Quero deixar aqui os parabéns por esse Roda Viva. Sou vidrada nos programas da Cultura e Roda Viva é um deles. Se a política Educacional no Brasil tivesse interesse de formar cidadãos competentes em buscar "vida de qualidade", como disse o Dr. Forbes, um programa como esse seria muito usado nas salas de aula. Aida Rossi
Ivan Capelatto é um monstro do conhecimento (monstro no bom sentido da palavra).... queria mto vê-lo no roda viva... acrescentaria também mais dois nomes: Dr Benilton Bezerra e Renato Mezan....
Muito inteligente o Jorge. Uma entrevista bastante subjetiva porque a matéria é muito subjetiva. Contudo a matéria é da maior importância. Bastante difícil desvendar os todos os cantinhos da mente humana.
@@MarceloChannel18 até concordo, mas essa Leda Tenório forçou a brincadeira né kkkkkkk... ela já perguntava e respondia uns 2 ou 3 pensamentos no meio da construção de uma pergunta... nem quando eu tinha que enrolar na faculdade eu fazia tanto....Gzus!....... por pouco fiquei com a sensação que o Forbes só iria dizer..... "É isso aí"... kkkk porque "fruta que caiu!!!" (PQP) que chatice essa mulher....
Meu caro amigo Jorge Forbes, sua entrevista no Roda Viva me pareceu extremamente articulada e bastante esclarecedora conforme é do seu ESTILO. Apenas um comentário seu me surpreendeu, quando você colocou: Freud explica e Lacan implica. Veio-me imediatamente um sentimento de surpresa ao me lembrar que Freud, o inventor da psicanálise, no Caso Dora, em determinado momento pergunta: "Qual é a sua parte na desordem de que te queixas?". No meu entendimento, Freud implica a paciente com suas questões. Como era uma descoberta nova, "o inconsciente", no livro "sobre os sonhos" e outros tantos escritos, realmente ele tentava explicar... Donde, FREUD EXPLICA. Agradecendo sua atenção, um abraço cordial.
Lacaniano, entende que a Globalização é inexorável, mas acha que as coisas vão "melhorar" pois temos que encontrar novos meios de relações sociais. Qual a parte que ele não entendeu que o sistema não vai dar o caminho para essas novas formas de relações sociais ? Vivemos atualmente na era onde o sujeito Autoexplora-se para o mercado e acha que está indo bem na vida. O monstro está enorme, e a universidade está ajudando ele a crescer ainda mais.
Maria Fernanda Candido, a prova de que produzir conteúdo de qualidade NUNCA será pauta na rede esgoto de televisão, basta dar sinais de inteligência e a pessoa cai no ostracismo e vai pra emissoras com público nichado
gênero não é ideologia mas uma opção singular que deve ser respeitada, a insegurança que tá fazendo as pessoas se fecharem em grupos novamente 1:03:00 -
Acho muito interessante quando os intelectuais dizem que, por algum motivo ou outro, é impossível que uma mente artificial tenha certos aspectos naturais de uma mente natural (humana). O que existe na mente humana que a configura como não-simulável? Isso me parece uma herança monoteísta no vislumbre das possibilidades da engenhosidade humana.
A emoção é um conjunto de transformações fisiológicas no corpo. Isso é fácil de reproduzir num organismo artificial. O problema realmente difícil é fazer um organismo artificial 'experienciar' emoções e qualquer outra coisa. É o problema da consciência qualitativa. Mas alguns filósofos, como o Dennett, dizem que isso é um pseudoproblema, fazer essa separação tão estanque entre ter uma emoção e ter uma experiência qualitativa desta. Separar as duas coisas como diferentes seria uma indesejada herança de Descartes.
Pra ser sincero, eu nao entendo muito disso, mas sei que ate agora ninguem conseguiu fazer uma inteligencia artificial que chegue perto da humana. Acho que nunca conseguiremos fazer algo assim. Sempre vai faltar algo.
Esse projeto pode demorar a se realizar, ou pode nunca se realizar. Mas o que eu quis dizer é que não vejo nisso um sinal de que EM PRINCÍPIO tal simulação como impossível. Essa visão é a que me referi, sobre tendo um ranço da nossa herança judaico-cristã.
Felipe Novaes Leia as grandes obras literárias que contenham registrados os mergulhos mais profundos no interior humano que você entenderá, ou melhor, não entenderá o que é o homem. Talvez uns exercícios de leitura aumentará o seu potencial imaginativo.
Hoje em dia, até os especialistas tem medo de falar das diferenças entre homem e mulher na área em que dominam... homens e mulheres são diferentes mesmo. Que medo é esse de falar?
É uma questão relativa....diferente em alguns aspectos sim, mas em outros, é simplesmente da natureza humana e não uma simples questão de gênero. O problema é que pegamos as vezes um certo ponto de vista e exageramos, criando assim estereótipos.
Eduardo Felipe claro.. existem as diferenças e semelhanças. Não há problema em falar sobre isso em diferentes áreas conhecimento. Esse erro de esteriotipar é ruim porém infelizmente pode acontecer porque as pessoas tem sua peculiaridade na hora de interpretar.
Antônio Evangelista Junior Aliás, nas páginas amarelas de uma edição revista Veja tem uma pesquisadora falando sobre essa natureza que você citou, mas com o acréscimo de que ela levou em consideração o ambiente dessa natureza.
Caramba... sinto exatamente a mesma falta nos debates a muuuito tempo, tecnologia ou algum assunto moderno que foge do clichê nunca tem o seu devido valor e atenção aqui do Brasil... [única que ví, até com um insight e visão bem legal sobre o assunto, foi a Marina Silva, mas a mesma foi prejulgada... e derrotada pelo populismo barato e manipulação covarde de massas do PT].
Yuri Zaitune Concordo , mas em parte, a primeira indagação feita por ela não haveria como lançar a pergunta sem a introdutória, aí ninguém iria entender a pergunta! Como estamos desbussolados, inclusive o Forbes com essa obsessão com a MPB, principalmente com o mala do Chico .
Estudo psicanálise há dez anos e há dez anos ouço sempre as mesmas coisas do Jorge Forbes. Sempre sei o que ele vai falar. São sempre as mesmas expressões, palavras, exemplos etc. Façam um teste: assistam a três vídeos dele no RUclips e vejam como se trata sempre do mesmo blá-blá-blá da verticalidade, sujeito desbussolado e o famoso e controverso para além do Édipo.
kkkkkkkk. Também. Acho que ele queria inovar, mas, não conseguiu. Casos do tipo: quando ele aposta sobre as mais de duas milhões de pessoas nas raves, novo laço social, homem desbussolado, etc. Não consigo extrair nada de interessante na frase dele em que "não é necessário compreender pra estar juntos". Mas, elas estão na rave pelo motivo que querem se divertir, só isso. Assim, como no Rock in Rio de 85. ricardogoldenberg.com.br/2014/10/30/critica-de-geraldino-alves-ferreira-netto-a-uma-suposta-clinica-do-real/
Sou leigo no assunto, apenas um leitor "míope" da psicanálise, mas me parece que as ideias principais de Forbes são ainda de Freud e Lacan, (um século atrás)... não há motivo nem elementos para mudança de discurso... ninguém ainda conseguiu desvendar Freud de Lacam.
Rodrigo Souza , essa repetição , infelizmente não se restringe a Forbes. Assisto os vídeos de Karnal, Pondé é Clóvis, para citar os mais celebrados atualmente, e eles se repetem em tudo, idem em relação aos livros dos mesmos. Hj já não tenho mais interesse em ouvi-los. Karnal que sempre criticou os livros de auto-ajuda a meu ver está enveredando por esse caminho.
Dona LEDA, queria mas holofotes do que o entrevistado! Terra I terra II terra III ou sei lá mais o que! Independente da numeração o que não pode faltar é a essência humana.
Divirjo das teses apresentadas mas acho interessante o debate e os programas em questão mas, na boa: Como maltrata o português o professor Jorge Forbes: "Prefiro muito mais" entre outras...
só discordo que as mulheres gostem de se vestir de forma diferente... basta olhar... o que significa MODA? Todo mundo tá usando brinco de argola... também quero um!!!! não é assim? dias depois o brinco tá abandonado e vamos à nova MODA....
Quero deixar aqui os parabéns por esse Roda Viva. Sou vidrada nos programas da Cultura e Roda Viva é um deles. Se a política Educacional no Brasil tivesse interesse de formar cidadãos competentes em buscar "vida de qualidade", como disse o Dr. Forbes, um programa como esse seria muito usado nas salas de aula.
Aida Rossi
Estou aqui em 2021 pelo deleite que é escutar o Forbes!!!
Jorge Forbes criou o melhor programa da cultura Terraadois
Sublime discussão. Jorge é um mestre no sentido amplo do termo 🙏❤️
É um alívio saber que ainda existe vida inteligente no Brasil
Jorge Forbes sempre traz reflexões extremamente profundas, mas vale a pena se "afundar" nestes conteúdo até entendê-los.
Ótimo vídeo!
Esse é gênio de nosso tempo
Uau, finalmente um intelectual que conversa com a realidade dos comuns. Fiquei muito interessado em saber mais.
Excelente escolha da direção do programa,convidar o Mestre Forbes,um baita Psicanalista.
Gostariamos de ver Ivan Capelatto também,no Roda Viva.
ADMIRO IVAN CAPELATTO! BOA PEDIDA.
Tomara que vejam nossa sugestão.
Gosto muito do Ivan Capelatto!
Também gostaria muito de ver o Ivan no Roda Viva!
Ivan Capelatto é um monstro do conhecimento (monstro no bom sentido da palavra).... queria mto vê-lo no roda viva... acrescentaria também mais dois nomes: Dr Benilton Bezerra e Renato Mezan....
Altíssimo nível!
As reações do Forbes às “perguntas” da Leda são maravilhosas
Cala a boca
Gui Guilherme vai cagar
@@guiguilherme6720 vai cagar otario
Jorge Forbes é maravilhoso. Precisamos de mais especialistas de escol como ele e menos charlatões na mídia.
Muito inteligente o Jorge.
Uma entrevista bastante subjetiva porque a matéria é muito subjetiva.
Contudo a matéria é da maior importância.
Bastante difícil desvendar os todos os cantinhos da mente humana.
Jorge Forbes, é um gênio.
Excelente! Brilhante esse psicanalista!
ATE QUE ENFIM UM VIVO, DE VERDADE!!!
"O pensamento do Dr. Jorge Forbes é como um bote salva vidas que surge repentinamente no meio da tempestade"
Finalmente um convidado interessante! Chega de politico.
pedog apesar de estar muito englobado, acho que não foi bem isso que vc quis dizer...
Uma aula !
Que entrevista linda.
Que dificuldade que alguns tem para ir diretamente a pergunta :/
Parabéns pela escolha do convidado.
Adriana Lemes Deve ser para mostrar que é inteligente.
Dão volta demais, como a Adriana disse, pode ser para querer provar algo, ou apenas ego mesmo....
O mundo acadêmico é assim, na faculdade nos exigem enrolações bonitas e falação referenciada mesmo que não tenha utilidade alguma kkkk
@@MarceloChannel18 resumiu bem, muita churumela.
@@MarceloChannel18 até concordo, mas essa Leda Tenório forçou a brincadeira né kkkkkkk... ela já perguntava e respondia uns 2 ou 3 pensamentos no meio da construção de uma pergunta... nem quando eu tinha que enrolar na faculdade eu fazia tanto....Gzus!....... por pouco fiquei com a sensação que o Forbes só iria dizer..... "É isso aí"... kkkk porque "fruta que caiu!!!" (PQP) que chatice essa mulher....
Excelente Forbes!
Meu caro amigo Jorge Forbes, sua entrevista no Roda Viva me pareceu extremamente articulada e bastante esclarecedora conforme é do seu ESTILO. Apenas um comentário seu me surpreendeu, quando você colocou: Freud explica e Lacan implica. Veio-me imediatamente um sentimento de surpresa ao me lembrar que Freud, o inventor da psicanálise, no Caso Dora, em determinado momento pergunta: "Qual é a sua parte na desordem de que te queixas?". No meu entendimento, Freud implica a paciente com suas questões. Como era uma descoberta nova, "o inconsciente", no livro "sobre os sonhos" e outros tantos escritos, realmente ele tentava explicar... Donde, FREUD EXPLICA.
Agradecendo sua atenção, um abraço cordial.
Freud hj nao mais explica, Freud implica
excelente entrevista!!!
Lacaniano, entende que a Globalização é inexorável, mas acha que as coisas vão "melhorar" pois temos que encontrar novos meios de relações sociais. Qual a parte que ele não entendeu que o sistema não vai dar o caminho para essas novas formas de relações sociais ? Vivemos atualmente na era onde o sujeito Autoexplora-se para o mercado e acha que está indo bem na vida. O monstro está enorme, e a universidade está ajudando ele a crescer ainda mais.
Terra 2, que belíssima discussão
Jorge Forbes sempre elegante e sábio!!!
começa 09:28
kkkk caraca a mulher falou 2 horas na pergunta.
Bom mto bom !
Vou ser rápida" e fala 5 minutos antes de perguntar,esses caras kkkkkk
As perguntas da Dona Leda são tão longas, que ela as trouxe por escrito.
É pra ela não se perder, mas faz o entrevistado perder a "esquina" que ela vira...
ela pergunta e responde ao mesmo tempo
começa em 2:30
Maria Fernanda Candido, a prova de que produzir conteúdo de qualidade NUNCA será pauta na rede esgoto de televisão, basta dar sinais de inteligência e a pessoa cai no ostracismo e vai pra emissoras com público nichado
É tanta abstração que me levou a imaginar a pessoa que tira o pó das "ondas" do cenário...
gênero não é ideologia mas uma opção singular que deve ser respeitada, a insegurança que tá fazendo as pessoas se fecharem em grupos novamente 1:03:00 -
Quando o Convidado engole os Entrevistadores 😎😂
Não sabia que o Ney Latorraca era psicanalista...🤔
👏👏👏👏
Acho muito interessante quando os intelectuais dizem que, por algum motivo ou outro, é impossível que uma mente artificial tenha certos aspectos naturais de uma mente natural (humana). O que existe na mente humana que a configura como não-simulável? Isso me parece uma herança monoteísta no vislumbre das possibilidades da engenhosidade humana.
Felipe Novaes A emoção. Emoção é difícil de se produzir. A razão é fácil.
A emoção é um conjunto de transformações fisiológicas no corpo. Isso é fácil de reproduzir num organismo artificial.
O problema realmente difícil é fazer um organismo artificial 'experienciar' emoções e qualquer outra coisa. É o problema da consciência qualitativa. Mas alguns filósofos, como o Dennett, dizem que isso é um pseudoproblema, fazer essa separação tão estanque entre ter uma emoção e ter uma experiência qualitativa desta. Separar as duas coisas como diferentes seria uma indesejada herança de Descartes.
Pra ser sincero, eu nao entendo muito disso, mas sei que ate agora ninguem conseguiu fazer uma inteligencia artificial que chegue perto da humana. Acho que nunca conseguiremos fazer algo assim. Sempre vai faltar algo.
Esse projeto pode demorar a se realizar, ou pode nunca se realizar. Mas o que eu quis dizer é que não vejo nisso um sinal de que EM PRINCÍPIO tal simulação como impossível. Essa visão é a que me referi, sobre tendo um ranço da nossa herança judaico-cristã.
Felipe Novaes
Leia as grandes obras literárias que contenham registrados os mergulhos mais profundos no interior humano que você entenderá, ou melhor, não entenderá o que é o homem. Talvez uns exercícios de leitura aumentará o seu potencial imaginativo.
Hoje em dia, até os especialistas tem medo de falar das diferenças entre homem e mulher na área em que dominam... homens e mulheres são diferentes mesmo. Que medo é esse de falar?
É uma questão relativa....diferente em alguns aspectos sim, mas em outros, é simplesmente da natureza humana e não uma simples questão de gênero. O problema é que pegamos as vezes um certo ponto de vista e exageramos, criando assim estereótipos.
Eduardo Felipe claro.. existem as diferenças e semelhanças. Não há problema em falar sobre isso em diferentes áreas conhecimento. Esse erro de esteriotipar é ruim porém infelizmente pode acontecer porque as pessoas tem sua peculiaridade na hora de interpretar.
Rubens Oliveira Nós, já tínhamos esses medos antes que era atenuado por outros ou tinha outro nome.
Antônio Evangelista Junior Essa ambivalência se chama NATUREZA. E é também o que separa o leigo do especialista.
Antônio Evangelista Junior Aliás, nas páginas amarelas de uma edição revista Veja tem uma pesquisadora falando sobre essa natureza que você citou, mas com o acréscimo de que ela levou em consideração o ambiente dessa natureza.
"Vou ser rápida" e fala 10 minutos antes de perguntar
é só para mim que este vídeo está com problema? A imagem não reflete o audio.
Leda Tenório só faz perguntas que valem uma palestra pra responder hahahaha!
O audio não condiz com as imagens
Terra dois
PQP!!! minha mae pergunta igualzinha essa senhora!!
voce deve sofrer hein! hahahahaha
"Articulação de monólogos", Forbes? Interessante, mas deveria aprofundar.
Ihhh, virou existencial humanista ali no palco! Eu te entendo, Forbes.
Difícil de acompanhar essa galera. Kkkkk
Venho do futuro pra falar que o Augusto Nunes enterrou sua carreira na JP.
Ele tirou a fantasia de Tiririca ?
Caramba... sinto exatamente a mesma falta nos debates a muuuito tempo, tecnologia ou algum assunto moderno que foge do clichê nunca tem o seu devido valor e atenção aqui do Brasil... [única que ví, até com um insight e visão bem legal sobre o assunto, foi a Marina Silva, mas a mesma foi prejulgada... e derrotada pelo populismo barato e manipulação covarde de massas do PT].
Essa Leda Tenório é muito chata!
Yuri Zaitune
Concordo , mas em parte, a primeira indagação feita por ela não haveria como lançar a pergunta sem a introdutória, aí ninguém iria entender a pergunta!
Como estamos desbussolados, inclusive o Forbes com essa obsessão com a MPB, principalmente com o mala do Chico .
Yuri Zaitune concordo em totalidade que meia hora escutando essa senhora, você cura qualquer insônia
Estudo psicanálise há dez anos e há dez anos ouço sempre as mesmas coisas do Jorge Forbes. Sempre sei o que ele vai falar. São sempre as mesmas expressões, palavras, exemplos etc. Façam um teste: assistam a três vídeos dele no RUclips e vejam como se trata sempre do mesmo blá-blá-blá da verticalidade, sujeito desbussolado e o famoso e controverso para além do Édipo.
Rodrigo Souza verdade. Os livros TB são a mesma coisa. Não que eu ache errado o que ele fala, mas é sempre a mesma coisa.
kkkkkkkk. Também. Acho que ele queria inovar, mas, não conseguiu. Casos do tipo: quando ele aposta sobre as mais de duas milhões de pessoas nas raves, novo laço social, homem desbussolado, etc. Não consigo extrair nada de interessante na frase dele em que "não é necessário compreender pra estar juntos". Mas, elas estão na rave pelo motivo que querem se divertir, só isso. Assim, como no Rock in Rio de 85. ricardogoldenberg.com.br/2014/10/30/critica-de-geraldino-alves-ferreira-netto-a-uma-suposta-clinica-do-real/
Sou leigo no assunto, apenas um leitor "míope" da psicanálise, mas me parece que as ideias principais de Forbes são ainda de Freud e Lacan, (um século atrás)... não há motivo nem elementos para mudança de discurso... ninguém ainda conseguiu desvendar Freud de Lacam.
Rodrigo Souza , essa repetição , infelizmente não se restringe a Forbes. Assisto os vídeos de Karnal, Pondé é Clóvis, para citar os mais celebrados atualmente, e eles se repetem em tudo, idem em relação aos livros dos mesmos. Hj já não tenho mais interesse em ouvi-los. Karnal que sempre criticou os livros de auto-ajuda a meu ver está enveredando por esse caminho.
Eu ouvi dez minutos e fiquei de saco cheio. Imagina quem ouve o cara há dez anos ....
Dona LEDA, queria mas holofotes do que o entrevistado! Terra I terra II terra III ou sei lá mais o que! Independente da numeração o que não pode faltar é a essência humana.
Divirjo das teses apresentadas mas acho interessante o debate e os programas em questão mas, na boa: Como maltrata o português o professor Jorge Forbes: "Prefiro muito mais" entre outras...
Nossa que relevante
@@estudiojac2424 kkkkkkkkkkkkkk
só discordo que as mulheres gostem de se vestir de forma diferente... basta olhar... o que significa MODA? Todo mundo tá usando brinco de argola... também quero um!!!! não é assim? dias depois o brinco tá abandonado e vamos à nova MODA....
Acho que você não entendeu que ele fez uma generalização...
Essa tal de Leda devia fazer Análise. Oh! Criatura azeda.
Gisele,,, Gata
Pseudo entrevistadores só querendo disseminar o medo kkkkkkkkk
QUEMMMM???????????????
QUE SONO!!!!!
Que mulherada complicada. Alguma aí desse programa dança bolero?
Um bobo Alegre!
William Capini mas tem gente que paga para ele falar né ?