Pensem numa Tia braba! 😁 Agora entendi que ele passava a lixa e passava a mão em seguida! 🤣 quando assisti ao vídeo, pensei: “oxe, que estranho. O homem fica alisando a borracha com um pequeno risco”. 😂 agooora entendi... Felipec é inteligente e sabia a sarrabuiada que iria levar depois.. 🤣🤣🤣
Fico feliz pela análise! Ela é muito importante Existe um fator que pode ter se somado ao pneu: transferência de massa. Curva com a moto "morta" (sem acelerar), é de certo modo como frear. Isso transfere uma grande parte da massa, para o pneu dianteiro. E ela tende a fechar, como aconteceu. É mais usual em esportivas e nakeds, com ângulo de caster mais agudo. E logicamente mais peso na dianteira. Um momento raro para uma moto assim. Logicamente, como é uma descida não se acelera. E ainda mais numa circunstância, em que se entrou na curva com excesso de velocidade. Nesse caso, se usa o freio traseiro. Isso tende a encolher a suspensão traseira, transfere um pouco de peso para lá, e acaba aliviando a dianteira. Não sabemos se isso aconteceu. Podemos admitir que buscando diminuir a velocidade, ela tenha usado os dois freios. Sendo assim, ambas as suspensões encolheram, o centro de gravidade baixa e a moto estabiliza. Até encontrar os obstáculos da pista. Sem curso de suspensão livre para absorver os impactos, a moto quica. Uma roda no ar, não freia obviamente, e não faz curva com eficiência. O frear em si, tende a abrir a curva. Não é incomum se perder a linha da curva assim. O que não contribui para a circunstância. O leg dangle, é muito difícil de fazer. Seja pela geometria da moto, seja pela circunstância. Como disse em outros momentos, melhoras a ela. E que isso se torne o quanto antes um capítulo da história. Podemos analisar, treinar, mas é difícil tomar as decisões certas. Mesmo que treinado - leia-se a reação ser por reflexo, e não de maneia voluntária.
Esse vídeo me lembrou os vídeos do Lito do canal Aviões e Músicas, onde ele comenta que pra um acidente aéreo acontecer, vários fatores contribuem pra que essa infeliz corrente se feche. Perfeita análise, Filipec! De uma situação ruim, tiramos a felicidade de ver a tia Dani bem e o conhecimento que essa situação acabou gerando pra quem acompanha vocês. Forte abraço pra vocês!
Excelente análise!! Mas além do excesso de velocidade e de todas as questões mecânicas da moto que foram apontadas, Tia Dani foi vítima da maldição das Harleys - ao raspar a pedaleira na curva ao se tentar deitar mais a moto, a pedaleira faz um calço no solo fazendo abrir a trajetória da curva. Nisso ela acabou na parte suja da pista e derrapou. Tb achei que ela atacou a curva em muito mau ângulo. Mas isso certamente se deveu ao fato de ela não estar legal naquele dia. Fico feliz que tenha sofrido poucos danos. E seu trabalho na recuperação da moto foi excelente!!!
A Dani tem moral, o que está mulher tem de KM, tem muito marmanjo que não chega aos pezinhos dela!!! Quanto a análise, vc foi perfeito, já negligenciei o pneu da minha 883 e estou aqui, porque Deus me livrou, este vídeo é para salvar vidas!!! Isto é, para aqueles que forem humildes e aceitarem as recomendações...
Tem razão amigo. Pneu com uns 5 anos de idade pode estar sem desgaste, mas estará ressecado pelo tempo. Eu também aprendi com o passar dos anos e acidentes. Agora só ando com pneus não vencidos.
Muito bom comentário ! Valeu ,por isso nós além de tudo mais ,temos que ter uma rede sólida e confiável de "amigos" por ande quer que andemos , pois as variáveis do condutor e da moto são inúmeras Comento isso pois já ajudei em coisa bem mais simples por aqui ...
Sabemos também que mesmo na calibragem correta o pneu atua absorvendo as imperfeições do piso e o pneu velho como este está duro, não tem flexibilidade nem no manuseio fora da moto.... Não raro vemos esta rigidez que ocorre com os pneus velhos caracterizados por rachaduras na banda de rodagem e lateral.... Óleo suspensão ruim e pneu ruim não rola...... Abs meu amigo, baita video!!!!!
Vc tá certíssimo sobre o pneu. Minha M800 saiu de frente duas vezes por conta do pneu dianteiro velho, não sentia confiança nenhuma em fazer curva, pois era nítida a falta de aderência do mesmo.
Excelente análise e que corrobora um ponto que vc sempre comenta: manutenção !!!! Mesmo quando não estamos em boas condições de pilotar, a manutenção se faz primordial !!!!
Excelente análise! esse acidente é igual aos demais, uma sequência de eventos que contribuíram para tal, o mais importante, faltou atenção ao pilotar naquele local, pois a mesma estava gravando algo. O que aprendi pilotando ou dirigindo: atenção total. Até pensar em algo, que não seja em relação a segurança, é arriscado. Obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos.
Excelente vídeo. Fala pra Dani que só cai quem anda. Certamente precisamos reduzir os riscos e sua iniciativa em compartilhar conhecimento colabora demais para isso. Obrigado Road Garage!
Boa noite Filipec, manutenção na motoca é muito importante, pois é a segurança do piloto que esta em jogo, na última revisão da Iron, o mecânico me informou a respeito da estado do óleo das bengalas que estavam ruins sendo que um ano antes a moto foi revisada em outra oficina e fora trocado o óleo das bengalas, todavia o atual mecânico disse que talvez tivesse sido usado outro tipo de óleo que não era o 20W, após a troca do lubrificante senti uma melhora incrível na suspensão da moto.
Na minha opinião, houve distração quando gravava o vídeo... ela estava quase no meio da pista quando "tomou um susto" e entrou na curva. Mais 1 segundo e ela tinha passado reto. Todas as dicas são excelentes, mas a concentração na pilotagem é essencial !
Boa FilipeC... excelente análise brother... E vc tocou num assunto importante que a maioria não sabe. Subiu na moto, deixe seus problemas pra trás... pq desatenção, estresse e tensão muscular influenciam suas reações corporais... Lembro da primeira vez que dps de uma curva, vi uma carreta ultrapassando na contramão... o corpo congelou e acho que algo divino me pinçou e me direcionou ao acostamento. Moto, nos pilotamos com o corpo tb. Maneiro, Brother.. boa recuperação pra tia Dani.
Na minha humilde opinião, acho que o piloto falando, analisando assuntos, descrevendo coisas durante o percurso, se distrai e perde o foco em vários itens de segurança e retardando a tomada de decisões. Bela explanação. 🤜🏻🤛🏻
Muito bom. Há uma técnica sobre isso: pirâmide de Frank Bird. Conheço do meio industrial, mas acho que se aplica aqui: muito resumidamente, um acidente grave é o topo da pirâmide, sendo a base um monte de pequenos acidentes ou eventos insignificantes.
Muito útil e oportuna essa analise. Certamente cada fator mencionado neste vídeo contribuiu para o desfecho. Bom que a tia Dani esta bem! Creio ate que ela poderá falar um pouco sobre a sensação de pilotagem apos a troca do pneu e óleo de suspensão. So não tente tirar a prova la na curva!
Bom dia Filipec! Disse tudo, necessidade de obedecer a ESPEC técnica, o fator emocional e pegar as dicas na "visão" são importantes! Andei com um mulher emocionada que colocou o carro do meu padrasto em 2 rodas na curva, na serra Mogi-Guararema. Morri de medo. Suas dicas são de pai pra filho. Muito obrigado!
Muito boa análise. Me fez pensar em aspectos que muitas vezes não nos damos conta. Tipo não é porque os pneus tem bastante ranhuras e aspecto de novo que se pode confiar 100%. Validade é muito importante. 👍🏻
Motociclista a 18 anos, concordo com tudo e o difícil é manter uma manutenção correta, quase sempre a motp nova vale muito a pena, e o lógico cuidado e calma ao pilotar.
Parabéns pelo vídeo, estou na mesma situação com os meus pneus. A demonstração da lixa mostra claramente a realidade, acho que o nome é "grip" do pneu com o asfalto! Valeu, obrigado.
Acredito que um fator muito importante é calibragem correta. Um pneu muito cheio junto com um pneu resecado, pode agravar a situação. Mais sujeira em curva, e vc já estando no limite, geralmente é chão, infelizmente já provei esse gosto amargo tbem.
Legal compartilhar essa análise conosco. Esses dias eu quase cai perdendo a traseira da moto. Depois vi que o pneu estava murcho. Depois disso fiquei ressabiado em fazer curvas mas rápido, mesmo com o pneu calibrado, porque o traseiro além de estar um pouco quadrado, ele é de uma moto 2010/2011, ou seja, tem 10 anos. Não sei se já foi trocado oi se é o original da moto, tanto o traseiro quanto o dianteiro, afinal a moto está agora com 14 mil rodados. Pela quilometragem eu desconfio que ainda são os que saíram com a moto da fábrica. Sim eu peguei a moto há 6 meses com menos de 8 mil rodados e já andei mais de 6 mil km com ela em 6 meses. Pelo menos o óleo da suspensão eu troquei e tbm os rolamentos da cx de direção. Neste ponto a moto está em excelentes condições. Mas falta agora trocar os pneus, coisa que pretendo fazer logo. Valeu Filipec grande abço man.
Olá. Você pode saber quanto tempo os pneus têm de "vida" olhando as inscrições na lateral deles. Os pneus, quando estão na forma, recebem lá mesmo várias informações. Coisas como velocidade máxima e peso que ele suporta, se é com ou sem câmara, a largura em milímetros, a relação da largura com a altura, se é esportivo, se é radial e o diâmetro em polegadas. Como disse, tudo isso é gravado na forma, enquanto o pneu é "cozido". Antes de receber a borracha que vai ser um pneu, a forma recebe uma camada de desmoldante a base de silicone, que é popularmente chamado de "cera". Esse desmoldante serve para facilitar a retirada do pneu já pronto da forma e o protege enquanto estiver armazenado na loja ou em sua casa. Para retirar esse desmoldante, que reduz muito o atrito do pneu com o solo, tudo que precisa ser feito é rodar com a moto ou carro. É o calor que faz o desmoldante sair do pneu. Há várias opiniões a respeito de quantos quilômetros são necessários para "limpar" os pneus. Com base no que tenho lido, acredito que 100 quilômetros bastam. 50 Km pra lá e 50 Km pra cá. Um rolezinho curto resolve isso. Por fim, além das indicações gravadas na forma do pneu, há uma informação que é colocada depois (estou supondo que é depois, pois esta gravação não tem o mesmo acabamento das indicações feitas na forma. É diferente) É o código DOT (Department of Transportation). Depois dele, são impressos quatro dígitos. Esses quatro dígitos indicam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Os dois primeiro indicam a semana. Se o número for, por exemplo, 3513, isso significa que o pneu foi fabricado em maio de 2013. A semana tem 7 dias, então, divida os dois primeiro números por 7, neste caso, 35 dividido por 7, e o resultado vai ser 5, que é o "mês 5" ou maio. Os dois números a seguir indicam o ano. 13=2013. Um pneu "3513" foi fabricado em maio de 2013, portanto, já tem 7 anos de "vida". Uma curiosidade. Aqueles "pelinhos" de borracha que são vistos em muitos pneus novos, são formados porque a forma tem vários furinhos, para que não se formem bolhas de ar na hora de colocar a borracha. O ar sai por esse furinhos e um pouco da borracha também, formando os "pelinhos". É isso.
Muito oportuno o post. Mesmo com anos de experiência de moto sempre há o momento que falhamos. Passei por isso ano passado com a minha Fat Boy. Fica a lição para todos nós.🏍🏍🇧🇷
Parabéns pelo vídeo. Obrigado por compartilhar uma análise detalhada e técnica da situação. Prevenção e uma pilotagem defensiva permitem a gente curtir por muito mais tempo essa cachaça que é rodar de motoca.
Não sei onde foi parar o meu post anterior. Aconteceu a mesma coisa comigo em Janeiro aqui em Jacarepaguá, pneus com 9 anos de vida embora com so 15.000 km e muita borracha. Pneu velho e areia na curva e chão na certa. Tenho 49 anos de moto, curso de escolta e muita viagem nas costa com varios tipos de motos diferentes. Comprei essa Dyna 2011 em novembro com 15.000 e com ideia de trocar os pneus em fevereiro por causa da validade. Então sempre pneus, calibragem em primeiro lugar. E roupas e bota também asfalto doi muito e hospital e caro(sei por experiência própria) avbs
Excelentes considerações! Adicionando mais outro item que vence por tempo, nossos capacetes! Tentem trocar a cada 5 anos no máximo por prevenção! Bons ventos pra noix
Excelente vídeo Felipec! Muito obrigado por compartilhar isso conosco! É incontável a quantidade de pessoas que desconhecem os limites e características de suas próprias motos, é comum não haver o entendimento da proposta de suas máquinas, seguido do desrespeito a esses limites que afeta diretamente a segurança. Que este vídeo possa abrir o olho de muitos. Abraço!
Excelentes todas as suas análises. Essa questão do pneu, principalmente, foi muito bem colocada. Vou ficar muito mais atento para esses detalhes. Obrigado
Parabéns pelo vídeo!brother 🤘🤘 Sua análise está corretíssima, o que mais causa instabilidade nas motocicletas são os asfaltos ruins sem bem como é...🔧🔩
Fala Felipec! Parabéns pela expedição! Em Maio/21 farei uma expedição Curitiba/Ushuaia/Prudhoe Bay. Gostaria de saber se poderia me passar informações sobre o despacho da Ruanita de Miami para o Rio de Janeiro! Fiz essa pergunta no episódio 99 , mas acho que não leu! Fico no aguardo desta informação! Muito Obrigado!
Tem um canal no youtube de um cara ex bombeiro que analisa os tombos, é muito bom. Ele é instrutor de pilotagem. Gosto de ver os vídeos e notar que mesmo com 20 anos de pilotagem ainda há muita coisa que não sei. DanDanTheFireman
Sabe tudo e mais um pouco! É isso aí, a análise ampla de qualquer queda serve não só pra quem caiu (e todos nós caímos em algum momento), mas pra que muito mais gente tenha algum arcabouço de informações e que menos vezes aconteçam, não é mesmo? Abraaaaço, camarada!
Excelente vídeo-verdade meu camarada Felipec!!!👏👏👏👏 Cara, toda vez que vejo esse vídeo da queda da tia Dani me lembro de quando voltei a pilotar no ano passado após 25 anos longe das 2 rodas... Toda curva pra mim era uma tortura... rs rs rs Mas essa fase passou, mas meu respeito aos meus limites e ao da moto permanecem e acho importante isso!! Uma coisa que vc falou no vídeo me representa demais o que penso sobre o assunto ... Titubear nas curvas no com velocidade elevada pode realmente levar ao chão!! Forte abraço
Estou querendo comprar uma moto dessas porem ando com garupa, sera que se colocar amortecedor a gás melhora o suficiente? adora a que voce tem mais pra garupa é pior né! Fiz uma viagem para o atacama no ano passado ! animado por seu vídeos. Abraço
Passei no domingo Filipec, aquele local é muito irregular. Cautela sempre, enquanto o Poder público não restaura e corrige de vez o local (se é que o fará algum dia). abc
Excelente análise! Sofri um acidente, na mesma moto, tb em curva só que em velocidade mais reduzida, pista molhada. Pergunto:1) até que ponto a ausência de ABS interfere nessa situação? 2) a utilização de uma marca de pneu diferente do modelo de fábrica, mas obedecendo as dimensões, interfere?
Tem.um teste que eu faco quando os pneus chegam perto da validade(são 3 motos aqui em casa). Pego uma agulha um pouco grossa e espeto no pneu e entrar pouco e cair sozinho a borracha ja era. Se fizer isso em um novo a agulha fica no lugar.
Parabéns pela análise sóbria e objetiva! “Todo acidente é uma sucessão de riscos...” você tem alguma formação profissional na parte aérea? Muito didático!
Filosofia de segurança de voo! Divulgar e analisar acidentes para que outros não repitam o mesmo erro ou tenham a oportunidade de interromper a sequência de erros. Muito bem adaptado para pilotagem de motocicletas. Top!
Falou e disse, Filipec. É como dizem: moto foi feita para se manter em movimento... o que não dizem é que a manutenção e vida útil das peças requerem avaliações periódicas... caso pouco rodado passa 8-10anos sem trocar pneu para rodar dentro da cidade, mas moto não... e Tia Dani é um bom exemplo. Nestas falas fiquei imaginando essas Harleys com pouco uso e 4anos de fabricadas... é necessário fazer muito mais do que uma troca de óleo e filtro... fluídos diversos e os próprios pneus... esse negócio de comprar Harley com 3anos a “precinhos” tentadores requer muuuita perícia na ocasião da compra...
Filipec, aqui nos temos a inspecao anual, nao sei ai no Brasil como eh feito. A minha 883 foi rejeitada justamente pela a idade no pneu. Ele estava teoricamente com muita borracha ainda. Mas havia passado a idade. Ganhei o selo de rejeitado e alguns dias para fazer a troca.
Fala Filipec, brother eu sei exatamente o que vc está falando, independente dos componentes e ocorrido, acho que a Dani fez tudo que podia ser feito com maestria. Ride safe. Abc
Dá pra parar de lixar meu pneu novo. Foi muito caro. 😒😜😁😘💋
Essa lateral vc não vão usar 😂😉
Foi em nome da Ciência tia Dani kkk
Pensem numa Tia braba! 😁 Agora entendi que ele passava a lixa e passava a mão em seguida! 🤣 quando assisti ao vídeo, pensei: “oxe, que estranho. O homem fica alisando a borracha com um pequeno risco”. 😂 agooora entendi... Felipec é inteligente e sabia a sarrabuiada que iria levar depois.. 🤣🤣🤣
aaah agora deu pra entender porque o filipec tava lixando o pneu novinho. lixa no pneu dos outros é refresco né filipec :D
Você acha que o fato da moto ser uma custom e por isso ser mais "engessada" nas curvas, isso contribuiu para o acidente ?
Meu pneu está "zero", porém velho! Graças ao teu vídeo, já vou me preparar para trocá-los. Muito obrigado!
Fico feliz pela análise! Ela é muito importante
Existe um fator que pode ter se somado ao pneu: transferência de massa.
Curva com a moto "morta" (sem acelerar), é de certo modo como frear. Isso transfere uma grande parte da massa, para o pneu dianteiro. E ela tende a fechar, como aconteceu. É mais usual em esportivas e nakeds, com ângulo de caster mais agudo. E logicamente mais peso na dianteira. Um momento raro para uma moto assim.
Logicamente, como é uma descida não se acelera. E ainda mais numa circunstância, em que se entrou na curva com excesso de velocidade. Nesse caso, se usa o freio traseiro. Isso tende a encolher a suspensão traseira, transfere um pouco de peso para lá, e acaba aliviando a dianteira.
Não sabemos se isso aconteceu.
Podemos admitir que buscando diminuir a velocidade, ela tenha usado os dois freios. Sendo assim, ambas as suspensões encolheram, o centro de gravidade baixa e a moto estabiliza. Até encontrar os obstáculos da pista.
Sem curso de suspensão livre para absorver os impactos, a moto quica. Uma roda no ar, não freia obviamente, e não faz curva com eficiência.
O frear em si, tende a abrir a curva. Não é incomum se perder a linha da curva assim. O que não contribui para a circunstância. O leg dangle, é muito difícil de fazer. Seja pela geometria da moto, seja pela circunstância.
Como disse em outros momentos, melhoras a ela. E que isso se torne o quanto antes um capítulo da história. Podemos analisar, treinar, mas é difícil tomar as decisões certas. Mesmo que treinado - leia-se a reação ser por reflexo, e não de maneia voluntária.
Análise técnica com parecer profissional!!! Muito importante! Obrigada.
Esse vídeo me lembrou os vídeos do Lito do canal Aviões e Músicas, onde ele comenta que pra um acidente aéreo acontecer, vários fatores contribuem pra que essa infeliz corrente se feche. Perfeita análise, Filipec! De uma situação ruim, tiramos a felicidade de ver a tia Dani bem e o conhecimento que essa situação acabou gerando pra quem acompanha vocês. Forte abraço pra vocês!
Esse é aquele video que todo motociclista deveria assistir.
Parabéns pelo video, Filipec e tia Dani!!!
Vai ajudar muita gente.
Abraço.
Excelente análise!! Mas além do excesso de velocidade e de todas as questões mecânicas da moto que foram apontadas, Tia Dani foi vítima da maldição das Harleys - ao raspar a pedaleira na curva ao se tentar deitar mais a moto, a pedaleira faz um calço no solo fazendo abrir a trajetória da curva. Nisso ela acabou na parte suja da pista e derrapou. Tb achei que ela atacou a curva em muito mau ângulo. Mas isso certamente se deveu ao fato de ela não estar legal naquele dia. Fico feliz que tenha sofrido poucos danos. E seu trabalho na recuperação da moto foi excelente!!!
Perfeita sua análise , já sofri um acidente grave exatamente por exceder o meu limite e o limite da moto . Parabéns 👍🏻
A Dani tem moral, o que está mulher tem de KM, tem muito marmanjo que não chega aos pezinhos dela!!! Quanto a análise, vc foi perfeito, já negligenciei o pneu da minha 883 e estou aqui, porque Deus me livrou, este vídeo é para salvar vidas!!! Isto é, para aqueles que forem humildes e aceitarem as recomendações...
Isso mesmo com o estado dos pneus não se brinca!
Tem razão amigo. Pneu com uns 5 anos de idade pode estar sem desgaste, mas estará ressecado pelo tempo. Eu também aprendi com o passar dos anos e acidentes. Agora só ando com pneus não vencidos.
Muito bom comentário ! Valeu ,por isso nós além de tudo mais ,temos que ter uma rede sólida e confiável de "amigos" por ande quer que andemos , pois as variáveis do condutor e da moto são inúmeras
Comento isso pois já ajudei em coisa bem mais simples por aqui ...
Sabemos também que mesmo na calibragem correta o pneu atua absorvendo as imperfeições do piso e o pneu velho como este está duro, não tem flexibilidade nem no manuseio fora da moto.... Não raro vemos esta rigidez que ocorre com os pneus velhos caracterizados por rachaduras na banda de rodagem e lateral.... Óleo suspensão ruim e pneu ruim não rola...... Abs meu amigo, baita video!!!!!
Muito boa lembrança, a elasticidade p absorver impacto! 🙏 Sempre agregando conhecimento, obrigado brother! Gnd abç
Valeu Filipec, abs mano!!!!!
Vc tá certíssimo sobre o pneu. Minha M800 saiu de frente duas vezes por conta do pneu dianteiro velho, não sentia confiança nenhuma em fazer curva, pois era nítida a falta de aderência do mesmo.
Utilidade pública.
Obrigado pela análise.
Vamos em frente.
Excelente análise e que corrobora um ponto que vc sempre comenta: manutenção !!!! Mesmo quando não estamos em boas condições de pilotar, a manutenção se faz primordial !!!!
Estou assistindo esse video hoje, assunto sempre atual e importante.Valeu
Extremamente correto a sua análise, parabéns
Excelente análise! esse acidente é igual aos demais, uma sequência de eventos que contribuíram para tal, o mais importante, faltou atenção ao pilotar naquele local, pois a mesma estava gravando algo. O que aprendi pilotando ou dirigindo: atenção total. Até pensar em algo, que não seja em relação a segurança, é arriscado.
Obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos.
Valeu brother, as análises técnicas permite que o ocorrido não se repita com outras pessoas...
Boa tarde aprendo muito com o canal de vcs ótimas dicas
Excelente vídeo. Fala pra Dani que só cai quem anda. Certamente precisamos reduzir os riscos e sua iniciativa em compartilhar conhecimento colabora demais para isso. Obrigado Road Garage!
Bom dia. Amigo! Parabéns pelas explicações sobre os pneus, óleo de amortecedores, etc. Pois ajudará muitos Motociclistas a evitar acidentes. 👏👏👏
Boa noite Filipec, manutenção na motoca é muito importante, pois é a segurança do piloto que esta em jogo, na última revisão da Iron, o mecânico me informou a respeito da estado do óleo das bengalas que estavam ruins sendo que um ano antes a moto foi revisada em outra oficina e fora trocado o óleo das bengalas, todavia o atual mecânico disse que talvez tivesse sido usado outro tipo de óleo que não era o 20W, após a troca do lubrificante senti uma melhora incrível na suspensão da moto.
20w na Sportster é mandatorio! 👏🙏
Na minha opinião, houve distração quando gravava o vídeo... ela estava quase no meio da pista quando "tomou um susto" e entrou na curva. Mais 1 segundo e ela tinha passado reto. Todas as dicas são excelentes, mas a concentração na pilotagem é essencial !
Boa FilipeC... excelente análise brother...
E vc tocou num assunto importante que a maioria não sabe. Subiu na moto, deixe seus problemas pra trás... pq desatenção, estresse e tensão muscular influenciam suas reações corporais...
Lembro da primeira vez que dps de uma curva, vi uma carreta ultrapassando na contramão... o corpo congelou e acho que algo divino me pinçou e me direcionou ao acostamento. Moto, nos pilotamos com o corpo tb.
Maneiro, Brother.. boa recuperação pra tia Dani.
Na minha humilde opinião, acho que o piloto falando, analisando assuntos, descrevendo coisas durante o percurso, se distrai e perde o foco em vários itens de segurança e retardando a tomada de decisões. Bela explanação. 🤜🏻🤛🏻
Verdade brother, sempre falo isso p os q estão começando a se aventurar como Motovlog. Requer muita atenção! Gnd abç
Manutenção e precaução em se falando de moto é tudo.
Muito bom. Há uma técnica sobre isso: pirâmide de Frank Bird. Conheço do meio industrial, mas acho que se aplica aqui: muito resumidamente, um acidente grave é o topo da pirâmide, sendo a base um monte de pequenos acidentes ou eventos insignificantes.
Ótima análise. É importante e necessário
os vídeos do canal são muito bons!
mas os comentários são melhores ainda!★★★★★
Muito útil e oportuna essa analise. Certamente cada fator mencionado neste vídeo contribuiu para o desfecho. Bom que a tia Dani esta bem! Creio ate que ela poderá falar um pouco sobre a sensação de pilotagem apos a troca do pneu e óleo de suspensão. So não tente tirar a prova la na curva!
Muito bem, já discuti com alguns colegas sobre a validade do pneu, e não acreditaram, além disso vinheram cheios de idéias nebulosas sobre pneus.
Bom dia Filipec! Disse tudo, necessidade de obedecer a ESPEC técnica, o fator emocional e pegar as dicas na "visão" são importantes! Andei com um mulher emocionada que colocou o carro do meu padrasto em 2 rodas na curva, na serra Mogi-Guararema. Morri de medo. Suas dicas são de pai pra filho. Muito obrigado!
Muito boa análise. Me fez pensar em aspectos que muitas vezes não nos damos conta. Tipo não é porque os pneus tem bastante ranhuras e aspecto de novo que se pode confiar 100%. Validade é muito importante. 👍🏻
Exatamente camarada 🙏
Filipec, essa ate onde ela caiu conheço bem. Ali precisa ter cautela na hora de entrar. Esse pneu mais "balão" pula muito em asfaltos remendados.
Motociclista a 18 anos, concordo com tudo e o difícil é manter uma manutenção correta, quase sempre a motp nova vale muito a pena, e o lógico cuidado e calma ao pilotar.
excelente vídeo filipec, pura informação. valeu
A minha cidade Ponte Nova MG também as ruas são assim péssimas remendos mal feitos muito buraco,quebra carro,areia,ruim mesmo aqui!
Parabéns pelo vídeo, estou na mesma situação com os meus pneus. A demonstração da lixa mostra claramente a realidade, acho que o nome é "grip" do pneu com o asfalto! Valeu, obrigado.
Excelente colocação! Manutenção se faz primordial para segurança do motociclista. Principalmente nesse RJ de incertezas!!!
Exatamente meu camarada, gnd abç
Acredito que um fator muito importante é calibragem correta. Um pneu muito cheio junto com um pneu resecado, pode agravar a situação. Mais sujeira em curva, e vc já estando no limite, geralmente é chão, infelizmente já provei esse gosto amargo tbem.
Legal compartilhar essa análise conosco. Esses dias eu quase cai perdendo a traseira da moto. Depois vi que o pneu estava murcho. Depois disso fiquei ressabiado em fazer curvas mas rápido, mesmo com o pneu calibrado, porque o traseiro além de estar um pouco quadrado, ele é de uma moto 2010/2011, ou seja, tem 10 anos. Não sei se já foi trocado oi se é o original da moto, tanto o traseiro quanto o dianteiro, afinal a moto está agora com 14 mil rodados. Pela quilometragem eu desconfio que ainda são os que saíram com a moto da fábrica. Sim eu peguei a moto há 6 meses com menos de 8 mil rodados e já andei mais de 6 mil km com ela em 6 meses. Pelo menos o óleo da suspensão eu troquei e tbm os rolamentos da cx de direção. Neste ponto a moto está em excelentes condições. Mas falta agora trocar os pneus, coisa que pretendo fazer logo. Valeu Filipec grande abço man.
Olá. Você pode saber quanto tempo os pneus têm de "vida" olhando as inscrições na lateral deles.
Os pneus, quando estão na forma, recebem lá mesmo várias informações. Coisas como velocidade máxima e peso que ele suporta, se é com ou sem câmara, a largura em milímetros, a relação da largura com a altura, se é esportivo, se é radial e o diâmetro em polegadas. Como disse, tudo isso é gravado na forma, enquanto o pneu é "cozido".
Antes de receber a borracha que vai ser um pneu, a forma recebe uma camada de desmoldante a base de silicone, que é popularmente chamado de "cera". Esse desmoldante serve para facilitar a retirada do pneu já pronto da forma e o protege enquanto estiver armazenado na loja ou em sua casa. Para retirar esse desmoldante, que reduz muito o atrito do pneu com o solo, tudo que precisa ser feito é rodar com a moto ou carro. É o calor que faz o desmoldante sair do pneu. Há várias opiniões a respeito de quantos quilômetros são necessários para "limpar" os pneus. Com base no que tenho lido, acredito que 100 quilômetros bastam. 50 Km pra lá e 50 Km pra cá. Um rolezinho curto resolve isso.
Por fim, além das indicações gravadas na forma do pneu, há uma informação que é colocada depois (estou supondo que é depois, pois esta gravação não tem o mesmo acabamento das indicações feitas na forma. É diferente) É o código DOT (Department of Transportation). Depois dele, são impressos quatro dígitos. Esses quatro dígitos indicam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Os dois primeiro indicam a semana. Se o número for, por exemplo, 3513, isso significa que o pneu foi fabricado em maio de 2013.
A semana tem 7 dias, então, divida os dois primeiro números por 7, neste caso, 35 dividido por 7, e o resultado vai ser 5, que é o "mês 5" ou maio. Os dois números a seguir indicam o ano. 13=2013. Um pneu "3513" foi fabricado em maio de 2013, portanto, já tem 7 anos de "vida".
Uma curiosidade. Aqueles "pelinhos" de borracha que são vistos em muitos pneus novos, são formados porque a forma tem vários furinhos, para que não se formem bolhas de ar na hora de colocar a borracha. O ar sai por esse furinhos e um pouco da borracha também, formando os "pelinhos".
É isso.
@@paulofelix3586 caraca uma aula sobre pneu hehehehehe. Muito obrigado, informações de grande valia 🤘👊
@@paulofelix3586 Ótimo comentário!!!
Troca logo esses pneus amigo, pneus em dia é coisa séria. Se cuida! Abraço
Estou aqui pra ajudar a todos...pois dificuldades , nós todos temos
Fiquem bem , e tudo de bom
Muito oportuno o post. Mesmo com anos de experiência de moto sempre há o momento que falhamos. Passei por isso ano passado com a minha Fat Boy. Fica a lição para todos nós.🏍🏍🇧🇷
Cara, estamos com saudades de suas viagens! Exclente vídeo! Bons ventos....
Em breve se Deus quiser 🙏
Muito didático 👏👏👏 Eu que não tenho conhecimento consegui entender perfeitamente a importância do respeito com a moto e consigo mesmo. Ótimo vídeo.
Valeu Filipec pelo compartilhamento :)
Parabéns pelo vídeo. Obrigado por compartilhar uma análise detalhada e técnica da situação. Prevenção e uma pilotagem defensiva permitem a gente curtir por muito mais tempo essa cachaça que é rodar de motoca.
Não sei onde foi parar o meu post anterior.
Aconteceu a mesma coisa comigo em Janeiro aqui em Jacarepaguá, pneus com 9 anos de vida embora com so 15.000 km e muita borracha.
Pneu velho e areia na curva e chão na certa.
Tenho 49 anos de moto, curso de escolta e muita viagem nas costa com varios tipos de motos diferentes.
Comprei essa Dyna 2011 em novembro com 15.000 e com ideia de trocar os pneus em fevereiro por causa da validade.
Então sempre pneus, calibragem em primeiro lugar.
E roupas e bota também asfalto doi muito e hospital e caro(sei por experiência própria)
avbs
Excelente e coerente análise. Com a sucessão de fatores de risco não há sino guardião que dê conta. Abs.
Excelentes considerações! Adicionando mais outro item que vence por tempo, nossos capacetes! Tentem trocar a cada 5 anos no máximo por prevenção! Bons ventos pra noix
Vc tem meu respeito tudo verdade, em relação ao pneu muda a propriedade da sílica
Show de bola, vou refletir mais sobre os limites da minha moto. Obrigado por compartilhar.
Exelente análise um acidente so que. Uma desculpa temos que esta sempre atento amigo
Forte abraço
Sua análise esta perfeita, manutenção sempre, não precisa esperar a km recomendado pelo fabricante
Caraca FilipeC explanou muito bem e claramente o assunto! Parabéns e bons ventos pra vc e tia Dani! Abx
Excelente vídeo Felipec! Muito obrigado por compartilhar isso conosco! É incontável a quantidade de pessoas que desconhecem os limites e características de suas próprias motos, é comum não haver o entendimento da proposta de suas máquinas, seguido do desrespeito a esses limites que afeta diretamente a segurança. Que este vídeo possa abrir o olho de muitos. Abraço!
Concordo plenamente! Gnd abç
Foda, muito ponderado e esclarecedor.
Excelentes todas as suas análises. Essa questão do pneu, principalmente, foi muito bem colocada.
Vou ficar muito mais atento para esses detalhes.
Obrigado
Filipec, organiza um tour guiado pelo rio, tenho muita vontade de conhecer mas não tenho a moral de ir sozinho.
Perfeita análise!
Sim, muito veloz, distraida, pedriscos que deixam a pista lisa, deu um toque no freio dianteiro vai para o chão, ja aconteceu comigo a 10 kmh.
Muito esclarecedor!!! Excelente análise, meu camarada! Vlw FelipeC! 🤘🏼🤘🏼🤘🏼
Ótimas dicas!! Adquiri recentemente uma XL1200 Custom também e notei grande diferença dela p/ uma 883 em vários aspectos citados aqui. Abração!!!
Parabéns, excelente conteúdo show
Parabéns pelo vídeo!brother 🤘🤘 Sua análise está corretíssima, o que mais causa instabilidade nas motocicletas são os asfaltos ruins sem bem como é...🔧🔩
Fala Felipec! Parabéns pela expedição! Em Maio/21 farei uma expedição Curitiba/Ushuaia/Prudhoe Bay. Gostaria de saber se poderia me passar informações sobre o despacho da Ruanita de Miami para o Rio de Janeiro!
Fiz essa pergunta no episódio 99 , mas acho que não leu! Fico no aguardo desta informação! Muito Obrigado!
Obrigado pelo vídeo e pelos conselhos 👍
Dicas valiosas muito legal
Análise perfeita!
Tem um canal no youtube de um cara ex bombeiro que analisa os tombos, é muito bom. Ele é instrutor de pilotagem. Gosto de ver os vídeos e notar que mesmo com 20 anos de pilotagem ainda há muita coisa que não sei. DanDanTheFireman
Sabe tudo e mais um pouco! É isso aí, a análise ampla de qualquer queda serve não só pra quem caiu (e todos nós caímos em algum momento), mas pra que muito mais gente tenha algum arcabouço de informações e que menos vezes aconteçam, não é mesmo? Abraaaaço, camarada!
Exatamente meu camarada 🙏 tmj
Excelente vídeo-verdade meu camarada Felipec!!!👏👏👏👏
Cara, toda vez que vejo esse vídeo da queda da tia Dani me lembro de quando voltei a pilotar no ano passado após 25 anos longe das 2 rodas... Toda curva pra mim era uma tortura... rs rs rs Mas essa fase passou, mas meu respeito aos meus limites e ao da moto permanecem e acho importante isso!!
Uma coisa que vc falou no vídeo me representa demais o que penso sobre o assunto ... Titubear nas curvas no com velocidade elevada pode realmente levar ao chão!! Forte abraço
Fala Filipec...mais um vídeo sensacional... parabéns 👊🏻
Obrigado camarada, em breve mais vídeos 👏👏🙏
Estou querendo comprar uma moto dessas porem ando com garupa, sera que se colocar amortecedor a gás melhora o suficiente? adora a que voce tem mais pra garupa é pior né! Fiz uma viagem para o atacama no ano passado ! animado por seu vídeos. Abraço
Parabéns pelo vídeo e pelo canal!
Passei no domingo Filipec, aquele local é muito irregular. Cautela sempre, enquanto o Poder público não restaura e corrige de vez o local (se é que o fará algum dia). abc
Excelente análise! Sofri um acidente, na mesma moto, tb em curva só que em velocidade mais reduzida, pista molhada. Pergunto:1) até que ponto a ausência de ABS interfere nessa situação? 2) a utilização de uma marca de pneu diferente do modelo de fábrica, mas obedecendo as dimensões, interfere?
Acho que o fator principal da queda foi a alta velocidade. Conheço essa curva e a Tia Dany mais ainda. Como vc falou ela não estava num bom dia.
Vê-se nitidamente pelo vídeo on board, que o excesso de velocidade foi tudo....
Parabéns pelo vídeo.👏👏👏👏👏
Tem.um teste que eu faco quando os pneus chegam perto da validade(são 3 motos aqui em casa).
Pego uma agulha um pouco grossa e espeto no pneu e entrar pouco e cair sozinho a borracha ja era.
Se fizer isso em um novo a agulha fica no lugar.
Dá hora Felipec, não tinha visto o acidente da Dani. vlw pelas dicas
Tem outro vídeo tb, recomendo! Gnd abç
Parabéns pela análise sóbria e objetiva! “Todo acidente é uma sucessão de riscos...” você tem alguma formação profissional na parte aérea? Muito didático!
Filosofia de segurança de voo! Divulgar e analisar acidentes para que outros não repitam o mesmo erro ou tenham a oportunidade de interromper a sequência de erros. Muito bem adaptado para pilotagem de motocicletas. Top!
Boa analise ..........esse guidão ela usa a pouco tempo teve alguma influencia ou nenhuma???
Parabéns mais uma vez! Esse exemplo da lixa foi ótimo pra gente entender pq o pneu tem validade!
Siiiim ele perde a aderência
Show
Bem explicado
Muito bom
E esta ideia da lixa è boa
Deixou bem claro
Valeu Filipec pelas orientações e dicas que são sempre úteis. Espero que a Dani já esteja bem. Abraço!!! Deixei meu like pra somar com o canal.
Valeu a moral camarada, gnd abç
Isso aí compartilhar conhecimento valeu, obrigado
Falou e disse, Filipec. É como dizem: moto foi feita para se manter em movimento... o que não dizem é que a manutenção e vida útil das peças requerem avaliações periódicas... caso pouco rodado passa 8-10anos sem trocar pneu para rodar dentro da cidade, mas moto não... e Tia Dani é um bom exemplo. Nestas falas fiquei imaginando essas Harleys com pouco uso e 4anos de fabricadas... é necessário fazer muito mais do que uma troca de óleo e filtro... fluídos diversos e os próprios pneus... esse negócio de comprar Harley com 3anos a “precinhos” tentadores requer muuuita perícia na ocasião da compra...
Exatamente brother 👍
Excelente vídeo!!! Assunto muito bem abordado!!!
O seca suvaco é um dos fatores que também interfere você tem que se acostumar com ele .
Boa análise meu irmão, sempre he bom lembrarmos de certos detalhes de total importância
Filipec, aqui nos temos a inspecao anual, nao sei ai no Brasil como eh feito. A minha 883 foi rejeitada justamente pela a idade no pneu. Ele estava teoricamente com muita borracha ainda. Mas havia passado a idade. Ganhei o selo de rejeitado e alguns dias para fazer a troca.
Legal isso, certíssimos!
Que pneu você incaria para 883 sem ser Michelin?
Ótimo vídeo como sempre irmão!! mais um pra biblioteca de segurança aqui!!!
sucesso!!! abçssss
Boaaa 👏👏 tmj
Salve Road Garageros!!! Rumo a minha primeira Sportster 1200 Cb!!!
Genial Filipec
Ótimo vídeo Filipec, Parabéns!
Felipek. Onde fica sua oficina. Teria algum contato.
Fala Filipec, brother eu sei exatamente o que vc está falando, independente dos componentes e ocorrido, acho que a Dani fez tudo que podia ser feito com maestria. Ride safe. Abc
Excelente explanação do assunto, ensinamento e aprendizados que fazem a diferença em uma pilotagem segura. Grato demais.
Tmj meu amigo, bom ve-lo por aqui, gnd abç!