Só essa live destrói a maioria dos economistas e acadêmicos. Não tem falácias ou ilusões, apenas a dura realidade. Esses ensinamentos mudaram a minha vida como pequeno investidor, sobretudo com relação a desmistificaçao de baboseiras como Alocação Eficiente de portfólios ou de leitura e projeção de empresas com base em relatórios trimestrais. Esse conhecimento é valiosíssimo, mas vc precisa estar preparado para ouví-lo e aprender.
O incrivel é esse canal ter só 163k inscritos. Ensina tudo q se precisa pra proteger seu patrimônio e ganhar no longo prazo. Outros de bobagens chegam a ter milhoes de inscritos e vendem ilusão de fazer timming, acertar entrada e saída, que juro de renda renda fixa existe de verdade etc.
Na alta do daytrade eu entrei e estava fazendo tudo certo, operando 1 mini contrato tinham dias que eu ganhava 60 reais, as vezes perdia e fazia um dinheiro legal, até que um dia perdi logo na primeira entrada, fiquei puto e coloquei mais dinheiro, no total tinham 2000 de garantia, terminei o dia com 90 reais negativo, nunca mais entrei nessa! Estou contando para que ninguém passe por isso. Hoje tenho 90% em tesouro direto e 5% em ações, estou perdendo mas quero fazer uma carteira boa para longuíssimo prazo!
Isso ai, o que importa é parar de fazer errado e fazer certo, não importa quanto "perdeu". O que importa é que agora não vai mais perder tempo com isso (trade) e vai comprar pra "holdear".
O problema não é (só) fazer daytrade. É esses negócios de contrato e minicintrato. Uma ação em tese é mais fácil operar do que o índice que é pesadão. Já vi analista famoso dizendo ah ate o fim do dia ou até dia tal chega em valor tal. Isso não existe. O cara é até bom, mas não pode posar de adivinho.
@@thiaguera242 na verdade não acho que perdi, tudo foi aprendizado. E tb foi muito ilusão da corretora, na época era um analista chamado Leandro Martins, aprendi mas o cara é profissional, não tem aquela de: “não entra sem a instrução de um profissional”, até entrei mas vi que não era para mim!
Estou a 6 anos c as 4,500 ações e não alterou em nada, estou mais pobre q eu era , pois as ações caíram uns 40% e não querem subir... Perderam p CDI. Só recebo 3.500 de dividendos anuais. Quem tem menos q 1,5 milhão não adianta entrar no mercado de açoes, pois sua vida econômica não mudará... talvez dos seus netos.
Obrigado pela análise! Só uma pergunta fora do tópico: Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (mistake turkey blossom warfare blade until bachelor fall squeeze today flee guitar). Como posso transferi-los para Binance?
Cuidado, isso é golpe. Ele coloca a semente como se fosse ingenuidade dele. Quem tentar transferir saldo vai ter que depositar um valor pra pagar a taxa. Quando depositar vai perder o que depositou. Meio que um "ladrão tentando roubar de ladrão".
Acompanho o Bastter a anos e sou fã demais do trabalho dele. Mas tenho uma duvida, nas analises que ele faz, ele analisa a rentabilidade de uma carteira de boas empresas, mas isso olhando as boas empresas hoje a posteriori. Teria como fazer a analise do retorno de uma carteira de ações diversificada, como os critérios da Bastter (tag along, lucro constante e etc), olhando as empresas que cumpriam esses critérios há 25 anos atras e não hoje. Faz sentido essa duvida?
Não sei se entendi, mas no bastter system tem como você projetar os rendimentos de uma carteira. Lá vai te dar quanto ela rendeu olhando pra trás, desde 25 anos, 10 anos, 5 anos etc, até hoje. P. ex. quanto teria rendido uma carteira com as ações X, Y, Z + X15. Você escolhe os ativos para simulação.
Eu seguia o bastter uma década atrás. Depois fiquei uns par de ano sem segur e agora estou voltando. Vou te falar o q ele falava lá atrás. Não sei se é ainda o que ele fala. Alguém vai ganhar dinheiro com isso. Não você. Simples assim.
Quanto mais empresas boas (mas só as boas) o investidor tiver na carteira, menor é o risco de ele sofrer uma grande perda permanente de capital, caso uma empresa vá à falência ou se torne capenga eternamente. Afinal, se o investidor tem 30 empresas com pesos iguais, e uma quebrar, ele só vai perder 3,33% (1/30) do segmento de ações do patrimônio. Já se ele tiver só 5, perderá 20% (1/5).
@@no_more_spamplease5121 5 eu acho pouco. Mas também não pode ser demais. Eu imagino assim. Diversificar os setores tipo pelo menos um banco, talvez uma mineradora ou siderúrgica, uma petrolífera, uma seguradora, uma empresa de celulose. Talvez uma elétrica. Imagino que de 6 a 10 boas empresas mais um capital de oportunidade tipo para small caps ou outra qualquer que esteja a bom preço. Imagino que uns 70 % em renda fixa e 30 % em ações para iniciantes, e para mais experientes de 40 a 60 % em renda fixa e uns 60 a 40% em ações seria uma boa. Acredito que fazer trades de medio prazo com objetivos de 20 a 30 % sejam uma boa também para turbinar os investimentos. Trades em boas ações a preços descontados. Tipo banco do Brasil, negociada a 80 % do valor patrimonial e P/L 4, estando bem graficamente pode ser boa para trade (,e para longo prazo também). De repente um banco para buy and hold e outro para trade talvez lançando opções call. A média de lucro da carteira de Warren Buffet é 22 % ao ano. Então lucro consistente acima disso está ótimo. O fundo de Simons chegou à média de 76% ao ano. Qualquer pessoa que consiga 15 a 20 % ao ano já está bem. Todo mês poupando e aplicando 20 % do salário e invadindo com rendimento de 15 a 20 % ao ano já está muito bom. Se conseguir chegar a 30 %, otimo. E quem sabe ocasionalmente se conseguir uns lucros maiores. Tipo pegar uma boa reversão do mercado ou de uma ação. Ou tiver a sorte de um trade de 100, 200 %. Tipo sempre ter um capital para essas oportunidades, enquanto 70 a 80 % do capital de renda variável fica psra buy and hold e wege e drogaia não entram nessa lista
Não tem regra exata, mas diversifique o máximo possível. Não siga o índice, procure as boas empresas. No site do bastter tem as empresas viáveis para estudo no Brasil, e são apenas umas 60 +-, isso não significa que todas atendem os seus critérios de investimento (no meu, são apenas umas 30).
@@no_more_spamplease5121 empresas demais são um problema. Se subirem também não farão diferença no patrimônio. Eu acredito que de 10 a 15 está otimo. Se as empresas forem realmente boas. Quem compra demais porque não tem confiança no que comprou.
Eu só não invisto em ações por causa da declaração do imposto de renda.Acho que a carteira tem que ser diversificada, na hora de declarar bonificação,subscrição,desdobramentos etc aí o leão te pega.
Você terá um pouco de trabalho na primeira vez que fizer, nas próximas salva o arquivo e você apenas atualiza, se fizer parte da filosofia buy and hold mais tranquilo ainda demoro uns 15 minutos para fazer a minha.
Essas comparações. Sempre haverá ações que subiram 5,000, 10.000%. O problema é adivinhar. Depois que sobe é fácil dizer que alguém deixou de ganhar. Eu não gosto desses exemplos de livros antigos, que usam livros antigos. Não podemos dizer que o que aconteceu na década de 1940 vai se repetir... Muitas empresas vão subir 20.000% depois quebram. Isso não é perder 20.000%? O exemplo de weg poderia ser o mesmo da magalu. Subiu uns 30.000 % entre 2015 e 2020. De 2020 a 2025, caiu 90%. O buy and hold teve 30.000 % nas mãos e deixou escapar. Qualquer buy and hold em qualquer ação isso pode acontecer. Achar que Apple, nvdia, Tesla vão sair de 3 para 30 trilhões de dólares não seria querer demais? Até porque 3 trilhões não representa o lucro atual dessas empresas mas apenas especulação (o risco da famosa compra de topo). Quem compra no topo corre o risco do papel cair 50, 90% e depois ter que esperar 10, 20 anos para que a ação volte ao preço de consumo. Esses 20 anos perdidos não se recuperam mais. É o outro lado da moeda. Difícil adivinhar o fundo e o topo. Na hora da euforia, depois que nvdia subiu uns 10.000% todo mundo quer comprar. Difícil adivinhar que ação vai subir 30.000 % em 1, 2, 5 anos... Difícil adivinhar fundos e topos. Se o ibovespa perde para títulos públicos significa que só diversificar não resolve. Algumas empresas que hoje existem na bolsa já quebraram 1 ou mais vezes. Basta ver o caso da OI, da Gol, americanas. A própria GM e o Citibank quebraram em 2009. Os acionistas perderam tudo. O governo americano colocou dinheiro nas empresas, os credores ficaram com parte das ações em troca das dividas, e começaram novas empresas com novos acionistas usando o nome e as fábricas já existentes. No futuro alguém chega e diz que a existe há 100 anos, que quem investiu se deu bem sem saber que não é mais a mesma empresa ou o que já aconteceu.
Cara, mas um dos pontos desse vídeo e de outros é justamente que o ibovespa é um indice ruim. Pra mim o ibovespa não significa nada. O ibovespa é só uma historinha que inventaram porque "precisavam" de um indicador de desempenho, e hoje em dia é usado como critério "objetivo" para avaliar o desempenho do "mercado", para servir de benchmark, pros gestores cobrarem taxa de performance, etc. Mas é um indice ruim porque coloca um peso grande demais no volume de negociações e não na qualidade das empresas que compõe o índice. É só ver a composição das carteiras de ETFs que usam o ibovespa e outros índices semelhantes: elas colocam um peso enorme em umas 10 empresas no máximo (50% do portfolio ou mais), e o resto é pulverizado. O índice seria mais realista se os pesos fossem iguais para todas as empresas e se o critério fosse lucros, e não volume de negociação.
@@RafaelSantos-ov3fz mas também não dá para dizer que Petrobras e lojas Renner ou a marcopolo têm a mesma importância. Lá eles tem o DJIA (30 ações), o SP 500 (500 ações) e o Russel (2 ou 4 mil ações). Com base no que você falou, poderia sim haver outros índices com menor peso para as maiores. Tipo um índice que pegasse as principais ações de certo setor e fosse um conjunto dos setores. Tipo pega 2 ou 3 bancos, 2 petroleiras, 3 siderúrgicas, 3 ou 4 hidroelétricas, 2 ou 3 do varejo. E cada ação tivesse o mesmo peso no seu setor e cada setor tivesse o mesmo peso para calcular o novo índice Colocava no maximo 30 a 40 ações. Todas com o mesmo peso. Na verdade mesmo peso no seu setor (se elétricas tiver 4, cada uma vale 25 %). Se houver 10 setores, cada um vale 10%. Outra forma de evitar que as maiores empresas tenham um peso excessivo Bom lembrar que Petrobras, vale e bancos têm um peso enorme e não se pode dizer que isso seja ruim É um retrato do mercado.
@@murilo_palombo em primeiro lugar não sou dono da verdade nem tenho a solução. Mas o que falei faz sentido. Ah, autor tal em livro de 1950 disse que fez estudo tal e que as ações rendem muito mais do que a renda fixa. É bom lembrar que a renda fixa no Japão é 0, nos Estados Unidos é 2, 3%, no Brasil está 15%. As ações no exterior são muito mais caras do que no Brasil. P/L medio lá é de 15 a 30. Aqui é uns 10, e muitas empresas têm P/L abaixo de 5 tipo vale, Petrobras e banco do Brasil. Não dá para comparar a bolsa no Brasil com a americana ou japonesa Nem os títulos. Nem comparar o século XIX com o século XX ou com o século XXI e dizer que o que aconteceu há 100 ou 50 anos vai se repetir agora. As próprias ações brasileiras. A maioria talvez nem tenha subido tanto nos últimos 20 anos. Tem ação que subiu 30.000 % em 5, 7 anos, depois caiu 90%... Veja o grafico da marfrig ou usiminas nos últimos 20 anos. Praticamente não sairam do lugar. Não, mas espere mais 20 anos... 20 anos é uma eternidade... O tempo e o dinheiro que se perde em 20 anos não se recupera mais...
Empresas boas e consolidadas não costumam ter muita volatilidade nem subir muito. Itaú é um banco sólido. Dificil que suba 1.000, 2.000, 5.000 % em 5 a 15 anos.
Bom pela lógica de Bastter talvez seja para comprar (nem sei se dá lucro ou se o lucro é bom - igual nvidia e tsla sobem só por especulação). Se é só comprar e esperar 100 anos... Pela lógica de Buffet não se deve comprar wege pois está cara. Qual o objetivo de comprar uma ação claramente cara?
@@citizenBR100Se você realmente soubesse identificar que ação está cara e que ação está barata, estaria neste momento num iate em Mônaco, e não aqui na caixa de comentários sardinhando. 🐟 Você obviamente não é capaz de prever que ação está barata ou cara em comparação com o preço dela no futuro. Prova disso é que nunca soube enriquecer investindo.
Meu patrimônio está alocado 95% em ações e 5% é minha reserva de emergência. O boné adora falar mal de quem tem carteira arrojada, mas esquece que cada um tem perfil de risco diferente. Se ele não tem estômago, não quer dizer que outros não tenham.
Boa noite. A filosofia dele não é de ficar milionário com o rendimento da noite pro dia, e sim focar no seu trabalho pra ganhar mais e aportar mais, depois de décadas que seu patrimônio fará diferença. É demorado, nada de trade pra ganhar 40% numa "cacetada" só, o próprio S&P só deu 50% a cada 10 anos.Ele tá atrás dessas merrecas justamente pq esse é o trabalho dele e assim ele vai aportar mais, e etc
Parar de trabalhar é ruim pra cabeça, jovem. O dr house tupiniquim foi médico por decadas, e com uma carreira bacana, na época que ser médico era igual a ser rico (hj em dia não é mais), ele há tá aposentado faz tempo, largou a medicina, mas continua trabalhando pra saúde mental dele (TRABALHAR É BOM! QND VC CURTE E TEM RESULTADOS) e pra nossa saúde financeira.
Ganha-se dinheiro trabalhando, e não investindo. Este é o trabalho dele. Ele ensina as pessoas a acumular patrimônio investindo todo mês o que sobra do salário ou remuneração mensal obtida do trabalho. Ele não ensina a ganhar dinheiro investindo. Note a diferença.
Quem vai aplicar por 25 anos sem gastar? Sem comprar a casa própria, o carro, a faculdade do filho, a viagem dos sonhos? Esse cara é doido ou é milionário que já tem isso tudo e aí não precisou sacar nada
Você polpa o que não precisa. Agora, se precisa pagar casa, carro, faculdade do filho, viagem, etc, e não sobra nada, então o problema não tá nos investimentos, você precisa ganhar mais, simples assim
Guardar um pouco é melhor que n guardar, irmão. Guarda um valor que n te faz falta e vive sua vida normalmente. Um cara que ganha 1 salário mínimo, se conseguir guardar 30/50 reais ja é melhor que n guardar.
O tesouro está pagando 15% em 6 anos (2031). Melhor 15% garantidos (dá mais de 100% em 6 anos) ou se arriscar em ações em 6 anos? Longo prazo é complicado. Daqui a 50 anos muitas empresas podem não existir mais.
Ações não são investimento de curto prazo. Bolsa não é caixa registradora e nem terminal de autoatendimento. Dinheiro se ganha trabalhando, não investindo. Investimento é para acumular patrimônio a partir do que se poupa do salário/remuneração mensal do trabalho, não para ganhar dinheiro.
@@no_more_spamplease5121 ah, a bolsa não é para,ganhar dinheiro. Então posso aplicar logo num LCA ou LCI... Ou comprar imóveis... Ninguém aplica na bolsa que não seja oara ganhar muito dinheiro.
@@jasomcox estou discutindo. Bastter é um cara muito experiente, tudo ele fala e util e válido. Mas seja ele ou Warren Buffet, Luís barsi, Peter lynch podemos questionar, né? Aprendizado é ter acesso a informações e analisar,, discutir, trocar ideias. Buy and hold e longo prazo são questionáveis. Daqui a 20 anos não se sabe se estará vivo, se as empresas ainda existirão, se terão caido 90%... Dizer que o longo prazo resolve tudo. Que tudo vai subir e subir muito. Porque se for para subir pouco não compensa o risco... Passar 20, 30 anos... Depois cujpar o longo prazo... Acredito todo mundo entra na bolsa com o objetivo de ganhar muito dinheiro e não para perder ou para ganhar um pouco acima da renda fixa...
Ninguém sabe. Ninguém tem bola de cristal para saber como será o desempenho da bolsa nas próximas décadas. Se você não consegue tolerar esse risco, jamais compre ações. Afinal, só se pode colocar em ações o que o investidor suporta perder. Recomendo refletir bastante sobre se você realmente suporta esse risco antes de enfiar a mão nessa cumbuca escura.
Só essa live destrói a maioria dos economistas e acadêmicos. Não tem falácias ou ilusões, apenas a dura realidade. Esses ensinamentos mudaram a minha vida como pequeno investidor, sobretudo com relação a desmistificaçao de baboseiras como Alocação Eficiente de portfólios ou de leitura e projeção de empresas com base em relatórios trimestrais. Esse conhecimento é valiosíssimo, mas vc precisa estar preparado para ouví-lo e aprender.
O Bastter não tem mais seguidor pq ele não vende susto, mas tenho certeza que coloca a cabeça no travesseiro e dorme tranquilo
Geração dividendos chora...
O incrivel é esse canal ter só 163k inscritos. Ensina tudo q se precisa pra proteger seu patrimônio e ganhar no longo prazo. Outros de bobagens chegam a ter milhoes de inscritos e vendem ilusão de fazer timming, acertar entrada e saída, que juro de renda renda fixa existe de verdade etc.
Perfeito! 🙏🏾 Minha filha não dará os vacilos que dei, com certeza...
Na alta do daytrade eu entrei e estava fazendo tudo certo, operando 1 mini contrato tinham dias que eu ganhava 60 reais, as vezes perdia e fazia um dinheiro legal, até que um dia perdi logo na primeira entrada, fiquei puto e coloquei mais dinheiro, no total tinham 2000 de garantia, terminei o dia com 90 reais negativo, nunca mais entrei nessa! Estou contando para que ninguém passe por isso. Hoje tenho 90% em tesouro direto e 5% em ações, estou perdendo mas quero fazer uma carteira boa para longuíssimo prazo!
Isso ai, o que importa é parar de fazer errado e fazer certo, não importa quanto "perdeu". O que importa é que agora não vai mais perder tempo com isso (trade) e vai comprar pra "holdear".
É isso, enterra e bota uma pedra em cima, e segue em frente. Parabéns pela decisão
Que bom que o amigo conseguiu sair antes de perder mais. Pas!
O problema não é (só) fazer daytrade.
É esses negócios de contrato e minicintrato.
Uma ação em tese é mais fácil operar do que o índice que é pesadão.
Já vi analista famoso dizendo ah ate o fim do dia ou até dia tal chega em valor tal.
Isso não existe.
O cara é até bom, mas não pode posar de adivinho.
@@thiaguera242 na verdade não acho que perdi, tudo foi aprendizado. E tb foi muito ilusão da corretora, na época era um analista chamado Leandro Martins, aprendi mas o cara é profissional, não tem aquela de: “não entra sem a instrução de um profissional”, até entrei mas vi que não era para mim!
Valeu!
Obrigado pela força!
Muito boa as análises!fazem parte a estrutura para segurar nas quedas
É bem simples, ações é a classe de ativos que rende mais e é a classe de ativos mais segura no longo prazo.
Cada aula um espetáculo!
Lenda das lendas
Sábias palavras 🌱🙏
Isso aqui é ouro!
Grande espetáculo 😮
Estou a 6 anos c as 4,500 ações e não alterou em nada, estou mais pobre q eu era , pois as ações caíram uns 40% e não querem subir... Perderam p CDI. Só recebo 3.500 de dividendos anuais.
Quem tem menos q 1,5 milhão não adianta entrar no mercado de açoes, pois sua vida econômica não mudará... talvez dos seus netos.
Li o livro do Peter lynch one up on Wall Street e realmente eh muito bom
Pena que não soube disso aos 30 😔 Estou com 57 e indo para 58 😔
Bastter my Master
Vamos lá
Todos os vídeos do Baster são as mesma coisa.
Quem viu um viu todos
Mas volta e meia tô aqui
Obrigado pela análise! Só uma pergunta fora do tópico: Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (mistake turkey blossom warfare blade until bachelor fall squeeze today flee guitar). Como posso transferi-los para Binance?
Cuidado, isso é golpe. Ele coloca a semente como se fosse ingenuidade dele. Quem tentar transferir saldo vai ter que depositar um valor pra pagar a taxa. Quando depositar vai perder o que depositou. Meio que um "ladrão tentando roubar de ladrão".
Acompanho o Bastter a anos e sou fã demais do trabalho dele. Mas tenho uma duvida, nas analises que ele faz, ele analisa a rentabilidade de uma carteira de boas empresas, mas isso olhando as boas empresas hoje a posteriori. Teria como fazer a analise do retorno de uma carteira de ações diversificada, como os critérios da Bastter (tag along, lucro constante e etc), olhando as empresas que cumpriam esses critérios há 25 anos atras e não hoje.
Faz sentido essa duvida?
Não sei se entendi, mas no bastter system tem como você projetar os rendimentos de uma carteira. Lá vai te dar quanto ela rendeu olhando pra trás, desde 25 anos, 10 anos, 5 anos etc, até hoje. P. ex. quanto teria rendido uma carteira com as ações X, Y, Z + X15. Você escolhe os ativos para simulação.
Boa noite
Eu sou burro assim mesmo e, além disso, também estou de sacanagem.
OK
Todos indicam não investir no IPO, mas se ninguém entrar no IPO não terá mais IPO. Mas tudo bem, não vou entrar em IPO
Eu seguia o bastter uma década atrás. Depois fiquei uns par de ano sem segur e agora estou voltando. Vou te falar o q ele falava lá atrás. Não sei se é ainda o que ele fala. Alguém vai ganhar dinheiro com isso. Não você. Simples assim.
Na sua opinião, quantas ações deveriam compor uma carteira?
5? 10? 15? 20?
O ibovespa são umas 90 ações.
Quanto mais empresas boas (mas só as boas) o investidor tiver na carteira, menor é o risco de ele sofrer uma grande perda permanente de capital, caso uma empresa vá à falência ou se torne capenga eternamente. Afinal, se o investidor tem 30 empresas com pesos iguais, e uma quebrar, ele só vai perder 3,33% (1/30) do segmento de ações do patrimônio. Já se ele tiver só 5, perderá 20% (1/5).
@@no_more_spamplease5121 5 eu acho pouco.
Mas também não pode ser demais.
Eu imagino assim.
Diversificar os setores tipo pelo menos um banco, talvez uma mineradora ou siderúrgica, uma petrolífera, uma seguradora, uma empresa de celulose.
Talvez uma elétrica.
Imagino que de 6 a 10 boas empresas mais um capital de oportunidade tipo para small caps ou outra qualquer que esteja a bom preço.
Imagino que uns 70 % em renda fixa e 30 % em ações para iniciantes, e para mais experientes de 40 a 60 % em renda fixa e uns 60 a 40% em ações seria uma boa.
Acredito que fazer trades de medio prazo com objetivos de 20 a 30 % sejam uma boa também para turbinar os investimentos.
Trades em boas ações a preços descontados.
Tipo banco do Brasil, negociada a 80 % do valor patrimonial e P/L 4, estando bem graficamente pode ser boa para trade (,e para longo prazo também).
De repente um banco para buy and hold e outro para trade talvez lançando opções call.
A média de lucro da carteira de Warren Buffet é 22 % ao ano.
Então lucro consistente acima disso está ótimo.
O fundo de Simons chegou à média de 76% ao ano.
Qualquer pessoa que consiga 15 a 20 % ao ano já está bem.
Todo mês poupando e aplicando 20 % do salário e invadindo com rendimento de 15 a 20 % ao ano já está muito bom.
Se conseguir chegar a 30 %, otimo.
E quem sabe ocasionalmente se conseguir uns lucros maiores.
Tipo pegar uma boa reversão do mercado ou de uma ação.
Ou tiver a sorte de um trade de 100, 200 %.
Tipo sempre ter um capital para essas oportunidades, enquanto 70 a 80 % do capital de renda variável fica psra buy and hold e wege e drogaia não entram nessa lista
Não tem regra exata, mas diversifique o máximo possível. Não siga o índice, procure as boas empresas. No site do bastter tem as empresas viáveis para estudo no Brasil, e são apenas umas 60 +-, isso não significa que todas atendem os seus critérios de investimento (no meu, são apenas umas 30).
@@no_more_spamplease5121 empresas demais são um problema.
Se subirem também não farão diferença no patrimônio.
Eu acredito que de 10 a 15 está otimo.
Se as empresas forem realmente boas.
Quem compra demais porque não tem confiança no que comprou.
Motivos para ter ações: Nenhum.
Ate a próxima, pessoal.
E entrar na alta como a nvidea? Não é um risco muito grande?
Eu só não invisto em ações por causa da declaração do imposto de renda.Acho que a carteira tem que ser diversificada, na hora de declarar bonificação,subscrição,desdobramentos etc aí o leão te pega.
Você terá um pouco de trabalho na primeira vez que fizer, nas próximas salva o arquivo e você apenas atualiza, se fizer parte da filosofia buy and hold mais tranquilo ainda demoro uns 15 minutos para fazer a minha.
kk faca de 2 legumes!!! (27:28)
Essas comparações.
Sempre haverá ações que subiram 5,000, 10.000%.
O problema é adivinhar.
Depois que sobe é fácil dizer que alguém deixou de ganhar.
Eu não gosto desses exemplos de livros antigos, que usam livros antigos.
Não podemos dizer que o que aconteceu na década de 1940 vai se repetir...
Muitas empresas vão subir 20.000% depois quebram.
Isso não é perder 20.000%?
O exemplo de weg poderia ser o mesmo da magalu.
Subiu uns 30.000 % entre 2015 e 2020.
De 2020 a 2025, caiu 90%.
O buy and hold teve 30.000 % nas mãos e deixou escapar.
Qualquer buy and hold em qualquer ação isso pode acontecer.
Achar que Apple, nvdia, Tesla vão sair de 3 para 30 trilhões de dólares não seria querer demais?
Até porque 3 trilhões não representa o lucro atual dessas empresas mas apenas especulação (o risco da famosa compra de topo).
Quem compra no topo corre o risco do papel cair 50, 90% e depois ter que esperar 10, 20 anos para que a ação volte ao preço de consumo.
Esses 20 anos perdidos não se recuperam mais.
É o outro lado da moeda.
Difícil adivinhar o fundo e o topo.
Na hora da euforia, depois que nvdia subiu uns 10.000% todo mundo quer comprar.
Difícil adivinhar que ação vai subir 30.000 % em 1, 2, 5 anos...
Difícil adivinhar fundos e topos.
Se o ibovespa perde para títulos públicos significa que só diversificar não resolve.
Algumas empresas que hoje existem na bolsa já quebraram 1 ou mais vezes.
Basta ver o caso da OI, da Gol, americanas.
A própria GM e o Citibank quebraram em 2009.
Os acionistas perderam tudo.
O governo americano colocou dinheiro nas empresas, os credores ficaram com parte das ações em troca das dividas, e começaram novas empresas com novos acionistas usando o nome e as fábricas já existentes.
No futuro alguém chega e diz que a existe há 100 anos, que quem investiu se deu bem sem saber que não é mais a mesma empresa ou o que já aconteceu.
E o que vc sugere então?
Cara, mas um dos pontos desse vídeo e de outros é justamente que o ibovespa é um indice ruim. Pra mim o ibovespa não significa nada. O ibovespa é só uma historinha que inventaram porque "precisavam" de um indicador de desempenho, e hoje em dia é usado como critério "objetivo" para avaliar o desempenho do "mercado", para servir de benchmark, pros gestores cobrarem taxa de performance, etc. Mas é um indice ruim porque coloca um peso grande demais no volume de negociações e não na qualidade das empresas que compõe o índice. É só ver a composição das carteiras de ETFs que usam o ibovespa e outros índices semelhantes: elas colocam um peso enorme em umas 10 empresas no máximo (50% do portfolio ou mais), e o resto é pulverizado. O índice seria mais realista se os pesos fossem iguais para todas as empresas e se o critério fosse lucros, e não volume de negociação.
A cielo que o diga o " hold" viu valorizar muitos % é depois viu a cielo ir embora pagando 7 reais por ação.
@@RafaelSantos-ov3fz mas também não dá para dizer que Petrobras e lojas Renner ou a marcopolo têm a mesma importância.
Lá eles tem o DJIA (30 ações), o SP 500 (500 ações) e o Russel (2 ou 4 mil ações).
Com base no que você falou, poderia sim haver outros índices com menor peso para as maiores.
Tipo um índice que pegasse as principais ações de certo setor e fosse um conjunto dos setores.
Tipo pega 2 ou 3 bancos, 2 petroleiras, 3 siderúrgicas, 3 ou 4 hidroelétricas, 2 ou 3 do varejo.
E cada ação tivesse o mesmo peso no seu setor e cada setor tivesse o mesmo peso para calcular o novo índice
Colocava no maximo 30 a 40 ações.
Todas com o mesmo peso.
Na verdade mesmo peso no seu setor (se elétricas tiver 4, cada uma vale 25 %).
Se houver 10 setores, cada um vale 10%.
Outra forma de evitar que as maiores empresas tenham um peso excessivo
Bom lembrar que Petrobras, vale e bancos têm um peso enorme e não se pode dizer que isso seja ruim
É um retrato do mercado.
@@murilo_palombo em primeiro lugar não sou dono da verdade nem tenho a solução.
Mas o que falei faz sentido.
Ah, autor tal em livro de 1950 disse que fez estudo tal e que as ações rendem muito mais do que a renda fixa.
É bom lembrar que a renda fixa no Japão é 0, nos Estados Unidos é 2, 3%, no Brasil está 15%.
As ações no exterior são muito mais caras do que no Brasil.
P/L medio lá é de 15 a 30.
Aqui é uns 10, e muitas empresas têm P/L abaixo de 5 tipo vale, Petrobras e banco do Brasil.
Não dá para comparar a bolsa no Brasil com a americana ou japonesa
Nem os títulos.
Nem comparar o século XIX com o século XX ou com o século XXI e dizer que o que aconteceu há 100 ou 50 anos vai se repetir agora.
As próprias ações brasileiras.
A maioria talvez nem tenha subido tanto nos últimos 20 anos.
Tem ação que subiu 30.000 % em 5, 7 anos, depois caiu 90%...
Veja o grafico da marfrig ou usiminas nos últimos 20 anos.
Praticamente não sairam do lugar.
Não, mas espere mais 20 anos...
20 anos é uma eternidade...
O tempo e o dinheiro que se perde em 20 anos não se recupera mais...
Empresas boas e consolidadas não costumam ter muita volatilidade nem subir muito.
Itaú é um banco sólido.
Dificil que suba 1.000, 2.000, 5.000 % em 5 a 15 anos.
Repita para si mesmo: "Eu sou um idiota." Pronto, você deu o primeiro passo para começar a enriquecer.
Tem investidor de livro e investidor de RUclips.
Quem estudou pelos livros tem muito mais chance
A wege igual a carro zero , ta sempre cara.
Se for esperar wege3 ficar barata, nunca vai ter na carteira.
Weg só fica barata se cair um asteróide no Brasil
Bom pela lógica de Bastter talvez seja para comprar (nem sei se dá lucro ou se o lucro é bom - igual nvidia e tsla sobem só por especulação).
Se é só comprar e esperar 100 anos...
Pela lógica de Buffet não se deve comprar wege pois está cara.
Qual o objetivo de comprar uma ação claramente cara?
@@citizenBR100Se você realmente soubesse identificar que ação está cara e que ação está barata, estaria neste momento num iate em Mônaco, e não aqui na caixa de comentários sardinhando. 🐟
Você obviamente não é capaz de prever que ação está barata ou cara em comparação com o preço dela no futuro. Prova disso é que nunca soube enriquecer investindo.
Um dos meus objetivos para 2025 eh começar a investir em ações
Depois que sobe 35.000 % é fácil dizer.
Não é normal uma empresa subir 35.000 % em 25 anos.
Meu patrimônio está alocado 95% em ações e 5% é minha reserva de emergência.
O boné adora falar mal de quem tem carteira arrojada, mas esquece que cada um tem perfil de risco diferente. Se ele não tem estômago, não quer dizer que outros não tenham.
😂😂😂😂
quem?
😂😂😂😂
Booa, usando exceçao como exemplo como o Bastter sempre nos ensinou 🎉
Não é fraco não heim
Eu sou burro assim mesmo e não estou de sacanagem
Por quê?
Esse e o título de um vídeo do Bastter. Pesquise@@citizenBR100
@@citizenBR100Porque ele só sabe papagaiar essa mesma frase como comentário em todo vídeo.
Se o baster é tao rico assim, porque ele quer essas merrecas do pessoal do RUclips?
Se a estratégia dele é tão boa assim, então obviamente, ele deve ser muito rico.
Boa noite. A filosofia dele não é de ficar milionário com o rendimento da noite pro dia, e sim focar no seu trabalho pra ganhar mais e aportar mais, depois de décadas que seu patrimônio fará diferença. É demorado, nada de trade pra ganhar 40% numa "cacetada" só, o próprio S&P só deu 50% a cada 10 anos.Ele tá atrás dessas merrecas justamente pq esse é o trabalho dele e assim ele vai aportar mais, e etc
Uma vez que ele seja (isso foi você quem afirmou…) tão rico assim, seria proibido e querer essas “merrecas” do pessoal do YT?
Parar de trabalhar é ruim pra cabeça, jovem.
O dr house tupiniquim foi médico por decadas, e com uma carreira bacana, na época que ser médico era igual a ser rico (hj em dia não é mais), ele há tá aposentado faz tempo, largou a medicina, mas continua trabalhando pra saúde mental dele (TRABALHAR É BOM! QND VC CURTE E TEM RESULTADOS) e pra nossa saúde financeira.
Ganha-se dinheiro trabalhando, e não investindo. Este é o trabalho dele.
Ele ensina as pessoas a acumular patrimônio investindo todo mês o que sobra do salário ou remuneração mensal obtida do trabalho. Ele não ensina a ganhar dinheiro investindo. Note a diferença.
Quem vai aplicar por 25 anos sem gastar? Sem comprar a casa própria, o carro, a faculdade do filho, a viagem dos sonhos? Esse cara é doido ou é milionário que já tem isso tudo e aí não precisou sacar nada
Vc n aplica 100% ne. N estimule a burrice
Você polpa o que não precisa. Agora, se precisa pagar casa, carro, faculdade do filho, viagem, etc, e não sobra nada, então o problema não tá nos investimentos, você precisa ganhar mais, simples assim
@@OtavioGex nossa que fácil. Não sabia que era assim tão fácil ganhar mais ..vou falar pros meus amigos da favela da Rocinha
@@MarcosAntônio-u5c mas alguém disse que é fácil? Maculo kkk tu precisa urgentemente de uma aula de interpretação
Guardar um pouco é melhor que n guardar, irmão. Guarda um valor que n te faz falta e vive sua vida normalmente. Um cara que ganha 1 salário mínimo, se conseguir guardar 30/50 reais ja é melhor que n guardar.
O tesouro está pagando 15% em 6 anos (2031).
Melhor 15% garantidos (dá mais de 100% em 6 anos) ou se arriscar em ações em 6 anos?
Longo prazo é complicado.
Daqui a 50 anos muitas empresas podem não existir mais.
Ações não são investimento de curto prazo. Bolsa não é caixa registradora e nem terminal de autoatendimento. Dinheiro se ganha trabalhando, não investindo. Investimento é para acumular patrimônio a partir do que se poupa do salário/remuneração mensal do trabalho, não para ganhar dinheiro.
Acho que você mesmo já deu a resposta.... colocações de quem não tem perfil para manter ações.
@@no_more_spamplease5121 ah, a bolsa não é para,ganhar dinheiro.
Então posso aplicar logo num LCA ou LCI...
Ou comprar imóveis...
Ninguém aplica na bolsa que não seja oara ganhar muito dinheiro.
@@jasomcox estou discutindo.
Bastter é um cara muito experiente, tudo ele fala e util e válido.
Mas seja ele ou Warren Buffet, Luís barsi, Peter lynch podemos questionar, né?
Aprendizado é ter acesso a informações e analisar,, discutir, trocar ideias.
Buy and hold e longo prazo são questionáveis.
Daqui a 20 anos não se sabe se estará vivo, se as empresas ainda existirão, se terão caido 90%...
Dizer que o longo prazo resolve tudo.
Que tudo vai subir e subir muito.
Porque se for para subir pouco não compensa o risco...
Passar 20, 30 anos...
Depois cujpar o longo prazo...
Acredito todo mundo entra na bolsa com o objetivo de ganhar muito dinheiro e não para perder ou para ganhar um pouco acima da renda fixa...
Operar day trade de cripto memecoin alavancado.
Isso aqui nao sao dados do Brasil. 😂😂😂, parei de ver nessa hora.
Se alguém comprar num topo, para longo prazo, quanto tempo levará para ganhar dinheiro?
Ninguém sabe. Ninguém tem bola de cristal para saber como será o desempenho da bolsa nas próximas décadas.
Se você não consegue tolerar esse risco, jamais compre ações. Afinal, só se pode colocar em ações o que o investidor suporta perder. Recomendo refletir bastante sobre se você realmente suporta esse risco antes de enfiar a mão nessa cumbuca escura.