Engasgo: a importância dos primeiros socorros e a Lei Lucas

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Alessandra perdeu seu filho de uma maneira muito triste. Em um passeio da escola, Lucas se engasgou, não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada e morreu em decorrência de asfixia mecânica. Essa tragédia a levou à reflexão sobre a falta de preparo dos profissionais que trabalham com crianças. Do luto, nasceu a luta para que mais ninguém passe por situações como essa. Conheça a campanha e o projeto da lei Lucas.
    Acesse:
    vailucas
    lucasbegallizamora
    www.change.org/leilucas
    www.kickante.com.br/leilucas
    Produção: @chadas5produtora
    www.chadas5.com...
    Direção: @lomedrado
    Produtor Executivo: @pjmoss
    Look: @missinclof
    Hair e Make: @annacosta_visagista
    Digital: @affariassessoria

Комментарии • 527

  • @rosilainedias315
    @rosilainedias315 6 лет назад +428

    Fui assinar a petição e vi q, felizmente, a lei foi aprovada.
    Parabéns, mãe, por esse tremendo esforço apesar da sua dor.

    • @vaniasol9490
      @vaniasol9490 4 года назад +1

      Dias h gu

    • @zaidalvaro9474
      @zaidalvaro9474 3 года назад

      Sorry to be so offtopic but does anybody know a way to log back into an instagram account..?
      I was dumb forgot the login password. I would appreciate any tips you can offer me.

  • @isafreittas_
    @isafreittas_ 5 лет назад +259

    Meu Deus! Que sofrimento!
    Fui auxiliar de desenvolvimento infantil em um berçário de uma escola em 2012/2013. No ano de 2013 a professora responsável pelo berçário pediu demissão e como eu era a auxiliar mais ativa, cursava pedagogia e havia "feito magistério" no passado, me pediram pra assumir a sala. Em junho daquele ano entrou um bebê que tinha problemas sérios de refluxo, não podia JAMAIS ficar deitado, tudo com ele era sentado no bebê conforto, até para dormir, sempre ali presinho, e as trocas de fraldas eram feitas com o auxílio de uma rampa de espuma pra que ele ficasse inclinado. Certa vez uma auxiliar foi trocar ele depois do almoço, e na volta do banheiro o bebê conforto dele estava do outro lado da sala, ela ao invés de pedir pra outra auxiliar ajudar ela e buscar, ou ir até o bebê conforto, colocar o bebê e depois acomoda-lo, ela simplesmente deitou ele no colchonete no chão e foi buscar o bebê conforto. Questão de segundos e foi o que bastou! Eu estava terminando de arrumar um bebê que ficava só até meio-dia, ajeitando mochilinha, agenda, etc, quando ouvi o grito "ISA, O BEBÊ ENGASGOU!!" (Não vou citar o nome dele). Na hora eu gelei, entreguei o bebê que eu estava cuidando pra outra auxiliar concluir o trabalho, corri e peguei o bebêzinho engasgado, ele estava roxo, sem ar, e eu num reflexo, instinto, sei lá, só virei ele e dei um tapa nas costinhas dele e então ele soltou tudo num jato e começou a chorar. Virei ele pra mim e o abracei pra acalmar, e novamente outro jato de vômito que me lavou. A auxiliar descuidada queria pegar ele de volta mas eu só disse "sai daqui!" e entrei com ele no banheiro, dei um outro banho, troquei todas as roupinhas e consegui acalma-lo. Depois pedi uma mamadeira pra ele, eu mesma dei e o fiz dormir. (Isso tudo eu toda vomitada).
    Depois que ele dormiu, saí da sala, deixei aos cuidados de uma outra auxiliar que havia acabado de bater o ponto e entrar (e era da minha confiança) e disse "não saia de perto dele POR NADA até eu voltar!" Fui até a secretaria, onde as diretoras já sabiam do ocorrido e estavam lá com cara de tacho. Sem cerimônias abri a gaveta dos registros (coisa que não era permitido para nós, apenas à elas e à secretária administrativa) e peguei a ficha dele. Elas haviam me dito que ele tinha de 5 pra 6 meses, MENTIRA! Ele havia acabado de completar 4! No histórico dele constava que ele era prematuro, teve problemas respiratórios ao nascer, broncoaspirou e teve que ir pra UTI e chegou a usar dreno de tórax (ele tinha uma cicatriz do dreno no lado dele e eu que já havia trabalhado em hospital sempre desconfiei que era isso, mas disseram que era "marca de nascença"). Entrei em crise na hora! Perguntei "como vocês esconderam informações tão importantes de mim? Se Deus o livre esse bebê morre vocês tem ideia de quem iria responder por isso?" (e eu ainda vomitada!)
    A justificativa delas foi patética! "Queríamos te poupar, sabemos o quanto você é metódica com as coisas e não queríamos que você sofresse por antecipação".
    Oi???
    E concluíram dizendo "você se saiu muito bem hoje, parabéns!"
    O que?? "Um bebê quase morre hoje e é isso que vocês me dizem??"
    Virei as costas e subi pro quarto onde era o "refeitório" das funcionárias, peguei uma troca de roupa no meu armário e fui tomar um banho pra tirar aquele vômito. (Detalhe: No banheiro das crianças maiores, porque não tínhamos um banheiro com chuveiro, mesmo com todos os riscos que tínhamos de sermos "premiadas" com vômitos e cocôs.) Eu tremia e chorava desesperada! Faltavam 2 dias para as minhas férias, e naquele instante eu decidi que não dava mais pra mim. Eu já havia acobertado muitas coisas, como situações de mordidas, empurrões, entre outras coisas... estava indo muito contra os meus princípios!
    Trabalhei os últimos 2 dias sem querer conversar com ninguém, entrava muda e saia calada, só falava com os bebês nas interações que fazíamos. Saí de férias e só voltei pra pedir minha demissão. Soube tempos depois que havia entrado outra bebê com o mesmo histórico. Como assim??? Sem estrutura? Sem treinamento?? Só Deus pra ter misericórdia desses bebês, e de tantas crianças, pois tem escolas que são toda uma fachada, (como essa por exemplo, que tinha câmeras, promovia eventos, cobrava o olho da cara nas mensalidades e foi esse absurdo!) mas por dentro, só Deus sabe o que acontece!
    Nós não tínhamos NENHUM treinamento de primeiros socorros, brigada de incêndio, NADA! O pouco conhecimento que tínhamos era teórico e muito mal passado. Qualquer uma podia ser auxiliar ali, não importava se tinha experiência, o importante era "gostar de crianças". Quantas vezes, quando alguma auxiliar faltava, as diretoras iam nas demais e perguntava "você tem alguma amiga que goste de crianças e queira vir fazer um bico hoje substituindo fulana??"
    Era um absurdo atrás do outro!
    A minha atitude na hora do susto foi por instinto, mas a auxiliar que cometeu o erro poderia ter deixado aquele bebê morrer sufocado.
    Pouco tempo depois larguei a pedagogia e entrei pra área de saúde, que foi onde encontrei mais autonomia para intervir em situações delicadas.
    Tenho muito receio de escolinhas e berçários, (nem sei como está aquela escola hoje me dia, saí sem olhar pra trás, mas ela ainda está lá) e sinceramente, temo pela minha reação quando eu tiver meus filhos e chegar a vez deles encarar esse mundo nas mãos de outras pessoas.
    Que Deus guarde nossas crianças!

    • @mariadaconceicaosilva9661
      @mariadaconceicaosilva9661 4 года назад +12

      Nossa, que história! Eu desisti da pedagogia por medo dessas situações. Infelizmente até no ambiente de trabalho se vê o profissional da educação infantil como um " alguém que gosta de crianças".

    • @kellyartem7301
      @kellyartem7301 4 года назад +25

      Meu Deus.... E porque mediante graves ocorrências vc não denunciou esse colégio sabendo que outras crianças estavam em risco e os pais coitados que inocentemente confiam seus filhos a uma instituição tão omissa???

    • @Cristreis
      @Cristreis 4 года назад +8

      O mais triste são pais com um bebê nessa situação entregar ele ao cuidados de uma creche eu mesma cuidaria de meu filho ainda mais uma creche que não deve ser de extrema qualidade

    • @malucardoso2730
      @malucardoso2730 4 года назад +4

      Isabela. Parabéns por ter salvo o bebê. Com certeza Deus lhe ajudou Naquele momento. E seu instinto tb.👩‍👧‍👧

    • @pan7521
      @pan7521 4 года назад +7

      Nossa depois disso agora tenho até medo de colocar meu bb na creche eu ia ttabalhar mais acho que vou ficar cuidando dele até fazer 1 ano pelo menos 😣😣😣

  • @ingridsjcspbr
    @ingridsjcspbr 6 лет назад +375

    Mari, sou psicopedagoga e professora da rede municipal de São José dos Campos-SP. Nunca tive qualquer treinamento, mesmo trabalhando numa creche que atende de 4 meses à 6 anos. Fiz treinamento particular e sem QUALQUER reconhecimento.

    • @SolDanthas
      @SolDanthas 5 лет назад +26

      Parabéns, pela iniciativa!!! Torcemos q vc NUNCA precise colocar em prática.

    • @familieahrens5613
      @familieahrens5613 5 лет назад +5

      Ingrid Oliveira que descaso da Lei Brasileira

    • @TheTitiamari
      @TheTitiamari 4 года назад +7

      Atualmente faz parte da grade curricular. Pelo menos na Universidade que me formei tivemos aula de primeiros socorros apesar que minha filha já passou por dois engasgos e não tive reação nenhuma, se não tivesse acompanhada nas duas situações hoje ela estaria no céu.

    • @gislainesilva4257
      @gislainesilva4257 4 года назад +1

      Parabéns princesa

    • @daniele76
      @daniele76 3 года назад +1

      Graças a Deus alguns professores estão se conscientizando. Fique tranquila, é fato que se for preciso vc será de fundamental importância para a vítima e assim terá o seu devido valor.

  • @gabrielbaruel7607
    @gabrielbaruel7607 6 лет назад +107

    Me chamo Viviane sou a mãe do Gabriel. Quando ele tinha em torno de uns 8 anos ele engasgou com presunto. Ñ conseguia nem falar correu perto do pai dele e o pai logo entendeu que estava engasgado. O pai fez a manobra e tudo deu certo rapidamente... graças a Deus o pai sabia fazer a manobra no caso eu ñ saberia. Assunto de extrema importância parabéns ao canal por abordar.

  • @MMS9551
    @MMS9551 6 лет назад +63

    Perdi meu filho da mesma forma aos 21 anos, é muito difícil uma morte tão besta, sinto muito por essas perdas. Que Deus proteja esses anjos. :(

  • @Bruna93648
    @Bruna93648 6 лет назад +31

    Sou estudante de enfermagem, e sou super a favor de ter primeiros socorros na grade escolar! No Brasil, já teve um projeto que chama "Samuzinho", que o SAMU, dava instruções para crianças, é uma delas, socorreu a vizinha que entrou em PCR. Precisamos que isso aconteça mais, é muito importante pra todos!

    • @Bruna93648
      @Bruna93648 6 лет назад +2

      Todos são capazes de ter um curso de BLS!

  • @marluceroque7436
    @marluceroque7436 6 лет назад +151

    Estou emocionada com essa história... uma mãe que surge das cinzas

  • @AlineSacchi
    @AlineSacchi 5 лет назад +75

    Essa é uma daquelas mulheres que deveriam ser condecoradas, homenageadas, etc. Trabalho importantíssimo! 👏👏👏👏👏

  • @jakelineb
    @jakelineb 5 лет назад +143

    eu me engasguei, quando criança, com a antiga bala soft, (tenho certeza que algumas pessoas se lembram). Fui salva por meus pais que sabiam os 1os socorros.

    • @lylireis
      @lylireis 5 лет назад +18

      Também me engasguei com uma no colégio, eu tinha 11 anos, tentei avisar a professora que estava engasgada, mas não saiu a voz, saí correndo pra beber água. Tenho certeza que não era a minha hora, pois a água poderia ter sido pior.

    • @rosangelaggedeao6613
      @rosangelaggedeao6613 4 года назад +4

      Tive sorte de conseguir tirar a da minha filha que deram uma bala dessa eu não vi. Ela tinha 2 anos.

    • @AnaRamos-bm9ck
      @AnaRamos-bm9ck 4 года назад +1

      Lembro que também acabei engolindo uma bala quando pequena!

    • @nellamorim
      @nellamorim 4 года назад +3

      Essa bala era tão perigosa que fizeram um furo no meio por causa de tantas crianças que engasgavam com ela,

    • @vyvypontes3862
      @vyvypontes3862 4 года назад +1

      Tbm me engasguei quando criança com está bala...

  • @nataliarodrigues2582
    @nataliarodrigues2582 6 лет назад +230

    Que terrível...perder um filho é sempre doloroso, mas perder assim por um motivo tão fútil...tão fácil de resolver.

    • @dannymoremah7930
      @dannymoremah7930 4 года назад

      Que triste.

    • @evafelix9055
      @evafelix9055 4 года назад +20

      Disse tudo Natalia...Um motivo fútil. A vida é um mistério. Uma garotinha caiu do nono andar em BH, vítima de sonâmbulismo e graças a Deus está bem e sem sequelas...Creio que quando é a hora, não importa a causa.😢05/11/2019.

    • @andreiadutra5662
      @andreiadutra5662 4 года назад +5

      @@evafelix9055 isso que eu penso 😪 quando é a hora não tem jeito a gente se vai mesmo 😪

    • @marilliakaka
      @marilliakaka 4 года назад

      @@evafelix9055 verdade, quando chega nossa hora nao tem jeito.

  • @anapaulaoliveiradonascimen9466
    @anapaulaoliveiradonascimen9466 5 лет назад +39

    A Prefeitura de Belo Horizonte aderiu. Trabalho em uma escola. Hj me inscrevi no curso. Luta linda!

    • @robertaoliveira2100
      @robertaoliveira2100 4 года назад +1

      que Maravilha ❤

    • @nanimaedetres4915
      @nanimaedetres4915 4 года назад

      Como se faz? Me ajuda,estou de licença maternidade quero fazer esse curso

    • @Lauraamr
      @Lauraamr 3 года назад

      Moro em Belo Horizonte, não tem na minha escola não

  • @elisfia1
    @elisfia1 6 лет назад +111

    Correrei atrás desta lei com o maior prazer!!!
    Ñ perdi meu filhinho de 3 anos engasgado, mas em um acidente de trânsito causado por um médico neurocirurgião bêbado, q ainda corre na justiça, mas estamos no Brasil, claro q ñ vai dar em nada!!! Fiquei com várias sequelas prejudicando minha saúde e simples mobilidade com péssimas dores crônicas.
    Mas por esta causa eu me sinto no direito de sentir prazer em evitar outras mortes por uma simples manobra. Parabéns e vamos a lutaaaaa!!!
    😃🙌
    Deus contigo, amada!!!
    📖❤👐

    • @krislaynemachado2800
      @krislaynemachado2800 2 года назад

      No perca a fé mãezinha Deus abençoe

    • @krislaynemachado2800
      @krislaynemachado2800 2 года назад

      Toda quinta as 20 participo de uma célula online lá oramos ouvimos a palavra é uma benção você e quem se interessar esta convidada Deus tem o melhor para cada um de nós

  • @stefaniacpaz
    @stefaniacpaz 6 лет назад +195

    Meu filho se engasgou com um besouro grande com 1 ano eu e meu esposo super rápidos tentamos 5 vezes do método convencional. Quando vimos que não dava certo, colocamos ele de costas e apertamos a barriga abraçando ele por trás por algumas vezes. O besouro graças a Deus voou bem longe pela força do ar, todos os adultos deveriam obrigatoriamente saber.

    • @girleidesantos5969
      @girleidesantos5969 5 лет назад +1

      Meu BB tbm engasgou e consegui pelo método tradicional. Graças a Deus.

    • @josianesoares7403
      @josianesoares7403 5 лет назад +6

      @@MarianaBFerreira segurar com a palma da mão no peito do bebê, e outra mão dar pequenos tapinhas no meio das costinhas,a criança de bruços e a cabeça para baixo

  • @angelfagaraz9678
    @angelfagaraz9678 6 лет назад +50

    Eu passei por isso há alguns meses com minha filha Samanta, e eu por ser profissional da saúde e estar com ela na hora fiz as manobras e a salvei. Importantíssima essa causa! Parabéns

  • @sousaadri6306
    @sousaadri6306 6 лет назад +95

    Acompanho sua luta, sou super favorável a aprovação da Lei Lucas, creio que salvará muitas vidas.

  • @PrincessSophiaBaby
    @PrincessSophiaBaby 5 лет назад +32

    Eu nunca deixo minha filha (8anos)fazendo as refeições sozinha, mas um dia cheguei muito cansada do trabalho, lhe servi o jantar e fui para o banho... Uns 10 minutos depois minha filha "esmurrar" a porta do banheiro e eu já abri pra dar bronca... Mas ela estava vermelha, engasgada com um pedacinho de carne... Enfiei a mão na garganta dela e tirei.. Fiquei com tanto medo, que eu só tremia, ela chorava e nós abraçamos... Realmente é um motivo muito "estúpido" pra perder um um bem tão valioso...
    Que Deus abençoe essa mãe, e todas as outras que infelizmente passaram /estão nesta situação! 🙏

  • @carolinalima2953
    @carolinalima2953 6 лет назад +176

    Pois é Mari....uma história triste. Eu tenho curso de BLS pela American Heart Association e me coloco a sua disposição e a disposição desta causa para ajuda las a dar os cursos nas escolas. Moro pertinho de Campinas. Um beijo e parabéns por mais um programa maravilhoso.

  • @otaviotenorio27
    @otaviotenorio27 6 месяцев назад +1

    Parabéns a você mamãe apesar do acontecimento foi forte , levar a manobra do desengasgo para salvar vidas ! Lei Lucas ❤ 🙏

  • @glauciafrancoschramm9083
    @glauciafrancoschramm9083 6 лет назад +72

    Trabalhei em creches e confesso que uma das coisas que me fez desistir foi a falta de estrutura e preparo oferecido a nós relacionado a primeiros socorros... Tem o engasgo, contato com sangue, hemorragia... isso pode ocorrer e não há preparo. É importante e muito essa luta!

  • @giovanacoutinhovenske7626
    @giovanacoutinhovenske7626 6 лет назад +38

    Nossa nunca havia pensado nisso. Sou professora pós graduada duas vezes e nunca ouvi falar disso. Precisa ser divulgado.

  • @clau2664
    @clau2664 6 лет назад +123

    Hoje eu tenho 40 anos, mas nunca mais me esqueço do dia da minha festa de 15 anos. Eu tive um engasgo e por vários segundos fiquei sem conseguir respirar, minha visão escureceu e me lembro que ninguém a minha volta me ajudava. Consegui desengasgar sozinha, mas foi por sorte. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, com certeza. Aquele não foi um simples engasgo, tanto que me lembro da sensação como se fosse hoje. É desesperador.

    • @brunasousa1844
      @brunasousa1844 6 лет назад +3

      Eu tinha 14 anos quando engasguei com carne, foi desesperador!

    • @rosemeirebaldi9139
      @rosemeirebaldi9139 6 лет назад +6

      foi por Deus q vc conseguiu!!

    • @OMundodeIsadora
      @OMundodeIsadora 5 лет назад +6

      Minha irmã mais nova se engasgou com uma bala de chocolate, na igreja. Ela ficou roxa em poucos segundos e minha mãe desesperada levantou ela e colocou ela de cabeça pra baixo. Em poucos minutos a bala saiu e ela voltou a respirar.

    • @raquelfaria9740
      @raquelfaria9740 5 лет назад +1

      Passei pela mesma situação quando era criança. É horrível!

    • @pfm1706
      @pfm1706 4 года назад +1

      Eu tbm! 13 anos nem sabia o que fazer ! Fiquei 1h com um tolete de cenoura na garganta até vomitar! KKK horrível! Até hj me lembro...

  • @dany_oms
    @dany_oms 6 лет назад +5

    Eu achava que engasgo era algo inofensivo até ver o meu filho na época com 15 anos roxear toda a região da boca e estar em estado de desespero sem conseguir desengasgar sozinho . Pela misericórdia de Deus meu primo conseguiu fazer a manobra e desengasga lo.
    Era só um pedaço de carne que em 2 minutos quase tirou a vida do meu filho.

  • @brunavasconcelos9345
    @brunavasconcelos9345 6 лет назад +9

    Essa causa é muito importante. Sou enfermeira e sempre achei um absurdo não ter primeiros socorros na grade curricular.

  • @evelinschneider5364
    @evelinschneider5364 5 лет назад +15

    6 de set de 2018 - VITÓRIA! Depois de meses de mobilização e de muito esforço, finalmente a Lei Lucas foi aprovada no Senado!

  • @Jessica1988ify
    @Jessica1988ify 6 лет назад +38

    Seu filho é Luz, E deixou essa Luz pra resplandecer em Você! Mulher, guerreira, maravilhosa, iluminada. Força pra continuar, essa é a nova história que Deus tem pra você, um caminho pra ajudar outras pessoas e crianças.

  • @wanessarodrigues6634
    @wanessarodrigues6634 6 лет назад +35

    Muito triste, nem imagino a dor desta mãe. Achei linda a atitude dela em se preocupar com o próximo, em não deixar que a morte de seu filho fosse em vão.❤️

  • @JoanaMorais520
    @JoanaMorais520 2 года назад +3

    Alguns anos atrás no aniversário do meu filho quando era criança. Um coleguinha dele se engasgou justamente com o hot dog. Meu marido imediatamente prestou os primeiros socorros. Fez a manobra de desengasgo. E deu certo.

  • @ziahhxx4110
    @ziahhxx4110 6 лет назад +16

    Perdi meu neném. E é horrível, me sinto vazia, tem dias que acordo bem, em outros eu acordo muito mal, só quem sabe a dor é quem passou por ela. A

  • @PriscilaCarboni
    @PriscilaCarboni 6 лет назад +11

    faço parte da brigada de incêndio na minha empresa. tive treinamento de primeiros socorros. tenho panico só de pensar que um dia talvez eu precise aplicar esse conhecimento pra salvar a vida de alguém, pois provavelmente não haverá mais ninguem que tbm tenha esse treinamento e possa me ajudar. terei uma vida nas minhas mãos.
    quando fiz o primeiro treinamento eu fiquei chocada pensando "como não aprendemos isso na escola?".
    espero que um dia isso seja obrigatório, pois salvará muitas vidas.

  • @thaishelena5170
    @thaishelena5170 5 лет назад +13

    Nos Estados unidos, até crianças são treinadas em primeiro a socorros...é matéria obrigatória.

  • @CleciaJusto
    @CleciaJusto 6 лет назад +14

    Chorei! É inadmissível o despreparo dos cuidadores na hora do socorro imediato!

  • @taistata1136
    @taistata1136 6 лет назад +10

    Como uma pessoa pode não curti um vídeo desse?eu queria curti um milhão de vezes engasgar é coisa séria , que força essa mãe tem, que Deus conforte seu coração

  • @valquiriaporto8508
    @valquiriaporto8508 5 лет назад +11

    Esse caso aconteceu em uma cidade perto da minha cidade, lembro bem na época fiquei muito revoltada , como assim uma escola não tem esse preparo, meu Deus! Que triste, Lucas que sua triste partida não seja em vão , que sirva de alerta pra todas escolas , creches, festa infantil, é claro para os pais em casa! Vai Lucas!! Valquíria!

  • @84523luis
    @84523luis Год назад +1

    Meus sinceros Pêsames . É inacreditável que ainda existe uma barreira enorme para entrar nas escolas. Sou Bombeiro PROFISSIONAL CIVIL INSTRUTOR PRIMEIROS SOCORROS. TRABALHO COM CRIANÇAS EM UMA INSTITUIÇÃO PARA AULAS BRIGADISTAS MIRIM. PORÉM AINDA DIFÍCIL FAZER ESTE TRABALHO . JA TENTEI ENTRAR EM ESCOLAS PARA DAR INSTRUÇÃO DE FORMA GRATUITA MAS NOSSAS LEIS NÃO NOS AJUDAM. PARABÉNS PELA POSTURA VAMOS CONTINUAR ESSA LUTA.

  • @joelmasouza6965
    @joelmasouza6965 6 лет назад +59

    Meu filho com 1 mês e meio se engasgou com o leite de madrugada....foi horrível!
    Mas fiz as manobras que havia assistido justo naquele dia e graças a Deus depois de alguns minutinhos ele desengasgou e chorou.
    Não consigo imaginar a dor dessa mae!
    Deus dê força a ela.

    • @elyanesilva6823
      @elyanesilva6823 6 лет назад +2

      Joelma Souza a minha filha tmb cm 1 mês de nascida tive aspirar o leite do nariz cm a boca não sei se foi o certo mais deu certo graças a Deus pq ela já tava ficando roxa foi horrível

    • @joelmasouza6965
      @joelmasouza6965 6 лет назад +1

      Elyane Silva eu tbm aspirei o leite pelo nariz....e o certo sim.

    • @elyanesilva6823
      @elyanesilva6823 6 лет назад +1

      Joelma Souza poise meu desespero foi tanto q não pensei 2 vezes fiz e percebi q foi o melhor q eu fiz Glória a Deus q deu certo msm assim fui p pronto socorro e lá fizeram o procedimento de fazer inalação e raio x p vê se não havia ido p os pulmões o leite deu td certo amém
      E q DEUS abençoe e proteja essa mãe q sofre a perda do seu filho

    • @juniamarques286
      @juniamarques286 6 лет назад

      Elyane Silva .

  • @ronaldogiraia6036
    @ronaldogiraia6036 11 месяцев назад

    Isso nos faz seguir em frente passar o treinamento de primeiros socorros em escolas para que chegue a todos o conhecimento.
    Deus cuida mas o conhecimento salva vidas . Através do Lucas muitas vidas estão sendo salva e nos vamos continuar junto com a mãe de Lucas . Alessandra estamos com projeto de ensinar os profissionais .
    A lei Lucas vai chegar em todos os lugares. Estamos juntos

  • @vivianepedroso8437
    @vivianepedroso8437 5 лет назад +3

    Trabalho em uma escola Municipal, a cerca de 3 anos começamos fazer treinamento com bombeiros. Todos os anos, fazemos treinamento de primeiro socorros, com aulas teóricas e prática de desengasgo, massagem cardíaca,contenção de perda de sangue, proteger queimaduras, usar extintor de incêndio. Ficamos o dia todo em um lugar para preparo de bombeiros civis.

  • @margarete1979
    @margarete1979 6 лет назад +16

    Sei exatamente dessa dor de perder um filho..meus sentimentos maezinha 😢

  • @renatasilva4748
    @renatasilva4748 2 года назад

    País e mães de todo Brasil vamos exigir que a #lei lucas funcione em todos lugares que ficam nossas crianças

  • @paulos5984
    @paulos5984 5 лет назад +7

    Que lindo saber que a #LeiLucas foi sancionada e já está em vigor em nosso país. A voz de uma mãe que fez do Luto uma Luta. ❤️

  • @Star_bloxS2
    @Star_bloxS2 5 лет назад +2

    Sempre proibir minhas filhas desses passeios,,, sempre tive medo q elas não voltassem com vida,,,por afogamento e etc....meus 4 filhos quando pequenos engasgaram algumas vezes,,, minha de 16 hoje ,,com 1 ano e pouco,,,engasgou com maçã,,,eu sem ninguém p me informar que não se dá maçã p uma criancinha comer sozinha....eu desesperada,,,com ela mudando de cor,,,não adiantando um tapinha nas costas,, enfiei o dedo na garganta dela com tudo,,,graças a Deus,,,ele permitiu que esse processo errado,,desse certo.....desde então sou traumatizada com engasgos...tive vários outros episódios,,, , quando ela tinha uns8 anos,,inventou de cortar cenouras em rodelas,,,mais uma vez consegui desengasga-la tirando um pedaço grande de cenoura de sua garganta....o último q me lembro bem,,,,meu filho antes de completar 3 anos,,ano passado,,atrás de mim,,engoliu um pedaço grande de carne,, babou tanto na carne,,q desceu p garganta,,, esperei sair na ânsia de vomito,fez 2 vezes eu acho,,, então enfiei o dedo,,,mas desta vez,,,sentir,,,,,q se não fosse minha unha q nunca deixo crescer,,, deixei a 3 meses,,,, sentir q se não fosse minha unha comprida p encaixar naquela carne,,,,eu teria que afundar o dedo,,,e a carne,,,desceria o engasgando de vez até a morte,,,por q não havia nenhum milímetro de espaço p meu dedo,.tenho um vídeo de primeiros socorros,,,mas é difícil p mim isso,,, no desespero,,,, não consigo reagir. É difícil,,,engasgo pode tirar a vida de pessoas com qualquer idade...Sinto muito por sua perda..Deus os console sempre.

  • @angelaserrano6655
    @angelaserrano6655 4 года назад +2

    Que pessoa iluminada essa mãe, perdeu seu único filho,lutando pra que outras mães não passem pela mesma dor, linda atitude,parabéns !!!!

  • @tatabrasil3420
    @tatabrasil3420 5 лет назад +2

    Fui mae tarde com 32 anos. Meu pequeno com 2 dias engasgou com o leite materno,eu,de verdade nao sabia que tinha que arrotar. Qndo eu olhei estava pretinho,pronto p o pior. Liguei no 193 e meu Deus!!! parecia um anjo do outro lado,me auxiliou fiz os procedimentos,e eu disse: mas ele continua roxo. E ele respondeu: está tudo bem,pois ele já está chorando! Então,está tudo bem. Eu estava sozinha, e tive essa idéia pq.um mês antes vi uma matéria e o rapaz entrou na ligaçao dizendo: meu filho tem dois dias e está morrendo engasgado! Lembrei da matéria e fiz o mesmo. E graças a Deus deu tudo certo! Deus é mais! Eu me arrependo pq.não chamei a TV para uma reportagem e sedimentar ainda mais na mente das pessoas. N sei o que eu faria se n lembrasse daquela matéria na TV.

  • @sigiulia3091
    @sigiulia3091 5 лет назад +3

    Chorei muito. Eu quando criança engasguei e graças ao meu pai me salvou. Eu já estava quase desmaiando, lembro que estava em um supermercado e não havia ninguém pra me ajudar tbm.

  • @isabelcristina8819
    @isabelcristina8819 6 лет назад +4

    Nossa eu chorei , q história triste, ano passado minha irmã salvou a vida do nosso sobrinho ele estava com 8 anos de engasgou com uma bala , ela agiu rápido graças a Deus...tomara q essa lei seja aprovada

  • @Mabilinhaa
    @Mabilinhaa 6 лет назад +41

    Excelente vídeo! Mari, só precisava esclarecer e mostrar como se faz a manobra em BEBÊS (porque é totalmente diferente). Parabéns pelo vídeo e pela matéria difundida. Esta mãe é uma guerreira! Meus profundos sentimentos a esta família!

    • @lomedrado
      @lomedrado 6 лет назад

      Oi Amábile, tudo bem? Aos 16:13 do vídeo, colocamos o link de um vídeo sugerido, que está na playlist de Dicas da Mari. Segue aqui também: ruclips.net/video/cD6GX6acREA/видео.html Beijos!

  • @camilagoncalveskulmann7795
    @camilagoncalveskulmann7795 6 лет назад +21

    Não sou mãe, mas sou tia e sou filha. Este canal é lindo e gratidão à todos os envolvidos, por tanto conteúdo que elucida tanto.

  • @marianabergamooda
    @marianabergamooda Год назад +1

    Primeira vez que minha filha engasgou, minha prima que era enfermeira de UTI neo estava do lado. Entrei em desespero e ela fez a manobra e desengasgou rapido.
    Nunca mais esqueci aquele dia, aquela cena.
    Anos depois, minha prima faleceu. E minha filha mesmo pequena, ainda se lembra e fala dela com carinho! ❤

  • @fisicaconectada7179
    @fisicaconectada7179 4 года назад +2

    A família do Lucas merecem toda a nossa gratidão, nós mães, tias, avós e professoras temos que ficar atentas mesmo a um assunto tão importante, que muitas vezes é negligenciado , principalmente nas escolas e locais que recebem crianças.

  • @angelamarialima7764
    @angelamarialima7764 9 месяцев назад

    Que história triste!
    Que Deus abençoe essa mãezinha forte e guerreira.
    🙏🏼🙏🏼🙏🏼💓

  • @natalysimoes9663
    @natalysimoes9663 6 лет назад +4

    Sou professora e desenvolvo um projeto com meus alunos sobre Primeiros Socorros, é um triste relato, que poderia ser evitado com informação. Adorei saber que há uma lei que poderá implantar os Primeiros Socorros nas escolas!

  • @deiserejane7987
    @deiserejane7987 6 лет назад +10

    Como é importante todos aprenderem Primeiros Socorros, um ato simples que poderia salvar tantas vidas. #VaiLucas 💙💙💙

  • @celsoleite1966
    @celsoleite1966 5 лет назад +3

    Sinto muito por essa perda lastimável e o quanto poderia ter sido evitado, infelizmente só se toma determinadas ações depois que temos uma vítima. O Lucas precisou dar a sua vida para ser criado uma LEI.
    Sou ENF.TST e BC, e como luto, ministrando treinamentos, palestras e cursos para não ver Lucas pelas escolas afora, treinar, treinar e treinar, capacitar as pessoas para saberem agir diante a situações adversas.
    Na minha Cidade Barra do Ribeiro (RS), o ROTARY, desenvolve um trabalho junto as escolas dando esse suporte, e fico muito surpreso com a aceitabilidade dos alunos, de faixas etárias diferentes.
    Os PRIMEIROS SOCORROS, veio para que Mães como essa não precisem enterrar seus FILHOS.
    E muitas vezes os principais responsáveis não participam!

  • @adeildacabral4919
    @adeildacabral4919 Год назад

    Eu tenho 64 anos sofri um engasgo chequei a desfalecer.gracas a Deus meu filho teve um treinamento de primeiros socorros.foi o que me salvou.
    É sua situação horrível.

  • @Clarasterque
    @Clarasterque 6 лет назад +85

    Eu acho q toda mãe deveria ser treinada nisso

    • @sevdarumenova4748
      @sevdarumenova4748 5 лет назад +5

      Sou mãe e eu mesma procurei por conta própria fazer o curso. Porque quem trabalha com crianças não faz o mesmo ? Corpo de bombeiros de alguns municípios oferecem curso gratuito

    • @j.p.6994
      @j.p.6994 5 лет назад +3

      Vdd... Até se pagar pelo curso, vale apena. Pq a Samu ou o Bombeiro geralmente demora MT, e tempo é músculo. Se as pessoas soubessem fazer os Primeiros Socorros, muitas vítimas seriam salvas. Um minuto a mais sem massagem cardíaca aumenta a lesão no coração e sequelas no cérebro, até levar o paciente ao óbito.
      Deveria ser cobrado o curso de Primeiros Socorros para todos que trabalham na área da educação e da saúde.

    • @marilliakaka
      @marilliakaka 4 года назад +2

      as mamaes de recem nascidos deviam receber esse trenamento antes do bebe nascer,muitos bebes morrem engasgado com leite de peito

    • @pattynonato5595
      @pattynonato5595 4 года назад +1

      Também compartilho da sua opinião. Os primeiros socorros deveriam fazer parte inclusive dos cursos para gestantes!

    • @divinaferreiradeoliveira2916
      @divinaferreiradeoliveira2916 3 года назад

      @@pattynonato5595 pp+oo[o oi 9999

  • @jussaraflaviadelimasilva2297
    @jussaraflaviadelimasilva2297 6 лет назад +6

    Não quero nem imaginar uma situação como essa, meu Deus, é o pior momento que essa mãe possa ter passado, quando minha filha tinha três meses engasgou com água eu quase endoido.

  • @sandravieira5854
    @sandravieira5854 6 лет назад +12

    Vamos todos assinar esse sbaixo-assinado eu já fiz a minha parte!

  • @analueberl1116
    @analueberl1116 6 лет назад +2

    É muito indignador imaginar que pessoas que trabalham em escolas não saibam primeiros socorros. No caso do engasgo até um amiguinho pode socorrer outra criança.
    É importante ensinar primeiros socorros também para crianças.

  • @andreiamorais6634
    @andreiamorais6634 6 лет назад +5

    Missão linda a do Lucas!!
    Salvar tantas vidas!!!
    Muita luz para o Lucas!!
    Parabéns à mamãe do Lucas que foi bem no fundo do coração ,e porque não dizer, no fundo do útero ,buscar forças pra essa luta!
    Deus esteja sempre ao seu lado!!!

  • @gilmardossantosdeoliveira1915
    @gilmardossantosdeoliveira1915 2 года назад

    Boa noite... Meus sentimentos por tudo! Sou Gilmar Oliveira, 57 anos. Mineiro, engenheiro civil, de segurança do trabalho, de auditoria e perícia em obras civis, examinador, perito e instrutor de trânsito, TST e motorista profissional. Já estou divulgando essa lei e quero contribuir "voluntariamente". Inclusive, já me dispus, "gratuitamente", para ministrar cursos e palestras em escolas públicas e privadas. Infelizmente, nenhuma delas me retornou...

  • @simonedepaula7219
    @simonedepaula7219 4 года назад

    Linda essa ação.
    Pra que outras famílias NÃO sofram.
    Tenho muito medo e sempre tive dos meus filhos engasgarem.
    Graças à Deus sempre que acontece eu consigo desengasga -los.
    Meu pequeno coloca muita comida na boca ...fico preocupada e ensino à colocar pouco e mastigar bem.
    Mas crianças esquecem tudo.
    Deus console à todos que sofrem a perda de um filho.

  • @AnaPaula-tj9lz
    @AnaPaula-tj9lz 5 лет назад +4

    Que triste e era um menino lindo,uma pena..

  • @carolinaduarte6234
    @carolinaduarte6234 6 лет назад +15

    É essencial pra vida que todo e qualquer pessoa faça pelo menos uma vez um curso de primeiros socorros, parabéns pela iniciativa da nossa luta.

  • @marciafranca4743
    @marciafranca4743 Год назад

    Meu abraço a essa mãe,minha filha tem Síndrome de dawn,com três anos eu estava tirando a embalagem de um bala p parti e dá a ela,mas ela pegou da minha mão e colocou rapidinho na boca,nisso ela se engasgou foi a pior sensação que eu passei que desespero,minha filha engasgada eu fiz todas as manobras sou da área de saúde ,digo o desespero faz vc esquecer de TD,sai correndo com ela nos braços e meu filho de oito anos comigo,ela já estava cianotica ( rochinha) meu marido no desespero injetou uma seringa de água,eu já n raciocinava mais,foi q a bala desceu e minha filha foi recuperando do desmaio,nunca vou esquecer esse dia.

  • @milenejesusdacosta.3118
    @milenejesusdacosta.3118 6 лет назад +5

    Que deus te dê muitas forças maezinha, que todas as suas lágrimas sejam enxugadas pelo espirito santo.Sua luta não é em vão, deus está no controle de tudo.
    #lucas anjo de deus.
    #so espirito santo nos consola.
    ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢❤❤❤❤👍👍👍👍👍👍👍👍👍💞💞💞💞💞💞

  • @Arlecrim
    @Arlecrim 6 лет назад +8

    Meu filho tb qdo bebê ficou asfixiado por conta do congestionamento das vias aéreas. Foi desesperador! Não desejo isso pra mãe nenhuma. Esse tipo de vídeo é fundamental. Me solidarizo com a dor dessa mãe, e parabenizo a ela pela iniciativa de compartilhar com outras mães, formas de se precaver e muito mais que isso, saber como agir em situações tão assustadoras. Pois qdo acontece, normalmente ficamos paralisadas em choque, mas saber agir corretamente faz toda a diferença. Parabéns pelo canal 😍

  • @RafaelRibeiro-sl9mb
    @RafaelRibeiro-sl9mb 6 лет назад +8

    Sem palavras..Não sei se eu teria a força que essa mãe guerreira está tendo!! Lucas uma constelação infinita...

  • @elaineoliveira8065
    @elaineoliveira8065 2 года назад

    Triste situação. Imagino o desespero desta família. Que Deus o ampare e o proteja.

  • @danielletamashiro9011
    @danielletamashiro9011 6 лет назад +5

    Que terrível o Brasil ainda falta muito P ser um país de primeiro mundo,moro no Japão há 18 anos nas escolas tem enfermagem e uma enfermeira capacita P primeiros socorros e nas viagens a enfermeira vai junto com caixa de primeiros socorros p qual quer coisa q aconteça,tem nutricionista q acompanha o almoço das crianças pois é período integral!! #vailucas #mudabrasil

  • @juliasaccomani493
    @juliasaccomani493 6 лет назад +30

    Que dor terrível...!!! Não imagino..!! Desejo força a essa mãe..!!!

  • @mariasoledadedesouzacastro4701
    @mariasoledadedesouzacastro4701 6 лет назад +9

    Que depoimento difícil pra essa mãe!!!!Muita força, Deus está contigo....

  • @patriciapereira6191
    @patriciapereira6191 5 лет назад +3

    Sou professora de escola de ensino fundamental, nunca recebi nenhum treinamento. Tenho conhecimento e treinamento que fiz na faculdade com um amigo bombeiro que ofereceu uma oficina a turma de pedagogia.
    muito triste , sem palavras pela dor desta mãe . Abraços Patrícia

  • @monicamaia1871
    @monicamaia1871 Год назад

    Eu salvei meu filho graças a uma reportagem, ele não tinha nem 1 ano, está com 17 anos

  • @expressaodeamor9321
    @expressaodeamor9321 5 лет назад +2

    O que dizer a esta mulher, ela esta salvando a vida de vários Lucas, Pedro, Valentina e tantos outros, o seu cuidado com o próximo é lindo, nos não temos forma de agradecer a você, mais Deus a recompensara.

  • @michelleizdc
    @michelleizdc 6 лет назад +3

    Alessandra, sou pedagoga de formação, trabalhei mais de dez anos em sala de aula e, apesar de hoje estar trabalhando no Judiciário, essa questão simplesmente me apavora! Quantas vezes, apesar de estar em cima dos alunos, eles se machucavam e eu precisava sair correndo com a criança nos braços. Crianças machucam, é fato. Precisamos de formação em primeiros socorros no Ensino fundamental, nos cursos de formação superior (especialmente de Pedagogia), assim como na formação continuada dos profissionais da educação.

  • @JessicaFerreira-xb4wy
    @JessicaFerreira-xb4wy 6 лет назад +17

    Exato, perder um filho dói de mais. É contra a lei da vida enterrar um filho. Eu sei como é 🙁

  • @nilvanasantos5088
    @nilvanasantos5088 Год назад

    Olá, Mari!
    Ontem a noite 20/12/22 eu tive a pior experiência da minha vida por pouco não perdi meu filho de 14 anos por engasgo ,entrei em um grande desespero quando o vi ele já roxo e revirando os olhos e por incrível que pareça ele não tociu e nem levou as mãos no pescoço ,ele já estava em convulsão chegou a enrolar a língua, as mãos e querendo desmaiar foi horrível...desesperador...Mas graças à Deus eu e meu esposo junto com os vizinhos conseguimos torná-lo devolta ...e hoje pela manhã me deparo com a história dessa mãe que não teve a chance de ter seu filho hoje por volta de um engasgamento. MARI a sua história é incrível Deus usa você para que outras mães entrem em alerta que um engasgo mata sim...continue fazendo esse trabalho maravilhoso em ajudar salvar vidas.
    Deus abençoe vocês 💚

  • @gabriellesouza6583
    @gabriellesouza6583 6 лет назад +5

    Fico sem palavras para expressar a dor dessa Mae ... uma luta diária !!

  • @mariaall4274
    @mariaall4274 6 лет назад +3

    Que tristeza perder um filho assim...mas admiro demais quem escolhe transformar sua dor numa causa! No Brasil nem mesmo pessoal da área da saúde tem treinamento de primeiros socorros (dentistas, por ex)! Até fazem uma vez, mas não fazem treinamentos periódicos, porque como o nome diz é treinamento e não apenas conhecimento da técnica

  • @robson050687
    @robson050687 4 месяца назад

    Sou bombeiro militar! E fiquei muito feliz de ser convidado para ministrar aulas sobre engasgamento e falar sobre lei lucas para 32 professoras e 3 motoristas de vans no município de Santana da ponte pensa-SP à atitude da prefeitura foi louvável!

  • @Luiscesarx
    @Luiscesarx 5 лет назад +8

    Que bom que foi aprovado a lei Lucas pelo Senado

  • @alinegomes2787
    @alinegomes2787 5 лет назад +3

    Que lindo esse vídeo. Eu sempre me perguntei Porq as técnicas de primeiros socorros não eram ensinadas nas escolas. Sempre acreditei que todos deveriam ser treinados desde cedo. Cada segundo é muito valioso, quanto mais rápido o socorro mais chances de sobreviver. Parabéns pelo vídeo e pela iniciativa de fazer a DIFERENÇA. Esse tipo de atitude enche meu coração de ESPERANÇA. Foi horrível a morte do seu filho mas a sua luta vai servir para salvar vários outros LUCASS espalhados pelo Brasil.

  • @sabrinaaraujo9570
    @sabrinaaraujo9570 4 года назад

    Eu vi a minha mãe se engasgar a vez e ela na hora por saber que eu sei as manobras consegui chegar até meu quarto, mas o meu desespero foi tanto que só consegui gritar meu pai e dizer o que ele tinha que fazer e graças a Deus conseguimos salvar a minha mãe. Primeiros socorros deveria ser materia obrigatória desde o primário

  • @sylsilva342
    @sylsilva342 5 лет назад +2

    Com as mãos de Deus salvei o meu filho 😢😢😢e queria está lá para salvar o seu tbm. Seu anjinho está nos braços do pai 👼👼

  • @marciasantos7915
    @marciasantos7915 4 года назад +2

    Meu vizinho de 10 anos tbm faleceu por um pedaço de churrasco 😥😭😭.
    As crianças são ansiosas e não mastigam corretamente, infelizmente prós pais é uma dor enorme.

  • @narasantoosbat
    @narasantoosbat 6 лет назад +8

    Que história triste , grande mãe e tia que está tendo forças de divulgar e ajudar outras pessoas, previndo novos erros.
    Força ! E vamos divulgar meu povo !

  • @mast57
    @mast57 2 года назад

    Nossa! Até agente adulto engasga! Eu acho muito importante à aprovação !

  • @nicesouza4302
    @nicesouza4302 6 лет назад +5

    Muito triste um abraço forte nessa mamãe, vou relatar um fato que aconteceu um dia na igreja as crianças foram para a escolinha no fim do culto fui buscar minha menina e me deparei com uma cena horrível um menino de 9 anos se engasgado todos apavorados fizemos essa manobrá e conseguimos salvar a criança ele se engasgo com um pirulito aquele de bolinho fiquei tão traumatiza que sempre passo essa informação pra frente e quando encontro lugares que vendem esses pirulitos relato o que aconteceu ...

  • @carolinaazevedo5031
    @carolinaazevedo5031 6 лет назад +8

    Eu perdi a minha bb há um ano. Realmente no primeiro momento nossa vontade é morrer. Só conseguimos reagir qdo transformamos a nossa dor em luta!!!!

  • @monicaalves4808
    @monicaalves4808 6 лет назад +2

    Que mulher forte !! Foi literalmente do luto a luta mesmo, pensou no próximo como se fosse seu próprio filho, tomara que realmente isso tudo não seja em vão e que muitas vidas ainda sejam salvas !

  • @monicafernandes4923
    @monicafernandes4923 4 года назад +1

    Certíssima. Esse treinamento também tem que valer nós hospitais para poder insinar as mães com seus bebês caso de um engasgo saber salvar uma vida de uma criança.

  • @natanyminuci6482
    @natanyminuci6482 6 лет назад +2

    Todos os envolvidos em um ambiente escolar deveria ter uma aula de primeiros socorros para não acontecer coisas tristes assim.

  • @magdacastro7014
    @magdacastro7014 5 лет назад +4

    Eu não sabia desses procedimentos para primeiro socorros de engasgo. Muito interessante e instrutivo esse vídeo.!

  • @nuriacristianefranchirodri9237
    @nuriacristianefranchirodri9237 5 лет назад +2

    Olá!! A ETEC Manoel dos Reis Araújo de Santa Rita do Passa Quatro engajou nessa luta através do Projeto da LEI LUCAS! E inciamos o Projeto Primeiros Socorros nas Escolas em parceria com o SAMU e Prefeitura, encontros quinzenais com corpo docente das escolas municipais de ensino infantil e fundamental. Esse projeto iniciou no dia 02-09 por iniciativa de um projeto de TCC de 5 alunos do curso técnico em enfermagem e ao ver tamanha motivação destes encaminhei projeto para Secretaria de Educação Municipal, que mostrou interesse e rapidamente solicitou a parceria. Está sendo momentos ímpares... únicos tanto na vida dos alunos, como na minha vida e porque não dizer na vida dos professores, porque acidentes não tem dia marcado, nem hora e muito menos em quem será a vítima. Feliz demais em participar e levar á frente este Projeto!!

  • @claudiaaparecidadasilva8223
    @claudiaaparecidadasilva8223 3 года назад

    Que triste perde uma criança engasgada. Deus conforte essa mãe .

  • @micheleloiragg232
    @micheleloiragg232 Год назад

    Perdi um sobrinho por engasgo com carne... Era um anjo.. gostaria muito da história dele fosse contada... Deus abençoe

  • @florks6533
    @florks6533 3 года назад +1

    Esses primeiro socorros é muito importante, minha irmã ja adolescente na epoca , teve um engasgo com uma bala , e meu pai estava sozinho com ela, e ele por ver muito tv, no caso jornais q mostram essas coisas, ele fez a manobra da desobstrução e salvou ela, foi coisa de segundos q poderia ter custado a vida dela, so de pensar eu me desespero, precisamos nos preparar p qlqer situação.
    Eu vi um caso a um tmp na minha cidade q o avô do menino teve parada cardiaca e ele ficou fazendo a massage cardíaca ate os paramedicos chegar e isso foi oq salvou o avô dele.

  • @naizapuppio8896
    @naizapuppio8896 6 лет назад +6

    Que tristeza! Deus ilumine e abençoe essa Família ! 🙏🏻

  • @ruthestevesesteves6536
    @ruthestevesesteves6536 6 лет назад +4

    Força em Deus, é uma dor q não tem explicaçao só quem passa por essa dor sabe!! 😓

  • @graziflor6051
    @graziflor6051 6 лет назад +1

    Vou mandar esse vídeo pra minha Amiga que trabalha na secretaria da educação de Paulinia e pra diretora da escola do meu filho. Amei a garra dessa mãe.