Na verdade a explicação mais coerente é que os dois são exatamente a mesma pessoa, sendo uma alusão a traição, Antony e Adam, um é o marido que esta construindo uma família mas ainda assim é infiel, e sendo assim reprime a ser Adam q do comete adultério, um detalhe bem claro q deixa isso é qndo vai ver sua mãe, ela diz "pare de ficar pensando como um ator de terceira" ou parecido cm isso não me recordo bem, em todo caso a mãe sabe da vida do filho e retém o controle sobre ele, por isso em seguida é mostrado a maior aranha do filme, representando o controle e a mãe, como qndo ele vai ver a mulher no clube a mulher esmagando a aranha ou qndo a mulher cm a cabeça de aranha passa por ele simboliza a sensualidade, a redução como uma aranha q traça sua teia para capturar sua presa, e por último a aranha recuada no fim do filme, representa sua esposa ao se deparar com Adam, sim, no final do filme Adam tomou controle sobre o Antony e a mulher estava ciente disso, mas qndo ele pegou a chave para o "clube de sexo" ele já era o Adam e sabia exatamente de onde era e como usar, sendo assim ( só Antony tinha esse conhecimento) sua mulher ao ver q ele iria mentir e trair novamente se sentiu recuada e com medo, medo da situação se repetir mais uma vez... Um ótimo filme, e sem dúvidas uma boa opção para qm quer sair da mesmisse dos filmes atuais...
pra mim o que deixa claro que Anthony é a segunda personalidade, é quando a esposa diz para Adam: ´´eu quero que você fique`` (fique como Adam, o seu marido fiel)
Puta cara, não concordo muito com sua análise. Pra mim, a conversa que ele tem com a mãe deu um nó na minha cabeça. "Esquece essa história de ser um ator de terceira". Ela fala isso pro SUPOSTO professor (que fica entendido ser ele pelo fato de não gostar de mirtilo). Pra mim é uma única personalidade. E o tempo não é 'linear". Mistura fatos passados (o acidente por exemplo) com fatos do presente.
Certo, daí a cicatriz. O Anthony é o passado do Adam, ele está preso numa teia que é o tempo. Não conseguiu desligar-se do seu próprio passado e do acidente que vitimizou a namorada. A esposa simboliza o presente a o facto de estar grávida o futuro.
São uma pessoa só com dupla personalidade. O Antony, o ator criou a outra personalidade de professor pela culpa de ter traído a esposa. Tanto que quando o Adam encontra a foto na casa do Antony é exatamente a mesma (com a esposa) que ele pega no início do filme para comparar com o ator. Quando ele finalmente decide ficar com a esposa e não trair mais ela, ele "mata" o Antony (a personalidade infiel), simbolizado no acidente de carro, mas quando ele abre o envelope e vê a chave cai dnv na tentação de trair a esposa, indicando que ele vai recriar novamente o mesmo ciclo, remetendo a ideia falada no início do filme de que tudo na história acontece 2x se repetindo. Aranhas: elas representam as mulheres na vida do Adam/Antony e o tamanho está relacionado na influência que a mulher tem na vida dele. A aranha gigante que aparece no meio dos prédios representa a mãe dele (essa cena aparece logo após a conversa com a mãe) pois ela é a mulher que representa a maior influência na vida dele. E a última é a esposa, que apesar de ser gigante a aranha se mostra recuada e com medo, medo de o marido voltar a traí-la novamente. Aliás, a esposa e a mãe parecem ser as únicas que tinham conhecimento da dupla personalidade dele. A esposa descobre quando vai na escola e vê ele, e percebe que é o Adam se passando pelo Antony pelo seu jeito, tanto que ela até pergunta "como foi hoje na escola" dando a entender que sabia que era ali o Adam, o professor. E quando ele vai encontrar a mãe dá a entender que seria o Adam pela roupa, penteado do cabelo e sem aliança, mas a mãe fala que ele tem problema em manter só uma mulher, cita tanto o trabalho dele como professor e fala para ele deixar para lá a ideia de ser um ator de terceira, dando entender que ele era professor e as vezes tentava alguns pequenos papéis como ator.
O fato da mãe falar que era pra ele deixar de querer ser ator de terceira, e a esposa perguntar, como foi na faculdade hoje ? Deu entender que são 1 pessoa apenas…
Anthony e Adam são a mesma pessoa, um foi criado pelo outro em busca de uma fuga da rotina vivida. Anthony é ator, vivído e enérgico; é casado e sua esposa está grávida. Adam é discreto, inseguro e seu relacionamento não passa de sexual com sua namorada. Anthony criou Adam com o objetivo de ter um subterfúgio de sua realidade
Boa noite! Não sei se percebeu mas, a mãe do professor diz pra ele deixar a história de ser um ator de terceira. Esse fato no filme deu a entender que ambos são a mesma pessoa. Ainda, numa ligação, a mãe diz aí professor que gostou de seu novo apartamento, dizendo ainda que não sabe como ele consegue viver assim. Para mim, o alter ego principal é o professor. As esposas só existem na cabeça dele e são representadas pela aranha, pois são as esposas que dão motivo para a vida de ambos alter egos.
Acredito que ambos eram a mesma pessoa, tanto que se vcs reparem a foto que o Adam ver na casa de Anthony, a foto de casal, é a mesma que o Adam tinha com ele, porem rasgada, sem a esposa de Anthony, e acho que o filme nao segue uma ordem cronológica, ela mistura o passado e o presente.
A esposa de Anthony gostou de quando Anthony voltou para casa como "Adam". Pois o Anthony é infiel. As aranhas representam a infidelidade de Anthony. A morte de Anthony e da namorada de Adam não representa a morte física, mas sim a morte da personalidade de Anthony, a morte do cara infiel. Morre Anthony e permanece Adam, um cara fiel. Mas, no final do filme, quando pega a chave, Adam tomou uma decisão, continuar sendo seguir seu extinto de infidelidade. Adam voltaria a ser Anthony ao decidir pegar a chave e voltar ao cabaré.
Fato: a capa de um filme é sempre uma tentativa de sintetizar o conteúdo! - Ele olhando para esquerda e para baixo simboliza uma não evolução, decadência e aprisionamento. - A aranha gigante na cabeça controlando ele pessoalmente e socialmente. A aranha é um animal que fode sua vítima passivamente. Arma a teia e fica esperando algo cair nela pra devorar. Por isso a esposa grávida se torna uma aranha grande (não que a gravidez foda o homem de fato), mas o professor repete duas vezes na aula: existem várias formas de controle.
A hora que o Antony segue a namorada do Adam mostra que ele não está ali. Ela atravessa a rua e nem olha pra moto, veja esse pedaço novamente. Ele fica sentado em frente a sala dela e ela não o vê pelo vidro. Alí mostra que a cena foi imaginação de Antony.
Eu já vi uma explicação de que não existem dois homens, e sim um que tá insatisfeito com a vida que leva e também com o casamento, e assim cria uma outra personalidade. Eu só não me lembro se é o ator que cria a personalidade do professor ou vice-versa... É um filme difícil e do meu diretor favorito, filmão!
Denise Fraga eu não consigo acreditar nessa teoria, porém ela vira na minha cabeça porque uma cena na casa dele do (ator) no final do filme, ele ve um quadro idêntico ao que ele se comparou no computador no começo. Porém se essa é a explicação real, sincermente achei um filme simples, com uma mensagem simples que deixa muitas perguntas em aberto.
@@fernandesgamer7291 Vendo o seu comentário tendo acabado de assistir ao filme agora minha cabeça explodiu, porque quando o Adam pega aquela foto para comparar com o sósia ela está rasgada e é idêntica ao do Anthony. Porém, se eles são a mesma pessoa a namorada do Adam estaria com quem? Uma peça não se encaixa.
@@opropriojonas acabei de olhar o filme. e vendo a resenha de vcs concordei com tudo que falaram. abriu minha cabeça. agora tudo faz sentido. E na pergunta que fizeste sobre a namorada do Adam não se encaixar na história... Ela era a amante do Antony a qual não fora identificado a sua identidade. Na parte que o Antony conversa na cozinha com a esposa falando que era o Adam, na verdade estava falando com a amante e a esposa não estava louca de desconfiar dele e ela o acusa de estar traindo a mesma novamente.
o filme nao começa com a chave e o clube, mas sim com o telefonema da mãe... inclusive, já ouvi comentarem sobre a primeira cena dos filmes serem um retrato da obra, mas nao consegui identificar nesse filmes o que o telefonema da mão quis dizer sobre o apartamento...
Se você reparar, o filme abre com a mensagem que ele perdeu da mãe e termina com o a esposa dele falando que a mãe dele ligou e deixou uma mensagem, o que recorre ao que ele fala durante as aulas, sobre padrões que se repetem durante a história. A história, na minha interpretação, é sobre um homem que luta contra esse impulso de infidelidade e mostra, começando pelo meio, o homem que passa pelo ciclo de trair, sair de casa, pedir perdão, voltar pra casa, trair, sair de casa, pedir perdão, voltar pra casa... As aranhas são as mulheres e suas teias são os relacionamentos que aprisionam os homens. Os dois homens são um só, Um tem no outro aquilo lhe falta, Adam tem a vida de solteiro, uma linda amante (sexo intenso, como o filme mostra), mas uma vida deprimente e entediante, o Daniel tem uma boa casa, uma linda esposa esperando um filho, um aparente sucesso (pelas roupas e postura), mas está preso a um vida de casado. E a conclusão que chegam é que não conseguem se separar, quando Daniel morre, parecia ali que morria o desejo dele de trair a esposa, mas na primeira tentação (a chave) ele cede, e mostra na verdade que ali está a aceitação, não à toa quando mostra o carro acidentado, há uma teia no vidro trincado.
Com todo respeito, mais que explicação mais ridicula essa sua. Vc não entendeu nada do filme. Só existia um, o verdadeiro era o Anthony, ele criou o Adam em sua cabeça para viver uma vida dupla e de infidelidade. Da pra saber disso na metade do filme, e a cena que deixa isso claro é a conversa dele com sua mãe. As aranhas representam as mulheres em sua vida, cada uma com um peso, um significado.
Rapaz puts parece que realmente vc entendeu o filme, eu tentei entender e não consegui fiquei com dúvidas por isso resolvi procurar tal assunto, me diz uma coisa como aquela aranha representou a mulher do Anthony no final do filme. A única parte que entendi foi que a mulher do Anthony sabia que era o Adam na cama eu pensei que legal vão ficar juntos e criar o bebê mesmo ela sabendo que não era o Anthony e me aparece aquela aranha no final puts e o engraçado na hora que Adam pega a chave no envelope parece que ele já sabia onde era o lugar e parabéns pela sua explicação foi a única que me tirou as dúvidas é porque gosto muito do ator o último filme dele que assisti foi Animais Noturnos 😍😍
Leandro Vieira o ridículo aqui é vc, eu não expliquei nada do filme eu só queria tirar minhas dúvidas não vejo nenhum problema nisso, vc entendeu o filme e eu ja tinha quase essa mesma conclusão porém queria ver outras opniões como de várias outras pessoas que são diferente da sua e vou rever novamente como vários outros filmes que sempre assistimos depois de um tempo.
@@Alex796425 não chamei vc de ridículo, falei que sua explicação foi ridícula. Mais me desculpe pelas palavras ditas. Estamos aqui com o mesmo intuito!!
Leandro Vieira Vlw amigo eu lhe parabenizo por sua explicação em relação ao filme porque gosto muito da maioria dos filmes do ator eu assisti recentemente Contra o Tempo e Os Suspeitos, vou rever esse Homem Duplicado novamente perante sua explicação que mim é a correta um abraço.
Eu acredito que ambos sejam a mesma pessoas, com personalidades e “mundos diferentes” pra tentar escapar da sua própria realidade. Acredito tbm que o filme não segue a mesma linha cronológica, e que quando a esposa grávida pergunta ao Antony se quem tava falando na ligação era “ela” de novo, talvez fosse pq no momento em que acontece o acidente de carro, o Antony (se passando por adam) e a namorada sobrevivem por isso ele tem a cicatriz. E o acidente só acontece pq a namorada do adam percebe a marca da aliança que ela não avisa percebido antes e quando ela diz que ele nunca foi homem pra ela, é pq a relação deles dois eram apenas sexual. A esposa do Antony sabia que o marido dela tinha esses distúrbios de personalidade, pq isso no final ela diz: “como foi seu dia na faculdade?” E talvez ali ele tenha caído na real e tentado mudar de vida. Mas no final ele volta a ser o que ele era antes infiel e desleixado com a esposa.
Mas não fica 100% claro. Quando terminei o filme fiquei me perguntando oq porra que aconteceu. É uma coisa de doido, quase impossível de acreditar que seja só um cara
@@keviinsilva Obviamente é só um cara. Assisti esse filme ontem e criei uma teoria, mas n sei se ela está correta. Em alguns momentos q certas cenas são estranhas e q n faz muito sentido elas funcionam como um tipo de explicação. ex: Quando Adam vai na casa do Anthony para dizer q vai sair com a mulher do Adam, bem nesse momento eu percebi q n fez sentido pq o Adam aceitou fácil de mais, eu fiquei até questionando: Pq diabos o Adam n fez nada ? Deixar o cara do nada sair com a mulher dele. Isso só fez sentido quando o Anthony sai do hotel ou casa n lembro onde eles estavam, pq a Mary viu q o Adam tinha uma marca de aliança q n tinha antes e ela deduz q quem está ali n é o Adam. Até acontece outra coisa estranha bem nesse momento, se ela desconfiou q ali n era o Adam, pq ela entrou no carro com ele, já q a Mary n sabia de um cara q parecia com o Adam ? kk inclusive, enquanto eles estão no carro o Adam vai para casa do Anthony, quando ele está trocando de roupa ele pega um sapato/salto(sei lá como é nome disso) kk isso indica uma coisa importante mais pra frente. Voltando para o carro onde estava o Anthony e Mary eles começa a discutir como se eles já se conhecessem o q n faz sentido já q ela já tinha acabado de dizer q o cara n era o Adam e sim outra pessoa , só q na verdade era o Adam + Anthony, essa cena é como se fosse antiga algo já tinha acontecido foi uma discussão real q levou a morte da Mary. A Mary fala algo interessante no carro para Adam/Anthony: Por que está fazendo isso comigo ? Essa cena é a explicação da cena inicial do filme. Isso é outra referência é q essa mulher q estava no carro q no caso é a Mary ela é a mulher do começo do filme q coloca o pé pra ser picado pela aranha, por isso a cena q ele pega o salto/sapato na mão é importante fazendo uma referência a mulher dele, outra coisa q na cena inicial q ele está la com o pessoal vendo as mulheres sendo picadas, o Adam/Anthony faz uma expressão de medo/receio enquanto as outras pessoas estão meio q gostando já q estão ali para satisfazer um fetiche bizarro. Mais uma coisa q meio q comprova isso é quando o Adam vai na casa do Anthony como se fosse o Anthony pra ver o Anthony o porteiro do apartamento fala: Quando tempo vc n vem a que. Isso indica q ele n estava mais indo ali pq a mulher dele morreu no acidente por causa da discussão q levou a morte da Mary. Tem outras coisas no filme como narcisismo, alienação, fidelidade, conformismo, tentações, receios e simbologias, só q eu estou me referindo apenas a parte q achei mais interessante q é a parte q parece o Adam/Anthony estava usando a mulher para ganhar dinheiro já q ele n estava conseguindo ganhar dinheiro como ator.
@@keviinsilva Acabei de ver dois videos do Elegante e percebi q minha teoria está meio errada ruclips.net/video/2auEO_jvdEM/видео.html ruclips.net/video/5WocK6qlfIY/видео.html
Esse filme pra mim tá no meu top 10 de todos os tempos sempre que assisto puxo gatilho de memórias que já assistir antes e assim acabo entendendo mais sobre o mesmo. Pra mim eles são a mesma pessoa Antony é casado filho único herdeiro e sua mãe que dita sua vida. Ele é infiel e como adam tem sua namorada que é só sexo que eu acredito que seja amante Quando volta pra casa com a consciência sóbria até tenta mostra uma mudança Mesmo assim depois de 6 meses ele sede aos desejos da infidelidade. Esse filme e uma obra acredito que muitos homens estar preso em um ciclo assim.
Esse filme ele foi criado para confundir mesmo...e deixar vc sem saber o exato do contexto final. Tem vários filmes assim nesta pegada. Sem uma explicação só especulações. Assim com este vídeo.
Victor Pereira: Assisti esse filme ontem e criei uma teoria, mas n sei se ela está correta. Em alguns momentos q certas cenas são estranhas e q n faz muito sentido elas funcionam como um tipo de explicação. ex: Quando Adam vai na casa do Anthony para dizer q vai sair com a mulher do Adam, bem nesse momento eu percebi q n fez sentido pq o Adam aceitou fácil de mais, eu fiquei até questionando: Pq diabos o Adam n fez nada ? Deixar o cara do nada sair com a mulher dele. Isso só fez sentido quando o Anthony sai do hotel ou casa n lembro onde eles estavam, pq a Mary viu q o Adam tinha uma marca de aliança q n tinha antes e ela deduz q quem está ali n é o Adam. Até acontece outra coisa estranha bem nesse momento, se ela desconfiou q ali n era o Adam, pq ela entrou no carro com ele, já q a Mary n sabia de um cara q parecia com o Adam ? kk inclusive, enquanto eles estão no carro o Adam vai para casa do Anthony, quando ele está trocando de roupa ele pega um sapato/salto(sei lá como é nome disso) kk isso indica uma coisa importante mais pra frente. Voltando para o carro onde estava o Anthony e Mary eles começa a discutir como se eles já se conhecessem o q n faz sentido já q ela já tinha acabado de dizer q o cara n era o Adam e sim outra pessoa , só q na verdade era o Adam + Anthony, essa cena é como se fosse antiga algo já tinha acontecido foi uma discussão real q levou a morte da Mary. A Mary fala algo interessante no carro para Adam/Anthony: Por que está fazendo isso comigo ? Essa cena é a explicação da cena inicial do filme. Isso é outra referência é q essa mulher q estava no carro q no caso é a Mary ela é a mulher do começo do filme q coloca o pé pra ser picado pela aranha, por isso a cena q ele pega o salto/sapato na mão é importante fazendo uma referência a mulher dele, outra coisa q na cena inicial q ele está la com o pessoal vendo as mulheres sendo picadas, o Adam/Anthony faz uma expressão de medo/receio enquanto as outras pessoas estão meio q gostando já q estão ali para satisfazer um fetiche bizarro. Mais uma coisa q meio q comprova isso é quando o Adam vai na casa do Anthony como se fosse o Anthony pra ver o Anthony o porteiro do apartamento fala: Quando tempo vc n vem a que. Isso indica q ele n estava mais indo ali pq a mulher dele morreu no acidente por causa da discussão q levou a morte da Mary. Tem outras coisas no filme como narcisismo, alienação, fidelidade, conformismo, tentações, receios e simbologias, só q eu estou me referindo apenas a parte q achei mais interessante q é a parte q parece o Adam/Anthony estava usando a mulher para ganhar dinheiro já q ele n estava conseguindo ganhar dinheiro como ator.
Victor Pereira: Acabei de ver dois videos do Elegante e percebi q minha teoria está meio errada ruclips.net/video/2auEO_jvdEM/видео.html ruclips.net/video/5WocK6qlfIY/видео.html
O filme deixa claro que o Adam Bell ( o professor) e sua namorada já haviam tido relações sexuais mais de uma vez e em determinado momento do longa os personagens Adam e sua duplicata Anthony trocam de papéis , a partir desse momento Anthony sai em um encontro com a mulher do professor e depois de um tempo começam uma relação sexual. Entretanto ,um detalhe a chamou atenção, a marca do anel de casamento em um dos dedos do homem com quem estava se deitando. Ao perceber tal detalhe, a namorada de Adam percebe que aquele com ela estava deitada não é o professor mas sim outra pessoa (Anthony) .Se ambos fossem a mesma pessoa , então por que a garota só foi perceber a marca do anel de casamento naquele momento em específico ?
O filme engana o telespectador fazendo o crê q é uma coisa é é totalmente outra . Vc fica pensando em clonagem etc. Até essa última cena da chave , vc pensa q é pertinho vai procurar aonde é o.lugar e n q ele já sabe aonde é pq vc n imaginava q ele era a mesma pessoa
Na boa, esse filme é simplesmente incrível velho.. Eu saí dele com a mesma visão desse cara do vídeo e depois de pesquisar a fundo conclui que realmente o adam e antony eram de fato a MESMA pessoa, não vou ficar citando ponto a ponto mas tem um vídeo perfeito que explica tudo certinho para quem quiser ver: ruclips.net/video/5WocK6qlfIY/видео.html
Assisti esse filme uns anos atrás, Acabei de assistir Duna 2 e achei maravilhoso,aí pesquisei mais obras do diretor e pra minha surpresa tinha esse desastre Achei um lixo.. Não tenho nem coragem de dar uma segunda chance,mesmo AGR depois de ter entender o filme, continua sendo ruim , Não é genial como Clube da luta por exemplo ou amigo oculto, Dois filmes que também tratam de dupla personalidade.
As reações de todos os personagens me pareceram descabidas o tempo todo, a trilha sonora quer inserir um ar de suspense no filme que, ao me ver, não havia em momento algum, até os efeitos especiais da colisão do carro são ruins, e o ministério da duplicidade dia personagens não é minimamente tratado. Simplesmente o pior filme que já assisti na vida, sei que é baseado no livro de José Saramago, e que talvez o livro, e por consequência o filme, quisesse trazer a luz algumas reflexões, mas para mim, pelo menos o filme, deixou essas reflexões totalmente obscuras.
Cara, vc quer dar um ar inteligente na sua resenha, mas fica nítido que sua opinião pessoal afetou a análise objetiva da obra. Falar que é o pior filme que já viu na vida, reações descabidas, suspense inexistente, mistério dos personagens não ser minimamente tratado... análise meio fraca, parece que vc só pegou a camada mais superficial, não entendeu e não gostou. Acontece que é um filme reflexivo, feito pro espectador pensar, analisar o subtexto, pegar as sutilezas das atuações, da composição da cena, iluminação e etc, vendo pela segunda vez fica muito nítido a mensagem do filme
Cara nao concordo como vc, a cena no início onde ele compara a imagem da internet com uma foto dele rasgada, depois no fim ele olha a mesma foto, porem agora inteira, na casa Antôni prova que são a mesma pessoa mas em tempos diferentes
Na boa. Explicação meia boca demais. Não avança no entendimento. A esposa do ator parece saber que ele mesmo inventou o professor. Mas o analisador garante que são sócios. Enfim. Achei uma perda de tempo tremenda.
Ele ser doido é a explicação mais plausível pra esse filme. Tem gente que diz que o Adam e o Anthony são a mesma pessoa, se for realmente, esse cara é um psicopata. Como ele encontra a própria mulher no ambiente em que dá aula e consegue fingir que não a conhece sem o menor esforço? E um minuto depois ainda atende o celular tentando se passar por Anthony de novo? Outra coisa: Os dois homens se encontram frente a frente e debatem, dialogam. Isso é figura de linguagem? Uma metafora pra algum dialogo interno?
Não consigo acreditar na teoria em que são as mesmas pessoa. Sincemente se for essa, achei um filme simples que tem uma mensagem muito complexa para passar. Ele deixa muitas coisas abertas para eles serem sósias e também para serem o mesmo. Minha opinião
Anthony ta desempregado como ator, então começa a dar aula, mas sem a esposa saber, porque ele é muito orgulhoso pra admitir. Tanto que quando ele diz que quem ligou foi um fã ela ri, a mãe dele também critica a carreira dele como ator. Porem aquele é o verdadeiro ele, que então passa a tentar se encaixar na vida que as duas queriam pra ele, porem não conseguindo ele se envolve com uma amante que um dia descobre que ele é casado. Dai a fala da propria esposa perguntando se ele ta saindo com "ela" de novo. Algumas coisas no filme são contadas fora de ordem, como resquícios de lembrança do Anthony quando conhece a amante e como tudo se desenrola, no caso o acidente no fim pode ser a origem da cicatriz.
@@ojuliodash Assisti esse filme ontem e criei uma teoria, mas n sei se ela está correta. Em alguns momentos q certas cenas são estranhas e q n faz muito sentido elas funcionam como um tipo de explicação. ex: Quando Adam vai na casa do Anthony para dizer q vai sair com a mulher do Adam, bem nesse momento eu percebi q n fez sentido pq o Adam aceitou fácil de mais, eu fiquei até questionando: Pq diabos o Adam n fez nada ? Deixar o cara do nada sair com a mulher dele. Isso só fez sentido quando o Anthony sai do hotel ou casa n lembro onde eles estavam, pq a Mary viu q o Adam tinha uma marca de aliança q n tinha antes e ela deduz q quem está ali n é o Adam. Até acontece outra coisa estranha bem nesse momento, se ela desconfiou q ali n era o Adam, pq ela entrou no carro com ele, já q a Mary n sabia de um cara q parecia com o Adam ? kk inclusive, enquanto eles estão no carro o Adam vai para casa do Anthony, quando ele está trocando de roupa ele pega um sapato/salto(sei lá como é nome disso) kk isso indica uma coisa importante mais pra frente. Voltando para o carro onde estava o Anthony e Mary eles começa a discutir como se eles já se conhecessem o q n faz sentido já q ela já tinha acabado de dizer q o cara n era o Adam e sim outra pessoa , só q na verdade era o Adam + Anthony, essa cena é como se fosse antiga algo já tinha acontecido foi uma discussão real q levou a morte da Mary. A Mary fala algo interessante no carro para Adam/Anthony: Por que está fazendo isso comigo ? Essa cena é a explicação da cena inicial do filme. Isso é outra referência é q essa mulher q estava no carro q no caso é a Mary ela é a mulher do começo do filme q coloca o pé pra ser picado pela aranha, por isso a cena q ele pega o salto/sapato na mão é importante fazendo uma referência a mulher dele, outra coisa q na cena inicial q ele está la com o pessoal vendo as mulheres sendo picadas, o Adam/Anthony faz uma expressão de medo/receio enquanto as outras pessoas estão meio q gostando já q estão ali para satisfazer um fetiche bizarro. Mais uma coisa q meio q comprova isso é quando o Adam vai na casa do Anthony como se fosse o Anthony pra ver o Anthony o porteiro do apartamento fala: Quando tempo vc n vem a que. Isso indica q ele n estava mais indo ali pq a mulher dele morreu no acidente por causa da discussão q levou a morte da Mary. Tem outras coisas no filme como narcisismo, alienação, fidelidade, conformismo, tentações, receios e simbologias, só q eu estou me referindo apenas a parte q achei mais interessante q é a parte q parece o Adam/Anthony estava usando a mulher para ganhar dinheiro já q ele n estava conseguindo ganhar dinheiro como ator.
Assisti esse filme ontem e criei uma teoria, mas n sei se ela está correta. Em alguns momentos q certas cenas são estranhas e q n faz muito sentido elas funcionam como um tipo de explicação. ex: Quando Adam vai na casa do Anthony para dizer q vai sair com a mulher do Adam, bem nesse momento eu percebi q n fez sentido pq o Adam aceitou fácil de mais, eu fiquei até questionando: Pq diabos o Adam n fez nada ? Deixar o cara do nada sair com a mulher dele. Isso só fez sentido quando o Anthony sai do hotel ou casa n lembro onde eles estavam, pq a Mary viu q o Adam tinha uma marca de aliança q n tinha antes e ela deduz q quem está ali n é o Adam. Até acontece outra coisa estranha bem nesse momento, se ela desconfiou q ali n era o Adam, pq ela entrou no carro com ele, já q a Mary n sabia de um cara q parecia com o Adam ? kk inclusive, enquanto eles estão no carro o Adam vai para casa do Anthony, quando ele está trocando de roupa ele pega um sapato/salto(sei lá como é nome disso) kk isso indica uma coisa importante mais pra frente. Voltando para o carro onde estava o Anthony e Mary eles começa a discutir como se eles já se conhecessem o q n faz sentido já q ela já tinha acabado de dizer q o cara n era o Adam e sim outra pessoa , só q na verdade era o Adam + Anthony, essa cena é como se fosse antiga algo já tinha acontecido foi uma discussão real q levou a morte da Mary. A Mary fala algo interessante no carro para Adam/Anthony: Por que está fazendo isso comigo ? Essa cena é a explicação da cena inicial do filme. Isso é outra referência é q essa mulher q estava no carro q no caso é a Mary ela é a mulher do começo do filme q coloca o pé pra ser picado pela aranha, por isso a cena q ele pega o salto/sapato na mão é importante fazendo uma referência a mulher dele, outra coisa q na cena inicial q ele está la com o pessoal vendo as mulheres sendo picadas, o Adam/Anthony faz uma expressão de medo/receio enquanto as outras pessoas estão meio q gostando já q estão ali para satisfazer um fetiche bizarro. Mais uma coisa q meio q comprova isso é quando o Adam vai na casa do Anthony como se fosse o Anthony pra ver o Anthony o porteiro do apartamento fala: Quando tempo vc n vem a que. Isso indica q ele n estava mais indo ali pq a mulher dele morreu no acidente por causa da discussão q levou a morte da Mary. Tem outras coisas no filme como narcisismo, alienação, fidelidade, conformismo, tentações, receios e simbologias, só q eu estou me referindo apenas a parte q achei mais interessante q é a parte q parece o Adam/Anthony estava usando a mulher para ganhar dinheiro já q ele n estava conseguindo ganhar dinheiro como ator.
A esposa de Anthony gostou de quando Anthony voltou para casa como "Adam". Pois o Anthony é infiel. As aranhas representam a infidelidade de Anthony. A morte de Anthony e da namorada de Adam não representa a morte física, mas sim a morte da personalidade de Anthony, a morte do cara infiel. Morre Anthony e permanece Adam, um cara fiel. Mas, no final do filme, quando pega a chave, Adam tomou uma decisão, continuar sendo seguir seu extinto de infidelidade. Adam voltaria a ser Anthony ao decidir pegar a chave e voltar ao cabaré.
Na verdade a explicação mais coerente é que os dois são exatamente a mesma pessoa, sendo uma alusão a traição, Antony e Adam, um é o marido que esta construindo uma família mas ainda assim é infiel, e sendo assim reprime a ser Adam q do comete adultério, um detalhe bem claro q deixa isso é qndo vai ver sua mãe, ela diz "pare de ficar pensando como um ator de terceira" ou parecido cm isso não me recordo bem, em todo caso a mãe sabe da vida do filho e retém o controle sobre ele, por isso em seguida é mostrado a maior aranha do filme, representando o controle e a mãe, como qndo ele vai ver a mulher no clube a mulher esmagando a aranha ou qndo a mulher cm a cabeça de aranha passa por ele simboliza a sensualidade, a redução como uma aranha q traça sua teia para capturar sua presa, e por último a aranha recuada no fim do filme, representa sua esposa ao se deparar com Adam, sim, no final do filme Adam tomou controle sobre o Antony e a mulher estava ciente disso, mas qndo ele pegou a chave para o "clube de sexo" ele já era o Adam e sabia exatamente de onde era e como usar, sendo assim ( só Antony tinha esse conhecimento) sua mulher ao ver q ele iria mentir e trair novamente se sentiu recuada e com medo, medo da situação se repetir mais uma vez... Um ótimo filme, e sem dúvidas uma boa opção para qm quer sair da mesmisse dos filmes atuais...
Acabei de assistir esse filme e sai com uma confusão perturbadora. Sua explicação é a mais coerente e fico com ela😅
Parabéns pela ótima explicação
Esse filme me bugou de um jeito, e esse comentário pior ainda
Obrigada kk já estava criando uma triplex na minha cabeça k
Devia ter um vídeo falando da sua teoria muito boa
Falo e falo e nao chego a lugar nenhum.
pra mim o que deixa claro que Anthony é a segunda personalidade, é quando a esposa diz para Adam: ´´eu quero que você fique`` (fique como Adam, o seu marido fiel)
Ou o diretor foi extremamente genial, ou é um péssimo roteiro....eu quero acreditar que ele teve inteligencia ao desenvolver a trama !!
Puta cara, não concordo muito com sua análise. Pra mim, a conversa que ele tem com a mãe deu um nó na minha cabeça. "Esquece essa história de ser um ator de terceira". Ela fala isso pro SUPOSTO professor (que fica entendido ser ele pelo fato de não gostar de mirtilo). Pra mim é uma única personalidade. E o tempo não é 'linear". Mistura fatos passados (o acidente por exemplo) com fatos do presente.
Exatamente
Certo, daí a cicatriz. O Anthony é o passado do Adam, ele está preso numa teia que é o tempo. Não conseguiu desligar-se do seu próprio passado e do acidente que vitimizou a namorada. A esposa simboliza o presente a o facto de estar grávida o futuro.
Nada a ver essa análise do canal
Vc fez a análise mais correta do que o cara do canal
Tem mais uma, a foto rasgada e a mesma da casa do ator com a esposa, esse fato comprova ser a mesma pessoa.
O mais difícil nesse filme, foi tentar achar um ator igual o jake pra fazer o papel de sósia!
Não acharam, pois usaram ele mesmo kkk
@@RuddyFox-ob8rz sim kkkk
Se eu encontrasse alguém assim, pediria pra ir trabalhar no meu lugar essa semana...
São uma pessoa só com dupla personalidade. O Antony, o ator criou a outra personalidade de professor pela culpa de ter traído a esposa. Tanto que quando o Adam encontra a foto na casa do Antony é exatamente a mesma (com a esposa) que ele pega no início do filme para comparar com o ator. Quando ele finalmente decide ficar com a esposa e não trair mais ela, ele "mata" o Antony (a personalidade infiel), simbolizado no acidente de carro, mas quando ele abre o envelope e vê a chave cai dnv na tentação de trair a esposa, indicando que ele vai recriar novamente o mesmo ciclo, remetendo a ideia falada no início do filme de que tudo na história acontece 2x se repetindo.
Aranhas: elas representam as mulheres na vida do Adam/Antony e o tamanho está relacionado na influência que a mulher tem na vida dele. A aranha gigante que aparece no meio dos prédios representa a mãe dele (essa cena aparece logo após a conversa com a mãe) pois ela é a mulher que representa a maior influência na vida dele. E a última é a esposa, que apesar de ser gigante a aranha se mostra recuada e com medo, medo de o marido voltar a traí-la novamente.
Aliás, a esposa e a mãe parecem ser as únicas que tinham conhecimento da dupla personalidade dele. A esposa descobre quando vai na escola e vê ele, e percebe que é o Adam se passando pelo Antony pelo seu jeito, tanto que ela até pergunta "como foi hoje na escola" dando a entender que sabia que era ali o Adam, o professor. E quando ele vai encontrar a mãe dá a entender que seria o Adam pela roupa, penteado do cabelo e sem aliança, mas a mãe fala que ele tem problema em manter só uma mulher, cita tanto o trabalho dele como professor e fala para ele deixar para lá a ideia de ser um ator de terceira, dando entender que ele era professor e as vezes tentava alguns pequenos papéis como ator.
O fato da mãe falar que era pra ele deixar de querer ser ator de terceira, e a esposa perguntar, como foi na faculdade hoje ?
Deu entender que são 1 pessoa apenas…
Achei ótima essa explicação, mas ainda fico com a dúvida sobre como aconteceu o acidente, linhas temporais diferentes?
Anthony e Adam são a mesma pessoa, um foi criado pelo outro em busca de uma fuga da rotina vivida. Anthony é ator, vivído e enérgico; é casado e sua esposa está grávida. Adam é discreto, inseguro e seu relacionamento não passa de sexual com sua namorada. Anthony criou Adam com o objetivo de ter um subterfúgio de sua realidade
As aranhas estão no filme pq ele foi o homem aranha já
Nao foi nao
Que viagem é essa véi kkkkk
Essa hora a melhor kkkkk
😅😅😅
vilão do homem-aranha no caso kkkkk
Boa noite!
Não sei se percebeu mas, a mãe do professor diz pra ele deixar a história de ser um ator de terceira. Esse fato no filme deu a entender que ambos são a mesma pessoa. Ainda, numa ligação, a mãe diz aí professor que gostou de seu novo apartamento, dizendo ainda que não sabe como ele consegue viver assim. Para mim, o alter ego principal é o professor. As esposas só existem na cabeça dele e são representadas pela aranha, pois são as esposas que dão motivo para a vida de ambos alter egos.
Nada aver
Acredito que ambos eram a mesma pessoa, tanto que se vcs reparem a foto que o Adam ver na casa de Anthony, a foto de casal, é a mesma que o Adam tinha com ele, porem rasgada, sem a esposa de Anthony, e acho que o filme nao segue uma ordem cronológica, ela mistura o passado e o presente.
Exatamente irmão, notei isso também, isso só prova que são os mesmos mas em tempos diferentes
Realmente, mas qual foi daquela aranha no final ?
A esposa de Anthony gostou de quando Anthony voltou para casa como "Adam". Pois o Anthony é infiel. As aranhas representam a infidelidade de Anthony. A morte de Anthony e da namorada de Adam não representa a morte física, mas sim a morte da personalidade de Anthony, a morte do cara infiel. Morre Anthony e permanece Adam, um cara fiel. Mas, no final do filme, quando pega a chave, Adam tomou uma decisão, continuar sendo seguir seu extinto de infidelidade. Adam voltaria a ser Anthony ao decidir pegar a chave e voltar ao cabaré.
Cheguei a pensar isso, mas não saberia explicar a definição tão bem quanto você, parabéns
Fato: a capa de um filme é sempre uma tentativa de sintetizar o conteúdo!
- Ele olhando para esquerda e para baixo simboliza uma não evolução, decadência e aprisionamento.
- A aranha gigante na cabeça controlando ele pessoalmente e socialmente.
A aranha é um animal que fode sua vítima passivamente. Arma a teia e fica esperando algo cair nela pra devorar.
Por isso a esposa grávida se torna uma aranha grande (não que a gravidez foda o homem de fato), mas o professor repete duas vezes na aula: existem várias formas de controle.
A hora que o Antony segue a namorada do Adam mostra que ele não está ali. Ela atravessa a rua e nem olha pra moto, veja esse pedaço novamente. Ele fica sentado em frente a sala dela e ela não o vê pelo vidro. Alí mostra que a cena foi imaginação de Antony.
Na verdade ele é a Mesma pessoa
Eu já vi uma explicação de que não existem dois homens, e sim um que tá insatisfeito com a vida que leva e também com o casamento, e assim cria uma outra personalidade. Eu só não me lembro se é o ator que cria a personalidade do professor ou vice-versa... É um filme difícil e do meu diretor favorito, filmão!
Eu acredito nessa explicação que eram a mesma pessoa.
Denise Fraga eu não consigo acreditar nessa teoria, porém ela vira na minha cabeça porque uma cena na casa dele do (ator) no final do filme, ele ve um quadro idêntico ao que ele se comparou no computador no começo. Porém se essa é a explicação real, sincermente achei um filme simples, com uma mensagem simples que deixa muitas perguntas em aberto.
@@fernandesgamer7291 Vendo o seu comentário tendo acabado de assistir ao filme agora minha cabeça explodiu, porque quando o Adam pega aquela foto para comparar com o sósia ela está rasgada e é idêntica ao do Anthony. Porém, se eles são a mesma pessoa a namorada do Adam estaria com quem? Uma peça não se encaixa.
@@opropriojonas acabei de olhar o filme. e vendo a resenha de vcs concordei com tudo que falaram. abriu minha cabeça. agora tudo faz sentido. E na pergunta que fizeste sobre a namorada do Adam não se encaixar na história... Ela era a amante do Antony a qual não fora identificado a sua identidade. Na parte que o Antony conversa na cozinha com a esposa falando que era o Adam, na verdade estava falando com a amante e a esposa não estava louca de desconfiar dele e ela o acusa de estar traindo a mesma novamente.
e pra mim a mulher do começo do filme que pisa na aranha era a amante do Antony (a namorada do Adam).
o filme nao começa com a chave e o clube, mas sim com o telefonema da mãe... inclusive, já ouvi comentarem sobre a primeira cena dos filmes serem um retrato da obra, mas nao consegui identificar nesse filmes o que o telefonema da mão quis dizer sobre o apartamento...
Se você reparar, o filme abre com a mensagem que ele perdeu da mãe e termina com o a esposa dele falando que a mãe dele ligou e deixou uma mensagem, o que recorre ao que ele fala durante as aulas, sobre padrões que se repetem durante a história. A história, na minha interpretação, é sobre um homem que luta contra esse impulso de infidelidade e mostra, começando pelo meio, o homem que passa pelo ciclo de trair, sair de casa, pedir perdão, voltar pra casa, trair, sair de casa, pedir perdão, voltar pra casa... As aranhas são as mulheres e suas teias são os relacionamentos que aprisionam os homens. Os dois homens são um só, Um tem no outro aquilo lhe falta, Adam tem a vida de solteiro, uma linda amante (sexo intenso, como o filme mostra), mas uma vida deprimente e entediante, o Daniel tem uma boa casa, uma linda esposa esperando um filho, um aparente sucesso (pelas roupas e postura), mas está preso a um vida de casado. E a conclusão que chegam é que não conseguem se separar, quando Daniel morre, parecia ali que morria o desejo dele de trair a esposa, mas na primeira tentação (a chave) ele cede, e mostra na verdade que ali está a aceitação, não à toa quando mostra o carro acidentado, há uma teia no vidro trincado.
@@toefl.rodrigo muito bom
Acabei de assistir esse filme e vim correndo pra ver uma explicação kkkkkk
Eu também entendi nada cada um fala uma coisa e todos fazem sentido
Com todo respeito, mais que explicação mais ridicula essa sua. Vc não entendeu nada do filme. Só existia um, o verdadeiro era o Anthony, ele criou o Adam em sua cabeça para viver uma vida dupla e de infidelidade. Da pra saber disso na metade do filme, e a cena que deixa isso claro é a conversa dele com sua mãe.
As aranhas representam as mulheres em sua vida, cada uma com um peso, um significado.
Rapaz puts parece que realmente vc entendeu o filme, eu tentei entender e não consegui fiquei com dúvidas por isso resolvi procurar tal assunto, me diz uma coisa como aquela aranha representou a mulher do Anthony no final do filme. A única parte que entendi foi que a mulher do Anthony sabia que era o Adam na cama eu pensei que legal vão ficar juntos e criar o bebê mesmo ela sabendo que não era o Anthony e me aparece aquela aranha no final puts e o engraçado na hora que Adam pega a chave no envelope parece que ele já sabia onde era o lugar e parabéns pela sua explicação foi a única que me tirou as dúvidas é porque gosto muito do ator o último filme dele que assisti foi Animais Noturnos 😍😍
Pser eu percebi isso só com o trailer que eu vi
Leandro Vieira o ridículo aqui é vc, eu não expliquei nada do filme eu só queria tirar minhas dúvidas não vejo nenhum problema nisso, vc entendeu o filme e eu ja tinha quase essa mesma conclusão porém queria ver outras opniões como de várias outras pessoas que são diferente da sua e vou rever novamente como vários outros filmes que sempre assistimos depois de um tempo.
@@Alex796425 não chamei vc de ridículo, falei que sua explicação foi ridícula. Mais me desculpe pelas palavras ditas.
Estamos aqui com o mesmo intuito!!
Leandro Vieira Vlw amigo eu lhe parabenizo por sua explicação em relação ao filme porque gosto muito da maioria dos filmes do ator eu assisti recentemente Contra o Tempo e Os Suspeitos, vou rever esse Homem Duplicado novamente perante sua explicação que mim é a correta um abraço.
Eu acredito que ambos sejam a mesma pessoas, com personalidades e “mundos diferentes” pra tentar escapar da sua própria realidade. Acredito tbm que o filme não segue a mesma linha cronológica, e que quando a esposa grávida pergunta ao Antony se quem tava falando na ligação era “ela” de novo, talvez fosse pq no momento em que acontece o acidente de carro, o Antony (se passando por adam) e a namorada sobrevivem por isso ele tem a cicatriz. E o acidente só acontece pq a namorada do adam percebe a marca da aliança que ela não avisa percebido antes e quando ela diz que ele nunca foi homem pra ela, é pq a relação deles dois eram apenas sexual. A esposa do Antony sabia que o marido dela tinha esses distúrbios de personalidade, pq isso no final ela diz: “como foi seu dia na faculdade?” E talvez ali ele tenha caído na real e tentado mudar de vida. Mas no final ele volta a ser o que ele era antes infiel e desleixado com a esposa.
Filme top
O título em português entrega que é um homem só.
Mas não fica 100% claro. Quando terminei o filme fiquei me perguntando oq porra que aconteceu. É uma coisa de doido, quase impossível de acreditar que seja só um cara
@@keviinsilva
Obviamente é só um cara.
Assisti esse filme ontem e criei uma teoria, mas n sei se ela está correta. Em alguns momentos q certas cenas são estranhas e q n faz muito sentido elas funcionam como um tipo de explicação. ex: Quando Adam vai na casa do Anthony para dizer q vai sair com a mulher do Adam, bem nesse momento eu percebi q n fez sentido pq o Adam aceitou fácil de mais, eu fiquei até questionando: Pq diabos o Adam n fez nada ? Deixar o cara do nada sair com a mulher dele. Isso só fez sentido quando o Anthony sai do hotel ou casa n lembro onde eles estavam, pq a Mary viu q o Adam tinha uma marca de aliança q n tinha antes e ela deduz q quem está ali n é o Adam. Até acontece outra coisa estranha bem nesse momento, se ela desconfiou q ali n era o Adam, pq ela entrou no carro com ele, já q a Mary n sabia de um cara q parecia com o Adam ? kk inclusive, enquanto eles estão no carro o Adam vai para casa do Anthony, quando ele está trocando de roupa ele pega um sapato/salto(sei lá como é nome disso) kk isso indica uma coisa importante mais pra frente. Voltando para o carro onde estava o Anthony e Mary eles começa a discutir como se eles já se conhecessem o q n faz sentido já q ela já tinha acabado de dizer q o cara n era o Adam e sim outra pessoa , só q na verdade era o Adam + Anthony, essa cena é como se fosse antiga algo já tinha acontecido foi uma discussão real q levou a morte da Mary. A Mary fala algo interessante no carro para Adam/Anthony: Por que está fazendo isso comigo ? Essa cena é a explicação da cena inicial do filme. Isso é outra referência é q essa mulher q estava no carro q no caso é a Mary ela é a mulher do começo do filme q coloca o pé pra ser picado pela aranha, por isso a cena q ele pega o salto/sapato na mão é importante fazendo uma referência a mulher dele, outra coisa q na cena inicial q ele está la com o pessoal vendo as mulheres sendo picadas, o Adam/Anthony faz uma expressão de medo/receio enquanto as outras pessoas estão meio q gostando já q estão ali para satisfazer um fetiche bizarro. Mais uma coisa q meio q comprova isso é quando o Adam vai na casa do Anthony como se fosse o Anthony pra ver o Anthony o porteiro do apartamento fala: Quando tempo vc n vem a que. Isso indica q ele n estava mais indo ali pq a mulher dele morreu no acidente por causa da discussão q levou a morte da Mary. Tem outras coisas no filme como narcisismo, alienação, fidelidade, conformismo, tentações, receios e simbologias, só q eu estou me referindo apenas a parte q achei mais interessante q é a parte q parece o Adam/Anthony estava usando a mulher para ganhar dinheiro já q ele n estava conseguindo ganhar dinheiro como ator.
@@keviinsilva Acabei de ver dois videos do Elegante e percebi q minha teoria está meio errada
ruclips.net/video/2auEO_jvdEM/видео.html
ruclips.net/video/5WocK6qlfIY/видео.html
Ele é a mesma pessoa ,,,,que sofre com TDI
Esse filme pra mim tá no meu top 10 de todos os tempos sempre que assisto puxo gatilho de memórias que já assistir antes e assim acabo entendendo mais sobre o mesmo.
Pra mim eles são a mesma pessoa Antony é casado filho único herdeiro e sua mãe que dita sua vida.
Ele é infiel e como adam tem sua namorada que é só sexo que eu acredito que seja amante
Quando volta pra casa com a consciência sóbria até tenta mostra uma mudança
Mesmo assim depois de 6 meses ele sede aos desejos da infidelidade.
Esse filme e uma obra acredito que muitos homens estar preso em um ciclo assim.
Quais são os top 10 filmes bons de acordo com vc ? , percebi que tem bom gosto...
Esse filme ele foi criado para confundir mesmo...e deixar vc sem saber o exato do contexto final. Tem vários filmes assim nesta pegada. Sem uma explicação só especulações. Assim com este vídeo.
Igual o filme o poço.
Eitaaaaa, continuei confusa 😏
Me chama muito a atenção elas serem tao parecidas, mas um otimo filme!
Que filme confuso.
Totalmente errado, é uma pessoa só, vive um vida paralela, para fugir da sua vida agora complica com mulher grávida e mãe abusiva.
É interessante sua teoria, mas como vc explica as cicatrizes iguais tanto em Adam quanto em Anthony?
Ele n tem teoria, como nós , ele n sabe.
Victor Pereira: Assisti esse filme ontem e criei uma teoria, mas n sei se ela está correta. Em alguns momentos q certas cenas são estranhas e q n faz muito sentido elas funcionam como um tipo de explicação. ex: Quando Adam vai na casa do Anthony para dizer q vai sair com a mulher do Adam, bem nesse momento eu percebi q n fez sentido pq o Adam aceitou fácil de mais, eu fiquei até questionando: Pq diabos o Adam n fez nada ? Deixar o cara do nada sair com a mulher dele. Isso só fez sentido quando o Anthony sai do hotel ou casa n lembro onde eles estavam, pq a Mary viu q o Adam tinha uma marca de aliança q n tinha antes e ela deduz q quem está ali n é o Adam. Até acontece outra coisa estranha bem nesse momento, se ela desconfiou q ali n era o Adam, pq ela entrou no carro com ele, já q a Mary n sabia de um cara q parecia com o Adam ? kk inclusive, enquanto eles estão no carro o Adam vai para casa do Anthony, quando ele está trocando de roupa ele pega um sapato/salto(sei lá como é nome disso) kk isso indica uma coisa importante mais pra frente. Voltando para o carro onde estava o Anthony e Mary eles começa a discutir como se eles já se conhecessem o q n faz sentido já q ela já tinha acabado de dizer q o cara n era o Adam e sim outra pessoa , só q na verdade era o Adam + Anthony, essa cena é como se fosse antiga algo já tinha acontecido foi uma discussão real q levou a morte da Mary. A Mary fala algo interessante no carro para Adam/Anthony: Por que está fazendo isso comigo ? Essa cena é a explicação da cena inicial do filme. Isso é outra referência é q essa mulher q estava no carro q no caso é a Mary ela é a mulher do começo do filme q coloca o pé pra ser picado pela aranha, por isso a cena q ele pega o salto/sapato na mão é importante fazendo uma referência a mulher dele, outra coisa q na cena inicial q ele está la com o pessoal vendo as mulheres sendo picadas, o Adam/Anthony faz uma expressão de medo/receio enquanto as outras pessoas estão meio q gostando já q estão ali para satisfazer um fetiche bizarro. Mais uma coisa q meio q comprova isso é quando o Adam vai na casa do Anthony como se fosse o Anthony pra ver o Anthony o porteiro do apartamento fala: Quando tempo vc n vem a que. Isso indica q ele n estava mais indo ali pq a mulher dele morreu no acidente por causa da discussão q levou a morte da Mary. Tem outras coisas no filme como narcisismo, alienação, fidelidade, conformismo, tentações, receios e simbologias, só q eu estou me referindo apenas a parte q achei mais interessante q é a parte q parece o Adam/Anthony estava usando a mulher para ganhar dinheiro já q ele n estava conseguindo ganhar dinheiro como ator.
Victor Pereira: Acabei de ver dois videos do Elegante e percebi q minha teoria está meio errada
ruclips.net/video/2auEO_jvdEM/видео.html
ruclips.net/video/5WocK6qlfIY/видео.html
Não existem sósias, clones e dublês. São a mesma pessoa.
viajou na explicaçao, hao havia 2 homens, apenas um.
O filme deixa claro que o Adam Bell ( o professor) e sua namorada já haviam tido relações sexuais mais de uma vez e em determinado momento do longa os personagens Adam e sua duplicata Anthony trocam de papéis , a partir desse momento Anthony sai em um encontro com a mulher do professor e depois de um tempo começam uma relação sexual. Entretanto ,um detalhe a chamou atenção, a marca do anel de casamento em um dos dedos do homem com quem estava se deitando. Ao perceber tal detalhe, a namorada de Adam percebe que aquele com ela estava deitada não é o professor mas sim outra pessoa (Anthony) .Se ambos fossem a mesma pessoa , então por que a garota só foi perceber a marca do anel de casamento naquele momento em específico ?
@@robertalmeida2593 pq essa hora é uma ilusão do Adam e ele está decidido a acabar tudo com a amante (namorada).
@@robertalmeida2593 o livro deixa claro que é uma pessoa só
@@santqs então foi muito mal feito
A verdade é que não cheguei a conclusão nenhuma 😊 é a treva.
o cara do elegante disse que ele era paranoico esquizofrênico mas a mulher viu o dedo dele e viu a marca de aliança
Essa explicação está correta? Li em vários lugares que Adam é uma criação do Anthony
vc já leu o livro do saramago? trata de uma narrativa baseada no insólito, então o sósia é real dentro da estória
Era um homem só!!!! Você não entendeu o filme!
Qual o nome do livro de Jose Saramago?
O Homem Duplicado.
Nao sei mas, os diretores precisam para de usar drogas...
O filme engana o telespectador fazendo o crê q é uma coisa é é totalmente outra . Vc fica pensando em clonagem etc. Até essa última cena da chave , vc pensa q é pertinho vai procurar aonde é o.lugar e n q ele já sabe aonde é pq vc n imaginava q ele era a mesma pessoa
Na boa, esse filme é simplesmente incrível velho.. Eu saí dele com a mesma visão desse cara do vídeo e depois de pesquisar a fundo conclui que realmente o adam e antony eram de fato a MESMA pessoa, não vou ficar citando ponto a ponto mas tem um vídeo perfeito que explica tudo certinho para quem quiser ver: ruclips.net/video/5WocK6qlfIY/видео.html
Viajou na explicação. Não são dois e sim apenas um. Aqui nos comentários já explicaram porque
Peraí, mas vc diz que são sósias, mas acaba explicando que são a mesma pessoa!
Tem um livro do Dostoievski " O duplo"
Parabéns, você também não entendeu o filme
É meio que uma história de como conhecer outras pessoas pode arruinar seu casamento
Só se for com essa explicação aí, porque o filme não explicada nada com nada. Achei até uma tensão sem necessidade , tempestade em copo d'água
é um cara só com duas personalidades. Quando ele visita a mãe da para perceber isso.
Ué Anthony só faz filme de quinta, fez mais um.
Tertuliano Máximo Afonso
Assisti esse filme uns anos atrás,
Acabei de assistir Duna 2 e achei maravilhoso,aí pesquisei mais obras do diretor e pra minha surpresa tinha esse desastre
Achei um lixo..
Não tenho nem coragem de dar uma segunda chance,mesmo AGR depois de ter entender o filme, continua sendo ruim ,
Não é genial como Clube da luta por exemplo ou amigo oculto, Dois filmes que também tratam de dupla personalidade.
Até agora eu não entendi NADA
As reações de todos os personagens me pareceram descabidas o tempo todo, a trilha sonora quer inserir um ar de suspense no filme que, ao me ver, não havia em momento algum, até os efeitos especiais da colisão do carro são ruins, e o ministério da duplicidade dia personagens não é minimamente tratado. Simplesmente o pior filme que já assisti na vida, sei que é baseado no livro de José Saramago, e que talvez o livro, e por consequência o filme, quisesse trazer a luz algumas reflexões, mas para mim, pelo menos o filme, deixou essas reflexões totalmente obscuras.
pior filme é um exageiro, qual foi o melhor filme que vc ja assistiu?
Que opinião exagerada, esse filme tá anos luz se ser o pior filme, pode ser ruim mas o pior não
Cara, vc quer dar um ar inteligente na sua resenha, mas fica nítido que sua opinião pessoal afetou a análise objetiva da obra. Falar que é o pior filme que já viu na vida, reações descabidas, suspense inexistente, mistério dos personagens não ser minimamente tratado... análise meio fraca, parece que vc só pegou a camada mais superficial, não entendeu e não gostou. Acontece que é um filme reflexivo, feito pro espectador pensar, analisar o subtexto, pegar as sutilezas das atuações, da composição da cena, iluminação e etc, vendo pela segunda vez fica muito nítido a mensagem do filme
Eu não entendi o final
cadê o significado da aranha no final? assisti o video pra ver se entendi ao filme mas ele nao esclareceu
Adorei, ótimo vídeo
Tenho pavor de aranha. Como vou conseguir ver esse filme? Kkk
Não assista então, eu não tenho medo de aranha e o final desse filme quase me deu um treco, por causa de uma aranha.,
Sapo é pior 😂😂
Eu tbm
@@TheobservBlogspotBr eu tb kkkk
@@sandravirginia9550 A aranha pe feia e assustadora por causa daquelas daquelas várias pernas
Resumindo, o filme é uma perda de tempo.
Se e a mesma pessoa, entao ele e louco e tudo que passou e ilusão
Não explicou NADa
Cara nao concordo como vc, a cena no início onde ele compara a imagem da internet com uma foto dele rasgada, depois no fim ele olha a mesma foto, porem agora inteira, na casa Antôni prova que são a mesma pessoa mas em tempos diferentes
Óbvio q é a mesma pessoa... Vc n viu o filme, n é possível, pqp
não entendi o filme , com entender aqui e não explicou nada 😅
tu não entendeu nada hein amigo
Discordo da sua análise,para mim o filme deixa bem claro que eles são a mesma pessoa
O cara não explicou nada do filme
A real explicação esta neste video ( ruclips.net/video/5WocK6qlfIY/видео.html )
explicou nada
Traduzindo o filme e ruin p carai sem nexo nenhum, quem nao asistiu nao assista
Na boa. Explicação meia boca demais. Não avança no entendimento. A esposa do ator parece saber que ele mesmo inventou o professor. Mas o analisador garante que são sócios. Enfim. Achei uma perda de tempo tremenda.
Perturbador de tão ruim
Mas aí, eles são sósias ou ele é doido?
Ele ser doido é a explicação mais plausível pra esse filme. Tem gente que diz que o Adam e o Anthony são a mesma pessoa, se for realmente, esse cara é um psicopata. Como ele encontra a própria mulher no ambiente em que dá aula e consegue fingir que não a conhece sem o menor esforço? E um minuto depois ainda atende o celular tentando se passar por Anthony de novo?
Outra coisa: Os dois homens se encontram frente a frente e debatem, dialogam. Isso é figura de linguagem? Uma metafora pra algum dialogo interno?
Não consigo acreditar na teoria em que são as mesmas pessoa. Sincemente se for essa, achei um filme simples que tem uma mensagem muito complexa para passar. Ele deixa muitas coisas abertas para eles serem sósias e também para serem o mesmo. Minha opinião
Anthony ta desempregado como ator, então começa a dar aula, mas sem a esposa saber, porque ele é muito orgulhoso pra admitir. Tanto que quando ele diz que quem ligou foi um fã ela ri, a mãe dele também critica a carreira dele como ator. Porem aquele é o verdadeiro ele, que então passa a tentar se encaixar na vida que as duas queriam pra ele, porem não conseguindo ele se envolve com uma amante que um dia descobre que ele é casado. Dai a fala da propria esposa perguntando se ele ta saindo com "ela" de novo. Algumas coisas no filme são contadas fora de ordem, como resquícios de lembrança do Anthony quando conhece a amante e como tudo se desenrola, no caso o acidente no fim pode ser a origem da cicatriz.
@@ojuliodash Assisti esse filme ontem e criei uma teoria, mas n sei se ela está correta. Em alguns momentos q certas cenas são estranhas e q n faz muito sentido elas funcionam como um tipo de explicação. ex: Quando Adam vai na casa do Anthony para dizer q vai sair com a mulher do Adam, bem nesse momento eu percebi q n fez sentido pq o Adam aceitou fácil de mais, eu fiquei até questionando: Pq diabos o Adam n fez nada ? Deixar o cara do nada sair com a mulher dele. Isso só fez sentido quando o Anthony sai do hotel ou casa n lembro onde eles estavam, pq a Mary viu q o Adam tinha uma marca de aliança q n tinha antes e ela deduz q quem está ali n é o Adam. Até acontece outra coisa estranha bem nesse momento, se ela desconfiou q ali n era o Adam, pq ela entrou no carro com ele, já q a Mary n sabia de um cara q parecia com o Adam ? kk inclusive, enquanto eles estão no carro o Adam vai para casa do Anthony, quando ele está trocando de roupa ele pega um sapato/salto(sei lá como é nome disso) kk isso indica uma coisa importante mais pra frente. Voltando para o carro onde estava o Anthony e Mary eles começa a discutir como se eles já se conhecessem o q n faz sentido já q ela já tinha acabado de dizer q o cara n era o Adam e sim outra pessoa , só q na verdade era o Adam + Anthony, essa cena é como se fosse antiga algo já tinha acontecido foi uma discussão real q levou a morte da Mary. A Mary fala algo interessante no carro para Adam/Anthony: Por que está fazendo isso comigo ? Essa cena é a explicação da cena inicial do filme. Isso é outra referência é q essa mulher q estava no carro q no caso é a Mary ela é a mulher do começo do filme q coloca o pé pra ser picado pela aranha, por isso a cena q ele pega o salto/sapato na mão é importante fazendo uma referência a mulher dele, outra coisa q na cena inicial q ele está la com o pessoal vendo as mulheres sendo picadas, o Adam/Anthony faz uma expressão de medo/receio enquanto as outras pessoas estão meio q gostando já q estão ali para satisfazer um fetiche bizarro. Mais uma coisa q meio q comprova isso é quando o Adam vai na casa do Anthony como se fosse o Anthony pra ver o Anthony o porteiro do apartamento fala: Quando tempo vc n vem a que. Isso indica q ele n estava mais indo ali pq a mulher dele morreu no acidente por causa da discussão q levou a morte da Mary. Tem outras coisas no filme como narcisismo, alienação, fidelidade, conformismo, tentações, receios e simbologias, só q eu estou me referindo apenas a parte q achei mais interessante q é a parte q parece o Adam/Anthony estava usando a mulher para ganhar dinheiro já q ele n estava conseguindo ganhar dinheiro como ator.
Assisti esse filme ontem e criei uma teoria, mas n sei se ela está correta. Em alguns momentos q certas cenas são estranhas e q n faz muito sentido elas funcionam como um tipo de explicação. ex: Quando Adam vai na casa do Anthony para dizer q vai sair com a mulher do Adam, bem nesse momento eu percebi q n fez sentido pq o Adam aceitou fácil de mais, eu fiquei até questionando: Pq diabos o Adam n fez nada ? Deixar o cara do nada sair com a mulher dele. Isso só fez sentido quando o Anthony sai do hotel ou casa n lembro onde eles estavam, pq a Mary viu q o Adam tinha uma marca de aliança q n tinha antes e ela deduz q quem está ali n é o Adam. Até acontece outra coisa estranha bem nesse momento, se ela desconfiou q ali n era o Adam, pq ela entrou no carro com ele, já q a Mary n sabia de um cara q parecia com o Adam ? kk inclusive, enquanto eles estão no carro o Adam vai para casa do Anthony, quando ele está trocando de roupa ele pega um sapato/salto(sei lá como é nome disso) kk isso indica uma coisa importante mais pra frente. Voltando para o carro onde estava o Anthony e Mary eles começa a discutir como se eles já se conhecessem o q n faz sentido já q ela já tinha acabado de dizer q o cara n era o Adam e sim outra pessoa , só q na verdade era o Adam + Anthony, essa cena é como se fosse antiga algo já tinha acontecido foi uma discussão real q levou a morte da Mary. A Mary fala algo interessante no carro para Adam/Anthony: Por que está fazendo isso comigo ? Essa cena é a explicação da cena inicial do filme. Isso é outra referência é q essa mulher q estava no carro q no caso é a Mary ela é a mulher do começo do filme q coloca o pé pra ser picado pela aranha, por isso a cena q ele pega o salto/sapato na mão é importante fazendo uma referência a mulher dele, outra coisa q na cena inicial q ele está la com o pessoal vendo as mulheres sendo picadas, o Adam/Anthony faz uma expressão de medo/receio enquanto as outras pessoas estão meio q gostando já q estão ali para satisfazer um fetiche bizarro. Mais uma coisa q meio q comprova isso é quando o Adam vai na casa do Anthony como se fosse o Anthony pra ver o Anthony o porteiro do apartamento fala: Quando tempo vc n vem a que. Isso indica q ele n estava mais indo ali pq a mulher dele morreu no acidente por causa da discussão q levou a morte da Mary. Tem outras coisas no filme como narcisismo, alienação, fidelidade, conformismo, tentações, receios e simbologias, só q eu estou me referindo apenas a parte q achei mais interessante q é a parte q parece o Adam/Anthony estava usando a mulher para ganhar dinheiro já q ele n estava conseguindo ganhar dinheiro como ator.
filme triste de ruim
Filme ruim .... Ponto
O cara n entendeu nada do filme ou ele quis dar uma de diferentao da maioria q já fez vídeo explicando e ficou mt ruim, os 2 são as mesmas pessoas.
Tentando entender essa merda
Filme de doido isso sim.
A esposa de Anthony gostou de quando Anthony voltou para casa como "Adam". Pois o Anthony é infiel. As aranhas representam a infidelidade de Anthony. A morte de Anthony e da namorada de Adam não representa a morte física, mas sim a morte da personalidade de Anthony, a morte do cara infiel. Morre Anthony e permanece Adam, um cara fiel. Mas, no final do filme, quando pega a chave, Adam tomou uma decisão, continuar sendo seguir seu extinto de infidelidade. Adam voltaria a ser Anthony ao decidir pegar a chave e voltar ao cabaré.
Entendi mais a sua explicação do que a do vídeo. Ufa .
É isso mesmo, só que não apenas isso.
Mas como q ele tá com a outra e morrem juntos?
Essa é a real explicação do filme.
@@davidrodriguesdeoliveira6458 é pq esse cara do vídeo n explicou nem merd4