Sim sim, viva os mineiros! Que, depois de todo o esforço e risco do trabalho, ainda conseguem ter a sensibilidade e o talento para fazer algo artístico e de muita qualidade! Grandes homens!
Obrigada Jonnhy tb já lhe tinha feito esta sugestão um côro divinal que retrata uma vida muito dificil com muito sacrifício e dificuldades povo humilde e valente .
Esse Grupo de Cante Alentejano dos Mineiros de Aljustrel participou recentemente numa canção de Pedro Mafama. A canção , para a qual proponho reação, de nome "Estrada", junta Cante Alentejano com Rumba Portuguesa. Vale bem ouvir!
É emocionante eu estou com uma lágrima escorrendo pelo meu rosto eu amo esta pás que as músicas alentejanos trazem ao nosso cérebro parabéns para todos ❤ 🇵🇹
Obrigada por trazer este hino dos mineiros da minha terra , conheço alguns que integram o grupo e aparecem nas imagens... ainda lembro que quando faziam explodir o dinamite na mina ( barrenos),as nossas casas estremeciam,e se ouvia o sino dobrar era sinal de acidente... agora viajei no tempo,me arrepiei e uma lágrima caiu! Hoje sei que se pode visitar as minas e já é permitido as mulheres trabalharem lá! Obrigada
Johnny, é sempre com um arrepio na pele que se ouve este coral, por isso, muito obrigado. Agora gostava de o ouvir uma sua reacção à canção "ABANDONO" cantada por Camané acompanhado pelo extraordinário pianista Mário Laginha. Se não poder ser essa, reaja à canção "COM QUE VOZ", que é um poema de Camões. Juntar Camané, Mário Laginha e Camões, resulta numa coisa sublime! Fico a aguardar, obrigado.
O meu avô foi mineiro numa mina muito perto da mina de Aljustrel, na mina do Lousal. Morreu há 4 anos, e eu ouço este hino desde pequenina... Já vou perto dos 50 anos 😅 Sta Bárbara é padroeira dos mineiros e há uma estátua dela junto à mina. Por isso, aqui em Portugal quando faz temporal é trovoada toda a gente pede proteção de Sta Bárbara, pois os trovões lembram as derrocadas que aconteciam nas minas. Meu pai morreu há 6 meses e uns minutos antes de morrer, mesmo de ventilador, no hospital, quando nos despediamos, cantou baixinho para mim "A laranja da China", uma música de grupo coral do Alentejo, que cantava para mim quando eu era criança e que eu canto para os meus alunos (também sou professora) 😊 Ouço sempre tuas reações, por isso, por mim e pelo meu pai, gostaria de pedir pra você, Johnny : faz uma reação dessa música pra mim, por favor? 🙏❤️ Que Deus te abençoe sempre 🙏❤️🌹😘
Esta semana a RTP1 vai dar uma grande entrevista com o grande artista em todas as artes e principalmente cantor e poeta e pintor, SÉRGIO GODINHO. E no seu canal nada dele. Todos os grandes brasileiros cantaram com ele, e sabem bem quem ele é e como é um dos 3 grandes da Música Portuguesa.
Johnny gostava que comenta-se a musica de Pedro Mafama ´"Estrada" com este grupo e já agora "Agarra em mim com Ana Moura no ao vivo no Coliseu "Casa Guilhermina" lançamento do no LP de Ana Moura ao vivo (RTP 22-06-23)
Johnny pode reagir á cantora portuguesa Mara com as músicas "Severa" e "Coração de Pedra"? Esta cantora já canta há alguns anos, inclusive participou da Operação Triunfo em 2007 (se não me engano), e também participou no The Voice Portugal em 2021. No entanto ela nunca encontrava o seu "estilo de música", e finalmente depois de tantos anos encontrou o seu lugar na música com este novo album, sendo que essas duas músicas até que viralizaram aqui em Portugal!
Para quem não sabe é de assinalar que a musica que eles estão a cantar tem o nome de 'Santa Bárbara Bendita', uma balada tradicional mineira., cantada em muitas regiões da Europa por grupos corais de comunidades mineiras
Johnny do Carmo, esta é uma adaptação ao Cante Alentejano duma canção das Asturias " En el Pozo Maria Luísa", que foi buscar a música a uma canção polaca. Esta música integra o filme português Raiva, que conta um drama que aconteceu no Alentejo, lá pelos anos 50, nos anos da fome. No fim do filme, enquanto passam as legendas, ouve-se os mineiros a cantar o hino completo. Posso dizer-lhe que ninguém saiu da sala enquanto a canção se ouvia e toda a gente tinha lágrimas nos olhos. Tente ver o filme que está em vídeo. O filme é de 2018.
Já ouvi a canção das Astúrias e parece-me que essa sim, é que é uma adaptação do cante, porque é muito semelhante, ao ponto de me parecer cante alentejano.
Esse barulho de metal batendo me lembrou o início da Canção do Mar rs.Bonita a música.Johnny, tem umas músicas a tua escolha: Sentir o Sol, baile de São Simão, Bom rapaz e Pra frente que é Lisboa.
Uma grande interpretação! Mas é pena o que estamos a ouvir não seja o Grupo Coral dos Mineiros, mas sim o Grupo Coral Musical e Instrumental "Nova Aurora", que é também um grande grupo de Aljustrel com excelentes trabalhos musicais, o Grupo Coral dos Mineiros de Cante Alentejano canta á capela. Obrigado pela partilha, mas não está de todo certa, aproveite para ouvir também o Grupo Coral dos Mineiros, não tão armoniozo mas com um sentimento difrente. Um abraço!
Você já ouviu o primeiro grupo coral alentejano feminino ,com 45 anos de existência ? Pois é existe flores da primavera .Aldeia de Ervidel Concelho de Aljustrel Distrito de Beja .Pode pesquisar é unico ,com 45 anos em .Portugal .
Este cante foi escrito e dedicada às vítimas da mina do poço de s. João onde faleceram 4 mineiros e vários ficaram feridos. Foi dos acidentes mais fatais numa mina em Portugal. De salientar que esta informação me foi passada ainda eu era criança...portanto se alguem poder confirmar, esteja à vontade. Com o tempo o cante foi virando um hino e o começo munda consoate a localização da mina. Por exemplo esta versão é a original, depois vem a mina de Aljustrel, a de s. Domingos, etc... só o nome da mina muda e trocam o "morreram 4 mineiros" por "morreram muitos mineiros" e o resto da letra mantém-se igual. Como o cante alentejano é PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE, este é o Hino Universal dos Mineiros. É a minha opinião. Obrigada Johnny, adorei sua reacção como sempre. Abraço de Portugal ❤❤🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Não, não foi assim. Este hino foi criado pelos mineiros das Astúrias aquando do acidente no Pozo Maria Luíza em que morreram 16 mineiros e vários ficaram feridos. Mais tarde os mineiros de várias minas portuguesas adoptaram-no e começaram a cantá-lo. Até aí tudo bem, acho muito bem que cantem esse hino, até para que o mundo não esqueça aquele desastre em que morreram mineiros e do qual ninguém foi responsabilizado. Todos podem cantá-lo e adaptá-lo à sua situação mas o que não podem (ou não devem) é dar-lhe o nome de "Hino dos mineiros de Aljustrel". Como disse J.Cristo há mais de 2000 anos:"A César o que é de César e a Deus o que é de Deus".
Gosto.muito deste cante do vê.la.companheiro.que já conhecia.mas nunca mais ouvido e pergunto porque se e tão.lindo e sentido. sentimental pois faz lembrar o q
@@estrelinha1750 Não é o "hino dos mineiros de Aljustrel", é o "hino dos mineiros" cantado pelo grupo coral dos mineiros de Aljustrel. E em pequena me passaram essa história. Tanto que a primeira versão fala do acidente do poço da mina de s. João. Eu não disse que era o hino dos mineiros de Aljustrel, mas sim cantado por eles o que é diferente. De toda a maneira obrigada pela rectificação... sempre pensei que fosse ao contrário...nunca tentei saber sobre a origem...fiquei com essa historia desde criança. Obrigada.
Efeutivamente. Nel añu 1949, mui pocu dempués de terminar la Guerra Civil española, hubo un accidente nel pozu María Luisa nel que morrieron 17 mineros: Julio Arizabalaga Antuña, 49 años; Graciano Montes Ardura, 49 años; José Adolfo Valles Fernández, 42 años; José Santín Sánchez, 41 años; Eugenio Menéndez García, 39 años; Manuel Tresguerres Suárez, 35 años; José Torre González, 24 años; Manuel Suárez Suárez, 24 años; Manuel Iglesias Montes, 24 años; Amador Campal Alonso, 23 años; Amalio Fernández Montes, 23 años; Fructuoso Aspírez Gómez, 23 años; Anselmo García Vallina, 22 años; Francisco Carballo Fernández, 22 años; José Rodríguez González 19 años; José Manuel González Bernardo, 18 años y Ángel Paulino Suárez Nava, 16 años. La música ya esistía enantes, pero los trabayadores amestaron la lletra cola que se conoz la canción, llamada "Nel pozu María Luisa" o tamién "Santa Bárbara bendita". Les dures condiciones llaborales de dempués de la guerra, con partidos y sindicatos prohibidos pola dictadura de Franco, nun dexaben reivindicar meyores condiciones, nin tampoco pedir responsabilidaes. La lletra non sólo espresa'l dolor poles muertes, tamién la rabia contra'l patrón y les autoridaes. Uma aperta aos companheiros portugueses dende as Asturias. Viva la loita da clase obreira!
Olá Johnny. Obrigado pelo seu trabalho. Só uma notas. Apesar da essência do hino dos mineiros estar no vídeo, devo dar nota que se trata de uma versão “modernizada” com um instrumental que nada tem a ver com o hino original. Há aqui trabalho de estúdio que nada tem a ver com a tradição alentejana. Percebo que as pessoas queriam colocar o seu cunho, mas num hino com esta importância (retrata a vida do Mineiro) não se mexe. A tradição Alentejana é importante demais para se colocarem flautas e reverve. Abraço
Johnny, para um Alentejano, colocar esta flauta no Hino dos Mineiros seria o mesmo que colocar um pandeiro no Hino de Portugal. O Cante Alentejano não tem instrumental. Tudo o resto são tentativas de “modernizar” a tradição para turista ver. Abraço
Gosto muito dos Mineiros de Aljustrel e como membro de um Grupo Coral Alentejano digo claramente que não gosto desta versão como é cantada e acompanhada, ainda que se aproxime dos desejos de sair do CANTE
Sou de Portugal... só há duas coisas que me fazem arrepiar...
A primeira é o HINO NACIONAL, outra é o Cante Alentejano....❤🙏🏻
Este hino é lindíssimo é tocante é difícil não correr uma lágrima da vida dura dos mineiros....❤️❤️❤️
Este hino é de arrepiar... provoca até emoção, linda música!
Sim sim, viva os mineiros! Que, depois de todo o esforço e risco do trabalho, ainda conseguem ter a sensibilidade e o talento para fazer algo artístico e de muita qualidade! Grandes homens!
Até que enfim... Obrigado por esta reacção Johnny está versão é lindíssima extremamente emocionante
Obrigada Jonnhy tb já lhe tinha feito esta sugestão um côro divinal que retrata uma vida muito dificil com muito sacrifício e dificuldades povo humilde e valente .
Oiço este HINO com uma lágrima no canto do olho e, o peito enche-se de ORGULHO pela Cultura Portuguesa!
Esse Grupo de Cante Alentejano dos Mineiros de Aljustrel participou recentemente numa canção de Pedro Mafama. A canção , para a qual proponho reação, de nome "Estrada", junta Cante Alentejano com Rumba Portuguesa. Vale bem ouvir!
É emocionante eu estou com uma lágrima escorrendo pelo meu rosto eu amo esta pás que as músicas alentejanos trazem ao nosso cérebro parabéns para todos ❤ 🇵🇹
Obrigada por trazer este hino dos mineiros da minha terra , conheço alguns que integram o grupo e aparecem nas imagens... ainda lembro que quando faziam explodir o dinamite na mina ( barrenos),as nossas casas estremeciam,e se ouvia o sino dobrar era sinal de acidente... agora viajei no tempo,me arrepiei e uma lágrima caiu! Hoje sei que se pode visitar as minas e já é permitido as mulheres trabalharem lá! Obrigada
Ainda explodem
Muito bom! Oiço sempre com muito gosto este hino. Não sou alentejana mas vivi seis anos em Aljustrel, terra mineira.
Johnny, é sempre com um arrepio na pele que se ouve este coral, por isso, muito obrigado. Agora gostava de o ouvir uma sua reacção à canção "ABANDONO" cantada por Camané acompanhado pelo extraordinário pianista Mário Laginha. Se não poder ser essa, reaja à canção "COM QUE VOZ", que é um poema de Camões. Juntar Camané, Mário Laginha e Camões, resulta numa coisa sublime! Fico a aguardar, obrigado.
Eu aqui em Portugal, não canso de ouvir esse Hino, o son a melodia e as vozes tocam o meu coração 💓. Amo este Hino 😍❤️
boa noite johnny como filho de aljustrel até me arrepia a alma
Arrepiante, emocionante este grupo coral de cante Alentejano . Boa tarde! Abraços
Ola Johnny tudo bem ? O cante alentejano é muito bonito e emocionante, tudo de bom para todos os mineiros 🙏🙏☀️☀️
Maravilhoso!
Olá Johnny Boa Tarde
"Lento" é a definição do povo Alentejano!! Um povo guerreiro!!
Desconhecia a música, Adorei 👏👏🇵🇹❤️!!
É arrepiante...comovente!
Maravilhoso o cante alentejano obrigada
Boas Johnny, aconselho que oiça a participação de grupo, com este hino com o Pedro Mafama com o tema "estrada", muito bom mesmo.
Obrigada por este vídeo , também havia minas na minha terra , minas do Pejão , entendo bem tudo o que cantam . Impressionante.
Muita raça! ♥️Tanta beleza♥️
Que maravilha 😊, muito emocionante ❤
O meu avô foi mineiro numa mina muito perto da mina de Aljustrel, na mina do Lousal. Morreu há 4 anos, e eu ouço este hino desde pequenina... Já vou perto dos 50 anos 😅
Sta Bárbara é padroeira dos mineiros e há uma estátua dela junto à mina. Por isso, aqui em Portugal quando faz temporal é trovoada toda a gente pede proteção de Sta Bárbara, pois os trovões lembram as derrocadas que aconteciam nas minas.
Meu pai morreu há 6 meses e uns minutos antes de morrer, mesmo de ventilador, no hospital, quando nos despediamos, cantou baixinho para mim "A laranja da China", uma música de grupo coral do Alentejo, que cantava para mim quando eu era criança e que eu canto para os meus alunos (também sou professora) 😊
Ouço sempre tuas reações, por isso, por mim e pelo meu pai, gostaria de pedir pra você, Johnny : faz uma reação dessa música pra mim, por favor? 🙏❤️
Que Deus te abençoe sempre 🙏❤️🌹😘
Esta semana a RTP1 vai dar uma grande entrevista com o grande artista em todas as artes e principalmente cantor e poeta e pintor, SÉRGIO GODINHO. E no seu canal nada dele. Todos os grandes brasileiros cantaram com ele, e sabem bem quem ele é e como é um dos 3 grandes da Música Portuguesa.
Arrepiante!.. maravilhoso
Aproveitando, recomendo reagir à musica “Estrada” do Pedro Mafama que sampla esta musica do hino dos mineiros.
Gostaria de sugerir que ouvisse e comentasse a voz de Bruno Correia, o vencedor do programa Rising Star aqui em Portugal. Beijinhossssssssss 😘😘
Johnny gostava que comenta-se a musica de Pedro Mafama ´"Estrada" com este grupo e já agora "Agarra em mim com Ana Moura no ao vivo no Coliseu "Casa Guilhermina" lançamento do no LP de Ana Moura ao vivo (RTP 22-06-23)
Omeu obrigado a voce e muito proficionL
Que maravilha
Não conhecia
Obrigada
Johnny pode reagir á cantora portuguesa Mara com as músicas "Severa" e "Coração de Pedra"? Esta cantora já canta há alguns anos, inclusive participou da Operação Triunfo em 2007 (se não me engano), e também participou no The Voice Portugal em 2021. No entanto ela nunca encontrava o seu "estilo de música", e finalmente depois de tantos anos encontrou o seu lugar na música com este novo album, sendo que essas duas músicas até que viralizaram aqui em Portugal!
Para quem não sabe é de assinalar que a musica que eles estão a cantar tem o nome de 'Santa Bárbara Bendita', uma balada tradicional mineira., cantada em muitas regiões da Europa por grupos corais de comunidades mineiras
Oi Johny, para quando uma reacção ao Quarteto 1111, antigo grupo do José Cid. "Lenda de El rei D Sebastião. Fico a aguardar. Abraço
Johnny do Carmo, esta é uma adaptação ao Cante Alentejano duma canção das Asturias " En el Pozo Maria Luísa", que foi buscar a música a uma canção polaca.
Esta música integra o filme português Raiva, que conta um drama que aconteceu no Alentejo, lá pelos anos 50, nos anos da fome. No fim do filme, enquanto passam as legendas, ouve-se os mineiros a cantar o hino completo. Posso dizer-lhe que ninguém saiu da sala enquanto a canção se ouvia e toda a gente tinha lágrimas nos olhos. Tente ver o filme que está em vídeo. O filme é de 2018.
Já ouvi a canção das Astúrias e parece-me que essa sim, é que é uma adaptação do cante, porque é muito semelhante, ao ponto de me parecer cante alentejano.
Esse barulho de metal batendo me lembrou o início da Canção do Mar rs.Bonita a música.Johnny, tem umas músicas a tua escolha: Sentir o Sol, baile de São Simão, Bom rapaz e Pra frente que é Lisboa.
Proponho reação á música (estrada) de Pedro Mafama que conta com a participação deste grupo .
Lindo, mas também muito triste. Saudades do meu Alentejo 😑
Uma grande interpretação! Mas é pena o que estamos a ouvir não seja o Grupo Coral dos Mineiros, mas sim o Grupo Coral Musical e Instrumental "Nova Aurora", que é também um grande grupo de Aljustrel com excelentes trabalhos musicais, o Grupo Coral dos Mineiros de Cante Alentejano canta á capela. Obrigado pela partilha, mas não está de todo certa, aproveite para ouvir também o Grupo Coral dos Mineiros, não tão armoniozo mas com um sentimento difrente. Um abraço!
As flores da primavera grupo com 45 anos .Grupo femenino só vozes.
e viva o meu Alentejo e o cante Alentejano!
Reage ao grupo António Mafra a música " sopas de vinho"
Pode ouvir a versão Espanhola "Santa Barbara Bendita" (Himno de los mineros)
o alentejo não é só terras agrarias, têm também minerios para explorar e o canto alemtejano acompanha estes trabalhadores.
.
Por falar em flauta, sugiro reagir ao maior flautista português: Rão Kiau.
Você já ouviu o primeiro grupo coral alentejano feminino ,com 45 anos de existência ? Pois é existe flores da primavera .Aldeia de Ervidel Concelho de Aljustrel Distrito de Beja .Pode pesquisar é unico ,com 45 anos em .Portugal .
Este cante foi escrito e dedicada às vítimas da mina do poço de s. João onde faleceram 4 mineiros e vários ficaram feridos. Foi dos acidentes mais fatais numa mina em Portugal. De salientar que esta informação me foi passada ainda eu era criança...portanto se alguem poder confirmar, esteja à vontade. Com o tempo o cante foi virando um hino e o começo munda consoate a localização da mina. Por exemplo esta versão é a original, depois vem a mina de Aljustrel, a de s. Domingos, etc... só o nome da mina muda e trocam o "morreram 4 mineiros" por "morreram muitos mineiros" e o resto da letra mantém-se igual. Como o cante alentejano é PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE, este é o Hino Universal dos Mineiros. É a minha opinião. Obrigada Johnny, adorei sua reacção como sempre. Abraço de Portugal ❤❤🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Muito boa descrição, obrigada
Não, não foi assim. Este hino foi criado pelos mineiros das Astúrias aquando do acidente no Pozo Maria Luíza em que morreram 16 mineiros e vários ficaram feridos. Mais tarde os mineiros de várias minas portuguesas adoptaram-no e começaram a cantá-lo. Até aí tudo bem, acho muito bem que cantem esse hino, até para que o mundo não esqueça aquele desastre em que morreram mineiros e do qual ninguém foi responsabilizado. Todos podem cantá-lo e adaptá-lo à sua situação mas o que não podem (ou não devem) é dar-lhe o nome de "Hino dos mineiros de Aljustrel". Como disse J.Cristo há mais de 2000 anos:"A César o que é de César e a Deus o que é de Deus".
Gosto.muito deste cante do vê.la.companheiro.que já conhecia.mas nunca mais ouvido e pergunto porque se e tão.lindo e sentido. sentimental pois faz lembrar o q
@@estrelinha1750 Não é o "hino dos mineiros de Aljustrel", é o "hino dos mineiros" cantado pelo grupo coral dos mineiros de Aljustrel. E em pequena me passaram essa história. Tanto que a primeira versão fala do acidente do poço da mina de s. João. Eu não disse que era o hino dos mineiros de Aljustrel, mas sim cantado por eles o que é diferente. De toda a maneira obrigada pela rectificação... sempre pensei que fosse ao contrário...nunca tentei saber sobre a origem...fiquei com essa historia desde criança. Obrigada.
Efeutivamente. Nel añu 1949, mui pocu dempués de terminar la Guerra Civil española, hubo un accidente nel pozu María Luisa nel que morrieron 17 mineros:
Julio Arizabalaga Antuña, 49 años; Graciano Montes Ardura, 49 años; José Adolfo Valles Fernández, 42 años; José Santín Sánchez, 41 años; Eugenio Menéndez García, 39 años; Manuel Tresguerres Suárez, 35 años; José Torre González, 24 años; Manuel Suárez Suárez, 24 años; Manuel Iglesias Montes, 24 años; Amador Campal Alonso, 23 años; Amalio Fernández Montes, 23 años; Fructuoso Aspírez Gómez, 23 años; Anselmo García Vallina, 22 años; Francisco Carballo Fernández, 22 años; José Rodríguez González 19 años; José Manuel González Bernardo, 18 años y Ángel Paulino Suárez Nava, 16 años.
La música ya esistía enantes, pero los trabayadores amestaron la lletra cola que se conoz la canción, llamada "Nel pozu María Luisa" o tamién "Santa Bárbara bendita".
Les dures condiciones llaborales de dempués de la guerra, con partidos y sindicatos prohibidos pola dictadura de Franco, nun dexaben reivindicar meyores condiciones, nin tampoco pedir responsabilidaes. La lletra non sólo espresa'l dolor poles muertes, tamién la rabia contra'l patrón y les autoridaes.
Uma aperta aos companheiros portugueses dende as Asturias. Viva la loita da clase obreira!
👏👏👏👏
Olá reage a tributo a José Pinhal O teu cabelo obrigado
Olá Johnny. Obrigado pelo seu trabalho. Só uma notas. Apesar da essência do hino dos mineiros estar no vídeo, devo dar nota que se trata de uma versão “modernizada” com um instrumental que nada tem a ver com o hino original. Há aqui trabalho de estúdio que nada tem a ver com a tradição alentejana. Percebo que as pessoas queriam colocar o seu cunho, mas num hino com esta importância (retrata a vida do Mineiro) não se mexe. A tradição Alentejana é importante demais para se colocarem flautas e reverve. Abraço
🤗🧡
Só uma informação, as imagens, são muito antigas, não é efeito. Hino genial!
💖🇵🇹
👍
HYBRID THEORY Linkin Park Tribute Band WAKE + GIVEN UP live
D.A.M.A - Sozinhos à Chuva ft. Mike11 & T-Rex
Johnny, para um Alentejano, colocar esta flauta no Hino dos Mineiros seria o mesmo que colocar um pandeiro no Hino de Portugal. O Cante Alentejano não tem instrumental. Tudo o resto são tentativas de “modernizar” a tradição para turista ver. Abraço
Gosto muito dos Mineiros de Aljustrel e como membro de um Grupo Coral Alentejano digo claramente que não gosto desta versão como é cantada e acompanhada, ainda que se aproxime dos desejos de sair do CANTE