Me casei com um viúvo que tinha muitos bens. Ele não dava bem com a família não tinha filhos e ele mesmo anexou aos proclamas um contrato de união universal de bens. Na época teve que pagar 240,00 a mais. Somos felizes há 16 anos. Nunca fiz questão disso. O importante é viver e viver em paz com muito amor ❤❤❤❤
Meu ex colocou no "nominho" dele, vivemos de favor por 5 anos na casa que a minha mãe cedeu, eu paguei a entrada do imóvel, a minha renda sempre foi para a nossa família, etc.. Tremendo desgaste por não ver maldade nas pessoas, 12 anos de um relacionamento abusivo, sempre trabalhei fora, cuidei dos meus filhos e do "molecão". Prevendo a separação, transferiu os carros para o nome da mãe, na perícia o imóvel está 20% abaixo do mercado (aceitei para agilizar). Tenho capacidade de conquistar muito mais que esse avarento tem que me pagar, mas eu não abro mão do que é meu e dos meus filhos por direito. Fica o alerta, registrem a união estável para não passarem pela mesma situação que eu.
Dr.! Gostei muito do seu vídeo. Bem explicado! Só queria acrescentar algo mais: Tudo que você falou foi em " ATIIVOS ", ou seja bens e dinheiro, porém não foi mencionado os "PASSIVOS", que são as dividas contraídas por ambas as partes. Tem como fazer outro vídeo explicando sobre isso? Obrigado e parabéns pelo excelente vídeo.
Tive um relacionamento de 3 anos, não adquiri imóveis durante esse tempo, terminamos , morávamos de aluguel, sai de casa, mas ficaram os móveis q eu comprei num valor expressivo 20 k, ficou com ela, eu sou obrigado a pagar pensão? Me ajuda aí doutor.abraco
São duas coisas diferentes: pagar pensão para ex depende de requisitos específicos (veja meu outro vídeo sobre isso); mas se compraram com dinheiro obtido durante a relação, pode pedir a partilha dos móveis. Se quiserem fazer acordo, aí podem trocar uma coisa por outra (registrando no processo, de preferência).
Doutor,estávamos um ano e oito meses,nesse antes ela já tinha um consórcio no banco,só que eu passava dinheiro,mas sem registro, compramos um apartamento, eu tenho direito ? Já que o consórcio e no nome dela,tenho direito ?
@Mariosolimene eu vivo com uma pessoa que vai fazer esse ano 36 anos, nós tinha conta junta, não sei oque ele fez, tirou da conta conjunta, ele comprou com dinheiro um imóvel e colocou só no nome dele, ele fala que aquele imóvel ele comprou com o dinheiro da aposentadoria, sendo que ele comprou nós estávamos juntos a 8 anos juntos, ele fala que não tenho dinheiro porque foi comprado com dinheiro da aposentadoria, eu tenho uma filha com ele, e criei 3 filhas dele e elas todas chama de mãe. A mulher dele abandonou as crianças e foi viver a vida dela, nunca veio visitar as crianças, hoje nós construímos uma casa como essa casa os documentos eu acho que está nos nome dele e meu .
Tenho comunhão parcial de bens, minha mãe deixou 1 casa, minha advogada afirmou que meu marido não tem direito a nada!! Fiquei super feliz!! (*meu marido é um amor: não faz questão.) ❤
Dentro do assunto, poderia abordar no caso morte, de um dos cônjuges, a família de quem faleceu, pode reivindicar o cônjuge vivo, para ser prevalecido.
Grato pelas informações e pela forma como as coloca. Eu conheço um pouco do assunto, tenho União Estável documentada em Comunhão Parcial, mas mesmo assim aprendi coisas interessantes com sua explicação. Me inscrevi no canal. Att
Me tira uma dúvida se possível : TENHO MINHA CASA DESDE 1996. ELA E A FILHA ME PEDIRAM PRA MORAR COMIGO HÁ 2 ANOS ATRÁS. A FILHA DELA TEM 12 ANOS. SEMPRE FUI SOLTEIRO E NUNCA QUIS TER FILHOS. A GENTE NAMOROU DURANTE 5 ANOS , ANTES DELA VIR MORAR AQUI EM CASA. NÃO EXISTE DOCUMENTO. QUERO SEPARAR, SE ELA NÃO QUISER SAIR DA MINHA CASA ?????? QUANDO ESSA CASA FOI COMPRADA POR MIM , ELA TINHA APENAS 8 ANOS DE IDADE. ELA TEM ALGUM DIREITO ??? MINHA CASA É UM BEM PARTICULAR MEU !!!!
Vivo com a minha mulher há 30 anos, mas somente uns 25 anos que fizemos um documento em cartório de que vivemos maritalmente. Comprei um apartamento quando estava namorando com ela, e depois que ficou pronto começamos a morar juntos. Não temos filhos. Pergunto, qual regime deveria casar com ela para caso venha falecer ela venha ficar com o imóvel. Fico com receio dos meus irmãos quererem o apartamento, daí a minha preocupação, pois quero que o apartamento seja dela caso venha morrer primeiro.
Parabéns, hoje em dia e tao dificil o companheiro ter essa preocupação com a parceira, tiro meu chapeu p homens com essas atitudes , Deus abençoe vc e sua esposa que dure muito e muitos anos juntos❤
Dr Mário, prazer conhecer você. Vivi em união estável por 14 anos. Tivemos uma filha. Aí final não suportei os 7 últimos anos de violência doméstica e amaze de morte contra as minhas filhas. Vivia nos US e sofri um acidente. Foi quando connection a viver com essas pessoas que já era um connection da minha família por mais de 6 anos. Voltamos ao Brasil e eu trouxe o meu dinheiro da indenização por acidente. Só chegarmos aí Brasil, escolhi uma casa pra comprar. O dinheiro estava guardado no cofre do meu sogro na Caixa Econômica Estadual. No dia de irmos ao cartório pra passarmos a escritura, meu marido foi sozinho com o meu sogro sem que eu soubesse. Quando voltaram que me disseram que foram lá e passaram a escritura no nome de ambos para assegurar qualquer confusion do governo no ano de 1990, I que era comum. Meu sogro fez uma procuração no nome d meu marido para que mais tarde ele passasse para meu nome. Isso nunca aconteceu. Quando tiver que sair de casa por fortes ameaças de morte, entrei na justiça pelos meus direitos. O juiz que era amigo íntimo dele e do advogado dispensou todas as minhas testemunhas e negou reconhecimento da união de 14 anos alegando que eu era uma prostituta que tive um filho dele negando todos os meus direitos e tentado ele como pensa apenas meio salário mínimo de pensão alimentícia para minha filha, o que ele nunca pagou. Voltei para os US 20 anos depois para não passar fome com minha filha menor. Ainda tenho como reverter esse caso? Isso é muito comum em Minas Gerais devido ao alto índice de juízes machistas que correm em defesa dos homens. Tudo certo à tinha quando um amigo íntimo deles me falou que eram todos gays e comparsas de longa data. Todos casados e com famílias. Ele ainda vive no meu apto de luxo por 23 anos, depois de 10 anos vivendo juntos naquele local. Como posso saber caso o senhor possa me responder? Nina mais tive uma casa. Com 64 anos trabalho pesado para viver e pagar aluguel aqui nos US.
Peço desculpas por meu comentário estar lembrando o que segue: O mundo dá voltas. Há tempo de chorar e há tempo de sorrir. Queira ou não queira, uma pessoa que é orgulhosa, egoista e maldosa com seu próximo, desconhece o que enfrentará, AINDA NESTA VIDA, o reflexo de todas as suas maldades. Devemos fazer ao próximo tudo o que gostaríamos que ele nos fizesse. Mas o orgulho e egoismo nos impedem de ser felizes. Diante das leis divinas aqui na Terra, quem pratica maldades contra seu próximo, a vida se encarrega de cobrar-lhe o pagamento de suas maldades. Tormentos espirituais são um dos sintomas provocados pelos maus espíritos, que são as companhias espirituais de quem se compraz na maldade contra seu próximo, por estarem ligados por semelhança de sentimentos. Os semelhantes se atraem, se entendem e se defendem. Após a morte física, nosso espírito irá para lugares de paz, ou irá para as regiões UMBRALINAS = UMBRAL.
@@_PLANK_Isso não é ser esperto e sim sem caráter...E seu comentário é simplesmente ridículo. Não sei sua idade...Mas pela imaturidade dos comentários...Não esqueça que vc também pode chegar ais 64!De certo ser a esperto para ter um apto de luxo como esses que a Sra perdeu...
No meu caso, eu era viúva me casei só no religioso, e já tinha um terreno, e tinha um imóvel que tinha construído com o falecido. Aí vendi e construí nesse terreno com esse dinheiro ,o atual marido tem direito?
Doutor quando a pessoa casa com Cumunhao estavel o Marido nao trabalha na gosta de trabalhar sabe aquele cara se atraversou no caminha da mulher porque ela Funcionaria Publica Federal Concursada ja estava estabelizada na Vida tem o Apartamento o Carro embora ela ainda paga ai e Verdade de se Caso ela Falecer a Penssao dela nao Vai ficar para o seu Unico filho mesmo ele Sendo Autista a Penssao vai ficar para O Gigolo eu preciso de uma Resposta pois eu estou Vivendo com uma das minhas duas filhas.
Doutor necessito de sua ajuda profissional p/legalizar uma situação estável p/ fins mobiliários. Estive c/um profissional, o corretor e um casal num cartório p/ comprovar a estabilidade da união estável no cartório e fazer a escritura. Recordo que me pediu neste dia os doctos da imobiliaria... Atendimento foi parcial pois eu tinha esquecido RG, e só pediu para pagar o reconhecimento da união estávrel que nâo cheguei a ler pois esqueceram de passar p/ler e rubricar bem que pedi ...foi tudo rápido e eu comentei sobre meu visto...demais pagtos nao pude fazer febido ausencia de documento pessoal. RG. Depois foi marcado e fui pessoalmente no escritório do profissional juridico que me propôs entregar o docto de estabilidade e pediu q/eu assinasse uma declaração ref. a entrega da união estável e de meus documentos como contrato da imobiliária .....que ficara com ele. Ele aparentava pressa na assinatura e eu dissera que eu ñão assinara sem ler..... .Muio grata..😮😊
Boa tarde Dra. Estou em um relacionamento ruim que com muito esforço consegui juntar cerca de 20 mil reais para comprar meus móveis e me mudar de casa, moramos juntos, nunca fizemos documento de união estável, sei que se ele quiser recorrer vou ter que dar metade do dinheiro da conta corrente, mas se antes de eu separar eu fazer um financiamento de uma moto de mais de 20 mil que estou precisando muito, após a separação ele não tem direito a nada neh? Pois o valor da conta corrente é 20 mil e a dívida da moto também então se ele recorrer como eu vou assumir os 20 mil de dívida ele não fica com nada do dinheiro que juntei para me mudar de casa?
Conheco uma pessoa que mora juntos ah ano, e ela descobriu que não tinha nada no mome do marido, todo os bens ele colocou no nome do pai dele, resumindo ele ficou sem nada
Olá Mario Um pergunta Minha mãe faleceu a 2 anos e morava com uma pessoa que depois da morte dela ele continua morando na casa que eu mandei o dinheiro para ela comprar, eu falei com ele para dividir a casa ele me disse que não que eu procurasse meus direitos, qual procedimento devo fazer?
Boa tarde! Desde 1974 trabalhava e comprei meu FGTS, (consta na escritura) 13:10 COMPREI UM APARTAMENTO. Vivo com um companheiro desde 1979, sem papel.Caso ele faleca os filhos dele de outro casamento anterior possuem direito desse apartamento? Tenho filhos com ele. Gratidão imensa, pois me ajudaria muito sua palavra. 13:1013:10 😊
Excelente explicação, muito clara e objetiva. Só estou com uma dúvida Adquiri um imóvel a anos , bem antes de conhecer meu atual noivo. Se eu quiser vender hoje esse imóvel e com o dh da venda, comprar outro, ele teria direito a esse imóvel ou não ???
Obrigada pelo esclarecimento dr., Os bens que tenho recebi do meu esposo falecido, hoje estou em uma união estável sem documentação, se entendi meu atual parceiro não tem direito aos meus bens, correto???
Na minha mente a separação total é a melhor opção, mas deve ser difícil de praticar pois ela já carrega uma desconfiança na sua essência porque já está prevendo um possível término do relacionamento kkkkkk
Olá Doutor. Se os bens advindos de herança pelos pais a um dos cônjuges regidos pelo regime de comunhão parcial de bens, por que há a necessidade da Outorga Uxoria?
Assisti este video do DR. Mario Solimene, e tenho uma PERGUNTA: um casal celebra (1998)declaração de união estável , ele com 71a (viuvo) ela com 48 anos (solteira) no documento não consta expresso nenhum regime mas "declaram estar em união estável desde 1968 ... que apresente declaração tem a finalidade de comprovação de conviventes perante o INSS e convenios médico" - prevalece o regime de separação obrigatório de bens ou o cartório civil pode interpretar diferente e considerar regime parcial de bens, visto que no caso de falecimento o de cujus deixou herdeiros, como ficaria a partilha dos bens a inventariar.
Se estão juntos desde 1968, seria comunhão parcial de bens. Havendo contestação em juízo, mas demonstrando que a relação é mesmo de 1968, não haveria como dizer que é separação obrigatória, pois ele tinha 41 anos em 1968, época em que iniciaram a união.
Dr. com base no entendimento do STF em 2024. Comprei um imóvel na constância do casamento com dinheiro proveniente de um bem adquirido antes do mesmo, na vigência de comunhão parcial de bens. Comprado com cláusula de subrrogacao, este imóvel entrará na partilha? O entender atual é que se for comprado mesmo com o dinheiro do único parceiro, entra na partilha, mas o dinheiro veio de um imóvel que já tinha? Pode me tirar essa dúvida, o imóvel em questão está em processo de partilha, fiquei 10 meses casado.
Ouvi falar que seguro de vida é personalíssimo. Com o dinheiro do seguro comprei a casa e coloquei no nome dela, vc endemos outro imóvel e reformamos o que coloquei no nome dela. 15 anos depois ela forjou um Maria da Penha para me tirar de dentro de casa, ela não quer reconhecer união estável, não quer partilhar os bens e me e deixou com dívidas acima de 200 mil descontado em folha. Pergunta que não quer calar: Posso requerer judicialmente o reconhecimento/ dissolução da união estável? Devo requerer a casa já que é proveniente dos valores recebidos do seguro, e só partilhar as dívidas, o carro, e as benfeitorias do imóvel?
Boa noite Mário, eu tenho documento de união estável, mas não consta sob qual regime de bens, em caso de separação. Seria o caso de se considerar regime parcial de bens ou separação total de bens? E meu cônjuge nunca trabalhou durante 8 anos, obtendo aposentadoria há cerca de 2 anos. Estamos vivendo com documento de união estável há 9 anos. Tudo o que foi comprado e sustentando para se viver foi pago por mim. Eu, assim mesmo, tenho que dividir estes bens? Grata pelo retorno.
Mario tenho escritura publica de união estável desde 1992, nela não consta o regime de umiao Compros um bem imóvel em seguida no nosso nome ,vendemos e ele comprou um outro e nele construiu uma casa,que é onde residimos até hoje,,.so que ele colocou a escritura só no nome dele como fica a mimha situação Um observação eu sou solteira ele ele era viúvo tinha uma cada e dois filhos , sendo que o mais novo tinha menos de 2 Anos esta muito bem criado e casado
Dr bom dia. Me inscrevipq o senhor me tirou uma dúvida. Porém gostaria de saber o seguinte tenho união estável em regime universal de bens. E foi herdada do avô dele passou para o pai dele e dos para ele. Eu tenho direito a herança do meu companheiro? Pq ele faleceu e minha cunhada me falou q ñ tenho direito pq foi herança do avô dela e foi para o pai dela até chegar ao meu esposo e irmãos. Fico grata por sua resposta. Sua explicacção foi show!!!!
Tenho 75 anos ela 58 anos, tivemos uma relacão de união estável de Abril/2012 até abril/2024 eu morando numa cidade ela em outra, nesse período adquirimos terrenos pago por ela e em 2017 construímos uma Clinica Veterinária, toda construção feito por mim, quando conheci ela já tinha a clinica em prédio alugado agora o prédio é próprio, Quais meu direito e qual o tempo depois da separação que pode reivindicar. obrigado
Dr. Mário, por gentileza gostaria de saber qual regime seria mais adequado ambos à parte devemos nos casar, meu noivo é Americano e pretendemos nos casar aqui no Brasil.
Casamento separação de bens lei 1641cc. Comprei um apto em 2004 ,casei em 2008 e vendi meu apto em 2010.Meu marido faleceu em 2021.Dai veio a confusão cartórios notarial a mandar fazer inventário. Problema maior fomos informados aos 60 anos ambos .adquiri com meus esforços Separação obrigatória de bens.Nao foi acrescido TOTAL.e hoje aosb75 anos,não posso morar nessa sala comercial ,condomínio não admite ,apareceu compradores, sou barrada nos cartórios, procurei advogados particulares, tem q fazer inventários. São 4 filhos maiores ,não admitem dar partes,fazer inventários. Fizeram declarações q adquiri com.meus recursos próprios em 2004.Procurei assistências na defensoria pública esra andando, mesmo porque? Fiquei só, onde perdi 3 irmãos e meu marido,preciso ir morar perto dos filhos.primeiro casamento 20 ano ls de casada, pediu divórcio.nao teve casado 2 anos se divorcio da mulher e me pediu em casamento, segundo casamento mais 13 anos com mesmo marido.
VERA MINHA FILHA ESTA NA COMUNHÃO ESTAVEL 16 ANOS ELE NÃO QUIZ TER FILHO NÃO POIS ELA NO PLANO DE SAUDE NÃO TEM CONTA CORRENTE DEPOIS DE 14 ANOS DE UNIÃO ESTAVEL ELE FOI NO CARTORIO E FEZ ESTE PAPEL DE VEZ ELE COLOCAR 14 ANOS ELE SO COLOCOU 2 ANOS E AGORA TEM 16 ANOS JUNTOS VIAJARAM EM VARIOS LUGAR DO PAIS FICO GRATA SE O SR ME DESSE UMA LUZ OBRIGADO
Se é assim, porque não foi reconhecida a união estável do Gugu com a Rose Mirian? Todos sabiam, tinha fotos ele falou que ela era esposa dele e no entanto a " justiça" não reconheceu esta união estável deles?
Ola! Se puder me responder, agradeço.Meu pai ficou viúvo da segunda mulher que nao é minha mãe .Essa mulher tinha 3 filhos que nao era dele.Deu início ao inventário, ele com 70 anos.Nesse meio tempo ele colocou uma mulher dentro de casa, agora o inventário terminou , a divisao dele e dos filhos da viuva foi feito.Ate ai tudo entendido.O que eu gostaria de saber se nesses anos que ele esta vivendo com essa mulher da o direito a ela de herdeira na falta dele.Sendo que ele tem mais de 70 anos, e o que ele recebeu na partilha do inventário ja era dele de uma vida inteira.
Meu esposo ganha muito bem, estamos convivendo a mais de 11 anos, passei muito tempo sem trabalhar pra cuidar da minha mãe que tem parkinson, estou ajudando meu irmão que está cego, só consegui pessoas pra me ajudar a cuidar de mãe a pouco tempo. Eu só vivo pra casa e pra o mercado ou farmácia, eu pedi pra ele colocar a metade do ap no meu nome ele ficou com ódio de mim, dormiu fora de casa pela primeira vez, eu fiquei triste com isso, mas o imóvel foi ele que pagou então eu não sinto mais vontade que ele me dê nada. Ele mandou tomar no cú, enfiar o ap no meu rabo, pensei que ele se preocupasse com a minha situação, e por isso não quero mais nada dele, estou decepcionada.
Sou filho único, vou fazer igual o hakimi, botar todas as minhas conquistas no nome dos meus pais, as únicas pessoas q eu confio e sei que minhas coisas vão estar em segurança kkkkkkkkk
@@radaplays6114 Contrato de namoro não tem segurança jurídica nenhuma. Basta ver as ações que foram revertidas no tj. Só pesquisar... Nem separação total de bens...se tiver filhos aí vc está na merda. Se o juiz ver que a partilha está muito desigual ele partilha uma parte para sua ex.. O negócio é levar para o motel ...e depois tchau..
Boa tarde! Amei as explicações. Mas ficou uma dúvida sobre herança. Meus pais morreram e deixaram um Terreno como herança. Meu irmão é casado,então ela ,a esposa não tem direito ao dinheiro, certo? E porque só pode vender se ela assinar a escritura,segundo o rapaz do cartório falou?!
Olá, Dr. Comprei uma casa mas ela ainda está no nome do antigo proprietário. Já estou morando nela e irei passar p meu nome quando terminar as 12 parcelas q ainda faltam p quitar, nesse período q estava negociando a casa arrumei uma namorada. Ela morava de aluguel, conversamos sobre ela vim morar cmg p ela economizar e juntar dinheiro p poder comprar a casa dela, ou ter o valor de entrada pelo menos nesse periodo q ela estámorando na minha casa. Só q já faz um ano q ela mora comigo e eu noto q ela não está juntando o dinheiro dela, como combinamos.. ela Só faz gastar com procedimentos de estética(cabelo,botox etc.),Gostaria de saber se eu tenho como fazer algum contrato para q ela não tenha o direito futuramente de pedir a divisão da minha casa?? Final do ano q vem(2025), vou passar a casa p meu nome. Devo fazer algum tipo de contrato p ter respaldo de q esse bem e só meu?? Me ajude, por favor. Já passei por uma separação aonde perdi tudo, não fui atrás dos meus direitos. Agora, p não passar por isso de novo queria sua orientação
Dr. Quando fui morar com meu marido ele já tinha uma casa no nome dele.depois. de 7 anos nós casamos com comunhão pacial de bens. Ele precisou desmenbrar com o visinho uma esquitrura pra cada um. Ai meu nome entrou junto na esquitura. 30 anos de casada. Ele fala que não tenho direito na casa. E verdade.
Boa tarde Dr.vivi muitos anos com o pai dia meus filhos,ele foi embora pra morar com outra,não foi feito nada de divisão,ele me deixou na casa,com outras de aluguel,por esse motivo nem fui ver pensão alimentícia.Porem adquirimos um terreno de familiar dele,de herança,e ele passou esse terreno no nome de terceiros,pra que não tivesse direito.Iq devo fazer Dr neste caso,a casa no qual eu moro,queria pedir usucapião,pra que possa ficar somente pra mim,seria possível isso,desde já agradeço muito atenção,e aguardando ansiosa a resposta
Caso eu tenha comprado um imóvel a 35 anos e estou em união estável há 12 anos , se agora eu venda esse imóvel agora , e compre vários imóveis e faça várias aplicações do Capital em acões , nesse caso ela tem direto a esses aptos e as ações onde apliquei ? Note que agora na venda e compra dos aptos , eu já tenho 74 anos !
Doutor gostaria de saber sobre união estável sem papel vivo com um homem a seis anos é viúvo já fez o inventário antes da gente fica juntos vivemos de isso e fruto ajudei ele coloca piscina na casa fizemos dek gostaria de saber na falta dele qual são os meus direitos ou temos que fazer união estável?
Meu pai faleceu e recebeu heranca da minha avo,a mulher dele que vivia com ele tem direito,e nem tem papel de uniao estável,ai pide ser feito o reconhecimento da união pos morte,e entrar p receber 50% desta heranca que e a unica que ele recebeu em vida,tenho que dividir com ela, lembrando e o unico patrimônio ,eles nao tem nenhum patrimônio construindo junto,,somente a herança que recebeu da ,minha avo , obrigada dotor.Esta regras de uniao parcial de bens,,segue também após morte,ou so na separação dos 2
Dr. Mario eu gostaria de um esclarecimento sobre um emprestomo pessoal que fiz e por motivo de doença tive que atrasar quatro parcelas e no quinto pagamento o Banco descontou tudo de uma so vez ai fui ao Banco negociar a divida e o Banco disse que nao tinha como estornar e isso interferiu na sobrevivencia do meu filho que é um Beneficio que ele recebe , como proceder? Ele recebe o BPC (Loas) e achei isso muito cruel ,pois o Banco nao nos comunicou nada , simplismente agiu bruscamente sem procurar saber o que aconteceu!
Vivo sem registrar união estável a 16 anos, posso registrar em cartório a união estável retroativa pra valer apartir do período em que iniciamos nosso relacionamento?
Entrei com uma ação trabalhista enquanto estou numa união estável, caso tenha sucesso tenho que dividir com ela/ele, mesmo que o resultado dessa ação saia após a separação?
Me casei com um viúvo que tinha muitos bens.
Ele não dava bem com a família não tinha filhos e ele mesmo anexou aos proclamas um contrato de união universal de bens.
Na época teve que pagar 240,00 a mais.
Somos felizes há 16 anos.
Nunca fiz questão disso.
O importante é viver e viver em paz com muito amor ❤❤❤❤
Eu vi vários vídeos mais a do senhor foi a melhor explicação, !!! Ameiiiiiii
Obrigadaaaaa
Meu ex colocou no "nominho" dele, vivemos de favor por 5 anos na casa que a minha mãe cedeu, eu paguei a entrada do imóvel, a minha renda sempre foi para a nossa família, etc.. Tremendo desgaste por não ver maldade nas pessoas, 12 anos de um relacionamento abusivo, sempre trabalhei fora, cuidei dos meus filhos e do "molecão". Prevendo a separação, transferiu os carros para o nome da mãe, na perícia o imóvel está 20% abaixo do mercado (aceitei para agilizar). Tenho capacidade de conquistar muito mais que esse avarento tem que me pagar, mas eu não abro mão do que é meu e dos meus filhos por direito. Fica o alerta, registrem a união estável para não passarem pela mesma situação que eu.
@@radaplays6114Que tapa na cara. Doeu!
Melhor é comprar antes de casar e quando casar adotar o regime da separação de bens
@@magnolia244 só exigir o correto, colocar no nome dos dois ou pé na bunda.
@@magnolia244mas nem sempre é possível. Caráter não se encontra mais 😢
minha história Deus é mais 😢
Nossa muito esclarecedor ótimo
Obrigado!
Como diz o ditado, ao casar "m bem" ao separar "meus bens"...
Façam separaçao universal independente das circunstancias
O Sr não respondeu para mim! Dizem que enquanto o doente dorme o socorro não chega,mais eu pedi e escrevi no comentário! Obgda! Ana Maria!
Show vc tá de parabéns pq explica de forma lima e mais comum possível o contrário de muitos q usam termos cultos .👏👏👏👏
Obrigado pelo elogio!
Melhor explicação já ouvida.
Dr: obrigado melhor vídeo e bem explicado! Abraço aqui de Manaus Am Brasil agosto de 2023
Dr.! Gostei muito do seu vídeo. Bem explicado! Só queria acrescentar algo mais: Tudo que você falou foi em " ATIIVOS ", ou seja bens e dinheiro, porém não foi mencionado os "PASSIVOS", que são as dividas contraídas por ambas as partes. Tem como fazer outro vídeo explicando sobre isso? Obrigado e parabéns pelo excelente vídeo.
Obrigado pela sugestão. Vou colocar na lista. Abraços
Doutor passar seu Whatsapp Boa noite ...
Tive um relacionamento de 3 anos, não adquiri imóveis durante esse tempo, terminamos , morávamos de aluguel, sai de casa, mas ficaram os móveis q eu comprei num valor expressivo 20 k, ficou com ela, eu sou obrigado a pagar pensão? Me ajuda aí doutor.abraco
Tambem tenho essa dúvida
No direito tudo depende! Ela é inválida? tem filhos em comum? nessas situações sim!
São duas coisas diferentes: pagar pensão para ex depende de requisitos específicos (veja meu outro vídeo sobre isso); mas se compraram com dinheiro obtido durante a relação, pode pedir a partilha dos móveis. Se quiserem fazer acordo, aí podem trocar uma coisa por outra (registrando no processo, de preferência).
Doutor,estávamos um ano e oito meses,nesse antes ela já tinha um consórcio no banco,só que eu passava dinheiro,mas sem registro, compramos um apartamento, eu tenho direito ? Já que o consórcio e no nome dela,tenho direito ?
@Mariosolimene eu vivo com uma pessoa que vai fazer esse ano 36 anos, nós tinha conta junta, não sei oque ele fez, tirou da conta conjunta, ele comprou com dinheiro um imóvel e colocou só no nome dele, ele fala que aquele imóvel ele comprou com o dinheiro da aposentadoria, sendo que ele comprou nós estávamos juntos a 8 anos juntos, ele fala que não tenho dinheiro porque foi comprado com dinheiro da aposentadoria, eu tenho uma filha com ele, e criei 3 filhas dele e elas todas chama de mãe. A mulher dele abandonou as crianças e foi viver a vida dela, nunca veio visitar as crianças, hoje nós construímos uma casa como essa casa os documentos eu acho que está nos nome dele
e meu
.
Obrigada Dr Mário por fazer esse esclarecimento. Que alívio. Gratidão.
Dr parabéns pela sua explicação eu convivo há 18 anos com meu companheiro não tenho papel ganhei um terreno ele tem direito?
Transmite com muita facilidade. É um mestre.
Muito bem explicado , simples , direto e Elucidativo !!!😊
Obrigado pelo elogio!
Bom diaaa A. Amei seu vídeo. Bem esclarecedor. Obrigada!!
Fico feliz que pude ajudar. Abraços!
Bom dia Dr. Adorei a explicação ,entendi tudo direitinho
Parabéns
Deus eu te adoro ❤
Esse vídeo não me deixou dúvidas ,muito esclarecedor. Gratidão Doutor Mario
Fico feliz e agradeço o apoio!
Vídeo muito bem explicado, me ajudou bastante Dr.
Você é 10 explica tudo direitinho
Obrigada
Boa Noite! Explicações bem claras, Deus me livre casamento ou união estável, regime universal de bens. Deus te abençoe!🙏
Bom dia,continue com muitos videos instrutivos,obrigada 😊🎉
Parabéns doutor, muito bem explicado, like garantido.
Obrigado!
Tenho comunhão parcial de bens, minha mãe deixou 1 casa, minha advogada afirmou que meu marido não tem direito a nada!! Fiquei super feliz!! (*meu marido é um amor: não faz questão.) ❤
Ótimas explicações, parabéns!
Gostei muito das informações!!Grata
Eu que agradeço o apoio!
Dentro do assunto, poderia abordar no caso morte, de um dos cônjuges, a família de quem faleceu, pode reivindicar o cônjuge vivo, para ser prevalecido.
Grato pelas informações e pela forma como as coloca. Eu conheço um pouco do assunto, tenho União Estável documentada em Comunhão Parcial, mas mesmo assim aprendi coisas interessantes com sua explicação.
Me inscrevi no canal.
Att
Me tira uma dúvida se possível :
TENHO MINHA CASA DESDE 1996.
ELA E A FILHA ME PEDIRAM PRA MORAR COMIGO HÁ 2 ANOS ATRÁS. A FILHA DELA TEM 12 ANOS. SEMPRE FUI SOLTEIRO E NUNCA QUIS TER FILHOS.
A GENTE NAMOROU DURANTE 5 ANOS , ANTES DELA VIR MORAR AQUI EM CASA.
NÃO EXISTE DOCUMENTO.
QUERO SEPARAR, SE ELA NÃO QUISER SAIR DA MINHA CASA ??????
QUANDO ESSA CASA FOI COMPRADA POR MIM , ELA TINHA APENAS 8 ANOS DE IDADE.
ELA TEM ALGUM DIREITO ??? MINHA CASA É UM BEM PARTICULAR MEU !!!!
@@nfmg2265 Bom dia
Eu apenas comentei o post
Não sou advogado e nem saberia lhe responder estar pergunta
Sugiro que a encaminhe o dono do canal
Att
Hoje, a melhor forma de se blindar juridicamente é via casamento com escolha de regime de bens. O brasileiro precisa entender isso.
Na união estável documentada também é possível escolher o regime de bens.
Que vídeo incrível e esclarecedor!👏👏👏
Muito bem explicado. Parabéns
Vivo com a minha mulher há 30 anos, mas somente uns 25 anos que fizemos um documento em cartório de que vivemos maritalmente. Comprei um apartamento quando estava namorando com ela, e depois que ficou pronto começamos a morar juntos. Não temos filhos. Pergunto, qual regime deveria casar com ela para caso venha falecer ela venha ficar com o imóvel. Fico com receio dos meus irmãos quererem o apartamento, daí a minha preocupação, pois quero que o apartamento seja dela caso venha morrer primeiro.
case-se com união universal de bens.
@@ribeiraocelulares7874 Comunhão universal nem devia existir.
Parabéns, hoje em dia e tao dificil o companheiro ter essa preocupação com a parceira, tiro meu chapeu p homens com essas atitudes , Deus abençoe vc e sua esposa que dure muito e muitos anos juntos❤
@@evasantos6241depende da parceira!!
Depende dos irmãos!!
No caso dele, parece que ele confia mais na parceira.
@@evasantos6241 ridículo, antes irmãos que namorada. Mulher só merece alguma coisa se for a mãe dos filhos.
Dr Mário, prazer conhecer você. Vivi em união estável por 14 anos. Tivemos uma filha. Aí final não suportei os 7 últimos anos de violência doméstica e amaze de morte contra as minhas filhas. Vivia nos US e sofri um acidente. Foi quando connection a viver com essas pessoas que já era um connection da minha família por mais de 6 anos. Voltamos ao Brasil e eu trouxe o meu dinheiro da indenização por acidente. Só chegarmos aí Brasil, escolhi uma casa pra comprar. O dinheiro estava guardado no cofre do meu sogro na Caixa Econômica Estadual. No dia de irmos ao cartório pra passarmos a escritura, meu marido foi sozinho com o meu sogro sem que eu soubesse. Quando voltaram que me disseram que foram lá e passaram a escritura no nome de ambos para assegurar qualquer confusion do governo no ano de 1990, I que era comum. Meu sogro fez uma procuração no nome d meu marido para que mais tarde ele passasse para meu nome. Isso nunca aconteceu. Quando tiver que sair de casa por fortes ameaças de morte, entrei na justiça pelos meus direitos. O juiz que era amigo íntimo dele e do advogado dispensou todas as minhas testemunhas e negou reconhecimento da união de 14 anos alegando que eu era uma prostituta que tive um filho dele negando todos os meus direitos e tentado ele como pensa apenas meio salário mínimo de pensão alimentícia para minha filha, o que ele nunca pagou. Voltei para os US 20 anos depois para não passar fome com minha filha menor. Ainda tenho como reverter esse caso? Isso é muito comum em Minas Gerais devido ao alto índice de juízes machistas que correm em defesa dos homens. Tudo certo à tinha quando um amigo íntimo deles me falou que eram todos gays e comparsas de longa data. Todos casados e com famílias. Ele ainda vive no meu apto de luxo por 23 anos, depois de 10 anos vivendo juntos naquele local. Como posso saber caso o senhor possa me responder? Nina mais tive uma casa. Com 64 anos trabalho pesado para viver e pagar aluguel aqui nos US.
Nossaa esse golpe foi forte 😮 ânimo e sorte na vida
Peço desculpas por meu comentário estar lembrando o que segue: O mundo dá voltas. Há tempo de chorar e há tempo de sorrir. Queira ou não queira, uma pessoa que é orgulhosa, egoista e maldosa com seu próximo, desconhece o que enfrentará, AINDA NESTA VIDA, o reflexo de todas as suas maldades. Devemos fazer ao próximo tudo o que gostaríamos que ele nos fizesse. Mas o orgulho e egoismo nos impedem de ser felizes. Diante das leis divinas aqui na Terra, quem pratica maldades contra seu próximo, a vida se encarrega de cobrar-lhe o pagamento de suas maldades. Tormentos espirituais são um dos sintomas provocados pelos maus espíritos, que são as companhias espirituais de quem se compraz na maldade contra seu próximo, por estarem ligados por semelhança de sentimentos. Os semelhantes se atraem, se entendem e se defendem. Após a morte física, nosso espírito irá para lugares de paz, ou irá para as regiões UMBRALINAS = UMBRAL.
Nossa isso é defraudação patrimonial. Ele foi muito astuto.
Você se lascou e o cara foi espertão. Ele se deu bem e você se deu mal. Com 64 anos nem vale mais a pena correr atrás disso. Fim da história.
@@_PLANK_Isso não é ser esperto e sim sem caráter...E seu comentário é simplesmente ridículo. Não sei sua idade...Mas pela imaturidade dos comentários...Não esqueça que vc também pode chegar ais 64!De certo ser a esperto para ter um apto de luxo como esses que a Sra perdeu...
Super exclarecido!!!
Gratidão Doutor!
Obrigado pelo apoio!
No meu caso, eu era viúva me casei só no religioso, e já tinha um terreno, e tinha um imóvel que tinha construído com o falecido. Aí vendi e construí nesse terreno com esse dinheiro ,o atual marido tem direito?
Amei as explicações! Obrigada e parabéns!
Doutor quando a pessoa casa com Cumunhao estavel o Marido nao trabalha na gosta de trabalhar sabe aquele cara se atraversou no caminha da mulher porque ela Funcionaria Publica Federal Concursada ja estava estabelizada na Vida tem o Apartamento o Carro embora ela ainda paga ai e Verdade de se Caso ela Falecer a Penssao dela nao Vai ficar para o seu Unico filho mesmo ele Sendo Autista a Penssao vai ficar para O Gigolo eu preciso de uma Resposta pois eu estou Vivendo com uma das minhas duas filhas.
Adorei essa explicação entendi tudo obgd Doutor
Muita clara sua explicação obrigado!!!
Gostei da explicação é sempre bom ter conhecimento das coisas principalmente jurídicas
Que bom que gostou.
Muito esclarecedor. Adorei. Obrigada doutor.
Obrigado!
Morei sete anos com um indivíduo, se separamos por causa de traição, ele tem duas casinhas e uma Mota não dividiu nada comigo, diz ele que é tudo dele
Se deu mal, vai trabalhar pra conquistar o que é teu por direito.
@@_PLANK_ se deu mal nada, ele teve que dividir tudo comigo, procurei a justiça e num instante ele soube me dar a minha parte.
@_Plank é você preocupado com a vida dos outros. 😂😹
@@JaneideSerafimdaSilva bom dia, gostaria de tirar umas dúvidas com vc, poderia falar comigo?
Kkkkkkkkl❤@@JaneideSerafimdaSilva
Doutor necessito de sua ajuda profissional p/legalizar uma situação estável p/ fins mobiliários. Estive c/um profissional, o corretor e um casal num cartório p/ comprovar a estabilidade da união estável no cartório e fazer a escritura. Recordo que me pediu neste dia os doctos da imobiliaria... Atendimento foi parcial pois eu tinha esquecido RG, e só pediu para pagar o
reconhecimento da união estávrel que nâo cheguei a ler pois esqueceram de passar p/ler e rubricar bem que pedi ...foi tudo rápido e eu comentei sobre meu visto...demais pagtos nao pude fazer febido ausencia de documento pessoal. RG. Depois foi marcado e fui pessoalmente no escritório do profissional juridico que me propôs entregar o docto de estabilidade e pediu q/eu assinasse uma declaração ref. a entrega da união estável e de meus documentos como contrato da imobiliária .....que ficara com ele. Ele aparentava pressa na assinatura e eu dissera que eu ñão
assinara sem ler..... .Muio grata..😮😊
Excelente aula Doutor !
Obrigado!
Gostei muito da sua explicação. Excelente.
Obrigado pelo apoio!
Boa tarde Dra. Estou em um relacionamento ruim que com muito esforço consegui juntar cerca de 20 mil reais para comprar meus móveis e me mudar de casa, moramos juntos, nunca fizemos documento de união estável, sei que se ele quiser recorrer vou ter que dar metade do dinheiro da conta corrente, mas se antes de eu separar eu fazer um financiamento de uma moto de mais de 20 mil que estou precisando muito, após a separação ele não tem direito a nada neh? Pois o valor da conta corrente é 20 mil e a dívida da moto também então se ele recorrer como eu vou assumir os 20 mil de dívida ele não fica com nada do dinheiro que juntei para me mudar de casa?
Conheco uma pessoa que mora juntos ah ano, e ela descobriu que não tinha nada no mome do marido, todo os bens ele colocou no nome do pai dele, resumindo ele ficou sem nada
Isso seria simulação, que gera nulidade. Daria para discutir em juízo.
Olá Mario
Um pergunta
Minha mãe faleceu a 2 anos e morava com uma pessoa que depois da morte dela ele continua morando na casa que eu mandei o dinheiro para ela comprar, eu falei com ele para dividir a casa ele me disse que não que eu procurasse meus direitos, qual procedimento devo fazer?
@@rsproducoeseventos4732 se
ela ou ele ?
@@rsproducoeseventos4732Se estava no nome dela...Infelizmente é dele.
Top demais doutor. Muito boas as explicações.
Boa tarde!
Desde 1974 trabalhava e comprei meu FGTS, (consta na escritura) 13:10 COMPREI UM APARTAMENTO. Vivo com um companheiro desde 1979, sem papel.Caso ele faleca os filhos dele de outro casamento anterior possuem direito desse apartamento? Tenho filhos com ele.
Gratidão imensa, pois me ajudaria muito sua palavra. 13:10 13:10 😊
Dr., o Senhor poderia lecionar aulas de Direito Civil em Brasilia. Adoraria.
Obrigado Dr. Pela explicação
Parabéns Dr muito obrigada. Vídeo TOP, respondeu todas as minhas dúvidas.
Fico feliz de ter ajudado!
Excelente explicação, muito clara e objetiva.
Só estou com uma dúvida
Adquiri um imóvel a anos , bem antes de conhecer meu atual noivo. Se eu quiser vender hoje esse imóvel e com o dh da venda, comprar outro, ele teria direito a esse imóvel ou não ???
BOM DIA
MUITO OBRIGADA, POR ESCLARES MINHAS DUVIDAS.
Obrigada pelo esclarecimento dr., Os bens que tenho recebi do meu esposo falecido, hoje estou em uma união estável sem documentação, se entendi meu atual parceiro não tem direito aos meus bens, correto???
Muito bem explicado, sucinto e completo
Dr faz um vídeo por favor, sobre esse tema que o senhor citou: VÍCIO DE VONTADE NA UNIÃO ESTÁVEL. .... OBRIGADA!!
Vou colocar na lista.
@@MarioSolimene muito obrigadaaa !!!
Na minha mente a separação total é a melhor opção, mas deve ser difícil de praticar pois ela já carrega uma desconfiança na sua essência porque já está prevendo um possível término do relacionamento kkkkkk
Olá Doutor. Se os bens advindos de herança pelos pais a um dos cônjuges regidos pelo regime de comunhão parcial de bens, por que há a necessidade da Outorga Uxoria?
Assisti este video do DR. Mario Solimene, e tenho uma PERGUNTA: um casal celebra (1998)declaração de união estável , ele com 71a (viuvo) ela com 48 anos (solteira) no documento não consta expresso nenhum regime mas "declaram estar em união estável desde 1968 ... que apresente declaração tem a finalidade de comprovação de conviventes perante o INSS e convenios médico" - prevalece o regime de separação obrigatório de bens ou o cartório civil pode interpretar diferente e considerar regime parcial de bens, visto que no caso de falecimento o de cujus deixou herdeiros, como ficaria a partilha dos bens a inventariar.
Se estão juntos desde 1968, seria comunhão parcial de bens. Havendo contestação em juízo, mas demonstrando que a relação é mesmo de 1968, não haveria como dizer que é separação obrigatória, pois ele tinha 41 anos em 1968, época em que iniciaram a união.
Dr. com base no entendimento do STF em 2024. Comprei um imóvel na constância do casamento com dinheiro proveniente de um bem adquirido antes do mesmo, na vigência de comunhão parcial de bens. Comprado com cláusula de subrrogacao, este imóvel entrará na partilha? O entender atual é que se for comprado mesmo com o dinheiro do único parceiro, entra na partilha, mas o dinheiro veio de um imóvel que já tinha? Pode me tirar essa dúvida, o imóvel em questão está em processo de partilha, fiquei 10 meses casado.
bem explicando obrigada 😘
Perfeito! Parabéns!!
Dr .por favor , faz um vídeo falando sobre vício de vontade na União estável.
Ouvi falar que seguro de vida é personalíssimo.
Com o dinheiro do seguro comprei a casa e coloquei no nome dela, vc endemos outro imóvel e reformamos o que coloquei no nome dela.
15 anos depois ela forjou um Maria da Penha para me tirar de dentro de casa, ela não quer reconhecer união estável, não quer partilhar os bens e me e deixou com dívidas acima de 200 mil descontado em folha.
Pergunta que não quer calar:
Posso requerer judicialmente o reconhecimento/ dissolução da união estável?
Devo requerer a casa já que é proveniente dos valores recebidos do seguro, e só partilhar as dívidas, o carro, e as benfeitorias do imóvel?
Ele me causou varios poblema de trastono mental😢
gostei muito do cachorrinho lindo e comportado.
Boa noite Mário, eu tenho documento de união estável, mas não consta sob qual regime de bens, em caso de separação. Seria o caso de se considerar regime parcial de bens ou separação total de bens? E meu cônjuge nunca trabalhou durante 8 anos, obtendo aposentadoria há cerca de 2 anos. Estamos vivendo com documento de união estável há 9 anos. Tudo o que foi comprado e sustentando para se viver foi pago por mim. Eu, assim mesmo, tenho que dividir estes bens? Grata pelo retorno.
Tem que dividir, pois quando não tem nada escrito no documento de União Estável, o regime que prevalece é o da comunhão parcial de bens.
Muito obrigado
Completo e bem explicado. Parabéns
Eu que agradeço o apoio!
Mario
tenho escritura publica de união
estável desde 1992, nela não consta o regime de umiao
Compros um bem imóvel em seguida no nosso nome ,vendemos e ele comprou um outro e nele construiu uma casa,que é onde residimos até hoje,,.so que ele colocou a escritura só no nome dele
como fica a mimha situação
Um observação
eu sou solteira
ele ele era viúvo tinha uma cada
e dois filhos , sendo que o mais novo tinha menos de 2 Anos
esta muito bem criado e casado
Dr bom dia. Me inscrevipq o senhor me tirou uma dúvida. Porém gostaria de saber o seguinte tenho união estável em regime universal de bens. E foi herdada do avô dele passou para o pai dele e dos para ele. Eu tenho direito a herança do meu companheiro? Pq ele faleceu e minha cunhada me falou q ñ tenho direito pq foi herança do avô dela e foi para o pai dela até chegar ao meu esposo e irmãos. Fico grata por sua resposta. Sua explicacção foi show!!!!
Boa Noite gostei obrigado por ele falou que eu não tenho direito
Por que no inventário, mesmo que seja só de um dos cônjuges precisa da autoria do outro?
Tenho 75 anos ela 58 anos, tivemos uma relacão de união estável de Abril/2012 até abril/2024 eu morando numa cidade ela em outra, nesse período adquirimos terrenos pago por ela e em 2017 construímos uma Clinica Veterinária, toda construção feito por mim, quando conheci ela já tinha a clinica em prédio alugado agora o prédio é próprio, Quais meu direito e qual o tempo depois da separação que pode reivindicar. obrigado
Dr. Mário, por gentileza gostaria de saber qual regime seria mais adequado ambos à parte devemos nos casar, meu noivo é Americano e pretendemos nos casar aqui no Brasil.
Incrível acabou toda minhas dúvidas
Casamento separação de bens lei 1641cc. Comprei um apto em 2004 ,casei em 2008 e vendi meu apto em 2010.Meu marido faleceu em 2021.Dai veio a confusão cartórios notarial a mandar fazer inventário. Problema maior fomos informados aos 60 anos ambos .adquiri com meus esforços Separação obrigatória de bens.Nao foi acrescido TOTAL.e hoje aosb75 anos,não posso morar nessa sala comercial ,condomínio não admite ,apareceu compradores, sou barrada nos cartórios, procurei advogados particulares, tem q fazer inventários. São 4 filhos maiores ,não admitem dar partes,fazer inventários. Fizeram declarações q adquiri com.meus recursos próprios em 2004.Procurei assistências na defensoria pública esra andando, mesmo porque? Fiquei só, onde perdi 3 irmãos e meu marido,preciso ir morar perto dos filhos.primeiro casamento 20 ano ls de casada, pediu divórcio.nao teve casado 2 anos se divorcio da mulher e me pediu em casamento, segundo casamento mais 13 anos com mesmo marido.
Vídeo esclarecedor estou intendo dr parabéns
VERA MINHA FILHA ESTA NA COMUNHÃO ESTAVEL 16 ANOS ELE NÃO QUIZ TER FILHO NÃO POIS ELA NO PLANO DE SAUDE NÃO TEM CONTA CORRENTE DEPOIS DE 14 ANOS DE UNIÃO ESTAVEL ELE FOI NO CARTORIO E FEZ ESTE PAPEL DE VEZ ELE COLOCAR 14 ANOS ELE SO COLOCOU 2 ANOS E AGORA TEM 16 ANOS JUNTOS VIAJARAM EM VARIOS LUGAR DO PAIS FICO GRATA SE O SR ME DESSE UMA LUZ OBRIGADO
Se é assim, porque não foi reconhecida a união estável do Gugu com a Rose Mirian? Todos sabiam, tinha fotos ele falou que ela era esposa dele e no entanto a " justiça" não reconheceu esta união estável deles?
Porque ela assinou um contrato.
Otima explicação! Obrigada!
Ola! Se puder me responder, agradeço.Meu pai ficou viúvo da segunda mulher que nao é minha mãe .Essa mulher tinha 3 filhos que nao era dele.Deu início ao inventário, ele com 70 anos.Nesse meio tempo ele colocou uma mulher dentro de casa, agora o inventário terminou , a divisao dele e dos filhos da viuva foi feito.Ate ai tudo entendido.O que eu gostaria de saber se nesses anos que ele esta vivendo com essa mulher da o direito a ela de herdeira na falta dele.Sendo que ele tem mais de 70 anos, e o que ele recebeu na partilha do inventário ja era dele de uma vida inteira.
Meu esposo ganha muito bem, estamos convivendo a mais de 11 anos, passei muito tempo sem trabalhar pra cuidar da minha mãe que tem parkinson, estou ajudando meu irmão que está cego, só consegui pessoas pra me ajudar a cuidar de mãe a pouco tempo. Eu só vivo pra casa e pra o mercado ou farmácia, eu pedi pra ele colocar a metade do ap no meu nome ele ficou com ódio de mim, dormiu fora de casa pela primeira vez, eu fiquei triste com isso, mas o imóvel foi ele que pagou então eu não sinto mais vontade que ele me dê nada. Ele mandou tomar no cú, enfiar o ap no meu rabo, pensei que ele se preocupasse com a minha situação, e por isso não quero mais nada dele, estou decepcionada.
Sou filho único, vou fazer igual o hakimi, botar todas as minhas conquistas no nome dos meus pais, as únicas pessoas q eu confio e sei que minhas coisas vão estar em segurança kkkkkkkkk
Tá certo isso mesmo.
Se você morasse no Marrocos daria certo, no Brasil o bem será partilhado não tem jeito para você
@@FabioRodrigues-fd3wq a lei faz separação de bens do msm jeito?
@@radaplays6114
Contrato de namoro não tem segurança jurídica nenhuma.
Basta ver as ações que foram revertidas no tj.
Só pesquisar...
Nem separação total de bens...se tiver filhos aí vc está na merda.
Se o juiz ver que a partilha está muito desigual ele partilha uma parte para sua ex..
O negócio é levar para o motel ...e depois tchau..
E quando o namorido é casado no papel com outra e mora comigo a 10 anos
Boa tarde! Amei as explicações. Mas ficou uma dúvida sobre herança.
Meus pais morreram e deixaram um Terreno como herança. Meu irmão é casado,então ela ,a esposa não tem direito ao dinheiro, certo?
E porque só pode vender se ela assinar a escritura,segundo o rapaz do cartório falou?!
Ela tem direito à metade da parte dele
Olá, Dr. Comprei uma casa mas ela ainda está no nome do antigo proprietário. Já estou morando nela e irei passar p meu nome quando terminar as 12 parcelas q ainda faltam p quitar, nesse período q estava negociando a casa arrumei uma namorada. Ela morava de aluguel, conversamos sobre ela vim morar cmg p ela economizar e juntar dinheiro p poder comprar a casa dela, ou ter o valor de entrada pelo menos nesse periodo q ela estámorando na minha casa. Só q já faz um ano q ela mora comigo e eu noto q ela não está juntando o dinheiro dela, como combinamos.. ela Só faz gastar com procedimentos de estética(cabelo,botox etc.),Gostaria de saber se eu tenho como fazer algum contrato para q ela não tenha o direito futuramente de pedir a divisão da minha casa?? Final do ano q vem(2025), vou passar a casa p meu nome. Devo fazer algum tipo de contrato p ter respaldo de q esse bem e só meu?? Me ajude, por favor. Já passei por uma separação aonde perdi tudo, não fui atrás dos meus direitos. Agora, p não passar por isso de novo queria sua orientação
Boa noite amigo... I no caso de morte de uma das partes? Vc tem vídeo explicando? Obrigado
Dr. Quando fui morar com meu marido ele já tinha uma casa no nome dele.depois. de 7 anos nós casamos com comunhão pacial de bens. Ele precisou desmenbrar com o visinho uma esquitrura pra cada um. Ai meu nome entrou junto na esquitura. 30 anos de casada. Ele fala que não tenho direito na casa. E verdade.
Vídeo muito esclarecedor...Gratidão!
Gostei , tirou minhas duvidas, quase!
Boa tarde Dr.vivi muitos anos com o pai dia meus filhos,ele foi embora pra morar com outra,não foi feito nada de divisão,ele me deixou na casa,com outras de aluguel,por esse motivo nem fui ver pensão alimentícia.Porem adquirimos um terreno de familiar dele,de herança,e ele passou esse terreno no nome de terceiros,pra que não tivesse direito.Iq devo fazer Dr neste caso,a casa no qual eu moro,queria pedir usucapião,pra que possa ficar somente pra mim,seria possível isso,desde já agradeço muito atenção,e aguardando ansiosa a resposta
E quando a outra pessoa nunca trabalhou pra fazer nada mesmo assim tem direito?.
Caso eu tenha comprado um imóvel a 35 anos e estou em união estável há 12 anos , se agora eu venda esse imóvel agora , e compre vários imóveis e faça várias aplicações do Capital em acões , nesse caso ela tem direto a esses aptos e as ações onde apliquei ? Note que agora na venda e compra dos aptos , eu já tenho 74 anos !
Como fazer para resolver de imediato esse assunto...eu quero pagar BEM de Familia e nao posso!!!! ver o q falei antes.
Doutor gostaria de saber sobre união estável sem papel vivo com um homem a seis anos é viúvo já fez o inventário antes da gente fica juntos vivemos de isso e fruto ajudei ele coloca piscina na casa fizemos dek gostaria de saber na falta dele qual são os meus direitos ou temos que fazer união estável?
Já estamos juntos desde 2017. Tem como fazer união estável com a data de quando ficamos juntos Dr.?
Tem sim
Obrigada pela resposta amiga❤
Ual explicou bem certinho, isso ai.😊
Espero ter ajudado! Abraços
Belo cachorro pastor para cruzar com a minha Sheron ela também é bem amarelinha não é capa preta
Meu pai faleceu e recebeu heranca da minha avo,a mulher dele que vivia com ele tem direito,e nem tem papel de uniao estável,ai pide ser feito o reconhecimento da união pos morte,e entrar p receber 50% desta heranca que e a unica que ele recebeu em vida,tenho que dividir com ela, lembrando e o unico patrimônio ,eles nao tem nenhum patrimônio construindo junto,,somente a herança que recebeu da ,minha avo , obrigada dotor.Esta regras de uniao parcial de bens,,segue também após morte,ou so na separação dos 2
Dr. Mario eu gostaria de um esclarecimento sobre um emprestomo pessoal que fiz e por motivo de doença tive que atrasar quatro parcelas e no quinto pagamento o Banco descontou tudo de uma so vez ai fui ao Banco negociar a divida e o Banco disse que nao tinha como estornar e isso interferiu na sobrevivencia do meu filho que é um Beneficio que ele recebe , como proceder? Ele recebe o BPC (Loas) e achei isso muito cruel ,pois o Banco nao nos comunicou nada , simplismente agiu bruscamente sem procurar saber o que aconteceu!
Vivo sem registrar união estável a 16 anos, posso registrar em cartório a união estável retroativa pra valer apartir do período em que iniciamos nosso relacionamento?
Sim
Entrei com uma ação trabalhista enquanto estou numa união estável, caso tenha sucesso tenho que dividir com ela/ele, mesmo que o resultado dessa ação saia após a separação?