A FACULDADE DEVIA SER MAIS DESAFIADORA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 1 фев 2025

Комментарии • 12

  • @elecmanuau7957
    @elecmanuau7957 Месяц назад +3

    A faculdade é generalista em certo grau pq não é possível saber qual tecnologia pode estar em alta, se hj alguma está em alta, daqui a 10 anos talvez não seja a mesma.

    • @nortonlui1
      @nortonlui1 Месяц назад +2

      Fato !! E pessoal fica voltando nessa pedra !!!

    • @AlexeiDimitri
      @AlexeiDimitri Месяц назад +1

      Eu já comentei com meu primo que se uma tecnologia tem 10 anos ela não é mais modinha (ainda mais se o market share for grande)
      Então cara já passou da hora deles ensinarem Cloud, Angular/React/Vue, frameworks PHP, ensinar Spring, etc.
      Eu lembro que em 2008 o Java tava AINDA ganhando espaço no curso técnico.... levou MUITO TEMPO para introduzirem Java nas escolas e olha que essa porra é de 1995

    • @elecmanuau7957
      @elecmanuau7957 Месяц назад

      Movimento no comentário, nem esperava. A faculdade segue um padrão estabelecido lá no passado, os pesquisadores passam o conhecimento generalista e as pessoas formadas criavam soluções para os problemas reais.
      No tempo atual, é fato que muitas atividades do mundo do trabalho acabaram por levar a um perfil mais de um técnico. Logo, esses conhecimentos podem ser trabalhados por cursos com está proposta. Neste caso, eu acredito q seria mais adequado, talvez, pelos IFs, que surgiram das antigas escolas técnicas.
      Os cursos de computação permitem um background para aprender essas ferramentas sozinhas? Eu acredito q sim. Além de poderem misturar com outras tecnologias, aplicações e áreas para criar novas soluções. Lembrando q o Rust surgiu de algo assim.
      Eu vejo q vc deve fazer faculdade para ter conhecimento para poder ser mais adaptável às mudanças do mundo.
      Se alguém acredita q só precisa de conhecimento em certas tecnologias, então é só fazer algum curso técnico ou tecnológico mais específico. Aliás, há vários cursos por aí com propostas mais aplicadas em centros universitários, cujo foco é ensino.
      Abraço povo

  • @gabriel31859
    @gabriel31859 Месяц назад +1

    Galera eu me perdi nos vídeos kkkk o tranquilão já está vivendo só de RUclips?

    • @mastigandoborracha8158
      @mastigandoborracha8158 Месяц назад +4

      Ele ganha 10 mil mas diz que ainda precisa trabalha pra completar renda kkkkk

    • @JovemTranquilão
      @JovemTranquilão  Месяц назад +1

      Quem dera esse mes menso ta dando nem 3k uma vergonha

  • @lucassilva7041
    @lucassilva7041 Месяц назад

    Talvez a maioria das faculdades seja fácil, eu não tenho essa percepção por que a minha foi extremamente difícil, fiz estatística na UFC, nunca reprovei uma disciplina, mas as vezes passava perto disso e eu dava a vida pelo curso. No meu caso eu queria que tivesse sido mais fácil.

  • @humanodelaboratorio
    @humanodelaboratorio Месяц назад +3

    No meu curso os trabalhos são meramente ilustrativos... Nunca vou usar a aplicação do trabalho na vida real... Mas mesmo assim, se não fizer é bomba

    • @AlexeiDimitri
      @AlexeiDimitri Месяц назад

      Eu diria que é um pouco de falta de criatividade...
      Por exemplo, os conceitos de um sisteminha de petshop são os mesmos que vc usa para fazer um app CRUD ou mesmo um ERP de forma geral
      Se vc tiver uma ideia para fazer um jogo por exemplo eu tenho certeza que vc vai aplicar ao menos um dos algoritmos que foram ensinados na faculdade, ou ao menos vai usar uma biblioteca que faz uso dela.
      Eu mesmo já reutilizei biblioteca da própria linguagem que implementava um algoritmo que eu conheço e em determinado trecho do algoritmo eu alterei o fluxo de forma que resolveu um problema que eu estava tendo. Cara, isso é muito comum em Ruby por exemplo na qual vc tem sobrecarga de código.

  • @AlexeiDimitri
    @AlexeiDimitri Месяц назад +3

    Tranquilão, foi exatamente o que o cara do comentário disse.
    1) Primeiro ponto é que o pessoal faz ciências da computação ou engenharia da computação e acha que tudo é a mesma coisa e vcs tão ERRADOS, esses cursos tem um foco muito específico. O Engenheiro da Computação é em essência um engenheiro elétrico com foco em sistemas computacionais. O objetivo desse profissional é CONSTRUIR COMPUTADORES (HARDWARE), em geral, montar placas mãe, elaborar circuitos de computador e realizar computação embarcada. Já o cientista da computação o objetivo é formar PESQUISADORES E PROFESSORES, profissionais que vão ficar elaborando teorias e aplicando conceitos matemáticos, físicos, químicos, etc... é o pessoal que tira do cú a ideia de fazer computadores quânticos, por exemplo... foi o pessoal que resolveu aplicar estatística para resolver problemas e criar as IAs que temos hoje... foram esses caras que criaram as redes neurais profundas, criando coisas como CNN, transformers, GANs, etc..
    O profissional que atua no mercado é o ANALISTA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. É o cara que vai fazer CRUDs, ERPs, vai integrar sistemas, fazer front-ends novos, migrar tecnologias de backend, etc.
    Então começa aqui que as faculdades ficam dando cursos para os quais não tem demanda real no mercado, enganando as pessoas
    2) Segundo ponto, a faculdade tem o foco de DAR TEORIA para as pessoas. Quem sabe resolver de verdade SÃO OS TÉCNICOS (não confundir com tecnólogo). Nem os cursos de tecnologia (cursos superiores) ensinam o aluno de verdade, pq tem muito conteúdo para pouco tempo e as disciplinas técnicas não tem tempo suficiente para ser ministradas adequadamente. Para vcs terem noção eu tive DOIS ANOS de Java no curso técnico... o primeiro focado na parte conceitual, mais Java Desktop, enquanto o segundo focou mais em Java web (lá eu aprendi JSF, deviam ter ensinado Spring). O governo BR é grande culpado pq incentivou todo mundo a fazer faculdade, agora ninguém sabe mais fazer nada... faculdade não significa mais nada e o pessoal nem quer mais fazer faculdade...
    3) Terceiro ponto, a faculdade e mesmo os cursos técnicos tem um sério problema em ter disciplinas, nem que sejam optativas, ensinando as tecnologias que o mercado tá usando... Tá certo que se vc aprender uma versão X do framework quando for estagiar já vai ter lançado umas 3 a 5 novas versões, mas pelo menos vc vai aprender o básico neh... melhor que sair da faculdade sem saber framework nenhum e ir para uma vaga pedindo um monte de framework que vc sequer sabe o básico...