14:28 - Os dois fatores da mercadoria: valor de uso e valor (substância do valor, grandeza do valor) 01:04:14 - O duplo caráter do trabalho representado nas mercadorias 01:34:17 - A forma de valor ou valor de troca (1:36:25 - A forma de valor simples, individual ou ocasional - Valor relativo e equivalente; 1:57:15 - A forma de valor total ou desdobrada; 02:01:48 - A forma de valor universal; 02:03:44 - A forma-dinheiro) 2:11:34 - O caráter fetichista da mercadoria e seu segredo
Gustavo, filho, você não imagina quantas vezes ouvi esse vídeo. Quantas vezes ouvi sua explicação desse capítulo. Depois, comecei a compreender. Como é libertador Ler e compreender.. Obrigada, meu filho, você me fez um bem enorme! É libertador esse capítulo. Libertador e, ao mesmo tempo, angustiante, compreender "A mercadoria". Assim prossigo por meio de sua leitura de "O Capital", e minha compreensão. Obrigada, filho. Venha nos visitar depois da vinda da vacina, será um prazer receber você e sua esposa aqui em casa, em Peruíbe, SP.
Vendo a aula em 2024 esse comentário tráz uma melancolia ao coração, meus pêsames Gustavo, você é sem dúvidas um dos homens mais inteligentes que já conheci, tenho certeza que sua mãe fez parte desta sua grande capacidade.
Só peço que as aulas continuem até o último capítulo do livro III. Essa aula me ajudou a esclarecer alguns pontos que, até então, ainda estavam um pouco confusos pra mim. Por exemplo, o fato da igualação dos diferentes trabalhados concretos (o trabalho abstrato) acontecer em virtude da igualação dos diferentes produtos do trabalho enquanto valores por meio da troca universalizada. Ora, se o mercado abstrai , no processo de troca generalizada, as diferentes qualidades que os produtos do trabalho naturalmente possuem, é óbvio que as diferenças entre os múltiplos trabalhos existentes tb deve ser reduzida a uma coisa homogênea que se torna a substância do valor. É algo que parece simples, mas só compreendi por causa desse vídeo. Valeu mesmo, Gustavo!
A aula do Gustavo tem tanta qualidade que eu, que estou começando a engatinhar na teoria marxista, li seu comentário antes de ver o vídeo e achei que estava em outra língua. Estando agora na metade do vídeo, entendi perfeitamente a questão!! Valeu, Gustavo!
Depois de quatro anos dando risada com seus reacts, tomei vergonha pra iniciar a leitura de O Capital. Demorei 10 dias para ler o primeiro capítulo, não teria conseguido sem essa aula (que eu devo ter dado play umas 50 vezes). Valeu Gustavo, por possibilitar que eu seja menos burro! Seguirei lendo e estudando!
Comecei assistindo a suas aulas, após alguns capítulos explicados por você, comprei o Livro I. Li o primeiro capítulo. Mas senti a necessidade de rever suas explicações. Assim está indo. Sem contar que o Paulo Batista há muito tem discutido comigo. Assim está indo. Cheguei a chorar muitas vezes por causa do meu pai, foi proletário numa indústria automobilística e me falava, quando criança, sobre o assunto. Enfim, como não ler Marx, Engels? Não é possível viver nesse mundo sem ler essa obra. Agora entendo minha depressão desde a infância! Obrigada, meu filho, meu querido Gustavo.
Sou estudante do 3º ano do ensino médio, faço técnico em edificações porém quero seguir para área de ciências econômicas (estudar o barbudinho) meu caro, eu comecei a ler esse livro com pouquíssima pretensão de entendê-lo (e realmente não entendi quase nada na minha primeira análise de 8 páginas que durou cerca de 1 hora), no entanto quando mais ouço sobre, mais me interesso no assunto. Eu gostaria de transmitir ao senhor o meu mais profundo sentimento de gratidão, por explicar a mim (que sou um leigo/ignorante no assunto) com tanto afinco um material tão complexo e tão importante para compreensão da formação do sistema sob qual estamos.
Excelente. Tengo la edición en portugués de Boitempo y el libro del profesor Harvey. Voy a seguir tus clases con estos libros. Muchas gracias. Desde Montevideo/Uruguay Saludos.
Mano marx é bem pesado, mesmo com a suas explicações que tornam a exposição mais simples é díficil demais! Isso só deixa claro como qualquer um que diga que marx foi refutado em um vídeo de 5 minutos no youtube, não tem a mínima idéia do que está falando.
@@user-by5hn5nc5b A resposta está na seguinte frase do capital: "Se o valor de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho despendido durante a sua produção, poderia parecer que quanto mais preguiçoso ou inábil seja um homem, tanto maior o valor de sua mercadoria, pois mais tempo ele necessita para terminá-la. O trabalho, entretanto, o qual constitui a substância dos valores, é trabalho humano igual, dispêndio da mesma força de trabalho. A força conjunta de trabalho da sociedade, que se apresenta nos valores do mundo das mercadorias, vale aqui como uma única e a mesma força de trabalho do homem, não obstante ela ser composta de inúmeras forças de trabalho individuais. Cada uma dessas forças de trabalho individuais é a mesma força de trabalho do homem como a outra, à medida que possui o caráter de uma força média de trabalho social, e opera como tal força de trabalho socialmente média, contanto que na produção de uma mercadoria não consuma mais que o trabalho em média necessário ou tempo de trabalho socialmente necessário. Tempo de trabalho socialmente necessário é aquele requerido para produzir um valor de uso qualquer, nas condições dadas de produção socialmente normais, e com o grau social médio de habilidade e de intensidade de trabalho." (Marx, O Capital, São Paulo, Nova cultural, 1996, pg 168-69.) Logo mais abaixo, na mesma página ele diz o seguinte: "É, portanto, apenas o quantum de trabalho socialmente necessário ou o tempo de trabalho socialmente necessário para produção de um valor de uso o que determina a grandeza de seu valor" (Marx, O Capital, São Paulo, Nova Cultural, 1996, pg 169.). Espero ter ajudado aí na dúvida.
@Satan Follower O preço e o valor são conceitos extremamente diferentes. O sistema de preços é uma maneira objetiva quantitativamente e o valor é subjetivo e não pode ser medido de maneira cardinal. A teoria de Mises e a de Menger(fundador da escola austríaca) são diferentes. O Gustavo não parece saber diferenciar as duas. Mises acreditava que o valor é completamente subjetivo, enquanto Menger acreditava que o valor era composto por uma parte objetiva(real necessidade) e a valoração que é a importância dada ao bem. A teoria de Menger é uma teoria volitiva do valor, não é completamente subjetiva, quem diz isso são os marxistas que não sabem diferenciar ela. A teoria volitiva do valor ecplica melhor como as trocas na sociedade capitalista ocorre, a troca necessita de uma não equivalência valorativa e que seja subjetiva para que uma troca ocorra. Eu necessito acreditar que o bem que eu desejo obter vale mais que o meu meio de troca(moeda, dinheiro) para que eu possa abrir mão dele eu necessito considerar o meio de troca como menos valioso. Menger vai além disso, isso que o Gustavo fala é falácia tlgd. O Menger responde essa sua objeção e considera a existência dos bens imaginários, ou seja, algo que eu posso dar valor e esta coisa não ter a capacidade que atribuimos a ela. Menger explica tudo e nos mostra que não existe relação de nexo causal direta entre trabalho e valor, pois a importância dada varia de acordo com a subjetividade e com a disposição que temos em relação aos bens, em um mercado eu posso comprar um mesmo bem que você e pelo mesmo preço, porém a importância dada é diferente . A teoria do Menger e Ayn Rand sobre o valor são superiores a de Marx, claro que eu expliquei de maneira resumida a ideia da teoria volitiva de Menger, ele vai muito além de " O quanto eu estou disposto a pagar" ou dizer que o valor é apenas a importância. Enfim é algo muito complicado, por isso tem o nome de Revolução Marginalista. A relação de nexo causal direta está entre indivíduo e o valor
Começo oficialmente a assistir o curso, com a leitura. Já li os primeiros 4 capítulos do livro I. Confesso ter várias dúvidas. Muito bom que tem o seu curso pra ajudar.
Meu caro, parabéns e obrigado! Estou voltando a estudar O Capital e confesso que nunca vi uma aula sobre o cap.1 tão clara, didática e profunda quanto a sua. Ansioso para as próximas.
Você a explicar o Capital é maravilhoso. Um curso desses de graça no RUclips é uma bênção. Graças a si consegui continuar a ler o 1° Capítulo a partir da subsecção 3 da qual tinha empancado e estava a pensar desistir.
Ja comprei "O capital" , achei esses videos e resolvi assistir as aulas aqui antes da leitura pra ajudar na fluidez quando eu comecar a ler. Nao posso deixar de admirar o dono do canal pela iniciativa, foi o primeiro que teve coragem de fazer isso sem medo de ser "refutado" pelos kiberais e nem ridicularizado pelos próprios marxistas que nao tiveram a mesma coragem. Parabens pela coragem.
Começando esta empreitada de estudos. Muito instigante e necessária! Minha área de formação está nas ciências exatas, espero que isso possa ajudar na compreensão de alguns tópicos complexos, como este. Vamos lá!!! Obrigado pelo belo material disponibilizado!!!!
4 года назад+9
De tudo que já vi sobre o pensamento de Marx e d'O Capital, Gustavo Machado é o que melhor compreende e explica. Capacidades raramente unidas em uma mesma pessoa.
Tchê, não pertenço à área das ciências econômicas ou correlatas, mas da maneira que você explicou e aliado a isto, a minha própria leitura de O Capital, tudo ficou muito mais claro. Continue com o excelente trabalho! considero seu canal o melhor conteúdo teórico acerca do assunto. Precisamos de mais pessoas como você, que tornem os clássicos mais populares.
Só nessa explicação, já dá até pra elucidar a importância da divisão social do trabalho como fator determinante da riqueza socialmente produzida. Gustavo faz um excelente serviço a esse RUclips que a gente só vê besteira de liberal o tempo todo.
@@Naoseikacete claro, claro, como estou surpreso por essa resposa kk. parece que seu guru tá em maus lençóis, ser jantado por 2 moleques de 20 anos, que vergonha, rs.
Li o capítulo 1 hoje e confesso que não entendi quase nada. Corri pro You Tube e encontrei seu curso. Me ajudou muito. Vou seguir lendo primeiro e assistindo seus vídeos depois. Quem sabe assim eu consigo entender hehe. Obrigado pelas aulas.
Acabei de assistir essa AULA. Parabéns pelo excelente trabalho. Vou continuar acompanhando. Sua didática é muito boa e é fascinante acompanhar a construção do texto do Marx que vai te entregando aos poucos as contradições desse modelo falho de sociedade.
Ótimas aulas. Continue com seu trabalho, tem inspirado muita gente a levar mais a sério tentar compreender o mundo em que vivemos. Isso é inestimável. Obrigado!
Que aula! Lendo muito aqui prá tentar te acompanhar! Agora tô com esperanças renovadas de entender Marx! Valeu a iniciativa e persista no trabalho! Parabéns!
O trabalho do Gustavo precisa e deve ser compartilhado. Por favor pessoal, deem seus likes e façam seus registros para ampliar o engajamento. Obrigado por mais um vídeo camarada!
1:49:03 KKKKKKKKKKK "vamo vê se eu tenho dinheiro" kkkkkk muito boa essa aula, isso aqui é um deleite pra quem quer aprender, de forma verdadeira, sobre Marx. Gustavo Machado é didático mas ao mesmo tempo complexo. OBRIGADO, isso esta me ajudando muito
Professor, que trabalho hercúleo essa aula clara e maravilhosa. Gratidão por sua dedicação. O medo que vamos adquirindo do cap 1 do Capital vai paralisando nosso estudo, mas hoje eu consegui entender minimamente. Como alguém com só alguns poucos meses de contato com a teoria Marxista eu vejo como é trabalhoso entender, demanda dedicação. Não é à toa que poucos se dedicam conhecer... uma pena de fato, pois é um patrimônio da humanidade esse conhecimento
Parabéns pela clareza e didática acerca de aspectos teóricos de difícil abordagem. Também fica como dica para muitos que se dizem conhecedores do texto analisado, porém não sabem como explicá-lo. Você está certo, sem o conhecimento profundo do 1º capítulo não há "salvação"! Aguardo explicações sobre a autonomização do capital. Sucesso em sua empreitada, e, sem dúvida, algo muito necessário para o nosso aprendizado.
E quanto mais você estuda o autor e vê vídeo de quem realmente lê, você vê que tudo o que esses caras de Direita, liberal e libertários falam sobre Marx é mentira e mau caratismo, pois se quer eles leram o básico.
@@willianpiano É mais pé no chão, não partem de idealizações e utopias, por isso é mais realista e atrai mais. Só que há uma propaganda gigantesca anticomunista por causa disso, é só ver as mentiras que é ditas dia e noite sobre marxismo, e o foda não é nem concordar ou não, mas falar a verdade.
depois de 3 dias assistindo ao vídeo e parando pra fazer anotações e lendo o capítulo I, quero te agradecer pelo conteúdo, pelo esclarecimento do capitulo, que como você mesmo comenta é o mais entediante. Ficou muito mais fácil fazer a leitura com esse video de apoio, sem tendenciar qualquer coisa, apenas ajudando nas interpretações do Texto. Mais uma vez obrigado.
Chegando agora no curso de História UFF e esse video fortaleceu muito!! Vlw pela iniciativa e mameira clara que explocou os conceitos , muito massa vlw mesmo.
Muito bom, gostei do vídeo muito esclarecedor. Quando agente começa a estudar Max começamos a entender como é que se dar as relações sociais entre os homens.
Estava para assistir a esta aula há alguns meses e só conseguir me organizar para assisti-la hoje. Excelente material, provavelmente vou assisti-la uma segunda vez para ver se não deixei algo passar batido. Parabéns pela iniciativa.
Camarada, não desista dessas suas aulas! Estou acompanhando aos poucos, por que preciso estudar outras coisas (sou professor haha), mas é maravilhoso entender O Capital. Agradeço muitíssimo disponibilizar esse conteúdo riquíssimo e de graça!
Excelente! Muito pedagógico , descobri essa jóia, por intermédio do Henry bugalho, antes tarde q nunca..um detalhe e difícil pra leigos..realmente não e pra iniciantes, e uma obra científica, mas pouco a pouco vai se tornando compreensível...agradeço-te p disponibilizar seu conhecimento, de um assunto q ainda q não entendamos no alcance do mesmo, faz ver q tem relação com todos nós
Meu velho, tenho muita gratidão por suas contribuições. Já faz algum tempo que venho procurando entender questões relacionadas aO Capital. Minhas leituras sempre foram por pura conveniência a dar respostas rápidas e superficiais aquilo que eu não entendia. Era uma espécie de compensação psicológica, mas me afundava cada vez mais em preocupações porque não havia seriedade. Porém, quando me deparei com esse canal, a coisa mudou de figura. Estou tomando vergonha na fuça e voltando a ler o Capital com seriedade. Agora sim! Gratidão... muita gratidão
Como não somos economistas, como marx, enfrentaremos o Capital pela primeira vez na medida que temos agora um motivo. Pensar essas formas do ser humano de se colocar tb como fim, como mercadoria na sociedade capitalista de nosso tempo. Todo perigo é não reduzir as categorias ou conceitos de Marx como se fossem psicológicos. Antes de assistir ao vídeo lemos com cuidado o 1o capítulo (recomendo a todos, vale muito à pena) e ficamos felizes de não errarmos tanto nos entendimentos. Parabéns, Gustavo pelo teu trabalho de fôlego e tão fundamental para que aquelas pessoas que já acordaram um pouco para enxergarem e escutarem além da aparência também não sejam conduzidas por hipóteses e entendimentos falsos.
Excelente vídeo-aula. Muito esclarecedor dos princípios básicos da grande obra de Marx. E ainda têm indivíduos que ousam falar que Marx era "vagabundo". Pow, um cara que teria todos os privilégios possíveis de seu tempo trabalhando seu intelecto em favor de quem possuía poder político e/ou econômico passou grandes privações, junto com sua família, em prol de um ideal e de um conhecimento sólido do que estava acontecendo no mundo capitalista que se consolidava. Obrigado, professor!
Gustavo brabíssimo, didática muito boa. Esta me ajudando de mais a elaborar um projeto de IC sobre Marx, espero que tenha vídeo até o final do livro 3 mesmo. Muito obrigado pelos vídeos Gustavo!
14:28 - Os dois fatores da mercadoria: valor de uso e valor (substância do valor, grandeza do valor)
01:04:14 - O duplo caráter do trabalho representado nas mercadorias
01:34:17 - A forma de valor ou valor de troca (1:36:25 - A forma de valor simples, individual ou ocasional - Valor relativo e equivalente; 1:57:15 - A forma de valor total ou desdobrada; 02:01:48 - A forma de valor universal; 02:03:44 - A forma-dinheiro)
2:11:34 - O caráter fetichista da mercadoria e seu segredo
te amo!
Vai ajudar a estudar esse monte de matéria. Valeu Rafael Chaves!
muito obrigado
@@wellingtonsantossouza1234 Muito obrigada!
55556yy
Gustavo, filho, você não imagina quantas vezes ouvi esse vídeo. Quantas vezes ouvi sua explicação desse capítulo. Depois, comecei a compreender. Como é libertador Ler e compreender.. Obrigada, meu filho, você me fez um bem enorme! É libertador esse capítulo. Libertador e, ao mesmo tempo, angustiante, compreender "A mercadoria". Assim prossigo por meio de sua leitura de "O Capital", e minha compreensão. Obrigada, filho. Venha nos visitar depois da vinda da vacina, será um prazer receber você e sua esposa aqui em casa, em Peruíbe, SP.
De tudo que assisti no vídeo do Gustavo, a mensagem de sua mãe foi a coisa mais significativa...
Que fofo ❤️
Que lindo, que lindo, esse depoimento materno, mediado pela obra magistral de nosso militante maior!!!
@@tovarjr463nosso grande sábio Karl Marx sempre estará conosco como referência máxima, o indivíduo floresce quando o individualismo morre.
Vendo a aula em 2024 esse comentário tráz uma melancolia ao coração, meus pêsames Gustavo, você é sem dúvidas um dos homens mais inteligentes que já conheci, tenho certeza que sua mãe fez parte desta sua grande capacidade.
Só peço que as aulas continuem até o último capítulo do livro III. Essa aula me ajudou a esclarecer alguns pontos que, até então, ainda estavam um pouco confusos pra mim. Por exemplo, o fato da igualação dos diferentes trabalhados concretos (o trabalho abstrato) acontecer em virtude da igualação dos diferentes produtos do trabalho enquanto valores por meio da troca universalizada. Ora, se o mercado abstrai , no processo de troca generalizada, as diferentes qualidades que os produtos do trabalho naturalmente possuem, é óbvio que as diferenças entre os múltiplos trabalhos existentes tb deve ser reduzida a uma coisa homogênea que se torna a substância do valor. É algo que parece simples, mas só compreendi por causa desse vídeo. Valeu mesmo, Gustavo!
Fico satisfeito Isac Oliveira. O que vc mencionou acima é uma noção absolutamente fundamental.
@@orientacaomarxista por favor, continua..
A aula do Gustavo tem tanta qualidade que eu, que estou começando a engatinhar na teoria marxista, li seu comentário antes de ver o vídeo e achei que estava em outra língua. Estando agora na metade do vídeo, entendi perfeitamente a questão!! Valeu, Gustavo!
Ótimo ponto.
Depois de quatro anos dando risada com seus reacts, tomei vergonha pra iniciar a leitura de O Capital. Demorei 10 dias para ler o primeiro capítulo, não teria conseguido sem essa aula (que eu devo ter dado play umas 50 vezes). Valeu Gustavo, por possibilitar que eu seja menos burro! Seguirei lendo e estudando!
Comecei assistindo a suas aulas, após alguns capítulos explicados por você, comprei o Livro I. Li o primeiro capítulo. Mas senti a necessidade de rever suas explicações. Assim está indo. Sem contar que o Paulo Batista há muito tem discutido comigo. Assim está indo. Cheguei a chorar muitas vezes por causa do meu pai, foi proletário numa indústria automobilística e me falava, quando criança, sobre o assunto. Enfim, como não ler Marx, Engels? Não é possível viver nesse mundo sem ler essa obra. Agora entendo minha depressão desde a infância! Obrigada, meu filho, meu querido Gustavo.
Nunca tinha visto uma aula tão detalhada e esclarecedora sobre o livro
São essas iniciativas que me fazem acreditar na internet, como um espaço em que se vale a pena participar. Muito obrigada.
Sou estudante do 3º ano do ensino médio, faço técnico em edificações porém quero seguir para área de ciências econômicas (estudar o barbudinho)
meu caro, eu comecei a ler esse livro com pouquíssima pretensão de entendê-lo (e realmente não entendi quase nada na minha primeira análise de 8 páginas que durou cerca de 1 hora), no entanto quando mais ouço sobre, mais me interesso no assunto. Eu gostaria de transmitir ao senhor o meu mais profundo sentimento de gratidão, por explicar a mim (que sou um leigo/ignorante no assunto) com tanto afinco um material tão complexo e tão importante para compreensão da formação do sistema sob qual estamos.
Fala Gustavo. Montamos um grupo de estudos do capital, pra gente que tá começando a ler. Tá muito legal suas aulas, ajudando bastante. Valeu❤
Fui tentar ler sozinho e acabei desistindo pq lia 10 vezes a mesma pagina pra absorver, vou tentar novamente apos essa aula, perfeito
Acontecia a mesma coisa comigo. Depois da aula eu consegui entender o que está escrito no livro.
Excelente. Tengo la edición en portugués de Boitempo y el libro del profesor Harvey. Voy a seguir tus clases con estos libros. Muchas gracias. Desde Montevideo/Uruguay Saludos.
Somos todos latinos. Pela revolução da América Latina.
@@robertovieira6242 Integração Latino Americana....Pátria Grande!
paz entre nosotros y guerra a nuestros señores
Mano marx é bem pesado, mesmo com a suas explicações que tornam a exposição mais simples é díficil demais! Isso só deixa claro como qualquer um que diga que marx foi refutado em um vídeo de 5 minutos no youtube, não tem a mínima idéia do que está falando.
Com o tempo da pra ir pegando, mas oque não ficou claro pra você? Posso tentar ajudar
@@user-by5hn5nc5b A resposta está na seguinte frase do capital: "Se o valor de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho despendido durante a sua produção, poderia parecer que quanto mais preguiçoso ou inábil seja um homem, tanto maior o valor de sua mercadoria, pois mais tempo ele necessita para terminá-la. O trabalho, entretanto, o qual constitui a substância dos valores, é trabalho humano igual, dispêndio da mesma força de trabalho. A força conjunta de trabalho da sociedade, que se apresenta nos valores do mundo das mercadorias, vale aqui como uma única e a mesma força de trabalho do homem, não obstante ela ser composta de inúmeras forças de trabalho individuais. Cada uma dessas forças de trabalho individuais é a mesma força de trabalho do homem como a outra, à medida que possui o caráter de uma força média de trabalho social, e opera como tal força de trabalho socialmente média, contanto que na produção de uma mercadoria não consuma mais que o trabalho em média necessário ou tempo de trabalho socialmente necessário. Tempo de trabalho socialmente necessário é aquele requerido para produzir um valor de uso qualquer, nas condições dadas de produção socialmente normais, e com o grau social médio de habilidade e de intensidade de trabalho." (Marx, O Capital, São Paulo, Nova cultural, 1996, pg 168-69.)
Logo mais abaixo, na mesma página ele diz o seguinte: "É, portanto, apenas o quantum de trabalho socialmente necessário ou o tempo de trabalho socialmente necessário para produção de um valor de uso o que determina a grandeza de seu valor" (Marx, O Capital, São Paulo, Nova Cultural, 1996, pg 169.).
Espero ter ajudado aí na dúvida.
@@lucasmoreira8136 muito obrigado
@@lucasmoreira8136 valeu demais, tu não sabe o quanto tu me ajudou
@Satan Follower O preço e o valor são conceitos extremamente diferentes. O sistema de preços é uma maneira objetiva quantitativamente e o valor é subjetivo e não pode ser medido de maneira cardinal. A teoria de Mises e a de Menger(fundador da escola austríaca) são diferentes. O Gustavo não parece saber diferenciar as duas. Mises acreditava que o valor é completamente subjetivo, enquanto Menger acreditava que o valor era composto por uma parte objetiva(real necessidade) e a valoração que é a importância dada ao bem. A teoria de Menger é uma teoria volitiva do valor, não é completamente subjetiva, quem diz isso são os marxistas que não sabem diferenciar ela. A teoria volitiva do valor ecplica melhor como as trocas na sociedade capitalista ocorre, a troca necessita de uma não equivalência valorativa e que seja subjetiva para que uma troca ocorra. Eu necessito acreditar que o bem que eu desejo obter vale mais que o meu meio de troca(moeda, dinheiro) para que eu possa abrir mão dele eu necessito considerar o meio de troca como menos valioso. Menger vai além disso, isso que o Gustavo fala é falácia tlgd. O Menger responde essa sua objeção e considera a existência dos bens imaginários, ou seja, algo que eu posso dar valor e esta coisa não ter a capacidade que atribuimos a ela. Menger explica tudo e nos mostra que não existe relação de nexo causal direta entre trabalho e valor, pois a importância dada varia de acordo com a subjetividade e com a disposição que temos em relação aos bens, em um mercado eu posso comprar um mesmo bem que você e pelo mesmo preço, porém a importância dada é diferente . A teoria do Menger e Ayn Rand sobre o valor são superiores a de Marx, claro que eu expliquei de maneira resumida a ideia da teoria volitiva de Menger, ele vai muito além de " O quanto eu estou disposto a pagar" ou dizer que o valor é apenas a importância. Enfim é algo muito complicado, por isso tem o nome de Revolução Marginalista. A relação de nexo causal direta está entre indivíduo e o valor
Que achado maravilhoso no RUclips. Esse moço é muito calmo e didático.
Começo oficialmente a assistir o curso, com a leitura. Já li os primeiros 4 capítulos do livro I. Confesso ter várias dúvidas. Muito bom que tem o seu curso pra ajudar.
Meu caro, parabéns e obrigado! Estou voltando a estudar O Capital e confesso que nunca vi uma aula sobre o cap.1 tão clara, didática e profunda quanto a sua. Ansioso para as próximas.
Muito obrigado Mateus Zeferino. Na próxima semana devo conseguir tempo para dar continuidade.
Hahaha... Muito bom. Até me motivou ao retorno dos estudos sobre O Capital. Maravilha.
Melhor vídeo que já vi na minha vida. Deus te abençoe e abençoe seu trabalho.
Você a explicar o Capital é maravilhoso. Um curso desses de graça no RUclips é uma bênção. Graças a si consegui continuar a ler o 1° Capítulo a partir da subsecção 3 da qual tinha empancado e estava a pensar desistir.
Ja comprei "O capital" , achei esses videos e resolvi assistir as aulas aqui antes da leitura pra ajudar na fluidez quando eu comecar a ler. Nao posso deixar de admirar o dono do canal pela iniciativa, foi o primeiro que teve coragem de fazer isso sem medo de ser "refutado" pelos kiberais e nem ridicularizado pelos próprios marxistas que nao tiveram a mesma coragem. Parabens pela coragem.
Lendo aos poucos e acompanhando suas aula. Obrigada, Gustavo!
Cheguei aqui através do Henry Bugalho ! Muito bom! Obrigada
Suas aulas me possibilitam realizar um antigo desejo. Muito obrigado!
A propósito, estou com o livro "Economia Política _ uma introdução crítica", de José Paulo Netto. Vc recomenda essa leitura?
Estou lendo capítulo por capítulo e em seguida vendo seus videos como orientação. Acho mais adequado.
Gratidão! Num mundo em que milhões falam mal sem nunca terem lido Marx, isso aqui é fundamental.
Que aula incrível professor. Muito obrigada pela didática incrível e conteúdo rico.🥰
Obrigado Pelo trabalho. Estava com dificuldade de ler. Uma leitura com explicação vem bem a calhar
Lendo os capítulos e depois vindo aqui assistir às aulas. Obrigado.
Boa noite mestres Gustavo Machado, conhecimento que liberta no marxismo oksp presente 🆗.
Vc tem uma forma muito única de explicar, o que ajuda muito na compreensão, muito agradecida!!
Sensacional, Gustavo, por favor, continue com este curso!
Começando esta empreitada de estudos. Muito instigante e necessária! Minha área de formação está nas ciências exatas, espero que isso possa ajudar na compreensão de alguns tópicos complexos, como este. Vamos lá!!! Obrigado pelo belo material disponibilizado!!!!
De tudo que já vi sobre o pensamento de Marx e d'O Capital, Gustavo Machado é o que melhor compreende e explica. Capacidades raramente unidas em uma mesma pessoa.
Tchê, não pertenço à área das ciências econômicas ou correlatas, mas da maneira que você explicou e aliado a isto, a minha própria leitura de O Capital, tudo ficou muito mais claro. Continue com o excelente trabalho! considero seu canal o melhor conteúdo teórico acerca do assunto. Precisamos de mais pessoas como você, que tornem os clássicos mais populares.
Só nessa explicação, já dá até pra elucidar a importância da divisão social do trabalho como fator determinante da riqueza socialmente produzida. Gustavo faz um excelente serviço a esse RUclips que a gente só vê besteira de liberal o tempo todo.
Tipo esses dois? ruclips.net/video/wU0LJ1BY88U/видео.html
ruclips.net/video/uwNYAvNo1jw/видео.html
Assisti 37 minutos desse desastroso vídeo. Mais uma live de liberal falando besteira no RUclips. Desde já dispenso esse vídeo mentecapto.
@@Naoseikacete claro, claro, como estou surpreso por essa resposa kk. parece que seu guru tá em maus lençóis, ser jantado por 2 moleques de 20 anos, que vergonha, rs.
Meu guru? Kkkkkkkkk Mano, vai capinar um mato e para de falar asneira em comentário de internet.
Obrigado a todos os professores do youtube!
muito obrigado, fundamental para a compreensão de tantos conceitos.
paz e bem !
Li o capítulo 1 hoje e confesso que não entendi quase nada. Corri pro You Tube e encontrei seu curso. Me ajudou muito. Vou seguir lendo primeiro e assistindo seus vídeos depois. Quem sabe assim eu consigo entender hehe. Obrigado pelas aulas.
Acabei de assistir essa AULA. Parabéns pelo excelente trabalho. Vou continuar acompanhando. Sua didática é muito boa e é fascinante acompanhar a construção do texto do Marx que vai te entregando aos poucos as contradições desse modelo falho de sociedade.
Explicação excelente, uma das melhores para compreender essa obra que mudará a história da humanidade!
Excelente meu querido. Trampo muito importante! Valeu
Ótimas aulas. Continue com seu trabalho, tem inspirado muita gente a levar mais a sério tentar compreender o mundo em que vivemos. Isso é inestimável. Obrigado!
Camaradas vamos divulgar o máximo esse canal
Estou a duas semanas assistindo esse vídeo e intercalando com a leitura do Capital. Muito obrigado cara, seu vídeo é fundamental!
Ótima análise, estou lendo o livro e a sua análise me ajudou com algumas questões que pra mim estavam vagas, show.
bom memo, gostei ... dá um coro na aquela bagaça de curso livre da boitempo...
Que aula! Lendo muito aqui prá tentar te acompanhar! Agora tô com esperanças renovadas de entender Marx! Valeu a iniciativa e persista no trabalho! Parabéns!
Estou acompanhando os vídeos d estudo sobre o capital pretendo ver tudo e ler conjuntamente O Capital, obrigada e continue🥰
O trabalho do Gustavo precisa e deve ser compartilhado. Por favor pessoal, deem seus likes e façam seus registros para ampliar o engajamento.
Obrigado por mais um vídeo camarada!
1:49:03 KKKKKKKKKKK "vamo vê se eu tenho dinheiro" kkkkkk muito boa essa aula, isso aqui é um deleite pra quem quer aprender, de forma verdadeira, sobre Marx. Gustavo Machado é didático mas ao mesmo tempo complexo. OBRIGADO, isso esta me ajudando muito
Professor, que trabalho hercúleo essa aula clara e maravilhosa. Gratidão por sua dedicação. O medo que vamos adquirindo do cap 1 do Capital vai paralisando nosso estudo, mas hoje eu consegui entender minimamente. Como alguém com só alguns poucos meses de contato com a teoria Marxista eu vejo como é trabalhoso entender, demanda dedicação. Não é à toa que poucos se dedicam conhecer... uma pena de fato, pois é um patrimônio da humanidade esse conhecimento
Vou voltar a estudar Marx contigo. Acompanhando a leitura.
Continue com estas aulas! Muito bom!
Ótimo. Excelente. Necessário.
Parabéns pela clareza e didática acerca de aspectos teóricos de difícil abordagem. Também fica como dica para muitos que se dizem conhecedores do texto analisado, porém não sabem como explicá-lo. Você está certo, sem o conhecimento profundo do 1º capítulo não há "salvação"! Aguardo explicações sobre a autonomização do capital. Sucesso em sua empreitada, e, sem dúvida, algo muito necessário para o nosso aprendizado.
Sou libertário e gosto muito dos seus videos porque acho importante conhecer tudo. Quem sabe em breve não mudo o posicionamento
Você provavelmente vai mudar assim como eu também mudei da direita para a esquerda...
E quanto mais você estuda o autor e vê vídeo de quem realmente lê, você vê que tudo o que esses caras de Direita, liberal e libertários falam sobre Marx é mentira e mau caratismo, pois se quer eles leram o básico.
eu era ancap há alguns anos atrás e sinceramente cara, as formulações marxistas são MUITO superiores intelectualmente falando
@@willianpiano É mais pé no chão, não partem de idealizações e utopias, por isso é mais realista e atrai mais. Só que há uma propaganda gigantesca anticomunista por causa disso, é só ver as mentiras que é ditas dia e noite sobre marxismo, e o foda não é nem concordar ou não, mas falar a verdade.
Eai, mudou?
depois de 3 dias assistindo ao vídeo e parando pra fazer anotações e lendo o capítulo I, quero te agradecer pelo conteúdo, pelo esclarecimento do capitulo, que como você mesmo comenta é o mais entediante. Ficou muito mais fácil fazer a leitura com esse video de apoio, sem tendenciar qualquer coisa, apenas ajudando nas interpretações do Texto. Mais uma vez obrigado.
Chegando agora no curso de História UFF e esse video fortaleceu muito!! Vlw pela iniciativa e mameira clara que explocou os conceitos , muito massa vlw mesmo.
Muito bom, gostei do vídeo muito esclarecedor. Quando agente começa a estudar Max começamos a entender como é que se dar as relações sociais entre os homens.
Estava para assistir a esta aula há alguns meses e só conseguir me organizar para assisti-la hoje. Excelente material, provavelmente vou assisti-la uma segunda vez para ver se não deixei algo passar batido. Parabéns pela iniciativa.
Nossa, essa foi a melhor aula que eu vi na minha vida sobre o capital e as ideias do Marx. Parabéns pelo vídeo!
Ótimo curso! Ótima introdução! Parabéns pelo trabalho!
Muito bom! Agora vou encarar O Capital!
Nossa essa aula me ajudou tanto que eu to sem palavras. A gnt passa a entender o mundo!! Que trabalho excelente
Brilhante APRESENTAÇÃO!!! Exatamente isso que é esclarecer o Livro, lendo partes dele e explicando. ADOREI Gustavo!!!
Absolutamente excelente! Agradeço muito pelo trabalho.
Obrigado.
Abordagem muito bem feita. Parabéns.
Gustavo Machado, parabéns pelo curso.
Camarada, não desista dessas suas aulas! Estou acompanhando aos poucos, por que preciso estudar outras coisas (sou professor haha), mas é maravilhoso entender O Capital. Agradeço muitíssimo disponibilizar esse conteúdo riquíssimo e de graça!
Que aula incrível Gustavo. Depois dessa fui la e comprei seu livro!
Cara, você é o melhor professor que eu já tive o prazer de assistir. Meus parabéns!
extraordinário trabalho, parabéns!!!!!
Melhor aula que já vi entre as inúmeras que venho assistindo, parabéns.
Excelente! Muito pedagógico , descobri essa jóia, por intermédio do Henry bugalho, antes tarde q nunca..um detalhe e difícil pra leigos..realmente não e pra iniciantes, e uma obra científica, mas pouco a pouco vai se tornando compreensível...agradeço-te p disponibilizar seu conhecimento, de um assunto q ainda q não entendamos no alcance do mesmo, faz ver q tem relação com todos nós
Genial! Você é extraordinário! A lamentar não ter visto anteriormente o seu brilhante trabalho. Parabéns! Obrigado!
Meu velho, tenho muita gratidão por suas contribuições. Já faz algum tempo que venho procurando entender questões relacionadas aO Capital. Minhas leituras sempre foram por pura conveniência a dar respostas rápidas e superficiais aquilo que eu não entendia. Era uma espécie de compensação psicológica, mas me afundava cada vez mais em preocupações porque não havia seriedade. Porém, quando me deparei com esse canal, a coisa mudou de figura. Estou tomando vergonha na fuça e voltando a ler o Capital com seriedade. Agora sim! Gratidão... muita gratidão
Excelente. Muito obrigada, professor.
n aguento mais ver esse vídeo, deve ser a décima vez já
Ao mesmo tempo vejo q este vídeo vc foi brilhante.
Obrigado, muito bom
"A aparência das coisas também faz parte do que as coisas são". Só Isso já dá muito o que pensar.
Como não somos economistas, como marx, enfrentaremos o Capital pela primeira vez na medida que temos agora um motivo. Pensar essas formas do ser humano de se colocar tb como fim, como mercadoria na sociedade capitalista de nosso tempo. Todo perigo é não reduzir as categorias ou conceitos de Marx como se fossem psicológicos. Antes de assistir ao vídeo lemos com cuidado o 1o capítulo (recomendo a todos, vale muito à pena) e ficamos felizes de não errarmos tanto nos entendimentos. Parabéns, Gustavo pelo teu trabalho de fôlego e tão fundamental para que aquelas pessoas que já acordaram um pouco para enxergarem e escutarem além da aparência também não sejam conduzidas por hipóteses e entendimentos falsos.
Excelente vídeo-aula. Muito esclarecedor dos princípios básicos da grande obra de Marx. E ainda têm indivíduos que ousam falar que Marx era "vagabundo". Pow, um cara que teria todos os privilégios possíveis de seu tempo trabalhando seu intelecto em favor de quem possuía poder político e/ou econômico passou grandes privações, junto com sua família, em prol de um ideal e de um conhecimento sólido do que estava acontecendo no mundo capitalista que se consolidava. Obrigado, professor!
No aguardo do capitulo 2
Publicado o capítulo 2 e 3.
Ajudou muito!
Esse vídeo é incrível. Parabéns.
Galera comentem pra aumentar o alcance do vídeo
up
Esse vídeo é tão bom que não consegui dormir durante 1 segundo do mesmo.
Acho que logo logo, esse vídeo vai bater 100k de visualização. Já revi umas três vezes enquanto lia o primeiro capítulo.
muito bom
Caramba, muito boa a sua aula :)
Com certeza vou seguir assistindo aos vídeos, parabéns
Excelente trabalho. Muito obrigado por disponibilizar-lo.
Estou lendo a versão do Kindle em alemão. Mas mesmo assim deu pra acompanhar bem. Muito boa a tradução
Caramba, voce é foi otimo pra disponibilizar esse material!
Muito bom. Espera que vá até o final do III.
Excelente
Excelente Canal!!!
Muito bom, obrigado pelo conteúdo 👏
Vídeo excelente camarada!
Gustavo brabíssimo, didática muito boa. Esta me ajudando de mais a elaborar um projeto de IC sobre Marx, espero que tenha vídeo até o final do livro 3 mesmo. Muito obrigado pelos vídeos Gustavo!
Excelente exposição. Parabéns.