Penso que se for fazer um aporte grande, faz bastante sentido escolher o melhor momento (se é que é possível escolher o melhor momento). Para quem faz aportes regulares, tanto faz.
Tirou os pensamentos da minha mente, ela ignora aportes periódicos regulares para aposentadoria, procurando é claro as melhores taxas/preços de cada momento, isso criará uma taxa média no longo prazo perseguindo sempre o VNA que não para de crescer.
Problema é exatamente esse. Ela fala como se soubéssemos para onde o mercado vai para poder esperar o melhor momento. A melhor estratégia pra grande maioria dos investidores será msm aportes regulares e no fim fazer uma média, pois ninguém tem bola de cristal.
Exatamente, aportes regulares é a melhor estratégia justamente por não termos bola de cristal, pode-se usar inclusive IPCA c/js e reinvestir apesar da maior incidência de IR no curto prazo. Achar que vai encontrar a melhor taxa em a mesma coisa daqueles que ficam se perguntando qual a melhor época de se investir em renda variável aí fica "na espera" e perde anos de juros compostos.
@@paulo_fisica1 O Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros que existem, pois é garantido pelo Tesouro Nacionall. Então a chance de calote é mínima.
A questão não é essa. É fazer os melhores investimentos possíveis. Por ex: em 2016 eu peguei um tesouro pré com vencimento em 2021, que me rendeu mais de 42% por causa da marcação a mercado. Se eu tivesse feito aportes mensais, não teria esse rendimento. Mas eu vendi o título antes do vencimento por achar que os juros não cairiam tanto na pandemia. mas vendi bem, antes das taxas voltarem a subir e eu "perder" aquele meu rendimento por causa da marcação a mercado. O q ela está falando é sobre aproveitar estes ciclos e ter ganho turbinado. Entendeu?
Obrigado pelo conteúdo. Contudo, da forma que foi explicado é como se alguém fizesse um único aporte, e não colocando um pouco a cada mês como a maioria faz para juntar capital de aposentadoria. Sendo assim, faltou vc mostrar esse tipo de pessoa, que está investindo mensalmente e pegando diversas taxas, na qual ao longo dos anos, vai ter uma média.
Vendo varias pessoas reclamando da explicação da educadora. Criticas construtivas são bem vindas, agora pra que xingar mesmo? Fico feliz por mais canais assim em um pais tão pobre e miseravel de educação financeira. Bem, se vocês sabem mais que ela criem um canal e façam melhor!
Essa explanação é só pra quem vai fazer um único aporte. Pra quem vai passar 15 ou 20 anos aportando mensalmente vai pegar várias taxas ao longo do tempo, pode inclusive estar com um taxa média maior que a taxa no dia do resgate.
Se o objetivo do vídeo era contribuir com educação financeira, deveria falar claramente que o erro é fazer aporte único ou aportes concentrados em momentos errados. Se você aportar todos os meses, o mesmo montante, e resgatar somente no vencimento. A princípio, tende a garantir a média, não acerta fundo, nem topo, mas não erra a estratégia. Como educadora poderia contribuir complementando as informações.
Ela nunca vai falar isso, fala como se falasse para pessoas que receberam uma herança e vão investir tudo de uma vez, nesse ponto ela diz para deixa rendendo a selic e ligar a bola de cristal e esperar o melhor momento para portar.
Li os comentários e percebi que o vídeo não foi completo para os investidores que investem para aposentadoria. No início do vídeo deveria ficar claro que ela não iria falar para o investidor que faz aportes mensais. Aportar mensalmente é o segredo, e fixar uma taxa mínima também, tipo não invisto em taxa abaixo de 4,5% como comentou um colega. Aprendi mais nos comentários doque no vídeo, obg
Como a Nord Research concordou em fazer esse vídeo, acreditando que podemos adivinhar futuro. Se eu pudesse adivinhar o futuro nem me preocuparia para 30 anos, pegaria hoje 5 reais e jogaria na megasena. Uma pena porque chega uma pessoa que é leiga no assunto e segue esse vídeo de fixar em marcação a mercado. Ensine que o importante são os aportes mensais.
Marília, Vendo sem parar os seus vídeos sobre a renda fixa... Fico imaginando o quanto a R.F. pode compor a estratégia da R.V., que é a que eu verdadeiramente gosto, precisamente ações de dividendos. Comprar pré-fixado quando os juros tiverem subido muito e monitorar as falas do BC e do mercado sobre a sua queda (como sempre, atrelada à queda da inflação). Com significativa queda dos juros, título bem valorizado, vendê-los para comprar bolsa. Um problema difícil para administrar a estratégia: a bolsa tende a subir quando os juros caem. E o mercado antecipa isso. Não errar o time, é a grande questão... Como o grande público (eu no meio) somos ao extremo ignorantes em educação financeira, os seus vídeos vêm ao encontro dessa nossa necessidade, preenchendo muito bem esse vácuo. É uma excelente profesora! Parabéns! Obrigado!
Há diversos erros nesse tipo de raciocínio. Vamos lá: (1) A variação da taxa de juros é um fenômeno aleatório sendo, portanto, de difícil previsibilidade; toda avaliação futura não passa de um mero palpite ( ou "chute"); (2) Ela não mencionou a estratégia dos aportes fracionários, estratégia básica nesse tipo de investimento. Duvido que um investidor consciente cometa o erro de aportar todo o seu capital numa única taxa, mesmo porque iria contrariar a própria essência do investimento para aposentadoria, qual seja, ganhar dinheiro com o trabalho, fazer aportes ao longo dos anos e deixar o TEMPO fazer o seu papel; (3) Só tem prejuízo na marcação à mercado quem se desfaz do ativo antes do tempo, o que contraria novamente a essência da estratégia para aposentadoria; (4) Recomendar tesouro Selic no lugar dos ipcas longos(???????)...é lamentável. Menina, menina...cuidado com as recomendações!!!!
Perfeito comentário, esse ponto 4 foi o mais bizarro, até voltei o video porque achei que tinha entendido errado. O tema é aposentadoria e ela meteteu essa de recomendar o Selic?!?!
Concordo com você. Se a estratégia é aposentadoria, não quero nem pensar em marcação a mercado. Eu compro um pouco todo mês e pego essa média sem estresse de olhar mercado. Marcação a mercado eu faço com título curto.
Olá,tô querendo começar a investir e tô colocando 160 toda semana ainda construindo minha reserva de emergência que ficaria 0.1% selic e 0,1% IPCA+2035 tu acha que seria fazer os aportes semanais assim ou esperar dar o mês e fazer só 1 de uma vez,e nisso vou continuar por um tempo pois tô no começo e tô entendendo isso tudo aínda
A técnica do Tesouro Direto ou qualquer outra renda fixa é: vigiar o comportamento dos juros futuros e comparar com a SELIC presente. Se os juros futuros são maiores, investe na SELIC, o preço dos títulos IPCA+ ou pré-fixados ainda vai cair e se for necessário tirar antes, vai ter prejuízo. Mas se os juros futuros são menores, investe no IPCA+ ou no pré-fixado, pois o preço dos títulos vão subir. Neste momento, por exemplo, a SELIC está subindo e os juros futuros também, mas quando estes últimos começarem a cair a estratégia tem que mudar. Fracionar o montante investido em titulos diferentes fazendo balanceamento ou investindo aos poucos em títulos do mesmo tipo tentando ganhar pela média pode até funcionar, mas é mais complicado de acompanhar e no final não rende todo o potencial de rendimento que a renda fixa pode dar.
Pelo o que foi explicado, o Tesouro Selic tende a cobrir a inflação (IPCA), enquanto o tesouro IPCA te paga um prêmio sobre a inflação. O meu entender que tesouro IPCA sempre vai render mais que a Selic.
A taxa de juros neutra menos a taxa de juros real resultará em valor maior que a inflação? Pois no ipca+ recebemos a inflação, além dos juros reais. Por isso achei estranho a defesa do Tesouro selic
O problema é que as pessoas têm que fazer vídeos com algo fora do óbvio para ter audiência. Por que não fazem um estudo real comparando Selic X ipca+? E vai fazer o que se está ipca+3%? Deixar o dinheiro parado já perde a inflação. Agora temos vários CDBs com vencimento para 2 anos, ela usou 30 anos, é muito tempo. Há anos invisto em ipca+ e estou feliz com minha escolha, e sempre diversificando uma parte
@@danielribeiromendes sim, fiz esses estudos, de 2000 a 2010, juros brasileiro ganha até da bolsa americana. Por isso, o importante é diversificar, mas sugiro fortemente que maior parte fique em ipca+, menos dor de cabeça
É se as taxas caírem para os próximos 20 anos e nunca mais aparecer um IPCA +5,5%? Da mesma forma que não existe mais IPCA +10%. Qual vai ser o custo de oportunidade guardando na selic que mal empata com a inflação.
No Brasil é difícil,mas podemos ter uma estratégia de investirmos a longo prazo Aparti de ipca+ acima de 5 e enquanto está abaixo disso, nós podemos investir em ipca de curto prazo e Selic. Quando voltar o período de alta com ipca +7 podemos fazer grandes aportes em títulos longos.
@@willasophie Em condições de baixa nas taxas, aplicar em títulos curtos e quando a taxa for alta digamos em relação a última década aplicar nos títulos longos do ipca é uma ótima opção. Até mesmo quem investir apenas no IPCA mais curto vai ganhar da Selic em 90% dos casos basta respeitar o prazo. Quem pegou IPCA 24 +2% no pior momento possível quando as taxas estavam na mínima ainda assim vai ter ganhos muito maiores que os da Selic.
O Holder já fez vídeo explicando que que segura para investir "no melhor momento" consegue rentabilidade final igual ou mesmo inferior a quem faz aportes regulares.
@@guilhermeg.5306 Mas tem um detalhe, se o "esperar pra investir" é deixar o dinheiro parado, sim. Mas se enquanto você espera, deixar rendendo no tesouro selic, por exemplo, muito provável que terá um retorno maior.
Marilia, na minha opinião você deveria estimular o investidor a ir aportando aos poucos e aumentar os aportes em momentos mais favoráveis. Acho errado esse método de vender e comprar a depender dos ciclos de mercado. Isso gera ansiedade no investidor e faz com que ele fique focado apenas em time de mercado deixando de curtir os momentos bons da vida com sua família e amigos.
Fora que falando assim ela quer que praticamente qualquer pessoa vire um especialista em identificar ciclos de mercado, taxa de juros neutra (que na realidade ninguém sabe qual é, na verdade somente estimam) etc .. acho que é pedir demais, afinal o que os economistas erram não está escrito.
Fazer "trade" com títulos públicos antes do vcto, devido a MaM que os ciclos da economia/mercado financeiro oferece, pode render antecipado rentabilidade maior que esperar até o vcto. Depende muito da entrada (compra) do titulo, como explicado pela Marília.
@@Sonny-l7f ou seja, vai viver de fazer TRADE sempre e ficar hipnotizado pelo vai e vem do mercado. Vai tirar sua paz de espírito e roubar tempo precioso da sua vida.
Ninguém aporta para a aposentadoria numa tranche só, vai fazendo aos poucos com as reservas que vai acumulando. Assim, é razoável supor que a maioria está na média. A que taxa real líquida você investiria para sua aposentadoria, Marília?
Não entendi a lógica do Tesouro Selic ser a alternativa pro IPCA+. Se na média ele vai se manter sempre próximo ao juro neutro e, por consequencia, dos niveis de inflacao apresentados ao longo do tempo, você deixa de receber o premio que os títulos IPCA+ pagam, sejam eles 4, 5, 6 ou 7%, por exemplo.
Caramba suas explicações são maravilhosas. Estou ouvindo você no trajeto do trabalho e estou aprendendo tudo com muita facilidade. Eram justamente minhas dúvidas.
Seus vídeos são imperdíveis ! WLW....E se aplicar em Tesouro Direto ainda terá o impacto de IR sobre o IPCA acumulado...neste caso, pura sacanagem para quem esta fazendo uma reserva de longuíssimo prazo.
Gosto de pensar em uma diversificação entre Selic e IPCA+ comprando Selic quando as taxas estiverem mais baixas e comprando IPCA quando estiverem mais atrativos e alocando até mais com a venda de partes da Selic para aproveitar as taxas mais altas.
Mas caso queira fazer aportes mensais? ex: aporte inicial de R$ 2000 e mensais de R$ 2000. O Tesouro IPCA 2045 seria vantagem ou fazer aportes em CDB´s da mesma seria mais interessante?
A aula foi excelente para entender o que acontece com a variação das taxas e dos preços dos títulos, mas em momento algum ela explicou que a melhor estratégia é realizar aportes mensais (NÃO TUDO DE UMA VEZ, niguém recomenda isso). Se fizer aportes mensais, ao longo do tempo você vai estar na média das taxas e ainda acima da inflação. TESOURO IPCA+ é sim uma ótima opção galera!!!!
Tá, mas o que fazer com o montante do que seria único aporte. Digamos vc vendeu um imóvel ou ganhou um prêmio, herança etc. Se aporte único não é recomendado, eu pergunto aonde deixar "esse saco de dinheiro" pra ir tirando aos poucos dinheiro dele? SELIC?
qui aula excelente, inclusive já deixou a dica de onde aportar as reservas de emergência e de oportunidade, os mercados são cíclicos e devemos investir quando nos são favoráveis, com essa aula fica mais fácil controlar a ansiedade e o medo de aportar errado na renda fixa, muito obrigado.
Não concordo com isso , mais respeito sua opinião vou continuar com os aportes em tesouro direto 2045 para aposentadoria e um detalhe o quadro branco está ao contrário
Olá Marília, entendi a essência do conteúdo apresentado mas acredito em um vídeo de curta duração não é possível explicar todas as variáveis que afetam a estratégia de investimento em renda fixa. Sugiro realizar uma live, seria mais efetivo. Lendo vários comentários é possível perceber que foram varias as interpretações. Att
Outrubro de 2023. Parece que vc estava advinhando o que vinha pela frente 1 ano atras. As taxas de juros nos eua esta indo pros 6% sugando o capital mundial todo pra la e fazendo as taxas de juros do Brasil subirem mais ainda e ficar na casa dos 6%. Ótima análise.
Vi esse seu vídeo hoje e acompanho vc a pouco tempo. Seus vídeos são maravilhosos. Mas, no final vc disse: " Se vc acha que temos um banco central incrível...." Aí eu pergunto, depois de toda essa pressão do atual governo sobre o presidente do banco central e já de uma mudança feita lá na diretoria, teremos um banco central incrível? Com a palavra nossa querida Marilia Fontes.
Marília e se você tivesse que fazer esse vídeo , quando a Selic estava a 2% ao ano? Quais seriam os argumentos? Qual era a melhor opção de renda fixa naquela época? Analistas dizem que a tendência das taxas de juros mundiais, é ficarem em patamares muito baixos , como nos EUA, perto de zero. Entre uma Selic de 2 % ao ano e um IPCA + 3,50 , prefiro muito mais o IPCA. A estratégia e ir fazendo aportes aos poucos e fazer um preço médio. Não temos como prever o mercado. Se entrarmos em um Ciclo que a taxa selic fique na média 3 % ao ano teremos um risco de estar em um Investimento que perde de longe para a inflação. A melhor estratégia é diversificar e ir aportando aos poucos . Aportes mensais . Quando as taxas do IPCA + aumentarem , fazer aportes maiores. Penso desta forma. Temos que analisar sempre o mercado . Gosto muito do IPCA + com juros semestrais. O cupom sempre aumenta! Desta forma, posso aportar nas melhores opções de acordo o ciclo. Penso desta forma. Estou aproveitando para aportar mais agora pois este ciclo vindouro promete! Quem tiver caixa neste ano de eleições vai aproveitar ótimas oportunidades! Abs
Eu tenho tiulo longo de IPCA + 7,5% ... olhando agora parece um negócio fantástico, mas qdo apliquei todo mundo dizia que o governo estava quebrado e daria calote ... é fácil dizer "pega a taxa bem alta" mas é preciso saber que todo devedor que paga taxa alta está mais perto de não te pagar nada.
@@RobertoGonzalez-gg3jc Não me lembro de ter dado... mas algum risco deveria ter (claro que tinha!) pois a taxa estava em 7,5% mais IPCA e a PETRO custava 1 dólar (R$4,87).
@@jmarranghello gostei do seu comentário. Vim entender de tesouro direto em 2016, quando as taxas caíram, e já tinha um dinheiro lá na época. Vim guardando e agora estou pronto para aportar 90% do que tenho, pois entendo que as taxas estão próximas de um patamar de alta que não se via desde 2016, e que acho que vai demorar a acontecer de novo. tenho medo de aportar em longo prazo, pretendo colocar em ipca 2026 ou ipca juros semestrais mais próximo do vencimento (acho que 2032, algo assim). Se sentir-se interessado em comentar qualquer coisa sobre essa minha estratégia, gostaria de lhe ouvir.
@@realperson6713 acho que é isso!!! qdo a taxa subiu de 2% pra 3,5% eu me empolguei e apliquei um TD IPCA 2045 imaginando que ela iria cair e eu embolsaria a diferença do juro. A ganância me pegou! prazo curto parece ser a melhor estratégia (e diversificação)
Tem milhões de comentários sobre que a Marília errou ou afins. Na minha concepção ela deixou claro a visão com aporte único + marcação a mercado. O x da questão é este. Se você faz aportes mensais, aí são outros 500, obviamente você estará na média, pois pega alto e baixo. Triste é ver as pessoas entenderem isso e fazer com que a visão dela esteja errada.
Mas o dinheiro investindo não rende de acordo com a taxa IPCA do momento? Pq assim nesse periodo sem apostar esperando a taxa subir, meu momento que pega o juros ficaria menor também.
Vendendo susto,ainda hj temos uma boa taxa . Principalmente,para investidores iniciante com pequenos aportes. Estou no ipca+45 com taxa 6.26% vou aportando 5% da minha renda e complemento com meus dividendos
Na verdade o maior erro do investidor pessoa física é tentar adivinhar a hora certa de qualquer investimento. Precisa traçar estratégia, aportar todos meses de acordo com a estratégia e fim de papo.
O problema que eu vejo aqui é que com essa leitura você pede para que qualquer pessoa vire praticamente um especialista em identificar ciclos de mercado, taxa de juros neutra (que na realidade ninguém sabe qual é, na verdade somente estimam) etc .. acho que é pedir demais, afinal o que os economistas erram não está escrito. O ideal seria alertar para que não se faça um aporte único, mas sim que vá diluindo ao longo do tempo para que naturalmente se vai absorvendo essas flutuações e tendo uma taxa média de juros durante todo esse período.
As taxas do tesouro não aumentam apenas durante o ciclo de alta da Selic. Existem outras variáveis imprevisíveis, como por ex o tipo de governo que vai realizar maior ou menor gasto público, piorando ou melhorando a situação fiscal do país. Como não temos bola de cristal, a melhor tática é levar até o vencimento e aportar valores maiores quando julgar que a taxa está alta. O RESTO É CONTEÚDO PRA VENDEDORES DE CURSO, ONDE SÓ O ELES SE DÃO BEM NO LONGO PRAZO!
Marilia para quem é jovem, tenho orientado isso, tendo em vista que não terão aposentadoria, e todos os meses depositar no tesouro IPCA + no mínimo R$100,00 até 2045, o que acha e uma boa estratégia, me fala ai😊
Nunca saberemos o topo ou fundo das taxas, por isso aportes regulares seria uma melhor opção, para aportes mais pesados, apenas concorde que a taxa do momento é boa o suficiente pra vc, de preferência manter o título até o vencimento, mas precisa sim saber de macroeconomia, taxas médias dos últimos 20 anos etc... Não que iremos acertar o topo, mas sim melhorar taxa média diante de boas oportunidades, IPCA+7,5% é um sonho de quem sabe o que está fazendo, imaginem uma taxa dessa por 30 anos no tesouro direito, seria excelente...agora Selic melhor que IPCA+, talvez se voltar aos 14% não sei se está instruindo corretamente nesse caso. Sem contar que não falou do VNA, que é atualizado diariamente em se tratando do TD.
Explicação tendenciosa pq parte da presunção que vc vai fazer um aporte único no título, o que é sempre o mais arriscado pq ngm sabe o futuro. Dizer que "o ideal é se travar num período de taxas altas" é falar o óbvio e ao mesmo tempo não falar nada pq ngm sabe qdo vai ser o período das maiores taxas. Vc vai ficar anos esperando esse período de maiores taxas? E se a taxa que vc se travar num aporte único se provar baixa no futuro? Qto mais vc investe de uma vez só maior o seu risco. Por isso que especialistas dizem que o aporte fracionário fazendo taxa média é o caminho nesses casos.
Gente....Ela é Linda! E ainda fala das coisas que eu gosto😁tô apaixonado. Canal ainda tem poucos inscritos ( comparando com os canais de milhões ) Mas traz explicações corretas com os axiomas das finanças ! Espero que mantenham esse perfil... 👏👏Parabéns ao canal !
Eu invisto no tesouro selic e no cdb de liquides diária para reservar de emergência...e no tesouro ipca 2035. Visando aposentadoria? Eu não sei se vou perder dinheiro ou ganhar lá na frente, só sei que temos o tempo ao nosso favor muita coisa pode acontecer! Não dá para prever como estará o mercado lá na frente, portanto vou continuar aportando no ipca pois vou ter os juros compostos ao meu favor se eu levar até o vencimento.
Com a Vol das Eleições , e com Candidatos prometendo um Revogaço e teto de Gastos de 4 em 4 anos, além da Conjuntura Internacional ( FED , Tensão Ucrânia , Construtoras na China E a Endemia da Covid) fica dificil apostar em queda das Taxas. Agora o melhor a fazer são aportes mensais com diferentes taxas e prazos, assim vai fazendo a Média. Igual em RV, além claro do Tesouro Selic.. Tentar acertar topo /fundo é dificil. Enquanto não tivermos Governo E Congresso E focado em fazer as Reformas Estruturais E Judiciário que dê segurança Jurídica, o Brasil estara condenado a ter um Vôo de Galinha Eterno.
Marília e demais que queiram interagir, e se ao invés de investir em IPCA + comprarmos empresas que tem suas receitas atualizadas pela inflação tipo TAESA e TRPL4? A proteção e retorno tende ser maior?
Mas é isso aí mesmo. O histórico do Brasil é esse, períodos de juros altíssimos e de juros altos. Juros baixos foi uma ilusão transitória, e quem acreditou nisso e fez aportes em tesouro IPCA nesse período de juros baixos se ferrou para as próximas décadas. Portanto, melhor ficar em Selic ou numa LCI pagando bem com liquidez diária, enquanto aguarda o momento de dar o bote. Isso serve tanto para renda fixa quando renda variável, e tudo isso devido a grande volatilidade do mercado brasileiro, que é histórica.
@@edu_oliveira Uma coisa é market timing (o que vc está defendendo) outra coisa é fazer preço médio (estar comprando sempre). As 2 táticas são válidas e produzem bons resultados e se adequam a perfis de investidores diferentes. Em outras palavras, não tem certo e errado, as duas podem ser certas.
@@us4rnam4 se você chama "comprar sempre" de comprar sem olhar o preço ou o conhecido "preço não importa" eu acho essa uma estratégia "mérdia", bem arriscada, e que só funciona no longuíssimo prazo. Agora, se você chama de "comprar sempre" aquelas compras de ativos voláteis naqueles momentos que julgamos serem os melhores numa ótica macro e enquanto aguardamos por tais momentos vamos "comprando sempre" ativos menos voláteis e líquidos (títulos pós, por exemplo), aí eu concordo que é uma estratégia bem menos arriscada e de bem mais sucesso, inclusive no médio prazo. Ninguém consegue operar o perfeito marketing timing, mas dá pra conseguir bons resultados apenas observando o mercado, mas exige mais experiência do investidor, não é nada simples.
Para vc acertar a taxa alta mencionada é muito fácil. Basta ter uma bola de cristal. Fora isso NINGUÉM sabe quando estamos numa "alta" e esse é "o momento" de pegar a bela taxa, ou se vai subir mais 5 ou mais 10 ou mais 20. Tv a melhor estratégia é continuar comprando na esperança de obter uma boa taxa média.
Tenho muitas dúvidas referente a renda fixa, esse vídeo foi excelente e muito explicativo parabéns pelo conteúdo! 👏👏👏 Vi outros Canais falando sobre IPCA e Selic mas nenhum fazendo essa comparação, parabéns!
Fazendo preço médio com IPCA + curto (mais ou menos ima B5) não existe janela de 60 meses que o CDI (mais ou menos Selic) consiga ter performance melhor. Eu não vou montar estratégia para aposentadoria com Selic!
O Imposto de Renda cai sobre o IPCA também. Ou seja, você paga imposto da inflação. Exemplo: ipca de 10% + 5%, se o imposto for o mínimo de 15%, você vai pagar 1,5% de IR sobre a inflação + 0,75% sobre o "+5%". Ou seja vc receberá 2,75% a.a. de rendimento real, sem considerar taxas, como a de custódia. Se for juros semestrais é pior ainda, porque vc vai pagando a tabela regressiva do IR a cada semestre, começando com 22,5%.
Minha visão de sardinha (bem pequena). Toda grande oportunidade encerra um risco proporcional. Quanto menos você conhecer de investimento maior será o seu risco em tentar grandes oportunidades. Eu prefiro ficar no conservador. IPCA+ acho uma boa opção mas concordo que podem existir oportunidades nos ciclos (neste caso mantendo o investimento em ativo de liquidez rápida e direcionando ao IPCA+ quando a taxa estiver atrativa). Sobre a marcação a mercado, se o investimento é para resgatar no final, isto é irrelevante. Marcação a mercado pode ser oportunidade mas acredito que devemos ter parcela do investimento em liquidez alta para emergências.
Não entendo muito de economia mas o preço dos títulos não são iguais!!! Taxa alta o título está mais barato, não é? Logo não é o vna do título que importa?
Obrigado Marilia pelo video. Tesouro selic nao é para longo prazo, tem que ficar pagando imposto de renda de tempo em tempo, acaba com sua rentabilidade. Se tivesse um titulo selic sem prazo de vencimento aí até concordaria.
A título de explicação, ok simular que alguém queira fazer um investimento agora e não olhar para ele nos próximos 30 anos. Mas na real, quem é que não vai monitorar seus investimentos em um prazo tão longo assim? Com monitoramento, é possível investir em ações e FIIs quando os juros estão lá em baixo, e no Tesouro (SELIC ou IPCA+) quando os juros estão lá em cima.
Marilia no cálculo do Valor Futuro (VF=VP(1+i)^n para uma taxa de 10% ou 8% as minhas contas bateram com as suas, porem você não considerou o IPCA no período, correto? Pois senão o VF seria maior no meu entendimento. Poderia esclarecer por favor ? Grato.
Marília pelo que eu entendi se a Selic subir muito para controlar a inflação a taxa atrelada ao IPCA+ vai subir? até para tornar o título mais atrativo. E com a Selic Alta o ganho real seria baixo. É isso mesmo? Dessa forma o melhor seria esperar a inflação controlar e deixar o dinheiro rendendo no tesouro Selic e esperar a taxa atrelada ao IPCA + subir novamente para poder aportar pensando no longo prazo, estou certa?
Eu entendi isso também, até porque a consequência direta da alta da Selic é a baixa do IPCA. Logo, faz mais sentido investir em algo que está valorizado. Só não ficou claro o que ela falou antes de recomendar o tesouro Selic, já que a inflação em baixa tenderia a dar retornos menores também (na parte pré fixada)
@@bruno5016 acredito que o tesouro Selic nesse caso entraria como reserva de oportunidade. Aguardar a taxa atrelada ao IPCA+ subir e assim poder aportar. A Alta dos juros também eleva as demais taxas, inclusive as taxas atreladas ao IPCA+. Ou seja no longo prazo a possibilidade de aumentar o rendimento real é maior. Entendi também que a gente não vai perder se mantivermos o título até o final, porém se pegarmos uma taxa alta a longo prazo a diferença de ganho é grande, assim precisamos estar sempre acompanhando essas variações.
Eu usei uma estratégia de fixar uma taxa mínima para que eu investisse. Por exemplo, 2020 segundo semestre as taxas do IPCA 2045 estavam menores que 4%, nesse cenário, busquei outro produto para investir o valor que aplico todo mês em tesouro. Vejo que as taxas atuais estão bem atrativas, com isso, estou investindo mais.
Interessante mostrar que há ciclos econômicos longos (décadas) e que a flutuação da taxa destes títulos ficou historicamente entre 3,5% e 7,5%. Investir em Tesouro Selic ou num fundo DI só faz sentido -- em minha estratégia -- como reserva temporária para ter liquidez, enquanto você estuda em qual investimento aportar.
Este comentário foi o que interpretou melhor a mensagem do vídeo. Sabendo que historicamente a taxa variou até agora entre 3,2% a 7,5%, então poderemos concluir que acima de 5% já seria uma boa taxa. Acima de 6% seria ótima. Acima de 7% seria excelente e a ideal. Atualmente estamos em torno de 5,5% com perspectiva de alta até o fim do ano devido à instabilidade econômica mundial consequente, principalmente, da inflação em alta no mundo e no Brasil, guerra indefinida Rússia/Ucrânia e adjacências e eleições polarizada no Brasil. Enquanto isso, melhor aportar com liquidez em Tesouro Selic, LCI, LCA ou similares com liquidez diária ou no máximo de 3 a 6 meses, e esperar e apostar num melhor momento de taxa no IPCA+ ou Prefixado antes do início do eventual e real ocorrência de ciclo de baixa dos juros/inflação.
Vídeo muito esclarecedor estou travada pois investi em um momento de taxa baixa e agora estou com prejuízos…o que devo fazer com meu título agora resgatar ou aguardar pelo menos chegar ao valor investido já que prece que de qualquer forma perderei…péssima escolha do IPCA +45 😨
Peguei 25k no início de 2020 no IPCA + uns 2.5 % e tava negativo todo esse tempo. Tirei tomei prejuízo de uns 1.800. Mas tô aproveitando pra recuperar nessas taxas do prefixado acima dos 11%, investindo e reinvestindo a cada 4 anos.
Daí a importância de não aportar valores altos de uma vez, fazer reserva de oportunidade e ir aportando fracionado sempre nas altas de cada momento fazendo assim uma boa taxa média.
Oi... Td bem?!? Sei q o objetivo desse vídeo foi explicar/apresentar estratégias de investimentos a longo prazo etc etc... Gostei das explicações, p mim, fazem todo sentido!!! Mas.... Se me permite um comentário, a título de dúvida, gostaria de perguntar: . Porque essa análise não poderia ser feita c base no "rendimento líquido"? O IR vai "comer", hoje, 15% do IPCA e 15% dos "juros ou spread", ou seja, dependendo dos juros ofertados vc poderia, no vencimento/resgate da aplicação, apesar de ter investido em IPCA+, não ter juros reais positivo...(lógico, acho que nunca aconteceu ou pelo menos na "história recente", mas como vc disse..."não estou dizendo que vai acontecer mas (minha pergunta vem agora) poderia?!? Se sim, acho que faz sentido meu comentário... Se não, aprendi mais uma rsrsrs... . Uma outra dúvida (vou pesquisar sobre) o que aconteceria se tivéssemos deflação (inflação "negativa", redução de preços etc)? Ou até mesmo "juros negativos" (Acho q Japão? Suíça?!?) Bom, são dúvidas ok. Obrigado
Muito bom o vídeo eu investi com esse pensamento, comprei tesouro IPCA 2045 com rendimento IPCA+5,16% em 2017, hoje o mesmo titulo esta IPCA+5,69%, já estou na duvida se é melhor resgatar e investir em outro ativo ou se é melhor continuar.
Não venda. Continue com ele. Está rendendo 15% ao ano com a inflação nesse patamar. Não encontrará nenhum investimento q renda isso de forma garantida. Mas leve até o vencimento. Não caia na falácia de ficar vendendo seus títulos antes do vencimento. Está muito bem investido. Infelizmente esse vídeo é incompleto e estimula as pessoas a ficarem girando patrimônio. Não caia nessa.
Opinião pode ser nociva, cada um tem sua vida e eu não sou especialista de nada. No seu caso só acho que o erro foi investir para 2045. Muito tempo. Sobre manter ou vender, depende, acho que o amigo aqui em cima tem razão. Mas mesmo que para aposentadoria, eu particularmente prefiro sempre investir nos títulos de resgate mais próximo, pois se a economia da uma reviravolta tenho como consertar.
Quem anda alcança quem corre cansa, essa é a máxima pra quem investe. Comecei no IPCA 2035 a 3,31% hj ta 5,64, imagina de tivesse investido tudo lá nos 3,31 ao invés de ir comprando aos poucos.
Depende tbm do objetivo e de quanto a pessoa tem para investir. Eu não tenho uma grande quantia para aportar e deixar em um título, então a estratégia que eu uso é: aportar todos os meses no IPCA + com prazo de 5 anos levando até o vencimento, e nos pré fixados um valor maior quando as taxas estão lá em cima, quando elas caem eu pego a marcação a mercado. Quando as taxas de juros estão lá em baixo daí os aportes mensais são no tesouro selic, pelos motivos que ela explicou. Para mim as taxas do IPCA + neste momento estão atrativas 5,80, abaixo de 5,5 já penso em aportar no tesouro selic. O bom de de usar essa estratégia é que dá para acompanhar as mudanças do mercado e conforme ele vai mudando , você também vai mudando seus investimentos e com isso você diversifica-os.
Não seria o caso de comprar titulo de longo prazo, ao longo dos 30 anos, a fim de fazer um preço médio , como normalmente se faz na compra de dólar para quem vai viajar ?
Se a inflação fosse constante ( fixa ) e a taxa do ipca com juros semestrais 2055 fosse constante ( fixa ) . Poderiamos saber o quanto teriamos em 2055 se todos os cupons fossem reaplicados ja que a calculadora do tesouro direto não faz isso por nós ? Sei que é uma realidade hipotética mas alguém se arrisca? Alguma fórmula ou alguma idéia para realizar este cálculo? Não pergunto isso em outro canal pois serei apedrejado.
O MELHOR É ENTENDER EM QUE MOMENTO DA ECONOMIA MACRO E MICRO NOS ENCONTRAMOS E APORTAR AOS POUCOS E NO MEIO DO CAMINHO CASO QUEIRAM FAÇA A M.M CASO CONTRARIO LEVE ATÉ O FINAL..
E quem investe 100 mil pra aposentadoria tudo de uma vez? Quem segue essa estrategia geralmente investe um valor baixo por mes, e ao longo prazo resulta numa media ponderada. E essa de 'achar que os juros vao subir' pode ser uma grande roubada pois o inverso pode muito bem acontecer.
Penso que se for fazer um aporte grande, faz bastante sentido escolher o melhor momento (se é que é possível escolher o melhor momento). Para quem faz aportes regulares, tanto faz.
Resumiu o vídeo todo em um pequeno parágrafo.
Tirou os pensamentos da minha mente, ela ignora aportes periódicos regulares para aposentadoria, procurando é claro as melhores taxas/preços de cada momento, isso criará uma taxa média no longo prazo perseguindo sempre o VNA que não para de crescer.
Problema é exatamente esse. Ela fala como se soubéssemos para onde o mercado vai para poder esperar o melhor momento. A melhor estratégia pra grande maioria dos investidores será msm aportes regulares e no fim fazer uma média, pois ninguém tem bola de cristal.
Exatamente, aportes regulares é a melhor estratégia justamente por não termos bola de cristal, pode-se usar inclusive IPCA c/js e reinvestir apesar da maior incidência de IR no curto prazo. Achar que vai encontrar a melhor taxa em a mesma coisa daqueles que ficam se perguntando qual a melhor época de se investir em renda variável aí fica "na espera" e perde anos de juros compostos.
Aportes regulares! Isso mesmo. Aliás é o que os fundos de aposentaria fazem.
Fazendo aportes fracionados, você fica na média, ou seja em algum período pode investir num momento de taxas baixas, mas também de taxas mais altas.
Realmente. Aportes mensais faz isso. O mesmo serve pra ações na bolsa, com aportes mensais em determinadas empresas.
Você tem medo do governo não arcar com o valor em 2045?
@@paulo_fisica1 O Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros que existem, pois é garantido pelo Tesouro Nacionall. Então a chance de calote é mínima.
Entendi! É pq tava olhando o endividamento do Brasil em patamares altos e só aumentando, então fiquei com esse receio.
A questão não é essa. É fazer os melhores investimentos possíveis. Por ex: em 2016 eu peguei um tesouro pré com vencimento em 2021, que me rendeu mais de 42% por causa da marcação a mercado. Se eu tivesse feito aportes mensais, não teria esse rendimento.
Mas eu vendi o título antes do vencimento por achar que os juros não cairiam tanto na pandemia. mas vendi bem, antes das taxas voltarem a subir e eu "perder" aquele meu rendimento por causa da marcação a mercado.
O q ela está falando é sobre aproveitar estes ciclos e ter ganho turbinado.
Entendeu?
Obrigado pelo conteúdo. Contudo, da forma que foi explicado é como se alguém fizesse um único aporte, e não colocando um pouco a cada mês como a maioria faz para juntar capital de aposentadoria.
Sendo assim, faltou vc mostrar esse tipo de pessoa, que está investindo mensalmente e pegando diversas taxas, na qual ao longo dos anos, vai ter uma média.
É essa a lógica do negócio! Aportar sempre. Infelizmente, muitos deles não aponta este exemplo e acaba enfraquecendo algumas pessoas
Vendo varias pessoas reclamando da explicação da educadora. Criticas construtivas são bem vindas, agora pra que xingar mesmo? Fico feliz por mais canais assim em um pais tão pobre e miseravel de educação financeira. Bem, se vocês sabem mais que ela criem um canal e façam melhor!
Não vi nenhum xingamento. Quem segue "recomendação" de youtuber cegamente, sem questionar, nunca vai aprender a investir.
Essa explanação é só pra quem vai fazer um único aporte.
Pra quem vai passar 15 ou 20 anos aportando mensalmente vai pegar várias taxas ao longo do tempo, pode inclusive estar com um taxa média maior que a taxa no dia do resgate.
sim, no entanto a maioria não aguenta nem aportar por 10
Sim mas a cada novo aporte o prazo também é reduzido.
Se o objetivo do vídeo era contribuir com educação financeira, deveria falar claramente que o erro é fazer aporte único ou aportes concentrados em momentos errados.
Se você aportar todos os meses, o mesmo montante, e resgatar somente no vencimento. A princípio, tende a garantir a média, não acerta fundo, nem topo, mas não erra a estratégia.
Como educadora poderia contribuir complementando as informações.
Excelente colocação, acertou em cheio.
Faz sentido.
Ela nunca vai falar isso, fala como se falasse para pessoas que receberam uma herança e vão investir tudo de uma vez, nesse ponto ela diz para deixa rendendo a selic e ligar a bola de cristal e esperar o melhor momento para portar.
Aposentadoria com aportes mensais. Simples.
Exatamente.
Li os comentários e percebi que o vídeo não foi completo para os investidores que investem para aposentadoria. No início do vídeo deveria ficar claro que ela não iria falar para o investidor que faz aportes mensais. Aportar mensalmente é o segredo, e fixar uma taxa mínima também, tipo não invisto em taxa abaixo de 4,5% como comentou um colega. Aprendi mais nos comentários doque no vídeo, obg
Como a Nord Research concordou em fazer esse vídeo, acreditando que podemos adivinhar futuro. Se eu pudesse adivinhar o futuro nem me preocuparia para 30 anos, pegaria hoje 5 reais e jogaria na megasena. Uma pena porque chega uma pessoa que é leiga no assunto e segue esse vídeo de fixar em marcação a mercado. Ensine que o importante são os aportes mensais.
Marília,
Vendo sem parar os seus vídeos sobre a renda fixa...
Fico imaginando o quanto a R.F. pode compor a estratégia da R.V., que é a que eu verdadeiramente gosto, precisamente ações de dividendos.
Comprar pré-fixado quando os juros tiverem subido muito e monitorar as falas do BC e do mercado sobre a sua queda (como sempre, atrelada à queda da inflação).
Com significativa queda dos juros, título bem valorizado, vendê-los para comprar bolsa.
Um problema difícil para administrar a estratégia: a bolsa tende a subir quando os juros caem. E o mercado antecipa isso. Não errar o time, é a grande questão...
Como o grande público (eu no meio) somos ao extremo ignorantes em educação financeira, os seus vídeos vêm ao encontro dessa nossa necessidade, preenchendo muito bem esse vácuo.
É uma excelente profesora!
Parabéns!
Obrigado!
Há diversos erros nesse tipo de raciocínio. Vamos lá:
(1) A variação da taxa de juros é um fenômeno aleatório sendo, portanto, de difícil previsibilidade; toda avaliação futura não passa de um mero palpite ( ou "chute");
(2) Ela não mencionou a estratégia dos aportes fracionários, estratégia básica nesse tipo de investimento. Duvido que um investidor consciente cometa o erro de aportar todo o seu capital numa única taxa, mesmo porque iria contrariar a própria essência do investimento para aposentadoria, qual seja, ganhar dinheiro com o trabalho, fazer aportes ao longo dos anos e deixar o TEMPO fazer o seu papel;
(3) Só tem prejuízo na marcação à mercado quem se desfaz do ativo antes do tempo, o que contraria novamente a essência da estratégia para aposentadoria;
(4) Recomendar tesouro Selic no lugar dos ipcas longos(???????)...é lamentável.
Menina, menina...cuidado com as recomendações!!!!
Comentário excelente! Fez todo sentido!
Perfeito Ruth!!! Pensei também nesses 4 erros crassos desse vídeo. Pior que muita gente cai nessa. Parabéns !!!
Perfeito comentário, esse ponto 4 foi o mais bizarro, até voltei o video porque achei que tinha entendido errado. O tema é aposentadoria e ela meteteu essa de recomendar o Selic?!?!
Concordo com você. Se a estratégia é aposentadoria, não quero nem pensar em marcação a mercado.
Eu compro um pouco todo mês e pego essa média sem estresse de olhar mercado. Marcação a mercado eu faço com título curto.
Olá,tô querendo começar a investir e tô colocando 160 toda semana ainda construindo minha reserva de emergência que ficaria 0.1% selic e 0,1% IPCA+2035 tu acha que seria fazer os aportes semanais assim ou esperar dar o mês e fazer só 1 de uma vez,e nisso vou continuar por um tempo pois tô no começo e tô entendendo isso tudo aínda
A técnica do Tesouro Direto ou qualquer outra renda fixa é: vigiar o comportamento dos juros futuros e comparar com a SELIC presente. Se os juros futuros são maiores, investe na SELIC, o preço dos títulos IPCA+ ou pré-fixados ainda vai cair e se for necessário tirar antes, vai ter prejuízo. Mas se os juros futuros são menores, investe no IPCA+ ou no pré-fixado, pois o preço dos títulos vão subir. Neste momento, por exemplo, a SELIC está subindo e os juros futuros também, mas quando estes últimos começarem a cair a estratégia tem que mudar. Fracionar o montante investido em titulos diferentes fazendo balanceamento ou investindo aos poucos em títulos do mesmo tipo tentando ganhar pela média pode até funcionar, mas é mais complicado de acompanhar e no final não rende todo o potencial de rendimento que a renda fixa pode dar.
Pelo o que foi explicado, o Tesouro Selic tende a cobrir a inflação (IPCA), enquanto o tesouro IPCA te paga um prêmio sobre a inflação. O meu entender que tesouro IPCA sempre vai render mais que a Selic.
verdade
A taxa de juros neutra menos a taxa de juros real resultará em valor maior que a inflação? Pois no ipca+ recebemos a inflação, além dos juros reais. Por isso achei estranho a defesa do Tesouro selic
Também achei que ficou uma lacuna aí
pensei a mesma coisa. ficou estranho isso.
O problema é que as pessoas têm que fazer vídeos com algo fora do óbvio para ter audiência. Por que não fazem um estudo real comparando Selic X ipca+? E vai fazer o que se está ipca+3%? Deixar o dinheiro parado já perde a inflação. Agora temos vários CDBs com vencimento para 2 anos, ela usou 30 anos, é muito tempo. Há anos invisto em ipca+ e estou feliz com minha escolha, e sempre diversificando uma parte
@@andrezaluko perfeito. Se compararmos ipca+5% com IBOV e CDI nos últimos 15 anos o primeiro ganha de lavada
@@danielribeiromendes sim, fiz esses estudos, de 2000 a 2010, juros brasileiro ganha até da bolsa americana. Por isso, o importante é diversificar, mas sugiro fortemente que maior parte fique em ipca+, menos dor de cabeça
É se as taxas caírem para os próximos 20 anos e nunca mais aparecer um IPCA +5,5%? Da mesma forma que não existe mais IPCA +10%. Qual vai ser o custo de oportunidade guardando na selic que mal empata com a inflação.
No Brasil é difícil,mas podemos ter uma estratégia de investirmos a longo prazo Aparti de ipca+ acima de 5 e enquanto está abaixo disso, nós podemos investir em ipca de curto prazo e Selic. Quando voltar o período de alta com ipca +7 podemos fazer grandes aportes em títulos longos.
@@willasophie Em condições de baixa nas taxas, aplicar em títulos curtos e quando a taxa for alta digamos em relação a última década aplicar nos títulos longos do ipca é uma ótima opção. Até mesmo quem investir apenas no IPCA mais curto vai ganhar da Selic em 90% dos casos basta respeitar o prazo. Quem pegou IPCA 24 +2% no pior momento possível quando as taxas estavam na mínima ainda assim vai ter ganhos muito maiores que os da Selic.
O Holder já fez vídeo explicando que que segura para investir "no melhor momento" consegue rentabilidade final igual ou mesmo inferior a quem faz aportes regulares.
@@guilhermeg.5306 Mas tem um detalhe, se o "esperar pra investir" é deixar o dinheiro parado, sim. Mas se enquanto você espera, deixar rendendo no tesouro selic, por exemplo, muito provável que terá um retorno maior.
Marilia, na minha opinião você deveria estimular o investidor a ir aportando aos poucos e aumentar os aportes em momentos mais favoráveis. Acho errado esse método de vender e comprar a depender dos ciclos de mercado. Isso gera ansiedade no investidor e faz com que ele fique focado apenas em time de mercado deixando de curtir os momentos bons da vida com sua família e amigos.
Exatamente
Fora que falando assim ela quer que praticamente qualquer pessoa vire um especialista em identificar ciclos de mercado, taxa de juros neutra (que na realidade ninguém sabe qual é, na verdade somente estimam) etc .. acho que é pedir demais, afinal o que os economistas erram não está escrito.
Fazer "trade" com títulos públicos antes do vcto, devido a MaM que os ciclos da economia/mercado financeiro oferece, pode render antecipado rentabilidade maior que esperar até o vcto. Depende muito da entrada (compra) do titulo, como explicado pela Marília.
@@Sonny-l7f ou seja, vai viver de fazer TRADE sempre e ficar hipnotizado pelo vai e vem do mercado. Vai tirar sua paz de espírito e roubar tempo precioso da sua vida.
Não se pensa em aposentadoria com um único aporte....
Ninguém aporta para a aposentadoria numa tranche só, vai fazendo aos poucos com as reservas que vai acumulando. Assim, é razoável supor que a maioria está na média. A que taxa real líquida você investiria para sua aposentadoria, Marília?
Não entendi a lógica do Tesouro Selic ser a alternativa pro IPCA+. Se na média ele vai se manter sempre próximo ao juro neutro e, por consequencia, dos niveis de inflacao apresentados ao longo do tempo, você deixa de receber o premio que os títulos IPCA+ pagam, sejam eles 4, 5, 6 ou 7%, por exemplo.
Exato
Caramba suas explicações são maravilhosas. Estou ouvindo você no trajeto do trabalho e estou aprendendo tudo com muita facilidade. Eram justamente minhas dúvidas.
Seus vídeos são imperdíveis ! WLW....E se aplicar em Tesouro Direto ainda terá o impacto de IR sobre o IPCA acumulado...neste caso, pura sacanagem para quem esta fazendo uma reserva de longuíssimo prazo.
Gosto de pensar em uma diversificação entre Selic e IPCA+ comprando Selic quando as taxas estiverem mais baixas e comprando IPCA quando estiverem mais atrativos e alocando até mais com a venda de partes da Selic para aproveitar as taxas mais altas.
Difícil é saber quando irá subir ou quando irá descer, analisar o passado é fácil, quero ver adivinhar o futuro!
Mas caso queira fazer aportes mensais? ex: aporte inicial de R$ 2000 e mensais de R$ 2000. O Tesouro IPCA 2045 seria vantagem ou fazer aportes em CDB´s da mesma seria mais interessante?
A aula foi excelente para entender o que acontece com a variação das taxas e dos preços dos títulos, mas em momento algum ela explicou que a melhor estratégia é realizar aportes mensais (NÃO TUDO DE UMA VEZ, niguém recomenda isso). Se fizer aportes mensais, ao longo do tempo você vai estar na média das taxas e ainda acima da inflação. TESOURO IPCA+ é sim uma ótima opção galera!!!!
Tá, mas o que fazer com o montante do que seria único aporte. Digamos vc vendeu um imóvel ou ganhou um prêmio, herança etc. Se aporte único não é recomendado, eu pergunto aonde deixar "esse saco de dinheiro" pra ir tirando aos poucos dinheiro dele? SELIC?
qui aula excelente, inclusive já deixou a dica de onde aportar as reservas de emergência e de oportunidade, os mercados são cíclicos e devemos investir quando nos são favoráveis, com essa aula fica mais fácil controlar a ansiedade e o medo de aportar errado na renda fixa, muito obrigado.
Uma dúvida: quando faço os aportes mensais no IPCA+ ele segue a taxa contratada na compra ou atual do mercado?
Boa Noite Marília, estou te seguindo e estou entendendo fácil a sua explicação sobre renda fixa, bc explicação fácil, obrigado.
Mas investindo um percentual do salário todos os meses não ajuda a atingir uma média boa e segura de rendimento no longo prazo ?
Não concordo com isso , mais respeito sua opinião vou continuar com os aportes em tesouro direto 2045 para aposentadoria e um detalhe o quadro branco está ao contrário
Olá Marília, entendi a essência do conteúdo apresentado mas acredito em um vídeo de curta duração não é possível explicar todas as variáveis que afetam a estratégia de investimento em renda fixa. Sugiro realizar uma live, seria mais efetivo. Lendo vários comentários é possível perceber que foram varias as interpretações. Att
Oi Marília ! Parabéns. Muito útil, e admiro muito as mulheres produtivas.
Outrubro de 2023. Parece que vc estava advinhando o que vinha pela frente 1 ano atras. As taxas de juros nos eua esta indo pros 6% sugando o capital mundial todo pra la e fazendo as taxas de juros do Brasil subirem mais ainda e ficar na casa dos 6%. Ótima análise.
kkkk Marilia é o máximo adoro ela!!
Então Marília...qual o melhor título....
Vi esse seu vídeo hoje e acompanho vc a pouco tempo. Seus vídeos são maravilhosos. Mas, no final vc disse: " Se vc acha que temos um banco central incrível...." Aí eu pergunto, depois de toda essa pressão do atual governo sobre o presidente do banco central e já de uma mudança feita lá na diretoria, teremos um banco central incrível? Com a palavra nossa querida Marilia Fontes.
Marília e se você tivesse que fazer esse vídeo , quando a Selic estava a 2% ao ano? Quais seriam os argumentos? Qual era a melhor opção de renda fixa naquela época?
Analistas dizem que a tendência das taxas de juros mundiais, é ficarem em patamares muito baixos , como nos EUA, perto de zero.
Entre uma Selic de 2 % ao ano e um IPCA + 3,50 , prefiro muito mais o IPCA.
A estratégia e ir fazendo aportes aos poucos e fazer um preço médio. Não temos como prever o mercado.
Se entrarmos em um
Ciclo que a taxa selic fique na média 3 % ao ano teremos um risco de estar em um
Investimento que perde de longe para a inflação.
A melhor estratégia é diversificar e ir aportando aos poucos . Aportes mensais . Quando as taxas do
IPCA + aumentarem , fazer aportes maiores. Penso desta forma.
Temos que analisar sempre o mercado . Gosto muito do IPCA + com juros semestrais. O cupom sempre aumenta! Desta forma, posso aportar nas melhores opções de acordo o ciclo.
Penso desta forma.
Estou aproveitando para aportar mais agora pois este ciclo vindouro promete! Quem tiver caixa neste ano de eleições vai aproveitar ótimas oportunidades!
Abs
Acho q o topo vai pra 14% Selic, depois vai dar uma oscilada pra baixo
Eu tenho tiulo longo de IPCA + 7,5% ... olhando agora parece um negócio fantástico, mas qdo apliquei todo mundo dizia que o governo estava quebrado e daria calote ... é fácil dizer "pega a taxa bem alta" mas é preciso saber que todo devedor que paga taxa alta está mais perto de não te pagar nada.
Pois é, mas quando foi a última vez que o governo federal deu calote?
@@RobertoGonzalez-gg3jc Não me lembro de ter dado... mas algum risco deveria ter (claro que tinha!) pois a taxa estava em 7,5% mais IPCA e a PETRO custava 1 dólar (R$4,87).
@@jmarranghello gostei do seu comentário. Vim entender de tesouro direto em 2016, quando as taxas caíram, e já tinha um dinheiro lá na época. Vim guardando e agora estou pronto para aportar 90% do que tenho, pois entendo que as taxas estão próximas de um patamar de alta que não se via desde 2016, e que acho que vai demorar a acontecer de novo. tenho medo de aportar em longo prazo, pretendo colocar em ipca 2026 ou ipca juros semestrais mais próximo do vencimento (acho que 2032, algo assim). Se sentir-se interessado em comentar qualquer coisa sobre essa minha estratégia, gostaria de lhe ouvir.
@@realperson6713 acho que é isso!!! qdo a taxa subiu de 2% pra 3,5% eu me empolguei e apliquei um TD IPCA 2045 imaginando que ela iria cair e eu embolsaria a diferença do juro. A ganância me pegou! prazo curto parece ser a melhor estratégia (e diversificação)
Tem milhões de comentários sobre que a Marília errou ou afins. Na minha concepção ela deixou claro a visão com aporte único + marcação a mercado. O x da questão é este. Se você faz aportes mensais, aí são outros 500, obviamente você estará na média, pois pega alto e baixo. Triste é ver as pessoas entenderem isso e fazer com que a visão dela esteja errada.
Não gostaria de ser ofensivo, mas investimento é algo muito sério. Este vídeo tem o raciocínio muito, muito primário.
@marilia não seria melhor comprar um fundo de renda fixa ativa ou um fundo multimercado para a aposentadoria ?
Mas o dinheiro investindo não rende de acordo com a taxa IPCA do momento? Pq assim nesse periodo sem apostar esperando a taxa subir, meu momento que pega o juros ficaria menor também.
Vendendo susto,ainda hj temos uma boa taxa .
Principalmente,para investidores iniciante com pequenos aportes.
Estou no ipca+45 com taxa 6.26% vou aportando 5% da minha renda e complemento com meus dividendos
Excelente o vídeo, parabéns
Na verdade o maior erro do investidor pessoa física é tentar adivinhar a hora certa de qualquer investimento. Precisa traçar estratégia, aportar todos meses de acordo com a estratégia e fim de papo.
Obrigada!!! Conhecimento válido!!!
O problema que eu vejo aqui é que com essa leitura você pede para que qualquer pessoa vire praticamente um especialista em identificar ciclos de mercado, taxa de juros neutra (que na realidade ninguém sabe qual é, na verdade somente estimam) etc .. acho que é pedir demais, afinal o que os economistas erram não está escrito. O ideal seria alertar para que não se faça um aporte único, mas sim que vá diluindo ao longo do tempo para que naturalmente se vai absorvendo essas flutuações e tendo uma taxa média de juros durante todo esse período.
As taxas do tesouro não aumentam apenas durante o ciclo de alta da Selic. Existem outras variáveis imprevisíveis, como por ex o tipo de governo que vai realizar maior ou menor gasto público, piorando ou melhorando a situação fiscal do país.
Como não temos bola de cristal, a melhor tática é levar até o vencimento e aportar valores maiores quando julgar que a taxa está alta.
O RESTO É CONTEÚDO PRA VENDEDORES DE CURSO, ONDE SÓ O ELES SE DÃO BEM NO LONGO PRAZO!
Mas se vc contratou uma taxa de 5% não tem que ser sempre 5%... no caso ai a única coisa que teria que oscilar não seria apenas a inflação ?
Uma alternativa é fazer aplicações mensais no ipca + e, tb, aplicar em diferentes prazos.
Marilia para quem é jovem, tenho orientado isso, tendo em vista que não terão aposentadoria, e todos os meses depositar no tesouro IPCA + no mínimo R$100,00 até 2045, o que acha e uma boa estratégia, me fala ai😊
Nunca saberemos o topo ou fundo das taxas, por isso aportes regulares seria uma melhor opção, para aportes mais pesados, apenas concorde que a taxa do momento é boa o suficiente pra vc, de preferência manter o título até o vencimento, mas precisa sim saber de macroeconomia, taxas médias dos últimos 20 anos etc... Não que iremos acertar o topo, mas sim melhorar taxa média diante de boas oportunidades, IPCA+7,5% é um sonho de quem sabe o que está fazendo, imaginem uma taxa dessa por 30 anos no tesouro direito, seria excelente...agora Selic melhor que IPCA+, talvez se voltar aos 14% não sei se está instruindo corretamente nesse caso. Sem contar que não falou do VNA, que é atualizado diariamente em se tratando do TD.
Explicação tendenciosa pq parte da presunção que vc vai fazer um aporte único no título, o que é sempre o mais arriscado pq ngm sabe o futuro. Dizer que "o ideal é se travar num período de taxas altas" é falar o óbvio e ao mesmo tempo não falar nada pq ngm sabe qdo vai ser o período das maiores taxas. Vc vai ficar anos esperando esse período de maiores taxas? E se a taxa que vc se travar num aporte único se provar baixa no futuro? Qto mais vc investe de uma vez só maior o seu risco. Por isso que especialistas dizem que o aporte fracionário fazendo taxa média é o caminho nesses casos.
Não me esqueço quando a Marília indicou uma lca pré 6% do BTG.
@@Mari-el8bs putz que m*
Quem mais aí não tem o dinheiro todo para a aposentadoria e faz aportes mensais e não se preocupa com o momento macroeconômico ? 🙌🏽
Mas o tesouro selic tem o 2025 e o 2027. São curto prazo. Os que vejo com longo prazo são o tesouro direto com ipca+. Fiquei na dúvida.
Gente....Ela é Linda! E ainda fala das coisas que eu gosto😁tô apaixonado.
Canal ainda tem poucos inscritos ( comparando com os canais de milhões ) Mas traz explicações corretas com os axiomas das finanças !
Espero que mantenham esse perfil... 👏👏Parabéns ao canal !
Eu invisto no tesouro selic e no cdb de liquides diária para reservar de emergência...e no tesouro ipca 2035. Visando aposentadoria? Eu não sei se vou perder dinheiro ou ganhar lá na frente, só sei que temos o tempo ao nosso favor muita coisa pode acontecer! Não dá para prever como estará o mercado lá na frente, portanto vou continuar aportando no ipca pois vou ter os juros compostos ao meu favor se eu levar até o vencimento.
Marília, então é hora de esperar a selix chegar no pico p comprar títulos?
Pessoal, o que faz mais sentido para aportes mensais? CDB´s acima de 100% ou Tesouro IPCA 2045?
Não seria melhor investir em bons fundos imobiliários?
Com a Vol das Eleições , e com Candidatos prometendo um Revogaço e teto de Gastos de 4 em 4 anos, além da Conjuntura Internacional ( FED , Tensão Ucrânia , Construtoras na China E a Endemia da Covid) fica dificil apostar em queda das Taxas. Agora o melhor a fazer são aportes mensais com diferentes taxas e prazos, assim vai fazendo a Média. Igual em RV, além claro do Tesouro Selic.. Tentar acertar topo /fundo é dificil. Enquanto não tivermos Governo E Congresso E focado em fazer as Reformas Estruturais E Judiciário que dê segurança Jurídica, o Brasil estara condenado a ter um Vôo de Galinha Eterno.
Marília e demais que queiram interagir, e se ao invés de investir em IPCA + comprarmos empresas que tem suas receitas atualizadas pela inflação tipo TAESA e TRPL4? A proteção e retorno tende ser maior?
O futuro ninguém sabe. E se o juro cair? Sua teoria é para ficar líquido por anos esperando tx juros subir.
Mas é isso aí mesmo. O histórico do Brasil é esse, períodos de juros altíssimos e de juros altos. Juros baixos foi uma ilusão transitória, e quem acreditou nisso e fez aportes em tesouro IPCA nesse período de juros baixos se ferrou para as próximas décadas. Portanto, melhor ficar em Selic ou numa LCI pagando bem com liquidez diária, enquanto aguarda o momento de dar o bote. Isso serve tanto para renda fixa quando renda variável, e tudo isso devido a grande volatilidade do mercado brasileiro, que é histórica.
@@edu_oliveira Uma coisa é market timing (o que vc está defendendo) outra coisa é fazer preço médio (estar comprando sempre). As 2 táticas são válidas e produzem bons resultados e se adequam a perfis de investidores diferentes. Em outras palavras, não tem certo e errado, as duas podem ser certas.
@@us4rnam4 se você chama "comprar sempre" de comprar sem olhar o preço ou o conhecido "preço não importa" eu acho essa uma estratégia "mérdia", bem arriscada, e que só funciona no longuíssimo prazo. Agora, se você chama de "comprar sempre" aquelas compras de ativos voláteis naqueles momentos que julgamos serem os melhores numa ótica macro e enquanto aguardamos por tais momentos vamos "comprando sempre" ativos menos voláteis e líquidos (títulos pós, por exemplo), aí eu concordo que é uma estratégia bem menos arriscada e de bem mais sucesso, inclusive no médio prazo. Ninguém consegue operar o perfeito marketing timing, mas dá pra conseguir bons resultados apenas observando o mercado, mas exige mais experiência do investidor, não é nada simples.
Marilia, eu fiz essa "burrada", apliquei em titulo 2055...nem sei se vou estar viva...Estou tendo prejuizo, e agora?
Tava pensando em comprar tesouro ipca+ pensando na aposentadoria. E a aposentadoria privada seria melhor?
Para vc acertar a taxa alta mencionada é muito fácil. Basta ter uma bola de cristal.
Fora isso NINGUÉM sabe quando estamos numa "alta" e esse é "o momento" de pegar a bela taxa, ou se vai subir mais 5 ou mais 10 ou mais 20. Tv a melhor estratégia é continuar comprando na esperança de obter uma boa taxa média.
Tenho muitas dúvidas referente a renda fixa, esse vídeo foi excelente e muito explicativo parabéns pelo conteúdo! 👏👏👏 Vi outros Canais falando sobre IPCA e Selic mas nenhum fazendo essa comparação, parabéns!
Acompanha "Finanças pra ti" , daí você entender tudo sobre Tesouro Direto.
@@helioluisbocoen1835 canal excelente.
@@helioluisbocoen1835, esse canal é top.
Fazendo preço médio com IPCA + curto (mais ou menos ima B5) não existe janela de 60 meses que o CDI (mais ou menos Selic) consiga ter performance melhor. Eu não vou montar estratégia para aposentadoria com Selic!
O Imposto de Renda cai sobre o IPCA também. Ou seja, você paga imposto da inflação. Exemplo: ipca de 10% + 5%, se o imposto for o mínimo de 15%, você vai pagar 1,5% de IR sobre a inflação + 0,75% sobre o "+5%". Ou seja vc receberá 2,75% a.a. de rendimento real, sem considerar taxas, como a de custódia.
Se for juros semestrais é pior ainda, porque vc vai pagando a tabela regressiva do IR a cada semestre, começando com 22,5%.
E qual o momento certo de comprar?
Marília, vale a pena fazer aportes mensais no tesouro IPCA 2026 no atuai cenário de juros altos? Obg e parabéns pelos vídeos!👏🏻👏🏻👏🏻
Acompanha "Finanças pra ti", daí você vai entender mesmo sobre Tesouro Direto.
Minha visão de sardinha (bem pequena). Toda grande oportunidade encerra um risco proporcional. Quanto menos você conhecer de investimento maior será o seu risco em tentar grandes oportunidades. Eu prefiro ficar no conservador. IPCA+ acho uma boa opção mas concordo que podem existir oportunidades nos ciclos (neste caso mantendo o investimento em ativo de liquidez rápida e direcionando ao IPCA+ quando a taxa estiver atrativa). Sobre a marcação a mercado, se o investimento é para resgatar no final, isto é irrelevante. Marcação a mercado pode ser oportunidade mas acredito que devemos ter parcela do investimento em liquidez alta para emergências.
Então, o correto agora é não aportar no tesouro IPCA e sim no tesouro Selic 2024/2027?
Não entendo muito de economia mas o preço dos títulos não são iguais!!! Taxa alta o título está mais barato, não é? Logo não é o vna do título que importa?
Obrigado Marilia pelo video.
Tesouro selic nao é para longo prazo, tem que ficar pagando imposto de renda de tempo em tempo, acaba com sua rentabilidade. Se tivesse um titulo selic sem prazo de vencimento aí até concordaria.
A título de explicação, ok simular que alguém queira fazer um investimento agora e não olhar para ele nos próximos 30 anos. Mas na real, quem é que não vai monitorar seus investimentos em um prazo tão longo assim? Com monitoramento, é possível investir em ações e FIIs quando os juros estão lá em baixo, e no Tesouro (SELIC ou IPCA+) quando os juros estão lá em cima.
Perfeito Marília!!! Obrigado!
Agradeço as informações
Muito obrigado Marília adorei as explicações 😘😘
Marilia no cálculo do Valor Futuro (VF=VP(1+i)^n para uma taxa de 10% ou 8% as minhas contas bateram com as suas, porem você não considerou o IPCA no período, correto?
Pois senão o VF seria maior no meu entendimento. Poderia esclarecer por favor ?
Grato.
Marília pelo que eu entendi se a Selic subir muito para controlar a inflação a taxa atrelada ao IPCA+ vai subir? até para tornar o título mais atrativo. E com a Selic Alta o ganho real seria baixo. É isso mesmo? Dessa forma o melhor seria esperar a inflação controlar e deixar o dinheiro rendendo no tesouro Selic e esperar a taxa atrelada ao IPCA + subir novamente para poder aportar pensando no longo prazo, estou certa?
Eu entendi isso também, até porque a consequência direta da alta da Selic é a baixa do IPCA. Logo, faz mais sentido investir em algo que está valorizado. Só não ficou claro o que ela falou antes de recomendar o tesouro Selic, já que a inflação em baixa tenderia a dar retornos menores também (na parte pré fixada)
@@bruno5016 acredito que o tesouro Selic nesse caso entraria como reserva de oportunidade. Aguardar a taxa atrelada ao IPCA+ subir e assim poder aportar. A Alta dos juros também eleva as demais taxas, inclusive as taxas atreladas ao IPCA+. Ou seja no longo prazo a possibilidade de aumentar o rendimento real é maior. Entendi também que a gente não vai perder se mantivermos o título até o final, porém se pegarmos uma taxa alta a longo prazo a diferença de ganho é grande, assim precisamos estar sempre acompanhando essas variações.
Este vídeo não explica nada. A única explicação é que a Marília possui uma bola de cristal e ela pode prever os juros no futuro.
Seria interessante defender o ponto de vista com dados reais: comparar um período longo de tesouro selic vs ipca+, ou vários períodos....
Excelente. Parabéns!
Eu usei uma estratégia de fixar uma taxa mínima para que eu investisse.
Por exemplo, 2020 segundo semestre as taxas do IPCA 2045 estavam menores que 4%, nesse cenário, busquei outro produto para investir o valor que aplico todo mês em tesouro. Vejo que as taxas atuais estão bem atrativas, com isso, estou investindo mais.
Interessante mostrar que há ciclos econômicos longos (décadas) e que a flutuação da taxa destes títulos ficou historicamente entre 3,5% e 7,5%. Investir em Tesouro Selic ou num fundo DI só faz sentido -- em minha estratégia -- como reserva temporária para ter liquidez, enquanto você estuda em qual investimento aportar.
pra de qualquer um. Só no mundo magico da Marília vale a pena pagar IR a cada 5 anos ao invés de postergar o pagamento pra 25 anos.
Este comentário foi o que interpretou melhor a mensagem do vídeo. Sabendo que historicamente a taxa variou até agora entre 3,2% a 7,5%, então poderemos concluir que acima de 5% já seria uma boa taxa. Acima de 6% seria ótima. Acima de 7% seria excelente e a ideal. Atualmente estamos em torno de 5,5% com perspectiva de alta até o fim do ano devido à instabilidade econômica mundial consequente, principalmente, da inflação em alta no mundo e no Brasil, guerra indefinida Rússia/Ucrânia e adjacências e eleições polarizada no Brasil. Enquanto isso, melhor aportar com liquidez em Tesouro Selic, LCI, LCA ou similares com liquidez diária ou no máximo de 3 a 6 meses, e esperar e apostar num melhor momento de taxa no IPCA+ ou Prefixado antes do início do eventual e real ocorrência de ciclo de baixa dos juros/inflação.
Vídeo muito esclarecedor estou travada pois investi em um momento de taxa baixa e agora estou com prejuízos…o que devo fazer com meu título agora resgatar ou aguardar pelo menos chegar ao valor investido já que prece que de qualquer forma perderei…péssima escolha do IPCA +45 😨
Oi. Continue realizando aportes regulares e pegando taxas melhores. No vencimento você terá uma média mais alta.
Show Marilia!!
Peguei 25k no início de 2020 no IPCA + uns 2.5 % e tava negativo todo esse tempo. Tirei tomei prejuízo de uns 1.800. Mas tô aproveitando pra recuperar nessas taxas do prefixado acima dos 11%, investindo e reinvestindo a cada 4 anos.
Daí a importância de não aportar valores altos de uma vez, fazer reserva de oportunidade e ir aportando fracionado sempre nas altas de cada momento fazendo assim uma boa taxa média.
Oi... Td bem?!?
Sei q o objetivo desse vídeo foi explicar/apresentar estratégias de investimentos a longo prazo etc etc... Gostei das explicações, p mim, fazem todo sentido!!!
Mas.... Se me permite um comentário, a título de dúvida, gostaria de perguntar:
. Porque essa análise não poderia ser feita c base no "rendimento líquido"? O IR vai "comer", hoje, 15% do IPCA e 15% dos "juros ou spread", ou seja, dependendo dos juros ofertados vc poderia, no vencimento/resgate da aplicação, apesar de ter investido em IPCA+, não ter juros reais positivo...(lógico, acho que nunca aconteceu ou pelo menos na "história recente", mas como vc disse..."não estou dizendo que vai acontecer mas (minha pergunta vem agora) poderia?!? Se sim, acho que faz sentido meu comentário... Se não, aprendi mais uma rsrsrs...
. Uma outra dúvida (vou pesquisar sobre) o que aconteceria se tivéssemos deflação (inflação "negativa", redução de preços etc)? Ou até mesmo "juros negativos" (Acho q Japão? Suíça?!?)
Bom, são dúvidas ok.
Obrigado
Excelente explicação Marilia. Muito obrigado.
Muito bom o vídeo eu investi com esse pensamento, comprei tesouro IPCA 2045 com rendimento IPCA+5,16% em 2017, hoje o mesmo titulo esta IPCA+5,69%, já estou na duvida se é melhor resgatar e investir em outro ativo ou se é melhor continuar.
Não venda. Continue com ele. Está rendendo 15% ao ano com a inflação nesse patamar. Não encontrará nenhum investimento q renda isso de forma garantida. Mas leve até o vencimento. Não caia na falácia de ficar vendendo seus títulos antes do vencimento. Está muito bem investido. Infelizmente esse vídeo é incompleto e estimula as pessoas a ficarem girando patrimônio. Não caia nessa.
Opinião pode ser nociva, cada um tem sua vida e eu não sou especialista de nada. No seu caso só acho que o erro foi investir para 2045. Muito tempo. Sobre manter ou vender, depende, acho que o amigo aqui em cima tem razão. Mas mesmo que para aposentadoria, eu particularmente prefiro sempre investir nos títulos de resgate mais próximo, pois se a economia da uma reviravolta tenho como consertar.
A grosso modo, continue ou só resgate qdo esse titulo estiver abaixo de 5,16%.
Quem anda alcança quem corre cansa, essa é a máxima pra quem investe.
Comecei no IPCA 2035 a 3,31% hj ta 5,64, imagina de tivesse investido tudo lá nos 3,31 ao invés de ir comprando aos poucos.
Depende tbm do objetivo e de quanto a pessoa tem para investir. Eu não tenho uma grande quantia para aportar e deixar em um título, então a estratégia que eu uso é: aportar todos os meses no IPCA + com prazo de 5 anos levando até o vencimento, e nos pré fixados um valor maior quando as taxas estão lá em cima, quando elas caem eu pego a marcação a mercado. Quando as taxas de juros estão lá em baixo daí os aportes mensais são no tesouro selic, pelos motivos que ela explicou. Para mim as taxas do IPCA + neste momento estão atrativas 5,80, abaixo de 5,5 já penso em aportar no tesouro selic. O bom de de usar essa estratégia é que dá para acompanhar as mudanças do mercado e conforme ele vai mudando , você também vai mudando seus investimentos e com isso você diversifica-os.
Não seria o caso de comprar titulo de longo prazo, ao longo dos 30 anos, a fim de fazer um preço médio , como normalmente se faz na compra de dólar para quem vai viajar ?
Parabens Marilia pelas explicações, com certeza serão muito úteis... Gratidão
E os descontos semestrais, vc acha q faz muita diferença a longo prazo?
Rapaz...
Linda, inteligente e excelente professora.
Entendi tudo.
Caramba.
Eu que era apaixonado pelo IPCA.
Vai nessa de recomendação, vai...
Se a inflação fosse constante ( fixa ) e a taxa do ipca com juros semestrais 2055 fosse constante ( fixa ) . Poderiamos saber o quanto teriamos em 2055 se todos os cupons fossem reaplicados ja que a calculadora do tesouro direto não faz isso por nós ? Sei que é uma realidade hipotética mas alguém se arrisca? Alguma fórmula ou alguma idéia para realizar este cálculo? Não pergunto isso em outro canal pois serei apedrejado.
E os juros compostos ? Não auxiliam o IPCA ?
O MELHOR É ENTENDER EM QUE MOMENTO DA ECONOMIA MACRO E MICRO NOS ENCONTRAMOS E APORTAR AOS POUCOS E NO MEIO DO CAMINHO CASO QUEIRAM FAÇA A M.M CASO CONTRARIO LEVE ATÉ O FINAL..
E quem investe 100 mil pra aposentadoria tudo de uma vez? Quem segue essa estrategia geralmente investe um valor baixo por mes, e ao longo prazo resulta numa media ponderada. E essa de 'achar que os juros vao subir' pode ser uma grande roubada pois o inverso pode muito bem acontecer.
Marília tô aprendendo muito com vc!!!! obrigado