😀 QUERO SER MEMBRO E ASSISTIR AS LIVES SEMANAIS INTERATIVAS: bandogbrasil.com.br/seja-membro/ 🐶 QUERO COMPRAR O CURSO DE ADESTRAMENTO DE CÃES ONLINE (+ CERTIFICADO): bandogbrasil.com.br/curso/
Caro Jairo, espero que esteja bem. Concordo integralmente com suas palavras. Já tive um fila brasileiro. Pouca pelanca, ágil. Ele equilibrava muito bem a defesa e a caça. Era um cão que respondia ao papel que lhe conferia, sem perder a ternura para quem era de casa. A origem dele era uma fazenda da cidade de Barra do Piraí, RJ. Após sua morte, aos dez anos, não consegui outro cão, nem parecido. Só encontrei cães extremos: medrosos ou ferozes em demasia, além de agigantados, pelancudos e 'burros'. isso mesmo, cães que pareciam nem conhecer o próprio nome. Se houver céu para os cães, Vlad está nele, pois morreu defendendo sua casa contra três assaltantes, mesmo velho e recebendo cinco tiros. Isso no Rio de Janeiro, capital. É o que tinha a dizer. Eu lhe parabenizo pelo excelente trabalho de conscientização e lhe desejo sucesso.
Bandido e a escória da nossa raça. Por culpa de vagabundo que não rala pelo próprio patrimônio sua família teve que dar um adeus forçado ao cão que é extremamente fiel aos donos. Meus pêsames amigo, que Deus conforte o coração de vca
Meu pêsames mas gostaria de reforçar o que você disse, ele morreu como um herói, um combatente e cumprindo o que geneticamente foi feito pra fazer, só sinta orgulho dele e se sinta privilégiado por ter tido um animal assim.
Jairo teixeira tem o conhecimento, e é tão sábio nas palavras que até alguém sem esperiencia no assunto consegue entender o que ele fala, parabéns! Esse é o melhor canal do mundo sobre comportamento, adestramento, e formação de cães de guarda
Então cara eu achei q só eu era assim, eu fico na expectativa pra ver os assuntos principalmente do FILA , ja to quase profissional kkkkkkkkkkkk. se eu tivesse a oportunidade de conhecer o Jairo eu ficaria horas e horas perguntando tudo sobre cachorro MESTRE !!!!
Meu fila só era violento com as pessoas só aceitava apressensa minha e do meu filhotinha que trancar no canil ele queria matar qualquer ser vivi que entrava pelo portal
Esses dias fiz uma maratona no canal Bandog Brasil, Jairo, você poderia fazer um vídeo comentando sobre a relação entre cães e gatos vivendo na mesma casa(como funciona a hierarquia, convivência, etc.)?
boa! apesar de não dar certo essa mistura. houve algo parecido na ultima live com o Kleyson, do Velasques, ele tem vários cães e um ou mais gatos. me antecipando e baseado no que aprendi aqui. O lance do cão não matar o gato, é porque ele entende que o gato te pertence, e por esse fator ele respeita o animal por que respeita a vc na verdade
boa tarde Jairo, assisti esse vídeo e, gostei muito, sou criador de Fila e Rott, e acho q vc tem razão, o trabalho de alguns criadores em cima do fila está errado. Sem trabalho de socialização desde cedo, é difícil o cachorro adquirir confiança, para o trabalho de adestramento de obediência e defesa. aqui desde cedo faço um trabalho de socialização mordida em forma de brincadeira com pano corda trançada, chicote, tudo de maneira prazerosa e brincando, tudo é festa, e ele não é inseguro e ainda morde de boca cheia, tudo para prepara-lo para a defesa. Tamo junto. sou seu fã.
Resgatei uma filhotinha vira latas que estava perdida no meio da rua. Ela adora brincar de lutinha, e quando ela vê ratos piriá galinhas ou pássaros ela parece um gato. Se deita e vai rastejando até ficar próxima pra dar o bote. Se quiser brincar de lutinha é só encarar ela e movimentar as mãos na direção dela, avançando e recuando que ela já cai pra dentro. Ela age bem estranho, nunca tive cachorro que faz o que ela faz. Meu pai disse que parece que ela tem tendência a caçar, mas ela é toda peluda, e tem latido grave apesar de ser fêmea... Além disso ela tem apenas 10 kg. No mais se eu n demonstrar vontade de brincar ou simular lutinha ela pede carinho, é extremamente dócil, é o cachorro mais esperto que eu tive até hoje.
Tenho 2 Pitbull em casa. A brincadeira é exatamente como o Jairo falou, são brutas. Eles puxam a manga, eu puxo, dou tapa, empurro, e quanto mais bruta a brincadeira mais eles gostam. Não param nunca. E entre eles é ainda pior, parecem que vão se matar, mas raramente se machucam. Eles são brutos, é muito divertido brincar com eles. Depois quando fiz o adestramento de guarda com eles. Ficou ainda melhor, parece que eles se divertem mordendo o figurante
Jairo, eu criei Pitbull (de verdade) por muitos anos, tive seguramente mais de 30 cachorros, alguns de linhas tradicionais. Nunca tive cães de guarda. O pitbull tem essa característica que você descreve como "caça" extremamente acentuada. cães de 30kg são capazes de sustentar seu próprio peso com a boca pendurados a um pneu por longo tempo e não apenas dependurados, mas dando trancos com o pescoço. Os mais leves então têm ainda mais gameness. São capazes de manter a determinação por até duas horas sob dor intensa quando em combate (repito, não me refiro a esses cães de hj, falo dos tradicionais). Mas a minha dúvida é a seguinte: Isso simplesmente não parece ter relação com a agressão! Ás vezes esses cachorros são roubados! Imagine, um ladrão pula o muro, tira um cachorro desses da corrente e leva com ele! De tão mansos que são! Quando vejo esses vídeos de treinamento de defesa, eles se parecem muito com os cabos de guerra que fazemos para condicionar fisicamente pitbulls. Reparo que o cachorro está vidrado na manga, muitas vezes ele não está agredindo o figurante, está jogando! Mesmo quando rosna. Minha questão é: como os treinadores de guarda passam da "caça" para a agressão? Como saber se o cachorro está agredindo de fato? Como saber se o ladrão não vai pular um muro com um pano ou um pneu de bicicleta pro cachorro morder e vai ganhar até a simpatia do cachorro? E aqui eu preciso dizer, os vídeos que mais vejo o cachorro soltar a manga quando o figurante solta e atacar o próprio figurante, são vídeos de filas brasileiros, eles são os que mais me transmitem a sensação de agressão. Não sei se você vai ter tempo de ler e menos ainda de responder esse comentário, mas é algo que realmente me deixa na dúvida. Como alguém que teve pitbull por muitos anos me parece muito claro que nem toda mordida é de fato agressão. Há casos de pitbulls que agridem pessoas e o resultado é sempre terrível pq o cachorro evolui a agressão para uma dinâmica de luta (para a qual ele é selecionado), mas são casos raros. Aliás, essa dinâmica de lutas é algo muito próprio do Pitbull, outros cães muito raramente têm isso. Por isso, um bom pitbull de 20Kg mata um rotwailler de 50 em questão de minutos. O cão de guarda simplesmente se desespera quando começa a ser mordido e percebe que seu adversário não responde a sinais de submissão. Poucos cães têm essa característica, semelhante ao caso do Dogo que vc descreveu que mesmo ferido gravemente quer continuar lutando ou caçando. As poucas vezes que vi incidentes entre pitbulls e cães de guarda, a dinâmica é bem essa, se passar de alguns minutos o cão de guarda se desespera, urina, defeca... Isso tudo me faz ter a impressão de que as duas qualidades, caça (ou gameness) e defesa, são muito diferentes. Como trabalhar a segunda a partir da primeira? Desculpe o comentário enorme. Forte abraço e parabéns pelo trabalho!
Quando criança meu pai presenteou eu e minha irmã com um casal de Fila Brasileiro, tínhamos 5 e 3 anos, eu era o mais velho, não desgrudava meu tigrão( pelagem tigrada), ele me arrastava pelo quintal. Ow saudades!
A solução passa por esmagar o ego e pedir auxílio a pelo menos dois tipos de profissionais: um que entenda de comportamento canino; e um que saiba sobre genética. É necessário que se tenha um planejamento genético construído em cima do conhecimento comportamental. Aí sim podem começar a sonhar em produzir animais que peguem de verdade, que tenham coragem e treinamento para resolver qualquer problema que se apresente. Excelente vídeo.
Imagem tá ótima e o som também . Sem contar com conteúdo que está ótimo .. Realmente as pessoas tem q parar começar a treinar nossos filas Brasileiro Pra darem realmente força e veracidade ao seu nome Fila
Na minha leiga percepção, e não sendo conhecedor do Fila, mais de uma raça que pode ser comparada (Boerboel), a produção em massa de cães para Show, força que os criadores se concentrem no aspecto físico e temperamento dócil. E nessa vai toda coragem e guarda dessas raças magníficas. Fica tudo cão filhinho de mamãe que vem chorando quando devia proteger
Segui algumas dicas sua e minha filhote de 58 dias já urina no local correto. Já deixo ela com o cão adulto e ele já está impondo todos os limites que ela precisa (nada como um cachorro ensinar outro cachorro). Quando ela tiver 3 meses vou começar a fazer o adestramento.
Jairo, mais uma vez, outro SENSACIONAL vídeo! Esclarecedor, instrutivo e sem mi-mi-mi! Ainda estou rindo muito da hora que você comentou que cachorro amarrado não cospe, nem joga pedra nem urina no pé, show de bola!!! É isso que eu falo sobre seus vídeos, sem MI-MI-MI!!!
Excelente video. Bom ver alguém discernir com propriedade sobre os drives de caça e defesa. A construção de um cão se dá utilizando o drive de caça. Parabéns!
Bons pontos. Minha primeira Fila realmente era uma fera, adestrei assim como dizes e mesmo antes de um ano ela nunca andou para trás, pegou o figurante brutalmente na primeira vez, a partir daí nunca entendi os vídeos do RUclips diferentes disso.
Like de um Cristão e PM K9 aqui de MG. Os poucos filas que lidei tinha defesa alta e caça baixa, porem teve uma fila qye venteava ha quase um km de distancia.
Pode fazer vídeos d 1 hora ou mais q eu assisto por completo, na minha infância meu pai cuidava d 2 monstros tigrados dessa raça maravilhosa ,eram verdadeiros titans encaravam e partiam pra cima d tudo q era estranho sempre admirei aqueles caes , e parabéns Jairo por tentar cuidar dessa raça maravilhosa, e vc está certo todos os caes d trabalho passam por testes é só olhar pro lado um pouquinho.
Tu é o melhor Jairo! Aprendi e continuo aprendendo com vc todos os dias, tenho um fila e concordo totalmente. Bah, tu falou que viveu na Azenha, fala aí tu é gremista? Haha 🇪🇪 Abraço!!
Grande Jairo Teixeira, parabéns excelente explanação. Então, eu cresci convivendo com Filas, meu avô sempre teve no sítio e realmente, os cachorros eram bem diferentes dos atuais, meu avô usava para caça naquela época, bons tempos rsss, os cachorros não tinham medo dos estampidos dos tiros e pegavam mesmo a caça, capivara, javali e outros animais. Mas isso já faz uns 30 anos. Hj eu tô criando um filhote, tá com 3 meses, estou criando pra ser cão de guarda numa chácara, parece que o cachorro vai dar bom, tenho uns vídeos dele postado no meu canal, se tiver um tempinho, de uma olhadinha e uma opinião sobre o filhote. Conheci seu canal agora mas tô olhando todos os vídeos Sobre Fila, está sendo uma verdadeira aula pra mim. Abcs até mais
UMA AULA ... Coincidentemente eu estou assistindo e tomando uma caneca de cafe mestre ;) Fileiros de bem que realmente amam e querem o crescimento da raça ... TENHAM HUMILDADE E SIGAM O MESTRE :);)
Apareceu a notificação já dou um like antes e logo assisto por q sei q o conteúdo é excelente, e a qualidade Jairo sempre boa, fico feliz pelo q estais fazendo pelo vovô canino 👍.
Convivo com o ambiente rural goiano (sou gaúcho que mora em Goiás desde pequeno) e gostaria de dar minha opinião sobre o fila, o fila do interior de Goiás, que tem a cultura muito parecida à de Minas Gerais. Para isso preciso ser um pouco demorado em meu comentário, mas espero que você leia, Jairo. Acredito que possa contribuir um pouco com a discussão. Primeiro acho que é importante entender quem é o público alvo dos criadores de fila brasileiro. É, ao meu ver, o sertanejo do centro do país. Não o latifundiário, mas o pequeno proprietário de terras, dono de uma chácara ou sítio. São nessas propriedades que já vi muitos filas "aborígenes". Essas pessoas, na maioria, não são caçadores. São pecuaristas e agricultores familiares. Produzem queijo, galinha caipira, criam porcos, cavalos, etc. E recebem muitas visitas. Com o êxodo rural muitos parentes foram morar na cidade mas ainda mantém a raiz rural, visitam a família e a propriedade acaba se tornando também de lazer. E essas pessoas levam os amigos: o colega de trabalho com a família, o colega da faculdade, etc. Presenciei isso inúmeras vezes. Conheci propriedades por ser amigo de parentes e em praticamente todas essas idas à roça há uma cena comum: você pára o carro e é recebido pelos cães, que acuam a chegada mas, salvo raras exceções, nao mordem. Querem animais que guardem a casa mas não querem que ele morda as visitas. Logo os cães que atacam os visitantes são indesejados. Segundo: a caça deixou de ser um esporte popular nas fazendas. A criminalização da posse de armas, leis ambientais e os ecochatos tornaram quase impossível caçar sem ser preso ou multado. E os cães de caça ficam restritos a pouquíssimas pessoas que ainda tem cães para essa finalidade. Que escondem os animais ou não os vendem. O caçador de tatu que tem um cão que entra no buraco atrás do animal não conta pra quase ninguém. O que tem um cão mestre para caçar onça menos ainda (não estou nem discutindo a moralidade ou legalidade da atividade). Logo esses animais são subaproveitados. E os filas com bom drive de caça foram desaparecendo juntamente com a atividade. O que se propuseram a selecionar é um animal que intimide mas que tem medo de fazer contato. Que vem latir no carro mas não guarda a casa. Conheci quando crianças animais incríveis, que esperavam quietos o ladrão pular na casa sem latir, que faziam ronda no pasto... Mas que até mesmo aqui em Goiás não se acha mais. A ponto de um amigo de meu pai, que sempre teve filas, dizer que precisa de um cão menor viralata que sai da casa para acuar porque os filas não deixam o quintal onde ficam dormindo. Caça zero... Não sei se isso ajuda em alguma coisa, mas pouca gente fala sobre. Poucas pessoas estão preparadas para ter um cão como o fila que queremos resgatar... Foi um desabafo também. Obrigado a você que leu até aqui.
JAIRO VOCÊ ESTA CERTO ! EU SEMPRE TIVE SRD NA MINHA CASA E SEMPRE GOSTEI DE VER VIDEOS DE CÃES EM AÇÃO NO YOUTOB ,MAS OS VIDEOS QUE EU VI SENDO FEITO DO FILA BRASILEIRO, SEMPRE ME PASSOU A MESMA PERCEPÇÃO ! DE QUE O CÃO ESTAVA COM MEDO NA GUIA E O DONO DO CÃO DEVERIA DEIXAR O CÃO SOZINHO ENFRENTANDO O INTRUSO ! O POUCO QUE HOJE EU SEI DE COMPORTAMENTO DE CÃES É Vendo meus vira latas a mais de 20 anos e ASSISTINDO SEUS VIDEOS ! E NESSE VIDEO DE HOJE VOCÊ FALOU EXATAMENTE O QUE EU COMO LEIGO E CRIADOR DE VIRA LATAS JA OBSERVAVA MUITO ANTES DE CONHECER SEU CANAL! COMO PODE UM CRIADOR DE UMA RAÇA OU ATE MESMO OS GRANDES CRIADORES NÃO VÊEM ISSO ? PARABÉNS PELO VIDEO JAIRO ! Oi
Que vídeo maravilhoso!!! Uma aula para aquelas pessoas que pensam que cães só precisam de amor, acham que cães são pessoas. Animais são animais, e como caninos necessitam de um líder e não de um amigo. O fila é o cão mais diferente do mundo. Eu tive 3 e um deles era uma fera. E não por conta da criação. Ele era assim. Magrelo, tigrado, ele com certeza era um cachorro dificílimo. Fila Brasileiro como este que eu trouxe de uma fazenda , não é pra qualquer um. Estes filas com muita gordura e pele não é com certeza o fila brasileiro real. Este que eu tive morreu a uns 15 anos e nunca mais vi um fila com este porte e comportamento. Sei oque vc está tentando explicar. Não sei se ainda temos o real fila brasileiro, sinceramente espero que sim.
Oi Jairo, quando minha família tinha filas, isso faz 30 anos, eles caçavam um pouco, tivemos problemas com deixar eles soltos, pq eles matarem os carneiros e bezerros... Mas não era algo tão frequente. E outra coisa, eles atacavam os estranhos sem hesitar, eles filavam, mas eram outroa tempo, eles eram cães magros, mais atléticos, não gordos como os filas de hj.
Jairo , boa noite . Tenho filas , pastor e leio muita coisa de pessoas por falta de conhecimentos . São bravos com estranhos desde 2 meses e concordo com você que o adestramento é importante para aprender o estresse na hora H , o agressor , aprender a morder de boca cheia sem medo de tomar umas pancadas etc. Os meus faço pouco adestramento e pouco treino com figurantes, sempre tomando cuidado para não atropelar os passos de cada vez . A mesma analogia faço para quem treina e leva jeito para a competição e etc. Se você quiser ver fila mordendo de boca cheia eu te mando vídeo deles , aliás, como vc disse um de cada vez . Abraços
Jairo está na hora de pensar em fazer um clone seu; não podemos perder este seu conhecimento. kkkk! Melhor vídeo que assisti! Me esclareceu muitas dúvidas! Parabéns pelo excelente trabalho!!!
Jairo vc tá coberto de razão viu amigo até pq tudo que vc falou aí se tem provas reais vídeos a boleu e olha que fico triste pq sou admirador da raça então galera vamos melhorar e adicionar aí o adestramento sim pq se ele tem já a característica então pq não aperfeiçoar e o ensinar a usá-la de maneira correta né então abraço a todos e vamos parar e pensar um pouco e da o voto de confiança ao Jairo pq isso não e uma crítica e sim um maravilhoso conselho boa noite a todos
Otimo trabalho Jairo! Obrigado por compartilhar todo esse conhecimento. Hj me deparei com a critica aos filas. Por coecidencia estou com duas aqui com 1 ano de idade. Os videos estao ajudando muito a educaçao delas.
Jairo parabéns pelo trabalho , e por favor continue a nos orientar nos ajudar sobre comportamento de cães , e que Deus te abençoe no projeto bandog ! E a sua vida.
Isso aí, o melhor vídeo de filas, hj tenho Pit Bull mas logo irei iniciar com Filas, pra guarda creio que seja o melhor, poderia fazer um vídeo com os 5 melhores para guarda, creio q fila estaria entre os primeiros, se não o primeiro.
Em pensar q a 20 anos atrás, um amigo tinha um fila q pegou um invasor e estragou bem o cara, q já trabalhei com filas excepcionais a muito tempo atrás, cães q pegavam de verdade e não recuavam sob ameaça ou contato (já fiz muita figuração). Uma pena ouvir tudo isso q vc falou e saber q é verdade. E também sou a favor de um treinamento q traga o cão pra realidade, q num combate ele vai ser machucado e q mesmo assim não é pra largar, faço isso com minha pit bull e ela responde bem.
Jairo pode mostrar os seus dogos argentinos.? Aqui em Portugal ha muito que não vejo um fila brasileiro, agora o que está na moda são os cane corso cães muito temperados e com forte drive de caça. Continue com os seus vídeos é um prazer ouvi-lo. Abraço de Portugal
Jairo eu tenho Filas e sao medrosos fazem um estardalhaco mas se o figurante entra com a roupa de protecao eles cercam mas nao atacam e recuam procede suas informacoes fazem uma guarda de portao muito boa impressiona para um leigo nao vou citar o canil por etica precisamos melhorar a genetica dos cães
Eu já fui atacado por um fila Brasileiro quando era adolescente. Era da minha vó, ela claramente não tinha preparo para cuidar dele. Ela não tinha como apartar em tão enquanto ele mordia meu ombro eu furei o olho dele. Minha vó queria sacrificar porque foi feio o atack mas eu não deixei. Vó tentou doar para um "criador" o fila estraçalhou ele. Então a vó seguiu com ele e até ela tinha medo. Essa história é real. Mas não dá para julgar uma raça por minha experiência.
Rapaz eu lembro que o pai da minha primeira namorada, há uns 15 anos, criava dois filas. Lembro que eu nunca ia no quintal da casa dela nem com o pai dela, que era o dono dos cães. Um dia ele saiu pra alimentar os cachorros e deixou a porta da cozinha aberta, eu cheguei na casa dela nessa hora e fui entrando, pois ela estava no quarto e não sabia que a porta da cozinha estava aberta. Meu amigo, quando esses cães me viram dentro da cara saíram quem nem loucos pra cima de mim. Eu fui ágil e consegui fechar a porta, uma porta de aço, mas lembro que com o impulso dos cães a porta foi quase que totalmente arrancada da parede. Nessa hora eu já tinha corrido pro banheiro mas foi um sufoco. É triste ver que em tão pouco tempo a raça tenha perdido tanto do seu temperamento. Era meu sonho de criança ter um fila brasileiro tigrado.
Não é tao difícil achar um bom fila hoje em dia, em itapetininga(se não me engano. E a maioria dos de lá tinham um comportamento semelhante ao dela) foi onde compramos uma fêmea filhote dócil para com a família e bem brava com quaisquer desconhecidos. No começo é claro que a cachorra não respeitava tanto e é por isso que vc tem que se impor e mostrar quem é que manda desde cedo. E sinto em dizer que nao fomos assim com a única cria dela que ficamos, o cão é carinhoso obviamente mas não é tao obediente(basicamente ignora quase todos) e acaba ficando meio louco com outros animais na rua ou pessoas, o que recomenda(caso tenha algo pra recomendar) para o bradock?
😀 QUERO SER MEMBRO E ASSISTIR AS LIVES SEMANAIS INTERATIVAS: bandogbrasil.com.br/seja-membro/
🐶 QUERO COMPRAR O CURSO DE ADESTRAMENTO DE CÃES ONLINE (+ CERTIFICADO): bandogbrasil.com.br/curso/
Caro Jairo, espero que esteja bem. Concordo integralmente com suas palavras. Já tive um fila brasileiro. Pouca pelanca, ágil. Ele equilibrava muito bem a defesa e a caça. Era um cão que respondia ao papel que lhe conferia, sem perder a ternura para quem era de casa. A origem dele era uma fazenda da cidade de Barra do Piraí, RJ. Após sua morte, aos dez anos, não consegui outro cão, nem parecido. Só encontrei cães extremos: medrosos ou ferozes em demasia, além de agigantados, pelancudos e 'burros'. isso mesmo, cães que pareciam nem conhecer o próprio nome. Se houver céu para os cães, Vlad está nele, pois morreu defendendo sua casa contra três assaltantes, mesmo velho e recebendo cinco tiros. Isso no Rio de Janeiro, capital. É o que tinha a dizer. Eu lhe parabenizo pelo excelente trabalho de conscientização e lhe desejo sucesso.
Bandido e a escória da nossa raça. Por culpa de vagabundo que não rala pelo próprio patrimônio sua família teve que dar um adeus forçado ao cão que é extremamente fiel aos donos. Meus pêsames amigo, que Deus conforte o coração de vca
Meu pêsames mas gostaria de reforçar o que você disse, ele morreu como um herói, um combatente e cumprindo o que geneticamente foi feito pra fazer, só sinta orgulho dele e se sinta privilégiado por ter tido um animal assim.
O senhor está contribuindo e muito na preservação desse patrimônio espetacular que e o Fila brasileiro, orgulho nacional.
Puxa saco
Jairo teixeira tem o conhecimento, e é tão sábio nas palavras que até alguém sem esperiencia no assunto consegue entender o que ele fala, parabéns! Esse é o melhor canal do mundo sobre comportamento, adestramento, e formação de cães de guarda
Experiência
🙄🙄🙄
Vamos salvar o Fila Brasileiro!🙏🏼
Darlan Pinheiro tmj
Prioridade seus vídeos aqui em casa kkkk sempre um show o papo.
Parabéns !!!
Obrigado!
Então cara eu achei q só eu era assim, eu fico na expectativa pra ver os assuntos principalmente do FILA , ja to quase profissional kkkkkkkkkkkk.
se eu tivesse a oportunidade de conhecer o Jairo eu ficaria horas e horas perguntando tudo sobre cachorro MESTRE !!!!
Eu tinha um fila brasileiro. É casa dor e muito o pai era campiao
Meu fila só era violento com as pessoas só aceitava apressensa minha e do meu filhotinha que trancar no canil ele queria matar qualquer ser vivi que entrava pelo portal
Te conheci a dois dias e passei horas vendo seus vídeos. Enfim encontrei alguém real e não vídeos "fofos" sobre cães. Parabéns.
Para quem ainda não entendeu, o Jairo Teixeira é acima de tudo um pensador. Um grande pensador aliás. Está em outro nível neste ramo do adestramento.
Esses dias fiz uma maratona no canal Bandog Brasil, Jairo, você poderia fazer um vídeo comentando sobre a relação entre cães e gatos vivendo na mesma casa(como funciona a hierarquia, convivência, etc.)?
Boa
Up
UP
boa! apesar de não dar certo essa mistura.
houve algo parecido na ultima live com o Kleyson, do Velasques, ele tem vários cães e um ou mais gatos.
me antecipando e baseado no que aprendi aqui. O lance do cão não matar o gato, é porque ele entende que o gato te pertence, e por esse fator ele respeita o animal por que respeita a vc na verdade
Isso é questão de acostumar o cão desde filhote. Tenho dois rotts e 3 gatos, nunca meus cães mencionaram atacar meus gatos, apenas gatos estranhos
boa tarde Jairo, assisti esse vídeo e, gostei muito, sou criador de Fila e Rott, e acho q vc tem razão, o trabalho de alguns criadores em cima do fila está errado. Sem trabalho de socialização desde cedo, é difícil o cachorro adquirir confiança, para o trabalho de adestramento de obediência e defesa.
aqui desde cedo faço um trabalho de socialização mordida em forma de brincadeira com pano corda trançada, chicote, tudo de maneira prazerosa e brincando, tudo é festa, e ele não é inseguro e ainda morde de boca cheia, tudo para prepara-lo para a defesa.
Tamo junto. sou seu fã.
Resgatei uma filhotinha vira latas que estava perdida no meio da rua. Ela adora brincar de lutinha, e quando ela vê ratos piriá galinhas ou pássaros ela parece um gato. Se deita e vai rastejando até ficar próxima pra dar o bote. Se quiser brincar de lutinha é só encarar ela e movimentar as mãos na direção dela, avançando e recuando que ela já cai pra dentro. Ela age bem estranho, nunca tive cachorro que faz o que ela faz. Meu pai disse que parece que ela tem tendência a caçar, mas ela é toda peluda, e tem latido grave apesar de ser fêmea... Além disso ela tem apenas 10 kg. No mais se eu n demonstrar vontade de brincar ou simular lutinha ela pede carinho, é extremamente dócil, é o cachorro mais esperto que eu tive até hoje.
Cadê seu fila Jairo? Faz um vídeo com ele, todo mundo quer.
Tenho 2 Pitbull em casa. A brincadeira é exatamente como o Jairo falou, são brutas. Eles puxam a manga, eu puxo, dou tapa, empurro, e quanto mais bruta a brincadeira mais eles gostam. Não param nunca. E entre eles é ainda pior, parecem que vão se matar, mas raramente se machucam. Eles são brutos, é muito divertido brincar com eles. Depois quando fiz o adestramento de guarda com eles. Ficou ainda melhor, parece que eles se divertem mordendo o figurante
Cachorros não "brincam"
Sr. Jairo o Sr. é o Pelé da cinofilia!!!
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Forte abraço Daniel Freitas!
kkkkk muito bom esse termo! concordo :)
Jairo, eu criei Pitbull (de verdade) por muitos anos, tive seguramente mais de 30 cachorros, alguns de linhas tradicionais. Nunca tive cães de guarda. O pitbull tem essa característica que você descreve como "caça" extremamente acentuada. cães de 30kg são capazes de sustentar seu próprio peso com a boca pendurados a um pneu por longo tempo e não apenas dependurados, mas dando trancos com o pescoço. Os mais leves então têm ainda mais gameness. São capazes de manter a determinação por até duas horas sob dor intensa quando em combate (repito, não me refiro a esses cães de hj, falo dos tradicionais). Mas a minha dúvida é a seguinte: Isso simplesmente não parece ter relação com a agressão! Ás vezes esses cachorros são roubados! Imagine, um ladrão pula o muro, tira um cachorro desses da corrente e leva com ele! De tão mansos que são! Quando vejo esses vídeos de treinamento de defesa, eles se parecem muito com os cabos de guerra que fazemos para condicionar fisicamente pitbulls. Reparo que o cachorro está vidrado na manga, muitas vezes ele não está agredindo o figurante, está jogando! Mesmo quando rosna.
Minha questão é: como os treinadores de guarda passam da "caça" para a agressão? Como saber se o cachorro está agredindo de fato? Como saber se o ladrão não vai pular um muro com um pano ou um pneu de bicicleta pro cachorro morder e vai ganhar até a simpatia do cachorro? E aqui eu preciso dizer, os vídeos que mais vejo o cachorro soltar a manga quando o figurante solta e atacar o próprio figurante, são vídeos de filas brasileiros, eles são os que mais me transmitem a sensação de agressão. Não sei se você vai ter tempo de ler e menos ainda de responder esse comentário, mas é algo que realmente me deixa na dúvida. Como alguém que teve pitbull por muitos anos me parece muito claro que nem toda mordida é de fato agressão.
Há casos de pitbulls que agridem pessoas e o resultado é sempre terrível pq o cachorro evolui a agressão para uma dinâmica de luta (para a qual ele é selecionado), mas são casos raros. Aliás, essa dinâmica de lutas é algo muito próprio do Pitbull, outros cães muito raramente têm isso. Por isso, um bom pitbull de 20Kg mata um rotwailler de 50 em questão de minutos. O cão de guarda simplesmente se desespera quando começa a ser mordido e percebe que seu adversário não responde a sinais de submissão. Poucos cães têm essa característica, semelhante ao caso do Dogo que vc descreveu que mesmo ferido gravemente quer continuar lutando ou caçando. As poucas vezes que vi incidentes entre pitbulls e cães de guarda, a dinâmica é bem essa, se passar de alguns minutos o cão de guarda se desespera, urina, defeca...
Isso tudo me faz ter a impressão de que as duas qualidades, caça (ou gameness) e defesa, são muito diferentes. Como trabalhar a segunda a partir da primeira?
Desculpe o comentário enorme. Forte abraço e parabéns pelo trabalho!
Quando criança meu pai presenteou eu e minha irmã com um casal de Fila Brasileiro, tínhamos 5 e 3 anos, eu era o mais velho, não desgrudava meu tigrão( pelagem tigrada), ele me arrastava pelo quintal. Ow saudades!
A solução passa por esmagar o ego e pedir auxílio a pelo menos dois tipos de profissionais: um que entenda de comportamento canino; e um que saiba sobre genética. É necessário que se tenha um planejamento genético construído em cima do conhecimento comportamental. Aí sim podem começar a sonhar em produzir animais que peguem de verdade, que tenham coragem e treinamento para resolver qualquer problema que se apresente.
Excelente vídeo.
Queiso cara ficou muito bon cara o vidio dapra intender muito ben tudu qui vc fala 👍👍👍
Imagem tá ótima e o som também .
Sem contar com conteúdo que está ótimo ..
Realmente as pessoas tem q parar começar a treinar nossos filas Brasileiro
Pra darem realmente força e veracidade ao seu nome
Fila
Muy buena explicación de los drives. Clarísimo.
Brabo demais
Na minha leiga percepção, e não sendo conhecedor do Fila, mais de uma raça que pode ser comparada (Boerboel), a produção em massa de cães para Show, força que os criadores se concentrem no aspecto físico e temperamento dócil.
E nessa vai toda coragem e guarda dessas raças magníficas. Fica tudo cão filhinho de mamãe que vem chorando quando devia proteger
Segui algumas dicas sua e minha filhote de 58 dias já urina no local correto. Já deixo ela com o cão adulto e ele já está impondo todos os limites que ela precisa (nada como um cachorro ensinar outro cachorro). Quando ela tiver 3 meses vou começar a fazer o adestramento.
Pela capa do vídeo achei que teria uma ação mostrando seu fila. Me iludir, mas um conteúdo rico!! Sucesso!
Mostra o fila kkk
Jairo, mais uma vez, outro SENSACIONAL vídeo! Esclarecedor, instrutivo e sem mi-mi-mi! Ainda estou rindo muito da hora que você comentou que cachorro amarrado não cospe, nem joga pedra nem urina no pé, show de bola!!! É isso que eu falo sobre seus vídeos, sem MI-MI-MI!!!
Excelente video. Bom ver alguém discernir com propriedade sobre os drives de caça e defesa. A construção de um cão se dá utilizando o drive de caça. Parabéns!
Jairo ... Vc é Dez
Gosto 👍 muito dos seus vídeos !!! São muito bons
Vc é o melhor de todos 👍👍👍
Bons pontos. Minha primeira Fila realmente era uma fera, adestrei assim como dizes e mesmo antes de um ano ela nunca andou para trás, pegou o figurante brutalmente na primeira vez, a partir daí nunca entendi os vídeos do RUclips diferentes disso.
Like de um Cristão e PM K9 aqui de MG.
Os poucos filas que lidei tinha defesa alta e caça baixa, porem teve uma fila qye venteava ha quase um km de distancia.
rsrsrsrsrsrs.....tem que comprar meia dúzia. rsrsrsrsrsrs....to rachando de rir com o jairo. feira de Santana bahia
Moro perto daí, Riachão do Jacuípe-BA
Pode fazer vídeos d 1 hora ou mais q eu assisto por completo, na minha infância meu pai cuidava d 2 monstros tigrados dessa raça maravilhosa ,eram verdadeiros titans encaravam e partiam pra cima d tudo q era estranho sempre admirei aqueles caes , e parabéns Jairo por tentar cuidar dessa raça maravilhosa, e vc está certo todos os caes d trabalho passam por testes é só olhar pro lado um pouquinho.
Tu é o melhor Jairo! Aprendi e continuo aprendendo com vc todos os dias, tenho um fila e concordo totalmente.
Bah, tu falou que viveu na Azenha, fala aí tu é gremista? Haha 🇪🇪
Abraço!!
O que importa é o conteúdo, que por sinal sempre é muito bom! Ah, queria um fila original, cascudo!
Eu tambem cara
Tem no canil purimoreno,só fila monstro
@@zedrao252, descobri a pouco
Chácara Teramoto - Fila Brasileiro.
Grande Jairo Teixeira, parabéns excelente explanação. Então, eu cresci convivendo com Filas, meu avô sempre teve no sítio e realmente, os cachorros eram bem diferentes dos atuais, meu avô usava para caça naquela época, bons tempos rsss, os cachorros não tinham medo dos estampidos dos tiros e pegavam mesmo a caça, capivara, javali e outros animais. Mas isso já faz uns 30 anos. Hj eu tô criando um filhote, tá com 3 meses, estou criando pra ser cão de guarda numa chácara, parece que o cachorro vai dar bom, tenho uns vídeos dele postado no meu canal, se tiver um tempinho, de uma olhadinha e uma opinião sobre o filhote. Conheci seu canal agora mas tô olhando todos os vídeos Sobre Fila, está sendo uma verdadeira aula pra mim. Abcs até mais
UMA AULA ... Coincidentemente eu estou assistindo e tomando uma caneca de cafe mestre ;)
Fileiros de bem que realmente amam e querem o crescimento da raça ... TENHAM HUMILDADE E SIGAM O MESTRE :);)
Tem um cara que usar os fila pra caçar o Emíliocrmaran , diferenciado os Fila dele.
É esse tipo de treinamento que os cães de proteção deve receber parabéns pelo trabalho.
Criamos Fila há mais de 30 anos. Concordo plenamente.
Jairo que Deus te abençoe grandemente. Você é o melhor na arte de lidar com cães. Forte abraço.
Great video thanks for share wish you a great day best greetings from Thail;and
Caraca pelo celular ficou top as imagens parabéns sou fan de você
Apareceu a notificação já dou um like antes e logo assisto por q sei q o conteúdo é excelente, e a qualidade Jairo sempre boa, fico feliz pelo q estais fazendo pelo vovô canino 👍.
Convivo com o ambiente rural goiano (sou gaúcho que mora em Goiás desde pequeno) e gostaria de dar minha opinião sobre o fila, o fila do interior de Goiás, que tem a cultura muito parecida à de Minas Gerais. Para isso preciso ser um pouco demorado em meu comentário, mas espero que você leia, Jairo. Acredito que possa contribuir um pouco com a discussão.
Primeiro acho que é importante entender quem é o público alvo dos criadores de fila brasileiro. É, ao meu ver, o sertanejo do centro do país. Não o latifundiário, mas o pequeno proprietário de terras, dono de uma chácara ou sítio. São nessas propriedades que já vi muitos filas "aborígenes". Essas pessoas, na maioria, não são caçadores. São pecuaristas e agricultores familiares. Produzem queijo, galinha caipira, criam porcos, cavalos, etc. E recebem muitas visitas.
Com o êxodo rural muitos parentes foram morar na cidade mas ainda mantém a raiz rural, visitam a família e a propriedade acaba se tornando também de lazer. E essas pessoas levam os amigos: o colega de trabalho com a família, o colega da faculdade, etc. Presenciei isso inúmeras vezes. Conheci propriedades por ser amigo de parentes e em praticamente todas essas idas à roça há uma cena comum: você pára o carro e é recebido pelos cães, que acuam a chegada mas, salvo raras exceções, nao mordem. Querem animais que guardem a casa mas não querem que ele morda as visitas. Logo os cães que atacam os visitantes são indesejados.
Segundo: a caça deixou de ser um esporte popular nas fazendas. A criminalização da posse de armas, leis ambientais e os ecochatos tornaram quase impossível caçar sem ser preso ou multado. E os cães de caça ficam restritos a pouquíssimas pessoas que ainda tem cães para essa finalidade. Que escondem os animais ou não os vendem. O caçador de tatu que tem um cão que entra no buraco atrás do animal não conta pra quase ninguém. O que tem um cão mestre para caçar onça menos ainda (não estou nem discutindo a moralidade ou legalidade da atividade). Logo esses animais são subaproveitados. E os filas com bom drive de caça foram desaparecendo juntamente com a atividade.
O que se propuseram a selecionar é um animal que intimide mas que tem medo de fazer contato. Que vem latir no carro mas não guarda a casa. Conheci quando crianças animais incríveis, que esperavam quietos o ladrão pular na casa sem latir, que faziam ronda no pasto... Mas que até mesmo aqui em Goiás não se acha mais. A ponto de um amigo de meu pai, que sempre teve filas, dizer que precisa de um cão menor viralata que sai da casa para acuar porque os filas não deixam o quintal onde ficam dormindo. Caça zero...
Não sei se isso ajuda em alguma coisa, mas pouca gente fala sobre. Poucas pessoas estão preparadas para ter um cão como o fila que queremos resgatar... Foi um desabafo também. Obrigado a você que leu até aqui.
Acredito que há sim criadores que propõe o adestramento de cães e que realmente testam o instinto de filar do fila brasileiro
Caramba que explicação,💪
Perfeito
JAIRO VOCÊ ESTA CERTO ! EU SEMPRE TIVE SRD NA MINHA CASA E SEMPRE GOSTEI DE VER VIDEOS DE CÃES EM AÇÃO NO YOUTOB ,MAS OS VIDEOS QUE EU VI SENDO FEITO DO FILA BRASILEIRO, SEMPRE ME PASSOU A MESMA PERCEPÇÃO ! DE QUE O CÃO ESTAVA COM MEDO NA GUIA E O DONO DO CÃO DEVERIA DEIXAR O CÃO SOZINHO ENFRENTANDO O INTRUSO ! O POUCO QUE HOJE EU SEI DE COMPORTAMENTO DE CÃES É Vendo meus vira latas a mais de 20 anos e ASSISTINDO SEUS VIDEOS ! E NESSE VIDEO DE HOJE VOCÊ FALOU EXATAMENTE O QUE EU COMO LEIGO E CRIADOR DE VIRA LATAS JA OBSERVAVA MUITO ANTES DE CONHECER SEU CANAL! COMO PODE UM CRIADOR DE UMA RAÇA OU ATE MESMO OS GRANDES CRIADORES NÃO VÊEM ISSO ? PARABÉNS PELO VIDEO JAIRO ! Oi
Aprendo um pouco a cada vídeo seu muito obrigado
Jairo precisa lançar urgente, um curso de treinamento de cão de defesa.
Eita Jairo,tava sentindo falta desses vídeos
A qualidade ta muito boa
Maravilhosa aula ! Parabéns, e obrigado por se preocupar com a raça que é patrimônio nacional, da qual sou grande admirador e um futuro proprietário.
Já assisti todos seus videos e concordo com tudo que você fala parabéns Jairo um genio
Qualidade de som e imagem estão perfeitos! Conteúdo excelente como sempre, parabéns, Jairo!
Teus cachorros são maravilhosos, parabéns Sr. Jairo
Que vídeo maravilhoso!!! Uma aula para aquelas pessoas que pensam que cães só precisam de amor, acham que cães são pessoas. Animais são animais, e como caninos necessitam de um líder e não de um amigo. O fila é o cão mais diferente do mundo. Eu tive 3 e um deles era uma fera. E não por conta da criação. Ele era assim. Magrelo, tigrado, ele com certeza era um cachorro dificílimo. Fila Brasileiro como este que eu trouxe de uma fazenda , não é pra qualquer um. Estes filas com muita gordura e pele não é com certeza o fila brasileiro real. Este que eu tive morreu a uns 15 anos e nunca mais vi um fila com este porte e comportamento. Sei oque vc está tentando explicar.
Não sei se ainda temos o real fila brasileiro, sinceramente espero que sim.
BOA NOITE MEU NOME É GUILHERME VC E UM ÓTIMO PROFISSIONAL TUDO QUE VC FALOU SOPRE ADESTRAR DEU SENTO
Puxa vida que aula, sem comentários, showwww Parabéns mestre!!!
Oi Jairo, quando minha família tinha filas, isso faz 30 anos, eles caçavam um pouco, tivemos problemas com deixar eles soltos, pq eles matarem os carneiros e bezerros... Mas não era algo tão frequente. E outra coisa, eles atacavam os estranhos sem hesitar, eles filavam, mas eram outroa tempo, eles eram cães magros, mais atléticos, não gordos como os filas de hj.
Jairo , boa noite . Tenho filas , pastor e leio muita coisa de pessoas por falta de conhecimentos . São bravos com estranhos desde 2 meses e concordo com você que o adestramento é importante para aprender o estresse na hora H , o agressor , aprender a morder de boca cheia sem medo de tomar umas pancadas etc. Os meus faço pouco adestramento e pouco treino com figurantes, sempre tomando cuidado para não atropelar os passos de cada vez . A mesma analogia faço para quem treina e leva jeito para a competição e etc. Se você quiser ver fila mordendo de boca cheia eu te mando vídeo deles , aliás, como vc disse um de cada vez . Abraços
Parabéns pela sinceridade, esse é o verdadeiro teste, realidade e não circo armado.
Vc é muito bom !!! Simples e eficiente com seus comentários!!! Ossssd
Jairo está na hora de pensar em fazer um clone seu; não podemos perder este seu conhecimento. kkkk! Melhor vídeo que assisti! Me esclareceu muitas dúvidas! Parabéns pelo excelente trabalho!!!
Boa explicação!
Super aula !!!!
A cada vídeo um aprendizado, parabéns Jairo
Obrigado, vídeo muito importante
Muito bom o seu trabalho
Jairo vc tá coberto de razão viu amigo até pq tudo que vc falou aí se tem provas reais vídeos a boleu e olha que fico triste pq sou admirador da raça então galera vamos melhorar e adicionar aí o adestramento sim pq se ele tem já a característica então pq não aperfeiçoar e o ensinar a usá-la de maneira correta né então abraço a todos e vamos parar e pensar um pouco e da o voto de confiança ao Jairo pq isso não e uma crítica e sim um maravilhoso conselho boa noite a todos
Muito bom!!
Otimo trabalho Jairo! Obrigado por compartilhar todo esse conhecimento. Hj me deparei com a critica aos filas. Por coecidencia estou com duas aqui com 1 ano de idade. Os videos estao ajudando muito a educaçao delas.
Jairo parabéns pelo trabalho , e por favor continue a nos orientar nos ajudar sobre comportamento de cães , e que Deus te abençoe no projeto bandog ! E a sua vida.
Como sempre trazendo um conteúdo espetacular.
Perfeita observação Jairo. Como sempre dando uma excelente aula. Deus abençoe, abraço
Isso aí, o melhor vídeo de filas, hj tenho Pit Bull mas logo irei iniciar com Filas, pra guarda creio que seja o melhor, poderia fazer um vídeo com os 5 melhores para guarda, creio q fila estaria entre os primeiros, se não o primeiro.
Sempre uma aula seus vídeos!!! 🙏👍
Muito bom.
Eu crio o ORIGINAL FILA BRASILEIRO...ESTE SIM É O BOM RAÇA,FIBRA E ORIGINALIDADE
Seus vídeos são ótimos, vc fala a real na cara
Ficaram separando fenótipos corporais e acabaram esquecendo do verdadeiro trabalho do fila, ótimo vídeo 😎👍
Tudo que Jairo falou vdd absoluta !!!
O cão zem tbm é um cão lindo. , Sei que é do seu vizinho mas faz parte do seu núcleo, parabéns.
Concordo com cada palavra ... o teste que voce falou é o teste que tem que ser feito.
Muito bom o vídeo bem informativo!!
Continue com essa série de vídeo do nosso fila brasileiro. . . .
Jairo você entende mesmo de cachorro valeu cara!
Em pensar q a 20 anos atrás, um amigo tinha um fila q pegou um invasor e estragou bem o cara, q já trabalhei com filas excepcionais a muito tempo atrás, cães q pegavam de verdade e não recuavam sob ameaça ou contato (já fiz muita figuração). Uma pena ouvir tudo isso q vc falou e saber q é verdade. E também sou a favor de um treinamento q traga o cão pra realidade, q num combate ele vai ser machucado e q mesmo assim não é pra largar, faço isso com minha pit bull e ela responde bem.
Gosto demais dos seus videos
Ótimo vídeo Jairo ! um abraço e tmj camarada .
Excelente Jairo!
Vídeo ficou excelente, Jairo. Muito mais importante que a qualidade do vídeo é a qualidade do conteúdo, que é excepcional.
Abraços.
Ótimo vídeo, muita informação útil sem mimimi.
Parabéns Jayro! Sou muito fã de seus vídeos,e concordo plenamente cm as suas palavras..
Jairo pode mostrar os seus dogos argentinos.? Aqui em Portugal ha muito que não vejo um fila brasileiro, agora o que está na moda são os cane corso cães muito temperados e com forte drive de caça. Continue com os seus vídeos é um prazer ouvi-lo. Abraço de Portugal
Jairo eu tenho Filas e sao medrosos fazem um estardalhaco mas se o figurante entra com a roupa de protecao eles cercam mas nao atacam e recuam procede suas informacoes fazem uma guarda de portao muito boa impressiona para um leigo nao vou citar o canil por etica precisamos melhorar a genetica dos cães
é uma raça excepcional.... parabéns pelo vídeo jairo, vc tbm é uma pessoa excepcional. abraço e sucesso!
Eu já fui atacado por um fila Brasileiro quando era adolescente. Era da minha vó, ela claramente não tinha preparo para cuidar dele. Ela não tinha como apartar em tão enquanto ele mordia meu ombro eu furei o olho dele. Minha vó queria sacrificar porque foi feio o atack mas eu não deixei. Vó tentou doar para um "criador" o fila estraçalhou ele. Então a vó seguiu com ele e até ela tinha medo. Essa história é real. Mas não dá para julgar uma raça por minha experiência.
Que aula!!
Sabe quando vc cai de para quedas em um canal? Assiste um vídeo e no fim dele diz: Esse "cara" é bão.... Esse é o cara, Parabéns Jairo Teixeira.
Rapaz eu lembro que o pai da minha primeira namorada, há uns 15 anos, criava dois filas. Lembro que eu nunca ia no quintal da casa dela nem com o pai dela, que era o dono dos cães. Um dia ele saiu pra alimentar os cachorros e deixou a porta da cozinha aberta, eu cheguei na casa dela nessa hora e fui entrando, pois ela estava no quarto e não sabia que a porta da cozinha estava aberta. Meu amigo, quando esses cães me viram dentro da cara saíram quem nem loucos pra cima de mim. Eu fui ágil e consegui fechar a porta, uma porta de aço, mas lembro que com o impulso dos cães a porta foi quase que totalmente arrancada da parede. Nessa hora eu já tinha corrido pro banheiro mas foi um sufoco. É triste ver que em tão pouco tempo a raça tenha perdido tanto do seu temperamento. Era meu sonho de criança ter um fila brasileiro tigrado.
Não é tao difícil achar um bom fila hoje em dia, em itapetininga(se não me engano. E a maioria dos de lá tinham um comportamento semelhante ao dela) foi onde compramos uma fêmea filhote dócil para com a família e bem brava com quaisquer desconhecidos. No começo é claro que a cachorra não respeitava tanto e é por isso que vc tem que se impor e mostrar quem é que manda desde cedo. E sinto em dizer que nao fomos assim com a única cria dela que ficamos, o cão é carinhoso obviamente mas não é tao obediente(basicamente ignora quase todos) e acaba ficando meio louco com outros animais na rua ou pessoas, o que recomenda(caso tenha algo pra recomendar) para o bradock?
Concordo com o seu comentário, o teste tem que ser o mais realista possível.