Psb tem relevância no nordeste e presença significativa no sudeste, além de não carregar as chagas que o PT carrega , na minha opinião vão sobreviver e crescer.
@@williamborges2888PSB é bem relevante ainda,diria até mais que o PT talvez,3 governadores,sendo um em um estado extremamente Bolsonarista,5 senadores,14 deputados federais,4 ministros do Lula,o vice presidente da República e vários nomes jovens,como a Tábata Amaral e João Campos
O retorno da cláusula de barreira (aprovada nos anos 90 no Congresso e desmanchada pelo STF em 2007) e o fim das coligações para eleições proporcionais foram as melhores medidas que o Rodrigo Maia tomou como Presidente da Câmara. Melhor até que as Reformas Econômicas que ele ajudou a passar.
Ou isso ou só se elege quem tem dinheiro. E aí não teremos mudança melhor para a gente, que não tem dinheiro, nunca. Nunca mesmo, nem as pequenas vitórias.
O Estado sustenta de qualquer forma amigo, o financiamento sempre foi público , ou você que o empresário que da um cheque de 100milhões para eleição não cobra 500 ?
@@washingtonluiz7095 "ou só se elege quem tem dinheiro" nós temos o fundo partidário hoje e continua se elegendo apenas quem têm dinheiro, se o fundo fosse útil ele ja teria resolvido esse problema depois de quase 30 anos.
@@heriquejhonatan1322 não necessariamente. Tem alguns que chegam por mobilização apenas. O dinheiro manda, mas não é o único fator. E acho que assim levamos a coisa mais séria de nossas vidas mais a sério.
Estes partidos precisam começar á defender idéias. O partido social democrata, por exemplo, divulgar e defender a social democracia. Nacionalismo, liberalismo, liberalismo social, social democracia, socialismo, comunismo... E algo novo que possa vir á surgir.
A esquerda tá lascada se sobrar apenas o PT nesse lado. Eu acho que PSB, PDT, REDE e PSOL deveriam achar uma forma de se entenderem e fazer fusão. Eu sou de esquerda e não confio no PT, acho que eles quase sempre pipocam na hora de propor mudanças na economia.
Na verdade eles não querem mudanças na economia, o PT quer esse modelo mesmo. Esse modelo tributário brasileiro é bom pra roubar, fazer clientelismo, ter uma cartela de empresários oligopólistas. Veja o PT teve 16 anos no poder, nunca propôs fatiar os oligopólios da telefonia para uma ampla concorrência no setor, enquanto no México você tem 30 operadoras de telefonia no país inteiro, aqui temos apenas 3. Aqui tinha apenas 5 bancos grandes na gestão da máfia petista, não passou a faca pra criar uma divisão anti monopólio dessa turma, criando uma ampla concorrência no setor. O PT nunca combateu os carros mais caros do mundo que o Brasil tem, nunca se propôs a deixar para a população um custo de vida mais baixo. No máximo manteve a economia do jeito que estava, vivendo de boom das matérias primas e populismo com renda mínima.
Mas só eles chegam ao poder, na prática esse centro aí será centrão fisiológico, tendendo à direita. Pobre votar na direita é o auge. Infelizmente temos q contar com o mal menor.
psol é purista. não vai se fundir. psb, pdt, rede e pv até podem, mas além de se entenderem, tem que achar um projeto em comum e que seja diferente do projeto do pt. ou pelo menos lideranças que pareçam ser uma alternativa de esquerda ao pt...
Pt não é de esquerda desde que me entendo por gente, pode ter sido nos primordios, agora é o maior inimigo da esquerda, uma centro direita neoliberal estilo Temer, com estetica de esquerda, aí os desavisados acham que aquilo é esquerda, e tendem a migrar pra direita, na pratica o PT assassinou a esquerda, destruiu todas as lideranças e atualmente depende da presença do deus dos pobres pra tudo, nossa unica esperança é a biologia humana, que diz que um velho de 80 anos, não deve ter muitos anos ainda pela frente.
O número de partidos não muda o número de políticos nem de eleitores. O que vai acontecer é que todos esses partidos que você mencionou serão engolidos para dentro do PT.
sou de BH e acompanho bastante a política local. Já caí no canto da sereia do Gabriel Azevedo, abra o olho, Pedro: ele fala bem, parece muito inteligente, mas é um lobo na pele de cordeiro. Demora um pouquinho para a gente entender, mas quando entende, aqueles de bem tomam repulsa do sujeito.
Eu fui vendo o Doria falando sobre o Gabriel Azevedo e fiquei meio............................. kkkkkkkkkkkkjkk eu só relevei pq ele mesmo explicou que se conheceram num ambiente festivo, deve ter rolado alguns chopps, alguns drinks... Esse Gabriel que o Pedro conheceu e conversou tá um pouco diferente do que o que eu me acostumei a ver aqui em MG...
Sou de BH e há muito tempo acompanho o que ele fala. À princípio é meu candidato pra disputa municipal. Fiquei curioso para saber mais a respeito do que você quis dizer com sua fala. Teria mais detalhes?
Gabriel "Turma do Chapéu" Azevedo, grande analista político... todos os presidenciáveis do PSDB que ele assessorou foram eleitos 😅 E teve o episódio da bolinha de papel no Serra... brincadeiras a parte, ele é um político dedicado no município, pode surpreender nas eleições de BH. A conferir.
Para isso eles vão ter de trabalhar, ir nas bases, criar relacionamentos com os trabalhadores, entender a realidade, etc. A mais de 30 anos ouço reclamações do PT, mas não vejo um trabalho efetivo destes (e outros partidos), para se consolidar e ter sustentabilidade. O PDT sem Brizola acabou. O PSOL não sabe fazer contas simples, temos uma câmara e senado dominados pela direita e ultra direita, e os malucos são totalmente negacionistas em relação ao mundo real. O PSB pode crescer, esta recebendo alguns arrependidos do PSOL, como Freixo e outros, mas se não trabalharem duro já era também. A direita vai nadar de braçada nas eleições municipais e isto ocorre por causa do negacionismo destes partidos. Seu comentário é um exemplo claro de quem não entende o básico de política.
Aqui em Goiás PSDB sempre foi um partido de Direito, a única diferença , é que dão uma esmola para o pobre por isso ficaram tantos anos no poder, é só olhar São Paulo políticas publicas voltadas para capital e nunca para social !
Ótimo para pobres de direita que pensam se beneficiar de qualquer medida da burguesia. Tome cuidado com a cláusula de barreira. Esse é o sonho de qualquer regime parlamentarista, para só ter partidos de direita no poder. Uma ditadura disfarçada ao molde parlamentarista (modelo ideal de governo burguês).
Logo logo vai ter um partido realmente de direita no BR! Missão. O PL é de centro e não de direita (é oq eu acho) oq vale é o din din no bolso do Valdemar!
O antigo PL, do falecido Álvaro Valle, era um partido de centro, que se fundiu em 2006 com o PRONA, do também falecido Enéas Carneiro e deu origem ao Partido da República, sendo rebatizado depois com o mesmo nome de Partido Liberal.
"O Brasil é conservador e a esquerda têm dificuldades de compreender que precisa botar as revoluções na sacola e adaptar o discurso pra alcançar seus eleitores". Simplesmente a nossa única esperança resumida em poucas palavras. Ou partidos de esquerda entendem isso, ou a extrema direita vai reinar no Brasil.
Tomara que reine mesmo, por que até agora só estou vendo o progressismo avançar. Conservadorismo só fica somente no nome, até mesmo dentro do governo Bolsonaro o progressismo avançou, não sei por que vocês estam chorando tanto😅😅
@@eduardoandrade7846 Progressismo? Passamos por uma pandemia com pessoas que se negaram a tomar vacina. Passamos por uma eleição com pessoas que negaram um resultado legítimo das urnas. Em 4 anos a ciência só retrocedeu. Como você chama isso de progressismo?
O mais provável e que os partidos de esquerda voltem a crescer , e os de direita deem uma diminuída, principalmente , as bancadas do agro e evangélica, uma vez que recebem esses votos , mas representam a direita !
Muito boa análise... estou achando, faz alguns dias, o Pedro mais moderninho e ágil nas explicações, mas está bom assim. Parabéns e sucesso nesta luta contra a desinformação. Abraços!
Meu palpite: Esquerda -> PSB, Psol e PT Centro -> MDB, PSD e PP Direita -> Republicanos, União Brasil, PL Adicione nesse cenário uma fusão Rep., UB e PP, além do surgimento do Partido Missão, e teremos um Brasil onde a Esquerda ainda vai ser institucionalmente mais forte.
Acredito que com o passar do tempo, o petismo vai perder bastante relevância por ser muito dependente do Lula. Fico me perguntando: Sem Lula o PT terá uma votação grande no Nordeste?
@@arthurcoelho7463 apesar de estar bem estruturado e enraizado na política, com certeza o PT vai perder uns 50% da sua força quando o Lula acabar. Provável que o Boulo e o Psol ocupem essa vaga ou o PSB se eles conseguirem se tornar um Partido Democrata a brasileira. Sobre o nordeste, o PT já perdeu força, segundo as votações de 18, 20 e 22, tanto que quem elegeu o Lula foi na verdade o sudeste.
Só quem conhece um partido e participa de todas as suas atividades sabe que eles visam exclusivamente o dinheiro, que vem aos montes, mas antes é preciso batalhar pelo poder. Dá até um verniz de legitimidade quando vemos campanhas e candidatos concorrendo. É um balcão de negócios bem simples: você precisa de um partido para chegar ao poder e desfrutar das imoralidades que ele proporciona, porém, esteja consciente de que o partido não é um caminho sem pedagogo. É um negócio em que todos lucram e só nós perdemos.
Que evangelistão é esse que permite casamento gay, troca de gênero em crianças, divórcio, leis feministas, relativização da liberdade privada, ataque sistemático por meios midiáticos institucionais da fé cristã, perseguição ideológica e patrulha e linchamento nas Universidades Federais. Queria saber onde está esse evangelistão? Me diga com toda sinceridade !
Do ponto de vista do sistema político, essa diminuição do número de partidos é boa notícia. Na pós-graduação em ciência política, vi que é quase consenso que a alta fragmentação partidária é uma das maiores causas dos nossos problemas. Como cidadão, porém, fico triste ao ver que MDB e PSD podem ser nossos partidos de centro. MDB que representava o que nossa política tem de pior e o PSD, partido de políticos para políticos, sem raízes na sociedade. Não é o centro que queremos e que merecemos. Além disso, faz muita falta uma legenda com compromisso ambiental sério. O PT faz bom trabalho nessa área, mas não pensa muito em rifá-la para aprovar seus projetos econômicos. Os outros, então, são ainda piores. Não há um partido verde, como existe em alguns países da Europa, que leve suas pautas ao jogo. É ainda mais triste que esse cenário se dê no nosso país, que tanto potencial tem para liderar a transição energética.
Esse balanço sobre o PL, para mim, parece equivocado. O partido so cresceu devido ao efeito Bolsonaro, antes era o PSL. Não somos uma democracia de partidos coerentes, os partidos apenas camuflam o velho personalismo. Basta uma figura carismática populista que caia no gosto de uma parte da elite, e puxará a legenda. Basta ver esse efeito do carismático na legenda em partidos menores, como Ciro no PDT. É curioso como PSB explora pouco isso. Parecem nao querer ser grandes.
O PSB tava explorando isso, até que o Eduardo Campos morreu (ou foi morto) e ficou um vazio na liderança do partido, no próprio Recife (reduto eleitoral do PSB) o partido tá dividido.
Eu torço para que essa previsão se confirme apenas em parte e tenhamos uma opção de centro-esquerda viável encabeçada por PSB e PDT que ainda poderia agregar o Rede, o PV e puxar o PSDB e o Cidadania que estão um pouco mais à direita e formar, num primeiro momento uma federação e posteriormente um grande partido de centro-esquerda. Para isso, é necessário que os partidos superem as suas diferenças e se apresentem como uma opção viável para essa parcela do eleitorado.
Correto é ter no máximo meia duzia de partidos 2 de esquerda, 2 de direita, 1 de centro e 1 de terceira posição. Temos mais de 30 partidos, porém não temos mais de 30 correntes políticas.
Melhor epoca partidaria no brasil foi depois de getulio, havia 3 partidos grandes: PTB (esquerda), UDN (direita) e PSD (centro). Pena que esse equilíbrio foi quebrado pelo golpe 64 e a ditadura
O mais provável é que um futuro não muito distante só sobre um único partido no Brasil, e de direita, com todo o centrão e os militares unidos por um único projeto
O Império durou 67 anos. Mas o voto era censitario. Só os mais ricos votavam. A Primeira República durou 40 anos. Mas o voto não era secreto. O eleitor era obrigado a anunciar em quem votou, e votava nos candidatos dos coronéis para não apanhar dos jagunços deles. Já a Sexta República, a atual, está com 39 anos. Ela é a democracia mais duradoura que tivemos mesmo.
Prender Bolsonaro vai ser um tiro no pé, eu tô falando a um tempo isso. Vai inflar a base dele, vai surgir uma candidatura sim forte contra o Lula, e o eleitorado que votou no Lula com dedinho no nariz, vai votar no candidato do bozó, por não saber o Bozo. Se fosse Lula e Bolsonaro de novo, dava Lula na eleição.
Novo não tem nada de extremista, é até ridículo você falar uma coisa dessas. Tudo é "extremismo" hoje, credo. E desculpa, mas nunca que o Novo que é de direita liberal irá se unir com PDT, PSDB e Cidadania que são partidos de centro esquerda.
Em Portugal, tem o Partido Social Democrata, sendo que ele é de centro-direita e a social-democracia é de centro-esquerda, que é representada pelo Partido Socialista. E agora tem o Chega, que representa a extrema-direita.
Ou seja: vai ter 1 partido de centro e 6 de direita né? Se essa previsão se concretizar, vão ser tempos mais tenebrosos do que já são. Tendo a achar pessimista demais, porque vejo um eleitorado considerável à esquerda do PT, insuficiente para eleição majoritária mas ainda muito expressivo...
mas esse é objetivo , ficou bem pior com o aumento de legendas , a verdade é que voltaremos a ter mais representatividade, muitos representastes da direita são elegidos pela esquerda por causa dessa infinidade de partidos !
Deixa ver se entendi: o de direita seria o herdeiro da ditadura militar e tem um mais a direita dele? Então talvez o que vc esteja colocando os de centro no local errado. Talvez esses sim sejam a direita. Não acho que seja possível pensar herdeiros da ditadura como uma voz política representativa. Senão iremos sempre flertar com ruptura democrática, com 2 espectros (direita e mais direita ainda: 'extrema direita " é um conceito fetiche) apoiando normalmente. E infelizmente para sustentar isso alimentaremos o mito da polarização, como se tivesse duas ideias válidas no cenário democrático.
@@eduardoandrade7846 , ciente, obrigado. Eu me referia aos países normalmente citados como referência de maior qualidade de vida há mais décadas. O que não costuma incluir o bloco dos bálticos.
@@rpstrambi Estônia a um bom tempo possui instituições serias, pertence União Europeia, além do que possui excelente indicadores Socio-econômicos em comparação alguns pares da Europa Ocidental.
@@eduardoandrade7846 , tudo bem, mas continuamos podendo facilmente listar uns 20 países como Alemanha, Inglaterra, Japão, França, Canadá etc em que a coisa funciona muito bem há muito tempo sem essa isenção. Pra mim, fica difícil dizer que essa isenção é boa. Mais importante, relendo meu comentário inicial, não parece mesmo coisa de alguém que se diga social democrata.
Pedro, análise correta, porém um problema: nada vai mudar, porque a finalidade é o faturamento que importa! Partidos são entidades PRIVADAS, de interesse PRIVADO, sustentadas financeiramente por DINHEIRO PÚBLICO É ganhar dinheiro sem trabalhar, sem necessidade de se responsabilizar por nada, sem entregar nada! Acabou o dinheiro? Não tem problema, o contribuinte paga! Acabe com fundo eleitoral, fundo partidário e diminuirá muito rapidamente o numero de partidos! Para esses que querem continuar vivendo as custas do contribuinte, o Chico Buarque, lá nos anos 70, compôs uma música: "Vai trabalhar,vagabundo!"
São dois grandes lideres da direita e da esquerda. Mas um tem 78 anos e o outro ficará ao menos inelegivel por 30 anos. Não teremos nenhum deles daqui a 5 anos concorrendo a eleições. Resta saber quem herdará a popularidade deles no futuro.
O problema é que hoje em dia no Brasil é fácil criar um líder extrema direita, basta alguém que xingue, grite muito alto, seja bronco e bom nas redes sociais, mesmo que com mentiras, não precisa ter conteúdo algum, pelo contrário se não tiver conteúdo melhor ainda.
No caso da direita já existe um "norte" de sucessores do Bolsonaro. Alguns governadores que, hoje, estão ao lado dele... Um Nikolas Ferreira que foi o fenômeno de votação da última eleição e poderá se candidatar a Presidência daqui um tempo, quando ele bater a idade mínima necessária... No caso do PT, seria quem, por exe? Haddad? Boulos? Incerto demais...
Pedro, isso é uma aproximação do modelo Estadunidense? Outra questão, com o posicionamento do PT neste espectro que você apresentou como fica a contrapartida com o PL? Na minha humilde o PT está mais ao centro, ou seja, não haverão representantes significativos da esquerda.
KkK...sua maconha tá estragada. PT está no centro? Lula idolatrando ditadores assassinos comunistas da Venezuela, Cuba e Nicarágua; Lula apoiando o grupo terrorista Hamas; Lula com seu taxador Haddad aumentando e criando impostos para phoder o poder de compra do pobre classe média; Lula querendo aprovar liberação das drogas e aborto; Lula contra aumento da pena para criminosos, enfim, tudo que o ex-presidiário faz é odiado pela Direita. Eu disse "Direita", e não os socialistas do psdb
Normal. Nas democracias parlamentares europeias o número de partidos no parlamento chega mais ou menos a este número. Na Alemanha (onde no parlamento hoje há basicamente 5 partidos e um bloco partidário de 2: SPD, FDP, Verdes, Die Linke, AfD e o grupo parlamentar CDU-CSU) a cláusula é ainda mais rígida: no geral partidos que ficam abaixo de 5% dos votos nacionais nem no parlamento entram. Essa política foi adotada a partir da nova constituição de 1949 para evitar a fragmentação partidária, a paralisia do parlamento e a ascensão fácil de partidos radicais. No Brasil, em nome da governabilidade e da facilidade para se aprovar PECs através da cooptação facilitada de políticos, tolerou-se a fragmentação política e as legendas de aluguel por tempo demais…
Precisam ser criadas regras de governança de partidos que almejam fundo eleitoral. Com fim de reeleição de líderes partidários. Para deixar de ser feudos. Não pode existir partido de uma pessoa. Hoje tem o partido do Kassab, o do Freire, o do Lupi, etc
Toda a análise parte da premissa que o partido só existe caso tenha verba de fundão eleitoral e fundo partidário. Porém, haverá um partido que não dependerá de dinheiro público para existir (e não estou falando do Partido Novo).
Nessa configuração o Brasil que conhecemos já era... Com a esquerda sempre minoria, tchau CLT, tchau SUS gratuito, tchau previdência social, tchau cultura. Salários cada vez mais baixos, criminalidade em alta. Se juntar com religião, Brasilnistão... Acho que vou precisar da minha dupla cidadania.
Eu diria que serão 8 grandes partidos que vão absorver os menores de seus campos e eles serão: Centro: MDB e PSD. Centro-Direita: PP, UB e PRB. Centro-Esquerda: PDT e PSB. Esquerda: PT. Direita: PL.
PT é um Forte Candidato a Permanecer por sua força, militância, representatividade no congresso e qtde de filiados.Por estar pela 3° vez na Presidência e ppr ter sobrevivido ao Golpe da Lava Jato e Desgoverno Bolsonaro.Eu estou trabalhando para Rede Sobreviver.Vamos aos Desafios
Forte com no máximo 115 deputados? Vai ser esmagado pelos 4 partidos da direita. Mesmo tendo um presidente no poder. Vai ter que dar até as cuecas pro centrão
Kkkkkkkkk vai dormir, não botam 200 pessoas juntos sem precisar pagar um ônibus. Cadê as imagens da tentativa de golpe ? São uma vergonha pro país !!! Nem Uber teremos logo logo se depender desse condenado em 3 instâncias
Eu ainda acho que PSB e PDT, junto com eventuais outros, vão se fundir ou se federar pra evitar sua morte. Não é como se fosse algo tão opcional pra eles.
Espero que algo mude, nao sinto me representado por nenhum destes 7 partidos. Quero um partido de centro-esquerda com enfoque na economia verde. PT definitivamente nao é este partido. O ideal seria se Rede, PV, Cidadania e PSB se juntasse.
Economia verde, onde um carro elétrico custa quase 200 mil, 1kg de verdura e fruta custam quase 30 reais .. essa economia verde é coisa de vagabundo filhinho de papai que foi doutrinado na federal, e que nunca plantou um pé de alface na vida e só sabe pedir comida pelo aplicativo com cartão da mamãe, ou seja, é coisa de socialista de iPhone da pior espécie. Se 30% do nosso alimento fosse de origem da "economia verde", já teria morrido uns 10 milhões de pobres de FOME, por não ter dinheiro pra comprar alimentos. Isso é assunto da elite podre socialista do RJ e SP que votam no terrorista Boulos; ninguém mais do país discute sobre esse assunto irracional, quando 80% da população é assalariada e mal consegue comer, sem dizer que são roubados por 5 meses todos os anos em impostos
A sua leitura sem dúvida lançou luzes sobre institutos da federação e dos efeitos da cláusula de barreiras, mas sua análise não mencionou o papel que os evangélicos já desempenha e o que estes almejam.
Os evangelicos irão transformar o país em um Irã da vida. Eu sou de igreja evangélica e sei perfeitamente do que estou falando. Isso é um perigo. Eu vou na igreja, mas tem muita coisa dentro das igrejas evangélicas q eu ñ concordo. Vc quer saber como é uma igreja é só visitar uma em época de eleições.
Bom, se só o PT estiver à esquerda, podemos dizer que não teremos nem extrema-esquerda (já não tem mesmo) nem esqueerda radical (Uni-vos!). Diria até esuquerda-esquerda mesmo. Poeque colocar Cidadania (lavajatista da primeira à undécima hora) e PSB à esquerda... difícil.
Simples, vá embora pra Cuba ou Venezuela, e vai se feliz num país de extrema esquerda; quem sabe vc consegue encontrar algum gato ou cachorro na rua pra comer carne
Pedro acho esse assunto interessante , complexo e com muitas nuances. Seria bacana vc conversar com outras pessoas pra ter um diagnostico mais apurado. vai algumas sugentoes da esquerda pro centro direita, de politicos: Chico Alencar, Samia Bonfin, Haddad e Kassab.
Você está certo. Bate na madeira, mas você está certo. Gostaria que os 7 partidos fossem Psol/Rede, PT, PSB/PDT, MDB, PSDB, PSD e União Brasil. Espero ter pelo menos uma segunda opção de esquerda no futuro.
A unica esperança dos Tucanos é ter uma candidatura a presidencia forte e que arraste consigo outros candidatos. O que parece muito dificil. Só nao tao dificil quanto segurar a debandada de tucanos paulistas para o PSD. Uma pena, goste ou não, concorde ou não, o PSDB era um dos poucos partidos de centro com uma agenda ideológica no Brasil.
União Brasil é centrão (fusão do DEM e PSL) Podemos é centrão também PL é centrão, presidido pelo Valdemar da Costa Neto. Novo é o único partido de direita, com ideologia e programa de governo.
Excelente trabalho de pesquisa e estudo da política brasileira.
Esse é o Brasil de sempre. Vídeo bem bacana. Abraço e feliz Páscoa
Esta composição de partidos dá até medo. 😢
Faltou o PSB, acho que em algum momento ele vai assumir o PDT e formar uma legenda viável
Hoje não tem mais relevância!!!
Seria top, mas sempre que um lançou candidato o outro fugiu ou ficou neutro
Discordo!
Ao todo serão 4 partidos....
Os idealistas;
Os fisiológicos;
Os picaretas;
Os masturbadores ideológicos.
Psb tem relevância no nordeste e presença significativa no sudeste, além de não carregar as chagas que o PT carrega , na minha opinião vão sobreviver e crescer.
@@williamborges2888PSB é bem relevante ainda,diria até mais que o PT talvez,3 governadores,sendo um em um estado extremamente Bolsonarista,5 senadores,14 deputados federais,4 ministros do Lula,o vice presidente da República e vários nomes jovens,como a Tábata Amaral e João Campos
O retorno da cláusula de barreira (aprovada nos anos 90 no Congresso e desmanchada pelo STF em 2007) e o fim das coligações para eleições proporcionais foram as melhores medidas que o Rodrigo Maia tomou como Presidente da Câmara. Melhor até que as Reformas Econômicas que ele ajudou a passar.
O problema não é a quantidade, mas o Estado sustentar os partidos com bilhões de reais, uma aberração.
Ou isso ou só se elege quem tem dinheiro. E aí não teremos mudança melhor para a gente, que não tem dinheiro, nunca. Nunca mesmo, nem as pequenas vitórias.
O Estado sustenta de qualquer forma amigo, o financiamento sempre foi público , ou você que o empresário que da um cheque de 100milhões para eleição não cobra 500 ?
@@washingtonluiz7095 "ou só se elege quem tem dinheiro" nós temos o fundo partidário hoje e continua se elegendo apenas quem têm dinheiro, se o fundo fosse útil ele ja teria resolvido esse problema depois de quase 30 anos.
@@heriquejhonatan1322 não necessariamente. Tem alguns que chegam por mobilização apenas. O dinheiro manda, mas não é o único fator. E acho que assim levamos a coisa mais séria de nossas vidas mais a sério.
Estes partidos precisam começar á defender idéias. O partido social democrata, por exemplo, divulgar e defender a social democracia. Nacionalismo, liberalismo, liberalismo social, social democracia, socialismo, comunismo... E algo novo que possa vir á surgir.
A esquerda tá lascada se sobrar apenas o PT nesse lado. Eu acho que PSB, PDT, REDE e PSOL deveriam achar uma forma de se entenderem e fazer fusão. Eu sou de esquerda e não confio no PT, acho que eles quase sempre pipocam na hora de propor mudanças na economia.
Na verdade eles não querem mudanças na economia, o PT quer esse modelo mesmo. Esse modelo tributário brasileiro é bom pra roubar, fazer clientelismo, ter uma cartela de empresários oligopólistas. Veja o PT teve 16 anos no poder, nunca propôs fatiar os oligopólios da telefonia para uma ampla concorrência no setor, enquanto no México você tem 30 operadoras de telefonia no país inteiro, aqui temos apenas 3. Aqui tinha apenas 5 bancos grandes na gestão da máfia petista, não passou a faca pra criar uma divisão anti monopólio dessa turma, criando uma ampla concorrência no setor.
O PT nunca combateu os carros mais caros do mundo que o Brasil tem, nunca se propôs a deixar para a população um custo de vida mais baixo. No máximo manteve a economia do jeito que estava, vivendo de boom das matérias primas e populismo com renda mínima.
Mas só eles chegam ao poder, na prática esse centro aí será centrão fisiológico, tendendo à direita. Pobre votar na direita é o auge. Infelizmente temos q contar com o mal menor.
psol é purista. não vai se fundir. psb, pdt, rede e pv até podem, mas além de se entenderem, tem que achar um projeto em comum e que seja diferente do projeto do pt. ou pelo menos lideranças que pareçam ser uma alternativa de esquerda ao pt...
Pt não é de esquerda desde que me entendo por gente, pode ter sido nos primordios, agora é o maior inimigo da esquerda, uma centro direita neoliberal estilo Temer, com estetica de esquerda, aí os desavisados acham que aquilo é esquerda, e tendem a migrar pra direita, na pratica o PT assassinou a esquerda, destruiu todas as lideranças e atualmente depende da presença do deus dos pobres pra tudo, nossa unica esperança é a biologia humana, que diz que um velho de 80 anos, não deve ter muitos anos ainda pela frente.
O número de partidos não muda o número de políticos nem de eleitores. O que vai acontecer é que todos esses partidos que você mencionou serão engolidos para dentro do PT.
Nem vejo mais essa mãe Diná, baseado em quê de concreto ele afirma quais partidos continuarão, puro achismo.
Muito bom, Pedro!
Belo texto e bela apresentação.
Obrigado!
sou de BH e acompanho bastante a política local. Já caí no canto da sereia do Gabriel Azevedo, abra o olho, Pedro: ele fala bem, parece muito inteligente, mas é um lobo na pele de cordeiro. Demora um pouquinho para a gente entender, mas quando entende, aqueles de bem tomam repulsa do sujeito.
E ainda precisamos ver o quão bom analista ele é. 😂
Tipo, não é possível que dentre PSB/PDT/Rede/PSOL não consigam parir pelo menos mais uma força .
Eu fui vendo o Doria falando sobre o Gabriel Azevedo e fiquei meio............................. kkkkkkkkkkkkjkk eu só relevei pq ele mesmo explicou que se conheceram num ambiente festivo, deve ter rolado alguns chopps, alguns drinks... Esse Gabriel que o Pedro conheceu e conversou tá um pouco diferente do que o que eu me acostumei a ver aqui em MG...
Sou de BH e há muito tempo acompanho o que ele fala. À princípio é meu candidato pra disputa municipal. Fiquei curioso para saber mais a respeito do que você quis dizer com sua fala. Teria mais detalhes?
E tu acha que o dono do canal é o que?
Gabriel "Turma do Chapéu" Azevedo, grande analista político... todos os presidenciáveis do PSDB que ele assessorou foram eleitos 😅 E teve o episódio da bolinha de papel no Serra...
brincadeiras a parte, ele é um político dedicado no município, pode surpreender nas eleições de BH. A conferir.
Ótima análise, como quase todas. Parabéns!
Sou a favor do PDT, PSOL e PSB se unirem e chutar o PT fora...Muito ego e pouco trabalho
Nem se juntando eles chutam o PT pra fora kkkk tá mais eles serem chutados junto com o PT
@@victorseverinoa curto e médio prazo o PT sobrevive
Tem politicos de direita dentro do PDT e PSB, o PSOL jamais aceitaria isso.
Para isso eles vão ter de trabalhar, ir nas bases, criar relacionamentos com os trabalhadores, entender a realidade, etc. A mais de 30 anos ouço reclamações do PT, mas não vejo um trabalho efetivo destes (e outros partidos), para se consolidar e ter sustentabilidade. O PDT sem Brizola acabou. O PSOL não sabe fazer contas simples, temos uma câmara e senado dominados pela direita e ultra direita, e os malucos são totalmente negacionistas em relação ao mundo real. O PSB pode crescer, esta recebendo alguns arrependidos do PSOL, como Freixo e outros, mas se não trabalharem duro já era também. A direita vai nadar de braçada nas eleições municipais e isto ocorre por causa do negacionismo destes partidos. Seu comentário é um exemplo claro de quem não entende o básico de política.
@@andreduartebuenoe o seu comentario mostra claramente o que eu disse sobre ego.
Depois da última frase, pensei: "que merda!".
Conteúdo de alto nível, áudio baixíssimo volume.
Vou te ajudar.
▶🔘──── 00:45
O Meio não acertou o som até hoje.
Pior que tem muito tempo que me incomodo com o audio do meio tambem hahaha
Gosto da forma como vc apresenta os assintos abordados. Parabéns!
O poder de síntese dessa cara é impressionante. Que retrato ele fez da dança dos partidos políticos! Perfeito. Vale cada centavo da minha assinatura.
Aqui em Goiás PSDB sempre foi um partido de Direito, a única diferença , é que dão uma esmola para o pobre por isso ficaram tantos anos no poder, é só olhar São Paulo políticas publicas voltadas para capital e nunca para social !
excelente debate. Vale uma mesa do meio sobre o assunto.
Muito bem vinda essa medida. Nenhuma democracia se sustenta com mais de 20 partidos
Ótimo para pobres de direita que pensam se beneficiar de qualquer medida da burguesia. Tome cuidado com a cláusula de barreira.
Esse é o sonho de qualquer regime parlamentarista, para só ter partidos de direita no poder. Uma ditadura disfarçada ao molde parlamentarista (modelo ideal de governo burguês).
Muitos partidos de aluguel que não são responsabilizados pela corrupção que geram!
Vai melhorar muito
Brasil não tem partidos e nem ideologia, só interesses .
Amei!
Vai nascer o primeiro e único partido de direita, *PARTIDO MISSÃO*. Vamos pra cima.
Logo logo vai ter um partido realmente de direita no BR! Missão. O PL é de centro e não de direita (é oq eu acho) oq vale é o din din no bolso do Valdemar!
O antigo PL, do falecido Álvaro Valle, era um partido de centro, que se fundiu em 2006 com o PRONA, do também falecido Enéas Carneiro e deu origem ao Partido da República, sendo rebatizado depois com o mesmo nome de Partido Liberal.
o partido/político de centro é uma figura mais folclórica no Brasil do que o saci
O "partido", com embasamento ideologico e representatividade em uma parcela da população também é figura folclórica
Kkkkkk verdade é igual ao "folclórico general democrata"
Centro=Muro=Direita quando o muro cai...
@@Diego_Cherobinoih então vcs de esquerda já eram viva a nois centrão
@@deniseldantasLott não existe né
"O Brasil é conservador e a esquerda têm dificuldades de compreender que precisa botar as revoluções na sacola e adaptar o discurso pra alcançar seus eleitores". Simplesmente a nossa única esperança resumida em poucas palavras. Ou partidos de esquerda entendem isso, ou a extrema direita vai reinar no Brasil.
Tomara que reine mesmo, por que até agora só estou vendo o progressismo avançar. Conservadorismo só fica somente no nome, até mesmo dentro do governo Bolsonaro o progressismo avançou, não sei por que vocês estam chorando tanto😅😅
@@eduardoandrade7846 Progressismo? Passamos por uma pandemia com pessoas que se negaram a tomar vacina. Passamos por uma eleição com pessoas que negaram um resultado legítimo das urnas. Em 4 anos a ciência só retrocedeu. Como você chama isso de progressismo?
@@eduardoandrade7846Extremismo sempre é ruim
Ainda bem essa mudança, para acabar com a bagunçada .... mas o Jair não vai se exilar na Hungria ????😮
Se isso acontecer eu perco completamente a esperança nesse país
O mais provável e que os partidos de esquerda voltem a crescer , e os de direita deem uma diminuída, principalmente , as bancadas do agro e evangélica, uma vez que recebem esses votos , mas representam a direita !
O Brasil precisa criar a figura dos candidatos independentes.
Muito boa análise... estou achando, faz alguns dias, o Pedro mais moderninho e ágil nas explicações, mas está bom assim. Parabéns e sucesso nesta luta contra a desinformação. Abraços!
Eu sou a favor da cláusula de Barreira, mas acho que irão mudar essa lei para deixar os pequenos com dinheiro e poder
PDT, PSB e PSDB são tradicionais, tem que dar um jeito de continuar.
PSDB vai se fundir com CIDADANIA mais cedo ou mais tarde
Meu palpite:
Esquerda -> PSB, Psol e PT
Centro -> MDB, PSD e PP
Direita -> Republicanos, União Brasil, PL
Adicione nesse cenário uma fusão Rep., UB e PP, além do surgimento do Partido Missão, e teremos um Brasil onde a Esquerda ainda vai ser institucionalmente mais forte.
Acredito que com o passar do tempo, o petismo vai perder bastante relevância por ser muito dependente do Lula. Fico me perguntando: Sem Lula o PT terá uma votação grande no Nordeste?
@@arthurcoelho7463 apesar de estar bem estruturado e enraizado na política, com certeza o PT vai perder uns 50% da sua força quando o Lula acabar. Provável que o Boulo e o Psol ocupem essa vaga ou o PSB se eles conseguirem se tornar um Partido Democrata a brasileira.
Sobre o nordeste, o PT já perdeu força, segundo as votações de 18, 20 e 22, tanto que quem elegeu o Lula foi na verdade o sudeste.
PP é centro onde, pode me explicar
@@Diego_Cherobino PP muda de região para região, igual à outros partidos do centrão, como o MDB.
@@lambyzomemo PT no auge teve 77% no nordeste hoje tem 69% a queda foi bem pequena em 20 anos, mas concordo com sua análise do PSB
O certo é candidatura independente e parar com esse pautaria com fundão eleitoral!!!
Só quem conhece um partido e participa de todas as suas atividades sabe que eles visam exclusivamente o dinheiro, que vem aos montes, mas antes é preciso batalhar pelo poder. Dá até um verniz de legitimidade quando vemos campanhas e candidatos concorrendo. É um balcão de negócios bem simples: você precisa de um partido para chegar ao poder e desfrutar das imoralidades que ele proporciona, porém, esteja consciente de que o partido não é um caminho sem pedagogo. É um negócio em que todos lucram e só nós perdemos.
Será que agora sai a prisão do ladrão bolsonaro?
@@r83oeifosmaior do que planejar golpe de Estado?
e viva o EVANGELISTÃO ! ! !
Que evangelistão é esse que permite casamento gay, troca de gênero em crianças, divórcio, leis feministas, relativização da liberdade privada, ataque sistemático por meios midiáticos institucionais da fé cristã, perseguição ideológica e patrulha e linchamento nas Universidades Federais.
Queria saber onde está esse evangelistão? Me diga com toda sinceridade !
😢😢😢
Do ponto de vista do sistema político, essa diminuição do número de partidos é boa notícia. Na pós-graduação em ciência política, vi que é quase consenso que a alta fragmentação partidária é uma das maiores causas dos nossos problemas. Como cidadão, porém, fico triste ao ver que MDB e PSD podem ser nossos partidos de centro. MDB que representava o que nossa política tem de pior e o PSD, partido de políticos para políticos, sem raízes na sociedade. Não é o centro que queremos e que merecemos.
Além disso, faz muita falta uma legenda com compromisso ambiental sério. O PT faz bom trabalho nessa área, mas não pensa muito em rifá-la para aprovar seus projetos econômicos. Os outros, então, são ainda piores. Não há um partido verde, como existe em alguns países da Europa, que leve suas pautas ao jogo. É ainda mais triste que esse cenário se dê no nosso país, que tanto potencial tem para liderar a transição energética.
Ué?! Não reclamavam que havia partidos demais?!
OI Pedro, depois da possível solução do caso Marielle revi seu vídeo " Milícias do Rio, Bolsonaro e o Brasil" . Alguma reparação???????
"O progessista é conservador (vai entender)" 😂😂😂😂
Esse balanço sobre o PL, para mim, parece equivocado. O partido so cresceu devido ao efeito Bolsonaro, antes era o PSL. Não somos uma democracia de partidos coerentes, os partidos apenas camuflam o velho personalismo. Basta uma figura carismática populista que caia no gosto de uma parte da elite, e puxará a legenda. Basta ver esse efeito do carismático na legenda em partidos menores, como Ciro no PDT. É curioso como PSB explora pouco isso. Parecem nao querer ser grandes.
O PSB tava explorando isso, até que o Eduardo Campos morreu (ou foi morto) e ficou um vazio na liderança do partido, no próprio Recife (reduto eleitoral do PSB) o partido tá dividido.
Eu torço para que essa previsão se confirme apenas em parte e tenhamos uma opção de centro-esquerda viável encabeçada por PSB e PDT que ainda poderia agregar o Rede, o PV e puxar o PSDB e o Cidadania que estão um pouco mais à direita e formar, num primeiro momento uma federação e posteriormente um grande partido de centro-esquerda. Para isso, é necessário que os partidos superem as suas diferenças e se apresentem como uma opção viável para essa parcela do eleitorado.
Pedro,
Você não mencionou o PSB. Não é um partido relevante em crescimento??
Partido em declínio mesmo, por isso já cogitaram fundir com o PDT.
Não. Que essa praga que destruiu meu estado (pernambuco) vá para o ralo!
PSB tem apenas 13 deputados federais
Que lindo!
O fato de você confiar no Gabriel Azevedo diz muito do seu caráter Doria
CAMINHAMOS PARA UMA REPÚBLICA NEOPENTECOSTAL TEOCRÁTICA
Pdt 12 No Brasil.
Acho uma maravilha. Não existe governabilidade em um parlamento com 32 partidos. Tem muita legenda de aluguel por aí
Nao vai mudar nada. Os parlamentares serão os mesmos
@@brunothiesen4980 vc está enganado, antes a oposição era PSDB e Dem, hoje é Dudu Bananinha, Chupetinha e delegado caveira
Acho que a tendência é o PDT e PSB se fundirem ou criar uma federação.
Acho que o Brasil pode e deve ter partidos regionais.
Aí viraria a bagunça da República Velha.
Nao acho.
Correto é ter no máximo meia duzia de partidos
2 de esquerda, 2 de direita, 1 de centro e 1 de terceira posição.
Temos mais de 30 partidos, porém não temos mais de 30 correntes políticas.
Sabedoria Brazil vamos escolher com discernimento em Deus
Tem ter bandeira o partido e não tem problema ter poucos , tem ter é democracia e prévias dentro dos partidos
Melhor epoca partidaria no brasil foi depois de getulio, havia 3 partidos grandes: PTB (esquerda), UDN (direita) e PSD (centro). Pena que esse equilíbrio foi quebrado pelo golpe 64 e a ditadura
O mais provável é que um futuro não muito distante só sobre um único partido no Brasil, e de direita, com todo o centrão e os militares unidos por um único projeto
A democracia no Brasil precisa evoluir e amadurecer, o país experimentou poucos períodos dela, o atual é o mais extenso da história do Brasil.
Nada disso o império foi o período mais democrático do país, ainda possuindo mais liberdade de expressão do que hoje em dia.
O Império durou 67 anos. Mas o voto era censitario. Só os mais ricos votavam.
A Primeira República durou 40 anos. Mas o voto não era secreto. O eleitor era obrigado a anunciar em quem votou, e votava nos candidatos dos coronéis para não apanhar dos jagunços deles.
Já a Sexta República, a atual, está com 39 anos. Ela é a democracia mais duradoura que tivemos mesmo.
Tenho um quadro que prova que o brasil so comporta 4 partidos políticos
Logo vem o partido MISSAO... Chega dos mesmos
Merecia um Ponto de Partida extra para analisar a possível fuga de Bolsonaro e a possibilidade de prisão preventiva
Prender Bolsonaro vai ser um tiro no pé, eu tô falando a um tempo isso. Vai inflar a base dele, vai surgir uma candidatura sim forte contra o Lula, e o eleitorado que votou no Lula com dedinho no nariz, vai votar no candidato do bozó, por não saber o Bozo. Se fosse Lula e Bolsonaro de novo, dava Lula na eleição.
PSDB, Cidadania, PDT e NOVO talvez se unam... Apesar que o Novo hj é bem extremista.
Esses partidos que vc citou não tem ND ver um com o outro tirando o PPS e o PSDB que são parecidos
Novo não tem nada de extremista, é até ridículo você falar uma coisa dessas. Tudo é "extremismo" hoje, credo.
E desculpa, mas nunca que o Novo que é de direita liberal irá se unir com PDT, PSDB e Cidadania que são partidos de centro esquerda.
@@pablobomgiorno8273 já te vi em live do mbl, vc é do grupo???
Em Portugal, tem o Partido Social Democrata, sendo que ele é de centro-direita e a social-democracia é de centro-esquerda, que é representada pelo Partido Socialista. E agora tem o Chega, que representa a extrema-direita.
Ou seja: vai ter 1 partido de centro e 6 de direita né? Se essa previsão se concretizar, vão ser tempos mais tenebrosos do que já são. Tendo a achar pessimista demais, porque vejo um eleitorado considerável à esquerda do PT, insuficiente para eleição majoritária mas ainda muito expressivo...
Se for isso até seria bom para direita sendo que a 15 anos atrás ela nem existia no Brasil.
Realmente a tendência é que os partidos diminuam, infelizmente a qualidade dessas legendas é altamente duvidosa e de pouquíssima ideologia.
mas esse é objetivo , ficou bem pior com o aumento de legendas , a verdade é que voltaremos a ter mais representatividade, muitos representastes da direita são elegidos pela esquerda por causa dessa infinidade de partidos !
Atualmente temos 29 partidos, não tem necessidade de tudo isso
Deixa ver se entendi: o de direita seria o herdeiro da ditadura militar e tem um mais a direita dele? Então talvez o que vc esteja colocando os de centro no local errado. Talvez esses sim sejam a direita. Não acho que seja possível pensar herdeiros da ditadura como uma voz política representativa. Senão iremos sempre flertar com ruptura democrática, com 2 espectros (direita e mais direita ainda: 'extrema direita " é um conceito fetiche) apoiando normalmente. E infelizmente para sustentar isso alimentaremos o mito da polarização, como se tivesse duas ideias válidas no cenário democrático.
Esquerda flerta com a ditadura 😂
E o PSB? É um partido do tamanho do PP mais ou menos se não me engano.
Extremamente preocupante
Legal esse "social democrata" que criou a isenção de lucros e dividendos no IRPF, que não existe em qualquer país capitalista sério.
Estônia possui essa isenção
@@eduardoandrade7846 , ciente, obrigado.
Eu me referia aos países normalmente citados como referência de maior qualidade de vida há mais décadas. O que não costuma incluir o bloco dos bálticos.
@@rpstrambi Estônia a um bom tempo possui instituições serias, pertence União Europeia, além do que possui excelente indicadores Socio-econômicos em comparação alguns pares da Europa Ocidental.
@@eduardoandrade7846 , tudo bem, mas continuamos podendo facilmente listar uns 20 países como Alemanha, Inglaterra, Japão, França, Canadá etc em que a coisa funciona muito bem há muito tempo sem essa isenção.
Pra mim, fica difícil dizer que essa isenção é boa. Mais importante, relendo meu comentário inicial, não parece mesmo coisa de alguém que se diga social democrata.
Ganhamos com o PCO se enfraquecendo ainda mais, e perdemos com o PL se fortalecendo ainda mais.
O que virá disso!?
E ainda é muito.
Pedro, análise correta, porém um problema: nada vai mudar, porque a finalidade é o faturamento que importa! Partidos são entidades PRIVADAS, de interesse PRIVADO, sustentadas financeiramente por DINHEIRO PÚBLICO É ganhar dinheiro sem trabalhar, sem necessidade de se responsabilizar por nada, sem entregar nada! Acabou o dinheiro? Não tem problema, o contribuinte paga! Acabe com fundo eleitoral, fundo partidário e diminuirá muito rapidamente o numero de partidos! Para esses que querem continuar vivendo as custas do contribuinte, o Chico Buarque, lá nos anos 70, compôs uma música: "Vai trabalhar,vagabundo!"
Mas no fogo no habo da lava jato proibiram financiamento privado
Eu acho isso positivo
São dois grandes lideres da direita e da esquerda. Mas um tem 78 anos e o outro ficará ao menos inelegivel por 30 anos. Não teremos nenhum deles daqui a 5 anos concorrendo a eleições. Resta saber quem herdará a popularidade deles no futuro.
O problema é que hoje em dia no Brasil é fácil criar um líder extrema direita, basta alguém que xingue, grite muito alto, seja bronco e bom nas redes sociais, mesmo que com mentiras, não precisa ter conteúdo algum, pelo contrário se não tiver conteúdo melhor ainda.
@@geannascimento do outro lado basta Lula indicar alguém. Na verdade dos dois lados.
No caso da direita já existe um "norte" de sucessores do Bolsonaro. Alguns governadores que, hoje, estão ao lado dele... Um Nikolas Ferreira que foi o fenômeno de votação da última eleição e poderá se candidatar a Presidência daqui um tempo, quando ele bater a idade mínima necessária... No caso do PT, seria quem, por exe? Haddad? Boulos? Incerto demais...
Nícolas ferreira sem dúvida é um peso pesado para as próximas eleições
@@luizgarcialuizgarcia3386deusulivre, mas não duvido não
Melhor assim.
Pedro, isso é uma aproximação do modelo Estadunidense? Outra questão, com o posicionamento do PT neste espectro que você apresentou como fica a contrapartida com o PL? Na minha humilde o PT está mais ao centro, ou seja, não haverão representantes significativos da esquerda.
KkK...sua maconha tá estragada. PT está no centro? Lula idolatrando ditadores assassinos comunistas da Venezuela, Cuba e Nicarágua; Lula apoiando o grupo terrorista Hamas; Lula com seu taxador Haddad aumentando e criando impostos para phoder o poder de compra do pobre classe média; Lula querendo aprovar liberação das drogas e aborto; Lula contra aumento da pena para criminosos, enfim, tudo que o ex-presidiário faz é odiado pela Direita. Eu disse "Direita", e não os socialistas do psdb
PT é de esquerda, Centro é PSD e MDB
PT está mais ao centro para você pois você é esquerdista, se fosse como eu um direitista acharia que ele é de extrema-esquerda.
PT sempre será de esquerda, eles não negam o sindicalismo e o trabalhismo.
E o PL? É só mais uma legenda de centrão, nada além disso.
Normal. Nas democracias parlamentares europeias o número de partidos no parlamento chega mais ou menos a este número.
Na Alemanha (onde no parlamento hoje há basicamente 5 partidos e um bloco partidário de 2: SPD, FDP, Verdes, Die Linke, AfD e o grupo parlamentar CDU-CSU) a cláusula é ainda mais rígida: no geral partidos que ficam abaixo de 5% dos votos nacionais nem no parlamento entram. Essa política foi adotada a partir da nova constituição de 1949 para evitar a fragmentação partidária, a paralisia do parlamento e a ascensão fácil de partidos radicais.
No Brasil, em nome da governabilidade e da facilidade para se aprovar PECs através da cooptação facilitada de políticos, tolerou-se a fragmentação política e as legendas de aluguel por tempo demais…
Precisam ser criadas regras de governança de partidos que almejam fundo eleitoral. Com fim de reeleição de líderes partidários.
Para deixar de ser feudos.
Não pode existir partido de uma pessoa.
Hoje tem o partido do Kassab, o do Freire, o do Lupi, etc
Toda a análise parte da premissa que o partido só existe caso tenha verba de fundão eleitoral e fundo partidário. Porém, haverá um partido que não dependerá de dinheiro público para existir (e não estou falando do Partido Novo).
A única coisa boa que o Cunha fez durante seu mandato na câmara
Impeachment da Mulher sapa também tem colocar na lista dele.😂😂😂🎉
Nessa configuração o Brasil que conhecemos já era... Com a esquerda sempre minoria, tchau CLT, tchau SUS gratuito, tchau previdência social, tchau cultura. Salários cada vez mais baixos, criminalidade em alta. Se juntar com religião, Brasilnistão... Acho que vou precisar da minha dupla cidadania.
Tem 3 Partido Pt, PL e Mdb No Brasil.
PSDB nunca foi de direita foi piada, né?
PSDB é centro, vc pensa isso pq vc tá em um extremo, assim como os bolsonaristas pensam que PSDB é esquerda
Se os partidos não mudarem a cláusula de barreira
Eles não querem rs
Ninguém suporta mais o numero de partidos politicos no brasil. Chega, já passou da hora de diminuir o numero de legendas, a grande maioria de aluguel.
Eu diria que serão 8 grandes partidos que vão absorver os menores de seus campos e eles serão:
Centro: MDB e PSD.
Centro-Direita: PP, UB e PRB.
Centro-Esquerda: PDT e PSB.
Esquerda: PT.
Direita: PL.
PT é um Forte Candidato a Permanecer por sua força, militância, representatividade no congresso e qtde de filiados.Por estar pela 3° vez na Presidência e ppr ter sobrevivido ao Golpe da Lava Jato e Desgoverno Bolsonaro.Eu estou trabalhando para Rede Sobreviver.Vamos aos Desafios
Forte com no máximo 115 deputados? Vai ser esmagado pelos 4 partidos da direita. Mesmo tendo um presidente no poder. Vai ter que dar até as cuecas pro centrão
Kkkkkkkkk vai dormir, não botam 200 pessoas juntos sem precisar pagar um ônibus. Cadê as imagens da tentativa de golpe ? São uma vergonha pro país !!! Nem Uber teremos logo logo se depender desse condenado em 3 instâncias
Eu ainda acho que PSB e PDT, junto com eventuais outros, vão se fundir ou se federar pra evitar sua morte. Não é como se fosse algo tão opcional pra eles.
Espero que algo mude, nao sinto me representado por nenhum destes 7 partidos. Quero um partido de centro-esquerda com enfoque na economia verde. PT definitivamente nao é este partido.
O ideal seria se Rede, PV, Cidadania e PSB se juntasse.
Economia verde, onde um carro elétrico custa quase 200 mil, 1kg de verdura e fruta custam quase 30 reais .. essa economia verde é coisa de vagabundo filhinho de papai que foi doutrinado na federal, e que nunca plantou um pé de alface na vida e só sabe pedir comida pelo aplicativo com cartão da mamãe, ou seja, é coisa de socialista de iPhone da pior espécie. Se 30% do nosso alimento fosse de origem da "economia verde", já teria morrido uns 10 milhões de pobres de FOME, por não ter dinheiro pra comprar alimentos. Isso é assunto da elite podre socialista do RJ e SP que votam no terrorista Boulos; ninguém mais do país discute sobre esse assunto irracional, quando 80% da população é assalariada e mal consegue comer, sem dizer que são roubados por 5 meses todos os anos em impostos
Leitura muito rápida.
A sua leitura sem dúvida lançou luzes sobre institutos da federação e dos efeitos da cláusula de barreiras, mas sua análise não mencionou o papel que os evangélicos já desempenha e o que estes almejam.
Os evangelicos irão transformar o país em um Irã da vida. Eu sou de igreja evangélica e sei perfeitamente do que estou falando. Isso é um perigo. Eu vou na igreja, mas tem muita coisa dentro das igrejas evangélicas q eu ñ concordo. Vc quer saber como é uma igreja é só visitar uma em época de eleições.
Bom, se só o PT estiver à esquerda, podemos dizer que não teremos nem extrema-esquerda (já não tem mesmo) nem esqueerda radical (Uni-vos!). Diria até esuquerda-esquerda mesmo. Poeque colocar Cidadania (lavajatista da primeira à undécima hora) e PSB à esquerda... difícil.
Simples, vá embora pra Cuba ou Venezuela, e vai se feliz num país de extrema esquerda; quem sabe vc consegue encontrar algum gato ou cachorro na rua pra comer carne
Pedro acho esse assunto interessante , complexo e com muitas nuances. Seria bacana vc conversar com outras pessoas pra ter um diagnostico mais apurado. vai algumas sugentoes da esquerda pro centro direita, de politicos: Chico Alencar, Samia Bonfin, Haddad e Kassab.
Você está certo. Bate na madeira, mas você está certo. Gostaria que os 7 partidos fossem Psol/Rede, PT, PSB/PDT, MDB, PSDB, PSD e União Brasil. Espero ter pelo menos uma segunda opção de esquerda no futuro.
A unica esperança dos Tucanos é ter uma candidatura a presidencia forte e que arraste consigo outros candidatos. O que parece muito dificil. Só nao tao dificil quanto segurar a debandada de tucanos paulistas para o PSD. Uma pena, goste ou não, concorde ou não, o PSDB era um dos poucos partidos de centro com uma agenda ideológica no Brasil.
é mas o PL ta enrolado na justiça, não vai sair ileso dos processos contra o golpista, muito cedo pra saber o que vai sobrar
PL é extrema direita . Deve-se sempre dizer isso com clareza .
PL é um partido do centrão
Infelizmente o PL virou muito extremista com a chegada do Valdemar Costa Neto,ele era mais de centro antes
PL e Só Dinheiro e Dinheiro.
@@BelinhaCabral
Valdemar continua sendo do centrão
Obs. O Pp e De Centro.
Os Partidos de Direita União Brasil, podemos,Novo,PL , centro Republicanos e esquerda o cidadania
União Brasil é centrão (fusão do DEM e PSL)
Podemos é centrão também
PL é centrão, presidido pelo Valdemar da Costa Neto.
Novo é o único partido de direita, com ideologia e programa de governo.