[spoiler] Caro, acredito que o insight do terceiro mundo a Cláudia tirou da história da triquetra. Ela pensa que toda a história ali tem padrões em torno do 3 (ou 33) e deduz que deve haver um terceiro mundo. Tudo bem que foi quase um chute rs mas não foi assim tãão tirado do nada. Não gostei muito do túnel de luz e encontro com eles crianças pelo armário... Achei que não serve muito pra história e só dá um tom um pouco piegas rs. Na real me lembrou um pouco Interestelar, embora os efeitos lembrem mesmo The OA.
Eu sempre bati nessa tecla desde 2017. Dark é diferente tudo que encontramos na tv hoje em dia: corajosa, complexa e não subestima sua audiência. Minha série favorita de todas sem dúvidas!!
SPOILER: O filho do Tanhaus precisa da Martha e do Jonas para não sofrer o acidente, o Jonas e a Martha precisam que ele sofra o acidente pra eles existirem. DARK sendo resolvido com um paradoxo pra variar.
Na realidade nada foi resolvido em Dark pois o ciclo não dá para ser quebrado. O começo é o fim e o fim é o começo, tudo está conectado. Não entendo como esse pessoal (RUclipsrs) que comentam sobre a série na realidade não à entenderam.
* ALERTA DE SPOILERS * Fala, Michel! Discordo em partes do "cool pelo cool". Acho que pode ser um pouco mais complexo, mais difícil de imprimir na tela: esse(o sem nome) é um personagem que representa o infinito, ele está em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele não tem início, meio e fim de forma linear, como é pra nós. É tudo ao mesmo tempo. Na sua piada, onde o velho vê aquilo de novo, o tempo teria que ser representado por uma linha, mas, na verdade, para o personagem, é um ponto. Então ele vê tudo aquilo ao mesmo tempo, sobreposto. Aquelas cenas acontecem pra ele pela "primeira", "segunda" e "terceira" vez ao mesmo tempo. Na verdade não são 3 vezes, são Infinitas vezes ao msm tempo. O fim é o começo e o começo é o fim. Achei que a escolha de três tempos juntos foi muito acertiva e representou muito bem esse personagem tão conceitual e toda essa complexidade temporal, que pra gente é pouco palpável. Mesma coisa ele não ter nome, pois o nome marca o início, o nascimento, o surgimento da vida. Mas, como ele representa o infinito, é impossível ter um, pois ele nasce e morre ao mesmo tempo. Ele existe e não existe em todos os relativos. Voltando ao tema tempo, é a mesma coisa quando Jonas e Martha crianças veem um ao outro pelo armário, no final da série. Tudo acontece ao mesmo tempo, porque o tempo está condensado num ponto e não esticado numa reta.
Excelente análise. Gostaria de complementar com a informação de que também existe uma justificativa filosófica: e definição do "Eu", brilhantemente apresentada no vídeo do do PH Santos "DARK: Nossa melhor versão! (e o Paradoxo de Teseu)".
Gostei da explicação. Me lembrou um pouco o que é mostrado em A Chegada, onde a noção de tempo não é algo linear. E um pouco de Interestelar tmb, pela noção de espaço-tempo.
Dark é a combinação perfeita de ficção científica misturada com sentimentos. A construção dos personagens, das famílias, dos relacionamentos deles, os quão reais esses personagens são, mesmo em uma obra de ficção, é incrível.
A Claudia não descobriu do nada a existência do mundo original, ela sempre soube. A versão da Claudia mais velha, aquela que a gente acompanha desde a 1ª temporada viajando no tempo fala para a versão mais nova, que viajou de 1987 para 2020 que existe um mundo em que a Regina vive. E a Claudia é uma mulher muito inteligente, não é a toa que chefiou a usina por anos e conseguiu desvendar os mistérios da viagem no tempo e entre dimensões. Ela já esteve no mundo 1 e sabe que a Regina morreu lá, já esteve no mundo 2 e sabe que a Regina morreu lá também, e ela sabe que ela mesma não está mentindo sobre a Regina viver em algum mundo. Logo, a conclusão lógica e que ela teve anos para alcançar é que existe um terceiro mundo em que as anomalias, inclusive o câncer da Regina, não existem. Eu gostei muito da forma como isso foi feito, realmente acho que poderia ter tido um momento mais épico de revelação, e não só a Claudia mais velha explicando como descobriu, mas eu prefiro que a série não subestime o espectador, eles deixaram tudo explicadinho, mas sem esfregar as respostas na nossa cara, deixam o público pensar um pouco sobre os desdobramentos e teorias.
Sobre a lembrança da infância, no túnel THE OA, eles se lembram porque o mundo deles, ainda não acabou, eles tiveram aquela infância... Logo, a lembrança é real, por ser no mundo deles. Não entendi as polêmicas que vi em torno disso.
@@SerieManiacos Michel, não acho que foi do nada que a Cláudia descobriu, perceba. De todos os personagens, depois do Tanhaus, ela é a mais inteligente da Série. E já mostrava isso, lá no passado quando ela ensinava Matemática ao Helge, e quando ela descobre a partícula escura, ela automaticamente sabe da importância daquilo pro mundo, pois provavelmente ela se formou em Física, como a Doris disse que alugou o quarto para pagar a faculdade dela. Sendo assim, para mim não é absurdo ela ter entendido que existe uma terceira dimensão, a qual Tanhaus já havia nos dado a pista.
Acho que entendi. A memória da infância foi criada naquele momento, com o futuro interferindo no passado, antes do fim dos dois mundos. É a única explicação que consegui sobre isso
Não só da Netflix, Dark se consolidou, com certeza, como uma das melhores séries de todos os tempos. É tão boa que deixará um buraco, pois a gente sabe que nao somos contemplados a todo momento com obras desse nível. Michel, as menções honrosas foram golpe baixo hein, Sopranos, A sete palmos, BB e the Leftovers, só faltou aí The Wire
A minha história é só no cartório, já que eu sou registrada pelo meu avô. No caso virei filha do meu avô, irmã do meu pai e dos tios, tias das primas e lá se vai, mas felizmente o bug é só papel kkkkkkkkkk
Mesmo com algumas coisas não sendo explicadas, Dark conseguiu ser perfeita, pra mim a série como um todo é 10 de 10, porque mesmo não respondendo algumas coisas, o final não deixou um gosto amargo na boca e ao contrário disso, deixou uma sensação de nostalgia e paz pelo personagens haha ♥️
Pra mim tb. As coisas não explicadas, se bobear, foram deixadas desta forma pra criar ainda mais buzz, mais teorias. A série é linda, a construção dos personagens é complexa e crível e a história termina absurdamente bem. O sétimo episódio da terceira temporada é um cristal, de tão perfeito.
Único defeito da netflix: ter liberado os episódios de uma vez.....Dark é o tipo de série que se os episódios tivessem sido liberados 1x por semana, a experiência teria sido ainda melhor, com teorias e debates toda semana.
@@mahashiah Qual o nome do paradoxo quando você acha aceitável falar mal da serie que você não gosta, mas não aceta que os outros façam isso com uma serie que vc gosta?
Michel, devo a você e à Carol por essa experiência que foi Dark. Vocês me convenceram naquele vídeo sobre os 5 motivos pra assistir Dark. O grande diferencial dessa série é que ela vai trabalhando temas muito complexos de forma organizada, eles vão introduzindo os temas aos poucos e nos preparando pra se convencer da resolução, embora a forma como a Cláudia revela isso foi o ponto fraco. A gente consegue enxergar que quando a série começou, eles realmente tinham um planejamento e uma ideia concreta de onde iriam chegar.
Refleti com um amigo sobre o final de Dark e o que mais me agradou é de que continuam existindo duas realidades sobrepostas: uma em que HG Tannhaus perde o filho, cria a máquina do tempo e gera os 2 mundos, onde Martha e Jonas vão aparecer para salvar seu filho do acidente. Só que, ao mesmo tempo que isso acontece, em outra realidade eles não aparecem e o filho se acidenta, o que faz o HG mais uma vez criar a máquina do tempo que vai gerar os outros 2 mundos, mais uma vez pra Jonas e Martha virem a salvar seu filho do acidente. E assim as realidades sobrepostas se entrelaçam num ciclo eterno de criação e não criação dos outros 2 mundos. Isso explicaria o dejá-vu da Hannah na última cena da temporada, explicaria a Claudia descobrir do 3º mundo (porque integra o ciclo em si) e explicaria a lembrança dos dois se verem pequenos na cena do buraco de minhoca.
Lógico que A Claudia sabia de tudo, preste atenção que em todas as temporadas ela era a única que falava sobre tudo é os mundos com ela mesma !! Ela guiava a Claudia mais jovem sempre.... Ela sabia sim de tudo não foi epifania.
@@SerieManiacos ela sempre soube, foi ela própria que falou pra Claudia mais jovem que existe um mundo que a Regina vive, e a conclusão óbvia, já que a Regina morre tanto no mundo 1 quanto no mundo 2, é que existe um terceiro mundo
Bom, se a série apresenta que existe a questão das realidades alternativas, pra mim o loop pode e não pode ter sido quebrado. Assim, teríamos duas realidades: uma realidade onde o loop continuou para sempre, e uma outra em que a Cláudia "descobre tudo" e Jonas e Martha impedem o acidente, e os mundos não são criados. Enfim, série muito boa que deixa muitas interpretações por nossa conta!
Falo por mim: não consigo me incomodar com o final! Achei ele excelente, fechadinho. A cena final com todos jantando me lembrou o final do filme a A Origem, o peão para de rodar ou não? Acredito que foi proposital, para deixar o público pensando, questionando. Pegando como exemplo Interestelar, o filme é excelente mas falam que têm explicação demais e que podia deixar subentendido, o público não é bobo! Dark introduz várias coisas, explica as principais e deixa algumas sem explicação, mas não é nenhum bicho de sete cabeça pensar ou supor como aconteceu ou vai acontecer. Amei a série! Uma das melhores que já assista na vida.
Não acho q foi do nada a conclusão da Cláudia.. Ela ouviu da Cláudia mais velha que a Regina iria viver... nos dois mundos a Regina morreria... Foi ai que ela confrontou a Cláudia mundo 2 e concluiu que deveria tomar o lugar dela tbm para descubrir mais sobre tudo.... Ai ela fez a investigação em ambos os mundos. Vale lembrar que a Cláudia sempre foi vista como inteligente, a frente de seu tempo... só ela poderia sacar tudo. A Cláudia que morreu no segunda temporada ja tinha chegado a esta conclusão.
Hola Michelixxx!!! Cada vez que vc diz spoiler eu escuto na minha mente vcs no derivado dicendo "spoooiiiiiiiileeeeerrrrsss" no agudo! hahaha A trilha sonora de dark nesta temporada foi um show! Eu gostei bastante da serie, ela tem pequenas coisas, como vcs diceram la live de ontem, mas nao tem peso na evaluación e experiencia final. Nao tinha pensado em isso, o Tannhaus mudou sem saber, fiquei pirando aqui agora haha. Obrigada pelo trabalho e dedicação pra fazer todo este conteudo e muito util mesmo (hoje mandei uma amiga vir aqui assistir os resumos porque ela estaba perdida hahah), agora temos que ver otra serie pra pirar neste nivel! hahaha besitos.
Na verdade a Claudia n tirou do nada uma ideia de terceiro mundo. A Claudia do futuro fala pra ela q se tudo der certo a Regina pode ser salva, depois disso ela viu q ela morria nos dois mundos conhecidos... se ela podia viver n seria em nenhum dos dois.
Gostava da época que só eu e um amigo assistíamos quando lançou. Eu falava obcecado pela série e ele não acreditava, depois viu e ficou igual a mim. Depois agonia de esperar a segunda... foi uma longa viagem até o apocalipse. Fico grato por os artistas alemães se destacarem um pouco sobre séries americanas e britânicas. Uma obra muito linda e bem cuidada, foi tudo muito bom. Adeus Jonas e Marta, vejo vocês nas próximas séries.
Lendo alguns comentários e vendo que vcs acham que deveria ter a cena que ela descobre o mundo origem Porém vcs devem lembrar que o mundo origem foi destruído e que J e M só conseguiram ir pra na no momento da pausa do tempo E também que quando ela explica pro Adam mostra ela tendo o estalo e entende que tudo vem de 3 Ou se não tinha que mostrar nada ela teve anos pra ver várias possibilidades e notou que nessa pausa deveria ser o início Achei a série fantástica e perfeita
1- A "epifânia" da Claudia,que descobriu sobre o mundo de origem depois de passar por milhares de ciclos me fez lembrar de um episódio de Doctor who chamado "Heaven sent". (SPOILERS) : Nesse episódio o doutor é teletransportado para um lugar misterioso que possui um céu onde as estrelas estão no lugar,cercado por um fosso cheio de caveiras no seu fundo. Ele começa a testar esse lugar,descobre a aceleração da gravidade dele,teste hipóteses e tenta escapar de um monstro que quer pegá-lo. Após alguns dias ele percebe que o lugar é um disco de confissão (uma prisão para senhores do tempo) e que o único jeito de sair dali é confessando "algo que ele não sabe ainda" ou através de uma saída que fica atrás de um parede indestrutível ("praticamente impossível de escapar a qual ele sofá repetidamente). Acontece um monte de outras coisas, mas o que importa é que gente descobre que ele está neste "ciclo" por bilhões de anos e que ele precisa fazer as mesmas coisas para algum dia escapar. A Cláudia passou pelas mesmas coisas que o Adam e Eva,mas além de ser "muito" mais esperta do que eles também conseguiu tirar uma conclusão diferente do que: O ciclo tem que continuar a qualquer custo(Eva) ou O ciclo tem que ser destruído (Adam). 2- Eu amei o final mas,tenho que dizer que me surpreendi que Dark tem um final mais "Feliz" do que Orange is the New Black!🤷🏻♂️ 3- Eu não me surpreenderia se eles lançassem um livro alternativo do Tanhause que explica as lacunas do show. Somos Fans e queremos Service! 4- Eu acredito que o final da série é uma forma de completar um Loop maior que compreende todas as realidades. Uma depende da outra,portanto todas acontecem, começam e terminam juntas. 5- Sic Mvndvs creatvs est!
No caso deles se verem no armario: aquilo aconteceu pela primeira vez e foi a única vez da infância deles q eles se viram no armário. Não significa q vai acontecer de novo.
Fico pensando que talvez as três versões do filho infinito sejam para representar a perda da inocência, da ingenuidade e da vida, porque essa fala representa três momentos da vida e ela acontece em dois momentos na série.
Michelito...vc chegou a assistir o vídeo do P.H. Santos, que fala sobre o personagem 'infinito' (as três fases do personagem com lábio leporino)?! Achei bem interessante; fez total sentido, pra mim ;)
A série trouxe um pensamento filosófico e bastante reconfortante sobre nossa existência. "As coisas acontecem porque tem q acontecer." Seu canal é show. Parabéns.🥰❤️🙌🏼👊🏼
Discordo que Cláudia teve a ideia do nada, a série mostra ela sofrendo a perceber que a filha sempre morre e sempre sofre e que não havia nada que ela pudesse fazer. Cláudia passou 33 anos em dois mundos diferentes isso dá uma perspectiva das coisas muito mais apuradas do que qualquer outro personagem na série. Se alguém podia deduzir isso era a Cláudia mesmo. Muitos estudiosos no passado tiveram ideias que pareciam sair do nada mas eles entendiam demais do que estudavam e acabavam fazendo relações e encontrando padrões que sem todo aquele conhecimento seria impossível. Talvez tenha faltado uma explicação mais longa para a conclusão dela.
E também concordo que ficou um pouco mal explicado a Claudia solucionar o mistério. Acho que pra Dark ser mais perfeito faltaram 2 episódios nas duas temporadas (ideal mesmo seriam 11 episódios cada temporada e fechar a série com 33 episódios). Mas o principal ponto da série que poderia ter ligado a Claudia para a existência de um terceiro mundo, poderia estar no Livro que ela passou a vida lendo e na Trinquetra (que apresenta a junção dos 3 mundos gerando um ciclo infinito). Na verdade acho que a resposta para essa dúvida de 'como ela descobriu?', está exatamente ai, no Livro, na Trinquetra e no Triangulo de Penrose que é a capa do livro, sendo que os dois símbolos (o triângulo de penrose e a trinquetra), mostram desde a primeira temporada a existência de um terceiro mundo.
Acho q vc é algum tipo de 'eu mesmo' de um mundo paralelo... Six Feet Under, tá na minha lista de melhor final também. Dark é a melhor série da NetFlix (e está entre as melhores de todas), Fringe é um encanto assistir... Eu só preciso correr pra te alcançar e assistir as outras 50mil séries q vc indicou nos vídeos anteriores hahahahaha tmj
Que vídeo perfeito, concordo com tudo que você falou! Pra mim, assistir Dark foi uma experiência incrível, não tive nada igual até o momento. Amei a cena final e achei essa temporada muito boa, porém, tiveram coisas que eu senti falta e não gostei tanto, mas, mesmo assim, a jornada foi fantástica! Continua sendo uma série excelente e minha top 2 (Hannibal ainda tá em 1º pra mim, mesmo tendo sido cancelada) e acho que ainda prefiro a temporada 2. Considero o melhor final de série original Netflix também. E o bom de Dark é que, com certeza, posso rever no futuro e interpretar algumas coisas de outras formas e ter outra conclusão e vai ser quase tão bom quanto da primeira vez e isso é maravilhoso.
porque dark é boa? porque breaking bad é boa? porque ozark é boa? porque twin peaks é boa? é simples, porque nenhuma delas tiveram roteiristas preguiçosos que entregam qualquer porcaria só pensando no lucro.
Lembro de ter assistido o piloto assim quando saiu, mas não acompanhei e depois de anos ouvindo o Derivadocast onde vocês falam bem da série resolvi voltar e acompanhar. Maratonei as duas primeiras temporadas antes dessa terceira começar e foi a melhor coisa que fiz, valeu super a pena acompanhar a jornada da série. Vai deixar saudades.
É claro que o loop foi quebrado, a série nos mostrou isso nos últimos momentos. Tentar interpretar que o ciclo contínua só pela cena que eles tão no espaço-tempo (buraco de minhoca) é ignorância hahahah. Que cena maravilhosamente emocionante deles desaparecendo.
se a família do cientista já tinha morrido aí foi criado os dois mundos, Marta e Jonas foram no mundo original p impedir o acidente, porém eu acho que quando eles impediram o acidente criou outra realidade, pq o acidente já tinha acontecido. Estou em dúvida, antes eu achava que o ciclo tinha sido quebrado, agora eu acho que eles apenas quebraram o ciclo da realidade de Adam e Eva. E para mim existe outra realidade de Adam e Evam pq o acidente já havia sido ocorrido.
Dark é boa principalmente porque não nasceu para ser um superhit ( pelo menos na minha opinião ), Ela não tem todo aquele planejamento para ser um "produto" como é por exemplo que Stranger Things. Acredito que mesmo os criadores da série devem ter se assustado em se tornar esse sucesso mundial. Espero que depois dessa série comecem a investir em histórias mais densas e complexas.
Isso de Dark ser uma experiência é real mesmo, acompanhei todos os seus vídeos e da Carol Moreira e foi sensacional demais!!! Eu custo a me render a série de modinha e ela tbm não me pegou logo de cara não, mas depois lá do 4º episódio da primeira temporada, fiquei completamente viciada. Mesmo faltando explicar um coisinha ou outra, achei a série perfeita, tudo super redondo, atores incríveis e uma puta história foda que conseguiu se reinventar e ficar mais complexa a cada temporada!! O hype da série é super merecido mesmo, devia até ser maior 😂
Fiquei imersa uma semana em Dark, foi bem intenso e muito recompensador. Seus vídeos e os da Carol Moreira clarearam minha mente e me ajudaram nessa trajetória! A série vale mesmo todo esse hype!
Sobre as três versões achei legal justamente pq as expressões dos três mostravam isso aí q vc falou...o idoso meio entediado, até envergonhado talvez, o menino fascinado e o adulto louco. Excelente análise como de costume.
Eu achei o caminho melhor que o próprio final ! Os enigmas mentais e loopings que pareciam decisivos e não eram me deixavam agoniada e até aborrecida rs mas a conclusão é q vale a pena a experiência louca ... apaixonante mesmo 💕👏🏻👏🏻
Começei a assistir Dark na primeira temporada e parei nos 3 primeiros episódios, mas assisti um vídeo seu esse ano indicando ela e devorei em poucas semanas. Não sei se sou fácil de ser influenciado ou vc um bom influenciador, oq importa é que curti demais, valeu msm!!
Eeeeeeh Michel pra mim também foi uma das melhores experiências Dark, amei saber do grupo de WhatsApp, só imagino as teorias do "sic mundus" 🖤 Beijos Michel 😘
Nosss agr q vc citou essas outras séries com finais incríveis tbm me deu vontade de vê-los, até voltei a ver Mr. Robot hj que havia abandonado desde a metade da 1 temporada kkkkkk. Vlw Michel vc é top!
Olá Michel, antes de mais nada parabéns pela alta qualidade do canal! Seguinte, pra você e quem quiser conferir lá, vejam o site oficial que a Netflix liberou: darknetflix.io/pt É um pouco confuso pra navegar, tem que selecionar os episódios até onde vc já assistiu (Aí não tem spoiler..). Então, pra quem já assistiu tudo é só selecionar a terceira temporada episódio 8 que libera todo o conteúdo, inclusive uma árvore genealógica completa, e selecionando os personagens (por exemplo o Jonas ou a Cláudia) pode ir avançando na história deles (rolando pra baixo) e o site vai mostrando toda a linha do tempo e todas as viagens que cada personagem fez... Uma coisa interessantíssima: A Cláudia por exemplo só volta pro passado pra falar com ela mesma na usina e explicar sobre a viagem no tempo após ter conversado com o Adam e explicado pra ele sobre a origem da divisão dos mundos... muito legal esse site!
Eu achei legal a mensagem que a série passa de que a motivação das peças principais era o amor por alguém, não importasse a qual preço tanto que os outros sabendo disso manipulavam essas relações. Tipo o Ulrich pelo Mikkel, a Claudia pela Regina, o Tanhaus pelo filho, Noah pela Charlotte, Jonas pelo Michael e Martha e assim vai....
Eu acho que o loop não foi quebrado não. Acontece que ele era maior do que imaginávamos, envolvendo loops menores e convergentes dentro dele. Ele envolve as duas realidades se anulando uma à outra, “zerando” tudo. E elas precisam se anularem para poder terem existido. Inclusive, é mais ou menos isso o que acontece na mecânica quântica, em que a existência e a não-existência (ou sua localização no espaço-tempo) de uma partícula acontecem de forma simultânea. Uma partícula que “não existe” (assim como diversas propriedades), ou o próprio vácuo, a inexistência de algo, na verdade é uma resultante de “existir/não-existir” que ocorrem simultaneamente, porém se anulam. Isso acontece pq, na mecânica quântica, as partículas na verdade são ondas, que interagem entre si, gerando campos. O que conseguimos determinar como “existente” seria uma espécie de resultante positiva dessa sobreposição de possibilidades. Inclusive, quem “organiza” essas sobreposições de ondas e dá massa às coisas que “existem” (de acordo com nossa percepção) é o Bozon de Higgs (“partícula de deus”). Assim, o loop da série tem como origem e fim, ao mesmo tempo, as realidades que se anulam, mas que, para se anularem, elas precisam terem acontecido simultaneamente, para convergirem "novamente" ao ponto em que se anulam (o "túnel" do final). Assim, os “resultantes positivos”, na série, seriam aqueles sentados ao redor daquela mesa de jantar, cujas existências não possuem uma obrigatoriedade de anulação dentro do loop maior, já que suas origens possuem possibilidades externas.
ainda lembro do video de melhores séries de 2017, do quadro, dos 5 motivos pra ver dark no canal da carol!!!! foi uma jornada incrível e o final compensou dms o investimento! vou sentir saudade de yonas e cia 🤧❤
Six feet under é um dos melhores finais de série que eu já vi realmente. Fiquei feliz de você ter lembrado dessa série maravilhosa ever. O mundo precisa conhecer essa obra de arte ♥️
Na verdade a Claudia não tirou a ideia do “mundo origem” “do nada”. Ela percebeu naquela linha que ela montou (na parede dela com as fotos) algumas pessoas não estavam presas no looping - não eram descendentes do “infinito”, ou seja... eles teriam que ser provindos de uma terceira realidade.
Fico muito feliz pelos novos seguidores porque são um reconhecimento do ótimo trabalho que vc faz, Michel! Mas assiste 12 monkeys! Nunca te pedi nada hahaha
Maravilhoooooso esse video. E maravilhoso seu quadro de Dark que eu bem vim no insta S2 To cada dia mais encantada com esse canal. Obrigada por existir Michel :*
Toda vez q o Michel fala q dark colocou algo na tela só por ser "cool" sem ter uma explicação, fico com a impressão de q ele tá buscando a resposta no lugar errado. O personagem sem nome por exemplo, tem tantas camadas simbólicas q é simplesmente sacanagem dizer q ele tá por aí de rolê nas suas 3 versões sem ter porquê
Nossa, adorei que você falou que não é uma série perfeita, mas que não é grosseira. É exatamente isso, não gostei da falta de explicação de como a Cláudia chegou na conclusão final, mas é perdoável, não é como se fosse impossível. Outra coisa que senti falta foi da explicação de por que o Jonas levou o Mikkel para a caverna, como o Michael contou pra ele. Mas gostei do final e a série como todo é uma das minhas favoritas.
Sensacional tudo o q vc comentou sobre Dark. Amei a série, amei seus comentários, ri muito do "rolê dos tres" da fissura labial... parabéns e seguimos por aqui!! 🤍 Só ñ manda eu " sentar lá"...😂
Ô, Michel, ótima análise. Só um comentário, geralmente a gente é neto do nosso próprio avô mesmo. Hahahaha. Eu senti muita interface com Ricky and Morty, Gravity Falls, The OA... E gostei muito que a série não responde tudo e deixa muitas questões em aberto, faz muito sentido com o que a série toda representa 🤷♂️✌️🤓
Dark é uma obra de arte.Nunca senti tantos sentimentos ,perguntas e respostas ao mesmo tempo.Nunca pesquisei tantos vídeos sobre uma série.Já vi as 3 temporadas 3 vezes e sempre me surpreendo. Dark é um ciclo de amor que não posso quebrar.
Michel, analisando o site oficial da Netflix e seguindo a linha do tempo do Jonas/Adam, deu pra entender aquele lance do Jonas e da Martha terem aquela visão da infância deles enquanto estavam viajando naquele fluxo de luz da seguinte forma: Eles viajaram pra 1986 no túnel da caverna na data em que Tanhaus ativou a máquina do tempo no mundo original. Ocorre que a partir daí, quando eles são transportados para o mundo original eles não saltam simplesmente de um mundo pro outro na mesma data (em 1986), mas acabam "saindo" no outro mundo em 1971, quando teria acontecido o acidente que morreu a família do Tanhaus. Nesse "meio do caminho", nessa viagem através do tempo e espaço, eles acabam como que cruzando ainda no mundo intermediário por uma espécie de janela que mostra a infância de ambos (ainda nos mundos alternativos provavelmente) antes de completar a viagem... como que se naquela "encruzilhada" eles ainda pudessem se arrepender e escolher pra que lado ir... então finalmente escolhem o terceiro caminho, que é o mundo anterior à criação dos outros dois... acho que ficou muito legal isso... como se fosse algo tentando ainda fazer eles desistirem de escolher o caminho alternativo, uma última chance de voltar cada um ao seu mundo... estão exatamente em um cruzamento com 3 possibilidades... como a triquetra... como os túneis da caverna (com 3 corredores, uma origem e 2 destinos).... sensacional!....
Concordo com você, Michel, Dark é, sem dúvidas, a melhor série da Netflix! Se a terceira temporada tivesse 2 episódios a mais, tudo seria simplesmente incrível!
Michel, a Martha e Jonas criança viram o Jonas e a Martha adultos só da última vez que o ciclo aconteceu, assim como a Eva e a Claudia sabiam que aqueles momentos estavam diferentes naquele loop do ciclo, mesmo ele já tendo se repetido infinitas vezes. Pra mim isso é bem mais afirmação do que dúvida de que o ciclo foi quebrado! E é também um lembrete de como o futuro influencia o passado em Dark!
11:00 Michel, eu tinha entendido que aquele rapaz do lábio leporino é o filho do Jonas e da Marta. Essa aparição dos três se refere ao conceito de controle que a Eva achava que tinha sobre o fruto dos dois mundos. Ela queria mantê-los juntos para que não houvesse nenhuma interferência em outra linha temporal.
Tenho uma teoria sobre o filho do Jonas e da Martha andarem com suas 3 versões por ai: Todos os personagens estão presos por causa e efeito, então sempre tem outro personagem que vai influenciar suas decisões. Ex: O Jonas sempre faz o que a Claudia fala pra ele fazer, depois o que a Martha fala, a Eva... é assim que se repete o ciclo. Todos estão fadados a repetir as msm ações sob a influência de outros personagens. Só que o homem do infinito não. Então ele é o própria guia (mais uma vez o paradoxo de bootstrap) a versão mais velha, encontra a versão mais nova e leva até a versão adulta pra presenciar os acontecimentos, assim quando a versão mais nova for a versão adulto, ele já sabe "o que" "como" "onde" tem q ir para preservar o ciclo, e assim, essa informação se preserva sem nunca ter sido criada.
Na primeira temporada o tannhaus fala que acreditamos erradamente na dualidade, que só existe bem e mal, cima e embaixo e que na verdade também existe o meio. Ou seja sempre há um terceiro elemento. Acho que isso ajudou a Cláudia descobrir o mundo de origem
Michel do céu! Obrigadaaaa Sim, sobre a Cláudia ter descoberto o mundo de origem: a cada decisão diferente tomada por menor que seja, gera outra realidade alternativa (vi isso em algum livro do Philipe k dick não tenho certo, mas acho q deve ser um teoria comum de multiverso), quando o Jonas volta e tenta fazer com que o mikkel não desapareça, isso já faz com que exista o mundo 2 que é o mundo onde o Jonas não existe, e voltando pra Cláudia acredito que ela tbm tenha percebido isso e que a cada mudança teria uma mundo novo, ou seja não tem 3 mundos mais teria milhares, e ela fez todas as ligações de fotos e fatos, foi trabalhar com a Eva fingindo ser outra Cláudia pra ter mais e mais informações, até chegar a conclusão de que esse seria o surgimento de tudo... Ela é descrita desde a primeira temporada como inteligente, como ela consegue perceber a relação da mãe enfim um série de coisas, acho que ela só percebeu estudando e analisando E não, eu não acho que o ciclo se fechou, acredito que só criou outro, mas nesse novo ciclo tudo ficou do jeito que deveria ser da primeira vez, e as possibilidades de novos mundos nunca acaba 🤯 Mas a história do menino Jonas foi contada. O furo que eu não gostei foi o da Agnes, mas minha imaginação consegue trabalhar nisso kkkkk
Michel, eu fiquei querendo era uma explicação sobre a árvore genealógica da familia Tanhaus. A série ficou devendo. Fiquei muito intrigado sobre a morte da mãe do Velho Tanhaus que é cego. E ela ainda chamava Charlote, isso no meio do Sec XIX.
Apesar de todas as teorias, paradoxos (aprendi muito com essa série), para mim o que mais me chamou a atenção foram as relações humanas. Tudo é envolvido por elas. ❤️ Uma das melhores séries que já assisti!
Já estou sentindo um vazio com o final de Dark 😢 qual será a próxima série que nos deixará assim??? Parabéns pelos vídeos Michel!!! Seu canal é sensacional 👏🏻
Vem me seguir no Insta. Lá estou sempre compartilhando as novidades do canal. instagram.com/seriemaniacostv/
[spoiler] Caro, acredito que o insight do terceiro mundo a Cláudia tirou da história da triquetra. Ela pensa que toda a história ali tem padrões em torno do 3 (ou 33) e deduz que deve haver um terceiro mundo. Tudo bem que foi quase um chute rs mas não foi assim tãão tirado do nada.
Não gostei muito do túnel de luz e encontro com eles crianças pelo armário... Achei que não serve muito pra história e só dá um tom um pouco piegas rs. Na real me lembrou um pouco Interestelar, embora os efeitos lembrem mesmo The OA.
@@carolxs o
Instablaster
Eu sempre bati nessa tecla desde 2017. Dark é diferente tudo que encontramos na tv hoje em dia: corajosa, complexa e não subestima sua audiência. Minha série favorita de todas sem dúvidas!!
🙌😁
SPOILER: O filho do Tanhaus precisa da Martha e do Jonas para não sofrer o acidente, o Jonas e a Martha precisam que ele sofra o acidente pra eles existirem. DARK sendo resolvido com um paradoxo pra variar.
Putz, não tinha pensado nisso! buguei hahaha
Na realidade nada foi resolvido em Dark pois o ciclo não dá para ser quebrado.
O começo é o fim e o fim é o começo, tudo está conectado.
Não entendo como esse pessoal (RUclipsrs) que comentam sobre a série na realidade não à entenderam.
OU SEJA, ELE SÓ NAO SOFREU O ACIDENTE, PQ ELE SOFREU O ACIDENTE NO PASSADO (CRIANDO ASSIM, O JONAS E A MARTA)
só mudou a ordem dos acontecimentos, mas meio q sempre vai rolar algo q Vai levar o Tanhouse a criar viagem no tempo.
🤯🤯🤯
* ALERTA DE SPOILERS *
Fala, Michel! Discordo em partes do "cool pelo cool". Acho que pode ser um pouco mais complexo, mais difícil de imprimir na tela: esse(o sem nome) é um personagem que representa o infinito, ele está em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele não tem início, meio e fim de forma linear, como é pra nós. É tudo ao mesmo tempo. Na sua piada, onde o velho vê aquilo de novo, o tempo teria que ser representado por uma linha, mas, na verdade, para o personagem, é um ponto. Então ele vê tudo aquilo ao mesmo tempo, sobreposto. Aquelas cenas acontecem pra ele pela "primeira", "segunda" e "terceira" vez ao mesmo tempo. Na verdade não são 3 vezes, são Infinitas vezes ao msm tempo. O fim é o começo e o começo é o fim. Achei que a escolha de três tempos juntos foi muito acertiva e representou muito bem esse personagem tão conceitual e toda essa complexidade temporal, que pra gente é pouco palpável. Mesma coisa ele não ter nome, pois o nome marca o início, o nascimento, o surgimento da vida. Mas, como ele representa o infinito, é impossível ter um, pois ele nasce e morre ao mesmo tempo. Ele existe e não existe em todos os relativos.
Voltando ao tema tempo, é a mesma coisa quando Jonas e Martha crianças veem um ao outro pelo armário, no final da série. Tudo acontece ao mesmo tempo, porque o tempo está condensado num ponto e não esticado numa reta.
Muito boa análise! 👏👏👏
Excelente análise. Gostaria de complementar com a informação de que também existe uma justificativa filosófica: e definição do "Eu", brilhantemente apresentada no vídeo do do PH Santos "DARK: Nossa melhor versão! (e o Paradoxo de Teseu)".
Muito bom. Curti
Gostei da explicação. Me lembrou um pouco o que é mostrado em A Chegada, onde a noção de tempo não é algo linear. E um pouco de Interestelar tmb, pela noção de espaço-tempo.
Arrasou
Dark é a combinação perfeita de ficção científica misturada com sentimentos. A construção dos personagens, das famílias, dos relacionamentos deles, os quão reais esses personagens são, mesmo em uma obra de ficção, é incrível.
❤❤
A Claudia não descobriu do nada a existência do mundo original, ela sempre soube. A versão da Claudia mais velha, aquela que a gente acompanha desde a 1ª temporada viajando no tempo fala para a versão mais nova, que viajou de 1987 para 2020 que existe um mundo em que a Regina vive. E a Claudia é uma mulher muito inteligente, não é a toa que chefiou a usina por anos e conseguiu desvendar os mistérios da viagem no tempo e entre dimensões. Ela já esteve no mundo 1 e sabe que a Regina morreu lá, já esteve no mundo 2 e sabe que a Regina morreu lá também, e ela sabe que ela mesma não está mentindo sobre a Regina viver em algum mundo. Logo, a conclusão lógica e que ela teve anos para alcançar é que existe um terceiro mundo em que as anomalias, inclusive o câncer da Regina, não existem. Eu gostei muito da forma como isso foi feito, realmente acho que poderia ter tido um momento mais épico de revelação, e não só a Claudia mais velha explicando como descobriu, mas eu prefiro que a série não subestime o espectador, eles deixaram tudo explicadinho, mas sem esfregar as respostas na nossa cara, deixam o público pensar um pouco sobre os desdobramentos e teorias.
Sim pode ser mesmo
Sobre a lembrança da infância, no túnel THE OA, eles se lembram porque o mundo deles, ainda não acabou, eles tiveram aquela infância... Logo, a lembrança é real, por ser no mundo deles. Não entendi as polêmicas que vi em torno disso.
Isso mesmo
@@SerieManiacos Michel, não acho que foi do nada que a Cláudia descobriu, perceba.
De todos os personagens, depois do Tanhaus, ela é a mais inteligente da Série.
E já mostrava isso, lá no passado quando ela ensinava Matemática ao Helge, e quando ela descobre a partícula escura, ela automaticamente sabe da importância daquilo pro mundo, pois provavelmente ela se formou em Física, como a Doris disse que alugou o quarto para pagar a faculdade dela.
Sendo assim, para mim não é absurdo ela ter entendido que existe uma terceira dimensão, a qual Tanhaus já havia nos dado a pista.
A galera é muito reclamona pq as coisas não foram mastigadas pra eles entenderem
Também vi assim
Acho que entendi. A memória da infância foi criada naquele momento, com o futuro interferindo no passado, antes do fim dos dois mundos. É a única explicação que consegui sobre isso
Não só da Netflix, Dark se consolidou, com certeza, como uma das melhores séries de todos os tempos. É tão boa que deixará um buraco, pois a gente sabe que nao somos contemplados a todo momento com obras desse nível. Michel, as menções honrosas foram golpe baixo hein, Sopranos, A sete palmos, BB e the Leftovers, só faltou aí The Wire
😁🙌
"Neto do próprio avô". Eu também sou! Será que estou num loop? Kkkkkk
Hahahaha
Ahahaha só depois que gravei que vi que tinha falado certo. 😂😂
A minha história é só no cartório, já que eu sou registrada pelo meu avô. No caso virei filha do meu avô, irmã do meu pai e dos tios, tias das primas e lá se vai, mas felizmente o bug é só papel kkkkkkkkkk
Não foi nada demais, deu pra entender. Eu só tava zoando kkkkk
Kkkk
Mesmo com algumas coisas não sendo explicadas, Dark conseguiu ser perfeita, pra mim a série como um todo é 10 de 10, porque mesmo não respondendo algumas coisas, o final não deixou um gosto amargo na boca e ao contrário disso, deixou uma sensação de nostalgia e paz pelo personagens haha ♥️
❤❤
Pra mim tb. As coisas não explicadas, se bobear, foram deixadas desta forma pra criar ainda mais buzz, mais teorias. A série é linda, a construção dos personagens é complexa e crível e a história termina absurdamente bem. O sétimo episódio da terceira temporada é um cristal, de tão perfeito.
Não foi explicada para nós ficarmos pensar, não é dado de mão benjada
O casting dessa série é fenomenal. Quem fez a escalação de elenco merece um prêmio
😁🙌
Único defeito da netflix: ter liberado os episódios de uma vez.....Dark é o tipo de série que se os episódios tivessem sido liberados 1x por semana, a experiência teria sido ainda melhor, com teorias e debates toda semana.
Concordo 100%
eu acho que deveriam adotar um novo método por exemplo, um episodio todos os dias até acabar ou então 1 episódio a cada dois dias
@@mahashiah Eu comecei a assistir 12 monkeys, achei chata demais, se Dark for uma cópia, para mim, fez uma grande melhoria
@@mahashiah Já tomou seu remedinho hj? Hahaha, que doido, fazer o quê se essa "obra prima" não prendeu minha atenção? 🤷
@@mahashiah Qual o nome do paradoxo quando você acha aceitável falar mal da serie que você não gosta, mas não aceta que os outros façam isso com uma serie que vc gosta?
Michel, devo a você e à Carol por essa experiência que foi Dark. Vocês me convenceram naquele vídeo sobre os 5 motivos pra assistir Dark.
O grande diferencial dessa série é que ela vai trabalhando temas muito complexos de forma organizada, eles vão introduzindo os temas aos poucos e nos preparando pra se convencer da resolução, embora a forma como a Cláudia revela isso foi o ponto fraco.
A gente consegue enxergar que quando a série começou, eles realmente tinham um planejamento e uma ideia concreta de onde iriam chegar.
Aeeee Vitor
Também comecei a assistir depois deste vídeo, com certeza foi uma das melhores influências que sofri kkkkk
Refleti com um amigo sobre o final de Dark e o que mais me agradou é de que continuam existindo duas realidades sobrepostas: uma em que HG Tannhaus perde o filho, cria a máquina do tempo e gera os 2 mundos, onde Martha e Jonas vão aparecer para salvar seu filho do acidente. Só que, ao mesmo tempo que isso acontece, em outra realidade eles não aparecem e o filho se acidenta, o que faz o HG mais uma vez criar a máquina do tempo que vai gerar os outros 2 mundos, mais uma vez pra Jonas e Martha virem a salvar seu filho do acidente. E assim as realidades sobrepostas se entrelaçam num ciclo eterno de criação e não criação dos outros 2 mundos. Isso explicaria o dejá-vu da Hannah na última cena da temporada, explicaria a Claudia descobrir do 3º mundo (porque integra o ciclo em si) e explicaria a lembrança dos dois se verem pequenos na cena do buraco de minhoca.
Lógico que A Claudia sabia de tudo, preste atenção que em todas as temporadas ela era a única que falava sobre tudo é os mundos com ela mesma !! Ela guiava a Claudia mais jovem sempre.... Ela sabia sim de tudo não foi epifania.
Sem contar que no começo da terceira temporada ela pergunta, que se a gente soubesse o futuro, ainda assim faria a mesma coisa.
Sim, não debato que ela sabia. Minha questão é como sabia?
Série Maníacos pense bem, ela pode ter ido para o passado e parado o mundo origem
Na realidade a Claudia sabia só uma gota e ignorava um oceano.
Tanto que tudo que ela sabia não fez com que nada mudasse.
@@SerieManiacos ela sempre soube, foi ela própria que falou pra Claudia mais jovem que existe um mundo que a Regina vive, e a conclusão óbvia, já que a Regina morre tanto no mundo 1 quanto no mundo 2, é que existe um terceiro mundo
Bom, se a série apresenta que existe a questão das realidades alternativas, pra mim o loop pode e não pode ter sido quebrado. Assim, teríamos duas realidades: uma realidade onde o loop continuou para sempre, e uma outra em que a Cláudia "descobre tudo" e Jonas e Martha impedem o acidente, e os mundos não são criados. Enfim, série muito boa que deixa muitas interpretações por nossa conta!
Nussa
O final é genial: "que deixa muitas interpretações por nossa conta". Uma galera queria que a série virasse aula didática.
Falo por mim: não consigo me incomodar com o final! Achei ele excelente, fechadinho. A cena final com todos jantando me lembrou o final do filme a A Origem, o peão para de rodar ou não? Acredito que foi proposital, para deixar o público pensando, questionando.
Pegando como exemplo Interestelar, o filme é excelente mas falam que têm explicação demais e que podia deixar subentendido, o público não é bobo!
Dark introduz várias coisas, explica as principais e deixa algumas sem explicação, mas não é nenhum bicho de sete cabeça pensar ou supor como aconteceu ou vai acontecer.
Amei a série! Uma das melhores que já assista na vida.
❤
Não poderia concordar mais! Só acrescento meu amor pelos personagens, sempre complexos, e pela belíssima fotografia!
"Cool pelo cool" kkkkkk
😂😂😂
Já vou usar kkkkk
Gostei, vou aderir
Mas é realmente o cool pelo cool ou o cu pelo cu
Perdi estreia mas tô aqui!!
Vale cada episódio dessa série, leva a grandes reflexões
Senti sua falta mesmo Mari
@@SerieManiacos 🥰🥰🥰ahh muito obrigada! Tinha saído e tive q fazer a higiene pós rua kkkk
Não acho q foi do nada a conclusão da Cláudia.. Ela ouviu da Cláudia mais velha que a Regina iria viver... nos dois mundos a Regina morreria... Foi ai que ela confrontou a Cláudia mundo 2 e concluiu que deveria tomar o lugar dela tbm para descubrir mais sobre tudo....
Ai ela fez a investigação em ambos os mundos. Vale lembrar que a Cláudia sempre foi vista como inteligente, a frente de seu tempo... só ela poderia sacar tudo.
A Cláudia que morreu no segunda temporada ja tinha chegado a esta conclusão.
Sim, pode ser mesmo
ruclips.net/video/Q8QBHCaZTLM/видео.html Esse vídeo explica como a Claudia chegou nesse conclusão
Hola Michelixxx!!!
Cada vez que vc diz spoiler eu escuto na minha mente vcs no derivado dicendo "spoooiiiiiiiileeeeerrrrsss" no agudo! hahaha
A trilha sonora de dark nesta temporada foi um show!
Eu gostei bastante da serie, ela tem pequenas coisas, como vcs diceram la live de ontem, mas nao tem peso na evaluación e experiencia final.
Nao tinha pensado em isso, o Tannhaus mudou sem saber, fiquei pirando aqui agora haha.
Obrigada pelo trabalho e dedicação pra fazer todo este conteudo e muito util mesmo (hoje mandei uma amiga vir aqui assistir os resumos porque ela estaba perdida hahah), agora temos que ver otra serie pra pirar neste nivel! hahaha
besitos.
Muito obrigado Fer. 🥰 Bjooo
Na verdade a Claudia n tirou do nada uma ideia de terceiro mundo. A Claudia do futuro fala pra ela q se tudo der certo a Regina pode ser salva, depois disso ela viu q ela morria nos dois mundos conhecidos... se ela podia viver n seria em nenhum dos dois.
Mas isso não explica como ela teve conhecimento do mundo origem.
Os acontecimentos do mundo de origem foram documentados... Tinha gravações, jornais e etc...
Gostava da época que só eu e um amigo assistíamos quando lançou. Eu falava obcecado pela série e ele não acreditava, depois viu e ficou igual a mim. Depois agonia de esperar a segunda... foi uma longa viagem até o apocalipse. Fico grato por os artistas alemães se destacarem um pouco sobre séries americanas e britânicas. Uma obra muito linda e bem cuidada, foi tudo muito bom. Adeus Jonas e Marta, vejo vocês nas próximas séries.
🙌
Lendo alguns comentários e vendo que vcs acham que deveria ter a cena que ela descobre o mundo origem
Porém vcs devem lembrar que o mundo origem foi destruído e que J e M só conseguiram ir pra na no momento da pausa do tempo
E também que quando ela explica pro Adam mostra ela tendo o estalo e entende que tudo vem de 3
Ou se não tinha que mostrar nada ela teve anos pra ver várias possibilidades e notou que nessa pausa deveria ser o início
Achei a série fantástica e perfeita
🙌
1- A "epifânia" da Claudia,que descobriu sobre o mundo de origem depois de passar por milhares de ciclos me fez lembrar de um episódio de Doctor who chamado "Heaven sent".
(SPOILERS) : Nesse episódio o doutor é teletransportado para um lugar misterioso que possui um céu onde as estrelas estão no lugar,cercado por um fosso cheio de caveiras no seu fundo.
Ele começa a testar esse lugar,descobre a aceleração da gravidade dele,teste hipóteses e tenta escapar de um monstro que quer pegá-lo. Após alguns dias ele percebe que o lugar é um disco de confissão (uma prisão para senhores do tempo) e que o único jeito de sair dali é confessando "algo que ele não sabe ainda" ou através de uma saída que fica atrás de um parede indestrutível ("praticamente impossível de escapar a qual ele sofá repetidamente).
Acontece um monte de outras coisas, mas o que importa é que gente descobre que ele está neste "ciclo" por bilhões de anos e que ele precisa fazer as mesmas coisas para algum dia escapar.
A Cláudia passou pelas mesmas coisas que o Adam e Eva,mas além de ser "muito" mais esperta do que eles também conseguiu tirar uma conclusão diferente do que: O ciclo tem que continuar a qualquer custo(Eva) ou O ciclo tem que ser destruído (Adam).
2- Eu amei o final mas,tenho que dizer que me surpreendi que Dark tem um final mais "Feliz" do que Orange is the New Black!🤷🏻♂️
3- Eu não me surpreenderia se eles lançassem um livro alternativo do Tanhause que explica as lacunas do show. Somos Fans e queremos Service!
4- Eu acredito que o final da série é uma forma de completar um Loop maior que compreende todas as realidades. Uma depende da outra,portanto todas acontecem, começam e terminam juntas.
5- Sic Mvndvs creatvs est!
No caso deles se verem no armario: aquilo aconteceu pela primeira vez e foi a única vez da infância deles q eles se viram no armário. Não significa q vai acontecer de novo.
Sim, concordo
Michel se garante muito! Parabéns pelo seu trabalho! Sou fã.
Fico pensando que talvez as três versões do filho infinito sejam para representar a perda da inocência, da ingenuidade e da vida, porque essa fala representa três momentos da vida e ela acontece em dois momentos na série.
É uma boa análise
Por que me lembrou do final de Sopranos aaaaaa, até hoje quebro a cabeça
Don't STOP -
Obrigado pela recomendação, irei ver de certeza.
😁🤘
Essas visões do Jonas e Martha eu acredito que seja uma espécie de memória residual. Algo no inconsciente após a vivência em tantos loops.
É, pode ser mesmo
Comecei assistir Dark por um video de sugestões do Michel! Só gratidão por aquele video mano, vlw!
Uhuuuuu
O canal do Léo Vitório Também (Segunda Tela) é bem bom na analise e explicação de Dark!
🤘
O melhor resumo das temporadas 1e2!!!! Série sensacional!!!!! Esperando os comentários do Ursão e do Bubu também!!!!kkkk!!!
🤘😁
Michelito...vc chegou a assistir o vídeo do P.H. Santos, que fala sobre o personagem 'infinito' (as três fases do personagem com lábio leporino)?! Achei bem interessante; fez total sentido, pra mim ;)
Sim, é uma boa análise mesmo. PH é foda.
Issooooo
Qual o vídeo?
Valeu pela recomendação, só terminei a série faz 1 dia e tenho horas de vídeos pra ver kkk mas vou botar na lista o canal dele
A série trouxe um pensamento filosófico e bastante reconfortante sobre nossa existência. "As coisas acontecem porque tem q acontecer."
Seu canal é show. Parabéns.🥰❤️🙌🏼👊🏼
Muuuito obrigado Luana ❤
Discordo que Cláudia teve a ideia do nada, a série mostra ela sofrendo a perceber que a filha sempre morre e sempre sofre e que não havia nada que ela pudesse fazer. Cláudia passou 33 anos em dois mundos diferentes isso dá uma perspectiva das coisas muito mais apuradas do que qualquer outro personagem na série. Se alguém podia deduzir isso era a Cláudia mesmo. Muitos estudiosos no passado tiveram ideias que pareciam sair do nada mas eles entendiam demais do que estudavam e acabavam fazendo relações e encontrando padrões que sem todo aquele conhecimento seria impossível. Talvez tenha faltado uma explicação mais longa para a conclusão dela.
Excelente canal.
Um dos melhores sobre série.
Parabéns Michel!!
Inteligência e bom humor.
Brigadão Alex
E também concordo que ficou um pouco mal explicado a Claudia solucionar o mistério. Acho que pra Dark ser mais perfeito faltaram 2 episódios nas duas temporadas (ideal mesmo seriam 11 episódios cada temporada e fechar a série com 33 episódios).
Mas o principal ponto da série que poderia ter ligado a Claudia para a existência de um terceiro mundo, poderia estar no Livro que ela passou a vida lendo e na Trinquetra (que apresenta a junção dos 3 mundos gerando um ciclo infinito). Na verdade acho que a resposta para essa dúvida de 'como ela descobriu?', está exatamente ai, no Livro, na Trinquetra e no Triangulo de Penrose que é a capa do livro, sendo que os dois símbolos (o triângulo de penrose e a trinquetra), mostram desde a primeira temporada a existência de um terceiro mundo.
🖤
Exatamente, o próprio Tannhaus fala isso muito claramente na primeira temporada
Esse vídeo seu tá um primor de assistir. Concordo integralmente do início ao fim.
😁🙌
Acho q vc é algum tipo de 'eu mesmo' de um mundo paralelo... Six Feet Under, tá na minha lista de melhor final também. Dark é a melhor série da NetFlix (e está entre as melhores de todas), Fringe é um encanto assistir... Eu só preciso correr pra te alcançar e assistir as outras 50mil séries q vc indicou nos vídeos anteriores hahahahaha tmj
😁😁
Simmmmmmm, vcs estão de parabéns pela cobertura! Aumenta essa nota aí Michael
❤🥰
"É o cú pelo cú." Michel, 2020
😁😁
Ri muito 😂
😂😂😂😂😂😂
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pra mim isso tinha que estar no título do vídeo.
Que vídeo perfeito, concordo com tudo que você falou! Pra mim, assistir Dark foi uma experiência incrível, não tive nada igual até o momento. Amei a cena final e achei essa temporada muito boa, porém, tiveram coisas que eu senti falta e não gostei tanto, mas, mesmo assim, a jornada foi fantástica! Continua sendo uma série excelente e minha top 2 (Hannibal ainda tá em 1º pra mim, mesmo tendo sido cancelada) e acho que ainda prefiro a temporada 2. Considero o melhor final de série original Netflix também. E o bom de Dark é que, com certeza, posso rever no futuro e interpretar algumas coisas de outras formas e ter outra conclusão e vai ser quase tão bom quanto da primeira vez e isso é maravilhoso.
❤🥰
Finalmente, Michelll. Tava faltando vc pra fechar esse ciclo de dark.
🤘
porque dark é boa? porque breaking bad é boa? porque ozark é boa? porque twin peaks é boa? é simples, porque nenhuma delas tiveram roteiristas preguiçosos que entregam qualquer porcaria só pensando no lucro.
🤯
Lembro de ter assistido o piloto assim quando saiu, mas não acompanhei e depois de anos ouvindo o Derivadocast onde vocês falam bem da série resolvi voltar e acompanhar. Maratonei as duas primeiras temporadas antes dessa terceira começar e foi a melhor coisa que fiz, valeu super a pena acompanhar a jornada da série. Vai deixar saudades.
Uhuuuu
É claro que o loop foi quebrado, a série nos mostrou isso nos últimos momentos. Tentar interpretar que o ciclo contínua só pela cena que eles tão no espaço-tempo (buraco de minhoca) é ignorância hahahah. Que cena maravilhosamente emocionante deles desaparecendo.
🤘
se a família do cientista já tinha morrido aí foi criado os dois mundos, Marta e Jonas foram no mundo original p impedir o acidente, porém eu acho que quando eles impediram o acidente criou outra realidade, pq o acidente já tinha acontecido. Estou em dúvida, antes eu achava que o ciclo tinha sido quebrado, agora eu acho que eles apenas quebraram o ciclo da realidade de Adam e Eva. E para mim existe outra realidade de Adam e Evam pq o acidente já havia sido ocorrido.
Show Michel, você e Carol fizeram a melhor cobertura de Dark!
😁🥰
Dark é boa principalmente porque não nasceu para ser um superhit ( pelo menos na minha opinião ), Ela não tem todo aquele planejamento para ser um "produto" como é por exemplo que Stranger Things. Acredito que mesmo os criadores da série devem ter se assustado em se tornar esse sucesso mundial.
Espero que depois dessa série comecem a investir em histórias mais densas e complexas.
🤘
Isso de Dark ser uma experiência é real mesmo, acompanhei todos os seus vídeos e da Carol Moreira e foi sensacional demais!!! Eu custo a me render a série de modinha e ela tbm não me pegou logo de cara não, mas depois lá do 4º episódio da primeira temporada, fiquei completamente viciada. Mesmo faltando explicar um coisinha ou outra, achei a série perfeita, tudo super redondo, atores incríveis e uma puta história foda que conseguiu se reinventar e ficar mais complexa a cada temporada!! O hype da série é super merecido mesmo, devia até ser maior 😂
🖤🖤
Dark é a melhor em todos os aspectos, quem concorda respira 😅
🙌
Fiquei imersa uma semana em Dark, foi bem intenso e muito recompensador. Seus vídeos e os da Carol Moreira clarearam minha mente e me ajudaram nessa trajetória! A série vale mesmo todo esse hype!
🥰🥰
Sobre as três versões achei legal justamente pq as expressões dos três mostravam isso aí q vc falou...o idoso meio entediado, até envergonhado talvez, o menino fascinado e o adulto louco. Excelente análise como de costume.
👊
Eu achei o caminho melhor que o próprio final ! Os enigmas mentais e loopings que pareciam decisivos e não eram me deixavam agoniada e até aborrecida rs mas a conclusão é q vale a pena a experiência louca ... apaixonante mesmo 💕👏🏻👏🏻
❤❤
Começei a assistir Dark na primeira temporada e parei nos 3 primeiros episódios, mas assisti um vídeo seu esse ano indicando ela e devorei em poucas semanas. Não sei se sou fácil de ser influenciado ou vc um bom influenciador, oq importa é que curti demais, valeu msm!!
🙌😁
Obrigada por nos proporcionar esses videos 👏🏽👏🏽👏🏽
Eeeeeeh Michel pra mim também foi uma das melhores experiências Dark, amei saber do grupo de WhatsApp, só imagino as teorias do "sic mundus" 🖤
Beijos Michel 😘
🥰🥰
Esse canal merece 1 milhão de inscritos para ontem. Parabéns
Muito obrigado 🥰
Arrasou na cobertura, Michel!
Brigaduuuu
Você é foda Michel, nunca duvide disso 😄
😎
Dark entrou pra minha lista da melhor série ❤️ séloko explodiu minha mente haha
😁🙌
Nosss agr q vc citou essas outras séries com finais incríveis tbm me deu vontade de vê-los, até voltei a ver Mr. Robot hj que havia abandonado desde a metade da 1 temporada kkkkkk. Vlw Michel vc é top!
😁👊
Análise perfeita!! E amei o texto no site do seriemaniacos!!
🥰😊
Confesso que o final me srupreendeu muito! Dark realmente e a melhor serie da Netflix e acho que nada vai superar!
👊😁
Olá Michel, antes de mais nada parabéns pela alta qualidade do canal! Seguinte, pra você e quem quiser conferir lá, vejam o site oficial que a Netflix liberou: darknetflix.io/pt É um pouco confuso pra navegar, tem que selecionar os episódios até onde vc já assistiu (Aí não tem spoiler..). Então, pra quem já assistiu tudo é só selecionar a terceira temporada episódio 8 que libera todo o conteúdo, inclusive uma árvore genealógica completa, e selecionando os personagens (por exemplo o Jonas ou a Cláudia) pode ir avançando na história deles (rolando pra baixo) e o site vai mostrando toda a linha do tempo e todas as viagens que cada personagem fez... Uma coisa interessantíssima: A Cláudia por exemplo só volta pro passado pra falar com ela mesma na usina e explicar sobre a viagem no tempo após ter conversado com o Adam e explicado pra ele sobre a origem da divisão dos mundos... muito legal esse site!
Boooa. Brigadão
Eu achei legal a mensagem que a série passa de que a motivação das peças principais era o amor por alguém, não importasse a qual preço tanto que os outros sabendo disso manipulavam essas relações. Tipo o Ulrich pelo Mikkel, a Claudia pela Regina, o Tanhaus pelo filho, Noah pela Charlotte, Jonas pelo Michael e Martha e assim vai....
❤❤
Que bom que vc se rendeu a Dark. Sua análise é muito boa e abrange os fãs e os espectadores eventuais.
😁❤
- me sinto tão representada por tuas falas sobre Dark, eu tô nesse nível de respeito pela série!
nesse momento é o que tem me ajudado na quarentena 🙄
Muito obrigado Taynah ❤
Own, fiquei tão 😍🤗 em saber do sic mundus tupiniquim💚
😁😁
Michel, não sei se ja tem video disso. Mas tu podia fazer um video indicando os 5 (ou 10!!!!) melhores series SCI-FI!
Boa ideia 😁
Eu acho que o loop não foi quebrado não. Acontece que ele era maior do que imaginávamos, envolvendo loops menores e convergentes dentro dele. Ele envolve as duas realidades se anulando uma à outra, “zerando” tudo. E elas precisam se anularem para poder terem existido. Inclusive, é mais ou menos isso o que acontece na mecânica quântica, em que a existência e a não-existência (ou sua localização no espaço-tempo) de uma partícula acontecem de forma simultânea. Uma partícula que “não existe” (assim como diversas propriedades), ou o próprio vácuo, a inexistência de algo, na verdade é uma resultante de “existir/não-existir” que ocorrem simultaneamente, porém se anulam. Isso acontece pq, na mecânica quântica, as partículas na verdade são ondas, que interagem entre si, gerando campos. O que conseguimos determinar como “existente” seria uma espécie de resultante positiva dessa sobreposição de possibilidades. Inclusive, quem “organiza” essas sobreposições de ondas e dá massa às coisas que “existem” (de acordo com nossa percepção) é o Bozon de Higgs (“partícula de deus”). Assim, o loop da série tem como origem e fim, ao mesmo tempo, as realidades que se anulam, mas que, para se anularem, elas precisam terem acontecido simultaneamente, para convergirem "novamente" ao ponto em que se anulam (o "túnel" do final). Assim, os “resultantes positivos”, na série, seriam aqueles sentados ao redor daquela mesa de jantar, cujas existências não possuem uma obrigatoriedade de anulação dentro do loop maior, já que suas origens possuem possibilidades externas.
Sim pode ser mesmo
ainda lembro do video de melhores séries de 2017, do quadro, dos 5 motivos pra ver dark no canal da carol!!!! foi uma jornada incrível e o final compensou dms o investimento! vou sentir saudade de yonas e cia 🤧❤
❤❤
Six feet under é um dos melhores finais de série que eu já vi realmente. Fiquei feliz de você ter lembrado dessa série maravilhosa ever. O mundo precisa conhecer essa obra de arte ♥️
❤❤
Na verdade a Claudia não tirou a ideia do “mundo origem” “do nada”. Ela percebeu naquela linha que ela montou (na parede dela com as fotos) algumas pessoas não estavam presas no looping - não eram descendentes do “infinito”, ou seja... eles teriam que ser provindos de uma terceira realidade.
Fico muito feliz pelos novos seguidores porque são um reconhecimento do ótimo trabalho que vc faz, Michel! Mas assiste 12 monkeys! Nunca te pedi nada hahaha
Brigadao. Já assisti... Não sou muito fã.
@@SerieManiacos hahaha faz parte! Eu gostei muito do final. Sucesso!
Só sei de uma coisa.Dark , a melhor série que já vi nos meus 46 anos de vida.Brilhante.
😁🙌
Maravilhoooooso esse video. E maravilhoso seu quadro de Dark que eu bem vim no insta S2
To cada dia mais encantada com esse canal. Obrigada por existir Michel :*
😊🥰
Viva dark,melhor série da Netflix com certeza, tô vendo o canal pela primeira vez, após ver a Live da Carol Moreira, parabéns pelo vídeo.
Muito obrigado Claudio e bem-vindo
Toda vez q o Michel fala q dark colocou algo na tela só por ser "cool" sem ter uma explicação, fico com a impressão de q ele tá buscando a resposta no lugar errado. O personagem sem nome por exemplo, tem tantas camadas simbólicas q é simplesmente sacanagem dizer q ele tá por aí de rolê nas suas 3 versões sem ter porquê
Nossa, adorei que você falou que não é uma série perfeita, mas que não é grosseira. É exatamente isso, não gostei da falta de explicação de como a Cláudia chegou na conclusão final, mas é perdoável, não é como se fosse impossível. Outra coisa que senti falta foi da explicação de por que o Jonas levou o Mikkel para a caverna, como o Michael contou pra ele. Mas gostei do final e a série como todo é uma das minhas favoritas.
❤🥰
Sensacional tudo o q vc comentou sobre Dark. Amei a série, amei seus comentários, ri muito do "rolê dos tres" da fissura labial... parabéns e seguimos por aqui!! 🤍 Só ñ manda eu " sentar lá"...😂
🥰🥰
Ô, Michel, ótima análise. Só um comentário, geralmente a gente é neto do nosso próprio avô mesmo. Hahahaha.
Eu senti muita interface com Ricky and Morty, Gravity Falls, The OA... E gostei muito que a série não responde tudo e deixa muitas questões em aberto, faz muito sentido com o que a série toda representa 🤷♂️✌️🤓
Ahahaha sim depois que gravei qie eu vi que falei certo o lance do neto. 😂😂
Dark é uma obra de arte.Nunca senti tantos sentimentos ,perguntas e respostas ao mesmo tempo.Nunca pesquisei tantos vídeos sobre uma série.Já vi as 3 temporadas 3 vezes e sempre me surpreendo.
Dark é um ciclo de amor que não posso quebrar.
❤
Te amo, Michel ❤
🥰😔
Michel, analisando o site oficial da Netflix e seguindo a linha do tempo do Jonas/Adam, deu pra entender aquele lance do Jonas e da Martha terem aquela visão da infância deles enquanto estavam viajando naquele fluxo de luz da seguinte forma: Eles viajaram pra 1986 no túnel da caverna na data em que Tanhaus ativou a máquina do tempo no mundo original. Ocorre que a partir daí, quando eles são transportados para o mundo original eles não saltam simplesmente de um mundo pro outro na mesma data (em 1986), mas acabam "saindo" no outro mundo em 1971, quando teria acontecido o acidente que morreu a família do Tanhaus. Nesse "meio do caminho", nessa viagem através do tempo e espaço, eles acabam como que cruzando ainda no mundo intermediário por uma espécie de janela que mostra a infância de ambos (ainda nos mundos alternativos provavelmente) antes de completar a viagem... como que se naquela "encruzilhada" eles ainda pudessem se arrepender e escolher pra que lado ir... então finalmente escolhem o terceiro caminho, que é o mundo anterior à criação dos outros dois... acho que ficou muito legal isso... como se fosse algo tentando ainda fazer eles desistirem de escolher o caminho alternativo, uma última chance de voltar cada um ao seu mundo... estão exatamente em um cruzamento com 3 possibilidades... como a triquetra... como os túneis da caverna (com 3 corredores, uma origem e 2 destinos).... sensacional!....
Adorei
Concordo com você, Michel, Dark é, sem dúvidas, a melhor série da Netflix! Se a terceira temporada tivesse 2 episódios a mais, tudo seria simplesmente incrível!
👊😁
quero esse vídeo de top 10 finais de séries de todos os tempos na minha mesa, grata
😉
Michel, a Martha e Jonas criança viram o Jonas e a Martha adultos só da última vez que o ciclo aconteceu, assim como a Eva e a Claudia sabiam que aqueles momentos estavam diferentes naquele loop do ciclo, mesmo ele já tendo se repetido infinitas vezes.
Pra mim isso é bem mais afirmação do que dúvida de que o ciclo foi quebrado! E é também um lembrete de como o futuro influencia o passado em Dark!
Boa
Foi uma experiência incrível . Dark é maravilhosa
😁🙌
11:00 Michel, eu tinha entendido que aquele rapaz do lábio leporino é o filho do Jonas e da Marta. Essa aparição dos três se refere ao conceito de controle que a Eva achava que tinha sobre o fruto dos dois mundos. Ela queria mantê-los juntos para que não houvesse nenhuma interferência em outra linha temporal.
Boa
Adorei o trio Raulzito: o início, o fim, o meio. Acho que os três são uma simbologia: a tricreta, as três dimensões, as três temporadas, os 33 anos...
Isso mesmo
Tenho uma teoria sobre o filho do Jonas e da Martha andarem com suas 3 versões por ai: Todos os personagens estão presos por causa e efeito, então sempre tem outro personagem que vai influenciar suas decisões. Ex: O Jonas sempre faz o que a Claudia fala pra ele fazer, depois o que a Martha fala, a Eva... é assim que se repete o ciclo. Todos estão fadados a repetir as msm ações sob a influência de outros personagens. Só que o homem do infinito não. Então ele é o própria guia (mais uma vez o paradoxo de bootstrap) a versão mais velha, encontra a versão mais nova e leva até a versão adulta pra presenciar os acontecimentos, assim quando a versão mais nova for a versão adulto, ele já sabe "o que" "como" "onde" tem q ir para preservar o ciclo, e assim, essa informação se preserva sem nunca ter sido criada.
Boa
Na primeira temporada o tannhaus fala que acreditamos erradamente na dualidade, que só existe bem e mal, cima e embaixo e que na verdade também existe o meio. Ou seja sempre há um terceiro elemento. Acho que isso ajudou a Cláudia descobrir o mundo de origem
Pode ser sim
Michel do céu! Obrigadaaaa
Sim, sobre a Cláudia ter descoberto o mundo de origem: a cada decisão diferente tomada por menor que seja, gera outra realidade alternativa (vi isso em algum livro do Philipe k dick não tenho certo, mas acho q deve ser um teoria comum de multiverso), quando o Jonas volta e tenta fazer com que o mikkel não desapareça, isso já faz com que exista o mundo 2 que é o mundo onde o Jonas não existe, e voltando pra Cláudia acredito que ela tbm tenha percebido isso e que a cada mudança teria uma mundo novo, ou seja não tem 3 mundos mais teria milhares, e ela fez todas as ligações de fotos e fatos, foi trabalhar com a Eva fingindo ser outra Cláudia pra ter mais e mais informações, até chegar a conclusão de que esse seria o surgimento de tudo... Ela é descrita desde a primeira temporada como inteligente, como ela consegue perceber a relação da mãe enfim um série de coisas, acho que ela só percebeu estudando e analisando
E não, eu não acho que o ciclo se fechou, acredito que só criou outro, mas nesse novo ciclo tudo ficou do jeito que deveria ser da primeira vez, e as possibilidades de novos mundos nunca acaba 🤯
Mas a história do menino Jonas foi contada. O furo que eu não gostei foi o da Agnes, mas minha imaginação consegue trabalhar nisso kkkkk
🙌
ótima analise da conclusao da claudia, adorei!!!!!
Michel, eu fiquei querendo era uma explicação sobre a árvore genealógica da familia Tanhaus. A série ficou devendo. Fiquei muito intrigado sobre a morte da mãe do Velho Tanhaus que é cego. E ela ainda chamava Charlote, isso no meio do Sec XIX.
Apesar de todas as teorias, paradoxos (aprendi muito com essa série), para mim o que mais me chamou a atenção foram as relações humanas. Tudo é envolvido por elas. ❤️ Uma das melhores séries que já assisti!
❤❤
Já estou sentindo um vazio com o final de Dark 😢 qual será a próxima série que nos deixará assim??? Parabéns pelos vídeos Michel!!! Seu canal é sensacional 👏🏻
Muito obrigado Angela ❤
Michel, você é perfeito. Entenda!
😊🥰
Concordo Chechel, a parte da Claudia descobrir do nada foi fraco.
#CoolPeloCool
🤘
AAAAAAAAAAAAAAA eu curti muito os 3 juntos! Como disse o Mateus a gangue de uma pessoa só! Ahahahahah