Porque eu desisti da Faculdade de Engenharia na USP no quarto ano.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • Resolvi contar um pouco minha experiência e como foi o processo para que eu conseguisse largar a faculdade de Engenharia na USP, no quarto ano, depois de 3 anos de pré-vestibular.
    Fiz esse vídeo para que outras pessoas que se encontram na mesma situação não se sintam sozinhas e possam ser ajudadas e inspiradas pela minha história.
    .
    .
    Me siga nas redes vizinhas:
    isabellaforner
    www.tiktok.com/@isabella.forner
    .
    .
    Se tiver alguma experiência parecida, compartilha aqui nos comentários!
    Espero que tenham gostado do vídeo e até semana que vem 🥰
    .
    .
    🔻
    "Tokyo Music Walker - Way Home" está sob uma licença Creative Commons (cc-by)
    Música promovida pela BreakingCopyright: bit.ly/tokyo-w...
    🔺

Комментарии • 289

  • @semyalvesrodrigues3679
    @semyalvesrodrigues3679 10 месяцев назад +73

    Eu também fazia engenharia de materiais na ufg em Goiânia e pedi desistência, mudei para arquitetura e urbanismo que é o meu sonho e satisfação pessoal. Há! estava esquecendo, tenho 60 anos. Nunca desista dos seus sonhos!!

    • @danielehochmuller4301
      @danielehochmuller4301 10 месяцев назад +8

      precisava ler isso, tenho 25 anos e me acho velha pra fazer outra graduação.

    • @douglasbernardo1756
      @douglasbernardo1756 10 месяцев назад

      vc ja fez uma?

    • @danielehochmuller4301
      @danielehochmuller4301 10 месяцев назад

      @@douglasbernardo1756 eu tô fazendo pedagogia, iniciei esse mês

    • @soacrs
      @soacrs 4 месяца назад

      ❤❤

  • @suellencardoso7292
    @suellencardoso7292 4 месяца назад +13

    meu deus sou eu todinha, vou terminar meu curso de engenharia civil na base do ódio pq já desisti de outros cursos e eu preciso ter um diploma de ensino superior para entregar aos meus pais. Durante meu período de faculdade não fui feliz, tive depressão, ansiedade, cabelo caiu, não sabia mas nem sorrir.. me custou muito caro tudo. Assim como vc o que eu mais gostava era o almoço por 2 reais, todo dia eu acordava e me perguntava 'o que eu to fazendo com a minha vida?', me senti burra durante todo o curso, por mais que estudasse não conseguia ter notas boas.. mas esse tempo já passou, tirei forças não sei nem de onde pra concluir e agora to terminando o tcc, meu desejo agora é ficar bem mentalmente, queria muito voltar a desenhar, fazia muito quando era criança e perdi o hábito. A todos que estão passando pelo mesmo, meu conselho é que vcs tenham um plano b e tomem coragem, pq se vc não fizer por você ninguém mais vai. As vezes a gente passa por uns problemas que são muito maiores na nossa cabeça do que na vida real, vamos ter força.

  • @jessicaferreira6988
    @jessicaferreira6988 2 года назад +88

    Eu queria ser a aluna que faz cursos extracurricular e estágios, lutei muito para conseguir isso e não cheguei muito longe, como você disse, na Universidade somos só números. E nas empresas e instituições não somos nada. Eu me esforcei muito, fiz pré vestibular, abri mão de um curso que eu gostava mas não tinha perspectiva nele para fazer engenharia. Mudei de cidade morei com parente ruim que me roubava e humilhavam, pegava dois ônibus e saia com 3 horas de antecedência, mudei para mais perto da faculdade para economizar e era constantemente roubada na pensão que dividia quarto com mais duas ou três pessoas.
    Voltei para casa com pandemia, no último ano para concluir e se eu já não tivesse com o TCC quase pronto eu ia desistir. Eu chorava todos os dias por ter voltado para casa. Meu sonho era sair de casa, tudo que eu fiz desde o ensino médio foi por isso. E agora não tenho emprego. Não tenho saúde física e emocional para focar em nada, nem no que eu gosto. Inclusive, ver seu vídeo se encontrando em ilustração me lembrou o quanto eu gostava de desenhar e como me família me deixava mau ao ponto de ter crise de ansiedade na vida adulta.
    Que bom que você não está sozinha e que tem alguém te apoiando. Te desejo paz e cura nesse teu processo de autoconhecimento.

    • @giuliaazevedo7847
      @giuliaazevedo7847 11 месяцев назад

      Jéssica, super me identifiquei, parece que tu me descreveu. Forças pra nós!!

  • @thiagohenrique6924
    @thiagohenrique6924 Год назад +28

    eu me identifiquei muito com o que vc disse " não importa se vc está no ultimo ano, não da pra continuar em uma coisa que você odeia"

  • @felipealmeidabr
    @felipealmeidabr 11 месяцев назад +10

    Muito do que você falou eu senti. Também tive uma história parecida, vou deixar aqui para que outros possam entender que isso não é fácil:
    Desde os meus 18 anos eu tenho dificuldade em encontrar minha vocação profissional, algo que eu realmente me identifique. Terminei o ensino médio e trabalhei como técnico de informática consertando máquinas. Depois de 2 anos na área enjoei. Então, com um convite de um amigo, fiz um curso na área de massoterapia - porque desde mais novo eu cuido do meu avô que sente alívio com as massagens e a professora do curso dizia que eu tinha jeito para aquilo. Tendo encerrado esse curso decidi tentar a faculdade de fisioterapia, fui aprovado na UFPA, mas fui proibido de cursar por ter me declarado pardo e uma banca de analistas me identificar como branco. Isso acabou comigo. Comemorei com toda minha família para no fim ser impedido. Achei que era o universo me dizendo para tentar algo diferente. Estudei por mais um ano e decidi entrar em um curso que juntasse tecnologia com saúde, então fui aprovado novamente na UFPA em Engenharia biomédica: uma engenharia que desenvolve tecnologia para a saúde humana. Antes de iniciar o curso imaginava um negócio muito show, já sabia até qual especialização seguir. Um mês antes de entrar fui roubado, levaram meu celular novo e acarretei uma dívida de +2K. Não me concentrava direito no curso e se pasosu um período e depois outro... reprovei em todas as disciplinas e me senti muito perdido, culpado, angustiado e frustrado. Eu, com 25 anos atualmente, sem saber o que quero realmente trabalhar e com uma dívida que hoje beira 6K.
    O choque total foi descobrir que meu avô também está com uma dívida enorme de quase 10K. Isso me bloqueou. Nesse período eu conheci o marketing digital, especificamente a área de gestão de tráfego pago e vi uma oportunidade de resolver isso tudo. Mas veio um questionamento: será que isso é realmente o que quero? O que meus avós vão dizer sabendo que desisti da faculdade pra "trabalhar com internet"? Esses questionamentos me deixaram quase maluco por um mês. Nesse momento as aulas já retornaram e eu deveria estar no 3° período.
    Minha namorada me deu força para dizer o que eu realmente pensava e asism o fiz. Há pouco mais de um mês conversei com meus avós e eles foram empáticos com a situação. Estou pesquisando outras faculdades e pasmem, são mais de 5 e de áreas totalmente diferentes, meu pensamento é juntar esse conhecimento com marketing digital e fundar uma empresa daqui alguns anos. No entanto pode acontecer também de eu não realizar nenhuma e seguir empreendendo no digital. Não gosto tanto dessa última, minha avó foi professora e o gosto pelo estudo me acompanha. Hoje fico muito feliz vendo meus amigos do médio se formando nas faculdades e triste porque eu me sinto parado no tempo.
    Por fim, senti as mesmas coisas que você sentiu na faculdade. Não vou mentir, é uma engenharia muito promissora, mas de que adianta se não vou me sentir bem? Obrigado pelo seu relato. Pessoal, encontrem aquilo que realmente gostam e se capacitem nisso.

  • @raquellorraine466
    @raquellorraine466 10 месяцев назад +10

    Meu Deus! Chorando com esse video por que, simplesmente relatou tudo o que estou vivenciando. Faço Engenharia Elétrica na estadual do meu estado há mais de 5 anos, entre greves, pandemias, lagrimas, reprovações, ansiedades e depressão. Tendo que trabalhar e se virar para puxar uma disciplina com horários horríveis, pois o curso é integral (aliás, faculdade pública não foi feita para pobres que precisam trabalhar). Se matando de estudar para tirar nota 2 ou 3. Se você tirar 5.0, pode pedir música no fantástico. E simplesmente pensando em desistir, mas com inúmeros questionamentos: Pra onde vou? o que fazer? não tenho condições pra ir para uma particular $$. Ja tenho 25 anos e ainda não tenho nenhum diploma. Não me vejo em outro curso. O que eu gosto de fazer? O que meus pais vão pensar de mim, ja que são tao orgulhosos pela filha fazer engenharia. Ah... só sei chorar e chorar. Nada mais a dizer.

    • @_catzzy
      @_catzzy 9 месяцев назад +2

      amg, se vc quiser um conselho, vc não é sua faculdade. Vc é um ser humano e não um diploma. Vc tem q viver para vc n para os outros, afinal a vida é sua! Se seus pais te amam eles vão entender e certeza que eles n querem ver a filha doente. Viva a vida, viva o agora, seja feliz no presente! Normalmente seres humanos vivem até os 80 anos, vc n está nem na metade disso. Nunca é tarde pra recomeçar, Deus abençoe.

  • @LucasMartins-el7kn
    @LucasMartins-el7kn 2 года назад +32

    O ser humano passa a vida inteira por um processo de descobrimento sobre si próprio. Existem coisas que você vai descobrir pela experiência que não fazem o seu perfil, e outras que você irá se identificar bastante. A cada tentativa e erro, você estará mais próxima de responder a pergunta: "quem é Isabella?". O fato de você não se identificar com engenharia já responde parte dessa pergunta. E já aviso que isso irá acontecer ainda mais vezes, por exemplo, no trabalho (pode ser que você odeie trabalhar em salas fechadas e prefira trabalho de campo), em relacionamentos (descobrirá que tal pessoa não faz o seu perfil), ou ainda no âmbito social/familiar!
    Recomendo você continuar experimentando tudo que você "acha" que gosta e a errar o mais rápido possível, e sem se importar com que as outras pessoas pensam, porque a vida é sua e ninguém paga suas contas.
    Lembre-se: a cada tentativa frustrada, eu tenho certeza somente de uma coisa: que estou um passo mais próximo de encontrar a correta.
    Um dia vai cair a ficha e tudo que eu escrevi aqui vai te fazer sentido.

  • @gabs8839
    @gabs8839 9 месяцев назад +8

    oii!! sou calouro de computação da USP, mas depois de muitos conflitos internos (e existenciais), decidi priorizar minha alma e seguir o caminho das artes. é foda lidar com todo tipo de julgamento descabido e limitado de quem tá de fora (mesmo a galera de humanas da USP, onde muitos me acham insano por largar computação)
    seu vídeo é mais uma estrelinha no céu indicando q estou no caminho certo (o único caminho razoável e no qual respeito minha essência), obg!!! feliz que esteja se respeitando e se permitindo conhecer melhor, parabéns pela coragem!!

  • @carolromero3972
    @carolromero3972 2 года назад +35

    Que vídeo importante, moça. Quase ninguém fala disso, tem um montão de vídeo sobre entrar em universidade pública, rotina de estudos e tudo mais, mas ninguém vem a público falar que muitos dos estudantes estão infelizes em seus cursos e na maioria das vezes se acomodam, ou não tem força para trocar, tentar outro curso, ou até outro caminho que não seja a faculdade. É tanto medo reforçado pelos nossos pais e pela situação do país, que isso é até muito compreensível.
    Eu estudei três anos na Unesp, mudei para uma cidade muito longe de onde eu sou (6h de carro). E por isso, e pela falta de compreensão dos meus pais, foi muito difícil pra mim admitir que eu não gostava meu curso, mesmo que aos poucos, estivesse morrendo por dentro. Era em período integral ainda, então eu me arrastava para lá e pra cá o dia inteiro, me afundando emocionalmente e psicologicamente cada vez mais. Foi muito difícil a volta, recebi muito julgamento em casa e de todos ao redor, o que atenuou tudo foi a pandemia. E por causa dela, fui procurar ajuda psicológica e aos poucos, estou me reencontrando e absorvendo toda a situação.
    Sobre o que você falou dos professores, concordo totalmente, lá na Unesp era igual, a maioria tinha um super descaso com os alunos e você tinha que implorar por um pouco de atenção se quisesse entrar em alguma pesquisa. As aulas eram uma luta de egos que até os alunos entravam.

    • @engenheiroanarquista.8666
      @engenheiroanarquista.8666 2 года назад

      ruclips.net/channel/UCp40ELrZJXFuDZWVaQvAenw

    • @felippealmeida8075
      @felippealmeida8075 2 года назад +2

      passei por parecido(mas menos) que voce, computacao na unesp, hj faço terapia pq nao aguentei e larguei, melhoras pra nós

    • @carolromero3972
      @carolromero3972 2 года назад +1

      @@felippealmeida8075 Melhoras pra nós e viva a terapia!

  • @mariaeduardasousa274
    @mariaeduardasousa274 2 года назад +52

    Fico muito feliz por ti. Estou passando por isso também,saí do ensino médio e queria engenharia civil, e passei numa Universidade Federal. Hoje eu estou no quarto período e pretendo mudar de curso,super me identifiquei com o que tu disse,a gente tem que mudar mesmo não devemos ficar aonde não estamos bem.

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад +5

      Ah que fofa! Também fico feliz por você ter se identificado e que, de alguma forma, meu vídeo possa te ajudar. Você disse tudo! Temos que buscar a felicidade sempre ❤️

    • @engenheiroanarquista.8666
      @engenheiroanarquista.8666 2 года назад

      ruclips.net/channel/UCp40ELrZJXFuDZWVaQvAenw

    • @amorettip.machados7050
      @amorettip.machados7050 2 года назад +1

      Que bom amiga que te encontraste isto é muito importante para o ser humano. Nós temos que viver mais e deixar de dar bola pela a opinião dos outros. Saúde e paz p ti. Sucesso!

    • @MariaEduarda-gy8gt
      @MariaEduarda-gy8gt Год назад +2

      depois de um ano, venho aquii para falar que consegui sair da engenharia civil e agora sou aluna de enfermagem na mesma universidade, gratidão demais por ter tido a coragem de sair daquele lugar.

    • @giovannagoncalves4218
      @giovannagoncalves4218 11 месяцев назад +1

      ​@@MariaEduarda-gy8gtcomo foi a sua mudança? Estou no 3° período de engenharia civil, estou muito triste com o curso, atualmente vejo que não é pra mim. Estou com 21 anos e quero mudar mas estou sem coragem, medo de não passar no vestibular novamente

  • @LD52753
    @LD52753 2 года назад +31

    Tirando o curso (estudo Economia na federal de pernambuco), os outros aspectos são exatamente iguais aos meus - ansiedade por estar naquele local; não se dar bem com os outros colegas de curso; depressão; adorei o ensino remoto durante a pandemia; vivo reclamando da vida, pois eu não vivo, apenas existo; meus parentes vivem falando que falta pouco pra terminar; fiz 2 anos de cursinho para passar.
    Não é nem o curso errado, a real é que eu nem queria fazer faculdade. Eu até gosto de estudar Economia, pois isso me fez crescer intelectualmente de uma forma absurda. Porém, não tenho prazer no dia a dia, já que a faculdade toma todo o meu tempo.
    O engraçado é que eu tenho uma opção imediata, pois aprendi a ganhar dinheiro jogando pôquer. Entretanto, não tive coragem de abandonar o curso para seguir esse caminho e, ao mesmo tempo, falta pouco para eu me formar.
    Tenho 24 anos e não sei o que fazer agora. Acho que vou acabar concluindo o curso por medo, mas acho que voltar para a universidade no presencial vai me fazer muito mal

    • @LuisinacioOficial
      @LuisinacioOficial Год назад

      Tou na mesma. N me dou bem com o povo e tenho MT ansiedade. N quero nem ver formação de grupo. Faço ufpb.

  • @joaocommanteiga
    @joaocommanteiga 10 месяцев назад +11

    A cobrança dos meus pais é para eu ser rico: dinheiro, dinheiro e dinheiro. Morar sozinho, sair da casa deles... Enfim.
    Vou trancar a minha engenharia também. Vou largar meus pais e viver com o pouco mais que o meu salário mínimo permite.
    Não quero mais ser infeliz. Já sai e voltei pela 3x, por pressão do meu pai, mas eu não quero mais ser infeliz.
    Força, Isa e a todos nós!

    • @novatogs
      @novatogs 7 месяцев назад

      Não se engane. A pressão dos seus pais não é para você ser rico. Você não vai ser rico (quem quer, dificilmente consegue; imagina quem não quer). A pressão é para você ver que não é fácil se manter no Brasil de hoje e não se pode viver um sonho adolescente.

    • @Rafabu6sm
      @Rafabu6sm 6 месяцев назад

      @@novatogs
      Não adianta muito se formar em um curso como medicina, pensando só na grana, mas ser um profissional medíocre, que é o que acontece com a maioria das pessoas que fazem x curso por dinheiro apenas.
      E pais de 40+ anos não têm nem noção de como o mercado de trabalho está, eles vão recomendar o que acham que está bom, mas só acham.

    • @novatogs
      @novatogs 6 месяцев назад

      @@Rafabu6sm Em geral, um pai de 40 anos que esteja no mercado tem mais noção do que um jovem de 18 ou 19.

    • @Rafabu6sm
      @Rafabu6sm 6 месяцев назад

      @@novatogs Muito raro, ele não sabe quais profissões estão surgindo e que podem ser boas. A não ser que ele seja do TI, esse pessoal costuma ter a mente mais aberta para as novidades.
      Se você pedir opinião para alguém de 40+, as recomendações serão: Medicinas, Engenharias (algumas) e no máximo direito. O resto, pra eles, é difícil dar dinheiro.
      Licenciatura? “Ser professor?”
      Jogos digitais? “Fazer joguinho?”
      Análise e desenvolvimento de sistemas? “Não quer algo mais “garantido”?” (Ele nem sabe o que é isso, mas essa foi a resposta)
      Não vou me estender, mas essas serão algumas respostas que ouvirá se sugerir esses cursos para alguém dessa idade. E acontecerá o mesmo com outros cursos. Eu digo por experiência mesmo 😅 “Vai ser cientista?” (Tom pejorativo) (Ciências da computação).
      E o que válida esse meu argumento e até justifica a opinião deles é que esses cursos são novos e eles não entendem muito bem.

    • @novatogs
      @novatogs 6 месяцев назад

      @@Rafabu6sm as recomendações são essas porque, em termos de curso superior, são das melhores opções mesmo. Geralmente quem tem mais idade (não tenho 40 ainda, mas tenho 35) conhece gente formada em todo tipo de coisa, já trabalhou bastante, conhece o mundo do emprego. Jovem de 18 anos conhece o q?

  • @SoyJohn
    @SoyJohn 2 года назад +38

    Puts, minha história foi muito parecida.
    Entrei na Poli (produção) em 2019. Desde criança fazer USP era meu sonho, e a primeira semana foi incrível. Como entrei pela lista de espera, acabei perdendo umas 3 semanas de aula. E por isso, rodei em 4 matérias no primeiro semestre. Mas eu sempre achava que ia melhorar, que era só passar os dois primeiros anos etc etc. No segundo semestre eu fiz o mínimo de matérias (porque eu não tinha requisitos pra fazer várias matérias), e foi bem legal, eu podia ficar passeando pelo câmpus. Essa coisa dos professores é muito real. A engenharia poderia ser muito melhor se eles colaborassem. Mas os alunos parecem aceitar isso e mantém a roda girando...
    Eu também não me identificava com os alunos. Sentia a engenharia como um mundo de extremos. A galera se matava nas semanas de provas e depois acabava tendo que extravasar de alguma forma. Eu achava tudo isso péssimo. Na semana de provas o centro acadêmico ficava aberto 24h pra galera virar a noite estudando.
    O começo da pandemia me trouxe uma sensação parecida. E com isso, eu percebi que só gostava do ambiente da USP em si. Ali decidi sair da engenharia e pensar duas vezes antes de escolher um curso. Entrei em ciência da computação, na USP mesmo, e sinceramente, estou adorando o curso! Quando tem os trabalhos de programação, eu passo uma tarde codando e nem vejo o tempo passar. Se libertar da ideia de que você tem que fazer engenharia é incrível (Eu fiz um vídeo sobre minha experiência no meu canal inclusive).
    Toda força pra você nessa nova jornada!

    • @lucasreis6463
      @lucasreis6463 10 месяцев назад +1

      moça eu estou muito nessa duvida kkk por que de fato o curso que realemnte quero é engenharia de computação (quero aprender hardware e materias mais praticas, nao algo muito pesado so no teorico) mas sei q é muito comum a galera fazer essa transição pra ciencia da comp, eu tive um ensino medio pessimo e tenho um caminho longo pra passar, nao tenho condição de fazer particular boa e fico com muito receio desses relatos sabe..

    • @SoyJohn
      @SoyJohn 10 месяцев назад +1

      @@lucasreis6463 Cara, você meio que só vai saber se é isso mesmo que você quer depois que entrar na faculdade. O bom é que estando na USP, fica mais tranquilo vc prestar a fuvest denovo, por exemplo. Acho que vale se informar com gente que realmente faz cada curso.

    • @lucasreis6463
      @lucasreis6463 10 месяцев назад

      @@SoyJohn eu tava pensando exatamente a mesma coisa, pq apesar dos apesares o mais importante é vc estar gostando do curso, e tendo passado uma vez é mais tranquilo pra passar denovo em outro caso queira né, so me preocupo bastante com oq dizem sobre os professores

    • @SoyJohn
      @SoyJohn 10 месяцев назад +1

      @@lucasreis6463 Na poli realmente tem bastante professor ruim. Você precisa se acostumar que muita coisa você vai ter que aprender sozinho

    • @lucasreis6463
      @lucasreis6463 10 месяцев назад

      todos sempre dizem que é melhor ir pra BCC do que pra Eng Comp, acha que isso procede? BCC realmente é mais tranquilo? as unicas coisas q nao me motivam muito é q eu soube q no IME ele tem um teor academico e matematico bem forte e o curso nao é nada pensado em quem quer estagiar, fora que eu nao conheço nada do IME, ele parece bem pequeno, vc tem gostado de la? é vdd isso sobre o curso?

  • @ivanzevedo
    @ivanzevedo 2 года назад +51

    Nossa, eu me identifiquei MUITO com a sua história, MUITO mesmo. Me vi praticamente em tudo que vc contou. Larguei medicina no começo do quinto ano pra fazer matemática, o curso que eu simplesmente amo. Só desejo mais e mais coisas boas pra vc, muito sucesso ❤️

    • @renanteles320
      @renanteles320 Год назад +12

      E eu tô quase largando matemática (3° ano bacharel ) pra tentar medicina kkkkkkkk o lixo de um homem é o tesouro de outro mesmo

    • @Erik-uz6mh
      @Erik-uz6mh Год назад +3

      @@renanteles320 Cara, não faz isso, vai por mim! Mesmo que vc não atue na área da matemática, mas pelo menos vc será formado! Eu sou formado em matemática, ciências da computação e estou comecei o curso de engenharia de IAR na UFABC, mas pretendo ir para a área da psicologia, pois é a área que eu amo, mas pelo menos eu sou formado. Obs: comecei a faculdade com 15 anos e hj tenho 20.

    • @prih.f
      @prih.f 11 месяцев назад +1

      Que vídeo incrível e inspirador!

  • @larissa_marianaa
    @larissa_marianaa 2 года назад +18

    Isabella se vc precisava tocar pelo menos um serumaninho com o seu depoimento, pode ter certeza que fui eu. Eu estava assistindo o seu vídeo, mas parecia que eu estava de frente para um espelho, vc descreveu a minha vida. Eu faço engenharia civil e estou no 5° período e passo exatamente o que vc passou, comecei a desenvolver transtorno de ansiedade e depressão e tive que começar com terapia. Já tinha pensado em trancar a faculdade no começo do ano, mas continuei e nesses últimos meses me vi de novo na dúvida, uma indecisão terrível que ficava me assombrando dia e noite. Eu precisava de um empurrãozinho e Deus me trouxe até o seu vídeo!! Muito OBRIGADA!! Hj dia 01/12/21 eu solicitei o trancamento da minha matrícula e decidi que não queria ser a pessoa que eu me tornei dentro desse curso, não sou eu. E se alguém ler o meu comentário e se identificar, escolha vc antes de qualquer coisa, busque ser FELIZ não apenas em um futuro distante e incerto, busque ser FELIZ durante o processo!!

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад +1

      AI MEU DEUS QUE LINDA! Que comentário mais lindo! Fico tão, mas tão feliz que meu relato tenha te ajudado a dar esse passo em direção à sua felicidade! Parabéns pela força e pela coragem, que você seja imensamente feliz e tenha muito sucesso no decidir! Você deixou meu coração mais quentinho hoje! Que a sua jornada seja linda ❤️

    • @engenheiroanarquista.8666
      @engenheiroanarquista.8666 2 года назад

      ruclips.net/channel/UCp40ELrZJXFuDZWVaQvAenw

    • @felippealmeida8075
      @felippealmeida8075 2 года назад +1

      oi, amiga, estou passando por um momento parecido. Comov c está hoje?

    • @larissa_marianaa
      @larissa_marianaa 2 года назад +1

      @@felippealmeida8075 Oii Felippe, estou bem melhor, mais leve! Essa fase de transição foi meio complicada, mas com o tempo td se acerta, desde o começo do ano estou estudando pra prestar o enem e pesquisando muito sobre outras áreas.

    • @felippealmeida8075
      @felippealmeida8075 2 года назад

      @@larissa_marianaa que bom saber, mas espero que nao sinta que precisa fazer uma faculdade por algum motivo que nao sua vontade, sucesso pra ti

  • @bolaboleta3359
    @bolaboleta3359 2 года назад +7

    Eu me identifiquei pra caramba com esse relato, estar lá dentro e ver todo mundo empenhado fazendo tudo, estágio, estudando para provas e voce ali parado sem ter nenhuma vontade, me quebra por dentro

  • @user-kb2qf6tn1q
    @user-kb2qf6tn1q 7 месяцев назад +3

    Tenho 21 anos e estou indo agora em 2024 pra o quinto período/ semestre de psicologia, mas não me identifiquei com o curso, por isso estou querendo seriamente trancar e ir fazer ciências contábeis kkkk queria direito mas dura mais tempo (1 ano a mais 🥲) mas o pessoal fala q contábeis é melhor no mercado de trabalho, então vou tentar e junto a isso fazer outro curso superior tecnólogo em gestão financeira ead com duração de dois anos (nesse já estou matriculada)
    Só tô tentando encontrar palavras e coragem pra confessar a minha mãe que quero mudar de curso, acho q será um baque pra ela pq sabe o quanto eu queria psico, mas não gostei da prática! Mas é melhor ser sincera cmg mesma, afinal, essa situação está me fazendo empurrar o curso com a barriga. EU ESTOU AGONIADA, ISSO ESTÁ TIRANDO O MEU SONO DE UM JEITO, juro.

  • @susannadesu
    @susannadesu Год назад +13

    Eu estou precisando pensar muito sobre isso. Estou ainda no primeiro semestre de engenharia elétrica na UFC, passei de primeira. Eu vim do IF, técnico em eletroeletrônica, e eu nao sei bem porque escolhi engenharia elétrica. Ninguém me disse pra fazer, nao tive pressão familiar nem nada. Foi tudo algo que eu coloquei em mim mesma. Enfim.
    Nas primeiras semanas eu já não estava animada, e com o passar do tempo eu só me questionava porque estava ali. Eu não estou gostando do curso, e todos dizem que é porque ainda não vejo a parte prática da área. Mas mesmo vendo os laboratórios e as possibilidades, eu não tenho vontade. Eu tenho estado exausta, não tenho tempo pro que gosto, ODEIO física, perdi gosto pelas matérias que eu estava até curtindo como cálculo e programação.
    Me envolvi em processos seletivos pro PET do curso e outra instituição e passei nos dois, pra ver se isso animava. Mas assim acho que só vai piorar. Hoje é meu primeiro dia como petiana e sinto que isso só vai me exaurir mais ainda. Eu amo quando falto, quando não preciso me preocupar com nada daquela merda.
    Tem tantas áreas que tenho interesse, cosias que sei fazer. Mas a ideia de desistir do curso e me arrepender dá tanto medo. Todos falam que eu tenho potencial, professores etc. Que eu devo continuar até o fim do semestre pelo menos. Mas sinto que vsi sempte ser assim como vc disse. "Aguenta mais um pouco que melhora". É oq eu to fazendo agora, pq semana passada eu tinha decidido desistir, tive crise de ansiedade e passei o dia chorando. Toda semana pelo menos uma vez isso acontece. E eu estou reclamando demais tambem. Jkkk o ódio que desenvolvi pela faculdade e pelo curso é indescritível.
    Mas vomo falei, tenho medo de me arrepender de sair. Ou de me arrepender lá no final por estar em algo que eu nao queria de verdade.
    Eu me sinto tao mal agradecida, passei de primeira, nao preciiiiiso trabalhar, eu sei que conseguiria levar o curso bem se eu quisesse(porque se for pra continuar e empurrar tudo com a barriga também nao quero), e estou infeliz pra caralho.
    Eu pensei tanto em sei lá, trancar e talvez fazer depois, ou sair e ir atrás do q eu quero e outro momento pagar faculdade, sei lá. Só porque infelizmente diploma tem valor na sociedade. Mas eu sei que o que importa é conhecimento. De qualquer forma, nao sei até onde esse meu desejo de desistir é normal de qualquer um que as vezes pensa, ou se eu de verdade quero e preciso sair dessa porra pra me sentir bem. Aliás, quando eu tinha decidido desistir na semana passada, tive um dia tão leve. Me senti tão feliz. Infelizmente no outro dia voltei atrás na decisão.

    • @israelmesquita6846
      @israelmesquita6846 10 месяцев назад

      vem para a matematica, aqui todo mundo é feliz, espero vc

    • @susannadesu
      @susannadesu 10 месяцев назад

      @@israelmesquita6846 ja saí da ufckKKKKKKKKK e eu era amiga de uns da matematica eles n pareciam la muito felizes naoKKKKKKK
      To fazendo eng de software agora

    • @carla290
      @carla290 6 месяцев назад +1

      Caramba, me sinto exatamente da mesma forma, também no curso de engenharia elétrica. Está tudo extremamente frustrante. Penso muito em ir pra matemática apenas para ter um diploma mesmo. Passei de primeira no curso, me sinto muito culpada por desistir, tive várias crises de ansiedade e choro esses últimos dias das férias. Eu não gosto de quem eu sou agora, não está mais fazendo sentido. Tanto esforço... Não sei o que fazer ainda.

    • @susannadesu
      @susannadesu 6 месяцев назад

      @@carla290 bom, com todo esse seu relato, eu diria que vc deveria mesmo pensar em sair do curso. Ou pelo menos trancar um tempo. Ta tudo bem perceber que algo não é pra gente. A gente as vezes planeja a vida de uma forma, e acha que se nao for assim ta tudo errado. Mas nao é assim que funciona. Se voce nao ta se sentindo bem no curso, se vc acha que tem algo melhor te esperando em outro lugar, faz isso. Mas pprt se vc puder ter ainda toda experiência presencial universitária na matematica, tenha. Porque isso é unico. Fica tranquila, hoje pode parecer que ta tudo meio perdido, mas quando vc decidir fazer o que te deixar mais leve, vai ver que fez o que era certo. Só não pare de estudar, porque aprender é bom demais!

  • @laysabernardes5184
    @laysabernardes5184 2 года назад +11

    Chorei junto, esse vídeo chegou pra mim num momento tão preciso que nem parece verdade.
    Boa sorte nessa sua nova fase e por favor poste mais vídeos.

  • @flaviafortuna2425
    @flaviafortuna2425 Год назад +15

    Chorando horrores com esse vídeo pois me encontro na mesma situação, tô no segundo ano de eng química em outra cidade e desde a primeira semana eu sabia que isso não era pra mim, mas não tinha coragem de desistir de algo que eu tinha lutado muito pra conseguir. Chorava todos os dias. No segundo ano eu não me reconhecia mais, não sabia mais quem eu era e quem eu me forçava a ser todos os dias para me encaixar ali... nunca consegui fazer amigos na minha turma, e isso só deixava tudo pior. Quando finalmente decidi desistir e mudar pra outro curso tudo mudou, eu via uma esperança no fim do túnel que eu não via antes...

  • @clairdepaula3367
    @clairdepaula3367 Год назад +8

    Me identifiquei muito com a sua história também e te agradeço por ter postado esse vídeo e unido aqui nos comentários tantas pessoas que estão passando pelo mesmo. Me sinto mto sozinha nessa situação querendo trancar o curso de arquitetura no ultimo ano e todo mundo me falando "mas falta tão pouco, aguenta", ninguém entende que não é assim tão fácil, agem como se eu fosse fresca ou preguiçosa. Não estou tão mal pq faço terapia mas já foi a 3ª vez q tentei fazer o 9º semestre (nas duas primeiras tranquei no meio) e fui reprovada, é sinal atrás de sinal de que isso não funciona pra mim e meus pais não apoiam que eu desista.
    Também já estou me encontrando em outra área e querendo fazer cursos relacionados mas sinto que meu tempo e dinheiro estão presos a faculdade que eu tenho q terminar "só pra ter o diploma".

    • @eudavilsantos
      @eudavilsantos Год назад

      Me formo essa semana em arquitetura e tô igual a uma barata tonta, sem saber oq vou fazer da vida.
      Moro em Fortaleza (CE), e simplesmente quase não há ofertas de emprego aqui. O mercado tá totalmente saturado, e por mais que eu ame a profissão, tá muito difícil viver através dela

    • @eudavilsantos
      @eudavilsantos Год назад

      Bem, só vale a pena terminar o curso se você realmente gosta mesmo. Se preferes mais a outra área, é melhor não perder tempo e investir todo seu potencial no que você realmente gosta

  • @ranierealves1492
    @ranierealves1492 2 года назад +8

    Também estou vivendo o desencanto da engenharia. Hoje percebo que é muito esforço para pouca recompensa, ademais, ainda corre o risco de tornar-se mais um engenheiro desempregado no Brasil. Nos últimos meses estou me dedicando a ilustração, pois realmente gosto de desenhar, me relaxa. Muito obrigado pelo desabafo e espero que der tudo certo para você 😎👍🏼

  • @beatrizsfagundes
    @beatrizsfagundes 2 года назад +8

    Isso foi um ato de coragem, não de desistência! Só nós sabemos o que sentimos e o nosso coração não mente. A sua inteligência artística sempre foi maravilhosa e, agora que você encontrou o seu caminho, ela vai aflorar e aperfeiçoar ainda mais. Parabéns, amiga! Te admiro muito e estou aqui pra te ajudar no que precisar, te reerguer quando você desabar e te encorajar a seguir os seus sonhos, pra tudo e pra sempre. Te amo MUITO! ❤

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад

      Com certeza, Bibia! Obrigadaaaa, de coração! Me sinto muito acolhida e seu apoio é mt importante pra mim! Te amo demaissss ❤️❤️

  • @majolita98
    @majolita98 8 месяцев назад +2

    Chorei junto com você no seu depoimento porque estou passando por algo parecido. Fiz dois anos de arquitetura no Brasil e decidi que queria estudar fora pra poder aprender mais e ter uma formação de qualidade. Eu deixei toda a minha vida, meu gato, minha mae, meus amigos pra vir morar na Espanha pra seguir estudando arquitetura. Tive 3 meses pra estudar pro vestibular daqui, sem saber espanhol direito e sem saber nada de historia da Espanha, foi muito dificil, mas eu passei. Estou no meu 3 ano estudando aqui, faltam 1 ano e meio e estou saturada com a saude mental e fisica no zero. E é realmente muito dificil admitir que eu nao consigo seguir com a faculdade que eu batalhei tanto pra entrar... Mas estou no processo e pensando em alguma solução. Muito obrigada pelo seu video, vou assitir o proximo que me apareceu como sugestao q hoje em dia vc conta q essa foi a melhor decisão da sua vida

  • @estherfonseca3261
    @estherfonseca3261 2 года назад +15

    Nossa, tô em uma indecisão em relação ao meu curso também. Chorei junto cntg. Você é incrível, sucesso pra você!

  • @barbarasilva166
    @barbarasilva166 Год назад +5

    me identifico fielmente com sua historia! sou formada em publicidade e propaganda (amo desenhos e marketing) Eu nao sei o que me deu na cabeca de ter me matriculado no curso tecnico de farmacia (nada a ve, talvez seja porque antes de me matricular em publicidade fiz quase um ano de biomedicina (desisti porque nao era aquilo que queria pra mim; odeio hospital, cirurgia, sangue e agulhas) me matricular no tecnico de farmacia foi um impulso pq meu pai joga na minha cara ate hoje que perdeu dinheiro comigo!! Em janeiro quando fiz minha matricula pro tecnico de farmacia , Deus ja me dizia que aquilo nao era pra mim! Eu cancelei a matricula !! Eu teimei e em julho fui la de novo fazer minha matricula! Achei que ia comecar em agosto e a secretaria falou que ia formar turma so em janeiro! Entao fiquei aguardando!! Nesse tempo em agosto comecei a passar mal, tive crise de panico e ansiedade, muito muito medo mesmo e todo dia sonhava com hospital e tenho pavor de ver os estudantes fazendo plantao! (parabens realmente pra quem gosta e para os corajosos) ! perdi meu vo e minha tia em 3 meses!! Eu fiquei pensando: imagina eu la e uma pessoa acaba de morrer na madrugada (minha tia morreu 3:30 da manha) nao, realmente nao da! tenho medo, e muito pavor!! Mas desde crianca eu destesto hospital mesmo, e sangue, agulha e etc...Entao pensei, tenho ingles, e sou formada em publicidade e propaganda! Por que nao fazer uma pos em marketing ou criacao publicitaria? Eu amo artes e tenho afinidade!! Pois foi isso que fiz!! Cancelei a matricula do tecnico e investi na pos!! Me matriculei e agora vou esperar os resultados!! Se vim veio, se nao vir, pelo menos fiz algo que eu eu realmente amo!!!Foi um alivio ABSURDO ter cancelado a matricula do tecnico! tirei um peso das costas e me sinto muito melhor!! Sou de Humanas, nao adianta! "e o que eu gosto, sou dos livros, da arte etc....Quando 'e pra ser, 'e pra ser e pronto!! Por isso eu digo, nao desobedeca Deus, nao bata o pe! Siga sempre seu coracao, porque tenho certeza que voce tem vocacao pra algo! Voooaaaa!!! (meu mouse estragou, por isso algumas palavras estao sem acento< foi mal galera)Abraco e boa sorte!!

  • @JoaoVitor-if4zr
    @JoaoVitor-if4zr 2 года назад +9

    Oii Isabella, faço Eng. materiais na USP, o bandejão ainda é R$2,00 kkkk, ao contrario de muitos comentários que li, eu (ainda) gosto bastante do meu curso e me identifico bastante, mas confesso que também já passei por essa fase, das crises e todo esse tormento, é horrível, mas foi graças a Deus, bem Espero que nessa fase você se encontre!!! Muito sucesso!!

  • @CheloPpK
    @CheloPpK 2 года назад +8

    Eu tô a quase 9 anos tentando terminar minha faculdade de Engenharia. Este ano seria a última, mas graças a boa vontade do coordenador e professor, vou me atrasar mais 3 semestres.
    Estou prestes a desistir da faculdade também, realmente, sofro bastante só de pisar na faculdade.

  • @JoaoVictor-dd1kg
    @JoaoVictor-dd1kg 3 месяца назад

    Obrigado! É confortante saber q outra pessoa tomou essa decisão difícil e ver q está tudo bem! O mundo não acabou e a vida continua.
    Abraço!

  • @isabc19
    @isabc19 Год назад +3

    MUITO OBRIGADA POR ISSO!!! Eu já entrei em 3 cursos após a graduação, não cheguei ao final do 1º período de nenhum deles, e agora mudei de estado para cursar fisioterapia em uma federal, bati meu recorde e estou já no 4º período, mas adivinha? Não estou me identificando. Sempre tive o sonho de me mudar, estou amando a cidade nova, e usei a vaga na federal para realizar esse sonho, mas agora já não me vejo cursando mais a fisio. Estou extremamente mal, pois minha família veio morar comigo após 7 meses morando sozinha, falei que não estou gostando do curso e só sabem me dizer que preciso terminar para ter um diploma. Eu estou cansada, me desgastando física e psicologicamente por algo que eu não quero, não vejo saída e só queria um plano B em meio a tudo isso para sair dessa caixinha que não me pertence e só tem me limitado. Parabéns pela decisão, torço para que eu consiga ter a força que você teve e sair dessa.

  • @rodrigofreitas199
    @rodrigofreitas199 2 года назад +9

    Eu senti esse vídeo como um sinal, algoritmo indicou na hora certa!
    Faço ciências da computação estou no 4° período, estou infeliz demais e eu odeio informática no fundo da minha alma, amo gastronomia e vou tomar atitude de fazer o que gosto. Obrigado por relatar sobre sua aceitação, vou trabalhar nisso❤️

    • @engenheiroanarquista.8666
      @engenheiroanarquista.8666 2 года назад

      ruclips.net/channel/UCp40ELrZJXFuDZWVaQvAenw

    • @beatrizlaberck8037
      @beatrizlaberck8037 Год назад

      Eu descreveu aí, também faço ciências da computação e tô no sexto período hoje, mas com uma vontade imensa de desistir.
      Espero que você tenha conseguido fazer o que gosta.

    • @rodrigofreitas199
      @rodrigofreitas199 Год назад

      @@beatrizlaberck8037 simmm, hoje estou trabalhando em um restaurante de um exmasterchef e estou muito satisfeito com isso
      Larguei dessa vida de informática, minha saúde mental está 1000x melhor em relação a trabalho

    • @Nobodxxx
      @Nobodxxx 8 месяцев назад

      @@beatrizlaberck8037pretendo fazer esse curso, poderia me explicar por que você quer desistir ou já desistiu ?

  • @wellingtonpereira9313
    @wellingtonpereira9313 10 месяцев назад +3

    Na engenharia é assim mesmo; de onde menos se espera alguma coisa é que não vem nada mesmo. Se vc quer ser um engenheiro decente tem que aprender a estudar muitas horas sozinho. Tem muito professor ruim, que acabam tornando as coisas mais difíceis..

  • @halonzemil
    @halonzemil 2 года назад +8

    Eu tô no 4° ano de engenharia numa federal, foi uma luta dos inferno pra entrar mas não sei mais se eu realmente deveria estar nesse curso, assim que eu pisei na faculdade parece que meu sonho morreu, eu simplesmente não sou bom em nada, todas as matérias são um deus me acuda kkkkkk no fundo do coração eu acho que odeio a minha faculdade, mas eu não sei como aceitar que eu só estou perdendo meu tempo e que não vai dar certo, ao mesmo eu quero tentar só mais um pouquinho, vai que eu fico inteligente do nada. É isso, desabafei aqui mesmo kkkkkkkkkkkkk

    • @LuisinacioOficial
      @LuisinacioOficial Год назад

      Ninguém que tá na faculdade é inteligente, já vi 12000mil comentários e todo mundo é perdido. E eu sou mais um. Hj a prof meteu cálculo olhou pra minha cara e disse: você sabe responder isso aqui? Eu:????????????????????????????? É uqqqqqqqq

    • @alexandrefaria2100
      @alexandrefaria2100 Год назад

      Você tem que tirar da cabeça que estará "perdendo tempo" se sair da faculdade, nada é perda de tempo se vc ganhou experiência e amadureceu com isso. Uma dica pra vc é planejar bem o futuro e fazer várias projeções do seu futuro pra decidir se é isso que vc quer ou não. Se não for simplesmente saia e faça o que te faz sentir em Paz consigo mesmo. A melhor decisão é a que tomamos por nós mesmos após muito cuidado e planejamento.

  • @misatosword
    @misatosword Год назад +7

    O meu problema é como o seu. Entrei em direito na metade de 2015, não por adorar a área, mas por estar perdido e por essa oportunidade ter caído no colo, já que passei em uma estadual. Acabei ficando, e no começo eu até gostava do cotidiano universitário e de estar em contato com as matérias do curso. O tempo foi passando, quando meus pais mudaram de cidade, e vi nisso a oportunidade de ir para uma universidade de melhor nível, particular, pois na estadual eu já não me dava mais com o dia a dia. Cursei um ano, fui bem na maioria das matérias, quando tive que voltar à minha instituição de origem. Nessa altura, já me auto enganava em gostar do curso, mas na realidade eu já sabia que aquela área era algo que eu não gostaria de ter na minha vida, por não gostar da abordagem, do dia a dia, do método de trabalho, etc e etc. Via também meus amigos fazerem estágio, trabalharem na justiça federal, ministério público, defensoria, a serem muito pró ativos, enquanto eu simplesmente ficava em casa vendo o tempo passar. Comecei a ficar mal, não tinha ânimo, comecei a ser rude com as pessoas que eu gostava e me afastar delas. Não tinha mais expectativa e nem a felicidade de fazer as coisas dia após dia. Já tem cerca de um ano e meio que estou parado, agora tenho de decidir se volto e simplesmente pego o diploma, ou faço cursinho (coisa que eu realmente adoraria evitar) e vou para outra área, coisa que já decidi que farei quando e se eu terminar o direto. Infelizmente, a nossa sociedade coloca muito peso em ter esse documento, e a situação às vezes nos obriga a aceitar uma realidade desconfortável.
    Daqui uns meses volto e conto a minha decisão, e espero que você possa se encontrar e ser muito feliz na sua escolha :)

  • @yanicksantarosa1594
    @yanicksantarosa1594 2 года назад +5

    Eu fico tão feliz em fazer parte de tudo isso e poder te ajudar de alguma maneira, fico muito feliz que você ta se encontrando, se tornando uma pessoa incrível e feliz, te amo demais ❤️

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад +1

      E eu fico feliz de ter alguém como você do meu lado, pra me apoiar em tudo! Te amo demais! ❤️

  • @ajuniorsoares
    @ajuniorsoares 2 года назад +3

    a arte precisa de pessoas para continuar existindo. vamos ser arte e vamos trabalhar com a arte

  • @carolinabrigida4954
    @carolinabrigida4954 Год назад +2

    Menina minha experiência não foi muito diferente não... Graças a Deus encontrei um professor q na época era coordenador do curso e ele me viu como pessoa e não só um número... Montávamos minha grade juntos e ele me apoiou demais e escreveu meu primeiro trabalho de Ic. Hj resolvi continuar na pesquisa e encontrei um orientador maravilhoso, mas são poucos viu? A maioria dos professores viam números... Notas altas e iam atrás desses alunos para incentivar na pesquisa. Não julgo os professores pq eles são cobrados dessa forma... Quantidade de artigos q publicam e etc. A universidade está adoecendo os trabalhadores e isso é refletido nos alunos

  • @martaoliveiraz
    @martaoliveiraz Год назад +2

    Admiro a sua coragem, não adianta enganar a si próprio fazendo o que não gosta, tomou a decisão certa, a felicidade depende unicamente das suas atitudes, parabéns!

  • @Guilherme33579
    @Guilherme33579 6 месяцев назад +1

    Me identifiquei muito com seu relato, obrigado por fazer o vídeo, me ajudou muito

  • @paulopanarella1839
    @paulopanarella1839 2 года назад +4

    Parabéns por trazer o tema, Isabella! Professores pesquisadores têm didática zero, têm empatia nula pelos alunos e são sádicos ao extremo. Eles são a causa da enorme evasão universitária, principalmente, dos cursos de exatas! Acho interessante que os vídeos do RUclips (como o seu) tragam à tona esse tema. Pois isso fará a sociedade se conscientizar desse problema (a evasão universitária), o que motivará a sociedade a cobrar com vigor das instituições de ensino superior e dos professores universitários que se dediquem aos alunos e desenvolvam uma didática de excelência. O fato de ser pesquisador não pode ser usado como pretexto para que o professor-doutor universitário negligencie a didática e seja indiferente aos alunos.

  • @marcosfelipe1005
    @marcosfelipe1005 2 года назад +7

    Chorei junto estou no 4 período de engenharia elétrica na UFMG,mas estou muito infeliz com o curso além de acabar com a sua saúde mental a ansiedade e crise de pânico me deixam pra baixo fora do curso ser muito difícil e geralmente vc não conseguir trabalhar na área. Esse vídeo me deu força para repensar se vale a pena continuar obrigado pela ajuda

  • @karenmendes3268
    @karenmendes3268 2 года назад +5

    Estou pensando em seguir como ilustradora ou fazer faculdade de engenharia. Sinceramente... quero ser ilustradora, tudo o que eu fasso e gosto é arte no geral. Invisto o pouco de dinheiro que eu tenho em materiais de pintura e outros. Porém, estou em situação de pobreza, passando por muitas dificuldades. Eu querer seguir meu sonho mesmo sabendo que minha mãe se esforça tanto pra mim estudar e "dar certo", me faz sentir egoísta, mesmo a vida sendo minha. Até porque tenho problemas com comunicação e acho que não conseguiria vender o que eu fasso na internet.
    Desculpa pelo textão de desabafo.

    • @karinyrose1967
      @karinyrose1967 2 года назад

      mas essa parte de ilustração e bem ampla,você pode fazer designer, Não adianta quere fazer uma coisa so por causa do dinheiro e tals, dinheiro e importante é, mas não e tudo, não te mete a fazer algo pensando so nisso, que no processo você sente algo estranho ( um vazio,uma falta de prazer), e fora que se você for ruim no que você fizer ainda vai acaba não conseguindo emprego,( um dos motivos de ter muito engenheiros desempregados hehe), então não vista uma mascara, de uma chance a você, vc vai ser surpreende do que você é capaz,boa sorte karen!

  • @marcuslala1404
    @marcuslala1404 Год назад +2

    Me identifiquei muito com a sua história, mesmo que ainda não tenha mudado. Sempre fui um aluno muito estudioso e desde cedo sabia qual curso sempre quis fazer: direito. O ensino médio todo eu falava sobre direito, o que faria quando entrasse na faculdade e com o que iria trabalhar, era algo certo, mas infelizmente as coisas não foram como esperava. O meu preparo para vestibular foi bem ruim então meu resultado foi muito abaixo do que esperava - e da nota possível para passar em direito em alguma universidade, entrei em pânico e toda a pressão externa/interna me fez ir para Administração (que na época achava ser uma segunda opção mas hoje percebo que era mais uma opção das outras pessoas do que minha mesmo). Passei em Administração no Mackenzie com bolsa e me mudei para São Paulo para fazer o curso. Minha mãe me deu uma força pagando aluguel enquanto eu ia arrumando meu primeiro estágio mas já no final do primeiro semestre me veio a verdade: eu não gostava do curso, não gostava da faculdade e nem da minha vida em SP. Como você, eu aproveitava TODO final de semana para voltar para minha cidade e todo domingo era uma angústia tão grande que não sabia nem respirar direito, sempre fui bem aberto sobre minha visão ideológica (de esquerda) e a Mackenzie era totalmente contrária a tudo que eu acreditava.
    Atualmente estou no segundo semestre e penso todos os dias em mudar, seja para direito ou ciências sociais - um ramo que me vi extremamente interessado dentro da universidade, apesar de ainda querer em ir para alguma pública. Espero que consiga mudar assim como você, ainda estou na fase de admitir para mim que o jeito que estou vivendo atualmente não é o que eu quero para meu futuro. De qualquer forma, desculpe o longo desabafo mas saiba que você não está sozinha!

  • @VasilhamecomNescau
    @VasilhamecomNescau 2 года назад +4

    Isabella, eu to em PRANTOS.
    Você é foda e fico muito feliz em ver que você conseguiu superar aquilo que te fez mal por tanto tempo! Acho que todo mundo já passou por algo parecido na vida, mesmo que não seja pela faculdade, né? Sua arte é incrível e deve ser valorizada da mesma forma que a porcaria de um diploma de engenharia!

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад

      Você que é foda, Camis! Com certeza muita gente ja passou por isso, de alguma forma. Fico muito feliz pelo seu apoio, de verdade!! Mtmtmt obrigada ❤️

  • @JeanneCristinaGN
    @JeanneCristinaGN 8 месяцев назад +1

    Também desisti de concluir o curso da universidade pública do estado de minas gerais de Design de Produto, por mais que ame Design, ter aula com professor pesquisador acabava com meu psicológico. Na pandemia eles triplicaram a carga de trabalhos, foi um pesadelo... Além do curso, por mais que noturno, não ser para alguém que trabalha 44h semanais. Bom, não é impossível, mas é insalubre...fim de semestre já cheguei a ir para o hospital de estresse.

  • @christopheroliver6311
    @christopheroliver6311 2 года назад +4

    Gostei muito do vídeo, você relatou tudo que sinto, faço Eng. Química faz 2 anos, e decidi mudar, não queria largar porém não aguento mais, fora que faço estágio na área e odiei a rotina. Parabéns pela coragem

  • @vitoriamuller8147
    @vitoriamuller8147 2 года назад +4

    Quanto orgulho! Você, Isa, é exemplo de força e evolução. Você merece e vai MUITO longe! Pensar que “cresci” vendo seus desenhos..quanta felicidade em saber que você está criando sua identidade no mundo. ❤️

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад

      Tenho nem palavras pra você! Obrigada por tudo vivi, te amo te amo ❤️

  • @sofiavieira3458
    @sofiavieira3458 2 года назад +3

    Me identifiquei DEMAIS! Também desisti do curso de engenharia na UNICAMP, não porque é ruim mas só não me encontrei no curso. Antes de decidir isso também tive crise de ansiedade…. Infelizmente a pressão de ter um diploma é muito maior que o incentivo ao que a gente realmente quer! Muito obrigada pelo relato! ❤️

  • @vannuzinhamaktub9832
    @vannuzinhamaktub9832 2 месяца назад

    Vc é muito linda como pessoa e em espírito, com certeza vc está ajudando muitas pessoas, assim como eu sofro e não me indentifico com o que estou fazendo e sim por um cargo ou pessoas mas lá no fundo não estou feliz e me sinto assim com essa capa mas vou ter coragem e mudar, é o que falou fazer coisa e escolhas que nos fazem felizes e humanos conosco e com o próximo.

  • @marcostopgun
    @marcostopgun 2 года назад +1

    Tive um intenso desgaste psicológico e mental no curso de engenharia mecânica na federal do Ceará. Professores que desmotivavam e desmoralizavam os alunos. Tive crises de pânico que pioraram a diabetes tipo 1 que já era difícil tratar. Depois de 6 anos desisti e vim morar em Curitiba. Hoje estudo por área de interesse, mesmo fora da engenharia. Trabalho em casa fabricando sabonetes artesanais. Sou muito mais feliz hoje !! Minha mãe quase me matou quando decidi largar a engenharia e vir morar em Curitiba.

  • @Marina-vx1lv
    @Marina-vx1lv Год назад +1

    Se eu pudesse daria like infinitas vezes, muitos jovens passam por isso, vídeo necessário em cada relato, eu me vi em tudo praticamente, experiência com as matérias, professores, alunos, falta de identificação com as referências, não se vê naquelas pessoas. Tbm acabei de desistir do meu curso no último ano, e tbm só reclamava de tudo. "Quem eu sou falou mais alto" isso

  • @CafeComMatematica
    @CafeComMatematica 2 года назад +4

    Nossa maravilhosa você, sou professor de Matemática e sei bem que na área de Exatas tem muita essa de todo mundo querer pagar de bonzão, ja é assim numa faculdade particular, imagina na USP, parabéns pela iniciativa que você teve busque sempre sua felicidade e sua realização pessoal, parabéns!

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад +1

      Muito obrigadaaaa, de coração ❤️🥰

  • @luisalemos2535
    @luisalemos2535 10 месяцев назад +1

    Obrigada pelo seu relato, vou largar a faculdade depois de 4 anos cursados e sempre tenho que me lembrar dos meus motivos ❤❤

  • @raquelguimaraes9475
    @raquelguimaraes9475 2 года назад +2

    Adorei o vídeo! Nossa nunca vi tanta sinceridade....não adianta forçar algo que não é para nós...parabéns pela sua coragem...já vi muitas terminaram um curso com a barriga msm só pq acharam que tinha obrigação de terminar...a verdade é que saímos do ensino médio com certo "peso" sobre qual curso escolher sem ao menos ter tido um preparo antes para saber o que queremos ou se realmente devemos fazer uma faculdade.
    Vídeo muito bom msm!

  • @flaviopichey
    @flaviopichey 8 месяцев назад +1

    Eu era designer grafico e acabei mudando para developer na area da tecnologia como um programador de software. Estou muito feliz nesta area.

  • @thiagoromanovillasboas4301
    @thiagoromanovillasboas4301 3 месяца назад

    Continua sendo vencedora, venceu quando passou na USP, venceu quando teve coragem de desistir. Sucesso pra você e para o seu parceiro nessa caminhada.

  • @rebeca5947
    @rebeca5947 4 месяца назад

    Esse vídeo e comentários foram um acalento, é reconfortante saber que não sou a única nessa situação ❤
    Escrevi um textão sobre a minha atual experiência, quem se sentir disposto a ler, fique à vontade!
    Então, eu fui podada logo quando criança quando disse que queria escrever e ilustrar coisas no futuro, então fiquei até o meado do último ano do colegial pra escolher uma área, e no fim, da forma mais aleatória possível, escolhi Engenharia Agronômica. Ninguém me falou pra fazer isso, ninguém colocou pressão, aliás, meu pai sempre me deu toda a abertura para escolher o que eu achasse melhor. Olhando agora, não sei nem dizer exatamente por que escolhi o curso. Sempre que me perguntam respondo algo diferente. Vivi toda a vida na cidade grande, não tinha o menor contato com agricultura, mas sei lá, achei que uma carreira na área agrária mudaria minha vida. Acho que eu estava atrás de emoção, aventura, mudanças (e pelo visto ainda estou, porque esse curso não me proporcionou o que eu esperava até agora). Por não ter nenhum contato com a área, já senti um baque em relação à maioria dos meus colegas, cujas famílias eram agricultoras, ou vinham do interior, e já comecei a me questionar o que eu estava fazendo ali. Acontece que eu passei no Enem sem muito esforço, daí saí do ensino médio e já fui direto pra faculdade, não tive nem tempo pra pensar direito. Eu fui sabendo que o curso seria cheio de exatas, biológicas e muita, mas muita química (não me destaco em nenhuma), mas achei que conseguiria lidar, já que era o que eu queria.
    Só que desde bem pequenininha eu sempre fui apaixonada por desenho, passava horas a cabo fazendo isso, e sabia que se eu tivesse uma única vocação na minha vida, essa seria desenhar. Era o que mais me destacava e me dava prazer, juntamente à escrita e criação de personagens. Mas sei que é uma área complicada no Brasil, e, infelizmente, não dá pra escolher as coisas só pelo coração, sem pensar no retorno financeiro por aqui. Então silenciei esse desejo e me conformei com a ideia de continuar com isso como um hobbie, que não teria que necessariamente desistir disso por causa do curso que escolhi, mas a faculdade acaba sendo muito desgastante, sabe? Eu não consigo conciliar os estudos com o desenho, quiçá penso que vou conseguir quando terminar a facul, que aí vou ter menos tempo ainda pra me dedicar ao que gosto. Ou eu uso todo o tempo pra estudar ou não passo nas matérias. Aliás, isso é outra coisa, me sinto uma burra em quase todas as aulas, mas eu bem tinha ciência de que nunca tinha tido afinidade com nenhuma dessas disciplinas durante o colégio, então é aguentar o tranco.
    Mas também não quero largar o curso, primeiro porque me incomoda muito deixar as coisas pela metade, e segundo porque ainda não cheguei na parte específica da minha aérea, e por isso acho que ainda vale a pena tentar gostar. Enfim, eu devo seguir nesse meu caminho confuso, mas não quero de jeito nenhum deixar o que gosto de lado. Nem que eu termine essa joça e, no futuro, precise conciliar o trabalho com o que eu realmente quero fazer. Posso adiar, mas não quero calar esse sonho. Espero que tudo dê certo para nós!

  • @anacarolinaaltemari2286
    @anacarolinaaltemari2286 8 месяцев назад +1

    Fazendo química na USP já to caminhando para o meu “último” ano e mano ta foda demais cara… Ta se tornando a maior tortura e violência contra mim mesma aguentando esse curso… Já quis largar a mão várias vezes e ninguém me apoiou, fiquei depressiva, desenvolvi transtorno de estresse pós-traumático… Perdi minha cachorra e meu pai em semana de provas os docentes cagaram para mim, sem contar os assédios que já sofri… Enfim, to querendo trancar muito e me encontrar e me valorizar, antes que essa faculdade sugue a minha existência

    • @miryam4192
      @miryam4192 8 месяцев назад +2

      A tua saúde vale mais que qualquer dinheiro investido no curso, doque um simples papel q conceda admissão, Isso não garante sucesso muito menos retorno financeiro. Enquanto tem pessoas madrugando e trabalhando 8h por dia p um salário mísero, há quem faz mais de 500r por hora. Aprenda a empreender, sobre marketing e network terás 80% do caminho andado.

  • @den6372
    @den6372 2 года назад +3

    Obrigado pelo seu relato, me identifico bastante. Fico feliz por você ter tomado coragem em desistir de algo que não te fazia bem. Gostaria de dar meu relato: eu entrei na universidade em 2019, eu achava que o curso (contabilidade) era pra mim e a profissão também, mas na verdade não era, o curso até teve matérias boas no começo, mas depois foi ficando algo muito distante do que eu esperava. Veio 2020, e foi um ano perdido, veio 2021 e tive mais tempo e cabeça pra pensar sobre meu futuro profissional, percebi que eu tinha cometido um equívoco em entrar no curso e acabei deixando meu gosto verdadeiro de lado (computação), mas em 2021 consegui definir um plano pra mudar isso e hoje já estou executando esse plano, mês que vem irei sair do meu curso (pensei muito desde o ano passado) espero chegar onde eu quero. Deixo aqui um trecho de um poema de Fernando Pessoa: "Fiz de mim o que não soube, E o que podia fazer de mim não o fiz. O dominó que vesti era errado. Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me. Quando quis tirar a máscara, Estava pegada à cara. Quando a tirei e me vi ao espelho, Já tinha envelhecido." Torço por você na sua jornada!

    • @felippealmeida8075
      @felippealmeida8075 2 года назад +1

      não repita o erro, faz um tecnologo do descomplica, amigo

  • @thayonaradopatrocinio1062
    @thayonaradopatrocinio1062 Год назад +2

    Me identifico muito com este vídeo parece que este vídeo é meu, não tem como explicar, estou com 70 do curso de matemática concluído, mais não me sinto feliz com o curso, mais penso em todo esforço que já tive e penso muito em não desistir porque foi muito esforço para chegar até aqui

  • @LulcasRE
    @LulcasRE 11 месяцев назад +1

    Me identifiquei demais com sua história, também estava atualmente cursando engenharia numa particular por achar que era isso que eu queria fazer. Graças a Deus e forças superiores essa não identificação com a engenharia veio relativamente bem rápido, estou no meu 2 período e estou indo para psicologia no começo do ano que vem, percebi que tinha algo errado quando sentava para realizar alguma lista de cálculo ou física, enfim, e não via sentido em quebrar a cabeça para realizar tudo aquilo, como eu disse, tive a sorte desse meu despertar ter acontecido cedo na minha vida. E a sensação é exatamente a qual você descreveu, eu já me sinto muito mais leve, feliz, alegre e etc, literalmente um peso enorme se desapareceu simplesmente por ter a atitude de tomar uma decisão de vida tão importante quanto essa. Novamente obrigado, ótimo vídeo, e fiquei super feliz que você conseguiu sair desse buraco e está conseguindo ser feliz com aquilo que gosta, um abraço e fique bem!!!

  • @leticiarossi4603
    @leticiarossi4603 2 года назад +2

    Você sempre foi uma baita de uma artista e uma pessoa extraordinária.
    O mundo é pouco para você.
    Admiro sua coragem! Reconhecer e identificar os caminhos que queremos seguir e ser feliz, é o que você merece!
    Amo você!
    MARAVILHOSA 💜

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад

      Lindaaaa!! Obrigada demais, por tudo! Amo você, Lele

  • @imaculadalemos9717
    @imaculadalemos9717 2 года назад +3

    Parabéns !!!!! Através de sua estória, com
    Certeza muitas pessoas estarao fazendo novas escolhas, sem medo, sem culpa. Voce é uma linda graciosa

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад +1

      Isso me motivou muito a fazer o vídeo!! Obrigada ❤️🥰

  • @viniciuscilla
    @viniciuscilla 3 месяца назад

    Fazia engenharia elétrica também na EESC. Segui meu coração e mudei pra bacharelado em física. Não me arrependo de nada.

  • @ArtcomKatia
    @ArtcomKatia 4 месяца назад

    A minha história é um pouco parecida com a sua. Desde criança amo arte e hoje trabalho com a mesma.❤

  • @maisapereiramarques4942
    @maisapereiramarques4942 2 года назад +2

    Muito chique 👏👏👏👏🤩
    Essa mudança é para poucos. Você já é uma vencedora. Parabéns!

  • @leafort986
    @leafort986 2 года назад +4

    Admiro sua coragem Isabella! Bom que decidiu mudar de rumo e ser feliz. Isso é o que conta. Felicidades! Bjs

  • @eudavilsantos
    @eudavilsantos Год назад +2

    Me identifiquei com o seu desabafo. Porém minha experiência na faculdade foi um pouco diferente da sua.
    Meu maior sonho era trabalhar com algo que envolvesse arte sabe? Até cogitei em fazer Belas Artes, porém como não há o curso na minha cidade, acabei optando por fazer arquitetura em uma universidade privada, e bem, sempre me identifiquei bastante com o curso, e quando estava dentro dele, vi que era isso mesmo que queria.
    Porém, encontrei inúmeras dificuldades pelo caminho, principalmente em relacão aos colegas e ao mercado de trabalho.
    Atualmente, estou praticamente formado em arquitetura (me formo em poucos dias), e me sinto extremamente frustrado com o caminho que tomei.
    Gosto bastante da área, porém o mercado é extremamente cruel, principalmente com quem tá começando. Fora que tá muito complicado conseguir um emprego, e quando se consegue, acabam pagando um salário mínimo, ou um pouco mais.
    É frustrante, não sei oq fazer da vida, e bem, vou ver se consigo trabalhar também com ilustrações.
    Portanto, espero que tudo dê certo. Tanto pra mim, como pra você, como pra todos que estão vendo esse vídeo ✨️

    • @liris.carvalho2180
      @liris.carvalho2180 Год назад

      A Bianca Nazari tem um vídeo sobre como ela trocou a carreira de Arquiteta por ilustradora. Eu sigo ela no insta, e parece bem nessa profissão.

  • @felipeaugusto406
    @felipeaugusto406 6 месяцев назад

    Parabéns guria, nem todo mundo tem a coragem de desistir de seus fantasmas, você conseguiu! Tem gente que vive até hoje com essa dor que você aprendeu a se livrar.

  • @fabifontana6767
    @fabifontana6767 2 года назад +3

    Parabéns pela coragem e ousadia de fazer essa escolha!!! 💕😉🙃👏🏻👏🏻🥰🙏🏻

  • @heisthomaz8184
    @heisthomaz8184 Год назад +1

    Obrigado, eu não tenho como te agradecer o suficiente.
    Chorei muito vendo seu relato, pois estou passando por um momento parecido.
    Desejo toda a sorte do mundo para ti ❤️

  • @marcoscheretti782
    @marcoscheretti782 2 года назад +4

    Então Isa, se lembra que passei em química? No começo eu também passei por essa dor, meu primeiro ano foi baseado em estresse e ansiedade, perdi 15 kg em um semestre. No segundo, eu tentei também continuar no curso pra ver se era o que eu queria, doce ilusão. Mais um semestre com estresse e foi quando tomei a decisão de trocar de curso pra elétrica, era uma das minhas opções no cursinho. No terceiro semestre eu me separei da minha sala e fui atrás de disciplinas diferentes para ver qual área da elétrica eu gostava, resultado, eu preferi muito mais engenharia do que química, esse lado de professor que da aula por pesquisa foi o meu limite pro curso, hoje eu só tento pegar aulas com professores mais jovens e que parecem ser mais humanos. Bem, eu decidi que quero terminar a faculdade e nessa semana eu tô começando realmente o curso de elétrica matriculado na mesma faculdade, eu espero que eu consiga trilar esse caminho e apreciar minha estadia na faculdade.
    PS: diagnosticado com transtorno misto de depressão e ansiedade e em tratamento psicológico com terapia.

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад +1

      Sinto muito que você também tenha passado por isso. Sabemos como é difícil, né?! Mas fico imensamente feliz que vocês tenha conseguido superar e ir atrás do que você acredita que te faz bem! Essa busca pela felicidade e autoconhecimento é um caminho difícil, mas extremamente recompensador. Espero que você seja muito feliz e realizado com a sua escolha e que tenha muito sucesso, tanto pessoal quanto profissional! Se você precisar de qualquer coisa, qualquer ajuda, estou a disposição pra tentar te ajudar como puder! Que você seja muito feliz 🥰

    • @marcoscheretti782
      @marcoscheretti782 2 года назад

      @@isabellaforner Obrigado, vou usar esse video seu tambem pra explicar coisas que nao consigo certas vezes para as pessoas, foi muita coragem sua falar sobre isso, parabens pela sua felicidade, voce merece :)

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад +1

      @@marcoscheretti782 claro!! Pode usar sempre que quiser! E se tiver alguma dificuldade para dizer o que sente e quiser me procurar para ajudar, fica a vontade! Nós nos entendemos. Parabéns pra você também, torço pela sua felicidade 🥰

  • @mariajoselourenco7542
    @mariajoselourenco7542 2 года назад +1

    É o que eu sempre falo pra minha filha, faça o que vc gosta o que te faz bem ,a vida é sua e seja feliz ☺.
    Sucesso pra vc ❤

  • @giovannagoncalves4218
    @giovannagoncalves4218 11 месяцев назад +1

    Estou passando por isso, são crises de ansiedade, choros constantes. Desde pequena sempre gostei da parte de construção e trouxe na mente que gostaria de fazer arquitetura ou Engenharia Civil, sempre fui boa em exatas pelo menos durante a parte da vida escolar. Aos 17 anos passei pra Engenharia Civil na UFU, o ano era 2019 ainda não tinha terminado o ensino médio, foi quando entrei na justiça para conseguir a minha tão sonhada vaga. Na pandemia, não consegui estudar, quando em 2022 voltou as aulas presenciais comecei a desenvolver ansiedade e atualmente não me vejo mais no curso, são angustiantes as horas lá. Tenho 21 anos e me sinto sem coragem de falar para os meus pais que quero desistir e tentar outra coisa, estou saturada e perdida 😢😢😢

  • @JM-hr6el
    @JM-hr6el Год назад +2

    Eu acabei de fazer 25 anos e nunca entrei em nenhuma faculdade ... Isso me tira o sono !! Tinha certeza que engenharia química era minha escolha, queria usp ou unicamp mas desanimei, procurei mais sobre e não me via fazendo isso no futuro ... Depois , decidi seguir uma das minhas paixões de sempre que era entrar para aviação, me tornar piloto. Porém, não tenho condições financeiras para fazer as horas de vôo, mais um balde de água fria. Me vejo como uma pessoa totalmente sem futuro, mais um ano perdido da minha vida porque não consigo decidir o que eu quero ser. Não tenho apoio da minha família, tenho é MUITO problema familiar... O psicológico está um 💩... Enfim gente, foda viu.

    • @lius7_
      @lius7_ Год назад

      Cara, estamos no mesmo barco. Me identifiquei muito em cada linha que tu "disse". Não sou muito de escrever no YT mas me vi na obrigação. Faço computação numa federal e meu sonho é um dia se tornar piloto de avião também, mas tem o porém, é muito caro. Infelizmente parece que não me identifiquei muito com o curso, não converso muito com a galera da turma e me sinto um perdido, um burro em sala de aula. Parece que eu não me conheço o suficiente. Penso em mudar de curso direto mas não sei o que acontece, acho que no fundo é melhor ficar aonde estou. Parece que aos poucos estou esquecendo da aviação e querendo terminar a faculdade o quanto antes, mesmo apanhando e indo mal, para que talvez eu faça algum concurso futuramente, sei lá. Talvez seja mais acessível do que ser piloto. A mente tá a mil.

    • @marianacnt63
      @marianacnt63 Год назад

      Infelizmente vamos ter que fazer coisas que não gostamos pra chegar até a que gostamos. Se te falta dinheiro pro curso de aviação, sendo reta e dura, vai ter que ralar muito e abdicar de muitas coisas, mas no fim vai ser recompensada pelo esforço.
      Desejo sucesso pra você garota, não desista!

  • @asmunck
    @asmunck Год назад +2

    obrigado por esse vídeo, raramente comento em vídeos, mas você me fez perceber que tudo bem seguir por um caminho diferente, me forcei a ir para exatas e tudo que eu gostava antes na área a faculdade me fez desgostar e até odiar, me esforcei pra caramba e o que mais me causou problemas foram matérias que eu fui aprovado, pois a maior parte dos professores querem que você se foda, se você não puder se foder, eles vão inventar uma forma de fazer isso, perdi minhas chances de ter um bom histórico. os pontos bons da faculdade são: comer por 2 reais e eu faço natação de graça, só não desisto pois fui embora da minha cidade(onde eu não conseguia arrumar emprego) e ganho auxílio do governo pra me manter aqui, mas trocarei de curso

  • @hibiscus-wj4tb
    @hibiscus-wj4tb 2 года назад +1

    Achei seu vídeo agora, em um momento de muita dúvida com o curso, e mesmo sem ter tomado uma decisão ainda, foi muito bom saber que não estou sozinha com meus problemas. Nossa história é praticamente a mesma, aluna boa em tudo, principalmente em exatas, mas apaixonada por artes, passei na USP em São Carlos (só a engenharia que não é a mesma) e agora no 4 ano percebi que não sei se esse é o caminho pra mim. Não odeio o curso, na verdade gosto de muita coisa, mas é muito difícil ver gente apaixonada pelo que faz enquanto não é assim que eu me sinto. Quando vc começou a chorar, só consegui chorar junto pq os sentimentos são os mesmos. Só tenho que te agradecer pelo vídeo, espero que vc esteja muito bem e feliz hoje, e vamos ver o que o futuro guarda pra mim!

  • @karollyne408
    @karollyne408 10 месяцев назад +2

    eu fazendo quimica, universidade federal é um inferno kkk

    • @dollah359
      @dollah359 9 месяцев назад

      me diga porque é um inferno?

  • @marcossantos8818
    @marcossantos8818 2 года назад +1

    Obrigado por compartilhar sua história com a gente. Muita felicidade para você.

  • @davidlacerda2051
    @davidlacerda2051 8 месяцев назад

    Seu vídeo tocou no fundo da minha alma. Muito obrigado! Ver a sua história, que tem vários paralelos com o que eu estou passando, é extremamente reconfortante.

  • @karinecarvalhomodel
    @karinecarvalhomodel 2 года назад +1

    Muito obrigada pelo seu vídeo. Eu procurei por alguém que falasse do assunto. To nesse momento e inclusive me identifico com a questão artística. Uma abração pra vc 🖤💜

  • @ka7ka7inho46
    @ka7ka7inho46 10 месяцев назад

    Você é uma guerreira só por ter tido a coragem de seguir seu coração.
    Num mundo de cobranças e repleto de imediatismos é algo de extrema coragem!

  • @phzitos_
    @phzitos_ Год назад +5

    Oi, Isabella! Me formei em Engenharia Mecânica, entrei no Mercado de Trabalho agora e to com uma baita vontade de desistir da área.
    Compartilho todos os seus sentimentos quanto a graduação, mas empurrei com a barriga até me formar, 8 anos depois (contando com a pandemia no finalzinho, pois formei em 2021). Hoje, quase 10 anos depois de entrar, me sinto muito mal por não ter dado valor aos meus sonhos. Eu queria fazer design. E esse lado artístico meu tão reprimido tá me chamando, gritando cada vez mais forte na minha cabeça.
    Eu vou me dar ainda duas semanas para pensar. Logo após o feriado (12/10) vou tomar minha decisão. Vou sofrer com isso tudo até lá, mas onde trabalho não deixa de ter uma paixão minha, que são os carros.
    Esse final do vídeo seu me pegou, fiquei doente tbm, depressivo tbm (mais no começo do curso) e adquiri uma ansiedade sem tamanho. Não deu pra segurar as lágrimas.
    Obrigado, me identifico muito com você. Boa sorte para nós!

    • @cranader917
      @cranader917 11 месяцев назад

      oi , o que decidiu ? como vai a vida ?

  • @allanafranca3322
    @allanafranca3322 8 месяцев назад

    Muito obrigada por esse vídeo, estou passando por algo muito semelhante. De certa forma é bom saber que não é só eu que se sente assim. E que bom que você está melhor agora ❤.

  • @cristine3783
    @cristine3783 2 года назад +1

    Moça foi muito linda a sua história de autoconhecimento e parabéns pela sua força e coragem, eu estou no ensino médio ainda, mas faço curso técnico na área de exatas e identifiquei muito dos meus professores assim como vc descreveu, falta muito ainda essa conversa sobre a romantização do descaso e falta de empatia que nós estudantes passamos, não é normal ter que viver a base de terapia, ter crise de choro e estresse extremo em um local onde você está para construir uma jornada para uma vida melhor, infelizmente é um ambiente muito tóxico ainda

  • @maisapereiramarques4942
    @maisapereiramarques4942 2 года назад +1

    Menina linda, o mundo é todo seu. Deus te ilumine sempre 🙏😘

  • @GiovanaCassiano
    @GiovanaCassiano 2 года назад +1

    Que incrível Isa! Você é uma pessoa muito forte e senti a emoção e a luta que foi para você tomar essa decisão. Que seu novo caminho seja incrível, estou sempre torcendo! Você vai longe

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад

      Ahhhh, Gi!! Muito obrigada, querida! Do fundo do coração ❤️❤️

  • @as-id8ep
    @as-id8ep Год назад +1

    Agradeço todos os dias por não ter cálculo I, II e III na faculdade de engenharia de software 🙏

    • @felipealmeidabr
      @felipealmeidabr 11 месяцев назад

      Eu faria sem sombra de dúvidas esse curso de tivesse na minha região...

  • @karollyne408
    @karollyne408 10 месяцев назад

    Eu precisava desse video e apareceu num momento muito especifico, e chorei com voce, porque nao é facil desistir de uma coisa que foi dificil conseguir, enfim só obrigada mesmo

  • @nataliarenno
    @nataliarenno 2 года назад +1

    Amei, muito orgulho de ti! Vou me inscrever e te acomopanhar nessa nova caminhada

  • @cristianoesquerdinha
    @cristianoesquerdinha Год назад

    Força e muita dedicação seja em qualquer outro projeto Isabella.

  • @thiagoaragao789
    @thiagoaragao789 Год назад +1

    Atualmente estou para iniciar o 3P de engenharia de materiais e me encontro nessa mesma situação quero mudar de curso

  • @nataliabraga625
    @nataliabraga625 2 года назад

    Linda!! Isso aí! Muita luz pra essa nova etapa isa! Todo mundo merece ser feliz ♡

  • @Guino106
    @Guino106 2 года назад

    Antes de continuar o vídeo, queria ressaltar que a qualidade está impecável, é questão de tempo pro canal explodir. Meus parabéns!

  • @martinezlucas
    @martinezlucas 2 года назад +1

    parabéns pela coragem Isa ❤️ estou no 3° ano do ensino médio, e sempre idealizei muito a usp na minha cabeça (também quero engenharia). mas tenho muito medo desses comentários, já ouvi diversas reclamações desses "professores-pesquisadores" lá

    • @isabellaforner
      @isabellaforner  2 года назад

      Obrigada! 🥰 Não tenha medo não! Vai atrás dos seus sonhos que no final tudo dá certo. Se no meio do caminho você descobrir que não é aquilo, tá tudo bem também!

  • @diomararaujo3303
    @diomararaujo3303 Год назад +1

    Eu fico 6 anos na engenharia de alimentos consegui vencer o ciclo basico mas eu acha que era so.vencer. o ciclo basico mas nao tinha que conseguir estagio tinha que publicar coisas tinha que fazer projetos e hoje eu sai agora estudo ciencias economicas e e estou melhor

  • @elizangelaalves106
    @elizangelaalves106 Год назад

    Que relato tocante. Parabéns pela sua força ❤

  • @amandita4261
    @amandita4261 10 месяцев назад

    Lindo seu vídeo ❤... me identifiquei muito!!!! Por caminhos diferentes mas o mesmo sentimento de frustração por não me identificar com a faculdade.

  • @user-ui7ke2xl5f
    @user-ui7ke2xl5f Год назад +1

    Esta acontecendo quase a mesma coisa comigo, eu acabei o ensino medio ano passado, e entrei na usp em eng quimica no comeco desse ano, mas desde quando eu entrei eu sabia que eu nao gostava do curso, mas fui pq achei que ia comecar a me identificar se eu tivesse envolvimento com as materias, só que isso nao ocorreu, sai antes do semestre acabar, e agora estou perdida, mas aliviada, os professores sao extremamente dificieis de lidar, e muitos tem didaticas horriveis, alem do ambiente toxico que muitas vezes os alunos criam entre si. Bom ainda preciso me encontrar, mas certamente vou precisar de terapia.

    • @alexandrefaria2100
      @alexandrefaria2100 Год назад

      Minha história é parecida com a sua mas no meu caso eu só fui trancar Engenharia de Computação no 7° Semestre :( demorei muito pra me decidir. Procurei Terapia também e estou em processo de mudança de área

  • @raissaghoneim1180
    @raissaghoneim1180 2 года назад

    Incrível! Nossa, da até um alívio encontrar por aqui uma pessoa mais identificável e eu te desejo MUITA felicidade! Esteja mesmo feliz por encerrar esse ciclo, coisas boas estão por vir.
    Estou no mesmo processo, deixando uma faculdade federal de Engenharia Civil no 2⁰ ano q também lutei por 1 ano no cursinho pra passar.
    Sei como é excruciante ter que tomar essa decisão, pq temos todo o panorama da situação e lidar com a família que critica, fora as intermináveis questões internas é toda uma luta à parte, né?
    Mas eu também já consigo ver mais claramente um caminho seguro que pretendo traçar, de acordo com esses "interesses" e venho me sentindo melhor.
    Boa sorte pra você! Parabéns por ter sido forte e corajosa :) 💞

    • @LucasMartins-el7kn
      @LucasMartins-el7kn 2 года назад

      Com o tempo você vai perceber que a vida é um eterno autoconhecimento. Você vai se descobrir e redescobrir muitas vezes mais ainda. E isso vai voltar a acontecer no trabalho, quando ver que tal carreira não era aquilo que você pensava ser. Só não pare de tentar e erre o mais rápido possível, pois a cada erro você estará um passo mais próximo daquilo que te realizará.