Sou pintor e sempre uso o selador antes da massa corrida, porque além de proteger e me dá mais segurança na aplicação , a massa não se mistura com a areia do embolso e a massa encorpa e dá um volume melhor pra trabalhar.
A QUESTAO NAO E SOLTAR AREIA, A QUESTAO E QUE A SELADORA ACRILICA AJUDA NA ADERENCIA E NA IPERMEABILIZACAO, EU SEMPRE APLICO SELADORA ACRILICA ANTES DE EMASSSAR SEJA MASSA PVA OU ACRILICA.
Eu trabalho com pintura e não costumo passar a seladora primeira mente eu passo uma lixa na parede crua logo depois eu passo uma vassoura e depois aplico a massa e fica muito bom o trabalho
Bom dia! Moro em casa geminada, estou refazendo reboco pois a casa é velha e reboco é fraco. Como não sei o que é do outro lado do vizinho, é interessante aplicar hidrofulgante sobre meu reboco novo para evitar futuro dano a massa corrida? Ocorrerá mesmo caso de menor aderência como comentado do selador?
Parabéns pelo vídeo. Não há só uma resposta certa. Cada caso é um caso. Seladoras têm a função de selar a superfície (o nome já diz). Ou seja, preencher os poros e fixar algum material solto (areia, por exemplo). Por ser um produto mais barato, evita-se o gasto maior com produtos mais caros para preencher esses poros (tinta, por exemplo). Evita-se também o uso de lixas para retirar o material solto. PORTANTO, se o custo (material + mão de obra) de aplicar seladora e depois a massa corrida for menor do que o custo de aplicar a lixa e depois a massa corrida, vale a pena usar a seladora, e vice-versa.
Sou pintor profissional e costumo dar garantia no meu serviço com aplicação de SELADOR antes da massa e tem resultados muito bons. Tenho várias indicações de serviço o ano inteiro
sou pintor a bastante tempo, e aplico seladora acrílica , pois eu acho que fica melhor para aplicar a massa corrida, até porque fundo preparador e pra partículas solta de embolso velho, soltos etc.. mais cada proficional trabalha de um jeito ❤
Pelo video o reboco esta perfeito!!! Tem pedreiro que não penera a areia e fica um reboco grosso pra parte interna ai dificulta na hora de emassar é complicado
Boa tarde meus queridos ,com respeito a opinião e ponto de vista de cada um,eu sempre usei selador antes de emassar e nunca tive nenhum tipo de problema nem reclamação e trabalho dessa forma a 25 anos,mas cada um tem o seu jeito de trabalhar e cada caso é um caso ,mas respeito a forma de cada um trabalhar.
Já emassei parede sem aplicar selador,e realmente é muito mais difícil de esticar a massa e tem momentos em que a massa não adere e solta na hora de esticar a massa,tenho 57 anos e trabalho em obra desde os 13 anos com o meu pai e que era mestre de obras,passe a seladora na parede crua o serviço rende mais ,use fundo preparador quando o emboço estiver fraco e esfarelando na parede
Boa Irmão ! Tenho 40 anos de experiência e também já apliquei muita massa sem selador ou fundo preparador. Mas depende muito do reboco que foi feito , muitas vezes com essas argamassas prontas que não valem nada ( massa fraca ) que parecem mais farofa.
Sou engenheiro, meu avô era gerente de obras de edifícios e rodovias, meu pai era técnico projetista e chefe de secretária e fiscal de obras do município. Desde moleque que via os dois discutindo como fazer a melhor aplicação de exterior e interior de paredes. Na verdade, não tem uma fórmula que abrace todas as situações das casas. O importante é respeitar as indicações básicas dos fabricantes, testando sempre um pouco para mais a concentração do produto, para chegar à condição ideal. Depois que alinhar a teoria à prática, o profissional sobe de nível com sua própria percepção de melhoria avaliando o resultado final com os próprios olhos. A boa prática e um material de bom a excelente é o que vai fazer sua obra ficar com o resultado que sua esposa nunca irá questionar (pois elas que tem o olhar clínico e que bate o martelo no final). A minha melhor lembrança dos meus melhores professores é que o barato sai caro. Escolha um bom profissional e melhores produtos. Vai dar certo! Avante mais uma obra!
Também o reboco desse pedreiro parece uma placa gigante de drywall👏👏👏. Aí dá até gosto de emassar. Agora quando a gente pega uns rebocos que parece um chapisco, realmente não tem como aplicar massa direto. E haja espátula pra tentar nivelar antes tirando os pedaços de cimento kkkk
É importante lembrar que se seguirmos os procedimentos do emassanento corretamente o reboco será lixado como mostra o vídeo então obviamente não haverá areia soltando da parede no momento da aplicação da massa corrida, correto, posteriormente ao lixamento do reboco é necessário uma limpeza da parede para remover grãos de areias e poeira resultado do atrito da lixa na parede , agora estamos na parte interessante, se o reboco não estiver com a proporção ideal de cimento , granulometria da areia média e fina , mistura homogêneo e desempeno no tempo correto sem molhar exageradamente a parede ,ou seja um reboco mesmo forte mas mal dosado ,misturado e mal aplicado a influência do atrito da lixa na hora da remoção das areias pode revelar alguns pontos de fragilidade na parte superficial do reboco que pode vir a soltar alguma areia na hora da aplicação da massa corrida então a questão não é se o profissional está certo ou errado em aplicar seladora antes da massa e sim deverá avaliar a necessidade da aplicação da seladora , exemplo: a parede foi lixada e você percebe que o lixamento afetou a superfície do reboco onde parece gerar uma poeira quase infinita mesmo passando uma vassoura de cerdas finas então amigo nesse caso a seladora vai eliminar esse pó prendendo-o no componente acrílico que terá a função de Ponte Aderente e (não de impermeabilizante ) mesmo que pelo fato de retardar a secagem da massa corrida proporcionando uma ótima e flexível primeira de mão favorecendo principalmente os profissionais que utilizam lâmpadas para o efeito luz e sombra na aplicação da massa corrida deixando cada demão suavizada e posteriormente um lixamento super confortável conferido a lâmpada com o efeito luz e sombra para ficar liso igual vidro. Caso o reboco esteja ruim e nessa poeira infinita não usar o selador acrílico aí sim vai comprometer a qualidade final ,principalmente quando ocorrer a absorção da tinta pois nessa hora é rezar pra não aparecer bolhas. Agora um reboco isento de poeiras e anomalias a massa corrida vai fixar de boa no reboco sem seladora, exceto se você utilizar uma Xing Ling Massa kkkk Um abraço a todos do canal Engenharia na Prática !!!
Meu amigo tu ficou meia hora pra escrever isso tudo, eu nunca li um texto tão grande, mas esse eu resolvi ler só pra ver se valia a pena, e valeu, tu se expressa muito bem, belo comentário.
O Selador Acrílico foi desenvolvido para "Selar" a parede e gerar economia na hora de aplicar o latex, porém, uma parede emassada substitue a função "selar", ou seja, não é necessário selar a parede após a aplicação de massa PVA. Então devo aplicar antes? NÃo! O selador não é um fundo para massa PVA! Ele não tem a função de segurar partículas e nem gerar economia na massa. Na teoria, o reboco fica soltando grãos de areia, uns soltam mais, outros soltam menos, mas soltam. O produto indicado para segurar essas partículas é o FUNDO PREPARADOR. Entrando na prática e saindo da teoria, se o reboco for novo e estiver bem firme suas partículas, é possível emassar direto no reboco, pois fazendo assim a secagem vai ser muito mais rápida, proporcionando o pintor ganhar tempo, e tempo é dinheiro, sem contar que a massa vai penetrar com mais facilidade nos poros da parede. Sabemos que nem sempre a teoria anda junto com a prática. Se for para fazer o correto teoricamente seria passar FUNDO PREPARADOR. Mas definitivamente, Selador Acrílico é desperdicio de material aplicá-lo antes da massa PVA, independente das condições da parede.
Amigo eu TB tenho experiência. Se aplicar o selador antes da massa, posteriormente massa terá uma secagem menos rápida, facilitando a trabalhabilidade para o mais liso possível TB . Principalmente quando se trata de rebolco de teto.
@@davilopez842 se você quer retardar a secagem da massa o recomendado não é selador, a função do selador é somente para reboco novo antes de receber o latex. O recomendado neste caso seu é o fundo preparador.
Olá, amigo! Será que alguém aqui poderia me ajudar numa dúvida por favor?! Apliquei massa corrida como é orientado no vídeo, porém, só agora percebi que amassa parece não ter aderido muito bem na parede. Ela não está caindo do nada, mas se eu quebrar a parede em algum, percebo que a massa solta muito facilmente. Estou preocupado, pq já está aplicado e lixada a massa em toda a casa, só não pintei ainda. O processo foi, lixar a parede, limpar e a plicar a massa sem nenhum fundo. O reboco está bem feito e bem liso. Alguém poderia me dizer se existe algum produto que eu possa aplicar antes da pintura? Desde já agradeço!
Você vai aplicar o fundo Preparador para paredes, aguardar o tempo de secagem (atrás da embalagem) e aplica a tinta. Porém é bom ver sobre essa situação que vc mencionou! Você aplicou a massa e aguardou qual tempo para fazer o lixamento? Vc já usou dessa massa antes? Dica.. se precisar de corrigir o trabalho, corrija. Sai mais barato!
Trabalhei muito tempo com pintura e ja fiz das duas formas com e sem o selador na verdade solta areia se ficar alguma parte sem lixar e depois de lixado é bom dar uma varrida na parede pra poeira não intervir na aderência da massa a parede sem selador da uma ancoragem maior pra massa ora que os poros da parede estão abertos
O selador é utilizado apenas quando for pintar a parede de reboco sem massa corrida, ele serve para economizar tinta. Em reboco velho que está soltando partículas ou gesso, utiliza-se o fundo preparador de paredes antes da tinta ou massa corrida/acrílica, que faz a vez de agregador de partículas e não deixa a parede descascar.
@Claudinei Santos, por favor me tira uma dúvida, pois não trabalho com obras. Eu tinha no cômodo da casa, paredes dominadas por mofo...após ser resolvido a infiltração ascendente na parte externa e ter limpado o mofo das paredes, eu apliquei seladora nas paredse para impermeabilizar e depois, com rolo mesmo, passei a massa corrida por cima. Em seguida com rolo eu pintei com tinta acrílica premium. O problema é que em uma pequena parte apresenta uma falha, que depois de tudo ficou ligeiramente amarelada, calcificada e esfarelada. Talvez o reboco esteja soltando nesse pedaço. Como eu resolveria isso? Teria de quebrar essa parte da parede e lixar até tirar esse reboco fraco e refazer tudo de novo depois? Ou eu teria que lixar tirando até o reboco fraco e aplicar um fundo preparador antes? Obrigado.
@@ThiagoAthanor seguinte, você resolveu a infiltração pelo lado de fora da parede certo? Depois de ter certeza de que não está mais infiltrando água pra dentro da casa, se a parede por dentro já tiver tinta, você aplica o fundo preparador branco a base de solvente, passa duas de mãos, só em cima da mancha amarela, depois da uma lixadinha com uma lixa fina 240, e volta a aplicar a tinta de acabamento final a mancha não vai mais aparecer
passei massa acrilica e depois pintei minha parede externa (pega chuva) soltou tudo depois da chuva (deu bolsões de ar por dentro) Não apliquei nenhum fundo preparador. Foi meu maior erro ... kkk vou ter que arrancar tudo.
Fundo preparador: usado em superfície calcinada ( esfarelando ). E também usado em superfície porosa ( gesso ), onde o gesso não tem alcoragem para tinta e massa. Não usando fundo preparador no gesso, tanto a tinta como a massa aplicada formam apenas uma casca em cima do gesso. Selador : usado em superfície firme ( ou reboco novo).
Isso ai vai da qualidade do reboco, eu não trabalho nessa área, más peguei uma casa, que não tinha como passar a massa, o pedreiro reboco a casa com areia grassa, lixei algumas partes más não saiu os grãos de areia, tive que dar 3 de mão.
Bom... Sou pintor a 21 anos e afirmo e provo q pra vc que trabalha com fino acabamento e uma pintura de qualidade, solta sim uma hora ou outra, não existe reboco q não solta, e depende muito da qualidade da massa q vc aplica, se vc aplica uma massa de baixa qualidade, ela não vai segurar sobre o reboco.. porém se vc utiliza uma massa de boa qualidade, ela vai fixar bem sobre o selador, a principal finalidade do selador é a impermeabilização e não a fixação da massa... Eu não recomendo não utilizar o selador, qndo vc faz uma boa impermeabilização, vc tem uma durabilidade infinitamente maior do conjunto da pintura. Fato.
@@engenharianapraticaoficial com todo respeito, também aplico massa direto no reboco mas nem toda obra tem um reboco maravilhoso igual do vídeo, pego cada bomba: reboco mal camurçado, com crateras, soltando areia mesmo depois de lixar ... Negocio é feio!
É muito simples! Pega a massa Suvinil. Lê as instruções. O que for indicado faz. É impossível que esse pessoal vai falar besteiras. Faz o que indicar o fabricante. Agora não vai seguir instrução de qualquer por aí...
Cada reboco é uma realidade diferente, esse do vídeo tá ótimo também trabalho c pintura de parede e não uso selador pra aplicação da massa corrida, acho q o reboco absorve melhor a massa sem o fundo dando uma resistência maior
trabalho com pinturas à 32 anos ,sempre usei seladora, parede crua risca quando passa desenpenadeira, fundo preparador em paredes velhas,reboco novo não.
Já apliquei com e sem selador, mais cá nós, achei melhor com selador, mais sem selador, tem é mais rápido e puxa a massa mais rápido, e vc tem quê da uma lixadinha bem boa pra tirar todas as areias soltas, blza aqui foi uma opinião de um mero pintor, valeu fui , DFpintura's.
Minha experiência como gerente de obras desde 2009 na região sul do Brasil, próximo ao litoral: Se o reboco for feito com massa pronta, de usina, e deixado curar o devido prazo, não solta mesmo, nadinha. Se a massa do reboco for feito em obra, com traço com mais areia, e pouco cimento (por razões de economia), e especialmente se não deixar curar bem, (uma ou duas semanas) ele vai soltar areia. E mesmo lixando vai continuar soltando, pode lixar até chegar no tijolo! Acho que dá pra resumir assim: - Economizou na massa? Vai ter que gastar com o fundo preparador, se tiver realmente soltando bastante. Selador é mais pra facilitar o trabalho de espalhamento da massa. Mas mesmo assim não há ganho significativo, a meu ver.
Não entendo nada desse assunto, pois não trabalho na área. Mas se puderem tirar uma dúvida: Eu tinha no cômodo da casa, paredes dominadas por mofo, após ser resolvido a infiltração ascendente na parte externa e ter limpado o mofo das paredes, eu apliquei selador na parede para impermeabilizar e depois, com rolo mesmo, passei a massa corrida por cima. Em seguida pintei com tinta acrílica premium. O problema é que desde antes de tudo isso, no reboco haviam falhas, pedaços esburacados devido a infiltração anterior...então depois de eu ter feito todo o procedimento, essas falhas começaram a ficar ligeiramente amarelada, calcificada e esfarelada. Como eu resolveria isso? quebrando essa parte da parede e lixando até tirar o reboco fraco e refazer tudo de novo depois? Obrigado.
@@ThiagoAthanor A alvenaria permaneceu úmida, Thiago! O ideal é tratar a origem da umidade. Geralmente, umidade ascendente envolve um trabalho de manutenção das fiadas iniciais da parede e de isolamento da viga baldrame na base da parede. Eu sugeriria abrir o reboco pelo lado externo, na base da parede até uns 60cm até expor os tijolos. Retirar a umidade dos tijolos (pode haver até mesmo água presa dentro deles) fazendo pequenos furos e usando soprador térmico. Será importante avaliar a condição de impermeabilização da viga e altura do solo em relação ao tijolo. Talvez seja necessário fazer uma drenagem com brita. Existem diversos produtos para tratamento de umidade em alvenaria, mas acho que poucos resolvem tão bem quanto vedapren parede, smart resina e/ou rebotec; Qualquer um desses produtos alcança um nível excelente de tratamento, mesmo em casos severos, se seguidas as instruções de uso. Usando qualquer um desses produtos, é só refazer o reboco e finalizar a parede. Provavelmente você terá que repintar a parede no lado interno, mas nunca mais a umidade irá retornar.
Cara, no meu caso o pedreiro rebocou o banheiro de uma forma porque pensou que ia ser todo no revestimento, sendo que só vou revestir a parte do box , ou seja, as paredes estão soltando aquela areia, ele me disse que ou reboca de novo como fez na casa toda, deixando lisinho, ou eu passo massa corrida acrílica que também resolve. Nesse caso oq me aconselha? Não vou ter gastos a mais com mão de obra pra rebocar e dxar fininha a parede sem esfarelar, mas se eu for emassar eu vou ter que pagar alguém pra emassar e comprar a massa acrílica que inclusive é mais cara, o que é ideal nesse caso? Peço pra rebocar novamente ou deixo com está e passo massa corrida? Sempre achei que a massa corrida não pegava bem nas paredes que esfarelam
Tudo bem, quando vc mesmo faz o reboco aí tá tudo certo, mas na maioria dos casos vc já pega as paredes prontas pra aplicar a massa e se a massa tá fraca como é que faz?
A comparação do vídeo com.olguns comentários são divergentes as opiniões de dividem, então me parece que aplicar ou não é regra, particularmente aprendi a 39 anos quando comecei na pintura é que deveria aplicar o selador antes da massa,mas respeito as opiniões ,no final o que vale é o serviço ficar a contento, abraço aos colegas pintores aprendo muito com vocês.
Sou pintor a 30 anos se voce pegar um reboque bom ate nao sou contra nao mas geralmente isso fica s desejar em muitas obras dependendo da parede precisa aplicar fundo preparador mas em seguida o certo é aplicar selador se nao aplicar o selador a massa demra muito pra secar blz espero ter ajudado muito obrigado
Sempre uso selador antes da massa. Serviço fica de outro nível até porque ele ajuda a nivelar toda impureza que aparece nas paredes novas devido serviço técnico de pedreiro ou areia que já vem toda contaminada além de selar toda parede evitando de dificultar na hora de lixar e pintar..
Também essa parede é tão lisa que parece uma placa de gesso, o profissional é excelente e peneirou bem o material e usou uma areia bem fina, aí vai funcionar bem.
Tem o porem eu pinto bastante AP aqui em são Paulo o engenheiro me perguntou o pq de tanto bolhas em uma nova pintura na já existente a falta de seladora a massa fica velha ao receber tinta a por causa da diluição com a água ela ultrapassa a primeira camada da tinta e quando chega parte da parede bruta cria as bolhas empurra a camada de tinta por falta de selagem! vai dos imóveis tem área úmidas também as bolhas são a nossas dor de cabeça...😅👍🏾
Bom dia , achei o video muito valido, informo que cada caso e um caso. Isso varia de regiao p regiao e de profissional p profissional. Trabalho em obras a mais de tres decadas, aprendi com muita gente boa no mercado que , o procedimento adequado seria; 1.Embolso tem que ser queimado. 2.Lixo a parede. 3.Aplico uma d mao de Selador. 4.lixo suavimente o selador. 5. Aplico a massa. 6. Lixo a massa. 7. Aplico uma d mao de selador. 8. Aplico duas d mao de tinta. Obs. Gostei do canal, pois tem batantes coisas tecnicas, e isso e muito valido. Espero ter contribuido com minha experiencia .
Trabalho como pintor há 20 anos e também elas só sem selar nunca deu plobema só selo paredes com reboco com gesso fundo preparador ou direto no gesso sou de Teófilo Otoni Minas Gerais ❤❤❤
Depende do reboco msm e de fazer um lixamento bom mais tem reboco qto mais vc lixa mais ele solta areia aí certo é entrar com fundo preparador,mais o jeito de aplicar passar também influência a massa se passar raspada se o reboco tiver fraco vai sair um pouco areia do reboco,seladora já fala nome seladora vai selar a parede, muito passa selador pra fazer massa rolada com Berox, no reboco direto massa terá mais absorção na parede secará mais rápido,
Tem aplicar fundo preparador ele segura as pedrinhas poeira e o principal isolar o cimento . Passando direto massa com o tempo a massa descola da parede e além disso a desempenadeira corre melhor e não esfarela a parede .
Depois de analizar os depoimentos chego a conclusão decque não há mal nenhum usar selador, agora se for por economia, não use....também fica a dica: reboco ruim não será o selador que irá garantir que fique bom...
O selador não foi criado pra economizar tinta,ele tem um papal bem específico que é como nome fala selar a parede tirar a poeira e deixar a parede mais limpa e menos porosa para receber a tinta ou a massa corrida, agora é mais rápido e talvez econômico passar direto a massa na parede, cabe ao profissional fazer ou não
Trabalho com pintura há 21 anos e parede que não solta pedrinhas são raras ,sou inscrito no canal gosto dos conteúdos, mais estou falando por experiência. Trabalhei em obras muito grandes como parque olímpico no Rio de Janeiro entre outras volto a falar parede assim são raras .sou de São Paulo capital aqui também são raras .
Reboco novo .selador .reboco estrelando fundo preparador .e selador.quando vc aplica massa direto além de arranhar por causa das pedrinhas na hora de lixar fica sombreado e é mais difícil de pintar .
Esse reboco aí tá excelente não precisar de selador não, depende muito de cada rebocos aí sim. Sendo reboco ótimo igual esse massa corrida sem selador fica até melhor. Vídeo bem explicado tbm.
Depende da condição da parede tiver sólida firme. E sendo interna sem problema pode aplicar a massa direto porém lixar e tirar o pó. Ao aplicar a massa não raspar aplicar cheia e assentar a massa sem deixar rebarba
Bom dia , acabei de assistir ao vídeo , gostei , bem especificado , a minha pergunta não é diretamente sobre o vídeo mas tem há ver . Estou com problema de mofo parede escura , resolvi o problema da humildade externa , passei vários produtos que me indicaram mas não limpou a parede : a pergunta é que devo fazer pra ter um bom resultado , lixar a parede e pintar , lixar aplicar fundo preparador e pintar , retirar o reboco e rebocar novamente , falaram até de aplicar argamassa sobre o reboco e seguir com a pintura , que você me indica , aconselha , tecnicamente , custo benefício , e sem dúvidas o melhor opção no que diz respeito a preço , Deus abençoe ficarei muito grato com tua orientação , sucesso . Vou me inscrever como agradecimento ok .
Aqui aplico fundo preparador para repintura nas partes que trincou a massa depois de retirar a parte danificada. Depois aplico a tinta encima do fundo preparador, mas sempre depois de uns anos tenho que refazer o mesmo procedimento
Emassar reboco de massa pronta e uma coisa .reboco aqui no Rio e de areia grossa .mesmo lixando com a calafate .fica as pedrinhas .e se for pintar de branco tem que dar mas demaos.por que fica manchas escuras após lixar 3.eu tenho 30 anos de pintor 3.eu sei o que eu estou falando .aprendi foi na prática pra depois conhecer a teórica.
Vendo ai o reboco tem um altíssimo acabamento com isso a dispensa do selador ou fundo acaba sendo optado. Mais vendo o vídeo e prestando atenção percebemos que nesse caso qualquer um dos procedimentos podem ser adotados. Entender cada material faz com que vc explique com clareza para o cliente dando a ele a opção mais favorável. Com isso nós profissionais temos que nos qualificar, estudar e ler o que cada produto descreve.
Gostaria de saber se algum profissional voltou na obra, depois de um ano e meio, para saber como estão as paredes. É muito fácil dizer que faz de um jeito ou de outro, depois de pronto vai embora, e o problema se aparecer, nem fica sabendo.
Bom dia...não sou pedreiro nem pintor! Aqui na minha região(Paraná) as obras são rebocadas e depois usado cal fino pelo pedreiro. Nessa situação aonde vai cal fino qual seria o procedimento????
Selador e um fundo importante antes da massa corrida q não permite q poeira nem predrinhas prejudiquem o melhor acabamento por isso sim o uso é importante
Boa noite Elber ! Eu também sou pintor aqui em salvador bahia . E essa história de selador em uma parede com um bom reboco, realmente é disnecessário é gastar dinheiro e material, valeu pelo video muito bom.
Em questão de soltar areia, no meu ponto de vista depende muito do traço da massa e da qualidade e tipo de areia e acabamento do profissional,pra mim tem que ser avaliado antes
sempre usei fundo ou seladora nunca ti e reclamações, se o reboco for 100% top e não soltar pedrinhas ou areia pode sim aplicar sem ND mas pra isso vai depender do que o pedreiro coloca na massa a maior parte dos rebocos que eu pego pra trabalhar estão precários precisa sim vir com no mínimo fundo preparador senão fica impossível esticar massa
Temos que aplicar a seladora ou tinta para agregar ao reboco muitas paredes estoura a massa com o tempo textura solta em menos tempo sou pintor e vejo várias besteira e fora que vai economizar muito mais massa corrida.
Se for aplicar a massa com o rolo a parede sem selador. A massa puxa rápido..com selador Demora mais puxar e fica melhor pra esticar com desempenadeira
Realmente o selador e o fundo preparador não tem a necessidade , mas quanto a areia soltar , por obviedade em um embolso feito da maneira correta não solta mas se tiver cal na massa solta e não é pouca areia , onde se faz necessário a aplicação do agregador de partículas que no caso é o fundo preparador .mas no geral cobra se muito do pintor e nada do pedreiro .
Depende muito de quem faz a parede, se o emboço estiver bem feito até que pode aplicar direito na parede, a questão é, e a durabilidade dessa pintura quanto tempo ela vai aguentar segura na parede por esse motivo não aceitaria que um Pintor fizesse isso na minha parede.
Bom , eu penso assim...eu aplico selador sim com reboco novo, aliás esse é o procedimento certo...necessidade não tem, mais como selador é um produto mais em conta , ajuda muito a economizar massa corrida e isso é fato, além de não soltar as pedrinhas quando areia é grossa , ajuda no rendimento da massa...aliás fundo preparador só se passa em parede calcinada, esfarelando e não em parede nova...bom trabalho a todos
Seladora ou fundo preparador são produtos testasdo e aprovados por isso devem ser usados sim cada pintor deve saber analisar o substrato a ser determinado qual produto usar bem como a parede em excelente estado como a do vídeo caso não deseje usar Seladora
Parede com mais de 40 anos e reboco fraco de cimento vai soltar areia, pedaços e afins. Reboco excelente como disse o pintor não vai precisar mesmo de um complento fixador do reboco. Minha casa é antiga e muitas partes da pintura andam soltando rsrsrs.
Gostei. Percebi que a elétrica foi feita por "baixo" da laje. Quais as situaçães em que essa forma é indicada ? Sugestão de video: a importancia e as formas de distribuição dos eletrodutos na laje. Abraço.
Qnd for uma obra que tenha muitos circuitos, iluminação pesada, Índico por baixo. Obra simples pela laje. Outra dica! Você já faz o caminho dos circuitos com menos volta, gerando economia de fio etc.. abraço!
👏👏👏👏👏 o selador tem uma única função. Enriquecer a indústria. O produto entrega 5 por cento do que promete. Sou pintor há 40anos e tenho conhecimento de causa. Porém jamais discuti com eng., arquiteto ou cliente.
Eu não uso seladora para emassar parede porque a massa fixa melhor direto no reboco,basta lixar antes o reboco com uma lixa ferro 36 e retirar toda areia solta
Ok. Parede nova. Zero. Agora parede velha,soltando massa e reboco ? Raspa tudo e passa fundo preparador ou selador antes de fazer argamassa ou massa corrida ? Arranca reboco solto e depois ? Abraço. Parabéns. Top.
30 anos de pintor,reboco novo massa direto na parede. selador e pra pintura direto no reboco ou pra aplicar grafiado. fundo preparador reboco velho esfarelando,ou parede pintado com cal.
Nossa, que bom ver esse vídeo, ontem fui comprar a massa corrida e o vendedor da Leroy Merlin não me deixou segura se precisa ou não aplicar o selador.
O problema é que a maioria dos meladores, não pintores, só querem saber de ganhar o 💰, tão pouco ligando pela qualidade do serviço e pra economizar pro cliente, lixar antes da massa é perda de tempo pros meladores, pintor profissional mesmo tá raro, só da boca pra fora !!
tudo tem que começar bem feito desde quando começa a colocar os tijolos e reboco, a lugares que de tão torto o reboco quando vai passar o rolo com tinta pega só os cantos do rolo kkk sobre meladores, geralmente pintores que falam que gostam de fazer so por fora textura, projetado e etc são bem ruins de acabamento ou pegaram muito barato
Caso a parede já tenha sido emassada e pintada, porém sofreu infiltração e umidade, e a tinta está soltando, é melhor passar o selador de parede antes ou dps de aplicar a massa ?
A areia do reboco se solta no contato da desempenadeira com o reboco, por isso tem que aplicar a massa de forma que a desempenadeira não entre diretamente em contato com o reboco. Mesmo se tiver selador ou fundo, vai soltar.
reboco cru eu lixo pra retirar o excesso limpo bem aplico fundo preparador, após secagem umas 4 horas depois aplico o selador se o reboco estiver muito feio para puxar menos e selar para não ficar com ar
Como a parede igual essa aí tudo bem não usar o fundo preparador mas com as paredes que a gente trabalha aqui seria impossível trabalhar sem o fundo preparador
Sou pintor e sempre uso o selador antes da massa corrida, porque além de proteger e me dá mais segurança na aplicação , a massa não se mistura com a areia do embolso e a massa encorpa e dá um volume melhor pra trabalhar.
ruclips.net/video/3Fwdw0ksBV8/видео.htmlsi=wzrF3W2UoSDCviQH
Não sou pintor, mas passei o selador na parede de casa sem lixar, posso passar a massa corrida sem ou precisa lixar primeiro???
@@lucaschaves8858 também queria saber.
Assiste o vídeo
Assiste o vídeo
Agora vai em obras aleatórias, mostra a parede com reboco novo e avalia se precisa ou não de selador. Cada caso é um caso. 🤗
A QUESTAO NAO E SOLTAR AREIA, A QUESTAO E QUE A SELADORA ACRILICA AJUDA NA ADERENCIA E NA IPERMEABILIZACAO, EU SEMPRE APLICO SELADORA ACRILICA ANTES DE EMASSSAR SEJA MASSA PVA OU ACRILICA.
@@pontaletepinturasperda de tempo e dinheiro,eu so aplico selador em reboco que vai pintar sem massear!
Eu JAMAIS te contrataria Fora que selador é uma mixaria, economia inutil ainda... @@fabwernke5256
Eu trabalho com pintura e não costumo passar a seladora primeira mente eu passo uma lixa na parede crua logo depois eu passo uma vassoura e depois aplico a massa e fica muito bom o trabalho
@@maiconviana1913 Matou a charada... esse sim é o melhor método.
Quer MAIS VÍDEOS SOBRE TINTAS...PINTURAS.
DÚVIDAS...
ruclips.net/p/PLZ1m2hZ-T4jbL3LQmlwdppy40MIUJEBMK
Bom dia! Moro em casa geminada, estou refazendo reboco pois a casa é velha e reboco é fraco. Como não sei o que é do outro lado do vizinho, é interessante aplicar hidrofulgante sobre meu reboco novo para evitar futuro dano a massa corrida? Ocorrerá mesmo caso de menor aderência como comentado do selador?
Boa tarde o nome da empresa Emerson manutenções serviços Gerais
Parabéns pelo vídeo.
Não há só uma resposta certa.
Cada caso é um caso.
Seladoras têm a função de selar a superfície (o nome já diz). Ou seja, preencher os poros e fixar algum material solto (areia, por exemplo).
Por ser um produto mais barato, evita-se o gasto maior com produtos mais caros para preencher esses poros (tinta, por exemplo).
Evita-se também o uso de lixas para retirar o material solto.
PORTANTO, se o custo (material + mão de obra) de aplicar seladora e depois a massa corrida for menor do que o custo de aplicar a lixa e depois a massa corrida, vale a pena usar a seladora, e vice-versa.
Cara se o selador fecha os poros a massa não fixar corretamente o certo é usar fundo preparador fecha só pequenos poros
A minha preocupação é saber se a massa aplicada direta no reboco vai aguentar mais que a aplicada com SELADOR?
Sou pintor profissional e costumo dar garantia no meu serviço com aplicação de SELADOR antes da massa e tem resultados muito bons. Tenho várias indicações de serviço o ano inteiro
sou pintor a bastante tempo, e aplico seladora acrílica , pois eu acho que fica melhor para aplicar a massa corrida, até porque fundo preparador e pra partículas solta de embolso velho, soltos etc..
mais cada proficional trabalha de um jeito ❤
Pelo video o reboco esta perfeito!!! Tem pedreiro que não penera a areia e fica um reboco grosso pra parte interna ai dificulta na hora de emassar é complicado
Um reboco bom desses. O problema é que está bem longe do que se vê nas obras por aí.
concordo
Boa tarde meus queridos ,com respeito a opinião e ponto de vista de cada um,eu sempre usei selador antes de emassar e nunca tive nenhum tipo de problema nem reclamação e trabalho dessa forma a 25 anos,mas cada um tem o seu jeito de trabalhar e cada caso é um caso ,mas respeito a forma de cada um trabalhar.
O selador não dá problema, só é desnecessário. Só serve pra enriquecer a indústria.
Pronto falei.
Já emassei parede sem aplicar selador,e realmente é muito mais difícil de esticar a massa e tem momentos em que a massa não adere e solta na hora de esticar a massa,tenho 57 anos e trabalho em obra desde os 13 anos com o meu pai e que era mestre de obras,passe a seladora na parede crua o serviço rende mais ,use fundo preparador quando o emboço estiver fraco e esfarelando na parede
Concordo
Boa Irmão !
Tenho 40 anos de experiência e também já apliquei muita massa sem selador ou fundo preparador.
Mas depende muito do reboco que foi feito , muitas vezes com essas argamassas prontas que não valem nada ( massa fraca ) que parecem mais farofa.
Esse sim pratica, Boa irmão tmj ✅
Sou engenheiro, meu avô era gerente de obras de edifícios e rodovias, meu pai era técnico projetista e chefe de secretária e fiscal de obras do município. Desde moleque que via os dois discutindo como fazer a melhor aplicação de exterior e interior de paredes. Na verdade, não tem uma fórmula que abrace todas as situações das casas. O importante é respeitar as indicações básicas dos fabricantes, testando sempre um pouco para mais a concentração do produto, para chegar à condição ideal. Depois que alinhar a teoria à prática, o profissional sobe de nível com sua própria percepção de melhoria avaliando o resultado final com os próprios olhos. A boa prática e um material de bom a excelente é o que vai fazer sua obra ficar com o resultado que sua esposa nunca irá questionar (pois elas que tem o olhar clínico e que bate o martelo no final). A minha melhor lembrança dos meus melhores professores é que o barato sai caro. Escolha um bom profissional e melhores produtos. Vai dar certo!
Avante mais uma obra!
Correcto 👏
Também o reboco desse pedreiro parece uma placa gigante de drywall👏👏👏. Aí dá até gosto de emassar. Agora quando a gente pega uns rebocos que parece um chapisco, realmente não tem como aplicar massa direto. E haja espátula pra tentar nivelar antes tirando os pedaços de cimento kkkk
É importante lembrar que se seguirmos os procedimentos do emassanento corretamente o reboco será lixado como mostra o vídeo então obviamente não haverá areia soltando da parede no momento da aplicação da massa corrida, correto, posteriormente ao lixamento do reboco é necessário uma limpeza da parede para remover grãos de areias e poeira resultado do atrito da lixa na parede , agora estamos na parte interessante, se o reboco não estiver com a proporção ideal de cimento , granulometria da areia média e fina , mistura homogêneo e desempeno no tempo correto sem molhar exageradamente a parede ,ou seja um reboco mesmo forte mas mal dosado ,misturado e mal aplicado a influência do atrito da lixa na hora da remoção das areias pode revelar alguns pontos de fragilidade na parte superficial do reboco que pode vir a soltar alguma areia na hora da aplicação da massa corrida então a questão não é se o profissional está certo ou errado em aplicar seladora antes da massa e sim deverá avaliar a necessidade da aplicação da seladora , exemplo: a parede foi lixada e você percebe que o lixamento afetou a superfície do reboco onde parece gerar uma poeira quase infinita mesmo passando uma vassoura de cerdas finas então amigo nesse caso a seladora vai eliminar esse pó prendendo-o no componente acrílico que terá a função de Ponte Aderente e (não de impermeabilizante ) mesmo que pelo fato de retardar a secagem da massa corrida proporcionando uma ótima e flexível primeira de mão favorecendo principalmente os profissionais que utilizam lâmpadas para o efeito luz e sombra na aplicação da massa corrida deixando cada demão suavizada e posteriormente um lixamento super confortável conferido a lâmpada com o efeito luz e sombra para ficar liso igual vidro.
Caso o reboco esteja ruim e nessa poeira infinita não usar o selador acrílico aí sim vai comprometer a qualidade final ,principalmente quando ocorrer a absorção da tinta pois nessa hora é rezar pra não aparecer bolhas.
Agora um reboco isento de poeiras e anomalias a massa corrida vai fixar de boa no reboco sem seladora, exceto se você utilizar uma Xing Ling Massa kkkk
Um abraço a todos do canal Engenharia na Prática !!!
Excelente comentário.
@@MisesThe Vdd.
Meu amigo tu ficou meia hora pra escrever isso tudo, eu nunca li um texto tão grande, mas esse eu resolvi ler só pra ver se valia a pena, e valeu, tu se expressa muito bem, belo comentário.
Disse tudo!
O Selador Acrílico foi desenvolvido para "Selar" a parede e gerar economia na hora de aplicar o latex, porém, uma parede emassada substitue a função "selar", ou seja, não é necessário selar a parede após a aplicação de massa PVA. Então devo aplicar antes? NÃo! O selador não é um fundo para massa PVA! Ele não tem a função de segurar partículas e nem gerar economia na massa.
Na teoria, o reboco fica soltando grãos de areia, uns soltam mais, outros soltam menos, mas soltam. O produto indicado para segurar essas partículas é o FUNDO PREPARADOR.
Entrando na prática e saindo da teoria, se o reboco for novo e estiver bem firme suas partículas, é possível emassar direto no reboco, pois fazendo assim a secagem vai ser muito mais rápida, proporcionando o pintor ganhar tempo, e tempo é dinheiro, sem contar que a massa vai penetrar com mais facilidade nos poros da parede.
Sabemos que nem sempre a teoria anda junto com a prática. Se for para fazer o correto teoricamente seria passar FUNDO PREPARADOR. Mas definitivamente, Selador Acrílico é desperdicio de material aplicá-lo antes da massa PVA, independente das condições da parede.
Amigo eu TB tenho experiência. Se aplicar o selador antes da massa, posteriormente massa terá uma secagem menos rápida, facilitando a trabalhabilidade para o mais liso possível TB . Principalmente quando se trata de rebolco de teto.
@@davilopez842 se você quer retardar a secagem da massa o recomendado não é selador, a função do selador é somente para reboco novo antes de receber o latex. O recomendado neste caso seu é o fundo preparador.
Minha parede tem reboco novo e reboco velho. Aplicarei o fundo preparador. Obrigado pela dica.
Olá, amigo! Será que alguém aqui poderia me ajudar numa dúvida por favor?! Apliquei massa corrida como é orientado no vídeo, porém, só agora percebi que amassa parece não ter aderido muito bem na parede. Ela não está caindo do nada, mas se eu quebrar a parede em algum, percebo que a massa solta muito facilmente. Estou preocupado, pq já está aplicado e lixada a massa em toda a casa, só não pintei ainda. O processo foi, lixar a parede, limpar e a plicar a massa sem nenhum fundo. O reboco está bem feito e bem liso. Alguém poderia me dizer se existe algum produto que eu possa aplicar antes da pintura? Desde já agradeço!
Você vai aplicar o fundo Preparador para paredes, aguardar o tempo de secagem (atrás da embalagem) e aplica a tinta. Porém é bom ver sobre essa situação que vc mencionou!
Você aplicou a massa e aguardou qual tempo para fazer o lixamento? Vc já usou dessa massa antes?
Dica.. se precisar de corrigir o trabalho, corrija. Sai mais barato!
Trabalhei muito tempo com pintura e ja fiz das duas formas com e sem o selador na verdade solta areia se ficar alguma parte sem lixar e depois de lixado é bom dar uma varrida na parede pra poeira não intervir na aderência da massa a parede sem selador da uma ancoragem maior pra massa ora que os poros da parede estão abertos
O selador é utilizado apenas quando for pintar a parede de reboco sem massa corrida, ele serve para economizar tinta. Em reboco velho que está soltando partículas ou gesso, utiliza-se o fundo preparador de paredes antes da tinta ou massa corrida/acrílica, que faz a vez de agregador de partículas e não deixa a parede descascar.
@Claudinei Santos, por favor me tira uma dúvida, pois não trabalho com obras.
Eu tinha no cômodo da casa, paredes dominadas por mofo...após ser resolvido a infiltração ascendente na parte externa e ter limpado o mofo das paredes, eu apliquei seladora nas paredse para impermeabilizar e depois, com rolo mesmo, passei a massa corrida por cima. Em seguida com rolo eu pintei com tinta acrílica premium. O problema é que em uma pequena parte apresenta uma falha, que depois de tudo ficou ligeiramente amarelada, calcificada e esfarelada. Talvez o reboco esteja soltando nesse pedaço. Como eu resolveria isso? Teria de quebrar essa parte da parede e lixar até tirar esse reboco fraco e refazer tudo de novo depois? Ou eu teria que lixar tirando até o reboco fraco e aplicar um fundo preparador antes? Obrigado.
@@ThiagoAthanor seguinte, você resolveu a infiltração pelo lado de fora da parede certo? Depois de ter certeza de que não está mais infiltrando água pra dentro da casa, se a parede por dentro já tiver tinta, você aplica o fundo preparador branco a base de solvente, passa duas de mãos, só em cima da mancha amarela, depois da uma lixadinha com uma lixa fina 240, e volta a aplicar a tinta de acabamento final a mancha não vai mais aparecer
@@ThiagoAthanore usa marcas de tintas boas, tintas acrílicas Exemplo, Lukscolor, scherwillians ou Suvinil ....
@@ThiagoAthanor EU PASSEI ARGA MASSA,FICA BOM D+
passei massa acrilica e depois pintei minha parede externa (pega chuva) soltou tudo depois da chuva (deu bolsões de ar por dentro) Não apliquei nenhum fundo preparador. Foi meu maior erro ... kkk vou ter que arrancar tudo.
Certim..ate em fim achei um que concorda .nao precisa selador em reboco novo e opcional..
Parabens
Fundo preparador: usado em superfície calcinada ( esfarelando ). E também usado em superfície porosa ( gesso ), onde o gesso não tem alcoragem para tinta e massa. Não usando fundo preparador no gesso, tanto a tinta como a massa aplicada formam apenas uma casca em cima do gesso.
Selador : usado em superfície firme ( ou reboco novo).
Nesse caso, lixa a parede e depois pode aplicar a massa acrilica/corrida. Otima explicação.
Isso ai vai da qualidade do reboco, eu não trabalho nessa área, más peguei uma casa, que não tinha como passar a massa, o pedreiro reboco a casa com areia grassa, lixei algumas partes más não saiu os grãos de areia, tive que dar 3 de mão.
Quero ver esse pintor aí vir na minha região com tipo de reboco que é encontrado mudaria de opinião na mesma hora esse reboco aí está muito bom
Bom... Sou pintor a 21 anos e afirmo e provo q pra vc que trabalha com fino acabamento e uma pintura de qualidade, solta sim uma hora ou outra, não existe reboco q não solta, e depende muito da qualidade da massa q vc aplica, se vc aplica uma massa de baixa qualidade, ela não vai segurar sobre o reboco.. porém se vc utiliza uma massa de boa qualidade, ela vai fixar bem sobre o selador, a principal finalidade do selador é a impermeabilização e não a fixação da massa... Eu não recomendo não utilizar o selador, qndo vc faz uma boa impermeabilização, vc tem uma durabilidade infinitamente maior do conjunto da pintura. Fato.
Colega, você disse que SELADOR IMPERMEABILIZA?
Depois dessa deixa pra lá!
Dica...ESTUDE SOBRE A COMPOSIÇÃO DO SELADOR.
Vai ajudar você.
@@engenharianapraticaoficial com todo respeito, também aplico massa direto no reboco mas nem toda obra tem um reboco maravilhoso igual do vídeo, pego cada bomba: reboco mal camurçado, com crateras, soltando areia mesmo depois de lixar ... Negocio é feio!
É muito simples! Pega a massa Suvinil. Lê as instruções. O que for indicado faz. É impossível que esse pessoal vai falar besteiras. Faz o que indicar o fabricante. Agora não vai seguir instrução de qualquer por aí...
Observação selador não foi desenvolvido para impermeabilização, e sim para cobrir poros para um melhor rendimento e acabamento final.
@@erychsezine4464 Boa.
em parede velha e descascando tem que passar fundo preparador primeiro.
eu usei o fundo preparador da coral que já vem na diluição. foi fácil usar.
Tiro o chapéu para esse guerreiro!
Cada reboco é uma realidade diferente, esse do vídeo tá ótimo também trabalho c pintura de parede e não uso selador pra aplicação da massa corrida, acho q o reboco absorve melhor a massa sem o fundo dando uma resistência maior
@@josericardo6904 também já apliquei direto no reboco fica ok ainda mas quando reboco é paulista kkk fica show
Me esclareceu muito obrigado pela coragem de fazer isso.
Tamo junto 🙏
trabalho com pinturas à 32 anos ,sempre usei seladora, parede crua risca quando passa desenpenadeira, fundo preparador em paredes velhas,reboco novo não.
Já apliquei com e sem selador, mais cá nós, achei melhor com selador, mais sem selador, tem é mais rápido e puxa a massa mais rápido, e vc tem quê da uma lixadinha bem boa pra tirar todas as areias soltas, blza aqui foi uma opinião de um mero pintor, valeu fui , DFpintura's.
rapar a parede pra tirar chapiscos e pedras e depois passar uma vassoura na parede e depois passar o selador não fica nada de areia
Minha experiência como gerente de obras desde 2009 na região sul do Brasil, próximo ao litoral:
Se o reboco for feito com massa pronta, de usina, e deixado curar o devido prazo, não solta mesmo, nadinha. Se a massa do reboco for feito em obra, com traço com mais areia, e pouco cimento (por razões de economia), e especialmente se não deixar curar bem, (uma ou duas semanas) ele vai soltar areia. E mesmo lixando vai continuar soltando, pode lixar até chegar no tijolo!
Acho que dá pra resumir assim:
- Economizou na massa? Vai ter que gastar com o fundo preparador, se tiver realmente soltando bastante. Selador é mais pra facilitar o trabalho de espalhamento da massa. Mas mesmo assim não há ganho significativo, a meu ver.
Vdd
Comentário correto !
Não entendo nada desse assunto, pois não trabalho na área. Mas se puderem tirar uma dúvida: Eu tinha no cômodo da casa, paredes dominadas por mofo, após ser resolvido a infiltração ascendente na parte externa e ter limpado o mofo das paredes, eu apliquei selador na parede para impermeabilizar e depois, com rolo mesmo, passei a massa corrida por cima. Em seguida pintei com tinta acrílica premium. O problema é que desde antes de tudo isso, no reboco haviam falhas, pedaços esburacados devido a infiltração anterior...então depois de eu ter feito todo o procedimento, essas falhas começaram a ficar ligeiramente amarelada, calcificada e esfarelada. Como eu resolveria isso? quebrando essa parte da parede e lixando até tirar o reboco fraco e refazer tudo de novo depois? Obrigado.
@@ThiagoAthanor A alvenaria permaneceu úmida, Thiago! O ideal é tratar a origem da umidade. Geralmente, umidade ascendente envolve um trabalho de manutenção das fiadas iniciais da parede e de isolamento da viga baldrame na base da parede. Eu sugeriria abrir o reboco pelo lado externo, na base da parede até uns 60cm até expor os tijolos. Retirar a umidade dos tijolos (pode haver até mesmo água presa dentro deles) fazendo pequenos furos e usando soprador térmico.
Será importante avaliar a condição de impermeabilização da viga e altura do solo em relação ao tijolo. Talvez seja necessário fazer uma drenagem com brita. Existem diversos produtos para tratamento de umidade em alvenaria, mas acho que poucos resolvem tão bem quanto vedapren parede, smart resina e/ou rebotec; Qualquer um desses produtos alcança um nível excelente de tratamento, mesmo em casos severos, se seguidas as instruções de uso. Usando qualquer um desses produtos, é só refazer o reboco e finalizar a parede. Provavelmente você terá que repintar a parede no lado interno, mas nunca mais a umidade irá retornar.
Cara, no meu caso o pedreiro rebocou o banheiro de uma forma porque pensou que ia ser todo no revestimento, sendo que só vou revestir a parte do box , ou seja, as paredes estão soltando aquela areia, ele me disse que ou reboca de novo como fez na casa toda, deixando lisinho, ou eu passo massa corrida acrílica que também resolve. Nesse caso oq me aconselha? Não vou ter gastos a mais com mão de obra pra rebocar e dxar fininha a parede sem esfarelar, mas se eu for emassar eu vou ter que pagar alguém pra emassar e comprar a massa acrílica que inclusive é mais cara, o que é ideal nesse caso? Peço pra rebocar novamente ou deixo com está e passo massa corrida? Sempre achei que a massa corrida não pegava bem nas paredes que esfarelam
Helber como está?
Me chama quando puder
Abraços
Depende cada parede é uma situação mas o melhor é usar selador ou fundo preparador
Tudo bem, quando vc mesmo faz o reboco aí tá tudo certo, mas na maioria dos casos vc já pega as paredes prontas pra aplicar a massa e se a massa tá fraca como é que faz?
Parabéns para o vídeo. Qual a sugestão de tipo e numero de lixa para lixar a parede neste vídeo.
A comparação do vídeo com.olguns comentários são divergentes as opiniões de dividem, então me parece que aplicar ou não é regra, particularmente aprendi a 39 anos quando comecei na pintura é que deveria aplicar o selador antes da massa,mas respeito as opiniões ,no final o que vale é o serviço ficar a contento, abraço aos colegas pintores aprendo muito com vocês.
Sou pintor a 30 anos se voce pegar um reboque bom ate nao sou contra nao mas geralmente isso fica s desejar em muitas obras dependendo da parede precisa aplicar fundo preparador mas em seguida o certo é aplicar selador se nao aplicar o selador a massa demra muito pra secar blz espero ter ajudado muito obrigado
Sempre uso selador antes da massa. Serviço fica de outro nível até porque ele ajuda a nivelar toda impureza que aparece nas paredes novas devido serviço técnico de pedreiro ou areia que já vem toda contaminada além de selar toda parede evitando de dificultar na hora de lixar e pintar..
Em um reboco novo solta areia sim na hora de lixar essas partículas aparecem na hora de aplicar a massa e lixar no meu ponto de vista ficar melhor.
Também essa parede é tão lisa que parece uma placa de gesso, o profissional é excelente e peneirou bem o material e usou uma areia bem fina, aí vai funcionar bem.
Disse tudo
sem duvida tem algum proruto neste reboque que faz a paple do selador,não é um traço tradicional.
Tem o porem eu pinto bastante AP aqui em são Paulo o engenheiro me perguntou o pq de tanto bolhas em uma nova pintura na já existente a falta de seladora a massa fica velha ao receber tinta a por causa da diluição com a água ela ultrapassa a primeira camada da tinta e quando chega parte da parede bruta cria as bolhas empurra a camada de tinta por falta de selagem! vai dos imóveis tem área úmidas também as bolhas são a nossas dor de cabeça...😅👍🏾
Bom dia , achei o video muito valido, informo que cada caso e um caso.
Isso varia de regiao p regiao e de profissional p profissional.
Trabalho em obras a mais de tres decadas, aprendi com muita gente boa no mercado que , o procedimento adequado seria;
1.Embolso tem que ser queimado.
2.Lixo a parede.
3.Aplico uma d mao de Selador.
4.lixo suavimente o selador.
5. Aplico a massa.
6. Lixo a massa.
7. Aplico uma d mao de selador.
8. Aplico duas d mao de tinta.
Obs. Gostei do canal, pois tem batantes coisas tecnicas, e isso e muito valido.
Espero ter contribuido com minha experiencia .
Boa👏👏👏👏👏👏👏👏
Trabalho como pintor há 20 anos e também elas só sem selar nunca deu plobema só selo paredes com reboco com gesso fundo preparador ou direto no gesso sou de Teófilo Otoni Minas Gerais ❤❤❤
Depende do reboco msm e de fazer um lixamento bom mais tem reboco qto mais vc lixa mais ele solta areia aí certo é entrar com fundo preparador,mais o jeito de aplicar passar também influência a massa se passar raspada se o reboco tiver fraco vai sair um pouco areia do reboco,seladora já fala nome seladora vai selar a parede, muito passa selador pra fazer massa rolada com Berox, no reboco direto massa terá mais absorção na parede secará mais rápido,
Obrigado pelas dicas. Deixa eu ti pedir uma opinião: devo amassiar as paredes ante da colocação do porcelanato ou depois da colocação?
Tem aplicar fundo preparador ele segura as pedrinhas poeira e o principal isolar o cimento . Passando direto massa com o tempo a massa descola da parede e além disso a desempenadeira corre melhor e não esfarela a parede .
Depois de analizar os depoimentos chego a conclusão decque não há mal nenhum usar selador, agora se for por economia, não use....também fica a dica: reboco ruim não será o selador que irá garantir que fique bom...
O selador não foi criado pra economizar tinta,ele tem um papal bem específico que é como nome fala selar a parede tirar a poeira e deixar a parede mais limpa e menos porosa para receber a tinta ou a massa corrida, agora é mais rápido e talvez econômico passar direto a massa na parede, cabe ao profissional fazer ou não
Trabalho com pintura há 21 anos e parede que não solta pedrinhas são raras ,sou inscrito no canal gosto dos conteúdos, mais estou falando por experiência. Trabalhei em obras muito grandes como parque olímpico no Rio de Janeiro entre outras volto a falar parede assim são raras .sou de São Paulo capital aqui também são raras .
Valeu brother 👍
Depende do reboco. Por padrão não precisa, porém um reboco que esfarela em alguns pontos se faz necessário
Fundo preparador e não selador
se o reboco esfarela o fundo preparador é justamente pra fixar as partículas soltas
A parede boa bem-feita e rebocada não sai areia.
Eu sou pedreiro e posso dizer q solta areia se o reboco for muito fraco se for um reboque com massa no ponto ideal não solta
Reboco novo .selador .reboco estrelando fundo preparador .e selador.quando vc aplica massa direto além de arranhar por causa das pedrinhas na hora de lixar fica sombreado e é mais difícil de pintar .
Esse reboco aí tá excelente não precisar de selador não, depende muito de cada rebocos aí sim. Sendo reboco ótimo igual esse massa corrida sem selador fica até melhor.
Vídeo bem explicado tbm.
Depende da condição da parede tiver sólida firme. E sendo interna sem problema pode aplicar a massa direto porém lixar e tirar o pó. Ao aplicar a massa não raspar aplicar cheia e assentar a massa sem deixar rebarba
Bom dia , acabei de assistir ao vídeo , gostei , bem especificado , a minha pergunta não é diretamente sobre o vídeo mas tem há ver .
Estou com problema de mofo parede escura , resolvi o problema da humildade externa , passei vários produtos que me indicaram mas não limpou a parede : a pergunta é que devo fazer pra ter um bom resultado , lixar a parede e pintar , lixar aplicar fundo preparador e pintar , retirar o reboco e rebocar novamente , falaram até de aplicar argamassa sobre o reboco e seguir com a pintura , que você me indica , aconselha , tecnicamente , custo benefício , e sem dúvidas o melhor opção no que diz respeito a preço , Deus abençoe ficarei muito grato com tua orientação , sucesso . Vou me inscrever como agradecimento ok .
Aqui aplico fundo preparador para repintura nas partes que trincou a massa depois de retirar a parte danificada.
Depois aplico a tinta encima do fundo preparador, mas sempre depois de uns anos tenho que refazer o mesmo procedimento
Emassar reboco de massa pronta e uma coisa .reboco aqui no Rio e de areia grossa .mesmo lixando com a calafate .fica as pedrinhas .e se for pintar de branco tem que dar mas demaos.por que fica manchas escuras após lixar 3.eu tenho 30 anos de pintor 3.eu sei o que eu estou falando .aprendi foi na prática pra depois conhecer a teórica.
Vendo ai o reboco tem um altíssimo acabamento com isso a dispensa do selador ou fundo acaba sendo optado. Mais vendo o vídeo e prestando atenção percebemos que nesse caso qualquer um dos procedimentos podem ser adotados. Entender cada material faz com que vc explique com clareza para o cliente dando a ele a opção mais favorável. Com isso nós profissionais temos que nos qualificar, estudar e ler o que cada produto descreve.
Gostaria de saber se algum profissional voltou na obra, depois de um ano e meio, para saber como estão as paredes. É muito fácil dizer que faz de um jeito ou de outro, depois de pronto vai embora, e o problema se aparecer, nem fica sabendo.
swmpre usem algum tipo de.selador ou fixador é o correto independente da reboco ou gesso
Bom dia...não sou pedreiro nem pintor!
Aqui na minha região(Paraná) as obras são rebocadas e depois usado cal fino pelo pedreiro. Nessa situação aonde vai cal fino qual seria o procedimento????
Depende muito se a parede tá bem feito,com a massa bem forte areia peneirada aí sim lixa e mete massa
Selador e um fundo importante antes da massa corrida q não permite q poeira nem predrinhas prejudiquem o melhor acabamento por isso sim o uso é importante
Solta sim.. porque depende do reboco mas se preparar antes da pra aplicar..
Em paredes novas é fácil... Mais qro ver fazer isso em uma parede velha desgastada pra ver se n solta! Aí qro ver se é " mito "
Boa noite Elber ! Eu também sou pintor aqui em salvador bahia . E essa história de selador em uma parede com um bom reboco, realmente é disnecessário é gastar dinheiro e material, valeu pelo video muito bom.
Exatamente brother 🙏🙏
👍👍👍👍👍
👍👍👍👍👍👍
Em questão de soltar areia, no meu ponto de vista depende muito do traço da massa e da qualidade e tipo de areia e acabamento do profissional,pra mim tem que ser avaliado antes
sempre usei fundo ou seladora nunca ti e reclamações, se o reboco for 100% top e não soltar pedrinhas ou areia pode sim aplicar sem ND mas pra isso vai depender do que o pedreiro coloca na massa a maior parte dos rebocos que eu pego pra trabalhar estão precários precisa sim vir com no mínimo fundo preparador senão fica impossível esticar massa
Temos que aplicar a seladora ou tinta para agregar ao reboco muitas paredes estoura a massa com o tempo textura solta em menos tempo sou pintor e vejo várias besteira e fora que vai economizar muito mais massa corrida.
Verdade mn o certo é passar celador fica inventando moda aí pra q. né não ?
Se for aplicar a massa com o rolo a parede sem selador. A massa puxa rápido..com selador Demora mais puxar e fica melhor pra esticar com desempenadeira
Realmente o selador e o fundo preparador não tem a necessidade , mas quanto a areia soltar , por obviedade em um embolso feito da maneira correta não solta mas se tiver cal na massa solta e não é pouca areia , onde se faz necessário a aplicação do agregador de partículas que no caso é o fundo preparador .mas no geral cobra se muito do pintor e nada do pedreiro .
Depende muito de quem faz a parede, se o emboço estiver bem feito até que pode aplicar direito na parede, a questão é, e a durabilidade dessa pintura quanto tempo ela vai aguentar segura na parede por esse motivo não aceitaria que um Pintor fizesse isso na minha parede.
Relativo isso...vai de acabamento pra acabamento a alvenarias que é ótima mas outras uma tristeza...eu aconselho sempre a usar.
Bom , eu penso assim...eu aplico selador sim com reboco novo, aliás esse é o procedimento certo...necessidade não tem, mais como selador é um produto mais em conta , ajuda muito a economizar massa corrida e isso é fato, além de não soltar as pedrinhas quando areia é grossa , ajuda no rendimento da massa...aliás fundo preparador só se passa em parede calcinada, esfarelando e não em parede nova...bom trabalho a todos
Para aplicar selador depende do reboco sê tevê pouco cimento tem quê aplicar selador
Seladora ou fundo preparador são produtos testasdo e aprovados por isso devem ser usados sim cada pintor deve saber analisar o substrato a ser determinado qual produto usar bem como a parede em excelente estado como a do vídeo caso não deseje usar Seladora
Essa parede é top
Comparado com a maioria pega na realidade do dia a dia infelizmente solta mesmo
Muito bom suas explicações continui fazendo vídeo bons que a sociedade agradecer 👍
Valeu 👍
Parede com mais de 40 anos e reboco fraco de cimento vai soltar areia, pedaços e afins. Reboco excelente como disse o pintor não vai precisar mesmo de um complento fixador do reboco. Minha casa é antiga e muitas partes da pintura andam soltando rsrsrs.
Gostei. Percebi que a elétrica foi feita por "baixo" da laje. Quais as situaçães em que essa forma é indicada ? Sugestão de video: a importancia e as formas de distribuição dos eletrodutos na laje. Abraço.
Qnd for uma obra que tenha muitos circuitos, iluminação pesada, Índico por baixo. Obra simples pela laje.
Outra dica! Você já faz o caminho dos circuitos com menos volta, gerando economia de fio etc.. abraço!
E as obras que não estão nem usando cimento e aplicando diretamente no bloco? Será que não vai apresentar problemas futuros?
Depende da porcentagem de cimento, massa fraca fica difícil não usar seladora.
👏👏👏👏👏 o selador tem uma única função. Enriquecer a indústria.
O produto entrega 5 por cento do que promete. Sou pintor há 40anos e tenho conhecimento de causa. Porém jamais discuti com eng., arquiteto ou cliente.
Concordo 👍
Boa noite queria compra um desempenadeira dessa que o pintor esta usado! Poderia me ajudar por favor?
Eu não uso seladora para emassar parede porque a massa fixa melhor direto no reboco,basta lixar antes o reboco com uma lixa ferro 36 e retirar toda areia solta
Ok. Parede nova. Zero. Agora parede velha,soltando massa e reboco ? Raspa tudo e passa fundo preparador ou selador antes de fazer argamassa ou massa corrida ? Arranca reboco solto e depois ? Abraço. Parabéns. Top.
O que diz a recomendação das respectivas massas, procedimento de preparação pra aplicação?
30 anos de pintor,reboco novo massa direto na parede.
selador e pra pintura direto no reboco ou pra aplicar grafiado.
fundo preparador reboco velho esfarelando,ou parede pintado com cal.
Muito bom. porém em areas externas acho impotante usar.
Nossa, que bom ver esse vídeo, ontem fui comprar a massa corrida e o vendedor da Leroy Merlin não me deixou segura se precisa ou não aplicar o selador.
👏👏👏👏👏
O problema é que a maioria dos meladores, não pintores, só querem saber de ganhar o 💰, tão pouco ligando pela qualidade do serviço e pra economizar pro cliente, lixar antes da massa é perda de tempo pros meladores, pintor profissional mesmo tá raro, só da boca pra fora !!
tudo tem que começar bem feito desde quando começa a colocar os tijolos e reboco, a lugares que de tão torto o reboco quando vai passar o rolo com tinta pega só os cantos do rolo kkk
sobre meladores, geralmente pintores que falam que gostam de fazer so por fora textura, projetado e etc são bem ruins de acabamento ou pegaram muito barato
@@guilhermecap5672 kkk com certeza
Caso a parede já tenha sido emassada e pintada, porém sofreu infiltração e umidade, e a tinta está soltando, é melhor passar o selador de parede antes ou dps de aplicar a massa ?
Depende muito da massa do pedreiro se for boa nao solta caso ao contrário esfarela sim
seus videos sao muito bons amigo, obrigada pelas informações 👍👍🙏🙏
porém seja mais direto, as vezes voce enrola muito para falar (dica construtiva)
Eu agradeço colega 👍
Sempre quando vou aplicar massa,uso o selador sempre vejo que a massa adere melhor,e a estética fica mais bonita
Depende da região, aqui em Curitiba mesmo como a umidade é grande, é bom passar um selador.
Solta areia si aplica massa com o rolo.só na espátula não vai soltar Areia
A areia do reboco se solta no contato da desempenadeira com o reboco, por isso tem que aplicar a massa de forma que a desempenadeira não entre diretamente em contato com o reboco. Mesmo se tiver selador ou fundo, vai soltar.
Nem todos os reboco te dão condições de aplicação da massa corrida, por isso aconselho o uso do selador
Essa daí eu não tenho dúvidas. Depende também de como foi a massa de embolso e o resultado que vc quer. Conforme for nem massa corrida precisa.
O reboco que tô emassando e difícil fazer assim de fundo preparador
reboco cru eu lixo pra retirar o excesso limpo bem aplico fundo preparador, após secagem umas 4 horas depois aplico o selador se o reboco estiver muito feio para puxar menos e selar para não ficar com ar
Como a parede igual essa aí tudo bem não usar o fundo preparador mas com as paredes que a gente trabalha aqui seria impossível trabalhar sem o fundo preparador