António Portugal, Cordis, Duo Raposo e GGAC - valsa para um tempo que passou - Guitarra de Coimbra
HTML-код
- Опубликовано: 10 дек 2024
- 00:01 - António Portugal e António Brojo (Guitarra de Coimbra), Aurélio Reis e Luís Filipe Rôxo (Viola), Tempos de Coimbra RTP.
04:14 - Paulo Figueiredo (Piano), Bruno Costa (Guitarra de Coimbra) e Edjam (saxofone/flauta), ao vivo no Teatro Académico de Gil Vicente.
08:32 - Duo Raposo - Miguel Raposo (Guitarra de Coimbra) e Philippe Raposo (Viola), La maison des Arts Schaerbeek, Brussels, Belgium, 2019.
11:25 - Grupo de Guitarras Alma de Coimbra - António José Moreira e Ricardo Dias (Guitarra de Coimbra) e Pedro Lopes (Viola), Casino da Figueira, 2016.
__ Valsa Para Um Tempo Que Passou __
Composição: António Portugal
Instrumental - Guitarra Portuguesa de Coimbra
António Moreira Portugal, compositor e executante exímio da guitarra de Coimbra, nasceu em 23 de outubro de 1931 na República Centro-Africana e faleceu em Coimbra em 26 de junho de 1994. Mudou-se para Coimbra aos um ano e lá viveu e estudou, licenciando-se em Direito. No Liceu D. João III, conheceu Luiz Goes e José Afonso, formando um grupo musical em 1949. Em 1951, entrou na Faculdade de Direito e na tuna e Orfeon Académico. Em 1952, António Brojo convidou-o para integrar um grupo de fados e guitarradas.
Em 1953, o grupo de António Brojo gravou uma série de discos que marcaram a história do Fado de Coimbra. Ao longo de mais de 45 anos, António Portugal esteve presente em todas as atividades relacionadas à "Canção de Coimbra", destacando-se pela inovação e qualidade de suas composições e arranjos.
O seu percurso musical pode ser dividido em quatro fases: a inicial, com colaborações importantes nos anos 50; a fase de renovação com o "Coimbra Quintet"; a fase dos anos 60, marcada pela canção de intervenção e colaboração com Adriano Correia de Oliveira e Manuel Alegre; e a fase da maturidade e consagração, após o 25 de Abril, onde também se dedicou à política.
Após o período revolucionário, retomou atividades musicais intensas e gravou uma coletânea importante para a história do Fado de Coimbra. Pouco antes de falecer, foi condecorado com a Ordem da Liberdade pelo Presidente da República, Mário Soares, mas faleceu devido a um acidente vascular cerebral antes de receber a honraria.
“A morte de António Portugal, encarnação modelar da guitarra coimbrã e de toda a tradição que nela se foi condensando ao longo destes dois últimos séculos, deixa-nos aquela espécie de vazio doloroso que é a de uma perda simultaneamente individual e geral. Perdemos um músico excelente que marcou decisivamente a nossa música popular urbana dos anos 60 e 70, mas perdemos também uma trave-mestra desse universo cada vez mais frágil e mais difuso que é o da guitarra portuguesa e, especificamente, o da guitarra de Coimbra”.
Rui Vieira Nery, Revista do jornal “Expresso”
“Música feita em Portugal”
Criei este canal apenas para divulgar a música nacional, a língua portuguesa e a cultura lusófona. A seleção do repertório retrata uma opção estética meramente pessoal… Como não pretendo ganhar qualquer dinheiro com os vídeos, todos os benefícios são rentabilizados pelos “proprietários dos direitos de autor”.
Todas as interpretações são boas, mas o 2º tema é de uma sensibilidade ímpar! A harmonia entre o piano, a guitarra e o saxofone, transportam-me para outro universo onde o tempo parou.
Hermosa música,es un sueño,poder ver y escuchar a éstos maravillosos músicos.Gracias Portuscalept,un abrazo
Muito obrigado, maricruzllanezafernandez! Alegra-me que tenha gostado de "Valsa para um tempo que passou". António Portugal, além de compositor, foi um exímio intérprete da guitarra de Coimbra, dedicando sua vida à música com uma sensibilidade única. É um privilégio poder reviver e partilhar a obra desse grande mestre. Um abraço caloroso!
Ouvir as músicas desse vídeo me fez sentir saudades de um cunhado português, falecido há dois anos. Ele, com toda certeza, iria amar ouvir essas músicas. Parabéns, lindo vídeo.
Obrigada por compartilhar ⚘️⚘️
Maria Ângela, obrigado por compartilhar essa saudade tão nossa... Um abraço amigo, do Porto!!!
Belíssimos executantes! Que saudade ❤❤❤! Que belas recordações!!!
OBRIGADA pela tão encantadora partilha!!!
Estes momentos valeram👏👏👏🤗🤗🤗.
Bem haja e aquele abraço de GRATIDÃO!!!
ATÉ SEMPRE 👋👋👋
@ceciliagrabulho, obrigado! Um abraço amigo e até à próxima!!!
Esta música é muito bonita e com ótimos executantes da Guitarra de Coimbra 🎶🎵🎶👌
"Valsa para um tempo que passou"
Composição: António Portugal
Instrumental - Guitarra Portuguesa de Coimbra
00:01 - António Portugal e António Brojo (Guitarra de Coimbra), Aurélio Reis e Luís Filipe Rôxo (Viola)
04:14 - Paulo Figueiredo (Piano), Bruno Costa (Guitarra de Coimbra) e Edjam (saxofone/flauta)
08:32 - Duo Raposo - Miguel Raposo (Guitarra de Coimbra) e Philippe Raposo (Viola)
11:25 - Grupo de Guitarras Alma de Coimbra - António José Moreira e Ricardo Dias (Guitarra de Coimbra) e Pedro Lopes (Viola)
Bonjour ✨
Quel beau moment , vraiment .
De plus écouté avec mon épouse ❤️🔥
Elle est Portugaise .
Merci 💐
snipermr, que esse bom momento se perlongue... Um forte abraço!
@@portuscalept . Merci ✨🙏🏻
Polisch...
Antonio
🎉
Aurelio
🎉
Luis Filipe
🎉
Sygnuje
Wam
Andrzej
Celmer
Zajączkowski
2
08
2024
Ps
PORTUGAL
to
moja
druga
Ojczyzna...
gratuluję
❤