isso foi tudo que eu precisava saber, nem sei como agradecer. Arquimedes, vc está sendo meu mestre... depois que me escrevi no seu canal, meus disparo melhorou 90% obrigado mesmo!
esta foi uma aula magnifica , eu mesmo nem tinha a ideia deste aproveitamento dos dots , eu atirava compensando e via aonde acertou e ai fazia um novo tiro para tentar acerta o alvo ! obrigado !
Gostaria d aproveitar este espaço para agradecer ao professor Arquimedes pelo seu trabalho que recentemente descobri aqui pelo You Tube e manifestar a minha admiração pelo talento em trazer a informação sempre de uma maneira simples, direta e muito esclarecedora. Tenho aprendido muito. Um grande abraço e obrigado.
Boa Noite Arquimedes, tenho formação em Sniper feita por um saudosíssimo Coronel já falecido, de onde tirei todo meu conhecimento adquirido, porém tiro o chapéu de aba larga para vc pela sua maneira praticíssima de facilitar seus ensinamentos. Gostei muito de seus vídeos e adicionarei a minha lista todos eles. Forte Abraço, muito obrigado por sua simplicidade e fique com Deus.
PROFESSOR ARQUIMEDES ESTOU IMPRESSIONADO POIS NUNCA CONSEGUI FAZER IDEIA DA REAL UTILIDADE DOS RETÍCULOS DAS LUNETAS E VEJO QUANTA CIÊNCIA TEM NISTO, VEJO QUE TIRO DE PRECISÃO NÃO É SÓ APERTAR O GATILHO, REQUER ALÉM DA PRÁTICA É CLARO O ENTENDIMENTO DESSA PARTE TEÓRICA QUE ACHEI MUITO INTERESSANTE E ENGENHOSO, OBRIGADO POR TER OCUPADO SEU TEMPO PARA COMPARTILHAR ESTE CONHECIMENTO QUE TALVEZ ALGUNS DE NÓS NEM TERIA ACESSO. OBRIGADO MESMO. GANHOU MAIS UM INSCRITO.
Sensacional Arquimedes agora sim eu entendi.tenho uma Hatsan Edge e também uma luneta Tasco Gold Class 4x32 até então ainda não usei há luneta justamente pq estou sem Mount e também pq não sabia usa lá da maneira correta.cm essa sua aula agora sim tá td Mais fácil e claro.assim q eu compra o Mount irei sim fazer essas mesmas suas técnicas q vc colocou ai.acho muito importante 1 há pessoa saber usa o equipamento certinho pra depois não ter dificuldades.sem contar q muitos até acham q é problema no equipamentos mais q na verdade é há próprio pessoa q não sabe usa o equipamento da maneira correta. Obrigado mesmo um forte abraço.
show gostei , estou querendo comprar uma luneta, e com vídeo que o senhor fez e já sei qual comprar , agora eu sei como se usa os DOTs . bom também sou de Caratinga e tenho uma CBC 5.5 F22 standard e vou equipar ela com essa luneta !!!
Parabéns pelos videos muito bem explicados de fácil entendimento, estou começando agora na prática de tiro esportivo com carabinas de pressão e os seus videos estão sendo muito importantes pros conhecimentos e regras básicas com o manuseio desse instrumento fantástico que são as carabinas de pressão. obgd
Achei muito interessante e bem ilustrativa toda a informação, o único senão é que são 16 m, e não 14 m. Tenho aprendido muito com os seus tutoriais. Parabéns !
Dr. Arquimedes, exceles aulas, assisti 2 vídeos e tive uma idéia muito boa de como zerar uma luneta, rezar com ajuste de uma determinada distancia e os mil dot. Muito bom mesmo um baita instrutor muito didático. Recomendo.
sou jogador de Airsoft sempre joguei de assault , porém agora estou mudando pra dmr , largando o reddot e usando lunetas, depois desse vídeo meus tiros estão muito melhores , levando em conta q atiro em pessoas estou fazendo os cálculos como vc falou , muito show obrigado por essa aula
parabéns pelo vídeo, Aprendi muito, são coisas que leigos não teria como saber nunca grassas a v/c Arquimedes, agora acredito que muitas pessoas ira usar mais que o x da luneta, mais uma vez parabéns.
quero te agradecer de coraçao as aulas que voce posta ,pois ja estava desiludido do tiro porque sou novo no esporte e so consegui bons resultados a10 metros mais agora que vi as aulas sobre lunetas consegui tiros otimos a 25 e 50 metros que numca havia conseguido antes , obrigado professor arquimedes.
Dr ayatha ainda nao conprei a minha carabina mas ja sou um.experte em tiro de presao (na teoria ) graças o completíssimo conteudo do seu canal. E sempre com termos técnicos completos e faceis de entender Quanto mais eu pesquiso mas me impressiono com seu conhecimento. Muito obrigado por ajudar tanto os que gostam de carabina de pressao.
Muito bom e bem explicado, como percebi e vi que outros colegas ai também com relação ao calculo posso dizer que o erro ajuda que procura conferir e aprender a fazer, já que quando conferimos e diverge, procuramos refazer e ter certeza.. eu fiz assim e adorei as explicações. Parabéns.
Grande Arquimedes, cara sou seu fã.. continue sempre sendo essa pessoa maravilhosa que vc é... nós continuamos aqui ouvindo o grande mestre Arquimedes :)
Arquimedes, depois dessa aula vc esta formando muitos atiradores de sniper, rsrsrs muito bom, tudo muito bem explicado, e coerente, parabéns e obrigado pelos conhecimentos a mim passado em todos os seus vídeos abraço.
Muito bem explicado Arquimedes sobre a escala de mil dote, eu sabia algumas coisas sobre os mil dote e também assisti num canal chamado, Air Guns que também falou sobre a escala de mil dote também, mas com as explicações do senhor que foi muito bem explicada e muito bem detalhada agora entendi perfeitamente claro sobre o que é a escala de mil dote Parabéns Arquimedes você é um professor nota dez.
Muito bom, Arquimedes. Mais uma vez parabenizo o amigo pela clara exposição do assunto, bem como da velocidade da mesma, posto que fornece o tempo para o raciocinio de quem escuta.
Grande mestre Arquimedes!!! boa noite!! Encontrei no GOOGLEPLAY, duas ferramentas para ANDROID muito interessantes e que funcionam, Eu instalei no meu celular e gostei muito, a primeira chama-se MILDOTS CALCULATOR, você entra com o tamanho do alvo e a quantidade de dots que ele está ocupando no visor da luneta, em seguida pede pra calcular e o programa te dá a distância em que o Alvo esta. A segunda chama-se DISTANCE MEASURE, você entra com o tamanho do alvo no programa, este usa a câmera do celular, alinha as linhas que aparecem no visor do mesmo com a base e topo do alvo e o programa calcula a distância. muito bom tbm!!! gostei, fica a dica pra os atiradores de plantão!! grande abraço!!!
MEU AMIGO, "ARQUIMEDES DE CARATINGA", VC ARREBRENTOU COM SEU JEITINHO FÁCIL DE FAZER A GENTE ENTENDER . PARABÉNS E AMANHÃ MESMO ESTAREI EXERCITANDO. BOA NOITE E ATÉ.
Muito bom, obrigado pela explicação, é muito importante entender o peso do projétil e a eficiência dele em distâncias, para calcular a distância da compensação. Maravilhoso vídeo!
boa noite , meu muito obrigado por compartilhar seu conteúdo , muito bem explicado agora vou ter uma noção que é uma luneta jamais eu iria entender , sem uma boa explicação dessas meu amigo grato , que DEUS te abençoa e ilumine seu passos , a onde quer que andes
Arquimedes bom vídeo eu que sou filho de militar e convivo com todos esses cálculos e números posso dizer com propriedade que seu vídeo foi de grande valia good look
Boa noite caro amigo Arquimedes!!! parabéns pelo vídeo!! mais uma vez muito esclarecedor, possuo uma luneta 6x24x50, muito boa, costumo usar balões como alvo, pois posso coloca-los em vários tamanhos, e qdo estouram é porque acertei(rsrsrs) vou aprender agora a fazer uso correto dos dotes. Valeu muito. Grande abraço!!!
Ivanildo, ela é considerada restrita por ter 40 ml de lente, apenas atiradores com CR podem usa-la, contudo não costuma dar problemas aqui no meu estado não.
MUITO DIDÁTICO DEU PRA ENTENDER,EU TINHA DIFICULDADE PARA APRENDER SOBRE MIL DOT,MAS COM SUA AULA DEU PARA PODER ASSIMILAR COMO EU QUERIA,EU TENHO MUITO QUE APRENDER SOBRE AS TÉCNICAS DE TIRO, AS SUAS AULAS COMO SEMPRE NOS AJUDAM MUITO.ABRAÇOS PROFESSOR ARQUIMEDES.
não comprei minha carabina de pressão , estou pensando em uma Hatsan Strike ou HT 80, sua explicação foi tão boa prof. que to usando até no Jogo Battlefiel 4 kkkk , Parabéns pelo ótimo video e pelo dom que Deus te deu !
Já li muito sobre tiro à distancia, passei horas na internet pesquisando sobre esse tema, mas não aprendi nem metade do que pude aprender em menos de 30 minutos com o seu vídeo. Agradeço, e deixo os parabéns pela forma na qual você explica, abraço.
Vixi top eu atirava com a carabina 22, e na prática rústica, mais não tão pouca eficiente. Regulava ela na beira do lago e atirava e observando aonde o projétil iria cair. Com está explicação do Sr ficou fácil de fazer um tiro mais correto. Obrigado até mais
Olá, muito boa noite Arquimedes, sou muito fã de filmes de snipers, e sempre ficava curioso pra saber como eles usam esses equipamentos, mas agora depois de ter visto esse vídeo já sei como a coisa funciona. Parabéns, belo trabalho.
boa Arquimedes bha meu aprendi muitas coisas boas com os seus vídeos continue assim que eu garanto que nos do canal temos muito aprende com os seus vídeos brigado
parabens grande professor arquimedes seus vidios sao muitos boms e instrutivos nao deiche de postar esses vidios porque nos ajuda muito imagino o trabalhaõ, k da prá distrinchar tudo k você pega em ingles traduz pró nosso portugues. sei k é cansativo e enfadonho, e nem todo mundo reconhece isso. o pessoal fala k obama é o cara más o cara é você. arquimedes, k Deus te der muita saude vida longa e muita prosperidade prá vovê e toda a sua familha. o meu muito obrigado.
Vlw Arquimedes. Apesar de ainda não ser uma atirador atuante, pretendo adquirir uma carabina média com luneta( média devido a falta da tempo R$, kkk). Perfeita a sua didática ao esclarecer de forma tão clara a ciência por traz da arte do tiro de precisão. Abçs meu caro.
Deixei um recado ao esperto Leandro Ribeiro, espero que ele siga, aqui é pra quem é leigo, e com essa tremenda aula dedicada que o Arquimedes postou, iniciou muitas pessoas a aprenderem e terem curiosidade de se aprimorarem.
Isso de um metro=um "dot" a mil metros não é um padrão. Quando estava no Exército aprendemos a usar o retículo do Pioneer e da luneta de tiro de precisão, aprendemos que um "dot" (como você chama) é igual a um milésimo ou a um miliradiano, você precisa usar uma fórmula de conversão e comparar a altura ou comprimento de um objeto em milésimos com outras duas variáveis: distância e altura ou comprimento real. Temos 3 variáveis então: medida em milésimos, medida real e distância. Pra ajudar no raciocínio vou usar as siglas militares aqui. n'''=medida do retículo em milésimos; F(m)=medida de "frente" em metros (altura ou comprimento); D(km)=distância em quilômetros; Temos 3 fórmulas (intercambiáveis pela substituição matemática): D(km)=F(m)/n''' ou D(m)=[1000xF(m)]/n''' n'''=F(m)/D(km) Se vocês quiserem entender o funcionamento da fórmula é só pensar que 1''' (um milésimo) é igual a um círculo dividido por 6400. 360°/6400=1''', ou seja, 360°=6400''' ou 1°=17,7777778''', 10°=177,777778'''... e por aí vai. Lembrando que em caso de dízima periódica (como acima), no Exército se usa 9 casas decimais de milésimos como padrão de precisão, normalmente para orientação geográfica e tiros de artilharia. Ainda: 1'''=0,05625° (só como curiosidade) Esse padrão do vídeo não é confiável por conta da variação que existe de uma luneta para outra. No entanto, as medições em milésimos são confiáveis e padronizadas em retículos de lunetas, binóculos, e qualquer outra lente ou telemetria reticulada militar. Vou dar um exemplo de um uso prático. Você, em situação de campanha, e sem dispositivo digital de aferimento de distâncias, apenas com lente reticulada avista um carro de combate que você, pelos seus conhecimentos militares ou pelo "briefing" da missão, sabe que tem 5 metros de comprimento e mede 2''' no seu retículo. Na hora de passar por rádio-comunicador as coordenadas do alvo para os ajustes de tiro das armas coletivas do pelotão você vai precisar aferir a sua localização, o azimute do alvo e a distância dos dois pontos. Você sabe a sua localização e utilizando uma bússola reticulada e de precisão você consegue descobrir o azimute. Como proceder para aferir a distância e completar as coordenadas de tiro? (partindo da premissa que a bateria e os alvos estão na mesma altitude) Simples. Você usa a fórmula D(km)=F(m)/n''' D(km)=? F(m)=5m n'''=2''' D(km)=5/2 D(km)=2,5km Você agora sabe a sua distância para o alvo e já pode informar o seu pelotão. Normalmente um 3°Sgt que lembre bem de suas instruções ou que já seja experiente consegue fazer essas operações em questão de segundos. Um militar que realiza um tiro de luneta é obrigado a saber disso, no entanto pode usar aproximações e o bom senso pra realizar o tiro. (Bem no estilo "tá longe, então vou usar mirar um pouquinho acima") Agora um caçador brevetado e experiente deve ser capaz de realizar essas operações com precisão, de cabeça e rapidamente para realizar um tiro super preciso à longa distância. Aqueles tiros de 900m, 1000m+ que a gente vê por aí são feitos pela elite da elite dos atiradores. Não importa que você esteja atirando com a .50 com uma luneta x12, o tiro não sai fácil. Mesmo sem vento é difícil ajustar rapidamente a mira. Em um tiro tão longo quanto esses deve-se levar em consideração também a diferença de altura de você para o alvo quando for considerar a trajetória do projétil. Calcular a diferença de altura também é fácil. Só imaginar um triângulo reto cuja hipotenusa seja a linha reta que sai de você até o seu alvo, ou seja, a sua distância real. O ponto A seja você, e o cateto 'a' seja a distância cartográfica entre você e o alvo, ou seja, a distância do ponto que forma o ângulo reto (C) para o alvo (B). Então temos que a altura (H) deste triângulo seja o cateto 'b'. Temos que H=b, então b é a sua diferença de altura para o alvo. Agora para medir isso precisamos saber só do teorema de Pitágoras. A distância sendo a hipotenusa (D), a diferença de alturas sendo um dos catetos (b) e a distância cartográfica sendo o outro (a) temos D²=a²+b², ou que D=raiz{a²+b²}. Claro que para realizar esse cálculo das diferenças precisamos ter um mapa (carta topográfica raramente é precisa o suficiente pra termos uma noção das diferenças) e saber calcular a distância cartográfica com precisão metódica, e nem sempre temos isso disponível (raramente) então temos que apelar para outro método um pouco mais complicado. Normalmente se tem equipamentos eletrônicos que fazem todos esses cálculos por nós, mas sabem como é Brasil, né. Sem dispositivos eletrônicos que façam o trabalho por nós temos que usar as fórmulas dos senos e dos cossenos para saber a distância cartográfica ou a diferença por si só, precisamos só calcular o ângulo usando o retículo e o horizonte virtual (lembrando daquelas informações sobre transferência de milésimos para graus) ou podemos usar uma bússola militar precisa (a minha bússola me dá azimute, anti-azimute, e também tem na tampa um pêndulo que a gente usa junto do retículo para aferir inclinações (ângulos). Sabendo dos ângulos é colocar nas seguintes fórmulas: a²=b²+c²-2bcCos (A ao quadrado é igual a B ao quadrado mais C ao quadrado menos 2 vezes C vezes o cosseno de Â) ou a/senA=b/senB=c/senC Só usar seu melhor julgamento sobre trigonometria pra decidir qual fórmula vai funcionar melhor para as informações que você tem. ... Isso tudo só pra saber onde está o seu alvo. Isso é 10% do trabalho de um atirador, mas acho que é a parte teórica mais difícil. Ainda existe os cálculos físicos de trajetória que não são muito usados, já que existem muitas variáveis imprevisíveis em questão, o alvo pode estar se movimentando também. Além disso tudo ainda precisa ser bom em atirar (nada disso que eu disse se relaciona ao tiro em si, só estava falando em saber onde você vai atirar), precisa saber controlar respiração (meio pulmão na expiração), a usar o último terço da falange distal no gatilho, a não tentar adivinhar o instante do tiro (tomar o susto), a levar em consideração o vento (ou como o vento pode estar diferente em diferentes pontos do terreno, e saber aferir isso por observação), precisa conhecer a sua arma e suas capacidades, saber o tipo e a condição da munição, ter foça muscular e mão firme pra evitar o "scope sway"... E isso é só pra realizar o tiro. O atirador precisa saber se localizar, se camuflar, "situational awareness", conhecer o terreno, conhecer o inimigo, conhecer suas capacidades, saber se camuflar, levar em consideração sua silhueta e o contraste com o terreno, levar em consideração o possível reflexo da luz do sol na lente da luneta, levar em consideração o "muzzle flash" (clarão do quebra-chamas), saber quantos tiros pode dar antes de denunciar sua posição (normalmente o segundo tiro já denuncia, então o recomendável é dar apenas um por vez)... tem tanta coisa que eu estou quase escrevendo um manual do caçador militar... (não que eu tenha essa presunção toda) Na minha percepção somando tudo o que eu disse isso dá 50% da habilidade do atirador, os outros 50% são de puro instinto e experiência. Um atirador que treinou a vida inteira apenas por instinto consegue ser 50% do que ele poderia, e um atirador que sabe a teoria mas não tem o instinto ou a habilidade nata também não supera esses 50%. Agora, um atirador que seja treinado, experiente, instintivo e nascido nato, se aplicar a teoria na prática também... Vira uma máquina de matar. Mas eu acho que o tiro é muito mais da natureza e do instinto do que outra coisa. É só lembrar do Simo Hayha (A Morte Branca) o maior franco-atirador e maior guerreiro de todos os tempos que era um fazendeiro, não usava luneta, e massacrou sozinho o grande exército vermelho soviético usando um rifle e uma sub-metralhadora. Mas gostei do vídeo mesmo assim, como você mesmo disso, não houve uma intenção de entrar nos pormenores. A intenção era dar uma ideia geral do funcionamento do "mil-dot", mas acho interessante que todos aqueles que queiram ter uma noção de como é o uso militar da luneta ou o binóculo reticulado (Pioneer) saibam toda a matemática que está por trás. Normalmente essa teoria é aplicada extensivamente no treinamento para que na hora da ação real ela já esteja convertida em instinto, mas mesmo assim já vi depoimentos de atiradores veteranos da guerras americanas dessas duas últimas décadas que realizaram tiros de longas distâncias e que fizeram rapidamente alguns desses cálculos. Mas obrigado pelo vídeo mesmo assim. Com certeza ajudou muita gente.
+Adeilson Cardoso Eu não copiei essas informações de nenhum lugar digital. No momento em que escrevi o comentário eu só dei uma olhada no meu caderno de instrução pra lembrar das fórmulas. Embora essas informações existam em abundância na internet, não posso escanear o caderno de instrução militar já que é confidencial. Todo mundo que faz o curso básico da EsSA recebe os cadernos militares logo na primeira semana, mas a gente recebe instrução de evitar mostrar pra outras pessoas, e que não podemos fazer cópias. Não que exista nenhum segredo ali, é só uma espécie de burocracia mesmo. Mas tudo isso você consegue achar facilmente na internet em inglês. Se você tiver uma dúvida específica em relação à tiro de longa distância, uso de retículo militar, orientação, cartografia ou coordenadas é só me perguntar. Ainda lembro da maior parte dessas coisas.
Parabéns pelo vídeo, excelentes ensinamentos. Sou novo no mundo de lunetas, apesar de já ter feito alguns disparos com armas, nunca utilizei lunetas e suas lições tem aclarado minhas ideias, comprei recentemente uma carabina com luneta pra iniciar neste esporte, continue nos ajudando, mais uma vez parabéns!! Ah, baixei os aplicativos indicados pelo Alencar Veloso e achei também o Auto Distance que até achei melhor viu!! Abraços!!
Otimo video arquimedes,acredito eu que vai ajudar muita gente mesmo,principalmente iniciantes no assunto,,eu mesmo recebo muita pergunta sobre o assunto..
Meu amigo arquimedes eu me chamo junior,tenho 17 anos e pretendo me tornar um atirador de elite ou "caçador"... Quero lhe agradecer peça aula apesar do erro de calculo er normal.pois eu tenho uma carabina e uma luneta.e consegui atirar com precisao apos essa sua aula,muito obrgada,abraços
passando só pra agradecer pelas postagens. alguns inscritos sugeriram que o vídeos fossem menores, entretanto, para iniciantes no tiro como eu que ainda estou completamente verde, por assim dizer, quanto mais esmiuçado, melhor. grande abraço.
Muito bom vídeo, meu amigo e professor Arquimedes. Infelizmente nessas lunetas que compramos os fabricantes não têm o compromisso de fazer as marcações dos "pontos" (no inglês dots) obedecendo ao conceito de milirariano. Assim cada luneta acaba tendo uma equação particular de estimação de distâncias. Cabe a cada um de nós descobrir a equação da nossa luneta. O que não é difícil. Basta ir para campo e descobrir em qual distância (W, em metros) conseguimos visualizar um alvo de 1cm de altura exatamente entre duas marcações. Identificada essa distância a equação particular da luneta será: D(m) = {TA(cm) x W } / N onde D(m): Distância ao alvo em metros TA(cm): Tamanho real do alvo em cm W: Constante N: Número de dots ocupados pelo alvo no reticulo. OBS: Para as lunetas SFP pode-se encontrar vários valores de W. Vai depender do zoom utilizado. Mas para as lunetas de zoom fixo e para as lunetas FFP só haverá um W. P/ os amigos que tiverem alguma dúvida sobre isso deixo meu contato: (85) 9 9846 0535. Aula espetacular, meu professor. Parabéns pela iniciativa de postar algo que ninguém no Brasil explorou. Isso abre a mente de muita gente num cenário tão novo ainda no Brasil. Viva o tiro esportivo. Viva o Arquimedes, o Kiko, o Dr Ayatha, o 06. Grande abraço, professor.
estou comecando agora no mundo da carabina comprei minha montenegro standart g2 e adorei as suas explicacoes sobre lunetas pois pretendo enbreve comprar uma queria que me indicasse uma pra essa arma que eu sei nao e tao potente acho que e uns 20 jaules obrigado voce e muito bom!
Tu é o profissional que faltava!!!! Muita tô bom
isso foi tudo que eu precisava saber, nem sei como agradecer. Arquimedes, vc está sendo meu mestre... depois que me escrevi no seu canal, meus disparo melhorou 90% obrigado mesmo!
esta foi uma aula magnifica , eu mesmo nem tinha a ideia deste aproveitamento dos dots , eu atirava compensando e via aonde acertou e ai fazia um novo tiro para tentar acerta o alvo ! obrigado !
Gostaria d aproveitar este espaço para agradecer ao professor Arquimedes pelo seu trabalho que recentemente descobri aqui pelo You Tube e manifestar a minha admiração pelo talento em trazer a informação sempre de uma maneira simples, direta e muito esclarecedora. Tenho aprendido muito. Um grande abraço e obrigado.
Boa tarde meu prezado! Sua aula foi excelente. Melhor, impossível. Parabéns e muito obrigado.
Boa Noite Arquimedes, tenho formação em Sniper feita por um saudosíssimo Coronel já falecido, de onde tirei todo meu conhecimento adquirido, porém tiro o chapéu de aba larga para vc pela sua maneira praticíssima de facilitar seus ensinamentos. Gostei muito de seus vídeos e adicionarei a minha lista todos eles.
Forte Abraço, muito obrigado por sua simplicidade e fique com Deus.
Gilson, agradeço as palavras amigas, Abraços e bons tiros.
Sr Arquimedes, que exemplo de humildade, grato por repassar seus conhecimentos com tanta simplicidade, como iniciante agradeço de coração !
PROFESSOR ARQUIMEDES ESTOU IMPRESSIONADO POIS NUNCA CONSEGUI FAZER IDEIA DA REAL UTILIDADE DOS RETÍCULOS DAS LUNETAS E VEJO QUANTA CIÊNCIA TEM NISTO, VEJO QUE TIRO DE PRECISÃO NÃO É SÓ APERTAR O GATILHO, REQUER ALÉM DA PRÁTICA É CLARO O ENTENDIMENTO DESSA PARTE TEÓRICA QUE ACHEI MUITO INTERESSANTE E ENGENHOSO, OBRIGADO POR TER OCUPADO SEU TEMPO PARA COMPARTILHAR ESTE CONHECIMENTO QUE TALVEZ ALGUNS DE NÓS NEM TERIA ACESSO. OBRIGADO MESMO. GANHOU MAIS UM INSCRITO.
Arquimedes parabens pelo video,muito bom.Acabei de comprar minha luneta nikko gold crown e essas dicas veio na hora certa,valeu amigo abrs.
Sensacional Arquimedes agora sim eu entendi.tenho uma Hatsan Edge e também uma luneta Tasco Gold Class 4x32 até então ainda não usei há luneta justamente pq estou sem Mount e também pq não sabia usa lá da maneira correta.cm essa sua aula agora sim tá td Mais fácil e claro.assim q eu compra o Mount irei sim fazer essas mesmas suas técnicas q vc colocou ai.acho muito importante 1 há pessoa saber usa o equipamento certinho pra depois não ter dificuldades.sem contar q muitos até acham q é problema no equipamentos mais q na verdade é há próprio pessoa q não sabe usa o equipamento da maneira correta. Obrigado mesmo um forte abraço.
Sou de Amparo SP .A sua aula foi de extrema importância muito obrigado
show gostei , estou querendo comprar uma luneta, e com vídeo que o senhor fez e já sei qual comprar , agora eu sei como se usa os DOTs . bom também sou de Caratinga e tenho uma CBC 5.5 F22 standard e vou equipar ela com essa luneta !!!
Parabéns pelos videos muito bem explicados de fácil entendimento, estou começando agora na prática de tiro esportivo com carabinas de pressão e os seus videos estão sendo muito importantes pros conhecimentos e regras básicas com o manuseio desse instrumento fantástico que são as carabinas de pressão. obgd
EXCELENTE EXPLICAÇÃO , EU QUE NÃO CONHEÇO NADA DE ARMAS GOSTEI MUITO , VOCÊ É UM VERDADEIRO PROFESSOR , TEM MUITA PACIÊNCIA , PARABÉNS.
melhor explicação sobre luneta que achei no youtube!!verdadeira aula parabéns !!!!
Achei muito interessante e bem ilustrativa toda a informação, o único senão é que são 16 m, e não 14 m. Tenho aprendido muito com os seus tutoriais. Parabéns !
Gostaria de saber como regular meu retdor
Dr. Arquimedes, exceles aulas, assisti 2 vídeos e tive uma idéia muito boa de como zerar uma luneta, rezar com ajuste de uma determinada distancia e os mil dot. Muito bom mesmo um baita instrutor muito didático. Recomendo.
sou jogador de Airsoft sempre joguei de assault , porém agora estou mudando pra dmr , largando o reddot e usando lunetas, depois desse vídeo meus tiros estão muito melhores , levando em conta q atiro em pessoas estou fazendo os cálculos como vc falou , muito show obrigado por essa aula
parabéns pelo vídeo, Aprendi muito, são coisas que leigos não teria como saber nunca grassas a v/c Arquimedes, agora acredito que muitas pessoas ira usar mais que o x da luneta, mais uma vez parabéns.
Valeu Nivaldo, abraços
Parabéns Arquimedes, ótimo vídeo.
Uma aula ótima ,obrigado Arquimedes
quero te agradecer de coraçao as aulas que voce posta ,pois ja estava desiludido do tiro porque sou novo no esporte e so consegui bons resultados a10 metros mais agora que vi as aulas sobre lunetas consegui tiros otimos a 25 e 50 metros que numca havia conseguido antes , obrigado professor arquimedes.
Muito didático, vou começar a usar minha luneta e depois mando as dúvidas!
Obrigado
Dr ayatha ainda nao conprei a minha carabina mas ja sou um.experte em tiro de presao (na teoria ) graças o completíssimo conteudo do seu canal. E sempre com termos técnicos completos e faceis de entender Quanto mais eu pesquiso mas me impressiono com seu conhecimento. Muito obrigado por ajudar tanto os que gostam de carabina de pressao.
Valeu Mike, thanks
A explicação foi perfeita. Obrigado por compartilhar esse conhecimento.
Excente video! Na minha opinião o melhor sobre o assunto! O senhor esmiúça cada detalhe, não tem com não aprender! Parabéns.
Muito bom e bem explicado, como percebi e vi que outros colegas ai também com relação ao calculo posso dizer que o erro ajuda que procura conferir e aprender a fazer, já que quando conferimos e diverge, procuramos refazer e ter certeza.. eu fiz assim e adorei as explicações. Parabéns.
Grande Arquimedes, cara sou seu fã.. continue sempre sendo essa pessoa maravilhosa que vc é... nós continuamos aqui ouvindo o grande mestre Arquimedes :)
Valeu Julio. Abraços
Arquimedes Moreira
Arquimedes, depois dessa aula vc esta formando muitos atiradores de sniper, rsrsrs muito bom, tudo muito bem explicado, e coerente, parabéns e obrigado pelos conhecimentos a mim passado em todos os seus vídeos abraço.
Muito bem explicado Arquimedes sobre a escala de mil dote, eu sabia algumas coisas sobre os mil dote e também assisti num canal chamado, Air Guns que também falou sobre a escala de mil dote também, mas com as explicações do senhor que foi muito bem explicada e muito bem detalhada agora entendi perfeitamente claro sobre o que é a escala de mil dote Parabéns Arquimedes você é um professor nota dez.
Muito bom, Arquimedes. Mais uma vez parabenizo o amigo pela clara exposição do assunto, bem como da velocidade da mesma, posto que fornece o tempo para o raciocinio de quem escuta.
Grande mestre Arquimedes!!! boa noite!! Encontrei no GOOGLEPLAY, duas ferramentas para ANDROID muito interessantes e que funcionam, Eu instalei no meu celular e gostei muito, a primeira chama-se MILDOTS CALCULATOR, você entra com o tamanho do alvo e a quantidade de dots que ele está ocupando no visor da luneta, em seguida pede pra calcular e o programa te dá a distância em que o Alvo esta. A segunda chama-se DISTANCE MEASURE, você entra com o tamanho do alvo no programa, este usa a câmera do celular, alinha as linhas que aparecem no visor do mesmo com a base e topo do alvo e o programa calcula a distância. muito bom tbm!!! gostei, fica a dica pra os atiradores de plantão!! grande abraço!!!
Valeu a dica Alencar, vou dar uma verificada. Abraços
MEU AMIGO, "ARQUIMEDES DE CARATINGA", VC ARREBRENTOU COM SEU JEITINHO FÁCIL DE FAZER A GENTE ENTENDER . PARABÉNS E AMANHÃ
MESMO ESTAREI EXERCITANDO. BOA NOITE E ATÉ.
Valeu Helton, bons tiros.
Muito bom, obrigado pela explicação, é muito importante entender o peso do projétil e a eficiência dele em distâncias, para calcular a distância da compensação.
Maravilhoso vídeo!
Schowww de bola...Arquimedes você tem meu respeito, muito boas suas explicações
Meu amigo você. E muito bom pra explicação meus parabéns. Vo baixa o vídeo pra mim pode aprender direitinho. Obrigado tmj
boa noite , meu muito obrigado por compartilhar seu conteúdo , muito bem explicado agora vou ter uma noção que é uma luneta jamais eu iria entender , sem uma boa explicação dessas meu amigo grato , que DEUS te abençoa e ilumine seu passos , a onde quer que andes
Obrigado pelas palavras amigas irmão
Que explicação fantástica. Nunca tinha visto uma aula simples e objetiva. Parabéns pelo vídeo.
Arquimedes, mais uma vez, muito oportuno e enriquecedor.
Obrigado Paulo
Como você destacou aprender dirigi sem saber nada de mecânica gostei da explicação show...
Você é fenômeno um grande professor
Nossa q aula! Top demais, muito explicativo. Ajuda ainda mais a sanar pequenas dúvidas q ainda tinha. Obrigado aí professor! Vlw e tmj!!!
vc explica muito bem parabens!
Muito legal ! Parabéns pela aula ! Simples e objetiva !
Muito bom. Estou começando agora no esporte e seus vídeos me ajudam muito. Obrigado.
Arquimedes bom vídeo eu que sou filho de militar e convivo com todos esses cálculos e números posso dizer com propriedade que seu vídeo foi de grande valia good look
magnum, é um prazer ter você canal. Obrigado pelas palavra amigas. Abraços meu irmão.
Dr. Arquimedes, excelente explicação, obrigado
Boa noite senhor Arquimedes, muito boa as suas informações. Parabéns e obrigado, O Senhor tem bastante conhecimento do assunto.
Um show de informações para iniciantes obrigado 🙏👍👏👏👏
Bom vídeo estou revendo esse vídeo depois de uns três anos pra rever é reaprender conceitos no tiro...
Parabéns Arquimedes.....
Parabéns pelo conteúdo. Muito bom mesmo.
Obrigado mestre. Parabéns pelos videos e pela atenção com seus espectadores.
Valeu Baggetto, vocês merecem.
Agradeço o seu serviço muito bem elaborado e explicado continua com o excelente trabalho
Boa noite caro amigo Arquimedes!!! parabéns pelo vídeo!! mais uma vez muito esclarecedor, possuo uma luneta 6x24x50, muito boa, costumo usar balões como alvo, pois posso coloca-los em vários tamanhos, e qdo estouram é porque acertei(rsrsrs) vou aprender agora a fazer uso correto dos dotes. Valeu muito. Grande abraço!!!
Valeu Alencar, bons tiros amigo.
Ivanildo, ela é considerada restrita por ter 40 ml de lente, apenas atiradores com CR podem usa-la, contudo não costuma dar problemas aqui no meu estado não.
MUITO DIDÁTICO DEU PRA ENTENDER,EU TINHA DIFICULDADE PARA APRENDER SOBRE MIL DOT,MAS COM SUA AULA DEU PARA PODER ASSIMILAR COMO EU QUERIA,EU TENHO MUITO QUE APRENDER SOBRE AS TÉCNICAS DE TIRO, AS SUAS AULAS COMO SEMPRE NOS AJUDAM MUITO.ABRAÇOS PROFESSOR ARQUIMEDES.
Valeu Gilter
masi voce estar de parabens pelo video e graço muito mesmo de coraçao por voce ajudarmos a entender como funciona esses produtos
gostei demais do vídeo, vc explica tudo direitinho, isso permite até a pessoa mais leiga aprender, vlw pela ajuda
não comprei minha carabina de pressão , estou pensando em uma Hatsan Strike ou HT 80, sua explicação foi tão boa prof. que to usando até no Jogo Battlefiel 4 kkkk , Parabéns pelo ótimo video e pelo dom que Deus te deu !
Muito bom, explicativo e didático. É sempre bom saber sobre aquilo que utilizamos. Parabéns pelo vídeo!
Valeu Moisés
Parabéns Arquimedes, excelente aula sobre um assunto que realmente confunde muita gente, já adicionei esse vídeo em meus favoritos, valeu... abraço.
Valeu Zenildo
Já li muito sobre tiro à distancia, passei horas na internet pesquisando sobre esse tema, mas não aprendi nem metade do que pude aprender em menos de 30 minutos com o seu vídeo. Agradeço, e deixo os parabéns pela forma na qual você explica, abraço.
Obrigado Guilherme
Olha que gostei da demonstração. Parabéns.
Vixi top eu atirava com a carabina 22, e na prática rústica, mais não tão pouca eficiente. Regulava ela na beira do lago e atirava e observando aonde o projétil iria cair. Com está explicação do Sr ficou fácil de fazer um tiro mais correto. Obrigado até mais
Olá, muito boa noite Arquimedes, sou muito fã de filmes de snipers, e sempre ficava curioso pra saber como eles usam esses equipamentos, mas agora depois de ter visto esse vídeo já sei como a coisa funciona. Parabéns, belo trabalho.
Obrigado irmão valeu mesmo , agora entendo o motivo de ela estar em promoção bem abaixo das outras , A paz Do Senhor Jesus .
Valeu meu irmão. A paz do Senhor pra ti também.
boa Arquimedes bha meu aprendi muitas coisas boas com os seus vídeos continue assim que eu garanto que nos do canal temos muito aprende com os seus vídeos brigado
Excelente vídeo! Parabéns 👏👏👏
Cara a cada vídeo seu me torno mais seu fã. valeu demais essa aula.
parabens grande professor arquimedes seus vidios sao muitos boms e instrutivos nao deiche de postar esses vidios porque nos ajuda muito imagino o trabalhaõ, k da prá distrinchar tudo k você pega em ingles traduz pró nosso portugues. sei k é cansativo e enfadonho, e nem todo mundo reconhece isso. o pessoal fala k obama é o cara más o cara é você. arquimedes, k Deus te der muita saude vida longa e muita prosperidade prá vovê e toda a sua familha. o meu muito obrigado.
Vlw Arquimedes. Apesar de ainda não ser uma atirador atuante, pretendo adquirir uma carabina média com luneta( média devido a falta da tempo R$, kkk). Perfeita a sua didática ao esclarecer de forma tão clara a ciência por traz da arte do tiro de precisão. Abçs meu caro.
Tudo entendido mestre , muito bem explicado abraços.
Parabéns Arquimedes! Para mim que não sou um "sniper americano" ajudou muito.
Deixei um recado ao esperto Leandro Ribeiro, espero que ele siga, aqui é pra quem é leigo, e com essa tremenda aula dedicada que o Arquimedes postou, iniciou muitas pessoas a aprenderem e terem curiosidade de se aprimorarem.
Otima aula meu amigo. Apreendie muito com este video
Que aula legal! Gostei muito! Bem esclarecedor! Obrigado professor! Nota 10!
Show de explanação..parabéns amigo Arquimedes
VC é o "cara' ,explica muito bem!
Me ajudou bastante. Eu jogo Arma 3 e estou utilizando bastante essa mira. Obg !
Isso de um metro=um "dot" a mil metros não é um padrão. Quando estava no Exército aprendemos a usar o retículo do Pioneer e da luneta de tiro de precisão, aprendemos que um "dot" (como você chama) é igual a um milésimo ou a um miliradiano, você precisa usar uma fórmula de conversão e comparar a altura ou comprimento de um objeto em milésimos com outras duas variáveis: distância e altura ou comprimento real.
Temos 3 variáveis então: medida em milésimos, medida real e distância.
Pra ajudar no raciocínio vou usar as siglas militares aqui.
n'''=medida do retículo em milésimos;
F(m)=medida de "frente" em metros (altura ou comprimento);
D(km)=distância em quilômetros;
Temos 3 fórmulas (intercambiáveis pela substituição matemática):
D(km)=F(m)/n''' ou
D(m)=[1000xF(m)]/n'''
n'''=F(m)/D(km)
Se vocês quiserem entender o funcionamento da fórmula é só pensar que 1''' (um milésimo) é igual a um círculo dividido por 6400.
360°/6400=1''', ou seja, 360°=6400'''
ou 1°=17,7777778''', 10°=177,777778'''... e por aí vai.
Lembrando que em caso de dízima periódica (como acima), no Exército se usa 9 casas decimais de milésimos como padrão de precisão, normalmente para orientação geográfica e tiros de artilharia.
Ainda: 1'''=0,05625° (só como curiosidade)
Esse padrão do vídeo não é confiável por conta da variação que existe de uma luneta para outra. No entanto, as medições em milésimos são confiáveis e padronizadas em retículos de lunetas, binóculos, e qualquer outra lente ou telemetria reticulada militar.
Vou dar um exemplo de um uso prático.
Você, em situação de campanha, e sem dispositivo digital de aferimento de distâncias, apenas com lente reticulada avista um carro de combate que você, pelos seus conhecimentos militares ou pelo "briefing" da missão, sabe que tem 5 metros de comprimento e mede 2''' no seu retículo. Na hora de passar por rádio-comunicador as coordenadas do alvo para os ajustes de tiro das armas coletivas do pelotão você vai precisar aferir a sua localização, o azimute do alvo e a distância dos dois pontos. Você sabe a sua localização e utilizando uma bússola reticulada e de precisão você consegue descobrir o azimute. Como proceder para aferir a distância e completar as coordenadas de tiro? (partindo da premissa que a bateria e os alvos estão na mesma altitude)
Simples.
Você usa a fórmula D(km)=F(m)/n'''
D(km)=?
F(m)=5m
n'''=2'''
D(km)=5/2
D(km)=2,5km
Você agora sabe a sua distância para o alvo e já pode informar o seu pelotão.
Normalmente um 3°Sgt que lembre bem de suas instruções ou que já seja experiente consegue fazer essas operações em questão de segundos. Um militar que realiza um tiro de luneta é obrigado a saber disso, no entanto pode usar aproximações e o bom senso pra realizar o tiro. (Bem no estilo "tá longe, então vou usar mirar um pouquinho acima") Agora um caçador brevetado e experiente deve ser capaz de realizar essas operações com precisão, de cabeça e rapidamente para realizar um tiro super preciso à longa distância. Aqueles tiros de 900m, 1000m+ que a gente vê por aí são feitos pela elite da elite dos atiradores. Não importa que você esteja atirando com a .50 com uma luneta x12, o tiro não sai fácil. Mesmo sem vento é difícil ajustar rapidamente a mira. Em um tiro tão longo quanto esses deve-se levar em consideração também a diferença de altura de você para o alvo quando for considerar a trajetória do projétil. Calcular a diferença de altura também é fácil.
Só imaginar um triângulo reto cuja hipotenusa seja a linha reta que sai de você até o seu alvo, ou seja, a sua distância real. O ponto A seja você, e o cateto 'a' seja a distância cartográfica entre você e o alvo, ou seja, a distância do ponto que forma o ângulo reto (C) para o alvo (B). Então temos que a altura (H) deste triângulo seja o cateto 'b'. Temos que H=b, então b é a sua diferença de altura para o alvo.
Agora para medir isso precisamos saber só do teorema de Pitágoras.
A distância sendo a hipotenusa (D), a diferença de alturas sendo um dos catetos (b) e a distância cartográfica sendo o outro (a) temos D²=a²+b², ou que D=raiz{a²+b²}.
Claro que para realizar esse cálculo das diferenças precisamos ter um mapa (carta topográfica raramente é precisa o suficiente pra termos uma noção das diferenças) e saber calcular a distância cartográfica com precisão metódica, e nem sempre temos isso disponível (raramente) então temos que apelar para outro método um pouco mais complicado. Normalmente se tem equipamentos eletrônicos que fazem todos esses cálculos por nós, mas sabem como é Brasil, né.
Sem dispositivos eletrônicos que façam o trabalho por nós temos que usar as fórmulas dos senos e dos cossenos para saber a distância cartográfica ou a diferença por si só, precisamos só calcular o ângulo usando o retículo e o horizonte virtual (lembrando daquelas informações sobre transferência de milésimos para graus) ou podemos usar uma bússola militar precisa (a minha bússola me dá azimute, anti-azimute, e também tem na tampa um pêndulo que a gente usa junto do retículo para aferir inclinações (ângulos).
Sabendo dos ângulos é colocar nas seguintes fórmulas:
a²=b²+c²-2bcCos (A ao quadrado é igual a B ao quadrado mais C ao quadrado menos 2 vezes C vezes o cosseno de Â)
ou
a/senA=b/senB=c/senC
Só usar seu melhor julgamento sobre trigonometria pra decidir qual fórmula vai funcionar melhor para as informações que você tem.
...
Isso tudo só pra saber onde está o seu alvo. Isso é 10% do trabalho de um atirador, mas acho que é a parte teórica mais difícil. Ainda existe os cálculos físicos de trajetória que não são muito usados, já que existem muitas variáveis imprevisíveis em questão, o alvo pode estar se movimentando também. Além disso tudo ainda precisa ser bom em atirar (nada disso que eu disse se relaciona ao tiro em si, só estava falando em saber onde você vai atirar), precisa saber controlar respiração (meio pulmão na expiração), a usar o último terço da falange distal no gatilho, a não tentar adivinhar o instante do tiro (tomar o susto), a levar em consideração o vento (ou como o vento pode estar diferente em diferentes pontos do terreno, e saber aferir isso por observação), precisa conhecer a sua arma e suas capacidades, saber o tipo e a condição da munição, ter foça muscular e mão firme pra evitar o "scope sway"...
E isso é só pra realizar o tiro. O atirador precisa saber se localizar, se camuflar, "situational awareness", conhecer o terreno, conhecer o inimigo, conhecer suas capacidades, saber se camuflar, levar em consideração sua silhueta e o contraste com o terreno, levar em consideração o possível reflexo da luz do sol na lente da luneta, levar em consideração o "muzzle flash" (clarão do quebra-chamas), saber quantos tiros pode dar antes de denunciar sua posição (normalmente o segundo tiro já denuncia, então o recomendável é dar apenas um por vez)... tem tanta coisa que eu estou quase escrevendo um manual do caçador militar... (não que eu tenha essa presunção toda)
Na minha percepção somando tudo o que eu disse isso dá 50% da habilidade do atirador, os outros 50% são de puro instinto e experiência.
Um atirador que treinou a vida inteira apenas por instinto consegue ser 50% do que ele poderia, e um atirador que sabe a teoria mas não tem o instinto ou a habilidade nata também não supera esses 50%. Agora, um atirador que seja treinado, experiente, instintivo e nascido nato, se aplicar a teoria na prática também... Vira uma máquina de matar.
Mas eu acho que o tiro é muito mais da natureza e do instinto do que outra coisa. É só lembrar do Simo Hayha (A Morte Branca) o maior franco-atirador e maior guerreiro de todos os tempos que era um fazendeiro, não usava luneta, e massacrou sozinho o grande exército vermelho soviético usando um rifle e uma sub-metralhadora.
Mas gostei do vídeo mesmo assim, como você mesmo disso, não houve uma intenção de entrar nos pormenores. A intenção era dar uma ideia geral do funcionamento do "mil-dot", mas acho interessante que todos aqueles que queiram ter uma noção de como é o uso militar da luneta ou o binóculo reticulado (Pioneer) saibam toda a matemática que está por trás. Normalmente essa teoria é aplicada extensivamente no treinamento para que na hora da ação real ela já esteja convertida em instinto, mas mesmo assim já vi depoimentos de atiradores veteranos da guerras americanas dessas duas últimas décadas que realizaram tiros de longas distâncias e que fizeram rapidamente alguns desses cálculos.
Mas obrigado pelo vídeo mesmo assim. Com certeza ajudou muita gente.
Complementando, em "mil-dot", o "mil" significa miliradiano e não o número 1000.
+Leandro Ribeiro pode me mandar um email com essas orientações? adeilsoncf@gmail.com Abraço
+Adeilson Cardoso Eu não copiei essas informações de nenhum lugar digital. No momento em que escrevi o comentário eu só dei uma olhada no meu caderno de instrução pra lembrar das fórmulas. Embora essas informações existam em abundância na internet, não posso escanear o caderno de instrução militar já que é confidencial. Todo mundo que faz o curso básico da EsSA recebe os cadernos militares logo na primeira semana, mas a gente recebe instrução de evitar mostrar pra outras pessoas, e que não podemos fazer cópias. Não que exista nenhum segredo ali, é só uma espécie de burocracia mesmo.
Mas tudo isso você consegue achar facilmente na internet em inglês. Se você tiver uma dúvida específica em relação à tiro de longa distância, uso de retículo militar, orientação, cartografia ou coordenadas é só me perguntar. Ainda lembro da maior parte dessas coisas.
puta merda que aula.. cara qero trocar mais ideia contigo... me chama no whats?
+Moizes Winchester Pode ser, cara. Só passar o contato aí.
Aula incrível!!
Sou fã do seu canal!
A gente aprende muito com suas aulas.
Muito bom parabéns Arquimedes!
Muito bom. Vc explica muito bem. Parabéns
Parabens professor agora sei aferir a distância dos meus alvos muito obrigado muito bom mesmo.
Obrigado Sérgio. Bons tiros pra você
Boa noite amigo ,gostei da sua aulo foi 10 meu m uito obrigado,ok falo d Olinda Pernambuco meu abraço
Que aula !!!!! Parabéns.
Um forte abraço.......... e obrigado !!
Nilo
nilo, eu é que agradeço a receptividade, me esforço para que o canal seja cada dia melhor. Abraços
Boa tarde professor, muito boa a sua explicação.
Muito bom! Seu vídeo foi bem didático e as explicações foram claras, muito obrigado.
Muito bom o vídeo Arquimedes de Caratinga rsrsrsrs!!!!
Realmente uma explicação de forma bem didática, parabéns!!!
Excelente aula , obrigado foi muito objetivo.
Parabéns pelo vídeo, excelentes ensinamentos. Sou novo no mundo de lunetas, apesar de já ter feito alguns disparos com armas, nunca utilizei lunetas e suas lições tem aclarado minhas ideias, comprei recentemente uma carabina com luneta pra iniciar neste esporte, continue nos ajudando, mais uma vez parabéns!! Ah, baixei os aplicativos indicados pelo Alencar Veloso e achei também o Auto Distance que até achei melhor viu!! Abraços!!
Valeu Wellington, abraços
Finalmente um vídeo explicativo em português, muito bom mesmo. Mais um inscrito!
Seja bem vindo Jairo.
Otimo video arquimedes,acredito eu que vai ajudar muita gente mesmo,principalmente iniciantes no assunto,,eu mesmo recebo muita pergunta sobre o assunto..
Valeu Rick
Meu amigo arquimedes eu me chamo junior,tenho 17 anos e pretendo me tornar um atirador de elite ou "caçador"...
Quero lhe agradecer peça aula apesar do erro de calculo er normal.pois eu tenho uma carabina e uma luneta.e consegui atirar com precisao apos essa sua aula,muito obrgada,abraços
Muito interessante estes cálculos valeu parceiro 🐳🐠🐋🐡🐬🐠
Caro Arquimedes, boa noite. Mais uma vez parabéns pelo excelente vídeo.
passando só pra agradecer pelas postagens. alguns inscritos sugeriram que o vídeos fossem menores, entretanto, para iniciantes no tiro como eu que ainda estou completamente verde, por assim dizer, quanto mais esmiuçado, melhor. grande abraço.
Meus parabéns Arquimedes, VC é o cara!! excelente vídeo
Muito bom vídeo, meu amigo e professor Arquimedes. Infelizmente nessas lunetas que compramos os fabricantes não têm o compromisso de fazer as marcações dos "pontos" (no inglês dots) obedecendo ao conceito de milirariano. Assim cada luneta acaba tendo uma equação particular de estimação de distâncias. Cabe a cada um de nós descobrir a equação da nossa luneta. O que não é difícil. Basta ir para campo e descobrir em qual distância (W, em metros) conseguimos visualizar um alvo de 1cm de altura exatamente entre duas marcações. Identificada essa distância a equação particular da luneta será:
D(m) = {TA(cm) x W } / N
onde
D(m): Distância ao alvo em metros
TA(cm): Tamanho real do alvo em cm
W: Constante
N: Número de dots ocupados pelo alvo no reticulo.
OBS: Para as lunetas SFP pode-se encontrar vários valores de W. Vai depender do zoom utilizado. Mas para as lunetas de zoom fixo e para as lunetas FFP só haverá um W.
P/ os amigos que tiverem alguma dúvida sobre isso deixo meu contato:
(85) 9 9846 0535.
Aula espetacular, meu professor. Parabéns pela iniciativa de postar algo que ninguém no Brasil explorou. Isso abre a mente de muita gente num cenário tão novo ainda no Brasil. Viva o tiro esportivo. Viva o Arquimedes, o Kiko, o Dr Ayatha, o 06.
Grande abraço, professor.
Embora o calculo da pomba dar 16 metros, a explicação é clara! Parabéns, gostei da explicação
estou comecando agora no mundo da carabina comprei minha montenegro standart g2 e adorei as suas explicacoes sobre lunetas pois pretendo enbreve comprar uma queria que me indicasse uma pra essa arma que eu sei nao e tao potente acho que e uns 20 jaules obrigado voce e muito bom!