Simone de Beauvoir and the arts and crafts in the 1950s

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • Philosopher and writer Simone de Beauvoir and her life and work are the themes of our video to start a conversation about arts and crafts and feminism. Join us in the comments below!
    Vanessa wears pins 'Tesoura de Garcinha' from our online shop: bit.ly/pindegar...
    Renata wears cropped t-shirt from Clube do Bordado + Gioconda Clothing: bit.ly/Croppedf...
    Credits
    Edition: Vanessa Israel
    Opening song: Renan Isao
    --------------
    Follow us ❤
    clubedobordado clubedobordado www.pinterest.com/clubedobordado
    --------------
    Do you want to talk about business? ❤ contato@oclubedobordado.com.br
    Do you want to know about our workshops? ❤ workshop@oclubedobordado.com.br

Комментарии • 116

  • @ligiamaria1313
    @ligiamaria1313 7 лет назад +158

    Oi, meninas! Eu nasci em 1955 e peguei este tempo de se aprender a bordar no colégio. Mas, eu escolhi bordar! Haviam outras opções, como desenho, culinária, etc. Para mim, foi ótimo! Pois me identifiquei de cara com o ponto cruz! Bordo até hoje, só que com encomendas e ganho meu dinheiro e isto é ótimo! Quanto aos enxovais, eram feitos, sim, durante anos! Enchiam-se os baús e a maioria das minhas amigas fazia isto desde bem novas. Eu, particularmente, não! Achava ridículo fazer enxoval e só comprei minhas peças quando conheci meu marido e por incrível que possa parecer não levei nenhuma peça bordada por mim....rsrsrs casa de ferreiro... Naquela época também e até um tempo não muito longe, casar era sinônimo de se dar bem na vida! Quem não se casava até os 25 anos era considerava "titia" Olha o absurdo! Amo este tempo atual! Um beijo, meninas! Sigo vocês!

    • @Licazy
      @Licazy 7 лет назад +4

      Lígia Maria Eu tenho 36 anos e minha mãe ainda pensa dessa forma. Ela fez umas peças de enxoval pra mim a mais de 10 atras e lembro que falava pra gente usar as coisas porque eu provavelmente não iria me casar. As coisas continuam guardadas.

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 лет назад +13

      Ah a gente ama essa parte do bordado que possibilita a independência financeira das mulheres! Que ótimo ler seu relato, muito obrigada por compartilhar

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 лет назад +7

      nossa, Lígia! muito obrigada pelo seu comentário! fico moh feliz de saber de experiências de outras gerações com os trabalhos manuais

  • @claudetebertochi2419
    @claudetebertochi2419 5 лет назад +17

    Nasci em 1957 e tive bordado como matéria obrigatória na quinta e sexta série, mais ou menos em 1968/1969
    Lembro até hj do rigor com que a professora avaliava o avesso (metade da nota) tanto da prova qto do paninho de amostra.
    Lembro tb da tremedeira que dava para bordar o ponto sorteado para ser feito na prova. Eu tinha pavor do ponto cheio.
    Apesar dos pesares eu ainda curto muito bordar e qto mais vejo seu canal mais entendo que tenho muito para aprender.
    Parabéns meninas, vcs são ótimas e o canal ė genial!

  • @mariadaura
    @mariadaura 5 лет назад +8

    Em primeiro lugar, agradeço a vocês do clube do bordado pelos ensinamentos que nos têm transmitido. Quanto a Simone da Beauvoir, ela é muito radical. Até entendo porque. Na época em que ela viveu, a mulher tinha que marcar posição, lutar pelo seu lugar no mundo, mas, mesmo para as mulheres daquele tempo, os trabalhos manuais e especialmente o bordado podia ser uma atividade prazeirosa. Sou de uma geração posterior a de S.B. mas tinha os trabalhos manuais como disciplina obrigatória na escola. Gostei muito de aprender a bordar nessa época, tanto que minha mãe passou a comprar umas toalhinhas que já vinham com riscos de bordado impressos para que eu fizesse fora do horário da escola. Como ela trabalhava fora, os momentos em que podíamos bordar juntas era uma festa de convivência à qual se juntava a minha avó com seu crochet. Nessas horas, enquanto as mãos estavam ocupadas, falávamos de tudo: eu falava da escola, de minhas amigas, minha avó contava fatos da sua infância e minha mãe do seu dia a dia. É claro que trata-se de vivências muito particulares. Minhas irmãs, por exemplo, detestavam as aulas de trabalhos manuais e hoje, depois de estarmos todas nós aposentadas, só eu retomei minhas atividades manuais que, de alguma forma, me aproximam da infância e do contato com as pessoas que foram tão importantes na minha formação.

  • @matheusazevedo3138
    @matheusazevedo3138 7 лет назад +41

    Gostei bastante da ideia, seria realmente muito legal se transformassem numa série falando sobre feminismo e relacionando isso a arte

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 лет назад +1

      Tá na manga ;)

    • @terezinhalisboa109
      @terezinhalisboa109 5 лет назад +1

      Meninas boa noite , tudo que vcs falaram é verdade. Os dez motivos e muito mais. Comecei a bordar a 30 anos e não parei mais e modéstia parte estou bordando bem melhor e sempre aprendendo mais um pouco , principalmente agora com vcs..
      Tenho passado por vários perrengues e aí de mim se não bordadas. Um grande abraço a vcs todas. Meu nome é Terezinha e moro em Betim MG .

  • @elianaavelas
    @elianaavelas 4 года назад +2

    As palavras de Beauvoir caíram bem pesadas no meu coração.
    Comecei a bordar justamente para ocupar minha ociosidade.
    Por uma imposição temporária, de circunstâncias da minha saúde, estou compulsoriamente em casa , longe das minhas atividades profissionais. Eu q antes era acostumada a ver minhas mãos transformando e produzindo, hoje me sinto como na descrição da Simone.
    Mas de maneira alguma estou desmerecendo o trabalho do Clube do Bordado, muito menos a arte de bordar .
    Acho q o clube está dando um lugar de destaque numa arte que até pouco tempo estava esquecida.
    E o fato de vcs sugerirem que outras pessoas possam fazer desta arte um meio de vida é muito importante.
    Vcs estão dando um passo à frente da Simone.
    Afinal a mulher pode escolher seu modo de fazer diferença neste mundo, inclusive bordando...
    Passado o impacto das palavras de Beauvoir sobre o bordado, ou sobre o lugar menor q era destinado às mulheres, concluo que futilidade e ociosidade existem ou não existem, dentro de cada mulher , de ontem ou de hoje, independente do que ela use se ocupar.
    Enquanto não posso voltar à produção a qual dediquei meu conhecimento, continuarei a bordar. Sem culpa por não estar “produzindo” e me deixando levar pelo prazer de aprender algo novo. Aproveitando esse tempo quase meditativo em que a mente se tece, se renova, se aperfeiçoa, enquanto borda...

    • @deborahpereiraneto8676
      @deborahpereiraneto8676 4 года назад +2

      Voce esta produzindo flor,produzindo vida dentro do seu coraçao,aquecendo seu coracao e alimentando sua alma,fazendo um carinho pra vc mesma.

  • @anamariacattete9267
    @anamariacattete9267 7 лет назад +13

    Meninas sigo vcs e amo todos os vídeos, mas esse em especial foi excelente com a leitura e a visualização do texto. Muito boa essa ideia, continuem nesse estilo , além claro de ensinarem mais pontos. Bordado também é CULTURA. Parabéns! !!!!!

  • @damaressilva1730
    @damaressilva1730 3 года назад +2

    Eu não acreditoooo! Amo a Simone, já vou bordar essas citações dela!!!

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  3 года назад +1

      Que legal Damares, mostra pra gente depois ❤️

  • @paolascartezini3718
    @paolascartezini3718 7 лет назад

    O bordado como uma forma de expressão, assim como as artes plásticas, música ... se torna algo maravilhoso e poderia ter ajudado muito no vazio dessas mulheres!! Pode ser uma cura, uma forma de desabafo, de declaração de amor, de devoção...enfim o que nos move internamente é a meu ver o ponto libertador!! Que bom ver vcs através da expressão do que as move, ressignificar o bordado, através dos próprios bordados e dessas conversas!! Adoro.

  • @renataalves7212
    @renataalves7212 3 года назад +1

    Ameeeei !

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  3 года назад

      Aaaah, que bom que gostou Renata! 🥰😘

  • @mariateresa-pelecamonteiro4009
    @mariateresa-pelecamonteiro4009 2 года назад +1

    Adorei esse vídeo ! Bordado é cultura muuuiiiiito boooommmmm !

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  2 года назад

      Aaah, feliz em saber que gostou Maria!! 🥰✨💓

  • @celinapaim6934
    @celinapaim6934 4 года назад

    Sim ,soy de 1951.. não tive TV ..na infância... era ótimo

  • @cristinacherici7430
    @cristinacherici7430 5 лет назад

    Muito legal meninas! Estou amando o canal de vocês. Estudei a simone durante meu mestrado em educação... Sobre a educação da muulher... Muito coerente a fala de vocês! Parabéns!

  • @giselimarialhamascoelho8561
    @giselimarialhamascoelho8561 4 года назад

    Adorei o video. Minha mãe é que me ensinou a nordar, croche e trico. Eu tinha aula de trabalhos manuais no colegio, passei os 4 anos do antigo primário bordando uma colcha que ela riscou para este fim.

  • @daniellemaia4319
    @daniellemaia4319 7 лет назад +2

    Ah que lindeza de vídeo! Que lindo trazer Simone e Bordado, Opressão e imposição no contraponto com liberdade para usar o bordado como ferramenta de expressão, de arte, de protagonismo, de autonomia. Amo este clube!

  • @ionecordeiro7821
    @ionecordeiro7821 3 года назад +1

    Nasci em 1952 e comecei a bordar aos 6 anos no colegio interno bordei até terminar o ginásio, ou seja, nove anos de bordado, também aprendi outras artes, uso até hoje. Sou artesã.

  • @taniaakikotakahashipereira2194
    @taniaakikotakahashipereira2194 6 лет назад

    Arrasou!!! Adorei o “FRATERNIDADE”!!! Tenho curiosidade sim! Fala mais desse assunto! Muito bom pensar que hoje o bordado é libertador e não obrigação!!!

  • @danielleduarte7239
    @danielleduarte7239 7 лет назад +13

    Amor eterno por vocês! Voces poderiam indicar literaturas sobre bordado, bordado e sua relação com a revolução industrial, bordado e atualidade (é possivel prever uma morte)? Parabéns

  • @paulabeatriz1524
    @paulabeatriz1524 4 года назад

    égua meninas, eu mal conheço voces, mas amo vcs, amo esse canal, vcs são perfas

  • @leticiad.4042
    @leticiad.4042 6 лет назад

    Vcs sao maravilhosas.. estou apaixonada com os videos.. com os pontos.... 😍😍😍

  • @Natthylin
    @Natthylin 5 лет назад

    Eu amo esse video! Sdds

  • @anacarolinademarco
    @anacarolinademarco 7 лет назад +3

    Que maravilhosas!!! ❤️ Muito obrigada por esse vídeo!

  • @silvanacascelli6901
    @silvanacascelli6901 4 года назад

    Muito obrigada por compartilhar um pouco da história do bordado ... quero mais por favor 😍😍😍😍

  • @raimundosaboia9663
    @raimundosaboia9663 4 года назад

    Amei o vídeo !!! E ainda ñ me tornei um bordador mais pretendo

  • @marcelamendes
    @marcelamendes 4 года назад

    amando essa playlist!

  • @ailiramsa
    @ailiramsa 4 года назад

    Eu não sabia nada disso! Obrigada por esse vídeo.

  • @angelicanme88
    @angelicanme88 7 лет назад +3

    Tô lendo o segundo sexo e já tem mudado muitas coisas no pensamento. Comecei a ler junto com Problemas de Gênero da Judith Butler e de Dominação Masculina de Bourdieu, ambos pra monografia 💜
    Falem de Mulheres que correm com os lobos. tô organizando uma roda de mulheres para falar sobre ele na minha cidade.
    bjuuus. adoro vcs 😍

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 лет назад

      Tá aí uma leitura recorrente dessas bordadeiras. Ótima ideia!

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 лет назад

      vdd! precisamos MUITO fl sobre mulheres que correm com lobos!

  • @mariellechristinne7325
    @mariellechristinne7325 7 лет назад +14

    "A gente só quer parar de morrer na mão de homem", ai gente alguém abraça a Vanessa pq ela é maravilhosa!

  • @debcmcosta3917
    @debcmcosta3917 4 года назад

    Achei que as tesourinhas eram bordadas. Muito fofas.

  • @cansassia
    @cansassia 7 лет назад +4

    adorando vídeos com conteúdo histórico-político-sociológico. sugiro: gravar bate-papo com mais convidados especializados nesses assuntos. a longo prazo: conferência!

  • @satan157
    @satan157 5 лет назад

    Que vídeo lindo! Amei

  • @paulaviel1324
    @paulaviel1324 7 лет назад +1

    Eu não sabia que era possível amar mais esse canal 💜

  • @brunaleandro1902
    @brunaleandro1902 7 лет назад +1

    Ameeeeeeeeiiiiiii quero mais!!!! Encenação perfeita no fim! kkkkkk

  • @brunamagalhaes5
    @brunamagalhaes5 6 лет назад

    Que video bacana! Obrigada meninas!

  • @hadassayaredy7175
    @hadassayaredy7175 5 лет назад

    mulheres como voces fazem a diferença MULHERES INESQUECIVEIS SOMOS DA DECADA DE 1972

  • @fernandafmareze4346
    @fernandafmareze4346 6 лет назад

    Amei este video!!!

  • @toria_siqueira
    @toria_siqueira 7 лет назад +2

    Gente!! Vídeo maravilhoso, lindas!!!

  • @nilmagomes5482
    @nilmagomes5482 3 года назад +2

    Mais ou menos em 1954 (com 9 anos) fui aprender bordar. Para mm era horrível ficar sentadinha a tarde inteira aprendendo bordar. Isto para não ficar na rua soltando pipa e jogando bolinha de gude kkkkk. Depois aprendi ponto cruz na escola, minha salvação quando me aposentei e disse: Meu Deus que faço agora? Fiz muito. Hoje encontrei bordado na net e outros artesanatos e assim me distraio

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  3 года назад +1

      outra coisa bordar por vontade e não por obrigação, né Nilma?
      Muito obrigada por compartilhar sua história com a gente ♥

  • @larissageovanadepaivabatis5774
    @larissageovanadepaivabatis5774 6 лет назад

    Esse vídeo é tão maravilhoso!!! ❤️❤️❤️❤️

  • @yemanja_literaria8665
    @yemanja_literaria8665 6 лет назад

    As meninas mais incríveis do bordado😗❤

  • @giovannameira8141
    @giovannameira8141 6 лет назад

    Aaah cara que lindas

  • @vitorozan2372
    @vitorozan2372 7 лет назад +2

    amei o vídeo, icones!! 💖💖

  • @elizatavoradealbuquerque8388
    @elizatavoradealbuquerque8388 7 лет назад +1

    Que vídeo maravilhoso! Esse contraponto histórico do bordado ser obrigatório como serviço manual das mulheres tempos atrás, e hoje termos a liberdade de escolher bordar ou não, e além disso, ressignificar a prática, foi uma ótima reflexão. Descobri ontem a obra de Marjane Satrapi, Bordados, vocês devem conhecer né? Adoraria um vídeo sobre ele! Beijos daqui do Ceará 😘

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 лет назад

      menina! tava lendo os comentários aqui agora e pensando que precisamos gravar um vídeo sobre esse livro! obrigada pelo endosso!

  • @yasmimbardanza9979
    @yasmimbardanza9979 6 лет назад

    meu deus vocês são maravilhosas demais!

  • @nataliamendez3575
    @nataliamendez3575 6 лет назад

    Adoreeeeeei esse vídeo ❤

  • @carolinafurquimleite3177
    @carolinafurquimleite3177 7 лет назад +1

    Adoro vídeos assim! Parabéns! Ficou demais!

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 лет назад

      Carolzinha linda! obrigada pelos comentários e por acompanhar nosso trabalho

  • @celinapaim6934
    @celinapaim6934 4 года назад

    Amei vcs

  • @marinaalves1091
    @marinaalves1091 5 лет назад

    ahhhhh parabéns pelo vídeo, meninas

  • @celinapaim6934
    @celinapaim6934 4 года назад

    Minha mãe fez obras de arte Em linho e fio de algodão

  • @nicolemastella8383
    @nicolemastella8383 4 года назад +1

    Maravilhosaaaaaas

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  4 года назад +1

      hihihi! nos sentimos com esse thumb ao lado de Sisi hahaha

  • @TavaresCinthia
    @TavaresCinthia 7 лет назад +21

    Meu entendimento da frase "não se nasce mulher, torna-se", ela deixa bem claro que toda a opressão que sofremos é pq nascemos com vagina e por isso somos condicionadas a uma série de coisas, não é uma questão de orientação.

  • @nathalyschmidt2669
    @nathalyschmidt2669 7 лет назад +1

    Amei, amei, amei !

  • @RoseMagalhaes
    @RoseMagalhaes 10 месяцев назад

    gostaria q vocês fizessem um vídeo falando sobre as jovens alunas que a Simone aliciava não apenas para ela mas para seu parceiro também, como a Olga e sua irmã que foram abusadas e depois descartadas. Ou a luta dela para deixar de ser crime estupro e relações sexuais com menores de idade, já que eles gostavam tanto de meninas menores de 17 anos além do apoio à pedófilos e ao nazismo. Acho que esse seria um bom tema para um vídeo esclarecedor. 😊

  • @bau-zinha
    @bau-zinha 7 лет назад +2

    Oi gente! Delícia de vídeo! Acho muito importante estes momentos culturais. Esta semana mesmo mandei um e-mail pedindo base teórica pro meu projeto de bordado na escola. Podem ajudar-me?

  • @LaalaXalaroth
    @LaalaXalaroth 7 лет назад +1

    oi meninas, amei o vídeo! eu estou fazendo um documetário sobre a relação do bordado com a vida e os relacionamentos que são construídos através dele. uma das personagens do meu documentário é uma mulher maravilhosa, uma das poucas na minha cidade, que da aula de bordado. ela disse que antigamente o bordado era passado de mãe pra filha e etc, e depois de um tempo começaram a surgir os bordados de máquina. não sei bem em que época isso aconteceu, mas gostaria que vocês fizessem um videozinho mostrando essa quebra da tradição.
    um beijinho no coração de todas vocês!

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 лет назад +1

      menina! vc sabe q essa mecha é o último resquício de cabelo rosa? hahaha...to apegada! adorei a sugestão de vídeo...vamos seguir com as décadas...o próximo é de 60 :)

    • @isabelareis1893
      @isabelareis1893 6 лет назад

      mana quando terminar o documentário compartilha com a gente sz

    • @LaalaXalaroth
      @LaalaXalaroth 6 лет назад

      documentário é uma coisa muito doida que você acha que tem completo controle sobre ele, mas tem apenas 2% de controle hahahaha terminei o doc e acabou ficando completamente diferente do que eu imaginava, mas ta um chuchu... ruclips.net/video/UcRAAbGfyWI/видео.html

  • @hadassayaredy7175
    @hadassayaredy7175 5 лет назад

    momento cultural super importante pois em cada ponto existe uma cabeça cheia de idéias é grandes descobertas vamos ter mais videos desses momento despertamento

  • @MrSandrarauer
    @MrSandrarauer 6 лет назад

    Eu tinha um preconceito contra a Simone de Beauvoir, mas nada como saber ouvir né? Fiquei encantada com esse trecho de o segundo sexo, e triste também, porque conheço algumas mulheres que ainda hoje vivem uma vida assim passando o tempo, muito triste. Fiquei interessada em ler esse livro e ficaria muito feliz se vocês falassem mais sobre ela 💙☺

  • @sstdmay
    @sstdmay 4 года назад

    Maravilhosas

  • @katieribeirosoc
    @katieribeirosoc 7 лет назад +1

    Gatis, eu gostaria muito de compreender o momento em que o bordado se tornou ARTE. Considerando o período histórico exposto, em que o bordado era uma obrigação da mulher-dona-de-casa-entediada, quando podemos pensá-lo enquanto uma prática de entrega artística, realização pessoal e até mesmo, conquista de autonomia?

  • @anabedoya1
    @anabedoya1 6 лет назад

    Adorei o vídeo, gostaria de saber algo sobre o bordado no Brasil, existe algo nascido aqui? Tbm tenho estudado as manualidades e femininos. Bjs adoro vcs.

  • @fernandaluizaweizenmann533
    @fernandaluizaweizenmann533 3 года назад +2

    Obcecada pela gola bordada da Vanessa T-T

  • @julianacarvalhocr
    @julianacarvalhocr 6 лет назад

    Que vídeo!

  • @thabataferraz7311
    @thabataferraz7311 4 года назад

    Oi meninas! Sigo vocês à um tempo e só hoje encontrei esse vídeo! Faço pesquisa de mestrado sobre a relação entre o bordado e a história de vida de mulheres bordadeiras numa cidadezinha no sul de Minas. Eu sou a feminista que nunca leu o Segundo Sexo (que vergonha). Na correria de leituras pro mestrado não sei se vou conseguir ler ele todos, mas gostaria muito de ler essa parte que citaram! Vocês saberia me dizer em qual página do livro ela está? Obrigada!

  • @marianakobal5158
    @marianakobal5158 Год назад +1

    Olá! Adorei as ilustrações!!! ❤ Ainda tem como conseguir as ilustrações?

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  Год назад +1

      Olá, sim! Eles ficam disponíveis 1 vez por ano no vendão de Natal! 😊

  • @silviosantos442
    @silviosantos442 2 года назад

    Meninas, parabéns pelo trabalho. Sou hétero, cabra macho, 56 anos e estou iniciando no bordado. Lampião bordava e costurava, sabiam? Esqueçam esse câncer de ativismo seja do que for. Somos seres humanos com os mesmos desejos e paixões, infelizmente existem pessoas más. Essa senhora que falam e a mesma que abusava sexualmente de meninas pobres adolescentes. Empatia é bom, mas cuidado com o sentimentalismo tão em moda hoje é “sofrer” pelo o que não viveu. E vamos bordar para colorir a vida e o mundo! Beijos

  • @nataliamendez3575
    @nataliamendez3575 6 лет назад

    Façam uma linha do tempo do bordado!!!!!!!!

  • @barbaravive
    @barbaravive 7 лет назад +1

    Resgate Cultural!! Já me aconteceu estar na praia fazendo crochet e uma mulher se aproximou e disse que eu era moderna... Ela sacou meu espanto e completou: O feminismo negou muitas coisas às mulheres... Foi mesmo um 'salto' de gerações: Aprendi (1983) com a minha avó(1924),- aprefeiçoei com vcs - minha mãe (1956)nunca se interessou e hoje ela se arrepende um pouco, mas fica felizona de eu ter resgatado a tradição das moiras na família... Até já ensinei alguma coisinha às primas mais novas, vejo muito poder neste tipo de vínculo. Então, bordado na mitologia grega? ói que tem hein?

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 лет назад

      boa! bordado na mitologia grega! to só anotando aqui :)

  • @mayaracavalcanti5650
    @mayaracavalcanti5650 7 лет назад +5

    Gente, eduquem a gente!!! Tô amando, já quero essa série de debates feministas ❤❤❤

  • @celinapaim6934
    @celinapaim6934 4 года назад

    Eu tive aula de bordado na escola.. pouco

  • @francielycp8765
    @francielycp8765 4 года назад +5

    Uma pena que o termo fraternidade venha de frater: irmão. Esse trecho da Simone é bem complicado, pois a ideia de fraternidade entre homem e mulher, estaria mais pra uma noção de assemelhar ambos, mais pro lado da divisão sexual que ela critica na obra. Por isso do termo sororidade, uma vez que soror vem de irmã! Belo vídeo, não me canso de acompanhar o trabalho de vocês. ❤

  • @isacarmelita
    @isacarmelita 7 лет назад +12

    Bordado na idade média (acho que já tinha não? Haha)

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 лет назад +2

      tinhaaaa! ô se tinha! hahaha.

    • @danielleduarte7239
      @danielleduarte7239 7 лет назад +3

      também compartilho da ideia de bordada da idade media

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 лет назад +2

      Podemos preparar heheh

    • @francielycp8765
      @francielycp8765 4 года назад

      Se não me engano, nessa época os trabalhos manuais como costura, bordado e afins eram feitos por artesãos, no livro Calibã e a Bruxa, tem um trecho que explica até uma revolta dos homens artesãos contra mulheres que queriam desenvolver o mesmo trabalho, pq segundo eles elas deveriam cuidar da casa, filhos e afins, enquanto eles se ocupavam com o trabalho. Nesse caso, viam as mulheres artesãs como concorrentes, além de também excluírem outros homens que apoiavam essas mulheres.

  • @luciftc6731
    @luciftc6731 7 лет назад +1

    Concordo com igualdade entre mulheres e homens. Habilidades são aprendidas independente do sexo, vários homens da minha família que foram para a cadeia, mandam trabalhos incríveis, Tapetes enormes, ursos lindos e outras diversas coisas. Pena ter a oportunidade e não utilizar depois. E sempre vejo notícias de mulheres matando homens e crianças, ou que os maltratam. Eu mesma fui cuidada numa creche "boa" por mulheres sem coração. E tão não dá para separar... homem é isso, faz somente assim e mulher é aquilo, faz somente assado. Todos somos passíveis de fazer coisas boas ou ruins independente de sexo.

  • @monichelli2283
    @monichelli2283 7 лет назад +1

    A mulher sempre foi diminuida com relação ao homem, mudar o comportamento de uma sociedade mostrando que o feminismo busca a igualdade entre homens e mulheres não é fácil, sempre falo com minhas amigas, se você não encontra razões para apoiar essa causa tão linda , então faça por sua mãe, ou avó ou outra mulher que tenha sido importante em sua vida porque com certeza elas sofreram com machismo. Feminismo é amor

  • @mmarinasouza
    @mmarinasouza 7 лет назад

    ai gente, o frete comum tá 22 reais :( quero tanto o pin, mas pagar metade do preço do produto em frete tá ralado. fuen.

  • @jesssobral7883
    @jesssobral7883 7 лет назад +1

    a voz da vanessa tá tão baixinha que quase não entendo o que ela fala:(

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 лет назад +2

      Realmente a gente teve um problema com o microfone nesse vídeo ;/
      Você tem fone de ouvido? Melhora bastante.

  • @RenataSantos-ex1dp
    @RenataSantos-ex1dp 5 лет назад

    Ela devia odiar mesmo! Ela com certeza preferia a vida promíscua onde ela queria se igualar ao seu macho. Legado dela foi denegrir a mulher, igualando-a ao homem no que eles têm de pior: o descontrole da própria carne! Ela nunca vai me influenciar! Sou feminina e adoro homem macho com H maiúsculo! Adoro afazeres domésticos, adoro ser mãe!

  • @lidiapires4590
    @lidiapires4590 6 лет назад

    Ela era louca kkkk

  • @AdrianaSantos-qw1on
    @AdrianaSantos-qw1on 2 года назад

    Essa mulher foi uma pervertida, inclusive arrumava garotas para o amante dela, decepcionante ver vcs falando dela como se fosse alguém do bem !!!

  • @RoseMagalhaes
    @RoseMagalhaes 10 месяцев назад

    meu deus 😢quanta ignorância num vídeo só. Essa tal Simone sei lá de que foi uma mulher horrível que desprezava e menosprezava não apenas as mulheres mas a sua própria existência.