Qual o futuro da economia brasileira nas mãos do atual governo? | Market Makers
HTML-код
- Опубликовано: 20 ноя 2024
- Assine a CompoundLetter, a newsletter gratuita mais bem relacionada do mercado financeiro:
lp.mmakers.com...
Será que o Brasil está preso em um ciclo econômico sem saída? Qual o verdadeiro problema que impede o país de crescer?
No vídeo de hoje, Gustavo Franco compartilha sua visão sobre os principais desafios da economia brasileira, discutindo por que o país tem dificuldades em se integrar à economia global. Ele lembra momentos históricos em que o Brasil cresceu isoladamente, mas agora enfrenta barreiras estruturais para competir no mercado internacional. De problemas com infraestrutura a uma falta de plano econômico sólido, Gustavo destaca como a falta de prioridade política tem impactado diretamente o desenvolvimento do país.
Você acha que o Brasil ainda tem chance de se tornar competitivo globalmente? Deixe sua opinião nos comentários!
Se você gostou do conteúdo, deixe um like e inscreva-se no canal para mais análises profundas sobre o mercado e a economia brasileira!
📽 VEJA O EPISÓDIO COMPLETO NO RUclips:
• GRANDES QUESTÕES sobre...
Com o cupom MARKETMAKERS15, você garante 15% OFF na sua primeira compra no site: www.shop2gethe...
- - - - - - - -
Convidado: Ruy Alves (Portfolio Manager na Kinea Investimentos) e Gustavo Franco (economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil)
Apresentador: Thiago Salomão (@_salomoney)
Captação: Studio 2 Ponto Zero (@studio2pontozero)
Falou so verdades
O economista Gustavo Franco , que já foi presidente do Banco Central , diz que o Brasil não vai ter futuro enquanto não houver um planejamento para a economia , enquanto os candidatos à presidência do país não tiverem um programa econômico de Governo -- ele lembra que , nas eleições de 2022 , foram nos últimos minutos que houve a escolha dos ministros para a área econômica e , pior ainda , sem que qualquer deles fosse economista . Mas , faltou que Gustavo Franco tivesse ressaltado que seria necessário que o programa econômico de candidatos à presidência viessem a ser cumpridos depois . O Brasil não estabelece compromisso com nada que esteja no papel , a começar das próprias leis . O outro economista do debate disse que não há como ser otimista com o futuro da economia no país , na medida em que a cadeia produtiva é repleta de problemas de ponta a ponta , o que impede qualquer nível de competitividade do produto brasileiro . Ele simboliza fazendo a trajetória de um produto como um simples lápis : o lápis é transportado por caminhão e , como a condição das estradas são péssimas , de modo geral , o caminhão quebra a mola no trajeto ( primeira possibilidade de aumento de custo ) , em seguida há um grande risco de o caminhão ter a carga roubada , em função da péssima condição de segurança pública no país ( segunda possibilidade de aumento de custo ) , depois tem o imposto a ser pago quando o lápis chegar ao destino , e por último , tem a questão de que o lápis vai ser usado por quem tem nível educacional muito baixo . Ele fez a clássica comparação com o assombroso desenvolvimento da Coréia do Sul a partir dos anos 1990 . A Coréia do Sul era ainda muito mais pobre que o Brasil nos anos 1980 e , à certa altura , abriu o país para o comércio Internacional e foi prosperando mais e mais , enquanto o Brasil era um país fechado para o mercado estrangeiro -- era e continua sendo em grande parte , porque as empresas nacionais não têm como competir . No entanto , sem tirar o mérito dos sul-coreanos , o salto que eles deram teve enorme contribuição dos EUA , que passaram a investir bastante no país , em função de seus interesses geopolíticos
Tenho 54 anos e sempre escutei a mesma estória. Atualmente atuo em uma trading company com produtos asiáticos etc ( India, China, Arábia Saudita etc) e é cruel a cadeia logística e produtiva que temos aqui ao compararmos com outros países. Sempre atuei em Comex e nunca conseguimos ( com produtos brasileiros competir igualmente) porque o Brasil é realmente fechado e não está acostumado a competir . Infelizmente acabamos gerando empregos em outros países que não aqui.
Gustavo Franco é arrogante. Bom economista, sem dúvida um excelente técnico. Mas sempre foi péssimo no trato com pessoas, tanto com políticos como com outros economistas. Segundo o jornalista Valdo Cruz, FHC e Bacha tiveram que intervir para que Pérsio Arida não saísse no tapa com Gustavo Franco em uma briga na equipe econômica.
No final teve que sair do governo, não por incapacidade técnica, mas por causar problemas políticos para o FHC. Em seu lugar entrou o Arminio Fraga que implantou o regime de metas. Arminio que é tão bom técnico quanto Gustavo, mas é um cara humilde e que sabia lidar com pessoas melhor do que ele.
Eu concordo que tanto Lula quanto Bolsonaro não discutiram programas econômicos na eleição de 2022. Mas Simone Tebet e Ciro Gomes apresentaram programas econômicos detalhados e falaram de economia durante toda a campanha. Aliás, com visões opostas. Ciro com um viés nacional desenvolvimentista de esquerda, apoiado no economista Nelson Marconi e Simone com um viés liberal apoiada na economista Elena Landau. Nem Ciro Gomes e nem Simone Tebet foram para o 2⁰ turno.
O que significa que a discussão econômica não era uma prioridade para a maior parte do eleitorado.
Os políticos entregam o que a maioria da população deseja. E não adianta bancar de professor de Deus, na Democracia não é assim que funciona. A não ser que o nobre economista tenha inventado uma forma da economia funcionar no vácuo, sem a política e o eleitor...
Análise perfeita!!!
Querida parabéns por sua análise. 👏👏👏
É só seguir os índices divulgados pelo governo, o Brasil é a maior potência do mundo.
Não sei o porquê está taxando de impostos tudo do Brasil.
O economista arrebentou o teto 10 vezes e não fez a reforma tributária
Governo Bolsonaro vai ter um trabalhão para consertar o estrago feito pelo Governo Lula na economia!
Como é que vai consertar alguma coisa de dentro da cadeia ??
@@mauroi1824 Mas quem vai estar lá é o Lula, novamente!
Bolsonaro está inelegível por 08 anos!
O Haddad estudou economia durante duas semanas.
Acho q ele esqueceu q o FHC também n era economista kakaka...o irônico e q talvez os dois últimos "melhores" ministros da fazenda q tivemos n eram economistas, FHC e Palocci
FHC era economista sim, pesquisa. Ele e toda equipe econômica dele.
Nem que cresça 10% ao ano. Ele vai dizer que não tá bom
Assinou a cartinha? Não tem moral nenhuma.
Que bom. Esse giverno pensa noscmais pobres e isso gera consumo. E melhora muito a economia. Mas esses ai não aceitsm .
Fernando Henrique também não era economista. Eu tenho impressão que pessoas que não estão imersas na teoria, e cheias de vieses, conseguem avaliar de forma mais imparcial e abrangente, desde que tenham repertório intelectual para entender os interlocutores mais técnicos. Por isso Fernando Henrique e Fernando Haddad são ministros da fazenda que deixam Paulo Guedes no chinelo. Ministro da economia é um cargo político e não técnico. Não adianta nada fazer projetos que batam no congresso e voltem.
Mas uma vez vão ficar cara taxo. Os dados economicos atual já superam drasticamente período recente. PIB nas alturas taxa emprego menor história. FARIA LIMA e o DNA provinciano não muda. Aidna bem Que não tinha econômista
Vergonhoso falar q é economista que erra 99% provisões básicas feijão arroz. Fundo verde agora zerou bolsa na marra na esperança preço voltar pois não conseguem bater CDI com renda fixa nas alturas. Piada. Como diz Luiz Alves Paes Barros fechem ouvidos para estes
Imagina se fosse este governo de economistas, se o que o povo vê e sente no dia a dia é uma melhora gigante. Melhor mesmo é não ser economista para fazer mais de neoliberalismo, o fracasso do capitalismo nasce a partir daí. Temeu o comunismo e quem vai explodir com o capitalismo é o neoliberalismo, cheio de economistas e experts...
Melhora no aumento exorbitante de impostos, preços de tudo.
Você deve receber bolsa família, auxílio gás, não paga luz e água.
@@pauloantoniopinto3932 vai visitar norte Europa, e vai conhecer o que é ter impostos. A renda mínima é a necessidade dos tempos , para que o miserável possa consumir , o que o tal empreendedorismo , o chefe de si mesmo, passa a produzir. Países do norte da Europa pagam renda mínima para as pessoas ficarem em casa, por que no atual modelo há excedente de mão de obra.
Melhora?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@pauloantoniopinto3932 sim e estou gastando em viagem pela Europa
O sucesso da nossa economia tá incomodando muita gente né.