Contrataram uma influencer que nunca leu a obra e que se baseou no filme para fazer o comentário, kkkkk. Mas uma experiência pela qual sempre passo com jovens é que boa parte deles confunde a palavra "romance" (literário) com história de amor.
Ainda bem que existem pessoas como você, professor, com toda essa paciência para explicar tudo de novo e foi muito bom ter citado também o filme do Frankenstein. Eu citaria também O morro dos ventos uivantes que é bem denso e amargo, mas propagado por alguns influencers como uma história fofinha. Obrigada, Alexander.
Muito bom o vídeo, e tocou no ponto que eu acho mais preocupante: O problema da divulgação errada são as expectativas que se criam e não serão atendidas no livro. Aí não é nem justo culpar o leitor que se frusta com a leitura. Ele leu esperando outra coisa, previamente prometida.
Vídeo mais que necessário! Fantasticursos, desde sempre, trazendo o exato oposto da DarkSide: informação. Parabéns, mestre. Deu até vontade de rever o curso "Dissecando Vampiros" depois dessa lavada de alma. ❤️
No verbete Lost in Imitation do TV Tropes tem essa citação: "Dracula would make a marvelous movie. In fact, nobody has ever made it... all the movies are based on the play." - Orson Welles
Essa sempre foi uma questão que me deixou com pé atrás em comprar os livros da Darkside. Sempre tive essa impressão de que a editora se preocupa demais com visual, com design, é como se estivessem mais preocupados em vender o livro porquê ele tem uma capa linda. Sendo que o importante no livro nem de longe é o que tem na capa...
Boa, professor! O senhor poderia passar-me alguns nomes importantes sobe os primeiros nomes da Literatura Fantástica brasileira? E sobre a história da Literatura russa?
Obrigado pelo comentário. Tem uma playlist inteira sobre isso aqui no canal. Veja a playlist "Fantástico BR". Sobre a literatura russa, preciso trazer alguém para uma live no canal para falar sobre o Fantástico russo.
Adorei suas pontuações Professor! Seria otimo fazer um video sobre Frankstein!!! Amo essa obra, e fiz uma palestra sobre ela para uma turma de pedagogia!
Vídeo fundamental professor. Comprei uma edição de O Retrato De Dorian Gray só para me decepcionar. Um trabalho de diagramação excelente mas uma tradução sofrível e muito irresponsável. Admiro a Darkside Books por sua iniciativa mas eles têm que ter mais cuidado com suas informações e traduções.
Tem que entender que o filme é uma adaptação,o livro é diferente,mas o filme não deixa de ser espetacular.Como Kubrick mudou muita coisa em O Iluminado,que apesar das diferenças com o livro do S.King,não deixa de ser um grande filme também!
A sim ,quando jonathan se vê preso no castelo, olha pela janela e vê DRÁCULA descendo pelas paredes do castelo,SIMPLESMENTE RASTEJANDO .......NÃO!!!!!!AQUILO NÃO É ROMANCE .....ME DEU MEDO ISSO SIM!!!!
Eu nunca assisti Drácula de Bram Stoker, porém tive acesso a outras mídias que também romantizaram a figura dele como o sofredor pela mulher amada, aí no dia que eu li o livro Drácula, eu disse pra mim mesma: "VAAAALHA!" 😂
Professor Alexander, pode parecer redundância mas eu tenho um sugestão. Gostaria que você fizesse um vídeo falando justamente dessa confusão que fizeram com o termo "romance" que é uma estrutura literária mas que confundiram com algo romântico e amoroso com o passar dos tempos. Relacionando a estrutura a um estilo de história específica.
Eu amo o Drácula justamente por essa contravessão. Se ele fosse romântico eu não gostaria nada dele. Professor, o que o senhor acha de uma live sobre a polêmica de Drácula O Morto Vivo e Drácula original. Haja vista, o personagem é totalmente transformado num herói. O senhoro acha isso polêmico, o que diz sobre essa obra que se propõe a ser uma continuação oficial da história original? O monstro domado é realmente algo prejudicial, ao menos para o vampiro mais famosos do mundo?
Obrigado pelo comentário. Na playlist "Lives Fantáticas" tem uma live com o bisneto do Bram Stoker onde alguns desses pontos são tocados. Da mesma forma, confira os vídeos da playlist "Mundo Vampiro". Essa questão da diferença entre o Drácula histórico e o fictício eu trato no curso "Dissecando Vampiros".
Dracula não é só um vampiro ele é uma entidade. ele se transforma em lobisomem quando foge do navio Deméter. Van Helsing, em um capitulo, cita a bala de prata, como uma das armas, incluindo crucifixo e outras, isso explica por que ele controla os lobos. Dracula tbm se transformava em um ser de névoa. ainda não existe uma adaptação a altura da obra literária, com sua essência.
Aquele vídeo da Darkside foi vergonhoso em diversos pontos. Adoro e consumo diversos livros da editora. Mas isso que fizeram da a impressão de que eles não se importam com a qualidade do marketing, e sim com os views da propaganda que fazem. Fora a falta de respeito com futuros leitores da obra, e também com os que já leram. Ou seja, da a impressão de que não se levam a sério, e nem o leitor. Assim perde a credibilidade.
Recentemente, em uma aula de Crítica Literária, discutimos e problematizamos a questão dos influencers e a propagação comercial de obras literárias, que muitas vezes são divulgadas por pessoas que nem ao menos se deram o trabalho de ler a obra. Isso é prejudicial tanto no quesito literário, ou seja, há uma banalização da leitura, quanto para quem faz um trabalho sério, como aqui no Fantasticursos que se baseia em boas referências bibliográficas e muitas horas de estudo para trazer um conteúdo de excelente qualidade. Sejam seletivos amigos. Literatura não é marketing, Literatura é experiência, história, vivências,etc.
Fui ler Frankstein e tive uma baita decepção. Pensei que era puro terror e ficção científica em laboratórios e cemitérios meio estilo Herbert West: Reanimator do Lovecraft. Pelo tanto que vi em quadrinhos e tal, acabei achando que teria um castelo com o cientista louco mas não é assim o livro. Terminei o livro com um gosto amargo na boca. O livro não é ruim mas foi muito diferente do que eu esperava e acabou me decepcionando.
Esse é o resultado de 200 anos de releituras, principalmente pelo Cinema, que espetacularizaram a obra e continuam a apagar a dimensão filosófica dela e que fez a mesma se manter relevante literariamente após 200 anos.
Isso, eu queria saber se a mesma analise ou pelo menos uma parecida se aplicaria a Carmilla. Isso é, Carmilla não tem filme, mas eu ja vi tanto a interpretação de que seria uma historia de amor tragica quanto a interpretação de que seria mais uma historia de vampiro corrompendo mulher.
Ah sim. Não. Carmilla é uma predadora e que, antes de Laura, havia matado outras jovens, enxergando as moças como presas. Ela é uma ameaça porque corrompe jovens, educadas (ou adestradas) para serem esposas e mães. E só. Assim sendo, Carmilla é uma ameaça a continuação da sociedade e, por isso, tem de ser combatida. E Carmilla tem um filme dos anos 70 chamado The Vampire Lovers que, alinhado com a cultura da época, explorou o elemento erótico da obra. Olha o trailer: ruclips.net/video/XYGk0G9IWfE/видео.html Obrigado pelo comentário.
Muita gente ler o livro vai assistir o filme achando que é igual e no filme e totalmente diferente e critica o filme por conta do Drácula e mina que nó filme eles são o par romântico e não o Jonathan e existe a primeira exposa do Drácula que não existe no livro Elizabeth e o final do filme e diferente do livro que o Drácula morre e vai para o céu com Elizabeth finalmente reunidos no céu isso no filme no livro e diferente .
Catalogar Dracula como uma história de Romance, é um desserviço pra literatura. Esse romance entre Dracula e Mina Harker, no filme do Coppola é uma falta de respeito com o livro, na minha opinião. Dracula é um horror gótico, e assim tem que ser divulgado. O melhor filme fielmente falando, foi o Dracula da BBC de 1977, na minha opinião. Foi bom trazer este assunto professor.
Olá, professor. Acabei de ver uma reportagem sobre um historiador que encontrou um conto até então desconhecido de Bram Stoker. No vídeo abaixo: ruclips.net/video/AktF_R6kzMo/видео.htmlsi=4LMms8vB_EJ2GboC
Nossa, vi aqui que a Darkside até desativou os comentários daquele post no instagram. Que vergonha alheia. Lamentável a desinformação daquele post. Tudo errado. Historia de amor do Drácula com Catarina??? Que Catarina??? Meu senhor...
Li o livro e assisti o filme, gostei dos dois. Sua colocação foi ótima, falou tudo. Como sempre, mais um vídeo sóbrio e enriquecedor.
Muito grato pelo comentário
Contrataram uma influencer que nunca leu a obra e que se baseou no filme para fazer o comentário, kkkkk. Mas uma experiência pela qual sempre passo com jovens é que boa parte deles confunde a palavra "romance" (literário) com história de amor.
Nossa,... é mesmo. Ainda tem essa confusão mesmo.
Ainda bem que existem pessoas como você, professor, com toda essa paciência para explicar tudo de novo e foi muito bom ter citado também o filme do Frankenstein. Eu citaria também O morro dos ventos uivantes que é bem denso e amargo, mas propagado por alguns influencers como uma história fofinha. Obrigada, Alexander.
Perfeito Cris. A obra da Brönte é outro caso dessa confusão.
Professor Alexander sempre sensato!
Sempre excelente em suas ponderações e muito necessárias.
Muito obrigado pelas palavras gentis.
Muito bom o vídeo, e tocou no ponto que eu acho mais preocupante:
O problema da divulgação errada são as expectativas que se criam e não serão atendidas no livro. Aí não é nem justo culpar o leitor que se frusta com a leitura. Ele leu esperando outra coisa, previamente prometida.
Exatamente. Você foi preciso na sua colocação.
Vídeo mais que necessário!
Fantasticursos, desde sempre, trazendo o exato oposto da DarkSide: informação.
Parabéns, mestre.
Deu até vontade de rever o curso "Dissecando Vampiros" depois dessa lavada de alma. ❤️
Muito obrigado prima gentileza. Abraços.
Sim!
Booktuber que não lê o material e faz o marketing é típico do pessoal que resenha assim o livro: amei, gostei adorei e tchal
Tem muito disso aqui no RUclips. Só que os vídeos tem duração maior. Kkkkkk
No verbete Lost in Imitation do TV Tropes tem essa citação: "Dracula would make a marvelous movie. In fact, nobody has ever made it... all the movies are based on the play."
- Orson Welles
hahahaha, excelente. Obrigado pelo comentário.
@@fantasticursosOnde dá pra ver essa publi da editora?
Essa sempre foi uma questão que me deixou com pé atrás em comprar os livros da Darkside. Sempre tive essa impressão de que a editora se preocupa demais com visual, com design, é como se estivessem mais preocupados em vender o livro porquê ele tem uma capa linda.
Sendo que o importante no livro nem de longe é o que tem na capa...
Obrigado pelo seu comentário.e presença. Abraços.
Vídeo mais do que necessário. Obrigado Prof. Alexander !
Eu que agradeço pelo seu carinho dw sempre.
Corrigir abençoe a vossa familha tos nos pois o pai e nosso e deus e pai de jesus
Obrigado pelo comentário.
Boa, professor! O senhor poderia passar-me alguns nomes importantes sobe os primeiros nomes da Literatura Fantástica brasileira? E sobre a história da Literatura russa?
Obrigado pelo comentário. Tem uma playlist inteira sobre isso aqui no canal. Veja a playlist "Fantástico BR". Sobre a literatura russa, preciso trazer alguém para uma live no canal para falar sobre o Fantástico russo.
@@fantasticursos muito obrigado, professor! O senhor como sempre muito atencioso conosco. Estou muito interessado em adentrar na Literatura Russa.
Wow!!!! ❤
Obrigado pelo comentário.
Adorei suas pontuações Professor! Seria otimo fazer um video sobre Frankstein!!! Amo essa obra, e fiz uma palestra sobre ela para uma turma de pedagogia!
Anotei a sua sugestão. Obrigado pela sua presença e comentário.
Como sempre perfeito, cirúrgico e gentil.❤🎉
Grato pelo comentário.
Pensei a mesma coisa quando vi a propaganda da Darkside.
Grato pelo comentário. Abraços.
O giro vem familhar de pois os outros são José e santa Maria abençoa nossa familha o Brazil e todas as nacoes
Obrigado pelo comentário.
Perfeito, professor!
Obrigado pelo comentário e presença.
Vídeo fundamental professor. Comprei uma edição de O Retrato De Dorian Gray só para me decepcionar. Um trabalho de diagramação excelente mas uma tradução sofrível e muito irresponsável. Admiro a Darkside Books por sua iniciativa mas eles têm que ter mais cuidado com suas informações e traduções.
Obrigado pelo seu depoimento. Abraços.
Boa professor! Quem melhor do que o senhor para apontar esse deslize? Infelizmente nos deparamos, ainda, com situações assim.
Tem que entender que o filme é uma adaptação,o livro é diferente,mas o filme não deixa de ser espetacular.Como Kubrick mudou muita coisa em O Iluminado,que apesar das diferenças com o livro do S.King,não deixa de ser um grande filme também!
Sim, perfeito. Obrigado pelo comentário. O que não pode é apresentar um para vender o outro como sendo semelhantes.
Apesar do filme não ser fiel a obra do Stoker, é o melhor filme sobre o personagem
Sim. É o meu filme favorito do cinema.
Sempre um ótimo conteúdo, professor. Obrigado.
Grato pelo comentário.
A sim ,quando jonathan se vê preso no castelo, olha pela janela e vê DRÁCULA descendo pelas paredes do castelo,SIMPLESMENTE RASTEJANDO .......NÃO!!!!!!AQUILO NÃO É ROMANCE .....ME DEU MEDO ISSO SIM!!!!
Essa é uma cena muito poderosa realmente. Grato pelo comentário.
Fala sobre a origem das história de heróis no Brasil
Obrigado pelo comentário. Quais histórias, para eu entender melhor.
Eu nunca assisti Drácula de Bram Stoker, porém tive acesso a outras mídias que também romantizaram a figura dele como o sofredor pela mulher amada, aí no dia que eu li o livro Drácula, eu disse pra mim mesma: "VAAAALHA!" 😂
É aquilo né? Cinema é programa de casal. Tem de ter beijinho e abracinho. Então, fazem essa mudança. Obrigado pelo comentário.
@@fantasticursos 😉✌🏼
Obrigado pelo vídeo!
Grato pela presença e comentário.
Ótimo video!
Muito obrigado
Boa tarde! *
Obrigado pelo comentário.
Professor Alexander, pode parecer redundância mas eu tenho um sugestão. Gostaria que você fizesse um vídeo falando justamente dessa confusão que fizeram com o termo "romance" que é uma estrutura literária mas que confundiram com algo romântico e amoroso com o passar dos tempos. Relacionando a estrutura a um estilo de história específica.
Obrigado pelo comentário. Vou anotar a sua sugestão. Grato.
Eu amo o Drácula justamente por essa contravessão. Se ele fosse romântico eu não gostaria nada dele. Professor, o que o senhor acha de uma live sobre a polêmica de Drácula O Morto Vivo e Drácula original. Haja vista, o personagem é totalmente transformado num herói. O senhoro acha isso polêmico, o que diz sobre essa obra que se propõe a ser uma continuação oficial da história original? O monstro domado é realmente algo prejudicial, ao menos para o vampiro mais famosos do mundo?
Obrigado pelo comentário. Na playlist "Lives Fantáticas" tem uma live com o bisneto do Bram Stoker onde alguns desses pontos são tocados. Da mesma forma, confira os vídeos da playlist "Mundo Vampiro". Essa questão da diferença entre o Drácula histórico e o fictício eu trato no curso "Dissecando Vampiros".
Acho essa geração alienada demais, eles desconhecem os filmes de 70, 60, 50, 40, 30, 20!! Nem de filme têm conhecimento.
hahahaha, é tenso. Obrigado pelo comentário.
Dracula não é só um vampiro ele é uma entidade. ele se transforma em lobisomem quando foge do navio Deméter. Van Helsing, em um capitulo, cita a bala de prata, como uma das armas, incluindo crucifixo e outras, isso explica por que ele controla os lobos. Dracula tbm se transformava em um ser de névoa.
ainda não existe uma adaptação a altura da obra literária, com sua essência.
Obrigado pelo rico comentário. Abraços.
Aquele vídeo da Darkside foi vergonhoso em diversos pontos. Adoro e consumo diversos livros da editora. Mas isso que fizeram da a impressão de que eles não se importam com a qualidade do marketing, e sim com os views da propaganda que fazem. Fora a falta de respeito com futuros leitores da obra, e também com os que já leram. Ou seja, da a impressão de que não se levam a sério, e nem o leitor. Assim perde a credibilidade.
Grato pelo comentário. Abraços.
Recentemente, em uma aula de Crítica Literária, discutimos e problematizamos a questão dos influencers e a propagação comercial de obras literárias, que muitas vezes são divulgadas por pessoas que nem ao menos se deram o trabalho de ler a obra. Isso é prejudicial tanto no quesito literário, ou seja, há uma banalização da leitura, quanto para quem faz um trabalho sério, como aqui no Fantasticursos que se baseia em boas referências bibliográficas e muitas horas de estudo para trazer um conteúdo de excelente qualidade. Sejam seletivos amigos. Literatura não é marketing, Literatura é experiência, história, vivências,etc.
Grato pelo rico comentário.
Tem que falar que fez o desserviço sim! Todo mundo com dedos pra citar nome! Quem foi, afinal??
Obrigado pelo comentário. De fato, a culpa é da Darksidw por não pautar e conferir e mesmo aprovar o serviço.
Se basearam no Drácula de Copolla e o da Netflix
Certamente não foi o romance literario. Obrigado pelo comentário.
Fui ler Frankstein e tive uma baita decepção. Pensei que era puro terror e ficção científica em laboratórios e cemitérios meio estilo Herbert West: Reanimator do Lovecraft. Pelo tanto que vi em quadrinhos e tal, acabei achando que teria um castelo com o cientista louco mas não é assim o livro. Terminei o livro com um gosto amargo na boca. O livro não é ruim mas foi muito diferente do que eu esperava e acabou me decepcionando.
Esse é o resultado de 200 anos de releituras, principalmente pelo Cinema, que espetacularizaram a obra e continuam a apagar a dimensão filosófica dela e que fez a mesma se manter relevante literariamente após 200 anos.
E Carmilla?
Obrigado pelo comentário. O que que tem?
@@fantasticursos Ele perguntou se Carmilla não é uma história de amor..
Isso, eu queria saber se a mesma analise ou pelo menos uma parecida se aplicaria a Carmilla.
Isso é, Carmilla não tem filme, mas eu ja vi tanto a interpretação de que seria uma historia de amor tragica quanto a interpretação de que seria mais uma historia de vampiro corrompendo mulher.
Ah sim. Não. Carmilla é uma predadora e que, antes de Laura, havia matado outras jovens, enxergando as moças como presas. Ela é uma ameaça porque corrompe jovens, educadas (ou adestradas) para serem esposas e mães. E só. Assim sendo, Carmilla é uma ameaça a continuação da sociedade e, por isso, tem de ser combatida. E Carmilla tem um filme dos anos 70 chamado The Vampire Lovers que, alinhado com a cultura da época, explorou o elemento erótico da obra. Olha o trailer: ruclips.net/video/XYGk0G9IWfE/видео.html Obrigado pelo comentário.
Obrigado pelo esclarecimento.
Muita gente ler o livro vai assistir o filme achando que é igual e no filme e totalmente diferente e critica o filme por conta do Drácula e mina que nó filme eles são o par romântico e não o Jonathan e existe a primeira exposa do Drácula que não existe no livro Elizabeth e o final do filme e diferente do livro que o Drácula morre e vai para o céu com Elizabeth finalmente reunidos no céu isso no filme no livro e diferente .
Exatamente. Mas como o filme é excelente, ele acaba induzindo que é fidelíssimo ao romance.
Catalogar Dracula como uma história de Romance, é um desserviço pra literatura. Esse romance entre Dracula e Mina Harker, no filme do Coppola é uma falta de respeito com o livro, na minha opinião. Dracula é um horror gótico, e assim tem que ser divulgado. O melhor filme fielmente falando, foi o Dracula da BBC de 1977, na minha opinião. Foi bom trazer este assunto professor.
O de 1977 é excelente. Gosto bastante também. Obrigado pelo comentário.
Olá, professor. Acabei de ver uma reportagem sobre um historiador que encontrou um conto até então desconhecido de Bram Stoker. No vídeo abaixo:
ruclips.net/video/AktF_R6kzMo/видео.htmlsi=4LMms8vB_EJ2GboC
Pois é, eu li sobre isso. Sempre tem algo pipocando de escritores falecidos. Obrigado pelo comentário.
Nossa, vi aqui que a Darkside até desativou os comentários daquele post no instagram. Que vergonha alheia. Lamentável a desinformação daquele post. Tudo errado. Historia de amor do Drácula com Catarina??? Que Catarina??? Meu senhor...
kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Né? É tenso depois explicar em sala de aula. Obrigado pelo comentário.