Nossa Senhora da Lapa, santuário com mais de 520 anos de história e de fé cristã - Portugal
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Este santuário, com nome semelhante a um outro, que já compartilhei aqui em video no canal, o qual ficava em Soutelo, Vieira do Minho, pelo qual também me interrogavam se era este, pertencente a Sernancelhe, Aguiar da Beira, distrito de Viseu. Assim como havia prometido a esses subscritores do canal, Lugares Encantados em Portugal, os quais me perguntavam; ficando a promessa desde então, de trazer também este belíssimo santuário mariano da Lapa, pertencente a Sernancelhe.
Diz-nos a Bíblia, que os humildes herdarão o reino de Deus, e tem sido muito dentro desta crença cristã, que a Igreja católica nos afirma que nossa Senhora também tem preferido os mais humildes para transmitir suas mensagens celestiais, transfigurando sua imagem, a simples pastores, que no momento apascentavam seus rebanhos, como é o caso de Fatima em Portugal, e Lurdes na França. também á semelhança do outro santuário da Lapa, que já publiquei aqui o video.
Neste lugar de Nossa Senhora da Lapa não foi diferente, também aqui de igual forma, uma humilde pastorinha muda, que não conseguia pronunciar qualquer palavra, de nome Joana. No ano de 1493, teria encontrado ali uma velha imagem de Nossa Sra. escondida entre as rochas, por cristãos fugidos aos invasores mouros.
Dentro da Igreja com muitos séculos de história, por de trás do altar, existe ali um penedo enorme, precisamente no local onde teria sido descoberta a imagem, através de uma fenda estreita na rocha nos contam as velhas tradições que os pecadores não conseguem atravessar a dita fenda na rocha; apenas os mais puros de coração sem qualquer macula o conseguem fazer. Confesso que eu devo ser um desses privilegiados, pois já por diversas vezes passei através da fenda.
Analogias á parte, penso que o mais correto seria afirmar que tudo é uma questão de peso; pois os mais gordinhos, ou simplesmente os mais claustrofóbicos não o conseguem fazer; apenas um privilégio que favorece os mais elegantes, e aqueles que não sofrem de claustrofobia.
A HISTÓRIA DA LAPA
A história da Lapa começa em 1493 com o aparecimento da imagem de Nossa Senhora debaixo de uma lapa, escondida naquele local por religiosos que fugiam ao general mouro Al Mansor. A gruta onde a imagem foi descoberta possui uma fenda muito estreia por onde reza a tradição que todos passam, exceto aqueles que tiverem pecado. A lenda tomou proporções nacionais e sem demora, surgiram as primeiras construções naquele local.
Chamava-se Joana a pastorinha muda, de doze anos, que enquanto guardava um pequeno rebanho de ovelhas, avistou, por entre as fendas de um penedo ou lapa, uma imagem de Nossa Senhora. Diz a história que Joana aproximou-se da imagem e, extasiada, permaneceu em oração por largo período de tempo. A pastorinha reparou, então, que as vestes da imagem se encontravam destruídas pela ação do tempo e pela humidade e decidiu erguer, naquele local, um altarzinho. Limpou a imagem, colocou flores em seu redor e não mais deixou de pensar no seu “tesouro”. No dia seguinte, Joana levou a imagem para casa na cestinha onde a mãe lhe enviava o farnel. A mãe, que não apreciava o facto de Joana perder tempo a fazer vestidinhos para a “boneca”, atirou-a ao lume. Desesperada, Joana, muda de nascença, gritou para a mãe: “Tá! Minha mãe! É Nossa Senhora da Lapa! Ai! Que fez?!”. Diz a lenda que a imagem não se queimou, mas nesse preciso momento a mãe ficou com o braço paralisado. Arrependida do ato que acabara de cometer rezou com Joana e tudo voltou à normalidade. O pároco, conhecedor da história, pediu que a imagem fosse colocada na Igreja Matriz, para não ficar naquele ermo, só que a imagem desaparecia de lá e aparecia na gruta onde Joana a havia descoberto. Era lá que ela queria ser venerada, dizem.
Alguns anos mais tarde, e já sob a orientação dos jesuítas, foi construída a atual Igreja, que ficaria concluída no ano de 1635, no exato local onde a Pastorinha Joana descobriu a imagem de Nossa Senhora.
O Colégio, onde gente tão ilustre como o escritor Aquilino Ribeiro ingressou em 1895 para estudar gramática, latim, lógica e moral, começou a ser construído em finais do século XVI e é uma das obras maiores dos Jesuítas na Lapa, funcionando hoje como pousada do Santuário.
São de salientar tesouros sem conta, oferecidos, até por reis e rainhas, e a cenografia dos altares da Crucificação e da Morte de São José.
A preponderância da Lapa foi reconhecida também pela coroa que, em 1740 lhe conferiria o estatuto de Vila, que manteria durante 145 anos.
A Lapa é hoje Aldeia de Portugal.
Existem três grandes momentos de peregrinação à Sra. Da Lapa: a 10 de junho, a 15 de agosto e no primeiro domingo de setembro. Estas peregrinações são precedidas de novenas, que funcionam como retiro aberto e são muito concorridas.
A Lapa é rica em sabores gastronómicos, como o pão, o queijo, e o mel, são alimentos seculares daquele lugar, que chegaram até aos nossos dias como manjares de grande requinte e símbolos da identidade da Lapa.
Lindo👍
Obrigado Minha querida amiga Bela. Um grande beijinho❤❤
Ola obrigado mais um magnífico vídeo
Esse lugar é maravilhoso , muito lindo 🙏 adorei quando ai fui um lugar a voltar🙏🙏
Maravilha de lugar. Obrigado por vosso empenho em trazer sempre belíssimos vídeos. Bem haja!
Olá meu bom amigo sempre presente, muito obrigado mais uma vez, sempre um privilégio contar com seus comentários assíduos aqui no canal.
Do fundo do coração eu lhe endereço um grande abraço amigo ❤❤
Estive aí, no passado dia 22 de setembro. Um sítio histórico, um encanto do nosso Portugal!
Obrigado minha querida amiga Sandra. Um beijinho❤❤
Eu. Já aí fui a alguns anos atrás e lembro,me bem de passar por um sítio estreito por de traz do altar..ficou,me na memória...
Local maravilhoso. Obrigado!
Sempre um enorme gosto mostrar os pequenos encantos do nosso Portugal, aos meus subscritores. Bem haja por acompanhar o canal.
Um grande abraço ❤❤
Um lugar santo maravilhoso! Não muito longe da capela, é a nascente do rio Vouga. Aconselho a visita.
Muito obrigado minha querida amiga Augusta, pela sugestão.
Um grande Beijinho❤❤
Ainda bem que não ficaste entalado na rocha😂😂! Excelente video! Grande abraço Jorge e continuação dos bons vídeos!
Foi por pouco! 😅😅 Um grande abraço amigo Carlos, continuação e muita força para o teu canal ❤❤
Maravilha.
Abraços meu amigo Lucio❤❤
Que maravilha lindissimo parabens pelo trabalho afina nós portugueses temos coisa lindas é so procurar obrigado
Muito obrigado minha querida amiga Isabel pelas suas palavras. Saudações fraternas❤❤
Como sempre mais um excelente documentário .Já tinha dito que conhecia o lugar e a sua história de muita religiosidade, durante muitos anos foi um dos maiores centros de peregrinação conjuntamente com Santiago de Compostela.É bom ver que este lugar ainda hoje está conservado, pena é que não seja mais fácil o acesso e não há oferta de restaurantes. Um grande abraço amigo, muita saúde.
Muito obrigado meu bom amigo Barbosa, mais uma vez, sua presença e seu comentário me honra muito.
De facto a Lapa, além de ser um símbolo de religiosidade cristã, também tem o antigo colégio dos jesuítas, onde o escritor Aquilino Ribeiro ingressou em 1895 para estudar gramática, latim, lógica e moral. Aquilino Ribeiro nasceu na Beira Alta, concelho de Sernancelhe, no ano de 1885, e morreu em Lisboa em 1963.
Deixou uma vasta obra, inclusive "Terras do Demo", no qual cultivou todos os géneros literários, partilhando com Fernando Pessoa, condecorado com a Ordem da Liberdade e homenageado, aquando do seu centenário, pelo Ministério da Cultura.
Sempre mais um ponto de interesse histórico, hoje transformado como pousada do santuário. Sem dúvida uma excelente utilidade para o monumento e sua conservação.
Uma saudação fraterna❤❤
O que é pena é esta riqueza cultural imensa , não se traduzir numa imensa riqueza material paralela e de acordo com os nossos feitos ! Temos sido sempre relativamente pobres
durante todo o nosso trajecto como nação e é pena pois podíamos ter feito mais muito mais .
E infelizmente o mundo só reconhece o luzir do dinheiro , só quem é rico tem reconhecimento . Os feitos ,as ações ficam esquecidos e ofuscados a todos os que não querem ver e até aqui temos sabido manejar .esta nobre nação , mas eis que surge uma grande tormenta nunca antes vista pela proa , seremos nós capazes de com a ajuda Divina de vencer mais este obstáculo ? A descaracterização da nossa nação ( alias de toda a Europa) pela invasão desregrada de gentes vindas de outras zonas do mundo , alguns inimigos declarados da nossa matriz civilizacional irao sem duvida colocar um obstáculo à nossa paz .
Infelizmente grande parte dos nossos políticos, não tem sabido proteger os interesses portugueses nem a nossa cultura ancestral, o orgulho de termos sido uma grande nação na era dos descobrimentos. Hoje estamos transformados numa sombra daquilo que fomos outrora. A corrupção, os interesses instalados e um estado que não para de engordar todos os dias, se tornaram um verdadeiro flagelo nacional, fazendo com que as contas publicas descambem a cada dia que passa, criando cada vez mais problemas ás famílias, como se não bastasse, penso que tem toda a razão quando afirma que estamos em risco de perder, até a nossa identidade cultural, através da invasão de outras culturas retrógradas, de certo modo com um cariz de violência pelo meio, não se adaptando á nossa cultura, e ao nosso modo de vida. Dando azo a que as pessoas se virem para os extremismos políticos como modo de solução.
Eu sou daqueles que já perdi a esperança, em qualquer modo partidário de governação, pois como já também afirmei, em toda a história da humanidade tivemos toda a espécie de partidos e de governos, desde a monarquia, Imperadores, partidos de extrema esquerda, partidos fascistas de extrema direita, partidos do centro de direita, partidos do centro de esquerda, tudo e mais alguma coisa...por ventura algum foi perfeito ? Todos cometem erros crassos. Ideologias á parte, umas serão melhores do que outras, talvez: De certo modo, penso que a política tem muita falta é de gente honesta e competente para governar, e esse é o grande problema das nações e do mundo.
Grande abraço meu amigo Luis. Muito obrigado pelo seu comentário❤❤
@@LugaresEncantadosPortugalO seu comentário subscrevo tudo. O grande problema é que pessoas honesta já não querem saber de política...a política está entregue na sua maioria a pessoas sem palavra e sem qualquer sentido de responsabilidade
Um grande abraço amigo
Uma pessoa honesta tende a recusar cargos políticos , porque terá de abdicar da integridade para servir o sistema ... Então estamos irremediavelmente enredados numa teia sem fim e da qual dificilmente escapamos , não é que não existam pessoas íntegras e honestas ,mas essas estão tratando de sua vida , trabalhando arduamente para poder sobreviver dignamente , claro sendo sugadas pelo polvo de mil tentáculos que de tudo se apossou .
Bem haja a todos e temos de ter esperança e talvez ... Talvez um dia isto dê a volta
@@LuisterralusaSe me permite Chamá-lo de amigo...também quero que o mais rapidamente as pessoas de bem tenham coragem de fazer algo por este país. Já estou cansado de ver políticos sem carácter. Abraço
Aonde fica ?
Sernancelhe, Aguiar da Beira. Procurem sempre na descrição do video, encontram lá sempre o lugar onde fica, raras exceções, caso se verifique alguma situação mais melindrosa, que não se possa divulgar o lugar.
Um beijinho Maria❤❤
Eu, português, achava que Portugal era relactivamente pobre no que se refere a monumentos dignos de admiração. Afinal o problema é meu….não conheço Portugal!
Também uma forma de conhecer Portugal, é através dos meus videos, que sempre mostro esses lugares mais ocultos do nosso país. Um grande e fraterno abraço❤❤