Oh galera, vamos curtir, comentar e compartilhar aí. Olha o tanto de visualizações comparado com likes. É uma forma simples de agradecer a quantidade de conhecimento que o Eletrolab nos presenteia.
Bom dia Nesses capacitores de aluminio, quando acontecia a invasão da barata, ele criava fugas e a solução fácil, era ferver por 15 minutos e depois lavar em água corrente passando uma escova suavemente. Depois bastava deixar secar. Fiz muito isso nos anos 80. Bons tempos
Putz.. viajei no tempo agora... com esses capacitores metálicos... o cliente chagava se queixando que o rádio fazia muito ruido ao girar o Dial ou em determinada faixa do Dial não sintonizava nada... resumindo... era o acúmulo de poeira e outras partículas entre as lâminas provocando "curto"... um método bem eficaz de realizar a limpeza era ligar o capacitor em série com com uma lâmpada na rede elétrica... "queimava" as patículas e tals. Excelente vídeo como sempre. Abraços
Muito bom. Essa tecnologia à vácuo é utilizada nos contatos dos disjuntores e contatores de média e alta tensão. Serve para evitar arcos elétricos durante as manobras de inserção e extração dos mesmos nos "CCMs" em subestações, (Obviamente com as cargas desativadas). Abraços.
Sempre atual teus vídeos. O que fzr qdo o capacitor variável se encontra completamente danificado, e não há reposição? Há alguma alternativa? Obrigado.
Quando um variável está danificado e não há reposição disponível, algumas alternativas podem ser consideradas. Se você conhece a faixa de capacitância do capacitor variável danificado, você pode usar capacitores fixos em combinação (em paralelo ou série) para obter um valor de capacitância próximo ao desejado. Isso pode não oferecer a mesma flexibilidade para ajuste, mas pode funcionar para configurações fixas específicas. Capacitores ajustáveis (trimmers) também podem ser uma alternativa. Eles não têm o mesmo nível de variação que os capacitores variáveis tradicionais, mas podem ser ajustados dentro de uma faixa específica para sintonizar circuitos. Ou ainda, em alguns casos, você pode encontrar capacitores variáveis compatíveis/similares em equipamentos antigos ou sucata eletrônica, o que pode ser uma opção viável.
Meu amigo, realmente só aparecia sujo com esse variaveis grandes. Quando trabalhei em assistencia técnica lá em niteroi o pessoal de lá gostava de limpar com benzina.
Olá, boa tarde! Precisei testar um desses capacitores trimmer´s de 20pF, tipo JML06, que vão em conjunto com o cristal oscilador para ajuste fino. Você mostrou os da sua bancada, os coloridos. O procedimento de teste é o mesmo? Tenho um Fluke que não mede capacitâncias tão baixas. Será que com esses 'Component Tester' isso é possível? Abraço e obrigado.
Olá Carlos, pouco provável. Medidas de capacitâncias tão baixas são possíveis em poucos equipamentos. O ideal é um capacímetro dedicado ou uma ponte LCR. Fora esses, a medida pode não ocorrer, ou ser imprecisa. Abcs.
Grande professor, estava eu aq com uma duvida aq, nao tem nada a ver com o video, mas vou perguntar aq mesmo. Se eu fizer uma fonte de CC e colocalo em um QDC. A pergunta posso puxar um cabo para CC ate quantos metros? Posso distribuir para 5 salas ?
Olá Maviael, sim pode distribuir CC, a questão não é tão simples, pois essa distância dependerá da tensão, da corrente e da seção reta dos condutores. Haverá uma perda em função da resistência dos fios e isso é que precisa ser medido e calculado. Você usa a segunda lei de ohm para definir essa resistência do fio, com a fórmula R= p*l/A, onde (p) é a resistividade, nesse caso do cobre que é 1,7.10-6, (l) é o comprimento do fio em metros e (A) a área transversal do fio (em m²). Com essa informação (R do fio), e sabendo a corrente que será drenada do circuito, juntamente com a tensão da fonte, você calcula a queda de tensão (primeira lei de ohm). Assim poderá dimensionar o maior comprimento possível para o fio para a máxima queda de tensão aceitável. Se distribuir para mais salas, fará o cálculo com a corrente estimada em cada sala.
@@Electrolab-Eletronica obrigado professor, a intençao vai ser colocar uma fonte chaveada de 80a em QDC, e distribuir tanto para uma bancada, quanto para alguns equipamentos que vai utilizar umas ferramentas como alguns eletroímas para fresadoras, retificas e outros, acho que suporta ne?
@@Electrolab-Eletronica com certeza prof. Irei fazer os calculos, provavelmente nao precisarei de muita corrente, vai ser mais para ter uma sobra para nao precisar usar o maximo do da fonte, e provavelmente tbm usarei uma sobra de bitola de cabo e provavelmente vou pegar uma fonte acima de 12v, para se ter uma margem de queda, e fazer uns testes. Como sempre obrigado prof, fique na paz de Deus!
Bom dia....qual a capacitancia do capacitor variavel para ondas curtas e px ...e sobre a bobina quantas espiras e diâmetro do núcleo e se precisa de ferrite ou não?
Qual último rádio que saiu com variável de metal ? Tenho um Philco Transglobe e um S96 Gradiente que é de metal,não gosto muito desses de plástico ,alguns dão fuga ou esfarelam com o tempo inutilizando o rádio pois não se acha fácil ...
O capacitor metálico antigo por ser as tres seções iguais pertencem a um rádio chamado de radiofrequência sintonizada... (anteriores ao Armstrong inventar o superheterodino) Quando a última serão e com chapas menores é já um cspacitor de superheterodino A terceira cessão pertence ao oscilador lical e faz com que, para cada ângulo a diferenca de capacitancia mantem na mistura de ambas frequências ( sintonizada + osculador local) dando a frequência fixa que é o valor da FI que pode ser de 125 khz ou 460khz ou o mais comum 455Khz...depende do fabricante. Esses foram usado em rádios para as ondas longas desde (530khz a 1650 khz) Esse tipo de capacitor também pode ser usado no ajuste do adaptador de impedancia tipo PI na parte da bobina que vai para a antena.... do lado da placa da válvula (e choque de Rf) dos lineares valvulados pode ser usado um com placas mas separadas e menor capacitancia...
A maioria dos capacitores variáveis tem contato deslizante feito através das esferinhas de aço que é um contato ruim. Existe uns capacitores que não tem contato deslizante e são usados principalmente para sintonizar antenas Loop Magnéticas que exigem um resistência de contato muito baixa, Sou radioamador PY2CYE
Meu amigo, nos anos 90'' eu demontava esse Capacitores 👉2:03 pecinh apor pecinha, são vario e varios isolantes de plástico, imagina a trabalheira que dava fazer isso 🤦♂😱😂 ná época existia muitos Radinhos AM/ FM de duas pilhas (AA) Made in Japan, e Taiwan não sei se você lembra, era o unico Aparelho que eu tinha de valor cidadezinha do interior sabe como é né 🤦♂🤣👍👍👊
Depende do circuito tanque. Mas a faixa é sempre na ordem de algumas dezenas de pFs. Quanto menor a frequência maior esse capacitância. Já em VHF ou FM, seriam alguns poucos pFs.
@@Electrolab-Eletronica Entendi...agora entendo porque o meu projeto de receptor vhf não está funcionando ...obrigado...vou tentar fazer uma s8ntonia varivap com diodo bb221 para ver se funciona ...obrigado
Há muitas formas, cada um tem a sua preferida, desde de limpeza com água destilada e sabão neutro e depois secar com ar quente, até o uso de pequenas banheiras de limpeza por ultra-som. Eu costumo usar um compressor de ar para tirar a poeira e outros detritos e depois usar limpa contatos com uma pequena escova. Tomando cuidado com as micas dos trimmers e colocando um pouco de graxa branca nos rolamentos.
O lado AM normalmente já tem uma capacitância alta, pois trabalha com frequências baixas. Se houver mais de uma seção no variável, coloque duas em paralelo para aumentar ou em série para reduzir.
@@Electrolab-Eletronica obrigado...mas não entendi sobre se tiver duas seções e colocar em paralelo...no caso devo colocar 2 capacitores variavel em paralelo?
Rsrsrsrs, verdade Álvaro, cada vez algo mais distante dessa turma! Mas os fieis escudeiros do rádio nunca permitirão o seu desaparecimento. Costumo sempre lembrar a essa geração que o Bluetooth, Wi-fi, Celular, transmissão digital por satélite, entre outros, são todos desenvolvidos com uso do bom e velho rádio! Abcs!
Não houve mistura, para simplificar o entendimento, AM é popularmente conhecida como a faixa de ondas médias e FM, sabidamente em VHF. Basta entender dessa forma, independente de serem tipos de modulação.
Eloy nos anos 60, trabalhei muito com esses capacitores variáveis em rádios! Abraços de Corunha, Espanha!
Obrigado Moacir! Sim, muito usados em 60 e 70! Abcs!
Oh galera, vamos curtir, comentar e compartilhar aí. Olha o tanto de visualizações comparado com likes. É uma forma simples de agradecer a quantidade de conhecimento que o Eletrolab nos presenteia.
Obrigado pela força Sampaio!
Bom dia
Nesses capacitores de aluminio, quando acontecia a invasão da barata, ele criava fugas e a solução fácil, era ferver por 15 minutos e depois lavar em água corrente passando uma escova suavemente. Depois bastava deixar secar. Fiz muito isso nos anos 80. Bons tempos
Boa dica! Verdade, e era comum termos insetos, atraídos pelo calor dos rádios mais antigos!
Putz.. viajei no tempo agora... com esses capacitores metálicos... o cliente chagava se queixando que o rádio fazia muito ruido ao girar o Dial ou em determinada faixa do Dial não sintonizava nada... resumindo... era o acúmulo de poeira e outras partículas entre as lâminas provocando "curto"... um método bem eficaz de realizar a limpeza era ligar o capacitor em série com com uma lâmpada na rede elétrica... "queimava" as patículas e tals. Excelente vídeo como sempre. Abraços
Obrigado Romario! Bem lembrada a técnica de queimar a sujeira e assim limpar o dielétrico de ar nesses capacitores!! Abcs!
Excelente explicação! Muito obrigado 🫂
Obrigado Renan!
Show! Eu lembro de ter visto esses capacitores grandões, em um rádio antigo de madeira, que tinha em casa quando eu era criança.
Um abraço!
Obrigado Orlando! Sim, aqueles rádios de várias faixas, costumavam ter grandes variáveis.
Olá amigo ✌👍
Eu usava 2 desse variável de plástica para fazer acoplador de antena para baixar a estacionária para rádio Px.
Funciona perfeito. 😉👍
Olá Léllys! Sim, muito usados nesses acopladores de antena!
Mais uma mega aula para somarmos aos nossos conhecimentos.
Valeu Alex!
Parabéns Pelo Vídeo Amigo! Esse É Com Certeza O Melhor E O Mais Completo Vídeo Que Fala Sobre Esses Capacitores Variáveis, Que Eu Assisti Até Hoje.!
Obrigado Pedro!
São ótimos para fazer acoplador de antena para transceptores👍👍👍👏👏👏 show de bola a aula professor.
Obrigado Antônio!
Obrigado por seu vídeo, muito nostálgico.
Obrigado Moacir!
Interessante valeu por compartilhar conhecimento, interessante como conseguem colocar receptor fm em placas minúsculas
Obrigado Agnaldo!
Muito legal explicação usei muito fazer transmissor FM era bom época das revistas eletrônica raiz
Bons tempos Artur!
fantástico!.... obrigado, tenho aprendido muito no seu canal!
Obrigado Antonio! Seja sempre bem-vindo!
Muito bom. Essa tecnologia à vácuo é utilizada nos contatos dos disjuntores e contatores de média e alta tensão. Serve para evitar arcos elétricos durante as manobras de inserção e extração dos mesmos nos "CCMs" em subestações, (Obviamente com as cargas desativadas). Abraços.
Perfeito Evandro, obrigado pelo relato! Abcs.
Sempre atual teus vídeos.
O que fzr qdo o capacitor variável se encontra completamente danificado, e não há reposição?
Há alguma alternativa?
Obrigado.
Quando um variável está danificado e não há reposição disponível, algumas alternativas podem ser consideradas. Se você conhece a faixa de capacitância do capacitor variável danificado, você pode usar capacitores fixos em combinação (em paralelo ou série) para obter um valor de capacitância próximo ao desejado. Isso pode não oferecer a mesma flexibilidade para ajuste, mas pode funcionar para configurações fixas específicas. Capacitores ajustáveis (trimmers) também podem ser uma alternativa. Eles não têm o mesmo nível de variação que os capacitores variáveis tradicionais, mas podem ser ajustados dentro de uma faixa específica para sintonizar circuitos. Ou ainda, em alguns casos, você pode encontrar capacitores variáveis compatíveis/similares em equipamentos antigos ou sucata eletrônica, o que pode ser uma opção viável.
Excelente vídeo, muito explicativo
Obrigado Antônio!
Meu amigo, realmente só aparecia sujo com esse variaveis grandes.
Quando trabalhei em assistencia técnica lá em niteroi o pessoal de lá gostava de limpar com benzina.
Sim, faz ótima limpeza, só precisando tomar cuidado com as micas e alguma borracha (se tiver)!
Olá, boa tarde! Precisei testar um desses capacitores trimmer´s de 20pF, tipo JML06, que vão em conjunto com o cristal oscilador para ajuste fino. Você mostrou os da sua bancada, os coloridos. O procedimento de teste é o mesmo? Tenho um Fluke que não mede capacitâncias tão baixas. Será que com esses 'Component Tester' isso é possível? Abraço e obrigado.
Olá Carlos, pouco provável. Medidas de capacitâncias tão baixas são possíveis em poucos equipamentos. O ideal é um capacímetro dedicado ou uma ponte LCR. Fora esses, a medida pode não ocorrer, ou ser imprecisa. Abcs.
Grato Elói!
Uma excelente aula!
Abraço, boa tarde/fim de semana!
Obrigado Mario Sérgio! Bom final de semana! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica
Eu que agradeço!
Abraço, boa noite!
Boa tarde professor
Boa tarde Vitor!
Grato pelas informações Eloy. No meu caso esse tema se aplica as curiosidades e história da eletrônica. []s
Valeu Mendes! Abcs!
Joinha 28 ! Legal o vídeo tio Eloy. Eu tenho algumas relíquias destes variáveis de metal. Abraço e boa sorte !
Obrigado Edson! São relíquias mesmo. Abcs.
Ótima explicação
Obrigado Telly!
Que aula sensacional, muito obrigado
Obrigado Bruno!
Parabéns 👏👏👏👍👍
Obrigado pela informação.
Obrigado Afrânio!
MUITO BOM. COMO SEMPRE. OBRIGADO
Obrigado Ciro!
Muito boa aula, like de número 122 meu professor.
Obrigado Amigo!
Grande professor, estava eu aq com uma duvida aq, nao tem nada a ver com o video, mas vou perguntar aq mesmo. Se eu fizer uma fonte de CC e colocalo em um QDC. A pergunta posso puxar um cabo para CC ate quantos metros? Posso distribuir para 5 salas ?
Olá Maviael, sim pode distribuir CC, a questão não é tão simples, pois essa distância dependerá da tensão, da corrente e da seção reta dos condutores. Haverá uma perda em função da resistência dos fios e isso é que precisa ser medido e calculado. Você usa a segunda lei de ohm para definir essa resistência do fio, com a fórmula R= p*l/A, onde (p) é a resistividade, nesse caso do cobre que é 1,7.10-6, (l) é o comprimento do fio em metros e (A) a área transversal do fio (em m²). Com essa informação (R do fio), e sabendo a corrente que será drenada do circuito, juntamente com a tensão da fonte, você calcula a queda de tensão (primeira lei de ohm). Assim poderá dimensionar o maior comprimento possível para o fio para a máxima queda de tensão aceitável. Se distribuir para mais salas, fará o cálculo com a corrente estimada em cada sala.
@@Electrolab-Eletronica obrigado professor, a intençao vai ser colocar uma fonte chaveada de 80a em QDC, e distribuir tanto para uma bancada, quanto para alguns equipamentos que vai utilizar umas ferramentas como alguns eletroímas para fresadoras, retificas e outros, acho que suporta ne?
A corrente, parece que sim. Mas se for muito distante terá queda de tensão (e pode ser alta), por isso os cálculos que indiquei.
@@Electrolab-Eletronica com certeza prof. Irei fazer os calculos, provavelmente nao precisarei de muita corrente, vai ser mais para ter uma sobra para nao precisar usar o maximo do da fonte, e provavelmente tbm usarei uma sobra de bitola de cabo e provavelmente vou pegar uma fonte acima de 12v, para se ter uma margem de queda, e fazer uns testes. Como sempre obrigado prof, fique na paz de Deus!
Bom dia - Valeu!...
Obrigado Iron!
Muito bom,muito bom como sempre nota dez
Obrigado Beloyannes!
Boa noite...como posso testar para saber se o capacitor variavel está em curto?
Olá Ítalo! Não pode apresentar nenhuma resistência no ohmímetro entre os seus terminais.
@@Electrolab-Eletronica obrigado
Já fez algum receptor vhf para aviação?
Sim, há muito tempo, antes de fazer engenharia, no tempo de hobista!
Bom dia....qual a capacitancia do capacitor variavel para ondas curtas e px ...e sobre a bobina quantas espiras e diâmetro do núcleo e se precisa de ferrite ou não?
Geralmente na faixa de algumas dezenas de pF. A bobina em geral usa ferrite, precisa ser calculada. Há um vídeo no canal sobre cálculo de bobinas
@@Electrolab-Eletronica obrigado
Qual último rádio que saiu com variável de metal ? Tenho um Philco Transglobe e um S96 Gradiente que é de metal,não gosto muito desses de plástico ,alguns dão fuga ou esfarelam com o tempo inutilizando o rádio pois não se acha fácil ...
Não saberia precisar Alexandre, mas sabe-se que até os anos 80 ainda havia alguns modelos com variáveis metálicos de menor tamanho.
Excelente explicação!
Obrigado!!
ótimo vídeo passei limpa contato nesse capacitor variavel de plástico com certeza acabei de estragar AM SW e oque acho é sempre AM FM 😢
Obrigado João!
Oi...sera que um capacitor trimer de 2 - 65 serve para fm e vhf?
Sim, tem uma faixa boa para VHF.
O capacitor metálico antigo por ser as tres seções iguais pertencem a um rádio chamado de radiofrequência sintonizada... (anteriores ao Armstrong inventar o superheterodino)
Quando a última serão e com chapas menores é já um cspacitor de superheterodino
A terceira cessão pertence ao oscilador lical e faz com que, para cada ângulo a diferenca de capacitancia mantem na mistura de ambas frequências ( sintonizada + osculador local) dando a frequência fixa que é o valor da FI que pode ser de 125 khz ou 460khz ou o mais comum 455Khz...depende do fabricante.
Esses foram usado em rádios para as ondas longas desde (530khz a 1650 khz)
Esse tipo de capacitor também pode ser usado no ajuste do adaptador de impedancia tipo PI na parte da bobina que vai para a antena.... do lado da placa da válvula (e choque de Rf) dos lineares valvulados pode ser usado um com placas mas separadas e menor capacitancia...
Perfeito Carlos! Muito bem colocado!
A maioria dos capacitores variáveis tem contato deslizante feito através das esferinhas de aço que é um contato ruim. Existe uns capacitores que não tem contato deslizante e são usados principalmente para sintonizar antenas Loop Magnéticas que exigem um resistência de contato muito baixa, Sou radioamador PY2CYE
Maravilha Milton! Boa dica! 73!
Muito bom gostei
Obrigado Oziel!
Olá, tem algum video neste canal que fala de algum software simulador de circuitos, tipo CircuitLab, Spice? obrigado.!
Olá Paulo, não há ainda.
Meu amigo, nos anos 90'' eu demontava esse Capacitores 👉2:03 pecinh apor pecinha, são vario e varios isolantes de plástico, imagina a trabalheira que dava fazer isso 🤦♂😱😂 ná época existia muitos Radinhos AM/ FM de duas pilhas (AA) Made in Japan, e Taiwan não sei se você lembra, era o unico Aparelho que eu tinha de valor cidadezinha do interior sabe como é né 🤦♂🤣👍👍👊
Olá Rodrigo! Imagino o trabalho! Serviço bem minucioso!
Qual o lado do capacitor variavel devo usar para ondas curtas?
O de menor capacitância, precisa medir, pois altera conforme o modelo.
@@Electrolab-Eletronica obrigado
Vc não tem aí um esquema de rádio galena FM, seria interessante fazer um já que as AM estão migrando para fm
Não existe rádio galena em FM, pois a forma de detecção em FM é muito mais complexa e necessita de circuito específico.
Quanto de capacitancia tem que ter o capacitor variavel para ondas curtas e px?
Depende do circuito tanque. Mas a faixa é sempre na ordem de algumas dezenas de pFs. Quanto menor a frequência maior esse capacitância. Já em VHF ou FM, seriam alguns poucos pFs.
@@Electrolab-Eletronica Entendi...agora entendo porque o meu projeto de receptor vhf não está funcionando ...obrigado...vou tentar fazer uma s8ntonia varivap com diodo bb221 para ver se funciona ...obrigado
Muito legal.👏👏👍
Obrigado Wander!
Qual a marca e modelo do seu multímetro?
Aquele instrumento não é um multímetro, é uma ponte LCR, tem o review dela aqui: ruclips.net/video/NpSe3L8ogc4/видео.html
Merci 👍👋
Merci mon ami!
Qual a melhor maneira de limpar?
Há muitas formas, cada um tem a sua preferida, desde de limpeza com água destilada e sabão neutro e depois secar com ar quente, até o uso de pequenas banheiras de limpeza por ultra-som. Eu costumo usar um compressor de ar para tirar a poeira e outros detritos e depois usar limpa contatos com uma pequena escova. Tomando cuidado com as micas dos trimmers e colocando um pouco de graxa branca nos rolamentos.
Obrigado.
Quanto tempo não vejo um desses, trabalhei muito com eles, era um quebra cabeça quando o *cordão de dial* arrebentava, putz...😖😭
Rsrrsrs, verdade Erismar!
vários desses estou familiarizado no canal da Alpha Telecom, @Yvo Muniz o mago dos amplificadores lineares kkk 73...
Valeu Marci, 73!
👍👍
Obrigado!
Amigo posso fazer um regulador de tenção com um regulador desse?
Não pode Joel. Capacitores variáveis não têm essa função.
@@Electrolab-Eletronica obg
Como faço para aumentar a capacitancia do lado am do capacitor variavel pois só tenho um
O lado AM normalmente já tem uma capacitância alta, pois trabalha com frequências baixas. Se houver mais de uma seção no variável, coloque duas em paralelo para aumentar ou em série para reduzir.
@@Electrolab-Eletronica obrigado...mas não entendi sobre se tiver duas seções e colocar em paralelo...no caso devo colocar 2 capacitores variavel em paralelo?
Há capacitores variáveis com várias seções no mesmo componente, conforme até comentei no vídeo, interligando elas você muda a faixa de capacitância.
Fico imaginando se a moçada da geração internet tem noção do que é AM, FM, Ondas Curtas SW ou mesmo o que é um rádio...rsrsrs. Abçs.
Rsrsrsrs, verdade Álvaro, cada vez algo mais distante dessa turma! Mas os fieis escudeiros do rádio nunca permitirão o seu desaparecimento. Costumo sempre lembrar a essa geração que o Bluetooth, Wi-fi, Celular, transmissão digital por satélite, entre outros, são todos desenvolvidos com uso do bom e velho rádio! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica Verdade! Ouço a Radio Eldorado FM - SP desde a década de 70. Abçs.
Eu sei hahahahah
É vdd. A moçada de hoje não sabe nem o que é uma fita cassete. hahaha
Você misturou diversas vezes tipos de modulação (am, fm), com frequência de transmissão/recepção.
Não houve mistura, para simplificar o entendimento, AM é popularmente conhecida como a faixa de ondas médias e FM, sabidamente em VHF. Basta entender dessa forma, independente de serem tipos de modulação.
Nao fabricam mais onde comprar
Sim fabricam, tem no Aliexpress todos os modelos, inclusive os metálicos, veja neste exemplo: s.click.aliexpress.com/e/_Dmb8f3n