Eu sou introvertido, mas nunca entendi por que as pessoas veem isso como timidez ou sentir-se reprimido e inseguro. Quando necessário, dou um pulo ali na extroversão! Vida que segue e muito obrigado, Camila e Carl Jung!
Introversao e timidez embora possam se parecer não são a mesma coisa. Introversao e maior atenção focada no mundo interno de pensamentos e impressoes; timidez é o medo da avaliação e rejeição do outro.
Eu tbm. Eu sou introvertida mas não tenho medo de falar em público qnd é preciso nem de interagir. As pessoas tem que parar de confundi introversão com timidez
Eu sou Introvertido, o que mais me incomoda é as pessoas acharem que estou doente, pelo simples fato de não gostar de ir a uma festa ou o bar da esquina e beber ate cair. Ou me perguntam se sou da "igreja".Náo entra na cabeça das pessoas o fato de eu não querer e não gostar de estar nesses ambientes.
Kkkk tbm n tô de beber, por mais q gosto de festas e até bebo bastante, me encontrei mto com a maconha, q é bem mais leve, e não tem nenhum dos efeitos maléficos do álcool, literalmente depois do primeiro trago a proibição deixa de fazer sentido(na vdd já nem fazia antes)
Sugestão de leituras. Psicologia analitica: Jung o mapa da alma, Murray Stern Jung vida e obra, Nise da Silveira. Sobre tipologia: A tipologia de Jung, VonFranz - cultrix. Tipos de personalidade, Daryl Sharp - Cultrix. Tipos a diversidade humana, Zacharias- vetor. Simplificando os tipos psicológicos de jung, Zacharias- Sattva.
Verdade. Mas ser introvertida já me submeteu muitas vezes a julgamentos, principalmente por ter uma mãe extrovertida ao máximo e não ser tão "sociável" quanto ela. Com o tempo consegui fazer as pessoas me entenderem que na maioria das vezes eu prefiro um ambiente mais íntimo e com poucas pessoas que uma balada, assim comecei a dar mais prioridade a encontrar amigos de forma individual que coletiva.
nossa, eu já tive que passar por uma crise de aceitação pra entender que não é pra mim certas situações e ambientes 😂 já me julguei MUITO por não gostar de festas, baladas, bebidas, de sair com vários amigos para lugares diferentes. Não é minha praia. Eu chego a passar mal se tenho que ir para esses eventos, o barulho me dá dor de cabeça, a muvuca me deixa irritada, escutar várias pessoas falando ao mesmo tempo me deixa tonta, sério, não da kkkk mas eu gosto de sair com meus amigos, mas não sempre e não pra todo lugar kkkk
@@kamillab9450 já passei muito por isso tb, tentava me socializar fazendo um esforço enorme e sempre me sentia esquisito, qd a ficha caiu que não curto isso passei a ser mais feliz
@@Daniel-wx3qn exatamente mano, aconteceu comigo, sempre fui julgado por ser "esquisito" na escola, com 18 e 19 anos tentei ser diferente, animado, festeiro e tals, só tive sofrimento, ansiedade e depressão, até hoje tem filmagens das "cagadas" que fiz, tipo bebendo, dançando e passando mau, eu vivia na depressão, depois que comecei a me aceitar como um homem que prefere ficar sozinho, comecei a ficar extrovertido naturalmente em momentos críticos, com no trabalho por exemplo!
Sim, é muito isso. Na infância e adolecência, minhas características extrovertidas afloravam, em grande parte, por conta de certas privações e pouca liberdade, em comparação a outros colegas e amigos. Há cerca de seis anos atrás(agora "de maior"), dps a primeira facul, morando fora e tendo bem mais liberdade, fui me identificando mais como introvertido, enquanto alguém que gosta de sair, de programas em grupos, mas que se sente muito bem com a própria companhia, independentemente de onde estiver. Enfim, assim como me sinto bem hoje em dia, também tive bons momentos no passado. Não deve se tratar de estereótipos e suas significações, somente, mas de se conhecer e valorizar a tragetória e quem é hoje.
Mulé tem que cer introvertida mermo pois extrovertida são barraqueira. Mulher não presta pra ser chefe ou patroa, ainda mais brasileira Só mulher gringa serve pra ser patroa já dizia minha querida mãe e minhas primas dizem o mesmo. ➕ Mises ➖ Marx
“Psicologia Analítica” não é psicologia, é psicanalise e é charlatanismo. Praticamente todas as teorias de Jung foram desmentidas por experimentos científicos, incluindo o pensamento dele sobre personalidades. Mas Jung queria um termo que tivesse ar de científico, daí o psicologia analítica.
@@tradutorescontraanovadirei3115 Me perdoe, mas a tua visão é muito radical. Psicologia não é uma ciência com uma exatidão tão matemática assim, veja que para isso tem inúmeras escolas, como Lacan que acho tudo dele uma loucura, mas a neo linguística surge de alguma forma da teoria dele. Agora querer aparecer por criticar um cara que falou do inconsciente coletivo que foi o que chegou mais perto da espiritualidade e Freud não quis se comprometer com a reencarnação quando faz a analise pelo passado, demonstra ainda que somos muito ignorantes das realidade do universo e por pior que possa parecer, de nós mesmos, Você não gostar de Jung, acho válido, mas uma critica tão estupida como essa, acho ser muito arrogante para poder opinar sobre terapia, psicanalise ou psicologia.
O termo psicologia analítica foi atribuído por Jung a sua teoria pra diferenciar da psicanálise de Freud. Tanto uma como outra não partem de métodos experimentais controlados como a TCC ou neurociências, embora tenham pontes sendo construídas atualmente. A psicologia dinâmica utiliza o método fenomenológico para compreender o evento psíquico e sua prática investigativa é clínica. É vale acrescentar que não só a ciência compreende, desenvolve e proporciona saúde; também a filosofia, a arte e a religiosidade.
Amo ficar quieta, não sou de procurar, ligar pra ninguém. Mas tenho família e filhos então não é fácil ter dias assim. Não sou tímida, nunca fui. Sou bem comunicativa mas prefiro a quietude. Odeio lugares com muito barulho, cheio de luz, etc.
querida como o próprio Jung diz, um equilíbrio entre o introvertido e extrovertido é o ideal. Na verdade o primeiro a falar em equilíbrio foi Buda, assim sempre que estiver de um lado da corda, ou abscissa, esteja certa, TU TÁ ERRADA, COMO O BOLSONARO E O PETISTAS. Ditadura é o extremo de qualquer corda.
@@carolina_salgueiro Oque quis dizer, foi como um exemplo e não uma questão politica. No caso do Bolsonaro ele se encontra em um lado da corda e o Petismo no outro lado, mesmo em politica há a necessidade do equilíbrio de forças para que tudo se torne harmônico, por isso democracia, apesar de ser um governo da maioria, mas como existem forças contrárias isso leva ao equilíbrio. No caso da ditadura a visão é única e a classe rejeitada sempre será a massacrada ou a vilipendiada, como a escravidão que levou um ser humano a ser dono de outro e obrigado a se submeter ao julgo desse. E veja que a escravidão é uma questão mundial e não necessária mente brasileira. A politica ela é muita rica para mostrar os defeitos humanos, pois é o jogo de interesse que marca essa realidade e assim você vê absurdos como a imunização de rebanho ser levantada onde milhares irão morrer sem chance alguma de questionar se ele realmente chegou no fim de sua vida de desenvolvimento ou não e assim é eliminado por um vírus mortal onde ele não tem como se defender, pois o seu sistema imunológico é frágil para suportar a doença. Isso demonstra nitidamente que não se trata de uma fatalidade da natureza, mas um irresponsabilidade de um governante que optou pela politica de disseminação de vidas para resolver o problema previdenciário e de desemprego, pois até que a população possa se aperfeiçoar e sair do chão de fábrica para se conseguir empregos com mais estrutura e não apenas braçal que irá ficar por conta dos robôs, leva um tempo enorme e com a falência do ensino seja pela baixa qualidade ou pela ausência da aula presencial, onde 25% da população não tem contato com aa internet, matar a população é o investimento mais barato que esse governo pode fazer para solucionar a educação e a saúde, além do desemprego e a aposentadoria, isso do setor privado, já que o estatal continua consumindo tudo que se consegue produzir no país. Isso é uma extremo que estamos vivendo e assim achei que seria mais claro mostrar os extremos políticos que estamos vivendo como algo perverso e deletério, e no seu caso como você vive entre o os extremos quer dizer em equilíbrio pode ter uma ótima vida sabendo sair das dificuldades que a vida apresenta a todos nós, pois viver é aprendizado e ter serenidade para pensar e encontrar o caminho é o melhor jeito de superá-las. Desculpe se aumentei muito a explicação. Tenha uma bom dia ou um final de dia.
Se vc tem 1 hora pra conversar com a pessoa que vc tanto ama, 1h se torna 10 minutos. Se vc tem 10 minutos pra conversar com a pessoa que vc odeia, 10 minutos se torna uma eternidade. (Albert Einstein)
Mas são pessoas que resolvem seus problemas também. Difícil alguém plantar o próprio arroz, e até mesmo sua internet outras pessoas estão envolvidas.. não só na disponibilização mas na produção do vídeo. Eu diria que manter a proximidade adequada faz a vida mais leve, mais fácil.
Como psicólogo Junguiano, eu aprovei o vídeo! Os conceitos da Psicologia Analítica são realmente muito mal interpretados pelo público leigo, por isso sempre a emenda pode sair pior que o soneto. Mas no caso aqui, está ok mesmo sendo ainda superficial a conceituação de introversão e extroversão...
Verdade. As vezes você vê os comentários cheios de pessoas com comentários sem filtro, sem antes fazer uma reflexão a cerca daquilo. Uma coisa muito comum nesses vídeos de psicologia são as pessoas que se auto diagnosticam, esquecendo que a psicologia e extremamente complexa e cada pessoa é um caso diferente. Outro exemplo é nos vídeos de crime, onde as pessoas acusam sem nem pensar duas vezes nas possibilidades. E quando a verdade é dita, apenas os bonzinhos mostram a cara.
Tens razão, eu fui um cara introvertido durante muito tempo, principalmente devido a um complexo doentio de inferioridade. Depois de ir ás causas disso, melhorei a minha autoestima e passei a me comunicar melhor com as pessoas e passei a ser extrovertido. Até escrevi um livro sobre autoestima e vim a atuar como psicoterapeuta e palestrante motivando outras pessoas a vencerem seus desconfortos emocionais e comportamentais... Tenho até um canal no RUclips onde compartilho meus pensamentos e reflexões sobre variados assuntos comportamentais...
*Odeio rótulos! Colaram tantos em mim na minha infância e na minha adolescência, que estou com 34 anos a ainda não acabei de descolar todos. As pessoas devariam se olhar mais no espelho antes de sair por aí etiquetando os outros...*
Você está muito preocupado com os outros. Por que tem a preocupação em descolar seus rótulos. Eu estou pouco me fud. para rótulos que me colocam, talvez seja por isso ué não pega nenhum. Mas sempre tentaram.
Impossível, por enquanto, somos educados, quase que a totalidade da humanidade, a pensar de forma binária: certo ou errado, bom ou ruim, verdade ou mentira, deus ou diabo etc. Essa estrutura nos obriga a classificar tudo que está a nossa volta, caso contrário, não teremos noção de como devemos nos comportar ou parâmetros para entender as coisas. Quando pudermos entender que entre o preto e o branco pode haver centenas de tons de cinza, talvez ai paremos de rotular e de nos rotular.
Eu sou super social, falante e nada tímida e sou introvertida. Apesar de gostar de estar entre pessoas, preciso sempre de tempos sozinha para me reequilibrar. E se precisar passar maiores períodos sozinha também adoro.
AMO essa série de vídeos tratando da ciência de forma que ao mesmo tempo curiosa, é também informativa e clara, objetiva. As reportagens da Camila são muito todas, fora as reportagens da brasileira que é correspondente da Inglaterra (me fugiu o nome dela), e de muitos outros. A BBC faz reportagens como elas deveriam ser. Vcs são foda ❤️
@@patricialuz9150 UFJF e outra em Juiz de fora, que esqueci o nome,conheço pessoas que tinham professores que ridicularizavam o Jung. Um chegou a falar que ele era louco... Pagavam pau pro Freud
Não é dela. Ela apenas a apresentou. O roteiro foi escrito Rodrigo Pinto. As pessoas que vemos em videos da BBC normalmente apenas apresentam roteiros escritos por outras pessoas.
Deixa eu corrigir meu elogio, por causa dos chatos de plantão (até pra elogiar as pessoas sentem necessidade de "corrigir" as outras): Parabéns pela forma que apresenta as reportagens, Camilla. Adoro a forma como você e a BBC fazem jornalismo.
Camilas Veras Mora é intelectual civilizadora que revoluciona e salva a humanidade, com seu conhecimento universal profundo, vivência ampla, e sotaque de índio tupinambá.
Muito bom vídeo. De fato, somos seres em constante mudança, nunca poderíamos simplesmente abraçar tais rótulos como se nos definissem absoluta e eternamente. Em verdade, frequentemente apresentamos comportamentos característicos tanto da introversão como da extroversão, e o ideal, na minha visão, é que encontremos o equilíbrio entre esses dois estados. É que saibamos conviver de forma saudável com boas companhias e também aproveitar nosso tempo sozinhos, refletindo sobre nós mesmos. Pensando nas tendências globais contemporâneas, um comportamento muito disseminado na sociedade é a interação social incessante, principalmente entre a juventude, a exemplo das festas e dos encontros de grupos sociais específicos, que supervalorizam a coletividade e acabam por negligenciar a individualidade. Nesse contexto, facilmente esquecemos da importância de termos momentos de solidão em nosso cotidiano, e terminamos sobrecarregados mental e emocionalmente. Esse é um aspecto da sociabilidade humana que Schopenhauer criticou, e ele destacava para nós o valor e o benefício do tempo para si mesmo, e como investir nesse tempo é essencial para melhor nos conhecermos, pensarmos sobre nossa vida e desenvolvermos nosso bem-estar. Meu conselho para as pessoas que estão lendo este comentário é o mesmo que o filósofo deixou para nós nos seus escritos: aproveitem o tempo de vocês com boas pessoas, e não deixem de dedicar momentos especiais para vocês mesmos, de se valorizar e de fazer o que amam. Em poucas palavras, sejam felizes aqui e agora, no presente, porque a felicidade está apenas esperando.
Com certeza. Jung foi um gênio, excelente pesquisador da mente. A propósito, já li em livros de outros psiquiatras o uso do termo arquétipo de forma completamente diversa
No RH da empresa que trabalho ouço e vejo inúmeras vezes as analistas de recrutamento dizendo que não contratam pessoas introvertidas, pois demoram para interagir, demoram agir e são frias, ou seja, ainda hoje muitos acham que ser introvertido é ser tímido ou incapaz. Qualquer candidato que fale que é introvertido numa entrevista de emprego tem uma grande chance de ser reprovado pelo sua personalidade.
Muito bacana! As pessoas costumam confundir muito introversão com timidez e isso tem que ser corrigido. Mas além da "atitude" (extroversão e introversão) existem também as preferências cognitivas que, na tipologia de Jung, definem a personalidade: intuição, sensação, sentimento e pensamento. Na teoria cada pessoa possui uma preferência cognitiva associada a uma das atitudes. É daí que Jung definiu os tipos piscológicos (ex: o tipo "intuição extrovertida", "pensamento introvertido" e assim por diante). Esse assunto é maravilhoso.
Como uma INTJ-T eu já passei por situações bem chatas, ouvi frases do tipo “tu não fala muito” ou a mais narcisista de todas “gosto de gente que fala”. Não sabendo eles que’u apenas não tenho interesse em conversar com qualquer pessoa, conheci pessoas “extrovertidas” que falavam demais e sempre se metiam em confusões por falarem demais. Pra mim é assim, introvertido fala o que é necessário com determinadas pessoas, não tem nada de patologia psiquiátrica, somos muito comunicativos com quem realmente interessa. :)
Por exemplo, uma profissão que jamais sonhei era ser professor apesar de ter brincado na minha infância. Rsrsrs. Eu fingia ser professor, recortava jornais, fingia ser as provas dos meus alunos e corrigia cada recorte dando notas. Eu realmente fiz isso. Anos mais tarde, uma prima me convidou pra dar aulas de Francês. Rsrsrs. Não sou fluente em Francês, mas a escola estadual estava sem professor por causa de um professor que sofreu AVC. Então ela, como vice-diretora, me procurou e insistiu para eu fosse o professor substituto. Fui com a cara e coragem, ainda mais porque eu tenho complexo por causa da minha voz (sofri muita gozação das pessoas e até hoje sofro). Até hoje tenho vergonha de abrir a boca pra falar em público. Já fiz alguns discursos para uma audiência de 30 a 40 pessoas. Tenho medo de assumir cargos de liderança. Gostei do vídeo. Muito bom!!!
Não gosto de ficar sozinha, mas não gosto de ter muita gente comigo. Pra mim, 2 ou 3 pessoas que me ouve bem está bom demais! compartilhamos a mesma ideia e não me preocupo se machuquei todo mundo com minhas idéias, aliás: menos é mais!
Adoro esse tipo de conteúdo, vídeo e apresentação incríveis, sou super entusiasta da psicologia, poderiam trazer mais vídeos nesse formato, falando também de outros teóricos como Freud e Lacan!
Essa menina é um amor, transforma qualquer assunto em algo gostoso de ouvir. Existem pessoas que são criadas para fazer algo, ela foi feita pra este quadro. Que a BBC a conserve, pois esses vídeos já são a cara dela. Se demitirem ela vai ter protesto 😘😁😂 É só um aviso 😎😁💓😀😘😂
Aposto na Grafologia porque é abrangente, separa cada tendência do indivíduo para explicar o todo. Sim, as pessoas mudam, entendendo suas tendências a pessoa pode fazer modificações ou curtir mais quem ela é. Felicidades!
Realmente sou introvertido. A descrição que deu foi bem precisa pela minha preferencia. Agora amei a forma que fez a finalização muito criativa e hilária. Eu na adolescência era tímido, mas como acabei trabalhando como vendedor, a timidez se foi. Mas a melhor coisa foi ter tempo para mim, como todo bom introvertido. E isso só aconteceu com a velhice, hoje com 70 anos me conheço mais e me aceito mais que é o mais importante. Mas um ótimo trabalho feito por vocês parabéns. Apesar de poder ser expansivo, prefiro a introspecção.
Sou introvertido por uma necessidade e não por querer Esse mundo está cheio de gente ignorante, traíra e violenta, então o melhor a fazer é tentar ficar longe dessas pessoas.
O melhor a fazer, é, também, tentar encontrar o equilíbrio por ambientes. Nem todos os ambientes exigem da gente as mesmas posturas e armaduras! Um abraço, parceiro!
Tenho tendência a pensar parecido com você, Luciano. Porém esse caminho só traz solidão. O ser humano precisa se relacionar e precisamos ajudar e ser ajudado. Vão aparecer pessoas com péssimo caráter, mas é só aprender a lidar com elas e não cair nas armadilhas.
@@poesiaepadecoisa9795 É exatamente por não deixar o comportamento dos outros me influenciar que eu evito contato, na maioria das vezes. Se eu não posso mudar quem elas são, o que devo fazer? Apenas me afastar. Não sou anti-social, apenas gosto de estar em um ambiente sem falsidade, ignorância ou violência, o que está cada dia mais difícil.
@@S21853 Muitas pessoas extrovertidas acabam entrando na depressão justamente por forçar um tipo de personalidade que não é a sua e no fim, não sobra nada de original. Muitas pessoas estão curtindo festas, tentando manter um padrão de vida que não condiz sua sua personalidade ou condição, apenas pra impressionar outros e depois percebem que é apenas mais um falso e egoísta, que vive em prol dos outros. Eu não sou anti-social e sou feliz da maneira que vivo, pois faço o que quero, sem pensar nas opiniões alheias. Ainda tenho muitos amigos e converso sobre assuntos variados, mas já deixei muitas amizades de lado que só traziam estresse e revolta. Não escolhi me afastar do mundo, escolhi apenas selecionar os bons amigos.
3 года назад+1
Gente obrigado pelo vídeo. Isso é formação e informação, uma maneira excelente de educar é se conhecer e o vídeo faz isso de maneira excepcional.
Não sou da área da psicologia mas tenho muito interesse. Camila sua didática me ajudou a entender o que é a sombra, estou lendo o livro o Homem e seus símbolos e com sua explicação meu campo de visão ampliou e ajudou a entender melhor a obra! Parabéns pelo belo e competente trabalho!!!
Excelente explicação, somente acrescentaria que com o desenvolvimento e maturidade da personalidade não se muda o tipo básico associado a consciência, mas o trânsito entre as polaridades se torna mais eficiente e proveitoso. Realmente a tipologia não cria um rótulo, visto que a psique é dinâmica e não só a sombra fica em contato com a atitude oposta mas todo o inconsciente se expressara via esta atitude oposta da consciência. Parabéns!
@@mestreviniciusmesatenistab588 Ele foi sim um grande líder, levantou o espírito de uma nação derrotada, a economia nacional, carismático... Mas infelizmente fez o que fez
Legal a reportagem! Eu sou os dois, fico feliz quanto estou sozinha, mas também fico feliz em estar acompanhada por pessoas, quando pequena era muito mais extrovertida mas meu comportamento não era algo aceitável, diziam que eu era arteira, na verdade eu era feliz. Quando me tornei adolescente resolvi me concentrar no meu interior e fiquei um pouco mais introvertida, como adulta posso muito bem sair de um e ir para o outro dependendo da situação. Dizem que todo geminiano é assim😁, não sei se é verdade.
Um líder introvertido pode gerar uma certa imagem de confiança, dada a seriedade que emprega para resolver as questões laborais que se lhe presentem más também pode transmitir insegurança se não é enérgico
@@tiagohi1138 estou expondo a imagem externa que pode ser percebida pelo interlocutor. Um líder extrovertido muitas vezes chega a ser eloqüente e essa eloquência não sempre é sinal de positividade
Carl foi um grande amante da Astrologia e a definiu como a primeira manifestação da psicologia e dos estudos da personalidade humana. Na Astrologia, os introvertidos são os signos femininos, yin, e os extrovertidos são os signos masculinos, yang.
Quando consegui uma vaga de professora de inglês, eu - e muitas pessoas ao meu redor - não acreditei que iria conseguir pq sou introvertida. Hoje, me dou muito bem no meu trabalho e justamente por ser uma boa ouvinte meus alunos se dão muito bem comigo!
Sou muito sozinha porque gosto. Mas também saio. Me divirto. Não gosto de conversas vazias, sem sentido. Falar do outro, comentar redes sociais, eu não faço....
Eu não conhecia Jung, nunca tive interesse em procurar conhecê-lo, mas a 3 anos atrás, após a era Map of the Soul do BTS procurei conhecê-lo mais, no inicio apenas para compreender um pouco das músicas, e hoje pq gosto.
4:00 Que vídeo incrível! Realmente, somos fascinados por rótulos. E como isso nos prejudica, não é mesmo?! Não podemos mudar de opinião, de profissão, de faculdade, de postura diante da vida, que as pessoas ao redor julgam: "Mas o que está acontecendo?" A vida está acontecendo! E com ela, as mudanças. É a metamorfose ambulante do Raul Seixas.
Preferiro a teoria de adleriana,está e não está muito próximo dos outros para evitar atrito,se você se aproximar muito de algo com sede (excitado) de atenção pode se chocar e terminar em quebrar para um objetivo inanimado ou para relações pessoais em discussão! Resumindo:fale oi,thau e obrigado! PS: E sim estamos vivendo uma era de frieza robótica mas sempre com muita paz!
Na infância e adolecência, minhas características extrovertidas afloravam, em grande parte, por conta de certas privações e pouca liberdade, em comparação a outros colegas e amigos. Há cerca de seis anos atrás(agora "de maior"), dps a primeira facul, morando fora e tendo bem mais liberdade, fui me descobrindo cada vez mais introvertido, enquanto alguém que gosta de sair, de programas em grupos, mas que se sente muito bem com a própria companhia, independentemente de onde estiver. Enfim, assim como me sinto bem hoje em dia, também tive bons momentos no passado. Não deve se tratar de estereótipos e suas significações, somente, mas de se conhecer e valorizar a tragetória e quem é hoje.
"Ninguém é puramente extrovertido ou puramente introvertido, ou estaria confinado em algum manicômio". (Carl Jung)
Alternamos esses estados, naturalmente.
Sim!!
Vdd.
então eu fugi de algum ou ainda não acharam ahhaha
correto
Crítica? Nenhuma, matéria excelente como sempre, fugindo do óbvio. Parabéns e grato, Camila e BBC.
Ué , mas elogio tbm é crítica
@@yurie4337 kkkkk
@@yurie4337 Caramba
Obrigada, Arnaldo! Que bom que você e tantos outros curtiram!
@@yurie4337 , touché...
Eu sou introvertido, mas nunca entendi por que as pessoas veem isso como timidez ou sentir-se reprimido e inseguro. Quando necessário, dou um pulo ali na extroversão! Vida que segue e muito obrigado, Camila e Carl Jung!
Idem! E ainda pessoas desse tipo são chamadas de antipática ou sonsa. Aff
Introversao e timidez embora possam se parecer não são a mesma coisa. Introversao e maior atenção focada no mundo interno de pensamentos e impressoes; timidez é o medo da avaliação e rejeição do outro.
Seja inteligente
@@reginaldoreis1856 inteligente e afetivo, mente e coração juntos com o corpo.
Eu tbm. Eu sou introvertida mas não tenho medo de falar em público qnd é preciso nem de interagir. As pessoas tem que parar de confundi introversão com timidez
Eu sou Introvertido, o que mais me incomoda é as pessoas acharem que estou doente, pelo simples fato de não gostar de ir a uma festa ou o bar da esquina e beber ate cair. Ou me perguntam se sou da "igreja".Náo entra na cabeça das pessoas o fato de eu não querer e não gostar de estar nesses ambientes.
Ou acharem que você tem depressão 😆
Kkkk tbm n tô de beber, por mais q gosto de festas e até bebo bastante, me encontrei mto com a maconha, q é bem mais leve, e não tem nenhum dos efeitos maléficos do álcool, literalmente depois do primeiro trago a proibição deixa de fazer sentido(na vdd já nem fazia antes)
@Jj Trindade Exatamente. Ou ser considerad@ anti-social...
Eu me comunico bem mas sou julgado por falar pouco kk
Já várias vezes pensaram e perguntaram se sou da igreja só por ter o jeito reservado e quieto na minha KKKKKK
“‘Nosso fascínio por rótulos pode nos impedir de ver que podemos mudar e crescer” 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sugestão de leituras.
Psicologia analitica:
Jung o mapa da alma, Murray Stern
Jung vida e obra, Nise da Silveira.
Sobre tipologia:
A tipologia de Jung, VonFranz - cultrix.
Tipos de personalidade, Daryl Sharp - Cultrix.
Tipos a diversidade humana, Zacharias- vetor.
Simplificando os tipos psicológicos de jung, Zacharias- Sattva.
Quando descobri que sou introvertida, respeitei meus limites e passei a ser mais feliz.
Eu tb. Qd a gente identifica nossos limites a vida fica muito mais fácil e tudo flui melhor. Não dá pra nós forçar a ser algo que não somos.
Verdade. Mas ser introvertida já me submeteu muitas vezes a julgamentos, principalmente por ter uma mãe extrovertida ao máximo e não ser tão "sociável" quanto ela. Com o tempo consegui fazer as pessoas me entenderem que na maioria das vezes eu prefiro um ambiente mais íntimo e com poucas pessoas que uma balada, assim comecei a dar mais prioridade a encontrar amigos de forma individual que coletiva.
nossa, eu já tive que passar por uma crise de aceitação pra entender que não é pra mim certas situações e ambientes 😂 já me julguei MUITO por não gostar de festas, baladas, bebidas, de sair com vários amigos para lugares diferentes. Não é minha praia. Eu chego a passar mal se tenho que ir para esses eventos, o barulho me dá dor de cabeça, a muvuca me deixa irritada, escutar várias pessoas falando ao mesmo tempo me deixa tonta, sério, não da kkkk mas eu gosto de sair com meus amigos, mas não sempre e não pra todo lugar kkkk
@@kamillab9450 já passei muito por isso tb, tentava me socializar fazendo um esforço enorme e sempre me sentia esquisito, qd a ficha caiu que não curto isso passei a ser mais feliz
@@Daniel-wx3qn exatamente mano, aconteceu comigo, sempre fui julgado por ser "esquisito" na escola, com 18 e 19 anos tentei ser diferente, animado, festeiro e tals, só tive sofrimento, ansiedade e depressão, até hoje tem filmagens das "cagadas" que fiz, tipo bebendo, dançando e passando mau, eu vivia na depressão, depois que comecei a me aceitar como um homem que prefere ficar sozinho, comecei a ficar extrovertido naturalmente em momentos críticos, com no trabalho por exemplo!
Que demais! Eu sempre fiquei incomodada sobre como a introversão é entendida como um defeito.
Sim, é muito isso.
Na infância e adolecência, minhas características extrovertidas afloravam, em grande parte, por conta de certas privações e pouca liberdade, em comparação a outros colegas e amigos.
Há cerca de seis anos atrás(agora "de maior"), dps a primeira facul, morando fora e tendo bem mais liberdade, fui me identificando mais como introvertido, enquanto alguém que gosta de sair, de programas em grupos, mas que se sente muito bem com a própria companhia, independentemente de onde estiver.
Enfim, assim como me sinto bem hoje em dia, também tive bons momentos no passado. Não deve se tratar de estereótipos e suas significações, somente, mas de se conhecer e valorizar a tragetória e quem é hoje.
Mulé tem que cer introvertida mermo pois extrovertida são barraqueira.
Mulher não presta pra ser chefe ou patroa, ainda mais brasileira
Só mulher gringa serve pra ser patroa já dizia minha querida mãe e minhas primas dizem o mesmo.
➕ Mises
➖ Marx
@@andersonlimacanella2346 kkkk
@@andersonlimacanella2346 fala isso adolf hitler da oitava dimensão
@@oxines6979 Euem...😨
nada a ver
Muito bom! Poderia fazer mais vídeos trazendo mais aspectos da psicologia analítica de Jung? 👏🏻😊
Recomendo o canal "casa do saber". Têm conteúdos ótimos e com especialistas em Jung.
“Psicologia Analítica” não é psicologia, é psicanalise e é charlatanismo. Praticamente todas as teorias de Jung foram desmentidas por experimentos científicos, incluindo o pensamento dele sobre personalidades. Mas Jung queria um termo que tivesse ar de científico, daí o psicologia analítica.
@@tradutorescontraanovadirei3115 Me perdoe, mas a tua visão é muito radical. Psicologia não é uma ciência com uma exatidão tão matemática assim, veja que para isso tem inúmeras escolas, como Lacan que acho tudo dele uma loucura, mas a neo linguística surge de alguma forma da teoria dele. Agora querer aparecer por criticar um cara que falou do inconsciente coletivo que foi o que chegou mais perto da espiritualidade e Freud não quis se comprometer com a reencarnação quando faz a analise pelo passado, demonstra ainda que somos muito ignorantes das realidade do universo e por pior que possa parecer, de nós mesmos, Você não gostar de Jung, acho válido, mas uma critica tão estupida como essa, acho ser muito arrogante para poder opinar sobre terapia, psicanalise ou psicologia.
O termo psicologia analítica foi atribuído por Jung a sua teoria pra diferenciar da psicanálise de Freud. Tanto uma como outra não partem de métodos experimentais controlados como a TCC ou neurociências, embora tenham pontes sendo construídas atualmente. A psicologia dinâmica utiliza o método fenomenológico para compreender o evento psíquico e sua prática investigativa é clínica. É vale acrescentar que não só a ciência compreende, desenvolve e proporciona saúde; também a filosofia, a arte e a religiosidade.
@@jorgezacharias4447 bem colocado. 👍
Amo ficar quieta, não sou de procurar, ligar pra ninguém. Mas tenho família e filhos então não é fácil ter dias assim. Não sou tímida, nunca fui. Sou bem comunicativa mas prefiro a quietude. Odeio lugares com muito barulho, cheio de luz, etc.
Sou bem parecida contigo
Ou seja, você deve gostar de paz........
querida como o próprio Jung diz, um equilíbrio entre o introvertido e extrovertido é o ideal. Na verdade o primeiro a falar em equilíbrio foi Buda, assim sempre que estiver de um lado da corda, ou abscissa, esteja certa, TU TÁ ERRADA, COMO O BOLSONARO E O PETISTAS. Ditadura é o extremo de qualquer corda.
@@wanderleyp.ligero7779 Não entendi o quê a política tem haver com a resposta. Mas ok.
@@carolina_salgueiro Oque quis dizer, foi como um exemplo e não uma questão politica. No caso do Bolsonaro ele se encontra em um lado da corda e o Petismo no outro lado, mesmo em politica há a necessidade do equilíbrio de forças para que tudo se torne harmônico, por isso democracia, apesar de ser um governo da maioria, mas como existem forças contrárias isso leva ao equilíbrio. No caso da ditadura a visão é única e a classe rejeitada sempre será a massacrada ou a vilipendiada, como a escravidão que levou um ser humano a ser dono de outro e obrigado a se submeter ao julgo desse. E veja que a escravidão é uma questão mundial e não necessária mente brasileira. A politica ela é muita rica para mostrar os defeitos humanos, pois é o jogo de interesse que marca essa realidade e assim você vê absurdos como a imunização de rebanho ser levantada onde milhares irão morrer sem chance alguma de questionar se ele realmente chegou no fim de sua vida de desenvolvimento ou não e assim é eliminado por um vírus mortal onde ele não tem como se defender, pois o seu sistema imunológico é frágil para suportar a doença. Isso demonstra nitidamente que não se trata de uma fatalidade da natureza, mas um irresponsabilidade de um governante que optou pela politica de disseminação de vidas para resolver o problema previdenciário e de desemprego, pois até que a população possa se aperfeiçoar e sair do chão de fábrica para se conseguir empregos com mais estrutura e não apenas braçal que irá ficar por conta dos robôs, leva um tempo enorme e com a falência do ensino seja pela baixa qualidade ou pela ausência da aula presencial, onde 25% da população não tem contato com aa internet, matar a população é o investimento mais barato que esse governo pode fazer para solucionar a educação e a saúde, além do desemprego e a aposentadoria, isso do setor privado, já que o estatal continua consumindo tudo que se consegue produzir no país. Isso é uma extremo que estamos vivendo e assim achei que seria mais claro mostrar os extremos políticos que estamos vivendo como algo perverso e deletério, e no seu caso como você vive entre o os extremos quer dizer em equilíbrio pode ter uma ótima vida sabendo sair das dificuldades que a vida apresenta a todos nós, pois viver é aprendizado e ter serenidade para pensar e encontrar o caminho é o melhor jeito de superá-las. Desculpe se aumentei muito a explicação. Tenha uma bom dia ou um final de dia.
Quando estou sozinho sou introvertido e feliz, quando estou com outras pessoas sou extrovertido e feliz também.
Legal! Você encontrou equilíbrio na vida. Parabéns!
Kkkkkkkkkkkkkkkkk até parece
Ambivertido, se não me engano é esse o nome
Vc , atingiu o processo de inviduação: ser pleno de suas potencialidades, segundo Jung
Somos dois então.
Profissional demais e muito competente Camila
Muito legal.
Indico o livro: "o mapa da alma"
.
Esse livro é excelente!! Melhor livro de entrada para entender a psicologia analítica. Do autor Murray Stein.
Se vc tem 1 hora pra conversar com a pessoa que vc tanto ama, 1h se torna 10 minutos.
Se vc tem 10 minutos pra conversar com a pessoa que vc odeia, 10 minutos se torna uma eternidade.
(Albert Einstein)
Manter distância das pessoas evita muitos problemas 😴
Mas são pessoas que resolvem seus problemas também.
Difícil alguém plantar o próprio arroz, e até mesmo sua internet outras pessoas estão envolvidas.. não só na disponibilização mas na produção do vídeo. Eu diria que manter a proximidade adequada faz a vida mais leve, mais fácil.
Resumindo: todos nós temos nossos momentos de introversão e de extroversão
Parabéns BBC! Vocês fazem o melhor jornalismo desse pais.
Como psicólogo Junguiano, eu aprovei o vídeo! Os conceitos da Psicologia Analítica são realmente muito mal interpretados pelo público leigo, por isso sempre a emenda pode sair pior que o soneto. Mas no caso aqui, está ok mesmo sendo ainda superficial a conceituação de introversão e extroversão...
@dudafly4689 superficial e tendenciosa, Jung estaria se revirando no túmulo 😅
Um dos problemas da internet ê que muita gente critica o que nao entende ou o que nao tem a mínima noção...
Verdade. As vezes você vê os comentários cheios de pessoas com comentários sem filtro, sem antes fazer uma reflexão a cerca daquilo.
Uma coisa muito comum nesses vídeos de psicologia são as pessoas que se auto diagnosticam, esquecendo que a psicologia e extremamente complexa e cada pessoa é um caso diferente.
Outro exemplo é nos vídeos de crime, onde as pessoas acusam sem nem pensar duas vezes nas possibilidades. E quando a verdade é dita, apenas os bonzinhos mostram a cara.
Tens razão, eu fui um cara introvertido durante muito tempo, principalmente devido a um complexo doentio de inferioridade. Depois de ir ás causas disso, melhorei a minha autoestima e passei a me comunicar melhor com as pessoas e passei a ser extrovertido. Até escrevi um livro sobre autoestima e vim a atuar como psicoterapeuta e palestrante motivando outras pessoas a vencerem seus desconfortos emocionais e comportamentais... Tenho até um canal no RUclips onde compartilho meus pensamentos e reflexões sobre variados assuntos comportamentais...
Seria ótimo se fizessem uma série de vídeos sobre os conceitos de Jung :)
*Odeio rótulos! Colaram tantos em mim na minha infância e na minha adolescência, que estou com 34 anos a ainda não acabei de descolar todos. As pessoas devariam se olhar mais no espelho antes de sair por aí etiquetando os outros...*
Você está muito preocupado com os outros.
Por que tem a preocupação em descolar seus rótulos.
Eu estou pouco me fud. para rótulos que me colocam, talvez seja por isso ué não pega nenhum. Mas sempre tentaram.
@@pauloarkana kkkkk
Pobre Opala :(
@@fabianoopadeiro5210agora eu já não ligo tanto assim. Mas quem sofreu bulling na adolescência não esquece fácil...
Impossível, por enquanto, somos educados, quase que a totalidade da humanidade, a pensar de forma binária: certo ou errado, bom ou ruim, verdade ou mentira, deus ou diabo etc. Essa estrutura nos obriga a classificar tudo que está a nossa volta, caso contrário, não teremos noção de como devemos nos comportar ou parâmetros para entender as coisas. Quando pudermos entender que entre o preto e o branco pode haver centenas de tons de cinza, talvez ai paremos de rotular e de nos rotular.
Como estudante de psicologia e amante da BBC News, me senti maravilhada com esse vídeo. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Eu sou super social, falante e nada tímida e sou introvertida. Apesar de gostar de estar entre pessoas, preciso sempre de tempos sozinha para me reequilibrar. E se precisar passar maiores períodos sozinha também adoro.
Ser essa mulher fizer um canal eu acompanharia tudo. Adoro ela.
Sou extrovertida qdo estou no meio de pessoas, sou falante.. exponho as minhas idéias...mas....amo minha companhia e adoro a solitude...
A BBC faz esses vídeos sem viés e com maestria, parabéns!
AMO essa série de vídeos tratando da ciência de forma que ao mesmo tempo curiosa, é também informativa e clara, objetiva. As reportagens da Camila são muito todas, fora as reportagens da brasileira que é correspondente da Inglaterra (me fugiu o nome dela), e de muitos outros. A BBC faz reportagens como elas deveriam ser. Vcs são foda ❤️
Coitado,tem faculdade de psicologia que fala até mal dele... Amo !!
Qual é a faculdade por gentileza?
Sério?!!
@@patricialuz9150 UFJF e outra em Juiz de fora, que esqueci o nome,conheço pessoas que tinham professores que ridicularizavam o Jung. Um chegou a falar que ele era louco... Pagavam pau pro Freud
São algumas pessoas que não estudam. Falam sem estudar
Acho que as gerações atuais e vindouras deveriam rever conceitos e autores, afinal estamos em 2021 e toda essa psicanálise nasceu em outro século.
Adoro suas reportagens, Camilla
Não é dela. Ela apenas a apresentou. O roteiro foi escrito Rodrigo Pinto. As pessoas que vemos em videos da BBC normalmente apenas apresentam roteiros escritos por outras pessoas.
@@7PIPOCA Cara, tu entendeu. Para de ser chato! (ಠ_ಠ)
Gente, é toda uma equipe por trás. Parabéns a BBC 👏
Deixa eu corrigir meu elogio, por causa dos chatos de plantão (até pra elogiar as pessoas sentem necessidade de "corrigir" as outras): Parabéns pela forma que apresenta as reportagens, Camilla. Adoro a forma como você e a BBC fazem jornalismo.
Camilas Veras Mora é intelectual civilizadora que revoluciona e salva a humanidade, com seu conhecimento universal profundo, vivência ampla, e sotaque de índio tupinambá.
A minha crítica é que durou pouco, um assunto tão interessante como esse, merecia mais ou menos uns 30 min. E adorei o seu senso de humor
Muito bom vídeo. De fato, somos seres em constante mudança, nunca poderíamos simplesmente abraçar tais rótulos como se nos definissem absoluta e eternamente. Em verdade, frequentemente apresentamos comportamentos característicos tanto da introversão como da extroversão, e o ideal, na minha visão, é que encontremos o equilíbrio entre esses dois estados. É que saibamos conviver de forma saudável com boas companhias e também aproveitar nosso tempo sozinhos, refletindo sobre nós mesmos. Pensando nas tendências globais contemporâneas, um comportamento muito disseminado na sociedade é a interação social incessante, principalmente entre a juventude, a exemplo das festas e dos encontros de grupos sociais específicos, que supervalorizam a coletividade e acabam por negligenciar a individualidade. Nesse contexto, facilmente esquecemos da importância de termos momentos de solidão em nosso cotidiano, e terminamos sobrecarregados mental e emocionalmente. Esse é um aspecto da sociabilidade humana que Schopenhauer criticou, e ele destacava para nós o valor e o benefício do tempo para si mesmo, e como investir nesse tempo é essencial para melhor nos conhecermos, pensarmos sobre nossa vida e desenvolvermos nosso bem-estar. Meu conselho para as pessoas que estão lendo este comentário é o mesmo que o filósofo deixou para nós nos seus escritos: aproveitem o tempo de vocês com boas pessoas, e não deixem de dedicar momentos especiais para vocês mesmos, de se valorizar e de fazer o que amam. Em poucas palavras, sejam felizes aqui e agora, no presente, porque a felicidade está apenas esperando.
A Camila atravessa da fofura a seriedade de forma muito leve.
Parabéns a toda equipe da BBC news.
Camila é simplesmente INCRÍVEL!!!
Com certeza. Jung foi um gênio, excelente pesquisador da mente. A propósito, já li em livros de outros psiquiatras o uso do termo arquétipo de forma completamente diversa
A Camila tá se tornando sinônimo de coisa boa! Bravo bbc Brasil
No RH da empresa que trabalho ouço e vejo inúmeras vezes as analistas de recrutamento dizendo que não contratam pessoas introvertidas, pois demoram para interagir, demoram agir e são frias, ou seja, ainda hoje muitos acham que ser introvertido é ser tímido ou incapaz. Qualquer candidato que fale que é introvertido numa entrevista de emprego tem uma grande chance de ser reprovado pelo sua personalidade.
Fato!
Além do mais em país como o nosso que "obriga" todo a mundo a ser extrovertido. Dizem "faz parte de ser brasileiro".
@@Rafael77996
Até os próprios psicólogos de RH tem preconceito com introvertidos ou talvez seja por ordem do RH, por isso, acabam perdendo talentos.
Pois é, quanta ignorância
Muito bacana! As pessoas costumam confundir muito introversão com timidez e isso tem que ser corrigido.
Mas além da "atitude" (extroversão e introversão) existem também as preferências cognitivas que, na tipologia de Jung, definem a personalidade: intuição, sensação, sentimento e pensamento.
Na teoria cada pessoa possui uma preferência cognitiva associada a uma das atitudes. É daí que Jung definiu os tipos piscológicos (ex: o tipo "intuição extrovertida", "pensamento introvertido" e assim por diante). Esse assunto é maravilhoso.
Como uma INTJ-T eu já passei por situações bem chatas, ouvi frases do tipo “tu não fala muito” ou a mais narcisista de todas “gosto de gente que fala”. Não sabendo eles que’u apenas não tenho interesse em conversar com qualquer pessoa, conheci pessoas “extrovertidas” que falavam demais e sempre se metiam em confusões por falarem demais. Pra mim é assim, introvertido fala o que é necessário com determinadas pessoas, não tem nada de patologia psiquiátrica, somos muito comunicativos com quem realmente interessa. :)
Por exemplo, uma profissão que jamais sonhei era ser professor apesar de ter brincado na minha infância. Rsrsrs. Eu fingia ser professor, recortava jornais, fingia ser as provas dos meus alunos e corrigia cada recorte dando notas. Eu realmente fiz isso. Anos mais tarde, uma prima me convidou pra dar aulas de Francês. Rsrsrs. Não sou fluente em Francês, mas a escola estadual estava sem professor por causa de um professor que sofreu AVC. Então ela, como vice-diretora, me procurou e insistiu para eu fosse o professor substituto. Fui com a cara e coragem, ainda mais porque eu tenho complexo por causa da minha voz (sofri muita gozação das pessoas e até hoje sofro). Até hoje tenho vergonha de abrir a boca pra falar em público. Já fiz alguns discursos para uma audiência de 30 a 40 pessoas. Tenho medo de assumir cargos de liderança. Gostei do vídeo. Muito bom!!!
Sou muito introvertido, mas confesso que você é muito charmosa e amo suas matérias.🙈
Camila é a melhor jornalismo da BBC
Excelente desmistificação da introversão e desglorificação da extroversão.🌹
Não gosto de ficar sozinha, mas não gosto de ter muita gente comigo. Pra mim, 2 ou 3 pessoas que me ouve bem está bom demais! compartilhamos a mesma ideia e não me preocupo se machuquei todo mundo com minhas idéias, aliás: menos é mais!
Camila sempre didática!!!
Bom exemplo para sintetizar os conceitos ao final do vídeo!!!😁
Equilíbrio ( harmonia ) é essencial. Tudo o que excede na vida, é resto.
Sugestões pro futuro:
- Efeito Forer e Astrologia;
-'Superstições e as Pombas de Skinner.
Grato pelo vídeo!
Que reportagem boa, uma lição da BBC que a cultura pode melhorar o mundo! Parabéns 👏🏼 admiro muito o trabalho dessa repórter!
adoro oa vídeos da BBC e da Camila, conteúdos muito interessantes e passados de forma didática pra todos (:
Uma visão de sentido totalmente diferenciada do que a sociedade em si toma como certa hoje, matéria impecável.
Adoro esse tipo de conteúdo, vídeo e apresentação incríveis, sou super entusiasta da psicologia, poderiam trazer mais vídeos nesse formato, falando também de outros teóricos como Freud e Lacan!
Conheci a vinícola belíssima "Carl Jung" em Rüdesheim am Main na Alemanha e agora descobri que ele é um psiquiatra, que demais! Adorei a matéria!
Parabéns! Materia perfeita! Faça mais sobre Carl. G. Jung!
Camila Veras Mota!! Simplesmente, a melhor de todas!!
Como não amar a Camila e as reportagens da BBC??? Todo dia me fazem aprender e refletir sobre uma coisa nova 🧐😁
a jornalista colocando em pratica a experimentação de uma atitude mais “extrovertida”!!! Adorei❤
Bom dia Camila, eu aprecio imensamente seus vídeos, são os melhores publicados pela BBC. Palavra de um introvertido convicto. Parabéns!
Essa menina é um amor, transforma qualquer assunto em algo gostoso de ouvir. Existem pessoas que são criadas para fazer algo, ela foi feita pra este quadro. Que a BBC a conserve, pois esses vídeos já são a cara dela. Se demitirem ela vai ter protesto 😘😁😂 É só um aviso 😎😁💓😀😘😂
Bom dia parabéns Camila ótima reportagem há sempre uma vantagem mas tem que ter um controle em ambas situação
Seja vídeos longos ou curtos sobre temas simples ou complexos, a Camila sempre arrasa! Parabéns a BBC News e todos os envolvidos...
Especialmente em tempos de dificuldade de compreensão de textos, discursos e de baixa capacidade de racionalizar...
Aposto na Grafologia porque é abrangente, separa cada tendência do indivíduo para explicar o todo. Sim, as pessoas mudam, entendendo suas tendências a pessoa pode fazer modificações ou curtir mais quem ela é. Felicidades!
Super concordo!! Otima materia!!👏
Realmente sou introvertido. A descrição que deu foi bem precisa pela minha preferencia. Agora amei a forma que fez a finalização muito criativa e hilária. Eu na adolescência era tímido, mas como acabei trabalhando como vendedor, a timidez se foi. Mas a melhor coisa foi ter tempo para mim, como todo bom introvertido. E isso só aconteceu com a velhice, hoje com 70 anos me conheço mais e me aceito mais que é o mais importante. Mas um ótimo trabalho feito por vocês parabéns. Apesar de poder ser expansivo, prefiro a introspecção.
Sou introvertido por uma necessidade e não por querer
Esse mundo está cheio de gente ignorante, traíra e violenta, então o melhor a fazer é tentar ficar longe dessas pessoas.
O melhor a fazer, é, também, tentar encontrar o equilíbrio por ambientes.
Nem todos os ambientes exigem da gente as mesmas posturas e armaduras!
Um abraço, parceiro!
Até quando vai deixar o comportamento dos outros definir quem você é, e como age? Pensa nisso! Lembra que tua vida é preciosa!😉
Tenho tendência a pensar parecido com você, Luciano. Porém esse caminho só traz solidão. O ser humano precisa se relacionar e precisamos ajudar e ser ajudado. Vão aparecer pessoas com péssimo caráter, mas é só aprender a lidar com elas e não cair nas armadilhas.
@@poesiaepadecoisa9795 É exatamente por não deixar o comportamento dos outros me influenciar que eu evito contato, na maioria das vezes.
Se eu não posso mudar quem elas são, o que devo fazer? Apenas me afastar.
Não sou anti-social, apenas gosto de estar em um ambiente sem falsidade, ignorância ou violência, o que está cada dia mais difícil.
@@S21853 Muitas pessoas extrovertidas acabam entrando na depressão justamente por forçar um tipo de personalidade que não é a sua e no fim, não sobra nada de original.
Muitas pessoas estão curtindo festas, tentando manter um padrão de vida que não condiz sua sua personalidade ou condição, apenas pra impressionar outros e depois percebem que é apenas mais um falso e egoísta, que vive em prol dos outros.
Eu não sou anti-social e sou feliz da maneira que vivo, pois faço o que quero, sem pensar nas opiniões alheias.
Ainda tenho muitos amigos e converso sobre assuntos variados, mas já deixei muitas amizades de lado que só traziam estresse e revolta. Não escolhi me afastar do mundo, escolhi apenas selecionar os bons amigos.
Gente obrigado pelo vídeo. Isso é formação e informação, uma maneira excelente de educar é se conhecer e o vídeo faz isso de maneira excepcional.
Existe alguma formação Online da Psicologia Junguiana? Alguém conhece?
IJEP também
Não sou da área da psicologia mas tenho muito interesse. Camila sua didática me ajudou a entender o que é a sombra, estou lendo o livro o Homem e seus símbolos e com sua explicação meu campo de visão ampliou e ajudou a entender melhor a obra! Parabéns pelo belo e competente trabalho!!!
Camila meu “tipo” Ela é top
Excelente explicação, somente acrescentaria que com o desenvolvimento e maturidade da personalidade não se muda o tipo básico associado a consciência, mas o trânsito entre as polaridades se torna mais eficiente e proveitoso. Realmente a tipologia não cria um rótulo, visto que a psique é dinâmica e não só a sombra fica em contato com a atitude oposta mas todo o inconsciente se expressara via esta atitude oposta da consciência. Parabéns!
Excelente vídeo 👏🏻👏🏻
Parabéns Camila V. Mota pelo texto. Belo Horizonte, MG
Um exemplo de que introvertidos podem ser bons lideres: Adolf Hitler era um introvertido.
Grande lider em kk belo exemplo
@@mestreviniciusmesatenistab588 Ele foi sim um grande líder, levantou o espírito de uma nação derrotada, a economia nacional, carismático... Mas infelizmente fez o que fez
Legal a reportagem! Eu sou os dois, fico feliz quanto estou sozinha, mas também fico feliz em estar acompanhada por pessoas, quando pequena era muito mais extrovertida mas meu comportamento não era algo aceitável, diziam que eu era arteira, na verdade eu era feliz. Quando me tornei adolescente resolvi me concentrar no meu interior e fiquei um pouco mais introvertida, como adulta posso muito bem sair de um e ir para o outro dependendo da situação. Dizem que todo geminiano é assim😁, não sei se é verdade.
Wooouu, conteúdo sensacional
Reportagem certeira. Me identifico como introvertido, e não desejo cargos elevados, mas me considero bom em ouvir e pensar.
Os segundos finais do vídeo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ela é pura simpatia!
Matéria perfeita. Parabéns a equipe BBC.
Um líder introvertido pode gerar uma certa imagem de confiança, dada a seriedade que emprega para resolver as questões laborais que se lhe presentem más também pode transmitir insegurança se não é enérgico
Mas aí não tem relação ser enérgico com introversão
@@tiagohi1138 estou expondo a imagem externa que pode ser percebida pelo interlocutor.
Um líder extrovertido muitas vezes chega a ser eloqüente e essa eloquência não sempre é sinal de positividade
o importante é conhecer a si mesmo
Carl foi um grande amante da Astrologia e a definiu como a primeira manifestação da psicologia e dos estudos da personalidade humana. Na Astrologia, os introvertidos são os signos femininos, yin, e os extrovertidos são os signos masculinos, yang.
Alguém mais fica na expectativa de assistir um vídeo da Camilla? A leitura e interpretação são excelentes! Parabéns!
A solução é Jesus Cristo como único e suficiente salvador e sua companhia no coração .
🙄😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Você é uma ótima profissional, muito inteligente e capacitada. Também parece ser uma pessoa muito carismática, agradável.
Excelente. Como dizia um tal Carl Rogers "O ser humanoné cheio de possibilidades".
Quando consegui uma vaga de professora de inglês, eu - e muitas pessoas ao meu redor - não acreditei que iria conseguir pq sou introvertida. Hoje, me dou muito bem no meu trabalho e justamente por ser uma boa ouvinte meus alunos se dão muito bem comigo!
"Uma árvore nunca terá galhos que alcançam os céus, se suas raízes não descerem até o inferno"....Já dizia...
Depende do momento ou situação
Gosto bastante das matérias da Camila. O jeito que ela explica é fora de sério!
Sou muito sozinha porque gosto. Mas também saio. Me divirto. Não gosto de conversas vazias, sem sentido. Falar do outro, comentar redes sociais, eu não faço....
Você é livre para fazer suas próprias escolhas, mas nunca estará livre das consequências delas...
Camilla, entenda, você é incrível.
Eu não conhecia Jung, nunca tive interesse em procurar conhecê-lo, mas a 3 anos atrás, após a era Map of the Soul do BTS procurei conhecê-lo mais, no inicio apenas para compreender um pouco das músicas, e hoje pq gosto.
4:00 Que vídeo incrível! Realmente, somos fascinados por rótulos. E como isso nos prejudica, não é mesmo?! Não podemos mudar de opinião, de profissão, de faculdade, de postura diante da vida, que as pessoas ao redor julgam: "Mas o que está acontecendo?" A vida está acontecendo! E com ela, as mudanças. É a metamorfose ambulante do Raul Seixas.
Tão sensato, explicou até a razão que eu não consigo me definir só com um
Preferiro a teoria de adleriana,está e não está muito próximo dos outros para evitar atrito,se você se aproximar muito de algo com sede (excitado) de atenção pode se chocar e terminar em quebrar para um objetivo inanimado ou para relações pessoais em discussão!
Resumindo:fale oi,thau e obrigado!
PS: E sim estamos vivendo uma era de frieza robótica mas sempre com muita paz!
*Adora a Camila Veras Mota!*
Perfeito. A personalidade pode mudar com o tempo. O caráter, não.
Na infância e adolecência, minhas características extrovertidas afloravam, em grande parte, por conta de certas privações e pouca liberdade, em comparação a outros colegas e amigos.
Há cerca de seis anos atrás(agora "de maior"), dps a primeira facul, morando fora e tendo bem mais liberdade, fui me descobrindo cada vez mais introvertido, enquanto alguém que gosta de sair, de programas em grupos, mas que se sente muito bem com a própria companhia, independentemente de onde estiver.
Enfim, assim como me sinto bem hoje em dia, também tive bons momentos no passado. Não deve se tratar de estereótipos e suas significações, somente, mas de se conhecer e valorizar a tragetória e quem é hoje.
Perfeito para minha irmã caçula! Gratidão 😊😊