Embrapa alerta para o bicudo-vermelho que pode dizimar coqueiros e outras palmáceas
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- A Embrapa Tabuleiros Costeiros está em estado de alerta para a possível entrada no país do bicudo-vermelho, considerado uma das piores pragas que afetam as palmáceas e que, no Brasil, pode atingir drasticamente plantações de coqueiro e dendê, inclusive as palmeiras ornamentais.
Também conhecido como bicudo- vermelho-das-palmeiras, podendo voar grandes distância, esse besouro foi detectado na Indonésia em 1972. Em menos de 40 anos, essa praga se espalhou no norte da África e na Europa mediterrânea. Em 2009 foi detectada na Califórnia e a partir de 2011, nas ilhas de Aruba e Curaçao com potencial possibilidade de chegar na América do Sul.
Por esse motivo, pesquisadores brasileiros e colombianos lançam o alerta aos produtores, pois ao detectar a presença do bicudo ou escaravelho vermelho, denominado cientificamente Rhynchophorus ferrugineus (Coleoptera: Curculionidae), é recomendável entrar em contato urgente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A agressividade da praga pode afetar 28 gêneros de palmáceas que vão desde as ornamentais como Phoenix canariensis até as palmeiras comerciais de importância agrícola como coqueiro e dendê que também compõe a paisagem do país podendo afetar inclusive o turismo.
Em face dessa ameaça, pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros unem esforços em parceria com os pesquisadores colombianos da Corporación Colombiana de Investigación Agropecuaria (Agrosavia), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal ) em trabalhos de pesquisa de controle e combate à praga.
“A praga já chegou nas Antilhas, Aruba e Curaçao, a 50 quilômetros da costa venezuelana. Devido a grande capacidade de dispersão, esta praga pode invadir países com grandes extensões de palmáceas comerciais como Venezuela, Colômbia e Brasil. Os estados do Pará e Roraima podem já serem a porta de entrada no Brasil”, afirma o pesquisador colombiano Juan Pablo Molina, da Agrosavia, especialista na praga, lotado na Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento (UEP) em Rio Largo, Alagoas, vinculada à Embrapa Tabuleiros Costeiros, sediada em Aracaju.
Juan conta que em Múrcia, Espanha, o bicudo-vermelho chegou em 2003 e em 2007 todas as palmáceas, a maioria ornamentais, foram exterminadas, sem ter a possiblidade de controle. “O bicudo-vermelho e seus ovos podem chegar em mudas vindas de países onde já existe a praga. A América do Sul tem todas as condições de clima, umidade e alta temperatura para se desenvolver rapidamente, alerta ele. “O inseto ataca culturas permanentes. Isso é muito mais grave do que atacar culturas semestrais”, complementa.
“O bicudo vermelho é altamente prolífico. Uma única fêmea pode colocar de 200 a 400 ovos e desenvolver quatro ou cinco ciclos dentro do tronco da planta, até causar a sua morte. Após sair da planta hospedeira, os novos adultos podem ´colonizar´ outras e exterminar uma plantação inteira” afirma Aldomario Negrisoli, também pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, e que desenvolve trabalhos na UEP de Rio Largo. “O bicudo vermelho tem potencial de ser muito mais danoso do que outros besouros que atacam as plantações no país.”, complementa.
Os produtores podem ajudar colocando armadilhas atrativas com material vegetal (cana-de-açúcar) com feromônio nas suas plantações para detectar rapidamente o bicudo-vermelho. Assim que detectá-lo recomenda-se entrar em contato urgente com o SAC da Embrapa pelo telefone (79) 4009 1344 ou pelo link www.embrapa.br... .
Veja como construir a armadilha:
• Como montar armadilha ...
Quer saber mais sobre esse assunto. Localizou o bicudo-vermelho?
Entre em contato com o SAC da Embrapa:
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
Veja e ajude a divulgar o folder de alerta:
ainfo.cnptia.e...
Caso tenha suspeita de ter encontrado o bicudo vermelho, você também poder entrar com a superintendência do Ministério da Agricultura mais próxima. Veja os endereços:
www.agricultura...
Reportagem realizada pela TV Aperipê, emissora estatal de Sergipe, parceira da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Repórter Patrícia Dantas. Imagens Weslen Cruz.
Consulte também o serviço de Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e) que reúne informações sobre tecnologias produzidas pela Embrapa com coleções em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão, com linguagem adaptada para produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola.
www.infoteca.c...
Consulte também nossa base de dados da pesquisa agropecuária. Textos técnicos e acadêmicos
www.bdpa.cnpti...
Essa praga matou 4 coqueiros em casa, e olha que moro em casa e nao em fazenda
Já vi aqui no norte e n foi em plantação Grande, foi no meu jardim . Em um dia esse bicho acabou com uma planta minha e eolha que era só um.
Encontrei um em Capão da Canoa, litoral norte do Rio Grande do Sul, dia 09/07/2023, cortou duas folhas de uma palmeira adulta. Por enquanto só achei um.
Tem certeza que era esse bicho mesmo? Eu queria uns exemplares dele pra criar. O lixo de um é o tesouro de outros.
Destruindo as canariense usadas pra paisagismo.
Já tá no Brasil
Fora do país eles criam em cativeiro para dar a criação como patos e outros
Este bicudo mata