Levei uns 5 anos pra começar a entender melhor o que eu estava fazendo. Estou como back java aqui em PT. Moro em Leiria e vou 3 vzs já semana a Lisboa no cliente. Mas até que é de boa. Mas o legal é que estou ensinando minha filha e ela está pegando super bem, fazendo java de manhã e Spring boot a tarde. Ela tem 16 anos e estuda todo dia desde que ela chegou aqui em junho e como faço home, sempre dou umas dicas e ela conseguiu entrar no ensino médio aqui de sistemas informáticos. Grande abraço, não desiste, eu comecei com 33, sozinho, sem trabalho, sem grana, fiz faculdade que uma tia pagou, mas não tinha computador (era tudo anotado no papel). Então segue firme e se passar por Leiria da um tok 👊🏼🚀🎉
Meus 2 cents nessa questão, eu sou formado em ciência da computação e trabalho na área faz 8 anos, o que te aconteceu na escola de programação aconteceu parecido comigo na faculdade, meu trabalho demandava muito de mim tanto em horas como de cabeça, acabei demorando mais tempo que o normal na faculdade porque sempre dei prioridade ao trabalho que é o que paga as contas, no meu caso era um pouco melhor porque no trabalho também estava aprendendo sobre programação, mas é isso, não desista. Hoje olhando pra trás, não trocaria as decisões que tomei, migrei pra Portugal já com visto e com emprego garantido antes mesmo de sair do Brasil, agora estou trocando de emprego pra receber um salário que eu nem sabia que era possível e que muita gente dizia ser impossível em Portugal, então não desanime que as coisas vão dar certo! Sobre sua estratégia de começar a trabalhar na área pra depois voltar a estudar outras coisas, me parece uma ótima ideia, vejo muita gente começando em algum cargo de suporte e depois migrando pra desenvolvimento, com certeza te da uma bagagem que ajuda futuramente. A ideia da escola de começar criando bibliotecas em C e te dar uma boa fundação de programação eu acho interessante, acho que faz falta pra muita gente que migrou pra área de TI, porémmm, eu acho que pode ser uma barreira de entrada muito grande que desanima muita gente, eu mesmo se pegar pra fazer uma biblioteca em C vou sofrer bastante e me sentir burro kkkkkk, saber pesquisar os problemas que você encontra é a maior virtude do programador, minha recomendação seria começar com algo mais prático, mais high-level e depois ir se aprofundando, muitas vezes você já consegue um emprego assim e se desenvolve mais rápido, tenho amigos que fizeram outras faculdades nada a ver com programação, migraram para a área de dados como analistas de dados, e hoje trabalham como data engineer que é algo que exige um conhecimento mais aprofundado. Abraço e boa sorte!
@@dacaff não vou falar de valores porque seria muita exposição, mas, eu vim com um salário de 2800 euros, o que com o custo de vida no Brasil x Portugal, acabou sendo um negócio ruim pra mim (sobrava mais dinheiro no Brasil e eu ganhava praticamente o mesmo com a cotação da época, no Brasil), o que posso dizer é que esse valor aumentou consideravelmente a ponto de fazer muito mais sentido ficar aqui, eu diria pra fugir de consultorias que contratam pra outras consultoria pra dai ter um cliente final, tente conseguir uma consultoria que tenha clientes fora de Portugal, os salários são bem mais atraentes. Boa sorte!
@@Praxzord obrigado por responder. O que tenho visto depois de falar com muita gente, é que um Sr .NET (meu caso) a trabalhar para consultoria portuguesa para um cliente de fora (aí precisa do inglês bom), consegue entre 200 e 220 euros por dia no contrato B2B. Mas só ouço falar dessas vagas... o ideal mesmo seria morar aqui e trabalhar remoto para EUA, mas as ofertas de full remote em outro país caíram drasticamente.
@@dacaff O modelo é esse mesmo, no B2B (chamam de Contractor tbm), consegue esses valores, até mais.. Pelo menos na área de BI não é tão incomum, esses tempos atrás recebi uma proposta de 220 por dia. Sobre trabalhar remoto pros EUA, realmente pagam mais, porém a diferença de fuso pra lá é muito grande, acaba inviabilizando, tem outros países na Europa com fuso mais parecido que pagam bem também, Alemanha, Holanda, UK.. mas realmente o inglês é fundamental
Boa sorte, meu irmão. Sou aluno da 42 Lisboa e também trabalho. Uma das coisas que mais me fez refletir, depois que passei, foi como eu iria organizar meu tempo e o que teria que sacrificar para poder estudar, porque aprender leva tempo. Por sorte, meu trabalho se encaixa nisso; trabalho com delivery, então comecei a organizar meu dia a dia dedicando 4 dias para estudo e 3 dias para trabalho. Dependendo da semana, estudava mais e, em outras, trabalhava mais, e vice-versa. A questão é: para quem quer estudar e não tem uma família com condições de ajudar e precisa pagar contas, é necessário recalcular o custo de vida. Tive que simplesmente abrir mão de todo o meu lazer, evitar fazer compras e até mesmo sair com amigos. E essa parte dói, dói porque é um sacrifício necessário durante o curso. Tenham em mente que estudar é um investimento em algo em que vocês acreditam e que pode te levar a outro patamar de vida. No meu ponto de vista, estando na metade do curso, posso dizer que super vale a pena. Você não aprende só a programar, você aprende a resolver problemas com tecnologia, seja lendo, pesquisando, discutindo com outras pessoas ou até mesmo depurando (já fiquei mais de 10 horas em um certo trecho de código tentando entender por que tinha vazamento de memória). Em outras palavras, estudar dói e é difícil. Assista ao Fabio Akita, e ele vai te explicar isso melhor do que eu. Por fim, acredito que a jornada vai valer a pena. A cada dia que passa, tenho me tornado um programador melhor, sem falar que o gosto por estudar também é algo muito satisfatório. Hoje, minha maior dificuldade é o inglês. Venho melhorando a cada dia e acredito que isso só está acontecendo porque eu aprendi a aprender. No mais, galera que está aqui em Portugal, aproveitem a oportunidade, inscrevam-se, planejem e entendam que é um caminho difícil e dolorido, mas que no final vai valer muito a pena. Entendo que esse método não funcionou para você. Fizemos o caminho inverso: quando estava no Brasil, trabalhei por 3 anos em um administrativo de um telemarketing e estudava pela Udemy, e tive o mesmo problema que você. Minha mente chegava em casa cansada por ter visto mais de 10 planilhas no dia e ter organizado e discutido com pessoas como resolver aquele problema. No fim, eu só queria descansar. Desejo boa sorte na sua jornada. Existem muitos cursos gratuitos no RUclips que são melhores que os da Udemy, então fique ligado nisso. Se você quiser começar pelo front-end, super indico a Origamid, que tem ótimos cursos e o valor em real, então é bem barato.
Fala, mano! Estou na mesma situação que ele, e também estou no Porto. Ainda tenho o Black Hole até o dia 30/09, mas como sou estafeta da Uber Eats, está difícil ir estudar, já que as entregas aqui no Porto estão fracas. O que fiz foi mudar a conta para uma cidade vizinha que tem poucos estafetas, o que tem me gerado mais pedidos ao longo do dia. Porém, isso tem me impedido de ir ao curso, já que essa cidade fica na direção oposta ao curso, e como eu já moro longe do centro do Porto, ir mais longe ainda só dificulta. Gostaria de aprender da forma que a 42 provê, mas isso realmente exige tempo. Ir duas vezes por semana, se eu organizar bem os dias, até daria. No entanto, tenho uma dificuldade: gosto de enfrentar um problema e persistir nele até concluir. Outro ponto é que não curto simplesmente copiar e entender o código; gosto mesmo de aprender, pegar o subject e decifrar o que se pede, mesmo que isso me faça bater a cabeça. No fim, a satisfação de concluir é maior do que simplesmente ter pesquisado a solução na internet, entendido o código e aprendido dessa forma. Além disso, apareceu outro problema. Como mal tenho tempo, surgiram trabalhos freelance de PHP, WordPress e até pixel art. Isso me fez trabalhar nesses freelas e nas entregas, tirando ainda mais tempo para ir ao curso. Agora, com novos pedidos e ainda menos tempo para a 42, estou pensando em desistir, me concentrar nesses freelas, e depois, quem sabe, voltar e fazer todo o projeto da 42 novamente.
Programação não é fácil, tem que se dedicar muito e estudar muitíssimo. Sou formada em Eng. Computação e comecei a trabalhar após o 3 período. Foi extremamente difícil, eu dormia mal, trabalhava 8 hs e ainda tinha que estudar bastante, chegava em casa 23:30 e ainda tinha que estudar, mesmo assim, não era a melhor aluna. Muita cobrança, mas eu não desisti, tive uma base ótima e se puder dar uma dica para qualquer um: estude algoritmos e estruturas de dados, estude compiladores e programação orientada a objetos. É normal querer começar pelo front end, mas a grande maioria faz isso. Estude sozinho, final de semana, sente na cadeira, feche a porta e estude. Leia documentação da linguagem que você vai aprender, não interessa qual seja. E por favor, aprenda inglês. Outra coisa, esqueça essa ilusão de salários altíssimos na área, a não ser que você seja fora da curva, nerd mesmo e tenha 2 empregos 🤣 no início, você não vai ganhar assim tão bem como dizem por aí. Tem que gostar mesmo de programar e estudar. Boa sorte!! 🍀
Trabalho como QA no Porto, dica para ti: - ir nas palestras mensais gratuitas da The Test Tribe, bom para aprender e networking - fazer a certificação CTFL - acompanhar boas referencias da area como: Julio de Lima, Walmyr Filho (Talking about testing), Vinicius Pessoni, Fernando Papito, Lusitanos QA - Cursos da Udemy e Coursera Boa sorte!
Muito obrigado pelo vídeo Rapha! Muito legal saber que tem um conterrâneo em terras Portuguesas trilhando o caminho que quero seguir! Estou pegando pesado aqui no Backend com Java! E não desistir é o grande primeiro passo!
Parabéns Raph, não desista, pelo menos 1% a cada dia, aconselho focar no back mesmo, não só porque tenho afinidade. Mas por que tem mais vagas no mercado, além da remuneração que é melhor
Explicarei mais uma vez, para que outras pessoas, que passem pela mesma situação, entendam onde esta a picaretagem. 1º Existem pessoas que conseguem aprender muito bem sozinhas através de livros e experimentos. 2º Existem técnicos e bacharéis que sabem explicar o que aprenderam. 3º E existe profissional picareta que não aprendeu, não sabe ou não quer ensinar, e dai pra frente inventa obstáculos. E esse tipo é abundante em faculdades, pois o cara tá preocupado em fazer a pesquisa dele que vai aumentar a pontuação docente e salário. E ele taca o f*d*-se pro aluno, esse é o cara que só sabe falar "Se vira". O que é verdadeiramente um professor? É um profissional que além de dominar o conhecimento técnico sabe identificar as dificuldades do aluno, respeita as diferenças sociais, culturais, emocionais e intelectuais. É um profissional que depois de identificar a dificuldade do aluno TRAÇA uma estratégia e aplica uma metodologia de ensino e recuperação. É um cara entra em uma sala com 40 jovens, sejam ricos, pobres ou com TEA, e no final do curso entrega 40 programadores, todos com a mesma capacidade prevista no plano de ensino😁
Amigo numa universidade de onde tem 60 alunos teve tanto desistente que somente 10 se formaram eu fui um dos e eu Trabalho como programador a quase 6 anos , programacao é dificil nao é facil e tem que ter base solida em logica de programacao
Foi livramento de Deus, que te tirou dessa bucha! Esse negócio de Peer to Peer, é Peercaretagem. Isso não é método de ensino. Se for pra aprender sozinho tem Neri Neitzke, Gustavo Guanabara, Matheus Battisti e muitos outros que tem metodologia pra isso. Leva pelo menos três semestres pra um aluno comum conseguir ser um programador e no começo todos são horríveis em matemática. 😂 Então não desanima, e força guerreiro!
Tá certo, o Fabio Akita é picareta então lá no Brasil, nem desenhando entendes que o problema dele foi a incapacidade de conciliar o tempo com os estudos 😢
Verdade man. Escola tem que ter pelo menos um professor. Oras. Eu já fiz bootcamp que foi por onde eu comecei, no curso tinha um professor e dois monitores. Foi a labenu hoje não existe mais. Era tipo a tribe.
pra cima rafa não desanima, tbm fiz transição de carreira era marceneiro e virei dev sei como é dificil eu dormia só 3 a 4 horas por dia, pegava 4 horas de transporte publico, ganhava uma merreca. não desista vai valer a pena
Se quer entrar na area de QA especificamente para automação eu sugiro 3 coisas (aprenda a fazer queries para DB , escolha um framework de automação , foque nele e faça a certificação da CTFL) Vai ter a base para passar minimamente nos testes práticos da entrevistas e a base teorica para responder perguntas . É o que eu faria hoje . Essa área é assim mesmo é guerra todo dia para aprender e se manter atualizado mas, com vontade ( que tu obviamente ja tem ) vai dar certo . Boa sorte meu amigo .
Cara, estou para iniciar o processo da piscina, se puder fazer um video com os macetes, e o que pode tornar sua experiencia melhor durante os 26 dias, seria muito bom!
O meu começo foi bem difícil tbm, eu trabalhava em outra área bem diferente e a virada pra mim só aconteceu a partir de um estágio de suporte numa empresa de Ecommerce, que consegui por estar cursando o segundo semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Duas dicas valiosas que posso te dar são: fazer um projeto pessoal com uma linguagem de mercado para vc pegar experiência e a segunda é contar com a ajuda de um brother mais experiente para tirar dúvidas quando precisar. Programação é hands on só evoluiu praticando.
Fiz a Academia de codigo em lisboa, falaram que iam me ajudar a conseguir trabalho e nunca me ajudaram. Consegui um trabalho após o curso pois fiz uma ligacao ao responsavel de uma empresa para ser contractado, depois disso entrei na empresa e me falaram que nao podiam ficar ajudando junior. E nunca me ajudaram na Academia, fiquei a deus data e depois de 2 anos ainda nao consegui emprego na area. Boa sorte a todos, esta nao é uma profissao facil como falam que tem muitas vagas. Querem apenas pessoas com muita experiencia.
Não sei como esta no geral para junior. Mas hoje as vagas tem um nível de exigência maior, no caso exigindo ensino superior, não pensou na possibilidade?
Por favor faça um vídeo sobre a sua jornada na área de testes, também estou tentando essa área, ja fiz ctfl, reprovei, ja fiz algumas entrevistas não passei, já tentei o programa upskill e nada, acredito que ainda não tive sucesso pela falta de foco e principalmente ter pessoas com o mesmo objetivo por perto e claro estar numa área de trabalho diferente, apesar de ter tempo para estudar eu me sinto completamente esgotada mas enfim o importante é nao desistir mesmo.
Todos são capazes de aprender programação, se você não por a variável em "se" consigo ou não consigo, tudo ficará bem. A variável sempre precisa ser o tempo. Eu tenho 12 anos na área, já trabalhei desde WEB DEV até embarcados e agora com um foco muito mais em segurança e cloud. A jornada nunca é bem linear, mas tem uma coisa que vou te dizer, a dedicação nas etapas iniciais precisa ser completa. Depois, com o tempo vais começar a perceber muito bem de alguns campos e vais chegar a uma zona onde apenas informa-se sobre novidades do teu contexto de trabalho. Outra coisa é não entrar em estado de comodidade, é sempre fixe desafiar o desconhecido buscando informação. Por fim, programação realmente não é fácil, mas cá na Europa consegues pleitear boas vagas e até mesmo escolher com o que queres trabalhar por bons valores graças ao sitio onde estamos. Aqui trabalhamos pra ENG, ITA, SUI, PT, IRL, etc...
Te vi na escola já. Po, se eu soubesse que você tinha um canal iria falar contigo eu estou lá desde a primeira turma e eu também trabalho e estudo. Mas eu estou muito satisfeito de ter aberto mao de todas as oportunidades ao redor para me dedicar ao curso para além do meu trabalho porque, quando você chega em uma parte avançada do curso você já está satisfeito e tranquilo em relação ao blackhole pois já vai ter na veia exatamente todas as ferramentas que você desenvolveu para aprender qualquer coisas de forma bem planejada e autodidata. Quando tiver oportunidade aparece na escola pra gente trocar uma ideia. Meu intra heolivei
Eu também já estudei programação, mas sempre tive muita dificuldade com lógica de programação e raciocínio lógico. Ultimamente tenho feito um curso de matemática através do KUMON. E está me ajudando muito! Recomendo! Você pode fazer através de um tablet ou ipad.
Se precisar de algumas dicas é só chamar, em CPI por exemplo, já recebi proposta de 500 libras por dia pra trabalhar remoto. SAP é uma das áreas que paga melhor no mundo da TI. E claro, não esquecer de ver algo sobre IA.
Meu conselho, persista no Desenvolvimento, sei que o QA vai te ajudar agora por ser mais "fácil" conseguir vagas, mas eu te digo que por experiência de mercado, muitos dos que já foram QA sairam para agora, estudarem para Programação ou seja, poderiam ter aproveitado esse tempo. Não é fácil mesmo, tem de ter dedicação. Escolha realmente o que quer seguir se é Frontend ou Backend e manda ver. Infelizmente Portugal tem um dos piores salários em nossa área, eu também estou em Portugal (fazendo Mestrado), e o tempo que aqui estive te aconselho a investir muito mais em você, mesmo que esteja num Estafeta, Cozinha etc. Isso vai te recompensar lá na frente, mas gaste tempo com você. Qualquer coisa, estou pelo LinkedIn e podemos conversar mais!
😂😂😂 por isso que meu marido sofre na mão dos qa pq na verdade eles não sabe programa ou seja ele manda pra teste volta pra ele como tivesse errado, ele testa e da certo. Acho qa.
Minha opiniao: vc deveria procurar um emprego que exija o mínimo possível da tua cabeca, pra vc ter energia mental antes ou depois do trabalho para conseguir estudar programação. Trampo simples mesmo, que não precise pensar. Pra isso geralmente sao trabalhos mais bracais, cansa o fisico mas nao a mente. A nossa energia mental é finita, temos uma bateria de energia que o cerebro tem disponivel pra gastar a cada dia. Gaste o minimo possivel dessa bateria no trabalho, pra poder dedicar na programacao. Sacrificios precisariam ser feitos pra isso. Deus te abencoe na sua jornada.
Fala meu querido, fiquei tranquilo. Breve resumo: tbm tive que largar a 42 por causa do trampo e não me arrependo. É quase impossível conciliar trabalho, 42 e vida pessoal. Na época eu ainda estava cursando a faculdade de ads
Programação já "morr3u" mano. Parte pra I.A. Meu amigo mais de 20 anos programando, se matou de tanto estudar pra ser Eng de Software e depois de anos exercendo a profissão, hoje ele faz quase tudo com inteligencia artificial.
@@normalzinha eu estou no mundo da programação desde 2017. Quem não utilizar a I.A daqui pra frente vai estar atrasado. Hoje vc vai num ChatGPT da vida e pede um codigo e ele te entrega tudo pronto. O cliente que quer a coisa pra ontem tá pouco se lixando se foi um programador ou I.A que fez, desde que a entrega seja rapida e o problema dele seja resolvido, pouco importa quem fez.
Como ta o mercado pra programador aí ? Tenho 4 anos de experiência e to no Brasil. É melhor ir pra PT e procurar vaga ou da pra conseguir do BR mesmo via linkedin ?
Programo ha 15 anos, e nunca se para de aprender. Se tentar arranjar um trabalho nessa área, o meu conselho é ser honesto e dizer que quer trabalhar para aprender. Durante o meu trabalho eu nao me importo de ensinar algo se souber que a pessoa do outro lado está realmente interessada em aprender, por isso acho que voce pode usar essa vontade de aprender a seu favor. Boa sorte e abraço
Olha , sou formado em eng computação a 4 anos, fiz especializacao em machine learning e cloud. Eu acho que se voce quer trabalhar como dev em si, realmente nao vale a pena Meu conselho e: 1) faça uma faculdade 2) faça especialização em : Cloud, redes ou cybersegurity, hardware, embarcados 3) tenha ingles fluente, sem isso voce nao e nada em TI hoje em dia 4) seja feliz Ja acabou essa epoca de dev front e back end... Pois : 1) empresas nao receptivas para juniors 2) se voce tem mais de 30 anos, existe um preconceito enorme, voce aceitando ou nao 3) empresas querem junior com sabedoria de pleno e responsabilidade de senior, com salarios de estagiarios. Essa e a realidade da área de TI Parem de acreditar nessa historia de vendedores de cursos, essa nao e a realidade. Por último na pior das hipóteses nao gaste seu tempo migrando de carreira, voce vai se frustrar.
eii , eu sou brasileiro e moro em pt tb , sou do porto , vamos começar uma comunidade ? para nos ajudar e conversar ? quem tiver interrese manda numero ai e vamos conversar .
Levei uns 5 anos pra começar a entender melhor o que eu estava fazendo. Estou como back java aqui em PT. Moro em Leiria e vou 3 vzs já semana a Lisboa no cliente. Mas até que é de boa. Mas o legal é que estou ensinando minha filha e ela está pegando super bem, fazendo java de manhã e Spring boot a tarde. Ela tem 16 anos e estuda todo dia desde que ela chegou aqui em junho e como faço home, sempre dou umas dicas e ela conseguiu entrar no ensino médio aqui de sistemas informáticos. Grande abraço, não desiste, eu comecei com 33, sozinho, sem trabalho, sem grana, fiz faculdade que uma tia pagou, mas não tinha computador (era tudo anotado no papel). Então segue firme e se passar por Leiria da um tok 👊🏼🚀🎉
Você é brabo!! Parabéns pela correria e te desejo o melhor chefia!!!
Irmão, na moral... Qu comentário inspirador !!! Parabéns
@@PedroOliveira-ft9lb valeu maninho 🚀
@@GuuiiJ valeu brother, mas no começo é bem puxado mesmo. Mas vale a pena. Abraços 🚀
Meus 2 cents nessa questão, eu sou formado em ciência da computação e trabalho na área faz 8 anos, o que te aconteceu na escola de programação aconteceu parecido comigo na faculdade, meu trabalho demandava muito de mim tanto em horas como de cabeça, acabei demorando mais tempo que o normal na faculdade porque sempre dei prioridade ao trabalho que é o que paga as contas, no meu caso era um pouco melhor porque no trabalho também estava aprendendo sobre programação, mas é isso, não desista. Hoje olhando pra trás, não trocaria as decisões que tomei, migrei pra Portugal já com visto e com emprego garantido antes mesmo de sair do Brasil, agora estou trocando de emprego pra receber um salário que eu nem sabia que era possível e que muita gente dizia ser impossível em Portugal, então não desanime que as coisas vão dar certo!
Sobre sua estratégia de começar a trabalhar na área pra depois voltar a estudar outras coisas, me parece uma ótima ideia, vejo muita gente começando em algum cargo de suporte e depois migrando pra desenvolvimento, com certeza te da uma bagagem que ajuda futuramente.
A ideia da escola de começar criando bibliotecas em C e te dar uma boa fundação de programação eu acho interessante, acho que faz falta pra muita gente que migrou pra área de TI, porémmm, eu acho que pode ser uma barreira de entrada muito grande que desanima muita gente, eu mesmo se pegar pra fazer uma biblioteca em C vou sofrer bastante e me sentir burro kkkkkk, saber pesquisar os problemas que você encontra é a maior virtude do programador, minha recomendação seria começar com algo mais prático, mais high-level e depois ir se aprofundando, muitas vezes você já consegue um emprego assim e se desenvolve mais rápido, tenho amigos que fizeram outras faculdades nada a ver com programação, migraram para a área de dados como analistas de dados, e hoje trabalham como data engineer que é algo que exige um conhecimento mais aprofundado.
Abraço e boa sorte!
salário "impossível" em Portugal?!?! Conte-me mais!
Estou pensando seriamente em voltar pro Brasil por conta de salário x custo de vida.
Mano muiiiiiito o obrigado por esse relato. Tenha certeza que você me inspirou a continuar na luta. Vou estudar ainda mais e continuar nessa saga 👏🏼💪🏻
@@dacaff não vou falar de valores porque seria muita exposição, mas, eu vim com um salário de 2800 euros, o que com o custo de vida no Brasil x Portugal, acabou sendo um negócio ruim pra mim (sobrava mais dinheiro no Brasil e eu ganhava praticamente o mesmo com a cotação da época, no Brasil), o que posso dizer é que esse valor aumentou consideravelmente a ponto de fazer muito mais sentido ficar aqui, eu diria pra fugir de consultorias que contratam pra outras consultoria pra dai ter um cliente final, tente conseguir uma consultoria que tenha clientes fora de Portugal, os salários são bem mais atraentes. Boa sorte!
@@Praxzord obrigado por responder. O que tenho visto depois de falar com muita gente, é que um Sr .NET (meu caso) a trabalhar para consultoria portuguesa para um cliente de fora (aí precisa do inglês bom), consegue entre 200 e 220 euros por dia no contrato B2B. Mas só ouço falar dessas vagas... o ideal mesmo seria morar aqui e trabalhar remoto para EUA, mas as ofertas de full remote em outro país caíram drasticamente.
@@dacaff O modelo é esse mesmo, no B2B (chamam de Contractor tbm), consegue esses valores, até mais.. Pelo menos na área de BI não é tão incomum, esses tempos atrás recebi uma proposta de 220 por dia. Sobre trabalhar remoto pros EUA, realmente pagam mais, porém a diferença de fuso pra lá é muito grande, acaba inviabilizando, tem outros países na Europa com fuso mais parecido que pagam bem também, Alemanha, Holanda, UK.. mas realmente o inglês é fundamental
Boa sorte, meu irmão. Sou aluno da 42 Lisboa e também trabalho. Uma das coisas que mais me fez refletir, depois que passei, foi como eu iria organizar meu tempo e o que teria que sacrificar para poder estudar, porque aprender leva tempo. Por sorte, meu trabalho se encaixa nisso; trabalho com delivery, então comecei a organizar meu dia a dia dedicando 4 dias para estudo e 3 dias para trabalho. Dependendo da semana, estudava mais e, em outras, trabalhava mais, e vice-versa.
A questão é: para quem quer estudar e não tem uma família com condições de ajudar e precisa pagar contas, é necessário recalcular o custo de vida. Tive que simplesmente abrir mão de todo o meu lazer, evitar fazer compras e até mesmo sair com amigos. E essa parte dói, dói porque é um sacrifício necessário durante o curso.
Tenham em mente que estudar é um investimento em algo em que vocês acreditam e que pode te levar a outro patamar de vida. No meu ponto de vista, estando na metade do curso, posso dizer que super vale a pena. Você não aprende só a programar, você aprende a resolver problemas com tecnologia, seja lendo, pesquisando, discutindo com outras pessoas ou até mesmo depurando (já fiquei mais de 10 horas em um certo trecho de código tentando entender por que tinha vazamento de memória). Em outras palavras, estudar dói e é difícil. Assista ao Fabio Akita, e ele vai te explicar isso melhor do que eu.
Por fim, acredito que a jornada vai valer a pena. A cada dia que passa, tenho me tornado um programador melhor, sem falar que o gosto por estudar também é algo muito satisfatório.
Hoje, minha maior dificuldade é o inglês. Venho melhorando a cada dia e acredito que isso só está acontecendo porque eu aprendi a aprender. No mais, galera que está aqui em Portugal, aproveitem a oportunidade, inscrevam-se, planejem e entendam que é um caminho difícil e dolorido, mas que no final vai valer muito a pena.
Entendo que esse método não funcionou para você. Fizemos o caminho inverso: quando estava no Brasil, trabalhei por 3 anos em um administrativo de um telemarketing e estudava pela Udemy, e tive o mesmo problema que você. Minha mente chegava em casa cansada por ter visto mais de 10 planilhas no dia e ter organizado e discutido com pessoas como resolver aquele problema. No fim, eu só queria descansar.
Desejo boa sorte na sua jornada. Existem muitos cursos gratuitos no RUclips que são melhores que os da Udemy, então fique ligado nisso. Se você quiser começar pelo front-end, super indico a Origamid, que tem ótimos cursos e o valor em real, então é bem barato.
Fala, mano! Estou na mesma situação que ele, e também estou no Porto. Ainda tenho o Black Hole até o dia 30/09, mas como sou estafeta da Uber Eats, está difícil ir estudar, já que as entregas aqui no Porto estão fracas. O que fiz foi mudar a conta para uma cidade vizinha que tem poucos estafetas, o que tem me gerado mais pedidos ao longo do dia. Porém, isso tem me impedido de ir ao curso, já que essa cidade fica na direção oposta ao curso, e como eu já moro longe do centro do Porto, ir mais longe ainda só dificulta.
Gostaria de aprender da forma que a 42 provê, mas isso realmente exige tempo. Ir duas vezes por semana, se eu organizar bem os dias, até daria. No entanto, tenho uma dificuldade: gosto de enfrentar um problema e persistir nele até concluir. Outro ponto é que não curto simplesmente copiar e entender o código; gosto mesmo de aprender, pegar o subject e decifrar o que se pede, mesmo que isso me faça bater a cabeça. No fim, a satisfação de concluir é maior do que simplesmente ter pesquisado a solução na internet, entendido o código e aprendido dessa forma.
Além disso, apareceu outro problema. Como mal tenho tempo, surgiram trabalhos freelance de PHP, WordPress e até pixel art. Isso me fez trabalhar nesses freelas e nas entregas, tirando ainda mais tempo para ir ao curso. Agora, com novos pedidos e ainda menos tempo para a 42, estou pensando em desistir, me concentrar nesses freelas, e depois, quem sabe, voltar e fazer todo o projeto da 42 novamente.
Programação não é fácil, tem que se dedicar muito e estudar muitíssimo. Sou formada em Eng. Computação e comecei a trabalhar após o 3 período. Foi extremamente difícil, eu dormia mal, trabalhava 8 hs e ainda tinha que estudar bastante, chegava em casa 23:30 e ainda tinha que estudar, mesmo assim, não era a melhor aluna. Muita cobrança, mas eu não desisti, tive uma base ótima e se puder dar uma dica para qualquer um: estude algoritmos e estruturas de dados, estude compiladores e programação orientada a objetos. É normal querer começar pelo front end, mas a grande maioria faz isso. Estude sozinho, final de semana, sente na cadeira, feche a porta e estude. Leia documentação da linguagem que você vai aprender, não interessa qual seja. E por favor, aprenda inglês. Outra coisa, esqueça essa ilusão de salários altíssimos na área, a não ser que você seja fora da curva, nerd mesmo e tenha 2 empregos 🤣 no início, você não vai ganhar assim tão bem como dizem por aí. Tem que gostar mesmo de programar e estudar. Boa sorte!! 🍀
Muito obrigado pelo relato Pri 🥰
Olá @priscila tudo bem contigo?
Gostei muito do seu relato, estou migrando de carreira, você teria linkedin ?
Trabalho como QA no Porto, dica para ti:
- ir nas palestras mensais gratuitas da The Test Tribe, bom para aprender e networking
- fazer a certificação CTFL
- acompanhar boas referencias da area como: Julio de Lima, Walmyr Filho (Talking about testing), Vinicius Pessoni, Fernando Papito, Lusitanos QA
- Cursos da Udemy e Coursera
Boa sorte!
tendo uma pequena experiencia (3 meses) como estágiário de QA , ajuda a conseguir vaga ai? estou migrando pra europa ano que vem
tenho cidadania europeia
Muito obrigado, Gustavo. Essa das palestras eu vou com certeza.
Já tinha experiencia na area?
Opa, atualmente faço engenharia de software e estudo Java. O que seria certificação CTFL?
Fique tranquilo, mantenha o foco que ctz vai dar certo!
Muito obrigado pelo vídeo Rapha! Muito legal saber que tem um conterrâneo em terras Portuguesas trilhando o caminho que quero seguir! Estou pegando pesado aqui no Backend com Java! E não desistir é o grande primeiro passo!
Eitaaaaaaa, Rapha! Espero que dê tudo certo em um novo rumo 🙏🏽
Valeu grande Marcelão 💪🏻🚀
Isso mesmo, man! Segue firme que você vai ter muito sucesso pela frente 👊🏽🙏🏽
Obg, Paulo. Pra cima sempre.
Parabéns pela sinceridade 👏
Parabéns Raph, não desista, pelo menos 1% a cada dia, aconselho focar no back mesmo, não só porque tenho afinidade. Mas por que tem mais vagas no mercado, além da remuneração que é melhor
Explicarei mais uma vez, para que outras pessoas, que passem pela mesma situação, entendam onde esta a picaretagem.
1º Existem pessoas que conseguem aprender muito bem sozinhas através de livros e experimentos.
2º Existem técnicos e bacharéis que sabem explicar o que aprenderam.
3º E existe profissional picareta que não aprendeu, não sabe ou não quer ensinar, e dai pra frente inventa obstáculos. E esse tipo é abundante em faculdades, pois o cara tá preocupado em fazer a pesquisa dele que vai aumentar a pontuação docente e salário. E ele taca o f*d*-se pro aluno, esse é o cara que só sabe falar "Se vira".
O que é verdadeiramente um professor?
É um profissional que além de dominar o conhecimento técnico sabe identificar as dificuldades do aluno, respeita as diferenças sociais, culturais, emocionais e intelectuais.
É um profissional que depois de identificar a dificuldade do aluno TRAÇA uma estratégia e aplica uma metodologia de ensino e recuperação.
É um cara entra em uma sala com 40 jovens, sejam ricos, pobres ou com TEA, e no final do curso entrega 40 programadores, todos com a mesma capacidade prevista no plano de ensino😁
Amigo numa universidade de onde tem 60 alunos teve tanto desistente que somente 10 se formaram eu fui um dos e eu Trabalho como programador a quase 6 anos , programacao é dificil nao é facil e tem que ter base solida em logica de programacao
Foi livramento de Deus, que te tirou dessa bucha! Esse negócio de Peer to Peer, é Peercaretagem.
Isso não é método de ensino. Se for pra aprender sozinho tem Neri Neitzke, Gustavo Guanabara, Matheus Battisti e muitos outros que tem metodologia pra isso.
Leva pelo menos três semestres pra um aluno comum conseguir ser um programador e no começo todos são horríveis em matemática. 😂
Então não desanima, e força guerreiro!
Tá certo, o Fabio Akita é picareta então lá no Brasil, nem desenhando entendes que o problema dele foi a incapacidade de conciliar o tempo com os estudos 😢
@@Vera150607 akita não é picareta, mas fala muita merda.
e o pessoal do itaú não acha ele bom programador.. kkkkk
Valeu guerreiro. Brigadao pela força 💪🏻
Verdade man. Escola tem que ter pelo menos um professor. Oras. Eu já fiz bootcamp que foi por onde eu comecei, no curso tinha um professor e dois monitores. Foi a labenu hoje não existe mais. Era tipo a tribe.
Recomendo comprar cursos da udemy.
pra cima rafa não desanima, tbm fiz transição de carreira era marceneiro e virei dev sei como é dificil eu dormia só 3 a 4 horas por dia, pegava 4 horas de transporte publico, ganhava uma merreca. não desista vai valer a pena
Se quer entrar na area de QA especificamente para automação eu sugiro 3 coisas (aprenda a fazer queries para DB , escolha um framework de automação , foque nele e faça a certificação da CTFL) Vai ter a base para passar minimamente nos testes práticos da entrevistas e a base teorica para responder perguntas . É o que eu faria hoje . Essa área é assim mesmo é guerra todo dia para aprender e se manter atualizado mas, com vontade ( que tu obviamente ja tem ) vai dar certo . Boa sorte meu amigo .
Valeu gigante. Brigadão pelas dicas 👍🏻
Pra cima sempre 👨🏻💻
Fica dica leia documentação e pegue código para analisar. Curso muitas vezes vai ser cópia e cola. E boa sorte não desista…
Cara, estou para iniciar o processo da piscina, se puder fazer um video com os macetes, e o que pode tornar sua experiencia melhor durante os 26 dias, seria muito bom!
No final foi bom, o conhecimento fica. Parabéns!
Vdd
O mais importante que vc esta na busca !!!
Relaxa. Tudo se encaminha, tu sabe. Sigamos 💪🏻
Valeu gigante 💪🏻
Força e nao desista!
O meu começo foi bem difícil tbm, eu trabalhava em outra área bem diferente e a virada pra mim só aconteceu a partir de um estágio de suporte numa empresa de Ecommerce, que consegui por estar cursando o segundo semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Duas dicas valiosas que posso te dar são: fazer um projeto pessoal com uma linguagem de mercado para vc pegar experiência e a segunda é contar com a ajuda de um brother mais experiente para tirar dúvidas quando precisar. Programação é hands on só evoluiu praticando.
Brigadão pelas dicas fera ⭐️👍🏻
Fiz a Academia de codigo em lisboa, falaram que iam me ajudar a conseguir trabalho e nunca me ajudaram. Consegui um trabalho após o curso pois fiz uma ligacao ao responsavel de uma empresa para ser contractado, depois disso entrei na empresa e me falaram que nao podiam ficar ajudando junior. E nunca me ajudaram na Academia, fiquei a deus data e depois de 2 anos ainda nao consegui emprego na area. Boa sorte a todos, esta nao é uma profissao facil como falam que tem muitas vagas. Querem apenas pessoas com muita experiencia.
Muito obrigado pelo relato, Pedro 👨🏻💻
Não sei como esta no geral para junior. Mas hoje as vagas tem um nível de exigência maior, no caso exigindo ensino superior, não pensou na possibilidade?
Previ que isso poderia acontecer e por isso desisti antes mesmo de entrar. Boa sorte para quem fica.
Rafa, você vai voar!
Fecha parceria com alura, irmão. Tem tb a rocketseat.
Rapha, dentro da área de TI vc não pensou em ir mais pra gestão de projetos? Cargos de Scrum Master, Product Owner, Product Manager
Rafa é fera , vai dar certo
Valeu irmão
Por favor faça um vídeo sobre a sua jornada na área de testes, também estou tentando essa área, ja fiz ctfl, reprovei, ja fiz algumas entrevistas não passei, já tentei o programa upskill e nada, acredito que ainda não tive sucesso pela falta de foco e principalmente ter pessoas com o mesmo objetivo por perto e claro estar numa área de trabalho diferente, apesar de ter tempo para estudar eu me sinto completamente esgotada mas enfim o importante é nao desistir mesmo.
Eu comecei a estudar há algum tempo pra tentar a certificação CFLT. Com certeza vou trazer mais dicas por aqui :D E continua no foco ehm 👏🏻👏🏻
Todos são capazes de aprender programação, se você não por a variável em "se" consigo ou não consigo, tudo ficará bem. A variável sempre precisa ser o tempo. Eu tenho 12 anos na área, já trabalhei desde WEB DEV até embarcados e agora com um foco muito mais em segurança e cloud. A jornada nunca é bem linear, mas tem uma coisa que vou te dizer, a dedicação nas etapas iniciais precisa ser completa. Depois, com o tempo vais começar a perceber muito bem de alguns campos e vais chegar a uma zona onde apenas informa-se sobre novidades do teu contexto de trabalho. Outra coisa é não entrar em estado de comodidade, é sempre fixe desafiar o desconhecido buscando informação. Por fim, programação realmente não é fácil, mas cá na Europa consegues pleitear boas vagas e até mesmo escolher com o que queres trabalhar por bons valores graças ao sitio onde estamos. Aqui trabalhamos pra ENG, ITA, SUI, PT, IRL, etc...
vi que tem uma vasta experiencia na area , pra um inicante do zero vc indicaria qual area? estou querendo começar no front and, que acha ?
Espero que dê certo, vale a pena o esforço
Valeu man! Pra cima sempre 🚀
Oi Rapha, fala mais sobre qual curso vc está fazendo agora.. abraço!
Te vi na escola já. Po, se eu soubesse que você tinha um canal iria falar contigo eu estou lá desde a primeira turma e eu também trabalho e estudo.
Mas eu estou muito satisfeito de ter aberto mao de todas as oportunidades ao redor para me dedicar ao curso para além do meu trabalho porque, quando você chega em uma parte avançada do curso você já está satisfeito e tranquilo em relação ao blackhole pois já vai ter na veia exatamente todas as ferramentas que você desenvolveu para aprender qualquer coisas de forma bem planejada e autodidata.
Quando tiver oportunidade aparece na escola pra gente trocar uma ideia. Meu intra heolivei
Eu também já estudei programação, mas sempre tive muita dificuldade com lógica de programação e raciocínio lógico. Ultimamente tenho feito um curso de matemática através do KUMON. E está me ajudando muito! Recomendo! Você pode fazer através de um tablet ou ipad.
é curso presencial no Kumon?
@@ZaineAmanda também. Mas você também pode fazer por um tablet samsung ou iPad
Galera brasileira que está estudando programação aqui em Portugal, bora criar um grupo no whats?
Só assim trocamos conhecimento 😊
Se precisar de algumas dicas é só chamar, em CPI por exemplo, já recebi proposta de 500 libras por dia pra trabalhar remoto. SAP é uma das áreas que paga melhor no mundo da TI. E claro, não esquecer de ver algo sobre IA.
Trabalho como funcional SAP MM/FI, estudante de ADS, minha vontade é seguir com ABAP, como posso iniciar?? Tem dicas??
Meu conselho, persista no Desenvolvimento, sei que o QA vai te ajudar agora por ser mais "fácil" conseguir vagas, mas eu te digo que por experiência de mercado, muitos dos que já foram QA sairam para agora, estudarem para Programação ou seja, poderiam ter aproveitado esse tempo. Não é fácil mesmo, tem de ter dedicação. Escolha realmente o que quer seguir se é Frontend ou Backend e manda ver. Infelizmente Portugal tem um dos piores salários em nossa área, eu também estou em Portugal (fazendo Mestrado), e o tempo que aqui estive te aconselho a investir muito mais em você, mesmo que esteja num Estafeta, Cozinha etc. Isso vai te recompensar lá na frente, mas gaste tempo com você. Qualquer coisa, estou pelo LinkedIn e podemos conversar mais!
Dio tem bootcamp e está com alguns bem legais e bastante material lá.
😂😂😂 por isso que meu marido sofre na mão dos qa pq na verdade eles não sabe programa ou seja ele manda pra teste volta pra ele como tivesse errado, ele testa e da certo. Acho qa.
Eta kkkkk
É assim é?
Normalmente não é assim. Normalmente quando volta é pq tem problema mesmo kkk
Que lugar lindo 👋👋👋
Minha opiniao: vc deveria procurar um emprego que exija o mínimo possível da tua cabeca, pra vc ter energia mental antes ou depois do trabalho para conseguir estudar programação. Trampo simples mesmo, que não precise pensar. Pra isso geralmente sao trabalhos mais bracais, cansa o fisico mas nao a mente.
A nossa energia mental é finita, temos uma bateria de energia que o cerebro tem disponivel pra gastar a cada dia. Gaste o minimo possivel dessa bateria no trabalho, pra poder dedicar na programacao. Sacrificios precisariam ser feitos pra isso. Deus te abencoe na sua jornada.
Brigadão pela dica, Ramon. Pura verdade! Ainda mais pra estudar programação.
Vai dá tudo certo
Fala meu querido, fiquei tranquilo.
Breve resumo: tbm tive que largar a 42 por causa do trampo e não me arrependo. É quase impossível conciliar trabalho, 42 e vida pessoal. Na época eu ainda estava cursando a faculdade de ads
Programação já "morr3u" mano. Parte pra I.A. Meu amigo mais de 20 anos programando, se matou de tanto estudar pra ser Eng de Software e depois de anos exercendo a profissão, hoje ele faz quase tudo com inteligencia artificial.
Não morreu nada não kkkkk
@@normalzinha eu estou no mundo da programação desde 2017. Quem não utilizar a I.A daqui pra frente vai estar atrasado. Hoje vc vai num ChatGPT da vida e pede um codigo e ele te entrega tudo pronto.
O cliente que quer a coisa pra ontem tá pouco se lixando se foi um programador ou I.A que fez, desde que a entrega seja rapida e o problema dele seja resolvido, pouco importa quem fez.
Olá companheiro.
Vivo em Angola.
Quero fazer parte da 42 de Portugal.
Como faço?
Oi, tens de ser residente e fazer os testes. Mas já existe a 42 em Luanda, fica no Talatona, talvez seja melhor começares por aí.
💪🏾💪🏾💪🏾💪🏾💪🏾
Programação é meio que obrigatório ter inglês tbm né ? A escola que eu fui pesquisar disse que era obrigatório ter inglês pra conseguir emprego
Como ta o mercado pra programador aí ? Tenho 4 anos de experiência e to no Brasil. É melhor ir pra PT e procurar vaga ou da pra conseguir do BR mesmo via linkedin ?
Relaxa e continua estudando!
Fala sobre seu job com crypto!
Forma cara, estouna luta também.
Você já trabalha com TI Raphael?
Nao consegue arranjar um trabalho em programacao?
Dessa forma aprendia e trabalhava ao mesmo tempo.
Pode ser dificil, mas nao é impossivel
Programo ha 15 anos, e nunca se para de aprender.
Se tentar arranjar um trabalho nessa área, o meu conselho é ser honesto e dizer que quer trabalhar para aprender.
Durante o meu trabalho eu nao me importo de ensinar algo se souber que a pessoa do outro lado está realmente interessada em aprender, por isso acho que voce pode usar essa vontade de aprender a seu favor.
Boa sorte e abraço
Seria muito bacana mesmo! Mas seja o que Deus quiser 🙏
Olá, como fazer para se escrever nessa escola, sou nono canal...
Esquece essas linguagens básicas....vai para o SAP. ABAP, FIORI, CPI, BTP.
Continua no caminho Raph, já deu certo!
você é Luz 👊
O caro que passou deve está devendo kkkkkk😅
se quiseres voltar terás que fazer os testes online novamente???
Sim, tudo de novo 😪
Olha , sou formado em eng computação a 4 anos, fiz especializacao em machine learning e cloud.
Eu acho que se voce quer trabalhar como dev em si, realmente nao vale a pena
Meu conselho e:
1) faça uma faculdade
2) faça especialização em :
Cloud, redes ou cybersegurity, hardware, embarcados
3) tenha ingles fluente, sem isso voce nao e nada em TI hoje em dia
4) seja feliz
Ja acabou essa epoca de dev front e back end...
Pois :
1) empresas nao receptivas para juniors
2) se voce tem mais de 30 anos, existe um preconceito enorme, voce aceitando ou nao
3) empresas querem junior com sabedoria de pleno e responsabilidade de senior, com salarios de estagiarios.
Essa e a realidade da área de TI
Parem de acreditar nessa historia de vendedores de cursos, essa nao e a realidade.
Por último na pior das hipóteses nao gaste seu tempo migrando de carreira, voce vai se frustrar.
Minha esposa fez o curso CS50 da Harvard, na plataforma edX, e disse que é puxado mas recomenda muito! E você faz mais ou menos no seu ritmo.
Esse curso é incrível. Eu fiz o de lógica da programação. Vale super a pena.
Já era cadete?
eii , eu sou brasileiro e moro em pt tb , sou do porto , vamos começar uma comunidade ? para nos ajudar e conversar ? quem tiver interrese manda numero ai e vamos conversar .