Eu tinha desistido de escrever, desiludido com o mercado literário no Brasil; mas resolvi voltar com tudo. Eu quero e vou ser um grande roteirista e escritor.
7:58 Existe várias séries da Netflix que quando foram canceladas,a principal reclamação dos fãs foi que no final da temporada não colheu o que plantou. Um exemplo é The Society. Até hoje os fãs estão triste porque não foi revelado os mistérios.
Outro fator que a maioria dos expectadores não gosta rolou em "Doutor Estranho 2". No momento em que os protagonistas estão fugindo da Feiticeira Escarlate no túnel (no qual ela mesmo mancando os alcança), eles conseguem atrasá-la. Então o que eles fazem? ESPERAM PRA VER SE ELA VAI APARECER!! Clichê, ruim demais! Isso desconecta o expectador, pois ninguém em sã consciência esperaria. Esses clichês são horríveis.
Bea, já que você fez uma análise de 'Avatar: A Lenda de Aang', faz uma de One Piece?? É um anime fantástico em Estrutura Narrativa. Ele já tem mais 950 episódios, sendo lançados desde 1998.
O final da série Game of Thrones pega varios pontos que tu citaste. 1)Mudar o personagem= os 3 lannisters vivos mudaram tudo oq eles foram ou estavam construindo na ultima temporada, ser sentimental quando era racional, ignorar arco de redenção, mostrar fraqueza quando nunca mostrado antes, entre varios outros. 2)Mudar o protagonista= a serie seguiu com varias historias paralelas, mas quando mais proximo do fim, mais claro ficava que o jhon snow e a daenerys eram os destaques, e no final quem assume o trono é o bram (!?) 3)Matar pra impactar= mudar o comportamento dos personagens foi algo gritante, e nisso eles abusaram da daenerys quando ela disse a serie toda que nao seria como seus antecessores, e no final chacinou a cidade inteira, deixando eles numa sinuca que o unico modo de resolver era matando ela, uma personagem maravilhosa que foi de escrava a rainha e num eps virou tirana, matando-a apenas pra nao deixar a conclusão mais obvia de dar o trono a ela
Comentário perspicaz... Eu ainda não acredito que enterraram a série da minha vida, poxa... Era pra ter sido um final brilhante (mesmo que imperfeito).
Tenho algumas ressalvas: Sobre o ponto 2: é evidente durante a série que Daenerys e Jon são os principais. A história gira, em grande parte, por eles e para eles, e tudo ocorre de modo que eles cheguem ao final disputando o trono. Sobre o item 3: Se todos os antepassados de Daenerys enlouqueciam ao chegar ao trono, não faria sentido mudar essa genética apenas porque a personagem jurava de pé junto que seria diferente. Eu, como público, acharia estranho. Aliás, trazendo para nossa realidade, todo político jura que fará diferente dos antecessores, e Daenerys é um ser político, tudo o que ela faz (inclusive coisas bem horríveis) é para chegar ao poder, para devolver o protagonismo político a sua família, retomar o trono que um dia pertenceu aos seus ancestrais.
@@joaoadolfoamaral5410 boa, essa comparaçao com os politicos foi um ponto interessante. eu defendo a daenerys pois ela nao começou com dragoes e num estado de poder, ela começou como uma mercadoria, foi enganada, escravisada, viu como era ruim e libertou milhares de escravos dando a liberdade de escolha pra eles, entao eu realmente acreditei num arco de redençao dos targaryen, principalmente pois eu acreditei q o john iria ser a razao dela quando faltasse a ela.
@@taverna.do.fafnir Daenerys se encaixa perfeitamente no que a Bea já citou de personagem feito para que a gente se afeiçoe. Ela foi escravizada, foi abusada, apanhou, etc. Mas, se olharmos para a trajetória dela, nunca foi realmente boazinha e, desde sempre, o intuito era retomar o trono. Discordo de você quando diz que ela não começou com o que vc chama de "estado de poder". Desde a primeira cena, ainda ao lado do irmão, o objetivo dos dois era retomar o trono. Sempre foi essa a motivação, a razão de ser da personagem. Sem isso, nem faria sentido a presença de Daenerys na trama. É o oposto de Jon Snow, que foi guiado pelos acontecimentos a se tornar um líder. Esse desejo de poder de Daenerys sempre esteve ali, mas o sofrimento pelo qual ela passou meio que tapou a visão do público para o lado mal da personagem. Eu poderia tecer uma comparação com House, que faz coisas tremendamente erradas, não apenas na profissão, mas o público foi guiado a simpatizar com ele. E quando ele despiroca de vez, (SPOILER) invadindo a casa da Cuddy com um carro, o público se choca e rejeita o plot, criticando os roteiristas. Sabe quando vc se apaixona de verdade por uma pessoa e não enxerga os defeitos, por mais que eles estejam ali? É o que acontece com Daenerys e House.
voce ta no lugar certo, to assistindo ROUND6 e realmente, roteiro é um jogo de estratégia....PURO XADREZ, metade racional, metade emocional....matemático....se não jogar a lógica correta dos eventos o melodrama não funciona...pra ele funcionar tem que pesar os eventos e bolar a trama dentro de uma super lógica ,pra fechar a matematica num apice de conflito, e dar o resultado ao final da estória e isso tudo junto tem que representar uma tese filosófica que acrescente algo a BIBLIOTECA HUMANA.é muita responsabilidade escrever bem....
12:05 a unica q eu acertei antes de assistir. Uma coisa que eu gosto de fazer, apesar de n saber se é bom ou ruim é começar a historia quebrando os status quo dos personagens, quero começar num pico, pra n pararem de ler logo no inicio
Luke Skywalker no Último Jedi, o Ryan Johnson sob a "justificativa" de quebrar a arca clássica do personagem,ele não só destruiu um dos maiores heróis do cinema,como destruiu Star Wars. Bea por favor faça uma análise dessa aberração do Último Jedi
Muito obrigado pela tica de hoje pra mim escritas de roteiro escrever um série capítulo de roteiro escrever um texto muito páginas Eu estou feliz aula hoje obrigada pela tica de hoje...
8:41 A senhora, num vídeo sobre plot twist, tinha falado que uma boa tática era usar pistas falsas pra audiência achar uma coisa mas no final ser uma totalmente diferente Explique
acho eu ( um simples achismo mesmo ) que ela quis dizer no outro video, sobre dar 2 pistas, uma sendo falsa e outra sendo a verdadeira, para gerar curiosidade no espectador, e depois no desfecho da trama ele entender que foi uma pista falsa, quase como uma piada funciona, você conta uma história direcionando a um ponto e depois reverte pra outro, que tbm faz sentido. Bom pelo menos foi o que entendi. No vídeo de hoje entendi que ela quis dizer sobre pista falsa, informações soltas, desconexas que estão em excesso no roteiro.
Sobre o quarto ponto: Lúcifer é um caso de mudança de caráter do personagem? Se for possível, queria ouvir uma análise sua sobre a série (que eu gosto muito! Mas queria entender mais os aspectos técnicos, os pontos fortes e fracos do roteiro).
A mudança em Lúcifer foi se dando ao longo da série. Não foi de um momento para o outro, apenas para que combinasse com uma determinada cena ou um determinado plot. Está mais relacionada com a evolução do personagem.
Bea, estou escrevendo uma saga de 7 livros, e minha vilã ira voltar no terceiro livro, e eu queria uma briga entre ela e uma das protagonistas, que iria morrer(serão 4 protagonistas) e volta da vilã séria por causa dessa protagonista, mas tenho medo de mata-lá pelo último motivo que você falou.
Então é aí que vc deve se perguntar " a morte da personagem vai ter alguma relevância tão grande na história a ponto de eu me privar dela e da sua participação nos outros 4 livros restantes ? " pronto, aí vc já tem como avaliar sua decisão. Emfim é só um conselho baseado nas vezes que vi a Bea comentando isso no canal , mas vc que escolhe
Eu gosto demais de PLL, mas sinceramente, a série joga tanta coisa na sua cara que você fica: Que? Como assim? Pera! Que? Kkkkkkkkkk É muita coisa. Misericórdia.
Béa ,Se eu fizesse a seguinte passagem ¨Olha não esquece o guarda chuva ¨ eu não faria chover mas colocaria o personagem numa situação de perigo onde ele usaria o guarda chuva como única opção pra se defender.
Em caso de animaçoes a regra do 1 episodio pode ser tolerada pelo sistema de partes?, tipo vc so ter uma real noção do conflito nos 2 primeiros eps qq são uma estoria dividida?
Há um tempo atrás eu li uma comic que no meio dela, bruscamente o protagonista passa a ser um dos personagens secundários. Sem explicação nenhuma, simples assim. E o coitado que era o principal vira um coadjuvante que passa capitulos sem nem dar cara a tapa. Vou te falar que não fiquei boa não viu, terminei na força do ódio.
Béa, tenho uma dúvida, estou escrevendo uma história onde o protagonista muda de uma parte para outra, porém, o novo protagonista já era um personagem muito importante na primeira parte da história. Ambos têm o conflito em comum, e são amigos, mas eu quis mudar o protagonista por uma parte da história para desenvolve-lo mais, para ter um arco de mudança deste personagem. Nesta parte, o protagonista original troca de papel e fica como co-protagonista por um tempo. Você acha que tem problema? O conflito compartilhado por eles é longo, por isso pensei que não seria um problema, mas eu quero saber a sua opinião. Eles têm um grupo de inimigos em comum, mesmo tendo motivos diferentes para quererem derrota-los.
As duas últimas temporada de GOT pecou bastante em mudar o caráter dos personagens e planta tanto que acabou colhendo porra nenhuma. Achamos que a batalha da longa noite seria mais épica. Mas o Rei da noite é morto em um episódio sem lutar com o John Snow. Sem dizer que todo mundo esquece que os mortos da cripta de Wintefell podem ressuscitar e matar todo mundo. Bizarro.
A maioria das mortes em la casa de papel foram só para impactar. Porém como é uma série espanhola e na Espanha é comum o excesso de melodrama é aceitável.
Bea, seria uma boa fazer um vídeo na mesma pegada deste, só que invés de apontar 5 erros amplos, expor 5 erros em cada parte da história (começo meio e fim). Já geraria 3 vídeos a mais pro canal, e daria pra expor até exemplos q começam bem e terminam mal (ou vice versa) justamente por esses erros narrativos. O que acha?
Eu tinha desistido de escrever, desiludido com o mercado literário no Brasil; mas resolvi voltar com tudo. Eu quero e vou ser um grande roteirista e escritor.
7:58
Existe várias séries da Netflix que quando foram canceladas,a principal reclamação dos fãs foi que no final da temporada não colheu o que plantou.
Um exemplo é The Society. Até hoje os fãs estão triste porque não foi revelado os mistérios.
Última temporada de Game of Thrones fez bingo nesse vídeo, marcou todas!
Outro fator que a maioria dos expectadores não gosta rolou em "Doutor Estranho 2".
No momento em que os protagonistas estão fugindo da Feiticeira Escarlate no túnel (no qual ela mesmo mancando os alcança), eles conseguem atrasá-la. Então o que eles fazem? ESPERAM PRA VER SE ELA VAI APARECER!! Clichê, ruim demais! Isso desconecta o expectador, pois ninguém em sã consciência esperaria. Esses clichês são horríveis.
seu canal e conteúdo são muito preciosos! obrigado por isso, bea.
Bea, já que você fez uma análise de 'Avatar: A Lenda de Aang', faz uma de One Piece?? É um anime fantástico em Estrutura Narrativa. Ele já tem mais 950 episódios, sendo lançados desde 1998.
Apoio
Up
Apoio. Mas ela vai ter bastante paciência por ser longo.
Se ela resolver ver One Piece, o vídeo só sai daqui a 23 anos
O canal Narrativando fez.
Obg Bea ❤❤❤❤
Bea tentando muito ficar calma nesse vídeo 🤣
Que interessante... Nunca tinha parado pra pensar nessas paradas do vídeo...
Sei que não tem nada a ver com esse vídeo, mas faz um vídeo sobre "Bom Dia, Verônica"??
Faz uma crítica sobre a série "Round 6" da Netflix e o conflito do protagonista
O final da série Game of Thrones pega varios pontos que tu citaste.
1)Mudar o personagem= os 3 lannisters vivos mudaram tudo oq eles foram ou estavam construindo na ultima temporada, ser sentimental quando era racional, ignorar arco de redenção, mostrar fraqueza quando nunca mostrado antes, entre varios outros.
2)Mudar o protagonista= a serie seguiu com varias historias paralelas, mas quando mais proximo do fim, mais claro ficava que o jhon snow e a daenerys eram os destaques, e no final quem assume o trono é o bram (!?)
3)Matar pra impactar= mudar o comportamento dos personagens foi algo gritante, e nisso eles abusaram da daenerys quando ela disse a serie toda que nao seria como seus antecessores, e no final chacinou a cidade inteira, deixando eles numa sinuca que o unico modo de resolver era matando ela, uma personagem maravilhosa que foi de escrava a rainha e num eps virou tirana, matando-a apenas pra nao deixar a conclusão mais obvia de dar o trono a ela
Comentário perspicaz... Eu ainda não acredito que enterraram a série da minha vida, poxa... Era pra ter sido um final brilhante (mesmo que imperfeito).
Tenho algumas ressalvas: Sobre o ponto 2: é evidente durante a série que Daenerys e Jon são os principais. A história gira, em grande parte, por eles e para eles, e tudo ocorre de modo que eles cheguem ao final disputando o trono. Sobre o item 3: Se todos os antepassados de Daenerys enlouqueciam ao chegar ao trono, não faria sentido mudar essa genética apenas porque a personagem jurava de pé junto que seria diferente. Eu, como público, acharia estranho. Aliás, trazendo para nossa realidade, todo político jura que fará diferente dos antecessores, e Daenerys é um ser político, tudo o que ela faz (inclusive coisas bem horríveis) é para chegar ao poder, para devolver o protagonismo político a sua família, retomar o trono que um dia pertenceu aos seus ancestrais.
@@joaoadolfoamaral5410 boa, essa comparaçao com os politicos foi um ponto interessante. eu defendo a daenerys pois ela nao começou com dragoes e num estado de poder, ela começou como uma mercadoria, foi enganada, escravisada, viu como era ruim e libertou milhares de escravos dando a liberdade de escolha pra eles, entao eu realmente acreditei num arco de redençao dos targaryen, principalmente pois eu acreditei q o john iria ser a razao dela quando faltasse a ela.
@@taverna.do.fafnir Daenerys se encaixa perfeitamente no que a Bea já citou de personagem feito para que a gente se afeiçoe. Ela foi escravizada, foi abusada, apanhou, etc. Mas, se olharmos para a trajetória dela, nunca foi realmente boazinha e, desde sempre, o intuito era retomar o trono. Discordo de você quando diz que ela não começou com o que vc chama de "estado de poder". Desde a primeira cena, ainda ao lado do irmão, o objetivo dos dois era retomar o trono. Sempre foi essa a motivação, a razão de ser da personagem. Sem isso, nem faria sentido a presença de Daenerys na trama. É o oposto de Jon Snow, que foi guiado pelos acontecimentos a se tornar um líder. Esse desejo de poder de Daenerys sempre esteve ali, mas o sofrimento pelo qual ela passou meio que tapou a visão do público para o lado mal da personagem. Eu poderia tecer uma comparação com House, que faz coisas tremendamente erradas, não apenas na profissão, mas o público foi guiado a simpatizar com ele. E quando ele despiroca de vez, (SPOILER) invadindo a casa da Cuddy com um carro, o público se choca e rejeita o plot, criticando os roteiristas. Sabe quando vc se apaixona de verdade por uma pessoa e não enxerga os defeitos, por mais que eles estejam ali? É o que acontece com Daenerys e House.
voce ta no lugar certo, to assistindo ROUND6 e realmente, roteiro é um jogo de estratégia....PURO XADREZ, metade racional, metade emocional....matemático....se não jogar a lógica correta dos eventos o melodrama não funciona...pra ele funcionar tem que pesar os eventos e bolar a trama dentro de uma super lógica ,pra fechar a matematica num apice de conflito, e dar o resultado ao final da estória e isso tudo junto tem que representar uma tese filosófica que acrescente algo a BIBLIOTECA HUMANA.é muita responsabilidade escrever bem....
12:05 a unica q eu acertei antes de assistir.
Uma coisa que eu gosto de fazer, apesar de n saber se é bom ou ruim é começar a historia quebrando os status quo dos personagens, quero começar num pico, pra n pararem de ler logo no inicio
Ótimo vídeo, conheci seu canal recentemente e já achei muito interessante, pretendo me engajar em arte audiovisual e suas dicas valem ouro, obrigado!!
Luke Skywalker no Último Jedi, o Ryan Johnson sob a "justificativa" de quebrar a arca clássica do personagem,ele não só destruiu um dos maiores heróis do cinema,como destruiu Star Wars. Bea por favor faça uma análise dessa aberração do Último Jedi
muito bom, Bea! adorei as dicas.
Muito obrigado pela tica de hoje pra mim escritas de roteiro escrever um série capítulo de roteiro escrever um texto muito páginas
Eu estou feliz aula hoje obrigada pela tica de hoje...
Sobre mudança de protagonista, podia analisar a serie Fear the walking dead, que ocorreu uma mudança grande da quarta pra quinta temporada.
Importante é o público. A crítica não acrescenta $$$$
8:41 A senhora, num vídeo sobre plot twist, tinha falado que uma boa tática era usar pistas falsas pra audiência achar uma coisa mas no final ser uma totalmente diferente
Explique
verdade kkkkkk
acho eu ( um simples achismo mesmo ) que ela quis dizer no outro video, sobre dar 2 pistas, uma sendo falsa e outra sendo a verdadeira, para gerar curiosidade no espectador, e depois no desfecho da trama ele entender que foi uma pista falsa, quase como uma piada funciona, você conta uma história direcionando a um ponto e depois reverte pra outro, que tbm faz sentido. Bom pelo menos foi o que entendi. No vídeo de hoje entendi que ela quis dizer sobre pista falsa, informações soltas, desconexas que estão em excesso no roteiro.
@@vinifreire8410 faz sentido, toda piada tem um plot twist kkkkkkkk
Béa já tem vídeo no canal sobre estatura narrativa?
Como fzer pilotos de programas para tv?
Para quem enviar esses projetis?
Show demais!!! Assisto aos vídeos com caderninho na mão!!
Sobre o quarto ponto: Lúcifer é um caso de mudança de caráter do personagem? Se for possível, queria ouvir uma análise sua sobre a série (que eu gosto muito! Mas queria entender mais os aspectos técnicos, os pontos fortes e fracos do roteiro).
A mudança em Lúcifer foi se dando ao longo da série. Não foi de um momento para o outro, apenas para que combinasse com uma determinada cena ou um determinado plot. Está mais relacionada com a evolução do personagem.
A morte de Luke Skywalker de "pum" nos fez chorar,chorar de ódio
Queria fazer um filme chamado Monalisa, você seria a Beaa(triz) principal
Topa ? Se ficar com raiva ,faz por menos ,pode acontecer um dia não pode ?
Mais um excelente vídeo. Parabéns!
Bea, estou escrevendo uma saga de 7 livros, e minha vilã ira voltar no terceiro livro, e eu queria uma briga entre ela e uma das protagonistas, que iria morrer(serão 4 protagonistas) e volta da vilã séria por causa dessa protagonista, mas tenho medo de mata-lá pelo último motivo que você falou.
Então é aí que vc deve se perguntar " a morte da personagem vai ter alguma relevância tão grande na história a ponto de eu me privar dela e da sua participação nos outros 4 livros restantes ? " pronto, aí vc já tem como avaliar sua decisão. Emfim é só um conselho baseado nas vezes que vi a Bea comentando isso no canal , mas vc que escolhe
Pode matar personagem sim. Só não pode matar pet. Aí eu desligo na hora.
Bea. Faz vídeo sobre o roteiro de Sex Education. A série é um aula de personagens!!
Quando a Bea falou de Plantar e não colher logo me veio Pretty Little Liars na cabeça.
Eu gosto demais de PLL, mas sinceramente, a série joga tanta coisa na sua cara que você fica: Que? Como assim? Pera! Que? Kkkkkkkkkk É muita coisa. Misericórdia.
Poderia fazer uma análise dos animes: One Piece e HunterxHunter? Dois excelentes em história!
Béa ,Se eu fizesse a seguinte passagem ¨Olha não esquece o guarda chuva ¨ eu não faria chover mas colocaria o personagem numa situação de perigo onde ele usaria o guarda chuva como única opção pra se defender.
Eu adoraria ver uma análise sobre o novo filme do esquadrão suicida, e seus subtextos.
1917 muda de protagonista, e o conflito continua.
pode falar sobre roteiros infantis?
Bea, fala sobre found footage, como escrever um roteiro, etc
Em caso de animaçoes a regra do 1 episodio pode ser tolerada pelo sistema de partes?, tipo vc so ter uma real noção do conflito nos 2 primeiros eps qq são uma estoria dividida?
Esse terceiro e super a característica principal do roteiro de Jojo Bizarre Adventure XD
Falou sobre matar personagens pra impactar eu já pensei no Eddie de Stranger Things. Não consegui ver razão alguma ali...
Parei de assistir vinkings pq o personagem morreu, o principal???
🎬🎭 Olá quanto custa o curso de roteiro online
Gostaria de escrever roteiro de cinema
Há um tempo atrás eu li uma comic que no meio dela, bruscamente o protagonista passa a ser um dos personagens secundários. Sem explicação nenhuma, simples assim. E o coitado que era o principal vira um coadjuvante que passa capitulos sem nem dar cara a tapa. Vou te falar que não fiquei boa não viu, terminei na força do ódio.
Analisa final space?
porque tem episódio ali que é plot dentro de plot recheado com plot numa bandeja de plot servido num plot pra um bando de plots.
Faz um vídeo sobre teeen wolf por favorrr so seu fã ❤❤❤❤
No The Walking Dead eu fiquei bastante impactado com a morte do Abraham, mas logo depois sinto o vazio que a narrativa deixou matando ele!!
A quantidade de vezes q matam um personagem pra impactar é tanta q nem conseguiria colocar nesse comentário kkkkkkkk😂😂😂😂
Béa, tenho uma dúvida, estou escrevendo uma história onde o protagonista muda de uma parte para outra, porém, o novo protagonista já era um personagem muito importante na primeira parte da história. Ambos têm o conflito em comum, e são amigos, mas eu quis mudar o protagonista por uma parte da história para desenvolve-lo mais, para ter um arco de mudança deste personagem. Nesta parte, o protagonista original troca de papel e fica como co-protagonista por um tempo. Você acha que tem problema?
O conflito compartilhado por eles é longo, por isso pensei que não seria um problema, mas eu quero saber a sua opinião. Eles têm um grupo de inimigos em comum, mesmo tendo motivos diferentes para quererem derrota-los.
Então o conflito central não é mudado, só o personagem principal.
Vlw
Até hoje não entendo porque o menino morre em clube das winx.
3:33
12:08
Incrível!
Adventure time dispara o conflito central no primeiro ep?
(Eu realmente não sei)
As duas últimas temporada de GOT pecou bastante em mudar o caráter dos personagens e planta tanto que acabou colhendo porra nenhuma. Achamos que a batalha da longa noite seria mais épica. Mas o Rei da noite é morto em um episódio sem lutar com o John Snow. Sem dizer que todo mundo esquece que os mortos da cripta de Wintefell podem ressuscitar e matar todo mundo. Bizarro.
Que delícia de vídeo
5:00 Netflix adora fazer isso
Não sei pq enrolam tanto
Por favor faz de teen wolf vaiii❤❤
lembrei do the walking dead
Os roteristas de hj deveriam aprender nesses videos, porque o que ta chegando de serie ruim
La casa de papel matou a Tóquio. Na minha visão, foi pra impactar.
A maioria das mortes em la casa de papel foram só para impactar. Porém como é uma série espanhola e na Espanha é comum o excesso de melodrama é aceitável.
acredito que foi uma jogada da serie, se realmente ela morreu, acho difícil eles conseguirem produzir um final de qualidade.
@@vinifreire8410 Tenho o mesmo pensamento.
@@LuizHenrique-hr9rd tomara que não acabe como prision break
@@vinifreire8410 É verdade. Pra mim, Prision Break e La casa de Papel são as melhores séries que já assisti.
Bea, seria uma boa fazer um vídeo na mesma pegada deste, só que invés de apontar 5 erros amplos, expor 5 erros em cada parte da história (começo meio e fim). Já geraria 3 vídeos a mais pro canal, e daria pra expor até exemplos q começam bem e terminam mal (ou vice versa) justamente por esses erros narrativos. O que acha?
J.K ROWLING, CHEGA AQUI, VEM APRENDER