O Futuro do Direito | Gabriel Senra | TEDxMauá

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024
  • Vem ao TEDxMauá falar sobre como o mundo digital vai influenciar e mudar as leis, além de discorrer sobre as implicações que essa revolução pode ter.
    Gabriel Senra é fundador da Linte - Legal Intelligence, startup que aumenta a produtividade dos advogados por meio de ferramentas de automação. Em 2015, participou do programa de aceleração da 500Startups, em São Francisco, CA, tendo concluído a passagem pelo Vale do Silício com a captação de recursos com investidores brasileiros e americanos. Em pouco mais de um ano, seus clientes já economizaram mais de R$ 15 milhões em despesas jurídicas. Advogado por formação e especialista em finanças e tributos, atuou em escritórios de grande porte e no departamento jurídico de uma das maiores empresas do País. Empreendedor por vocação, trabalha com tecnologia e internet desde os 13 anos. É o representante brasileiro da comunidade internacional que reúne profissionais para discussão de tendências envolvendo direito, tecnologia e políticas públicas.
    This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at ted.com/tedx

Комментарии • 127

  • @matheustudor6399
    @matheustudor6399 7 лет назад +98

    Essa palestra é panfletária. Tem gente nos comentários criticando o rapaz pela forma como apresentou as ideias dele, mas não sabe entender um panfleto. Além disso, é claro que ele está contaminado pelo modo de ser e apresentar típico do Vale do Silício. Basta entender isso e filtrar, fazendo isso se entende que é uma excelente palestra. Em resumo ele diz que o Direito irá mudar em seu subtrato, mas será tal a mudança que haverá uma modificação do entendimento dp exercício da atividade e de seu modo de ser. Assim, alterará não o conceito, mas sim a definição de advogado e do Direito. Para lidar com isso é preciso, pelo que se subentende, aplicar a paidea na educação. A paideia no Mundo tecnológico, que é o atual e, principalmente, o do futuro, implica em ensinar a tecnologia e a pensar tecnologicamente, computacionalmente, cientificamente etc. Portanto, temos que pensar como profissionais para o amanhã, e como cidadão temos que olhar para as escolas e os espaços de aprendizado a fim de entrarmos no mundo do amanhã e tal e coisa. Fim. Não foi um ensaio ou artigo, ele não veio demonstrar detalhadamente o que irá acontecer. É um panfleto. Ele expos, ilustrou e elaborou em tom simples, direto e tendendo pro exclamativo, pro ousado.

    • @aleqmeyer
      @aleqmeyer 4 года назад +2

      sim, eu fiquei com vontade de saber mais, mas o Gabriel Senra soube explicar muito bem.

  • @thomazmenezes4748
    @thomazmenezes4748 3 года назад +10

    "Até 2020, todas as profissões do mundo vão ter algum aspecto digital envolvido." Muito profético

  • @pedrohenriqueoliveira3208
    @pedrohenriqueoliveira3208 6 лет назад +32

    Bom na minha visão, não me sinto tão confortável em um futuro "próximo" uma inteligência artificial decidindo se devo ou não ser condenado. A área do Direito trabalha com o lado humano e sim devemos nos atualizar, mas sabendo que não devemos ser julgados por máquinas. Essa é minha visão e respeito a do palestrante.

    • @Kat.R.2023
      @Kat.R.2023 6 лет назад +1

      Penso exatamente assim!

    • @MegaHenriqueribeiro
      @MegaHenriqueribeiro 5 лет назад +9

      Concordo com você o direito não é exato, até mesmo a matemática é relativa. A tecnologia é ótima para otimizar processos repetitivos, mas nada irá substituir o contato humano.

    • @di1372
      @di1372 4 года назад +2

      Sim, mas ele disse exatamente isso... Quando ele disse decidir, duvido muuuito que ele quis inserir o direito penal nessa toada

    • @alissonvieira4271
      @alissonvieira4271 3 года назад

      Pode ser por exemplo uma inteligência artificial defendendo um cliente, e um juiz (humano) tomando decisões. A inteligência artificial terá um raciocínio muito mais veloz e aguçado que o de um ser humano, um discurso mais bem elaborado e desenvolvido, um conhecimento sobre absolutamente TODAS a leis viventes no país, sua história, suas aplicações r etc. Não precisará mais um ser humano levar 5 anos estudando enquanto que uma máquina fabricada em 1 mês faz o mesmo, e com uma inteligência muito maior. Bastaria apenas um ser humano como Juiz (bem como sua equipe) para julgar a causa.

  • @fatimalima4462
    @fatimalima4462 6 лет назад +13

    Certamente as idéias dele tem fundamento frente ao desenvolvimento tecnológico em que o mundo passa. No entanto, não se pode afirmar com certeza q os advogados irá ser extinto, mas sim q os profissionais do direito terá que se adequar as mudanças que a o exercício da profissão irá sofrer tendo em vista as inovações tecnológicas que estam acontecendo rapidamente no mundo.

  • @joselucas6495
    @joselucas6495 6 лет назад +23

    "Direito não é profissão nobre, ela é igual a todas as outras". Melhor frase. Aliás, esse foi um dos Tedx Talks mais inspiradores que eu já assisti!

    • @Jahyrk
      @Jahyrk 6 лет назад +10

      "Direito não é profissão nobre, ela é igual a todas as outras"... "advogar é acessar as pessoas à justiça..."
      Se isso não for uma missão nobre, não sei mais o que é. No dia que eu achar que eu não estou fazendo mais a diferença, eu paro de advogar.
      Ele tem razão em algumas coisas, contudo, nesse ponto em específico, lastimo seu ponto de vista.

  • @leocarvalho8788
    @leocarvalho8788 3 года назад +1

    Uma busca de jurisprudência, cálculos até concordo, mas o fator humano é primordial ainda!

    • @fredozm
      @fredozm 2 года назад

      Ainda kkkk eu tô rindo pra não chorar 😅

  • @guilhermelacerdabruns7270
    @guilhermelacerdabruns7270 6 лет назад +10

    O fim do direito como conhecemos e o início de uma era focada em temas que agregam mais do que decorar. Gostei do ponto onde o Sérgio deixa claro que existe um aspecto humano dentro do direito e que deve ser potencializado, substituindo pela máquina aquilo que é transacional e corriqueiro. Gostei do vídeo, parabéns Sérgio!

  • @trfjulio
    @trfjulio 4 года назад +3

    O Watson, da IBM, já está sendo testado pela Receita Federal para o julgamento de processos administrativos envolvendo matéria tributária. E o índice de acerto tem sido excepcional.

  • @geovaniromao8809
    @geovaniromao8809 5 лет назад +32

    Pensamento crítico se adquire com filosofia e não com aulas de programação computacional!!!

    • @Joohz
      @Joohz 5 лет назад +1

      A filosofia do Brasil é um lixo, infelizmente. Não que as exatas sem boas, mas são razoáveis comparando a educação global.

    • @Patetadepressivo
      @Patetadepressivo 3 года назад

      Inteligência artificial estará nesse nível em breve!

    • @anagabrielarochanoleto6208
      @anagabrielarochanoleto6208 3 года назад

      Aquela aula de ideologia bosta que chama

  • @adv.wellingtoncoelho
    @adv.wellingtoncoelho Год назад

    Eu sou formado como técnico em informática, e estou no 5º período de Direito, mesmo antes de entrar no curso, já tinha essa noção de que a tecnologia irá substituir 75% das atividades de um advogado. Eu me considero o futuro da advocacia, um advogado 4.0, e pretendo com, a minha formação em informática, me capacitar ainda mais!

  • @priscillacintra4979
    @priscillacintra4979 6 лет назад +4

    Um dos Tedx talks mais incríveis que já assisti!!!!

  • @familiavelloso
    @familiavelloso 5 лет назад +16

    Depende da situação. Já consegui automatizar várias tarefas do Departamento Jurídico que gerencio, mas isso acontece porque tenho volume de trabalho repetitivo. Mas o advogado de pessoa física, que faz um trabalho artesanal de atendimento do cliente, escreve petições individualizadas e conduz o processo pessoalmente, esse é difícil de ser substituído, a não ser que o Judiciário passe a dar mecanismos de ser acessado diretamente pelo cidadão, o que eu duvido muito que vá acontecer.
    Eu sei que tem uma parcela da sociedade que quer acabar com os advogados e que não gosta deles - até precisar de um que se coloque ao seu lado para assumir suas angústias.

    • @amorislaetitia8113
      @amorislaetitia8113 3 года назад +1

      Concordo com você. Entretanto, na minha forma de entender, a profissão que realmente pode acabar se tornando inútil um dia será a dos juízes, justamente pela forma displicente que os órgãos julgadores, em sua maioria, vêm atuando, com total desprezo ao jurisdicionado. Inúmeros pleitos que sequer são lidos, meros “cópia e cola” de julgados que, não poucas vezes, sequer traduzem a causa posta ao crivo judicial, sem contar a demora. Coisa que até um robô poderia fazer um pouco melhor. Penso que a tendência será de as pessoas irem procurar muito mais pela arbitragem daqui uns anos.

  • @andrefreire7326
    @andrefreire7326 4 года назад +2

    Como em todas profissões, as ciências jurídicas contarão com o suporte da tecnologia no que convém. Contudo, substituir funções que necessitam, além das demandas técnicas/operacionais, temos o aspecto crítico-interpretativo que percorre sobre as relações humanas. Portanto, o Direito será otimizado para atender melhor o indivíduo e por óbvio, sua sociedade.

  • @fernandotheodoro5617
    @fernandotheodoro5617 6 лет назад +2

    É interessante como o ser humano cria a tecnologia e depois permite que ela tome os postos de trabalho. Que a tecnologia ajuda, e muito, na vida das pessoas, eu concordo. O difícil é ver um ponto positivo num futuro onde a tecnologia destrói carreiras e propõe caminhos onde, na minha visão, não existe chance de adaptação. Terrível esse futuro, como as pessoas vão trabalhar se o ser humano está se tornando obsoleto e refém de suas próprias criações ?

    • @TheLordCrows
      @TheLordCrows 5 лет назад

      Fernando Theodoro O capitalismo consome a si mesmo desde a 1 revolução industrial a inovação tecnológica vai avançar tanto que a luta de classes não será sobre exploração mas sim de o empresário que contrata não precisará mais de mão de obra.

  • @pratesdasilva
    @pratesdasilva 4 года назад +27

    Nego acha que enfrentar um tribunal do juri é brincar no iPhone. Com tanta tecnologia a população está ficando burra, sem foco, sem concentração, sem raciocínio lógico, e principalmente sem ética.

    • @celiadecastrosouza7966
      @celiadecastrosouza7966 3 года назад

      melhor comentário!

    • @drakemaddox8249
      @drakemaddox8249 3 года назад

      InstaBlaster

    • @camdenmario4538
      @camdenmario4538 3 года назад

      I know Im asking randomly but does someone know a tool to get back into an Instagram account??
      I somehow lost my account password. I would appreciate any tips you can offer me

    • @camdenmario4538
      @camdenmario4538 3 года назад

      thanks for your reply. I found the site thru google and Im waiting for the hacking stuff now.
      I see it takes quite some time so I will get back to you later with my results.

    • @camdenmario4538
      @camdenmario4538 3 года назад

      WTF IT REALLY WORKED! I literally hacked my ig account within about 40 mins of using the site.
      Had to pay 15$ but for sure worth it :)
      Thanks so much, you saved my account!

  • @leopapagaio
    @leopapagaio 6 лет назад +15

    Quem quiser que escute com atenção, porque ou você se adequa a nova sociedade ou vai ficar no passado chorando as pitangas. Mais de um milhão de advogados no Brasil e num futuro muito próximo, e com a tecnologia das IA, será necessário não mais que 10% disso para dar conta das necessidades.

    • @eliosalvador5827
      @eliosalvador5827 6 лет назад

      1 milhão o mercado está saturado.

    • @antonielvencedor9022
      @antonielvencedor9022 5 лет назад

      Pelos erros gramaticais na sua escrita da para entender sua visão de futuro!

  • @daniloquirino691
    @daniloquirino691 3 года назад +2

    O cara previu que 2020 tudo seria pela internet 👏 até os shows artísticos! Tudo tudo virou digital

  • @luizgabrielmr3031
    @luizgabrielmr3031 6 лет назад +25

    Discordo absolutamente de tudo que foi dito, mas respeito o posicionamento.

  • @kamilaassis7428
    @kamilaassis7428 4 года назад +12

    Tô aqui pq prof da matéria online passou um trabalho sobre esse vídeo concordou ou discordando kkkkk

  • @ritahelenbiazon8196
    @ritahelenbiazon8196 Год назад

    👏👏👏👏👏👏👏 EDUCAÇÃO MUDA TUDO! É ISSO AI . ENTENDER COMO NOSSO PAIS FUNCIONAM, QUAIS SÃO OS DIREITOS FUNDAMENTAIS, QUAL A OBRIGAÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DO STF, DO SENADO FEDERAL, CÂMARA DOS DEPUTADOS ... ACORDA BRASIL

  • @Volcanoide
    @Volcanoide 4 года назад +2

    Acho extremamente improvável uma revolução tecnológica na advocacia, aos moldes do elencado pelo palestrante. Digo isso, pois antes de tudo, temos que levar em consideração a conjuntura política em que a advocacia brasileira está inserida. É importante salientar que a OAB, é um grupo de interesse constitucionalmente previsto, e com isso, devemos ter a premissa básica de que esta entidade arrecada muito com o contingente de advogados (bem numeroso). Doravante este quesito, acredito que a advocacia irá evoluir muito tecnologicamente (aliás já está evoluindo), porém, a atividade humana ainda será o meio norteador de todo o labor. Sendo assim, eu vejo a revolução tecnológica no direito como um "facilitador do dia a dia", não como um substituto laboral. Ademais, repito novamente aqui, a profissão do advogado é representada por um conselho de classe (grupo de interesse), que simpatiza em manter (ou preservar ao máximo) o exercício da atividade advocatícia em "mãos humanas".
    - PONTO DE REFLEXÃO: até que ponto seria ético substituir a inteligência humana pela inteligência artificial?. Será que a sociedade iria se adaptar? Ou será que a revolução tecnológica (semelhante a exposta pelo vídeo) trará mais problemas que soluções em alguns setores?.

  • @ViniciusSouza-bf4xt
    @ViniciusSouza-bf4xt 4 года назад +2

    Excelente palestra!

  • @julianofabricio6654
    @julianofabricio6654 4 года назад

    Concordo com a palestra, tenho o mesmo posicionamento. Para melhor elucidação, um simples exemplo, IRDR, um novo paradigma no desenho jurídico brasileiro.

  • @meninodaporteira6390
    @meninodaporteira6390 3 года назад +1

    sou professor e agora vou começar o curso de direto
    penso que todo cidadão brasileiro deveria fazer o curso de direito

  • @josuesilvestre6
    @josuesilvestre6 4 года назад +24

    TO VENDO ESSA BOSTA PQ MEU PROFESSOR TEM PREGUIÇA DE ELABORAR PROVA E PASSA TRABALHO PRA MATÉRIA ONLINE ONDE ELE NEM TRABALHA E QUER QUE OS OUTROS TENHAM TRABALHO PARABENS

    • @josuesilvestre6
      @josuesilvestre6 4 года назад +2

      DETALHE Q ISSO NÃO TEM NADA COM O NOSSO ASSUNTO, MAS ELE PASSA PQ MATÉRIA ONLINE É BICHO SEM DONO E ELE ACHA Q NOS SOMOS ESCRAVOS E DESOCUPADOS

    • @geovanesilva7795
      @geovanesilva7795 4 года назад +2

      Na mesma aqui

    • @jonaseduardo3284
      @jonaseduardo3284 4 года назад +1

      TMJ

  • @julianabrito9958
    @julianabrito9958 4 года назад

    Perfeito!!!

  • @douglasthome9921
    @douglasthome9921 6 лет назад +29

    No meu ponto de vista, foi muito sucinto. Os algoritmos vieram pra ficar e vão acabar com tudo o que é repetitivo ao ser humano.
    Nesse ponto, pode ser aplicado a todas as profissões. O que já é realidade fora das nossas terras Tupiniquins.
    O pior cego é aquele que não quer ver...

  • @direitoelegal9760
    @direitoelegal9760 6 лет назад +13

    O advogado que sai da faculdade hoje nem aprende a ler publicador, coisa que um robô poderia fazer e poupar taaaanto tempo de vida.

  • @kennedyvictor3515
    @kennedyvictor3515 6 лет назад +7

    O que ele disse tem sentido com o avanço tecnol. tudo virou possível entretando me pareceu que ele foi vender um projeto, um sonho dele algo que revolucione igual a Bill Guetes para no futuro ele faturar milhões infelizmente foi o que eu vi...

  • @marielleferreira2173
    @marielleferreira2173 2 года назад

    Adorei!

  • @herissonmagalhaes9684
    @herissonmagalhaes9684 6 лет назад +8

    TEDs em regra trazem palestras interessantíssimas, mas à minha ótica essa foi uma exceção, honestamente falando a ultima frase dita por ele é o que realmente importa. o aspecto relacional da advocacia raramente será atingido, sempre será necessário isso. Ele disse também que um possível software futuramente fará cruzamento de informações para decidir, com isso ele afirma que a Magistratura também será extinta, conheço a proposta da Linte e sinceramente acho que apesar de inovadora, não atinge nem um terço do que é o direito.

    • @di1372
      @di1372 4 года назад +3

      Já ouviu falar da Inteligência Artificial do STF? Eles estão trabalhando nisso... A máquina não vai decidir, mas vai cruzar informações muito mais rápido que um ser humano e assim, vai dar mais tempo e mais ferramentas pra ele decidir. E digo mais, já tem escritórios trabalhando dessa forma. A gente tem que encarar mudança de frente, parar de ter medo dela pq ela vem!

    • @herissonmagalhaes9684
      @herissonmagalhaes9684 4 года назад

      @@di1372 oi, eu concordo contigo a mudança deve ser encarada de frente, mas reafirmo que o aspecto relacional do direito não tem como ser substituído, as funções sim, afinal tudo com o tempo pode ser substituído.
      A questão é, ainda hoje um sapato feito a mão vale muito mais do que um feito na fábrica, pegou?
      Abraços, tudo de bom pra ti :)

    • @di1372
      @di1372 4 года назад +1

      @@herissonmagalhaes9684 sim, mas ninguém disse o contrário.... O próprio palestrante não disse o contrário. Ele afirmou que a advocacia como vemos hoje está com os seus dias contados e está mesmo. O avanço tecnológico para suprir as necessidades mais mecânicas e de volume da advocacia, como pesquisa de jurisprudência, análise de jurimetria etc, só vai fazer com que o profissional com conteúdo se destaque.
      No mais, quantos produtores de sapado artesanais você conhece? O trabalho é mais pormenorizado, o caimento é perfeito e o produto é certamente mais caro, mas sendo práticos, não é lá que a maioria das pessoas compram os seus sapatos. No fundo você quer uma coisa boa em um preço razoável, não uma coisa excepcional em um preço maior do que o seu bolso.
      A tecnologia que nos ajuda a fazer uma análise de qualidade em menos tempo não deveria ser tão temida. Ela tem é que ser fomentada.

  • @uncleluz2788
    @uncleluz2788 6 лет назад +4

    palestra em 2016, e hoje 2018. Sim boa palestra e atual. Na minha opinião

  • @camilathais508
    @camilathais508 4 года назад +1

    Palestra toppppppppppp

  • @aquelakarenlavinia5338
    @aquelakarenlavinia5338 4 года назад

    Muito bom!!

  • @yurialesi6971
    @yurialesi6971 7 лет назад +3

    Compartilho da mesma visão. Isso é o futuro!

  • @sidneisantos3536
    @sidneisantos3536 5 лет назад +3

    Lógica mente nenhum palestrante irá falar algo ruim para os negócios da faculdade ou instituição que está lhe pagando. Nos EUA a história é bem diferente, a inteligencia artificial da IBM, o Watson está acabando com os advogados, logo logo dominará também o mercado brasileiro... Ninguém consegue barrar o desenvolvimento.

  • @sobrevivent_urbano66
    @sobrevivent_urbano66 8 лет назад +32

    Pensei nisso a muito tempo atras, que direito constitucional deveria ser matéria de ensino médio. Decoreba não ensina ninguém, vc decora pra passar numa prova e depois esquece tudo.

    • @juliajuemi
      @juliajuemi 6 лет назад +4

      Mas decoreba é a base do ensino médio, sempre foi!

    • @cacadoresdelivros4201
      @cacadoresdelivros4201 5 лет назад

      Se você for advogado nunca teve um partido político como cliente e carece de conhecimento, se não for da área tá perdoado kkk

  • @xJardelAraujo
    @xJardelAraujo 2 года назад

    Mais atual impossível!!!!

  • @cacadoresdelivros4201
    @cacadoresdelivros4201 5 лет назад +10

    Vai estudar cara, no final tudo acaba entre uma petição e a sentença.
    As mudanças tecnológicas influenciam o modus operandi, o que você fala não é mais que o óbvio.

  • @amorislaetitia8113
    @amorislaetitia8113 3 года назад +1

    Mas ficou apenas na introdução e não desenrolou o tema. Pensei que iria explanar sobre estratégias, sobre a commonolização do Direito brasileiro, reforma do judiciário etc.

  • @yuriaraujo2
    @yuriaraujo2 4 года назад +2

    Muito boa a palestra, só discordo de: "não é uma profissão nobre e sim uma profissão como as outras", entendi a ideia de que todas as formas de trabalho são nobres - isso eu não tenho dúvidos. Mas, por mais que advenha inovações no mundo ou mudanças de era, o "poder do mito" (Joseph Campbell) não pode ser desconsiderado, o símbolo e o múnus público da advocacia é arquétipo fundamental para a formação da sociedade e produzir a tal humanidade nas relações que ele falou.

  • @LUCASOLIVEIRA-xe7ro
    @LUCASOLIVEIRA-xe7ro 4 года назад

    Eu juro que tento ser maduro e entender as "revoluções" mas, rir do cara q gritou "cadê a KODAK?" no evento de "compliance" me fez entender q isso não vai colar no Brasil 😂😂😂

  • @senpaitm8742
    @senpaitm8742 3 года назад +2

    2020 chegou

  • @liviacarvalho3041
    @liviacarvalho3041 3 года назад +2

    tô aqui só pq tem trabalho da matéria online 😭

  • @derlangearaujo
    @derlangearaujo 5 лет назад +6

    Discordo sobre a ideia do " fim do advogado "com o avanço da tecnologia vem sendo substitutos os velhos conceitos de advocacia, ou seja, hoje advogamos de qualquer lugar pode-se produzir uma boa defesa, não se faz necessário todo aquele glamour dos grandes escritórios, para decolar na advocacia é necessário ter visão de mercado, ter boa oratória, boa escrita, trabalhei alguns anos em um gabinete de uma vara Criminal e em um gabinete de uma câmara cível, e o que mais era notável, era falta de domínio e formatação da peça processual e boa escrita dos advogados, poucos sabiam o que pedir, ora o magistrado julga o pedido conforme o certame, porém alguns não sabem formular o pedido correto. Isto posto, para o bom profissional continuara sua trajetória de sucesso. o modo de procedimento é o mesmo, a única mudança é a automação que ele criou para advogados crescerem nas redes sociais.

    • @joserobertotavares4402
      @joserobertotavares4402 4 года назад

      PELO MENOS É UM CURSO ACESSÍVEL. HOJE TEMOS UM CURSO DIREITO EM QUASE TODAS AS CIDADES DO BRASIL..

  • @erikassiscastro
    @erikassiscastro 7 лет назад +35

    Falou com tanta convicção do futuro! Sinceramente foi muito presunçoso bancando o vanguardista, como se todos fossem ignorantes. Despresou e banalizou o direito e sua profissão. Deu a entender que ele tem a visão de todos os males e que sua empresa é diferente de tudo. Falou coisas erradas como que estuda se direito hoje decorando códigos. E fez uma misturada de ideias manjadas de mundo integrado, smartphone, e até inteligência emocional. Pra mim, com todo respeito, esse rapaz não gosta da advocacia e somente adotou os conceitos deslumbrados da moda do empreendedorismo digital para o mercado jurídico, mas sem mostrar o nexo disso. Internet, smartphone são ferramentas que não substituem vivencia.

    • @266531
      @266531 7 лет назад +4

      Erik Assis Castro despreZou com Z e não com S

    • @marocaamaral08
      @marocaamaral08 6 лет назад +1

      aposto q e daqueles conservadores q n da um passo p frente kkkk

    • @anaizabeliplinsky7004
      @anaizabeliplinsky7004 6 лет назад

      Erik Assis Castro
      Esse Gabriel nunca desejou ser advogado,sera que nao passou em ciencia da computaçao ou engenharia na facul?..qual o problema dele?..oq ele nao pode realizar é a problematizaçao do Direito,só pq ele nao tem vocaçao ..aff

  • @guiguilove8254
    @guiguilove8254 6 лет назад

    Nossa! Excelente cara...

  • @otaviopuppdegraziadegrazia9635
    @otaviopuppdegraziadegrazia9635 6 лет назад +20

    Achei ele fraquíssimo. Falou e falou e não disse nada ao final. Ainda no meu ver ainda partiu de premissas totalmente equivocadas sobre a profissão.

  • @andrelnl
    @andrelnl 5 лет назад +1

    rodou rodou rodou ...

  • @andersonrabelo1414
    @andersonrabelo1414 6 лет назад +30

    Nossa olha que futuro "lindo", agora são os advogados, depois os membros do Ministério Público e depois, os Juízes. As máquinas decidindo sobre a vida humana, pois essa "automatização" da advocacia é um precedente para isso. Não quero parecer quadrado, mas sou totalmente contra ao ponto de vista deste palestrante e principalmente contra essa ideia de relativização de uma profissão que exige tanta sensibilidade HUMANA.

    • @acaoquantica
      @acaoquantica 5 лет назад +2

      O juízes, MP, procuradores e polícia estão na frente e isso já é realidade, veja operação lava jato. Veja teoria dos jogos para o direito, veja as últimas conferências dos juízes, defensores e cursos, vejam o que estão dizendo. Se modernize ou seja engolido.

    • @Joohz
      @Joohz 5 лет назад

      vc fala que não concorda com ele mas diz exatamente o que ele disse? kkkkkkkkkkkk

    • @allexguimaraes2890
      @allexguimaraes2890 5 лет назад +1

      Como seria ver um robô sustentando uma tese oralmente? Como seria um robô no tribunal do júri? Cautela, a tecnologia nos ajuda em muita coisa, mas substituir profissões eminentemente humanas pode trazer prejuízo para as pessoas. Fala-se muito em economizar dinheiro contratando máquinas como advogados, cautela, o barato pode sair caro. Mas enfim, deixa os entusiastas falar o que quiserem.

    • @Pedrolucasroque
      @Pedrolucasroque 4 года назад +1

      Cara, concordo muito com o que você diz porém é a realidade, não temos poder o suficiente pra influenciar nisso pois quem realmente manda é a modernização, o avanço tecnológico e a lei da oferta e demanda no qual fortalece esses outros dois aspectos anteriores, claro que muita gente prefere um robô coordenando as coisas com mais eficiência do que um profissional que não trabalha com algoritmos, assim dando a possibilidade de errar. O jeito basta a gente se adaptar ao novo pois a nova era está chegando, e é perceptível em casos como carros elétricos e automáticos, presente em casas residuais, em tudo que você imaginar, principalmente no que você carrega na mão, um simples smartphone.

  • @fernandohenrique4449
    @fernandohenrique4449 5 лет назад +7

    Inventam alguma coisa pra quebrar a máfia das auto escolas.

  • @rachelfreitas3760
    @rachelfreitas3760 5 лет назад

    parabens , concordo com tudo o que ele disse. Sempre pensei cmo ele a respeitp do direito.

  • @MrFelipelRamos
    @MrFelipelRamos 3 года назад

    Palestra de um inventor da roda, pelo menos na sua propria perspectiva.

  • @victormartinss
    @victormartinss 5 лет назад +6

    Fiquei esperando a revelação sobre o futuro da profissão, mas ele não disse nada, só bla bla bla

  • @theodoresampaio2364
    @theodoresampaio2364 7 лет назад +2

    gostei muito do video, embora vejo que faltou um pouco de liderança empreendedora, capaz de influenciar as pessoas, talvez o tom do discurso, superado isso, concordo com muito do que foi dito, discordo por exemplo de que os Advogados e ai pelo tom do discurso entendo que a maioria citada, não representa esse ostracismo desenhado pelo colega, admirei muito o lado empresário digital do colega, ressaltando que a maioria dos colegas brasileiros estão sim conectados antenados atualizados e de olho no futuro, a realidade do mercado de trabalho segue no compasso das transformações digitais, inclusive o direito, um bom profissional do direito reune as qualidades que o colega relatou que falta, inteligência emocional, crítica racional e inteligência tecnologica, colega você não está sozinho nessa revolução digital, estamos todos indo nessa revolução digital, onde só sobrará espaço para aqueles que tiver habilidades nas relações humanas, tecnicidade não é tudo, que venha a era da humanidade.

  • @rodrigooutubro
    @rodrigooutubro 5 лет назад +1

    Concordo em grande parte com a necessidade premente de um novo olhar para o futuro da advocacia! Pena que faltou empatia do jovem ao falar geneticamente dos advogados.

  • @antonielvencedor9022
    @antonielvencedor9022 5 лет назад +7

    Não quero parecer ignorante, mas quem pode decidir o futuro de uma profissão é uma sociedade. e aqui no Brasil a cada ano que passa os jovens estão cada vez mais inclinados a cursar Direito, pois o bacharel nesse curso tem grandes oportunidades na areá jurídica além de está a frente de muita gente nos concursos públicos , na minha opinião esse palestrante deve fazer parte de algum grupo que busca robotiza ou melhor alienar as pessoas em um mundo digital e sem contato humano tornando nossa sociedade uma verdadeira NERDIOLANDIA KKKK

  • @joaoferreiradossantosfilho4095
    @joaoferreiradossantosfilho4095 5 лет назад +4

    Na minha opinião só mais um advogado que não teve sucesso no direito. Advocacia de verdade não é para qualquer um.

  • @ligiaruiz8717
    @ligiaruiz8717 4 года назад

    Ótimo!

  • @ezaranza
    @ezaranza 6 лет назад +4

    11 minutos de informações já conhecidas e sem conteúdo prático. Quanto ao argumento da advocacia ser uma profissão nobre ou não, seria necessário mais que 11 minutos para argumentar. Seria necessário o palestrante mostrar domínio de conhecimento da história, o que não foi feito. Alias, a retórica não foi considerada na palestra.

  • @TimóteoePaulo
    @TimóteoePaulo 3 года назад

    máquinas, máquinas....chega, essa área e de humanas não de exatas...tecnologia é ótimo mas é auxiliar apenas.

  • @steffenii1437
    @steffenii1437 4 года назад

    Penso diferente! O futuro do Direito depende de mudanças nos tribunais e não dos advogados. Muitas inovações tecnológicas foram adotadas pelos advogados e isso não fez grande diferença no cenário jurídico, apesar de gerar algumas facilidades pra esse profissional. A morosidade e as demandas judiciais continuam em níveis elevadíssimos, sendo o verdadeiro desafio a ser superado! O que pode fazer total diferença é o processo judicial eletrônico. Essa é a maior aposta! Com o PJe, acrescido de algumas ferramentas que automotizariam o trabalho das serventias, o impacto seria absurdo! Os processos tramitariam mais rapidamente, com a dependência de cada vez menos servidores (e menos concursos pra esses cargos). A demanda por juízes, por outro lado, aumentaria, o que geraria mais decisões. Com isso, a certeza de um processo rápido e contrário para uma das partes, tenderia a favorecer acordos extrajudiciais, desafogando o judiciário, ao mesmo tempo que valorizaria ainda mais a profissão de advogado, já que seria esse profissional que analisaria o caso concreto, os riscos de eventual demanda judicial e possíveis alternativas para a solução do problema. Portanto, a meu ver, o advogado é uma profissão que nunca vai acabar! Só tende a crescer e se aperfeiçoar.

  • @wagnercorreia9389
    @wagnercorreia9389 4 года назад +5

    Começou mal,..."aquecimento global?"..

  • @jorgesylva9612
    @jorgesylva9612 4 года назад +1

    Vamos fazer o seguinte: acaba-se como curso superior de direito, e cria-se curso tecnico de ciências jurídicas ! Ai seremos piada de americano !!!! Volta pro vale do cilício, meu brother !!!!!

    • @bernardoarruda5090
      @bernardoarruda5090 4 года назад

      cilício kkkkkkkkk esse é o tipo de advogado que esse país forma

  • @joaodocaminhao9581
    @joaodocaminhao9581 7 лет назад +5

    Confusão de critério, de analise etc.. tecnologia e ética no mesmo balaio uhauhau.. deu ruim

  • @emersonlisboa4233
    @emersonlisboa4233 6 лет назад

    QD a KODAK

  • @levinascimento2828
    @levinascimento2828 4 года назад

    Esses senhores não sabem e nunca saberão o que é o Direito. Percebo que a única coisa que os interessam é obter lucros e ficarem milionários. Concordo que vivemos em uma época onde os avanços tecnológicos surgem de uma forma assustadora, mais acredito que ainda está distante o tempo onde um estado democrático a sociedade permita que maquinas tomem decisões por seres humanos. Precisamos sim atentarmos aos avanços globais,ainda que, não tenhamos paixão por tecnologia. Viva o capitalismo!

  • @meninodaporteira6390
    @meninodaporteira6390 3 года назад

    os professores também vão vir robôs??????

  • @genilzamoreiradias4244
    @genilzamoreiradias4244 5 лет назад

    Queria saber o que ele pensa sobre a realidade atual do Brasil, com o governo do Bolsonaro, qual é a perspectiva dele c isso

  • @leandromartins5741
    @leandromartins5741 4 года назад +2

    Falou, falou e não disse nada.

  • @fb6699
    @fb6699 6 лет назад +14

    Contudo, falou uma meia dúzia de besteira. Além de banalizar o direito, quis inovar mas sem fundamento nenhum. Outrossim, o advogado nunca seria substituído por uma máquina, haja vista, que o advogado operacional possui capacidade postulatória, coisa que uma máquina jamais possuirá.

    • @soldadocta
      @soldadocta 6 лет назад +13

      Fabio Monteiro seu comentário é a prova de tudo que ele falou, extinção da profissão e frescuras como capacidade postulatoria, já extinta de juizados e logo de todo o trâmite processual eletrônico.

    • @SILVA6073
      @SILVA6073 5 лет назад

      Parabéns Fábio por sua colocação

    • @annaotaku1
      @annaotaku1 5 лет назад

      Depende. Tem muita coisa na advocacia que é automática. O que é padronizado pode ser automatizado. Porém a humanizacao vai ser um diferencial

  • @dr.marcossoares2588
    @dr.marcossoares2588 7 лет назад

    boa noite. Como entrar em contato contigo?

    • @givanildoalmeida7972
      @givanildoalmeida7972 6 лет назад

      O que esse garoto foi fazer no vale do silício, ah tenha dó.
      Como um dia disse Saramago "a internet deu vozes a muitos ......"
      O final fica a critério!

  • @tiburcioassustadoramentein8614
    @tiburcioassustadoramentein8614 5 лет назад

    não esquenta ... me paga uma renda minima que eu vou para praia .......

  • @marioafonsovilalba2964
    @marioafonsovilalba2964 6 лет назад +1

    Comentário, porque não é palestra, absolutamente dissociada da realidade presente sequer futura, porque não haver advogado seria o mesmo que dizer que também não haverá médicos no futuro, pasmem, o que a inteligência artificial revolucionará com a cognição aplicada ao direito será a simplificação da capacidade postulatória do advogado nas atuações PREVENTIVAS e CONTENCIOSAS, qualquer menção contrária é idiossincrasia!

  • @igorcaldeira4297
    @igorcaldeira4297 5 лет назад +1

    muito fraca essa palestra. ela se esquece da hermenêutica advinda do pós positivismo que nos ensina que a norma é produzida diante do caso concreto e que o advogado é essencial para interpretar o ordenamento jurídico , com princípios, jurisprudência etc e que muda totalmente diante de cada análise do caso concreto (fatos).
    a prática já é ruim pois standartizou os casos, mas está incorreta esse modo de proceder.
    não é evolução tornar essa automatização ainda mais cristalizada.

  • @mauricioschmitz8408
    @mauricioschmitz8408 3 года назад

    Péssimo! Inércia ZERO

  • @gabrielmelo4536
    @gabrielmelo4536 4 года назад

    Esse indivíduo está repleto de achismo e pouca ciências concreta!!