Комментарии •

  • @laramaria2908
    @laramaria2908 2 года назад +41

    TOC, por favor!
    Infelizmente todo mundo acha que é sobre mania de organização e limpeza, mas é muito mais do que isso! Tenho TOC e as minhas obsessões e compulsões são internas na maioria, não externas.
    Assunto super necessário, muito obrigada!

    • @Fercs89
      @Fercs89 2 года назад +8

      Eu acho um absurdo o povo que fala "ain, tenho TOC porque quero tudo organizado" sendo que quem realmente tem sofre horrores

    • @laramaria2908
      @laramaria2908 2 года назад +5

      @@Fercs89 Eu não ligo muito quando a pessoa fala por ignorância. Eu ligo mais quando me dizem o que eu devo sentir ou que é só "deixar pra lá". Ou quando assumem meus sintomas em vez de simplesmente me perguntar.

    • @joycedantas2921
      @joycedantas2921 2 года назад +4

      Siiim! Um vídeo delas ia ser ótimo, o tema do TOC sempre é discutido das mesmas formas rasas, principalmente em materiais em português

    • @Dani060376
      @Dani060376 2 года назад

      ×

  • @caioferreira15
    @caioferreira15 2 года назад +36

    Super importante vocês trazerem esse tema! Trabalho com isso diariamente, pois sou um dos fundadores da aTip, uma startup que busca conectar pessoa neuroatípicas/neurodivergentes ao mercado de trabalho.
    Parabéns por esse vídeo introdutório!

    • @vieira_gif
      @vieira_gif 2 года назад +3

      Oi, eu não conhecia a Atip.. dei uma procurada e não entendi como funciona. Vocês atuam em todo o Brasil ou só na cidade sede?

  • @rod3321
    @rod3321 2 года назад +112

    Seria legal falar sobre "apagamento" do autista 1... sempre escuto coisas como "você nem parece autista" "não é frescura não?" E etc pq as esteriotipias são menos óbvias pra quem n convive... acho que quanto menos aparentes são as esteriotipias, mais se taxa "surtos" como vitimização...

    • @danmsht
      @danmsht 2 года назад +15

      Eu tenho medo de conversar com mãe de autista justamente com medo de falar alguma coisa que pode magoar. Não saber como é, já que cada um tem um nível (sei lá se é assim que fala), deixa quem não tem essa realidade despreparado.

    • @leonaardoc
      @leonaardoc 2 года назад +18

      Sou autista e sofro com isso diariamente. As pessoas não se importam com autistas no dia a dia, mesmo quando sabem que somos autistas, ainda nos tratam como neurotípicos e nos exigem as faculdades mentais de neurotípicos, como ser sociável e comunicativo. Como nós autistas temos uma deficiência na socialização, somos preteridos socialmente no trabalho, na faculdade, na escola, sofremos bullying e assédio moral, temos dificuldade para ter amigos, namorar e manter quaisquer tipos de relacionamento com outras pessoas. A propósito eu ainda faço as estereotipas desde de criança, mas depois que adolesci, lá pelos meus 17 anos, reprimi e só as faço quando ninguém irá me ver. Antes desta idade eu ainda não tinha a percepção social de que ficar abanando mãos e girando os dedos era visto com ojeriza pelas outras pessoas (e isso também mostra outro poblema do autismo, somos sempre atrasados no desenvolvimento das faculdades cognitivas relacionadas à socialização).

    • @Bitsmap
      @Bitsmap 2 года назад +18

      No TDAH isso acontece bastante também, direto tem alguém falando, "Como assim você é TDAH, você é super calmo", ou então "Você não consegue prestar atenção na aula mas fica super concentrado no video game" As pessoas não entendem que existe muito mais do que elas estão vendo.

  • @hugovarani
    @hugovarani 2 года назад +34

    “Antes tarde do que muito depois” HAHAHAAHHHHAH

  • @Yeeg1
    @Yeeg1 2 года назад +202

    De novo, esquecendo da prima da dislexia: discalculia, que é um transtorno de dificuldade matemática e calculos. Eu fui diagnosticada tardíamente com Isso e posso ajudar em um video sobre Isso.

    • @pamelasa5734
      @pamelasa5734 2 года назад +27

      Olá, boa noite, a discalculia é bem menos conhecida que a dislexia, mesmo. Eu mesma só conheci o termo recentemente, quando o filho de uma amiga foi diagnosticado. E é bastante triste que estes transtornos tornam a vida das crianças muito difícil, quando elas são taxadas de preguiçosas ou burras, inclusive por professores, mas sobretudo por seus colegas.

    • @claudiabcarvalho
      @claudiabcarvalho 2 года назад +7

      Discalculia não estaria dentro dos distúrbios de linguagem? Porque matemática é considerada linguagem.

    • @Yeeg1
      @Yeeg1 2 года назад +9

      @@pamelasa5734 eu fui chamada de burra na universidade e foi um dos motivos que demorei mais de 10 anos para ter meu diploma de bacharel, pois alem de trocar de curso, eu tive depressao severa, tive que me afastar de tudo por uns 3 anos e so muito mais tarde ,com o diagnostico e apoio psicologico para discalculia, que eu descobri que tudo tava interligado.

    • @Yeeg1
      @Yeeg1 2 года назад +9

      @@claudiabcarvalho ambos sao considerados disturbios de aprendizagem e não necessariamente de linguagem pois a depender da pessoa, ela pode ter dislexia, discalculia ou ambos e não necessariamente ter a parte da linguagem afectada. Tipo, a pessoa pode ter dislexia, trocar f por v na escrita e consegue ler tudo e outras pessoas tem um disturbio tao serio que a pessoa fica imposibilitada de se comunicar e as vezes o disturbio de linguagem nao tem nada a ver com discalculia/dislexia mas outros factores. Eu não sei explicar direito, mas básicamente é que maioria das pessoas com disturbio de linguagem tem de aprendizagem e vice-versa mas não é bem a mesma coisa

    • @nayaranunes1345
      @nayaranunes1345 Год назад +2

      Eu quero ajuda pra isso como faço?

  • @Moreirapamela
    @Moreirapamela 2 года назад +19

    Nunca vou deixar de dizer o quanto esse trabalho de vcs é importante, pra nós leigos falta muita informação de qualidade

  • @zibifavaro
    @zibifavaro 2 года назад +7

    Eu "sofro" de Transtorno Bipolar e sei na pele o que é ser discriminado e sofrer bullying por isso, no ambiente de trabalho etc. Mas eu consegui com muito esforço me formar na Faculdade de Direito, para mim foi uma conquista, - (eu tenho dificuldades com rotinas e disciplina). Passei num concurso no Banco do Brasil, sofri muito lá, pedi demissão e entrei com uma ação trabalhista denunciando tudo o que acontecia comigo, fui tratado pela justiça do trabalho como um vagabundo que não queria trabalhar. É difícil! Suicídio sempre passa pela cabeça, mas eu sei que não é a solução. Minha maior dificuldade é se concentrar em tarefas que exigem alto grau de abstração, minha mente se perde fácil. As pessoas me dizem: Mas você dirigi carro! Eu respondo: Depende, curtas distancias. Esse dias mesmo eu tive uma crise, quem me levou no médico foi minha irmã. Quando eu sinto que eu não tenho condições eu peço para minha esposa ou para alguém conhecido fazer isso por mim. Hoje trabalho em uma instituição do Terceiro Setor que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na periferia do município de Cambé. Eu penso que deveríamos nos unir e fazer um forte advocacy para pressionar nossos congressistas a aprovarem um Estatuto da Neurodivergência.

  • @Fercs89
    @Fercs89 2 года назад +71

    Canhotos, vamos nos unir!
    ANSIOSÍSSIMA pela TAG!

    • @fhys123
      @fhys123 2 года назад +2

      Minha filha tbm é canhota

    • @marisamiyukikazama7408
      @marisamiyukikazama7408 2 года назад +2

      Também tenho TAG. Também estou ansiosíssima kkkkkk

    • @lucasherculano8001
      @lucasherculano8001 2 года назад +4

      Bora canhotada! Kk

    • @Fercs89
      @Fercs89 2 года назад +3

      @@marisamiyukikazama7408 falei pra elas que se não sair o vídeo de TAG antes, a gente vai ter uma crise!

    • @alexandradesouza1381
      @alexandradesouza1381 2 года назад +2

      Como sofri por ser canhota

  • @tfantoni
    @tfantoni 2 года назад +14

    "as dificuldades enfrentadas por alguém autista, por exemplo, não são inerentes ao próprio autismo mas sim ao fato de que todo o nosso ambiente físico e social foi criado e moldado para atender somente aquelas pessoas dentro do padrão" foi uma perfeita colocação. faço parte do espectro e sofro com a falta de adaptações pra minha realidade (sem falar da invalidação e capacitismo a rodo, comum pra muito autista adulto nível 1 de suporte). deixo meu voto pro vídeo sobre TEA, óbvio kkkk

  • @fernandamessquita
    @fernandamessquita 2 года назад +10

    Eu estudo medicina, mas amo a didática de vocês. Espero conseguir tirar as dúvidas dos meus pacientes como vocês ❤

  • @ConstantinoCMA
    @ConstantinoCMA 2 года назад +29

    Como canhoto sei as dificuldades que sofremos para segurar vários objetos que são feitos para destros. Eu eu voto na bipolaridade

    • @TheAngelaaz
      @TheAngelaaz Месяц назад +1

      Como eu entendo! 😂 Faça serrilhada é um problema

  • @LivioT87
    @LivioT87 2 года назад +9

    Fui diagnosticado com tdah aos 30 anos, porém acompanharei todos os vídeos pra aprender mais. ☺️

  • @evangelorezende9117
    @evangelorezende9117 2 года назад +61

    Acho que as condições devem ser apresentadas em ordem alfabética. 😉

  • @aocode
    @aocode 2 года назад +13

    Muito bom o conteúdo! Eu sou bipolar (grazadeus muito bem medicado) e sinto muita falta de ver conteúdos sobre neurodivergencias mais difundidos. Ainda mais porque algumas neurodivergências se confundem onde há sobreposição de sintomas e geral faz confusão. Por exemplo, a fase maníaca e hipomaníaca do transtorno bipolar pode trazer vários sintomas muito parecidos com o do TDAH. Ansioso pela série! : )

  • @leticiapereira1660
    @leticiapereira1660 2 года назад +7

    Que vídeo lindo! Adorei a ideia dessa série. Já estou esperando os outros. Eu gostaria de saber mais do TOC, pra mim ele era apenas uma das manifestações do transtorno de ansiedade...

  • @HunterMoon
    @HunterMoon 2 года назад +15

    Gostaria de ver um vídeo sobre tdah!!
    Eu descobri com 6 anos e minha família ate hoje não entende e finge que é exagero meu e que todo mundo tem problemas. Mas é fácil falar neh? Queria um vídeo que eu pudesse mandar pra eles e para meus conhecidos entendessem minhas dificuldades e que não estou fingindo nada, além de compartilhar o trabalho incrível que vcs do Nunca vi 1 cientista fazem.
    Ah poderiam falar tb que pessoas com tdah normalmente tem outros transtornos como toc, autismo, ansiedade, depressão, etc

  • @esternaves278
    @esternaves278 2 года назад +7

    Tenho TDA e fiquei muito feliz com esse vídeo ☺️

  • @JoaoGabriel-it8th
    @JoaoGabriel-it8th 2 года назад +46

    Gostaria que falassem sobre cientistas neurodivergentes para mostrar que nós também podemos seguir carreiras como qualquer outra pessoa.

  • @rayanebrasilbarbosa4905
    @rayanebrasilbarbosa4905 5 месяцев назад

    Olá, meninas! Gostei muito da forma como abordaram o assunto e gostaria muito que fizessem um vídeo parecido abordando os tipos de deficiências. Obrigada, adoro o trabalho de vocês!

  • @rod3321
    @rod3321 2 года назад +38

    Os diferentes autismos e suas complementares, como tdah, dpac e outros distúrbios de processamento... seria legal falar sobre as podas neurológicas...

    • @Daruma_022_ofc
      @Daruma_022_ofc 2 года назад

      Eu tenho tdah, é foda....

    • @karlrossman6213
      @karlrossman6213 2 года назад

      Eae Rodrigo Franco. Tem insta? Achei interessante o seu tipo de autismo, pode explicar mais sobre?

  • @jealitatanaka9268
    @jealitatanaka9268 2 года назад +7

    Gostaria de ver sobre Autismo, principalmente no diagnóstico em adultos e a recente alteração no DSM.

  • @LuanaRamos-yr9fp
    @LuanaRamos-yr9fp 2 года назад +4

    Eu tenho 2 filhos autistas e só depois que comecei a tratá-los descobri que eu também tenho transtorno, no meu caso é TAG, mas como o assunto era tabu quando eu era criança e adolescente, eu era apenas a chata esquisita que não gostava de socializar e chorava a toa. Sofri muito e ainda é difícil porque perdi muitos anos sofrendo sozinha. Esclarecer as pessoas sobre isso é fundamental. Parabéns pela iniciativa.

    • @Fercs89
      @Fercs89 2 года назад +3

      Nossa te entendo perfeitamente. Sofri horrores até ser diagnosticada com TAG aos 19 anos

  • @migueldrese
    @migueldrese 2 года назад +6

    Sensacional aaaaa como é bom ver um vídeo tão informativo Ana, sempre quis saber mais sobre a tourette, vi muitas pessoas no Ticoteco e fiquei mto curioso sobre, vi naquele filme tb o TOCTOC onde tem várias pessoas com diferentes síndromes e eu nem reconheci algumas. Obg pelo vídeo s2

  • @anari5921
    @anari5921 2 года назад +18

    Tenho suspeitas TDAH, TAB e Tourette, nenhuma delas exatamente diagnosticada e medicada somente para TAB, atualmente. Mas desconfio muito de TEA. Por favor, fale sobre a dificuldade de diagnóstico, sobre direitos das pessoas com esses transtornos (sobretudo bipolar) e como conseguirmos fazer as medicações e terapias mais eficiente. Sinceramente, perdi a esperança já de ter uma vida normal.

    • @mairaschroder6040
      @mairaschroder6040 2 года назад

      Juliana os diagnóstico são difíceis exatamente por ser sindrome/transtorno então cada paciente apresenta de um jeito mesmo tendo a mesma condição de saúde.
      Os medicamentos também não são exatamente específicos já que não tem um foco, por exemplo pra bacteria na pele passa pomada na região, pra bacteria nos pulmões toma antibiótico que chegue no local.
      É mais ou menos como tratar uma virose, escolhemos medicamentos que melhorem como e o que você sente. Demora um pouco pra achar qual o melhor , ou qual combinação vai ser ideal pra você, principalmente de ainda os diagnósticos não foram fechados.
      Medicamentos são importantes mas não são tudo, procure outras terapias como psicólogo, atividade fisica, terapia ocupacional se for o caso.
      Tenha por perto pessoas que te entendam e apoie
      Sou farmacêutica e estou a disposição se quiser conversar só chamar no Instagram é fácil de me achar

    • @andreiaquandtmonteiro6694
      @andreiaquandtmonteiro6694 2 года назад +1

      Juliana, a resposta é procurar um bom profissional que seja capaz de fazer o diagnóstico! Eu fui diagnosticada aos 50 com TEA, depois de eu mesma desconfiar e procurar um bom profissional!

    • @suzanalima4722
      @suzanalima4722 5 месяцев назад

      Eu tenho TAB e minha psiquiatra está desconfiando de existir mais alguma coisa no meu caso, alguma neurodivergência. Por isso fui encaminhada para fazer uma avaliação neuropsicológica, q infelizmente o convênio não cobre. Espero q exista algo a mais msm, pq só o TAB não está explicando o jeito q estou na vida, sem prosperar, mesmo usando medicação há tempos. A verdade é q eu vivo por obrigação, não tenho felicidade na vida

  • @cdl2819
    @cdl2819 Год назад +2

    Sugestão: faz um vídeo sobre discalculia. Diferença da dislexia com a discalculia. Muitos seguidores vão gostar. 😃

  • @tabuh
    @tabuh 2 года назад +9

    Seria legal falar sobre o Transtorno do Processamento Auditivo Central e da Síndrome de Menière, dois "tipos" de "surdez" (eu "abusei" das aspas hahaha) pouco falados e muito interessantes!

    • @ednaalmeida7152
      @ednaalmeida7152 7 месяцев назад

      Eu tenho Meniere... muito difícil e pouco divulgado!!!

  • @Caio-kc1iv
    @Caio-kc1iv 2 года назад +11

    Minha antiga psicologa diz que eu estou no espectro autista, entao eu voto nele :) eu queria (deveria) procurar por outros profissionais para um segundo diagnostico, mas quanto mais me informar sobre isso, melhor!

  • @MarianaMM26
    @MarianaMM26 2 года назад +7

    Autismo, claro! Sou autista e estudante de medicina e gostaria muito de uma forma fácil de explicar sobre isso aos meus professores e colegas.

  • @ana_ahhh
    @ana_ahhh 5 месяцев назад

    Maravilhosas!! Vi um dos vídeos dessa série e voltei pra ver do começo!! Mto bom!!

  • @manoelneto4581
    @manoelneto4581 2 года назад +4

    Vídeo perfeito! Obrigado por esse trabalho incrível!!

  • @MochileiroGalacticoOficial
    @MochileiroGalacticoOficial 2 года назад +21

    Muito bom, esse tema é super importate!! A gente também faz divulgação científica e semana que vêm a gente vai falar de como pesquisamos o cérebro usando a Optogenética. Inclusive, o Alisson, que fez o vídeo, também estuda aí na USP. Quem quiser dar uma força para o nosso projeto e também gosta de outros temas, como astronomia, por exemplo, dá uma passadinha lá. Muito Obrigado!

  • @zhwzh_
    @zhwzh_ 2 года назад +9

    Infelizmente nessas séries colocam o autista como esse super ser esquisito que aprende tudo e tem uma capacidade analítica sobre humana.. na vdd muitos de nós nos sentimos uma batata com fobia social kkkkk

  • @sophiabatista8098
    @sophiabatista8098 2 года назад +1

    Muito bom! Lembrei da Temple Grandin que é psicologa e zootecnista e tem autismo de alta funcionalidade.
    Aproveito para deixar como sugestão de vídeos falar um pouco da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) e como ela pode ser usada junto com o CID. 🙂

  • @ferreiradayse
    @ferreiradayse 2 года назад +16

    Sou canhota também :) Fui diagnosticada recentemente com TDAH. Voto pelo TDAH...rs

  • @madd.nickname
    @madd.nickname 2 года назад +1

    Que vídeo excelente!!!! Estou mostrando pelo menos 3 vídeos interessantes por semana pros meus pais que sao bem leigos e simples. Com toda certeza esse é mais um video do canal pra lista. Gostaria muito de um video sobre autismo (possivelmente eu tenho).

  • @mairaschroder6040
    @mairaschroder6040 2 года назад +131

    TDAH, muitos adultos se identificam com os vídeos da internet mas não são de fato diagnosticado, fora as crianças tomando ritalina na fase escolar as vezes sem necessidade por não ter pais e professores preparados pra lidar. Voto também pensando no estigma que vem junto ao TDAH

    • @amielvieira1048
      @amielvieira1048 2 года назад +5

      Corroboro

    • @41.4D
      @41.4D 2 года назад +23

      Cara, eu concordo com cada ponto do que vc disse. Eu fico olhando minha mãe entupindo meu irmão menor de remédio e só fico pensando "oh, mulher... que tal tornar as aulas mais dinâmicas aos invés de ficar dando remédio pesado pra criança?..." E os adultos com TDAH, cara, é uma parada até uns médicos da saúde mental dizem que não existe, é uma ignorância tremenda. Aí a gente tem os dados aí, TDAHs têm mais chance de ficar desempregados, ter baixa escolaridade, relacionamentos românticos problemáticos, transtornos de uso de substâncias, acidentes de carro, ansiedade, depressão... Pq se vc é um adulto com TDAH vc só é irresponsável e preguiçoso e não alguém com uma condição específica que demanda adaptações do ambiente. O mercado de trabalho quer gente que fique sentado por quatro horas seguidas olhando pra planilhas e semelhantes, onde alguém que mal fica parado cinco minutos se encaixa?...
      São tantas coisas que daria pra fazer uma série só sobre TDAH

    • @patriciamenezes8448
      @patriciamenezes8448 2 года назад +6

      Vejo tanto caso de criança dopadassa em sala de aula... acaba sendo pior ainda pra aprendizagem (isso sem contar os pais que medicam a criança a torto e a direito pra ela ficar quieta quando saem de casa... sim, conheço pais assim 🤡🤡🤡🤡)

    • @BlogHabblet
      @BlogHabblet 2 года назад +2

      Eu me identifico totalmente com as características do TDAH e as vezes até autismo leve. Marquei consulta para resolver isso e saber o que tá acontecendo

    • @mairaschroder6040
      @mairaschroder6040 2 года назад

      @@BlogHabblet muito bem, isso mesmo procure profissionais que consigam te auxiliar! Vai dar tudo certo!

  • @analauranakamura5261
    @analauranakamura5261 2 года назад +2

    Nossa vou amar vocês falando sobre o TOC... Ainda hoje é algo muito estereotipado, se você não tem "mania de organização" você não tem TOC, e daí muitas pessoas que possuem sofrem por não nomear aquilo com que convivem e acabam se acostumando com uma situação pavorosa

  • @juarezsantossilva6309
    @juarezsantossilva6309 2 года назад +4

    Maravilhoso! Gostaria de ver conteúdo sobre TDAH e dislexia que, segundo soube, é uma condição ligada à linguagem

  • @carladebastiani5454
    @carladebastiani5454 2 года назад +1

    Faz da bipolaridade pfvvvv, eu tenho e não sei como lidar com isso até hoje, mesmo tomando remédios, ja tendo sido inclusive internada, qualquer video que ajude a mim e a muitas outras pessoas com esse tipo de problema é de extrema importância

  • @LucelmoLacerda
    @LucelmoLacerda 2 года назад +1

    Eu sou diagnosticado com Autismo e pesquisador do tema e tenho muita preocupação com esta comparação completamente absurda com a questão da etnia ou orientação sexual, porque estas características não são definidas pelo prejuízo na qualidade de vida, que é o cerne da definição de qualquer transtorno, incluindo o Autismo. Essa ideia é baseada na concepção do Modelo Social da Deficiência, que faz muito mais sentido no âmbito da Deficiência Física (quem criou foram cadeirantes), mas ainda assim, com mil problemas que produziram uma forte resistência no interior do movimento da pessoa com deficiência, gerando o Modelo Biopsicossocial, que é a concepção mais atual. Vamos levar à risca o que foi descrito, imagine um caso (vou usar um dado real de outro livro "Outra Sintonia - a História do Autismo" - o Neurotribes tem um monte de invenção) de um menino que batia a cabeça mais de 2 mil vezes a cada 90 minutos, se o problema é só do ambiente, então nós deveríamos emborrachar as paredes, pois bater a cabeça "faz parte de quem ele é"? Essa dinâmica complexa de olhar para o indivíduo e para a sociedade é o caminho mais difícil, mas também mais coerente.

  • @feliperecco
    @feliperecco 2 года назад +26

    Caramba, a Ana falou LGBTQI+ com tanta velocidade e precisão que me deixou impressionado, bem mais do que por ter acertado de primeira o nome do vírus. Texto gostosinho, redondinho, pra variar. Sou neurodivergente, na batalha pra me entender com esse mundo doido. Comecei a ler hoje o Alucinações Musicais do Oliver Sacks, acho que daria um tema ótimo pra uma série de vídeos.

  • @lusantos6835
    @lusantos6835 2 года назад

    Muito bem abordado o tema, obrigada!
    Fico a procura de vídeos que falem sobre OSDD, pois aqui no Brasil quase não se fala sobre o assunto e sim mais sobre TDI.

  • @vaniamota5544
    @vaniamota5544 2 года назад +5

    Ótimo vídeo como sempre!
    Gostaria de saber o que pode acontecer com a pessoa que foi diagnosticada com TDAH com 8 anos de idade e não foi tratada até hoje com 18 anos?
    Gratidão 🙏🏼

  • @JaaoPonte
    @JaaoPonte 2 года назад +4

    Que da hora essa série!
    Eu tenho uma dúvida forte sobre como é feito o diagnóstico, independente da condição..
    Sempre tive vontade de ir atrás disso e já vi bastante coisa dessa parte mais teórica, porém acabo tendo um certo receio de efetivamente buscar algum profissional pela quantidade enorme de relatos de profissionais que falavam vários absurdos ._.
    Se for possível adicionar algo sobre isso nesses vídeos específicos, seria bem legal *-*

    • @denisecunha7326
      @denisecunha7326 2 года назад +2

      Já ia comentar isso, seria bem legal se tbm falassem sobre diagnóstico

  • @j.3765
    @j.3765 Год назад

    Maravilhoso. Essas informações precisam circular mais. Porque pessoas ignorantes podem fazer muito mal a pessoas fora do padrão.

  • @cibelemelli2512
    @cibelemelli2512 2 года назад +1

    Adorei o vídeo, parabéns!
    Vcs poderiam falar sobre o PAC (transtorno do processamento auditivo central). Meu filho já teve, agora está curado, mas na época eu nunca tinha ouvido falar e todo mundo que eu converso tb não sabe que existe.

  • @ricardorosa5432
    @ricardorosa5432 2 года назад +1

    Olá,
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelos vídeos e assuntos abordados. Muito interessante.
    Meu filho foi diagnosticado com TDL (Transtorno da Linguagem), no início achávamos que era TEA, porém com o passar do tempo foi revisto este diagnóstico.
    Por mim, eu voto neste assunto, até por ser um assunto relativamente novo.

  • @isabelbernardeslalala
    @isabelbernardeslalala 2 года назад +4

    Fala sobre transtorno bipolar?! Trabalho no serviço público e percebo que muitas mulheres, inclusive que sofrem violência doméstica, são desqualificadas (e a violência, inclusive judicial e institucionalmente, justificada!) quando são enfiadas nessa caixa.

  • @nanysantos
    @nanysantos 2 года назад +3

    Voto pelo TDAH!
    Principalmente para derrubar mitos do tipo "quem é TDAH vai mal na escola".
    Após anos de batalha enfim consegui o diagnóstico da minha filha mais velha somente aos 12 anos. Por muito tempo fomos ignoradas pois ela era uma das melhores alunas da turma e segundo vários profissionais isso por si só excluía totalmente a possibilidade de um diagnóstico de TDAH. Enfim encontrei profissionais experientes no transtorno que me esclareceram que não era bem por aí. Descobrimos uma adolescente TDAH e com QI acima da média.

    • @gibrenner
      @gibrenner 2 года назад +1

      Nanda, eu tb tenho um filho TDAH e altas habilidades, sempre foi bem na escola e ia passar a vida sem diagnóstico, como eu passei se não fizessemos acompanhamento psicológico desde sempre

    • @nanysantos
      @nanysantos 2 года назад

      @@gibrenner pois é! Infelizmente ainda temos profissionais despreparados para lidar com toda a complexidade das neuroatipias, que preferem simplesmente ignorar e dizer que não é nada. E principalmente quando falamos de meninas, os casos não diagnosticados crescem muito, pois apresentam comportamentos diferentes de meninos ainda que estejam dentro do mesmo transtorno.
      Eu também tenho grande desconfiança de ter sido uma criança TDAH e AH (aliás, TDAH acredito que ainda sou e o diagnóstico da minha filha só serviu para reforçar essa desconfiança).

    • @julianamirandagarbin8638
      @julianamirandagarbin8638 2 года назад +1

      Acabou de sair uma pesquisa onde mostra que quem é superdotado e tem tdah tem muito foco e boas notas, isso de q quem tem tdah nao vai bem na escola é um mito mt grande

  • @rafhaelturati685
    @rafhaelturati685 9 месяцев назад

    Ana, meu marido foi diagnosticado com SD/AH aos 40 anos, e, após um pequeno surto heheh, por ter visto sua vida inviabiliza, foi estudar muito e descobriu que tal condição também é entendida como neurodivergência, afinal, o cérebro opera de maneira completamente diferente dos chamados “comum”.
    Gostaria de saber o que vocês trazem sobre o assunto.
    Amo o canal de vocês ❤️

  • @maria.escura
    @maria.escura 2 года назад +1

    Um dos motivos de por que as pessoas deveriam saber mais sobre neurodivergências: porque estou cansada de ficar me explicando pras pessoas por ser autista

  • @soraiaalvaresdellanez9098
    @soraiaalvaresdellanez9098 2 года назад +2

    Independente da ordem dos assuntos dos próximos vídeos, todos são de grande relevância 👍😊

  • @eduardoricetti3146
    @eduardoricetti3146 2 года назад +3

    Na ordem que vier, vão ser ótimos vídeos! Mas já que é pra votar, façam o primeiro sobre bipolaridade heheheh

  • @marisamiyukikazama7408
    @marisamiyukikazama7408 2 года назад +1

    Foi o fato de ter um filho com autismo, mais especificamente a Sindrome de Asperger, que me engajei em projetos de diversidade. Achava que até eu era autista, pois temos pontos em comum.
    Até que fiz uma avaliação neuropsicológica com uma profissional habilitada e descobri, entre outras coisas, que tenho Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). A avaliação foi muito importante para entender o meu cérebro, como trabalhar memória, entender como funcionam meus processos cognitivos e tudo isso trabalhando a meu favor.
    O único ponto negativo é o preço dessa avaliação com bons profissionais habilitados. Custa entre 2 e 3 mil reais e nenhum convênio cobre, no momento.
    Voto em autismo e TAG

  • @yumisaikusa8679
    @yumisaikusa8679 3 месяца назад

    Vídeo didático e muito interessante ❤
    Não vi nenhum mimimi 😂😂😂
    Ana, você mudou um pouco de dois anos pra cá, está mais bonita e confiante 👏👏👏

  • @quinhavieri2178
    @quinhavieri2178 2 года назад +2

    Eu acho q o q mais falta de conteúdo é falar tanto do TEA quanto do TDAH fora do estereótipo e caricato: quando ñ são os q dependem muito de apoio, são os "gênios/superdotados". Parece q só existem esses dois extremos.
    Tamb acho importante falar mais nos recortes em mulheres e, principalmente, ADULTOS...
    A esmagadora maioria dos conteúdo falam de crianças. Parece até q pessoas com TEA e/ou TDAH nunca se tornam adultos... isso é muito frustrante quando vc precisa procurar por informações e se educar, aprender...

  • @mafdetdge
    @mafdetdge 2 года назад

    Off topic sobre o vídeo de ASMR, vcs poderiam fazer um vídeo sobre higiene do sono ou saneamento do sono?

  • @Licaaaa7713
    @Licaaaa7713 Год назад

    Faltou falar sobre o LES (Lupus Eritomatoso Sistêmico) que além de causar problemas neuropsicológicos, causa também problemas físicos crônicos que retroalimentam as questões neuropsicológicas

  • @joaoponeis
    @joaoponeis 5 месяцев назад +1

    Dando uma maratonada nos vídeos das minhas idalas dras Ana e Laura 😍😍😍😍😍👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵

  • @lisleinefrch
    @lisleinefrch 2 года назад +6

    Eu sou NEURODIVERGENTE,tenho TDAH ❤️

  • @41.4D
    @41.4D 2 года назад +9

    Ansioso demais pelo vídeo de TDAH, não esqueça dos adultos, por favor, todo mundo sempre esquece dos adultos :c

  • @borboletaazul1135
    @borboletaazul1135 Год назад

    Oi, você poderia por favor falar sobre neurodivergentes que tem transtorno bipolar. Eu sou bipolar e esse vídeo seria muito útil. Obrigada! 💕

  • @heloisasaraiva120
    @heloisasaraiva120 2 года назад +3

    Eu voto na bipolaridade! Muito legal esse vídeo, tenho certeza que todos da série serão demais.

  • @emanuelmartins3726
    @emanuelmartins3726 2 года назад

    Olá tudo bem? Você poderia falar da PL do Veneno aprovada pela câmara e como isso pode afetar nossas vidas caso passe no senado?

  • @ana_lopes
    @ana_lopes 2 года назад +3

    TDAH e autismo em mulheres. Eu mesma estou passando por várias consultas, e quase preciso convencer o médico, porque as mulheres “funcionam tão bem” que nem parece que existe algum problema.
    Quando meu psicológico falou que eu poderia ter TDAH eu achei que não tinha nada a ver, até porque eu faço terapia desde os 7 anos, então entre indas e vindas já são quase 20 anos de terapia, e alguém já teria notado.
    Sem contar o estereótipo que eu tinha sobre TDAH era o infantil masculino. Não tinha ideia que o TDAH muda tanto na fase adulta.
    Só quando comecei a pesquisar é que vi que TDAH e autismo em mulheres é super deixado de escanteio. Todo meu material de pesquisa foi em inglês, falta muito ter conteúdo em português para ajudar mais pessoas

  • @music-O.
    @music-O. 2 года назад

    AAAAAAAAH obrigade por esse vídeo! ansiouser pela série! meu diagnóstico de TDAH veio há bem uns quase 20 anos e eu só tratei por um período curto. com a vida familiar muito desestruturada (com mãe provavelmente nd não diagnosticada e pai alcoolista) fiquei total sem amparo. ainda consegui avançar um pouco numa carreira acadêmica, mas a partir de um certo ponto foi só ladeira abaixo. há poucos anos tive um burnout que me incapacitou por meses e foi o fim dos meus planos de vida. adultes com TDAH não tratado podem ter problemas muito muito sérios. acho que ambiente profissional nenhum é tranquilo, e o acadêmico pode ser especialmente cruel. tudo fica mais difícil porque não temos no SUS um corpo de profissionais de saúde mental com preparo suficiente pra lidar com esse perfil, principalmente com pessoas neurodivergentes socializadas e lidas como mulheres. hoje eu tô numa luta de sísifo pra encontrar psiquiatra qualificade que não cobre um fígado pra atender. a comunidade neurodivergente está ganhando feições de movimento social não é à toa. questões básicas da vida ganham proporções gigantescas porque o mundo não foi feito pra nós embora muita coisa importante tenha sido feita por nossos cérebros e braços. enfim, o desabafo!

  • @kaniskasyane
    @kaniskasyane 6 месяцев назад

    sei que o video tem 2 anos,, mas qria ouvir mais sobre o TAB, pq, pelo que tenho visto (e vivido), nossas neurodivirgencias resvalam em muitas outras que não podemos dizer se são comorbidades ou soimplesmente sintomas de crises diferentes.

  • @estercns
    @estercns 4 месяца назад

    Quero mais vídeeeeeeeeeeos! Por favor, ressuscitem essa série haha

  • @gibrenner
    @gibrenner 2 года назад +1

    Ana, altas habilidades configura também um quadro de neuroatipicidade? Normalmente, p quem olha de longe, é só vantagens, considerado um dom, um presente, mas vem com grandes questões, especialmente quando associada com outros transtornos como o TDAH e autismo, que são os casos aqui de casa

    • @julianamirandagarbin8638
      @julianamirandagarbin8638 2 года назад +1

      Sim ate onde sei pq o cerebro do superdotado tem o funcionamento diferente do neurotipico, e sao mts os problemas 🥺 ainda mais quando tem dupla expecionalidade q o caso do autismo e tdah os mais comuns

  • @Colecionadoresdeossos
    @Colecionadoresdeossos 2 года назад +3

    Obrigado por abordarem este tema! Eu acho que deveriam começar com TEA, TDAH ou Dislexia.

    • @lyoshi
      @lyoshi 2 года назад +1

      Acho que deveria ter uma batata-quente pra saber quem escolhe o tema que começa a série.

    • @nuncavi1cientista
      @nuncavi1cientista 2 года назад +3

      HAAHAHAAHAHAAH

  • @louvinnes
    @louvinnes 2 года назад +6

    não sei se esse seria o termo científico exato, mas os transtornos de personalidade se encaixam em neurodivergencias? se sim seria interessante uma abordagem sobre, e pedindo mais especificamente, gostaria de ver mais sobre o borderline nesse ponto de vista!! de qualquer forma estou ansiose pela série

    • @AylaKilse
      @AylaKilse 2 года назад +2

      O melhor termo é Transtorno de Identidade, e amg tem muita discussão no meio de pessoas q são sistemas (q inclui TDI, OSSD, entre outros) sobre poder considerar uma neurodiversidade ou não, já q aparentemente (e do q a gente vê cientificamente sendo falado) não se "nasce" sistema, porém eu não tenho base pra falar sobre, então é sempre bom perguntar mesmo, pesquisar, e se informar com sistemas

    • @AylaKilse
      @AylaKilse 2 года назад +1

      OSDD* (eu sempre confundo as letras)

    • @louvinnes
      @louvinnes 2 года назад +1

      @@AylaKilse valeu pela info amg!!

    • @AylaKilse
      @AylaKilse 2 года назад

      @@louvinnes não foi nada amor

  • @EvelynRodriguesFerreira-v5p
    @EvelynRodriguesFerreira-v5p Год назад

    Muito boa sua reflexão! Obrigada

  • @jhonny867
    @jhonny867 2 года назад +1

    Queria saber sobre as parafilias e os transtornos parafilicos, até onde é patológico, uma diversidade? ou algo que tenha de ser tratado e por que ser tratado... Até onde sei o homossexual era uma parafilia que hoje é "aceita", em certos lugares ou épocas parafilias ja foram normalizadas, depende somente disso? Tem todo um debate acerca

  • @eloisamograbi3993
    @eloisamograbi3993 2 года назад

    Fala sobre o borderline tbm!! As características neurológicas do transtorno tbm dão ao cérebro um funcionamento diferente...

  • @zaharah1010
    @zaharah1010 6 месяцев назад

    Compreendi totalmente. gratidão 🙏

  • @lygiaguimaraesdeoliveiragu223
    @lygiaguimaraesdeoliveiragu223 2 года назад

    Adorei o video, quero ouvir mais sobre o movimento neurodivergente e o autismo

  • @marcelosouza7843
    @marcelosouza7843 2 года назад +1

    Existe alguma evidência científica acerca de certos alimentos e aumento de testosterona? Os exercícios aumentam de forma natural? Podem falar um pouco sobre isso?

  • @raquelc.c.4195
    @raquelc.c.4195 2 года назад

    Não sei se deveria necessariamente ser a primeira a ser abordada, mas uma condição neurodivergente não mencionada, pouco conhecida e bastante prevalente na população é a Alta Sensibilidade (cerca de 20 a 30% da população é Altamente sensível). Sugiro os estudos da Elaine Aron sobre o tema (tem um livro ótimo que acabou de ser republicado em português chamado Pessoas Altamente Sensíveis, e o site dela em inglês também tem muitas informações sobre o tema, incluindo artigos científicos). O canal do RUclips @ameasuasensibilidade é uma ótima fonte de informações para o público geral também!

  • @ana_ahhh
    @ana_ahhh 5 месяцев назад

    CIRURGICA é o termo querides!!!
    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
    Que AULA.

  • @gustavorodrigues1334
    @gustavorodrigues1334 2 года назад +1

    Amei o vídeo Ana parabéns!!! 💜

  • @CeliaLena45
    @CeliaLena45 2 года назад

    Há 16 anos tenho diagnóstico de trastorno bipolar, mas não sinto assim, não tenho características que vejo em outras portadores. Mas tenho algo de aspenger, uma forma de ver, analizar, fazer as coisas exatamente corretas, aperfeiçoadas, moralmente e eticamente exatas, que incomoda profundamente a maioria das pessoas, e me causam grande sofrimento pois o mundo não é assim, e achei o termo neurodivergente tão completo, que vou aos estudos.

  • @cybellesaffa
    @cybellesaffa 2 года назад +6

    Muito obrigada por compartilhar conhecimento com a gente!
    E a próxima condição deveria ser o TDAH.

  • @priscillasilva5184
    @priscillasilva5184 2 года назад

    Tdah a próxima!!! Obrigada por toda informação 👏👏

  • @mamativaeco
    @mamativaeco 2 года назад +7

    Tenho uma família neurodivergente: autismo, TDAH, TOC, TAG... Cada um tem uma ou mais coisas dessa lista.
    Sugiro começar pelo autismo, mas com certeza vou assistir a todos!

  • @teresa.de.sa13_8_62
    @teresa.de.sa13_8_62 2 года назад +1

    Gostaria de ver primeiro sobre bipolaridade.

  • @mssantos8027
    @mssantos8027 2 года назад +1

    Marcos Mion é capacitista. Não entendi o porquê do coraçãozinho ao falar dele. A Ana também é capacitista?

    • @nuncavi1cientista
      @nuncavi1cientista 2 года назад +1

      Eu não sei sobre isso, eu gosto do Mion desde que eu tinha 14 anos. Não sabia sobre ele ser capacitista

  • @alexandradesouza1381
    @alexandradesouza1381 2 года назад

    Sou canhota e como sou um pouco “antiga”,fui obrigada na infância a escrever com a mão direita,o que uma criança faz em uma hora eu demorava 4,sofri muito para me adaptar à escrever com a mão direita,nunca deixei de ser canhota,agora mais digito que escrevo(como todo mundo),nós somos o que somos,nada muda a nossa essência,vamos procurar sermos felizes assim mesmo (canhotos,lgbts,gordos,etc),o importante é termos a segurança de que podemos afirmar a nossa personalidade perante a sociedade pois fazemos os nossos deveres e não devemos mudar a nossa essência por causa de bullying ou qualquer outro preconceito

  • @sandrocustodio.rs.brasil
    @sandrocustodio.rs.brasil 2 года назад +1

    TEA (autismo) e sobre a fita de girassol.

  • @christinabansemer3491
    @christinabansemer3491 2 года назад +1

    Voto pra falar sobre a diferença dos espectros autistas, fui diagnóstica tardiamente, e tô cansada de ouvir: "ah mas tem mesmo? Nem parece". E como mulheres são subdiagnosticadas por "disfarçar melhor" (nem tem a ver com a pressão social sobre as mulheres, né?)

    • @MarceloVivanBorro
      @MarceloVivanBorro 2 года назад

      Vi sobre esse problema de subdiagnosticarem mulheres por machismo ( mulheres devem ser mais "quietas e recatadas") alguns dias atrás. Que ódio! 🤬

  • @ElizabethMariya
    @ElizabethMariya 2 года назад

    Quero ver de todos!!! Mas pra começar, pode ser de TOC?

  • @rod3321
    @rod3321 2 года назад +3

    Autismo e hiperfoco (mas sem tratar hiperfoco como algo positivo romantizado, já parei no hospital por estar fazendo um projeto e esquecer de sentir fome, sede e sono por muito tempo) tb abordar questões pedagógicas e bullyng... cada autismo é único a sua maneira, o diagnóstico é dificil e o preconceito é pesado... pior coisa é se sentir diferente e excluído (por adultos e crianças, familiares e estranhos) sem entender pq é diferente e excluído, é ter que encenar diariamente pra tentar ser aceito e ser taxado de imbecil por as vezes não compreender ou automatizar reações "obvias"... e o que n falta é diagnóstico tardio...

    • @Fercs89
      @Fercs89 2 года назад

      Eita, não sabia que hiperfoco é um transtorno. Tem atividades que eu tenho esse problema também, esqueço de comer, ter sono, fazer outras coisas e talz. Eu tenho que me policiar sempre (tem coisas que até parei de fazer porque sei que me dão gatilho)

    • @rod3321
      @rod3321 2 года назад

      @@Fercs89 hiperfoco é sintoma, muito associado a autismo e tdah

  • @vynedaart4510
    @vynedaart4510 2 года назад

    TDAH.
    Sou TDAH diagnosticada tardiamente e percebo que muitas pessoas neurotipicas confundem sintomas de estresse e ansiedade com o TDAH, e de certa forma até banalizam a sua dor.
    Não digo que a pessoa não pode suspeitar que tenha, mas que as pessoas precisam entender melhor quando é realmente o transtorno e quando está confundindo com alguma comorbidade como a própria ansiedade que afeta neurotipicos e TDAH.
    Percebo em pais de criança TDAH com um medo gigantesco se conseguirá se formar, ou pais que são extremamente rigorosos e não entendem e não querem entender que não é pq a criança não quer aprender, é pq ela realmente precisa do estímulo adequado para conseguir evoluir seu aprendizado e sua capacidade de socialização.
    Mesmo diagnosticada tardiamente e sem uso de remédio (hoje tomo e vi como eu precisava de um acompanhamento de perto), consegui me formar no técnico, graduação e mestrado na área da saúde, e quando converso com pais que estão na fase de diagnóstico da criança, muitos ficam aliviados.
    Não tenho vergonha de falar, e acho q é extremamente importante esta atitude de explicar.
    Vocês estão de parabéns pela iniciativa ♥️♥️♥️
    Amei demais o vídeo!!!

  • @flaviams8904
    @flaviams8904 2 года назад +1

    A sociedade cria normas, regras e padrões baseada no comum, ou seja, no maior grupo de pessoas parecidas. Sempre foi assim. Se 80% das pessoas pesa 70kilos, não faz sentido criar assentos para pessoas com 200 kilos. Se a maioria das pessoas possuem mobilidade própria (pernas funcionais), não faz sentido investir em linhas de ônibus para cadeirantes. Se a maior parte da população pode frequentar escolas sem dificuldade intelectual, não faz sentido fazer as escolas se adaptarem àqueles que não possuem o mesmo desenvolvimento intelectual. Se a maioria das pessoas possuem o tamanho do pé entre 36 e 42, não faz sentido produzir sapatos no tamanho 50.
    Sai muito caro fazer algo personalizado ou específico. Fazer várias vezes o mesmo item é mais barato porque usa o mesmo molde e matéria prima.
    As pessoas são diferentes e sempre serão exceção em pelo menos alguma coisa, seja intelectual, corporal, capacidades, habilidades. Ajudar as pessoas a se integrarem e serem produtivas é benéfico, porém fazer a sociedade se converter, adaptando tudo para as exceções é reduzir a produtividade. Na educação é fazer com que todos os alunos aprendam o que a pessoa especial aprende e no ritmo dela, ou seja, todos progredirão mais devagar para manter o ritmo da pessoa que é mais lenta. Ser lenta não é problema, mas fazer com que a maioria reduza o seu ritmo para ficar junto da pessoa mais lenta é burrice e cria a mediocridade, ou seja, em vez de estimular o que há de melhor nas pessoas (em cada um), iguala todos fazendo-os seguirem o ritmo do mais atrasado. Ficam todos iguais: igualmente lentos, igualmente aprendendo menos porque poderiam aprender mais.
    Talvez as exceções devam ser tratadas como exceções, não como a normalidade.

  • @danielpandolfo
    @danielpandolfo 19 часов назад

    O problema é que não dá para atender toda a variabilidade humana, somos restritos a física e ao dinheiro. Eu, por exemplo, sou muito alto, praticamente não acho roupas nem sapatos, nem cadeiras adequadas ao meu biotipo. Em aviões, sou obrigado a comprar um assento maior para que eu consiga encaixar minhas pernas no assento.... mas acho que é uma luta de todos.

  • @neiafernandes7298
    @neiafernandes7298 2 года назад

    Eu fui diagnosticada há 22 anos com Bipolaridade, Toc e Ansiedade Generalizada com Agorofobia, eu sei como é difícil as pessoas compreenderam e nos respeitarem em nossa condição, sem antes achar que é frescura.

  • @fabiolafonseca7496
    @fabiolafonseca7496 Год назад

    Eu sou canhota, sempre fui tachada de discordenada, desatenta e na minha pós graduação de neurociencia descobri que sou disléxica. Queria muito ver mais sobre isto.

  • @maedebicho4789
    @maedebicho4789 2 года назад +1

    Eu sou bipolar, LGBTQIA+, canhota, obesa e tenho um marido autista, ou seja, o único lugar na sociedade que eu realmente me encaixo é dentro desse vídeo rsrsrs..... rindo p não chorar

  • @sylvianeta
    @sylvianeta Год назад

    Eu que pensei que estava sofrendo deste "prosopgnosia"😂, mas era minha vizinha fazendo a transição, agora ela é um homem trans. 😮😊

  • @carlaaraujo5661
    @carlaaraujo5661 2 года назад

    Tinha que ter opção de curtir esse vídeo várias vezes, são vários trechos que merecem like

  • @geofreydearaujo3231
    @geofreydearaujo3231 2 года назад

    Eu descobri há alguns anos, que sou autista leve. Fiz até testes que confirmam meu diagnósticos. Gostei muito do vídeo.
    À saber: era pra eu ser canhoto. Criação religiosa me impediu de ser.