Parabéns professora!!! Já estou colocando seu método em prática e estou obtendo resultados. Quero ler seus livros. Muito obrigado pela contribuição, pois precisávamos de algo pé no chão. Não basta apenas ler para as crianças, mas ensiná--las a ler e escrever. É fundamental a leitura diária da professora, mas faltava algo!! Com o método teremos crianças mais seguras, esperançosas!! Parabéns
Eu sou professora alfabetizadora a 5 anos, nunca havia assistido algo tão esclarecedor... Parabéns professora e obrigada por se dedicar e divulgar o seu estudo...
Seu vídeo foi muito importante para meu direcionamento profissional, doutora. Infelizmente hoje vemos uma queda de braço entre dois extremos, onde alguns defendem a ferro e fogo uma alfabetização sem uso de sílabas e outros defendem o método tradicional. Particularmente, me aproximo mais do antigo método, pois fui alfabetizado por ele. Mas é claro que em qualquer processo cabe melhorias, e o que vejo em seu método é um aperfeiçoamento do antigo método silábico, dando sentido a ele, fazendo com que o aluno não só decore as sílabas, mas aprenda a decodificar as letras.
Parabéns, prof.ª Dr.ª Onaide. Tive a honra de ser sua aluna na Unesp e utilizo o método Sociolinguístico com meus alunos. Posso afirmar seguramente que tenho muito sucesso com eles no processo da alfabetização.
Parabéns, adorei e acredito que quem passar a usar o método, vai conseguir alfabetizar de modo prazeroso, pois é um recurso importante para a alfabetização.
Muito bom!! Alfabetizar conscientizando é ótimo, fui alfabetizada alienando mesmo haha ;) só hoje na faculdade que os professores desenvolvem nossa consciência crítica!!!
Não conhecia esse método e nem essa professora, estou conhecendo por causa da minha professora Silva Jardim de alfabetização na faculdade da uesb que nos indicou para fazermos uma atividade sobre esse método. Eu simplesmente amei e já quero adotar esse método para ensinar meus alunos. Nunca vi alguém explicar de forma lúdica, profunda e ao mesmo tempo simples.
A sua aula foi de suma importância para o meu crescimento profissional, gostaria muito de adquirir o seu livro: Alfabetização linguística e letramento: prática socioconstrutivista.
Gostaria de agradecer a profª Onaide. Seu vídeo foi uma benção na minha vida. Já comprei os livros de teoria e pratica. Me ajudaram muito. Deus lhe retribua!
paula jacom Olá, compre na americanas.com está com o preço ótimo. Tenho usado na minha turma de 1ºano e na turma de EJA com adaptações. Material muito bom!
Professora Onaide, concordo quando você diz a respeito da decifração contextualizada e a respeito das condições que a escola deve ter para favorecer o processo ensino-aprendizagem. Muito bom seu vídeo!
Concordo plenamente com o seu método.Ele usa daquilo que é cultural e que deve ser transmitido ,de geração para geração, para ENSINAR os alunos a ler e escrever. Ele não é um método de retrocesso. Ele é um método que ajuda muito a inclusão de crianças com problemas de aprendizagem. Fui professora de educação especial durante 28 anos, e hoje trabalho numa escola da rede municipal, onde o método é esse , que impede que se ENSINE os fonemas, que DEVOLVE à criança a pergunta "como se escreve". PARABÉNS. Que deus ilumine os nossos governantes e educadores para que não sejam cegos ´`as novas propostas.
Nossa professora, depois que passei a escrever o ALFABETO para minhas crianças da forma que a senhora nos ensina, elas passaram a reconhecê-lo com mais rapidez. Seus ensinamentos muito estão ajudando nós professores. Todas as vezes que assisto este vídeo aprendo algo diferente.
Parabéns pelo trabalho excelente , muita gente com inveja do seu trabalho , não sabem que a inveja é a podridão dos ossos , não perda seu tempo com quem não tem nada para oferecer , são os críticos invejosos , não fazem nada e não contribuem para um mundo melhor , amei este vídeo.
Estou conhecendo o seu método hoje mais já utilizo em sala de aula .E concordo com tudo que você falou. Com certeza você é professora dá para perceber que você tem prática em sala de aula diferente dos outros que só fizeram pesquisas e falam que criaram um método parabéns 👏👏👏👏👏👏👏
Adorei o seu método, leciono para o 3º ano na rede pública da Prefeitura de Campinas, tenho trabalhado com o método global analítico, e com certeza agregarei seu método ao meu trabalho! Concordo que a criança necessita compreender o SISTEMA DE ESCRITA, é fundamental que a criança domine o sistema! :) adorei!!! Parabéns e é triste ver aqui nos comentários pessoas criticando o método sem aplicá-lo ou ter conhecimento da realidade do cotidiano de sala de aula do ensino público.
Sou estudante de pedagogia estou no 4°período é até agora nunca vi algo tão esclarecedor em termos de alfabetização como a sua tese professora, muito prática realista, metodologia maravilhosa, parabéns obrigada por compartilhar também, 👏👏👏👏👏👏😍😘
Boa tarde Onaide, adorei sua explicação sobre o método sociolinguístico, sou psicopedagoga e trabalho na rede pública de Taboão da Serra realizando intervenção pedagógica com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Atendo alunos do quinto ano do ensino fundamenta I que ainda não estão alfabetizados e o método sociolinguístico é um recurso importante para eu desenvolver estratégias de aprendizagem para esses alunos. Gostaria de mais informações a respeito do método, se possível você pode fornecer-me sugestões de atividades, jogos, bibliografia sobre o método. Desde já agradeço. Lilian Luna
Oi Liliam, a fundamentação teórica da minha proposta foi publicada pela editora Cortez (Alfabetização - Método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire), pois toda prática deve estar fundamentada sobre bases sólidas. Apesar de saber que muitas pessoas se ocupam de criticar, no vazio, o trabalho alheio, sem propor nada, decidi publicar minha prática com a única intenção de contribuir com colegas professores que sofrem em sala de aula por não saber alfabetizar e, por consequência, ajudar crianças a terem perspectiva de sucesso escolar. Em PP orientamos uma escola, considerada a mais difícil do município em todos os aspectos, onde 45% dos alunos chegavam analfabetos ao final do 5o. ano. Hoje 93% das crianças concluem o 1o. ano alfabetizadas. Se a escola ensina, a criança aprende. Essa é uma relação lógica!
Já virei fã! Vou levar ao conhecimento dos meus colegas para refletirmos, e se Deus quiser que venhamos a adotar efetivamente e positivamente esse método!
Onaide, um lindo nome para uma linda mulher! Por favor Oneide, tape os ouvidos para esses críticos invejosos. Você ensina com amor e isso é muito importante. Amei você Oneide!
Professora Onaide, de acordo com os seus estudos e a ação reflexão ação contida em Paulo Freire, podemos abrir mão dos mitos e ter liberdade de alfabetizar, sem insistir em alfabetizar com métodos improdutivos, observando nossa autonomia e maturidade: práticas de leitura e escrita em sala de aula, o que não é alfabetizar e o que é alfabetizar. Grata.
na década de 90, na biblioteca da república em que morava, já havia um livro idêntico. como não tínhamos mts exemplares, eu como desenhista e pintora, elaborei a cópia fiel em tamanho de uma folha e meia de papel pardo para o uso coletivo da casa. não dá p esquecer. este livro foi perdido numa enchente de 2013. é o livro desta pedagoga que possuíamos?
Parabéns pela iniciativa! Amei a coragem de dizer o que muitas (os) constataram, que a forma atual de alfabetizar deixa os alunos perdidos.Gostei do método, pois leva em consideração os aspectos positivos do método tradicional e o do construtivismo (em que a criança é protagonista da sua aprendizagem), porém com a importante intervenção do professor. Que pena que nem todos entenderam a essência do método. Já tenho o primeiro, mas não estou conseguindo encontrar o site para comprar esse (2º), eu sei que tem links para baixar, mas sou das antigas gosto do livro mesmo.
O que você fala pelo minuto 20 tem TUDO A VER. Demonstra que apesar de admirar Paulo Freire e companhia é uma pessoa inteligente e cheia de discernimento. É racional, equilibrada.
Oi professora Onaide... fui sua aluna em 2004 e hoje sou professora efetiva do 2º ano do E. F. Porém , na minha escola, não usamos esse método. 😶 Gostaria muito que pudéssemos usar. Um abraço!
Gostei do método sociolinguístico de alfabetização, da profª Drª Onaide Schwartz! Vamos testá-lo na intervenção pedagógica que faremos com os alunos que têm dificuldades na leitura e na escrita.
É lamentável o que ocorre com a educação brasileira. Aprendi desde a infância que para criticar o trabalho de outras pessoas é preciso dominar o assunto e saber fazer melhor, entretanto muitas pessoas sequer conhecem o tema, mas criticam.
Chamo de socioconstrutivismo a junção de MÉTODO (que os construtivistas que acabaram com a educação brasileira são contra por princípio, pois querem que as cças descubram sozinhas como se lê e escreve) MAIS estratégias de fixação de conteúdos de língua de nível: pré-silábico (q trabalham a associação de letras/som), atividades de nível silábico (para ensinar sílabas) e atividades de nível alfabético (para exercitar leitura, interpretação e produção de texto). Tudo de forma contextualizada, utilizando diversos gêneros textuais como forma de combater o analfabetismo funcional. Porém, tem indivíduos que sequer entendem o que falo. É triste...
Parabéns professora! As pessoas que criticam Paulo Freire e trabalhos relacionados; das duas uma, ou não conhecem Freire ou não conseguiram enxergar o engessamento que o sistema governamental impõe. Educação é para a vida! E se eu, como aluno, não sou respeitado no meu socioleto, fico aquém do ideal estudantil.
Crítica no vazio? Desde 1980, quando esse Método de "Imbecilização (desde a infância)" foi adotado nas no Ensino Brasileiro, o que se vê, depois dessas 3 gerações, são adolescentes, jovens e adultos, de + de 30 anos formados Analfabetos Funcionais!!! Essa é a Grande Realidade!!! Agora, vem a professora autora desse "novo método", que na da mais é do que uma vertente do Babalismo de Freire, que as pessoas críticas "não compreenderam" Freire, Piaget e Ferreiro...Pqp!!! Minha Cara Onaide, desculpe-me mas você é uma Comunista (Dissimulada) ou está em Alto Grau de Intoxicação Ideológica que não consegue mais sair!!! Precisa se tratar!!! Deus te abençoe!!!
@@micheldelmiro5647 ela desconhece que a alfabetização tem que ser trabalhada em cima de evidências científicas e não no achismo que cada "intelectual" diz que tem baseado em uma estrutura de ensino que não deu certo no Brasil e que nenhum outro país usa
Professora, primeiramente obrigado por seu vídeo e pela boa vontade de ensinar. Eu me formei em pedagogia a pouco tempo, mas vejo a realidade da educação há mais de uma década como secretário escolar. Sendo assim, nunca entrou na minha cabeça como alguém consegue defender o método global, pois nada é ensinado do todo para a parte, e sim do simples para o mais complexo. A decodificação das letras é muito importante em toda carreira escolar. A criança como sujeito, como construtor do seu conhecimento, pode muito bem aprender de forma gradativa através da forma silábica ou fônica, e aí sim, lendo e escrevendo pode usar livros mais críticos, mais complexos. Ensinar o N antes do B não confunde cognitivamente a criança? visto que desde pequenos é ensinado a eles a ordem do alfabeto?
Onaide Schwartz, gostei do seu trabalho e quero conhecer mais, entrei no site que você indicou para comprar o livro, mas não consegui, vc pode indicar outro.
O livro: Alfabetização - Método Sociolinguístico, que apresenta a teoria, pode ser adquirido pelo site da Editora Cortez. O livro contendo Práticas: Alfabetizar as crianças na idade certa com Paulo Freire e Emília Ferreiro, pode ser adquirido no site da Editora Paulus (no link Educação)
meu filho teve seu início na pré escola aprendendo as letras numa creche que trabalhava mais ou menos assim, quando vi já estava alfabetizado sem trauma e sem pressão...sou educadora acabei de assumir minha 1º turma e este método me dá suporte para trabalhar da forma que acredito, com Emília e Freire...muito bom.
O vídeo é muito interessante, só adaptar a necessidade dos alunos. E a professora deixa claro a importância dos alunos conhecerem as letras imprensa, pois os professores só ficam na letra bastão, e as crianças demoram muito para lerem até conhecerem essas letras.
Sugiro a leitura da trilogia "Didática da Alfabetização", de Ester Pillar Grossi. Lá você encontra a transposição didática da teoria de Emília Ferreiro. Esse método apresentado no vídeo não tem nada a ver com a teoria de Emília Ferreiro.
Adorei este método de trabalho.Onde encontro o segundo livro ,que aborda a experiencia,pois na Editora Cortez só encontrei o primeiro que você mostrou sobre as teorias.Gostaria de adquirir os dois.Aguardo retorno.
Professora, como se adquire este livro de atividades? É o da editora paulus certo? Eu percebi que o formato do livro está diferente, é isso mesmo ou existem duas versões diferentes? Grata.
Perdão pela demora. O conteúdo é o mesmo, mas quando as duas edições do primeiro material acabaram publicamos pela Paulus com título e capa diferentes. Obrigada por seu interesse!
Oi Amanda, esse é o link para compra do livro de práticas. Obrigada! www.paulus.com.br/loja/alfabetizar-as-criancas-na-idade-certa-com-paulo-freire-e-emilia-ferreiro-praticas_p_3181.html
Todo, absolutamente TODO o meu respeito ao trabalho da Doutora Onaide Schwartz! Mas verdade seja dita: o antigo método de alfabetização através de cartilhas é eficiente sim, porque assim fui alfabetizada e me considero excelente na escrita e na fala.
Parabéns professora!!!
Já estou colocando seu método em prática e estou obtendo resultados.
Quero ler seus livros.
Muito obrigado pela contribuição, pois precisávamos de algo pé no chão.
Não basta apenas ler para as crianças, mas ensiná--las a ler e escrever.
É fundamental a leitura diária da professora, mas faltava algo!!
Com o método teremos crianças mais seguras, esperançosas!!
Parabéns
Eu sou professora alfabetizadora a 5 anos, nunca havia assistido algo tão esclarecedor... Parabéns professora e obrigada por se dedicar e divulgar o seu estudo...
Obrigada querida!
Há com h, nesse caso.
Seu vídeo foi muito importante para meu direcionamento profissional, doutora.
Infelizmente hoje vemos uma queda de braço entre dois extremos, onde alguns defendem a ferro e fogo uma alfabetização sem uso de sílabas e outros defendem o método tradicional. Particularmente, me aproximo mais do antigo método, pois fui alfabetizado por ele. Mas é claro que em qualquer processo cabe melhorias, e o que vejo em seu método é um aperfeiçoamento do antigo método silábico, dando sentido a ele, fazendo com que o aluno não só decore as sílabas, mas aprenda a decodificar as letras.
Parabéns pela iniciativa de compartilhar sua prática. Por favor, continue, esses vídeos têm ajudado muitos profissionais iniciantes.
Este vídeo deveria ser reproduzido em todas as escolas. Muito bom e didático. Obrigada!
Parabéns pelo trabalho, o melhor métado é aquele que alcança o aluno. Mais uma vez, parabéns professora.
Parabéns, prof.ª Dr.ª Onaide. Tive a honra de ser sua aluna na Unesp e utilizo o método Sociolinguístico com meus alunos. Posso afirmar seguramente que tenho muito sucesso com eles no processo da alfabetização.
Obrigada querida!!!! Saudades!!!!
Muito obrigado por toda a sua dedicação e esforço. Está de parabéns.
Parabéns, Onaide, gostei muito do seu método sociolinguístico. .Como trabalhar na sala de aula com as crianças. Excelente o seu trabalho.
Parabéns profª Drª Onaide Schwartz, vídeo muito bem explicado. Gostei!
Muito obrigada!!! Fico feliz por ajudar!
Amei o método, contribuirá bastante no processo de alfabetização.
Parabéns professora. Seu filme foi muito esclarecedor, completo e seu explicação tem lógica.
Parabéns, adorei e acredito que quem passar a usar o método, vai conseguir alfabetizar de modo prazeroso, pois é um recurso importante para a alfabetização.
Agora sim alguém se levantou pra mudar a história acadêmica de nossos alunos.
Você descreve com exatidão o processo de alfabetização, amei o vídeo, parabéns pelo trabalho.
Muito bom!! Alfabetizar conscientizando é ótimo, fui alfabetizada alienando mesmo haha ;) só hoje na faculdade que os professores desenvolvem nossa consciência crítica!!!
Não conhecia esse método e nem essa professora, estou conhecendo por causa da minha professora Silva Jardim de alfabetização na faculdade da uesb que nos indicou para fazermos uma atividade sobre esse método. Eu simplesmente amei e já quero adotar esse método para ensinar meus alunos. Nunca vi alguém explicar de forma lúdica, profunda e ao mesmo tempo simples.
A sua aula foi de suma importância para o meu crescimento profissional, gostaria muito de adquirir o seu livro: Alfabetização linguística e letramento: prática socioconstrutivista.
Esse livro foi publicado com outro título pela Editora Paulus. Está na 4a edição que está sendo providenciada.
Muito bom....esclareceu minhas dúvidas...👏👏👏👏👏👏👏👏
este método é maravilhoso e a professora também!!
Gostaria de agradecer a profª Onaide. Seu vídeo foi uma benção na minha vida. Já comprei os livros de teoria e pratica. Me ajudaram muito. Deus lhe retribua!
Noemi Delgado Oi Noemi, poderia me dizer onde encontrou os dois livros. Gostaria de adquiri-los também. Obrigada.
paula jacom Olá, compre na americanas.com está com o preço ótimo. Tenho usado na minha turma de 1ºano e na turma de EJA com adaptações. Material muito bom!
Noemi Delgado o livro da pratica vc também encontrou na americanas?
Professora Onaide, concordo quando você diz a respeito da decifração contextualizada e a respeito das condições que a escola deve ter para favorecer o processo ensino-aprendizagem. Muito bom seu vídeo!
Vídeo muito esclarecedor. Muito obrigada, aprendi muito sobre esse método.
Concordo plenamente com o seu método.Ele usa daquilo que é cultural e que deve ser transmitido ,de geração para geração, para ENSINAR os alunos a ler e escrever. Ele não é um método de retrocesso. Ele é um método que ajuda muito a inclusão de crianças com problemas de aprendizagem. Fui professora de educação especial durante 28 anos, e hoje trabalho numa escola da rede municipal, onde o método é esse , que impede que se ENSINE os fonemas, que DEVOLVE à criança a pergunta "como se escreve". PARABÉNS. Que deus ilumine os nossos governantes e educadores para que não sejam cegos ´`as novas propostas.
Bom dia!Estou com seu livro nas mãos fazendo um trabalho para a faculdade.Muito rico e esclarecedor!Parabéns! 👏👏👏👏👏👏👏❤😊
Muito bom.Agregou mais conhecimento!Meu TCC foi embasado neste método de alfabetização.
Cada um trabalha da melhor forma!
Nossa professora, depois que passei a escrever o ALFABETO para minhas crianças da forma que a senhora nos ensina, elas passaram a reconhecê-lo com mais rapidez.
Seus ensinamentos muito estão ajudando nós professores.
Todas as vezes que assisto este vídeo aprendo algo diferente.
Parabéns pelo trabalho excelente , muita gente com inveja do seu trabalho , não sabem que a inveja é a podridão dos ossos , não perda seu tempo com quem não tem nada para oferecer , são os críticos invejosos , não fazem nada e não contribuem para um mundo melhor , amei este vídeo.
Maravilhoso,vai contribuir muito para o nosso aprendizado.
Parabéns Dra. Excelente trabalho.
muito bom este método, da muito certo com os meus alunos..obrigada!!
Estou conhecendo o seu método hoje mais já utilizo em sala de aula .E concordo com tudo que você falou. Com certeza você é professora dá para perceber que você tem prática em sala de aula diferente dos outros que só fizeram pesquisas e falam que criaram um método parabéns 👏👏👏👏👏👏👏
Amei a sua aula! Não vejo a hora de colocar esse processo em prática com meu alunos!☺
nossa, parabéns querida Oneide. Estou estudando pedagogia e estou apaixonada!!
Explica tudo direitinho, me ajudou em muitas dúvidas.. Um grande Beijo
Adorei o seu método, leciono para o 3º ano na rede pública da Prefeitura de Campinas, tenho trabalhado com o método global analítico, e com certeza agregarei seu método ao meu trabalho! Concordo que a criança necessita compreender o SISTEMA DE ESCRITA, é fundamental que a criança domine o sistema! :) adorei!!! Parabéns e é triste ver aqui nos comentários pessoas criticando o método sem aplicá-lo ou ter conhecimento da realidade do cotidiano de sala de aula do ensino público.
método global é uma judiação com as crianças. Pense nisso.
Vídeo maravilhoso! Acrescentou muito no meu saber! Isabel Ribeiro.
Sou estudante de pedagogia estou no 4°período é até agora nunca vi algo tão esclarecedor em termos de alfabetização como a sua tese professora, muito prática realista, metodologia maravilhosa, parabéns obrigada por compartilhar também, 👏👏👏👏👏👏😍😘
Precisamos de mais vídeos como este
muito bom professora, coloque mais videos por favor.
Na escola q trabalho usamos o metodo fônico. algumas crianças aprendem rápido outras nem tanto.
Boa tarde Onaide, adorei sua explicação sobre o método sociolinguístico, sou psicopedagoga e trabalho na rede pública de Taboão da Serra realizando intervenção pedagógica com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Atendo alunos do quinto ano do ensino fundamenta I que ainda não estão alfabetizados e o método sociolinguístico é um recurso importante para eu desenvolver estratégias de aprendizagem para esses alunos.
Gostaria de mais informações a respeito do método, se possível você pode fornecer-me sugestões de atividades, jogos, bibliografia sobre o método.
Desde já agradeço.
Lilian Luna
Oi Liliam, a fundamentação teórica da minha proposta foi publicada pela editora Cortez (Alfabetização - Método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire), pois toda prática deve estar fundamentada sobre bases sólidas. Apesar de saber que muitas pessoas se ocupam de criticar, no vazio, o trabalho alheio, sem propor nada, decidi publicar minha prática com a única intenção de contribuir com colegas professores que sofrem em sala de aula por não saber alfabetizar e, por consequência, ajudar crianças a terem perspectiva de sucesso escolar. Em PP orientamos uma escola, considerada a mais difícil do município em todos os aspectos, onde 45% dos alunos chegavam analfabetos ao final do 5o. ano. Hoje 93% das crianças concluem o 1o. ano alfabetizadas. Se a escola ensina, a criança aprende. Essa é uma relação lógica!
Buscarei usar este método com meu aluno que apresenta dificuldades ...
Agradeço e já comprei o material.
Já virei fã!
Vou levar ao conhecimento dos meus colegas para refletirmos, e se Deus quiser que venhamos a adotar efetivamente e positivamente esse método!
Apreciando novamente esse vídeo maravilhoso em 2023!
Onaide, um lindo nome para uma linda mulher!
Por favor Oneide, tape os ouvidos para esses críticos invejosos.
Você ensina com amor e isso é muito importante.
Amei você Oneide!
Professora Onaide, de acordo com os seus estudos e a ação reflexão ação contida em Paulo Freire, podemos abrir mão dos mitos e ter liberdade de alfabetizar, sem insistir em alfabetizar com métodos improdutivos, observando nossa autonomia e maturidade: práticas de leitura e escrita em sala de aula, o que não é alfabetizar e o que é alfabetizar. Grata.
na década de 90, na biblioteca da república em que morava, já havia um livro idêntico. como não tínhamos mts exemplares, eu como desenhista e pintora, elaborei a cópia fiel em tamanho de uma folha e meia de papel pardo para o uso coletivo da casa. não dá p esquecer. este livro foi perdido numa enchente de 2013. é o livro desta pedagoga que possuíamos?
Parabéns pela iniciativa! Amei a coragem de dizer o que muitas (os) constataram, que a forma atual de alfabetizar deixa os alunos perdidos.Gostei do método, pois leva em consideração os aspectos positivos do método tradicional e o do construtivismo (em que a criança é protagonista da sua aprendizagem), porém com a importante intervenção do professor. Que pena que nem todos entenderam a essência do método. Já tenho o primeiro, mas não estou conseguindo encontrar o site para comprar esse (2º), eu sei que tem links para baixar, mas sou das antigas gosto do livro mesmo.
O que você fala pelo minuto 20 tem TUDO A VER. Demonstra que apesar de admirar Paulo Freire e companhia é uma pessoa inteligente e cheia de discernimento. É racional, equilibrada.
Bom dia gostei muito desse método... E com fé em Deus irei sim passar bons conhecimentos para meus pequenos... Parabéns..
Oi professora Onaide... fui sua aluna em 2004 e hoje sou professora efetiva do 2º ano do E. F. Porém , na minha escola, não usamos esse método. 😶 Gostaria muito que pudéssemos usar. Um abraço!
Excelente colaboração para o ensino.
Gostei do método sociolinguístico de alfabetização, da profª Drª Onaide Schwartz! Vamos testá-lo na intervenção pedagógica que faremos com os alunos que têm dificuldades na leitura e na escrita.
É lamentável o que ocorre com a educação brasileira. Aprendi desde a infância que para criticar o trabalho de outras pessoas é preciso dominar o assunto e saber fazer melhor, entretanto muitas pessoas sequer conhecem o tema, mas criticam.
Chamo de socioconstrutivismo a junção de MÉTODO (que os construtivistas que acabaram com a educação brasileira são contra por princípio, pois querem que as cças descubram sozinhas como se lê e escreve) MAIS estratégias de fixação de conteúdos de língua de nível: pré-silábico (q trabalham a associação de letras/som), atividades de nível silábico (para ensinar sílabas) e atividades de nível alfabético (para exercitar leitura, interpretação e produção de texto). Tudo de forma contextualizada, utilizando diversos gêneros textuais como forma de combater o analfabetismo funcional. Porém, tem indivíduos que sequer entendem o que falo. É triste...
Onaide Mendonça por favor, onde encontro esse livro laranja em espiral mostrado no vídeo?
Parabéns professora! As pessoas que criticam Paulo Freire e trabalhos relacionados; das duas uma, ou não conhecem Freire ou não conseguiram enxergar o engessamento que o sistema governamental impõe. Educação é para a vida! E se eu, como aluno, não sou respeitado no meu socioleto, fico aquém do ideal estudantil.
Parabéns Reis!!! Você entendeu perfeitamente Paulo Freire e sua proposta. Infelizmente o brasileiro não o conhece, mas critica no vazio...
Crítica no vazio?
Desde 1980, quando esse Método de "Imbecilização (desde a infância)" foi adotado nas no Ensino Brasileiro, o que se vê, depois dessas 3 gerações, são adolescentes, jovens e adultos, de + de 30 anos formados Analfabetos Funcionais!!! Essa é a Grande Realidade!!!
Agora, vem a professora autora desse "novo método", que na da mais é do que uma vertente do Babalismo de Freire, que as pessoas críticas "não compreenderam" Freire, Piaget e Ferreiro...Pqp!!!
Minha Cara Onaide, desculpe-me mas você é uma Comunista (Dissimulada) ou está em Alto Grau de Intoxicação Ideológica que não consegue mais sair!!! Precisa se tratar!!!
Deus te abençoe!!!
@@micheldelmiro5647 ela desconhece que a alfabetização tem que ser trabalhada em cima de evidências científicas e não no achismo que cada "intelectual" diz que tem baseado em uma estrutura de ensino que não deu certo no Brasil e que nenhum outro país usa
Parabéns doutora!
Professora, primeiramente obrigado por seu vídeo e pela boa vontade de ensinar. Eu me formei em pedagogia a pouco tempo, mas vejo a realidade da educação há mais de uma década como secretário escolar. Sendo assim, nunca entrou na minha cabeça como alguém consegue defender o método global, pois nada é ensinado do todo para a parte, e sim do simples para o mais complexo. A decodificação das letras é muito importante em toda carreira escolar. A criança como sujeito, como construtor do seu conhecimento, pode muito bem aprender de forma gradativa através da forma silábica ou fônica, e aí sim, lendo e escrevendo pode usar livros mais críticos, mais complexos. Ensinar o N antes do B não confunde cognitivamente a criança? visto que desde pequenos é ensinado a eles a ordem do alfabeto?
Onaide Schwartz, gostei do seu trabalho e quero conhecer mais, entrei no site que você indicou para comprar o livro, mas não consegui, vc pode indicar outro.
Amei o seu método, gostaria de saber como faço para conseguir os livros
Alfabetizei minha filha com esse método, via online, ela tem 5 anos está no 1 ano lê, escreve e entende.
O livro: Alfabetização - Método Sociolinguístico, que apresenta a teoria, pode ser adquirido pelo site da Editora Cortez.
O livro contendo Práticas: Alfabetizar as crianças na idade certa com Paulo Freire e Emília Ferreiro, pode ser adquirido no site da Editora Paulus (no link Educação)
Adorei Proposta. Gostaria de suporte pra atuar no ensino médio regular. O que poderia me auxiliar profa. Desde já super parabéns.
Cartilha encontro das letras, editora FTD de Valéria Martins Lippi eu e amigas temos desde 1995. Será q Valéria não patenteou?
meu filho teve seu início na pré escola aprendendo as letras numa creche que trabalhava mais ou menos assim, quando vi já estava alfabetizado sem trauma e sem pressão...sou educadora acabei de assumir minha 1º turma e este método me dá suporte para trabalhar da forma que acredito, com Emília e Freire...muito bom.
com respeito aos métodos de ensino,gostaria de saber se nesses métodos estão desenvolvidos as inteligências multiplas para o perfeito aprendizados?
Preciso do material completo, como fazer?
Parabéns professora👏👏👏👏👏👏
O vídeo é muito interessante, só adaptar a necessidade dos alunos. E a professora deixa claro a importância dos alunos conhecerem as letras imprensa, pois os professores só ficam na letra bastão, e as crianças demoram muito para lerem até conhecerem essas letras.
Estamos usando o método da prof Branca Alves de Lima em um grupo de crianças que o método da escola particular não deu certo.
Professora, gostaria de ler seu livro, mas não acho para comprar
Obrigada! aula ótima...
Muito excelente!
Como eu consigo o seu material com as práticas, por favor?
Sugiro a leitura da trilogia "Didática da Alfabetização", de Ester Pillar Grossi. Lá você encontra a transposição didática da teoria de Emília Ferreiro. Esse método apresentado no vídeo não tem nada a ver com a teoria de Emília Ferreiro.
Será que não tem? você poderia me dizer por que esse método não tem nada haver com o de Emília Ferreiro? Fiquei bem na dúvida.
Adorei!! Onde passo adquirir os livros?
Com quantos anos os seus alunos começavam a ler? A maioria da turma. Os meus alunos começavam a ler no infantil 5 ou grupo ,5.
amei seu método!
obrigada Onaide👍👍
Adorei este método de trabalho.Onde encontro o segundo livro ,que aborda a experiencia,pois na Editora Cortez só encontrei o primeiro que você mostrou sobre as teorias.Gostaria de adquirir os dois.Aguardo retorno.
Coordeno um projeto de alfabetização e uso o método sócio linguistica e gostaria miito de ganhar esse material
Onde posso encontrar os livros que vc mencionou no vídeo
onde adquiro o segundo livro? práticas socioconstrutivistas?
Professora, como se adquire este livro de atividades? É o da editora paulus certo? Eu percebi que o formato do livro está diferente, é isso mesmo ou existem duas versões diferentes? Grata.
Perdão pela demora. O conteúdo é o mesmo, mas quando as duas edições do primeiro material acabaram publicamos pela Paulus com título e capa diferentes. Obrigada por seu interesse!
Muito obrigada!
Gostei do método ,como faço para comprar os livros ? Não tem e-mail ou uma editora que disponha do livro?
Oi Amanda, esse é o link para compra do livro de práticas. Obrigada!
www.paulus.com.br/loja/alfabetizar-as-criancas-na-idade-certa-com-paulo-freire-e-emilia-ferreiro-praticas_p_3181.html
onde posso adquirir o segundo livro mostrado em sério visto, dra.? Já procurei em livrarias e na internet e não o encontro. Desde já grata.
Boa tarde Onaide, onde encontro o segundo livro?
Obrigada!
Oi Emanuele, você encontrará meu segundo livro assim que a editora Paulus conseguir editar a 4a. edição. Atrasou tudo por conta da pandemia...
Boa noite, professora!
Gostaria muito de saber como adquirir seu livro de práticas, pois já avistei o teórico na Estante Virtual.
Muito obrigada!
Tem em vários sites.
Todo, absolutamente TODO o meu respeito ao trabalho da Doutora Onaide Schwartz! Mas verdade seja dita: o antigo método de alfabetização através de cartilhas é eficiente sim, porque assim fui alfabetizada e me considero excelente na escrita e na fala.
Ellaine Américo quanto anos têm? Você se lembra que cartilha foi utilizada em sua alfabetização?
e deixou de ser crítica pq aprendeu daquela forma? aposto que não.
Quero os livros!!!!
Oi, Oneide, tem como cinceguir esse material de forma gratuita para estudo de pesquisas nesta área?
queridos aula básica: so de opinião de algo se você vivenciou o assunto ou estudou com afinco. Fique com seu achismos para você.
Muito Bom!
Procurei em algumas livrarias e não consegui. Voce teria para vender?
Onde comprar esse livro de atividades?
👏👏👏👏👏👏👏 parabéns
Adorei a sua aula. como faço para conseguir os dois livros?
onaide como faço pra adiquirir seus livros? ja procurei mas só da como edgotato.
Como eu faço para conseguir o seu material? Esse é o método que eu quero aplicar em minha carreira!!
como faço para comprar estes livros? fiquei muito interessada. Por favor.
Oi Flávia. O primeiro está esgotado, tenta pedir na editora Cortez. O segundo está na 4 edição pela editora Paulus. Está sendo feito.