muito bom o vídeo, se puder mostrar como emitir Alvarás no caso aqui para nós no Brasil emitimos a ART né! Também gostaria de algum video sobre como exercer a profissão em Portugal, também achei bacana vários cursos no seu acesso ao SIGOE, muito obrigado pela pro atividade!
Olá Regis! Sim, mais pra frente pretendo trazer conteúdos mais aprofundados na engenharia aqui, conforme for adquirindo conhecimento… fica liga no canal, tamo junto irmão!
Nossa é muito prazeroso ver alguém que trabalha com as mesmas ferramentas que eu trabalho em outro pais, alias consegue uma entrevista ai pra eu trabalhar com instalações em Cad e Revit "Eng Eletricista"....kkkkkkk brincadeira viu, ou não!!
A interrupção do CREA no Brasil afeta a cédula profissional da ordem dos engenheiros de Portugal? Acho errado esta bitributação, interrompendo no Brasil ja aliviava bastante os custosm
Você falou no vídeo que caso não esteja em Portugal pode efetuar o cadastro no SIGOE com os dados do Brasil, mas eles não aceitam efetuar o registro na OEP sem documento português e morada portuguesa.
Estou realizando esse processo agora em Julho/2024 e vale ressaltar que para efetuar o cadastro eles exigem NIF e morada portuguesa, não aceitam dados do Brasil.
Obrigado Teotónia! Assim que eu tiver algo pra dizer sobre esse assunto volto a fazer um vídeo! No momento estou na fase de entregar currículos, mas de Deus quiser dará tudo certo!
Fui fazer 2024 online e fui recusado por que minha engenharia de 4 anos tem "apenas" 3.500 horas, e deveria ter 3.600 para ser aceito na Ordem de Portugal, o interessante é que nenhum curso de engenharia de software disponível até agora tem mais que 3.500 horas, seria isso uma condição discriminatória?
É o grau equivalente do nosso diploma aqui em Portugal! Devido a diferença de sistema de ensino (pré-bolonha e pós-bolonha) quando fazemos nossa “validação” já entramos como mestres aqui em Portugal, sendo já inserido na ordem como eng. nível 2. Segue o texto da OEP: 2 - Os engenheiros referidos no número anterior passam à condição de membros inscritos nos termos do n.º 1 do artigo anterior, designados engenheiros de nível 2, logo que: a) Tenham cinco anos de experiência profissional efetiva, em que demonstrem ter efetuado os trabalhos de engenharia enquadrados no n.º 1 do artigo 7.º, especificados no anexo ao presente Estatuto; ou b) Adquiram a titularidade do grau de mestre numa especialidade do domínio da engenharia conferido por uma instituição de ensino superior portuguesa, ou de um grau académico estrangeiro num domínio da engenharia a que tenha sido conferida equivalência àquele grau, ou que tenha sido reconhecido com esse nível.
Fala Moizza! No formulário de requerimento para registro, na parte RECEBIMENTO DA CARTEIRA/CÉDULA Local do crea/região da oep, o que eu preencho? Estou em Portugal...
Olha, ótima pergunta, não sei dizer exatamente também... pois pelo que sei as duas proveem iguais direitos aos engenheiros inscritos, mas para nós que somos brasileiros a OEP é mais interessante devido ao acordo com o CONFEA (pelo OEP ser uma instituição mais antiga). Mas vou tentar obter essa informação com meus colegas, e tento trazer em um próximo vídeo, abraço!
Moizza, parabéns pelo vídeo... bastante detalhado. Aproveito para te perguntar se o Nº Contribuinte (NIF), a ser inserido no SIGOE, é imprescindível para o fornecimento da carteira OEP, inclusive para quem ainda mora no Brasil?
Oi moizza! Acompanho sua chegada no canal do Dan!!! E agora te acompanhando vc tbm!! Feliz por vcs!! Queria saber se é só engenharia que tem equivalência em Portugal! E o cursos técnicos? Tipo cabeleireira! Vc sabe dizer algo sobre?Desde já agradeço! Bjao
Olá Lúcia! Obrigado por acompanhar o canal, mas então, que eu tenho conhecimento, esse tipo de acordo só existe entre as engenharias e os advogados! Cursos técnicos são mais fáceis de validar aqui em PT, procura sobre validação de diploma de curso técnico, com certeza vai te ajudar!
O processo é o mesmo! Se você se formou no Brasil, é isso que importa, tem que fazer esse processo que explico no vídeo ou validar seu diploma aqui em Portugal e depois dar entrada na OEP!
Obrigado pela informação! Uma dúvida. Após fazer todo esse passo-a-passo e depois receber a autorização, você automaticamente já possui ou pode dar entrada ao passaporte europeu?
Esse processo é apenas para permitir a gente a trabalhar em Portugal (legalmente como engenheiros), não tem haver com a questão de residência ou cidadania!
Eai mano Moizza, como está ? Mano consegue tirar uma dúvida ? Minha pergunta é sobre algo diferente do vídeo Essa lei aprovada do visto muda algo sobre eu imigrar como turista? Muda algo no processo do “turista”?
E aí Heisen! Muda pra melhor, com esse novo visto você vem direto pra Portugal com direito a poder ficar no país e procurar emprego! Então a partir de agora não vai ser mais necessário entrar no país como turista e você já pode vir com o visto certo de “procura de emprego”!
@@moisesgrana entendi Moizza, mas como eu vou para Portugal em Novembro, eu ainda posso optar por entrar como turista normal e fazer o processo, tirar Docs, contrato de trabalho e MI? Só me sobrou essa dúvida.
E aí Renan! O que eu faria é na etapa de pagamento solicitar o IBAN (ou todos os dados para fazer o pagamento internacional) e provavelmente eles te enviariam sem problema!
E aí Washington! Então, sendo bem sincero, pra mim não foi, depois de 1 mês enviando currículo passei por diversos processo e selecionei a melhor oportunidade pra mim!
Olá. Eu tinha visto em uma guia do CONFEA que quem já está em Portugal precisa também fazer esse procedimento pelo CREA através do e-mail. Ainda é assim que esse procedimento é feito? Os documentos precisam ser autenticados? Se sim pode ser autenticado em notário Português?
Então, penso que sim... mas pra validar os documentos em Portugal (sendo documentos brasileiros) só através da embaixada! O que aconselho é as vezes você tentar fazer esse processo através de um parente ou amigo que está no brasil e que pode levar os documentos num cartório e posteriormente levar ao CREA da sua região!
Fala moizza , me tira umas duvidas...com esse processo , eu consigo apenas fazer sendo membro do CREA? Outra pergunta, ela é valida em toda união européia? Outra pergunta , estou para ir para irlanda , apenas a tradução juramentada e depois me direcionar nos órgãos responsáveis da Irlanda e dar entrada já é válido para mim trabalhar na Irlanda? Obrigado!
E ai Fernando! Sim, você consegue só sendo membro do CREA (na verdade precisa ser membro do CREA pra dar entrada no processo). Não, ela é válida somente em Portugal, posteriormente é necessário dar entrada em outro processo aqui, pra retirar a carteira de engenharia da união europeia! Não sei sobre a Irlanda, mas com base em pesquisas que fiz pra outros países, creio que não, normalmente você precisa submeter uma série de documentos a um órgão que vai analisar a documentação e fazer a validação do seu diploma no país, normalmente o órgão é uma faculdade a sua escolha do país pra que pretende imigrar! Espero ter dado uma luz irmão!
E aí Eduardo! Atualmente estou enviando currículos, ainda não estou na área, mas se eu conseguir entrar de volta no mercado, vocês vão saber com certeza!
Parabéns Moizza. Dúvida Sou Eng. de Produção. 1-Para atuar como engenheiro em Portugal, somente a licenciatura em Engenharia é necessário? Ou obrigatoriamente é necessário o mestrado integrado de Portugal? 2- Se fizer o pedido de reconhecimento específico via DEGES, sabe informar se irá abranger o mestrado integrado, visto que nossa engenharia tem duração de 5 anos? Estou na dúvida por dois caminhos. 1) Fazer a solicitação de reconhecimento específico via DGES. 2) Fazer via CREA. O que acho ruim é manter o CREA e OEP. Fora que para concurso por vez pedem o reconhecimento via DEGES.
E aí Bernardo! Obrigado por acompanhar o canal, então vamos lá: 1. Que eu saiba você consegue atuar sim só com a licenciatura, mas deve ter um limite menor de áreas ou valores de atuação! Com a nossa engenharia do Brasil, já entramos automaticamente com o equivalente ao mestrado integrado! O que nos faz entrar com um nível maior perante a OEP! 2.Sim, imagino que independe por onde você fizer essa primeira “validação” sempre será reconhecido como mestrado integrado, devido ao tempo de estudo! Agora acredito que só com a validação via CREA x OEP, você já consiga ter uma boa gama de oportunidades no mercado de trabalho aqui, as vagas que tenho me candidatado até então só exigem a inscrição na ordem, não mencionam a DGES, então diria que talvez em um primeiro momento (dependendo do seu planejamento e tempo) a validação através do CREA seja mais viável, agora caso você tenha tempo e dinheiro, acho que vale a pena fazer através da DGES, pra não ter que mandar pagamento em ambas instituições, assim como, você vai ter uma carta mais poderosa na mão, que com certeza vai servir pra outras ocasiões além do trabalho na área! Espero ter ajudado!
@@moisesgrana obrigado pelas respostas. Réplica 1) Imaginei e faz sentido sim, ser desta forma. 2) Sobre a validação de nossa engenharia já sair com o acordo em nível de mestrado, eu até vi na sua carteirinha. Dei pause e até mostrei para minha esposa..rs. Sobre o comentário PLUS Moizza...rs Bacana você passar essa experiência das vagas e exigências. Não tem essa info em lugar algum. Quanto ao tempo e dinheiro. É mensurando essas duas coisas, somado a nível de oportunidade de fato, que busco ter mais claro os impactos, seja efetuar via acordo ou via DGES. Vou com os documentos devidamente apostilados. E tendo uma visão clara de vaga, aciono o CREA/Confea/OEP para conseguir a carteirinha. Isso porque já atuei como engenheiro mas não foi necessário inscrição ao CREA. Claro que se tiver uma oportunidade em PT para atuar como engenheiro e exigir, óbvio que acelero essa ação. O que vi é que por sermos imigrantes e começarmos, normalmente então conseguimos de cara uma vaga de engenheiro e sim nas áreas técnicas ou de analista. Desta forma não exigindo o vínculo com a OEP. Mas cada caso é um caso. Obrigado por compartilhar suas experiências. Sucesso.
Obrigado pelos vídeos esclarecedores. Muito bom.
Fico agradecido pela experiência compartilhada, ajudou demais!
aguardando o video de como é a profissão ai em portugal .
Obrigado pelo vídeo, foi muito esclarecedor e didático.
Excelente vídeo Moizza! Grato por compartilhar todo passo a passo. Melhor vídeo que encontrei sobre este tema. Abraço!
Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado pelo vídeo, eu fiquei um bom tempo tentando colocar a foto e a assinatura dos dados pessoais haha
E ai Felipe! Fico feliz que o vídeo ajudou de alguma forma, como tu percebeu, eu apanhei pra achar também kkk
muito bom o vídeo, se puder mostrar como emitir Alvarás no caso aqui para nós no Brasil emitimos a ART né! Também gostaria de algum video sobre como exercer a profissão em Portugal, também achei bacana vários cursos no seu acesso ao SIGOE, muito obrigado pela pro atividade!
Olá Regis! Sim, mais pra frente pretendo trazer conteúdos mais aprofundados na engenharia aqui, conforme for adquirindo conhecimento… fica liga no canal, tamo junto irmão!
Vídeo muito bom. Explica direitinho pra quem é da área e como deve proceder pra receber a carteirinha.
Eu gosto dos exemplos práticos do Canal @PartnerBusiness-Talks
Não é minha área mas como sempre ótimo vídeo...👏🏾👊🏾
Como sempre seus vídeos são bem esclarecedores, parabéns pelos conteúdos que vc nos trás, sempre bem explicados.
Obrigado por acompanhar o canal desde o começo Cecilia!
E aí moizza, ótimo vídeo, parabéns cara. Depois grava um vídeo sobre ter conseguido, ou não, exercer a profissão aí.
Tudo de bom para vc. Até mais.
Olá, tudo bem? Espero muito que sim. Gostaria de saber se esse processo é para toda engenharia ou somente engenharia civil?
Pode deixar Thiago! Assim que tiver uma visão pra trazer sobre o assunto, vou fazer um vídeo!
Nossa é muito prazeroso ver alguém que trabalha com as mesmas ferramentas que eu trabalho em outro pais, alias consegue uma entrevista ai pra eu trabalhar com instalações em Cad e Revit "Eng Eletricista"....kkkkkkk brincadeira viu, ou não!!
Sucesso zeis!!!!
Obrigado Bárbara!
A interrupção do CREA no Brasil afeta a cédula profissional da ordem dos engenheiros de Portugal? Acho errado esta bitributação, interrompendo no Brasil ja aliviava bastante os custosm
Olá amigo, obrigado pro compartilhar sua jornada . Quando ganha um eng mecânico em Portugal ? Vale a pena ? Abraços
Você falou no vídeo que caso não esteja em Portugal pode efetuar o cadastro no SIGOE com os dados do Brasil, mas eles não aceitam efetuar o registro na OEP sem documento português e morada portuguesa.
Boa noite amiga. Qual foi a solução para o seu caso? Estou querendo dar entrada no meu no CREA-RJ e não sei o que fazer agora com o seu comentário
Estou realizando esse processo agora em Julho/2024 e vale ressaltar que para efetuar o cadastro eles exigem NIF e morada portuguesa, não aceitam dados do Brasil.
Boa noite amigo. Qual foi a solução para o seu caso? Estou querendo dar entrada no meu no CREA-RJ e não sei o que fazer agora com o seu comentário
Moizza boa noite. Essa área de trabalho está com muita força em Portugal. Vai com força que vc consegue... Tudo de bom pra vc em Portugal😀
Obrigado Teotónia! Assim que eu tiver algo pra dizer sobre esse assunto volto a fazer um vídeo! No momento estou na fase de entregar currículos, mas de Deus quiser dará tudo certo!
@@moisesgrana tens visto o que tenho partilhado contigo no instagram?
WELL DONE, BOY 🚀🚀🚀
Fui fazer 2024 online e fui recusado por que minha engenharia de 4 anos tem "apenas" 3.500 horas, e deveria ter 3.600 para ser aceito na Ordem de Portugal, o interessante é que nenhum curso de engenharia de software disponível até agora tem mais que 3.500 horas, seria isso uma condição discriminatória?
Aproveita e faz uns projetos com janelas nas casas de banho 😅
Alguém já fez o procedimento online, pela plataforma do CREA?
Obrigado pelo vídeo, onde fica o fomulario ?
Olá Kaio! No site do CREA mesmo, basta colocar no Google, ou pode retirar uma via no CREA da sua região!
O que significa Engenheiro Nível 2?
É o grau equivalente do nosso diploma aqui em Portugal! Devido a diferença de sistema de ensino (pré-bolonha e pós-bolonha) quando fazemos nossa “validação” já entramos como mestres aqui em Portugal, sendo já inserido na ordem como eng. nível 2. Segue o texto da OEP:
2 - Os engenheiros referidos no número anterior passam à condição de membros inscritos nos termos do n.º 1 do artigo anterior, designados engenheiros de nível 2, logo que:
a) Tenham cinco anos de experiência profissional efetiva, em que demonstrem ter efetuado os trabalhos de engenharia enquadrados no n.º 1 do artigo 7.º, especificados no anexo ao presente Estatuto; ou b) Adquiram a titularidade do grau de mestre numa especialidade do domínio da engenharia conferido por uma instituição de ensino superior portuguesa, ou de um grau académico estrangeiro num domínio da engenharia a que tenha sido conferida equivalência àquele grau, ou que tenha sido reconhecido com esse nível.
Como consigo pagar através da wise?
Olá, jaestou em Portugal, sera que consigo fazer
Minha solicitação está com 36 dias e eu pensei que estava demorando…🙄🙄🙄
CREA só sabe cobrar mensalidade.
Kkkkk se prepare pro chá de cadeira meu amigo!
Fala Moizza! No formulário de requerimento para registro, na parte RECEBIMENTO DA CARTEIRA/CÉDULA
Local do crea/região da oep, o que eu preencho? Estou em Portugal...
O mercado de trabalho no ramo da engenharia esta bom em portugal? aqui no brasil esta meio parado em muitos Estados.
Não sei se todos os ramos da engenharia estão "aquecidos", mas eu considero que sim, o mercado está bem carente de engenheiros aqui!
Se tiver nacionalidade precisa continuar pagando o crea no Brasil?
Qual a diferença entre a OEP e OET em Portugal?
Olha, ótima pergunta, não sei dizer exatamente também... pois pelo que sei as duas proveem iguais direitos aos engenheiros inscritos, mas para nós que somos brasileiros a OEP é mais interessante devido ao acordo com o CONFEA (pelo OEP ser uma instituição mais antiga). Mas vou tentar obter essa informação com meus colegas, e tento trazer em um próximo vídeo, abraço!
Como faço o pagamento desse valor??? Estando no Brasil??
Moizza, parabéns pelo vídeo... bastante detalhado. Aproveito para te perguntar se o Nº Contribuinte (NIF), a ser inserido no SIGOE, é imprescindível para o fornecimento da carteira OEP, inclusive para quem ainda mora no Brasil?
tbm fiquei com essa duvida
Sim, estou fazendo o processo agora em Julho/2024, forneci o meu CPF mas não aceitaram, tive que tirar o NIF pra concluir o processo.
Quanto tempo até conseguir a numeração como membro? Excelente vídeo, parabéns!
Pra mim foi +- 7 meses (todo o processo), mas no geral dizem que é 3 meses!
Cara blz ? Então não precisa reconhecer o diploma ? Para poder trabalhar ? Pois o processo de reconhecimento de diploma é bem caro.
Oi moizza! Acompanho sua chegada no canal do Dan!!! E agora te acompanhando vc tbm!! Feliz por vcs!! Queria saber se é só engenharia que tem equivalência em Portugal! E o cursos técnicos? Tipo cabeleireira! Vc sabe dizer algo sobre?Desde já agradeço! Bjao
Olá Lúcia! Obrigado por acompanhar o canal, mas então, que eu tenho conhecimento, esse tipo de acordo só existe entre as engenharias e os advogados! Cursos técnicos são mais fáceis de validar aqui em PT, procura sobre validação de diploma de curso técnico, com certeza vai te ajudar!
Obrigado pela atenção Moizza! Abraço!!
E tendo cidania portuguesa?
O processo é o mesmo! Se você se formou no Brasil, é isso que importa, tem que fazer esse processo que explico no vídeo ou validar seu diploma aqui em Portugal e depois dar entrada na OEP!
Obrigado pela informação! Uma dúvida. Após fazer todo esse passo-a-passo e depois receber a autorização, você automaticamente já possui ou pode dar entrada ao passaporte europeu?
Esse processo é apenas para permitir a gente a trabalhar em Portugal (legalmente como engenheiros), não tem haver com a questão de residência ou cidadania!
Eai mano Moizza, como está ? Mano consegue tirar uma dúvida ? Minha pergunta é sobre algo diferente do vídeo
Essa lei aprovada do visto muda algo sobre eu imigrar como turista? Muda algo no processo do “turista”?
E aí Heisen! Muda pra melhor, com esse novo visto você vem direto pra Portugal com direito a poder ficar no país e procurar emprego! Então a partir de agora não vai ser mais necessário entrar no país como turista e você já pode vir com o visto certo de “procura de emprego”!
@@moisesgrana entendi Moizza, mas como eu vou para Portugal em Novembro, eu ainda posso optar por entrar como turista normal e fazer o processo, tirar Docs, contrato de trabalho e MI? Só me sobrou essa dúvida.
@@moisesgrana te mandei uma DM no insta pra tirar essa dúvida mano. Num melhor momento se vc conseguir olhar lá
Fala moizza, me ajuda ai mano.. Como faço para pagar aqui do Brasil?
E aí Renan! O que eu faria é na etapa de pagamento solicitar o IBAN (ou todos os dados para fazer o pagamento internacional) e provavelmente eles te enviariam sem problema!
Boa noite, difícil contratar eng civil em Portugal? Sou eng civil, com inscrição na Ordem e venho tentando a tempo, envio CV, mas sem resposta.
E aí Washington! Então, sendo bem sincero, pra mim não foi, depois de 1 mês enviando currículo passei por diversos processo e selecionei a melhor oportunidade pra mim!
Depois da uma assistida do meu vídeo “Diário #1”
Boa noite amigo, depois de 2 anos você conseguiu emprego na área?
Quanto tempo demorou o processo todo Moizza? Desde o envio dos documentos para o Crea até ser aprovado pela OEP?
E ai Mateus! 7 meses e 18 dias exatamente kkkk teoricamente era pra ser 3 meses!
Olá. Eu tinha visto em uma guia do CONFEA que quem já está em Portugal precisa também fazer esse procedimento pelo CREA através do e-mail. Ainda é assim que esse procedimento é feito? Os documentos precisam ser autenticados? Se sim pode ser autenticado em notário Português?
Então, penso que sim... mas pra validar os documentos em Portugal (sendo documentos brasileiros) só através da embaixada! O que aconselho é as vezes você tentar fazer esse processo através de um parente ou amigo que está no brasil e que pode levar os documentos num cartório e posteriormente levar ao CREA da sua região!
Fala moizza , me tira umas duvidas...com esse processo , eu consigo apenas fazer sendo membro do CREA? Outra pergunta, ela é valida em toda união européia? Outra pergunta , estou para ir para irlanda , apenas a tradução juramentada e depois me direcionar nos órgãos responsáveis da Irlanda e dar entrada já é válido para mim trabalhar na Irlanda? Obrigado!
E ai Fernando! Sim, você consegue só sendo membro do CREA (na verdade precisa ser membro do CREA pra dar entrada no processo). Não, ela é válida somente em Portugal, posteriormente é necessário dar entrada em outro processo aqui, pra retirar a carteira de engenharia da união europeia! Não sei sobre a Irlanda, mas com base em pesquisas que fiz pra outros países, creio que não, normalmente você precisa submeter uma série de documentos a um órgão que vai analisar a documentação e fazer a validação do seu diploma no país, normalmente o órgão é uma faculdade a sua escolha do país pra que pretende imigrar! Espero ter dado uma luz irmão!
Quanto tempo demorou da entrada pra você receber o e-mail da OEP ?
Olá Moizza. Bão?
Uma dúvida - Mesmo não indo atuar no país e estando no Brasil, preciso pagar esses 160€ ?
Desde já, agradeço.
E ai Pablo! Sim, mesmo se não for atuar, é necessário pagar a Joia de Inscrição e a Quota que será gerada no mês, para concluir seu cadastro!
@@moisesgrana obrigado. Próximo ano estarei aí.
Ótimo vídeo. Conseguiu emprego na área? como está o mercado para engenheiros ai?
E aí Eduardo! Atualmente estou enviando currículos, ainda não estou na área, mas se eu conseguir entrar de volta no mercado, vocês vão saber com certeza!
Parabéns Moizza.
Dúvida
Sou Eng. de Produção.
1-Para atuar como engenheiro em Portugal, somente a licenciatura em Engenharia é necessário? Ou obrigatoriamente é necessário o mestrado integrado de Portugal?
2- Se fizer o pedido de reconhecimento específico via DEGES, sabe informar se irá abranger o mestrado integrado, visto que nossa engenharia tem duração de 5 anos?
Estou na dúvida por dois caminhos.
1) Fazer a solicitação de reconhecimento específico via DGES.
2) Fazer via CREA.
O que acho ruim é manter o CREA e OEP.
Fora que para concurso por vez pedem o reconhecimento via DEGES.
E aí Bernardo! Obrigado por acompanhar o canal, então vamos lá:
1. Que eu saiba você consegue atuar sim só com a licenciatura, mas deve ter um limite menor de áreas ou valores de atuação! Com a nossa engenharia do Brasil, já entramos automaticamente com o equivalente ao mestrado integrado! O que nos faz entrar com um nível maior perante a OEP!
2.Sim, imagino que independe por onde você fizer essa primeira “validação” sempre será reconhecido como mestrado integrado, devido ao tempo de estudo!
Agora acredito que só com a validação via CREA x OEP, você já consiga ter uma boa gama de oportunidades no mercado de trabalho aqui, as vagas que tenho me candidatado até então só exigem a inscrição na ordem, não mencionam a DGES, então diria que talvez em um primeiro momento (dependendo do seu planejamento e tempo) a validação através do CREA seja mais viável, agora caso você tenha tempo e dinheiro, acho que vale a pena fazer através da DGES, pra não ter que mandar pagamento em ambas instituições, assim como, você vai ter uma carta mais poderosa na mão, que com certeza vai servir pra outras ocasiões além do trabalho na área! Espero ter ajudado!
@@moisesgrana obrigado pelas respostas.
Réplica
1) Imaginei e faz sentido sim, ser desta forma.
2) Sobre a validação de nossa engenharia já sair com o acordo em nível de mestrado, eu até vi na sua carteirinha. Dei pause e até mostrei para minha esposa..rs.
Sobre o comentário PLUS Moizza...rs
Bacana você passar essa experiência das vagas e exigências. Não tem essa info em lugar algum.
Quanto ao tempo e dinheiro. É mensurando essas duas coisas, somado a nível de oportunidade de fato, que busco ter mais claro os impactos, seja efetuar via acordo ou via DGES. Vou com os documentos devidamente apostilados. E tendo uma visão clara de vaga, aciono o CREA/Confea/OEP para conseguir a carteirinha. Isso porque já atuei como engenheiro mas não foi necessário inscrição ao CREA. Claro que se tiver uma oportunidade em PT para atuar como engenheiro e exigir, óbvio que acelero essa ação. O que vi é que por sermos imigrantes e começarmos, normalmente então conseguimos de cara uma vaga de engenheiro e sim nas áreas técnicas ou de analista. Desta forma não exigindo o vínculo com a OEP. Mas cada caso é um caso.
Obrigado por compartilhar suas experiências.
Sucesso.