Passei minha infância e adolescência inteira jogando god of war. O Kratos (protagonista) lutou contra os troianos e até contra os persas, o espartano lutou até em batalhas contra Atenas. Além de ter batalhado ao lado e contra o panteão grego. Acho incrível que algumas mídias tão dispersas podem nos ajudar à compreender esse rica e complexa mitologia.
eu to lendo odisseia e foi a mesma coisa, aparece logo hermes no início e eu conectei logo com a cena do kratos indo lutar com ele naquela cutscene que o hermes fica debochando do kratos.
Obrigado por isso, Cris. Precisamos de mais mensagens como a que você nos trouxe. Impedimentos e desculpas são o que mais há por aí. Vindo de alguém que está no início da sua jornada literária, eu até entendo. O que me entristece, no entanto, são as barreiras colocadas por quem fala de livros na internet. Ao invés de incentivar a leitura, desencorajam o leitor. Eu demorei a me entregar à literatura russa justamente por isso. Colocaram medo em mim. Só depois de abrir "Crime e Castigo" pela primeira vez é que percebi que as maravilhas contidas no livro ultrapassam qualquer empecilho que eu pudesse ter inventado. Não nego a importância dos textos de apoio, mas concordo com você: um clássico desta envergadura precisa bastar por si mesmo. Um abraço e feliz ano novo.
Você é um influenciador, Lucas. As pessoas que assistem você confiam no que você diz. Continue empolgado, empolgando e lendo para tirar suas próprias conclusões. 😘
Depois de ter lido Moby Dick, Dom Quixote, Robinson Crusóe, livros que antigamente me colocavam medo, eu comecei a ter essa visão que você diz, abrir o livro e começar a ler.
Como assim, velho para ler ILÍADA??? Eu também não li, por pura falta de vontade (e também por uma experiência não muito boa na adolescência, com ODISSEIA). Concordo contigo, esse conhecimento do "entorno" do livro é bom, mas não deve ser impedimento. Esse ano li PARAÍSO PERDIDO, do Milton, e foi de longe a melhor experiência do ano! Meu poema épico para 2022 será os CONTOS DE CANTERBURY, do Chaucer, mas ILÍADA/ODISSEIA estão na lista, juntamente com OS LUSÍADAS (que também nunca li). Um excelente ano para você e para os inscritos do Relivrando!!!
Carlos, querido, você acaba de confirmar uma suspeita minha, a de que fomos separados na maternidade. Comprei o Chaucer esta semana e estou super curiosa para lê-lo. É incrível nossa sincronicidade literária. Vamos conversar sobre essa leitura, ok? 😘
Cristina, antes de mais nada... FELIZ 2022! O que você fez hoje foi o que grandes gênios chamam de "encarar o problema de frente". Muitos cientistas preferiram isso ao invés de ficar estudando o que todo mundo falou sobre o assunto (e conseguiram grandes feitos com essa postura). Chega uma hora que temos que parar de ler os "comentadores" e ler as obras em si, com coragem e determinação. Foi isso que você fez. Parabéns! Seu canal é muito inspirador.
isso aí e ainda tem mais lendo Iliada e Odisseia, a pessoa vai entender as referencias que vários outros autores usam em suas obras é mto legal isso ótima mensagem de final/início de ano!
Boa tarde Vc é muito simpática e tem uma forma de comunicar muito convincente. Estou super feliz de ver seu vídeo. Estou lendo a Odisseia...tenho muitos livros de arte, filosofia e mitos gregos (dicionários) etc. Tenho algum conhecimento, não muito...o que me motiva a ler é a viagem que fazemos para uma época...que era completamente diferente da nossa. Era uma época de Deuses e não de Deus. Isso por si só já cria uma forma de conceber a vida completamente diferente dos valores morais que norteiam nossas vidas. Sempre releio varias passagens do texto com o sentido de ampliar minha visão da narrativa e do contexto onde tudo aquilo ocorre. Grato pelo seu belo vídeo, felicidades ☘️
Eu li quando ainda pensava que a Ilíada tratava da guerra de Tróia, quando na verdade ela trata de um episódio ocorrido durante a guerra. Homero foi muito feliz em criar esse foco, porque só esse episódio tem uma gama gigantesca de profundidade filosófica, literária e psicológica. Não precisa saber nada do aconteceu antes ou depois. Como você disse, a Iliada se basta.
Muito bom. Usei o mesmo raciocínio com A Divina Comédia, comecei a ler sem ler textos de apoio, nem a introdução da minha edição. E está sendo uma experiência muito boa. Feliz 2022!
Seu vídeo traduz exatamente o que sinto sobre os livros. Eu tbm li Ilíada em 2021, assim como Odisseia. Eu tinha começado a me preparar para lê-lo, até que compreendi que o que precisava mesmo era abrir o livro e ler e foi o que eu fiz. E o livro se tornou o meu favorito e pretendo relê-lo em 2022.
Fiz 20 anos ontem... Amooo mitologia!!! Tô lendo "O Livro de Ouro da Mitologia", já li "A canção de Aquiles", já assisti alguns animes, e já está quase tudo pronto para eu ler minha ilíada que chega terça kkkkk 💖
Que maravilha! Você vai adorar o livro, com certeza. O estilo é bastante diferente desses que você citou, por isso, não desista. Vale a pena insistir. bjs
Que recado importante. E até hoje eu ainda preciso ouvir. Mesmo sendo num leitor voraz. Parabéns! E vou confessar que pulo as gigantes introduções da Pengin. Geralmente eu leio no final e em alguns casos eu nem li, porque esqueci. Isso começou porque sempre tinham spoilers das histórias, além de ser longo. E depois vi q muita gente faz isso pq a Pengin simplesmente estraga a experiência muitas vezes.
Eu li a Ilíada também nessa tradução do Frederico Lourenço. Acho, que de fato, é a mais acessível. Li a Odisséia na tradução do Trajano Vieira, que também é bem interessante, e senti algum diferença. Mas nada que me impediu muito a leitura. Foram ambos experiências ótimas. Agora o meu outro objetivo para esse ano é a "Eneida" de Virgílio. Com isso, fecho a "santa tríade" da Antiguidade.
@@Relivrando exatamente. Segundo o que vi, a partir daí o poeta Virgílio justamente aproveitou essa passagem para indicar que Roma tem sua origem em um dos guerreiros da Ilíada. Dizem que Eneida seria uma espécie de Ilíada e a Odisséia combinadas. Mas só vou poder comprovar isso esse ano pois é uma das minhas metas de leitura para 2022. Por sinal, um Feliz 2022!
A introdução e o prefácio ajuda a clarear bastante, faz iniciar a leitura já bem ambientado. Conseguiu se familiarizar com os principais personagens, seperar os principais deuses na Ilíada, saber em qual lado, tal deus esta ajudando, grego ou troiano, se habituou com os frequentes patronímicos e a quem se referere, não perdeu tempo com pessonagem ou local irrelevante, pronto, flui que é uma maravilha. Só vai...
Eu optei por ler a adaptação em Prosa do mesmo Frederico Lourenço para depois ler a versão em versos poéticos. Ajuda bastante, até porque a adaptação em prosa é extremamente agradável de se ler e nos traz uma compreensão do todo da obra, o que facilita em muito a compreensão dos versos poéticos.
Olá, Cristina. Parabéns pelo vídeo. Não podemos encontrar desculpes para não ler uma obra considerada difícil. Eu fiquei entusiasmado com seus comentários e coloquei "A Ilíada" na minha lista de futuras leituras. Eu também me aventurei neste fim de ano e escolhi outra obra clássica considerada difícil : "A Divina Comédia". No começo também me causou estranhamento, principalmente pela linguagem. Mas aos poucos fui me acostumando com essa obra e procurei tirar dela o máximo proveito. Foi difícil ler algumas passagens, - a versão que eu tenho é escrita em português arcaico-, mas eu não desisti. No fim da leitura, não posso afirmar que entendi plenamente a obra-prima de Dante, mas com certeza aprendi muito sobre o contexto histórico da Itália na época medieval, assim como sobre a ciência, a filosofia, a astronomia e a teologia daquela época - afinal trata-se em certos aspectos de um verdadeiro tratado teológico-filosófico sobre esses assuntos. Pretendo voltar a ler "A Divina Comédia", talvez em outra versão e tenho certeza que ao revistar essa obra, vou descobrir coisas novas sobre ela. Agora, estou me preparando para encarar "Um homem sem qualidades" de Robert Musil, que você também comentou em seu canal. Afinal, os clássicos são livros para ser lidos e relidos em diferentes fases da vida. A cada nova leitura, vamos ter uma nova perspectiva sobre eles. Aproveito a ocasião para desejar a você um Feliz Ano novo , com excelentes leituras. Um abraço.
Concordo, Alessandro, livros bons como esses precisam ser lidos mais de uma vez. Impossível esgotar todo o potencial deles de uma só vez. A Divina Comédia está nos meus planos em 2022. Feliz 2022 com boas leituras. :)
Cris você me encoraja a desbravar os meus medos literários. Estou terminando O Livro de Ouro da Mitologia. Iliada é o próximo. Beijos e obrigada sempre!!
amei Cris leitora caótica me define, só hj consegui focar e colocar em dia meus canais favoritos, obrigada, estou tentando resgatar a leitora destemida que era, super abraço!
Perfeito, Cris, abrir o livro ler, fechar, introjetar. Cada indivíduo do seu modo, no seu tempo. Eu não li Homero ainda, simplesmente porque não quis, mas já encarei um Bhagavad Gita. Minha querida, um 2022 maravilhoso para você em todas as áreas da sua vida! Um grande e carinhoso beijo. 🥂🌟❤
Perfeito Cristina. É isso mesmo. Li a Iliada na adolescência e sempre quis reler, mas, não o fiz até hoje. Gosto de mitologia, li também a Eneida, a Odisséia Metamorfoses. Concordo com você. Qualquer livro para se ler, é só iniciar. Não senti dificuldade na leitura. Foi muito prazerosa. Feliz 2022.
Cris, sou da mesma opinião! Não se pode ter medo de livro, livro não morde! :-) os clássicos devem mesmo ser encarados e lidos e absorvidos. Sem medo, mas sim com mente e coração abertos. Feliz ano novo!
Bacana esse seu concelho Cris! Eu tenho Ilíada e Odisséia nessa versão da pinguim e ainda não li porque ainda não me sentia preparada por não ter lido anteriormente os milhares de livros introdutórios que existem. Vou enfrentar a leitura também porque você me encorajou. Obrigada e Feliz 2022 pra você e sua família! Abraço 🤗
A Sinceridade que envolve o vídeo desde o início me fez se inscrever nesse canal. Muito Bom o conteúdo. Realmente existe essa insegurança da parte do leitor. Deus abençoe o seu Canal!
Primeiro EU li A DIVINA COMÉDIA, depois ENEIDA, depois, ODISSEIA, depois a ILÍADA 😅😅😅 por último li HESÍODO 😅😅😅 Κι εγώ ειμί πάντα χαζός καί ηλίθιος 😅😅😅 e continuo sendo 😮😮😮
Oi Cristina, como sempre, sua sensibilidade e amor aos livros aparecem demais aqui. Sim, um dia bem novinha ... comecei a ler os russos e descobri que era só ler e se apaixonar por eles...o que vc falou é verdade...muitos anos depois até retornei a várias leituras ...aí sim com um poucos mais de atenção e leituras de apoio...mas o amor a obra já estava plantado dentro de mim.🤭🤩🤩
Cristina, adoro seus vídeos mesmo qdo determinadas leituras que vc apresenta não funcionam para mim! A sua forma de apresentar com a riqueza de informações que vc fornece, demonstram o quanto vc leva a sério o que faz e o quanto considera seus seguidores para apresentar-lhes o seu melhor! Desejo à vc um feliz 2022 cheio de boas realizações e muita leitura compartilhada conosco! Abraços!
Livro é atemporal. A gente lê quando tem vontade. Li os 2 de Homero e gostei, embora prefira a Odisseia, mas é questão de gosto. Ótimo vídeo, Cristina. Não há desculpas para não ler um livro, pelo menos você começa e se gostar continua, ao contrário, abandona. Um abração.
Gostei bastante desse vídeo, minha mãe me comprou o livro Ilíada e odisseia. Fiquei realmente animada para ler devido algumas coisa relacionadas ao conteúdo. Porém, como de costume fui ver os comentários na compra do livro e acabei me desanimando, é uma tradução de Odorico, e vi muitos dizerem que a tradução dele é difícil ou coisas assim, negativas. Espero que eu consiga ler pelo menos!
@@KayaKay-vl6rr abra o livro, comece a ler, tente embarcar no ritmo da história. No começo parece difícil, mas quando você compreender do que se trata, você lê numa boa. Sem pressa, tá? Bjs
Adorei seu vídeo, porque as vezes eu me sinto até burra pra ler algumas coisas, o povo coloca tanto medo e fala que temos que saber o contexto histórico e sinceramente se for pra ler uma livro e ter que ler mais 3 antes não quero não kkkk vou me sentir mais burra ainda. Feliz ano novo para você.
Eu sou uma das pessoas que até hoje inventa uma desculpa para não ler a Ilíada e isso vem acompanhada de uma frustração enorme por achar que não dou conta de entender essas palavras agrupadas (como não posso entender!?). Agradeço muito por esse vídeo que já está servindo de incentivo para eu finalmente iniciar essa obra, assim como outras que nunca tive coragem por achar que não sou capaz. Obrigada!
Tenho certeza que se você ler devagar, sem pressa, você vai aos poucos assimilando o texto, os personagens e a trama. E claro, se precisar de ajuda, é só entrar em contato e ficarei feliz em ajudar. Bjs
Se eu não entendo alguma palavra ou termo, eu busco em dicionários ou pela Internet mesmo. O importante é não deixar isso te impedir de conhecer o livro, como eu fiz.
Em Guerra e Paz, Tolstói parece resgatar um pouco desta forma de ver o desenrolar dos acontecimentos (história). No final do livro ele faz uma análise de como os historiadores descartaram a intervenção divina nos rumos dos acontecimentos. Para ele erroneamente eles atribuem a um homem a responsabilidade do deserrolar de um evento como guerra, por exemplo. Dêem uma lida.
essa traduçao do frederico lourenço e muito mais simples de ler do que a versao que eu tava tentando ler do manoel oderico mendes e nao perde a essência dos versos. vou tentar ler as duas por que a versao de manoel e cheia de palavras - ate bonitas - mas que eu nunca tinha vista falar antes e que nem sabia que existia por isso tem a sua beleza. muito bom video.
Achei online gratuitamente a primeira versão em português escrita por Manoel Odorico no século 19. Não entendi bulhufas. Essa versão que você leu ficou extremamente clara pra min, até porque conheço Hades (Deus do inferno grego) e Zeus (Deus dos Deuses, cujas vontades guiam os destinos dos mortais e do próprio Olimpo). Comprarei essa versão com certeza, acredito ter um bom conhecimento de mitologia grega já.
A história da μῆνις do herói mais forte do exército. Tema que já havia sido cantado antes, na história de Meléagro, e Homero reconhece esse antecedente no canto IX, quando Agamemnon envia uma embaixada formada por Odisseu, Ajaz e Fenice até a tenda de Aquiles para oferecer uma série de prêmios ao Pelida caso ele aceitasse voltar a lutar. Fenice conta a história da rusga dos Etólios com os Curetes e modifica o final para mostrar a Aquiles os limites da ira. Quando o Telamônio, ο filho de Laertes e o ancião chegam, Aquiles está com uma harpa de prata na mão cantando as façanhas dos heróis que vieram antes dele. Homero sabe que não é o primeiro, mas vê que o marchar dos tempos vai tornar possível aquilo que ele prometeu aos personagens: a imortalidade na glória, a sobrevivência nas narrativas dos vindouros.
Que delícia de vídeo, Cris! Também acho que o livro deve bastar por si mesmo, com o texto na íntegra - puro. Daí tirar as próprias conclusões. Caso queira mais informações acerca do assunto vá atrás de texto de apoio. Não vou mentir que tenho preguiça de ler textos de apoio. Prefiro o texto seco, depois vou ler os escritos de apoio, caso tenha na obra. Feliz 2022!
Pois é, Talles, preferi suprimir a parte da preguiça para não perder a credibilidade. Hahaha. Brincadeiras à parte, algumas introduções são cansativas e têm muitos spoilers. Feliz Ano Novo 😘
Vendo o vídeo atrasada, mas antes tarde do que nunca, hahaha. Que coincidência, Cris! Programei a leitura desse livro para 2022 e estou empolgada. Também comprei essa tradução por indicação do professor Gurgel. Concordo plenamente com o que você disse, basta pegar e ler, sem desculpa e sem medo. Obrigada por esse vídeo, Cris, é de extrema importância para nós como leitores. Um abraço e feliz 2022! 😘
É minha recomendação também. Vejo pessoas falando como se fosse necessário ser um super acadêmico apenas para abrir um clássico desses. Eu somente li um livro sobre mitologia grega e já fui direto para Ilíada e Odisseia. E foi uma ótima experiência para mim. Óbvio que dá algum trabalho, mas é recompensador e até divertido ler esses grandes épicos.
Este livro está encalhado na minha estante há anos, por puro medo de não entender mesmo, realmente por achar que não tenho uma boa bagagem para ele kkkk e olha que não costumo me intimidar com livros difíceis, mas acho que estava esperando seu pontapé para tomar vergonha na cara. 😂💗
Leo, qual versão de qual editora? Se você está com dificuldades, sugiro a versão em prosa. Procure no Google um pdf para você experimentar ler um trecho. 😀
Eu fui ler agora a Ilíada pela primeira vez, não tô entendendo absolutamente nada, a linguagem pra mim é incompreensível, quero ler, sinto que ela é uma leitura obrigatória... pra ser mais curto e inteligente, o duro que peguei justo a Ilíada texto integral kkkk, eu vô ler ela até o final, mas não tô absorvendo quase nada, o pior que linguagem difícil nunca me atrapalhou, o último livro que li foi memória póstumas de Brás cubas, e entendi tudo. Agora essa Ilíada tá foda desde de ler de entender, a desgraça da linguagem da época....
João, se eu pudesse dar uma sugestão, acho que você poderia deixar essa versão de lado e tentar a versão em prosa. Acredito que fique mais fácil de compreender. Mais tarde, numa outra ocasião, você pode tentar ler o texto original novamente.
É uma pena que não vi esse vídeo mais cedo, eu comprei uma versão dificílima pra ler. O único problema é a questão do vocabulário, tem muita coisa que a gente não entende, nesse caso, vale a pena ir com um dicionário na mão?
Sim, um dicionário ajuda muito. Sugiro ler um trecho, anotar no próprio livro o significado das palavras desconhecidas e depois reler esse trecho. Demora mais, mas devagar você chega lá 😘
Passei minha infância e adolescência inteira jogando god of war. O Kratos (protagonista) lutou contra os troianos e até contra os persas, o espartano lutou até em batalhas contra Atenas. Além de ter batalhado ao lado e contra o panteão grego.
Acho incrível que algumas mídias tão dispersas podem nos ajudar à compreender esse rica e complexa mitologia.
eu to lendo odisseia e foi a mesma coisa, aparece logo hermes no início e eu conectei logo com a cena do kratos indo lutar com ele naquela cutscene que o hermes fica debochando do kratos.
Obrigado por isso, Cris. Precisamos de mais mensagens como a que você nos trouxe. Impedimentos e desculpas são o que mais há por aí. Vindo de alguém que está no início da sua jornada literária, eu até entendo. O que me entristece, no entanto, são as barreiras colocadas por quem fala de livros na internet. Ao invés de incentivar a leitura, desencorajam o leitor. Eu demorei a me entregar à literatura russa justamente por isso. Colocaram medo em mim. Só depois de abrir "Crime e Castigo" pela primeira vez é que percebi que as maravilhas contidas no livro ultrapassam qualquer empecilho que eu pudesse ter inventado. Não nego a importância dos textos de apoio, mas concordo com você: um clássico desta envergadura precisa bastar por si mesmo. Um abraço e feliz ano novo.
Você é um influenciador, Lucas. As pessoas que assistem você confiam no que você diz. Continue empolgado, empolgando e lendo para tirar suas próprias conclusões. 😘
Essa edição da Penguin tem um prefácio que ajuda muito mesmo! Estou fazendo o mesmo, lendo, voltando, relendo, estudando. Perfeito!
Depois de ter lido Moby Dick, Dom Quixote, Robinson Crusóe, livros que antigamente me colocavam medo, eu comecei a ter essa visão que você diz, abrir o livro e começar a ler.
É isso Letícia, se vc tem medo de abrir um livro, imagina como você vai encarar a vida? Bjs
Obrigado pelo encorajamento
Servimos bem para servir sempre. 👏👏👏
Mensagem tão importante… me motivou a finalmente iniciar essa leitura 🙏
@@mariliavc 🤗
Como assim, velho para ler ILÍADA??? Eu também não li, por pura falta de vontade (e também por uma experiência não muito boa na adolescência, com ODISSEIA). Concordo contigo, esse conhecimento do "entorno" do livro é bom, mas não deve ser impedimento. Esse ano li PARAÍSO PERDIDO, do Milton, e foi de longe a melhor experiência do ano!
Meu poema épico para 2022 será os CONTOS DE CANTERBURY, do Chaucer, mas ILÍADA/ODISSEIA estão na lista, juntamente com OS LUSÍADAS (que também nunca li).
Um excelente ano para você e para os inscritos do Relivrando!!!
Carlos, querido, você acaba de confirmar uma suspeita minha, a de que fomos separados na maternidade. Comprei o Chaucer esta semana e estou super curiosa para lê-lo. É incrível nossa sincronicidade literária. Vamos conversar sobre essa leitura, ok? 😘
Muito obrigado pelo vídeo. Fiquei encorajado a ler a tão falada Ilíada.
Vá em frente. O livro compensa o esforço. 😘
Cristina, antes de mais nada... FELIZ 2022!
O que você fez hoje foi o que grandes gênios chamam de "encarar o problema de frente". Muitos cientistas preferiram isso ao invés de ficar estudando o que todo mundo falou sobre o assunto (e conseguiram grandes feitos com essa postura). Chega uma hora que temos que parar de ler os "comentadores" e ler as obras em si, com coragem e determinação. Foi isso que você fez. Parabéns! Seu canal é muito inspirador.
Danilo, os livros são fonte de infinito conhecimento. Lê-los nos dá coragem para tomar nossas próprias decisões. Obrigada pelo carinho. 😘
isso aí e ainda tem mais
lendo Iliada e Odisseia, a pessoa vai entender as referencias que vários outros autores usam em suas obras
é mto legal isso
ótima mensagem de final/início de ano!
Verdade verdadeira, querida. E para mim que gosto de livros de História, essas referências são infinitas. 😘
Também amo o Professor Rodrigo Gurgel.
Boa tarde
Vc é muito simpática e tem uma forma de comunicar muito convincente. Estou super feliz de ver seu vídeo. Estou lendo a Odisseia...tenho muitos livros de arte, filosofia e mitos gregos (dicionários) etc. Tenho algum conhecimento, não muito...o que me motiva a ler é a viagem que fazemos para uma época...que era completamente diferente da nossa. Era uma época de Deuses e não de Deus. Isso por si só já cria uma forma de conceber a vida completamente diferente dos valores morais que norteiam nossas vidas. Sempre releio varias passagens do texto com o sentido de ampliar minha visão da narrativa e do contexto onde tudo aquilo ocorre. Grato pelo seu belo vídeo, felicidades ☘️
@@NíveaDorneles obrigada, Nívea. Realmente os livros nos levam a viver outras vidas e fazer viagens que, de outra maneira, seriam impossíveis. 😘
Eu li quando ainda pensava que a Ilíada tratava da guerra de Tróia, quando na verdade ela trata de um episódio ocorrido durante a guerra. Homero foi muito feliz em criar esse foco, porque só esse episódio tem uma gama gigantesca de profundidade filosófica, literária e psicológica. Não precisa saber nada do aconteceu antes ou depois. Como você disse, a Iliada se basta.
Perfeito, Marcos. 😘
Excelente video. Gostei de todas as dicas. Revendo seu video pela 3a. vez. É sempre bom. Obrigada. Abraços.
Obrigada, Sonia. 😘
Obrigado por expor a sua aventura. ❤
Muito bom. Usei o mesmo raciocínio com A Divina Comédia, comecei a ler sem ler textos de apoio, nem a introdução da minha edição. E está sendo uma experiência muito boa. Feliz 2022!
Legal, e na hora que vc precisar de apoio, vá buscar, por que não? Feliz 2022. 😘
Seu vídeo traduz exatamente o que sinto sobre os livros. Eu tbm li Ilíada em 2021, assim como Odisseia. Eu tinha começado a me preparar para lê-lo, até que compreendi que o que precisava mesmo era abrir o livro e ler e foi o que eu fiz. E o livro se tornou o meu favorito e pretendo relê-lo em 2022.
Muito bom 👏👏👏
Fiz 20 anos ontem... Amooo mitologia!!! Tô lendo "O Livro de Ouro da Mitologia", já li "A canção de Aquiles", já assisti alguns animes, e já está quase tudo pronto para eu ler minha ilíada que chega terça kkkkk 💖
Que maravilha! Você vai adorar o livro, com certeza. O estilo é bastante diferente desses que você citou, por isso, não desista. Vale a pena insistir. bjs
amei a empolgação kkkkkkkjj
Os textos anteriores (na versão traduzida por Frederico Lourenço) ao início dos cantos são maravilhosos.
Esse foi o melhor vídeo sobre Ilíada. Eu tenho tanto medo de ler. Obrigada.
Aventure-se, Sherlinka. As dúvidas serão muitas durante a leitura, mas estamos aqui para ajudar você nessa jornada 😘
@@Relivrando muito obrigada.
Boa sugestão!
Maravilhoso 👏🏼
@@carlabeatriz9572 🥰
Muito estimulante! Uma poderosa msg aos que, por infundado temor, evitam os clássicos. Parabéns!👏👏👏
Ouvi o podcast Noites Gregas antes. Me fez ter muita vontade de ler a Ilíada e ajudou muito.
👏👏👏
Que vídeo maravilhoso! Simples e encorajador. Agradeço!
Obrigada, Aldo 😘
Que recado importante. E até hoje eu ainda preciso ouvir. Mesmo sendo num leitor voraz. Parabéns!
E vou confessar que pulo as gigantes introduções da Pengin. Geralmente eu leio no final e em alguns casos eu nem li, porque esqueci.
Isso começou porque sempre tinham spoilers das histórias, além de ser longo. E depois vi q muita gente faz isso pq a Pengin simplesmente estraga a experiência muitas vezes.
Essa prática da Penguin Brasil dar spoilers na introdução só faz sentido se formos avisados previamente. Também acho que estraga a leitura. bj
Eu li a Ilíada também nessa tradução do Frederico Lourenço. Acho, que de fato, é a mais acessível. Li a Odisséia na tradução do Trajano Vieira, que também é bem interessante, e senti algum diferença. Mas nada que me impediu muito a leitura. Foram ambos experiências ótimas. Agora o meu outro objetivo para esse ano é a "Eneida" de Virgílio. Com isso, fecho a "santa tríade" da Antiguidade.
Alvaro, fiquei passada ao ler a passagem na qual o Aquiles poupa o Enéas, e depois entendi que esse Enéas ê o tal da Eneida. 🤣
@@Relivrando exatamente. Segundo o que vi, a partir daí o poeta Virgílio justamente aproveitou essa passagem para indicar que Roma tem sua origem em um dos guerreiros da Ilíada. Dizem que Eneida seria uma espécie de Ilíada e a Odisséia combinadas. Mas só vou poder comprovar isso esse ano pois é uma das minhas metas de leitura para 2022.
Por sinal, um Feliz 2022!
A introdução e o prefácio ajuda a clarear bastante, faz iniciar a leitura já bem ambientado. Conseguiu se familiarizar com os principais personagens, seperar os principais deuses na Ilíada, saber em qual lado, tal deus esta ajudando, grego ou troiano, se habituou com os frequentes patronímicos e a quem se referere, não perdeu tempo com pessonagem ou local irrelevante, pronto, flui que é uma maravilha. Só vai...
Que vídeo lindo: "aventure-se".
🥰🥰🥰
Eu optei por ler a adaptação em Prosa do mesmo Frederico Lourenço para depois ler a versão em versos poéticos. Ajuda bastante, até porque a adaptação em prosa é extremamente agradável de se ler e nos traz uma compreensão do todo da obra, o que facilita em muito a compreensão dos versos poéticos.
Isso mesmo, o importante é ler. A compreensão vem aos poucos. 😃😘
Olá, Cristina. Parabéns pelo vídeo. Não podemos encontrar desculpes para não ler uma obra considerada difícil. Eu fiquei entusiasmado com seus comentários e coloquei "A Ilíada" na minha lista de futuras leituras. Eu também me aventurei neste fim de ano e escolhi outra obra clássica considerada difícil : "A Divina Comédia". No começo também me causou estranhamento, principalmente pela linguagem. Mas aos poucos fui me acostumando com essa obra e procurei tirar dela o máximo proveito. Foi difícil ler algumas passagens, - a versão que eu tenho é escrita em português arcaico-, mas eu não desisti. No fim da leitura, não posso afirmar que entendi plenamente a obra-prima de Dante, mas com certeza aprendi muito sobre o contexto histórico da Itália na época medieval, assim como sobre a ciência, a filosofia, a astronomia e a teologia daquela época - afinal trata-se em certos aspectos de um verdadeiro tratado teológico-filosófico sobre esses assuntos. Pretendo voltar a ler "A Divina Comédia", talvez em outra versão e tenho certeza que ao revistar essa obra, vou descobrir coisas novas sobre ela. Agora, estou me preparando para encarar "Um homem sem qualidades" de Robert Musil, que você também comentou em seu canal. Afinal, os clássicos são livros para ser lidos e relidos em diferentes fases da vida.
A cada nova leitura, vamos ter uma nova perspectiva sobre eles. Aproveito a ocasião para desejar a você um Feliz Ano novo , com excelentes leituras. Um abraço.
Concordo, Alessandro, livros bons como esses precisam ser lidos mais de uma vez. Impossível esgotar todo o potencial deles de uma só vez. A Divina Comédia está nos meus planos em 2022. Feliz 2022 com boas leituras. :)
Feliz 2022!
Você nos deu uma ótima ideia.
😜😘
Cris você me encoraja a desbravar os meus medos literários.
Estou terminando O Livro de Ouro da Mitologia. Iliada é o próximo.
Beijos e obrigada sempre!!
Tati, você vai amar Ilíada, com certeza. Bjs
valeu pelas dicas tia
Excelente vídeo Cris, será meu próximo Homero.
Grande beijo e ótimo 2022.
Delícia, Simone, volte para contar sua experiência. Feliz 2022 😘
amei Cris leitora caótica me define, só hj consegui focar e colocar em dia meus canais favoritos, obrigada, estou tentando resgatar a leitora destemida que era, super abraço!
Incrível!
😘
Perfeito, Cris, abrir o livro ler, fechar, introjetar. Cada indivíduo do seu modo, no seu tempo. Eu não li Homero ainda, simplesmente porque não quis, mas já encarei um Bhagavad Gita.
Minha querida, um 2022 maravilhoso para você em todas as áreas da sua vida! Um grande e carinhoso beijo. 🥂🌟❤
Obrigada, Maria Inês, que 2022 seja um ano novo cheio de descobertas 😘
Obrigada! 🌹
Que video ótimo. Estou tomando coragem para ler homero. Acho que agora vai.
Leia. Não digo que será fácil, mas será uma aventura inesquecível 😘
Excelente vídeo!!!! Grata por compartilhar !!!
🤗😘
ameeei
🥰😘
terminei hoje a Ilíada!! obrigado!
👏👏👏
Muito obrigado por esse vídeo.
😘
Que video incrível
🤩
O livro quando é bom, ele por se so se basta
Você não poderia estar mais errado.
Vou ler,me animei agora!❤
@@CleversonVeiga-t3o 👏🏻👏🏻👏🏻
Cheguei ao final de 2022 com a Ilíada e Odisseia finalizadas… graças ao seu vídeo! Obrigada, querida!
Que maravilha! Parabéns! 🎊🍾🎉
amei! vou me aventurar também!
👏👏👏
Eu amei você, obrigado
🥰🥰🥰
vídeo impecável! amei o jeito como você descreve a imersão, e incentiva a não ler só pelo valor histórico, mas sim pela HISTÓRIA dele. mais uma fã!
Bem-vinda, Cassitta. :)
Perfeito Cristina. É isso mesmo.
Li a Iliada na adolescência e sempre quis reler, mas, não o fiz até hoje. Gosto de mitologia, li também a Eneida, a Odisséia Metamorfoses.
Concordo com você. Qualquer livro para se ler, é só iniciar. Não senti dificuldade na leitura. Foi muito prazerosa.
Feliz 2022.
Releia, Justiniano, quem sabe em 2022 você consiga. Feliz Ano Novo 🥰
Obrigada Cristina, eu sempre me aventurei e colhi os louros da vitória. Feliz Ano Novo
Você é uma inspiração, Vera 🥰 Feliz 2022 🎊
Muito legal vc ajudar a galera a encarar o livro de boas e sem medos. Acho que o medo é o que mais pega para alguns leitores iniciantes nos clássicos.
Tudo que aprendi da mitologia grega foi jogando "God of War desde o playstation 2" isso me ajudou bastante a compreender sobre a literatura Grega.
Tá certo, o conhecimento pode vir por caminhos tortuosos 😂😘
🥰🥰🥰🥰 Feliz 2022 Cris!!! 🌹🌹
Feliz ano novo! 😘
Cris, sou da mesma opinião! Não se pode ter medo de livro, livro não morde! :-) os clássicos devem mesmo ser encarados e lidos e absorvidos. Sem medo, mas sim com mente e coração abertos. Feliz ano novo!
É isso aí, Samanta, livros não mordem 😻
A tradução do Odorico Mendes é insuperável!
Estou lendo e procurando um meio de entender o texto rsrsrs
Bacana esse seu concelho Cris! Eu tenho Ilíada e Odisséia nessa versão da pinguim e ainda não li porque ainda não me sentia preparada por não ter lido anteriormente os milhares de livros introdutórios que existem. Vou enfrentar a leitura também porque você me encorajou.
Obrigada e Feliz 2022 pra você e sua família!
Abraço 🤗
Silvia, dúvidas surgirão durante a leitura, mas nada que um Google não resolva. Depois conte sua experiência 😜 Feliz 2022 😘
FELIZ ANO NOVO! Espero que esse ano tenhamos ótimas leituras.
Feliz Ano Novo, Elaine ;)
A Sinceridade que envolve o vídeo desde o início me fez se inscrever nesse canal. Muito Bom o conteúdo. Realmente existe essa insegurança da parte do leitor. Deus abençoe o seu Canal!
Bem-vindo e obrigada! Aqui sofremos de sincericídio, doa a quem doer. Hahaha. ;)
FELIZ Ano Novo Cris! Sensacional esse vídeo... obrigada! 📚♥️
Obrigada, Nice, Feliz 2022. 😘
Primeiro EU li A DIVINA COMÉDIA, depois ENEIDA, depois, ODISSEIA, depois a ILÍADA 😅😅😅
por último li HESÍODO 😅😅😅
Κι εγώ ειμί πάντα χαζός καί ηλίθιος 😅😅😅
e continuo sendo 😮😮😮
👏
Oi Cristina, como sempre, sua sensibilidade e amor aos livros aparecem demais aqui. Sim, um dia bem novinha ... comecei a ler os russos e descobri que era só ler e se apaixonar por eles...o que vc falou é verdade...muitos anos depois até retornei a várias leituras ...aí sim com um poucos mais de atenção e leituras de apoio...mas o amor a obra já estava plantado dentro de mim.🤭🤩🤩
É isso Selma, a dificuldade faz parte do enriquecimento. Bjs
Cristina, adoro seus vídeos mesmo qdo determinadas leituras que vc apresenta não funcionam para mim! A sua forma de apresentar com a riqueza de informações que vc fornece, demonstram o quanto vc leva a sério o que faz e o quanto considera seus seguidores para apresentar-lhes o seu melhor! Desejo à vc um feliz 2022 cheio de boas realizações e muita leitura compartilhada conosco! Abraços!
Obrigada pelo carinho, Cecilia. Feliz 2022. Bjs
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
😘
Legal, Cris
Nunca li, e tenho muita vontade de ler.
Leia. Você vai gostar bj
Eu li A Odisséia no colégio e me interessei imediatamente pela Ilíada. Preciso revisitar esse livro...
São livros que merecem uma releitura, certamente. Bj
Que vídeo sensacional. Adorei conhecer vc e o seu canal
Obrigada, bem-vindo 😘
Excelente vídeo 😊
Muito bom
Livro é atemporal. A gente lê quando tem vontade. Li os 2 de Homero e gostei, embora prefira a Odisseia, mas é questão de gosto. Ótimo vídeo, Cristina. Não há desculpas para não ler um livro, pelo menos você começa e se gostar continua, ao contrário, abandona. Um abração.
Você é uma das minhas inspirações, Marta. 😘
@@Relivrando Igualmente, amiga
É isso, entregar-se ao texto, sem medos.
Falou tudo. 😘
Fim do ano vou ler. Me motivou!!!
👏👏👏👏
Ótimo Cris!!
🤩
Gostei bastante desse vídeo, minha mãe me comprou o livro Ilíada e odisseia. Fiquei realmente animada para ler devido algumas coisa relacionadas ao conteúdo. Porém, como de costume fui ver os comentários na compra do livro e acabei me desanimando, é uma tradução de Odorico, e vi muitos dizerem que a tradução dele é difícil ou coisas assim, negativas.
Espero que eu consiga ler pelo menos!
@@KayaKay-vl6rr abra o livro, comece a ler, tente embarcar no ritmo da história. No começo parece difícil, mas quando você compreender do que se trata, você lê numa boa. Sem pressa, tá? Bjs
@@Relivrando entendo, muito obg❤️
Adorei seu vídeo, porque as vezes eu me sinto até burra pra ler algumas coisas, o povo coloca tanto medo e fala que temos que saber o contexto histórico e sinceramente se for pra ler uma livro e ter que ler mais 3 antes não quero não kkkk vou me sentir mais burra ainda. Feliz ano novo para você.
Sheile, burro é quem qualifica o outro como incapacitado para desenvolver o conhecimento. Feliz 2022. bj
Conheci agora e amei. Sensacional!
Bem-vinda! 🤗
Que vídeo incrível! Não ter medo de se aventurar é com certeza o lema que precisamos levar para a vida! ❤️
Eu realmente acredito nisso, Sara. Bjs
Eu sou uma das pessoas que até hoje inventa uma desculpa para não ler a Ilíada e isso vem acompanhada de uma frustração enorme por achar que não dou conta de entender essas palavras agrupadas (como não posso entender!?). Agradeço muito por esse vídeo que já está servindo de incentivo para eu finalmente iniciar essa obra, assim como outras que nunca tive coragem por achar que não sou capaz. Obrigada!
Tenho certeza que se você ler devagar, sem pressa, você vai aos poucos assimilando o texto, os personagens e a trama. E claro, se precisar de ajuda, é só entrar em contato e ficarei feliz em ajudar. Bjs
Se eu não entendo alguma palavra ou termo, eu busco em dicionários ou pela Internet mesmo. O importante é não deixar isso te impedir de conhecer o livro, como eu fiz.
Feliz ano novo Cristina, saúde e paz.
Feliz 2022, Antonio. :)
Faz anos que A Ilíadas e A Odisseia estão na minha estante. Gostei do seu incentivo, me animei.
👏👏👏
Em Guerra e Paz, Tolstói parece resgatar um pouco desta forma de ver o desenrolar dos acontecimentos (história). No final do livro ele faz uma análise de como os historiadores descartaram a intervenção divina nos rumos dos acontecimentos. Para ele erroneamente eles atribuem a um homem a responsabilidade do deserrolar de um evento como guerra, por exemplo. Dêem uma lida.
essa traduçao do frederico lourenço e muito mais simples de ler do que a versao que eu tava tentando ler do manoel oderico mendes e nao perde a essência dos versos. vou tentar ler as duas por que a versao de manoel e cheia de palavras - ate bonitas - mas que eu nunca tinha vista falar antes e que nem sabia que existia por isso tem a sua beleza. muito bom video.
Eu só conheço essa do Lourenço, e achei muito boa de ler. Obrigada.
Achei online gratuitamente a primeira versão em português escrita por Manoel Odorico no século 19. Não entendi bulhufas. Essa versão que você leu ficou extremamente clara pra min, até porque conheço Hades (Deus do inferno grego) e Zeus (Deus dos Deuses, cujas vontades guiam os destinos dos mortais e do próprio Olimpo). Comprarei essa versão com certeza, acredito ter um bom conhecimento de mitologia grega já.
Espero que você goste mais da leitura desta vez 😘
Excelente vídeo e mensagem! 💛
Obrigada, Feliz 2022. 🥰
Cris, me salvando, vou ler esse ano e feliz ano novo!
Feliz 2022, Graça 😘
A história da μῆνις do herói mais forte do exército. Tema que já havia sido cantado antes, na história de Meléagro, e Homero reconhece esse antecedente no canto IX, quando Agamemnon envia uma embaixada formada por Odisseu, Ajaz e Fenice até a tenda de Aquiles para oferecer uma série de prêmios ao Pelida caso ele aceitasse voltar a lutar. Fenice conta a história da rusga dos Etólios com os Curetes e modifica o final para mostrar a Aquiles os limites da ira. Quando o Telamônio, ο filho de Laertes e o ancião chegam, Aquiles está com uma harpa de prata na mão cantando as façanhas dos heróis que vieram antes dele. Homero sabe que não é o primeiro, mas vê que o marchar dos tempos vai tornar possível aquilo que ele prometeu aos personagens: a imortalidade na glória, a sobrevivência nas narrativas dos vindouros.
Pq não conhecia seu canal antes, ??? Q absurdo
Bem-vinda, Bruna. Sempre é tempo para novas amizades. Bjs
Que delícia de vídeo, Cris!
Também acho que o livro deve bastar por si mesmo, com o texto na íntegra - puro. Daí tirar as próprias conclusões. Caso queira mais informações acerca do assunto vá atrás de texto de apoio.
Não vou mentir que tenho preguiça de ler textos de apoio. Prefiro o texto seco, depois vou ler os escritos de apoio, caso tenha na obra.
Feliz 2022!
Pois é, Talles, preferi suprimir a parte da preguiça para não perder a credibilidade. Hahaha. Brincadeiras à parte, algumas introduções são cansativas e têm muitos spoilers. Feliz Ano Novo 😘
Vendo o vídeo atrasada, mas antes tarde do que nunca, hahaha. Que coincidência, Cris! Programei a leitura desse livro para 2022 e estou empolgada. Também comprei essa tradução por indicação do professor Gurgel. Concordo plenamente com o que você disse, basta pegar e ler, sem desculpa e sem medo. Obrigada por esse vídeo, Cris, é de extrema importância para nós como leitores. Um abraço e feliz 2022! 😘
Obrigada, Andressa, feliz 2022 bj
Tenho essa versão, comprei a quase um ano, mas mesmo assim eu não consigo ler, e eu AMO mitologia e aí fui ler mas não consegui, ficou agora pra 2022.
Leia com calma, Carolina, talvez em voz alta. O texto tem uma musicalidade e um ritmo interessantes. bj
👏👏👏👏
É minha recomendação também.
Vejo pessoas falando como se fosse necessário ser um super acadêmico apenas para abrir um clássico desses.
Eu somente li um livro sobre mitologia grega e já fui direto para Ilíada e Odisseia. E foi uma ótima experiência para mim. Óbvio que dá algum trabalho, mas é recompensador e até divertido ler esses grandes épicos.
Parabéns, Luan, tenho certeza que sua curiosidade foi recompensada 😘
Este livro está encalhado na minha estante há anos, por puro medo de não entender mesmo, realmente por achar que não tenho uma boa bagagem para ele kkkk e olha que não costumo me intimidar com livros difíceis, mas acho que estava esperando seu pontapé para tomar vergonha na cara. 😂💗
Hahaha, não se deixe intimidar. Se você precisar de ajuda, estamos aqui para isso. bjs
Leia HESÍODO antes.
Comprei a versão do texto original!
Não estou entendendo chongas de nada! Rs😂
Leo, qual versão de qual editora? Se você está com dificuldades, sugiro a versão em prosa. Procure no Google um pdf para você experimentar ler um trecho. 😀
Eu fui ler agora a Ilíada pela primeira vez, não tô entendendo absolutamente nada, a linguagem pra mim é incompreensível, quero ler, sinto que ela é uma leitura obrigatória... pra ser mais curto e inteligente, o duro que peguei justo a Ilíada texto integral kkkk, eu vô ler ela até o final, mas não tô absorvendo quase nada, o pior que linguagem difícil nunca me atrapalhou, o último livro que li foi memória póstumas de Brás cubas, e entendi tudo. Agora essa Ilíada tá foda desde de ler de entender, a desgraça da linguagem da época....
João, se eu pudesse dar uma sugestão, acho que você poderia deixar essa versão de lado e tentar a versão em prosa. Acredito que fique mais fácil de compreender. Mais tarde, numa outra ocasião, você pode tentar ler o texto original novamente.
Resumindo: Aventurem-se! Abram o livro, não tenham medo!
Essa é a mensagem 😍
❤👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
É uma pena que não vi esse vídeo mais cedo, eu comprei uma versão dificílima pra ler. O único problema é a questão do vocabulário, tem muita coisa que a gente não entende, nesse caso, vale a pena ir com um dicionário na mão?
Sim, um dicionário ajuda muito. Sugiro ler um trecho, anotar no próprio livro o significado das palavras desconhecidas e depois reler esse trecho. Demora mais, mas devagar você chega lá 😘