Sou professora de fundamental I, o antigo primário e sempre lecionei para quintos anos (quarta série) e desde sempre ensinávamos o sistema reprodutor nesta série. Lá no início da profissão, eu muito novinha, sentia-me constrangida, mas tive a sorte de ter a parceria de uma orientadora educacional especializada que me abriu um novo olhar para o conteúdo. Ao longo dos anos o conteúdo foi ficando mais claro pra mim e assim eu fui ganhando segurança para discutir. Nos último anos eu orientava aos pais que não se assustassem com perguntas que parecessem maldosas, pois ao menos susto ou cara de espanto, nenhuma outra pergunta lhe seria feita. Hoje temos a Internet e se não estivermos disponíveis a estas questões vamos deixar que esses jovenzinhos se alfabetizem sexualmente sozinhos e sem a segurança esperada. Infelizmente hoje esse conteúdo não faz mais parte do fundamental I, que é o período da primeira menstruação, das primeiras transformações físicas. Esse conteúdo só vem no segundo período do fundamental, quando muitos já iniciaram suas vidas sexuais.
Isso sem falar em quantas crianças são salvas ao ter contato com o tema sexualidade. Ou seja, estão sendo molestadas e falando sobre isso se dão por conta.
Meu coração aperta.... Tanta ignorância, hipocrisia. Um conservadorismo tão inútil, temos tanto a melhorar. Tanto! Tenho uma filha de 20 anos que eduquei com papo reto, franco. Sexo é assunto aqui em casa. Tenho 2 filhas de 4 anos e já conversamos sobre, com adequação e muito afeto. Acredito que o melhor caminho é do diálogo sem tabus ignorantes. Sexo faz parte e é importante fazer com responsabilidade e amor próprio.
Infelizmente em Portugal está passando um caso parecido. Os pais (que infelizmente são meus primos em segundo grau) proibiram os filhos de frequentar as aulas de Cidadania e Desenvolvimento estão a sexualidade, direitos humanos, igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, saúde, media, instituições e participação democrática, literacia financeira e educação para o consumo e segurança rodoviária. Os pais são ultra católicos e querem retirar está disciplina do plano curricular.
O que Chico Bosco falou, sobre o narcisismo parental, fez-me lembrar esse caso desses pais que proibiram os filhos de frequentarem essas aulas, onde está inserida a parte da educação sexual. Creio que estão iludidos que podem controlar ou até mesmo reprimir/retardar a sexualidade dos seus filhos, o que a meu ver, pode gerar consequências negativas no modo como as crianças/pré-adolescentes se veem a si mesmos, e como encaram os seus desejos e vontades. É um pouco egoísta pensarmos que devemos controlar os desejos e pensamentos dos nossos filhos nessa matéria...
É realmente, as pessoas têm medo demais da informação, mas na verdade a informação sempre vem, porém distorcida quando não é em um contexto educativo. A educação sexual protege as crianças de abusos.
Eu tive aula sobre sexo do início do ensino médio até o final, por um professor contratado pela escola pública para educar e orientar os alunos sobre esse assunto, sexo não tem que ser tabu, quanto antes a criança/ adolescente for educada, orientada sobre esse assunto melhor e mais segura ela se tornará em relação ao seu corpo e ao sexo que é algo natural em ter que ser tratado assim.
Me parece que abordar o assunto com naturalidade já que faz parte da nossa natureza humana/ animal … é muito saudável para a educação das crianças e jovens . Com clareza e explicando de maneira acessível a cada faixa etária do que se trata , como é , respondendo suas perguntas, dando exemplos com clareza e atenção para saibam sobre si mesmos e como se acontecem as reações sexuais sem tabus. Para que não acabem criando fantasmas ou tenham uma iniciação equivocada por ignorância . Sem contar os benefícios de poder ter uma relação sobre o assunto esclarecida e criteriosa , sem preconceito com maior chance de serem cuidados com sua saúde e de seus parceiros futuros e terem relações respeitosas e saudáveis . Educação é a base para tudo , nesse assunto também é fundamental.
Nas aulas de Programa de Saúde é um ótimo momento de falar sobre o Sistema reprodutor masculino e feminino,em suas anatomia e fisiologia. É mais produtivo que comprem revistas sem ter a menor noção do básico. Se você observa seu filho já querendo partir para a prática,chame-o para falar sobre como se prevenir. Nas escolas é um assunto polêmico,algumas igrejas não aceitam que a escola trate do assunto,os pais acham que é um incentivo!!! Depois os casamentos se dão entre adolescentes. As religiões de modo geral,atrapalham a educação. Salvo raras exceções.
Eu tive uma mãe que falava pra mim "eu nao vou ensinar nada, a rua ensina" e, por sorte, eu não me perdi na rua. Digo por sorte, porque a rua não ensina o caminho certo e errado, ela ensina um só e até você descobrir (e se descobrir) que o que ela ensinou é errado, talvez já seja tarde demais. E não vai adiantar querer ensinar depois de já aprendido o errado.
O pior desse "escolhi esperar" na cabeça de jovens evangélicos, é que, como eles não querem esperar, e não querem "viver em pecado", acabam se casando ainda adolescentes. Eu trabalhei com um garota que se casou aos 17 anos, pq os pais disseram que ou eles se casavam ou tinham que terminar o namoro! Estavam apaixonados, se casaram ... tiveram uma filha, e hoje já são divorciados... Pra queê minha gente?! Cada uma!
Em um país que um quarto da população está em idade escolar com suas 100 mil escolas nos seus 5500 municípios e com seus 2.6 milhões de professores deveria muito repensar o formato da escola. Um lugar onde nem alunos nem professores querem estar não vai funcionar nunca. A escola tem que ser um ambiente antes de conteúdista muito mais social pq informação hoje está a um clique de suas mãos. Eu tenho um projeto de escola ideal e como professora há 15 anos de colegio estadual (porém educada nas instituições privadas) eu tenho muito poder de fala. O fundo destinado pra educação pode até permanecer o mesmo o que tem q mudar é como investir. Tipo mudar normas. Uniforme, grade curricular, prova, análise sintática isso tudo vai pro lixo Vamos dar lugar a espaços harmoniosos de trocas, projetos, agoras, sem horários, não seriados. Tipo a mesma sala de aula que hoje habita alunos um sentado olhando a nuca do outro com a mesma roupa e ao primeiro sinal sonoro saem que nem manada pro banho de sol tem q ser um lugar lindo, aconchegante com um mentor, mediador de cada materia e o aluno escolhe com o que quer interagir naquele momento. Com certeza a grade de currículos não vai ser tão respeitada em termos de cronologia, mas o desenvolvimento enquanto ser humano vai dar um salto além de questões como violência diminuir drasticamente
Pessoas normais vendo eu e minha filha conversar terão um piripaque. A gente sempre falou de tudo, desde q ela era crianca. Claro, em cada idade com a palavra adequada, mas sempre conversamos. E o nu, em.minha casa, srmpre foi muito natural. Ela nunca encafifou com a pepeka e o bilau. E papo sobre sexo foi muito de boas, sem monstros, sem vergonhas, sem preconceitos
Acredito que tenha sim educação sexual nas escolas, mas adolescentes são inconsequentes, o que deve sim orientar e punir de forma severa quem se envolver com menores.
Problema dessa discussão ou debate no GNT e que um lado somente e escutado, pessoas alinhada ideologicamente, saudável seria agregar profissionais da saúde, professores, pais, líderes religiosos, sociedade como todo, esquerda dominou essa discussão por anos e anos, porém coisa foi ficando fora de controle! Por isso os conservadores e até mesmo ex esquerdistas entraram em cena, para debater sobre algo muito sério que exposição de crianças ao mundo sexual.
DEUS me curou da epilepsia e atrofia, acreditem ou não, DEUS só exige de nós a pratica dos 10 mandamentos com ou sem religião! Sempre RESPEITEI a sexualidade dos outros; Aprendi desde cedo que frauda, medicamentos, alimentação no Brasil custa caro! Eu por exemplo, evito ir em festas e até procurar fazer amizade com mulheres por está desempregado! ...
Controle sob a população Cê save, por toda parte, é uma forma de cercear, impedir que novas informações surjam, morrendo o ânimos fazendo sempre estritamente o aceito. Aquela civilização utópica de uma raça só…Dejavu
cês podiam puxar um papo sobre a responsabilidade/impacto da agenda educacional brasileira nas merda tudo que a gente vive: escravidão como um detalhe das navegações, 5 anos cim o mesmo conteúdo na aula de história sobre o Egito, continuação da "comemoração" do dia do índio sem conteúdo relevante, etc etc etc
Bah q ridículo Tem q ensinar as crianças para ela n elas n passarem por nenhum tipo de abuso ! O caminho n é reprimir É ensinar pelamoooor Emicida salvou reproduzindo o diálogo " vou ensinar o minha filha ; não e deixa eu eu ver se meu pai deixa " Com isso ela aprenderá Ta bom mas meu pai n pode saber
O conceito de "conservador" segundo o convidado Wilson Gomes é bem particular. A partir de 3:00 ele diz: "Acho que todo conservador, ele tem a noção de que as pessoas tendem ao mal... os serem humanos tendem ao mal." Não sei como o convidado chegou a essa conclusão. Pobre Edmund Burke.
Esse assunto é muito delicado. E sexo é um tabu. Pior, sexo e a sexualidade são tratados ou como algo errado, sujo ou como inadequado. Toda a abordagem sobre o assunto leva a culpa , horror, ou medo. Principalmente para jovens e mulheres. Porque o sexo e a sexualidade são ferramentas de manipulação poderosas. Numa sociedade de dominação masculina , machista , racista e elitista como a nossa, a sexualidade onde vigora a extrema/ direita como agora só pode ser convencional. Toda manifestação diversa é vista como errada ou má e deve ser punida ou reprimida . A mentalidade de extrema direita é a morte da diferença . Da natureza humana. O pior que pode acontecer para uma sociedade é ter e extrema direita no poder. Morte em vida.
Papo de segunda, sendo sempre de Primeira
Sou professora de fundamental I, o antigo primário e sempre lecionei para quintos anos (quarta série) e desde sempre ensinávamos o sistema reprodutor nesta série. Lá no início da profissão, eu muito novinha, sentia-me constrangida, mas tive a sorte de ter a parceria de uma orientadora educacional especializada que me abriu um novo olhar para o conteúdo. Ao longo dos anos o conteúdo foi ficando mais claro pra mim e assim eu fui ganhando segurança para discutir. Nos último anos eu orientava aos pais que não se assustassem com perguntas que parecessem maldosas, pois ao menos susto ou cara de espanto, nenhuma outra pergunta lhe seria feita. Hoje temos a Internet e se não estivermos disponíveis a estas questões vamos deixar que esses jovenzinhos se alfabetizem sexualmente sozinhos e sem a segurança esperada. Infelizmente hoje esse conteúdo não faz mais parte do fundamental I, que é o período da primeira menstruação, das primeiras transformações físicas. Esse conteúdo só vem no segundo período do fundamental, quando muitos já iniciaram suas vidas sexuais.
Isso sem falar em quantas crianças são salvas ao ter contato com o tema sexualidade. Ou seja, estão sendo molestadas e falando sobre isso se dão por conta.
UP
Nossa é um absurdo tão grande que justifica nosso péssimo despresidente!
Educação sexual ,considero importante de mais
UP
Só dou play pra aplaudir o emicida
Vcs são incríveis!!!! É disso que esse país precisa … Gente que pensa … tem responsabilidade e ano tem medo da vida …
Professor Wilson é fera!
Ermicida esse é o cara, quando abre a boca pode esperar que vai sair um tratado filósofo.
"Projeto não roubarás" kkkkk. Pqp! É rir pra não chorar, namoral.
Um DESGOVERNO, uma DESINFORMAÇÃO!! Aonde vamos parar??
Em uma ditadura teocrática. Está cada vez mais assustador viver no Brasil.
Meu coração aperta.... Tanta ignorância, hipocrisia. Um conservadorismo tão inútil, temos tanto a melhorar. Tanto! Tenho uma filha de 20 anos que eduquei com papo reto, franco. Sexo é assunto aqui em casa. Tenho 2 filhas de 4 anos e já conversamos sobre, com adequação e muito afeto. Acredito que o melhor caminho é do diálogo sem tabus ignorantes. Sexo faz parte e é importante fazer com responsabilidade e amor próprio.
Emicida é um gênio da percepção cotidiana. Lembrei das aulas sobre Foucalt e o "o olho que tudo vê"...
Infelizmente em Portugal está passando um caso parecido. Os pais (que infelizmente são meus primos em segundo grau) proibiram os filhos de frequentar as aulas de Cidadania e Desenvolvimento estão a sexualidade, direitos humanos, igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, saúde, media, instituições e participação democrática, literacia financeira e educação para o consumo e segurança rodoviária. Os pais são ultra católicos e querem retirar está disciplina do plano curricular.
O que Chico Bosco falou, sobre o narcisismo parental, fez-me lembrar esse caso desses pais que proibiram os filhos de frequentarem essas aulas, onde está inserida a parte da educação sexual. Creio que estão iludidos que podem controlar ou até mesmo reprimir/retardar a sexualidade dos seus filhos, o que a meu ver, pode gerar consequências negativas no modo como as crianças/pré-adolescentes se veem a si mesmos, e como encaram os seus desejos e vontades. É um pouco egoísta pensarmos que devemos controlar os desejos e pensamentos dos nossos filhos nessa matéria...
O Emicida deveria ter um programa próprio. As perspectivas que ele traz sempre melhora a conversa/debate.
Que lei mais sem propósito!
Informação é o caminho!
Emicida👏🏼👏🏼👏🏼 oh programa bão!!❤️
É realmente, as pessoas têm medo demais da informação, mas na verdade a informação sempre vem, porém distorcida quando não é em um contexto educativo. A educação sexual protege as crianças de abusos.
Eu amo papo de segunda!
" - refundar esse solo comum e apartir daqui vislumbrar um horizonte de esperança pra esse país de novo, mas tem dia que é foda mano. "
Adorei esse programa é o melhor humorístico que existe
Emicida foi perfeito!!!
Muitos pais querem manter seus filhos infantilizados para que não criem asas.... Chico vc é demais!
Eu tive aula sobre sexo do início do ensino médio até o final, por um professor contratado pela escola pública para educar e orientar os alunos sobre esse assunto, sexo não tem que ser tabu, quanto antes a criança/ adolescente for educada, orientada sobre esse assunto melhor e mais segura ela se tornará em relação ao seu corpo e ao sexo que é algo natural em ter que ser tratado assim.
Pois é!!!!
Emicida você é incrível!
Esse tal de Fabio então é engraçadíssimo
Me parece que abordar o assunto com naturalidade já que faz parte da nossa natureza humana/ animal … é muito saudável para a educação das crianças e jovens . Com clareza e explicando de maneira acessível a cada faixa etária do que se trata , como é , respondendo suas perguntas, dando exemplos com clareza e atenção para saibam sobre si mesmos e como se acontecem as reações sexuais sem tabus.
Para que não acabem criando fantasmas ou tenham uma iniciação equivocada por ignorância . Sem contar os benefícios de poder ter uma relação sobre o assunto esclarecida e criteriosa , sem preconceito com maior chance de serem cuidados com sua saúde e de seus parceiros futuros e terem relações respeitosas e saudáveis .
Educação é a base para tudo , nesse assunto também é fundamental.
Nas aulas de Programa de Saúde é um ótimo momento de falar sobre o Sistema reprodutor masculino e feminino,em suas anatomia e fisiologia. É mais produtivo que comprem revistas sem ter a menor noção do básico. Se você observa seu filho já querendo partir para a prática,chame-o para falar sobre como se prevenir. Nas escolas é um assunto polêmico,algumas igrejas não aceitam que a escola trate do assunto,os pais acham que é um incentivo!!! Depois os casamentos se dão entre adolescentes. As religiões de modo geral,atrapalham a educação. Salvo raras exceções.
Eu tive uma mãe que falava pra mim "eu nao vou ensinar nada, a rua ensina" e, por sorte, eu não me perdi na rua. Digo por sorte, porque a rua não ensina o caminho certo e errado, ela ensina um só e até você descobrir (e se descobrir) que o que ela ensinou é errado, talvez já seja tarde demais. E não vai adiantar querer ensinar depois de já aprendido o errado.
O pior desse "escolhi esperar" na cabeça de jovens evangélicos, é que, como eles não querem esperar, e não querem "viver em pecado", acabam se casando ainda adolescentes. Eu trabalhei com um garota que se casou aos 17 anos, pq os pais disseram que ou eles se casavam ou tinham que terminar o namoro! Estavam apaixonados, se casaram ... tiveram uma filha, e hoje já são divorciados... Pra queê minha gente?! Cada uma!
Até essa ação do "resolve espera" tem propósito obscuro pode apostar!!
Muito bom! Mas penso que faltou uma voz feminina nesse debate!
Muito bommmm
Por isso que Países desenvolvidos da aula de educacão sexual👏👏👏apartir da 4 ,5 serie
É ainda as pessoas que assistem também são muito inteligentes
Melhor programa
Estudo em uma Escola Particular aqui em São Paulo e não tem Aulas de Educação Sexual não
Acho que mereçem um prêmio
Alguem lembra o título ou autor do livro que o Chico Bosco mencionou no programa de 05/07/21?
Conhecimento é Luz; A Luz do Conhecimento Liberta; não Existe Ultraconservador; o que Existe sim Ultra Hipócritas.
Eu axo que o problema está em saber qdo e com que idade os jovem deveriam começar a ter relações sexuais.
Em um país que um quarto da população está em idade escolar com suas 100 mil escolas nos seus 5500 municípios e com seus 2.6 milhões de professores deveria muito repensar o formato da escola. Um lugar onde nem alunos nem professores querem estar não vai funcionar nunca. A escola tem que ser um ambiente antes de conteúdista muito mais social pq informação hoje está a um clique de suas mãos. Eu tenho um projeto de escola ideal e como professora há 15 anos de colegio estadual (porém educada nas instituições privadas) eu tenho muito poder de fala. O fundo destinado pra educação pode até permanecer o mesmo o que tem q mudar é como investir. Tipo mudar normas.
Uniforme, grade curricular, prova, análise sintática isso tudo vai pro lixo
Vamos dar lugar a espaços harmoniosos de trocas, projetos, agoras, sem horários, não seriados.
Tipo a mesma sala de aula que hoje habita alunos um sentado olhando a nuca do outro com a mesma roupa e ao primeiro sinal sonoro saem que nem manada pro banho de sol tem q ser um lugar lindo, aconchegante com um mentor, mediador de cada materia e o aluno escolhe com o que quer interagir naquele momento. Com certeza a grade de currículos não vai ser tão respeitada em termos de cronologia, mas o desenvolvimento enquanto ser humano vai dar um salto além de questões como violência diminuir drasticamente
Falando aqueles que têm filhos, super experientes na área 🙄🙄🙄
Pessoas normais vendo eu e minha filha conversar terão um piripaque. A gente sempre falou de tudo, desde q ela era crianca. Claro, em cada idade com a palavra adequada, mas sempre conversamos. E o nu, em.minha casa, srmpre foi muito natural. Ela nunca encafifou com a pepeka e o bilau. E papo sobre sexo foi muito de boas, sem monstros, sem vergonhas, sem preconceitos
Como eu não sou tão inteligente, tô saindo fora... Boa sorte prá quem fica.
Acredito que tenha sim educação sexual nas escolas, mas adolescentes são inconsequentes, o que deve sim orientar e punir de forma severa quem se envolver com menores.
É tão absurdo que a gente custa acreditar ...
Problema dessa discussão ou debate no GNT e que um lado somente e escutado, pessoas alinhada ideologicamente, saudável seria agregar profissionais da saúde, professores, pais, líderes religiosos, sociedade como todo, esquerda dominou essa discussão por anos e anos, porém coisa foi ficando fora de controle! Por isso os conservadores e até mesmo ex esquerdistas entraram em cena, para debater sobre algo muito sério que exposição de crianças ao mundo sexual.
Eu escolhi esperar..... até os 14 anos de idade.
🙌🙌🙌
E ainda são tão inteligentes
DEUS me curou da epilepsia e atrofia, acreditem ou não, DEUS só exige de nós a pratica dos 10 mandamentos com ou sem religião!
Sempre RESPEITEI a sexualidade dos outros;
Aprendi desde cedo que frauda, medicamentos, alimentação no Brasil custa caro!
Eu por exemplo, evito ir em festas e até procurar fazer amizade com mulheres por está desempregado!
...
Não coma crustáceos ;)
👏👏👏
Controle sob a população Cê save, por toda parte, é uma forma de cercear, impedir que novas informações surjam, morrendo o ânimos fazendo sempre estritamente o aceito. Aquela civilização utópica de uma raça só…Dejavu
cês podiam puxar um papo sobre a responsabilidade/impacto da agenda educacional brasileira nas merda tudo que a gente vive: escravidão como um detalhe das navegações, 5 anos cim o mesmo conteúdo na aula de história sobre o Egito, continuação da "comemoração" do dia do índio sem conteúdo relevante, etc etc etc
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Isso mesmo ,muitos homens aprendem sexo no pior lugar!
Bah q ridículo
Tem q ensinar as crianças para ela n elas n passarem por nenhum tipo de abuso !
O caminho n é reprimir
É ensinar pelamoooor
Emicida salvou reproduzindo o diálogo
" vou ensinar o minha filha ; não
e deixa eu eu ver se meu pai deixa "
Com isso ela aprenderá
Ta bom mas meu pai n pode saber
Tá desesperador mesmo... 😞
Não sei o que é Sexo e nunca tive Educacao Sexual. Vejo sexo como algo sujo
Não sei o que é Sexo e nunca tive Educacao Sexual. Vejo sexo como algo sujo. Sexo é coisa de Mulher Facil
O conceito de "conservador" segundo o convidado Wilson Gomes é bem particular. A partir de 3:00 ele diz:
"Acho que todo conservador, ele tem a noção de que as pessoas tendem ao mal... os serem humanos tendem ao mal."
Não sei como o convidado chegou a essa conclusão. Pobre Edmund Burke.
Depois do pobre de direita qualquer noção sobre espectro político pode ser crível...rs
Verdade isso é falta de caráter
Esse assunto é muito delicado.
E sexo é um tabu.
Pior, sexo e a sexualidade são tratados ou como algo errado, sujo ou como inadequado.
Toda a abordagem sobre o assunto leva a culpa , horror, ou medo. Principalmente para jovens e mulheres.
Porque o sexo e a sexualidade são ferramentas de manipulação poderosas.
Numa sociedade de dominação masculina , machista , racista e elitista como a nossa, a sexualidade onde vigora a extrema/ direita como agora só pode ser convencional.
Toda manifestação diversa é vista como errada ou má e deve ser punida ou reprimida .
A mentalidade de extrema direita é a morte da diferença .
Da natureza humana.
O pior que pode acontecer para uma sociedade é ter e extrema direita no poder.
Morte em vida.
O que os crentes de Direita estão fazendo vendo este programa de Esquerda e criticando nós comentários ? Enfim a Hipocrisia.
No Brasil sexo é pecado . Sexo só não é pecado se vc for um gringo q veio fazer o Turismo Sexual no Brasil , aí ok pq vc é Gringo .
Vão formar psicopatias,com repressão,algo proibido e pecaminoso....
Super apoio quem não tenha sido estuprad@ e tenha essa possibilidade de esperar! 🙄
É claro que verdade eu também estou aqui dizendo que precisamos respeitar os outros. Inclusive o nosso presidente
o "presidente" NÃO MERECE RESPEITO QUANDO ELE PRÓPIO NÃO RESPEITA SUA POPULAÇÃO!