Não só me identifiquei, como estou em lágrimas aqui por saber que não estou sozinha e que muitas dessas características não são "coisas da minha cabeça".
Acabei de ser diagnosticado com TEA (transtorno do espectro autista) e TDAH aos 38 anos... é uma sensação bem estranha, mas explica muita coisa que vivi. A verdade é libertadora!
Olá, eu tenho 30 anos e marquei consulta para quem sabe receber o diagnóstico também, pois fui orientada por colegas no trabalho que suspeitam que também tenho TEA. Estou ansiosa e já sinto que se for isso mesmo vai ser algo libertador também.
@@almaemdiálogosempre que começavam a conversar alto eu saia de perto, organizava as coisas de cima da mesa, cadernos canetas, pranchetas, deixava tudo alinhado, sempre perguntava se eles não estavam sentindo um cheiro estranho e desagradável que eu sempre sentia no ambiente, quando o telefone tocava as vezes eu travava não consegui atender, quando o pessoal começavam a falar ironias ou piadas ficava todo mundo rindo e eu séria sem entender nada, e parado pra prensar direitinho hoje muitas coisas fazem sentido pois lembro que alguns familiares já desistiram de me convidar pra ir na casa deles, outra coisa que acontece, muitas vezes eu sou mau interpretada sou chamada de grossa por ser sincera.
Pra mim, o mais forte é a sobrecarga mental quando estou fazendo o social. Qdo preciso dar atenção pra muitas pessoas, parece que um trem passou por cima de mim. Fico exausta❤.
Eu não tenho diagnóstico de autismo, mas já fiz testes na internet e sempre fico dentro do espectro. Quando eu era criança, não conseguia dizer pra minha mãe o que me incomodava. Às vezes, eu escrevia cartinhas pra ela explicando meus sentimentos e sensações porque eu não conseguia falar sobre. Lembro que eu cheirava a comida , o pão e simplesmente eu não conseguia comer e ela brigava comigo. As roupas eram um problema! Lembro que o uniforme da escola era de poliéster e eu passava calor porque precisava colocar uma blusa de algodão por baixo porque simplesmente não suportava o toque daquele tecido na minha pele. Eu chorava porque me dava muito nervoso. Lembro de , deitada no chão, sacudir o corpo muito, até ficar cansada, pra sentir um alívio temporário. De girar, em pé, olhando pro céu, sem parar e adorar isso. De somar infinitamente os números das placas dos carros na rua, de ver padrões de repetição nas rachaduras dos azulejos do banheiro de casa e inventar uma história fantástica para aqueles padrões e nunca contar isso pra ninguém. Ficar por horas desenhando o alfabeto no ar, em diferentes tipos de letras, às vezes, de trás pra frente ou desenhando, letra sim, letra, não. Minha mãe dizia que eu era um bebê que chorava muito, que se algo diferente acontecesse em casa, uma visita, um objeto novo, era motivo pra eu ter intensas crises de choro e gritos, por volta dos dois ou três anos. Eu só melhorei quando minha mãe começou a me alfabetizar aos cinco anos. Ela viu que eu já esboçava a leitura de algumas palavras, como "aveia" (nessa palavra, a soletração é bem próxima da leitura e eu já era craque em soletrar, narrando a composição e a ordenação das letras nas palavras). Eu falava as letras em voz alta, o tempo todo, minha mãe brigava comigo por isso. Foi muito bom aprender a ler, eu passei a me ocupar mentalmente. Quando entrei na pré-escola, aos seis anos, já sabia ler, fazia letra cursiva, sabia ler horas em relógio de ponteiros e conhecia números romanos até XII por causa dos relógios antigos. Aprendia tudo muito rápido e geralmente sozinha. Mas tinha muito medo de falar com as pessoas, na classe entrava muda e saía calada. Tinha fama de cdf pelas minhas notas altas e esquisita porque o barulho do recreio me deixava tonta, eu preferia sentar num cantinho ou ir pra longe da bagunça, tomar meu lanche em paz. Até hoje quando vou à feira, fico meio mal, são muitos cheiros e barulho demais, sinto agonia. Sou professora e ficar muito tempo em contato com pessoas me esgota. Tem dias que fico tão sem energia depois da aula, que preciso de uma tarde toda em silêncio pra me recuperar. Eu convivo com as pessoas, mas tenho sempre um desgaste maior do que as outras pessoas, me cansa muito...
A pois ! Eu também tenho isso. Eu ficava sempre dentro da sala de aula na hora do recreio. Não conseguia ficar fora por causa do barulho e brincadeiras dos colegas da escola. Eu não consigo trabalhar na cozinha com outra pessoa junto ou atraz de mim. Dá um transe na minha cabeça e eu quero sumir do lugar.
Você tem todos os "sintomas" de Síndrome de Asperger, que é o grau 1 de suporte do Transtorno do Espectro Autista. Um(a) psiquiatra pode ajudar no diagnóstico.
Também tenho esse foco nos azulejos ou estampas. É difícil falar o que sinto e escrevo também. São muitos pontos em questão, mas ainda não tenho diagnóstico.
Meu psicologo pediu pra eu fazer uma avaliação, já fiz uma pré avaliação e ha grande chance de eu ser Tea e tdah também. É estranho e libertador também sofri muito desde a infância.
O meu maior problema sempre foi mim socializar, sinto que não sou eu mesmo perto de pessoas desconhecidas e simplesmente não concigo conversar com elas, disfarçando sempre com um sorriso. Jamais faço amizades com pessoas autoritárias e tenho aversão com esse tipo de pessoas. Não tenho desenvoltura na fala mas mim expresso bem melhor com meus pensamentos! Sempre retraída e muitíssimo tímida!
oi! sou jovitha, uma mulher com 20 anos, e eu me identifico com ser autista e ter TDAH (vou ser testado em breve). queria dizer que amo seu canal e seus vídeos! na verdade sou uma gringa dos EUA e estou aprendendo português agora, espero fazer intercâmbio no brasil no próximo ano. seus vídeos não só me ajudam a melhorar meu português, mas também me ajudam com melhorar a minha auto-estima como uma mulher autista com TDAH
Nossa, vc me descrevou, eu estou com 44 anos e não fui ao um médico ainda por falta de coragem e também por ouvir as pessoas dizendo que não vou descobrir se sou autista. Estou sofrendo muito porque em todo lugar as pessoas fazem piadas do meu jeito de ser. Desde a minha infância me pergunto porque eu sou diferente das pessoas, e sinceramente já estou desanimada por não saber como ir a um médico e nem como falar para ele tudo o que sinto e vivo.
@@ElisangelaSantos-zl4bxTenha coragem e vá. Eu mesma reuni coragem e na primeira sessão com a psicologa ela me encaminhou para a psiquiatra. Vá atras do seu diagnostico se tiver vai sanar suas duvidas se nao tiver #vidaquesegue
A luz do sol me incomoda, só ando de óculos de sol, mas não gosto de lugares escuros. Já passei por mais de 12 empregos diferentes, quando fico ansiosa eu como e nem percebo, não gosto de barulho, gosto de ficar sozinha, falo pouco, quando conheço alguém eu não sou de puxar assunto, a não ser que seja coisas do meu interesse. Eu perco o foco muito fácil, quando estou nervosa eu gosto de escutar uma música calma, adoro ouvir a Antena 1FM
Amei o seu vídeo eu me identifiquei bastante com vc sobre as características principalmente em ter amigos homens e a inocente de não entender as maldades dos colegas principalmente na fase da adolescência. 😢😢😢obrigado
Muitas mulheres que sofrem com violência sexual por serem autistas e não conseguirem falar dizer não pedir socorro 😢 até nós transportes públicos serem abusadas e se travarem😢 é real e é triste!
Oi Violet!!! Hoje graças aos seus vídeos eu aprendi a entender minha filha!!! Agora eu consegui enxergar como ela sofreu!! Ela com certeza é autista, vendo seus vídeos, voltei no tempo,na infância difícil,, adolescente,ela chorava muito, não saía sozinha, muito dependente de mim! Mando seus vídeos p ela, falei p ela buscar o diagnóstico, até mesmo p ela ser feliz de verdade!!! Obrigado por sua ajuda, hj ela tem 36 anos
Estou tendo tantos problemas na faculdade, depois dos 31 anos, resolvi voltar e parece que está acontecendo tudo de novo, me sinto rejeitada, estranha e simplesmente não entendo o porque, o que estou fazendo de errado, penso sempre que devo ser alguém ruim, pq as pessoas não gostam de mim, eu falo e eles saem de perto, elas me olham estranho.
Eu gostaria que as empresas e as escolas tivessem mais conhecimento sobre autismo e TDAH e tbm mais preparo para ajustar essas pessoas. Que essas pessoas pudessem ter seu espaço e respeito. Uma pessoa de nível 1 por mais que tente disfarçar as dificuldades do dia a dia em seu trabalho se pudesse ja na entrevista de emprego poder abrir o jogo e ser direcionada com respeito e sem preconceito
Caramba... Peguei meu diagnóstico hoje, com 32 anos. Sou pedagoga e trabalho com autistas com muita facilidade mas nuuuuuunca imaginei que tudo o que vivi e vivo fossem pelo TEA. Esse vídeo me descreve. Vou precisar de um tempo pra assimilar isso rs.
Obrigada pelo seu comentário. Eu fico tão aliviada de ler comentários de Pedagogas no espectro... Pois sou mediadora e por eu ser tao "estranha", nao me acho capaz de trabalhar. Mas amo ser mediadora, trabalho super bem, sou super dedicada, so nao suporto socializar com os adultos, fico extremamente desgastada e infelizmente o contato com os pais e reuniões sao necessárias.
Amada, tenho tudo isso, nunca imaginei que tinha autismo até meus filhos começarem a comentar que todos nós em casa temos alguns traços, tenho 48 anos e minha vida foi contada nesse vídeo
Aqui a mesma coisa Nossa me identifiquei muito com isso Aqui em casa estou com três meninos em idades diferentes e agora tô me descobrindo. Td q vc falou eu vivi td igualzinho e ainda vivo
@@FamilyOnBoard Não, nunca consultei com neuro. Eu desconfio de que sofro de alguma neurodivergência desde que sou adolescente. Essa coisa de se expressar melhor escrevendo também é bem forte em mim!
Tenho muitas dificuldades de em me socializar, as pessoas não gostam de mim e me maltratam muito. Eu sempre acho que os garotos não gostam de mim. E tenho muita dificuldade com alguns sons e luminosidade
Vc simplesmente descreveu minha filha que está em investigação para autismo, já tem diagnóstico para TDAh. Muito importante falar sobre tudo isso, obrigada!
@@FamilyOnBoard tem.muita gente racista preconceuosa con isso elas acham que seus filhos nao sair con altimo ai que tem pagar lingua delas podre so acho
Tenho bastante características dessas que você falou… Não consigo verbalizar porque embolo tudo e a frase sai errada, falo besteira e nunca da certo..mas não sou tímida, pelo contrário, sou bastante extrovertida. Mas quando eu quero…rs Realmente o diagnóstico me libertou a ser quem eu nasci pra ser..❤
Eu sofro muito em relação a luminosidade. Não saio sem óculos escuros. Dias nublados , com o céu todo branco, são terríveis. Detesto , profundamente , ir a shoppings, não só pela quantidade de pessoas , mas pela luminosidade. Aí aconteceu de eu precisar resolver um documento, o serviço (público ) era oferecido no ultimo andar de um shopping. Como esse departamento abria antes do horário comercial , as lojas estavam fechadas , poucas luzes acessas e sem pessoas. Nesse dia senti vontade de olhar as vitrines. Não senti desconforto como normalmente sinto qdo preciso ir nesses lugares horrendos.
Fiz isso de fugir, junto com as coleguinhas de uma menina. Derepente parei, e quando percebi que era bullying fiquei me sentindo mal. E não esqueço a cena, mesmo tendo acontecido na infância. Fiquei com vergonha e triste quando entendi.
Transtorno de ansiedade ja identifiquei que tenho, mas sempre tive esse problema da socialização, num ponto de eu não querer e nem senti vontade de socializar. Tenho uma grande dificuldade de externalizar as coisas com palavras, ja me culpei muito por ser diferente. Vou atrás de um médico
Seu conteúdo tem me ajudado muito a me conhecer melhor. Também recebi meu diagnóstico depois de adulta e a cada vídeo seu, eu me deparo com características que tenho e não sabia que vinham do espectro. Meu muito obrigada pelo conteúdo. Sucesso! ❤
Eu também sempre gostei de escrever para me expressar. Porque falando eu não consigo falar tudo. Não tenho diagnóstico, mas meus dois filhos são Autistas nível 1, muito inteligentes. Eu também tinha e tenho mais amigos que amigas. Minhas amigas nunca me entenderam e dias atrás passei algo muito desagradável com uma pessoa que considerava amiga de longa data, ela falou que eu sou diferente, estranha, e que eu deveria mudar. Exclui ela dos contatos.
Minha esteriotipia é com as mãos e eu nunca imaginei que significasse alguma coisa até o diagnóstico: aperto, estralo e chacoalho, principalmente apertar os dedos, é o mais frequente. Morder o lábio desde criança tb é bem frequente e enrolar o cabelo. Tenho todas as características que vc citou.
Sim, me identifiquei com a maioria das características, principalmente com a de me expressar melhor escrevendo e também daquela de pensar, mas não falar na hora H. Já sou idosa e descobri que devo ser autista nível um, em cursos da escola, sou professora aposentada. Só hesterostepia que não tenho.
Eu me identifico muito contigo. Em praticamente todos os aspectos. Comecei a algum tempo desconfiar sobre eu ter porém conversando com meu namorado imaginávamos o autista que não fala, só grita. Porém não tive atraso mas tenho inúmeras outras características, principalmente o masking e da imitação, faço muito isso. Sensibilidades sensoriais tenho muito, com luz eu prefiro locais mais escuros, quando estou em casa sozinha eu tento fazer tudo no escuro. Já me mudei de casa pq perto tinha uma escola e eu ficava muito nervosa. E cheiros sinto com muita frequência quando outra pessoa não sente. Outra coisa que percebo desde sempre que sinto o que a outra está sentindo, até eu dizia que tinha um super poder hahahaha E tenho uma esteriotipia de ficar mexendo os dedos dos pés e esfregar. Não consigo tomar Nescau sem uma colher, pq preciso ficar tomando ele na colher mesmo, e faço isso desde criança.
Nossa! Até você chegar na característica 6 tava bem leve a identificação. Mas amizade com o sexo oposto sempre foi muito mais fácil desde pequena. Com os meninos, eu era mais UM deles. Na puberdade, comecei a pensar em namoro, mas senti exatamente o mesmo que você: nenhum amigo chegava. Quando a libido pegou fogo mesmo, eu tive que ser mais "agressiva" kkk
Nossa, me identifiquei muito na parte das amizades com meninos e que consigo me expressar melhor por escrito pq tbm n consigo colocar todas as palavras.
Estarei indo atrás do diagnóstico por que a maioria dos sintomas eu tenho e desde de criança sempre ficava sozinha e não interagia muito nem com a família
Eu sempre tive dificuldade para socializar, hj menos, mas depende muito. Eu tenho tbm a segunda característica e a terceira. Quando eu era adolescente e jovem, eu muitas vezes me fazia muito de menininha para ser aceita. Na parte sensorial, eu n gosto de barulhos muito altos e agudos, cabelo em mim e roupa pegando ou arranhando. Eu tenho praticamente todos os sintomas.
Me identifico muito com essas características, as vezes vc vai numa unidade de saúde eles não dão nem a chance de vc falar a respeito, muito complicado para aquelas pessoas que não tem condições de consultar com neurologista
Sempre tive muita dificuldade em socializar, quando criança tive mutismo seletivo por anos na escola oq dificultou demais.. Tenho um pouco de sensibilidade a som e luz, percebo q fico mt incomodada em situações q a maioria das pessoas estão tranquilas. Tenho muita dificuldade em me expressar verbalmente, estou sempre escrevendo oq vou falar com antecedência. Tenho algumas esteriotipias q faço de boa, como estar sempre estrelando os dedos, mas algumas só faço sozinha, como chacoalhar as mãos.. por volta dos 11 anos tinha uma horrível de arrancar os pelos da sobrancelha e ultimamente voltou, estou na luta pra parar, também tenho bruxismo diurno quando fico sobrecarregada. Minha última psicóloga q levantou a suspeita do autismo, ainda estou perdida em como buscar o diagnóstico
Eu tenho sensibilidade com luz e som, eu também sempre me dei melhor com os meninos, e eu ficava com eles,😂, mais prefiro meninos mesmo, são mais fáceis de lidar, coisas mais complicadas prefiro mandar um zap do que falar pessoalmente, ou até escrito mesmo no papel, eu também imitava muito os personagens e pessoas principalmente os sotaques e jeitos de falar, eu amo enrolar meus cabelos, ja fiquei horas fazendo isso, e eu chacoalho as pernas também, quando eu estou com pessoas eu evito chacoalhar e vou para o cabelo, não consigo olhar nos olhos fico muito ansiosa,
Violet, você percebeu se os sinais de autismo foram ficando mais evidentes conforme foi ficando mais madura? E como você lida com pressão? Recentemente fiz 30 e desconfio que possa ter autismo, depois da psico do meu filho diagnosticá-lo com TEA moderado. Algumas pesquisas apontam que o autismo é hereditário. Me identifiquei muito com algumas coisa sque você colocou, principalmente de imitar o comportamento de alguém que convive muito. Nunca tinha percebido isso, mas parando para refletir, consegui me ver fazendo isso. De uns anos pra cá, notei que minha bateria social está menor, tem dias que estou a fim de ver pessoas, outros que não quero contato com ninguém. Também não suporto ficar em lugar com muitas pessoas aglomeradas. Muitos detalhezinhos que sempre passou despercebido mas que agora podem fazer sentido para um diagnóstico.
Percebi que algumas coisas eu fui "superando" e outras foram ficando mais evidentes. E depois do meu diagnóstico, muita coisa fez sentido pra mim. E eu não sabia que autistas poderiam ter desenvolvimento diferente um do outro. Pq por ex, minha filha teve atraso na fala, eu tive fala precoce... e assim vai! Vale muito a pena ir atrás!
Quando mais jovem nem imaginava que toda timidez, ansiedade e depressão era pelo tea, eu achava que iria conseguir mudar meu jeito e melhorar esses sintomas, mais como vi que não tem como mudar isso em mim está mais intenso os sintomas.
Todas essas características sem exceção eu as tenho(muitas outras mais),parece q vc me descreveu,mas ainda nao acredito q pode ser autismo. Na infância era bem mais fortes(eu era chamada de estranha pela família) Tenho 38 anos, sou psicóloga.
Eu lembro que na escola eu andava com um menino pq as meninas meio que me deixavam de lado , e aí eu preferia andar com ele né e no meu prédio eu tbm tinha um melhor amigo menino, as meninas no geral tem mais rivalidade do que os meninos
Eu não conto pra pessoas mais eu amoooooo vê roupas balança no varal as folhas das árvores mexer com o vento isso desde pequena gosto de fixar o olhar em algo e fica olhando isso me acalmaaaa 🥰e eu acho me estranha kkk amooo asvez ler de cima pra baixo mais tem a época,tem época que leio certo mais tento fazer certo isso é histranho ,mais tento não fazer isso e perto das pessoas estranhas que não tenho costume !!...
tenho TDAH e me identifico bastante com algumas dessas características, num grau provavelmente menos intenso, mas é complicado mesmo. Lembro muito bem claro de na minha infância, imitar colegas e de ter fortes crises por não saber nem entender lidar com certas emoções ate q "simples"
Você gosta de falar em público ou tem alguma dificuldade?Hoje sou professora e acho que acabei driblando algumas dificuldades justamente pelas necessidades que apareceram na minha vida. Acredito que as mulheres tenham mais "facilidade" de superar alguns obstáculos para se adequar , os movimentos repetitivos com as pernas que eu antigamente apresentava , hoje ja consigo "controlar".Muito esclarecedores os seus vídeos.Eu acredito também que existam tantas mulheres quanto homens autistas , o que muda é o diagnóstico tardio de muitas mulheres dando uma falsa impressão da predominância no sexo masculino.
Oi! Sou autista e não tenho dificuldades em falar em público (apresentar trabalhos etc), inclusive falo muito bem, e se for para muitas pessoas desconhecidas é ainda mais fácil do que falar na frente de um grupo pequeno, como apresentar ideias em reuniões de trabalho, isso eu acho bem mais difícil. Pra mim, o terror de verdade é ter que conversar "cara a cara" com uma pessoa só, ou ter que mediar uma conversa num grupo.
meu deus tudo que você disse sou eu, você me descreveu exatamente como eu sou sem nem me conhecer, eu tenho um filho com autismo ,mas não tenho o meu própio diagnóstico
Ver esse vídeo e esses comentários faz eu não me sentir sozinha, aqui em casa meus pais se recusam a permitir que eu faça o exame. E agora que eu tô na faculdade tá tudo pior, tudo mais difícil
Me identifiquei muito em todas características, uma situação que até me deixa muito mal é toque (meu esposo de manhã vem me abraçar para dar bom dia por exemplo , e eu me sinto muito mal parece que tenho horror aquela situação) , sou extremamente tímida e isso me atrapalha muito tbm desde tempo de escola ate no curso atual que estou fazendo. Não sei por onde começar a procurar ajuda
Estou com o coração acelerado, medondenir ao médico, de contar para o meu marido a possibilidade alta de eu ser, quando criança muita dificuldade de me associar as pessoas, desconforto enorme em lugares con muitas pessoas.... Milhares de outras identificação, chorei agora, tristeza e alívio, não sei o que fazer, nunca consegui fletar com ninguém, não fito meu olhar, perdi uma pessoa que eu amava muito quando adolescente, me pediu em namoro, mas eu não sabia demontrar meus sentimentos, mas Deus foi tão bom que me ajudou, colocou o meu marido em meu caminho, medo de dividir isso com alguém, o que vou fazer?
@@mariatakayama6465 fica em paz, Deus não desampara ninguém, tudo é por algum motivo, que só Deus conhece, e vamos nos lembrar que isso é uma condição que temos e não uma doença, precisamos nos esforçar mais que os outros, e tbm aceitar a nos mesmo, agora é que vou ser ainda melhor em tudo que faço, com uma vida mais preenchida de oração treino estudos trabalho, e vai dar tudo certo, vou rezar por vc e por nós, vc não está sozinha e isso é só o começo de grandes realizações e mudanças positivas eu creio, creia vc tbm um bj ❤️🙏🏻
Eu tbm me expresso melhor através da escrita, pra mim que se eu não escrever eu não tô dizendo tudo o que quero eu tenho estereotipias várias a luz do sol e artificial me incomoda etiquetas das roupas sons de moto bombas carros com motor velho... Quando estou num ambiente novo que não conheço muito as pessoas quero fugir dali.... Por vezes vejo as pessoas conversarem e eu fico só observando do um sorrisinho porque não sei o que dizer me pergunto sempre por que eu não sei conversar como elas enfim
Pode acontecer da pessoa se sentir esquisita e depois que tem o diagnóstico, saber que todas aquelas características que fazem parte dela, tem um nome. Mais acho que o fato de ter o diagnóstico, não faz a sociedade aceitar o autista. Em determinadas situações a pessoa vai ter que continuar fazendo o maskin. Apesar de saber que o seu jeito de ser tem um nome. Antes do diagnóstico: sou esquisita e tenho que me adaptar aos outros. Depois do diagnóstico: sou autista e tenho que me adaptar aos outros.
@@FamilyOnBoard Obrigada pelos seus vídeos! Quando você fala da síndrome do impostor, eu entendi o seguinte: que a partir do momento que a pessoa recebe o diagnóstico, ela não é obrigada a fazer o maskin. Só faz se quiser. Na minha opinião, o diagnóstico pode ajudar a melhorar a autoestima do autista. Mais com relação a se mascarar para os outros, acho que continua a mesma coisa. De qualquer maneira, desculpa se não foi isso que você quis dizer.
Meu Deus menina, vc falou de mim, muito, tudo, as 8 características, eu tenho 40 anos, sou depressiva, não permaneço muito tempo no mesmo trabalho, isso dói muito, porque as mulheres me acham louca, diferente, sei lá sabe, eu queria muito entender o que os outros pensam e gostaria que falassem para eu poder mudar 🤷, só sei que estou sofrendo muito... Tenho um filho com autismo leve e me identifico demais com as características dele, só que eu falei para o psiquiatra dele e ele disse que eu tenho traços, mas não sou , vc acha que eu deveria buscar outra opinião? Ou outro profissional?
Eu sempre me achei diferente deste criança andando na ponta dos pés nunca gostei de abraços etiquetas nada de brincos pulseiras acessorios nem aliança me incomoda muito gosto de ficar sozinha fora todas as caracteristicas que vc falou e eu tenho sensibilidade a cheiro parece que sinto mais que as outras pessoas chega incomodar não tenho diagnostico mais hoje sabendo mais sobre autismo me identifico e hoje consigo compreender porque sempre me senti diferente das outras pessoas me achava esquisita
Tem algum autista aqui que não tem esse problema com etiquetas nas roupas e luzes fortes? Me identifiquei com muitas características, mas isso não. Em compensação, tenho problemas com sons altos, tipo raios e fogos de artifício, fico o tempo todo tampando os ouvidos 🤔
Estou passando por uma situação nesse momento..trabalho em uma escola infantil e estou tendo muito dificuldade em interagir com os pequenos ..um extremo esforço em conversar com muitas ao mesmo tempo..estou muito tensa ultimamente..
Eu acho que tenho autismo leve.você falou que quando o autista e criança tem muita dificuldade na socialização,quando eu era criança e via outras crianças ao meu redor socializando e imitando coisas e situações que os adultos fariam e quando sentiam dificuldade em alguma coisa ou não conseguiam fazer algo mantinham a calma e tiravam as dúvidas com o adulto, professor e etc.eu não era assim a única reação que eu sabia ter era chorar, sim eu chorava muito e uma pessoa vinha e me explicava aquela situação por exemplo uma pergunta da professora se eu não soubesse responder eu caia no choro ao envés de perguntar e aceita que eu não sabia daquilo e quando me explicavam aquela situação eu ainda tinha minhas dúvidas mas guardava para mim mesmo e fingia que entendia. Será que isso é um sintoma porque alem disso tenho outros sintomas que desconfio ter autismo como me incomodar com lugar com muito barulho sinto como se minha cabeça doesse e meu coração falta sair pela boca dentre outras características que eu desconfio ter autismo
Tenho diagnóstico de TEA de grau leve, mas levo uma vida normal, consegui ir bem nos meus estudos e já tenho uma graduação, tenho um namorado e eu trabalho, em 2022 passei por turbulências no meu trabalho, pois tinha gente que não aceitava o meu jeito, por causa das minhas características do TEA, que eu tinha colegas de trabalho que eram arrogantes comigo, que me esculachavam, me excluíam, e quando eu participava das conversas, me davam cortes dizendo que eu não podia me meter, ninguém me dava abertura pra me interagir com eles e isso me machucava. Tenho dificuldade de compreender sarcasmos e metáforas, vc também já passou por algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho por causa do autismo?
E você. Se identificou com alguma característica?
Tenho todos sintomas.. meu filho é autista e tenho certeza que eu também sou.
Engraçado, vc ia falando e eu ia lembrando que já passei por isto, quase tds os sintomas que eu passei, hj não tenho mais.❤
Duas.
Não só me identifiquei, como estou em lágrimas aqui por saber que não estou sozinha e que muitas dessas características não são "coisas da minha cabeça".
Todas elas.
Acabei de ser diagnosticado com TEA (transtorno do espectro autista) e TDAH aos 38 anos... é uma sensação bem estranha, mas explica muita coisa que vivi. A verdade é libertadora!
Sim. Isso que sinto.
Olá, eu tenho 30 anos e marquei consulta para quem sabe receber o diagnóstico também, pois fui orientada por colegas no trabalho que suspeitam que também tenho TEA. Estou ansiosa e já sinto que se for isso mesmo vai ser algo libertador também.
@@almaemdiálogosempre que começavam a conversar alto eu saia de perto, organizava as coisas de cima da mesa, cadernos canetas, pranchetas, deixava tudo alinhado, sempre perguntava se eles não estavam sentindo um cheiro estranho e desagradável que eu sempre sentia no ambiente, quando o telefone tocava as vezes eu travava não consegui atender, quando o pessoal começavam a falar ironias ou piadas ficava todo mundo rindo e eu séria sem entender nada, e parado pra prensar direitinho hoje muitas coisas fazem sentido pois lembro que alguns familiares já desistiram de me convidar pra ir na casa deles, outra coisa que acontece, muitas vezes eu sou mau interpretada sou chamada de grossa por ser sincera.
Estou passando pelo mesmo processo aos 32 anos. É uma sensação tão diferente de tudo o que já passamos … um abraço pra vc
É libertador
Pra mim, o mais forte é a sobrecarga mental quando estou fazendo o social. Qdo preciso dar atenção pra muitas pessoas, parece que um trem passou por cima de mim. Fico exausta❤.
Eu, totalmente.
Também me sinto assim, meu filho é autista, eu não tenho diagnóstico mas tenho várias características, é horrível não saber se é ou não
@@caahsousa6174 verdade é horrível tenho várias sinais mais não o diagnóstico dado pelo médico até por que estou fugindo de ir e descobrir que sou .
Tenho esta mesma sensação, é um desgaste enorme.
Duas
Eu não consigo fingir, se eu não me sentir bem perto de alguém eu não consigo nem conversar, fico cansada só de pensar que vou vê-los.
Olá, pensei que só eu era assim.
Eu não tenho diagnóstico de autismo, mas já fiz testes na internet e sempre fico dentro do espectro.
Quando eu era criança, não conseguia dizer pra minha mãe o que me incomodava. Às vezes, eu escrevia cartinhas pra ela explicando meus sentimentos e sensações porque eu não conseguia falar sobre. Lembro que eu cheirava a comida , o pão e simplesmente eu não conseguia comer e ela brigava comigo. As roupas eram um problema! Lembro que o uniforme da escola era de poliéster e eu passava calor porque precisava colocar uma blusa de algodão por baixo porque simplesmente não suportava o toque daquele tecido na minha pele. Eu chorava porque me dava muito nervoso.
Lembro de , deitada no chão, sacudir o corpo muito, até ficar cansada, pra sentir um alívio temporário. De girar, em pé, olhando pro céu, sem parar e adorar isso. De somar infinitamente os números das placas dos carros na rua, de ver padrões de repetição nas rachaduras dos azulejos do banheiro de casa e inventar uma história fantástica para aqueles padrões e nunca contar isso pra ninguém. Ficar por horas desenhando o alfabeto no ar, em diferentes tipos de letras, às vezes, de trás pra frente ou desenhando, letra sim, letra, não.
Minha mãe dizia que eu era um bebê que chorava muito, que se algo diferente acontecesse em casa, uma visita, um objeto novo, era motivo pra eu ter intensas crises de choro e gritos, por volta dos dois ou três anos. Eu só melhorei quando minha mãe começou a me alfabetizar aos cinco anos. Ela viu que eu já esboçava a leitura de algumas palavras, como "aveia" (nessa palavra, a soletração é bem próxima da leitura e eu já era craque em soletrar, narrando a composição e a ordenação das letras nas palavras). Eu falava as letras em voz alta, o tempo todo, minha mãe brigava comigo por isso.
Foi muito bom aprender a ler, eu passei a me ocupar mentalmente. Quando entrei na pré-escola, aos seis anos, já sabia ler, fazia letra cursiva, sabia ler horas em relógio de ponteiros e conhecia números romanos até XII por causa dos relógios antigos. Aprendia tudo muito rápido e geralmente sozinha. Mas tinha muito medo de falar com as pessoas, na classe entrava muda e saía calada. Tinha fama de cdf pelas minhas notas altas e esquisita porque o barulho do recreio me deixava tonta, eu preferia sentar num cantinho ou ir pra longe da bagunça, tomar meu lanche em paz.
Até hoje quando vou à feira, fico meio mal, são muitos cheiros e barulho demais, sinto agonia. Sou professora e ficar muito tempo em contato com pessoas me esgota. Tem dias que fico tão sem energia depois da aula, que preciso de uma tarde toda em silêncio pra me recuperar. Eu convivo com as pessoas, mas tenho sempre um desgaste maior do que as outras pessoas, me cansa muito...
A pois ! Eu também tenho isso.
Eu ficava sempre dentro da sala de aula na hora do recreio. Não conseguia ficar fora por causa do barulho e brincadeiras dos colegas da escola. Eu não consigo trabalhar na cozinha com outra pessoa junto ou atraz de mim. Dá um transe na minha cabeça e eu quero sumir do lugar.
Você tem todos os "sintomas" de Síndrome de Asperger, que é o grau 1 de suporte do Transtorno do Espectro Autista. Um(a) psiquiatra pode ajudar no diagnóstico.
Também me identifico. . .
Também tenho esse foco nos azulejos ou estampas. É difícil falar o que sinto e escrevo também. São muitos pontos em questão, mas ainda não tenho diagnóstico.
Eu tenho mt dificuldade de socializar, e eu evito qualquer tipo de atividade q envolve pessoas
Meu psicologo pediu pra eu fazer uma avaliação, já fiz uma pré avaliação e ha grande chance de eu ser Tea e tdah também. É estranho e libertador também sofri muito desde a infância.
Gente, parece que tá contando a minha história!!!! Ainda não busquei o diagnóstico, mas me acho "estranha" e entendo que desde criança.
O meu maior problema sempre foi mim socializar, sinto que não sou eu mesmo perto de pessoas desconhecidas e simplesmente não concigo conversar com elas, disfarçando sempre com um sorriso.
Jamais faço amizades com pessoas autoritárias e tenho aversão com esse tipo de pessoas.
Não tenho desenvoltura na fala mas mim expresso bem melhor com meus pensamentos!
Sempre retraída e muitíssimo tímida!
oi! sou jovitha, uma mulher com 20 anos, e eu me identifico com ser autista e ter TDAH (vou ser testado em breve). queria dizer que amo seu canal e seus vídeos! na verdade sou uma gringa dos EUA e estou aprendendo português agora, espero fazer intercâmbio no brasil no próximo ano. seus vídeos não só me ajudam a melhorar meu português, mas também me ajudam com melhorar a minha auto-estima como uma mulher autista com TDAH
Obrigada!! Obrigada por curtir nossos vídeos! bjinhos
Nossa, vc me descrevou, eu estou com 44 anos e não fui ao um médico ainda por falta de coragem e também por ouvir as pessoas dizendo que não vou descobrir se sou autista. Estou sofrendo muito porque em todo lugar as pessoas fazem piadas do meu jeito de ser. Desde a minha infância me pergunto porque eu sou diferente das pessoas, e sinceramente já estou desanimada por não saber como ir a um médico e nem como falar para ele tudo o que sinto e vivo.
@@ElisangelaSantos-zl4bxTenha coragem e vá. Eu mesma reuni coragem e na primeira sessão com a psicologa ela me encaminhou para a psiquiatra. Vá atras do seu diagnostico se tiver vai sanar suas duvidas se nao tiver #vidaquesegue
Tenho uma sobrinha com 17 anos comprovou recentemente o autismo com TDHA, agora estamos entendendo melhor seu jeito de ser
A luz do sol me incomoda, só ando de óculos de sol, mas não gosto de lugares escuros. Já passei por mais de 12 empregos diferentes, quando fico ansiosa eu como e nem percebo, não gosto de barulho, gosto de ficar sozinha, falo pouco, quando conheço alguém eu não sou de puxar assunto, a não ser que seja coisas do meu interesse. Eu perco o foco muito fácil, quando estou nervosa eu gosto de escutar uma música calma, adoro ouvir a Antena 1FM
Amei o seu vídeo eu me identifiquei bastante com vc sobre as características principalmente em ter amigos homens e a inocente de não entender as maldades dos colegas principalmente na fase da adolescência. 😢😢😢obrigado
Muitas mulheres que sofrem com violência sexual por serem autistas e não conseguirem falar dizer não pedir socorro 😢 até nós transportes públicos serem abusadas e se travarem😢 é real e é triste!
Aos 38 anos me descobri autista. Foi libertador, me trouxe autoconhecimento e muito do que você comentou em seu vídeo, eu me identifiquei.
Oi Violet!!! Hoje graças aos seus vídeos eu aprendi a entender minha filha!!! Agora eu consegui enxergar como ela sofreu!! Ela com certeza é autista, vendo seus vídeos, voltei no tempo,na infância difícil,, adolescente,ela chorava muito, não saía sozinha, muito dependente de mim! Mando seus vídeos p ela, falei p ela buscar o diagnóstico, até mesmo p ela ser feliz de verdade!!! Obrigado por sua ajuda, hj ela tem 36 anos
Estou tendo tantos problemas na faculdade, depois dos 31 anos, resolvi voltar e parece que está acontecendo tudo de novo, me sinto rejeitada, estranha e simplesmente não entendo o porque, o que estou fazendo de errado, penso sempre que devo ser alguém ruim, pq as pessoas não gostam de mim, eu falo e eles saem de perto, elas me olham estranho.
Isso tbm acontece comigo 😢
Eu gostaria que as empresas e as escolas tivessem mais conhecimento sobre autismo e TDAH e tbm mais preparo para ajustar essas pessoas. Que essas pessoas pudessem ter seu espaço e respeito. Uma pessoa de nível 1 por mais que tente disfarçar as dificuldades do dia a dia em seu trabalho se pudesse ja na entrevista de emprego poder abrir o jogo e ser direcionada com respeito e sem preconceito
É verdade! Seria um sonho ter esses ambientes totalmente inclusos e empáticos!
@@FamilyOnBoard 👏🏽👏🏽👏🏽
Caramba... Peguei meu diagnóstico hoje, com 32 anos. Sou pedagoga e trabalho com autistas com muita facilidade mas nuuuuuunca imaginei que tudo o que vivi e vivo fossem pelo TEA. Esse vídeo me descreve. Vou precisar de um tempo pra assimilar isso rs.
Obrigada pelo seu comentário. Eu fico tão aliviada de ler comentários de Pedagogas no espectro... Pois sou mediadora e por eu ser tao "estranha", nao me acho capaz de trabalhar. Mas amo ser mediadora, trabalho super bem, sou super dedicada, so nao suporto socializar com os adultos, fico extremamente desgastada e infelizmente o contato com os pais e reuniões sao necessárias.
O diagnóstico veio pra mim depois dos meus dois filhos, explica muita coisa...e até dá um grande alívio 🔑🧠🎯🍀💯
Amada, tenho tudo isso, nunca imaginei que tinha autismo até meus filhos começarem a comentar que todos nós em casa temos alguns traços, tenho 48 anos e minha vida foi contada nesse vídeo
Aqui a mesma coisa
Nossa me identifiquei muito com isso
Aqui em casa estou com três meninos em idades diferentes e agora tô me descobrindo. Td q vc falou eu vivi td igualzinho e ainda vivo
Me identifiquei demais com a parte da socialização e vida afetiva! 😢
Você tem algum diagnóstico?
@@FamilyOnBoard Não, nunca consultei com neuro. Eu desconfio de que sofro de alguma neurodivergência desde que sou adolescente. Essa coisa de se expressar melhor escrevendo também é bem forte em mim!
Tenho muitas dificuldades de em me socializar, as pessoas não gostam de mim e me maltratam muito. Eu sempre acho que os garotos não gostam de mim. E tenho muita dificuldade com alguns sons e luminosidade
Vc simplesmente descreveu minha filha que está em investigação para autismo, já tem diagnóstico para TDAh. Muito importante falar sobre tudo isso, obrigada!
Será muito bom pra ela!!
@@FamilyOnBoard tem.muita gente racista preconceuosa con isso elas acham que seus filhos nao sair con altimo ai que tem pagar lingua delas podre so acho
Na maioria das características, me identifiquei contigo. Só falta o diagnóstico. Agora tenho certeza que sou Autista. Me ajudou muito. Obrigada!
Que explicação boa vc descreveu tudo que uma pessoa altista é na verdade
Tenho bastante características dessas que você falou…
Não consigo verbalizar porque embolo tudo e a frase sai errada, falo besteira e nunca da certo..mas não sou tímida, pelo contrário, sou bastante extrovertida.
Mas quando eu quero…rs
Realmente o diagnóstico me libertou a ser quem eu nasci pra ser..❤
Eu sofro muito em relação a luminosidade. Não saio sem óculos escuros. Dias nublados , com o céu todo branco, são terríveis. Detesto , profundamente , ir a shoppings, não só pela quantidade de pessoas , mas pela luminosidade. Aí aconteceu de eu precisar resolver um documento, o serviço (público ) era oferecido no ultimo andar de um shopping. Como esse departamento abria antes do horário comercial , as lojas estavam fechadas , poucas luzes acessas e sem pessoas. Nesse dia senti vontade de olhar as vitrines. Não senti desconforto como normalmente sinto qdo preciso ir nesses lugares horrendos.
Eu me identifiquei da amizade na infância e adolescência com meninos! Eu sempre achei isso estranho.
Tenho 33anos e estou sendo diagnosticada com autismo e só agora estou entendendo algumas coisas que aconteceram e que acontecem na minha vida
Fiz isso de fugir, junto com as coleguinhas de uma menina. Derepente parei, e quando percebi que era bullying fiquei me sentindo mal. E não esqueço a cena, mesmo tendo acontecido na infância. Fiquei com vergonha e triste quando entendi.
Transtorno de ansiedade ja identifiquei que tenho, mas sempre tive esse problema da socialização, num ponto de eu não querer e nem senti vontade de socializar. Tenho uma grande dificuldade de externalizar as coisas com palavras, ja me culpei muito por ser diferente. Vou atrás de um médico
Seu conteúdo tem me ajudado muito a me conhecer melhor. Também recebi meu diagnóstico depois de adulta e a cada vídeo seu, eu me deparo com características que tenho e não sabia que vinham do espectro.
Meu muito obrigada pelo conteúdo. Sucesso! ❤
Como saber si sou autista
Sou jovem de 19 anos sou TEA, e sou muito inteligente gosto do seu canal. Eu ainda to no ensino médio...
Descobri aqui através do seu vídeo, as esteriotipias que faço desde sempre sem saber que eram esteriotipias
Buscando conhecimento sobre minha personalidade e achei esse vídeo. Estou chocada. Você me descreveu.
Eu também sempre gostei de escrever para me expressar.
Porque falando eu não consigo falar tudo.
Não tenho diagnóstico, mas meus dois filhos são Autistas nível 1, muito inteligentes.
Eu também tinha e tenho mais amigos que amigas.
Minhas amigas nunca me entenderam e dias atrás passei algo muito desagradável com uma pessoa que considerava amiga de longa data, ela falou que eu sou diferente, estranha, e que eu deveria mudar.
Exclui ela dos contatos.
Minha esteriotipia é com as mãos e eu nunca imaginei que significasse alguma coisa até o diagnóstico: aperto, estralo e chacoalho, principalmente apertar os dedos, é o mais frequente. Morder o lábio desde criança tb é bem frequente e enrolar o cabelo. Tenho todas as características que vc citou.
Eu tenho muitas dessas características, mas às vezes acho que é coisa da minha cabeça, só que às vezes não 😢
Te entendo completamente em relação às palavras não saírem e a maior facilidade em escrever
Eu gosto mt de amigos homens e sempre tive mais dificuldades de interagir😂
Sim, me identifiquei com a maioria das características, principalmente com a de me expressar melhor escrevendo e também daquela de pensar, mas não falar na hora H. Já sou idosa e descobri que devo ser autista nível um, em cursos da escola, sou professora aposentada. Só hesterostepia que não tenho.
Eu me identifico muito contigo. Em praticamente todos os aspectos.
Comecei a algum tempo desconfiar sobre eu ter porém conversando com meu namorado imaginávamos o autista que não fala, só grita. Porém não tive atraso mas tenho inúmeras outras características, principalmente o masking e da imitação, faço muito isso. Sensibilidades sensoriais tenho muito, com luz eu prefiro locais mais escuros, quando estou em casa sozinha eu tento fazer tudo no escuro. Já me mudei de casa pq perto tinha uma escola e eu ficava muito nervosa. E cheiros sinto com muita frequência quando outra pessoa não sente. Outra coisa que percebo desde sempre que sinto o que a outra está sentindo, até eu dizia que tinha um super poder hahahaha
E tenho uma esteriotipia de ficar mexendo os dedos dos pés e esfregar. Não consigo tomar Nescau sem uma colher, pq preciso ficar tomando ele na colher mesmo, e faço isso desde criança.
Nossa! Até você chegar na característica 6 tava bem leve a identificação. Mas amizade com o sexo oposto sempre foi muito mais fácil desde pequena. Com os meninos, eu era mais UM deles. Na puberdade, comecei a pensar em namoro, mas senti exatamente o mesmo que você: nenhum amigo chegava. Quando a libido pegou fogo mesmo, eu tive que ser mais "agressiva" kkk
Nossa, me identifiquei muito na parte das amizades com meninos e que consigo me expressar melhor por escrito pq tbm n consigo colocar todas as palavras.
Você falou de vários traços que reconheci como possuidora. Vou procurar uma especialista. Suas palavras foram muito importantes para mim.
Estarei indo atrás do diagnóstico por que a maioria dos sintomas eu tenho e desde de criança sempre ficava sozinha e não interagia muito nem com a família
Eu sempre tive dificuldade para socializar, hj menos, mas depende muito. Eu tenho tbm a segunda característica e a terceira. Quando eu era adolescente e jovem, eu muitas vezes me fazia muito de menininha para ser aceita. Na parte sensorial, eu n gosto de barulhos muito altos e agudos, cabelo em mim e roupa pegando ou arranhando. Eu tenho praticamente todos os sintomas.
Eu tenho tdah e tag, mas você me definiu em palavras! 😳
Me identifico muito com essas características, as vezes vc vai numa unidade de saúde eles não dão nem a chance de vc falar a respeito, muito complicado para aquelas pessoas que não tem condições de consultar com neurologista
Ouvindo vc falar me dá um alívio, não sei por que. Mas me sinto melhor 😊
Sempre tive muita dificuldade em socializar, quando criança tive mutismo seletivo por anos na escola oq dificultou demais.. Tenho um pouco de sensibilidade a som e luz, percebo q fico mt incomodada em situações q a maioria das pessoas estão tranquilas. Tenho muita dificuldade em me expressar verbalmente, estou sempre escrevendo oq vou falar com antecedência. Tenho algumas esteriotipias q faço de boa, como estar sempre estrelando os dedos, mas algumas só faço sozinha, como chacoalhar as mãos.. por volta dos 11 anos tinha uma horrível de arrancar os pelos da sobrancelha e ultimamente voltou, estou na luta pra parar, também tenho bruxismo diurno quando fico sobrecarregada. Minha última psicóloga q levantou a suspeita do autismo, ainda estou perdida em como buscar o diagnóstico
Eu também sofri muito tentando disfarçar a esteriotipia de sacudir as pernas...
Eu tenho sensibilidade com luz e som, eu também sempre me dei melhor com os meninos, e eu ficava com eles,😂, mais prefiro meninos mesmo, são mais fáceis de lidar, coisas mais complicadas prefiro mandar um zap do que falar pessoalmente, ou até escrito mesmo no papel, eu também imitava muito os personagens e pessoas principalmente os sotaques e jeitos de falar, eu amo enrolar meus cabelos, ja fiquei horas fazendo isso, e eu chacoalho as pernas também, quando eu estou com pessoas eu evito chacoalhar e vou para o cabelo, não consigo olhar nos olhos fico muito ansiosa,
Violet, você percebeu se os sinais de autismo foram ficando mais evidentes conforme foi ficando mais madura?
E como você lida com pressão?
Recentemente fiz 30 e desconfio que possa ter autismo, depois da psico do meu filho diagnosticá-lo com TEA moderado. Algumas pesquisas apontam que o autismo é hereditário.
Me identifiquei muito com algumas coisa sque você colocou, principalmente de imitar o comportamento de alguém que convive muito. Nunca tinha percebido isso, mas parando para refletir, consegui me ver fazendo isso.
De uns anos pra cá, notei que minha bateria social está menor, tem dias que estou a fim de ver pessoas, outros que não quero contato com ninguém.
Também não suporto ficar em lugar com muitas pessoas aglomeradas.
Muitos detalhezinhos que sempre passou despercebido mas que agora podem fazer sentido para um diagnóstico.
Percebi que algumas coisas eu fui "superando" e outras foram ficando mais evidentes. E depois do meu diagnóstico, muita coisa fez sentido pra mim. E eu não sabia que autistas poderiam ter desenvolvimento diferente um do outro. Pq por ex, minha filha teve atraso na fala, eu tive fala precoce... e assim vai! Vale muito a pena ir atrás!
Quando mais jovem nem imaginava que toda timidez, ansiedade e depressão era pelo tea, eu achava que iria conseguir mudar meu jeito e melhorar esses sintomas, mais como vi que não tem como mudar isso em mim está mais intenso os sintomas.
Todas essas características sem exceção eu as tenho(muitas outras mais),parece q vc me descreveu,mas ainda nao acredito q pode ser autismo.
Na infância era bem mais fortes(eu era chamada de estranha pela família)
Tenho 38 anos, sou psicóloga.
Eu lembro que na escola eu andava com um menino pq as meninas meio que me deixavam de lado , e aí eu preferia andar com ele né e no meu prédio eu tbm tinha um melhor amigo menino, as meninas no geral tem mais rivalidade do que os meninos
Eu não conto pra pessoas mais eu amoooooo vê roupas balança no varal as folhas das árvores mexer com o vento isso desde pequena gosto de fixar o olhar em algo e fica olhando isso me acalmaaaa 🥰e eu acho me estranha kkk amooo asvez ler de cima pra baixo mais tem a época,tem época que leio certo mais tento fazer certo isso é histranho ,mais tento não fazer isso e perto das pessoas estranhas que não tenho costume !!...
tenho TDAH e me identifico bastante com algumas dessas características, num grau provavelmente menos intenso, mas é complicado mesmo. Lembro muito bem claro de na minha infância, imitar colegas e de ter fortes crises por não saber nem entender lidar com certas emoções ate q "simples"
Você gosta de falar em público ou tem alguma dificuldade?Hoje sou professora e acho que acabei driblando algumas dificuldades justamente pelas necessidades que apareceram na minha vida. Acredito que as mulheres tenham mais "facilidade" de superar alguns obstáculos para se adequar , os movimentos repetitivos com as pernas que eu antigamente apresentava , hoje ja consigo "controlar".Muito esclarecedores os seus vídeos.Eu acredito também que existam tantas mulheres quanto homens autistas , o que muda é o diagnóstico tardio de muitas mulheres dando uma falsa impressão da predominância no sexo masculino.
Oi! Sou autista e não tenho dificuldades em falar em público (apresentar trabalhos etc), inclusive falo muito bem, e se for para muitas pessoas desconhecidas é ainda mais fácil do que falar na frente de um grupo pequeno, como apresentar ideias em reuniões de trabalho, isso eu acho bem mais difícil. Pra mim, o terror de verdade é ter que conversar "cara a cara" com uma pessoa só, ou ter que mediar uma conversa num grupo.
Perfeito! É assim mesmo!
meu deus tudo que você disse sou eu, você me descreveu exatamente como eu sou sem nem me conhecer, eu tenho um filho com autismo ,mas não tenho o meu própio diagnóstico
Vale a pena ir atrás!!
Ver esse vídeo e esses comentários faz eu não me sentir sozinha, aqui em casa meus pais se recusam a permitir que eu faça o exame. E agora que eu tô na faculdade tá tudo pior, tudo mais difícil
Amo esse canal é top❤❤❤
Obrigada!!!
Me identifiquei muito em todas características, uma situação que até me deixa muito mal é toque (meu esposo de manhã vem me abraçar para dar bom dia por exemplo , e eu me sinto muito mal parece que tenho horror aquela situação) , sou extremamente tímida e isso me atrapalha muito tbm desde tempo de escola ate no curso atual que estou fazendo. Não sei por onde começar a procurar ajuda
Eu antes era muito focada em televisão... propagandas da shoptime...polishop... depois passei pras series...
Muitoi esclarecedor esse vídeo 👏🏻
Que informacoes maravilhosas!! Muito obrigada!
Eu que agradeço o carinho!
Eu tenho todas...
Eu me identifiquei com tudo que vc falou, meu diagnostico foi tardio.
❤nós autistas somos todos parecidos incrível 😊vc me descreveu😅
É bom saber que nos encaixamos em algum lugar né?
Sim💖maravilhoso
Estou com o coração acelerado, medondenir ao médico, de contar para o meu marido a possibilidade alta de eu ser, quando criança muita dificuldade de me associar as pessoas, desconforto enorme em lugares con muitas pessoas.... Milhares de outras identificação, chorei agora, tristeza e alívio, não sei o que fazer, nunca consegui fletar com ninguém, não fito meu olhar, perdi uma pessoa que eu amava muito quando adolescente, me pediu em namoro, mas eu não sabia demontrar meus sentimentos, mas Deus foi tão bom que me ajudou, colocou o meu marido em meu caminho, medo de dividir isso com alguém, o que vou fazer?
@@mariatakayama6465 fica em paz, Deus não desampara ninguém, tudo é por algum motivo, que só Deus conhece, e vamos nos lembrar que isso é uma condição que temos e não uma doença, precisamos nos esforçar mais que os outros, e tbm aceitar a nos mesmo, agora é que vou ser ainda melhor em tudo que faço, com uma vida mais preenchida de oração treino estudos trabalho, e vai dar tudo certo, vou rezar por vc e por nós, vc não está sozinha e isso é só o começo de grandes realizações e mudanças positivas eu creio, creia vc tbm um bj ❤️🙏🏻
Eu tbm me expresso melhor através da escrita, pra mim que se eu não escrever eu não tô dizendo tudo o que quero eu tenho estereotipias várias a luz do sol e artificial me incomoda etiquetas das roupas sons de moto bombas carros com motor velho... Quando estou num ambiente novo que não conheço muito as pessoas quero fugir dali.... Por vezes vejo as pessoas conversarem e eu fico só observando do um sorrisinho porque não sei o que dizer me pergunto sempre por que eu não sei conversar como elas enfim
Tenho muita dificuldade na socialização
Eu tbm consigo me expresar melhor escrevendo.
Sim tenho muitas… nunca fui diagnosticada.
ótimo vídeo, bem revelador
Eu também ficou emitando comando eu convivo muito com a pessoa pra mim vão me achar mais legal: )
Pode acontecer da pessoa se sentir esquisita e depois que tem o diagnóstico, saber que todas aquelas características que fazem parte dela, tem um nome. Mais acho que o fato de ter o diagnóstico, não faz a sociedade aceitar o autista. Em determinadas situações a pessoa vai ter que continuar fazendo o maskin. Apesar de saber que o seu jeito de ser tem um nome. Antes do diagnóstico: sou esquisita e tenho que me adaptar aos outros. Depois do diagnóstico: sou autista e tenho que me adaptar aos outros.
Eu tb me sinto assim sabe! Faz parte das nossas vidas mesmo com diagnósticos!
@@FamilyOnBoard Obrigada pelos seus vídeos! Quando você fala da síndrome do impostor, eu entendi o seguinte: que a partir do momento que a pessoa recebe o diagnóstico, ela não é obrigada a fazer o maskin. Só faz se quiser. Na minha opinião, o diagnóstico pode ajudar a melhorar a autoestima do autista. Mais com relação a se mascarar para os outros, acho que continua a mesma coisa. De qualquer maneira, desculpa se não foi isso que você quis dizer.
Vídeo excelente!
Me identifiquei em alguns pontos.🦋⚘️
Meu Deus menina, vc falou de mim, muito, tudo, as 8 características, eu tenho 40 anos, sou depressiva, não permaneço muito tempo no mesmo trabalho, isso dói muito, porque as mulheres me acham louca, diferente, sei lá sabe, eu queria muito entender o que os outros pensam e gostaria que falassem para eu poder mudar 🤷, só sei que estou sofrendo muito... Tenho um filho com autismo leve e me identifico demais com as características dele, só que eu falei para o psiquiatra dele e ele disse que eu tenho traços, mas não sou , vc acha que eu deveria buscar outra opinião? Ou outro profissional?
Eu estou na mesma, meu filho tem 3 anos e eu 25, mas não desanima espero que vc supere.
Com certeza você deve buscar outra opinião. Tá cheio de profissional mal preparado.
E autismo é genético também
Amei, seu video, bem explicado, com todo respeito você é mega linda.
Eu sempre me achei diferente deste criança andando na ponta dos pés nunca gostei de abraços etiquetas nada de brincos pulseiras acessorios nem aliança me incomoda muito gosto de ficar sozinha fora todas as caracteristicas que vc falou e eu tenho sensibilidade a cheiro parece que sinto mais que as outras pessoas chega incomodar não tenho diagnostico mais hoje sabendo mais sobre autismo me identifico e hoje consigo compreender porque sempre me senti diferente das outras pessoas me achava esquisita
Boa tarde ! Faz depois um vídeo do autismo leve com DI leve.
Tem algum autista aqui que não tem esse problema com etiquetas nas roupas e luzes fortes? Me identifiquei com muitas características, mas isso não. Em compensação, tenho problemas com sons altos, tipo raios e fogos de artifício, fico o tempo todo tampando os ouvidos 🤔
Tristeza mesmo é ser chamada de maluca😢 pela ignorância das pessoas 😭
Eu entendo 😭 jal mas chamaram de maluca doida deficiente
Eu também ja me chamaram de doida
Já me chamaram de estranha
Meu Deus como me identifico
Você falou tudo ao meu respeito, me identifiquei em tudo
Estou assistindo 9 de Abril de 2024 as 15:49 horas
Sempre bom assistir seus vídeos abraços pra e sua família
Realmente é diferente autista mulher pra homem autista!
Só me identifiquei com 3
Estou passando por uma situação nesse momento..trabalho em uma escola infantil e estou tendo muito dificuldade em interagir com os pequenos ..um extremo esforço em conversar com muitas ao mesmo tempo..estou muito tensa ultimamente..
Eu acho que tenho autismo leve.você falou que quando o autista e criança tem muita dificuldade na socialização,quando eu era criança e via outras crianças ao meu redor socializando e imitando coisas e situações que os adultos fariam e quando sentiam dificuldade em alguma coisa ou não conseguiam fazer algo mantinham a calma e tiravam as dúvidas com o adulto, professor e etc.eu não era assim a única reação que eu sabia ter era chorar, sim eu chorava muito e uma pessoa vinha e me explicava aquela situação por exemplo uma pergunta da professora se eu não soubesse responder eu caia no choro ao envés de perguntar e aceita que eu não sabia daquilo e quando me explicavam aquela situação eu ainda tinha minhas dúvidas mas guardava para mim mesmo e fingia que entendia. Será que isso é um sintoma porque alem disso tenho outros sintomas que desconfio ter autismo como me incomodar com lugar com muito barulho sinto como se minha cabeça doesse e meu coração falta sair pela boca dentre outras características que eu desconfio ter autismo
Isso e muito difícil
Tenho diagnóstico de TEA de grau leve, mas levo uma vida normal, consegui ir bem nos meus estudos e já tenho uma graduação, tenho um namorado e eu trabalho, em 2022 passei por turbulências no meu trabalho, pois tinha gente que não aceitava o meu jeito, por causa das minhas características do TEA, que eu tinha colegas de trabalho que eram arrogantes comigo, que me esculachavam, me excluíam, e quando eu participava das conversas, me davam cortes dizendo que eu não podia me meter, ninguém me dava abertura pra me interagir com eles e isso me machucava. Tenho dificuldade de compreender sarcasmos e metáforas, vc também já passou por algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho por causa do autismo?
Te admiro demais....❤ obrigada por existir!
Nossa, você me resumiu tanto!
Eu não sei nem o que dizer, so vontade de chorar muita.
Sim