Qual a Diferença do Batismo Católico e do Protestante? Curso de Batismo - Parte 3
HTML-код
- Опубликовано: 4 фев 2025
- A CNBB, no ano de 1984, publicou um “Guia Ecumênico” indicando quais são as Igrejas protestantes que têm batismo válido, inválido ou duvidoso, segundo a concepção Católica. No primeiro caso, quem passar para a Igreja Católica não vai ser batizado novamente, diferentemente dos grupos cujo rito batismal não é considerado válido. E, quanto aos grupos, cujo ritual é considerado duvidoso, indica-se a celebração do batismo “sob condição”. Isso quer dizer que: o ministro pronuncia a fórmula do Batismo da maneira seguinte: “Se você não
foi batizado, eu te batizo”. Em suma, a Igreja Católica, com sua solicitude materna, sempre em busca da unidade, considera como válido o Batismo de algumas denominações cristãs, desde que se tenham quatro elementos: a forma que é a fórmula trinitária, a matéria que é a água pura, o ministro e a intenção de fazer o que a Igreja faz. Assegura que os protestantes, que pela fé em Cristo foram batizados desta maneira, são justificados pela fé e incorporados a Cristo. Embora não goze com eles de uma comunhão perfeita, os reconhece como irmãos no Senhor. O Magistério eclesial afirma que “o Batismo constitui o fundamento da comunhão entre todos os cristãos, mesmo com aqueles que ainda não estão em plena comunhão com a Igreja Católica” (CIC, 2000, p.1271), já que “para todas as Igrejas cristãs o batismo é um sinal salvífico central.” (NOCKE, 1992, p.229).
Excelente, parabens pela formacao
⁷ Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Lucas 15:7
Correção fraterna: No início do vídeo, há uma citação de Efésios. O correto é Efésios 4,4-6.
Esta formula é valida para batismo: Em nome de Jesus Cristo te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Na minha antiga igreja, protestante, cada um pensa de um jeito, não da para saber se creem no batismo como necessário ou não.
Eu era da congregação crista no brasil, e no catecismo parece que fala que é aceito, mas já ouvi falar que não é...
é uma fórmula válida.
Eu tenho uma grande dúvida sobre o batismo do meu filho ,na época o padre não pode batizar depois da missa então ele autorizou um leigo batizar ele e outras crianças, eu tenho dúvida se esse batismo é válido ou não
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não batiza em nome de Jesus Cristo? Aconselho o amigo conversar com um dos missionários, já vai entender o batismo deles, o que é e como é feito. (Atos dos Apóstolos no capitulo 8 relata como eles batizam, se não for falar com um membro da Igreja.)
Ué?! Mas na igreja católica não tem batismo... Pois a palavra batismo significa imergir, mergulhar e não aspergir... E outra coisa, batismo é para recem nascido e sim para os que em Cristo crêem. Recém nascido não tem esse entendimento. Não há na história da igreja primitiva, nenhum relato de batismo de recém nascido.
O recém nascido não tem entendimento, porém os pais ou padrinhos têm, e se comprometem a educar a criança na fé.
@@Renata-hq6fo " Arrependei - vos, e cada um de vós, seja batizado Em Nome de Jesus Cristo ( Atos 2:38)" Um recém nascido vai se arrepender de quê? Onde está escrito nas Escrituras que os pais ou os padrinhos tem que se arrepender no lugar do recém nascido e por isso o batizar ? Essas práticas não passam de heresias, não se encontra nas Escrituras. A decisão de batizar é individual de cada pessoa, ninguém pode fazer isso por ela.
@@aldineysilva6877 e se uma família tem um bebê com problema mental irreversível? Essa alma não merece receber a graça do batismo?