Sou descendente Kaingang, pra nós o corpo morto não é impuro, fazemos os enterros com cantigos de passagem fazemos a "festa" do Kiki, que é um ritual para saudar e conectamos com os entes mortos, isso feito não só na morte do parente, mas também há uma data para o Ritual do Kiki. Amei o vídeo, sou do Interior de SP, espero um dia poder visitar o templo💗
Год назад+14
Muito obrigado pela colaboração. Será um prazer recebê-lo.
Que aula, Babá! Como sempre transbordando conhecimento e partilhando conosco de forma muito eficiente. Muito obrigado pelo compromisso que tem com nossa comunidade. Axé
Concordo com tudo. Nunca tive esses preconceitos com cemitério. Esses dias mesmo fui lá fazer minhas firmezas etc. E orar por minha mãe. Senti uma energia até de Iemanjá pra se ter uma ideia. Muita paz
Babá Mário sendo impecável nas explicações e esclarecimentos, como sempre. Muito grato por nos iluminar com sua sabedoria e conhecimentos. Mojubá Babá.
13.10.23 Araruama-RJ Gosto muito dos ensinamentos. Cada vez mais sinto que a Espiritualidade depende de estudos. Venho de uma familia espírita kardecista, Umbandistas e ouvi tantas coisas que o Sr. Contesta. Mas gosto de sua explanação. Fico analisando todas as informações para chegar a um consenso. Meus respeitos Babá Mário.
muito boa tarde baba , mario , é o ronni , e olha pra variar , eu aprendo demais com suas palavras com a conduçao de coisas produzidas por milhoes e aquilo que o senhor fala da colonizaçao kkk , agradeço imensamente
Ótimo conteúdo,um assunto muito importante,hoje em dia se faz gira de forma inconsequente muitos nem mesmo sabem porq estão ali . Não tem sentido.E até mesmo parecem hipnotizado pelos ritos Valeu !
Desculpe, mas ri alto do espírito correndo atrás de MÁRIO. 😂😂😂😂😂 Baba, muito obrigada por abrir as portas do seu templo e expor os seus ensinamentos. Olodumare abençoe seu caminho por essa Terra.
Gostaria que o senhor falasse sobre o ritual tradicional do Àşèşè/ Ajeje, realizado segundo alguns entre os caçadores de Kétu, e nos candomblés tradicionais da Bahia, como Gantois, Casa Branca, Opô Afonjá, ....
Olá, Babá. Sempre muito agradecido pelo conhecimento compartilhado. Suas palestras são de grande valia para mim! Fiquei com uma dúvida, por gentileza: quando e como começou esse lance de cemitério ser um ponto de força de exu? E qual a relação com obaluaiê, só por causa da terra? De onde tiraram isso? 🤔 Agradeço, novamente, desde já! Sua bença!
Quanto ao culto as almas....frequentei um terreiro Umbanda Omoloko, lá faziam na 1° e na última segunda feira de cada mês, a linha das almas...tinha uma casinha com cruzeiro e degraus...acendiam velas, colocava água , vinho tinto doce, pipoca, café e mingau... cantava pontos específicos... em novembro na data de finados, fazia uma comida, peixe de couro, mandacaru, pipoca, mingau....rezava pai nosso e ave maria às almas do livramento, sofredoras e as Benditas...seria essa a linha das almas mencionada?
Parabéns por mais este vídeo. Babá, o que seria a linha dos africanos na umbanda (arranca toco africano, pantera negra africano, arranca folha africano,...)e sua relação com a antiga linha das almas e a atual linha dos pretos velho.
Eu mesmo com todas essas supertições da nossa cultura urbanas do Brasil eu sempre me senti bem dentro dos cemitérios, uma paz e uma energia boa e sempre fiquei confuso com essas questões, especialmente na época que fui da umbanda e do candomblé.
Olá pessoal, como vao? Mario, nos seus estudos chegou a encontrar uma origem comum entre esses rituais de banhos e sacrifícios entre esses povos, ou seja, entre os romanos, hebreus e cultos tradicionais africanos?
Excelente! Muito rico esses conhecimentos. Muito obrigado, Bàbá! Aproveitando o gancho, estava nessa semana a conversar com a esposa sobre minha preferência, se possível de cremação, caso eu bata com as botas (daqui uns 100 anos ou mais se depender de minha vontade hahahahá). Essa questão ambiental de necrochorume e de sermos 8 bilhões hoje no planeta me incomoda bastante. Agora, certa vez ouvi que o Orí se desliga aos poucos do corpo e creio que foi o senhor mesmo que falou. Se puder me responda: Nigeriano da religião tradicional tem neuras com isso ou não?! Um abraço. Valeu!!!
Gratidão por compartilhar tanto conhecimento! Poderia por gentileza fazer um video algum dia sobre a diferença de Allah e Yahweh? Penso que seja o mesmo mas não tenho certeza, pois ate aonde eu sei Ismael pai dos arabes veio de Abraão filho de Yahweh, então Yahweh é pai dos arabes, ou seja, Allah? Grata
Obrigado por mais esta aula, Babá Mário Filho. Uma pergunta, já ao final da palestra, você disse que, nós, macumbeiros, trabalhamos com entidades, que são "espíritos, em um sentido genérico". A respeito disso, você vê uma entidade, como Zé Pilintra, como uma entidade de um ser vivente individual que, para usar o vocabulário da encantaria, "se encantou" ? Ou estes espíritos seriam como que coletivos ou manifestações "arquetípicas" produzidas a partir não do espírito de um individuo, mas a partir de toda a herança da ancestralidade?
Oi gostaria muito de ir no seu terreiro preciso muito de sua ajuda por favor me passa o seu endereço
Год назад
Para as nossas Giras, acompanhe a página do Templo: templopanteranegra.com.br para obter todas as informações. Nossas Giras são quinzenais, aos sábados, mas elas *não são abertas ao público. Para participar é necessária a inscrição no site.* A inscrição só abre na semana da Gira. A liberação do link para a inscrição sempre é feita na segunda feira da mesma semana em que haverá a Gira. Para participar, além da inscrição no site, é necessário estar vacinado contra COVID e comprovante de vacinação, além disso, é necessário trazer um 01 kg de alimento não perecível (não trazer sal, açúcar ou café, por favor).
Ótimo vídeo. E esses espíritos enganadores, exemplo Deus Antenar, não poderiam enganar dentro da Umbanda ou candomble? E por que ter várias religiões? É umbandista, faz obrigações do candomble e ainda é muçulmano.
Год назад+2
E isso interessa a você? Minhas escolhas são minhas e não tenho que as explicar a ninguém. Não sei por que há tanta curiosidade! AFF!
Faço uma questão diante da sua palestra Babá. Pq então faz-se o uso do contra egum, a umbigueira e pq o povo de candomblé tem desespero dos eguns? Essa tradição então é brasileira? E as entidades espirituais que tanto falam a respeito de encaminhamento de espíritos? Agradeço desde já!
Год назад+2
Encaminhar espíritos é coisa de espírita. Explico sobre Egun aqui: ruclips.net/video/NOzDOQaImLE/видео.html
Imagina a quantidade de Quimbandeiro artista que vende a imagem de poderosíssimo porque vive fazendo trabalho em cemitério... ótimo vídeo pra desmistificar. E Mário duas questões rsrs: 1. e o lance da roupa preta em cemitério? Superstição baseada em racismo? 2. No exemplo que você deu, do culto do Deus Antená.... o que difere esse Deus que começou a ser cultuado agora de um culto a Tranca Rua ou a Zé Pelintra? Ou ainda, o primeiro Iorubá a cultuar Ogum, não estava cultuando também um deus novo?
Год назад+3
Respondendo: 1. Não. O uso da cor preta nas tradições afro-brasileiras é "contra-Axé", portanto, o cemitério, como um lugar de "ponto de força", que possui Axé, não se pode ir de roupa preta. 2. Recomendo que você leia o artigo: templopanteranegra.com.br/umbanda-omoloko/o-que-e-a-tradicao/
@ excelente, lerei o artigo!! Sobre a roupa preta e a perda do axé, ela é em todas as situações e lugares e para todos da comunidade, ou vale só para locais específicos e para iniciados?
Babá, por gentileza, nesse caso como ficariam os reinos de exu na quimbanda então? Que se diz ser pontos de força na natureza em que existem espíritos guardiões e é formado por povos / legiões? Obrigado
Sikhismo cultua os 10 gurus . O livro dos sikhs se chama gurugranth sahib . O sikhismo é a mistura do islam sufi e hinduismo . Numa forma de culto que faz adoração dos gurus atraves de seus poemas escritos no livro sagrado deles sri guru grantn sahib. O fundador foi o guru nanak.
Grande Baba !!! tenho que recordar os cultos mexicanos, astecas do dias de los muertos, acho fantatastico e sempre relembro meus antepassados, alias Eles estão sempre comigo, nos exemplos que recibi e levo na minha caminhada. Creio , na minha caminhada, de novo, que as cunhas cerebrais que recebemos, olha não faça isso..não faça aquilio, ... na nossa vida, cunhas estas que restringem o caminho, pois cerceiam o desenvolvimento das nosssoas capacidacidades de ententender e evoluir no entendimento de nossas misssões ... a Visualização dos caminhos que muitos querem saber... olha como será meu futuro.. nosssa vou voltar pro meu amore... e ninguem pensa ... o que eu estou fazendo pra melhorar meu caminho!!! a auto analise e sou Eu mesmo ou são os outros ou para os outros ... o consumismo imposto e o esquecimento das prioriddades, se podemos entender como prioridades nossssssas ou que são impostas, a sim impostas porque nos submetemos .... é dificil o caminho de qualque um nesssa saraivada de informações.... Gratidão pelo Teu Trabalho!!! gostaria muito de bater um papo contigo..!!!
Se vc vai a um cemitério de madrugada, tá cheio de centros de Quimbanda trabalhando. A vibração, a energia, não é pesada? Não são os mortos enterrados, mas a vibração dos Exus.
@ o senhor não acredita nessa vibração concentrada de exus, vibrando atos de magia, com feitiços, etc? Ou a questão seria que o efeito seria o mesmo numa mata, num terreiro, e não necessariamente no cemitério?
Mas e a egregora que se forma em cima de uma crença? É uma pergunta real. Pq se for levar em consideração a logica de egregora uma crença faria a ação acontecer não?
@@viniciusrodrigues7719 Até onde se sabe egregora é universalista, é encontrada até mesmo no Hinduismo, a questão da egregora é uma força que conforme se acredita nela ela é atuante. Inclusive a lógica de ritualizacao era dada em cima disso. Acreditava -se que ao fazer um ídolo de barro representando um animal e cravejalo de lanças de forma ritualística isso iria trazer fartura e boa caça. O mesmo quando se era feito animais compulando acreditava -se que os animais seriam mais férteis e não faltaria o que caçar. Isso é comum a todas as culturas que tiveram um período considerado primitivo e já foi chamado de magia primitiva. E cai sobre a lógica de egregora Levi só deu o Nome o conceito e a prática já existia, por isso que fiz essa pergunta.
Eu acredito que temos corpo,alma,espírito e egos, quando desencarnamos o corpo e alma desintegram, o espírito volta ao universo e os egos e que ficam vagando, apegados ao material, são encostos,diabos,é isso que é prejudicial,chamados eguns
9 месяцев назад+1
Não, não é. Eu explico o que é Egun no vídeo "O que é Egun".
A sua benção meu, parabéns pela didática excepcional. Só um detalhe, se não me engano os Lares era como eram chamados os ancestrais daquela família e seu culto era realizado no lararium, um local na casa com fogo e objetos que lembrassem os parentes antigos e cujo lembrança se percebe no costume de possuir fotos da família na lareira da sala. Entendo então que se sacrificava para Deusa Ceres (a Terra) e os seus ancestrais, nada a ver com macumba kkk. Oxalá Abençoe
Год назад+1
Não, não eram os ancestrais. Os lares são seres nao-humanos.
Puxa!! Qto conhecimento! Estou indo a um terreiro. A sacerdotisa, atraves do pêndulo, disse que meu ancestre é Omulu. O adjunto é Obaluaê e de frente Oxum. Dai eu disse que sempre convivi com a morte. Fui enfermeira por 33 anos. Nao tenho medo de cemitério, mas sinto algo estranho. Axé!!!
2 месяца назад
Desculpe-me, mas pêndulo não tem essa função. Omolu não tem nada a ver com morte, como explico no vídeo.
49:13 Professor, o senhor não acredita mesmo que a maioria das famílias quatrocentonas têm origem portuguesa, escravocratas, descendendo dos bandeirantes e primeiros colonizadores, que na época eram a considerada nobreza existente no país? O senhor acha mesmo impossivel traçar uma relação direta entre os senhores de engenho, os grandes empresários, os latifundiários e os financistas herdeiros da escravidão que se enriqueceram sem escrúpulos? Independente a idéia de carma, espiritismo e superstições, o senhor é mesmo contra a uma reparação histórica desses sobrenomes que se perpetuam no poder e seguem na vida pública em clãs políticos até os dias atuais? A exploração e o extermínio de negros e indígenas tem consequências reais e concretas até hoje, o senhor não condiz que esse projeto de esquecimento permite apenas distorcer fatos históricos para fugir de responsabilidades que complicam a construção de um futuro mais dignos para o nosso povo? O senhor não acha perigoso usar dessa mesma lógica egoista que Bolsonaro usava para não enfrentar o legado da escravidão e adotar políticas públicas adequadas - quando ele dizia que eram os próprios africanos que escravizavam, os portugueses nem entravam na África. Ou seja: Era culpa do passado deles, eles que se virem, e que não tinha nada a ver com isso? São argumentos históricos que são distorcidos, de forma proposital, para fugir da sensatez e obrigação, concorda? De pai para filho, de filho para neto, de neto para bisneto, e assim sucessivamente. A saga dos clãs políticos parecem não ter fim no Parlamento brasileiro, até quando?
Год назад
O que minha fala tem a ver com o que escreveu? Tudo o que está em sua mensagem é correto, oras!
Na Bíblia de Loyola em Êxodo 6,2-3 ...Jeová, Javé ou Yahweh tbm se manifestou a Abraão, Isaque e Jacó como o heterônimo El Shaday, deus do penhasco diz a lenda...
Год назад+1
Não. El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa "O Todo Poderoso".
@ Eu ouvi uma vez o professor Osvaldo Luiz Ribeiro da tenda do necromante falando isso, mas de toda maneira obrigado por sua atenção e partilha de conhecimento. Fraterno abraço e Salaam Aleikum!
Sou descendente Kaingang, pra nós o corpo morto não é impuro, fazemos os enterros com cantigos de passagem fazemos a "festa" do Kiki, que é um ritual para saudar e conectamos com os entes mortos, isso feito não só na morte do parente, mas também há uma data para o Ritual do Kiki. Amei o vídeo, sou do Interior de SP, espero um dia poder visitar o templo💗
Muito obrigado pela colaboração.
Será um prazer recebê-lo.
Exemplar palestra. Ensinamentos como o do sr. Babá, ajudam a quebrar paradigmas. Libertador em muitos sentidos. Parabéns 🌹
Muito obrigado!
Que aula, Babá! Como sempre transbordando conhecimento e partilhando conosco de forma muito eficiente. Muito obrigado pelo compromisso que tem com nossa comunidade.
Axé
Axé!
Concordo com tudo. Nunca tive esses preconceitos com cemitério. Esses dias mesmo fui lá fazer minhas firmezas etc. E orar por minha mãe. Senti uma energia até de Iemanjá pra se ter uma ideia. Muita paz
Axé!
Mais um show de ensinamentos 🙏 Agradeço muito Baba👊🤓👍
Nós que agradecemos!
Caramba Bàbá, que profundidade, só para variar. Obrigada por seus estudos e por esse compartilhamento. Aboru Aboye
Ogbo ato o!
Babá Mário sendo impecável nas explicações e esclarecimentos, como sempre. Muito grato por nos iluminar com sua sabedoria e conhecimentos. Mojubá Babá.
Iba'se!
Eu que agradeço.
Passando somente p agradecer pela empatia de compartilhar conosco um pouco do seu vasto conhecimento. Axé baba!
@@vivianedaudt141 , Iba'se!
É muito bom você transmitir os conhecimentos. Sou de Minas Gerais e, é muito enriquecedor poder adquirir conhecimento (mesmo a distancia)
Eu que agradeço!
Muito bom o video, teologia, história e até química em um só video.
Muito obrigado!
Que aula sensacional !! A minha sexta feira já valeu a pena. Muito obrigado.
Eu que agradeço!
Que o Baba Mario faz, conhecimento para combater o racismo, sensacional parabens.
Muito obrigado!
13.10.23 Araruama-RJ
Gosto muito dos ensinamentos. Cada vez mais sinto que a Espiritualidade depende de estudos. Venho de uma familia espírita kardecista, Umbandistas e ouvi tantas coisas que o Sr. Contesta. Mas gosto de sua explanação.
Fico analisando todas as informações para chegar a um consenso. Meus respeitos Babá Mário.
Axé!
Sempre vejo seus vídeos é uma quebra de paradigmas. Parabéns babá
Obrigado pelo elogio!
Obrigada Baba Mário Filho q um dia já fora meu comandante no 23 btl .Tenho muita gratidão
Bàbá Mário, àsé! Obrigado pelo ensinamento.
Axé!
Eu que agradeço!
muito boa tarde baba , mario , é o ronni , e olha pra variar , eu aprendo demais com suas palavras com a conduçao de coisas produzidas por milhoes e aquilo que o senhor fala da colonizaçao kkk , agradeço imensamente
Eu que agradeço!
Axé!
Que aula maravilhosa gratidão! Cada dia mas encantada 👏👏👏👏
Muito obrigado.
Axé!
Obrigada Baba Mario Filho, aprendo muito com suas palestras!
Eu que agradeço!
Parabéns meu irmão 👏🏻 valiosos ensinamentos. Como é bom poder saber tudo isso 😃
Axé!
Boa tarde, gratidão por ecsclarecer duvidas de muitos, principalmente a minha. Abençoado seja seu dia .
Muito obrigado!
Aula sensacional, obrigado pelo aprendizado!
Eu que agradeço!
Gratidão pelo conhecimento 😊😊😊
Eu que agradeço!
Ótimo conteúdo,um assunto muito importante,hoje em dia se faz gira de forma inconsequente muitos nem mesmo sabem porq estão ali . Não tem sentido.E até mesmo parecem hipnotizado pelos ritos Valeu !
Muito obrigado!
Babá Mário Parabéns ❤❤❤ obrigado por existir vou até você!para aprender tudo isto asé ôôô.
Axé!
Muito boa as análises da Torá
Obrigado.
Gratidão pela aula esclarecedora ❤
Eu que agradeço!
Ecxelente video bendiciones
Gracias!
Obrigada! Seus ensinamentos estou fazendo e levando para vida! Muito boa a sua aula!!!
Muito obrigado!
Obrigado babá por mais uma orientação maravilhosa axé babá.
Eu que agradeço!
A VIDA É SIMPLES !!!!!!!!!! A GENTE QUE COMPLICA, BEBE AGUA, FAZ EXERCÍCIO, CUIDA SUA VIDA E ESTÁ TUDO CERTO.
Pois é...
Caramba é religião, política, macumba.... Grato pelo seu trabalho e axé para todos nós.
Eu que agradço!
Aula❤
Obrigado.
Olá baba Mario, estou aprendendo muito com seus ensinamentos. Gostaria de perguntar se o senhor tem algum vídeo sobre as tradições bantu?
Sim:
ruclips.net/user/livevMGEOesIrSY?feature=share
@ Muito obrigado!
Desculpe, mas ri alto do espírito correndo atrás de MÁRIO. 😂😂😂😂😂
Baba, muito obrigada por abrir as portas do seu templo e expor os seus ensinamentos. Olodumare abençoe seu caminho por essa Terra.
Não foi nada!
Axé!
Vc é muito cultura
Obrigado.
Muito obrigada👏
Eu que agradeço!
Meu único lamento, desde que conheci o canal, é o de morar tão longe e não poder vivenciar esse terreiro e estar próximo a sabedoria de Baba Mario
Muito obrigado!
@ Baba, moro na Bahia mas por direcionamento espiritual estou voltando para o sul. Penso na possibilidade de conhecer sua obra.
Gostaria que o senhor falasse sobre o ritual tradicional do Àşèşè/ Ajeje, realizado segundo alguns entre os caçadores de Kétu, e nos candomblés tradicionais da Bahia, como Gantois, Casa Branca, Opô Afonjá, ....
Benção babá obrigado pelos ensinamentos
Eu que agradeço!
Olá, Babá. Sempre muito agradecido pelo conhecimento compartilhado. Suas palestras são de grande valia para mim! Fiquei com uma dúvida, por gentileza: quando e como começou esse lance de cemitério ser um ponto de força de exu? E qual a relação com obaluaiê, só por causa da terra? De onde tiraram isso? 🤔 Agradeço, novamente, desde já! Sua bença!
Em qual bibliografia eu posso encontrar essas informações que explicam a Umbanda sob este viés trazido?
www.amazon.com.br/Cole%C3%A7%C3%A3o-Que-Religi%C3%A3o-Afro-Brasileira/dp/6558701855/ref=sr_1_1?crid=2LMOBDTKXJ4NF&dib=eyJ2IjoiMSJ9.eCGc6YC3NNW53bwDBYx7jh0s_Go661AXhMyKOsHagz6qwSNrwZYgpZg2M45Wgchy5NGlGvAQ-iSALPEOox7m-ytSzLCuPANH2cP7sdx_JA5mOujZgT9Eq7SkFRzV4mMuNfPWFtlh7W59J71ak_pQL84jiOu24wMeqcWrmMSU-EKMkffVuxeA0KVLLrKaT9OVzzglzoLknIYJEMFeQyR8Mi6z_T3QbDOE2Y8PLXeY_6EEF9f54QsccNUQWrcOfazI99YmZ2s62Bq17w0v7eMRUVlo9LsAbmya7qhtMHq9vuI.cu81cxcnCNfR9bxCt2GDmAclXyG2_7IOT_JOPVTlZi8&dib_tag=se&keywords=o+que+%C3%A9+religi%C3%A3o+afrobrasileira&qid=1715550548&sprefix=o+que+%C3%A9+religi%C3%A3o+afro%2Caps%2C213&sr=8-1
Thanks!
Eu que agradeço!
Quanto ao culto as almas....frequentei um terreiro Umbanda Omoloko, lá faziam na 1° e na última segunda feira de cada mês, a linha das almas...tinha uma casinha com cruzeiro e degraus...acendiam velas, colocava água , vinho tinto doce, pipoca, café e mingau... cantava pontos específicos... em novembro na data de finados, fazia uma comida, peixe de couro, mandacaru, pipoca, mingau....rezava pai nosso e ave maria às almas do livramento, sofredoras e as Benditas...seria essa a linha das almas mencionada?
Sim, isso.
Parabéns por mais este vídeo. Babá, o que seria a linha dos africanos na umbanda (arranca toco africano, pantera negra africano, arranca folha africano,...)e sua relação com a antiga linha das almas e a atual linha dos pretos velho.
Desconheço.
Eu mesmo com todas essas supertições da nossa cultura urbanas do Brasil eu sempre me senti bem dentro dos cemitérios, uma paz e uma energia boa e sempre fiquei confuso com essas questões, especialmente na época que fui da umbanda e do candomblé.
Axé!
Como sempre uma chuva de conhecimento!
Muito obrigado!
Baba, mas o que seriam esses seres como o que mencionou que se apossou do nome Antenar ?
Seres que habitam o mundo espiritual. Há "zilhões" desses seres.
Olá pessoal, como vao?
Mario, nos seus estudos chegou a encontrar uma origem comum entre esses rituais de banhos e sacrifícios entre esses povos, ou seja, entre os romanos, hebreus e cultos tradicionais africanos?
Não, não vi.
O uso comum é de defumações.
👏👏👏👏 Palestina livre!
👍🏾
Excelente! Muito rico esses conhecimentos. Muito obrigado, Bàbá!
Aproveitando o gancho, estava nessa semana a conversar com a esposa sobre minha preferência, se possível de cremação, caso eu bata com as botas (daqui uns 100 anos ou mais se depender de minha vontade hahahahá).
Essa questão ambiental de necrochorume e de sermos 8 bilhões hoje no planeta me incomoda bastante. Agora, certa vez ouvi que o Orí se desliga aos poucos do corpo e creio que foi o senhor mesmo que falou. Se puder me responda: Nigeriano da religião tradicional tem neuras com isso ou não?!
Um abraço.
Valeu!!!
A cremação é um tabu.
Muito obrigado!!!
Axé!
Gratidão por compartilhar tanto conhecimento! Poderia por gentileza fazer um video algum dia sobre a diferença de Allah e Yahweh? Penso que seja o mesmo mas não tenho certeza, pois ate aonde eu sei Ismael pai dos arabes veio de Abraão filho de Yahweh, então Yahweh é pai dos arabes, ou seja, Allah? Grata
Não há nenhuma diferença.
Na igreja católica nas catedrais tem ossário e túmulos nas paredes as criptas exemplo a catedral da sé
Fui criada num catolicismo de interior/barroco e posso confirmar que a morte é um tema fundamental (quase uma fixação rs)
Sim, é verdade.
👏👏👏👏
🙌🏾
💪grande
🙌🏾
Babá suas palestras é uma verdadeira aula de história. Amei.
Muito obrigado.
Obrigado por mais esta aula, Babá Mário Filho. Uma pergunta, já ao final da palestra, você disse que, nós, macumbeiros, trabalhamos com entidades, que são "espíritos, em um sentido genérico". A respeito disso, você vê uma entidade, como Zé Pilintra, como uma entidade de um ser vivente individual que, para usar o vocabulário da encantaria, "se encantou" ? Ou estes espíritos seriam como que coletivos ou manifestações "arquetípicas" produzidas a partir não do espírito de um individuo, mas a partir de toda a herança da ancestralidade?
Respondo neste vídeo:
ruclips.net/video/tGy6ujUdtqM/видео.html
Oi gostaria muito de ir no seu terreiro preciso muito de sua ajuda por favor me passa o seu endereço
Para as nossas Giras, acompanhe a página do Templo: templopanteranegra.com.br para obter todas as informações.
Nossas Giras são quinzenais, aos sábados, mas elas *não são abertas ao público. Para participar é necessária a inscrição no site.*
A inscrição só abre na semana da Gira. A liberação do link para a inscrição sempre é feita na segunda feira da mesma semana em que haverá a Gira.
Para participar, além da inscrição no site, é necessário estar vacinado contra COVID e comprovante de vacinação, além disso, é necessário trazer um 01 kg de alimento não perecível (não trazer sal, açúcar ou café, por favor).
A influência eurocentrica é terrível mesmo né! Entender pra se "livrar " da miscelânea é Flórida 😅. Axé. Saravá.
Saravá!
Sobre o Cruzeiro... Como se explica então os reinos da Quimbanda do povo de almas e Cruzeiro? O culto às almas é um Reino da Quimbanda.
Eu já expliquei sobre o culto às almas em vários vídeos, inclusive neste.
Ótimo vídeo. E esses espíritos enganadores, exemplo Deus Antenar, não poderiam enganar dentro da Umbanda ou candomble?
E por que ter várias religiões? É umbandista, faz obrigações do candomble e ainda é muçulmano.
E isso interessa a você?
Minhas escolhas são minhas e não tenho que as explicar a ninguém.
Não sei por que há tanta curiosidade! AFF!
Como ter informação alguém se inicia no ifa no Brasil
Há inúmeros vídeos neste Canal que falam sobre Ifá.
Faço uma questão diante da sua palestra Babá. Pq então faz-se o uso do contra egum, a umbigueira e pq o povo de candomblé tem desespero dos eguns? Essa tradição então é brasileira? E as entidades espirituais que tanto falam a respeito de encaminhamento de espíritos? Agradeço desde já!
Encaminhar espíritos é coisa de espírita.
Explico sobre Egun aqui: ruclips.net/video/NOzDOQaImLE/видео.html
Aprendi muito com o vídeo, a gente estuda, mas isso só não significa nada. É necessário estudar com fontes corretas, obrigado !
Exatamente isso!
Imagina a quantidade de Quimbandeiro artista que vende a imagem de poderosíssimo porque vive fazendo trabalho em cemitério... ótimo vídeo pra desmistificar. E Mário duas questões rsrs:
1. e o lance da roupa preta em cemitério? Superstição baseada em racismo?
2. No exemplo que você deu, do culto do Deus Antená.... o que difere esse Deus que começou a ser cultuado agora de um culto a Tranca Rua ou a Zé Pelintra? Ou ainda, o primeiro Iorubá a cultuar Ogum, não estava cultuando também um deus novo?
Respondendo:
1. Não. O uso da cor preta nas tradições afro-brasileiras é "contra-Axé", portanto, o cemitério, como um lugar de "ponto de força", que possui Axé, não se pode ir de roupa preta.
2. Recomendo que você leia o artigo: templopanteranegra.com.br/umbanda-omoloko/o-que-e-a-tradicao/
@ excelente, lerei o artigo!! Sobre a roupa preta e a perda do axé, ela é em todas as situações e lugares e para todos da comunidade, ou vale só para locais específicos e para iniciados?
@@rrocharj , para iniciados.
Por que tem suras islâmicas penduradas na parede?
Por que em nosso Terreiro há 06 muçulmanos, inclusive este.
@ Maravilha
Babá, por gentileza, nesse caso como ficariam os reinos de exu na quimbanda então? Que se diz ser pontos de força na natureza em que existem espíritos guardiões e é formado por povos / legiões?
Obrigado
Não tenho a mínima ideia!
Tá bom,obrigado
Sikhismo cultua os 10 gurus . O livro dos sikhs se chama gurugranth sahib . O sikhismo é a mistura do islam sufi e hinduismo . Numa forma de culto que faz adoração dos gurus atraves de seus poemas escritos no livro sagrado deles sri guru grantn sahib. O fundador foi o guru nanak.
Grande Baba !!! tenho que recordar os cultos mexicanos, astecas do dias de los muertos, acho fantatastico e sempre relembro meus antepassados, alias Eles estão sempre comigo, nos exemplos que recibi e levo na minha caminhada. Creio , na minha caminhada, de novo, que as cunhas cerebrais que recebemos, olha não faça isso..não faça aquilio, ... na nossa vida, cunhas estas que restringem o caminho, pois cerceiam o desenvolvimento das nosssoas capacidacidades de ententender e evoluir no entendimento de nossas misssões ... a Visualização dos caminhos que muitos querem saber... olha como será meu futuro.. nosssa vou voltar pro meu amore... e ninguem pensa ... o que eu estou fazendo pra melhorar meu caminho!!! a auto analise e sou Eu mesmo ou são os outros ou para os outros ... o consumismo imposto e o esquecimento das prioriddades, se podemos entender como prioridades nossssssas ou que são impostas, a sim impostas porque nos submetemos .... é dificil o caminho de qualque um nesssa saraivada de informações.... Gratidão pelo Teu Trabalho!!! gostaria muito de bater um papo contigo..!!!
Obrigado pela mensagem.
Axé!
Se vc vai a um cemitério de madrugada, tá cheio de centros de Quimbanda trabalhando. A vibração, a energia, não é pesada? Não são os mortos enterrados, mas a vibração dos Exus.
Isso é para quem acredita.
E quem não acredita?
@ o senhor não acredita nessa vibração concentrada de exus, vibrando atos de magia, com feitiços, etc? Ou a questão seria que o efeito seria o mesmo numa mata, num terreiro, e não necessariamente no cemitério?
Mas e a egregora que se forma em cima de uma crença?
É uma pergunta real.
Pq se for levar em consideração a logica de egregora uma crença faria a ação acontecer não?
O conceito de egrégora também é Europeu, cunhado por Eliphas Levi, não se aplica às práticas espirituais de matriz africana.
@viniciusrodrigues7719 muito bom! É isso mesmo!
@@viniciusrodrigues7719 Até onde se sabe egregora é universalista, é encontrada até mesmo no Hinduismo, a questão da egregora é uma força que conforme se acredita nela ela é atuante.
Inclusive a lógica de ritualizacao era dada em cima disso.
Acreditava -se que ao fazer um ídolo de barro representando um animal e cravejalo de lanças de forma ritualística isso iria trazer fartura e boa caça.
O mesmo quando se era feito animais compulando acreditava -se que os animais seriam mais férteis e não faltaria o que caçar.
Isso é comum a todas as culturas que tiveram um período considerado primitivo e já foi chamado de magia primitiva.
E cai sobre a lógica de egregora Levi só deu o Nome o conceito e a prática já existia, por isso que fiz essa pergunta.
Eu acredito que temos corpo,alma,espírito e egos, quando desencarnamos o corpo e alma desintegram, o espírito volta ao universo e os egos e que ficam vagando, apegados ao material, são encostos,diabos,é isso que é prejudicial,chamados eguns
Não, não é.
Eu explico o que é Egun no vídeo "O que é Egun".
A sua benção meu, parabéns pela didática excepcional. Só um detalhe, se não me engano os Lares era como eram chamados os ancestrais daquela família e seu culto era realizado no lararium, um local na casa com fogo e objetos que lembrassem os parentes antigos e cujo lembrança se percebe no costume de possuir fotos da família na lareira da sala. Entendo então que se sacrificava para Deusa Ceres (a Terra) e os seus ancestrais, nada a ver com macumba kkk. Oxalá Abençoe
Não, não eram os ancestrais.
Os lares são seres nao-humanos.
Puxa!! Qto conhecimento! Estou indo a um terreiro. A sacerdotisa, atraves do pêndulo, disse que meu ancestre é Omulu. O adjunto é Obaluaê e de frente Oxum. Dai eu disse que sempre convivi com a morte. Fui enfermeira por 33 anos. Nao tenho medo de cemitério, mas sinto algo estranho. Axé!!!
Desculpe-me, mas pêndulo não tem essa função.
Omolu não tem nada a ver com morte, como explico no vídeo.
Alma penada é coisa de romano, porém o conceito de Egun é bem parecido, sendo um desencarnado que atormenta e não é bom que fique perto e tal.
Não, não é, conforme explico neste vídeo: ruclips.net/video/NOzDOQaImLE/видео.html
49:13 Professor, o senhor não acredita mesmo que a maioria das famílias quatrocentonas têm origem portuguesa, escravocratas, descendendo dos bandeirantes e primeiros colonizadores, que na época eram a considerada nobreza existente no país? O senhor acha mesmo impossivel traçar uma relação direta entre os senhores de engenho, os grandes empresários, os latifundiários e os financistas herdeiros da escravidão que se enriqueceram sem escrúpulos? Independente a idéia de carma, espiritismo e superstições, o senhor é mesmo contra a uma reparação histórica desses sobrenomes que se perpetuam no poder e seguem na vida pública em clãs políticos até os dias atuais? A exploração e o extermínio de negros e indígenas tem consequências reais e concretas até hoje, o senhor não condiz que esse projeto de esquecimento permite apenas distorcer fatos históricos para fugir de responsabilidades que complicam a construção de um futuro mais dignos para o nosso povo? O senhor não acha perigoso usar dessa mesma lógica egoista que Bolsonaro usava para não enfrentar o legado da escravidão e adotar políticas públicas adequadas - quando ele dizia que eram os próprios africanos que escravizavam, os portugueses nem entravam na África. Ou seja: Era culpa do passado deles, eles que se virem, e que não tinha nada a ver com isso? São argumentos históricos que são distorcidos, de forma proposital, para fugir da sensatez e obrigação, concorda? De pai para filho, de filho para neto, de neto para bisneto, e assim sucessivamente. A saga dos clãs políticos parecem não ter fim no Parlamento brasileiro, até quando?
O que minha fala tem a ver com o que escreveu?
Tudo o que está em sua mensagem é correto, oras!
Indianos...
????
Na Bíblia de Loyola em Êxodo 6,2-3 ...Jeová, Javé ou Yahweh tbm se manifestou a Abraão, Isaque e Jacó como o heterônimo El Shaday, deus do penhasco diz a lenda...
Não.
El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa "O Todo Poderoso".
@ Eu ouvi uma vez o professor Osvaldo Luiz Ribeiro da tenda do necromante falando isso, mas de toda maneira obrigado por sua atenção e partilha de conhecimento. Fraterno abraço e Salaam Aleikum!