Paco Bandeira - O Sol do Mendigo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • UM DOS MAIORES SUCESSOS DE PACO BANDEIRA!
    Esta gravação data de 1974, foi efectuada nos Estúdios Valentim de Carvalho, em Paço d’Arcos, e pertence à Banda 1 da Face A do disco EP de 45 R.P.M. editado com o selo da “Decca”, a matriz de disco “SPEP 1447” e o nome “Paco Bandeira - O Sol do Mendigo”, disco em que o referido cantautor, na companhia da Orquestra de Miguel Ramos, interpreta novos temas musicais do seu reportório, que são “É o que nos Dão”, “Joaninha”, “Às Portas de Avis” e este tema que escutamos aqui, de seu título “O Sol do Mendigo”.
    Este é claramente um dos seus mais belos momentos, e um dos motivos mais bonitos da história da música ligeira portuguesa, com um poema magnifico de Manuel da Fonseca, o mesmo autor de "O Fogo e as Cinzas" e "Seara de Vento", que passo a transcrever:
    Olhai o vagabundo que nada tem
    E leva o Sol na algibeira...
    Quando a noite vem,
    Pendura o Sol
    Na beira de um valado,
    E dorme toda a noite
    À soalheira
    Pela manhã acorda tonto de luz
    Vai ao povoado e grita:
    «QUEM ME ROUBOU O SOL QUE VAI TÃO ALTO????»
    E uns senhores muito sério rosnam:
    «Que grande bebedeira!!!»
    E só à noite se cala o pobre...
    Atira-se para um lado e dorme...
    Editado em LP pela “Valentim de Carvalho” com o selo da “Decca” e a matriz “SLDPS 2030”, no ano de 1975, em exemplar catalogado na Emissora Nacional com o nº 750973, foi passada exaustivamente na rádio pública e na Renascença durante muitos anos seguidos, e era uma das músicas que já escutava na rádio desde os meus 7 a 13 anos de idade, na Voz de Lisboa da Renascença Regiões.
    Rara é a vez em que não oiça esta música sem que comece a ficar profundamente emocionado até às lágrimas, e muitas vezes, dou por mim a chorar sozinho ao som desta comovente música, que se tornou, com todos os méritos e mais alguns, num dos grandes sucessos de Paco Bandeira, que obteve direito a regravação em 1989 pelo próprio cantor, na Profissom.
    Espero que gostem.

Комментарии • 14

  • @EduardaGaspar-on7fj
    @EduardaGaspar-on7fj 3 месяца назад

    Uma voz meiga e suave que nos encanta.

  • @EduardaGaspar-on7fj
    @EduardaGaspar-on7fj 8 месяцев назад

    Paco Bandeira tem uma grande voz,muito meiga,muito bem timbrada,não fosse ele,alentejano! Dava muita alegria ás canções que interpretava.

  • @rafaelsantos9065
    @rafaelsantos9065 3 года назад +1

    Uma das músicas mais lindas do Paco Bandeira sem qualquer dúvida olha que eu não te julgava tão sensível mas faz parte do ser humano um abração

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  3 года назад

      Apoiadíssimo! E não sou fácil de chorar com músicas, só casos como este, "Mon Dieu" da Edith Piaf, "Eu Tão Só" do Tony de Matos, "A Cabana" do José Cid, o "Retrato Sagrado" do Nel Monteiro, o "Lohengrin" do Wagner, é que me falam direito ao coração. Só as estátuas é que não choram. Um abração.

    • @rafaelsantos9065
      @rafaelsantos9065 3 года назад +1

      @@RDZ-RadioDifusaoZonofone Acho que as emoções não são para se esconder.Tou a cem por cento contigo um grande abraço

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  3 года назад

      @@rafaelsantos9065 Um grande abraço.

  • @mariadoceu5611
    @mariadoceu5611 3 года назад +1

    Olá, Miguel! Ainda que pesem algumas ranhuras na índole do Paco, ninguém pode negar o seu imenso talento de compositor e cantor e esta linda música é uma prova irrefutável disso. Um grande abraço. Cesário.

  • @aliciadiaz7732
    @aliciadiaz7732 3 года назад

    Roubaram-nos o sol???