em desenvolvimento cientifico isso não conta como prejuízo e sim investimento, esse ano pra quebrar a dependência da china os EUA deram subsidio de 50 bilhões de dólares pra produção local do setor, todos os países que hoje tem fabricação de larga escala começaram com pequenos institutos, pois empresas privadas não tem capital pra iniciar esses projetos e formar profissionais, e as que tem não arriscam 1 centavo sem garantias dos governos locais. E não adianta comparar com as grandes pq elas não competem, a intel não vai investir em sensores simples com o mercado bilionário de microprocessadores nas mãos.
@@WellingtonSBispo a ceitec foi concebida para ser uma empresa de mercado e competir com o mercado e simplesmente ela não consegue nem ganhar uma licitação perdendo para uma empresa italiana.
Certos setores não adianta quando se perde o Time dificilmente consegue se recuperar, o Brasil não é conhecido muito por ser um país competitivo e não seria diferente num setor do qual o país se quer tem domínio e ainda tenta fazer isso com equipamentos que não são os mais modernos hoje na atualidade.
Foi feito estudo e se verificou que a ceitec dificilmente poderia decolar, numa situação de escassez de recursos e pessoas revirando o lixo á procura de ossos é meio contra producente colocar dinheiro em algo que não dá retorno e ainda é mal administrado
@@mamemicg não fera, a CEITEC foi feita pra ajudar na formação de profissionais do setor, tanto é que foi a federalização de uma sociedade civil formada pelas faculdades da área, sendo o único lugar onde projetos das mesmas poderiam ser testados e produzidos em escala o simples fato de que ela poderia produzir no futuro o suficiente pra não precisar de aporte pra continuar abriria espaço pra grandes investimentos públicos e privados, e como eu disse, não tem como competir com uma intel da vida, mas a intel não perde tempo fazendo os produtos nos quais a CEITEC atuava, um bom exemplo são os chips pra identificação de carros, usados pra passar em pedagios e estacionamentos sem parar em cancelas, a CEITEC já era capaz de produzir, já tinha sensores pra monitoramento de pneus patenteados com a pirelli com isso em torno de 40 patentes, vc pode justificar uma OS ou abertura pra capital, mas liquidação foi a coisa mais burra que poderiam ter feito, eram 180 funcionários de ponta, mais da metade com mestrado e pós graduação não era uma dessas empresas cheias de sobrinho de vereador assinando papel.
Por isso os Estados Unidos afundo quebro o Erik batista. Ele ia fábrica este tipo de chips. Para o Brasil fica na mão deles. A veja ficou encarregada de denucia ele. E quebra ele. No meu vê foi isso porque tudo começo na veja
Eles lá de fora sabem do nosso potencial, tanto que nos sabotam através do STF, PSDB e Globo.
Os componentes eletrônicos são produzidos na China, você quis dizer. O custo é baixo porque a mão de obra lá é escrava. Mas preocupar com isso p/ quê, não é mesmo??!!
foi do tempo já amigo, o salário médio do trabalhador lá já é maior que o do Brasileiro.. e olha que lá tem muito mais gente. E se você for ver as grandes fábricas de semicondutores da China é 95% automatizada, no nível Qualcomm, Intel ou Apple. Mas os chineses ainda não dominam a tecnologia de processadores no nível dos EUA, o que é uma questão de tempo apenas.
Infelizmente nessa corrida, foi o Brasil e os Brasileiros que se perderam no tempo. Principalmente pelo fato de só eleger cara merd@ depois da redemocratização e ter militares mais burros ainda durante o regime militar (com raras exceções).. o ultimo governo com projeto de nação de verdade que o Brasil teve foi o gov. Juscelino, e isso já tem mais de 60 anos.
Ali entre a decada de 70~80, o Brasil tinha mais produção que China, Japão e Coreia somados, com bem menos população, hoje em dia não temos nem uma fração da produção da China.
@@andersonlucas1951 Excelente resposta, para uma afirmação tão estúpida
China? Kkk,os maiores fabricantes de semicondutores estão em Taiwan e Coreia do Sul ,não seja ignorante .
Ainda há muita mão de obra escrava na China sim, principalmente dos povos minoritários dissidentes do governo.
Escravo nada. O cara trabalha mais horas, ganha mais. Eles trabalham mais porque gostam e querem. Aqui é uma bosta, nem você querendo consegue trabalhar mais. Eu estou com minha casa para construir, quero trabalhar mais horas porém o R.H. não deixa, mesmo havendo tarefas que poderiam ser aceleradas, melhoradas e que darão valor agregado ao produto. Também não podem me pagar mais pois se aumentar meu salário tem que aumentar dos outros, mesmo minha produtividade sendo mais alta, porém tem lei que se for o mesmo cargo tem que pagar igual.
Nossos professores.... ensinando ideologias.....teste do pizza em últimos lugares....não haverá quem aperte o botão aqui....
..