Para amar alguém verdadeiramente, primeiro temos que amar a alma da pessoa, e depois o corpo. Se amamos só o corpo, não a amamos de verdade e apenas usamos a pessoa pro nosso próprio prazer. O sexo é mais físico e erótico, já o amor é muito espiritual basta você abraçar a pessoa que ama pra se sentir preenchido de um sentimento maravilhoso dentro de você.
Já fiz este experimento... Não de forma voluntária... Por ocasião... Namorei uma pessoa que tinha questões "mau resolvidas", onde fomos forçados a "evoluir" no relacionamento sem sexo... E quando percebemos estávamos nos amando...mesmo sem nunca termos ido pra cama... Hoje somos casados a 7 anos... E entendemos que aquele período nos evoluiu como pessoas... Hoje temos uma vida sexual ativa... E entendemos o sexo como um detalhe importante... Mas mesmo assim... Um detalhe.
Já amei assim. Esse tipo de amor é incondicional e bonito. A gente deseja a felicidade do outro em todos os pontos de vista. Inclusive quando ele está feliz com outra. Foi uma única experiência, e ele já morreu. Que Deus o tenha. Feliz... ...
Não confundam paixão com amor. A paixão enlouquece, incendeia a mente, é trepação loca, aprisiona. O amor é libertador, é o aprimoramento da alma, é incondicional. Amamos a essência e nos apaixonamos pela aparência.
Além do medo da intimidade, que é uma possibilidade válida, ainda existe um nicho de que ninguém costuma lembrar: os que amam e não gostam de sexo. Há quem se sinta desgostoso, não se sinta confortável com a situação e não pratique do sexo simplesmente por opção.
Eu analiso o sexo como algo divino. Não consigo banalizar o sexo e muito menos comparar a meros termos de mau gosto. Conheci o sexo da forma mais linda e respeitosa e ficou para sempre esse dia, esse momento ímpar. Dessa forma, para mim, nunca funcionou sem amor e sem respeito. Portanto, sexo somente com amor e respeito. Porém, nenhum problema de amar sem sexo. Acredito que tudo é uma questão de inteligências, de nos prepararmos para viver bem, é preciso equilíbrio, saúde psicológica e emocional. Não podemos permitir que nada fale mais alto que nós mesmos. O que vejo é o sexo dominando pessoas, o que muitas vezes leva a irresponsabilidade. É preciso amor próprio. Pronto falei! 🙇
@@victordigalia3598 Nós respeitamos as fazes de namoro, noivado e só depois do casamento. Foi o passo mais acertado que demos. Essas fazes elas têm sua importância para fundamentar a relação futura.
@@AnaMaria-uk6nz, tu casastes com quantos anos?? Tipo, no mundo de hoje, uma pessoa só irá poder casar com quase trinta anos. Ela vai ter de estudar e trabalhar para poder casar. Um jovem que, exemplo, tem 18 anos e namora, não vai ficar 12 anos esperando para transar.
Têm casais que transam quase todos dias, mas têm os casais estilo Marina Silva: Só sai do modo de hibernação de quatro em quatro anos, democraticamente!
Como cristão, digo que é possível haver amor sem sexo (prescrito como reservado ao matrimônio) num contexto de um casal de namorados/noivos. O elemento da paixão se desenvolve em amor com o tempo e antecede em muito a noite de núpcias (o coito é importante como selo da união, mas não necessariamente do amor, que é desenvolvido antes pela pessoa amada). Deste modo, penso que os relacionamentos mais "conservadores" são prova de que é possível amar antes mesmo de haver o sexo.
Até porque à maioria dos cristãos só não vão até o ato final, tipo pra dizer que é virgem😂😂.. Mas é cada pegação😂😂 Quer dizer sentem tesão como qualquer outra pessoa. A maioria casa até rápido pra não pecar😂😂😂. O que seria sinônimo de casar só pra trepar😂😂
@@esterhilario9330 Acho que você esteja generalizando. Há grupos presbiterianos e de correntes "renovadas" que promovem o relacionamento à corte (sem carícias ou beijos até o matrimônio). Não faço parte de nenhuma, mas sou um adepto dessa configuração, embora sendo membro de uma AD. Quanto a adiantar o casamento (o que é, em parte, verdade), repito que o amor vem antes do sexo do mesmo jeito.
Sim é possível ter amor sem sexo. Minha irmã é a prova disso. Já tem 9 anos de casada e só tem o carinho,respeito ela com o companheiro. Mas ela diz que vê ele batendo punheta de vez em qd e aí como explicar isso?
Exatamente. Sofri mt pra entender isso, mas finalmente compreendi. Terminei um relacionamento por isso, me entreguei a ele por amor, mas quando quis obedecer a Deus e fazer apenas depois de me casar ele não aceitou. Concluí que não era amor.
Acho q a pergunta não buscava uma abordagem assim. Talvez a questão fosse: será que uma relação romântica (casamento, p ex) pode ser feliz sem que os parceiros façam sexo, por falta de desejo (sejam lá qual for o motivo), ou por algum outro impedimento (paralisia, p ex)?
A minha questão seria: "É possível amar com sexo?" Porque sempre que amei alguém, me apaixonei por alguém e finalmente fomos ter um caso, um relacionamento, uma vida sexual ativa, o amor logo DESAPARECEU!!!!!! Então li algo muito pertinente num livro do OSHO, Ele disse: "Quando o sexo entra por uma porta, o amor sai pela outra." Foi isso que sempre aconteceu comigo.
CLARO QUE SIM!😄🤩 O amor é independente de qualquer desejo carnal , o sexo é um complento e ñ fundamental. Esse assunto tem uma complexidade muito intima e pessoal😏
@@manoeladeize6747 Vc encontra na Amazon, mas não é um livro fácil de ler, longe de ser um Kant da vida, mas não é uma leitura fácil. Desejo boas leituras, abraço.
Acho que essa pergunta também poderia ser respondida a partir de um ângulo diferente: é possível amar alguém (cônjuge) mesmo sem sentir vontade de sexo? É possível amar alguém e conviver com ela e não ser cobrado de sexo?
Pra muitos, a possibilidade de amar alguém, sem por o sexo em primeiro plano, é utópica. Entrei no vídeo pela segunda pergunta, a primeira (sobre o amor platônico), nem faz sentido, pra mim, já que a pessoa está "amando" o outro, então que dúvida existe nisso? Estar com alguém, namorando, casado, etc e não fazer sexo com ela, mas mesmo assim sente amor por ela, é muito possível sim. Apetite sexual varia de cada indivíduo, além do fato de que o sexo foi ensinado como uma forma de status social. A pessoa que transa muito, têm um nível hierárquico maior na sociedade (de acordo com muitos), essa importância tb varia de pessoa pra pessoa. Eu diria que se alguém me ama apenas pensando no sexo cmg, só ama meu corpo, e não meu EU integralmente.
E tem mais um adendo sobre a primeira situação que é qual: o fato de ela estar amando silenciosamente alguém, representa apenas a situação em que ela se encontra. Não quer dizer que não exista necessariamente um desejo ali em trepar com o outro. Eu me encontro na 2º análise, pois tenho receio de algo que considero uma das coisas mais bonitas em uma relação, que é a intimidade. Mas concordo contigo. Sexo por sexo é só "carne". Um lance bem animalesco mesmo.
+Laura Cantuaria Verdade. A pessoa que ama à distância, só ama a idéia que ela tem pelo outro. Não passa de uma fantasia que ela criou sobre a outra pessoa... o que pode(ou não) representar absolutamente nada da pessoa que está sendo amada. Acho que é cilada idealizar alguém, se tu não conheces os defeitos do outro, existe uma grande chance de tu te decepcionar feio. E sim, sexo pra mim não passa de um desejo primitivo, biológico, instinto reprodutivo... por mais que eu goste (pq estaria mentindo se disse que não), eu não costumo relevar tanto, como muitos, que chegam a tornar algo divino, ou coisa do tipo. Pra mim, não passa de um desejo do nosso lado animal, pq querendo ou não, somos animais.
+Dona Florinda Mas em que momento eu me referi à classes sociais nos meus comentários? Inclusive concordo com o que tu disseste, por mais que não tenha nada a ver com o que eu comentei. Sexo pra mim (e o apetite por ele), não tem diferença se é rico ou é pobre, pois não passa de um instinto animal.
Amei a xícara e meus olhos que a viram. Amei que houvesse algo ao invés de nada. Amei perceber que percebia. E isso se reproduz eternamente a cada geração.
Acho que depois de 40 anos de casamento, o amor dá espaço para a amizade. As pessoas apenas se toleram, pois a chama que havia foi reduzida de tal maneira que não dá nem para acender um palito de fósforo. O sexo tornaria as coisas teoricamente mais fáceis, mas quando amor entra na jogada, as coisas mudam completamente de figura.
Mario Ricardo da Silva Desculpe, mas vou te falar uma coisa, justamente porque existe esta amizade que vcs em parceria podem buscar alternativas para acender a chama do sexo. Há muito marketing em termos de hormônios que se perde o tesão, mas não é verdade. Vcs têm a intimidade que é o máximo, o casal precisa procurar alternativas para reavivar o sexo que é excelente após os 40...isto depende de uma boa conversa, de um projeto de parceria. Vale à pena!!!
Valéria Affonso adorei o seu comentário. Essa amizade pode ser benéfica por apelar para a cumplicidade. Quero ter um relacionamento longo e que seja prazeroso para mim e para minha futura parceira.
Eu só sinto desejo sexual por alguém a qual eu estiver extremamente envolvida. Se não for assim, não rola. E até isso acontecer, alguns homens não esperam. Então até por isso evito relacionamentos.
Franciele Souza muito interessante essa relação. Eu já me senti atraído fisicamente por uma pessoa. Quando conheci a figura realmente, passei a sentir repulsa.
Pondé " O que é o amor verdadeiro?( Entre homem e mulher) Quais os sinais de realmente ter sido/ser verdadeiro amor?" Agradeço de coração se responder essa pergunta. Amo seu canal.
É possível sim, namorei um homem impotente ( problemas de saúde ), e o amei sem ter tido ato sexual. Me sentia imensamente feliz ao lado dele. Infelizmente ele partiu para mundo espiritual.
@@lms950 não é raridade, é empatia, amor e respeito. Pois se colocar no lugar do outro também faz parte da vida e dos seus aprendizados. Eu poderia ter escolhido um homem viril e sexualmente ativo, mas em contrapartida perderia os aprendizados que essa relação me trouxe, de amar o outro sem esperar nada em troca. Por incrível que pareça ele foi meu grande amor, teria sido o homem mais incrível que conheci, se não tivesse me traído.
@@gabrielmoraiscordeiro382 eu sempre me coloquei no lugar do outro, pois sempre pensei e se fosse eu no lugar dele? Ele nunca me escondeu seu problema de saúde ( diabetes tipo 2 ) é em consequência disso ele ficou impotente, mas em contrapartida ele era de um coração imenso, amava todos ao seu redor e os cuidava, um excelente cozinheiro que divimos muitos preparos de pratos juntos. Por um deslize dele, nossa relação acabou e 2 anos depois ele veio a falecer por conta de outros problemas de saúde também, amputação da metade da sua perna e três paradas cardíacas. Mas enquanto estive com ele fui muito feliz.
Perfeito !! entendo que corpo espirito ou seja sexo sem amor não chega a lugar nenhum o amor sem sexo só for por medo .. super concordo Luiz Felipe Pondé , Mestre.
Pondé, eu adoro seus vídeos. Sinceramente, me traz sanidade mental em meio a rotina do dia a dia. De verdade, eu gostaria muito de conversar com você pessoalmente, adoro sua ironia misturada com uma fala inteligente e fundamentada.
O amor é um sentimento tão profundo, eu acredito sim que isso seja possível. Acredito também no namoro em que os 2 se resguardam para depois do casamento, independente do tempo que durar o namoro. A filosofia está confundindo minha cabeça😁😁😁
Casei-me com 24 anos, o meu marido gostava de sexo e era heterossexual, um homem comum e muito interessado por mim a nível sexual. Da parte dele nada havia de estranho. Mas, eu amo de forma diferente, não fiz sexo com o meu marido durante 14 anos, por escolha própria e amei o meu marido profundamente. Amei profundamente, pode estar certo! Todos somos diferentes e amamos de forma diferente. Generalizações podem ser consideradas falácias.
Ainda não evoluí espiritualmente a ponto de amar alguém - refiro-me ao amor romântico - sem sexo. Na minha humilde opinião: Amor platônico não é amor , é sonho. Enquanto você amar alguém “de longe” , você não experimentou o que é o amor. E pode ser que , se vier a armar esta pessoa veja que ela não é nada daquilo porque era uma ilusão da sua cabeça aquele amor. Mas gostei muito da reflexão.
Só se for aqui no Brasil,pq com 20 anos (em 1980) foi morar em Birmingham no Reino Unido e as pessoas faziam sexo todos os dias (no relacionamento,fora dele tbm e etc)
Sou assexual, posso amar alguém, mas não consigo ver nada de bom no sexo (também não vejo como coisa ruim, visto que não melhora nem piora a vida de alguém). Sou muito ligado em significados que revelam o intrínseco das pessoas. Sexo é satisfação e estímulo dos nervos sensoriais e do corpo, apenas. As pessoas que criam um significado e impõem sobre aquilo, e culturalmente repassam essas ideias adiante.
1 Coríntios 13 1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Eu estou amando uma pessoa ja fez um ano,e até hoje não fizemos sexo, apesar de eu querer muito, mais quando nos abraçamos sinto maravilhosamente feliz,é tão intenso e completo, um minuto parece uma eternidade, sinto vontade que aquele momento nunca se acabasse
Boa noite, @@joelsilva6351! A paixão envolve o desejo físico por outra pessoa, mesmo com pouco contato e conhecimento sobre a mesma. O amor, envolve "intimidade" e "profundidade", primeiramente. Então, no caso da nossa amiga Maely, dá para interpretarmos que houve amor na relação dela... Um abraço!
Essse sim e o Pondé que provoca reflexão. Que desconstrói o convencional e instiga o surgimento do novo. Relações axesuadas já e uma realidade entre jovens no Brasil. No último ano me deparei com casos assim. E o novo chegando de mansinho em nosso meio. Parabéns Pondé!
Pode sim! Vivi seis anos com meu marido e nunca fizemos sexo...sou virgem. É a morte dele nos separou. Vou ama-lo p sempre. Moramos seis anos juntos. É tínhamos com 22 anos de diferença. Faleceu o di a01/01/2020. Com 28 anos de idade. É éramos felizes. É tinha muito amor e paixão entre nós. É eu tenho 50 anos e ele 28.
Rafael de Almeida fiquei maravilhada com seu posicionamento em relação a tudo sobre Sexo. Parabéns você demonstra que entende de tudo um pouco e entende muito .....
Nos padrões de vida que vivemos hoje em dia, viver de amor "platônico" é quase um conto de fadas. A muuuitos anos atrás, as pessoas para fazer sexo, precisavam casar. Hoje em dia, só se casam se irem pra cama antes...
Para amar é necessário primeiramente ter amor próprio pois hj em dia muitos casamento quando vem crise financeira já coloca culpa por não prática sexo e fica meses e meses sem relacionamento
As pessoas confundem amor com sentimento e amor não é um sentimento. Amar é agir em favor de alguém (que também não tem nada a ver com GOSTAR). Eu posso não conhecer alguém, não ter afinidade com alguém, mas se eu ajudá-lo(a) em alguma necessidade estarei AMANDO ESSA PESSOA. Da mesma forma posso não "gostar" de alguém, mas estender a mão em um momento de sofrimento, estarei AMANDO essa pessoa mesmo sem GOSTAR DELA. Paixão e gostar, ter afinidade, isso sim é sentimento, AMOR É AÇÃO. Portanto SIM, acredito que é possível amar alguém sem sexo.
Dizem que onde menos se transa é na Coreia do Sul. É onde também as pessoas são mais solitárias. Onde tem a menor taxa de natalidade. E onde também há a maior taxa de suicídio por habitantes. Tenho a impressão que onde se fode mais as coisas tendem a funcionar melhor.
Com certeza, é possível amar sem sexo. Falo por experiência próprio. Só em pensar na pessoa amada vc já tem prazer. Diferentemente, quando não há amor, mesmo sob o mesmo teto, vc goza, mas o prazer é mecânico; é indiferente; é insosso. É complicado tentar explicar, mas com certeza é bem diferente. Só quem já sentiu para entender. Quando tem amor, tudo fica especial, encantado, mágico, mesmo sem o ato sexual, propriamente dito.❤🐸🐸❤
Como você consegue conciliar sua rotina ( faculdade, Folha de SP etc) e ao mesmo tempo ler obras da filosofia ? Afinal algumas obras demanda um certo tempo para analise e reflexão
Resumo quem ama e não faz sexo não ama tanto ou não ama em si e apenas um covard com medo das consequencias! Apenas um resumo Objetivo e sem Romance algum das palavras de ponde.
O amor (eros) é sinônimo de desejo, se amas alguém, deseja-a. E o resultado do desejo é o sexo. Quando o amor torna-se (philia), é mais amizade e admiração do que desejo, logo, não há sexo. ( Ou há, cada um sabe o que faz.)
Pra mim é importante sexo já que é a cereja do bolo. É um toque especial entre ambos é um conhecimento mais profundo. Sei que com o passar dos anos tudo muda e terá outras formas mas isso vai depender da convivência pra permanecer o amor.
Como há e possível sim, não tenho dúvidas disso. Pois,o amor não é só sexo e um conjunto, mais quando amamos alguém de verdade, agente supera tudo isso até mesmo a falta de sexo longe da pessoa que amamos. Minha opinião.
Se usar muito o lado religioso ou a consciênciologia. Tem uma derminada balança de equilíbrio emocional e física cerebral, que bloqueia o desejo de amar sem sexo. Mas nunca pode ser aplicada, caso a pessoa seja casada(o).
Boa tarde, Pondé. Antes de mais nada sou um grande fã seu. Em relação ao assunto, eu gostaria de saber a sua opinião a respeito do sexo sem amor/compromisso, visto que esse é, sem duvidas, o que mais existe atualmente em nossa sociedade. Será que esse comportamento pode dar base de alguma forma a modernidade liquida de Bauman?
Quando o amor é verdadeiro, transcende qualquer situação sobre ter ou não sexo... ninguém pode negar que o sexo com "uma carne" nova é mais intenso, porém, chegará no mesmo esfriamento sexual, coisa que o tempo não perdoa...dois q se amam de forma completamente transcendental às regras sociais sobre sexo, sobrevive a tudo.
com certeza o amor sem sexo existe!!! é ai onde se encaixa a LEALDADE também. é muito possível um cônjuge amar o outro dessa forma. é até mais possível existir o amor numa situação como essa do que existir o amor COM SEXO. é onde o respeito se confirma em seu mais alto grau de complexidade e verdade. esse amor é raro. uma vez que o ser humano é muito oportunista. até mesmo o amor tem suas falhas terríveis. chegando até ser um narciso em forma de sentimento. produzindo uma cornucópia de si. mas, mesmo com tais defeitos e raridade, creio que exista sim ESSE AMOR SEM SEXO. eu nunca experimentei esse sentimento sem sexo com mulher nenhuma. porém, deve existir quem tenha algo dessa natureza.
Realmente, fazer sexo quando se tem intimidade e amor é sem comparações. Quando você apenas pratica o ato sexual, assim que termina, a vontade é ir embora logo.
Isso faz muito sentido. Vivo isso atualmente. Posso, mas não quero. Porém, amo. E talvez por amar não queira sexo. Pois seria doloroso para mim, haja visto que é um amor impossível!
Acho que seria interessante comentar se numa relação de amor com sexo uma das partes perde o interesse sexual se é justo a outra terminar por causa disso, e se isso não seria prova de falta de amor.
Se há amor então o que vai haver é uma transformação na forma de se relacionar com o outro. Sair da vida de alguém ou cortar vínculos é só um sinal de que não há amor. Pode não haver mais tanto tesão ou desejo sexual. Pode não haver mais tanta vontade de se estar a todo momento junto, mas o amor une as pessoas. É sobre se importar com outro. Ter o outro como parte importante da sua vida. Se sentir feliz pela felicidade do outro. Sentir paz em saber que aquela pessoa ainda existe e vive aqui com você. Etc.
@@carlosr8359 pode ser verdade em alguns casos, mas nem sempre. Acho ingenuo achar q o amor é suficiente. As vezes depende de outros fatores. Conheço uma pessoa que esta se separando porque ela é nova, tem muito desejo sexual, ama o cara mas ele nao transa faz quase um ano.
@@wen.der.santos misericórdia kkkkk é triste demais... Fim de carreira... Acho que se a pessoa não tem nenhum impedimento de saúde irreversível que a impeça de ter uma vida sexual ativa com o parceiro, é egoísmo demais e falta de consideração condenar o outro a uma vida sem sexo. Se a pessoa amar mesmo a outra, vai perceber que isso é um sofrimento desnecessário e procurar mudar essa situação ou liberar o outro pra buscar uma relação que o satisfaça plenamente. Afinal, um casamento sem sexo, é uma amizade apenas. Então continue sendo amigo da pessoa e deixa ela ir atrás do que precisa. Isso é amor. O resto é apego egoísta.
Sou judeu, “tortodoxo”, prolixo com certeza, se sou eloquente é questionável, mas a sua eloquência, Pondé, dá “orgasmos de sinapses” sem analogias sexuais pessoais 😄. Abraço grande luminar para o Brasil!
Eu já pensei muito sobre isso pondé, no meu ponto de vista filosófico à responder essa questão, é que, mediante a modernidade das multiplas opções que as pessoas tem de se relacionar vejo que o sexo se tornou algo banal, pelo menos na nossa culturaa atual. Bom eu só bebo água quando me dá sede, então partindo desse princípio, mesmo que alguém ame outro alguém se o sexo for exagerado ele vai se tornar fútil na relação, então é melhor termos o que precisamos e só quando precisamos do que termos demais e perdermos a essência disso que temos.
Amar sem se tocar é estranho. Um ou o outro vai começar com certeza uma relação fora do casamento. Então prá mim o sexo é uma consequência do amor.Só quem ama verdadeiramente sabe que fazer amor é muito lindo entre os casais q se amam.
Eu consegui, meu namorado ficou tetraplégico em 2015 e aprendi a ama-lo de uma forma diferente... aprendi amar do jeito que era possível
Que depoimento incrível!
Nossa que lindo! Parabéns
Cris Cris Loures Você está com ele ?
@@Mel-tt7zd não mais, ele foi ficando frio comigo, a família dele me infernizando demais, mas continuamos mantendo contato
Cris Cris Loures Puxa que pena, ele pode ter ficado depressivo e a família não ajudou . 😔💔. Que bom que quando pôde você ficou do lado dele 😇
Para amar alguém verdadeiramente, primeiro temos que amar a alma da pessoa, e depois o corpo. Se amamos só o corpo, não a amamos de verdade e apenas usamos a pessoa pro nosso próprio prazer. O sexo é mais físico e erótico, já o amor é muito espiritual basta você abraçar a pessoa que ama pra se sentir preenchido de um sentimento maravilhoso dentro de você.
Show. Verdd
É a mais pura verdade.
Vdd ,falou tudo.Parabéns.
Vc foi muito feliz com a sua colocação.
Concordo!
Já fiz este experimento... Não de forma voluntária... Por ocasião... Namorei uma pessoa que tinha questões "mau resolvidas", onde fomos forçados a "evoluir" no relacionamento sem sexo... E quando percebemos estávamos nos amando...mesmo sem nunca termos ido pra cama...
Hoje somos casados a 7 anos... E entendemos que aquele período nos evoluiu como pessoas... Hoje temos uma vida sexual ativa... E entendemos o sexo como um detalhe importante... Mas mesmo assim... Um detalhe.
voce foi cirúrgico no comentário. Penso da mesma forma nesta questão vivida por vcs.
Interessante
Realmente isso é prova que vocês se amam incondicionalmente. Parabéns
Amei demais sua história!!
Que relato bonito cara, parabéns !
Depois de 40 anos de casado fazer sexo não é amor. É milagre.
Kkkkkkkkkkkkk
Antonio Rocha 🤣🤣🤣
Vamos pegar a Bíblia e fazer uma oração então 🙏😛😂
🤣🤣🤣
Kkkkkkkkkkk
Já amei assim. Esse tipo de amor é incondicional e bonito. A gente deseja a felicidade do outro em todos os pontos de vista. Inclusive quando ele está feliz com outra. Foi uma única experiência, e ele já morreu. Que Deus o tenha. Feliz... ...
A verdade é que ninguém sabe exatamente o que é amor...
Eu sei e nem tenho filhos de sangue.
Vdd muitos se confundem amor com a paixão.
Amor, pra mim, é o que sinto pelas minhas gatas...😺😺!!!!!
@@denisebranquinho2377 Deixa elas cagarem tudo por aí e eu quero ver até quando dura essa paixão.
@@joelsilva6351 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não confundam paixão com amor. A paixão enlouquece, incendeia a mente, é trepação loca, aprisiona. O amor é libertador, é o aprimoramento da alma, é incondicional. Amamos a essência e nos apaixonamos pela aparência.
Além do medo da intimidade, que é uma possibilidade válida, ainda existe um nicho de que ninguém costuma lembrar: os que amam e não gostam de sexo. Há quem se sinta desgostoso, não se sinta confortável com a situação e não pratique do sexo simplesmente por opção.
É possível amar sem sexo como também é possível fazer sexo sem amor.
verdade...
Sim e possível ..
@@laisgoncalves6510 por que é pesado ?
Eu analiso o sexo como algo divino. Não consigo banalizar o sexo e muito menos comparar a meros termos de mau gosto. Conheci o sexo da forma mais linda e respeitosa e ficou para sempre esse dia, esse momento ímpar. Dessa forma, para mim, nunca funcionou sem amor e sem respeito. Portanto, sexo somente com amor e respeito. Porém, nenhum problema de amar sem sexo.
Acredito que tudo é uma questão de inteligências, de nos prepararmos para viver bem, é preciso equilíbrio, saúde psicológica e emocional.
Não podemos permitir que nada fale mais alto que nós mesmos.
O que vejo é o sexo dominando pessoas, o que muitas vezes leva a irresponsabilidade. É preciso amor próprio. Pronto falei! 🙇
Infelizmente o sexo foi banalizado.
@@Nameless0061 Triste, mas é verdade, Leo!
@@AnaMaria-uk6nz, foi depois do casamento?
@@victordigalia3598 Nós respeitamos as fazes de namoro, noivado e só depois do casamento. Foi o passo mais acertado que demos. Essas fazes elas têm sua importância para fundamentar a relação futura.
@@AnaMaria-uk6nz, tu casastes com quantos anos?? Tipo, no mundo de hoje, uma pessoa só irá poder casar com quase trinta anos. Ela vai ter de estudar e trabalhar para poder casar. Um jovem que, exemplo, tem 18 anos e namora, não vai ficar 12 anos esperando para transar.
Têm casais que transam quase todos dias, mas têm os casais estilo Marina Silva: Só sai do modo de hibernação de quatro em quatro anos, democraticamente!
😂😂😂😂
kkkkkkk muito bom comentário!!! kkkkkk
O que seria fazer sexo ou amor democraticamente??? Rsrs
kkkkkkkkkkkkkk
LooooooooL
Como cristão, digo que é possível haver amor sem sexo (prescrito como reservado ao matrimônio) num contexto de um casal de namorados/noivos. O elemento da paixão se desenvolve em amor com o tempo e antecede em muito a noite de núpcias (o coito é importante como selo da união, mas não necessariamente do amor, que é desenvolvido antes pela pessoa amada). Deste modo, penso que os relacionamentos mais "conservadores" são prova de que é possível amar antes mesmo de haver o sexo.
Até porque à maioria dos cristãos só não vão até o ato final, tipo pra dizer que é virgem😂😂..
Mas é cada pegação😂😂
Quer dizer sentem tesão como qualquer outra pessoa.
A maioria casa até rápido pra não pecar😂😂😂. O que seria sinônimo de casar só pra trepar😂😂
@@esterhilario9330 Acho que você esteja generalizando. Há grupos presbiterianos e de correntes "renovadas" que promovem o relacionamento à corte (sem carícias ou beijos até o matrimônio). Não faço parte de nenhuma, mas sou um adepto dessa configuração, embora sendo membro de uma AD. Quanto a adiantar o casamento (o que é, em parte, verdade), repito que o amor vem antes do sexo do mesmo jeito.
Sim é possível ter amor sem sexo. Minha irmã é a prova disso. Já tem 9 anos de casada e só tem o carinho,respeito ela com o companheiro. Mas ela diz que vê ele batendo punheta de vez em qd e aí como explicar isso?
Exatamente. Sofri mt pra entender isso, mas finalmente compreendi. Terminei um relacionamento por isso, me entreguei a ele por amor, mas quando quis obedecer a Deus e fazer apenas depois de me casar ele não aceitou. Concluí que não era amor.
@@jessicagomes2390 acho q ele antes de casar, ja fazia isto. Eu ja mais aceitaria o Cara fazer isso...
Sim, chegamos a idade avançada e o que sobrará dessa relação é a amizade, o cuidado e o carinho. Assim penso eu bjs Pondé 😘
Assim dizem os ciganos,"só case com quem vc gosta de conversar, pq lá na frente é só isso que vai sobrar."
Acho q a pergunta não buscava uma abordagem assim. Talvez a questão fosse: será que uma relação romântica (casamento, p ex) pode ser feliz sem que os parceiros façam sexo, por falta de desejo (sejam lá qual for o motivo), ou por algum outro impedimento (paralisia, p ex)?
Também acho que era pra essa nota aí que ele deveria ter ido.
Exato
Isso mesmo,era isso que quem peguntou queria saber,o notável professor não entendeu!
Na mosca
Pondé fugiu do tema foi uma confusao
Kardec , sexo sem espírito,amor sem carne?kkkk
A minha questão seria: "É possível amar com sexo?" Porque sempre que amei alguém, me apaixonei por alguém e finalmente fomos ter um caso, um relacionamento, uma vida sexual ativa, o amor logo DESAPARECEU!!!!!! Então li algo muito pertinente num livro do OSHO, Ele disse: "Quando o sexo entra por uma porta, o amor sai pela outra." Foi isso que sempre aconteceu comigo.
Comigo também
Comigo também
Talvez só tivessem querendo sexo mesmo....não o amor ofertado.
Pois né?! Tbm acho
Homens só pensam em sexo e não no amor!😡
Amor antes
Sexo depois.
Amor verdadeiro acarreta em desejo.
Da mesma forma que desejo pode acarretar amor...
@@KawaiiNinjaGamesBR O amor é tudo.
@@leilaborba9052 no homem é o contrário primeiro vem o sexo depois o amor.
Jones Ferreira nem sempre,as vezes o homem se apaixona primeiro,acho eu
@@KawaiiNinjaGamesBR sério que o homem é tão nojento assim?
CLARO QUE SIM!😄🤩
O amor é independente de qualquer desejo carnal , o sexo é um complento e ñ fundamental.
Esse assunto tem uma complexidade muito intima e pessoal😏
O amor não busca seus próprios interesses,ja dizia São Paulo,
Verdade
Amor sem sexo , é amor sem carne ,e sexo sem amor é sexo sem espírito. grande ponde
Grande Pondé!♡
Acho q ele formulou essa frase tendo por referência o livro amor líquido do Bauman, tem algo bem parecida nesse livro e seguramente ele já o leu.
@@hudsoncarvalho9105 Esse livro é bem famoso é fácil encontrar?Gostaria de ler
@@manoeladeize6747 Vc encontra na Amazon, mas não é um livro fácil de ler, longe de ser um Kant da vida, mas não é uma leitura fácil. Desejo boas leituras, abraço.
@@hudsoncarvalho9105 Eu compro livros pela Amazon rsrs...Quanto a entender o livro faz parte da vida de um leitor obg pela dica.
Acho que essa pergunta também poderia ser respondida a partir de um ângulo diferente: é possível amar alguém (cônjuge) mesmo sem sentir vontade de sexo? É possível amar alguém e conviver com ela e não ser cobrado de sexo?
Pra muitos, a possibilidade de amar alguém, sem por o sexo em primeiro plano, é utópica. Entrei no vídeo pela segunda pergunta, a primeira (sobre o amor platônico), nem faz sentido, pra mim, já que a pessoa está "amando" o outro, então que dúvida existe nisso?
Estar com alguém, namorando, casado, etc e não fazer sexo com ela, mas mesmo assim sente amor por ela, é muito possível sim.
Apetite sexual varia de cada indivíduo, além do fato de que o sexo foi ensinado como uma forma de status social. A pessoa que transa muito, têm um nível hierárquico maior na sociedade (de acordo com muitos), essa importância tb varia de pessoa pra pessoa.
Eu diria que se alguém me ama apenas pensando no sexo cmg, só ama meu corpo, e não meu EU integralmente.
Muito bom😍❤👏👏👏👏
E tem mais um adendo sobre a primeira situação que é qual: o fato de ela estar amando silenciosamente alguém, representa apenas a situação em que ela se encontra. Não quer dizer que não exista necessariamente um desejo ali em trepar com o outro. Eu me encontro na 2º análise, pois tenho receio de algo que considero uma das coisas mais bonitas em uma relação, que é a intimidade. Mas concordo contigo. Sexo por sexo é só "carne". Um lance bem animalesco mesmo.
+Laura Cantuaria Verdade. A pessoa que ama à distância, só ama a idéia que ela tem pelo outro. Não passa de uma fantasia que ela criou sobre a outra pessoa... o que pode(ou não) representar absolutamente nada da pessoa que está sendo amada.
Acho que é cilada idealizar alguém, se tu não conheces os defeitos do outro, existe uma grande chance de tu te decepcionar feio.
E sim, sexo pra mim não passa de um desejo primitivo, biológico, instinto reprodutivo... por mais que eu goste (pq estaria mentindo se disse que não), eu não costumo relevar tanto, como muitos, que chegam a tornar algo divino, ou coisa do tipo. Pra mim, não passa de um desejo do nosso lado animal, pq querendo ou não, somos animais.
Moço, tem pobre casado que trepa todo santo dia dentro do casamento, logo, transar muito não tem nada a ver com condição social.
+Dona Florinda Mas em que momento eu me referi à classes sociais nos meus comentários?
Inclusive concordo com o que tu disseste, por mais que não tenha nada a ver com o que eu comentei. Sexo pra mim (e o apetite por ele), não tem diferença se é rico ou é pobre, pois não passa de um instinto animal.
Amei a xícara e meus olhos que a viram.
Amei que houvesse algo ao invés de nada.
Amei perceber que percebia.
E isso se reproduz eternamente a cada geração.
Acho que depois de 40 anos de casamento, o amor dá espaço para a amizade. As pessoas apenas se toleram, pois a chama que havia foi reduzida de tal maneira que não dá nem para acender um palito de fósforo. O sexo tornaria as coisas teoricamente mais fáceis, mas quando amor entra na jogada, as coisas mudam completamente de figura.
Acho que por isso hoje tem tanta separação.
Aline Moura Com certeza.
Mario Ricardo da Silva Desculpe, mas vou te falar uma coisa, justamente porque existe esta amizade que vcs em parceria podem buscar alternativas para acender a chama do sexo. Há muito marketing em termos de hormônios que se perde o tesão, mas não é verdade. Vcs têm a intimidade que é o máximo, o casal precisa procurar alternativas para reavivar o sexo que é excelente após os 40...isto depende de uma boa conversa, de um projeto de parceria. Vale à pena!!!
Valéria Affonso adorei o seu comentário. Essa amizade pode ser benéfica por apelar para a cumplicidade. Quero ter um relacionamento longo e que seja prazeroso para mim e para minha futura parceira.
A chama do Sexo pode enfraquecer,mas qdo o amor é verdadeiro dura a vida toda,não se transforma.
Este entendimento é o mesmo que tive neste assunto.
Não vi ninguém explicar melhor que você.
Parabéns.
Eu só sinto desejo sexual por alguém a qual eu estiver extremamente envolvida. Se não for assim, não rola. E até isso acontecer, alguns homens não esperam. Então até por isso evito relacionamentos.
Franciele Souza desse jeito
no meu caso a quem esteja 100% na minha e que desperte os meus melhores sentimentos....
Franciele Souza muito interessante essa relação. Eu já me senti atraído fisicamente por uma pessoa. Quando conheci a figura realmente, passei a sentir repulsa.
Sou dessas! Jamais sexo casual.
Vc é demissexual!
Pondé " O que é o amor verdadeiro?( Entre homem e mulher) Quais os sinais de realmente ter sido/ser verdadeiro amor?"
Agradeço de coração se responder essa pergunta. Amo seu canal.
É possível sim, namorei um homem impotente ( problemas de saúde ), e o amei sem ter tido ato sexual.
Me sentia imensamente feliz ao lado dele.
Infelizmente ele partiu para mundo espiritual.
Vc é raridade! 😁
Voce é raridade !!! A maioria não faz o que voce fez!!!
@@lms950 não é raridade, é empatia, amor e respeito.
Pois se colocar no lugar do outro também faz parte da vida e dos seus aprendizados.
Eu poderia ter escolhido um homem viril e sexualmente ativo, mas em contrapartida perderia os aprendizados que essa relação me trouxe, de amar o outro sem esperar nada em troca.
Por incrível que pareça ele foi meu grande amor, teria sido o homem mais incrível que conheci, se não tivesse me traído.
@@gabrielmoraiscordeiro382 eu sempre me coloquei no lugar do outro, pois sempre pensei e se fosse eu no lugar dele?
Ele nunca me escondeu seu problema de saúde ( diabetes tipo 2 ) é em consequência disso ele ficou impotente, mas em contrapartida ele era de um coração imenso, amava todos ao seu redor e os cuidava, um excelente cozinheiro que divimos muitos preparos de pratos juntos.
Por um deslize dele, nossa relação acabou e 2 anos depois ele veio a falecer por conta de outros problemas de saúde também, amputação da metade da sua perna e três paradas cardíacas.
Mas enquanto estive com ele fui muito feliz.
@@laiciramos8522 empatia, é uma virtude rara nos dias de hoje !!!
Perfeito !! entendo que corpo espirito ou seja sexo sem amor não chega a lugar nenhum o amor sem sexo só for por medo .. super concordo Luiz Felipe Pondé , Mestre.
Pode sim , só para seres iluminados,1% da população !!
Menos, bem menos...
Apelo a pureza e a Teoria Irrefutável, é o fim da picada colocar essas falácias num canal de filosofia.
@@liagraca113seria realmente capaz de ter uma relação amorosa sem sexo?
Pondé, eu adoro seus vídeos. Sinceramente, me traz sanidade mental em meio a rotina do dia a dia. De verdade, eu gostaria muito de conversar com você pessoalmente, adoro sua ironia misturada com uma fala inteligente e fundamentada.
Faltou citar a situação em que vc ama a pessoa mas o sexo com ela é ruim.
Guerreiro melhor comentário kakakkakakkkaa muito bem lembrado kkkkkkkkk
Melhor desamar
@@crisjvc pois é, isso acontece. Vc realmente ama a pessoa, se dá bem, adora estar com ela, etc... Mas o sexo não cumpre as espectativas.
Guerreiro complicado né ... já passei isso. Hahhaha entendo.
@@CanalGuerreiro e ai, oq fazer?
Como é bom escutar esse cara indo trabalhar.. ponde é foda.
O amor é um sentimento tão profundo, eu acredito sim que isso seja possível. Acredito também no namoro em que os 2 se resguardam para depois do casamento, independente do tempo que durar o namoro. A filosofia está confundindo minha cabeça😁😁😁
Com certeza é possível amar sem sexo, porém com sexo o amor se torna muito melhor !
Lucas, difícil é amar sem dinheiro.
Com CERTEZA né gente
Por quanto tempo???????
@@denisebranquinho2377, vc seria realmente capaz de ter uma relação amorosa sem sexo?
@@MrCarloshazevedo É claro! Porque não? O amor não tem nada a ver com sexo. Sexo pode fazer parte dele ou não. Depende, não é uma obrigatoriedade.
Casei-me com 24 anos, o meu marido gostava de sexo e era heterossexual, um homem comum e muito interessado por mim a nível sexual. Da parte dele nada havia de estranho. Mas, eu amo de forma diferente, não fiz sexo com o meu marido durante 14 anos, por escolha própria e amei o meu marido profundamente. Amei profundamente, pode estar certo! Todos somos diferentes e amamos de forma diferente. Generalizações podem ser consideradas falácias.
Como o seu marido reagia a isso? Ele continuou contigo após esses 14 anos?
Ainda não evoluí espiritualmente a ponto de amar alguém - refiro-me ao amor romântico - sem sexo.
Na minha humilde opinião:
Amor platônico não é amor , é sonho.
Enquanto você amar alguém “de longe” , você não experimentou o que é o amor.
E pode ser que , se vier a armar esta pessoa veja que ela não é nada daquilo porque era uma ilusão da sua cabeça aquele amor.
Mas gostei muito da reflexão.
Não sei nos dias de hj, mas anos 80 não tínhamos a liberdade de fazer sexo e amávamos mesmo assim.
hoje e o contrario , mais liberdade pra fazer sexo , a liberdade tanta que fazem ate na rua...e menos amor entre os outros.
amávamos muito mais!!!!! O sexo fácil estragou tudo!!!!!
Só se for aqui no Brasil,pq com 20 anos (em 1980) foi morar em Birmingham no Reino Unido e as pessoas faziam sexo todos os dias (no relacionamento,fora dele tbm e etc)
???
As pessoas estão muito voltadas pro lado carnal, por consequência os inúmeros casos de traição. Mudei meu olhar em relação a isso e hoje tenho paz.
Sou assexual, posso amar alguém, mas não consigo ver nada de bom no sexo (também não vejo como coisa ruim, visto que não melhora nem piora a vida de alguém). Sou muito ligado em significados que revelam o intrínseco das pessoas. Sexo é satisfação e estímulo dos nervos sensoriais e do corpo, apenas. As pessoas que criam um significado e impõem sobre aquilo, e culturalmente repassam essas ideias adiante.
Vc ta é com a testosterona baixa fi
@@j.raphael3599 assexual não tem nada a ver com testosterona baixo
@@j.raphael3599 kkkkkkkk
@@j.raphael3599 ainda bem.
Tbm sou
1 Coríntios 13
1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Tenho certeza que sim não é porque a pessoa tem problemas de saúde que o parceiro tem que abandonar
Eu estou amando uma pessoa ja fez um ano,e até hoje não fizemos sexo, apesar de eu querer muito, mais quando nos abraçamos sinto maravilhosamente feliz,é tão intenso e completo, um minuto parece uma eternidade, sinto vontade que aquele momento nunca se acabasse
Você está na Friendzooone, meu amigo você se fudeeeu, amoooor é o caralho
Só zueira tá kkkkkkk
Claro que dá! Eu amei (ainda amo) um cara por quase dois anos sem ao menos beijar
Eu tô aqui 😂
Falou pouco e disse tudo brilhantemente
Sim! A pessoa que eu mais amei na vida eu não cheguei a transar, é possível!
Sim. Só que isso e paixão querida.
Boa noite, @@joelsilva6351! A paixão envolve o desejo físico por outra pessoa, mesmo com pouco contato e conhecimento sobre a mesma. O amor, envolve "intimidade" e "profundidade", primeiramente. Então, no caso da nossa amiga Maely, dá para interpretarmos que houve amor na relação dela... Um abraço!
Amei um homen por 10 anos e nunca fizemos sexo....
Sim principalmente quando se e novinho ou novinha.
Joel Mollinari Como você sabe? Paixão é um fogo 🔥 e passa , amor vai além. Não tem como você saber o que ela sentiu sem conversar a fundo.
Essse sim e o Pondé que provoca reflexão. Que desconstrói o convencional e instiga o surgimento do novo. Relações axesuadas já e uma realidade entre jovens no Brasil. No último ano me deparei com casos assim. E o novo chegando de mansinho em nosso meio. Parabéns Pondé!
O amor é produto de alma, portanto, não depende de sexo. Amor é um só, não existe amor romântico e não romântico. Amor não se faz, amor se sente.
é uma questão bem particular e aplicada a contextos diferentes , acredito que tem muito a ver com o tipo de conexão que o casal tenha.
Pode sim! Vivi seis anos com meu marido e nunca fizemos sexo...sou virgem. É a morte dele nos separou. Vou ama-lo p sempre. Moramos seis anos juntos. É tínhamos com 22 anos de diferença. Faleceu o di a01/01/2020. Com 28 anos de idade. É éramos felizes. É tinha muito amor e paixão entre nós. É eu tenho 50 anos e ele 28.
Rafael de Almeida fiquei maravilhada com seu posicionamento em relação a tudo sobre Sexo. Parabéns você demonstra que entende de tudo um pouco e entende muito .....
Nos padrões de vida que vivemos hoje em dia, viver de amor "platônico" é quase um conto de fadas. A muuuitos anos atrás, as pessoas para fazer sexo, precisavam casar. Hoje em dia, só se casam se irem pra cama antes...
Grande fã....Ansiosa por suas palavras aqui no congresso científico da Universidade Potiguar em Natal...
Para amar é necessário primeiramente ter amor próprio pois hj em dia muitos casamento quando vem crise financeira já coloca culpa por não prática sexo e fica meses e meses sem relacionamento
As pessoas confundem amor com sentimento e amor não é um sentimento. Amar é agir em favor de alguém (que também não tem nada a ver com GOSTAR). Eu posso não conhecer alguém, não ter afinidade com alguém, mas se eu ajudá-lo(a) em alguma necessidade estarei AMANDO ESSA PESSOA. Da mesma forma posso não "gostar" de alguém, mas estender a mão em um momento de sofrimento, estarei AMANDO essa pessoa mesmo sem GOSTAR DELA. Paixão e gostar, ter afinidade, isso sim é sentimento, AMOR É AÇÃO. Portanto SIM, acredito que é possível amar alguém sem sexo.
Dizem que onde menos se transa é na Coreia do Sul. É onde também as pessoas são mais solitárias. Onde tem a menor taxa de natalidade. E onde também há a maior taxa de suicídio por habitantes. Tenho a impressão que onde se fode mais as coisas tendem a funcionar melhor.
Difícil acreditar que tem um povo mais adepto a luxúrias do que nós, os brasileiros. E não há nada indo bem por aqui...
Parabéns pelas as palavras
Você é muito sábio
Têm coisa quê não Freud
Têm quê é foda
Da licença.
porque não sabem fazer nada, nem o pecado da luxúria cometem direito, incompetência geral e irrestrita.
Kkkkk. Que nem na africa e no brasilkkkkkkjkj
Kkkkkkkk
A intimidade ,nu'
tri 'o desejo,sabe o que é assumir e dizer pra uma Pessoa ,Eu te amo! É muito førte isto ,muito alem do sexo em si,/estou pensando"
Com certeza, é possível amar sem sexo. Falo por experiência próprio. Só em pensar na pessoa amada vc já tem prazer. Diferentemente, quando não há amor, mesmo sob o mesmo teto, vc goza, mas o prazer é mecânico; é indiferente; é insosso. É complicado tentar explicar, mas com certeza é bem diferente. Só quem já sentiu para entender. Quando tem amor, tudo fica especial, encantado, mágico, mesmo sem o ato sexual, propriamente dito.❤🐸🐸❤
Maravilhoso! Escrevendo com os pés, porque as mãos estão aplaudindo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
E possível sim sexo não é tudo numa relação o importante se respeitarem mutuamente
Ponde faz um vídeo dizendo se Vc consegue conversar sem filosofar, no seu cotidiano? Principalmente com pessoas desconhecidas e tbm com familiares ?
Adoro quando alguém fala coisas que eu concordo, me sinto suuuuuper inteligente kkkkkkk
😁😁😁😁😁
Pondé faça um vídeo recomendando alguns dos seus livros favoritos, ficaria muito grato.
Como você consegue conciliar sua rotina ( faculdade, Folha de SP etc) e ao mesmo tempo ler obras da filosofia ? Afinal algumas obras demanda um certo tempo para analise e reflexão
Resumo quem ama e não faz sexo não ama tanto ou não ama em si e apenas um covard com medo das consequencias!
Apenas um resumo Objetivo e sem Romance algum das palavras de ponde.
Claro q sim ! Meu esposo está á seis meses sem meu esposo que está trabalhando fora do país, e eu o amo amo amo ❤
Você se toca pensando nele?
Pondé já disse que te amo hoje? Eu fico fascinada como o complexo torna-se simples diante da sua inteligência!
O amor (eros) é sinônimo de desejo, se amas alguém, deseja-a. E o resultado do desejo é o sexo. Quando o amor torna-se (philia), é mais amizade e admiração do que desejo, logo, não há sexo. ( Ou há, cada um sabe o que faz.)
Pra mim é importante sexo já que é a cereja do bolo. É um toque especial entre ambos é um conhecimento mais profundo. Sei que com o passar dos anos tudo muda e terá outras formas mas isso vai depender da convivência pra permanecer o amor.
"nao fique muito amigo de algue mdo sexo oposto nao, que da pal". Kkkkkk . A espontaneidade é incrivel. Vc é demais, sr. Pondé !
Como há e possível sim, não tenho dúvidas disso.
Pois,o amor não é só sexo e um conjunto, mais quando amamos alguém de verdade, agente supera tudo isso até mesmo a falta de sexo longe da pessoa que amamos.
Minha opinião.
Sim sim. É o que vivo hoje. E amo minha mulher ainda que o sexo seja inexistente entre nós. Nunca imaginei que isso fosse possivel, mas é!.
Aposto que vc tá correndo por fora. Ama mulher mas faz sexo com outras na rua
A gente chega em certa idade que nenhum dos dois quer sexo, aí fica só o amor.
Se usar muito o lado religioso ou a consciênciologia. Tem uma derminada balança de equilíbrio emocional e física cerebral, que bloqueia o desejo de amar sem sexo. Mas nunca pode ser aplicada, caso a pessoa seja casada(o).
Boa tarde, Pondé. Antes de mais nada sou um grande fã seu.
Em relação ao assunto, eu gostaria de saber a sua opinião a respeito do sexo sem amor/compromisso, visto que esse é, sem duvidas, o que mais existe atualmente em nossa sociedade. Será que esse comportamento pode dar base de alguma forma a modernidade liquida de Bauman?
Quando o amor é verdadeiro, transcende qualquer situação sobre ter ou não sexo... ninguém pode negar que o sexo com "uma carne" nova é mais intenso, porém, chegará no mesmo esfriamento sexual, coisa que o tempo não perdoa...dois q se amam de forma completamente transcendental às regras sociais sobre sexo, sobrevive a tudo.
Quando o casal chega chega aos 70 anos até pode ser.
Na verdade amor é uma construção do mundo moderno. O que existe são vínculos e nada mais.
Já dizia Rita Lee "amor sem sexo é amizade,sexo sem amor é vontade"
kkkkk Boa
Adorei!!!! Começamos bem a semana!
Amar sem sexo, não sei.Mas viver sem sexo é libertador!
*@Luiz Felipe...Parabéns pelo vídeo. Luis Filipe você é Ótimo.😂👍🏻👏🏻👏🏻*
Fazer sexo é fácil, difícil é amar!!!
Verdade gostei
Na minha opinião isso varia pra cada tipo de situação , principalmente de idade , classe social , cada caso é um caso .
com certeza o amor sem sexo existe!!! é ai onde se encaixa a LEALDADE também. é muito possível um cônjuge amar o outro dessa forma. é até mais possível existir o amor numa situação como essa do que existir o amor COM SEXO. é onde o respeito se confirma em seu mais alto grau de complexidade e verdade. esse amor é raro. uma vez que o ser humano é muito oportunista. até mesmo o amor tem suas falhas terríveis. chegando até ser um narciso em forma de sentimento. produzindo uma cornucópia de si. mas, mesmo com tais defeitos e raridade, creio que exista sim ESSE AMOR SEM SEXO. eu nunca experimentei esse sentimento sem sexo com mulher nenhuma. porém, deve existir quem tenha algo dessa natureza.
Realmente, fazer sexo quando se tem intimidade e amor é sem comparações. Quando você apenas pratica o ato sexual, assim que termina, a vontade é ir embora logo.
Como estava esperando por isso
Isso faz muito sentido. Vivo isso atualmente. Posso, mas não quero. Porém, amo. E talvez por amar não queira sexo. Pois seria doloroso para mim, haja visto que é um amor impossível!
Acho que seria interessante comentar se numa relação de amor com sexo uma das partes perde o interesse sexual se é justo a outra terminar por causa disso, e se isso não seria prova de falta de amor.
Ótimo tema.
Ótima questão. Também queria saber a opinião dele, embora já tenha a minha.
Se há amor então o que vai haver é uma transformação na forma de se relacionar com o outro.
Sair da vida de alguém ou cortar vínculos é só um sinal de que não há amor.
Pode não haver mais tanto tesão ou desejo sexual. Pode não haver mais tanta vontade de se estar a todo momento junto, mas o amor une as pessoas. É sobre se importar com outro. Ter o outro como parte importante da sua vida. Se sentir feliz pela felicidade do outro. Sentir paz em saber que aquela pessoa ainda existe e vive aqui com você. Etc.
@@carlosr8359 pode ser verdade em alguns casos, mas nem sempre. Acho ingenuo achar q o amor é suficiente. As vezes depende de outros fatores. Conheço uma pessoa que esta se separando porque ela é nova, tem muito desejo sexual, ama o cara mas ele nao transa faz quase um ano.
@@wen.der.santos misericórdia kkkkk é triste demais... Fim de carreira... Acho que se a pessoa não tem nenhum impedimento de saúde irreversível que a impeça de ter uma vida sexual ativa com o parceiro, é egoísmo demais e falta de consideração condenar o outro a uma vida sem sexo. Se a pessoa amar mesmo a outra, vai perceber que isso é um sofrimento desnecessário e procurar mudar essa situação ou liberar o outro pra buscar uma relação que o satisfaça plenamente. Afinal, um casamento sem sexo, é uma amizade apenas. Então continue sendo amigo da pessoa e deixa ela ir atrás do que precisa. Isso é amor. O resto é apego egoísta.
Sou judeu, “tortodoxo”, prolixo com certeza, se sou eloquente é questionável, mas a sua eloquência, Pondé, dá “orgasmos de sinapses” sem analogias sexuais pessoais 😄. Abraço grande luminar para o Brasil!
COMO DIZIA VINÍCIUS DE MORAIS " AMOR QUE SEJA ETERNO EM QUANTO DURE "
Isso, isso mesmo, devemos desfrutar de outros conhecimento.
Eu amo um homem!! Achei esse assunto interessantíssimo, grato.
"É possível amar sem sexo"?
Na verdade, é a única forma possível. Quem ama, não deseja.
Não.
???
Não cara que locura ....falou de uma maneira burra . NY Caetano Veloso .! Quem ama deseja , cuida ,e arrebenta no meio a amada (sexualmente falando)
não
Cristian Bezerra da Silva o nome da minha familia tbm é bezerra da silva que legal! vc é de onde
Eu já pensei muito sobre isso pondé, no meu ponto de vista filosófico à responder essa questão, é que, mediante a modernidade das multiplas opções que as pessoas tem de se relacionar vejo que o sexo se tornou algo banal, pelo menos na nossa culturaa atual. Bom eu só bebo água quando me dá sede, então partindo desse princípio, mesmo que alguém ame outro alguém se o sexo for exagerado ele vai se tornar fútil na relação, então é melhor termos o que precisamos e só quando precisamos do que termos demais e perdermos a essência disso que temos.
Conheço uma que me ama platonicamente..... E isso é tão constrangedor!
Você se acha né!!!!
Quando você ama e faz sexo, os dois se tornam uma só pessoa (uma só carne). O corpo dele é dela, o corpo dela é dele. O amor é lindo!
Não, sexo é uma relação de dominação, de desejo.
O amor é patético, e o sexo é sujo.
Fiquei 5 anos casada sem sexo e amando loucamente
@@lunamesquita197 mas amando loucamente "o dito cujo" ou outro fora do relacionamento?
Amar sem se tocar é estranho. Um ou o outro vai começar com certeza uma relação fora do casamento. Então prá mim o sexo é uma consequência do amor.Só quem ama verdadeiramente sabe que fazer amor é muito lindo entre os casais q se amam.
Nem precisa ser filósofo, é só pensar no casamento que terá a resposta! 😂😂😂😂
Ótima reflexão, professor!
Nessa questão de amor em grego Eros, acredito q o amor ele se concretiza na relação sexual.
deveria ter explorado mais um pouquinho a "carne e o espirito", pra depois jogar essa frase 04:43 , ela é top d+